jornal santuário

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xi • Nº 114 • setembro/2011 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Muitas coisas aconteceram nes- te mês de agosto. O nosso San- tuário tem muitos motivos para agradecer a Deus: o reinício dos nossos trabalhos pastorais, formação bíblica, campanha do dízimo e as outras atividades que são marcas registradas dos nossos trabalhos. Outro detalhe é a mudança da nossa sacristia. Fomos para o outro lado do presbitério porque começaremos nesse mês a reforma do espaço para colocar ali o Santíssimo Sacramento. Com isso, mudamos o qua- dro de força, som, fios e outras parafernálias para o mesmo lado. E que trabalho isso deu! Trocamos a parte elétrica e aos poucos as coisas vão se ajeitando. E quanto à capela, bem, ela será um espaço simples, bem simples, mas propício para a oração. Simples como o local do nascimento daquele que ficará ali à nossa espera. Ali estará Jesus como sempre esteve em nosso Santuário. Até o início de outubro, tudo estará pronto, com a graça de Deus. Os vitrais só chegarão em novembro, mas capela já será o espaço reservado para Jesus. A nossa rouparia também passou por mudanças por- que quando se tira alguma coisa de lugar deve-se encontrar espaço para aquilo que fica sem espaço. Ali será a nossa Sacristia 2: um espaço para os ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas e leitores. Tudo muito simples, mas organizado e tranquilo. E assim a nossa comunidade vai caminhando e buscando uma estrutura interessante, acolhedora e pastoralmente ativa, oferecendo, a quem quiser, formação e espiritualidade. Pe. Air www. www.facebook.com/air.jose www.tvseculo21.org.br/brasilcristao Palavra do Padre Luto na família MSC Nesta edição do Jornal Santuário lem- bramos do saudoso Pe. Chico Janssen. Muitas pessoas o conheceram e puderam conviver com ele. Seja pessoal- mente, por meio das mensagens/homilias, pelas publicações... Não apresentaremos a nossa entrevista, mas dedicamos uma página todo a ele... Pág. 05 Recado para este mês Muitos de nossa comunidade começaram setembro já cientes sobre o que a Igreja nos pede neste mês. No mês de agosto tivemos a formação bíblica com a temática deste mês que é sobre o livro do Êxodo. Quem nos assessorou foi o Prof. Bóris, do Curso de teologia da PUC de São Paulo. Muitos participaram e puderam conhecer um pouco mais sobre este livro bíblico. Saiba, portanto, que este é um mês propício para olharmos a Palavra de Deus com mais carinho. Quem sabe, lê-la com mais freqüência, buscar alguns versículos que mais gostamos e manuseá-la até mesmo por curiosidade para ler este ou aquele trecho que se lê nas missas. Vale à pena!

Upload: others

Post on 23-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Santuário

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xi • Nº 114 • setembro/2011

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Muitas coisas aconteceram nes-te mês de agosto. O nosso San-tuário tem muitos motivos para agradecer a Deus: o reinício dos nossos trabalhos pastorais, formação bíblica, campanha do dízimo e as outras atividades que são marcas registradas dos

nossos trabalhos.Outro detalhe é a mudança da nossa sacristia. Fomos para o outro lado do presbitério porque começaremos nesse mês a reforma do espaço para colocar ali o Santíssimo Sacramento. Com isso, mudamos o qua-dro de força, som, fios e outras parafernálias para o mesmo lado. E que trabalho isso deu! Trocamos a parte elétrica e aos poucos as coisas vão se ajeitando.E quanto à capela, bem, ela será um espaço simples, bem simples, mas propício para a oração. Simples como o local do nascimento daquele que ficará ali à nossa espera. Ali estará Jesus como sempre esteve em nosso Santuário. Até o início de outubro, tudo estará pronto, com a graça de Deus. Os vitrais só chegarão em novembro, mas capela já será o espaço reservado para Jesus.A nossa rouparia também passou por mudanças por-que quando se tira alguma coisa de lugar deve-se encontrar espaço para aquilo que fica sem espaço. Ali será a nossa Sacristia 2: um espaço para os ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas e leitores. Tudo muito simples, mas organizado e tranquilo.E assim a nossa comunidade vai caminhando e buscando uma estrutura interessante, acolhedora e pastoralmente ativa, oferecendo, a quem quiser, formação e espiritualidade.

Pe. Airwww. www.facebook.com/air.jose

www.tvseculo21.org.br/brasilcristao

Palavra do Padre Luto na família MSC

Nesta edição do Jornal Santuário lem-bramos do saudoso Pe. Chico Janssen. Muitas pessoas o conheceram e puderam conviver com ele. Seja pessoal-mente, por meio das mensagens/homilias, pelas publicações... Não apresentaremos a nossa entrevista, mas dedicamos uma página todo a ele... Pág. 05

Recado para este mêsMuitos de nossa comunidade começaram setembro já cientes sobre o que a Igreja nos pede neste mês. No mês de agosto tivemos a formação bíblica com a temática deste mês que é sobre o livro do Êxodo. Quem nos assessorou foi o Prof. Bóris, do Curso de teologia da PUC de São Paulo. Muitos participaram e puderam conhecer um pouco mais sobre este livro bíblico. Saiba, portanto, que este é um mês propício para olharmos a Palavra de Deus com mais carinho. Quem sabe, lê-la com mais freqüência, buscar alguns versículos que mais gostamos e manuseá-la até mesmo por curiosidade para ler este ou aquele trecho que se lê nas missas. Vale à pena!

Page 2: Jornal Santuário

2 • Santuário • setembro/2011

Retomando este assunto que interessa a todos nós, vamos hoje, falar sobre quais são os nossos desafios para enfrentar o aquecimento global.

O aquecimento global exige mudanças profundas e radicais. Radical vem da palavra: radix, do latim, que significa raiz. Então ser radical, como dizia Paulo Freire, é ir à raiz dos fatos, não permanecer na superfície (atitude do superficial) e nem na média (atitude do medíocre).

De fato o aquecimento global aponta a entrada de uma nova época para o planeta e para a humanidade. Muito mais que uma época de mudanças, a humanidade vive uma mudança de época.

O desafio posto pela mudança climática mexe com o modo de produzir, distribuir e consumir. Mas mexe também nas formas de relacionamento entre os seres humanos, em termos de classes, etnias, gênero e gerações. A res-ponsabilidade pelo que está acontecendo não pode ser distribuída pela média entre todos os seres humanos. Temos que somar aqui, nossas visões, nossas abordagens, nossas propostas de soluções.

Nos últimos 300 anos, com a revolução industrial, ampliamos nosso domínio sobre as diversidades natu-rais: vencemos doenças, fome, frio, calor. Enquanto isso, o planeta foi/vai se definhando a olhos vistos. Várias espécies de animais e vegetais des-pareceram e continuam a desaparecer. A derrubada e queimada de florestas destruíram também o “habitat” de inúmeras formas de vida animal.

De repente o ar estava poluído, as águas conta-minadas, a alimentação carregada de agrotóxicos. O mais contraditório é que somente uma parte da humanidade se bene-ficia deste processo: Dos mais de 7 bilhões de pessoas que habitam a face da terra, apenas 2 bilhões tem acesso aos bens produzidos.Esse grupo restrito consome 80 por cento de todos os bens produzidos pela sociedade e pela natureza.

Aquecimento global

Desafios para a humanidade

O desenvolvimento industrial, além de devastar as flores-tas, poluir os rios, eliminar a biodiversidade, mexeu também com a própria temperatura do planeta. O sinal vermelho foi aberto de forma definitiva: ou a humanidade muda seu jeito de viver sobre a terra, ou a terra vai expurgar grande parte da vida que está em sua face, inclusive grande parte

das vidas humanas. O que fazer, então?

Para fazer frente ao consumismo que promove a destruição do planeta, teremos que buscar a simplicidade, a contem-plação, o respeito e a convivência com a natu-reza, a leitura, a partilha, com uma percepção maior das nossas relações com a terra e com as outras pessoas e sociedades.

Por que a ciência e a técnica não podem ter um rosto humano, de respeito pelo ser humano, pela comunidade da vida e pelo pró-prio planeta terra? Talvez esta seja a primeira e mais importante oportunidade que nos abre o aquecimento global: a grande reconciliação da ciência e da técnica com a comunidade da vida. Com isso se evitaria o pior, a humanidade se reinventaria e a ciência e as tecnologias

seriam colocadas a serviço da comunidade da vida. Para usar uma expressão bíblica, está diante de nós a escolha entre a vida e a felicidade de um lado e a morte e a desgraça do outro (Dt 30,15).

Continua.Texto extraído da cartilha: Mudanças Climáticas, Profecia da

Terra – edição CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do

Brasil).Toninho Corda

Agente de [email protected]

Fé e Compromisso Social

“O desafio posto pela mudança climática

mexe com o modo de produzir,

distribuir e consumir”

“temos que buscar a

simplicidade, a contemplação, o respeito e a

convivência com a natureza”

Page 3: Jornal Santuário

Santuário • setembro/2011 • 3Notícias da Igreja

Mais de um milhão de jovens de todos os continentes do mundo, das mais diversas nacionalidades, dentre eles 15 mil brasileiros, participaram da Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no mês de agosto, em Madri, na Espanha. A jornada em sua 26° edição cate-quizou os jovens e contou com a presença do Papa Bento XVI.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento criado em 1985, pelo papa João Paulo II graças a sua dedicação aos jovens. Nesse ano a JMJ, contou com catequizações e palestras que

Jornada Mundial da juventude reúne um milhão de jovens em Madrid

to, quando sua santidade apareceu na Praça Cibele e proclamou "Rezemos para que sua [de Cristo] mensagem de esperança e de amor tenha eco também no coração daqueles que não crêem ou se afastaram da Igreja".

A próxima edição da Jornada Mun-dial da Juventude já esta marcada para ocorrer em 2013, no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro e também contará com a presença, já confirma-da, do Papa Bento XVI.

Aline Rodrigues Imercio Fonte: www.cnbb.org.br

www.acidigital.com

Semana nacional da família ressalta família, pessoa e sociedadeA Semana Nacional da Família

aconteceu do dia 14 a 20 de agosto, e foi celebrada pela Comissão Epis-copal Pastoral para a Vida e Família, da CNBB. De âmbito nacional, a campanha trouxe a tona discussões e reflexões sobre as relações familiares na sociedade atual.

A celebração da Semana Nacional da Família, acontece desde 1992 e se propõe a ser uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa na defesa e promoção da família. Dessa maneira, os cristãos podem conhecer a importância das relações familiares harmônicas, tendo como modelo a Família de Nazaré.

Na edição deste ano foi lan-çado o subsídio intitulado “Hora da Família”. Nessa celebração o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini destacou: “Quando uma família cristã faz fes-ta, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mu-lher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”.

Aline Rodrigues Imercio

Fonte:www.cnb.org.br

No dia 6 de agosto, os coordena-dores da Pastoral do Menor da Região Episcopal Belém, Hélio de Sena e Doralina Mancini, se reuniram com outras autoridades religiosas da região para introduzirem uma formação so-bre a Pastoral do Menor, no Conselho Regional de Pastoral do Belém.

“Se você acender uma luz na vida de uma criança, essa criança será a luz de sua vida”. Com essas palavras do saudoso dom Luciano Mendes de Almeida, os coordenadores da pastoral mostraram vídeos durante o evento que caracterizaram toda história da Pastoral do Menor e sua importância na vida de milhares de jovens e crianças.

Hélio ainda destacou que por meio

Conselheiros Tutelares,que dão nova vida a esses menores.

Aline Rodrigues Imercio Fonte: http://www.regiaobelem.org.br

Região Episcopal Belém destaca a importância da Pastoral do Menor

convidavam os jovens a conhecerem melhor o protagonista dessa celebra-ção: O Cristo Senhor.

A saudação do Papa Bento XVI aos jovens deu-se no terceiro dia do even-

de uma mapeamento minucioso dos projetos que integram a pastoral será possível dar mais destaque a ela, em visa de “à luz do Evange-lho, estimular um processo que visa à sensibilização, à conscientização crítica, à organização e à mobiliza-ção da sociedade, como um todo, na busca de uma resposta transforma-dora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescen-te empobrecidos e em situação de risco, promovendo, nos projetos de atendimento direto, a participação das crianças e adolescentes, como protagonistas do mesmo processo”.

Dom Edmar Perón, também presen-te no evento, destacou a importância da mobilização social na eleição dos

Page 4: Jornal Santuário

Espaço Pastoral

O mês vocacional teve sua origem logo após o Concílio Vaticano II, com o objetivo de despertar a consciência das comunidades para sua importância, num período de crise das vocações consagradas. Em 1970 surgia a primeira experiência do mês vocacional no Brasil. Esta iniciativa deu certo e, em 1981, a Assembléia Geral da CNBB instituiu o mês de agosto como mês vocacional para todo o Brasil.

Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de são João Maria Vianney, celebrada no dia 4 de agosto, padroeiro dos párocos. A vocação aqui recordada é a dos padres em geral.

No segundo domingo celebramos o dia dos pais,

quando recordamos o chamado a gerar vida, a conti-nuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Tanto é a homenagem, que no Dia dos Pais inicia-se a Semana da Família.

Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem “sim”, celebramos no terceiro domingo a vocação religiosa - quando são recordadas as vocações religiosas feminina e masculina. E, no quarto domingo recordamos todos os ministérios leigos e a vocação dos catequistas.

Ewerton [email protected]

4 • Santuário • setembro/2011

O mês de agosto no santuário

A oração, para o Povo de Deus, é uma atividade que é feita de modo silencioso ou com palavras. De maneira es-pontânea ou com a recitação de ritos consagrados.

Nós, católicos, cultivamos uma forma de oração muito comum, que é a oração pela voz e com fórmulas conheci-das como o Pai Nosso, a Ave Maria, o Creio, a Salve Rainha, o Santo Anjo do Senhor, a Ladainha de Nossa Senhora e muitas orações que alimentam a nossa vida espiritual.

A oração do Terço, ou Rosário de Nossa Senhora, ocupa um lugar especial entre estas orações da devoção e da piedade dos católicos.

Frei Peregrino iniciou, em 08/09/1936 no município de Itaici (interior do Sergipe), o movimento Terço dos Homens. Pouco a pouco, nos últimos anos, essa prática

Terço dos homens"Um novo movimento, reforça uma grande tradição!"

vem animando a oração dos homens nas paróquias de diversas dioceses. Aqui na nossa comunidade, o Terço dos Homens existe desde 2010, encontrando-se para orar em todas as últimas quintas-feiras do mês, após a missa das 19h30 dentro do Santuário.

Cada homem que participa do Terço sabe, por experiência, que essa prática representa um bem para si mesmo, para sua família e para a comunidade cristã. Cada homem dá um

exemplo de oração a outros homens e, cada um, se torna missionário junto a muitos amigos e companheiros que andam distantes de Deus e da Igreja Católica.

Ewerton [email protected]

(Adaptação do texto de Dom Genival Saraiva de França, Bispo diocesano de Palmares(PE)

Everton Costa

Page 5: Jornal Santuário

Santuário • setembro/2011 • 5

Com 91 anos, lúcido, alegre, dis-posto e com a mesma potência de voz quando mais jovem, ele voltou a encantar seus ouvintes no domingo, dia 22 de setembro no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração. Foi uma breve visita a fim de matar a saudade, rever os amigos, ouvir novamente o carrilhão e contemplar o majestoso templo fincado na colina sagrada, do qual é idealizador e construtor. Ele mesmo se sentiu surpreso com a acolhida dos fiéis e como ainda era lembrado. Uns diziam: “Eu fui seu coroinha”; “o Sr. me convidou para fazer parte da Legião de Maria”; “o Sr. fez minha Primeira Eucaristia”; “o Sr. celebrou meu casamento”. Muitos queriam abraçá-lo ou apenas dizer uma

palavra amiga. Tranqüilo e humilde como sempre, atendia a todos com bondade e quando aplaudido, gesticu-lava com as mãos, pedindo um basta.

Toda esta admiração do povo de Vila Formosa tem uma motivação ímpar, ou seja, o padre idoso que estava ali viveu longos anos por aqui quando era um jovem padre. Entusiasta, admirador da arte e de grandes ideais, não se confor-mou ao chegar aqui, e constatar que a imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração estava entronizada numa pobre garagem de ônibus, transformada em capela. Ele que se considerava o “vigá-rio feliz” de Nossa Senhora do Sagrado Coração, sem alarde, tomou a decisão de construir um belo e definitivo templo onde a Mãe de Deus fosse venerada com dignidade. As campanhas em prol da construção do Santuário ganharam receptividade em todo o Brasil e o “vigário feliz de Nossa Senhora” deu início às obras. Mas ele queria ir além e, com determinação, pediu que um artista holandês colocasse nas paredes do Santuário as lindas pinturas que não cansamos de admirar. Fez subir à torre um carrilhão com 47 sinos, o primeiro da América Latina. E quem não se lembra das paradas mariais, da coroação papal de Nossa Senhora, das tradicionais representações da Paixão

durante a Semana Santa, do apogeu dos Anais, do negrinho Ximbó e de tantas outras iniciativas?

Hoje, com a venerável idade de 91 anos, ele continua seu trabalho diário como qualquer outro operário. Além de administrar a Pequena Obra, ele acha tempo para escrever livros. Este intrépido Missionário do Sagrado Coração que nos deu a honra de sua visita é o Pe. Francisco Jassen, cujo nome está gravado perpetuamente nesta colina sagrada. Parabéns, Pe. Francisco! A maratona foi exigente e cansativa, mas o Sr. é merecedor da medalha de ouro na Olimpíada da história de Vila Formosa.

Escrevi este texto em 2004, quando era responsável pela formação dos nossos seminaristas que cursavam a Teologia no ITESP (Instituto Teológico de São Paulo). Ao final deste ano fui transferido para a cidade de Itape-tininga (SP). Durante dois anos fui acompanhante espiritual dos nossos seminaristas em Campinas e lá me encontrava com o Pe. Francisco todos os meses e Deus me proporcionou bons encontros com este sábio padre. Antes de qualquer atividade entrava nos seus aposentos e lá estava ele sempre atarefado. Era uma oportunidade rara de ouvi-lo. E que sabedoria! Quando completou noventa e cinco anos, felicitei-o e imediatamente me disse: “Muito bom! Estou curioso para ver qual será o final de tudo isso”! Outra vez mencionou o seguinte: “Sabe, sinto já uma nostalgia do céu”! Uma frase que ficou para sempre gravada em minha memória, pois não entendi o significado da palavra “nostalgia”.

Vez por outra este seu pensamento vinha a minha mente. Queria deci-frar este enigma. Creio que somente quem dedica a vida aos outros, com alegria, já experimenta a eternidade aqui. Aliás, o céu começa aqui e de-semboca em plenitude no momento de nossa PASSAGEM! É a Páscoa do Senhor e a nossa também. Chegava a celebrar duas ou três missas em várias paróquias de Campinas. Sen-tado em carrinho de quatro rodas, celebrava como se fosse sua primeira missa. Encantava a assembleia litúrgica com sua possante voz e criatividade. Além disso, era uma maneira de se sentir útil e vender seus livros, cujo resultado enviava para a formação dos futuros Missionários do Sagra-do Coração. Sempre com a cabeça fervilhando de ideias, escreveu mais de vinte e três livros com a colaboração da Dra. Maria Astride Saad Cor-radi que revisava, corrigia e completava seus livros. No

ano passado, já cansado pelo peso da idade e por causa da perda parcial da visão, resolveu escrever seu último livro e o título não poderia ser outro: “A verdadeira história de UM SACER-DOTE FELIZ”! Vale a pena conferir. Nos últimos três anos, cada vez que terminava de escrever um livro dizia: “Penso que este será o último”. E realmente foi! Na madrugada deste 16 de Agosto, um dia depois da festa de Maria assunta ao céu, a quem ele tanto amou, foi elevado ao céu o Pe. Francisco Janssen, o ‘VIGÁRIO FELIZ DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO”.

Padre Chico ao som dos coros dos Anjos, amante da música clássica e Sacra, já vê e ouve o que Deus preparou para aqueles que o amam, com a veneranda idade de 98 anos.

Pe. José Roberto Bertasi, MSC, Itajubá, 16 de agosto de 2011

“Padre Chico, um vigário feliz!”Moisés Moraes

Page 6: Jornal Santuário

6 • Santuário • setembro/2011

Dizimistas aniversariantes de setembro/201101 Aretuza Cristiane Rosendo Sposito01 Maria Ernestina da Silva01 Neusa Prado01 Rosa Persiani Rostelo01 Vinicius Mota Mesquita02 Adriana do Carmo Martins02 Gildete Alves Lopes02 Guerino Perasolo02 José Ramos Andrade da Silva02 José Roberto dos Santos Messias02 Luiz Carlos Rodrigues02 Manoel Rodrigues Real02 Maria Madalena Santos Breceli03 Aristeu Mauricio da Silva03 Irene Aguiar03 Neusa Vargeti do Nascimento04 Altair C. de Oliveira04 Jair Rodrigues Silva04 Shirley Anaya dos Santos05 Amauri de Oliveira05 Diego Rosendo05 Eraldo Sabino de Sinos05 Ivone Valente de Morais Cannavan05 Ivani Almeida Rocha05 José Simões Gomes05 Ronaldo Rocha05 Sergio Luiz Soares06 David Roberto Feijó06 Evanilda Dias de Souza06 Gemma Padovani Almeida06 Petronilia Francisca C. dos Santos07 Ary Albuquerque de Souza07 Lucianny Cadri Martuscelli07 Laudiceia Barbosa da Silva Moraes07 Leonardo Sirera da Tulha07 Maria da Paz Gomes Oliveira07 Miriam Aparecida Bilardo de Lima07 Natividade Aparecida da Silva07 Tânia Filadoro Gileno07 Valdecir Rodrigues Escaliante07 Waldeline Alves dos Santos08 Antonio Natividades das Mercês08 Carlos Pereira de Souza

08 Maria Aparecida Costa08 Maria Aparecida Marin Dell Agnolo09 Catarina Corregliano Bezerra09 Elsa Rolin Garro09 Helena Fernandes Forte09 Sergio Bianchi10 Aparecida Rodrigues de Souza10 Blandina Maria Valéria Pinto10 Josefa Manoel de Souza10 Maurilia Ferreira Romão11 Rosemary Jacon Alonso11 Terezinha Ap. B. Ricci12 Angelina T. Gama12 Francisco de Almeida Dantas12 José Penha12 Maria Sonia Medeiros12 Silvana Marek Lucena12 Taciano Jodas Nogueira12 Zuleica Cipriano Cardoso13 Herlan Vieira Calixto13 Maria Dulce Costa da Silva13 Maria Lucia de Aquino13 Paulo Maurílio do Nascimento14 Alfredo Vicente14 Maria de Carvalho Silva14 Zilma Vieira15 Evandro Guastali Ponce15 Kazue Tanaka15 Maria Adelaide Nory15 Maria Alves de Lima15 Maria Aparecida Mira15 Maria Madalena Liro Leite15 Sonia Maria Tenório Nunes16 Aparecido Tiliaque16 Juraci Godinho da Costa16 Maria Civita Ciccone17 Adriano Sansone Piemonte17 Bernadete S. A de Souza17 Camilla Nalizan17 Elaine Cristina Barreto17 José de Oliveira17 Maria das Graças M.R.Miquelini18 Maria Aparecida C. Marini Mazaferro

19 Elvino Rodrigues da Luz19 Lindalva de Lima19 Leocir da Silva19 Valdevino Borges Leal20 José Francisco E. Romaiolo20 Maria Campos Faria20 Sandra Regina Simão Grecco21 Carlos Braga dos Passos21 Joaquim G. Pinheiro21 Maria José Mian21 Meize Modolo21 Piedade da Conceição R. Santos21 Pietro Guaiato Tunes21 Rosemeire de Fátima Cavalcante21 Walter Moreto Ponce22 Cícera Martins de Oliveira22 Emilça Carvalho22 Gualdino Cerqueira Pinto22 João Leme da Silva22 Luiza Barbosa Ribeiro22 Maria da Graça Oliveira da Silva22 Marlene Oliveira Souza22 Rosa Aparecida Spedo22 Vilmar Gonçalves Dias23 Joaquim Gouveia Xavier23 José Manoel de Oliveira Faria23 Maria da Conceição Martins Marek23 Patrícia Helena Ribeiro Baptista23 Pedro Tomaz de Oliveira23 Rebeca Néri do Prado24 Célia Augusto Albino24 Helena Ricce Pires24 Vilma Pereira25 Adilson Dário25 Camila Martins da Silva25 José Ricardo Rallo Lopes25 Firmino Ferreira de Souza25 Maria de Lara Pereira25 Maria Bernadete de Souza25 Verci Maria Molina25 Valquiria Meneses Besson26 Deise Ribeiro Souza26 Francisco Nivaldo26 José Benedito Fernandes26 Maria José Furlan Passos27 Graziela Fascina de Andrade27 Lucas Scrovi27 Rui Jorge de Almeida27 Zilma Meira de Castro27 Vera G. Rodrigues28 Aparecida M. Quadrado28 Maria Helena Rocha Fontes29 Maria de Lourdes Elias F. dos Santos29 Maria Alves Pinto29 Nelson de Oliveira30 Maria Dalexandre Bueno30 Odacyr Lopes da Silva

A Verdade e a Parábola

A Bíblia contém muitas parábolas. Perguntaram certa vez, a Dub-ner Maggid:

– “Porque razão têm as parábolas um efeito tão grande nas pessoas?Ao que o pregador respondeu:– “Posso explicar contando uma parábola.Há muitos e muitos anos, a Verdade caminhava pelas ruas, nua como

no dia em que nasceu. O povo recusava deixá-la entrar nas suas casas na-quele estado. Qualquer pessoa com quem ela se cruzasse fugia a sete pés.

Vagueava a Verdade com grande tristeza quando um dia se encontrou com a Parábola, que se vestia com roupas de cores esplêndidas.

A Parábola perguntou-lhe: Diga-me amiga, o que lhe faz andar tão triste?Ao que a Verdade respondeu: É terrível, minha irmã. Sou muito velha

e por isso ninguém liga para mim.Não é por causa da sua idade que as pessoas não gostam de você. Eu

também sou velha, mas quanto mais os anos se passam mais as pessoas me apreciam. Deixa-me lhe dizer um segredo: o povo gosta de enfeites e encobrimento. Vou lhe emprestar algumas das minhas roupas e verá como o povo também vai gostar de você.

E assim foi. A Verdade seguiu o conselho e vestiu as roupas da Pa-rábola. Desde então, a Verdade e a Parábola passaram a andar sempre juntas e o povo gosta das duas.Texto atribuído ao Rabino Yakov Krantz (1740-1804), conhecido como “o Pregador de

Dubno” (Dubner Maggid), Ucrânia

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

01 Antonio Carlos Rodrigues de Lima03 Gilda Barbosa Inacio12 Celina Ap Sobral Acioli da Silva17 Ana Conchetta Palmieri Bonfim19 Ana Rosa de Almeida26 Erminia de Oliveira29 Adele Batista de Almeida

Page 7: Jornal Santuário

Santuário • setembro/2011 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

setembro/2011

Geral: Para que todos os que trabalham na educação saibam comunicar o amor à verdade e educar nos valores morais e espirituais autênticos.

Missionária: Para que as comunidades cristãs dispersas pela Ásia proclamem o evangelho com fervor, dando testemunho de sua beleza com a alegria da fé.

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 28/09Horário: das 08h às 16h

Local: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 18/09Contamos com sua doação!

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja/salasCrisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – das 13h às 19h – igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – sala

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h às 16hVicentinos – 15h – Sala/vicentinos

Todas as quintas-feirasTarde de oração da Legião de Maria

– 15h – igreja exceto na 3ª 5ª-feiraCongreg. Mariana – 20h30 – casasOficinas de oração e vida, 15h no sal.I

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salas/inícioPastoral do Menor – 13h - QuadraVicentinos - 8h30 - Sala/vicentinosVicentinos – 15h – Sala/vicentinos

Agenda de setembro/2011Dia Hora Descrição Local01 19h30 Missa adoração e bênção Santiss. Igreja

02 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja

08h30 Reunião do Apostolado Sala

03 18h Reunião Pastoral do Menor Sala

17h45 Encontro de Batismo Salão I

14h Ensaio do Coral de Natal Salão II

04 Todas as missas - Domingo do Dízimista Igreja 9h Reunião da Liga Católica Sala Vicentinos

10h Encontro de Pais Catequese Salão I

14h Encontro Pastoral da Criança Sala

05 14h Reunião dos Grupos de Rua Salão I

07 Independência

8h Missa e Caminhada Grito Excluídos Catedral08 Natividade de Nossa Senhora

09 14h Reunião Pastoral da Criança Salão I

10 8h30 Encontro Pastoral Missionária Sala

14h Ensaio do Coral de Natal Salão II

14h30 Reunião das Capelinhas Sala

16h Reunião Coroinhas Sala

11 7h30/11h - Aniversário Liga Católica Igreja e SalãoI 10h Encontro de Pais Catequese ? Salão II

15h Reunião Legião de Maria Salão I

13 20h30 Reunião do CPP Salão I

14 Exaltação da Santa Cruz

15 15h Missa dos Enfermos Igreja

16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala

16 14h30 Adoração Santíssimo Apostolado Igreja

17 7h30 Início da Novena de NSSC Igreja

14h Ensaio do Coral de Natal Salão II

16h Reunião de Catequistas Salão I

18 Domingo da Caridade 8h/10h30 - Encontro Pastoral da Crisma Salão I24 8h às14h - Formação Litúrgica CPSJ

14h Jantar Pastoral da Solidariedade Cozinha Salão

14h Ensaio do Coral de Natal Salão II

25 Dia da Bíblia 8h30/17h - Congresso Legionário Salão I

28 8h30 Bazar Vicentino Sala Vicentinos

29 20h15 Terço dos homens Igreja

Page 8: Jornal Santuário

www.santuariodemaria.com.br [email protected]

08 • Santuário • setembro/11

Senhor,

dai-me paciência!Um dia desses, logo pela manhã quando ia ao traba-

lho, o motorista do ônibus por algum motivo não parou no ponto onde uma jovem desceria, indignada ela o insultou de todas as formas possíveis, desceu gritando e por sorte ele fechou aquela porta senão, arrisco um palpite, ela teria voltado para “enforcá-lo”!

Pode parecer exagero a maneira como eu acabei de colocar esta situação, mas meu intuito é justamente alertar sobre o quão impacientes e intolerantes nós estamos nos tornando! O menor dos motivos é suficiente para fazermos um estardalhaço e acabarmos não só com o nosso dia, mas de outras pessoas também.

Há dias que realmente parecem impossíveis! O trânsito não ajuda, o metrô está lotado, de repente começa a chover justamente quando deixamos o guarda-chuva em casa, e daí por diante. O ponto “X” da questão é: “O que NÃO é motivo para nos tirar do sério?”

Ficar furioso com pequenas coisas está se tornando cada vez mais algo natural, como se o estranho fosse não perder a cabeça. Há uma frase de Santo Agostinho que diz que “... não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.” E de fato, você já viu alguém tomar uma decisão sensata num momento de desequilíbrio emocional? Pois é, nem eu!

É inerente ao ser humano o fato de nem sempre expressar suas emoções de forma lógica, mas devemos sim estar atentos em nosso cotidiano ao comportamento que apresentamos diante das mais variadas situações, para desta forma tentar ao menos minimizar os efeitos colaterais de tanto estresse.

Kamila Eduarda Rios Araujo

Dr. José IackowskiAdvocaciaCível, familiar, trabalhista, revisão de alimentos,

danos morais contra banco, direitos do consumidor.Fone: (11) 3101-2496 / 8491-0665Email: [email protected] Álvares Penteado, 185, 5º andar, cj. 505 - Centro

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 9839-4005Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

A comunidade em ação

Abraço especial: A comunidade parabeniza nosso vigário paroquial, Pe. Milton Tassoni MSC, por mais um ano de vida que foi comemorado em 24 de agosto. Agra-decemos a Deus e a Nossa Senhora do Sagrado Coração pela sua abençoada vida, Pe. Milton!

Juventude, Pastoral Familiar e Equipe de Festas: As três equipes agradecem a todos que compareceram, respectivamente, no Festival de Inverno da Juventude, na Semana da Família e na quinta edição da Feijoada Fraterna.

07 de setembro: Além de ser o Dia da Independência do Brasil, nessa data também celebramos o aniversário da Legião de Maria. Em 2011, o movimento completa 90 anos de existência no mundo e haverá comemorações aqui no Santuário também!

Liga Católica, 51 anos: Em 11 de setembro, o movi-mento Liga Católica Jesus, Maria eJosé completará mais um ano de existência e atividades em nosso Santuário. As festividades terão início na missa de ação de graças, às 7h30, e seguem às 8h30 no Salão Paroquial 01.

Reunião Formativa de Liturgia: Nas primeiras terças-feiras de cada mês, a Pastoral de Liturgia realizará reuniões com aprofundamento nos rituais celebrativos. Às 20h30, no Salão Paroquial 01.

Formação Paroquial 2011 - Terceira Temporada: Agradecemos a todos que compareceram na segunda temporada da Formação Paroquial, em agosto. A próxima série de encontros será nas segundas-feiras de outubro às 20h, no Salão Paroquial 01. Aguardamos você em mais estes encontros formativos, que traz a Igreja pra mais perto de você!

Reforma do Santuário / Campanha Devoto Solidário: O processo de Reforma de nosso Santuário e construção da Capela do Santíssimo prossegue. Agradecemos muito a todos os amigos e empresas patrocinadoras que dão seu apoio na realização destas importantes obras estru-turais. A Campanha Devoto Solidário também continua! Por isso, as pessoas ou empresas que têm interesse em apoiar este trabalho podem obter informações na nossa Secretaria Paroquial.

Programa Brasil Cristão, com Pe. Air José: Sintonize a TV Século 21 na parabólica, ou acesse www.tvseculo21.org.br, e veja o programa apresentado pelo pároco de nosso Santuário. Todas as quartas, ao vivo, às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

PasCom Setembro/2011: Mês de comemorar, e mer-gulhar mais profundamente, na beleza infinita da Palavra de Deus! A Bíblia é o mais completo livro da história da humanidade e sua mensagem é para sempre!!! Leia a Bíblia e seja feliz!

http://static.panoramio.com/photos/original/26863130.jpg