jornal santuário - santuariodemaria.com.br · sença dos missioná- ... no mês de junho, o dia...

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Festas e santos juninos “Senhor Jesus, manso e humilde de coração, derrama abundantemente sobre nós os dons do teu amor.” O mês de junho nos encaminha para duas celebrações im- portantes: Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus. Sem mencionar que a devoção popular nos lembra ainda: as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. São muitos os “ar- raiás” que se propagam pelos vários cantos do Brasil, cada um com a sua força e encanto. É a tradição popular que se manifesta e encanta a todos os brasileiros. São festas marcantes, próprias e próximas do cotidiano das pessoas. Já tem impressas no coração do povo o seu signifi- cado e importância. Este mês tem uma característica festiva e orante. É como se a piedade popular desse cor e alegria a uma liturgia mais compenetrada e profunda. Mas ambas, o fim e a mediação da nossa fé. Somos paroquianos com uma padroeira muito especial. Pedimos sempre a ela que apresente ao seu Filho as nossas intenções e súplicas. Ela, a tesoureira do Coração de Jesus nos condu- zirá, de uma maneira muito especial neste mês de junho ao coração sagrado do seu Filho. Que comemoremos com júbilos a festa do Sagrado Coração e de todos os santos deste mês. Tenham uma ótima leitura. Pe. Air José de Mendonça, MSC www.facebook.com/air.jose Palavra do Padre Ano xi • Nº 101 • junho/2010 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração No último dia 21/05 celebramos a abertura do centenário da pre- sença dos Missioná- rios do Sagrado Co- ração de Jesus aqui em nosso Santuário. Continuemos rogan- do a Deus e a Nossa Senhora do Sagrado Coração para que envie mais missionários para continuar a missão de tornar conhecido e amado o Coração de Jesus por toda parte.... pag. 3 Neste mês não te- mos a entrevista, mas acompanhe por algumas fotos um pouco do que foi a grande festa de nossa padroei- ra, que acontece há 71 anos. Pags... 4 e 5 Matrículas abertas Agora, a história do seu filho no Sagrado começa mais cedo! Períodos: Manhã – Tarde – Integral Cursos mantidos Berçário – a partir de 4 meses Educação Infantil Ensino Fundamental I e II Ensino Médio Pós-Graduação EJA - Educação de Jovens e Adultos Atividades extra curriculares: Balé, banda de palco, coral, fanfarra, futsal, ginástica rítmica, jazz, natação, hidroginás- tica, taekwondo, teatro, xadrez. Oferecemos ainda: dança de salão, fisioterapia, hidroterapia. Rua Planalto, 15 - Fone: (11) 2783-5756

Upload: dotu

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Festas e santos juninos

“Senhor Jesus, manso e humilde de coração,

derrama abundantemente sobre nós os dons do teu amor.”

O mês de junho nos encaminha para duas celebrações im-portantes: Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus. Sem mencionar que a devoção popular nos lembra ainda: as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. São muitos os “ar-raiás” que se propagam pelos vários cantos do Brasil, cada um com a sua força e encanto. É a tradição popular que se manifesta e encanta a todos os brasileiros.

São festas marcantes, próprias e próximas do cotidiano das pessoas. Já tem impressas no coração do povo o seu signifi-cado e importância. Este mês tem uma característica festiva e orante. É como se a piedade popular desse cor e alegria a uma liturgia mais compenetrada e profunda. Mas ambas, o fim e a mediação da nossa fé.

Somos paroquianos com uma padroeira muito especial. Pedimos sempre a ela que apresente ao seu Filho as nossas intenções e súplicas. Ela, a tesoureira do Coração de Jesus nos condu-zirá, de uma maneira muito especial neste mês de junho ao coração sagrado do seu Filho.

Que comemoremos com júbilos a festa do Sagrado Coração e de todos os santos deste mês.

Tenham uma ótima leitura.

Pe. Air José de Mendonça, MSCwww.facebook.com/air.jose

Palavra do Padre

Ano xi • Nº 101 • junho/2010

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

No último dia 21/05 celebramos a abertura do centenário da pre-sença dos Missioná-rios do Sagrado Co-ração de Jesus aqui em nosso Santuário. Continuemos rogan-do a Deus e a Nossa Senhora do Sagrado Coração para que

envie mais missionários para continuar a missão de tornar conhecido e amado o Coração de Jesus por toda parte.... pag. 3

Neste mês não te-mos a entrevista, mas acompanhe por algumas fotos um pouco do que foi a grande festa de nossa padroei-ra, que acontece há 71 anos. Pags... 4 e 5

Matrí

cula

s

abertas

Agora, a história do seu filho no Sagrado começa mais cedo!

Períodos: Manhã – Tarde – IntegralCursos mantidosBerçário – a partir de 4 mesesEducação InfantilEnsino Fundamental I e II Ensino MédioPós-Graduação EJA - Educação de

Jovens e AdultosAtividades extra curriculares: Balé, banda de palco, coral, fanfarra, futsal, ginástica rítmica, jazz, natação, hidroginás-tica, taekwondo, teatro, xadrez.Oferecemos ainda: dança de salão, fisioterapia, hidroterapia.Rua Planalto, 15 - Fone: (11) 2783-5756

2 • Santuário • junho/2010

Todo mês do ano se celebra alguma data marcante. No mês de junho, o dia dos namorados. Uma época em que, para muitos, se comemora a alegria de amar uma pessoa. No entanto, este também é o momento para se perguntar sobre a autenticidade do amor que se sente pelo outro: afinal, eu amo ou eu sou apegado à(ao) minha(meu) namorada(o)?

Esse questionamento confunde a todos, principalmente quando se está dentro de uma situação onde se faz o papel da pessoa ape-gada. Por isso, antes de tudo, é necessário esclarecer o que é apego nesse contexto, bem como o amor.

O apego surge quando há uma paixão sem limites por alguém. Agarramo-nos ao outro de modo exagerado e ele se torna o centro de nossa vida. Então, esquecemo-nos de nós, praticamente. É uma vontade de controlar a(o) parceira(o), querendo saber – desconfia-damente - o que ela(e) está fazendo, onde está e com quem.

Isso é capaz de gerar desconfiança, medo demasiado de perder o(a) namorado(a), ciúme imperativo, entre outros sentimentos desconfortáveis.

Por outro lado, o amor nos conduz à liberdade, ao

domínio sobre nós mesmos. É como uma verdadeira ami-zade – e isso é essencial no namoro. Quando se é amigo de alguém, respeita-se o espaço do outro, dando a ele a oportunidade de ir ao nosso encontro. Logo, o afeto nasce e a relação desabrocha por si só. Sem pressões, sem receio.

Como é possível fazer alguém feliz, se não é deixado um espaço para o outro seguir seus próprios passos?

“Ficai, portanto, firmes e não vos sub-metais outra vez ao jugo da escravidão” (Gl 5,1). O apego é como uma corrente que nos aprisiona ao mundo das emoções.

É claro que se concluir que existe grande apego pela(o) namorada(o), não é necessário terminar. Basta refletir, criar coragem e mudar.

Namorar é caminhar junto de alguém que foi escolhido legitimamente. E para namorar é preciso ser livre. Porém, como diz o Professor Felipe Aquino em seu livro, “Namoro”, “você não estará livre enquanto qualquer amarra o impedir de

caminhar”.Por isso, busquemos a própria liberdade e assim tra-

remos a liberdade para o outro. Aprendamos a amar!Thiago Thomaz Puccini

É apego ou amor, o que eu sinto por você?

Após a luta pela aprovação do projeto Ficha Limpa no Congresso Nacional, a sociedade brasileira está agora a um passo de ter em sua legislação a lei da Ficha Limpa, faltando apenas a sanção presiden-cial. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) ressalta que a mobilização nacional conquis-tada com essa campanha deve per-manecer, cobrando tanto a sanção da lei quanto sua aplicação ainda nas eleições de 2010.

No último dia 19/05, o projeto de lei da Ficha Limpa foi aprovado no Senado Federal e já seguiu, nesse mes-mo dia, para a sanção presidencial. Após uma semana, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral aguarda que a promulgação da lei ocorra o quanto antes. “Es-tamos correndo contra o tempo para que a lei valha nas eleições de 2010 e esperamos essa compreensão da Presidência da República após seis meses de luta no Congresso Nacional”, ressalta a secretária executiva do MCCE, Cristiane Vasconcelos.

Para o MCCE, o projeto não deixará de afetar os políticos já condenados. Como esclarece o membro do Movimento, Márlon Reis, no artigo de sua autoria “Ficha Limpa e a polêmica dos tempos verbais”, o próprio Su-premo Tribunal Federal (STF) já havia deliberado sobre o assunto quando em decisão do ministro Carlos Velloso,

Fé e compromisso Social

Projeto Ficha Limpa aguarda sanção presidencial

Ser Cristão

colocou: “Inelegibilidade não cons-titui pena. Possibilidade, portanto, de aplicação da lei de inelegibi-lidade, Lei Compl. nº 64/90, a fatos ocorridos anteriormente a sua vigência (MS nº 22087-2, Rel.: Min. Carlos Velloso)”.

Visto isso, e com a necessidade de termos a lei promulgada até o início de junho, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral lança mais uma campanha de mensagens da sociedade a seus governantes,

desta vez, direcionadas à Presidência da República. Alguns endereços disponíveis no site: WWW.presidencia.gov.br são: [email protected] e o link Fale com o presidente. Há ainda opções de envio de mensagens pelo Twitter da imprensa da presidência (http://twitter.com/imprensapr) e no Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/).

Qualquer cidadão ou cidadã pode mandar sua mensagem pedindo a celeridade da sanção presidencial, última ação que nos falta para a criação da lei. A campanha Ficha Limpa foi lançada em 2008. Dois anos depois, o MCCE acredita que a sociedade brasileira conseguiu entender a importância de se considerar a vida pregressa dos candidatos como forma de melhorar o cenário eleitoral e político do país. Além de ter sido a força maior que levou à aprovação deste projeto no Congresso.

Fonet: www.mcce.org.br

Santuário • junho/2010 • 3

Pe. Juarez de Castro celebra Missa em nosso Santuário: Nosso Santuário contou com uma visita muito especial na noite de 23 de maio. A Santa Missa das 18 horas, que celebrou Pentecostes e o segundo dia da novena de Nossa Senhora do Sagrado Coração, foi presidida pelo Pe. Juarez de Castro. Ele, que é um grande representante da comu-nicação na nossa Arquidiocese, conduziu uma Santa Missa bem emocionante com liturgia marcada pelas músicas de oração e motivação que fazem parte de seu repertório. Tivemos também alguns padres Missionários do Sagra-do Coração de todo país como convidados especiais nas missas da novena. Ainda tivemos as presenças do bispo Dom Edmar Perón (Região Belém) na missa das 7h30 do dia 30 de maio, e de Dom Bruno Gamberini (Arcebispo da Arquidiocese de Campinas) na missa das 10h30. Formação de Ministros Leigos: Pouco mais de dois anos após seu início, o Curso de Formação para Ministros Leigos da Região Episcopal Belém, se alegra em quase triplicar o número de participantes dos 10 setores da Região. No último dia 16 de maio, cerca de 300 participantes separa-dos em cinco grupos, se reuniram no Centro Pastoral São José para mais um de seus quatro encontros anuais. Os próximos encontros do Curso de Formação para Ministros Leigos acontecerão nos dias 27 de junho e 29 de agosto. Ato pela Vida: No dia 20 de maio, às 9h em frente à

Catedral da Sé, um grupo de lideranças de organizações que trabalham com a população de rua realizou o "Ato pela vida", denunciando violências sofridas por esta par-cela da população. Participaram do ato – promovido pelo Movimento Nacional da População de Rua, com apoio do Vicariato do Povo da Rua da Arquidiocese de São Pau-lo – representantes do Movimento Nacional de Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência, além de diversos movimentos e pastorais ligados à Igreja Católica. Dia Mundial das Comunicações: Aconteceu na manhã de 22 de maio, no Auditório Paulo Apóstolo (Vila Mariana) mais um encontro de reflexão reunindo agentes da Pastoral da Comunicação. O ponto chave de reflexão feito neste encontro do Vicariato da Comunicação foi o Dia Mundial das Comunicações e a questão dos meios de comunicação na Igreja como instrumento de evangelização. Ano Sacerdotal: às 15 horas do último dia 30 de maio, na Catedral da Sé, a Arquidiocese de São Paulo celebrou a Santa Missa de encerramento do Ano Sacerdotal. Nesta missa e em carta aberta no site da Arquidiocese, nosso cardeal arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer, agradeceu a todos os padres e suas comunidades pelas orações aos sacerdotes neste ano que se encerrou.

Ewerton Costa([email protected])

Curtas da Arquidiocese e Região Belém

A missa solene celebrada no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração em São Paulo no dia 21/05 por ocasião da Abertura do ano Jubilar da presença MSC no Brasil foi o momento de manifestar, celebrar e renovar a aliança que nosso Fundador Pe. Julio Chevalier edificou ao contemplar o coração de Jesus. A celebração presidida pelo Pe. Provincial Benedito Ângelo Cortez da Provincia de São Paulo contou com a presença da Pro-provincia do Rio de Janeiro, Província de Curitiba e da presença do Superior da secção italiana e também da presença das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração, dos leigos MSC e das demais paróquias nas quais os padres MSC realizam o seu ministério ordenado.

Dentro da solene celebração ouvi-mos a carta do Superior Geral dirigida a todos os MSC que residem no Brasil, que realizam o desejo de nosso fundador de fazer amado por toda parte o Sagrado Coração de Jesus, feita pelo Pe. Manoel vice-provincial da Província de São Paulo. Houve também o momento da renovação da profissão religiosa que foi concluída pelo canto do “Ave Admirabile” fazendo-nos o memorial de nosso amor primeiro que é a dedicação radical ao Reino de Deus por amor ao Coração de Jesus.

Como nos lembrava o canto de abertura do ano Jubilar: “Vindos de muitos lugares com Vigor latente missionários são: Austríacos e Holandeses, Belgas e Italianos, brasileiros vão... Uma obra de coragem, sacrifícios e luta destemida

foi vencendo os obstáculos, abrindo trilhas... com todo o coração, com força e alma viver a missão, nosso espírito, se compadece e os males do tempo nós vamos vencer, com amor. Com Grande Jubilo celebrar um centenário de doação, fazendo-nos próximos aos irmãos mais vida queremos gerar”. Ao celebrarmos todo esse entusiasmo

estávamos ligados com Aquela que pri-meira proporcionou tamanha alegria ao que somos hoje, graças a Nossa Senhora do Sagrado Coração que na celebração foi coroada pelos nossos representantes maiores e também Pelo Pe. Arlindo, lembrando-nos dos gestos concretos daquela que nos precede na missão.

Portanto, nesse desejo ardente de crescimento no amor e na missão, so-mos imbuídos a contemplar o espírito,

vida e missão de nossa presença MSC no Brasil neste ano Jubilar. Isso requer como dizia o canto de abertura do ano Jubilar: “Rever nossa história e reavivar a chama que aquece essa vocação. Sem medo do hoje, sair, levar por toda parte o Sagrado Coração de Jesus”. Por isso, faça-mos das palavras do nosso fundador vida em nossa vida “Eu estou em suas mãos; ele fará de mim o que julgar conveniente. Beberei o cálice que ele me apresenta e me submeterei sempre à sua santíssima e adorável vontade” (Pe. Julio Chevalier, 1907).

"Amados por Deus para amar a todos"Ir. Jackson Douglas, MSC graduando em Teologia

(fonte www.msc.com.br)

Notícias da Igreja

Missa de abertura do ano jubilarSomos imbuídos a contemplar o espírito, vida e missão de nossa presença MSC no Brasil neste ano Jubilar

Humberto Rocha

04 • Santuário • junho/2010 Santuário 71ª Festa e Romaria

71ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração:“Maria, presença materna no centenário

dos Missionários do Sagrado Coração no Brasil.”

Com muita alegria o Espaço Pastoral apresenta, por meio de uma seleção especial de fotos, os melhores momentos de nossa 71ª Festa da Padroeira.

Em nome de nosso pároco e reitor, Pe. Air José de Mendonça, e de todos os agentes de pastoral e voluntários que trabalharam nesta grande festa de fé e ação de graças, agradecemos aos romeiros que vieram de todos os cantos do Brasil para estar perto de Nossa Senhora do Sagrado Coração, louvando a Deus, em nosso Santuário.

Agradecemos também ao povo de Vila Formosa, nossa comunidade, pela presença cativa nestas semanas tão especiais de festa.

A todos, nossos mais sinceros agradecimentos! Que Deus, por intercessão de Nossa Senhora, derrame inúmeras graças a vida de cada um/uma de vocês! Deus lhes pague!

As fotos são de autoria de Moisés Moraes.Pastoral da Comunicação

Santuário • junho/2010 • 5

6 • Santuário • junho/2010

Dizimistas aniversariantes de junho01/06AlaideRomagnoli01/06AntoniaSoaresBastos01/06DalvaPereiraBicudo01/06FranciscoPedro02/06SolangeAparecidadeSouza02/06MárcioLeãodeAlmeida03/06JenniferMayaraNogueira03/06LuzinetiRibeiroLuques05/06DalziraMendonça05/06IedaLinardSaviane05/06IzildinhaHelenaBarbosaLima05/06LílianPaulaCesari05/06RosaRuthTozetti05/06VeraLúciaCostaSouto06/06AlziraBergaminAzevedo06/06BalbinaRosaVidal06/06LaércioFerreiraAraujo06/06SebastiãoFernandesVilela08/06ClaudiaReginaMartins08/06DeiseMariaAlves08/06ElvecioCandidoTrindade08/06MariaInêsG.daSilva08/06NancyM.L.Viveiro08/06OtávioPacíficodosSantos08/06PorsinadaSilva08/06RomeuZillotti08/06ViniciusC.deFarias09/06AméliaLuizãoLopes09/06AnaMariaRodriguesDamasceno09/06NezildaNovato09/06RoseliValentin10/06GilvanMalíciadosSantos(immemória)10/06MarinoMalíciaSilvério11/06EdsonBernardesdeCastilho11/06ElieteBalbinoPereiradaSilva11/06IgnêsTolomeiPazian11/06NeideAparecidaAnacleto11/06WallaceViegaCarvalho12/06AntoniaTerezinhaJudicio12/06HenriqueCedoratSattin12/06JoséRicardodosSantos12/06KátiaLuziaAlves13/06AntonioFernandoF.Siqueira14/06ElisielLimadaSilva14/06LuizaM.Salmeron14/06LucianeSavianedeOliveira15/06JoanaCardoso

15/06JoséJuaresdosSantos15/06MariaNairdaCruzOliveira15/06MarinaCaldeiradaSilva15/06ConstantinaOiadeSouza15/06MariaDelCarmenMartelosso15/06RakelineMariaOrtegaA.Nascibém15/06SebastiãodeOliveiraSantana16/06AnaSilviadeAlmeidaGava16/06AntonioPaladino16/06ArmandoFrançoso16/06AparecidaIgnesOrtolani16/06FranciscoMendesBezerra16/06IsabelCristinadaSilva16/06MariaAparecidaMoore16/06NatalinoDiasdaRocha16/06ReginaVargetidoNasc.deOliveira17/06AparecidaPereiraDomingos17/06FrancescoAttanasio17/06TerezaCúrtuloBasso17/06DenizaMariaB.Negri18/06MarcelinaXavierRolim18/06MariinhaCaliardaSilva18/06JulietaParentedaSilva18/06TerezinhaToméRibeiroFacetta19/06AntonioCarrasco19/06CarlosEduardodeMeloSilva19/06EduardoOtávioMoreiraFonseca19/06JéssicaCarolineB.Delgado19/06JoãoPauloDarruizMendes19/06MariaAparecidadeQueiroz19/06MariaAparecidaSobreiradaSilva19/06MauriSergioEvangelista19/06AparecidoCassemiroDiniz19/06ElzadeOliveiraGarcia20/06DeusdediteOliveiradeJesus20/06JaneteVieiraCalixto20/06JanainaMariaMoreira20/06JuditedosSantosF.deAndrade20/06MariaImaculadaMarques20/06RaimundoVieiradoNascimento20/06MariaLucíliaCustódio21/06LuziaAlvesdePaulo21/06CentroEducacionalSantaMargarida21/06MariaClaraAndradeFrias21/06SebastiãoDuquedeOliveira22/06CândidaA.daSilva22/06DeiseAparecidaNascimento

Dizimistas aniversariantes da Comunidade

São José

01/06LuizAntonioQueirozBarone10/06RosangeladeAndradeFrias20/06MariaGarciaGregório

22/06EdgardC.Soares22/06ElieteBritodosSantos22/06MariaRaimundaLeite23/06AparecidaParisLopes23/06CrislainedaSilvaFerreira23/06LuciaMenezesNeco24/06FátimaMariaC.daSilva24/06JoãoC.Bonadio24/06MagdaFalcoMaciel24/06NazaretdeFátimaLopesAssis25/06AuroradaCostaCustódio25/06GuilherminaGuimarãesNero25/06LaurindaN.deMenezes25/06JulitaOliveiradeAlmeida25/06JulianeSavionedeOliveira25/06MariaRoseliA.deCarvalhoeEdson25/06MarliPiresGomes26/06DavidFernandesdeMiranda26/06EmaPassetti26/06MariaMauraDametoLourenço26/06MªGraciaM.Semensato(immemória)26/06MirnaMariaFerreira26/06OlgaH.M.Capel26/06SalvoAlvesdeMenezes27/06JiseteCiriloFerreira27/06MariadaSilvaSantos28/06MarinalvaMirandadeOliveira29/06AuroraFigueiredoEspósito29/06EmídioPinheirodeOliveira29/06JesuítaCarvalhoSilva29/06PedroCatapam29/06RosemeireBemHaiadaFonseca30/06PauloAiltonVedovato30/06MariaIdalinaEscalhãodosSantos

Neste mês vamos criar uma grande corrente de oração e solidariedade para com todas aquelas pessoas que terão que ser submetidas a uma ou várias cirurgias. Também não é um momento fácil de aceitar e enfrentar.

O clima hospitalar, a anestesia, a imagem da cirurgia em si são situações que, muitas vezes, tiram a paz e a serenidade. Mas a realidade é uma só: os médicos deverão extrair o tumor que invadiu aquele organismo.

É normal sentir medo, angústia, afi-nal, somos humanos assim vamos rezar por todas as pessoas que terão que enfrentar a realidade de uma cirurgia. Procure nos enviar os nomes dessas pes-soas que vão passar ou já passaram por alguma intervenção cirúrgica de câncer para orações. Aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, você tem voz e vez, queremos ser cada vez mais uma extensão da sua casa, afinal você é nossa família. Creia nisso! Vamos rezar um pouquinho?

Procure ficar bem sereno e tran-

qüilo. Feche os olhos e vamos rezar utilizando nossa imaginação. Imagine uma sala bem iluminada, com várias pessoas sorrindo, conversando entre si, vestidas de branco, onde um moço as orienta. Esse moço é Jesus e essas pessoas são médicos e enfermeiros. Todos estão felizes e serenos porque estão com Jesus, o grande e maior de todos os Médicos.

Imagine o doente batendo na porta desta sala, querendo entrar. E para gran-de surpresa, é o próprio Jesus quem abre a porta com um sorriso enorme. Todos na sala aplaudem o recém-chegado, dizendo que será o próprio Cristo o responsável pela cirurgia. O paciente olha para Jesus e Ele confirma, acenando positivamente a cabeça. Jesus lhe dá um grande abraço e explica tudo o que Ele vai fazer: O enfermo fica tão contente com a notícia que todo e qualquer medo desaparece por completo. Jesus pega na mão da pessoa e pede que ela feche os olhos. De repente, o doente ouve uma voz suave e serena chamando-o pelo

Jesus, o médico dos médicosnome. A pessoa olha para Jesus e lá está ele sorrindo. Jesus confirma o êxito da cirurgia e tudo aquilo que amedrontava que tirava a paz, que produzia dor e angústia, não existe mais.

Aquele enfermo, numa alegria incontida, não se cansa de agradecer a Jesus por tamanha dádiva. Jesus simplesmente responde que veio para curar os doentes. O enfermo sai da sala radiante e, no lado de fora, es-tão todos os seus familiares e amigos emocionados, esperando para lhe dar um grande abraço.

Se você tiver oportunidade, faça esta experiência com outra pessoa que vai ser operada, visite esta pessoa e ajude-a a transformar o “medo” da cirurgia em uma experiência de fé, cura e libertação. Você colherá resultados maravilhosos! Diga-lhe que Jesus é o médico dos médicos.

Que Deus abençoe a todos vamos continuar com nossa experiência de fé em solidariedade com todos os doentes.

Anésio P. Santana

Santuário • junho/2010 • 7

Intenções do Apostolado da Oração

junho/2010Geral: Para que cada instituição nacional ou supranacional se comprometa em garantir o respeito pela vida humana desde a concepção até seu fim natural.

Missionária: Para que as Igrejas da Ásia, que são como “um pequeno rebanho” entre as populações não cristãs, sai-bam testemunhar sua adesão a Cristo com alegria.

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

VicentinosBazar da Solidariedade

Data: 09 de junhoHorário: das 08h às 16h

Local: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 20 de junhoContamos com sua doação!

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected]

Impresso na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Todos os domingos:Catequese – 9h – igreja, salasCrisma – 8h30 – nas salasPré-Crisma – 9h – igreja, salas

Todas as segundas-feirasAtendimento Pastoral Escuta – a

partir das 13h às 19h – igreja

Todas as terças-feirasEncontro da 3ª Idade – 14h – sala

Todas as quartas-feirasClube de mães – 14h

Todas as quintas-feirasTarde de oração da Legião de

Maria – 15h – igreja c/exceção da 3ª quinta-feiraCongreg. Mariana – 20h30 – casas

Todas as sextas-feirasVicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

Todos os sábadosCatequese – 14h30 – salasPastoral do Menor – 13h - QuadraVicentinos – 08h30 – Sala/vicentinosVicentinos – 14h30 – Sala/vicentinos

Agenda de junho/2010Dia Hora Descrição Local03 Corpus Christi Igreja 16h Missa de Corpus Christi Igreja 12h Confraternização Festa de NSSC Quadra04 07h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 08h30 Reunião Apostolado da Oração Salão I05 16h Reunião e Formação Vocacional Sala 16h Reunião Pastoral do Menor Sala 17h45 Encontro de Batismo Salão I06 Todas as missas - Domingo do Dízimista Igreja Romaria Aparecida Legião Aparecida 08h Plantão Vinde e Vede Sala 08h30 Reunião Liga Católica Sala Vicentinos 10h30 Esportes Pré Crisma Quadra 14h Encontro Pastoral da Criança Sala07 14h Reunião Grupos de Rua Salão I09 20h30 Reunião do CPP Salão I 08h Bazar Vicentino Sala Vicentinos11 Sagrado Coração de Jesus 20h30 Vigília Sagrado Coração Jesus Igreja 20h Reunião Pastoral da Criança Sala12 08h30 Encontro Pastoral Missionária Sala Imaculado Coração de Maria 16h Reunião dos Catequistas Salão II 16h Confraternização Coroinhas Sala13 Retiro Vocacional –Crisma A definir 14h Encontro Pastoral da Criança Sala /Liturgia 15h Reunião da Legião de Maria Salão I15 13h Encontro Cons. Gestor PMSP Salão I16 20h30 Formação Eucaristia/ Liturgia Salão I17 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral dos Enfermos Sala18 08h Reunião Afuse Salão II 13h Encontro Cons. Gestor PMSP Salão I 14h30 Adoração–Apostolado da Oração Igreja 20h30 Reunião de Círculos Familia SalãoI20 Domingo da Caridade 07h Encontro de Noivos Salões I e II22 13h Encontro Cons. Gestor PMSP Salão I24 Natividade de João Batista 14h Oficina do Congresso de Leigos Salão I 20h30 Reunião da Pastoral/Matrimônio Sala25 13h Encontro Cons. Gestor PMSP Salão I26 16h Encontro c/Famílias Carcerária Sala 12h Pastoral da Solidariedade Salão I 19h Aniversário do NA Salão II27 19h Vigília Pastoral Vocacional Salão I 10h30 Encontro de Pais Pré Crisma Salão I 16h30 Reunião das Capelinhas Sala28 20h30 Formação Paroquial Salão I

www.santuariodemaria.com.br [email protected]

08 • Santuário • junho/2010

A Comunidade em Ação Cem anos dos MSC’s no Brasil: Aconte-

ceu, às 19h30 do último dia 21 de maio, a cerimônia de abertura das comemorações dos 100 anos de presença dos Missionários do Sagrado Coração no Brasil. Presidida pelo Superior Provincial de São Paulo, Pe. Benedito Ângelo Cortez MSC, a Santa Missa Solene contou com a presença de padres MSC das províncias do Rio de Janeiro,Curitiba e São Paulo, além de religiosos MSC, religiosas FDNSC e leigos e leigas da Fraternidade MSC e de toda a comunidade de nossa paróquia e Santuário.

Congresso arquidiocesano de Leigos em nossa paróquia: Aconteceu, na noite de 01 de junho, o primeiro encontro de reflexão paro-quial sobre este importante congresso que con-vida os leigos - ou seja, nós que participamos da igreja mas não somos padres ou religiosos/as - a ter uma participação mais atuante na Igreja Católica. Este foi o primeiro de vários encontros que acontecerão até o fim do ano.

3 de junho I: Esta data foi marcada pela celebração de Corpus Christi, que nossa co-munidade acompanhou em Santa Missa que aconteceu às 16h.

3 de junho II: Também nesta data, ao meio dia, aconteceu o almoço de confraternização e agradecimentos a todas as pessoas que tra-balharam na 71ª Festa de Nossa Senhora do Sagrado Coração.

Pastorais do Menor e da Solidariedade: Conforme anunciamos em edições anterio-res, ambas as pastorais voltam agora a ter suas atividades nas datas e horários habi-tuais, com o término de mais uma Festa da Padroeira.

Catequese de 1ª Comunhão para crianças, Pré Crisma e Crisma: Os três grupos terão encontros até o dia 27 de junho, nos seus horários de costume. Depois, só retornarão a partir de 01 de agosto em razão das férias escolares de julho.

PasCom / Junho de 2010: Nós, da Pastoral da Comunicação, desejamos prá você um mês de junho com todas as graças e bênçãos do Sagrado Coração de Jesus e com a intercessão dos santos juninos, Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Seja Feliz!

Cultura e espiritualidade

No dia 24 de junho, comemoramos o dia de São João, popu-larmente conhecido pelo bordão das festas juninas “São João, acende a fogueira do meu coração”. São João Batista foi um profeta fiel à Deus: por meio de sua voz, ele anunciava a pro-messa feita pelo Senhor aos patriarcas do Antigo Testamento, clamando que o tempo do Senhor estava próximo.

Mediante uma vida extremamente coerente, ele jamais dei-xou de anunciar a Boa Nova do Senhor às pessoas, pedindo sua conversão e alertando: “Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo” (Mt 3,2), pois sabia que devia “preparar o caminho do Senhor, aplainar as suas veredas” (Mc 1, 2-3). Por amor à verdade, ele não hesitou nem mesmo diante da possibilidade de perder a própria vida, pois já reconhecia o valor da vida eterna.

A vaidade, o orgulho, ou até mesmo a soberba, não estiveram presentes em sua vida e isso pode ser comprovado pelos relatos dos evangelhos: “não sou digno de desatar a correia de sua sandália” (Jo 1,27). João Batista foi decapitado por ser coerente, autêntico.

Hoje em dia, logo se remete à ideia das festas juninas, comidas típicas, quadrilha e muita alegria quando fala-mos sobre este santo. Fatos associados por nos ensinar que a felicidade é o sentimento inerente a toda pessoa que está repleta da graça divina.

Também é considerado o santo protetor das mulheres grávidas, por ter sido gerado por Isabel, prima de nossa Mãe Maria, já con-formada como uma mulher que não poderia ter filhos. Mas pelo infinito amor de Deus, João Batista foi gerado e veio ao mundo para anunciar à humanidade a chegada do Cordeiro de Deus.

Muitas mulheres o buscam desesperadamente para poder conseguir um companheiro ou até mesmo engravidar, fazendo algumas promessas de caráter duvidoso, que envolvem sacrilé-gios com imagens ou simpatias que não estão de acordo com a prática católica. Claro que devemos recorrer sim ao santos em momentos de dificuldades, pois eles estão no céu intercedendo por nós aqui na terra. Mas nunca usar disto para se fazer uma espécie de “troca” com o santo, tornando esta uma relação de interesses e não de fé.

O Catecismo da Igreja Católica não aceita as simpatias e qualquer forma de superstição por nos afastar do nosso objetivo principal da vida que é seguir Jesus. Na Bíblia, está escrito: “Não haja em seu meio alguém que queime o próprio filho ou filha, nem que faça presságio, pratique astrologia, adivinhação ou magia, nem que pratique encantamentos.” (Dt 18,10-11). Por isso, devemos entender a importância que São João Batista tem em nossa Igreja, como o mensageiro da Boa Nova. Que a chama da fé permaneça acesa e que a oração se fortifique a cada dia.

Clamemos com os corações cheios de esperança e alegria para que continue rezando por nós e abençoe nossas vidas, e que seja carinhosamente lembrado não só neste, mas em todos os meses do ano!

Viviane Valente

São João, acende a fogueira da nossa oração!

Miguel Mota