jornal santa rosa nº 1455

12
ANO 36 • Nº 1.455 • R$ 1,00 • 2ª QUINZENA DE ABRIL • 2015 O JORNAL DE NITERÓI ONDE ESTÁ AMARILDO? TJ apoia combate aos supersalários feitos pela Prefeitura de Niterói Comércio de Niterói reajusta salários de empregados em 7,68% pag. 5 Complexo Caio Martins investe na formação de novos talentos Ex-zagueiro Jorge Luiz se filia ao Solidariedade pag. 12 O prefeito Rodrigo Neves reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. No encontro, relatou ao ma- gistrado as ações de combate aos supersalários encontrados na folha de pagamento municipal após instauração de auditoria pela nova gestão, além de parcerias com o TJ. Pág. 3 pag. 3 pag. 3 pag. 2 Mãe Querida... Que a beleza das flores a envolvam hoje e sempre. Que você irradie o amor e a alegria que sempre nos ofereceu fazendo-nos sentir filhos amados, respeitosos e protegidos. Mãe, parabéns pelo seu grande dia!!! JORNAL SANTA ROSA e EQUIPE Patrícia Acioli será homenageada com memorial

Upload: jornal-santa-rosa-o-jornal-de-niteroi

Post on 20-Dec-2015

1.199 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

O JORNAL DE NITERÓIO JORNAL COM MAIOR CREDIBILIDADEEM NITERÓI.

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

ANO 36 • Nº 1.455 • R$ 1,00 • 2ª QUINZENA DE ABRIL • 2015 O JORNAL DE NITERÓI

Onde está amarildO?

TJ apoia combate aos supersaláriosfeitos pela Prefeitura de Niterói

Comércio de niterói reajusta salários de empregados em 7,68%

pag. 5

Complexo Caio martins investe na formação de novos talentos

Ex-zagueiro Jorge Luiz se filia ao Solidariedade

pag. 12

O prefeito Rodrigo Neves reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. No encontro, relatou ao ma-

gistrado as ações de combate aos supersalários encontrados na folha de pagamento municipal após instauração de auditoria pela nova gestão, além de parcerias com o TJ. Pág. 3

pag. 3 pag. 3pag. 2

Mãe Querida...Que a beleza das flores a envolvam hoje e sempre.

Que você irradie o amor e a alegria que sempre nos ofereceufazendo-nos sentir filhos amados, respeitosos e protegidos.

Mãe, parabéns pelo seu grande dia!!!

JORNAL SANTA ROSA e EQUIPE

Patrícia Acioliserá homenageada com memorial

Page 2: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa 2a Quinzena DE ABRIL • 20152

O Complexo Esportivo Caio Martins, adminis-trado pela Superinten-dência de Desportos

do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), oferece 24 projetos esportivos em suas depen-dências, que atendem, apro-ximadamente, 1,8 mil alunos. Alguns deles visam à inicia-ção ao esporte e outros focam no alto rendimento. É o caso da Luta Olímpica, uma das modalidades mais antigas dos Jogos Olímpicos, ao lado do Atletismo.

Desenvolvido pelos profes-sores Flávio Cabral e Tânia Regina, membros da Confe-deração Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), onde o projeto atende 40 alunos com faixa etária entre 10 e 23 anos.

- Nosso foco são as com-petições. Um dos grandes

objetivos a médio prazo é montar um grupo de atletas para a disputa, em 2018, dos Jogos Olímpicos da Juventu-de, em Buenos Aires. Uma característica marcante da Luta Olímpica é a força de vontade e autoconfiança. Além da técnica, nosso tra-balho foca muito o psicoló-gico dos alunos para que te-nham perseverança em tudo que fazem, pois o esporte é o reflexo da vida - afirmou Flávio Cabral.

Fabiana Chaves, 18 anos, é um dos destaques da turma. A atleta é campeã sulameri-cana, tetracampeã brasileira e atual campeã dos Jogos Es-colares da Juventude, título que conquistou em 2014, em João Pessoa, após vencer os Jogos Estudantis no Rio de Janeiro.

- Estou treinando para ter uma boa colocação no Pan-Americano, que será em maio. Se for bem, posso ter chance para o Mundial da modalidade, que será no Bra-sil, em agosto. Estou confian-te - disse Fabiana.

Joílson de Brito começou a praticar o esporte na escola e, aos 16 anos, o adolescente já é tricampeão brasileiro. Se-gundo o atleta, é fundamen-tal estabelecer uma meta a ser alcançada.

- A luta já me abriu muitas portas e duas oportunidades me marcaram bastante: via-gem a Cuba para um cam-peonato e outra ao México, onde treinei por 20 dias. Meu objetivo é ser um campeão mundial, por isso, preciso ter muita dedicação e foco - ex-plicou Joílson.

Complexo Caio Martins investena formação de novos talentos

Espaço oferece 24 projetos esportivospara aproximadamente 1,8 mil pessoas

Bruno Lessa presta homenagem a Luis Antônio Pimentel

O livreiro Carlos Mônaco, de forma humorada, ressaltou a história de vida do homenageado,

que enriqueceu a cultura da nossa cidade

Por iniciativa do vereador Bruno Lessa (PSDB), a Câmara Municipal de Ni-terói proporcionou emo-

cionante homenagem ao inte-lectual, poeta e jornalista Luis Antônio Pimentel pelo seu 103 º aniversário. A noite foi marcada por recital de poesias organizado por Neide Bar-ros Rêgo, além de apresenta-ção de chorinho do grupo do professor Araújo, que fechou com o tradicional “Parabéns Pra Você”.

“Niterói se orgulha em ter um cidadão tão ilustre e para mim foi uma honra presidir a sessão”, exaltou Lessa, que, na ocasião, apresentou seu proje-to de lei para criar o ‘Dia Mu-nicipal do Poeta’, a ser come-morado em 29 de março, data de aniversário de Pimentel. “É uma forma singela de homena-gear a história de vida belíssi-

ma que merece ficar marcada eternamente na nossa história. Tenho certeza que no próximo ano, estaremos comemorando também o ‘Dia do Poeta’”.

Intelectual, poeta, jornalista e professor, Pimentel nasceu em 1912, em Miracema, na época distrito de Santo Antônio de Pádua, sendo educado e for-mado em Niterói. Tendo sido aluno bolsista em intercâm-bio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937 e 1942, fami-liarizando-se com o haicai. O professor, folclorista, pesqui-sador, historiador, fotógrafo, haicaísta, jornalista, poeta e, principalmente, apaixonado por Niterói, autor de vários li-vros, alguns deles fazem refe-rência à cidade que tanto ama, Pimentel também foi agraciado por Bruno com uma Moção de Aplausos ao completar seu 102º aniversário.

Foto: Sergio Gomes

Foto: Rogério Santana

Bruno Lessa e Luis Antônio Pimentel

Page 3: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

ONDE ESTÁ AMARILDO?André Santa Rosa

Passado mais de um ano após o Caso Amarildo vir a pú-blico e ser veicula-

do pela grande mídia, ain-da hoje não se sabe o pa-radeiro do corpo do pedrei-ro, barbaramente torturado e assassinado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Sob o signo do si-lêncio, da conivência e do medo, o Governador do Es-tado e demais autoridades emudeceram a respeito do fato. Os indícios nos levam a crer que o sistema militar, implantado nas favelas ca-riocas e fluminenses, sob a desculpa de levar segurança aos moradores, nada mais é do que esfarrapada descul-pa dos seus mentores, pois o objetivo é eliminar todo e qualquer cidadão que ouse ultrapassar as fronteiras au-

toritárias que são impostas na-quelas comunidades, manancial de dinheiro e votos.

O Caso Amarildo desnuda a violência policial, a corrupção e os desmandos cometidos contra as pessoas carentes do nosso país, vítimas de uma po-lícia a serviço dos interesses econômicos inconfessáveis e enriquecimento dos seus co-mandantes. Policiais ficam ricos da noite para o dia, sem a me-nor cerimônia. Qualquer policial militar, recém ingressado nas fileiras da Instituição, em pouco mais de seis meses, com rarís-simas exceções, logo adquirem carrões, lanchas, motos impor-tadas, casas de praia, máqui-nas de terraplanagem, táxis e caminhões, além de mercados de bairro e outros sinais evi-dentes de riqueza.

Todos sabem que tal sucesso financeiro é advindo da bandi-dagem explícita que deixa nos-sa sociedade refém destes ele-mentos. A rede de corrupção,

por sua vez, se mantém devido ao conluio com a classe política. No Caso Amarildo, por exem-plo, é sabido que o major Edson Luiz, Comandante da Rocinha à época, tem bens incompatíveis com sua renda de policial mili-tar. Sabe-se, da mesma forma, que o dito cujo é financiador de campanhas de políticos, deten-tores de mandatos de cargos de deputados federais, estaduais e, quiçá, de vereadores e mem-bros dos executivos. A situação é escandalosa, mas ninguém faz nada para mudar este qua-dro de descalabro.

O Judiciário, considerado último rincão na defesa da po-pulação, abandonada na mão deste esquema criminoso, tam-bém sucumbe e é flagrado em atos de corrupção, inadmissí-veis em um Estado Democrá-tico de Direito.

Embora a imprensa não di-vulgue, ocorrem dezesseis ca-sos similares ao de Amarildo por dia no Estado do Rio! A

violência policial só não atinge os moradores de áreas consi-deradas ricas, onde o policial, ali, trata com urbanidade o ci-dadão que lhe paga o salário, e a propina também. Sim, porque os abastados, em geral, quan-do pegos em casos delitivos, subornam os agentes da lei, se livrando da cadeia, moradia certa dos pobres e pretos, fa-velados ou não.

O poder aquisitivo, indubita-velmente, é o marco divisor en-tre ser bem ou mal tratado pela força policial. O comandante da Rocinha, e seus vinte e três co-mandados, no Caso Amarildo, têm que ser exemplarmente punidos, condenados, presos e expulsos da PM, sob pena de tal Instituição cair em descrédi-to absoluto ( já está quase lá ) junto ao cidadão, assim como a classe política já caiu diante do eleitor, antro que é de bandidos travestidos de bons mocinhos, quase todos com o rabo preso com a corrupção.

Por outro lado, acabar, pura e simplesmente, com a PM, pode ser perigoso, pois abriria espaço para a polícia política que o PT, entre outros partidos, dese-jam implantar no país, sob a administração do pseu-docomunista Pedro Stédile, segundo disse o ex-presi-dente Lula em recente de-claração, quando insinuou que este sujeito deveria por nas ruas seu/deles ‘exérci-to’. Aí seria decretado o fim da democracia.

Não há saída a curto pra-zo. Não rutila, em nossos horizontes, o sol da liberda-de em raios fúlgidos, como entoa o Hino Nacional.

André Santa Rosa é advogado criminalista, ator e professoran-do em Teatro/Artes Cênicas, pe-la Universidade Estácio de Sá.

André Santa Rosa [email protected]

Santa RoSa2a QUINZENA DE ABRIL • 2015 3

O prefeito Rodrigo Neves reuniu-se com o presi-dente do Tribunal de Justiça do Rio de Janei-

ro, desembargador Luiz Fer-nando Ribeiro de Carvalho. No encontro, relatou ao ma-gistrado as ações de combate aos supersalários encontra-dos na folha de pagamento municipal após instauração de auditoria pela nova gestão, além de parcerias com o TJ a respeito do Refis e do proces-so eletrônico.

Logo após, o prefeito reve-lou que a iniciativa da pre-feitura não apenas foi bem recebida pelo presidente do TJ como recebeu todo o apoio da instituição: ”Tivemos uma reunião que reforça o diálogo institucional entre o Executi-vo niteroiense e o judiciário. Tratamos de demandas como as ações da prefeitura para o cumprimento do teto consti-tucional remuneratório e o

TJ apoia combate aos supersaláriosfeitos pela Prefeitura de Niterói

consequente combate ao pa-gamento de supersalários no município. Ainda como parte dos esforços de quitação de débitos, o prefeito antecipou que o TJ cedeu um espaço na sua sede em Pendotiba para a atuação dos procuradores e vai implementar um projeto-piloto na cidade para media-ção e conciliação, reduzindo, assim, o número de processos de natureza fiscal. “O refis é muito importante para o con-tribuinte seja ele pessoa física ou jurídica, e também tem sido muito importante para aliviar as contas da prefeitu-ra, sobretudo nesse contexto de crise fiscal do estado e do país.

Além dessa mediação, tere-mos a implantação do proces-so eletrônico” explicou Rodri-go Neves.

Para o presidente do TJ, o combate ao pagamento de supersalários é uma medi-

da que, além de demonstrar a busca do cumprimento da Constituição, vai ao encontro dos anseios da população e o caminho seguido pela Prefei-tura de Niterói é exatamente da moralidade administrativa. Isso é do maior interesse da população de Niterói e é um princípio constitucional.

Carvalho ressaltou que as parcerias estabelecidas com a prefeitura constituem priori-dades do Tribunal. Em relação à implantação das juntas de mediação e conciliação, o de-sembargador explicou: “Ho-je, no Brasil, temos em torno de 100 milhões de processos. Desses, dez milhões só no Rio de Janeiro. Cerca de 60% a 70% desses processos são de natureza de dívida ativa. Esperamos reduzir à metade esses números de cobrança de dívidas e evitar o surgimento de novos processos”, finalizou o presidente do TJ

Ex-reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ro-berto Salles tomou posse em cerimônia realizada no Solar do Jambeiro, assumindo a pasta no lugar de Rivo Gianini.

Rodrigo Neves destacou que o ato representa um símbolo da união por Niterói. "Roberto vai nos ajudar muito. Celebrando aqui uma união entre a univer-sidade e a cidade. Roberto foi o reitor que mais realizou inves-timentos e obras importantes, como o Cine Arte UFF que é uma joia. Ele, com sua história, ajudará no nosso projeto de tor-nar Niterói a melhor cidade para viver e ser feliz”, disse o prefeito.

"Eu me considero uma gota neste oceano que é a equipe da prefeitura, e, essa gota vai com-partilhar com oceano projetos para o município de Niterói. Essa secretaria é fundamental

na articulação interinstitucional entre a prefeitura e as institui-ções de ensino públicas, priva-das e confessionais. Niterói tem aptidão para ser a cidade da ci-ência e tecnologia e não somente turística, da construção naval e do offshore. Com a parceria do ex-ministro da Educação, José Henrique Paim (hoje diretor do BNDES e presente na posse), buscaremos recursos para o fi-nanciamento da obra do Cine Icaraí e formaremos um grupo para estudar os editais dos mi-nistérios e, a partir daí, apresen-tarmos projetos”, concluiu.

Roberto Salles é o novo secretáriode governo

Foto: Luciana Carneiro

Rodrigo Neves assina posse do novo secretário

Page 4: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa4

Editora Chefe: Maria Sílvia de Souza Tani (15428 MT) Diretora: Maria Sílvia de Souza TaniAssessoria Jurídica: Ennio Figueiredo JúniorDiagramação: Geraldo Machado (freelancer: 2719-2759)Distribuição: Ernesto Guadelupe

CIRCULAÇÃO: Bairro de Fátima • Boa Viagem • Centro • Charitas • Cubango • Fonseca • Ingá • Icaraí • Jardim Icaraí • Jurujuba • Pendotiba • Santa Rosa • São Domingos • São Francisco • Região Oceânica • Vital Brazil etc...

NOSSO GRUPO PUBLICIDADE E EDITORA LTDA.CNPJ: 06.091.234/0001-78 Rua Matoso Maia, 46 • Bairro de Fátima • NiteróiCEP: 24.070-020

Tels.: (21) 2613-0948 / 99751-2915e-mail: [email protected]

[email protected]@gmail.com

Matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores

Os postos de gasolina que descumprirem as normas de proteção aos consumidores de combustíveis estão sujeitos a multas maiores. É o que de-termina a lei 6.973/15, de au-toria da deputada licenciada Cidinha Campos (PDT), atual secretária de Estado de Prote-ção e Defesa do Consumidor, publicada no Diário Oficial do Executivo.

Com isso, os postos que não disponibilizarem ao consu-midor informações sobre a procedência e a qualidade do combustível e que comerciali-zarem gasolina de produtora

AgORA é LEI:Multa para posto de gasolina será maior

diferente da bandeira do pos-to, terão multa “graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferi-da e a condição econômica do fornecedor”, como determina o Código de Defesa do Con-sumidor.

Na justificativa do projeto, Cidinha explica que a necessi-dade de mudança foi constata-da nas fiscalizações feitas pelo Procon/RJ: “A multa fixa aca-ba por engessar o agente fisca-lizador, impossibilitando um agravamento ou diminuição da multa nos casos específicos onde isso é necessário”.

Os trabalhadores no Co-mércio de Niterói terão reajuste de 7,68%, com o

piso salarial passando a ser de R$ 960,00. Tanto o valor quanto o percentual constam das Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) 2015/2016, que acabam de ser assinadas pelo Sindilojas e o Sindicato dos Empregados. As duas entidades celebraram enten-dimentos sobre salários, fe-riados, banco de horas e pror-rogações de jornada, cada um destes temas resultando numa CCT específica.

Segundo o presidente do Sindilojas/Niterói, Charbel Tauil, os entendimentos in-tersindicais atingiram bom termo. “Chegamos a um inde-xador justo, que representou um ganho real para os traba-lhadores, porém sem que se

Comércio de Niterói reajusta salários de

empregados em 7,68%perdesse de vista a realidade econômica nacional. O im-portante é que o trabalhador se sinta devidamente valo-rizado e que, com mais di-nheiro circulando na cidade, a roda da economia gire me-lhor, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de Niterói”, comentou Charbel.

Os dois Sindicatos tam-bém assinaram comunicado, ressaltando que os acordos para feriados são fundamen-tais para proteger tanto os lojistas quanto os comerciá-rios. O texto destaca que tais Acordos possuem respaldo legal (a Lei Federal nº 11.603, de 05/12/2007) e que visam harmonizar os interesses de ambas as partes envolvidas, requerendo, porém, o cum-primento de uma série de exi-gências pelos empregadores.

A mostra fotográfica Elogio ao Tempo reúne imagens de cinco fotógrafas sobre a mulher e suas múltiplas maneiras de passar pe-lo tempo. A exposição, em cartaz na Sociedade Fluminense de Foto-

Exposição em homenagem à Mulher

Promover a experimentação de esportes olímpicos e pa-ralímpicos, a interação com

um estilo de vida saudável e a aproximação dos alunos com a escola estão entre os objetivos dos programas esportivos que acontecem nas unidades escola-res da rede estadual de ensino. Os projetos envolvem a práti-ca de atividades esportivas e a promoção de valores associa-dos ao esporte, como respeito ao próximo, concentração, foco e responsabilidade. Atualmen-te, cerca de 500 escolas partici-pam destas iniciativas.

- Os projetos visam socializar os alunos e também a comu-nidade que vive no entorno da escola. É uma ótima for-ma de desenvolver conceitos importantes para a vida dos estudantes e de forma lúdica - disse a assistente técnica da Coordenação de Áreas do Co-nhecimento da Secretaria de Educação, Mônica Andrade.

Realizado em parceria com os ministérios dos Esportes e da Educação, o programa Atleta na Escola incentiva a prática esportiva democra-tizando o acesso ao esporte, desenvolvendo e difundindo valores olímpicos e paraolím-picos entre os alunos. Além disso, estimula a formação do atleta escolar, identificando e orientando jovens talentos. Ao longo do ano, são realiza-das competições internas, que

Alunos da rede públicaparticipam de Jogos Olímpicos

culminam na participação de alguns atletas nas etapas clas-sificatórias para os Jogos Esco-lares da Juventude.

Em 2013, o programa come-çou com o atletismo – salto em distância e corridas de resis-tência e velocidade – e a Secre-taria de Educação contou com a participação de 33 unidades. No ano seguinte, 245 escolas aderiram ao projeto e a oferta de modalidades foi ampliada, com judô, voleibol e arremesso de peso no atletismo.- É uma oportunidade que os alunos não têm na região onde mo-ram. Procuramos também rea-lizar os projetos em áreas com maior vulnerabilidade social - disse Mônica.

Acesso aos esportes é am-pliado - Iniciado há dois anos, o programa Segundo Tempo, criado pelo Ministério dos

Esportes e executado pela Se-cretaria de Esporte e Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria de Educação, pro-porciona o acesso à prática es-portiva através da implantação de núcleos de esporte educa-cional nas escolas.

Atualmente, o projeto acon-tece em unidades escolares das regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Baixadas Litorâneas, Centro-Sul e parte da Serrana. Este ano, a secretaria quer ex-pandi-lo para as regiões Norte e Noroeste e Serrana.

- Antes de escolher que es-porte vamos oferecer no pro-grama, fazemos uma consulta com os alunos e a direção das escolas para saber seus inte-resses e demandas. Só então definimos as modalidades que serão disponibilizadas - disse Mônica Andrade.

grafia, promove visita guiada pela curadora, Fátima Marchi, e pode ser vista na Galeria Jayme Morei-ra de Luna, com entrada franca.

“As fotógrafas tiveram liber-dade para abordar a temática.

Mulheres com seus olhares dife-renciados sobre as muitas facetas da vida feminina. As fotógrafas Joanna Kossatz, Mariza Forma-ggini, Manoela Lemos e Simone Soares foram alunas da SFF em épocas distintas e têm diferentes passagens e vivências no univer-so da imagem.

2a Quinzena DE ABRIL • 2015

Page 5: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa 5

Ex-zagueiro Jorge Luizse filia ao Solidariedade

Embora os conflitos militares ainda ocor-ressem no Oceano Pacífico e as bom-

bas atômicas lançadas pelos americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki só viessem a acon-tecer em agosto, o mês de maio de 1945 entrou para a história como a data que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial, com a ren-dição dos alemães às tropas aliadas. O saldo da estupi-dez humana e da barbárie ficaria marcado para sem-pre após a descoberta dos campos de concentração nazistas. Neles foram dizi-mados mais de seis milhões de judeus.

No ano em que se regis-tra os 70 anos do fim da Segunda Grande Guerra a

comunidade judaica realiza a já tradicional sessão solene em memória das vítimas do Holocausto judeu, seguida da abertura da exposição “Gueto de Varsóvia, o Levante: Uma His-tória e Seus Heróis”.

“Todo ato discriminatório e violento contra minorias, sejam negros, homossexuais, índios, judeus ou qualquer ou-tro grupo deve ser combatido. Participo deste evento muito satisfeito. Tenho uma propos-ta de lei para que noções da violência contra o povo judeu sejam inseridas na grade cur-ricular da Rede Municipal de Ensino de Niterói”, diz Paulo Bagueira, presidente do Legis-lativo, referindo-se ao Projeto de Lei 49/2012 de sua autoria.

A escolha do mês para o evento em memória às vítimas do nazismo ocorre em fun-

ção do Levante do Gueto de Varsóvia, que aconteceu em 19 de abril de 1943, quando os judeus e poloneses perse-guidos pelo exército alemão, ficaram 40 dias combatendo, sendo o único foco de resis-tência às tropas de Hitler. Ni-terói escolheu essa data, dois anos antes da ONU referen-dá-la como uma data a ser comemorada mundialmente.

Entre as autoridades e con-vidados, devem participar da sessão, representantes do Memorial Judaico de Vas-souras, da Associação David Frischman, da Hebraica de Niterói, do Centro Israeli-ta de Niterói, Wizo-Centro Scylla Schneider, e ex-com-batentes judeus que lutaram na Força Expedicionária Bra-sileira na Segunda Guerra Mundial.

O evento, já em sua 9ª edição, acontecerá nodia 27 de abril, às 18h30, no Plenário Brígido Tinoco

Foto: Sergio Gomes

Campeão carioca por todos os times que jogou, o zagueiro Jorge Luiz quer agora jogar na política. Ele acaba de assinar a sua filiação ao partido Soli-dariedade para disputar uma das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Niterói. Com mais de 30 anos de vida de-dicada ao esporte, com passa-gem pela Seleção Brasileira em 1991, Jorge Luiz afirma que pretende usar toda a experiên-cia adquirida no futebol para

trabalhar na área social. Mo-rador de Pendotiba, mas cria-do na Zona Norte de Niterói, ele afirmou, enfático, que o futebol lhe deu tudo na vida e agora é hora de retribuir. Presidente do Solidariedade em Niterói, o vereador Paulo Bagueira diz que Jorge Luiz vem somar com o partido. “Estamos buscando gente no-va, com novas ideias e ideais voltados para a saúde, a edu-cação e o trabalho”, diz ele.

Paulo Bagueira e Jorge Luiz

Câmara realiza sessão solene em memória às vítimas do holocausto

2a QUINZENA DE ABRIL • 2015

Page 6: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa6

Vez das Mulheres - Em São Gonçalo, outra importante representante do sexo fe-minino entrou na disputa para a presidência da OAB local. É Adriana Brandão. Do outro lado está Rosilene Alonso. Vai ser um colírio para os olhos essas eleições em SG.

Sucesso - A cantora Mari Biolchini apresentará temas

consagrados da bossa, jazz e MPB, com arranjos feitos pelo pianista Marvio Ciri-belli, nesta terça-feira 28, às 21h, no Godofredo Rio, o mais novo bar musical de Botafogo, localizado na Rua Silveira Martins 139, Catete/RJ.

Ouro fino - É uma boa ini-ciativa o projeto de autoria do deputado Alceu Moreira

(PMDB/RS), em análise na Câmara dos Deputados (PL 104/15), que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da educação básica e supe-rior de todo o País. Só serão admitidos se integrarem as atividades didático-peda-gógicas e forem autorizados pelos professores. A farra vai acabar!!!

SOLTINHAS... SOLTINHAS... SOLTINHAS...

MuLhERESserão homenageadas

com palestras

A OAB/Mulher, presidi-da pela advogada e Con-selheira Namara Guru-py, presta homenagem às

mães com palestra programada para terça-feira 28, às 18h, no au-ditório da OAB/Niterói. O even-to contará com a participação de Maria Cristina Barros Gutierrez Slaibi, juíza da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que abordará o tema Mulher: Titular de Direito Próprio ou de Direito dos Outros; Vania Maria da Cunha Bruno, ad-vogada e professora da UFF, que falará sobre O Comportamento do Advogado Nos Processos de Famí-lia; e Matilde Carone Slaibi Conti, também advogada e professora da Universo, que enfocará Justiça e Mediação. Maria Francisca Valias será a homenageada. A palestra,

com direito a carga horária para estudantes, é coordenada por Maria Lucia Freire Roboredo, delegada da Comissão OAB/Mulher.

Foto: Ulisses Franceschi

Crédito: Leo Zulluh/FAN

Encontro Cultural - André Diniz, com os escritores Diogo Cunha e João Carino, em noite de lançamento do livro A Geografia da Música Carioca, na Sala Carlos Couto.

Namara Gurupy e Fabiano Gonçalves, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói

2a Quinzena DE ABRIL • 2015

O Mundo dá voltas - Quem diria que o PMDB neste se-gundo mandato da presi-dente Dilma voltaria com a corda toda: acaba de conse-guir mais um ponto impor-tante junto ao governo com a escolha, pela presidente, de Michel Temer para co-ordenador político em lu-gar de Pepe Vargas, do PT. Temer é vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB. O par-tido, agora, controla a Câ-mara (Eduardo Cunha), o Senado (Renan Calheiros) e a coordenação política. Política é uma gangorra, não é mesmo?

Elegância e charme - Fa-biana Gomes, Thaís Fi-gueiredo e Sueli Figuei-redo Del Picchi, presen-ças bonitas que arrancam suspiros dos marmanjos de plantão por onde pas-sam... E hoje, enfeitam as páginas do nosso JSR...

Page 7: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa 7

[email protected]

Com o tema Esquina do Samba, já se imagina-va que o clima seria de muita alegria, músicas e muito samba no pé. E assim, nessa descontração, Márcia Pessanha, elegante e simpática dama da nossa cultura, recebeu uma legião de amigos e familiares para comemorar. A belíssima decora-ção e o buffet ficaram sob a responsabilidade de Jorge Luís e Kátia Magalhães. Em tempo: Entre os docinhos não faltaram os famosos "chuviscos", trazidos de Campos, terra natal da aniversariante.

E enfatizando a atmosfera festiva, os convi-dados eram recebidos pelo casal, ao lado de um painel onde constava nos dizeres do cardápio: 1- Muita Alegria; 2- Muita Música; 3- Família Reunida; 4-Bons Amigos; 5-Bate Papo; 6-Qui-tutes Gostosos; 7- Bebida Gelada - (Divirtam-se sem moderação). E a festa se prolongou até altas horas em um ambiente descontraído onde só reinava alegria e muita animação. Parabéns, Márcia!!!

Noite festivaque deixou saudades...

Casal elegante: Márcia e Aldo Pessanha

Erthal Rocha, Monsenhor Elídio Robaina e Márcia Pessanha

Márcia e Aldo com os filhos, Aldo e Marcelo; além dos netos Bento, Luiza e Benjamin

Aldo, Terezinha, Márcia e Antonio Soares, o ASO

Márcia Pessanha e Guadá

2a QUINZENA DE ABRIL • 2015

Page 8: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa8

CULTURA ALBERTO ARAÚ[email protected]

POSSE - O Cenáculo Fluminense de História e Letras empossa nova di-retoria, nesta sexta-feira 24, no Ins-tituto Italiano di Cultura, localizado em São Francisco. Assumiu a pre-sidência a Acadêmica Matilde Slaib Conti para o biênio 2015/2016.RECITAL - O rec i ta l do Grupo G.A.R.IN.P.O, neste mês, foi realiza-do no Abrigo Cristo Redentor, onde, uma vez mais, emocionou seus con-vidados com belos versos e canções.hOMENAgEM – Nessa quarta-feira 29, na sede da Academia Niteroiense de Letras, homenagem ao cente-nário de nascimento de J. J. Veiga, com palestra de Márcia Pessanha:

O Realismo Fantástico na Obra de J.J. Veiga, às 17h, com entra-da gratuita. (Praça da República 7, Centro).COM PRESSA - Quem circula pela Re-gião Oceânica e periferia observa, assustado, postes de cimento e de madeira da Ampla tortos e amea-çando desabar. Dois exemplos se encontram na Estrada do Sapê e na Estrada Senador Fernandes Cunha, em Rio do Ouro. A Ampla não está nem aí e providências só serão to-madas quando cair em cima de al-guém, de uma casa, de um carro, na estrada, interrompendo o trân-sito, ou cortando a energia da área.

Ainda assim, a empresa ganhou um belo presente do governo federal, com a autorização para esse au-mento absurdo e brutal. Alô, alô, autoridades! SENSACIONAL - Os advogados de Ni-terói vão contar, até o fim de maio, com mais um benefício. Trata-se da instalação dos equipamentos para o Pilates. O presidente da Caarj, Mar-cello Oliveira, atendendo solicitação da presidência da OAB/Niterói, au-torizou a compra do equipamento, que será entregue em 30 dias pela empresa que ganhou a licitação. O prazo permitirá que a Caarj adapte o espaço necessário. Parabéns!!!

uMAS & OuTRAS... uMAS & OuTRAS... uMAS & OuTRAS... uMAS & OuTRAS...

• A cantora Mari Biol-chini e o pianista Marvio Ciribelli serão a atração do Bar Cariocando, nesta sexta-feira 24, a partir das 20h30, para uma noite es-pecial de Bossa Nova. O show contará com as par-ticipações do contrabai-xista Adalberto Miranda e do percussionista Luís Lima, o popular “Japão”. Com apenas 19 anos, Ma-ri, que tem formado dupla com Ciribelli em diversas

casas do Rio de Janeiro, vai cantar clássicos da Bossa Nova e da MPB, com arranjos especiais preparados pelo pianista. Pro-gramaço imperdível!!!

Rua Silveira Martins 139, no Catete/RJ.

Mari Biolchini e Marviono Cariocando • Formado em Publicidade pela

UFF, o jovem Leonardo Konjedik foi o vencedor da maior premiação já obtida por um brasileiro na terra de Molière, em Festival de Publicidade 2014, em Cannes, trazendo para o Brasil dois Leões, sendo um de prata e outro de bronze. Leonardo, que é filho de Myrian Konjedik, funcionária da Mediateca da Aliança Francesa/Niterói, estudou no Instituto Abel e domina bem o idioma francês, tendo estudado na própria Aliança Francesa e cursado uma extensão universitária na França. Um orgulho para Niterói!

Niteroiense vence Festival em Cannes

• Neste domingo 26, às 17h, o Trio Madeiras estará se apre-sentando no Solar do Jambeiro com Alexandre Santiago (flau-ta); Renato Reis (clarineta); e Rodrigo Rodrigues (fagote), todos integrantes do Projeto Aprendiz Música na Escola, mantido pela Prefeitura de Niterói. O repertório terá uma mistura de diferentes estilos musicais, com obras compos-tas originalmente para a for-

Trio Madeiras dita o ritmo no Solar do Jambeiro

• A Aliança Francesa de Ni-terói, em mais uma iniciativa cultural, traz ao público uma produção franco-germânica do ano de 1964, com a atriz Catherine Deneuve. O filme Os Guarda-Chuvas do Amor, retrata uma linda história de amor que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, na Argélia, e será apresentado nes-ta segunda-feira, dia 27, às 19h.

Rua Lopes Trovão 52, 2º an-dar, em Icaraí.

Cine Clube na Aliança Francesade Niterói • Do dia 30 de abril até 23

de maio, a Aliança Francesa abre a exposição Realidade Partida, de Gabriel Miranda, com visitação ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 até 20h30; aos sábados, das 8h30h às 12h, com entrada livre. Segundo o autor, a mostra reflete sua visão do real X o surreal, seu imaginário e as emoções do fantástico que sempre passa desapercebido.

Rua Lopes Trovão 52/2º andar, em Icaraí. Imperdível!

Dia 06: Sessão em homena-gem ao Dia das Mães. Roda de leitura de textos alusivos às mães. (leve o texto para ser lido e comentado); Dia 13: Sessão alusiva à Abo-lição da Escravatura, com palestra de Sávio Soares de Sousa - Castro Alves, o Poeta Abolicionista; Dia 20: Proje-to “Música na Academia” - Pelas Andanças dos Festivais. Apresentação de Lauro Go-mes e participações: Oswal-do Siqueira (voz e violão) e

Sandro Rebel; Dia 27: Sessão alusiva aos 70 anos do tér-mino da II Guerra Mundial. Homenagem a Mário Du-arte Monteiro, ex-ocupante da Cadeira 23 da ANL, mé-dico do Exército Brasileiro na campanha da Força Ex-pedicionária Brasileira, com palestra de Waldenir de Bra-gança.

OBS: Todos os eventos se-rão realizados as quartas-fei-ras, às 17h, na Rua Visconde do Uruguai 456/Centro.

Mais uma da Aliança Francesa

mação, além de alguns arran-jos para músicas populares de vários compositores, como, Pi-xinguinha, Tom Jobim, Chico

Buarque, entre outros.Rua Presidente Domiciano 195, Boa Viagem/Niterói. Entrada franca.

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRASPROGRAMAçãO: MAIO/2015

2a Quinzena DE ABRIL • 2015

Page 9: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa 9

A Legião da Boa Vontade (LBV) oferecerá diversos cursos profissionalizan-

tes gratuitos para quem busca colocação no concorrido mer-cado de trabalho, com aulas desenvolvidas pelo Progra-ma de Capacitação e Inclusão Produtiva.

Os cursos são para as áreas de Recepção Hospitalar; Fatura-mento Hospitalar; Cerimonial e Eventos; Recepção Hoteleira; Recursos Humanos; Operador e Supervisor de Telemarketing; Secretariado Administrativo e Executivo; Assistente Admi-nistrativo; Departamento Pes-

LBV oferece centenasde vagas para cursos

gratuitos em São gonçalosoal; Almoxarifado e Estoque; Atendente de Farmácia e Dro-garia, entre outros. Cerca de 200 vagas serão oferecidas aos candidatos e, para se inscrever, basta apresentar os seguintes documentos: CPF, Identidade, declaração escolar e compro-vante de residência. As inscri-ções acontecem de segunda à sexta, das 09h às 16h, com início das aulas em maio.

Em São Gonçalo, o Centro Comunitário de Assistência Social está localizado na Rua Cel. Moreira César 160 – Bair-ro Zé Garoto. Informações: (21) 2605-6359.

A prefeitura de Niterói organizou uma ação conjunta en-tre as secretarias de Ordem Pública, Saúde e Assistência Social com objetivo de localizar e acolher o morador de rua, o músico Wigberto Rodrigues da Silva. Guardas munici-pais o encontraram e, para resguardá-lo, foi encaminhado à 77ª Delegacia de Polícia, onde, imediatamente, a Saúde e Assistência Social foram informadas. Segundo a Seop, Wigberto estava calmo, aceitou acompanhar os guardas, que tiveram uma atenção toda especial ao caso.

Profissionais da Saúde Mental se dirigiram à delegacia a fim de prestar acolhimento ao morador de rua. Para uma melhor abordagem, levaram um violão e após um primeiro atendimento, o músico foi encaminhado ao Hospital Psi-quiátrico de Jurujuba onde foi avaliado e recebe os trata-mentos necessários.

Projeto 'Arte naRua' está com inscrições abertasA Prefeitura de Niterói, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), informa que o edital 2015 do projeto ‘Arte na Rua’ está aberto. A ficha de inscrição ficará disponível no site Cultura Niterói até o dia 30 de setembro e o projeto já começa a nova temporada em maio. Com o objetivo de ser vitrine para os artistas da cidade, o programa contempla diversas vertentes culturais como música, teatro, dança, circo, poesia, entre outras.

As apresentações irão até dezembro/2015, em esquinas, praças e em equipamentos públicos do município. Os trabalhos serão selecionados por uma comitiva formada por seis pessoas da área cultural. Informações: culturaniteroi.com.br/editais/ou 2621-5050 (Ramais 221/210).

Curso de extensão: Direito e Cidadania SocioambientalO Unilasalle/RJ, sempre atento às questões ambientais, oferecerá nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio (sábados), das 9h às 13h, o curso de extensão “Direito e Cidadania Socioambiental”, ministrado pela advogada ambiental Tainá Mocaiber. O curso oferecerá formação generalista, com foco na responsabilidade social, no fortalecimento da cidadania e nos valores constitucionais, objetivando capacitar cidadãos, gestores públicos e lideranças sobre os desafios e oportunidades que envolvem as questões socioambientais. O investimento é de R$ 184 (que pode ser pago em 2X de R$ 92), com descontos para pagamentos à vista (12%) e para alunos da Rede La Salle RJ e conveniados (8%). As inscrições podem ser feitas através do site: unilasalle.edu.br/rj/extensao/. Informações: 0800 709 3773.

Rua Gastão Gonçalves 79, em Santa Rosa.

Ação conjunta paraacolhimento de morador de rua

2a QUINZENA DE ABRIL • 2015

Page 10: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa10

MUDANÇASH. Francisconi

O ser humano é inovador até mesmo quando tudo está dando certo. Não teve jeito, ele optou pe-lo diferente.

- Querida, hoje quero mudar...- Não acha melhor comermos na pizzaria de sem-

pre? Já conhecemos o serviço, até o garçom é nosso amigo...

- Querida, é que inauguraram uma cantina nova, ali mesmo, só duas quadras, tá vendo?

- Sim, tô vendo...- Então, vamos?- Não sei... Sou meio cismada com essas coisas....................................................Saíram da cantina. Ela estava enjoada e ele com um

peso no estômago.- Deixa pra lá, querida. Entra aí. Vamos embora.- Meu bem, essa rua não é a de costume. Por que

você mudou o caminho de casa?- Pra ficar um pouco diferente, meu bem. Deixa comigo.O sinal fecha, já escurecera e um homem bastante

suspeito se aproxima do carro.- Fecha a janela! Rápido!- Calma, vocês mulheres são muito alarmistas!- Olha aí, tá vendo? Ele tá parando do nosso lado! E

se estiver armado?- Eu vou arrancar com o sinal fechado. Já vi que na

transversal não vem nada.................................................- Ah, beleza! Lar doce lar! Tá vendo? Pra que tanto

alarde?...............................................Os dois, já na cama.- Meu bem, o que você está fazendo?- Vem cá, querida, andei lendo alguma coisa sobre

Kama Sutra. De vez em quando, sabe como é, é bom fazer diferente...

...................................................- Querido, tudo bem, eu compreendo. Às vezes

acontece...- Alguma coisa tá errada. Isso nunca aconteceu

comigo...

Hilário Francisconi é [email protected]

Iniciativa de um filantropo, Adcum-RJ não tem fins lucrativos e atende outros municípios

Remédios a preçode custo em Niterói

Imagine comprar remédios a preço de custo, inclusive os mais caros e de venda contro-lada? O que parece um sonho de consumo distante é uma realidade pertinho dos nite-roienses. Localizada no térreo do edifício Tower da Rua Vis-conde de Sepetiba (ao lado da Prefeitura), a Associação de Defesa dos Consumidores e Usuários de Medicamentos (Adcum) do Rio de Janeiro – sem fins lucrativos – foi funda-da há dez anos pelo aeronauta e engenheiro de voo aposenta-do Odari Saboia, de 62 anos. E, apesar do tempo de existência, ainda é pouco conhecida.

“Estava me aposentando após trinta anos de trabalho na Varig e, para superar a expectativa de sobrevida de apenas três anos atribuída ao aeronauta aposentado, tendo testemunhado as necessidades de minha sogra por medica-mentos de uso contínuo mui-to caros e às vezes difíceis de encontrar, tive a ideia de criar a associação”.

Trata-se de uma drogaria que, a exemplo da Caarj e da falida Usimed , vende mais ba-

rato para associados, que pa-gam uma anuidade de apenas R$ 48 – arrecadação utilizada para remunerar o farmacêu-tico responsável e um aten-dente. Hoje conta com dois mil associados, inclusive de outros estados (envio por cor-reio somente de remédios não controlados). Odari Saboia e mais dois colaboradores são voluntários: a secretária e o te-soureiro. Eles procuram parce-rias com empresas e entidades classistas; eles já contam com a OAB/Niterói e o CREA.

O público-alvo são os pa-cientes crônicos dependentes de medicamentos de referên-cia, chamados de “éticos”, que são os mais caros do mercado. Também possuem genéricos e similares. A economia do clien-te gira em torno de 30% sobre cada remédio. “Descobri como isso beneficiaria muita gente, com as quais me preocupo”, ressaltou. A Adcum funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Os telefones são 2620-8165, 3023-0555 e 2613-5418. Saiba mais pelo e-mail [email protected] ou acesse www.adcum.com.br.

Multa maior para quem não respeitar a meia-entradaFoi publicada no Diário Ofi-cial do Poder Executivo a Lei 6.984/15, também de autoria da deputada Cidinha Cam-pos, atual secretária de Esta-do de Proteção e Defesa do Consumidor, que aumenta multas para estabelecimen-tos culturais e de lazer que descumprem a Lei da Meia-Entrada Estadual. A norma muda o artigo de outra lei que estabelecia uma multa fixa, adaptando o texto ao Código de Defesa do Con-sumidor e determinando a aplicação de multa “gradua-da de acordo com a gravida-de da infração, a vantagem auferida e a condição econô-mica do fornecedor”.

Cidinha explica que a ne-cessidade de mudança foi constatada nas fiscalizações feitas pelo Procon/RJ. Se-gundo ela, a multa fixa des-cumpre o que manda o CDC. “Isso acaba por engessar o agente fiscalizador, impos-sibilitando um agravamento ou diminuição da multa nos casos específicos onde isso é necessário”, relata. A multa será mais alta quanto maior for o estabelecimento e em caso de reincidência.

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) derrubou veto do go-vernador Luiz Fernando Pezão ao projeto de lei 1.938/13, do de-putado André Ceciliano (PT). O texto determina que provedores de acesso à internet, provedores de hospedagem, sites de rela-cionamento ou qualquer outro serviço pagos online tenham sua mensalidade reduzida em caso de interrupção. Com isso, a pro-posta será transformada em lei e promulgada pelo presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), nos próximos dias.

"Muitas vezes o consumidor contrata um serviço, ele apresenta problemas e fica fora do ar por al-guns dias. O que queremos é que esses dias sejam descontados da mensalidade", explica Ceciliano. Quem descumprir a regra estará sujeito à multa de 500 UFIR por consumidor prejudicado.

Mensalidade de provedor de internet pode ser reduzida com suspensão do serviço

2a Quinzena DE ABRIL • 2015

Page 11: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa 11

• Noite inesquecível! Num clima que tinha tudo a ver com a “cara” do ani-versariante, a data, que já se tornou tradição, não poderia ser mais apro-priada para tanta euforia, onde mais de 200 convidados compareceram para abraçar os gêmeos Marcelo e Marcio Aleluia.

O salão do restaurante Espetto Rio, no Jardim Icaraí, foi pequeno para re-ceber tamanho número de familiares e amigos dos meios político, empresa-rial, social e cultural. A galera, anima-díssima, lotou a pista de dança até altas Maria Augusta Nóbrega, Maria Nóbrega e Regina Silva

Lúcia Tavares, Ássima Malek, Aleluia e Cláudia Miranda

Melina Afonso, Daniele Arona, Aleluia e Marcia Herdy Sandra Mara Cheriegate e Flávio Mussallem

Francisco Gomes, Marcio Aleluia e sua mãe Agenir Aleluia

Charbel Tauil Filho, Marcio Aleluia e Charbel Tauil

horas sob o comando do DJ Glauco Brito e um show acústico com Sávio da Banda BR 80, Roberto Gallart e o internacional músico Reynaldo Costa.

Finalizando, Aleluia agradeceu a pre-sença de todos citando Carlos Drum-mond de Andrade: “A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-se do sofri-mento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”

O advogado Alexan-dre Martins Flexa, pro-fessor de Direito Pro-cessual Civil do Emec; o desembargador Ro-berto Guimarães, pre-sidente do Instituto dos Magistrados do Brasil e o vice-presidente da Associação Estadual de Procuradores, Nicola Tutungi Júnior, foram

os convidados para de-baterem sobre O Novo Código de Processo Ci-vil, no dia 18 de maio, às 19h, no auditório da entidade, com a media-ção do conselheiro Elio Ferreira de Souza, pre-sidente da Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/Niterói.

Alexandre Martins

Flexa comentará o Inci-dente de Desconsideração da Personalidade Jurídi-ca; Roberto Guimarães abordará o tema Con-ceito de Precedentes no Novo CPC e Repercussões sobre a Sentença, e Nico-la Tutungi Júnior falará sobre Deveres das Partes e Funções Essenciais à Justiça.

Novo Código de Processo Civil será discutido na OAB/Niterói

Animação agitou festa de Marcio Aleluia2a QUINZENA DE ABRIL • 2015

Page 12: JORNAL SANTA ROSA Nº  1455

Santa RoSa12

...O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves du-rante reunião com familia-res da juíza e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Rossidélio Lopes. Segundo o prefeito, a inaugu-ração está prevista para agosto, em um jardim, com uma placa de bronze.

“O memorial será uma ho-menagem e, ao mesmo tempo, o registro do fato que ocorreu

Prefeitura de Niterói construirá na Praia de Icaraí, memorial em homenagem à juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011...

PATRíCIA ACIOLIserá homenageada com memorial

há quatro anos. É o reconheci-mento da luta por justiça, con-tra a impunidade e para que fatos como esse nunca mais ocorram em nosso Estado. O que ocorreu foi inaceitável. Acolhemos esse projeto que será feito pela Secretaria de Urbanismo”, disse.

Ex-marido da juíza e pai dos seus dois filhos, Wílson Ma-ciel Chagas Júnior agradeceu o apoio e concluiu: “Tínha-mos certeza de que a resposta

da Prefeitura seria de apoio à nossa manifestação em home-nageá-la. Estamos felizes com esse reconhecimento porque é uma forma de manter viva a história da Patrícia, quem foi, e o que aconteceu com ela.

Rossidélio Lopes falou so-bre a importância do diálogo entre os três poderes e disse que a figura de Patrícia Acio-li representa um símbolo que sempre trabalhou em prol do nosso Estado.

Parabéns, Mãe!Você tem o brilho único nos olhos,

a alma e o coração repletos de amor.

Só você saber fazer o mundo ser mais feliz e melhor... Beijos do seu

JORNAL SANTA ROSA e EQUIPE

2a Quinzena DE ABRIL • 2015

Será neste sábado 25, a partir das 10h, que o ve-reador Leonardo Gior-

dano (PT) fará, no Campo de São Bento, a Caminhada dos Cravos. O ato revive a memória das revoluções de-mocráticas e as lutas popu-lares do Brasil e do mundo.

“É uma marcha que re-força o valor da liberdade, da solidariedade, que nos coloca em sintonia com os ideais socialistas” – desta-ca o vereador Giordano, cujo mandato tem o Cravo como símbolo de luta e co-municação.

Comemorando a tradição internacionalista da esquer-da, a Revolução dos Cravos faz parte de um período da história de Portugal, que re-sultou em um intenso movi-mento social ocorrido em 25 de abril de 1974. Sua verve revolucionária, democráti-ca e de constante luta por

direitos humanos e liber-dade é uma referência para o mandato, a militância e o grupo político de Leonardo.

História - Em 1974, o po-vo depôs o regime ditatorial de inspiração fascista, vi-gente desde 1933: o Estado Novo, presidido por Antó-nio de Oliveira Salazar. À meia noite 25 de abril uma emissora de rádio tocava a música Grândola Vila Mo-rena, de Zeca Afonso, proi-bida pela censura à época.

A partir daquele ano, ini-ciou-se, em Portugal, um re-gime democrático que, com a entrada em vigor da nova Constituição de 25 de abril de 1976, iniciou-se uma for-te orientação socialista na-quele país.

Agradecida à revolução, a população portuguesa saiu às ruas distribuindo cravos – a flor da liberdade- aos rebeldes.

Caminhada dos Cravosno Campo São Bento

Leonardo Giordano oferece cravos ao público no Campo São Bento