jornal reporter madureira 03

8
A usência de médi- cos, atendimento inadequado, falta de equipamentos, Pronto- socorro sucateado, são alguns dos problemas que cada vez mais deixa a população preocupada em saber que a Saúde de Itanhaém esta desfale- cendo. Com aproximadamen- te R$ 50 milhões por ano, o que resulta em torno 22% do orçamento muni- cipal, a Saúde em Itanha- ém está se tornado um verdadeiro caos. Ausên- cia de médicos, atendi- mento inadequado, falta de equipamentos, Pronto- socorro sucateado, são alguns dos problemas que cada vez mais deixa a população preocupada em saber que a Saúde de Itanhaém esta desfale- cendo. O que é cada vez mais comum os pacientes do PS presenciarem o des- caso no atendimento, com filas de espera que chegam a demorar horas para serem atendidos. Um problema que está atingindo grandes dimen- sões que alguns verea- dores foram obrigados a pedirem explicações ao Poder Executivo. Nas últi- mas sessões da Câmara, diversos requerimentos ... Mesmo com orçamento milionário para Saúde Prefeito Forssell deixa população com péssimo atendimento Máteria Completa - Pág 05 Enquanto a população sofrendo com a falta de médicos no Pronto Socorro e nas Unidades de Saúde, o prefeito Forssell prefere fazer investimentos em escola de samba de São Paulo 26 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO DE 2011 - ANO I - EDIÇÃO 2 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: ITANHAÉM • MONGAGUÁ • PERUÍBE SABESP e Prefeitura fogem de audiência pública PRAIA SEM ESGOTO A o não comparecer em Audiência Pública que visava debater consequências de projeto de sua responsabilidade, a Sabesp e a Prefeitura Municipal de Itanhaém demonstraram total falta de respeito com a popula- ção de Itanhaém. Leia mais na Pág. 03 Sinfônica de Santos leva mais de 100 pessoas à Igreja Matriz CULTURA N o último domingo (25), o público que acompanhou a apresentação da Orques- tra Sinfônica Municipal de Santos saiu emocio- nado da Igreja Matriz de Sant’Anna. O grupo, com- posto por 41 integrantes, trouxe aos presentes o que há de melhor em... Leia mais na Pág. 02

Upload: jornal-madureira

Post on 10-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Reporter Madureira 03

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Reporter Madureira 03

Ausência de médi-cos, atendimento inadequado, falta

de equipamentos, Pronto-socorro sucateado, são alguns dos problemas que cada vez mais deixa a população preocupada em saber que a Saúde de Itanhaém esta desfale-cendo.

Com aproximadamen-te R$ 50 milhões por ano, o que resulta em torno 22% do orçamento muni-cipal, a Saúde em Itanha-ém está se tornado um verdadeiro caos. Ausên-cia de médicos, atendi-mento inadequado, falta de equipamentos, Pronto-socorro sucateado, são

alguns dos problemas que cada vez mais deixa a população preocupada em saber que a Saúde de Itanhaém esta desfale-cendo.

O que é cada vez mais comum os pacientes do PS presenciarem o des-caso no atendimento, com filas de espera que chegam a demorar horas para serem atendidos. Um problema que está atingindo grandes dimen-sões que alguns verea-dores foram obrigados a pedirem explicações ao Poder Executivo. Nas últi-mas sessões da Câmara, diversos requerimentos ...

Mesmo com orçamento milionário para Saúde Prefeito Forssell deixa população com péssimo atendimento

Máteria Completa - Pág 05Enquanto a população sofrendo com a falta de médicos no Pronto Socorro e nas Unidades de Saúde,

o prefeito Forssell prefere fazer investimentos em escola de samba de São Paulo

26 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO DE 2011 - ANO I - EDIÇÃO 2 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: ITANHAÉM • MONGAGUÁ • PERUÍBE

SABESP e Prefeiturafogem de audiência pública

PRAIA SEM ESGOTO

Ao não comparecer em Audiência Pública que visava debater

consequências de projeto de sua responsabilidade, a Sabesp e a Prefeitura Municipal de Itanhaém demonstraram total falta de respeito com a popula-ção de Itanhaém.

Leia mais na Pág. 03

Sinfônica de Santos leva maisde 100 pessoas à Igreja Matriz

CULTURA

No último domingo (25), o público que acompanhou a

apresentação da Orques-tra Sinfônica Municipal de Santos saiu emocio-nado da Igreja Matriz de Sant’Anna. O grupo, com-posto por 41 integrantes, trouxe aos presentes o que há de melhor em...

Leia mais na Pág. 02

Page 2: Jornal Reporter Madureira 03

2 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

Os municípios de-vem passar à ór-bita municipal

a gestão efetiva do meio ambiente, assim como da segurança e trânsito, da saúde, da educação e dos demais setores básicos de imediato interesse da popu-lação. Uma cidade susten-tável transmite para popula-ção o bem estar, a saúde e a excelência em qualidade de vida. A cidade de Itanhaém é privilegiada por seus aspec-tos geográficos, pois possui a maior bacia hidrográfica do Estado de São Paulo, ri-queza em mata atlântica e diversidade de praias.

Ocorre que ações go-vernamentais e omissão de comando vem contribuindo para a degradação e des-truição dos recursos natu-rais, sociais e econômicos em Itanhaém.

Crimes ambientais como desmatamento provocado pelo poder público, assim como invasão de áreas ver-des já são alvos de denún-cias no ministério público local e seguem os trâmites legais para devida apuração e penalidades para os res-ponsáveis.

A Sabesp, através do governo do estado implan-tou na baixada santista o projeto denominado “Onda Limpa”, com argumento de coletar e tratar o esgoto das cidades da região. Porém, a rede coletora de esgoto foi assentada sob a faixa de areia na praia, inclusive com os tubos expostos na altura de 1 metro.

Em audiência pública representantes do governo municipal se isentaram da

culpa transferindo para a SABESP a responsabilidade sobre o caso. Executivos da SABESP informaram que a medida foi adotada por ser mais econômica do que a implantação da rede sob a calçada da avenida beira-mar. É de notório saber que o avanço do mar é constan-te, assim como as ressacas são constantes, tornando real o risco de rompimento e vazamento do esgoto nas praias. Além da degradação ambiental, o prejuízo avan-ça para o desenvolvimento econômico da cidade, cuja característica é o turismo.

A prefeitura tem poder de embargar toda e qual-quer obra que esteja sendo realizada no município. É dever do prefeito de Itanha-ém, João Carlos Forssell o estudo e a leitura do artigo: “Município: Poder de polícia sobre a zona costeira” pu-blicado no site da Família Zwarg: http://www.zwarg.com.br/artigo7.html

Hoje Itanhaém não tem um líder no comando, tem omissão de comando. De-fino como irresponsável um governo que constrói ou que permite a construção de uma tubulação de esgo-to na praia.

A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa embargou di-versas obras da Sabesp por diversos motivos, e não ve-mos essa atitude neste go-verno de Itanhaém. Temos exemplos de governos que devem ser seguidos, pois neles o interesse público prevalece.

Recentemente, o municí-pio de São Vicente, tomou medidas de extrema impor-

tância para ampliar a cons-ciência ambiental da popu-lação, assim como ações ambientais que certamente levarão mais qualidade de vida para os vicentinos.

Foi lançado pelo governo de São Vicente(PSB), o guia de “Arborização Urbana Ci-dade Verde” que visa o estí-mulo ao plantio de mudas, com o intuito de melhorar o perfil da cidade adquirindo equilíbrio sustentável.

Outra medida foi o estí-mulo a construção ecológi-ca, onde a Prefeitura de São Vicente criou o “IPTU Verde”, um programa de incentivo fiscal a medidas sustentáveis para quem quer construir ou reformar seu imóvel.

Já a cidade de Santos in-veste cada vez mais em polí-ticas públicas para o uso de bicicletas, com campanhas publicitárias e construção de ciclovias. A cidade de Ita-nhaém merece um governo que defenda suas raízes, sua cultura, seus valores e acima de tudo o futuro das próximas gerações da fa-mília itanhaense.

“A autonomia dos municípios litorâneos abrange a faixa marítima deinfluência na vida da população no que diz respeito à saúde, lazer e economia”

POR TEMPOS MELHORES!ARTIGO

César Augusto deSouza Ferreira

Presidente do PartidoProgressitsa de Itanhaém

Está tudo pronto para o início de mais uma edição dos Jogos Es-

colares de Itanhaém que reunirá, na mesma com-petição, várias modalida-des esportivas.

De 7 a 15 de outubro, os alunos das escolas municipais, particulares, estaduais e escola técni-ca disputarão as partidas.

A cerimônia de aber-tura será realizada na próxima sexta-feira (7), às 10 horas, no Ginásio de Esportes Adriano Dias de Oliveira, situado na

Avenida Cabuçu s/nº, no Suarão. O campeonato envolve a participação de aproximadamente de 1.500 alunos com idade entre 7 e 16 anos, de 38 unidades escolares.

Os jogos serão dispu-tados nas modalidades: atletismo, basquete, fut-sal, handebol, judô, na-tação, skate, surf, tênis de mesa, vôlei e xadrez

“O objetivo do evento é estimular a prática es-portiva dos estudantes de nossa Cidade, na sema-na em que é comemora-

Jogos Escolares de Itanhaém acontecem de 7 a 15 de outubro

do o Dia das Crianças, além de promover a in-tegração entre os alunos de todas as escolas parti-cipantes”, ressalta o dire-tor do Departamento de Esportes Max Ovidio de Souza Oliveira.

As atividades passa-rão pelo Complexo Edu-cacional Harry Forssell, Praia do Sonho, Clube Náutico, E.M Leonor de Mendes Barros I, Jardim Mosteiro e Centro Muni-cipal Tecnológico de Edu-cação, Cultura e Esportes (CMTECE).

Informamos que ocorreu no dia 27 de agosto de 2011 às 16:00hs, na rua Julio Gama Alves n.º 30 - Jd. Corumbá - Itanhaém/SP a Assembléia de Dissolução da CASA DE REPOUSO LÍRIO DOS VALES DE ITANHAÉM, onde os associados, colaboradores e associados bene-méritos, discutiram e deliberaram sobre a dissolução da entidade, e assuntos de interesse geral.

ITANHAÉM 27 DE SETEMBRO DE 2011

CASA DE REPOUSO LÍRIO DOS VALES DE ITANHAÉMEDITAL DE PUBLICAÇÃO

No último domingo (25), o público que acompanhou a apresentação da Orques-tra Sinfônica Municipal de Santos saiu emocionado da Igreja Matriz de Sant’Anna.

O grupo, composto por 41 integrantes, trouxe aos presentes o que há de me-lhor em música de concer-

to. Mesmo com o tempo chuvoso, a Igreja estava lotada, com mais de 100 munícipes. A programação incluiu: Abertura da Ópera - Don Giovanni (W.A.Mozart), Pastorale D’éte - Pastoral de Verão (A. Honegger) e Sin-fonia nº 101 em Re Maior - O Relógio (Joseph Haydn).

Sinfônica de Santos leva maisde 100 pessoas à Igreja Matriz

O maestro, Rodrigo Vit-ta, explica que este tipo de concerto faz parte do pro-jeto ‘Concertos populares’, que tira a orquestra do tea-tro e leva para as ruas. “Este é um concerto que tem o objetivo de levar a música clássica à população, pelas igrejas do litoral paulista”.

ITANHAÉM

Disputando a 3ª Copa de Futsal Feminino de São

Vicente, a seleção de Fut-sal Feminino de Peruíbe / AMEP conquistou mais um troféu. Em competi-ção que envolveu grandes equipes, a nossa seleção garantiu a 3ª colocação na disputa, tendo perdi-do apenas para Santos e e São Vicente. O evento começou na manhã do sábado, 17 de Setembro,

Futsal feminino de Peruíbeconquista mais um troféu

e se estendeu até o perío-do da tarde, tendo termi-nado com a classificação:

Campeão - Santos F.C, Vi-ce-Campeão - São Vicen-te, 3º Colocado - Peruíbe.

PERUÍBE

Page 3: Jornal Reporter Madureira 03

3 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

VERDE• Quero homenagear es-

ses profissionais que são os Salva-Vidas, já que mais uma temporada se aproxima e alguns turistas se excedem na bebida ; Alô Lorenso, e seus colegas do (Posto do Satélite). Fizeram um traba-lho perfeito na temporada passada, sem nenhum óbito. Parabéns!

• Alô Sueli operadora de caixa no Extra da Av. Rui Barbosa, muito simpática e atenciosa.

• Um abraço para Tamires , Dayane e Felipe filhos do Daniel e Aninha (Bella Pizza)

• O futuro de Itanhaém tem nome: Marcelo Strama

AMARELO• Tem Pré-Candidato a

Vereador (situação) que ta fugindo do apoio do filho de um certo político, basta o fu-lano aparecer que alguns co-mentam “Volta pro mar ofe-renda”. Com certeza com o apoio desse é perder votos.

• Atenção para alguns di-vulgadores com seus carros de som, vamos ter um pouco mais de consideração com aqueles que estão velando seus entes queridos, baixem o som ao passar em frente ao velório.

• Recomeçou a maquia-gem, agora começaram a pintar guias e postes, en-quanto deixam algumas va-

Cidade é a segunda a receber projeto ‘Eu Faço a Diferença no Mundo’

A III Ação Municipal para Promoção do Turis-mo trará novidade eco-lógica este ano. A exposi-ção e venda de camisetas feitas a partir de garrafas PET do projeto ‘Eu Faço a Diferença no Mundo’ vai mobilizar os participantes.

Durante os dias do evento (28 a 30 de setem-bro), será possível adqui-rir uma camiseta com um desconto de R$ 10,00, caso a pessoa apresente duas garrafas PET de 2 litros. Originalmente cada peça custaria R$ 25,00. As garrafas serão doadas para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá – Coopermar, que na se-mana passada recebeu um galpão com equipa-mentos, no Flórida Mirim.

Mongaguá é a segun-da cidade a receber o projeto que visa retirar do meio ambiente, no prazo de cinco anos, 10 milhões de garrafas PET. Para isso, a ONG tem como meta praticar a Educação Am-biental em parceria com empresas, terceiro setor, ONGS e qualquer cida-dão que queira participar do projeto.

As garrafas pet arre-cadadas serão moídas na hora, por causa do volume, e todo o material arrecadado será doado para a cooperativa da cidade. A ONG também estará conscientizando os participantes sobre a im-portância de se reciclar o lixo, lembrando que a cada camiseta produzida, quatro garrafas são retira-das do meio ambiente.

A entrada é franca, no Centro Cultural Raul Cor-tez (Avenida São Paulo, 3465 - Vera Cruz).

Evento de Turismo em Mongaguá terá ação ambiental

Na Semana Na-cional do Trân-sito, a diversão

foi garantida as cen-tenas de crianças que compareceram no úl-timo sábado (24), a Praça Narciso de An-drade, para participar das ações educativas de conscientização a re-gras e leis de trânsito.

No espaço, esteve montado uma ‘Minici-dade do Trânsito’ que recria o Centro Histó-rico de Itanhaém. O mini-complexo urbano proporcionou ativida-des recreativas, com si-nalizações iguais a de

uma cidade, incluindo semáforos, faixas de pe-destres e placas. Durante todo o trajeto, os partici-pantes foram conduzidos por monitores. Atravessar a faixa de pedestre com atenção foi uma das ob-servações incluídas no passeio da minicidade. As crianças já aprendem des-de cedo, a se comportar no trânsito. “É importante essa realização, e o núme-ro de pessoas envolvidas estimula ainda mais a nos-sa participação. Meu filho não quis mais sair do carri-nho”, elogia Mirkon Hugo, pai de Murilo Costa de 4 anos.

ITANHAÉM

Semana Nacional do Trânsito educa ediverte crianças na Praça Narciso de Andrade

SÓCIO-AMBIENTAL

A base dos partidos de apoio a pré-candi-datura de Marcelo

Strama (PSB) conta com importantes instituições políticas. Umas delas é o Partido Social Democrata Cristão (PSDC) que pos-sui como presidente na-cional, José Maria Eyma-el. Está aliança, que foi construída ainda no pri-meiro semestre deste ano, resultou na nomeação do servidor municipal, Wil-son Roberto dos Santos, como novo presidente do diretório municipal.

Na opinião de Marcelo Strama, a nova comissão do partido trabalhará para fortalecer a sigla, obede-cendo às decisões e crono-grama partidário.

“O partido está sendo estruturado com lideran-ças de diversos segmentos sociais. Isto já faz parte do trabalho que o Wilson está realizando a frente da le-genda, seguindo as orien-

Aliança entre Strama e PSDC irá trabalhar pela

qualidade de vida

POLÍTICA

tações de acordo com a executiva Estadual e Fede-ral do PSDC”.

Para o funcionário pú-blico, os 16 anos de his-tória do partido servem de exemplo de políticas públi-cas voltadas pela preserva-ção da instituição familiar e do princípio cristão. “Te-nho uma afinidade muito grande com o PSDC por manter uma filosofia de valorização aos direitos do cidadão e da família, por meio de ações públicas.

O diretório de Itanhaém será um dispositivo social para contribuir com a qua-lidade de vida das pesso-as”. Wilson Roberto atual-mente ocupa a função de diretor da Secretaria Muni-cipal de Segurança Urba-na da FETAM-SP, diretor da Secretaria Geral do Sindi-cato dos Servidores Públi-cos de Itanhaém e Monga-guá, além de ser membro da Comissão Municipal de Emprego de Itanhaém.

Presidente do PSDC municipal, Wilson Roberto, junto como pré-candidato a prefeito de Itanhaém, Marcelo Strama

rias ruas sem calçamento; A rua Olimpia é entre a So-rocabana e Marginal (pa-ralela a Av. Jaime de Cas-tro) e suas transversais no bairro Laranjeiras, são um exemplo

VERMELHO• A população confir-

mou mais uma vez que não quer saber de nada relacio-nado ao governo Forssell.

Nem mesmo gastan-do uma fortuna para produzir um evento com direito a show de músi-ca sertaneja, o nome do Pré-candidato Marco Au-rélio mostrou que não vai decolar mesmo. Olha que teve até avião, mas não adiantou nada.

Page 4: Jornal Reporter Madureira 03

4 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

A gestão do prefeito João Carlos Forssell sempre foi marca-

da por apontamentos de irregularidades em seu governo. Além do chefe do executivo nunca ter suas contas aprovadas, segundo os relatórios do Tribunal de Contas do Estado, Forssell também é conhecido no órgão fiscalizador por ter seu nome sempre envolvido em diversos contratos e licitações realizados de forma irregular.

Para ter uma ideia do prejuízo que a atual ad-ministração traz aos co-fres públicos, além dos relatórios que sempre

Tribunal de Contas aponta mais de R$ 6,6 milhões aplicados de forma irregular pelo Prefeito Forssell

POLÍTICA

reprovaram as contas do Governo Municipal, o Tribunal de Contas en-controu mais de R$ 6,6 milhões empregados de maneira irregular em di-versos setores.

O que mais chama a atenção foi o aponta-mento na licitação para construção da Escola Mu-nicipal Harry Forssell, no valor de R$ 3,4 milhões. Segundo o documento, o processo de licitação apontou muitas irregu-laridades e a Prefeitura, por incrível que pareça, não soube esclarecer os apontamentos feitos pelo órgão estadual.

Como se tudo isto não

bastasse, o documento deixa claro que o pro-cesso licitatório restrin-giu à concorrência a fim de que não tivesse mais empresas interessadas na obra.

Desta forma, com o número de empresas re-duzido, à Prefeitura fe-chou contrato mais one-roso aos cofres públicos, pagando mais caro pelo serviço. Além disso, ficou evidente que o acordo foi planejado, visando consertos e manutenção da unidade escolar, an-tes mesmo da obra ser entregue. (conforme tre-cho destacado no docu-mento)

Com aproxima-damente R$ 50 milhões por ano,

o que resulta em torno 22% do orçamento muni-cipal, a Saúde está se tor-nado um verdadeiro caos em Itanhaém. Nas últi-mas sessões da Câmara, diversos requerimentos foram apresentados pe-los vereadores Zé Renato e Alexandre da Regional solicitando explicações

Mesmo com orçamento milionário, Prefeito Forssell deixa população com péssimo atendimento na Saúde

O desrespeito com o dinheiro público perma-nece em outro caso, en-volvendo mais uma vez o setor de Educação, cuja pasta é comandada pela esposa do prefeito, Cilene Forssell.

O Tribunal de Contas verificou que houve irregu-laridade na aquisição de kits de uniformes escola-res, no valor de R$ 1,5 mi-lhão no pregão presencial nº 01/07, promovido pela Prefeitura. Quem também não escapou do Tribunal

de Contas foi o Vice-pre-feito, Ruy Santos. Com os salários acumulados de vi-ce-prefeito e secretário de Obras e Meio Ambiente, Ruy Santos foi condenado a devolver o dinheiro que recebeu, com juros e cor-reção monetária. A dúvida que fica é se ele realmen-te não sabia que ganhava dois salários.

A irresponsabilidade do Prefeito Forssell é tamanha que até no repasse para entidades beneficentes o Tribunal de Contas verifi-

cou que houve irregulari-dade. Segundo relatório do caso, foi julgado irre-gular os documentos que comprovavam o repasse à instituição no valor de R$ 22.550 e os gastos efetu-ados pela entidade benefi-ciária. Ou seja, mais uma constatação de descaso com os recursos munici-pais.O CERTO - A redação do jornal apurou o que seria possível construir com os R$ 6,6 milhões apontados pelo Tribunal de Contas se

fosse empregado de forma correta. Por exemplo, para construir uma creche com capacidade de atendimen-to para 80 crianças é ne-cessário um investimento, em média, de R$ 300 mil. Se todo o valor fosse re-vertido em novas unidades seria possível construir 22 creches, onde atenderiam quase 1.800 crianças. Ou então solucionar o proble-ma de pavimentação de um bairro inteiro. Diante deste comparativo, onde foi para o dinheiro?

VEJA ABAIXO O RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS REFERENTE A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA HARRY FORSSELL

sobre os diversos proble-mas que o setor vem en-frentando.

De acordo com os re-querimentos de autoria do vereador Zé Renato (PPS), a Prefeitura deve esclare-cer o motivo da falta de médicos ortopedistas e pe-diatras aos finais de sema-na no PS.

“O que estão fazendo com mais de 20% do or-çamento do setor? Não é

possível que o problema seja falta de dinheiro. O que está acontecendo?”.

O vereador Alexandre da Regional (PTB) pediu explicações sobre o equi-pamento de Raio-X do Pronto-Socorro.

“É inadmissível que um PS fique sem um equipa-mento desta importância para a realização de diag-nósticos”.

Já o vereador Milton

Gordo (PTB) atribui os pro-blemas à ingerência que o setor sofre.

“A Saúde é um dos se-tores mais importante do poder público. Não pode-mos permitir que o coman-do desta pasta seja usado apenas como ferramenta política. É preciso que a prefeitura tenha pessoas competentes e especializa-das para assumir a função que lhe foi atribuida”.

Prefeito Forssell buscando respostas dos apontamentos do Tribunal de Contasjunto com seu pré-candidato a prefeito, Marco Aurélio

Em clima de carnaval, o prefeito Forssell esquece dos pacientesque sofrem com o péssimo atendimento no Pronto Socorro

Page 5: Jornal Reporter Madureira 03

5 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

Page 6: Jornal Reporter Madureira 03

6 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

Cerca de 200 pes-soas prestigiaram o concurso de

Miss e Mister Clube da Melhor Idade e Simpatia, em Mongaguá.

Com uma plateia su-per animada, o evento aconteceu na tarde desta sexta (23), nas dependên-cias do ginásio do Clube da Melhor Idade, na Aveni-da Marina s/n°.

A mesa, composta por cinco juradas, teve difi-culdades para definir os campeões da tarde. No total, 10 homens e 15 mulheres disputaram os títulos. Francisco Galiotti Neto, Mister Simpatia de 2010, entregou a faixa ao sucessor José Ramos Ignácio. A Miss Simpatia do ano passado, Maria Pompéia Peixoto Suiama, entregou a faixa a Gil-devane Maria Oliveira. Mister e Miss Clube da Melhor Idade 2010, José Antonio Barros e Maria

Gema Vieira de Quei-roz entregaram as faixas a José Petrúcio Santos e Rosa Luzini Ignácio.

O casal Rosa Luzi-ni Ignácio e José Ramos Ignácio faturou os títulos de Miss Clube da Melhor Idade e Mister Simpatia.

Eles estão morando na Cidade há apenas dois meses e paticipam do Clube para interagir me-lhor com a comunidade. “Já temos apartamento há 15 anos aqui, mas agora resolvemos vir ao encontro do sol. Só que até agora ele não apa-receu (risos)”, explicou José Ignácio.

Prestes a completar 50 anos de casados, em fevereiro próximo, o ca-sal, que tem três filhos e seis netos, teceu elogios ao trabalho desenvolvido com a chamada Melhor Idade na Cidade.

“O trabalho da Prefei-tura, os funcionários, é

Clube da Melhor Idade elegenovos Miss e Mister 2011/2012

tudo muito bom. Estamos felizes por estar aqui”, disse. Ativo, o Mister Clu-be da Melhor Idade - José Petrúcio, joga vôlei, faz dança, teatro e vai par-ticipar da encenação do Achado de Nossa Senho-ra Aparecida. A Miss Sim-patia Gildevane pratica yoga, faz dança, coreo-grafia e teatro, entre ou-tros. Ela participa da Cia Café Com Leite de Teatro e estreia nova montagem dia 14/10.

A peça ‘Uma lição lon-ge demais’ conta a histó-ria de uma professora que foi sequestrada por dois alunos e será encenada no Teatro Ronaldo Ciam-broni (Avenida São Paulo, 3465). “A entrada será 1 Kg de alimento não pere-cível que será doado ao Fundo de Solidariedade”, disse. Gildevane também inicia amanhã (24) a gra-vação de um curta metra-gem rodado na Cidade.

MONGAGUÁ

Enquanto a maior parte da população itanhaense não ga-

nha mais do que dois sa-lários mínimos e os ser-vidores municipais estão abandonados sem apoio e plano de carreira pro-fissional, o Prefeito Fors-sell faz questão de one-rar os cofres públicos com alto salário do seu primeiro escalão, con-centrando grande parte da economia da Cida-

Forssell beneficia secretários com alto salário e direciona maior parte da economia da Cidade apenas para um grupo

de na mão de algumas pessoas. Somente com os vencimentos dos secretá-rios, conforme ilustração, são gastos mais R$ 96 mil por mês. Se for conside-rar o salário do prefeito, mais o do vice-prefeito, o montante passa para R$ 118 mil, sendo R$ 15 mil referente ao ordenado do Forssell e R$ 7 mil, do sa-lário do Ruy Santos.

Quem fica com a maior parte da fatia des-

te bolo é o Presidente da Câmara e pré-candidato de Forssell, Marco Au-rélio. Mensalmente são repassados cerca de R$ 500 mil para a Câmara Municipal, o qual cabe ao presidente da Câmara administrar.

Um exemplo da fartura financeira que Marco ge-rencia foi a sua festa de filiação ao PSDB, mesmo partido do prefeito Fors-sell, que teve direito a

show de dupla sertaneja, aluguel de avião e distri-buição de bebidas.

Veja que a somatória destes valores, levando em consideração quan-to se gasta por ano, isto representa um custo de quase R$ 7,5 milhões à Prefeitura. Numa situa-ção hipotética, este valor poderia ser empregado para construir 14 Unida-des de Saúde ou 18 cre-ches por ano.

Ao não comparecer em Audiência Pública que visava debater

consequências de projeto de sua responsabilidade, a Sabesp e a Prefeitura Municipal de Itanhaém demonstraram total falta de respeito com a popu-lação de Itanhaém. Este foi o sentimento geral das pessoas e instituições par-ticipantes do evento.

A audiência, convoca-da pela vereadora Profª Regina (PT) foi realizada no dia 15 de setembro, na Câmara Municipal de Ita-nhaém, com a presença de quase 100 pessoas entre cidadãos e representantes de órgãos públicos e enti-dade ambientais e sociais. Entre as manifestações, foi unânime a concordância no que diz respeito á ne-cessidade de retirar a rede de esgoto das praias.

A legislação federal determina que qualquer intervenção na área da praia, não importa se per-manente ou temporária, necessidade de autoriza-ção da Secretaria de Patri-mônio da União. O que, de acordo com Sérgio Ma-tins de Assis, representante da SPU, não ocorreu. “Ain-da segundo ele, a SPU vai oficiar a Sabesp. E assim, a obra que está revoltan-do moradores por vazar esgoto nas praias, burla a legislação ambiental e se-gue sendo implementada mesmo sem licenciamento e autorização dos órgãos competentes.

SABESP e Prefeitura fogem de audiência pública

PRAIA SEM ESGOTO

Responsável pela #CA-GADAPÚBLICA que está sendo o Programa Onda Limpa, contudo, a SABESP fugiu do debate.”Deve ser porque eles já não têm mais desculpas para dar. Já ouvimos tanta ladai-nha e propostas absurdas que se não for para vir di-zer que vão tirar o esgoto das praias, é melhor nem comparecerem mesmo”, falou o gestor de projetos da Ecosurfi, André Barbo-sa. Quem também se ma-nifestou a respeito, mes-mo que tardiamente, foi o IBAMA, órgão responsável pela fiscalização e con-trole ambiental em áreas federais, como as praias. Segundo a superindente da autarquia na Baixa-da Santista, Ingrid Maria Furlan, a Sabesp foi noti-ficada a comprovar a re-alização do licenciamen-to. Não comprovando, o IBAMA terá a prerrogativa até mesmo de multar a Sabesp.

Page 7: Jornal Reporter Madureira 03

7 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

Aparência descuidada na hora de uma en-trevista de emprego

pode desclassificar o can-didato do processo seletivo. Dirigentes de recursos hu-manos concordam que rou-pa inadequada, corpo mal cuidado, postura na hora de sentar ou até mesmo um sapato podem acabar com o sonho de trabalhar em uma empresa.

A entrevista é o cartão de visitas do candidato. Ali, a oportunidade de im-pressionar o futuro chefe dá uma chance única de conquistar a vaga muitas vezes, passando à frente de centenas de candidatos. Por isso, preparar-se para esse dia requer um treinamento especial.

Veja como se portar em uma entrevista de empregoPatrícia Aragão, gerente

de recursos humanos da La-borh, diz que o profissional precisa focar a roupa na função que está disputando.

Tentar um trabalho de modelo requer uma roupa bem diferente de um posto gerencial, por exemplo.

Ela afirma que é impor-tante ser “o mais simples possível” nas roupas, e aconselha as candidatas a usarem esmaltes claros nas entrevistas. Neste ponto, Carolina Stilhano, gerente da Catho Online, tem uma opinião diferente. Para ela, a cor das unhas não impor-ta muito, “desde que este-jam bem feitas”.

Decote, nem pensarAmbas as especialistas

apontam para a necessi-

dade de ter atenção com as roupas. Elas apostam em ternos e camisas para os homens, e em terninhos e também camisas para as mulheres. E destacam: de-cote, nem pensar.

Também é impensável chegar atrasado. O ideal é chegar com, no mínimo, 15 minutos de antecedência para ir ao banheiro, tomar água, ajeitar a roupa e es-tar pronto no momento da conversa.

Nada de mascar chiclete durante a entrevista e evite fumar momentos antes de falar, pois alguns emprega-dores não gostam disso.

A empresa pode evitar contratar fumantes por pen-sar que eles vão se ausen-tar mais do que o resto da

equipe além disso, a chan-ce de um fumante ter pro-blemas médicos é maior do que um não fumante.

CurrículoOs gerentes entrevista-

dos aconselham a quem es-tiver procurando emprego que mantenha o currículo atualizado. Carolina, da Catho Online, diz que o ob-jetivo deve estar destacado como primeiro tópico.

Ela ressalta que apenas um objetivo deve ser infor-mado, de forma bem espe-cífica.

Em seguida devem vir os objetivos naquele car-go, a formação escolar, as empresas em que a pessoa trabalhou e os outros cursos de formação profissional.

Ela lembra que é impor-

tante informar tudo em or-dem cronológica do mais recente para o mais antigo, e seguindo essa sequencia: onde, data, cargo e ativida-des desenvolvidas.

Diz que não há necessi-dade de colocar os contatos dos empregadores.

Se a empresa se inte-ressar por você, vai buscar

suas referências durante o processo seletivo.

Ela aconselha a não co-locar muitas informações nos dados pessoais, mas sim, “apenas o essencial”.

E conta que alguns colo-cam até mesmo o número do título de eleitor no cur-rículo, o que é totalmente desnecessário.

TRABALHO

Page 8: Jornal Reporter Madureira 03

8 26 de Agosto a 30 de setembro de 2011WWW.JORNALREPORTERMADUREIRA.BLOGSPOT.COM

As inscrições estarão abertas do dia 3 a 7 de outubro para os interessa-dos em realizar o sonho da casa própria. No total, estão em construção 744 apartamentos no Conjun-to Residencial das Árvores, no bairro do Guapurá, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Go-verno Federal.

O interessado deve comparecer ao Centro de Atendimento do Paço Anchieta (Avenida Wa-shington Luiz, 75, no Cen-tro), munido de RG, CPF, Cartão do Bolsa Família e o número do Cadastro Único. No caso do muní-cipe ser casado ou viver em união estável, também deve levar os documentos do companheiro (a).

A realização da inscri-ção dos munícipes começa

Abertas inscrições para Minha Casa, Minha Vida

de 3 a 7 de outubro

PROGRAMA

somente a partir das 18 horas. Vale ressaltar que, após efetuar o cadastro, o munícipe ainda passará por um processo de sele-ção realizado pela Secreta-ria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal. Os critérios que serão avaliados são: mo-radores de áreas de risco ou insalubres, mãe soltei-ra, maior número de filhos e menor renda.

O empreendimento conta com vaga de gara-gem, quiosques com chur-rasqueira, área verde pre-servada e playground para as crianças. O investimento foi de R$ 38.688.000,00.

CONJUNTO GUAPURÁ - No dia 01 de outubro, haverá a entrega das chaves de mais

280 casas do Conjunto Guapurá. Até o momen-to, já foram entregues 304 unidades também no Conjunto Residencial das Árvores (128 casas e em abril deste ano e 176, em maio).

Vimos através do pre-sente edital, convocar os fi-liados do Partido Socialista Brasileiro – PSB, da cidade de Itanhaém, para compa-recer ao Congresso Mu-nicipal que será realizado na sede do Partido, à Rua Treze de Maio, nº. 80 – Centro – Itanhaém, no dia 25 de setembro de 2011,

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - PSB DE ITANHAÉM/SP

a partir das 10 horas da manhã. O Congresso terá como pauta principal os seguintes temas:

a) Cenário político mu-nicipal;

b) Discutir e deliberar sobre a posição do PSB em vista das eleições munici-pais de 2012, bem como estratégia de filiação de

novos membros;c) Eleição do Diretório

Municipal e suplentes, con-selhos de ética e fiscal e suplentes, e chapa de De-legados para o Congresso Estadual.

Itanhaém, 31 de agosto de 2011

Marcelo StramaPresidente do PSB