jornal repercussão edição 80

16
Acidentes são cada vez mais comuns na RS-239. Na quarta-feira (20), um veículo com placas de Parobé capotou em Sapiranga | Foto: Deivis Luz Condutor cochilou ao voltante e perdeu o controle do veículo. Vítima sofreu escoriações na cabeça Capotamento deixa ferido na RS-239 Pág. 9 Sapiranga pode ter nova ampliação na Zona Azul Medida atenderia reivindicação de comerciantes. Não há prazo para novas modificações. Pág. 5 Região Araricá Semana será de atrações nacionais em Araricá para a 15ª Festa das Azaleias. Show nacional de Rick & Renner deve atrair grande público. Saiba onde ficam os sobrados mais em conta para comprar Depois da reverência ao homem do campo, chega a vez da música contracapa Construção de viaduto no acesso da cidade é uma das reivindicações dos moradores, que será discutida nesta sexta-feira (22). Município pode ter viaduto na RS-239 Nova Hartz Pág. 12 Homem estava morto há dias no local, que ainda não foi habitado. Polícia foi acionada por morado- res da região. Cadáver encontrado em prédio do Centro Campo Bom Pág. 9 Evento cultural e literário está envolvendo estudantes de toda a rede municipal com atividades diferenciadas. Circuito Literário viaja por polos Sapiranga Pág. 14 Pág. 8 Disputa entre imobiliárias faz preços de sobrados de dois quartos com garagem apresentarem diferença de mais de 168 mil reais. R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano II | Edição 80 | 21 a 27 de agosto de 2014

Upload: jornal-repercussao

Post on 02-Apr-2016

256 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição 80

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Repercussão edição 80

Acidentes são cada vez mais comuns na RS-239. Na quarta-feira (20), um veículo com placas de Parobé capotou em Sapiranga | Foto: Deivis Luz

Condutor cochilou ao voltante e perdeu o controle do veículo. Vítima sofreu escoriações na cabeça

Capotamento deixa ferido na RS-239Pág. 9

Sapiranga pode ter novaampliação na Zona AzulMedida atenderia reivindicação de comerciantes. Não há prazo para novas modifi cações. Pág. 5

RegiãoAraricá

Semana será de atrações nacionais em Araricá para a 15ª Festa das Azaleias. Show nacional de Rick & Renner deve atrair grande público.

Saiba onde fi cam os sobradosmais em conta para comprar

Depois da reverência ao homemdo campo, chega a vez da música

contracapa

Construção de viaduto no acesso da cidade é uma das reivindicações dos moradores, que será discutida nesta sexta-feira (22).

Município pode terviaduto na RS-239

Nova Hartz

Pág. 12

Homem estava morto há dias no local, que ainda não foi habitado. Polícia foi acionada por morado-res da região.

Cadáver encontradoem prédio do Centro

Campo Bom

Pág. 9

Evento cultural e literário está envolvendo estudantes de toda a rede municipal com atividades diferenciadas.

Circuito Literárioviaja por polos

Sapiranga

Pág. 14

Pág. 8

Disputa entre imobiliárias faz preços de sobrados de dois quartos com garagem apresentarem diferença de mais de 168 mil reais.

R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano II | Edição 80 | 21 a 27 de agosto de 2014

Page 2: Jornal Repercussão edição 80

radar2 Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

a

Dia 5 de agosto foi o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia a dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal e um período de lazer. Em nosso município, contamos com duas uni-dades novas que são a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jacó e a UBS do Oeste. Ambas foram inauguradas com o intuito de ampliar e qualifi car o atendimento. Ainda temos uma UBS a ser inaugurada nos próximos meses, que é a da Ferrabraz, e a UPA, obra com mais de 60% construída. Conseguimos aumentar a frota de veículos da Secretaria de Saúde, totalizando 6 carros de passeio, uma van adaptada para portadores de necessi-dades e com ar-condicionado central para qualifi car ainda mais o transporte dos usuários que necessitam de atendimen-to de fi sioterapia na Unidade de Saúde Especializada (USE). Além disso, foi adquirido uma ambulância nova para substituir a do PAM 24 horas, que estava em condições precárias de uso. Ainda temos uma UBS, a da São Luiz em reforma, a fi m de qualifi carmos o atendimento na mesma. Conseguimos ampliar o atendimento das Estratégias da Saúde da Família (ESF), aumentando o número de equipes e área de abrangência, como por exemplo, a região ribeirinha do Porto Palmeira. Assim, na passagem desta data, gostaríamos de dividir as conquistas da comunidade sapiranguense com todos os interessados na Saúde e no Bem-Estar de todos.

Emerson Aguinelo da Silva Leiteé farmacêutico e secretário

de Saúde de Sapiranga

Merece destaque Merece destaque

Rua 25 de Julho passapor operação tapa-buracos em Sapiranga

ComentárioUm dia nacional parapensar na Saúde

Curso de marcenariada Associação Colheita inicia em Sapiranga

Contamos com duas unidades novas que são a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jacó e a UBS do Oeste. [...] inauguradas com o intuito de qualifi car o atendimento.

Prédios públicostêm acesso limitadoaos cadeirantesFalta | Prefeituras e Câmaras deixam a desejar com suas estruturas Região - Apesar da tecnologia que melhora a acessibilidade de defi cien-tes físicos ter avançado grandiosamente, como em próteses, a limitação dessas pessoas ainda é grande. Prédios públicos, como prefeituras e câmaras de vereadores, devem cum-prir a lei nacional de direito de ir e vir de todo cida-dão, dando condições de acesso para todos. Porém, entre as prefeituras da re-gião, apenas a de Campo

Bom oferece acesso livre para cadeirantes a todos os setores. A Câmara de Ve-readores de Campo Bom e a de Sapiranga não pos-suem acesso livre adequa-do aos defi cientes físicos. Entre 21 e 28 deste mês, comemora-se no Rio Grande do Sul a Se-mana Estadual da Pessoa com Defi ciência, que tem como fi nalidade esclarecer sobre os direitos de por-tadores de deficiência e promover a sua inclusão.

Vereador quer projeto!= O vereador Sandro Sei-xas (PP) fez uma solicitação há duas semanas, na Câma-ra de Vereadores de Sapi-ranga, para que, no prédio da Prefeitura e no prédio da Câmara sejam construídos elevadores externos. “Pedi urgência na elaboração do projeto”, ressaltou o vereador.

= Sandro também é o autor

Vereador Sandro Seixas

da lei que cria a Semana Muni-cipal da Pessoa com Defi ciên-cia de Sapiranga, que ocorre pela primeira vez esse ano.

Page 3: Jornal Repercussão edição 80

Nota rápida...

+ConcursoAPAE

ÔnibusLilás

Como atividade da Semana Nacional da Pessoa com Defi ciência Intelectual e Múltipla, serão eleitos nesta quinta-feira (21) o Garoto e Garota Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante o evento também haverá apresentações artísticas, que iniciam às 19 horas.

Nesta quarta-feira (20), Nova Hartz recebeu a Unidade Móvel do Programa Mulher, Viver sem Violência, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), fornecendo atendimentos na Praça do Museu. A ação busca conscientizar as mulheres quanto aos seus direitos e fortalecer as políticas públicas das mesmas, através de materiais informativos.

Sapiranga

Nova Hartz

radar 3Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Falta manutenção nasplacas de sinalização de Nova Hartz

Será reportagem

Brigada Militar deSapiranga forma maisuma turma do Proerd

Precisa evoluir Precisa evoluir

Previsão do tempoO clima nos próximos dias conforme o Instituto Nacional de Meteorologia Espacial (INPE)

Jornal Repercussão Ltda CNPJ: 17.376.797/0001-29Jornalista responsávelFelipe Laux | MTB: 15128

Reportagens e ediçãoDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

Fotografi asDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

DiagramaçãoDeivis Luz

Impressão: Parque Gráfi co Grupo RBS

Contato comercial3064-2664

Fale com o RepercussãoTelefone: (51) 3064-2664Celulares: (51) 8335-2000 (TIM), 9610-3310 (VIVO) e 9280-2637 (Claro)

EndereçoRua Getúlio Vargas, 71, 2° andar, sala 1,

Centro - Sapiranga/RS

Horário de funcionamentoSegunda a sexta, das 8h às 18 horas; sábados, domingos e feriados: através do celular: (51) 9610-3310

Receba o jornal em sua casaTelefone: (51)-3064-2664

Repercussão circula emAraricá, Campo Bom,Sapiranga e Nova Hartz.

Tiragem: 5 mil exemplares,comprovados por Nota Fiscal do Grupo RBS

site: www.jornalrepercussao.com.bre-mail: [email protected]

Campo Bom Sapiranga Araricá Nova Hartz

O calor deve prevalecer nos próximos dias. Massa de ar seco garante o tempo fi rme em todo o Vale do Sinos até domingo (24). A chegada de uma frente fria traz a possibilidade de chuva no início da próxima semana. As temperaturas mínimas fi cam na casa dos 15 graus e no sábado (23) pode chegar aos 29 graus. Na terça-feira (26), as mínimas fi cam entorno dos seis graus.

4 8 12 16 20 24 26 28 32

Fases da lua

Sapiranga

Araricá

Nova Hartz

29º

6º28º

Campo Bom

30º

31º

Cheia9/9

Nova25/8

Minguante21/8

Crescente2/9

Moradores preocupadoscom buraco na rua ManéGarrincha, em Sapiranga

Falta mais do que elevadores!

Câmara de Vereadores de Sapiranga O local, com três andares, não possui elevador e, segundo o presidente Guto, o atendimento para cadeiantes é realizado no andar térreo do prédio. Não há projetos que faça a readequação do local através de obras.

Câmara de Vereadores de Campo Bom Na Câmara há acesso somente no plenário e salas do primeiro andar. “Deixarei encaminhado um requerimento para que o presidente do próximo ano faça a reforma”, disse Marinho de Moura, presidente da Câmara de Campo Bom.

Prefeitura de Nova Hartz No local, apesar de só haver acessibilidade no primeiro piso, as secretarias que recebem maior público foram instaladas no andar de baixo. Secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Habitação e Meio Ambiente possuem acessibilidade total.

Atividades na região

=No último dia 9, Campo Bom teve a primeira Copa de Basquete em Cadeira de Rodas, como ação da proximidade da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.= C o m o a t i v i d a d e d a S e m a n a M u n i c i p a l d a Pessoa com Deficiência de Sapiranga, na terça-feira (26), ocorre a II Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a partir das 13 horas, no Centro de Cultura.

=Marisa Helena Saenger, moradora de Sapiranga, é ca-deirante e relata a difi culdade enfrentada na cidade para tra-fegar com cadeira de rodas nas calçadas, levando em conta que na grande maioria não há rampa de acesso. “Nas cidades vizinhas há rampa nas calça-das. Em Sapiranga, pratica-mente não existem. Essa me-lhoria deveria ser vista como algo essencial”, confessa Maria.

=A Prefeitura de Campo Bom é a única prefeitura da região que possibilita a loco-moção de cadeirantes a todas as secretarias e andares do prédio, já que possui eleva-dores.

= O prédio da Prefeitura de Sapiranga possui acessibi-lidade à cadeirantes somente no primeiro piso, com uma rampa de acesso, que não está

dentro das normas exigidas. A prefeita do município, Corinha Molling, diz que solicitou estu-dos para aplicar adaptações no prédio que, se possível, devem ocorrer já no próximo ano. “Por várias vezes fui aten-der a moradores no primeiro piso, pois eles não conseguiam subir até o nosso gabinete. Queremos sempre estar o mais próximo da nossa população”, disse Corinha.

Page 4: Jornal Repercussão edição 80

política4 Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Reeleição de diretores escolares é aprovada em sessão polêmica Novo embate | Prefeitura e Sindicato dos Municipários voltam a divergir Sapiranga - Os diretores das escolas de ensino funda-mental de Sapiranga poderão se reeleger nas próximas elei-ções escolares, marcadas para outubro. Projeto enviado pela Prefeitura, e aprovado pela maioria dos vereadores nesta semana, permite que os atuais diretores permaneçam no car-go, se assim a comunidade es-colar (professores, servidores, pais e alunos maiores de 12 anos) optar, através do voto. A medida desagradou o Sindicato dos Servidores Municipais de Sapiranga (SIS-MUS). “Nada contra os atuais diretores, mas somos a favor da alternância de poder”, disse Paulo Chapuiz da Luz, presidente da entidade. Já a SMED, afirma que quem deve decidir pela ree-leição ou não dos diretores é a própria comunidade escolar, o que, para a secretaria, torna o processo mais democrático e transparente. Ou seja, os diretores atuais ou qualquer professor pode participar, formando a sua chapa.

Lei dos diretores foi aprovada | Foto: Maiara Sparrenberger

Aprovada extinção ecriação de novos cargos

PMDB reúne militantesna abertura de comitê

Campo Bom

Sapiranga

Durante a sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira (18), a Prefeitura recebeu aprovação para o projeto que extinguiu 26 cargos de funcionários que atuavam em projetos no contraturno escolar do município. Na mesma proposta, o prefeito, Faisal Karam, pediu a criação de outros 23 cargos para atender as necessidades da Secretaria de Educação e Cultura. Anualmente, a Prefeitura de Campo Bom terá o custo de R$930.357,11 para manter os cargos de confi ança (CCs).

O presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Alvacir Grooders (Guto) e o vereador Valmir Monteiro (ambos do PMDB) participaram do lançamento do comitê do Partido, na noite da sexta-feira (15). A sala fi ca na avenida João Corrêa, 445. Os candidatos a deputado estadual, Tiago Simon e Ozéias Cardoso, também participaram do evento. Lideranças do PMDB como o presidente do diretório municipal, Carlos Woiciechovski, José Carlos Dri, o vice-prefeito, Jairo Renner, e os secretários João Guedes, Delso Ivan Civa e Elói Antônio de Paula, também estiveram presentes.

Criação de cargos aprovada por unanimidade | Foto: Felipe Laux

Militantes e lideranças do PMDB | Foto: Maiara Sparrenberger

Felipe [email protected]

Poder >>>

PT mostra as suas garras Um dos assuntos que predominou na política gaúcha nesta semana foram as ameaças de assessores do gover-nador Tarso Genro para que o Grupo Bandeirantes não divulgasse uma pesquisa eleitoral (o levantamento mostra a candidata do PP, Ana Amélia Lemos, com vantagem de 11% frente ao petista na corrida eleitoral ao governo do Estado). Situação que constrange, mas muito comum no meio jornalístico. E não pense que é só o PT que ameaça!

Em pouco tempo, várias... Temos apenas um ano e meio de atuação, mas já vivencia-mos situações parecidas. A maioria dos episódios envolvem uma prefeitura, que se julga ser modelo em várias áreas para a região, mas é a mais arbitrária. Houve corte de pu-blicidades para o Repercussão (mas, é claro que os veículos que se mantêm do lado do rei, e atendem as suas vontades, continuam recebendo volumosos recursos públicos). Não fi caremos calados. A população está do nosso lado e quer ouvir a verdade. Com esta postura (de apenas narrar os fatos), conquistamos o gosto de milhares de leitores.

Oposição elogia... Vereadores de oposição em Araricá, como Flávio Maciel (PMDB), Sérgio Arruda, Paulo Foss e Ari (todos PP), foram coerentes e elogiaram nesta semana a organização do 9º Encontro de Bois Carreiros, ocorrido no último sábado e domingo (16 e 17) na cidade. Ari ainda deu a sugestão que a comunidade, através de uma associação de amigos, possa organizar o evento no futuro, como acontece em Igrejinha, na OktoberFest.

Vereadora Rosane Trott! Com os pedidos de licença dos verea-dores, Arcelino Rodrigues (PPS) e de Gerson Rama (PTB), coube a suplente Rosane Trott (PTB) ocupar o posto de Siri em Campo Bom na segunda-feira (18).

Oposição não perde tempo! A oposição de Nova Hartz aproveita todas as situações para criticar. Na sessão solene do projeto Aluno Nota Dez, no sábado (16), criticou o atraso de meia hora no início dos trabalhos. O evento não iniciou antes porque faltava um vereador chegar. O atrasadinho era Vandeli (PDT).

Zona Azul Há pouco menos de um ano, Sapiranga solicitou à empresa Rek Parking a redução no número de ruas atendi-das pelo sistema do es-tacionamento rotativo. Entre as ruas que não contam mais com a co-brança está a Av. 20 de Setembro. Pois, não se surpreendam caso volte a ocorrer a cobrança de estacionamento naquela região. Tema vem sendo discutido internamente na Prefeitura.

Aliás... Integrante do PSB de Campo Bom procurou a nossa equipe e fez um alerta. Ato que trouxe José Ivo Sartori (candi-dato a governador) não teve convite estendido para fi liados do PSB. Ao contrário, fi zeram questão de não avisar os socia-listas. Vicente Selistre (candidato a deputado estadual) soube da agenda em cima da hora e foi um dos únicos da sigla que participou da caminhada junto com os caciques do PMDB de Campo Bom.

SISMUS!= Em nota ao Jornal Repercussão, o Sismus disse que é incompre-ensível a postura do presidente da Câmara, Guto (PMDB), que não deixou os representan-tes do sindicato parti-ciparem do debate, em reunião que antecedeu a votação da Lei dos Diretores. “A SMED, por sua vez, alterou a Lei sem consultar a co-missão construída por representantes munici-pários que se dedi-caram em elaborá-la. Tratando de maneira descortês e autoritária aqueles que buscavam melhorias para a edu-cação pública munici-pal. A SMED cedeu à pressão de meia dúzia, não levando em conta o desejo de toda uma categoria”, disse o Sismus na nota.

NVereadores comentam a Lei dos Diretores A lei teve a aprovação de 11 vereadores, mais três votos contrários (Bruna Blos-PP, João Moraes-PT e Dico-PT), e uma abstenção (Gêmeos-PT).

Para Cleidi do Prado (PT), o projeto proposto pela Prefeitura é uma grande conquista da classe. “O projeto habilita profi ssionais formados em outras áreas, mas que tem o pós em gestão escolar, para concorrer. Não podemos subestimar a comunidade escolar. É ela que vai defi nir se vai haver renovação ou não nas diretorias”. Já os vereadores contrários disseram que não tiveram tempo de analisar o projeto por ter vindo na sexta-feira (15) e, por isso, fi cariam no lado defendido pelo Sismus. De acordo com Nico (SDD), o projeto proposto pela Prefeitura não prejudica de maneira nenhuma os funcionários públicos. “É como nós, vereadores. O povo é quem decide se devemos continuar ou não no cargo, através do voto nas eleições. Por isso, a reeleição para os diretores deve ser algo permitido”. Ainda foi aprovado na sessão, projeto de lei que inclui o “Festival da Música Sertaneja Ferrabraz” no calendário ofi cial de eventos da cidade. Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da APADA (Associação de Pais e Amigos de Defi cientes Auditivos) também prestigiaram a sessão.

Page 5: Jornal Repercussão edição 80

dia a dia 5Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Sapiranga - Para evitar que veículos ficassem es-tacionados em um mesmo local por muito tempo (ou até mesmo durante todo o dia), a Prefeitura concedeu a exploração do serviço de estacionamento rotativo para a empresa Rek Parking em 2012. O discurso na época era de que a decisão democra-tizaria o uso das vagas na área central do município. Das 612 vagas do sistema original, atualmente, existem 523 - redução de 15% em dois anos - enquanto a frota de Sapiranga saltou de 38 mil veículos para mais de 41 mil, conforme estatíticas do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). Mesmo com o aumento de mais de três mil veículos transitando pelas ruas do mu-nicípio, houve consenso entre os integrantes da Prefeitura, em 2013, que era necessário reduzir a área do estaciona-mento rotativo. Mas, afinal. A implantação do sistema trouxe avanços ou prejuízos aos usuários e co-merciantes? Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lo-jistas (CDL), Álvaro Pereira, a medida foi de encontro com as necessidades da categoria. “Proprietários de veículos acabavam deixando seus car-ros, por longos períodos, em frente dos comércios, preju-dicando aquele cliente que desejava fazer uma compra rápida”, relembra o represen-tante dos lojistas. Entretanto, Pereira defende mudanças no atual sistema do estacio-namento rotativo. “Pedimos à Prefeitura a ampliação do tempo de tolerância”, cita.

Av. 20 de Setembro podevoltar para a Zona AzulAmpliação | Serviço na Avenida 20 de Setembro foi suspenso em 2013, mas Prefeitura estuda volta

Fiscais tem atuação implacável no Centro | Foto: Deivis Luz

= Outro ponto que gera controvérsia no sistema de estacionamento rotativo em Sapiranga é a geração de multa quando o motorista deixa de pagar a notificação em um prazo de 48 horas.

= A resolução 45 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) impede a conversão do não pagamento da tarifa da Zona

Azul em multas.

= Conforme Sidnei Vieria So-ares, da Guarda de Trânsito de Sapiranga, somente em 2013, foram contabilizadas mais de 1.079 notificações. “Antes da im-plantação do sistema rotativo, as pessoas praticamente priva-tizavam as vagas próximas do local de trabalho, por exemplo. Temos pedidos para que o es-

tacionamento rotativo seja am-pliado para a rua Getúlio Vargas”, comenta o agente de trânsito.

= A Rek Parking foi questio-nada sobre a quantidade de notificações emitidas em 2013, quantas foram pagas, quantas foram desconsideradas, mas até o fechamento desta edição a direção não havia esclarecido os questionamentos.

Funcionamento do sistema da Zona Azul!

Eles avaliam a Zona Azul

““

Cheguei a ser multado no ano passado pelos fiscais. Não con-cordei com a multa e fui recla-mar na Prefeitura. Às vezes, dez

minutos é pouco.”

Anildo Deves, 75 anos,aposentado

Recebemos poucas reclamações dos usuários sobre o estaciona-mento rotativo. O pedido da CDL está em análise. Nosso controle é

rígido e o diálogo é constante com a Rek Parking.”

Delso Ivan Civa,sec. de Segurança Pública e Mobilidade Urbana

““

Acredito que 15 minutos seria o adequado. Às vezes, é necessário trocar moedas no comércio e isso consome tempo. Um bloco de

cortesia também é uma boa alternativa.”

William Dapper, 18 anos,lojista

A implantação da Zona Azul foi positiva. Democratizou as áreas de estacionamento e deu possi-bilidade iguais para todos. Seria

interessante ampliar o prazo de tolerância.”

Álvaro Pereira,presidente da CDL de SapirangaN N N

ZONA AZULNA AV. 20 Em 2013, após estudos,

a Prefeitura de Sapiranga solicitou a exclusão da av. 20 de Setembro da área da Zona Azul. “Porém, recebemos diversos pedidos de comerciantes da região para que o sistema volte a ser implantado”, revela Delso Civa (o Dídio).

USUÁRIOSCRITICAM Entre as principais

críticas apontadas pelos usuários do estacionamento rotativo, está o prazo de tolerância. Entre as sugestões indicadas pelos moradores está o aumento do tempo de tolerância. A distribuição de blocos de cortesia também foi proposta.

CDL QUERMAIS TEMPO Em ofício encaminhado

para a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana da Prefeitura, a CDL sugeriu que o tempo de tolerância fosse ampliado de dez para 15 ou 20 minutos. “Estamos analisando o pedido”, disse Delso Ivan Civa, titular da pasta.

Page 6: Jornal Repercussão edição 80

dia a dia6 Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Educação ambiental deCampo Bom reforçadaMeio ambiente | Equipamentosajudarão no monitoramentodas condições do Rio dos Sinos e medição da temperatura Campo Bom - Os mais de 170 jovens que partici-pam de ações ambientais nas escolas da rede munici-pal de ensino e no Centro de Educação Ambiental (Cemea) Nestor Weiler, receberam novos instru-mentos para potencializar o trabalho. A aquisição de uma câ-mera fotográfi ca, um ter-mômetro e um medidor de ph de água, ajudarão os jovens no desenvolvimento das atividades de campo, que envolvem os monitores ecológicos e membros da patrulhinha ambiental.

A entrega dos materiais ocorreu na quarta-feira (20), através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec). Os itens serão incorpora-dos no trabalho diário dos estudantes que participam dos projetos, ajudando no registro das pesquisas, saí-das de campo, medição da temperatura, além é claro, de conferir o nível de ph do Rio dos Sinos. Também na área am-biental, uma das metas da Prefeitura de Campo Bom é reestruturar todo o Horto Municipal do bairro Quatro Colônias.

Desembargadora Cleusa Regina Halfen | Fotos: Deivis Luz

Região - Celeridade. A palavra resume o propósito da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), no foro trabalhista de Sapi-ranga, mas que abrange ainda os municípios de Araricá, Campo Bom e Nova Hartz. A informatização dos proces-sos reduz em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento, comparado com o meio físico. Uma das vantagens do novo sistema é a

possibilidade das consultas dos processos ocorrerem no pró-prio escritório dos advogados, permitindo o monitoramento 24 horas, inclusive, por tablets e smartphones. Conforme a desembargadora Cleusa Halfen, o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT/RS) começou a se informatizar a partir das audiências, sessões de julga-mento, publicações, entre outros processos.

Foro trabalhistada região agorana era digitalRapidez | Processos trabalhistasagora passam a ser automatizados

Atrações confi rmadas

Chá do bebê do ano

O comitê organizador da Festa das Rosas divulgou as primeiras atrações da maior festividade de Sapiranga, que ocorre em novembro. Armandinho toca na sexta-feira (7), Tchê Garotos no sábado (8) e a banda Malta no domingo (9). Na sexta-feira (14) se apresenta o Grupo Tholl, a banda Detonautas no sábado (15) e Gusttavo Lima no domingo.

Estão abertas as incrições para a 20ª edição do Chá Bebê do Ano Lions Centro/Na Graça. Os pais dos bebês podem retirar o regulamento do concurso e a fi cha de inscrição nas lojas Na Graça, Loja Dó Ré Mi e Loja Pé de Criança. O chá e o desfi le ocorrem no dia 18 de outubro, no Centro Evangélico de Sapiranga, e o cartão custa 15 reais.

Sapiranga

Sapiranga

Pais e estudantes receberam novos materiais | Foto: Deivis Luz

PJe-JT é destacado

“ Devemos possibilitar condições de trabalho adequadas, com capacitação e orientação para todos os envolvidos na utlização

desta nova ferramenta.”

Cleusa Regina Halfen ,pres. do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

[email protected]

Viagens Nacionais e InternacionaisPassagens aéreasPacotes Turísticos

Brigada comemoraNotas rápidas...

O 32º Batalhão de Polícia Militar comemorou nesta quarta-feira (20) o seu aniversário de 12 anos de instalação em Sapiranga. Na ocasião, o comandante do 32º BPM, Major Carpes, destacou a atuação. “Temos abrangência em 12 municípios e, apesar de nossas difi culdades, conseguimos atender às demandas da comunidade e a pronta resposta à criminalidade”, frisou.

+

Autoridades prestigiaram aniversário | Foto: Felipe Laux

AVISO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Plano Municipal de Saneamento BásicoPrefeitura Municipal de Nova Hartz/RS

O Prefeito Municipal de Nova Hartz, dando cumpri-mento ao disposto na Lei Federal nº 11.445/2007, CON-VOCA todos os interessados para AUDIÊNCIA PÚBLI-CA e, posterior, CONSULTA PÚBLICA, referente ao PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO. A AUDIÊNCIA PÚBLICA ocorrerá no dia 22 de agosto de 2014, às 17h30, na Câmara Municipal de Vereadores, situ-ada na rua Emilio Jost, n.º 427, Centro, nesta cidade, com o objetivo de apresentar o PLANO MUNICIPAL DE SANEA-MENTO BÁSICO. A minuta do Plano Municipal de Saneamento Básico estará disponível no endereço eletrônico: www.novaha-rtz.rs.gov.br, no link ATOS OFICIAIS, AUDIENCIA PUBLICA.A CONSULTA PÚBLICA iniciará a partir das 12h30 do dia 25/08/2014 até as 18h30 do dia 08/09/2014. Durante este pe-ríodo, os interessados poderão manifestar suas críticas e/ou sugestões e encaminhá-las por e-mail para o endereço eletrônico [email protected], contendo a identifi -cação completa do autor (nome, endereço, e-mail e telefone).

ARLEM ARNULFO TASSOPrefeito Municipal

Sapiranga faz instrução!= Em Sapiranga, a Prefeitura possui constituído um Proje-to Permanente de Educação Ambiental (PPEA), que envol-ve 17 professores de diversas escolas do município.

= Entre as atividades de-senvolvidas pelo grupo de

professores está o estudo dos arroios, entre os seus aspectos ambientais positi-vos e negativos. No próximo dia 26 de agosto ocorre uma capacitação deste grupo, sobre saneamento básico no auditório da Secretaria de Educação de Sapiranga.

Page 7: Jornal Repercussão edição 80

Bom Tempero

Restaurante

Rua Major Bento Alves, 1437

Bairro 7 de Setembro ­ Sapiranga/RS

Fone: (51) 9978­0904

Aceitamos reservas para festas!

Terça a

Domingo

meio­dia

Buffet Kg

e Livre

TELE-ENTREGADe terça asexta-feira.DE ALMOÇO

ELÉTRICA | HIDRÁULICA | ILUMINAÇÃO

Rua Presidente Kennedy, 603 - Centro

MANUTENÇÃO DE CHUVEIROS E TORNEIRASMANUTENÇÃO DE AQUECEDORES À GÁS

Fone: (51) 3599.2966

Rua Tiradentes, 41 ­ Centro ­ Sapiranga

www.tintasroyal.com.br

[email protected]

Colorindonossa cidade!

BLAutoPeçasPeças nacionais e importadas

Novas e recondicionadasSAPIRANGA

3599.3595(em frente à rodoviária)

CAMPO BOM3038.1292

(em frente à Piccolo Tintas)

3599 3737

VIDEOGAMEÉ AQUI!

RUA PRESIDENTE KENNEDY, 35CENTRO - SAPIRANGA

MADEIREIRASchneider

Materiais deConstrução

Móveis

Eletrodomésticos

Bazar

3559.2767Rua Major Bento Alves, 1592Amaral Ribeiro - Sapiranga/RS

classifi cados e serviços 7Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Reservas para Festas:RESTAURANTE

CAIRÚÚO sabor autêntico da comida caseira

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Reservas para Festas:Reservas para Festas:

Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350

face: CasaDaPizzaSapirangaRadiadores

SapirangaRADIADORES - INTERCOOLERS

E AR CONDICIONADO

Fone: (51) 3529.1433RS-239, nº 5148 - Bairro Oeste - Sapiranga/RS

E-mail: [email protected]

Remoções RostAmbulância com oxigênio

e ar condicionado

Fones: (51) 3599-2788 / (51) 9988-4803Rua Presidente Kennedy, 518 - Sapiranga/RS

Tintas prediaisProdutos p/ piscinas

3599.5115Duque de Caxias, 222 - Esquina Av. Mauá

Marlise Laux

Av. 20 de Setembro, 3113Centro - Sapiranga/RS

3599.2014

EscritórioContábil

Page 8: Jornal Repercussão edição 80

dia a dia8 Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Sobrados são opções parafamílias que buscam um larHabitação | Especulação imobiliária torna imóveis em Campo Bom um dos mais caros da região Região - A casa própria continua entre os principais desejos das famílias e traba-lhadores. Porém, encontrar o imóvel ideal e que caiba no orçamento mensal das fa-mílias não é uma tarefa fácil. Para quem busca um so-brado novo, por exemplo, os valores chegam a oscilar até 130% (ou 168 mil reais), dependendo o tamanho, aca-bamento e número de vagas na garagem. Nas imobiliárias consultadas em Campo Bom e Sapiranga, o sobrado com o menor preço encontrado foi o oferecido pela Rosân-gela Imóveis. A moradia de 70 metros quadrados em Araricá, com dois quartos, garagem para um veículo sem cobertura, sacada e quiosque com churrasqueira de uso coletivo, está à venda por R$ 127 mil, com possi-bilidade de financiamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida. Para os consumidores que procuram um sobrado mais refinado, com piso porcelanato, gesso e gara-gem com pergolado com duas vagas para veículos, pode desembolsar até 118 mil reais a mais. Por R$ 245 mil, a Imobiliária Dreger, de Campo Bom, está vendendo sobrados de 86,81 metros quadrados (16 metros qua-drados a mais) do oferecido em Araricá. “São três opções de imóveis, que estão em fase de acabamento”, explica a corretora Loeni Jung.

Prédio em Campo Bom em construção | Fotos: Deivis Luz

N

N

MERCADORETRAÍDO Com tantas opções

de compra no mercado imobiliário, a oferta de empregos parece ter tomado o rumo oposto. Existem poucas vagas em aberto na área. Em Nova Hartz, por exemplo, a agência do FGTAS/Sine possui uma vaga para mestre de obras, cinco para pedreiros e seis de servente.

Campo Bom e Sapiranga, conforme informações das agências

do FGTAS/Sine, não possuem, no momento, vagas em aberto na área da construção civil.

FONTES: Imobiliárias Dreger e Imobiliária Rosângela

PREÇO DO METRO QUADRADODOS SOBRADOS NA REGIÃO

MUNICÍPIO VALOR IMÓVEIS ÁREA TOTAL VALOR DO M²

Araricá R$ 127 mil 70 m² R$ 1.814

Campo Bom R$ 245 mil 86,81 m² R$ 2.848 R$ 265 mil 91,26 m² R$ 2.912 R$ 295 mil 119,63 m² R$ 2.478

Sapiranga R$ 180 mil 93 m² R$ 1.935 R$ 200 mil 98 m² R$ 2.040

RESIDENCIAL FÊNIX EM CAMPO BOM Os sobrados estão em fase de acabamento e serão concluídos em agosto. São três opções com tamanhos diferentes (91,26 m², 86,81 m² e 119,63 m²). Todos possuem duas suítes, um banheiro, piso porcelanato, água quente, gesso, garagem com pergolado para dois carros. Preços: entre 245 a 295 mil reais.

RESIDENCIAL EUROPA EM SAPIRANGA A Imobiliária Rosângela possui duas opções de sobrados: um de 98 e outro de 93 m². Ambos possuem três dormitórios, sala e cozinha integrados, web space e porteiro eletrônico. O sobrado de 93 m² possui garagem para um veículo e o de 98 m² para até dois carros.Preços: entre 180 a 200 mil reais

RESIDENCIAL AZALEIA EM ARARICÁ No município de Araricá, vizinho à Sapiranga, também há opção de sobrados à venda. Cada unidade possui 70 m², dois dormitórios, sala e cozinha integrados, sacada em um dos quartos. Conforme a Imobiliária Rosângela, os terrenos são escriturados.Preços: entre 127 mil a 143 mil reais

Quase mil construções O bom momento do mercado imobiliário pode ser observado nos números das prefeituras. Em Nova Hartz existem mais de 121 obras (entre casas, salas comerciais e prédio) em construção. Em Sapiranga, a Prefeitura não revelou o número, mas projetos habitacionais são a maioria. Também está prestes a iniciarem as obras dos residenciais Bem Viver 1 e 2, no bairro São Luiz. Há ainda oito empreendimentos de casas geminadas em andamento. Campo Bom possui mais de 640 projetos de construção. Até o fechamento desta edição, Araricá não disse os seus números.

Page 9: Jornal Repercussão edição 80

ronda policial 9Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Associação de Voluntários de Assitência Social

Polícia encontra cadáverem prédio de Campo BomInvestigação | Coleta inicial de dados não mostram marcasde violência no corpo dohomem encontrado morto Campo Bom - O setor de investigação da Polícia Civil aguarda a presença de familiares de Paulo Fernan-do Padilha, 59 anos, para esclarecer as causas da sua misteriosa morte. A infor-mação de que um corpo em avançado estado de putre-fação estaria em um prédio em construção, na rua Emi-lio Wilibaldo Kaiser, levou a Brigada Militar de Campo Bom até o empreendi-mento, que fi ca no centro do município. No sábado (16), por volta das 11 horas, a polícia militar chegou ao local e isolou a área para o trabalho da perícia.

Conforme Claudio da Sil-va Dineck, chefe do setor de investigações da Polícia Civil de Campo Bom, o corpo de Paulo Fernando Padilha, não apresentava marcas de facada, tiro ou golpe. “A princípio ele não morreu de forma violenta”, explica Dineck. Nos próximos dias, a Polícia Civil pretende ouvir familiares de Paulo. “Intima-mos alguns familiares, mas até agora, não comparece-ram na delegacia”, comenta o investigador. Pessoas que trabalham próximo de onde o corpo foi encontrado dis-seram que o homem costu-mava dormir no local.

Brigada foi acionada por populares | Foto: Brigada Militar

Acidente na RS-239 Acidente na Kraemer-Eck

HOMEM ESTAVA SEPARADO DA ESPOSA Conforme a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Campo Bom, familiares de Paulo Fernando Padilha entraram em contato com a Prefeitura, pedindo auxílio funeral. “Viabilizamos o caixão e a capela para a família fazer o funeral”, revela o secretário, Francisco dos Santos Silva.

Sapiranga - Dois con-dutores levaram um susto nesta semana, quando tran-sitavam pelo município. O primeiro acidente ocorreu na terça-feira (19), na rua Kraemer-Eck, bairro Cen-tenário. O condutor de uma caminhonete Ranger (placas IYV-0018), de Por-to Alegre, colidiu em um poste, deixando parte da região sem energia elétrica. O motorista do carro, Fábio Freitas, 37 anos, não se fe-

riu e está com a carteira de habilitação suspensa. Na quarta-feira (20), por volta das 9 horas, um novo acidente, desta vez, na RS-239, no km 28. Cassiano da Silva Souza, 23 anos, dirigia um Celta (placa IJW-2090), de Parobé, quando cochilou ao volante e acabou capo-tando o seu carro. Bombei-ros e Samu foram acionados para socorrer o motorista, que sofreu apenas escoria-ções leves na cabeça.

Paulo Fernando Padilha

Capotamento ebairro sem energiadevido a acidentesSem vítimas | Ocorrênciascom danos apenas materiais

Page 10: Jornal Repercussão edição 80

esportesJornal Repercussão | 21 a 27 de agosto de 2014 | Pág. 10

“ A 1ª Copa Cidade de Campo Bom será um grande evento e que reunirá mais de 120 atletas de todas as partes do Estado. A Federação e a Prefeitura de Campo Bom estão unidas nesta atividade.”

Marcos Lorenz,presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo

15 de Novembrovai a Porto Alegreencarar o São JoséDecisão | Time precisa vencerpara deixar a lanterna da Copa Campo Bom - O 15 de Novembro volta a cam-po neste sábado (23) pela quarta rodada da Copa Metropolitana. O time do técnico Rafael Pergher, que perdeu seus primeiros três jogos na competição, vai até Porto Alegre encarar o São José, no Estádio Passo D’Areia. O jogo, que come-ça às 15 horas, é decisivo

para os planos da diretoria, que ainda sonha com a classifi cação para a fase de mata-mata. Nando, expulso contra o Cerâmica, será desfalque certo do clube. Depois de encarar o São José neste sábado, o 15 de Novembro inicia a prepa-ração para jogar contra o Estância Velha, no domin-go (7), em Campo Bom.

Rafael Mello é destaque O atleta de asa delta, Rafael Strohschoen de Mello, competiu entre os dias 3 e 9 deste mês na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre Categoria Asa Delta, classifi cando-se em terceiro lugar. A competição era aberta, recebendo atletas de vários países, somando-se 50 competidores inscritos. A próxima etapa acontece em Andradas,

Atendemos Particular e Convênios: Ipasem, Doctor Clin e Unimed.

Jogadores buscam a vitória | Foto: Rodrigo Figueiró/CAC

Escolinha do GrêmioNota rápida...

Nova Hartz – Ex-jogadores de futebol da dupla grenal prestigiaram no sábado (16) o jogo inaugural da escolinha de futebol do Grêmio, no Centro Esportivo Ovídio Müller. Nomes como Dinho, Carlos Miguel, Arílson e Régis, marcaram presença, bem como os comunicadores da Rádio Atlântida, Mister Pi e Potter. Um público de aproximadamente 300 pessoas prestigiou o jogo entre Amigos de Dinho contra Amigos de Patrício, que acabou empatado em 2 a 2. “Foi uma festa muito bonita. Queremos que esse projeto forme talentos”, disse Patrício Boques.

+

Sapiranga

Dinho e Patrício falaram para o público | Foto: Felipe Laux

Rafael Strohschoen de Mello

Última prova de BMXantes de grande reformaAté logo | Pista de Bicicross sedia Copa Cidade de Campo Bom Campo Bom - A tra-dicional Pista de Bicicross, construída no fi nal da década de 1980, passará por uma reforma completa. E, para celebrar o momento, Pre-feitura e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) esperam reunir mais de 120 atletas na 1ª Copa Cidade de Campo Bom. Conforme a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), a pista, quando concluída, es-tará entre as mais modernas do país. Haverá salas para reuniões, banheiros e uma estrutura que atenderá as necessidades dos atletas que praticam o esporte olímpico. A 1ª Copa Cidade de Cam-po Bom começa no sábado (23), com os treinos livres, às 14h30. No domingo (24), das 10 ao meio-dia, ocorrem os treinos ofi ciais e à tarde a corrida. A Federação Gaúcha de Ciclismo será a responsável pela arbitragem da Copa.

Reforma da Pista de Bicicross de Campo Bom inicia ainda este ano | Foto: Deivis Luz

REFORMA FOI ANTECIPADAPELO JORNAL REPERCUSSÃO

Em abril de 2013, o Jornal Repercussão antecipou aos seus leitores o projeto da Prefeitura em reformar a Pista de Bicicross. Na oportunidade, o secretário de Esportes e Lazer, João Carlos e Silva, revelou que engenheiros e arquitetos da Prefeitura, em conjunto com integrantes da Liga Campo-bonense de BMX e da Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), debatiam o tema.

Minas Gerais, de 7 a 13 de setembro. “A conquista é sempre muito importante e concorro por amor ao esporte”, disse Rafael ao Repercussão.

esportes“ Foi uma grande competição, reunindo diversos atletas. Quem sabe, neste ano, este campeonato se fi rme como o maior em nível estadual entre as federações do Brasil.”

Marcos Lorenz, presidenteda Federação Gaúcha de Atletismo

Jornal Repercussão | 11 de abril de 2013 | Pág. 10

Após etapa, Campo Bom mirareforma da Pista de BicicrossDespedida | 2ª etapa do Super Campeonato Gaúcho de Bicicross reúne 140 atletas na última prova antes da reforma

Atletas de Campo Bom (foto) se destacaram em campeonato de Bicicross | Fotos: Deivis Luz

Ele comentaa competição

“Estamos com um pro-jeto de remodelação da Pista de Bicicross de Campo Bom, e talvez, esta tenha sido a última prova neste primeiro semestre. Construíremos uma pista nova, com arquibancadas mais amplas. Nossa inten-ção é trazer competi-ções de nível nacional. A etapa foi excelente e tivemos mais de 140 atletas inscritos e mostrou que Campo Bom é referência.”

João Carlos e Silva (JC),secretário de Esportes e

Lazer de Campo Bom

Campo Bom – “Os pi-lotos e a Federação serão ouvidos para a construção da nova Pista de Bici-cross”. Com esta frase, o secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva (o JC), anunciou ao Jornal Repercussão a reforma da Pista de Bicicross de Campo Bom, que deve receber as primeiras má-quinas para a readequa-ção a partir do segundo semestre. A 2ª etapa reuniu dife-rentes modalidades (entre elas a Mountain Bike e a Cruiser) distribuídas em mais de 20 categorias - se-paradas por sexo e idade. Na prova principal, que teve como atrativo a pre-miação de R$ 400 para os vencedores da Categoria Elite masculina, o vence-dor foi o atleta do Clube 19 de Julho de Sapiranga,

Elison Rodriguez. Aliás, as equipes de Campo Bom e Sapiranga tiveram grande desempe-nho na 2ª etapa. Juntas, a Liga Campo-bonense de BMX e o Clube 19 de Julho inscreveram mais de 50 atletas, sendo sete mulheres. No balanço de medalhas, a Liga Campo--bonense conquistou 34 (sendo oito de 1º lugar) e o Clube 19 de Julho 17 medalhas (com outras oito de 1º lugar). A 3ª etapa ocorre na pista do Parque Militão, em Bagé, nos dias 4 e 5 de maio. Sapiranga recebe a 4ª etapa entre os dias 22 e 23 de junho, no Clube 19 de Julho. No site do Jornal Repercussão está a lista completa dos ven-cedores e na fan-page do Facebook, todas as fotos dos premiados.

Colocação 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8ºLCBMX 8 4 9 3 4 2 1 319 de Julho 8 5 0 1 3 0 0 0

INTE GREA Loja dos Campeões

SAPIRANGA - Av. João Corrêa, 1072 - Centro(51) 3599-2222

CAMPO BOM - Av. São Leopoldo, 210 - sala 02Centro - (51) 3038-4322

Atletas que subiram ao pódio na categoria Mountain Bike

Prova da Elite masculina conquistada pelo Clube 19 de Julho

Liga Campo-bonense de BMX34 medalhas

Clube 19 de Julho17 medalhas

Número de medalhas por colocação!

Total de medalhas na 2ª etapa do Super Campeonato

esportesMarcos Lorenz, presidenteda Federação Gaúcha de Atletismo

Jornal Repercussão | 11 de abril de 2013 | Pág. 10

Despedida | 2ª etapa do Super Campeonato Gaúcho de Bicicross reúne 140 atletas na

Ele comenta

Page 11: Jornal Repercussão edição 80

giro dos municípios 11Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Notas rápidas...

+Sessão da Câmara

Desfilecívico

Dançagratuita

Novosaçudes

Balé Folclórico Origenscompleta duas décadas

Prefeitura entrega 15prêmios do IPTU

Araricá

Campo Bom

Sapiranga

Campo Bom

Sapiranga

Campo Bom

Trensurbprojeta

Câmara premia estudantes da rede de ensino com o Aluno Nota Dez

Biometriaem teste

Região

Nova Hartz

Araricá

O estudo de expansão da linha da Trensurb até o município de Sapiranga, no Vale do Sinos, deve ser entregue neste mês. Com o prazo inicialmente estabelecido para maio, o novo prazo contratual expira no final de agosto. “A prorrogação se deve a uma questão bastante simples: iniciamos o trabalho de pesquisa de campo e de demanda em novembro. Como dezembro, janeiro e fevereiro são meses atípicos, de férias, tivemos que prorrogar o levantamento até março e abril deste ano, para termos uma amostra mais típica”, explica o superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Ernani Fagundes.

Dois alunos de cada escola municipal e estadual, que obtiveram o melhor desempenho nos boletins escolares no ano de 2013, receberam dos vereadores

de Nova Hartz a premiação do “Aluno Nota Dez”. A sessão solene ocorreu no sábado (16) e contou ainda com a presença de pais e professores da rede

de ensino municipal. Para o presidente da Câmara, Benedito Bertol (PT), a proposta serve de incentivo a todos os alunos de Nova Hartz.

Será no próximo sábado (30), a eleição simulada para testar o sistema biométrico de votação. Eleitores interessados em participar do teste devem apresentar documento com foto. O teste ocorrerá nas escolas Professor Martim Frederico Raschke e Francisca Isabel, das 14 às 18 horas.

Sem projetos da Prefeitura para serem apreciados, os vereadores de Araricá aprovaram uma indicação e pedidos de informações para o prefeito Sergio Machado (PMDB). A indicação é feita pelo vereador Ari Schrepp (PP), solicitando que a Prefeitura realize a captação das águas da chuva das escolas municipais para reutilizá-las nos banheiros das instituições de ensino. Paulo Foss (PP) pede informações sobre o andamento do processo de regularização fundiária do Loteamento Fucs. Já Flávio Maciel (PMDB), requer informações sobre acidente ocorrido no transporte escolar envolvendo um ônibus e também se o município concede algum tipo de benefício aos estudantes universitários.

Desde o início do mês, a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) trabalha na organização do Desfile Cívico de 7 de setembro. Neste ano, o tema será “Sou Brasileiro, Sou Campo-bonense, com muito orgulho” e renderá uma homenagem para o Centro Cultural Eintracht pelos seus 30 anos.

A prefeitura de Sapiranga firmou um convênio com o Estúdio Rusch Escola de Dança e Pilates, que está oferecendo 360 vagas para crianças e adolescente aprenderem a dançar balé e jazz, através do projeto “Compartilhando Passos”. As turmas possuem até 15 alunos e as inscrições são feitas na Secretaria de Educação de Sapiranga.

Convênio entre a Prefeitura e o governo do Estado possibilitará a construção de açudes em cinco propriedades. Com a medida, os agricultores familiares do município terão mais segurança na irrigação de hortaliças, frutas e até para alimentação de gado leiteiro e de corte. “A ideia é que eles instalem o sistema de irrigação e que essa técnica sirva de referência para outros agricultores”, explica o coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Campo Bom, Claudinei Baldissera.

Neste sábado e domingo, dias 23 e 24, o município de Sapiranga vai comemorar os 20 anos de criação do Balé Folclórico Origens. Haverá duas noites de espetáculos no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck para conferir a trajetória do grupo. Ao todo, são três grupos divididos por faixa etária, com 80 dançarinos, a partir dos 6 anos de idade. “É uma bonita história, que precisa ser valorizada pela comunidade”, destaca a prefeita Corinha Molling. No dia 23, o show iniciará às 20 horas, e no dia 24, às 19 horas. Os ingressos antecipados estão à venda com integrantes do balé e no Centro de Cultura a 12 reais e na hora, a 15 reais.

Os contribuentes de Campo Bom, que foram sorteados na campanha IPTU Dá Sorte, buscaram seus prêmios na sexta-feira (15), na Prefeitura. Entre os 15 prêmios estava um automóvel Pálio zero quilômetro, que foi entregue ao aposentado Almir Campanha, 65 anos. Haverá outro sorteio, com mais 15 prêmios, onde os contribuentes que pagaram o IPTU até fevereiro, à vista, irão concorrer.

Balé Folclórico em ação na Bélgica | Foto: Ronald Landry

Luiz Paulo Grings

Sorteados buscaram prêmios sexta-feira | Foto: Bruna de Bem

Alunos Nota Dez receberam placas comemorativas em sessão solene | Foto: Foto Imagem

Reunião-almoço

Região

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisa), Luiz Paulo Grings (foto), convida os empreendedores para na próxima terça-feira (26) participarem da reunião-almoço no Restaurante Cairú. Desta vez, o convidado é o diretor-presidente da Bebidas Fruki S.A., Nelson Eggers. A reunião terá como tema “Do sonho à realidade: uma trajetória de 90 anos”. Cartões estão à venda por 35 reais para sócios e 45 reais para não-sócios.

Page 12: Jornal Repercussão edição 80

dia a dia12 Repercussão21 a 27 de agosto de 2013

Acesso à Nova Hartz pelaRS-239 pode ter viadutoInfraestrutura | Lideranças do município terão encontronesta sexta-feira (22) com técnicos da EGR junto à RS-239 Nova Hartz - Impor-tantes reivindicações dos moradores na área de in-fraestrutura da RS-239 te-rão novo capítulo nesta sexta-feira (22). Técnicos da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) estarão no município para tratar de an-tigos pleitos das lideranças municipais. Entre os temas que serão abordados no encontro, está a iluminação da RS-239 no trecho nova-hartsense. Conforme a EGR, a instala-ção de torres de iluminação na rodovia ocorrerá quando todos os prefeitos entrega-rem os projetos à estatal. Outra demanda de Nova Hartz que será apresentada aos técnicos da EGR é o

Acesso de Nova Hartz pode ganhar viaduto | Fotos: Arquivo JR

Prefeito Arlem Tasso

E-mail: [email protected]

Informe >>>

45ª Convenção Estadual Lojistaencerra como mais um sucesso

Aconteceu na última semana a 45ª Convenção Estadual Lojista. As palestras com renomados profi ssionais das áreas de marketing, gestão e recursos humanos, trouxeram en-sinamentos de novas metodologias de negócios e técnicas de relacionamento com o público. Membros da diretoria, colaboradores e associados da CDL Campo Bom estive-ram juntamente com cerca de 2.000 pessoas prestigiando o evento promovido pela FCDL – RS nos dias 14 e 15 de agosto em Bento Gonçalves.As atividades iniciaram no dia 14 com a palestra de Chico Ferraz “Mudança de postura” e encerraram com o consul-tor e professor Tiago Mattos debatendo os aspectos para a aposta do sucesso nos negócios. O primeiro dia também foi marcado pelo 45º Seminário de SPCs. No dia 15, a mestranda em Administração de Empresas pela Univali (SC), Larissa Kummel falou sobre a revolução do consumo no Brasil e Gabriel Carneiro que é Personal e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coa-ching abordou um dos temas mais atuais, o coaching. O marketing efi ciente como ferramenta de trabalho para o comércio foi tema debatido pelo mestre em marketing e gestão estratégica pela UCES de Buenos Aires e gradua-do em psicologia e pós graduado em Administração de Marketing pela PUC, João Stringhini. Os debates foram encerrados com o renomado palestrante Clóvis de Barros Filho com a palestra “Convite a Realidade”. Quésia Gracez da Clean Jet defi niu o evento como imperdível e qualifi cou-o como um dos melhores do seg-mento a nível Brasil. “O evento foi realizado com todo o cuidado para superar as expectativas dos participantes. As palestras com alto padrão de qualidade levaram as pessoas a outro nível de pensamento, sobre si e sobre suas empre-sas”, fi nalizou. A FCDL-RS já prepara a próxima edição da Convenção Estadual Lojista que será em Caxias do Sul. entre os dias 13 e 14 de agosto de 2015.

Cobrança pelo viaduto! Outra reivindicação que o prefeito, Arlem Tasso (foto), deve apresentar aos técnicos é pela construção de um via-duto. “Se Sapiranga tem dois, Parobé tem um, nós também temos o direito de cobrar”, defende o prefeito. A construção de um via-duto vem sendo articulado há anos pelas lideranças do

NNOVA HARTZNO COREPE Uma das lideranças

que têm defendido os interesses do município junto à EGR é o vereador e membro do Conselho das Rodovias Pedagiadas (Corepe), Valentin Melo de Thomaz (PT). Ele também estará no encontro.

CR

M -

24277 -

Dir

eto

r T

écn

ico

www.hospitalsapiranga.com.br

3 5 9 9 . 8 1 0 0(51)

C A L L C E N T E R

CONSULTAS E EXAMES PARTICULAR E CONVÊNIOS

Anos

Ÿ Atendimento de traumas inclusive cirúrgico

ŸPlantão e exames 24 horas

ŸProblemas ortopédicos

ŸEquipe capacitada em diversas especialidades, como: ombro, joelho, pé, mão e coluna

ŸAtendemos à todos os convênios

Serviço de Traumatologia e Ortopedia Hospital Sapiranga

Prazer em ver você bem!

pedido da instalação de um controlador de velocidade próximo do acesso ao muni-cípio. Este pedido, aliás, pode ser um dos primeiros aten-didos pela estatal. Há dois equipamentos comprados pela EGR e que serão insta-lados em local a ser defi nido.

município, mas ainda não há previsão de quando a proposta sairá do campo da projeção para o prático.

Torneio deTaekwondo

Notarápida

Nova Hartz - O 13º Campeonato de Ta-ekwondo e a 4ª Etapa do Ranking Gaúcho 2014 FGTI, acontece neste domingo, dia 24 de agos-to. A competição reunirá profi ssionais e estreantes, nas categorias do femini-no e masculino.

+

Page 13: Jornal Repercussão edição 80

.TecBONS SALÁRIOSNA ÁREA DE TI

Que tal ganhar entre 4,1 mil e 5,9 mil reais? Basta buscar formação na área de tecnologia da informação. Arquiteto de sistemas, engenheiro de automação e analista progra-mador Oracle podem render bons salários. Pesquisa é da consultoria Recursos Humanos Catho.

MICROSOFT LANÇACELULAR POPULAR

Ao preço de 199 reais, agora será possível estar conectado à internet. O colorido Nokia 225 suporta cartão SD de até 32 GB, câmera digital, dois chips e 2,8 de tela. Pesa pouco mais de 100 gramas.

Jornal Repercussão | 21 a 27 de agosto de 2014 | Pág. 13

Notícias do mundo virtual

MEGA DRIVE Clássico videogame da década de 1990, o Mega Drive, completou 25 anos da sua criação.

BALDE DE GELO E ÁGUA NA CABEÇA A mania agora entre os famosos é derrubar um balde de gelo sobre a própria cabeça. O desafi o sur-giu para chamar a atenção para a doença esclerose lateral amiotrófi ca. Ana Maria Braga, Neymar e Ivete Sangalo aderiram “a moda”.

mande a sua notícia curiosa para: [email protected]

E-MAIL, CRIANÇAS E GOOGLE O Google estuda permitir contas online para crianças com idade inferior a 13 anos e dar o con-trole aos pais sobre a utilização.

MORTAL KOMBAT Game será lançado em 2015 para PC, PS 3 e 4 e Xbox, com vozes em português. Scorpion e Sub-Zero estarão no jogo.

JOGOS MAIS VENDIDOS EM 2014 Fifa 2014, Pro Evolution Soccer e Call of Duty foram os games mais vendidos no início deste ano no Brasil, conforme consultoria.

TABLET LÊDIGITAIS A Samsung lançou nesta semana o Galaxy Tab S, o primeiro tablet do mer-cado brasi-leiro a contar com um leitor de impressões digitais para desbloquear a tela e realizar pagamentos.

Região - As extensas e can-sativas filmagens de eventos como casamentos, festas de 15 anos, formaturas e comunhão, agora podem ser substituídas por “curta metragens”, vídeos de curta duração com os momentos mais marcantes de cada evento. A empresa sapiranguense Sul Digital está lançando essa tendência inédita na região. Na nova proposta, todo o evento continua sendo fi lmado, porém, no vídeo fi nal, aparecem apenas os momentos mais importan-tes. A empresa ainda produz os materiais extensos, porém a sua proposta é criar vídeos com cenas selecionadas. O cliente recebe juntamente com o trabalho fi nal, um teaser trailer do evento, com duração aproximada de 5 minutos. “Al-gumas vezes o cliente nos passa uma espécie de roteiro com enfoques, e posteriormente, nós criamos o vídeo. Atualmente, as pessoas se sentem muito mais atraídas à assistir um Short Film, ao invés de vídeos de longa du-ração”, disse o proprietário da Sul Digital, Janderson Dias. A Sul Digital utiliza os melhores equipamentos de captação de imagens em alta defi nição e de pós-produção. O vídeo é fi nali-zado em Bluray, com qualidade superior ao DVD tradicional.

Ao buscar um trabalho do gênero, é essencial que o cliente procure conhecer os trabalhos realizados por meio do portfólio da produtora e o posicionamento da empresa no mercado de eventos. A Sul Digital é uma empresa que está atualizada com as novi-dades e tendências de mer-cado, trabalhando com equi-pamentos de alta tenologia. Experiências da Sul Di-gital são encontradas no

A 5ª Vara Cível de Vitória (ES) determinou que Google e Apple removam de suas lojas oficiais o aplicativo Secret. No prazo de dez dias, o programa também terá de ser automaticamente desinstalado dos aparelhos nos quais foi baixado. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 20 mil para cada empresa. A decisão veio em resposta a um pedido liminar do MPES (Ministério Público do Estado do Espírito Santo), segundo comu-nicado divulgado pelo próprio

órgão. A ação civil pública sus-tenta que “diversas pessoas estão sendo vítimas de constrangimen-tos e ilícitos contra a honra sem que possam se defender, dado o anonimato das postagens no aplicativo”. O texto diz que a ferra-menta pode ser usada como ins-trumento para o bullying virtual. A empresa Google afi rmou que “qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo se julgar que o mesmo viola os termos de uso e políticas da loja Google Play ou a lei brasileira”.

Tecnologia em fi lmagens!

Sul Digital lança novo conceito em gravações de vídeos de eventos

Justiça determina retirada doaplicativo Secret de lojas virtuais

Short Film | Vídeos menores retomam a tendência de fi lmagens

Sul Digital está desde 2006 realizando fi lmagens de eventos na região

FILMAGENS ETERNIZAM MOMENTOS

Diferente da fotografi a, ao fi lmar eventos é possível capturar as emoções em movimento e com muito mais intensidade. A empresa Sul Digital busca produzir o material de forma agradável, dinâmica e principalmente envolvente. “Nossos melhores momentos são únicos e precisam ser recordados em grande estilo”, ressalta Janderson.

Ícone do app Secret

Janderson Dias, proprietário

site www.suldigital.tv, e seu escritório está localizado no município de Sapiran-ga, na rua Alberto Schmi-dt, 381 (sala 4), no Centro.

Page 14: Jornal Repercussão edição 80

jornaljornal

DiverCidadeJornal Repercussão | 21 a 27 de agosto de 2014 | Pág. 14 “

Circuito Literário envolve as escolas de SapirangaEducação | Evento cultural tem vários polos pela cidade, de forma a envolver todos os alunos de escolas municipais

Teatro O Gato de Botas foi parte do evento | Foto: Maese Closs

Sapiranga - Os rostos atentos dos alunos da Escola de Educação Infantil Domi-nó não tiraram os olhos do palco do Centro de Cultura na última segunda-feira (18). O teatro “O Gato de Botas” fez parte do evento que está viajando à diversos polos, envolvendo alunos de todas as escolas da rede munici-pal de Sapiranga. Além do Centro de Cultura, a Praça da Bandeira e as escolas Waldemar Carlos Jaeger, Ru-baldo Saenger, Floresta e 28 de Fevereiro fazem parte do roteiro do Circuito Literário. O principal objetivo do evento é incentivar os alu-nos a se envolverem mais com o mundo da literatura, já que atualmente é ainda mais difícil fazer com que as crianças se interessem por livros que, em alguns casos, são trocados pelo excesso de aparelhos tecnológicos existentes. Também há vá-rios autores literários par-ticipando da programação, com bate-papo e contação de histórias. Para a secretária de Edu-cação de Sapiranga (SMED),

Estudantes comemoram

““

Estou participando das atividades na recepção da minha escola, convidando os visitantes a entrar nessa viagem incrível que o Circui-

to Literário está fazendo”.

Samuel Veiga, 9 anosEMEF 28 de Fevereiro

Nos divertimos no passeio e achei o teatro com os gatos muito bo-nito. Eu e meus colegas adoramos quando tem atividades diferentes,

são aulas divertidas”.

Angelina Muniz, 6 anosEMEI Dominó

“ Gosto de quando temos teatro para assistir. Achei muito bonito o teatro do Gato de Botas e espe-ro que possamos ter atividades

legais como essa novamente”.

Gustavo Pinheiro, 5 anosEMEI Dominó

NPraça da Bandeira Livros estão sendo

comercializados em dez bancas, na Praça da Bandeira. A venda ocorre até domingo (23), quando ocorre a homenagem ao Dia Nacional da Educação Infantil, com diversas apresentaçãoes e brincadeiras infantis, em parceria com a APAE Sapiranga.

19/09 - 19hCENTRO DE CULTURA

DE SAPIRANGA

Promoção: Apoio:

Maria Fátima de Souza, o evento serve para promover um momento diferenciado na rotina dos estudantes, mostrando que o ato de abrir um livro pode ser algo bastante atraente. “Ler e formar leitores é o grande desafi o dos nossos tempos”, disse a titular da SMED. Para os alunos, o evento, que iniciou na segunda-feira (18), é também um momen-to de descontração, onde podem conhecer outras escolas, interagindo com os alunos e fazendo novas amizades através do evento.

Durante o Morrostock, estaremos realizando diversas ofi cinas envolvendo sustentabili-dade e meio ambiente. A partir da química resultante dos projetos, acreditamos que se alimenta um possível novo mundo”.

Diego França,facilitador da ofi cina de Compostagem

Na Praça da Bandeira, na manhã desta quarta-feira (20), rolou o bate-papo com o autor e professor de história, Carlos Steigleder. Outras atividades criativas envolveram os visitantes, como pintura o rosto, brincadeiras, teatro, contação de histórias com palhaços e venda de livros. As fi las para receber pintura eram extensas, e os alunos, de diversas escolas, se dividiam entre as atividades.

A quadra de esportes da EMEF 28 de Fevereiro foi dividida em vários sessões. Mostra de trabalhos dos alunos, tenda para leitura, espaço musical, venda de livros, mesinhas e cadeiras para leitura e desenhos e espaço de folclore, foram alguns dos entretenimentos que envolveram os alunos nesta quarta-feira (20). Outra atividade interessante na escola foi o bate-papo com o escritor sapiranguense Gustavo Hanauer.

A EMEF Waldemar Carlos Saenger, além de organizar exposição com trabalhos artísticos de seus alunos, também expôs as criações de estudantes de outras escolas. As principais atividades estavam focadas nos núcleos de música, teatro e dança. O escritor e poeta sapiranguense, Jairo Brum Gomes, esteve presente no local, apresentando para os alunos sua nova obra, intitulada “Meu Verso”.

Page 15: Jornal Repercussão edição 80

repercutindo... Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz 15Repercussão21 a 27 de agosto de 2014

Louize [email protected]

SAPIRANGA - F. 3039.1616 CAMPO BOM - F. 3038.1616 TAQUARA - F. 3541.3440

As tendências da próxima estação já estão na Dispa.Venha conferir!

DR. DANILO SCHNEIDERESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIACIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTESCIRURGIÃO - DENTISTA - CRO RS 11984

SAPIRANGA51 3529.8297Av. 20 de Setembro, 3825 - sala 03

Très chicDiego Mascarenhas

Lucas Correa

MALMACompanhia de Dança...é um espetáculo que traz em si a realidade dos moradores do nordeste, fazendo referências

a diferentes ícones da cultura brasileira, como “ Os Sertões”, de Euclides da Cunha e “Os Retirantes”, de Cândido Portinári, com uma trilha sonora que combina o es-tilo clássico e popular dimensionando o drama social e pessoal dos nordestinos. E tudo isso envolto em grande sensibilidade, apuro artístico, cenografi a encantadora e coreografi a assinada por Arilton Assunção. Piaf e Rogai serão apresentados no dia 22 de setembro no Teatro do CEI, em Campo Bom, às 20h, comemorando os quatro anos de formação da Companhia. Haverá ensaio aberto no mesmo dia, direcionado à estudantes. O espetáculo encerra a turnê do grupo por várias cidades importantes do Rio Grande do Sul. O diretor Alex Lassakoski e sua equipe e atores estão de parabéns por movimentar a cultura no estado e levar a arte da dança para as mais variadas plateias. Vale o esforço e o engajamento de vários profi ssionais para realizarem essa turnê. Vale a frase ...Um país sem Cultura é um país sem Memória...Que o sucesso seja sempre mera consequência...

1Muita emoção e festa em noite pra lá de especial.

Bruna Kellermann formou-se em direito na noite do último dia 26 de julho na Universidade Feevale. A festa para os convidados aconteceu no espaço Moinho de Eventos, em campo Bom...A novahartense na foto é pura emoção, com a mãe Loreci, que também viveu momento

ímpar.

2Um fi nal de semana de muitos agitos e agenda

cheia na cidade de Araricá. O 9º Encontro de Bois Carreiros movimentou a cidade e a população de cidades vizinhas, pois o evento já é consolidado e sempre muito disputado por seus diferenciais. Além disso, é um grande encontro de amigos. Amigos esses que muito aguardam um ano inteiro para esse reencontro. Na foto, o casal Diego Edésio e Uélica Rudschinski, que aproveitou cada momento deste grande evento.

3Na foto, turma de amigos de Sapiranga, que esteve

reunida no último domingo no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita. O local é muito apreciado não só por competidores, mas por muitos que se reúnem para aliviar o stresse do dia a dia...Há até quem se arrisque a virar um novo campeão de velocidade na modalidade.

4Os amigos Fernando Maurer, Jaques

Weiermüller, Maurício Regla, Fabrício Werb e Gerson Juchem, estiveram em Nova Hartz no último sábado, para conferir e prestigiar o jogo entre os amigos de Patrício contra os amigos de Dinho , ex -craques da dupla Grenal, que participaram do evento festivo. Afi nal amigos..sempre amigos e craques, sempre craques...Nada muda a história e sua relevante participação no esporte...

1

2

3 4

Page 16: Jornal Repercussão edição 80

21 a 27 de agosto de 2014

Veja antes as notícias da regiãoem nosso Facebook ou no site:

facebook.com/jornalrepercussao

www.jornalrepercussao.com.br

Festa das Azaleias cheia de atrações em AraricáMúsica | Evento regional começa nesta quinta (21) com noite gospel Araricá - Mesmo com o tempo nublado, o 9º Encon-tro de Bois Carreiros, que an-tecipa a 15ª Festa das Azaléias, foi de grande movimentação e diversão para o público que esteve presente no Largo das Azaleias no sábado e domin-go (16 e 17). A carreteada, que abriu o evento, reuniu mais de 100 bois, e centenas de pessoas estiveram nas ruas para prestigiar o desfile. A primeira prova do Bois Carreiros foi a Junta de Bois, na qual o agricultor Nadir Francisco da Silva, de Ta-quara, ficou em primeiro lugar. A mais divertida das competições, a Pega do Por-co na Lama, começou em seguida. A prova consistia em conseguir pegar o leitão em um cercado com lama, dentro de um período de 60 segundos. Mais de 60 pessoas se inscreveram na compe-

tição e 10 cidadãos levaram os porquinhos para casa. A grande atração da prova foi a participação da corte dos eventos de Araricá, composta pela rainha Fernanda Muller e as princesas Nathalin Dias e Gabrieli Garcia. No domin-go, Volmir Martins e seus convidados reuniram grande público apreciador da música gauchesca. As festividades continua-ram durante a semana, com o 2º Festival Artístico e Lite-rário, evento voltado para os estudantes. Nesta quinta-feira (21), iniciam os shows da Festa das Azaleias, com noite gospel. O último final de semana de festividades na cidade ainda terá Chimarruts sexta-feira (22), às 23h, Banda Melody no sábado (23), às 23h, e Rick e Renner no domingo (24), a partir das 19h.

Corte participou da prova do porco na lama | Foto: Maese ClossPrefeito de Araricá

Visitantes prestigiam a festa

Prefeito comemora osucesso do Bois Carreiros

““

Essa é uma festa linda que a comunida-de espera o ano todo pra visitar. Moro

em Sapiranga e trouxe meu sobrinho para conhecer e brincar no parque”.

Raquel Wilhelm,Auxiliar Contábil

Assisto ao desfile todos os anos para pres-tigiar a tradição gaúcha. É perceptível que

a festa cresce ano a ano e está se consolidando como uma das mais importantes da região”.

Paulo Pillan LimaIndustriário

“A 9ª edição do Encontro de Bois Carreiros superou todas as expectativas e me-tas que tinhamos, tanto em número de participantes nas provas e na carreteada, quanto no público presente na avenida José Antônio de Oliveira Neto para acompa-nhar o desfile dos carreteiros. Esperamos um grande públi-co durante o segundo final

de semana de festividades, na Festa das Azaleias” co-mentou o prefeito de Araricá, Sergio Machado.