jornal repercussão edição 72

13
Moradores não precisam mais esperar chamado do governo es- tadual para exames de endoscopia. Foram 80 exames até agora. Contrato facilita exames essenciais Araricá Pág.17 Na próxima quarta-feira (2) bom- beiros comemoram o seu dia. Veja o que muda com o desmembra- mento da Brigada Miltar. Dia do Bombeiro é na próxima semana Região Pág. 2 e 3 Depois de audiência pública na Câmara de Vereadores, coope- rativa se compromete a ajustar falhas nas residências. Ipê Amarelo terá casas repintadas Nova Hartz Pág.15 Brigada Militar prende quadrilha em chácara no bairro Amaral Ribeiro, que pode ter ligação com roubos a bancos | Foto: Brigada Militar Polícia acredita que bando pode ter atacado caixas eletrônicos em Lindolfo Collor semanas atrás. BM identifica quadrilha em Sapiranga Pág. 6 Um ano após protestos, passe livre não decola Empresas se arrastam na instalação de bilhetagem eletrônica e prazo pode ser ampliado. Pág. 8 Campo Bom Região Hotel das Rosas, em Sapiranga, registrou aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2013. Hotel hospedou turistas de diversas nacionalidades. Pág. 4 Presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, destaca como está o processo para iniciar a principal obra de sa- neamento da história no município. Obras para tratar esgoto começam no 2º semestre Turistas da Copa do Mundo de Futebol lotam hotéis da região R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano II | Edição 72 | 26 de Junho a 3 de Julho de 2014 Pág. 16

Upload: jornal-repercussao

Post on 01-Apr-2016

259 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 72 do Jornal Repercussão

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal repercussão edição 72

Moradores não precisam mais esperar chamado do governo es-tadual para exames de endoscopia. Foram 80 exames até agora.

Contrato facilitaexames essenciais

Araricá

Pág.17

Na próxima quarta-feira (2) bom-beiros comemoram o seu dia. Veja o que muda com o desmembra-mento da Brigada Miltar.

Dia do Bombeiro éna próxima semana

Região

Pág. 2 e 3

Depois de audiência pública na Câmara de Vereadores, coope-rativa se compromete a ajustar falhas nas residências.

Ipê Amarelo terácasas repintadas

Nova Hartz

Pág.15

Brigada Militar prende quadrilha em chácara no bairro Amaral Ribeiro, que pode ter ligação com roubos a bancos | Foto: Brigada Militar

Polícia acredita que bando pode ter atacado caixas eletrônicos em Lindolfo Collor semanas atrás.

BM identi� ca quadrilha em SapirangaPág. 6

Um ano após protestos,passe livre não decolaEmpresas se arrastam na instalação de bilhetagem eletrônica e prazo pode ser ampliado. Pág. 8

Campo BomRegião

Hotel das Rosas, em Sapiranga, registrou aumentode 30% em relação ao mesmo período de 2013. Hotelhospedou turistas de diversas nacionalidades. Pág. 4

Presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, destaca como está o processo para iniciar a principal obra de sa-neamento da história no município.

Obras para tratar esgotocomeçam no 2º semestre

Turistas da Copa do Mundo deFutebol lotam hotéis da região

R$ 1,00 | Publicação semanal | Ano II | Edição 72 | 26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Pág. 16

Page 2: Jornal repercussão edição 72

radar2 Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014 radar 3Repercussão

26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Nos próximos dias, mais uma edição da Festa da Colônia e Feira do Mel oferecerá aos sapiran-guenses e cidadãos vizinhos uma bela celebração da cultura alemã, cuja tradição tem marcado a história de muitos vales gaúchos há quase dois séculos. Os colonos gaúchos constituem um dos elos que a sociedade contemporânea tem para se reconectar com alguns valores que vêm sendo deixados de lado gradativamente, especialmente nas últimas décadas. O primeiro deles se refere a um estilo de vida natural, mais voltado ao que a natureza tem a oferecer à subsistência humana. Quem vive no campo sabe que plantas e animais fluem de acordo com ritmos e ciclos pouco infl uenciados pela vontade humana. Há épocas mais propícias para plantar e ou-tras para colher, e diferentes espécies animais têm seus comportamentos infl uencia-dos pelas variações climáti-cas. É de grande sabedoria viver de acordo com tais mudanças, cultivando uma existência mais simples, com menos complicações e arti-fi cialismos típicos da vida urbana moderna, e mais conectada ao essencial. Por fi m, destacaria ainda o respeito às origens e à ancestralidade que nos marca. Quem vive, e especialmente quem nasceu em Sapiranga e ci-dades vizinhas, carrega em sua história e em suas memórias mais antigas a força da superação, da transformação e da geração de oportunidades em situações adversas oriundas das culturas nativas e imigrantes. Mesmo que nos esqueçamos, ou sequer tenhamos consciência disso, podemos re-tomar o contato com esses valores que subjazem a construção do lugar que vivemos e a forma como ocupamos nosso espaço no mundo.

Luciene Geiger,psicóloga, Mestre em Educação

[email protected]

Merece destaque Merece destaque

Academia de Saúde noPorto Blos, em CampoBom, quase concluída

ComentárioResgatando valores

Sem recursos do Estado,Sapiranga improvisaacesso ao Câmpus do IFSul

Ruas do LoteamentoVida Nova, em Sapiranga,carecem de melhorias

Será reportagem

Estudantes de CampoBom se preparam para a30ª Olimpíada Escolar

Precisa evoluir Caiu no conceito

É de grande sabedoria viver de acordo com tais mudanças, cultivando uma existência mais simples, com menos complicações

Previsão do tempoO clima nos próximos dias conforme o Instituto Nacional de Meteorologia Espacial (INPE)

Jornal Repercussão Ltda CNPJ: 17.376.797/0001-29Jornalista responsávelFelipe Laux | MTB: 15128

Reportagens e ediçãoDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

Fotogra� asDeivis Luz, Felipe Lauxe Maese Closs

DiagramaçãoDeivis Luz

Impressão: Parque Gráfi co Grupo RBS

Contato comercial3064-2664

Fale com o RepercussãoTelefone: (51) 3064-2664Celulares: (51) 8335-2000 (TIM), 9610-3310 (VIVO) e 9280-2637 (Claro)

EndereçoRua Getúlio Vargas, 71, 2° andar, sala 1,

Sapiranga/RS

Horário de funcionamentoSegunda a sexta, das 8h às 18 horas; sábados, domingos e feriados: através do celular: (51) 9610-3310

Receba o jornal em sua casaTelefone: (51)-3064-2664

Repercussão circula emAraricá, Campo Bom,Sapiranga e Nova Hartz.

Tiragem: 5 mil exemplares,comprovados por Nota Fiscal do Grupo RBS

site: www.jornalrepercussao.com.bre-mail: [email protected]

Campo Bom Sapiranga Araricá Nova Hartz

A instabilidade permanece no Estado e há chance de chuva em razão da umidade que mantém muitas nuvens na região em todo o Estado. O fi m de semana promete ser de tempo chuvoso e as temperaturas fi cam entre os 12 e 15 graus. No domingo (29) o tempo melhora, mas esfria com o ingresso de uma frente fria. As mínimas cairão para os 5 graus.

4 8 12 16 20 24 26 28 32

Fases da lua

Sapiranga

Araricá

Nova Hartz

23º

9º24º

Campo Bom

24º

24º

Cheia13/6

Nova27/6

Minguante19/6

Crescente12/6

Bombeiros ganhambatalha por maiscondições de trabalhoAvanço | Bombeiros deixarão de integrar Brigada Militar até 2016

Nota rápida...

+Vestibularda Feevale Iniciou ontem (25) as inscrições para o vestibular especial de inverno da Universidade Feevale. As inscrições encerram na segunda-feira (14 de julho). Os interessados devem procurar os câmpus da da Feevale ou pelo site www.feevale.br/ingresso Quem se inscreveu no vestibular de inverno não paga a inscrição, que custa 30 reais. O processo seletivo para ingresso nos cursos com vagas remanescentes do vestibular ocorrerá por meio de prova de redação. A Feevale oferece 1.298 vagas, distribuídas em 42 cursos.

Correção- A foto publicada na matéria “Mudança de horário”, na página 4, da edição do dia 18/6, não correspondia ao texto.

- Ao contrário do publicado na edição do dia 18/6, a construção da Travessão Ferrabraz não depende da remoção de 101 famílias da Vila São Paulo. O projeto de regularização ainda precisa de aprovação da Caixa Econômica Federal e contempla 300 moradias.

- Diferente do publicado na reportagem da página 6, do dia 12/6, o asfalto na Estrada Porto Palmeira vai da ponte do Arroio Sapiranga até o Salão Queimado e não como constou.

Região

O que mudará até 2016! Para o tenente e comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Bom, Claudiomiro Fonseca, o convênio com a EGR exigirá um incremento no quadro de funcionários no destacamento do município. “Mas, na parte de equipamentos estamos bem estruturados. Nossa estrutura era fraca com relação a de dez anos atrás. Conquistamos o quartel com a ajuda do município e isso foi fundamental”, destaca o tenente.

Uma das primeiras mudanças será a criação de uma academia específi ca para a formação de ofi ciais.

Região - Com a aprova-ção do desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar em todo o Rio Grande do Sul, a tendência é de que as unidades locais rece-bam, gradativamente, melho-rias cobradas pelos profi ssio-nais desde a década de 1970. Entre os principais avanços que devem mudar a realidade na corporação está o reforço de unidades no quesito lo-gística, novos equipamentos e maior número de pessoal. Em Campo Bom e Sapi-

ranga, o Corpo de Bombeiros dos dois municípios vivem uma realidade diferenciada. Ambos os quartéis possuem uma boa estrutura predial, ca-minhões novos e 44 soldados. Mas, nem tudo são fl ores. Recentemente, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assinou convênio com o Cor-po de Bombeiros para que a corporação faça o atendimen-to de feridos nas rodovias gaúchas. “ “ “

Bombeiros destacam o desmembramentoA mudança trará benefícios. Aqui no município estamos evo-

luindo ano após ano. Temos a pretensão de adquirir novos equipamentos através dos recursos obtidos pelo nosso trabalho de fi scalização.”

Claudiomiro Fonseca,Comandante do Corpo de

Bombeiros de Campo Bom

Temos uma boa estrutura e sempre ajuda-mos os outros

municípios quando solici-tam apoio. Uma das nossas necessidades seria a chegada de uma nova picape. Estamos aguardando.”

Luis Jatair Rodrigues Vargas, tenente do Corpo de

Bombeiros de Sapiranga

Seguiremos um cronograma de trabalho para a mudança. A

tendência é a EGR custear o pagamento das horas-extras dos bombeiros no atendimen-to do serviço de ambulância na RS-239.

Ubirajara Ramos,da Associação dos Bombeirosdo Rio Grande do Sul (Abergs)

ESTRUTURAMODELO A estrutura

atual do Corpo de Bombeiros em Sapiranga é maior comparada a de Campo Bom, devido a necessidade de prestar atendimentos para os municípios de Araricá e Nova Hartz quando solicitados.

EGR E OSBOMBEIROS Deve se concretizar

nas próximas semanas, o repasse de ambulâncias da EGR para os bombeiros socorrerem feridos em acidentes nas rodovias gaúchas (inclusive a RS-239). Porém, o gargalo, agora, se dará na parte de efetivo, que fi cará reduzido.

QUALIDADECRESCENTE O tenente de Campo Bom,

Claudiomiro Fonseca, destaca que o Corpo de Bombeiros, através do trabalho de fi scalização, obtém recursos para a manutenção dos trabalhos. “Agora, vamos comprar roupas de proteção, em um investimento de 70 mil reais”, revelou.

Lixo descartado de formairregular em Campo Bom,na Av. dos Municípios

O TRABALHO DO CORPO DE BOMBEIROS Uma das principais entidades que lutam pela mudança na estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros é a Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs). Em todo o Estado, os Bombeiros exercem trabalhos de fi scalização e de combate a incêndios com o apoio de mais de 2.800 servidores. Em Sapiranga, são 29 soldados e em Campo Bom, 15 soldados. Na quarta-feira (2) é comemorado o Dia do Bombeiro.

ESTRUTURA EMSAPIRANGA- Dois caminhões ABT- Um caminhão auto-tanque de oito mil litros- Caminhão de água potável- Duas viaturas para resgate (tipo ambulância)- Carreta de 25 mil litros de água- Três automóveis- Duas picapes- Uma embarcação- Uma KombiNecessita: Outra picape

ESTRUTURA EMCAMPO BOM- Três caminhões tanque- Uma caminhonete- Dois automóveisNecessita: uma picape

Fonte: Bombeiros

Page 3: Jornal repercussão edição 72

política4 Repercussão26 de junho a 3 de Julho de 2014

Felipe [email protected]

Poder >>>

Hotéis da região e a Copa Enquanto muitos empresários da região comentam que a economia num todo está “parada” durante o período da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, os donos de hotéis comemoram. Em rápido levantamento feito pelo Jornal Repercussão na última terça-feira (24), constatamos que dois hotéis (um de Sapiranga e outro de Campo Bom) estavam com suas lotações máximas ocupadas, resultado de turistas do grande evento futebolístico que fi caram hospedados na região, como argentinos, australianos, holandeses e outras nacionalidades.

Hospital Lauro Reus na sessão... Vereadores de Campo Bom solicitam a presença de representantes do Hospital Lauro Reus na sessão da Câmara de semana que vem (dia 30). Parlamentares cobram, em números, as melhorias implementadas e os atendimentos realizados nos últimos sete meses, perío-do no qual o Hospital de Caridade São Roque assumiu a Casa de Saúde. Marinho (PPS) e Deoclécio Shuetz (PMDB) entregaram o ofício de convite à direção, que já confi rmou a presença.

Caindo de maduro a ideia A proposta de iluminar a RS-239 através de energia solar não é nenhuma novidade. Aliás, todos os go-vernadores que passaram pelo Piratini poderiam ter aplicado a proposta. Não fi zeram por falta de pressão das lideranças da região e também por falta de vontade política. Tem que acabar com essas conversas ‘moles’ e partir para ação! A escuridão toma conta, mortes estão ocorrendo e as lideranças só observam.

Falcão na Copa em Porto Alegre! No último domingo (22) fui ao Beira-Rio para apreciar o jogo válido pela Copa do Mundo, en-tre Argélia e Coréia do Sul. No entorno do estádio, encontrei o major do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, Marcus Vinícius Falcão Sperinde (foto ao lado), que trabalha no evento para prestar auxílio em possíveis si-tuações de risco.

O começo... Passada a Copa do Mundo, a região deve ser “invadida” pelos candi-datos das eleições deste ano. O clima na política da região deve esquentar, visto a grande quantida-de de opções “daqui”. Sapiranga deve ter pelo menos dois candidatos a deputados estaduais. Campo Bom, outros quatro. Sem contar os chamados “ladrões de votos”, que vêm de ou-tras regiões do RS para tentar garimpar algo por aqui.

Retomada! Obras na Travessão Ferrabraz, em Sapiranga, foram retomadas nesta semana. Equipes traba-lham no reposiciona-mento de uma rede de energia.

Sem sessões Devido ao jogo da se-leção brasileira na Copa do Mundo, Câmaras de Vereadores de Araricá e Nova Hartz não tiveram sessões na segunda-feira (23). Atividades serão retomadas na segunda (30), às 17h30 e 19h, respectivamente.

Corsan projeta paraoutubro obras deesgoto em Campo BomÀ espera | Arnaldo Dutra comenta ações nos municípios da região Região – Os índices afri-canos na área de tratamento de esgoto em Sapiranga e Campo Bom terão o cenário modifi cado quando a Com-panhia Rio Grandense de Saneamento - Corsan - con-cluir as obras de mais de 162 milhões de reais projetadas nos dois municípios. Em uma de suas cons-tantes viagens ao interior do Estado, o diretor-presidente da estatal, Arnaldo Dutra, fez uma pequena pausa em seus compromissos para atender a reportagem do Jornal Re-percussão. E, na conversa, deixou boas notícias para os moradores de Campo Bom. As máquinas iniciarão os

trabalhos para implantação das redes coletoras de esgoto até outubro. Para Sapiranga, até 2015, a Corsan projeta investir 57 milhões de reais em obras para a implantação do sistema de redes coletoras de esgoto e melhorias no abastecimento de água. As obras, atual-mente, ocorrem nos bairros Sete de Setembro e Amaral Ribeiro. Os campo-bonenses pos-suem melhorias previstas pela Corsan que ultrapassam os 105 milhões de reais, tam-bém, para a construção das redes coletoras de esgoto e melhorias no fornecimento de água.

Entrevista com Arnaldo Dutra

Diretor-presidente da Corsan

Repercussão - Uma das principais reclama-ções dos moradores aten-didos pela Corsan são os buracos que surgem em razão da necessidade dos consertos nas redes de água obsoletas. Como a Corsan vem tentando contornar esta situação? Arnaldo Dutra - É ine-gável que possuímos uma malha muito antiga e que precisa ser substituída. Em todo o Estado, temos mais de 22 mil quilômetros de redes e mais da metade é de fi brocimento. Esta rede é antiga e causa diversos transtornos. Temos traba-lhado com um plano ousado na Corsan nesta área. Nossa intenção é substituir, gradati-vamente estas redes. Anual-mente, gastamos 20 milhões de reais em troca de redes e o nosso programa con-templa todos os municípios atendidos. Esse processo é extremamente essencial para diminuir as perdas de água tratada - superior a 30% em alguns municípios.

Repercussão - O Regi-me Diferenciado de Con-tratação (RDC) facilitou o início das obras para a implantação das redes coletoras de esgoto nos bairros Sete de Setem-bro e Amaral Ribeiro. E Campo Bom? Quando iniciam as obras para o tratamento de esgoto no município? Arnaldo Dutra - A pri-meira experiência da Cor-san pelo RDC ocorreu em Sapiranga. É um processo novo que surgiu durante o lançamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para as obras de saneamento. Com ele conseguimos diminuir em 90 dias comparado com o processo convencional de contratação da empresa para executar as obras. Há cerca de duas semanas publica-mos o edital para a seleção da empresa que fará as obras em Campo Bom. Preten-demos iniciar os trabalhos entre os meses de outubro e novembro.

Repercussão - Recen-temente, foi assinado o contrato para a constru-ção de uma adutora de Parobé para Nova Hartz. Você era o diretor-presi-dente quando acertou o contrato com a prefeitura de Nova Hartz. Explique a importância desta ação. Arnaldo Dutra - Con-venci o prefeito Antonio El-son de Souza a levar adiante a ideia do sistema municipal de abastecimento de água. Com o seu grupo de tra-balho ele foi atrás e captou recursos para o início das obras. Instalamos a primeira parceria público-pública (PPP) do Estado. Nossa parte foi licitada e vamos construir uma adutora de água de Parobé até o município. Repercussão - Um dos grandes desafi os quando as obras es-tiverem concluídas será interligar os moradores as re-des coletoras de esgoto. Como

a Corsan trabalha com estes processos? Arnaldo Dutra - O tra-tamento de esgoto é um dos passos para a sustentabilida-de. Após a construção das redes as pessoas precisam usufruir do sistema. Todos são favoráveis em ter o Rio dos Sinos limpo. Cada um terá que fazer sua parte, que será de se interligar com as redes. Iniciamos um projeto sócio-ambiental através de um processo de convenci-mento.

Operários na implantação de redes de esgoto | Foto: Arquivo/JRÍNDICES DE ESGOTO TRATADO SUBIRÁ Até 2017, a Corsan pretende dobrar os índices de tratamento de esgoto no Estado. Em Sapiranga, a estimativa da estatal é elevar

o patamar aos 36% nos próximos anos. Para o município de Campo Bom, a projeção da Companhia é elevar o índice para 82% quando as obras estiverem concluídas.

obras. Instalamos a primeira parceria público-pública (PPP) do Estado. Nossa parte foi licitada e vamos construir uma adutora de água de Parobé até o

Repercussão - Um dos grandes desafi os quando as obras es-tiverem concluídas

ronda policial 5Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Brigada Militar prendeforagidos em Sapiranga

Jovem morre depois de bater moto em Sapiranga

Ação integradacombate o tráfi coem Sapiranga

Detidos | Brigada Militar de Sapiranga identifi ca dois homens foragidos que estavam transitando pelo município

Morro Ferrabraz | Brigada Militar e polícia civil fi scalizam festa

 Sapiranga - A Brigada Militar de Sapiranga vem apertando cada vez mais o cerco contra criminosos e um dos objetivos da corporação é a captura de foragidos da justiça. Somente nesta quarta--feira (25), a BM prendeu dois homens que estavam foragidos do sistema pri-sional. Ambos foram con-duzidos para a Delegacia de Polícia de Sapiranga.

A primeira prisão ocor-reu às 8h05, na Rua Real Madri, bairro Amaral Ri-beiro. Jossemaico Pedroso da Silva, 24 anos, com antecedentes por roubo a pedestre, ameaça, lesão corporal, furto de telefo-ne celular, e diversas vezes foragido, foi capturado. Silva estava foragido do Instituto Penal de São Leopoldo desde maio deste ano.

O jovem Taison Moisés Rosa de Lima, de 25 anos, morador do bairro São Luiz, morreu na segunda--feira (23) de madrugada, depois de perder o contro-le da sua moto e bater em uma árvore. O acidente fatal ocor-reu na rua Silveira Mar-tins a poucos quilômetros da residência da vítima. A Brigada Militar foi infor-mada do acidente e logo se dirigiu ao local. Quan-do os policiais chegaram ao local perceberam que a vítima havia entrado em óbito. Taison não supor-tou o impacto da batida e morreu em razão de um traumatismo craniano. O corpo do jovem foi vela-do na Capela Mortuária do Centro e o enterro ocorreu na manhã da terça-feira (24), no Cemi-tério Municipal.

Sapiranga - Uma operação integrada entre a Polícia Civil, Brigada Militar e a Prefeitura resultou na prisão de três jo-vens, no recolhimento de um automóvel e na apreensão de 87 comprimidos de ecstasy (que é uma droga sintética), 11 frascos de lança-perfume, 11 petecas de cocaína, uma porção de maconha e R$ 2.828,00 em dinheiro em uma casa noturna, na Estra-da do Carlão, bairro Amaral Ribeiro. Conforme a Brigada Mili-tar, foram vistoriados 105 ve-

ículos com placas de diversos municípios do Vale do Sinos durante a operação, que ini-ciou a 1 hora de sábado (21). Quando as autoridades policiais chegaram ao local, haviam mais de 250 pessoas na balada. A polícia acredita que trafi cantes possam ter fugido quando avistaram as viaturas se aproximando da Estrada do Carlão. Foram presos: Rodrigo da Silva Schmidt, 23 anos, Robertan da Silva, 19 anos e Marcelo da Silva Boaria, 21 anos.

Tornozeleira foi cortada por foragido | Foto: Brigada Militar

Árvore fi cou com as marcas da colisão no bairro São Luiz | Foto: Brigada Militar

Drogas recolhidas pelos policiais | Foto: Brigada Militar

Atendemos Particular e Convênios: Ipasem, Doctor Clin e Unimed.

FORAGIDO RETIRA TORNOZELEIRA Por volta das 12 horas, na Rua Ernesto Antônio de Paula, no bairro São Luiz, a Brigada prendeu Otoniel Rodrigues Machado, 32 anos, com

antecedentes por tráfi co de entorpecentes, desobediência, posse de entorpecentes, retenção de veículo, lesão corporal e receptação. Após denúncias recebidas, a BM deslocou-se ao local e verifi cou que Machado havia cortado a sua tornozeleira eletrônica, que controla os presos do regime semiaberto. O homem estava foragido desde maio deste ano.

JOVEM COMPLETARIA 26 ANOS EM JULHO Taison Moisés Rosa de Lima era morador da Rua Manoel José Leão, bairro São Luiz. No próximo dia 13 de julho ele completaria 26

anos. Conforme o major do 32º Batalhão de Polícia Militar de Sapiranga, Marcelo Carpes, este acidente no perímetro urbano da cidade é o primeiro em 2014 com morte. “Antes desse, não registramos nenhum outro com morte com estas características”, informou Carpes. A moto de Taisonfoi recolhida para o Centro de Remoçãoe Depósito (CRD) de Sapiranga. Taison de Lima

Roubo em relojoariaNota rápida...

Campo Bom - A Brigada Militar prendeu no sábado (21), um jovem de 24 anos e um adolescente de 15 anos por roubo em uma relojoaria. A prisão ocorreu na rua Umbu, bairro Operário, depois que a polícia encontrou um automóvel Uno, com as mesmas características do veículo usado em um crime na semana passada. Os dois acabaram liberados. A vítima do roubo não identifi cou os suspeitos.

+

Sapiranga

Page 4: Jornal repercussão edição 72

dia a dia6 Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Registrode roubos Bancos e caixas eletrônicos na área do 32º Batalhão de Polícia Militar foram atacados nos últimos 30 dias por bandidos. Um dos casos ocorreu no município de Ivoti, no dia 18 de maio. Imagens do circuito interno do Banco do Brasil mostram a ação de quatro pessoas que usaram um maçarico para arrombar o terminal. Na semana passada, no dia 14 de junho, um novo ataque a terminais bancários. Desta vez, a ação ocorreu no município de Lindolfo Collor (próximo de Ivoti), novamente, contra caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Nesta ação, a quadrilha explodiu dois caixas eletrônicos existentes na Av. Capivara, junto ao portão de entrada de um curtume.

Integrantes da quadrilha presos pela Brigada Militar

BM intercepta quadrilhaem chácara de SapirangaFim da linha | Denúncia anônima foi decisiva para prisões. Alvo de bando seriam caixas eletrônicos Sapiranga - Uma chácara às margens da RS-239, no bairro Amaral Ribeiro, foi o local escolhido por uma qua-drilha para servir de abrigo e ponto de partida para roubos na região. O alvo do bando seriam caixas eletrônicos e bancos. Antes de chegar ao local, a Brigada de Sapiranga tinha apenas a informação de que na residência estaria chegando, em um automóvel Uno, um homem foragido da justiça. Quando os policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar chegaram ao local, foram re-cebidos a tiros. Foi então que a ação ganhou proporções maiores durante a tentativa dos policiais em capturar o autor dos disparos. Ao entrar na residência, a polícia iden-tifi cou mais quatro pessoas (confi ra box abaixo). Dois criminosos tentaram fugir dos policiais e houve intensa troca de tiros. Neste momento, um policial militar de Sapiranga acertou Juvir Ulrich, de 35 anos, que con-seguiu fugir e se escondeu em um matagal. Juvir está foragido do semiaberto e é acusado de diversos roubos. Ele ainda não foi localizado pela Brigada Militar. Dentro da residência, os policiais encontraram arma-mento pesado, munições, rádios transmissores, camise-tas com a inscrição da Polícia Federal e um girofl ex.

Armamento pesado foi encontrado pela Brigada Militar no interior da residência em Sapiranga | Fotos: Brigada Militar

Camiseta da Polícia Federal era usada pelos criminosos Cerca de dez quilos de armamento foram apreendidos

Armas! Três pistolas calibre 380, uma pistola calibre 45 (de fabri-cação israelense), um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma espingarda calibre 20, uma espingarda ca-libre 22, três coletes a prova de balas, touca ninja, camisa com inscrição da Polícia Federal, um giroflex semelhante ao utili-zado pela polícia, distintivos semelhantes ao da Polícia Civil, três veículos, um para-brisa e um para-choque (de veículos diferentes e que estavam em si-tuação de furto, que podem ter sido desmanchados no local).

Ele explicaa situação

“Ampliamos o alerta sobre o fugitivo para os municípios da Ser-ra. A nossa suspeita é de que estes indí-viduos possam ter ligação com o ataque aos caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Lindolfo Collor. Esta quadrilha trocou tiros com policiais militares no municí-pio de Portão.”

Marcelo Carpes,major da Brigada

Militar de Sapiranga

Mulher - Iniciais R. C. S.

Idade: 37 anos

Natural: Sapiranga

Antecedentes: Não possui.

Envolvimento: estava na casa quando a Brigada Militar iniciou a troca de tiros com os suspeitos. Responde como testemunha.

Michele Tiane Rodrigues

Idade: 30 anos

Natural: Campo Bom

Antecedentes: receptação de produtos roubados

Envolvimento: Companheira de Juarez, estava na residência no momento do tiroteio.

Juarez Lauhart da Silva

Idade: 39 anos

Natural: Maravilha/SC

Antecedentes: porte ilegal de arma e prisão por cumprimento de mandado (em liberdade). Pode ter envolvimento na troca de tiros com a polícia em Portão e no roubo em Lindolfo Collor.

Eleandro Pinheiro

Idade: 37 anos

Natural: Caiçara/RS

Antecedentes: foragido e acusado de roubos, furto de veículos e porte ilegal de armas.

Envolvimento: pode estar envolvido no roubo em Lindolfo Collor.

(51)

(51)

(51)

EXTINTORES

Bom Tempero

Restaurante

Rua Major Bento Alves, 1437

Bairro 7 de Setembro ­ Sapiranga/RS

Fone: (51) 9978­0904

Aceitamos reservas para festas!

Terça a

Domingo

meio­dia

Buffet Kg

e Livre

TELE-ENTREGADe terça asexta-feira.DE ALMOÇO

ELÉTRICA | HIDRÁULICA | ILUMINAÇÃO

Rua Presidente Kennedy, 603 - Centro

MANUTENÇÃO DE CHUVEIROS E TORNEIRASMANUTENÇÃO DE AQUECEDORES À GÁS

Fone: (51) 3599.2966

Rua Tiradentes, 41 ­ Centro ­ Sapiranga

www.tintasroyal.com.br

[email protected]

Colorindonossa cidade!

BLAutoPeçasPeças nacionais e importadas

Novas e recondicionadasSAPIRANGA

3599.3595(em frente à rodoviária)

CAMPO BOM3038.1292

(em frente à Piccolo Tintas)

3599 3737

VIDEOGAMEÉ AQUI!

RUA PRESIDENTE KENNEDY, 35CENTRO - SAPIRANGA

MADEIREIRASchneider

Materiais deConstrução

Móveis

Eletrodomésticos

Bazar

3559.2767Rua Major Bento Alves, 1592Amaral Ribeiro - Sapiranga/RS

classifi cados e serviços 7Repercussão26 de Junho a 3 de julho de 2014

Reservas para Festas:RESTAURANTE

CAIRÚÚO sabor autêntico da comida caseira

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Aniversários

CasamentosBatizados

Primeiras Comunhões

Reservas para Festas:Reservas para Festas:

Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350Rua Tiradentes, 228 | Centro - Sapiranga/RS

3599.2350

face: CasaDaPizzaSapiranga

Radiadores

SapirangaRADIADORES - INTERCOOLERS

E AR CONDICIONADO

Fone: (51) 3529.1433RS-239, nº 5148 - Bairro Oeste - Sapiranga/RS

E-mail: [email protected]

Remoções RostAmbulância com oxigênio

e ar condicionado

Fones: (51) 3599-2788 / (51) 9988-4803Rua Presidente Kennedy, 518 - Sapiranga/RS

Tintas prediaisProdutos p/ piscinas

3599.5115Duque de Caxias, 222 - Esquina Av. Mauá

EMPRÉSTIMORÁPIDO

Emprestamos para vocêcomprar sua casa, terrenos, etc.

Para qualquer finalidade semconsulta SPC ou Serasa.

Exemplo: R$5 mil em 36 fixasde R$175,00. Até R$500 mil.

Fones: (51) 4063-8897(51) 8027-5655

www.riosulfinanceira.com.br

VILA VERDEI M Ó V E I S

Compre emNovo Hamburgo!

F: 30993340 (S.L)30970077 (N.H)

vilaverdeimoveis.com

Apartamento 2 Dormitórios100% financiado

GaragemGás central

51m² privativoSubsídio de até 17.960,00!

ANUNCIE!Ligue

3064.2664

AGÊNCIA DE CRÉDITO

* CONSULTORES (AS)DE NEGÓCIOS

* OPERADORES (AS)DE TELE VENDAS

Oferecemos:Treinamento completo +

CLT + salário fixo+ Variável + Prêmios Enviar currículo para:

[email protected]: Rua Tiradentes,

156 - Sapiranga.Av. 20 de Setembro, 3113 - Centro - Sapiranga/RS

Marlise Laux

3599.2014

Escritório Contábil

Page 5: Jornal repercussão edição 72

dia a dia8 Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Rua Padre Réus, 601 sala 202, Sapiranga-RS

Fone 3599.2121 • 9289.3118 • 9765.6021

Joice Raymundo Verona OAB/RS 43.377Liliam Schütz Maurer OAB/RS 40E724

Estado quer ampliarprazos para empresasinstalarem bilhetagem

Em espera | Ônibus que circulam na região ainda estão sem catracas eletrônicas. Atraso ajuda na inviabilização do projeto

eletrônicaradar2

Repercussão9 a 15 de Janeiro de 2014

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), preconiza, em suas Convenções e recomendações, que se erradique o trabalho infantil nos países mem-bros e signatários. Não recomenda a admissão ao emprego de menores de 15 anos em locais prejudi-ciais à saúde da criança e do adolescente. A Cons-tituição Federal em seu artigo 7º., inciso XXXIII, proíbe o trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. A interpretação das normas legais sobre a idade mínima comporta duas lei-turas. Uma paupérrima, que vê no enunciado apenas o “não proibitivo”; outra, em conformidade com a sua teleologia, revela os valores que elas preservam: o direi-to de ser criança, direito de brincar, direito de lazer, à convivência familiar, à edu-cação, à escola de qualidade e à aprendizagem. Valores, estes, que não podem ser privilégio de “eupátrias”, de “bem-nascidos”. Ao jovem deveria ser possibilitado a fi car inserido na família até a idade de 18 anos. Assim, poderia obter plena formação moral e cultural, frequentar curso de aprendizagem, para então poder competir no mercado de trabalho. No Brasil não é assim, tendo em vista a necessidade e principalmente uma cultura de trabalho precoce.

Para implementação do acesso do adolescente à profi ssionalização, faz-se necessária uma mudança de cultura. Cabe as famílias e a sociedade mobilizar-se no sentido de que o Poder Público, assim como as empresas disponibilizem vagas profi ssionalizantes acrescidas das devidas bolsas de aprendizagem, para que realmente nossos adolescentes possam ter acesso a um preparo profi ssional.

Gissela Ione Schein,bacharel em Direito, especialista em Direito da Criança e do Adolescente

Merece destaque Merece destaque

CDL Sapiranga entregacarro 0 KM para moradordo Amaral Ribeiro

Nova Hartz recuperatrechos esburacados deruas e avenidas principais

ComentárioAdolescente: direito à pro� ssionalização

Entidades estudantiscorrem para garantirgratuidade em ônibusPasse livre | Cadastro de estudantes ainda não começou nos municípios

Tratamento Especializado do Câncer

/

Para implementação do acesso do adolescente à profi ssionalização, faz-se necessária uma mudança de cultura.

Região – Faltando pouco mais de 30 dias para o início do ano letivo nas redes pri-vada e estadual, a juventude da região ainda aguarda as entidades estudantis para o início do cadastramento que possibilitará o passe livre. Nas próximas semanas, lideranças da União dos Estudantes de Campo Bom (UECB), da Associação dos Estudantes Universitários de Araricá (ASSEUAR), da Associação de Univer-sitários de Nova Hartz

e a União Estudantil de Sapiranga (UES) estarão reunidos nos municípios para acertar a forma que ocorrerá o cadastramento. Todos os estudantes de baixa renda que aderirem ao programa terão que pagar um boleto bancário de R$ 15,40 nas agências ou postos avançados do Banrisul. O valor será uti-lizado na confecção do cartão eletrônico TEU, usado no transporte da região Metropolitana.

Apoio das Prefeituras! Em contato com o presidente da União Estadual dos Estu-dantes (UEE), Fábio Kucera, ele explicou que nas situações onde as entidades ou associações estudantis possuem uma estrutura frágil, é necessário um diálogo das lideranças (estudantis e do Poder Público), para que a coleta de dados não � que prejudicada.

Para iniciar a coleta das informações, o presidente da UEE, Fábio Kucera, diz que é possível realizar de diferentes manei-ras. “Pode ser em uma grande assembleia ou em encontros menores”, revela. O líder estudantil garante que a juventude que possui direito ao passe livre não deixará de ser contem-plada com o benefício.

radar3

Repercussão9 a 15 de Janeiro de 2014

Manutenção pontual naRS-239. Pardais estãotodos estragados na via

Acesso do Espaço Cidadão,em Campo Bom, volta aser alvo de pichadores

Será reportagem

Prefeituras oferecemdezenas de cursospro� ssionalizantes

Precisa evoluir Caiu no conceito

Jornal Repercussão Ltda CNPJ: 17.376.797/0001-29Jornalista responsávelFelipe Laux | MTB: 15128

Reportagens e ediçãoCristiane Hu� , Deivis Luze Felipe Laux

Fotogra� asCristiane Hu� , Deivis Luze Felipe Laux

DiagramaçãoDeivis Luz

Impressão: Grupo RBS

Contato comercial3064.2664

Fale com o RepercussãoTelefone: (51) 3064-2664Celulares: (51) 8335-2000 (TIM), 9610-3310 (VIVO) e 9280-2637 (Claro)

EndereçoRua Getúlio Vargas, 71, 2° andar, sala 1, Sapiranga/RS

Horário de funcionamentoSegunda a sexta, das 8 às 18 horas; sábados, domingos e feriados: através do celular: (51) 9610-3310

Receba o jornal em sua casaTelefone: (51)-3064-2664

Repercussão circula emSapiranga, Nova Hartz, Araricáe Campo Bom.

site: www.jornalrepercussao.com.bre-mail: [email protected]

Previsão do tempoO clima nos próximos dias conforme o Instituto Nacional de Meteorologia Espacial (INPE)

Campo Bom Sapiranga Araricá Nova Hartz

A instabilidade deve pravalecer no Vale do Sinos durante toda a semana. Uma frente fria ingressa no Estado e deve provocar tem-porais em locais isolados. As manhãs seguem com temperaturas entre 21 e 23 graus, e no período da tarde, as máximas devem atingir os 34 graus. Em razão do forte abafamento, pode chover em áreas isoladas dos municípios, especialmente nas encostas do Ferrabraz. A probabilidade de chuva permanece até terça--feira e a partir da quarta (15), a instabilidade perde força e o sol volta a predominar. A próxima semana será de intenso calor.

4 8 12 16 20 24 26 28 32

Fases da lua

Sapiranga

Araricá

Nova Hartz

34º

21º35º

21ºCampo Bom

34º

21º

34º

21º

Cheia16/1

Nova1/1

Minguante24/1

Crescente8/1

Nota rápida...

+Saúdepública

Posto noMônaco

Desdobramentos nasentidades estudantis

Mais de 805 mil atendi-mentos foram presta-dos pela Secretaria da Saúde em 2013. Uma das razões apontadas pela Prefeitura para o aumento é a contra-tação de profi ssionais para atuarem na rede pública. Para 2014, a tendência é que o crescimento continue, com a inauguração de mais dois postos de saúde (no Oeste e no São Jacó).

A Unidade Básica de Saúde (UBS) constru-ída no bairro Mônaco ajudará a desafogar o atendimento da UBS 25 de Julho. A Prefeitura ainda não tem previsão de quando ela passará a atender o público. O posto recebeu investi-mento de R$ 500 mil e seis profi ssionais atuarão no espaço.

Sapiranga

Campo Bom

Sai o papel e entra a bilhetagem eletrônica no transporte Metropolitano | Foto: Deivis Luz

CONTRA OTEMPOO diretor da empresa

Citral, Ricardo Neumann, disse à reportagem que a instalação do dispositivo eletrônico, que fará a leitura dos cartões estudantis (o cartão TEU), ainda não foram instalados em nenhum dos ônibus da empresa. “Temos o fornecedor e a empresa comprará 40 equipamentos para 40 linhas”, explica o diretor.

A SITUAÇÃO EM CAMPO BOM O presidente da União dos Estudantes de Campo Bom, Wesley Sales, explicou que nos próximos dias, terá um encontro com outras lideranças estudantis do município para retomar o tema do passe livre. A intenção do líder do movimento é iniciar a coleta da documentação para a confecção das carteiras estudantis o mais rápido possível.

SAPIRANGA TERÁ POSTO DE CONFECÇÃO NO NENEZÃO Um grande encontro para explicar como funcionará o programa Passe Livre Estudantil está agendado no município. O encontro, liderado pela União Estudantil de Sapiranga (UES), está marcado para 14 de fevereiro, das 12h30 às 18h30, no auditório Jacobina Maurer, da Secretaria de Educação, localizado na Rua Padre Reus, 263. A expectativa é cadastrar 1.300 estudantes. Após o dia 14, a UES iniciará o cadastro na sua sede, no 2º piso do Ginásio Nenezão.

NOVA HARTZ ORGANIZA ENCONTRO Está prevista para a segunda quinzena de janeiro uma reunião com todos os membros da Associação de Universitários de Nova Hartz e estudantes. A intenção da entidade é iniciar a coleta de dados e esclarecer dúvidas.

ARARICÁ POSSUI PRÉ-CADASTRO DE ESTUDANTES A presidente da ASSEUAR, Daniele Kautzmann, diz que possui cerca de 30 pré-cadastros de estudantes. “Nossa meta é agendar um novo encontro para concluir o cadastro e enviar a documentação para a UEE”, disse.

APARELHOÉ REGRAEm 2013, a Metroplan

estabeleceu o prazo de 120 dias para que as empresas detentoras da concessão do transporte público na região Metropolitana instalassem as catracas eletrônicas em seus ônibus. “A Citral ainda não colocou, mas essa determinação será cumprida no prazo estipulado pelo governo”, assegura Neumann.

Região - O projeto do governo estadual gaúcho para conceder gratuidade no transporte intermunicipal dos estudantes, pelo menos na área de abrangência do Jornal Repercussão, custa a decolar. Além da baixa adesão dos estudantes na proposta - que foi uma das grandes reinvindicações dos movimentos populares nas manifestações de junho de 2013 - o governo estadual enfrenta um outro desafi o. Pela segunda vez em 2014, a Metroplan - Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - prorrogou o prazo para as empresas detentoras da con-cessão do transporte público instalarem as catracas para a leitura do cartão TEU Estu-dantil. “As empresas tem até julho para fazer esta instala-ção de equipamentos. Mas, o prazo pode ser novamente estendido”, revela o coorde-nador do programa Passe

Livre na Metroplan, Hélio Schreinert. As duas entida-des estudantis (de Campo Bom e Sapiranga) foram consultadas pela reportagem e reve-laram que acabam se tornando reféns do processo. Em Campo Bom, a União dos Estu-dantes (UECB), passa por um mo-mento de transição na sua diretoria e o tema do passe livre deverá ser retomado após a nova eleição. Em Sapiranga, a direção da União Estudantil (UES) também se mostra frustrada com a lentidão do processo para que os estudantes con-sigam ser contemplados, realmente, com o prometido passe livre estudantil.

Aparelho que deve ser instalado nos ônibus | Foto: Divulgação

LEITURA FACIAL O novo sistema de bilhetagem eletrônica será capaz, também, de fazer o reconhecimento facial dos benefi ciados do programa. Com a implantação, será possível coibir fraudes e entender como funcionam as linhas das empresas de transporte.

dia a dia8 RepercussãoQuinta-feira, 21 de Novembro de 2013

Região vive incerteza parater passe livre estudantilBilhetagem eletrônica | Falta damodalidade nos ônibus contribui para que estudantes� quem sem benefício estadual

NOVA HARTZ:Loja 1 - Rua Emílio Jost, 371

Centro - Fone: 3565.1194Loja 2 - Rua Henrique Hoffmann, 1503

Bairro Primavera - Fone: 3565.2016Loja 4 - Rua da Integração, 301

B. Campo Vicente - Fone: 3565.1845Loja 6 - Rua Guilherme Albino Muller, 681

Centro - Fone: 3565.1169

SAPIRANGA:Loja 3 - Av. João Corrêa, 1050

Centro - Fone: 3559.1300

PAROBÉ:Rua Odorico Mossmann, 389

Centro - Fone: 3543.1666

ARARICÁ:Loja 5 - Rua Leopoldo Krupp, 137Centro - Sala 7 - Fone: 3560.1035

Estudantes da região ainda não conseguiram o passe livre nos ônibus | Foto:Cristiane Huff

Região – Depois de ir às ruas no mês de junho e co-brar (entre outras medidas) o passe livre, os estudan-tes de Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz vivem um clima de incertezas. Ao mesmo tem-po em que secundaristas e universitários veem seus colegas estudantes de outros municípios (casos de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, Esteio e Viamão) consegui-rem o tão sonhado passe livre para chegar às escolas e universidades, a juventude da região, que depende do transporte público, ainda se vê obrigada a pagar o valor inteiro da passagem. Este problema se dá pelo fato de que em Araricá, Campo Bom, Sapiranga e

Nova Hartz, o sistema de bilhetagem eletrônica ainda não ter sido implantado nos ônibus de transporte intermunicipal. Conforme a Fundação Estadual de Pla-nejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), as empresas responsáveis pelo transporte de passageiros têm um prazo de 60 dias para implantarem o sistema eletrônico. Para o presidente da União Estudantil de Sapiran-ga, Ismael Boeira, os proble-mas de ordem burocrática não podem prejudicar os estudantes. “Se for necessá-rio pressionar os vereadores de Sapiranga para que eles contribuam com a nossa luta de anos, assim faremos”, destaca o líder estudantil.

CONTA DEVE SER PAGA PELO ESTADOA Metroplan explica que todos os custos para a implantação do passe livre estudantil serão custeados pelo Governo do Estado. Mas, há

receio dos prefeitos de que o repasse não seja cumprido. Entre as prefeituras atentas aos movimentos do governo estadual, está Campo Bom.

O benefício do passe livre que dá o direito a duas passagens diárias aos estudantes em Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz, ainda não tem prazo para entrar em vigor.

QUEM TEM DIREITOEstudantes que comprovem renda de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade, mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino.

COMO SERÁ O ACESSOAO BENEFÍCIOÉ necessário ter a carteira da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), no caso dos estudan-tes de ensino fundamental, médio, EJA e técnico ou a carteira da União Estadual dos Estudantes (UEE), para acadê-

micos do ensino superior.

COMO FAZER A CARTEIRAPela regra atual, estudantes que res idem na região M e t r o p o l i t a n a , d e v e m confeccionar a carteira da Uges ou UEE 2013 que permite o passe livre. Os estudantes deverão preencher uma � cha de adesão disponível no site da Metroplan e apresentar os seguintes documentos: foto 3 x 4, cópias do CPF do aluno e responsável (para menores de 18 anos), atestado escolar 2013, cópia do RG, cópia da conta de água ou luz e

comprovante de renda das pessoas que residem junto com o estudante. É necessário pagar uma taxa de R$ 15,40.

PRAZO DE VALIDADEA carteira que dará passe livre aos estudantes terá validade de um ano, com necessidade de revalidação semestral (no casos dos universitários).

CARTEIRA PROVISÓRIAA lei estabele ainda a emissão d a C a r t e i r a E s t u d a n t i l provisória, para exercício do dire i ro ao subsídio. Informações: 3023-3936

O que será necessário para ter o passe livre!

Por dentroda situação

22empresas de transporte coletivo atuam na região

Metropolitana

1.200linhas são � scalizadas pela

Metroplan

2.100ônibus fazem o transporte

diário de dezenasde pessoas

485mil passageiros são trans-

portados diariamente pela região Metropolitana

16milhões de reais garantirão a gratuidade do transporte aos

estudantes

8milhões de reais dos 16

citados serão destinados aos convênios entre Estado e

municípios.

Fonte: Governo do Estado

Projeto fi ca no papel! Nesse cenário, quem acaba pagando mais caro para usu-fruir do transporte público são os estudantes.

A coordenadora da União Estadual dos Estudantes Livre

(UEE-Livre), Ana Carolini An-dres, destaca que o processo do passe livre foi implantado de forma atropelada pelo governo gaúcho e os refl exos estão sendo sentidos pelos estudantes.

dia a dia 9Repercussão26 de junho a 3 de Julho de 2014

Ele explicaa situação

“A ampliação do projeto foi feita para garantir maior qualida-de para os usuários. O novo projeto é mais apresentável e tenho a expectativa de que em até 45 dias esteja pronto o paradão”.

Marino Silveira,secretário de

Mobilidade Urbanade Nova Hartz

Usuários fi cam ao relentocom atraso em Nova HartzProjeto | Obra do paradão que já deveria estar pronta, deve iniciar no próximo mês devido à ampliação do seu projeto

Paradão será construído na Praça Nascente do Vale (Praça do Museu) | Foto: Divulgação

Nova Hartz – Os usu-ários de ônibus de Nova Hartz terão que esperar por mais tempo pela construção do paradão, que substituirá a antiga rodoviária. A obra, que deveria estar concluída até o fi nal desse mês, deve iniciar no final de julho, devido à ampliação do pro-jeto arquitetônico, que está pronto, mas faltam os cálcu-los estruturais da estrutura metálica e da fundação. A antiga rodoviária fechou há dois meses, mas os ônibus intermunicipais continuam passando pelo local, onde não há nenhuma estrutura de proteção para os usuários.

Segundo o secretário de segurança Pública e Mo-bilidade Urbana, Marino Silveira, a ampliação no projeto foi necessária para que o paradão se adequas-se melhor às necessidades dos usuários. “Queremos garantir um projeto de qualidade”, disse Silveira. A futura estrutura, com bancos, cobertura de po-licarbonato e proteção contra efeitos do tempo, será construída na Praça Nascente do Vale (Praça do Museu), localizada na Rua Guilherme Albino Muller, n.º 555, bairro Centro.

Olimpíada de matemáticaNotas rápidas...

Sapiranga - Quatro alunos de Sapiranga foram contemplados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes Sofi a Zorn, Maurício Henrique Schuch e Jaime Moura de Araújo, da Escola Pastor Rodolfo Saenger e Érick Brizolla dos Santos, da escola Dr. Décio Gomes Pereira, receberam medalha de bronze e a escola Maria Ruth Raymundo recebeu um kit de material didático. Outros 28 estudantes do município receberam certifi cados.

+

Estudantes que receberam certifi cados | Foto: Divulgação

Nico recebe candidato O vereador Antonio Rezene, o Nico (SDD), se encontrou com o presidente estadual do Partido Solidariedade e vereador de Porto Alegre, Claudio Janta. Na pauta, as eleições de 2014 para deputado, governador e presidente.

Sapiranga

Vereador Nico e Claudio Janta

O local da construção do paradão foi es-colhido pelo fato de já contar com banheiros públicos, iluminação e espaço amplo, além de ser localizado em um ponto de grande fl uxo de pessoas.

No paradão serão fi xados cartazes com os horários previstos de chegada e saída das

linhas intermunicipais.

A empresa MK Kautzmann e Cia Ltda, responsável pelo funcionamento da antiga rodoviária, havia pedido o cancelamento do serviço ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) alegando baixo fl uxo de passageiros e fraco retorno fi nanceiro.

Paradão será na Praça do Museu!

Page 6: Jornal repercussão edição 72

Kolonie Hartz Fest 2014 reserva diversas atrações na culturae culinária.Evento inicia na próxima terça (1º de julho)e segue até o domingo (6), nos pavilhões de Eventos da Prefeitura de Nova Hartz.

Jorn

al R

eper

cuss

ão |

26 d

e ju

nho

a 3

de ju

lho

de 2

014

| pág

ina

10

Page 7: Jornal repercussão edição 72

Terça-feira (1º/7)8h30: Palestra “Comer, dançar e rezar: o Kerb nas regiões de colo-nização alemã” – Espaço Cultural.13h: APAE Fest – Palco principal.19h30: Abertura ofi cial – Espaço Cultural.

Quarta-feira (2/7)8h: Kolonie Infantil (Com ofi cinas do Programa Municipal de Educa-ção Cidadã) – Palco Principal.13h: Kolonie Infantil (Com ofi cinas do Programa Municipal de Educa-ção Cidadã) – Palco Principal.19h: Culto Ecumênico – Espaço Cultural.20h30: Encontro de Corais – Espa-ço Cultural.

Quinta-feira (3/7):9h30: Roteiro Cultural Roda D’água (Com agendamento prévio pelo telefone 3565.1111 - ramal 222)11h30: Almoço (Com agendamen-to prévio pelo telefone 3565.1111 - ramal 222)14h: Escolha da Vó Kolonie – Palco Principal.15h: Banda Esmeralda e Gavião dos

Pampas – Palco Principal.20h: Pipoca e o Guarda Costas (Apresentação Planeta Jovem) – Espaço Cultural.

Sexta-feira (4/7)20h: Abertura dos portões.20h30: Banda Macega Show – Palco Típico.22h: Código de Barra – Palco Principal.22h: Tocata y Fuga – Palco Alter-nativo.0h: Rainha Musical – Palco Prin-cipal.0h: Vera Loca – Palco Alternativo.2h: DJ Jones – Palco Alternativo.

Sábado (5/7):10h: Desfi le Kolonie – Em frente aos Pavilhões da Festa.11h30: Almoço com comida típica (restaurante Kolonie).12h: Banda Canecão do Vale – iti-nerante pelos Pavilhões da Festa.14h: Jogos Germânicos – Em frente aos Pavilhões da Festa.15h: Banda Berlim – Palco Típico.18h: Abertura dos portões.20h: Banda Imigrante – Palco

Típico.22h: Osvaldir Rangel e os Guris – Palco Alternativo.22h: Armandinho – Palco Principal.0h: Motivo Doze – Palco Alter-nativo.0h: Banda Sollus – Palco Principal.1h30: DJ Boty – Palco Alternativo.

Domingo (6/7):11h: Bandinha do Sax – Palco Típico.12h: Apresentações artísticas – Palco Principal.14h: Banda Real - Palco Principal.16h: Cris Fagundes – Palco Prin-cipal.16h30: Trio Mega Show – Palco Alternativo.18h: Brilha Som – Palco Principal.18h: DJ Deivid Gois – Palco Alter-nativo.18h: Bandinha do Sax – Palco Típico.19h: Banda Dupper – PalcoAlternativo.20h: Garotos de Ouro – Palco Principal.20h30: DJ Sidi – Palco Alternativo.

Grandes atraçõesestarão presentes na

13ª Kolonie Hartz FestFesta | Evento inicia na terça-feira (1) e segue até o domingo (6). Kolonie trará artistas de diversos gêneros musicais para embalar Nova Hartz

Kolonie Hartz Fest e a programação 2014 Nova Hartz– Os últimos pre-parativos estão sendo realizados para o começo da 13ª Kolonie Hartz Fest, que inicia na terça--feira (1) e segue até domingo (6). A festa, que ocorre nos Pavilhões de Eventos da Prefei-tura Municipal, conta com uma programação cheia de atrações para pessoas de todas as idades, e que devem agitar a comunida-de de Nova Hartz e região. Shows nacionais, como o cantor Armandinho, banda Vera Loca, Garotos de Ouro, bandi-nhas típicas, bandas locais, DJs e peças teatrais também farão parte do evento. O Roteiro Cultural Roda D’água reunirá diversas pesso-as em um passeio pelos pontos turísticos e históricos da cidade e é um dos diferenciais que tam-bém estarão na programação da festa. “Neste ano, a entrada na festa está com um valor reduzido em relação aos outros anos. Prepa-ramos uma bela festa, pensando no fácil acesso de toda a comu-nidade e em todos os estilos e

Armandinho e Banda - Principal atração da festa, o gaúcho irá embalar a noite do sábado (5), com suas conhecidas canções de reggae e apresentando seu novo álbum “Sol Loiro”.

Rainha Musical - Conhecida em bailes da região, a banda será uma das atrações mais esperadas da Kolonie e se apresenta na sexta-feira (4).

Garotos de Ouro - No domingo (6) o grupo de sertanejo de raiz irá colocar o público para dançar com canções como “Vuco Vuco”, “Não Chora Minha China Véia” e “No Clarão da Lua”.

Grupo de dança Volkstanzgruppe Talquelle - Na terça-feira (1), que será o dia de abertura da festa, o grupo fará apresentação de danças alemãs, preservando a tradição e as raízes germânicas.

Vera Loca- O público fã de um bom pop rock pode se preparar para prestigiar a banda Vera Loca, que se apresentará na sexta-feira (4). São esperados hits como “Borracho y Loco” e “Cuidado Ana”.

Cris Fagundes - O sertanejo universitário, um dos gêneros mais escutados atualmente no Brasil, será embalado pelo cantor Cris Fagundes, na tarde de domingo (6).

públicos“, afi rma o prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso. No sábado e domingo (5 e 6) haverá almoço com comidas típicas alemãs na festa. “Convi-damos a todos para experien-tar um pouco do gostinho da cultura alemã na Kolonie. Tenho certeza de que irão querer re-tornar à festa”, convida a rainha Joice Camargo.

Na Terça-feira, quarta e quinta, a entrada é franca, assim como no sábado até as 18h30, e no domingo até as 15h.Na sexta-feira, o ingresso será R$ 5,00. No sábado (a partir das 18h30) será R$ 13,00 e no domingo (depois das 15h) R$ 5,00.

Ingressos para curtir a Kolonie

Desfi le temático é um dos pontos altos da Kolonie Hartz Fest 2014| Foto: Divulgação

2 313ª Kolonie Hartz Fest Especial | Junho 201413ª Kolonie Hartz Fest

Especial | Junho 2014

Page 8: Jornal repercussão edição 72

Acompanhe os trabalhos dos vereadores de Nova Hartz.Participe das sessões da Câmara nas segundas-feiras, às 19h.

Rua Emílio Jost, 427 - Centro - Nova Hartz - Fone: (51) 3565-1314www.camaranovahartz.rs.gov.br

Carisma e beleza são parte da corte Kolonie

Soberanas | Saiba como estão os preparativos da corte para a festa

Fone: 3565-3255Rua Jacob Pilger, 19/03 - Nova Hartz

Fone: 3565-2285Rua Jacob Pilger, 19/01 - Nova Hartz

A ACISA parabenizaNova Hartz por mais

uma edição da Kolonie Hartz Fest!

Seja você também umassociado da Acisa!Fone: (51) 3599-4567Rua Cel. Genuíno Sampaio,nº 348 - Centro - Sapiranga/RS

Nova Hartz – Elas também serão um atrativo na festa: com qualidades diferenciadas e muita vontade de represen-tar o município, a rainha Joice Camargo e as princesas Anelise Nunes e Tauane Wirganosweski já estão em clima de festa e trabalhando com forte de-sempenho nos últimos meses, para chamar o maior público possível para prestigiar a 13ª Kolonie Hartz Fest. As representantes esperam impacientes pela terça-feira (1º), quando a festa inicia e elas poderão receber o público. “Estamos ansiosas. Será um momento único e queremos receber a todos muito bem”, ressalta a rainha. Conheça um pouco das características que levaram as jovens a compor a corte da 13ª Kolonie Hartz Fest.

Joice Camargo

Anelise Nunes

Tauane Wirganosweski

Joice Camargo, rainha da 13ª Kolonie Hartz FestA Kolonie é uma festa simples e linda, que deixa a nossa cidade em um clima empolgante.

A rainha Joice considera Nova Hartz uma cidade simples, mas ao mesmo tempo rica, com uma forte cultura, humildade e belezas naturais. Para ela, poder representar o município é uma forma de retribuir tudo que a cidade a proporcionou. “Para mim a parte mais legal da festa são as bandinhas, a comida típica, o desfi le, o roteiro cultural, jogos germânicos, entre outras atividades, que retratam a verdadeira cultura da nossa cidade”, ressalta a rainha. Joice também diz que seu objetivo é fazer com que os visitantes participem da festa e saiam já pensando na próxima Kolonie.

Anelise Nunes, princesa da 13º Kolonie Hartz FestSou alegre, focada e comunicativa, e identifi co essas qualidades com as características do povo de Nova Hartz.

Anelise concorreu este ano pela segunda vez, preparando-se melhor para conquistar o título. A princesa diz se sentir honrada com a conquista. Ela acredita que a festa é de grande importância para quem gostaria de conhecer melhor a cidade, com uma programação contendo um roteiro cultural, que levará os interessados a conhecer os principais pontos turísticos, em uma viagem ao passado, mostrando a colonização alemã. “Tenho certeza que a Festa será um sucesso, pois estamos trabalhando há meses para receber os visitantes da melhor maneira”, disse Anelise.

Tauane Wirganosweski, princesa da 13ª Kolonie Hartz FestMinha humildade, simpatia e a boa relação com a comunidade de Nova Hartz foi o que me trouxeram o título

Natural de Nova Hartz, Tauane tem muito orgulho de representar o município na festa e diz estar vivendo um sonho. Para ela, a parte mais importante da Kolonie serão os momentos que relembram a verdadeira cultura alemã, como as danças e comidas típicas. “Acho interessante a sintonia que a comunidade entra durante a semana da festa, se juntando para prestigiar o evento, que espero que seja um sucesso, como foi em todos os anos”, disse Tauane. Para a princesa, a festa resgata a cultura e os valores do passado, além de ser um momento de descontração e alegria para o municipio.

13ª Kolonie Hartz Fest Especial | Junho 20144 esportes

Jornal Repercussão | 26 de Junho a 3 de Julho de 2014 | Pág. 11

Voo livre| Conheça as condições necessárias para praticar o esporte que poderá tirar seus pés do chão

O sonho de voar é a lme j ado por muitos e realizado por

poucos. Afinal, é preciso coragem para t irar os pés do chão. A garantia é vivenciar uma emoção inesquecível. Sapiranga é conhecida, não apenas pela grande quantidade de rosas espalhadas pela cidade, mas também pelo voo livre, esporte praticado a partir do alto do Morro Ferrabraz. O Morro Ferrabraz, aliás, é um dos pontos turísticos mais visitados de Sapiranga e possui duas rampas de decolagem, que fi cam a quatro quilômetros do campo de pouso. Em Sapiranga, é possível conhecer o esporte através de três escolas que possuem instrutores capacitados e devidamente habilitados: Cia do Ar Escola de Paraglider, Alto Nível Escola de Voo Livre e pela Abelha Voo Livre. As escolas realizam cursos que formam pilotos e também aula-instrução, que é o voo duplo, para quem quiser apenas passar pela experiência de voar.

“ Para aprender a voar é preciso estar atento aos equipamentos e a capacitação dos

profi ssionais, que irão acompanhar o aluno. Voo livre é um esporte incrível, mas que

precisa de cuidados”.

Eldo Souza,professor de voo da escola Alto Nível

Ferrabraz é um convitepara conhecer o voo livre

Comoprogramarcursos de voos emSapirangaASSOCIAÇÃO GAÚCHADE VOO LIVRE (AGVL) A AGVL também está localizada em Sapiranga, próxima ao campo de pouso do Morro Ferrabraz. A AGVL é uma associação de pilotos de voo livre que através de seus sócios, colaboradores e diretoria, divulga, organiza, regulamenta e � scaliza as atividades de voo livre na cidade de Sapiranga.

NORMAS DE BOA CONDUTA Segundo a AGVL, algumas normas de boa conduta precisam ser observadas para manter a preservação do Morro Ferrabraz: Trazer seu lixo de volta (sacolas, embalagens e garrafas plásticas/vidros). Não fazer fogo/churrasco nas rampas. Zelar pela infraestrutura criada nas rampas.

CONDIÇÕES FÍSICAS PARA VOAR “Para realizar aulas de voo livre é preciso possuir uma mobilidade física perfeita, estar preparado para correr bastante, ter boas condições cardíacas e preparo psicológico e emocional”, orienta o professor Eldo Souza.

Nilson Jaime Albert, c o n h e c i d o c o m o Abelha, professor na Abelha Voo Livre, instrui que a melhor estação para se voar é o verão. “Precisamos de vento na direção e velocidade adequadas, já que só é possível voar se o tempo estiver bom, pois não voamos em condições duvidosas. A n t e s d e v o a r , portanto, precisamos ter a certeza de que a natureza está nos dando boas condições”, disse Abelha.

O Morro Ferrabraz recebe semanalmente diversos turistas e esportistas | Foto: Divulgação

AS ESCOLAS QUE OFERECEM AULAS EM SAPIRANGA

CIA DO AR ESCOLA DE PARAGLIDER A empresa Cia do Ar trabalha com dois instrutores e realiza aulas de parapente. Antes de iniciar o curso, o aluno deve agendar uma aula experimental, que é teórica e prática, com o custo de R$180. O curso completo tem o valor de 5 vezes de R$700.

ALTO NÍVEL ESCOLA DE VOO LIVREA escola oferece curso de voo na categoria asa-delta e é realizado em média de 138 horas de aula, dependendo das condições climáticas. Esse curso possui o valor de R$6.760. A aula de instrução, que seria um voo duplo, tem o custo de R$230.

ABELHA VOO LIVREAulas de asa-delta também podem ser feitas na escola Abelha, onde para se formar como piloto são realizadas em média de 25 aulas, com um custo de R$2.500. A escola também realiza voo duplo, para quem gostaria de sentir o gosto dos ventos do ferrabraz por R$230.

Page 9: Jornal repercussão edição 72

Notas rápidas...

+Obras daCorsan

Fraldasgeriátricas

Operação integradapara proteger menores

Corinha no IFSul

Região

Região

Sapiranga

Sapiranga

Reajustesalarial

Novoslivros

Dançano CEI

Sapiranga SapirangaCampo Bom

A Câmara de Vereadores de Sapiranga aprovou seis projetos na sessão da segunda-feira (23). Foram dois projetos de lei da Prefeitura, dois projetos de lei do Legislativo e dois pedidos de informação dos vereadores. Entre os itens do Legislativo, foi aprovado projeto de lei da Mesa Diretora que concedeu reajuste para os servidores concursados da Câmara Municipal para ajustar os padrões de vencimento que, em alguns casos, a partir dos descontos, ficavam abaixo do salário mínimo nacional.

A Secretaria de Cultura e Desporto repassou 593 livros à Biblioteca Pública Edwin Kuwer. Os livros foram doados durante a compra de ingressos do espetáculo Peppa Pig. As obras doadas são de literatura infantil, romances, ficção, auto-ajuda, entre outros. Em breve os livros estarão disponíveis no acervo da biblioteca para retirada.

A Escola de Arte-Educação (EAE) se prepara para apresentar o Tributo a Campo Bom. O evento ocorre nesta quinta-feira (26), no teatro do Centro de Educação Integrada (CEI) e tem entrada gratuita. Dessa vez, cerca de 170 estudantes farão a sua homenagem à Olimpíada Estudantil, que completa 30 anos em julho. “As danças têm a ver com fatos históricos do mundo do esporte, trazendo também características de países e atividades circenses”, explicou a diretora da Escola de Arte-Educação, Sandra Volkmer. A Olimpíada inicia no dia 1º de julho, às 9 horas, no ginásio do CEI.

Com os R$ 2,7 milhões reservados pela Corsan para trocar redes e instalar equipamentos nos municípios de Sapiranga e Campo Bom, será possível substituir 26.844 metros de redes, instalar quatro válvulas redutoras de pressão (duas com diâmetro 50mm, uma de 75mm e uma de 200mm) e ainda 22 macromedidores (três com diâmetro 75mm, cinco de 100mm, cinco de 150mm, três de 200mm e seis de 250mm).

Pacientes com necessidades especiais, que utilizam fraldas, contam agora com a garantia do fornecimento pelo governo estadual. As fraldas passaram a compor a cesta de insumos fornecida pelo SUS, e com a medida, os usuários não precisarão mais recorrer a processos judiciais para garantir o acesso ao produto. Um valor de 180 reais por usuário será repassado diretamente aos municípios que farão a compra do material. A resolução considera o valor unitário de R$ 1,00 e, em caso de necessidade maior, a avaliação e compra fica a cargo da prefeitura municipal.

Uma operação conjunta entre Polícia Civil, Brigada Militar e Prefeitura de Sapiranga resultou na identificação de 22 adolescentes entre 13 e 17 anos de idade em dois dois bares próximo da RS-239. Os menores foram levados à Delegacia de Polícia com acompanhamento do Conselho Tutelar. Após, cada jovem foi liberado mediante presença de pais ou responsáveis. A intenção da operação foi proteger e encaminhar aos pais os jovens que estavam em locais inapropriados para menores de 18 anos.

A prefeita Corinha Molling, visitou as obras do IFSul Câmpus de Sapiranga, onde foi recebida pelo diretor-geral, José Luiz Itturriet e pelo chefe do Departamento de Ensino professor André Capelão de Paula. O curso de Eletroeletrônica, que inicia dia 4 de agosto, poderá acontecer no prédio do Câmpus. Porém, para isso ocorrer é necessário que as obras sejam entregues definitivamente.

Olimpíada de Matemáticarende prêmios para cidade

Criação de canil volta apauta de reivindicações

Campo Bom

Campo Bom

Medalhas e certificados foram entregues na semana passada para estudantes da rede municipal de ensino que participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática Escolas Públicas (OBMEP). Os estudantes ganharão também curso gratuito de pesquisa e iniciação científica na Unisinos para ampliarem seus conhecimentos. Outro grande diferencial desta premiação é a garantia dos estudantes cursarem especialização e mestrado em qualquer universidade parceira da OBMEP, sem passar por prova de seleção. Receberam a medalha de bronze: Emily Severo da Silva (Rui Barbosa), Denian Diovane Wilbom (Presidente Vargas), Franscisco Schimidt (CEI), Jayana Silva (Duque de Caxias), Lucas Fernando Hauschil da Silva (Borges Medeiros). Medalhas de prata: Eduardo Matheus Palini (Santos Dumont) e Felipe Brenner (Borges Medeiros agora, estudante do Liberato, em Novo Hamburgo).

A criação de um canil municipal em Campo Bom voltou a ganhar coro nos últimos meses. Vereador Jair Wingert (PSB) foi até a Prefeitura e entregou um abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas, para reforçar ao vice-prefeito, Marcos Riegel (PP), o desejo dos defensores dos animais em ver construído no município um canil. O vereador argumenta que em 2013 apresentou um ante-projeto, onde solicitava a criação de um canil, mas até o momento, a Prefeitura não colocou em prática a sugestão. A Secretaria de Meio Ambiente adota outras políticas no controle de zoonoses, como a posse responsável. Informações: posseresponsavelcampobom.blogspot.com.br

Estudantes campo-bonenses premiados | Foto: Divulgação

Jair Wingert e Marcos Riegel na Prefeitura | Foto: Divulgação

Policiais durante abordagem em bares | Foto: Divulgação

Livros recebidos

giro dos municípios12 Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Notas rápidas...

+FourCross

Metaatingida

Cursos doPronatec

Nova Hartz

Sapiranga

Araricá

Prêmiosno sábado

Campo Bom

Ocorre neste sábado (28) os sorteios das campanhas Comprar Aqui é Sempre Bom e IPTU Dá Sorte. Serão sorteados 15 prêmios pela Campanha IPTU Dá Sorte. Mais de oito mil contribuintes estão aptos a concorrerem aos prêmios (entre eles um carro 0 KM, computadores, televisores de 32 polegadas, entre outros itens). O sorteio ocorre a partir das 9h30, no Largo Irmãos Vetter. A partir das 10 horas será a vez do sorteio da campanha Comprar Aqui é Sempre Bom. Quem trocou suas notas fiscais por números para concorrer aos 25 prêmios terá a chance de ganhar um dos 25 prêmios (entre eles uma moto 0 KM, refrigeradores, máquinas de lavar roupas e televisores). Mais de 400 mil números estão concorrendo na campanha.

A chácara dos Kautzmann, no bairro Progresso, será o palco da 3ª etapa do campeonato Four Cross, evento da Federação Gaúcha de Ciclismo e que tem o apoio da Prefeitura. O evento que atrai dezenas de competidores do Estado ocorrerá domingo (27 de Julho), a partir das 13 horas. A organização distribuirá 2 mil reais em premiação aos melhores colocados no campeonato.

Os atendimentos na Unidade Sesc de Saúde Preventiva já levou mais de 1.200 pessoas a terem o seu atendimento garantido na carreta do Sesc, estacionada no Parcão, até 9 de julho. Conforme o secretário de Saúde, Emerson Leite, os agendamentos foram encerrados. “Superou a expectativa. Supriu toda a demanda reprimida, em especial, exames de mamografia e oftalmologia, que tem uma procura muito grande”, informou.Até a terça-feira foram realizados 192 exames de ultrassonografia, 195 exames de mamografia, 114 passaportes, que inclui exames de triglicerídeos, colesterol, glicemia, eletrocardiograma e medição de pressão.

Iniciou na segunda-feira (23) as aulas do curso de auxiliar de recursos humanos para uma turma de 20 estudantes. As aulas serão realizadas na escola Professor Martim Frederico Haschke. As inscrições para o Curso de operador de telemarketing encerraram na quarta-feira (25). Os interessados podem se inscrever na Prefeitura. Na semana passada, a Prefeitura formou mais três turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Foram 44 formandos nos cursos de eletricidade, assistente de planejamento e controle de produção e de inglês básico.

Aulas de música comcursos gratuitos

Empresa inicia ação de remoçãode postes na Travessão Ferrabraz

Curso preparatório parao Enem inicia domingo

Araricá

Sapiranga

Campo Bom

A Secretaria da Cultura e Turismo oferece aos moradores, aulas de violão, viola e acordeon de forma gratuita. Conforme o secretário, Alexandre de Oliveira, ainda há vagas para os interessados. “O aprendizado de música sem custo para a comunidade é de extrema importância, pois temos a necessidade de oportunizar para as pessoas de nosso município a possibilidade de aprender a tocar um instrumento, melhorando a qualidade de vida delas através da música”, destaca. As aulas de acordeon ocorrem terça-feira, às 19 horas, no Centro de Cultura, com o professor Joaquim Velho. As aulas de violão e viola, acontecem aos sábados, às 8 horas, no mesmo local, com instrução do professor Gabriel Barcelos. Interessados devem levar comprovante de residência e RG para se inscrever. O atendimento ocorre das 12h30 às 18h30.

Desde a terça-feira (24), operários de uma empresa terceirizada pela Prefeitura estão reposicionando nove postes de luz na Av. Travessão Ferrabraz, no bairro São Jacó, em Sapiranga. Conforme o secretário de Planejamento, Edison Conceição, o serviço foi realizado em uma extensão de 450 metros de comprimento e o deslocamento foi de 3 a 4 metros. O investimento com recursos livres da Prefeitura é de R$ 51 mil na contratação da empresa terceirizada. “Este trabalho é uma garantia para a retomada das obras de pavimentação asfáltica do Travessão. Paralelo ao trabalho de iluminação, a Secretaria de Obras fez o trabalho de ensaibramento na via, entre o Loteamento São Vicente e a Rua São Jacó.

Estão abertas as inscrições para quem quer estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com professores que dominam os assuntos das provas, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro. O Pré-Enem ocorrerá no Centro Cultural Marcelo Breunig em forma de simulado, tendo como objetivo levar para perto de todos que vão prestar o Enem, um curso preparatório sem custos. As aulas ocorrerão nos domingos, a partir das 13 horas, iniciando no domingo (29) e seguindo até o dia 2 de novembro. As aulas serão divididas por temas, com os diferentes assuntos avaliados no Enem, como línguas portuguesa, inglesa e espanhola, ciências humanas e da natureza, além de matemática. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] As vagas são limitadas e somente será cobrada a taxa de R$ 10 durante a inscrição para a manutenção do espaço durante o período de aulas. O Centro Cultural Marcelo Breunig fica na Rua Voluntários da Pátria, 214, no Centro.

Secretário Edison Conceição confere trabalhos na Travessão Ferrabraz | Foto: Sandra Hess

Prefeituraconvoca

Sapiranga

Obras emescolas

Novaescola

Consultapopular

Campo Bom

Araricá

Região

A 2ª CRE garantiu em recente encontro no município que serão licitadas, em breve, projetos de um novo refeitório e de uma subestação de energia para atender a escola de Ensino Médio La Salle. Um grupo de trabalho para acompanhar os projetos de readequações na escola foi criado e a primeira reunião deve ocorrer no mês de Julho. Nos últimos meses, a escola La Salle recebeu mais de R$ 397 mil em investimentos do Governo do Estado.

A Prefeitura trabalha para que sejam iniciadas as obras de uma nova escola de Ensino Fundamental. Ela será construída no bairro Imperatriz e atenderá 500 estudantes. A obra está orçada em mais de 1 milhão de reais.

Levantamento realizado pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB) aponta que o governo Tarso Genro (PT) continua não pagando os recursos previstos para o Vale dos Sinos, referentes a Consulta Popular. De acordo com o parlamentar, dos R$ 12,9 milhões prometidos para o Vale dos Sinos, foram liquidados pouco mais de R$ 2,8 milhões em 2014. O valor corresponde a apenas 22% do que está previsto para a região.Dos R$ 165 milhões prometidos para investimentos no Estado através da Consulta Popular, Tarso Genro liquidou pouco mais de R$ 25,9 milhões. O valor corresponde a apenas 15,7% do total previsto. Campo Bom aguarda a liberação de R$ 1.553.785,00. Sapiranga espera a liberação de R$ 939.263,00. Nova Hartz aguarda a liberação de R$ 425.663,00 e Araricá, foi um dos únicos municípios do Vale do Sinos a receber recursos. A Secretaria da Saúde recebeu um automóvel de 50 mil reais. As informações estão disponíveis para consulta no site: participa.rs.gov.br.

Moradores do Loteamento Mundo Novo terão encontro na segunda-feira (30) no Centro de Cultura Lucio Fleck, a partir das 18 horas, para tratar do IPTU 2014, uma vez que os lotes foram individualizados e cada carnê está no nome do possuidor.

Deputado Lucas Redecker

giro dos municípios 13Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Page 10: Jornal repercussão edição 72

Jorn

al R

eper

cuss

ão |

23 d

e ju

nho

a 3

de ju

lho

de 2

014

| pág

ina

14

Ipê Amarelo terá casasrepintadas em Nova Hartz

E-mail: [email protected]

Informe >>>

Ainda dá tempo para se inscrever no maior evento Lojista do Rio Grande do Sul Nos dias 14 e 15 de agosto acontece em Bento Gon-çalves a 45ª Convenção Estadual Lojista, oportunizando a qualifi cação dos participantes, ampliando e discutindo idéias para o desenvolvimento e fortalecimento dos empresários do setor, o evento apresentará palestras e treinamentos que visam oferecer orientações altamente qualifi cadas em gestão estratégica, marketing, vendas, recursos humanos e fi nanças, todas elas com foco em atender as demandas dos lojistas gaúchos. O SEBRAE--RS está subsidiando o evento, portanto não haverá des-pesas com inscrição, transporte e hospedagem para até 2 pessoas por CNPJ. Interessados em participar, devem solicitar os quanto antes a fi cha de inscrição através do email [email protected], as vagas são limitadas. O prazo limite de inscrição é dia 27 de julho. Havendo quantidade sufi ciente de interessados, um ônibus saíra da frente da CDL Campo Bom no dia 14 de agosto e retornará no dia 15 logo após o término das atividades.

Veja programação completa14/8/201419h30 – Solenidade Abertura / Festa AberturaParticipação por adesão. Valor do convite: R$70,00 aos participantes do Q-Comercio e aos demais R$90,00.Para compra do convite, contatar: [email protected] ou através do telefone (51) 3213-1777. *** A Solenidade de Abertura é opcional, para os empresários que quiserem participar o custo é conforme descrito acima.

15/8/20147 horas: Credenciamento8 horas: Recepção8h30 às 10 horas: Palestra 2 – Larissa Kummel10h15 às 11h30: Palestra 3 - Gabriel Carneiro Costa11h45 às 13h30: Almoço13h30 as 14h45: Debates candidatos ao Governo do RS15h as 16h15: Palestra 4 - Clóvis Lumertz16h30: Intervalo17h0 às 18h15: Palestra 5 – Clóvis Barros Filhos*Programação sujeita a alteração, sem aviso prévio.

Comprometida com o município CDLCampo Bom completa 44 anos Na próxima quarta feira dia 02 de julho completamos mais um ano de história. Catorze lojistas vi-sando fortalecer o comercio de Campo Bom fundaram no ano de 1970 o Clube de Dirigentes Lojistas que mais tarde viria se chamar Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A CDL Campo Bom é a representante de uma das maiores classes geradora de empregos do Município e está sempre buscando o fortalecimento do associativis-mo, com ações que contribuem para o aperfeiçoamento do lojista e o desenvolvimento pessoal do comerciário. Focada no futuro e preparada para novas conquistas, a CDL Campo Bom está muito feliz em poder come-morar junto com você associado mais esse aniversário. Parabéns para todos nós!

Famílias contempladas com casas no Loteamento Ipê Amarelo participaram de audiência em Nova Hartz | Foto: Deivis Luz

Moradia | Audiência convocada por vereadores leva esperança para famílias, mas ainda não há data para entrega de 60 casas Nova Hartz – Com duas fi lhas no colo, Sandra Regina Neves, 28 anos, deixava trans-parecer sua inconformidade com a falta de informações sobre a entrega de mais 60 casas populares do Lotea-mento Ipê Amarelo. Faltam ser entregues 163 do total de 213 moradias. Ela era uma entre as dezenas de famílias contempladas no programa de habitação popular que foram reivindicar na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (18). Todos estavam unidos e com um objetivo em mente: cobrar informações precisas sobre a data de entrega das próximas casas populares, em construção desde 2011. Moradora do bairro Pro-gresso, Sandra continua gas-tando, mensalmente, 480 reais de aluguel. “A minha casa - no lote quatro, quadra cinco - está repleta de entu-lhos na frente. Sem contar a pintura que está descascan-do”, denuncia, dizendo que o seu relógio de medição de energia da RGE ainda precisa ser instalado.

Sandra Regina aguarda a sua moradia | Foto: Deivis Luz

COOHRREIOS PRESTA ESCLARECIMENTOS Um dos principais elementos de contradição do encontro estava relacionado ao prazo da obra. “Estamos dentro do prazo. As casas precisam ser entregues até setembro”, disse o presidente da Cooperativa Habitacional dos Empregados dos Correios (Coohrreios), Paulo Machado. Entre os motivos para as obras ainda não estarem concluídas está no clima. “Choveu muito e isso atrasa a obra”, destacou. Ele disse ainda que a diretoria da cooperativa vem trabalhando diariamente na liberação de 600 mil reais, retidos na conta do Ministério das Cidades, em Brasília.

Audiência esclarecedora!

A Cooperativa Habitacional dos Empregados dos Correios (Coohrreios/RS) através do presi-dente, Paulo Machado, assegurou o conserto das casas. “Uma equipe será designada para resolver os problemas” assegurou.

Cleo Hendges que é vere-ador do PROS, acredita que as entidades envolvidas e o po-der público (Prefeitura e Caixa Econômica Federal) precisam ser mais transparentes. “Fiquei contente com a audiência”, diz.

Presidente Paulo Machado Vereador Cleo Hendges O encontro, que contou com a presença do prefeito, Arlem Tasso, frustrou os organizadores pela ausência do principal fi nanciador do projeto: a Caixa Econômica Federal. Nenhum técnico do banco compareceu ou enviou representante.

Um dos problemas para os atrasos, conforme a Coo-hrreios, está na dependência da cooperativa e da Prefeitura receberem documentos das famílias contempladas. Atra-vés da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Nova Hartz explicou que a Secretaria de Desenvolvimento Social con-vocará uma nova assembleia

para a quarta-feira ou quinta (4 ou 5 de julho). “Consegui-mos legalizar 170 escrituras das 213 necessárias. Todos os encaminhamentos estão sendo despachados no Car-tório de Sapiranga”, explicou o presidente, Paulo Machado. Outro motivo de cobran-ças dos moradores benefi -ciados com as casas popu-

lares no Loteamento Ipê Amarelo estão relacionados com a pintura e problemas de encanamento das resi-dências. “Estamos sabendo dos problemas. Uma equipe fi cará responsável de ajustar estes detalhes”, disse Paulo Machado. Ao término do encontro na Câmara de Vereadores

fi cou acertado que a Coohr-reios providenciará os ajustes necessários, bem como, a pin-tura de aproximadamente 20 casas que estão descascando. A RGE disse que o relógio da moradora Sandra Regina Neves será ligado nos próxi-mos dias.

Moradores devem apresentar documentos

dia a dia 15Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Page 11: Jornal repercussão edição 72

dia a dia16 Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Copa do Mundo garantelotação em hotéis da região

Earte reúnetalentos em apresentações

Na Torcida | Hotéis de Sapiranga e Campo Bom recebem torcedores

Educação | Cerca de dois mil alunos participando no evento

Região – Quando soube-ram que a Argentina jogaria em Porto Alegre, o casal Javier Gomes, 51 anos, e Ma-risa Bondensani, 41 anos, não pensou duas vezes. Acos-tumados a passar os verões em Torres, no litoral gaúcho, os argentinos vieram nesta semana da província de Cor-rientes para mais um estágio de alguns dias no Rio Grande do Sul. Escolheram o Hotel das Rosas, em Sapiranga, para se hospedarem. Trouxeram consigo o sobrinho, Maxi, 23 anos, apaixonado por futebol. Mas, a felicidade ainda não es-tava completa. Somente Javier tinha ingresso para o jogo da Argentina contra a Nigéria, ocorrido nesta quarta-feira (25), no estádio Beira-Rio. A família tentaria conseguir as outras duas entradas para o jogo com cambistas. Caso contrário, Marisa e Maxi iriam para a Fifa Fan Fest (festa da Copa no Anfi teatro Pôr do Sol, em Porto Alegre). Também da Argentina, David Gabriel Escobar, 32 anos, aguardava com an-siedade o jogo contra os nigerianos. No saguão do Hotel das Rosas, o advogado argentino, vindo de Buenos Aires, assistia a Colômbia massacrar o Japão por 4 a 1 no fi nal da tarde de terça--feira (24). “Estou gostando do hotel e da cidade também. É minha primeira visita ao Brasil. Comprei o ingresso da Copa há duas semanas”, afi rmou.

Sapiranga – O talento artístico de alunos de 36 es-colas municipais está sendo apresentado durante essa semana no VIII Encontro Artístico de Talentos Escola-res (Earte), que está reunindo cerca de dois mil estudantes no Centro de Cultura. São 70 apresentações, que iniciaram na noite da terça-feira (24) e seguem até essa sexta-feira (26). Na edição deste ano, os alunos apresentam Dança Criativa, Esquetes e Projeção Folclórica relacionadas ao tema, “História & Cultura, Retrato Vivo das Nações”. Na quarta-feira e nesta quinta (26) são os dias das

apresentações de Esquetes, onde os estudantes apresen-tam peças de curta duração, que geralmente são de cará-ter cômico. Na sexta-feira, no último dia, os alunos sobem ao palco para mostrar Dança Criativa e Projeção Folclóri-ca, às 8 horas e seguem até 17 horas. A Categoria Educação Infantil terá apresentações a partir das 18h30. Segundo a secretária de Educação, Maria Fátima de Souza, o Earte tem como objetivo estimular a auto-descoberta de talentos e promover a integração. das expressões artísticas e

Argentinos fi caram em hotel de Sapiranga | Foto: Felipe Laux

Bernardo Bonetto

Abertura contou com o Grupo Entretê | Foto: Maese Closs

Turistas nos hotéis da região

Estudantes comentam o Earte

Gostamos muito do Brasil. Passamos os verões em Torres e em Bombinhas, em

Santa Catarina. Acredito que a Argentina chegue somente até as semifi nais. Vai dar Alemanha neste ano!

Javier Gomes,argentino

O interessante do Earte é a forma como consegue envolver tantos

alunos e escolas, todos com o mesmo objetivo de desenvolver talentos artísticos”.

Eduarda Holzback,Estudante da EMEF Pastor Rodolfo Saenger

Estou com a dupla sensação de que neste ano dará Argentina. Derrotaremos

o Brasil na grande fi nal, no Maracanã.

David Gabriel Escolar,argentino

O Earte nos proporcionou a oportunidade de conhecer melhor a

cultura de diversas nações e ajudou a conhecer várias pessoas no meu grupo de dança”.

Natália Lima,Estudante da EMEF Waldemar Carlos Jaeger

Danço há três anos e acho uma coisa maravilhosa. Tem sido incrível a

participação no Earte, podendo ter esse espaço para apresentar o que ensaiamos há meses”.

Otávio Augusto Muller,Estudante da EMEF Pastor Rodolfo Saenger

Gostei do hotel e também da pizza servida em Sapiranga. Sobre a Copa,

acho que ela está “comprada” para o Brasil. A Fifa quer que o Brasil ganhe, isso é fato!

Alejandro Beade,uruguaio

““

“Premiação do Earte!

A abertura do evento fi cou com o grupo grupo X--Treme Of Street, coordenado pelo professor Edmar Ayres, que dá aulas de Hip Hop em escolas municipais, seguido pela animação do Grupo

Entretê, e pela Mostra do EJA.

O encerramento e a pre-miação acontecem no dia 3 de julho, às 19h, com show especial “Meu Brasil”, com Cadica Cia de Dança.

Aumento ! De acordo com Bernardo Bonetto, sócio administrador do Hotel das Rosas, de Sapiranga, o setor de holetaria, em geral, esperava mais com a Copa no Brasil, mas o movimento registrado no seu empreendimento surpreendeu. “O setor como um todo esperava mais, mas fi camos surpresos com a grande quantidade de turistas que se hospedaram em nosso hotel”, disse. Conforme Bonetto, as semanas de Copa já representam 30% a mais nas hospedagens, em relação ao mesmo período de 2013. O empresário destaca que já passaram pelo hotel vários argentinos, holandeses, australianos e uruguaios. Um hotel de Campo Bom também registra grande fl uxo de turistas da Copa.

Uruguaios também estão presentes em hotéis da região A forte identifi cação com o Grêmio e com o Partido dos Trabalhadores (PT) foi a motivação para o uruguaio Alejandro Beade, 28 anos, vir assistir a Copa no Brasil. “Não sou patriota. Aqui do Brasil aprecio o Grêmio, que é o clube do povo,

e gosto do PT, que comanda a política no país. Na Copa, vou torcer para a Alemanha. Moro na Espanha, mas aproveitei para visitar os meus pais também, no Uruguai”, disse. O uruguaio torce para que a Alemanha jogue as oitavas de fi nal em Porto Alegre, na segunda-feira (30). Mas, mesmo que não seja os alemães, ele já está com o ingresso garantido.

Nota rápida...+Obras na Cruzeiro do Sul Sapiranga - A Prefeitura trabalha para que, em breve, veículos e pedestres possam transitar pela Rua Cruzeiro do Sul, próximo da RS-239. Com 990 metros de extensão, a via fará ligação até a Rua Monte Castelo. O trabalho está sendo feito e é possível vislumbrar os benefícios desta rua de ligação com o bairro São Luiz. A preocupação da Prefeitura no momento é de que a rua permita a passagem de veículos e de pedestres, mesmo não estando concluída. Dessa forma, o trânsito no local será impedido, pois não há iluminação e nem um alinhamento defi nido, além do risco de atolamentos. Ao lado da via, está localizado o futuro distrito industrial. Corinha, secretários Conceição e Eroni | Foto: Sandra Hess

dia a dia 17Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Araricá facilita acessopara as endoscopiasSaúde | Atualmente, Araricá realiza até cinco exames mensais de endoscopia. Antes, era preciso esperar meses Araricá – Exames de endoscopia (EDA) são ofer-tados gratuitamente pela Secretaria Estadual de Saúde. O procedimento é muito importante para detecção de tumores de esôfago e até de estômago, entre outras patologias. Em Araricá, a demanda de pacientes que precisam realizar o exame é pequena, mas antes, a espera através do Estado era grande. Motivado pela necessidade dos pacientes em receber um atendimento com maior agilidade, o prefeito Sérgio Machado implantou a execu-ção de exames de endoscopia dentro do municípo, que agora são custeiados pela Prefeitura. O exame acontece em Araricá há 15 meses e tem ajudado muitas pessoas. Os procedimentos são realizados pelo doutor Solon Grobocopatel, médico gas-troenterologista, através de agendamento. O município comporta uma demanda de até cinco exames mensais. Até então, já foi possível

Equipe do posto de saúde de Araricá | Foto: Divulgação

COMO AGENDARPara marcar o exame de

endoscopia é necessária uma solicitação médica do Sistema Único de Saúde, que fi cará na Central de Agendamentos de Consultas e Exames Especializados. A central entrará em contatocom o paciente assim que o exame estiver agendado. “ “

Eles destacam a iniciativa Os exames de esdoscopia sendo realiza-dos na cidade

possibilitam maior agilidade na conclusão do diagnóstico e também uma comodidade do paciente, já que não precisa se deslocar para realizá-lo”.

João Nilmar da Silveira,diretor geral do posto de saúde

Como nosso município possui uma demanda

menor, desde o início do meu mandato tive o objetivo de realizar os exames na cidade, para facilitar a vida dos pascientes que precisam do Poder Público”.

Sérgio Machado,prefeito de Araricá

realizar em média de 80 exames no município. Além dos exames de EDA, o município tam-bém fac i l i t a o s exa -mes de colonoscopia, que são gratuitos, garan-tindo também o desloca-mento dos pacientes, que não pagam pelo transporte para realizar os exames, que acontecem no consultório do doutor Grobocopatel, em Novo Hamburgo.

Edital para internet grátis

Notas rápidas...

Região - O Governo do Estado, através do Badesul, abriu edital para selecionar municípios com até 50 mil habitantes (casos de Araricá e Nova Hartz), onde apoiará, com o repasse de recursos fi nanceiros, a implantação de projetos de Cidades Digitais. Através do programa, será possível disponibilizar internet gratuita aos moradores. Prefeituras têm até o dia 18 de julho para aderir ao programa.

Sem culpa Apaes Região - A Utresa - Central de Resíduos - não deverá indenizar pescadora de Sapucaia do Sul pela impossibilidade da mulher exercer a atividade profissional no Rio do Sinos. A decisão é do Tribunal de Justiça que entendeu que as condições não eram favoráveis antes do desatre de 2006.

Região - Os deputados aprovaram a chamada “PEC das Apaes”. A proposta de emenda à Constituição prevê que o poder público garanta educação especial as pessoas com defi ciência e as pessoas com altas habilidades.

+

Descarte irregular deresíduos é identi� cado

Sapiranga

As empresas que descartaram caixas de leite com validade vencida, retalhos de couro, móveis, pneus, entre outros materiais na lateral da av. 20 de Setembro, na divisa com Araricá, foram identifi cadas pela Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura. Como não são empresas reincidentes, as empresas foram apenas notifi cadas e promoveram a limpeza do local. Denúncias devem ser feitas diretamente na Prefeitura.

Resíduos descartados irregularmente | Foto: Divulgação

NOMELIMPONOMELIMPONOMELIMPO

Credibilidade e informação a serviço do associado

cdlsap.com.br

facebook.com/cdl.sapiranga

Av. João Corrêa, 1.260 sala 17 - Centro - Sapiranga/RS

(51) 3599.1076

É SIMPLES, É RÁPIDO E SEGURO.

* Atendimento com hora marcada

DigitalCerti�cado

agora naCDL Sapiranga

Para emitir seu certi�cado digitalou obter informações, ligue para 3599 1076.

Procure a loja que vocêestá em atraso, negocie a

sua dívida e continueaproveitando o comércio local.

E CRÉDITO DE VOLTA!

Page 12: Jornal repercussão edição 72

Dóris Fernandes

“ Estamos organizando a XVI Cavalgada do Minuano. Em 2014 a programação inicia na sexta-feira (1°), às 18 horas, em Dois Irmãos. No domingo (3) está prevista a saída de Santa Maria do Herval e a chegada em Araricá, às 13 horas.”

Carlos Moser,coordenador da 30ª RT do MTG/RS

jornaljornal

DiverCidadeJornal Repercussão | 26 de Junho a 3 Julho de 2014 | Pág. 18

Festa das Rosas elege suassoberanas nesta sexta-feira

Show de Naddo entre Gigantesem Sapiranga

Festa das Rosas | 17 jovens estão se preparando para concorrer ao título de rainha e princesas. Escolha será sexta-feira

Apresentação | Banda tocará seus maiores sucessos

Candidatas à Corte da Festa das Rosas durante encontro de preparação para o concurso | Foto: José Prestes

Sapiranga – Nesta sexta--feira à noite (27) a comuni-dade conhecerá a rainha e as duas princisas que formarão a corte da 31ª Festa das Rosas e que estarão empenhadas na divulgação do evento pela região. As 17 candidatas, que possuem entre 16 e 23 anos, estão cumprindo uma agenda de tarefas que irão prepará-las para a grande noite. A escolha será no Parque do Imigrante, a partir das 20 horas, durante a Festa da Colônia. O evento possui entrada franca.

As candidatas são Ales-sandra Junguito Nogueira, Aline dos Santos, Amanda Larissa Dutra de Mattos, Ar-lete Bueno de Souza, Camila Vieira, Fernanda Atzel Ma-tiazzi, Gisele da Silva, Gisele Rodrigues da Silva, Greice Machado, Juliana Jacobus Raymann, Katrine Fernandes dos Santos, Lara Silva, Larissa Andres Machado Pacífico, Lisiane Santos da Conceição, Patrícia Ferreira Heberle, Renata Beatriz Piber Torras e Tainara Silva. Santos

Sapiranga – A banda Na-ddo Entre Gigantes, que existe desde 2004, quando chamava-se Melomaníacos, se apresentará no Centro de Cultura no sábado (5), a par-tir das 20 horas, mostrando sucessos como “Quintanas”. A banda tem como in-tegrantes Naddo Pontes, Cíntia Rodrigues, Marcelo Masina, Marcelo Marinoni e Rodrigo Ruivo, que defi nem suas músicas como “um som gigante, com a maturidade que só o tempo traz, junto com as conexões que só a música é capaz de linkar”. A banda está em fase de finalização de seu primei-ro álbum, com produção musical sob a direção de Marcelo Fruet, um dos mais conceituados produtores do Sul do País. “No decorrer

Preparação!

Banda Naddo entre Gigantes | Foto: Divulgação

Edgard Scandurra e Nasi da banda Ira! | Foto: Divulgação

Reserve já o seu lugar: (51) 3559-6900

Finalização do cdA conclusão do cd está

sendo viabilizada através de uma espécie de “vaquinha”, feita pelo www.catarse.me/pt/naddoentregigantes. Os valores de colaborações vão de R$15 à R$5 mil, e para cada faixa de apoio o colaborador ganha uma recompensa, além de colaborar com a viabilização de um produto cultural.

Participaçãono albumAs músicas do albúm

trazem as participações de Luciano Leães (pianista), Giovani Berti (percussão) Luquinhas (da banda Chimarruts), Júlio Rizzo (trombone) e Arthur de Faria, com arranjos de cordas da Orquestra Jovem do Estado do Rio Grande do Sul e de integrantes da Ospa.

das gravações o nosso som amadureceu, e cres-ceu muito. Poetisamos as adversidades e mudamos o nome da banda”, disse Naddo. O evento contará com o show de abertura de Chico Paz. Ingressos cus-tam R$10 e R$5 para es-tudantes e classe artística, podendo ser encontrados no Pedrinho Som.

SERVIÇODO SHOWO que: Show da banda Naddo Entre GigantesQuando: 5 de julho, às 20 horasOnde: Centro de CulturaIngresso: R$10, R$5 para estudantes classe artista

Teatro Feevale terá Ira!

Notas rápidas...

Novo Hamburgo - Uma das bandas de rock dos anos 1980 mais emblemáticas do país - a banda Ira! - fará única apresentação, no Teatro Feevale, no dia 17 de Agosto. Depois de algum tempo brigados, Nasi (vocalista da banda) e o guitarrista (Edgard Scandurra), principais criadores e compositores da banda, voltam a dividir os palcos e a fazer rock and roll. Na apresentação que promete casa cheia não faltarão hits como Flores em você, Núcleo Base, Tolices, Tarde Vazia e Envelheço na cidade. Ingressos entre 50 a 150 reais.

+

Receba em sua casao Repercussão!

Ligue (51) 3064.2664

Aulas de workshop e en-contros de etiqueta e com-portamento estão sendo mi-nistradas às candidatas pela produtora de moda Louize Wasem.

No último sábado (21) as jovens participaram de um desfile em carros das con-cessionárias Sinoscar, Ritmo Veículos e Carburgo, pelos bairros da cidade, como forma de apresentação das candida-tas à comunidade. Como parte da agenda, as candidatas também tiveram palestras sobre a história do município com Dóris Fer-

nandes e visita ao Museu Municipal com a turismóloga Roberta Rothen.

A 31ª Festa das Rosas acontecerá em novembro, no Parque do Imigrante, no centro de Sapiranga.

repercutindo... Araricá, Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz 19Repercussão26 de Junho a 3 de Julho de 2014

Louize [email protected]

COMPRE 1 CALÇA E GANHE 50%NA 2ª PEÇA OU COMPRE 2 CALÇAS

E GANHE A 3ª PEÇA GRÁTIS.APROVEITE!

= GRÁTISA 3ª PEÇA

= 50%A 2ª PEÇA

SAPIRANGA - F. 3039.1616 | CAMPO BOM - F. 3038.1616 | TAQUARA - F. 3541.3440

JEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSQUINZENA DO

JEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSQUINZENA DO

JEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANSJEANS

*A peça com desconto e a grátis será sempre a de menor valor.

DR. DANILO SCHNEIDERESPECIALISTA EM IMPLANTODONTIACIRURGIA E PRÓTESE SOBRE IMPLANTESCIRURGIÃO - DENTISTA - CRO RS 11984

SAPIRANGA51 3529.8297Av. 20 de Setembro, 3825 - sala 03

YUTAKAem tradução para o japonês ”Grande Guerreito(a)”...e ven-cedores aqueles que inovam e têm coragem e determinação

de fazer o novo acontecer. Sônia de Castro, conhecida empresária da moda com sua Contra Regra há 22 anos em Sapiranga, e Éder Polita “sushi scheff ”, visando o cres-cimento da cidade e apostando em novidades, há 9 meses inauguraram o primeiro restaurante com variedades de comidas japonesas. O que até então existia apenas em outras cidades (estabelecimentos deste segmento), fazia com que os adeptos dessas iguarias se deslocassem para outros municípios. O espaço, aconchegante e temático, trouxe elegância à Rua Tiradentes, na altura do número 219. O belo espaço abre de terças a sábados, a partir das 19h30. O Yutaka vem fazendo o maior sucesso, não só pelos pratos deliciosos, mas pelo atendimento. Parabéns ao casal, que inovou e mostrou que com determinação tudo se pode fazer acontecer.

Très chicLouize Wasem

Louize Wasem

Louize Wasem

Louize Wasem

Divulgação

1 O conceituado Grupo Circo de Palco encantou

a cidade de Nova Hartz no último sábado, dia 20, com seu espetáculo Spirits. Um espetáculo de magia e encantamento. O evento, que foi em prol da Apae de Nova Hartz, levou grande número de pessoas ao pavilhão de Eventos da Prefeitura Municipal.

2 A conhecida dupla campo-bonense Leo Henrique

& Rafael tem se apresentado em eventos da região e já acumulam fãs do seu belo trabalho. Os dois jovens que começaram fazendo shows em escolas já tem seu nome confi rmado em vários eventos de porte.

3 São 17 as candidatas que concorrem ao título de

Rainha e Princesas da 31ª Festa das Rosas de Sapiranga. O evento acontece amanhã (sexta) à noite, no Parque do Imigrante às 20h30, em espaço especialmente montado. São elas: Alessandra Junquito Nogueira, Aline Santos, Amanda Larissa Dutra de Mattos, Arlete Bueno de Souza, Camila Vieira, Fernanda Atzel Matiasi, Giseli da Silva, Gisele Rodrigues da Silva, Greice Machado, Juliana

Jacobus Raymann, Katrine Fernandes dos Santos, Lara e Silva Feijó, Larissa Andres Machado Pacífi co, Lisiani Santos da Conceição, Patrícia Ferreira Heberle, Renata Beatris Piber Torras e Tainara Silva Santos.

4 O Dj nova-hartense Fabiano Boty vem sendo

destaque em vários eventos da região. Alia sua técnica

e estilo aos mais variados espaços de diversão.

5 Clicada em momento “backstage”, a bela Letícia

Ávila, em editorial de moda para a Revista Direto ao Ponto da CDL de Sapiranga. Mostra com charme e elegância que peças de roupa bem modernas e atuais podem remeter aos anos 50, quando remontadas e

produzidas com estilo. Os looks são da Dispa e os calçados da Via Moda. Make-up do Studio Fusion e chapelaria e luvas de Eva Bruno. As fotos são de Marcelo Pacheco. Os looks foram pesquisados e adaptados aos anos 50 por esta colunista..com o título de “Um Inverno de Bonequinhas de Luxo”, lembrando a atriz Audrey Hapburn . A locação foi no belíssimo Visconte ditália Hotel & Spa, em Nova Hartz.

1

2

3

4

5

Page 13: Jornal repercussão edição 72

26/6 a 3/7 de 2014

Veja antes as notícias da regiãoem nosso Facebook ou no site:

facebook.com/jornalrepercussao

www.jornalrepercussao.com.br

Festa da Colônia e Feira do Mel com novidadesPreparativos | Estrutura está quase pronta para receber o público Sapiranga – A Festa da Colônia e Feira do Mel, que ocorre nesta sexta-feira, sábado e domingo (27, 28 e 29), no Parque do Imi-grante, terá uma novidade. Trata-se da construção de uma casa de barro, de 24 metros quadrados, con-tendo dois fornos. Eles serão utilizados por duas famílias de comerciantes de pãos e cucas para assasem seus produtos e poderem entregá-los quentinhos. A obra trata-se de uma casa no estilo rústico e está sendo construída nas proxi-midades do lago do Parque do Imigrante. O secretário de Obras, Eroni Klein, informou que a casa e os fornos estão sendo construídos parte com material reaproveitado das casinhas demolidas re-centemente ao lado da Feira do Colono e outra parte a partir de tijolos comprados no valor de R$ 2.492,20 e parte doados pela Olaria de Nelson Beckenstein. A festa possui entrada franca.

Início da construção do forno de barro | Foto: Maese Closs

Informações sobre o clima Nota rápida...

Campo Bom - Em Dezembro de 2013, o Jornal Repercussão noticiou a instalação da nova estação meteorológica. Depois de seis meses, nesta sexta-feira (27), a Prefeitura inaugura o local (único na região Metropolitana). Para Nilson Wolff, responsável pelo espaço, os equipamentos signifi cam um acréscimo de qualidade das medições.

+

Espaço na Rua Cairú, Metzler “ “Eles comentam a Festa

A construção do forno é uma novidade na Festa da Colônia,

que vai agradar os visitantes e dará um toque a mais para a festividade, que homenageia o agricultor. A Festa da Colônia e Feira do Mel é uma dos eventos mais bonitos de nossa cidade”.

Corinha Molling,prefeita de Sapiranga

Mesmo com essa semana chuvosa, estamos trabalhando

para concluir os preparativos da festa e garantir um evento de qualidade para os visitantes. A festa é uma opção a mais para que o agricultor possa expor seus trabalhos”.

Valdes Cavalheiro de Araújo,secretário de Agricultura

A Festa!Na sexta-feira (27), às 20 horas, será realizada a escolha da Corte da 31ª Festa das Rosas, em um dos pavilhões do Parque do Imigrante

A Festa da Colônia contará com 21 estandes, sendo 11 na praça de alimentação, quatro para os apicultores (produtores de mel), quatro para as agroindústrias e dois para a venda de produtos coloniais. A exposição de animais contará com 42 bovinos.

Durante a festa, os visitantes poderão prestigiar exposição de animais, produtos típicos, quipamentos agrícolas, e artesanatos, além da venda de pães e cucas. Bandas de bailes e volantes, almoço típico e brinquedos infl áveis, também estão dentro da programação.

Con� ra a programação da Festa em 2014SEXTA-FEIRA (27)19h30 - Abertura dos Portões ao PúblicoDas 20 horas às 23h30- Esco-lha da Corte da 31° Festa das Rosas23h30 - Encerramento do des-fi le

SÁBADO (28)9 horas Abertura da Festa ao Público, com mateada (Erva e água grátis)9h30 -Abertura Ofi cial da Festa da Colônia

10 horas Desfi le temático dos Agricultores, dos Carreteiros de Lomba Grande e Sapiranga, Tra-tores, utilitários, implementos agrícolas, Escolas da Zona Rural e Banda Típica, com saída e retorno no Parque do Imigrante11h às 13h30- Banda Típica Imigrante (Volante)A partir das 11h30 - Almoço Colonial (comida típica alemã)13h30 às 15h30 - Apresenta-ção de Grupos de danças15h30 às 16h30 - Apresenta-ção do CTG Galpão Sentinela

do Pago16h30 às 20h30 -Banda União20h30 à Meia-noite - Banda Flor da SerraMeia-noite - Encerramento do primeiro dia da Festa

DOMINGO (29)9 horas - Abertura da Festa ao Público, com mateada (Erva e água grátis).9h30 às 12h30 - Banda Típica Canecão do Vale (Volante).A partir das 11h30 - Almoço Colonial (Comida típica alemã).

12h30 às 14h30 - Banda Tipica Só se for Agora14h30 às 15h00- Apresenta-ção do CTG Galpão Sentinela do Pago.15 horas às 16 horas- Apre-sentação de Grupos de danças folclórico.16 horas às 19 horas- Banda Sollo19 horas às 22 horas Banda Passarela22 horas - Encerramento da Festa.