jornal quilombo - 15ª edição

5
ANO 2 - Nº 15 / Setembro’2009 Quilombo JORNAL Um novo site para uma seleção antenada com o futuro da pecuária: www.quilombo.com.br EXPOINEL Presença de peso e genética diferenciada na Expoinel 2009. SUSTENTABILIDADE Ações de conscientização garantem alta produção com equilíbrio ambiental. Doadora do mês: consistência genética tem nome.

Upload: bruno-guarato

Post on 23-Feb-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Quilombo - 15ª edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Quilombo - 15ª edição

ANO 2 - Nº 15 / Setembro’2009

QuilomboJ O R N A L

Um novo site para uma seleção antenada com o futuro da pecuária:

www.quilombo.com.brEXPOINEL

Presença de peso e genética diferenciada na Expoinel 2009.

SUSTENTABILIDADE Ações de conscientização garantem alta

produção com equilíbrio ambiental.

Doadora do mês: consistência genética tem nome.

Page 2: Jornal Quilombo - 15ª edição

TECNOLOGIA

A Quilombo apresenta seu novo site:www.quilombo.com.br

O Nelore com presente, passado e futuro está de site novo. Agora mais interativo, com mais conteúdo, além de contar com um importante canal de venda, a LOJA VIRTUAL. Um espaço feito para atender os clientes que procuram e visitam as fazendas em busca de qualidade e genética diferenciada. É um canal alternativo para propagar a genética Quilombo e torná-la acessível a todos os pecuaristas. São prenhezes de doadoras comprovadas, animais diferenciados, touros melhoradores e sêmen de reprodutores provados. Navegue, conheça os produtos, compre e comprove. Tudo com condições especiais de pagamento e sem comissão de compra.

Outro espaço importante é o da FAZENDA QUILOMBO, com o histórico da seleção e da fazenda, fotos exclusivas (e belíssimas) de uma das mais importantes fazendas da época gloriosa do ciclo do café. Tem também um espaço dedicado ao histórico e à divulgação do trabalho da FAZENDA PERDIZES.Através do site você terá acesso às versões on-line do JORNAL QUILOMBO, agenda de EVENTOS, as notícias mais importantes do NELORE QUILOMBO, COTAÇÕES do mercado e previsão do tempo.Acesse agora, navegue pela história de uma das mais consagradas seleções da raça Nelore e faça bons negócios.

Espaço institucional da Faz. Quilombo Loja Virtual: espaço para compras on-line Espaço dedicado ao BIENAL QUILOMBO

BABALU PO DA NIPANAGPUR AL DA PAUL x BILARA XII TE PO DA NI

BABALU 9 TE QUILOMBOBabalu PO da NI x Oton TE Quilombo

EDHY TE QUILOMBOBabalu 9 x Lufo TE da Carpa

EXTRA TE QUILOMBOBabalu 9 x Basco da SM

DOADORA DO MÊS

Genética consistente tem nome:

Babalu

03

Res. Grande Campeã Lins 2005;Res. Grande Campeã Jacarei 2006;Campeã Novilha Maior Ribeirão Preto 2005;Campeã Fêmea Jovem Toledo 2005;1º Prêmio Vaca Adulta Feicorte 2006;1º Prêmio Novilha Maior Feicorte 2005;1º Prêmio Novilha Maior Ourinhos 2005;1º Prêmio Bezerra Presidente Venceslau 2004;2º Prêmio Vaca Adulta Expozebu 2006;2º Prêmio Vaca Adulta Expo Brasilia 2006;2º Prêmio Fêmea Jovem Avaré 2006;2º Prêmio Novilha Menor Expo Bauru 2004.

1º Prêmio Bezerra Expoinel MG 2009;1° Prêmio Bezerra Expo Araçatuba 2009;2º Prêmio Bezerra Bauru 2009;2º Prêmio Bezerra Feicorte 2009;2º Prêmio Bezerra Expozebu 2009.

Campeã Bezerra Feicorte 2009;2º Prêmio Bezerra Expo Londrina 2009;5º Prêmio Novilha Menor Bauru 2009;8º Prêmio Novilha Menor Araçatuba 2009;9º Prêmio Bezerra Barretos 2009.

QuilomboJ O R N A L

03QuilomboJ O R N A L

02

Page 3: Jornal Quilombo - 15ª edição

DESTAQUE E XPOINEL

EXAME TE QUILOMBOBASCO DA SM x VACATI TE QUILOMBO (VERMUT DA FORT VR x ESTAMPA DA TERRA BOA)

Nasc.: 14/12/2008

VACATI TE QUILOMBO Mãe

KELLY DA TERRA BOA Avó

ESTAMPA DA TERRA BOA Bisavó

22 de Setembro de 2009 Terça-feira • 20hChácara Nelore Nacional - Uberaba - MG

A Quilombo coloca à venda no Leilão Seleções o Campeão Baby Expo Bauru 2009

Fazenda Campininha • Nelore Integral • Quilombo Empreendimentos

22 de Setembro de 2009 • Terça-feira • 20hChácara Nelore Nacional - Uberaba - MG

LIRA FIV INTEGRAL

LILI 25 TE QUILOMBO KELLY 22 TE QUILOMBO

Transmissão:

(43) 3373 7000

Assessoria:

(34) 3314 9494

Agência:

(43) 3328 1400

Realização:

(43) 3373 7077www.programaleiloes.com

Bugio TE da SM x Lili da Quil (Erechin) Nasc.: 15/01/2008

Enlevo da Mor. x Flagra TE Sta Angela Rece Nasc.: 13/03/2009

BABALU 9 TE QUILOMBO X LUFO TE FAZENDINHA ou RANCHI IPÊ OURO ou BASCO TE DE NAVIRAÍ

PRENHEZ

QuilomboJ O R N A L

05

Guincho TE Naviraí x Kelly SR da Sara (Keoma) Nasc.: 19/11/2008

Page 4: Jornal Quilombo - 15ª edição

Açõ

es d

e co

nsci

enti

zaçã

o

gara

ntem

alt

a pr

oduç

ão

com

equ

ilíb

rio

ambi

enta

l. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir esses ideais.A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.Para um empreendimento agropecuário ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos:

Ser ecologicamente correto: produzindo produtos manufaturados ou industrializados, de uso pessoal, alimentar, residencial, comercial, agrícola e industrial, seja não-poluente, não-tóxico, notadamente benéfico ao meio ambiente e à saúde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econômico e social sustentável.

Ser economicamente viável: todo projeto agropecuário num sistema livre, sem subsídios, levando em consideração um saldo positivo para manutenção de suas operações. Quando os resultados não atingem índices capazes de sustentar toda estrutura de produção, esse modelo deverá ser revisto. A análise econômica dos centros de custos da agropecuária, coloca os gastos com insumos como um dos principais entraves para o desenvolvimento sustentável. Quanto maiores os gastos, menor a competitividade da agropecuária brasileira.Diante desse impasse, surgem questões que colocam em dúvida o sistema de produção brasileiro e sua viabilidade econômica. O sistema de produção agropecuária já vivenciou em outros tempos problemas com consumos exagerados de insumos, seguindo modelos de trabalho que foram importados de outras partes do mundo. Naquele momento as atenções se voltaram para adoção de técnicas agronômicas alicerçadas em resultados de trabalhos fiéis a princípios científicos que foram resultados de exaustivas pesquisas realizadas em nossas condições, por pesquisadores brasileiros, desenvolvendo um modelo próprio de tecnologia.Para obtermos resultados positivos muitas medidas conjuntas e coordenadas são necessárias aos agropecuaristas, demonstrando que o poder da união é muito mais eficiente. As respostas para encontrar soluções estão na execução das ações sustentadas na ciência. Conceitos de manejo integrado de agricultura e

pecuária serão necessários na forma integral. Sua aplicação no campo surtirá o efeito de ganhos extraordinários de produtividade.A sustentabilidade sugere aos profissionais da terra ter em mente que a agricultura e a pecuária são atividades ligadas à vida da planta, dos insetos, dos animais, dos homens e a preservação do ambiente e seus recursos naturais. Tudo acontece neste ecossistema e não podemos imaginar outra forma senão o homem do campo como grande preservador deste equilíbrio.

Ser socialmente justo: muitos agropecuaristas tem de estar comprometidos em aperfeiçoar as condições de trabalho no agronegócio. O esforço para garantir melhores condições de saúde, segurança no trabalho e remuneração baseada em ganhos de produtividade, tem melhorado a condição social de todos os trabalhadores rurais. Debater e propor soluções para tornar mais humano e seguro o trabalho no campo e, ao mesmo tempo, promover treinamento da mão de obra, inserindo no contesto moderno tecnológico atual, é ser socialmente justo.

Ser culturalmente aceito: os meios de comunicação, mal informados ou com informação de origem duvidosa, estão consolidando uma cultura de que o agronegócio é um sanguessuga da natureza e um fator gerador de desigualdade social. Assistimos a tudo isso calados, enquanto somente algumas vozes gritam sem conseguir chamar a atenção da sociedade. Somos o motor desta nação. Distribuimos mais renda que qualquer programa assistencialista e trabalhamos de sol a sol. Mas isso não basta. Merecemos o respeito de sermos trabalhadores COM TERRA, que não foi tirada a força de ninguém, e que tem raizes, respeita a sociedade, as leis e paga sua contribuição como qualquer outro setor, através de

impostos exorbitantes. Somente a união de várias associações e entidades de classe, que participam do agronegócio, poderá gerar fatos e conseguir forças para tentar mudar a imagem desta cultura que é o trabalho no campo. Não podemos deixar que as próximas gerações tenham vergonha de falar que sua origem é o campo, simplesmente por medo de serem classificados por uma falsa propaganda criada hoje, e que pode nos deixar cicatrizes profundas.

A sustentabilidade do agronegócio brasileiro passa por pontos de trabalho que devem ser pensados e organizados com soluções e tecnologias inovadoras, adaptadas a nossa realidade, para que no futuro nossa atividade seja mais do que apenas remuneração financeira. Obter ganhos em qualidade de vida é a maior riqueza que podemos gerar para a sociedade. Exigir o respeito e a tranquilidade para trabalharmos é o mínimo que precisamos como reconhecimento.

QuilomboJ O R N A L

07QuilomboJ O R N A L

06 SUSTENTABILIDADE

Page 5: Jornal Quilombo - 15ª edição

O Jornal Quilombo é uma edição trimestral da Fazenda Quilombo. Edição e criação: Art Luz Propaganda | Impressão: Midiograf Gráfica e Editora

F a l e c o n o s c o ( 1 1 ) 3 0 4 9 - 8 8 8 0 | w w w . q u i l o m b o . c o m . b r

Este jornal é impresso em papel reciclado. A Quilombo apóia e pratica o desenvolvimento sustentável.

BIENAL QUILOMB O 2010

Maio de 2010 está chegando e com ele o Leilão que virou símbolo de genética consistente e credibilidade na pecuária. O Leilão Bienal Quilombo surgiu em 2004 e desde o início marcou o calendário da raça Nelore. A ideia de fazer um evento a cada dois anos trouxe expectativa para o mercado e também muita responsabilidade. Tanta que, no dia seguinte ao leilão, o próximo já está sendo

planejado, para que os animais à venda sejam sempre o que de melhor a raça Nelore pode produzir.Enquanto o último sábado de maio de 2010 não chega, relembre os belos momentos das edições anteriores. E se você ainda não foi, reserve espaço na agenda desde já. É um show que, somente um criatório com tanta história, um trabalho provado e premiado, poderia oferecer.

Dedicação e carinho para fazer mais umBienal Quilombo de sucesso

2004

20042004

2004

2008

20082008

2008

20042006

20062006

2006

QuilomboJ O R N A L

08