jornal psb porto alegre

8
Com relação à chapa majoritária, a atual posição do PSB é uma consequência natural das últimas eleições e da afinidade histó- rica que temos com o PCdoB, por meio dos nossos projetos políticos em nível federal e estadual. Por outro lado, temos a convicção de que Manuela fala com a razão da inte- ligência que possui, mas sem deixar de estar emocionalmente envolvida com o que faz. No exercício do mandato, doa-se de forma plena para resolver os problemas reais das pessoas. Assim, nesta eleição, queremos con- tribuir com propostas para Porto Alegre avançar como a capital da cidadania e da participação popular, assim como uma capital moderna, da inovação, do desen- volvimento, da sustentabilidade ambiental e da mobilidade urbana. Antônio Elisandro de Oliveira Presidente do PSB/POA Nº01/2012 EXEMPLAR GRATUITO O PSB de Porto Alegre tem como objetivos estratégicos para a eleição deste ano a ampliação da sua bancada de vereadores na Câmara Municipal e o apoio à vitória da deputada Manuela D’Ávila para Pre- feitura da nossa capital. Temos hoje um conjunto de mais de 70 pré-candidatos (as) a vereador (a), lideranças de mulheres e homens, que com certeza serão os responsáveis pelo crescimento da nossa presença no legislativo porto- -alegrense, hoje muito bem representada pelo Vereador Airto Ferronato. Agora ela se localiza na Rua Riachuelo, 493 no Centro de Porto Alegre. O CEP é 90.010-272. Além disso, temos várias outras formas de contato: (51) 3227-4499 Fax: 3224-2938 [email protected] [email protected] www.psbpoa.com.br twitter.com/psbpoa PSB Porto Alegre VISITE NOSSA NOVA SEDE MUNICIPAL

Upload: psb-porto-alegre

Post on 28-Jan-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Nossas atividades

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal PSB Porto Alegre

Com relação à chapa majoritária, a atual posição do PSB é uma consequência natural das últimas eleições e da afinidade histó-rica que temos com o PCdoB, por meio dos nossos projetos políticos em nível federal e estadual.

Por outro lado, temos a convicção de que Manuela fala com a razão da inte-ligência que possui, mas sem deixar de estar emocionalmente envolvida com o que faz. No exercício do mandato, doa-se de forma plena para resolver os problemas reais das pessoas.

Assim, nesta eleição, queremos con-tribuir com propostas para Porto Alegre avançar como a capital da cidadania e da participação popular, assim como uma capital moderna, da inovação, do desen-volvimento, da sustentabilidade ambiental e da mobilidade urbana.

Antônio Elisandro de Oliveira

Presidente do PSB/POA

Nº01/2012EXEMPLAR GRATUITO

O PSB de Porto Alegre tem como objetivos estratégicos para a eleição deste ano a ampliação da sua bancada de vereadores na Câmara Municipal e o apoio à vitória da deputada Manuela D’Ávila para Pre-feitura da nossa capital.

Temos hoje um conjunto de mais de 70 pré-candidatos (as) a vereador (a), lideranças de mulheres e homens, que com certeza serão os responsáveis pelo crescimento da nossa presença no legislativo porto--alegrense, hoje muito bem representada pelo Vereador Airto Ferronato.

Agora ela se localiza na Rua Riachuelo, 493 no Centro de Porto Alegre. O CEP é 90.010-272. Além disso, temos várias outras formas de contato:

(51) 3227-4499Fax: 3224-2938

[email protected]@gmail.com www.psbpoa.com.br

twitter.com/psbpoaPSB Porto Alegre

VISITE NOSSA NOVASEDE MUNICIPAL

Page 2: Jornal PSB Porto Alegre

2

SOCIALISTA LURDES ÁGATA RECEBEU O TROFÉU MULHER CIDADÃ 2012

CRIADO O NÚCLEO DA SAÚDE NO PSB DE PORTO ALEGRE

A líder comunitária Lurdes Ágata Guiconi, da Lomba do Pinheiro, recebeu o troféu Mulher Cidadã 2012 pelo desenvolvimento de ati-vidades comunitárias em favor da mulher.

A homenagem foi entregue no dia 07/03, durante Sessão Solene da Assembleia Le-gislativa alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A honraria é concedida anualmente a sete lideranças femininas gaúchas que se destacam em diferentes áreas. As indicações foram realizadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e aprovadas pela Mesa da Assembleia.

Aconteceu no dia 25/04, na sede municipal do PSB, debate sobre a realidade e os desa-fios da saúde em Porto Alegre. A atividade marcou o sétimo Chimarrão com Política, evento organizado pelo partido desde 2009.

Foi coordenador do debate o senhor Ivo Fortes, fundador do Conselho Estadual de Saúde e ex-Conselheiro Nacional de Saúde.

O Dr. José Fossari, médico emergencista e coordenador do ambulatório do Hospital Nossa Senhora da Conceição apresentou um painel sobre a situação da saúde no município de Porto Alegre.

O Dr. Paulo Mayorga, coordenador do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs), apresentou um histórico da saúde, da as-sistência farmacêutica e da política de

Moradora da Lomba do Pinheiro há 28 anos, Lurdes leva a Lomba em seu nome público, devido à conquista de diversas melhorias para o bairro, como a Farmá-cia Distrital Partenon/Lomba, o Posto de Saúde 24h e a construção do Ginásio de Esportes da Parada 10, além da moder-nização dos telecentros e a instalação do CEITEC no bairro. Neste período, sempre atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente por meio do Conselho Tutelar e da educação infantil.

Também trabalhou na criação e coorde-

nação do Grupo ECO – Economia e Ecologia Solidária, formado por mulheres que pro-duzem materiais de limpeza e que fazem reciclagem. Além disso, Lurdes promove oficinas sobre igualdade de gênero e or-ganizou a I Caminhada pela Paz na Lomba do Pinheiro contra todas as formas de vio-lência com mulheres e excluídos. Lurdes também é suplente de vereadora pelo PSB de Porto Alegre, tendo assumido a vaga durante licença-saúde do vereador Airto Ferronato em 2011.

medicamentos no Brasil e, representando o Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS), falou o assessor legislativo da nova gestão, Igor Prestes. Ele fez uma exposição sobre a política dos profissionais de saúde.

No final, foi aclamada a formação do núcleo de base da saúde, com o objetivo de contribuir na elaboração do programa de governo da deputada Manuela e coordenar o debate da saúde de forma permanente no partido após as eleições.

Page 3: Jornal PSB Porto Alegre

1

3

PSB NO PROJETO BAIRRO A BAIRRO COM MANUELA

O PSB de Porto Alegre tem participado do projeto “Bairro a bairro”, realizada nas comunidades de Porto Alegre. O projeto é coordenado pelo mandato da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) e tem o objetivo de visitar as realidades locais de todas as regiões da cidade.

“A convite da deputada Manuela, estamos participando deste projeto por acreditar que o caminho para estarmos sintonizados com a situação e as demandas das comunidades é caminhar pelas ruas e bairros da cidade, ouvindo as lideranças e os moradores, diretamente na realidade em que vivem e, a partir disso, juntar elementos e construirmos uma proposta conjunta para Porto Alegre”, afirma o presidente Antônio Elisandro.

“Para que a política possa ser bem feita e atinja aqueles que mais precisam da intervenção do Estado, é preciso estar nas ruas, ouvir as pessoas, conhecer profundamente a realidade em que vivem e, a partir disso, trabalhar para mudar e transformar o que precisa ser transformado”, disse Manuela.

1ª EDIÇÃOA deputada deu início ao projeto que vai de janeiro a junho,

pelas comunidades do extremo sul de Porto Alegre. Estiveram presentes lideranças socialistas da região, como o Cel. Juarez Fraga, Paulinho do Belém Novo, Leonardo Mesquita e Maria Helena França. (FOTO 1) Em todas as conversas, moradores e comer-ciantes apontaram problemas nas áreas da saúde, saneamento (alagamentos) e transporte coletivo. Nesta edição, visitou-se o Núcleo Cultural e Comunitário do Belém Novo (NCC – Belém), ONG fundada pelo Cel. Fraga e coordenada atualmente pelo Major Cidade, que tem uma história de transformação da rea-lidade comunitária. A ONG atende mensalmente cerca de 900

pessoas, oferece aulas de apoio (com transporte incluído), cursos profissionalizantes (cabeleireiro, corte e costura, padeiro, entre outros) e atividades de lazer. (FOTO 2) Na comunidade São Caetano (Lami), Manuela ouviu o problema da falta de clareza no limite com a cidade de Viamão e as dificuldades de atendimento mé-dico. Também visitou-se os oleiros do Lami, que correspondem a 15 empreendimentos na região. O dia encerrou com uma visita ao Presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB) de Porto Alegre Leonardo Mesquita, no loteamento Nova Ipanema, onde as associações de bairro pedem a duplicação da Avenida Edgar Pires de Castro. (FOTO 3)

2ª EDIÇÃONa segunda edição do projeto, em 25 de fevereiro, Manuela

e o PSB estiveram na Zona Norte da capital gaúcha. Os locais visitados foram o bairro Santo Agostinho, a Vila Dique, o bairro Santa Rosa, a Vila Triângulo e o Parque dos Maias. Em cada visita a deputada ouviu as demandas dos moradores, que apresenta-

Page 4: Jornal PSB Porto Alegre

ram os problemas do bairro onde vivem. Manuela reiterou que sua proposta é a de ouvir para poder através dos detalhes poder tentar solucionar problemas para facilitar a vida das pessoas. Para a deputada, é a prefeitura que deve ir atrás das pessoas e não o contrário. Entre as atividades orga-nizadas por lideranças do PSB, visitou-se a residência do companheiro Manuelzinho carteiro, (FOTO 4) onde Manuela conversou com dezenas de lideranças locais. Após, Manoelzinho coordenou visita no “valão” que passa pelo bairro Santo Agostinho, atualmente foco de lixo e doenças por falta de preservação e limpeza. Durante a caminhada no bairro, verificou-se a pre-cariedade das praças e o esvaziamento do trabalho da Associação de Moradores.

Durante a visita à Vila Dique foi visto o problema do lixo, que naquele momento era despejado, pelo órgão responsável, em um container em frente às residências da Av. Benardino Silveira Amorin. A falta de infraestrutura preocupa os moradores. Algumas casas não têm condições míni-mas de habitação. Foi relatado também

casos de exploração sexual de menores, cada vez mais frequentes. Os moradores evitam denuncias por se tratar, na maioria das vezes de problemas familiares. (FOTO 5)

Na visita a AMAS, Manuela observou um trabalho social sensacional na área da saúde. A associação existe há 18 anos e é presidida por Angelita Perversa, que é categórica ao falar do espaço, “Na nossa comunidade existem lacunas enormes que o poder público não vê e, portanto, não, sana. A saúde é uma delas, a educação e o transporte coletivo também. Por isso criamos a AMAS e dedico minha vida a

2

5

3

6

7

4

4

ajudar a comunidade, criando condições onde elas jamais existiriam e dando aos nossos a dignidade”. (FOTO DA CAPA DA MATÉRIA)

3ª EDIÇÃOO vereador Airto Ferronato esteve ao

lado da deputada Manuela durante a vi-sita as Ilhas, na terceira edição do Bairro a Bairro. (FOTO 7) Na Ilha do Pavão, o principal problema apontado foi a falta de creches e transporte escolar. Outro problema é a falta de transporte público, suspensa neste ano. Com essa dificuldade de locomoção, as mulheres acabam se afastando do mercado de trabalho. Os moradores relataram tam-bém problemas com a falta de água e de luz. Nas casas onde a água chega, é apenas à noite. Alguns pontos, porém, só através do caminhão pipa e uma vez por semana. Na Ilha Grande dos Marinheiros, saúde, lixo (coleta precária) e creches são problemas. São duas comunidades que sofrem com a pobreza extrema, com a falta de infraes-trutura que compromete a dignidade das pessoas e as expõe a todo tipo de risco.

4ª EDIÇÃOJunto com lideranças do PSB, Manue-

la passou por diversas comunidades do Partenon no 4º Bairro a Bairro, onde mais uma vez, ouviu as queixas dos moradores locais. (FOTO 8) Os problemas são parecidos: do o acúmulo de lixo a falta de saneamento básico. No Morro da Cruz, por exemplo, o esgoto é a céu aberto. Faltam creches e espaços de lazer para crianças, faltam mé-dicos e com relação ao transporte público, a tarifa do ônibus é cara e o serviço é ruim. Falta pavimentação nas ruas e quando chove a situação fica mais complicada, pois além das crianças serem obrigadas a andar no barro para chegar à escola, as ruas se transformam em cachoeiras levan-do todo o lixo acumulado para as casas.

Page 5: Jornal PSB Porto Alegre

9

85ª EDIÇÃOO PSB-POA acompanhou, mais uma vez, a deputada Manuela

D’Ávila na 5ª edição do “Bairro a Bairro” que percorreu a Zona Sul da capital. Os locais visitados foram a Vila Cruzeiro, Belém Velho, Jardim Marabá e Vila Gaúcha/Vila Ecológica. Além do se-cretário geral do PSB, João Hélbio Antunes, estiveram presentes lideranças do partido, como o Sr. Ivo Fortes, Copinaré Acosta e Jorge Corrêa (Meio Kg). (FOTOS 9 e 10)

6ª EDIÇÃONo dia 21/04, a 6ª edição do projeto Bairro a Bairro visitou as

comunidades da Região Nordeste e Sarandi, ouvindo os anseios e reclamações dos moradores. Esta edição contou com a presença de lideranças socialistas da região, como Lourdes Dallacort, Per-versa Angelita, Evangelista Paulo Eliseo e Gládis Couto. FOTOS 11 E 12

A atividade começou com um café da amanhã no Bairro Mário Quintana, reunindo moradores da Vila dos Eucaliptos, Jardim Protásio Alves e do Jardim do Verde.

Entre as questões levantadas, foi destacado pelo socialista Nelson, presidente da Associação Jardim Protásio Alves I, que a burocracia entrava o processo de conveniamento do programa do Serviço de Apoio Socioeducativo (SASE). FOTO 13

Por outro lado, as experiências organizadas pela comunidade na área da cultura, ainda que sem atenção e apoio do poder público, mostram-se um importante instrumento de inclusão e combate a violência. “A cultura muda. Até 2007 morriam dois por semana. De 2007 a 2012 morreram apenas dois”, contou Nelson.

No Sarandi, em agenda organizada pela companheira Gládis no CTG Valentes da Tradição, os moradores presentes destacaram a falta limpeza e iluminação na praça Araujo Guerra, pedindo a construção de pistas para caminhadas e a limpeza do valão que atravessa o bairro. FOTO 14

5

Muitas comunidades ainda convivem com problemas ele-mentares, como ausência de água encanada, luz elétrica, tra-tamento de esgoto e coleta de lixo. Em geral, não há espaços de lazer e cultura para crianças e jovens. Falta de asfalto, sistema de drenagem, creches e fichas no posto de saúde foram questões levantadas exaustivamente pelos moradores desta região.

Os problemas são muito semelhantes na maioria dos bairros e comunidades, da Zona Sul a Norte, passando pela Leste e Centro. Porém, os contrastes econômicos e sociais são enormes e visíveis na paisagem urbana. Nossa intenção é justamente conhecer essas demandas no local e, a partir desta sensibilidade real, en-caminhar formas concretas, viáveis e práticas para solucioná-las.

Juntos nesse projeto, PSB e PCdoB - “Bairro a bair-ro” - estarão todos os sábados nas comunidades de Porto Alegre. O objetivo é fazer um levantamento de toda a cidade, apontando as principais necessi-dades e vulnerabilidades das regiões.

10 11

12

13

Page 6: Jornal PSB Porto Alegre

NÚCLEO DE TRÂNSITO DO PSB DEBATEU COM A JUVENTUDE NO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO

O PSB SABE O QUE TEM PRA FAZER, O PSB SABE COMO FAZER!

EXPEDIENTE

Em janeiro deste ano, os coordenadores do Núcleo Temático de Trânsito do PSB-POA, André Moura, consultor de trânsito e Sergi-nho Neglia, ex-diretor executivo da Fundação Thiago Gonzaga (Vida Urgente), participaram do painel promovido pela Juventude Socialis-ta Brasileira do RS (JSB-RS) no Acampamento Internacional da Juventude do Fórum Social Temático 2012 (FST). A atividade contou com a presença do vice-governador Beto Grill e o deputado estadual Miki Breier.

O evento, ocorrido na tenda da JSB no Parque Harmonia, reuniu lideranças do movimento juvenil de todo país para debater políticas de segurança no trânsito voltadas ao segmento.

Textos: Antônio Elisandro de Oliveira e Marcelo Víctor Chinazzo Diagramação: Endrigo ValadãoFotos: Flávia Lima Moreira (Gab. da Deputada Manuela d’Ávila), Marcelo Víctor Chinazzo - Estagiário de Comunicação do PSB/POA, Marcelo Bertani - Agência AL/RS, Tafael Medeiros/Seinfra, Divulgação/Seinfra, Cláudio Fachel/Palácio Piratini, e Assessoria de Imprensa-CMPAPresidente: Antônio Elisandro de Oliveira / 1º Vice-Presidente: Mauri Luiz Ramme / 2º Vice-Presidente: Lauro Roberto Hagemann / 3º Vice-Presidente: Paulinho Gracioli / Secretário Geral: João Hélbio Carpes Antunes / 1ª Secretária: Marlow Velasquez / 2ª Secretária: Sophie Schell / 1º Secretário de Finanças: Flávio Heron da Silva / 2º Secretário de Finanças: Paulo Renato da Rosa Amaral / Secretário de Organização: Nilo José Pinheiro Junior / Sec. de Cultura e Formação Política: Hermes Moreira / Secretário de Meio Ambiente: Roberto Jakubaszko / Secretário da Juventude Socialista Brasileira (JSB): André Ribeiro (Maninho) /Secretária de do Movimento de Mulheres Socialistas: Maria Luiza Loose (Malú) / Secretária do Movimento Popular Socialista (MPS): Lurdes Agata Guiconi / Secretário do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB): Carlos Breik / Sec. Especial: Marcio Vidal dos Santos / Secretário Especial: Dirnei Vieira / Líder da Bancada: Vereador Airto Ferronato

Tiragem: 5.000

• Os dois prefeitos de capitais mais bem avaliados do país são do PSB: Márcio Lacerda (Belo Horizonte) e Luciano Ducci (Curitiba).

• Os dois governadores com melhor ava-liação também são do PSB: Eduardo Campos (Pernambuco) e Cid Gomes (Ceará).

• O primeiro centro público no país para tratamento de dependentes químicos foi criado pela prefeitura de Cachoeirinha, administrada pelo PSB. Denominada Comunidade Terapêu-tica Pública (CTP) Reviver, completou um ano e já recuperou mais de 30 pessoas.

VEREADOR AIRTOFERRONATOCOMISSÃO DA COPA

A realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, em 2014, exige uma grande mobilização e apoio de todos os segmentos envolvidos. Na linha de frente do debate no Legislativo, Airto Ferronato propôs e aprovou a criação da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de 2014.

Instalada em 2011, a Comissão pre-sidida pelo vereador realizou mais de 20 reuniões, com destaque para a vi-sita à Infraero no Aeroporto Salgado Filho e a reunião que tratou da Copa Verde, que pretende valorizar a bio-diversidade da cidade, incentivando a recuperação de áreas degradadas, promovendo a sustentabilidade e o ecoturismo durante a Copa.

4G PARA A CAPITALProjeto de Lei de autoria do vereador

Airto Ferronato (PL 3279/2011) altera a legislação atual referente a estações de rádio-base (ERBs) para telefonia celular na Capital, com vistas à implantação de 4G (4ª geração) na cidade.

A REVITALIZAÇÃO DO CAIS MAUÁ

Na revisão do Plano Diretor de Por-to Alegre, Airto Ferronato coordenou a temática do Centro Histórico e do Cais Mauá. Na sequência, atuou como relator geral do projeto específico de revitalização do Cais, alterando seu regime urbanístico. Para Ferronato, a transformação do Cais em área de lazer, entretenimento e turismo é um sonho acalentado há décadas por mi-lhões de porto-alegrenses e gaúchos, de modo que o projeto que começa a sair do papel é muito bem vindo.

O FUNDO DO IDOSOEm abril de 2010, foi aprovado o

Projeto de Lei Complementar 016/2009, com o propósito de padronização e unifi-cação de diversos Conselhos Municipais. Emenda de Airto Ferronato aprovada neste projeto criou em Porto Alegre o Fundo Municipal do Idoso, que está sendo gerido pelo Conselho Municipal do Idoso e conta com a possibilidade de dedução no imposto de renda das doações realizadas em dinheiro por pessoas físicas e jurídicas, conforme prevê a legislação federal.

FUNDO PARA VIADUTO OTÁVIO ROCHA

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, em abril deste ano, o projeto de lei complementar, de autoria do vereador Airto Ferronato, que cria o Fundo de Apoio e Fomento ao Viaduto Otávio Rocha. O objetivo é promover a preservação do viaduto.

REDES PLUVIAIS: UM TRABALHO INCESSANTE

Em 2009, Ferronato comemorou, junto com a comunidade do Bairro Santana, a instalação de novas tubula-ções e bombas que estão melhorando a drenagem da área em dias de chu-va. As obras foram fruto de diversas reuniões de Ferronato com a comu-nidade da região, repetindo a rotina que implantou quando da execução do projeto do conduto Álvaro Chaves e a revitalização das redes pluviais nas Avenidas Panamericana, São Pe-dro e Cristiano Fischer, entre outras grandes obras.

VOCÊ SABIA QUE...É da iniciativa de Airto Ferronato

o projeto que propõe a preservação de uma faixa de 60 metros em toda extensão da Orla do Guaíba

É de Ferronato a autoria da Lei que isenta o IPTU dos idosos com renda até três salários mínimos.

Gabinete do Airto FerronatoCâmara Municipal de Porto AlegreAvenida Loureiro da Silva, 255, Sala 230 Porto Alegre/RS – 90013-901Fones: 51. 3220-4221/3226-2366E-mail: [email protected]: www.airtoferronato.comFacebook e Twitter: Airto FerronatoJornalista responsável:Fernando Cibelli de Castro (reg. Prof 6881)

6

Page 7: Jornal PSB Porto Alegre

Membro titular da Comissão de Segu-ridade Social e Família e da Subcomissão Especial sobre uso de agrotóxico. Foi vereador de 2001 a 2004 e duas vezes vice-prefeito de São Leopoldo, eleito em 2004 e 2008.

[email protected]

Em seu terceiro mandato, é membro titular da Comissão de Agricultura, Pe-cuária e Cooperativismo e da Comissão de Constituição e Justiça. Foi Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agri-cultura do RS (Fetag/RS)

[email protected]

Membro titular da Comissão de Edu-cação e Cultura e da Comissão Mista Per-manente sobre Climas. Foi eleito vereador de Cruz Alta nas eleições de 2000 e 2008. De 2005 a 2008 foi Secretário Municipal de Turismo e Eventos de Cruz Alta. Em 2010, Luiz Noé conquistou a 1ª suplência, assumindo o cargo na vaga deixada por Beto Albuquerque (PSB)

[email protected]

Em seu segundo mandato, é Presiden-te da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e membro titular da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle. Foi vereador e vice-prefeito de Gravataí e Secretário de Educação em Cachoeirinha.

[email protected]

Membro titular da Comissão de Via-ção e Transportes. Foi indicado pelo PSB para o Parlamento do Mercosul. Preside a Subcomissão de Acompanhamento dos Investimentos em Aeroportos. Foi prefeito de Cachoeirinha entre 2001 e 2008.

[email protected]

Em seu primeiro mandato, é membro titular da Comissão de Educação, Cultu-ra, Desporto, Ciência e Tecnologia e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Coordena a Frente Parlamentar em de-fesa de Políticas Públicas para Juventude e a Comissão Especial para Acompanhar a Situação da Uergs.

[email protected]

O PSB EM NÚMEROS

CONHEÇA OS DEPUTADOSFEDERAIS E ESTADUAIS DO PSB/RS

7

Page 8: Jornal PSB Porto Alegre

8

BETO GRILL NA VICE-GOVERNADORIA

Beto Grill vem  construindo a ima-gem de um vice-governador com uma atuação participativa, proativa e inova-dora. Principal articulador do combate às desigualdades regionais e das políticas de segurança viária, o socialista vem se destacando pelo protagonismo assumido perante esses desafios.

Na área do trânsito, coordena o Comitê de Mobilização pela Segurança no Trânsito, estrutura criada para unificar as ações dos mais diversos órgãos que trabalham o tema, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Tendo como norte a proposta da ONU da “Década de Ação”, que estipula a diminuição de 50% no número de mortes no trânsito, o comitê, em seu primeiro ano, atingiu atingir uma diminuição de 6,5% - o dobro da média anual necessária para atingir a meta proposta -, com des-taque para as operações “Balada Segura” e “Viagem Segura”.

No que tange às políticas de desenvolvi-mento harmônico, o vice-governador vem elaborando, junto à sua assessoria superior, uma série de estudos e iniciativas que vi-sam diminuir ao máximo as desigualdades regionais. A partir de dados atualizados sobre o cenário econômico-social no RS, foram apresentadas diversas propostas, tendo como principal objetivo o fortale-cimento dos arranjos produtivos locais, apostando na vocação de cada município ou região como motor do crescimento e atraindo novos investimentos.

O PSB NO GOVERNO GAÚCHO, TRABALHANDO PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA (SEINFRA)

O Plano de Obras Rodoviárias do RS, coordenado pelo Secretário Beto Albuquer-que, investirá R$ 2,6 bilhões em obras de construção, pavimentação e recuperação de rodovias até 2014. Entre as metas estão o início das obras de 104 acessos municipais, a duplicação de 205 km de estradas e a retomada de 19 ligações regionais.

A Companhia Estadual de Energia Elé-trica (CEEE), integrante da Seinfra, iniciou em abril deste ano, as obras da linha de transmissão subterrânea de energia e da ampliação da subestação (SE) Jardim Bo-tânico, em Porto Alegre. O investimento, em torno de R$ 56 milhões, ampliará a capacidade de transmissão de 69 kV para 230 kV e de distribuição de 50 MW para 100 MW. Nesta obra da SE Jardim Botâ-nico, serão investidos R$ 18 milhões em 1.860 metros para a linha subterrânea e R$ 38 milhões na ampliação do pátio da subestação. “Somente em Porto Alegre, o governo investirá cerca de R$ 700 milhões no reforço de transmissão e distribuição de energia até 2014”, garante Beto.

SUBSTITUIÇÃO DE GELADEIRASA substituição das geladeiras faz parte

do programa de eficiência energética da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que até o fim de 2011 havia trocado 4,7 mil peças e 18 mil lâmpadas fluores-centes compactas em diversos municípios.

Em uma ação realizada na Vila Sertão II, na Capital, onde 36 famílias foram enqua-dradas na tarifa social de energia elétrica e tiveram o consumo de energia regularizado, o secretário Beto Albuquerque enalteceu a iniciativa do projeto piloto que, além de regularizar a distribuição de energia naquela área da cidade, também está dificultando a instalação de novas ligações clandestinas. “É um programa que deverá ser espalhado por Porto Alegre, dentro de uma visão de política pública que pretende fazer alguma diferença na vida das pessoas. Foram 1,7 mil regularizações em onze meses e isso significa serviço público de mais qualidade e cidadania”, afirmou.

Abaixo, o Secretário Beto e presidente da CEEE Sérgio Dias acompanhando a susbsti-tuição por geladeiras de alguns beneficiados pela tarifa social de energia elétrica.