jornal pjs 2ª edição

4
Jornal PJS Jornal PJS Ano I - nº 02 Publicação da EEFM Presidente José Sarney EEFM PRESIDENTE JOSÉ SARNEY UMA ESCOLA SEMPRE DINÂMICA! Nesta edição: No final do período letivo de 2011, a EEFM Presidente José Sarney promoveu diversos projetos e ações que estavam previstos em seu calendário escolar. Foram realizados vários eventos que serviram para mobilizar toda a escola, mudando a rotina e levando à aprendizagem de uma forma diferente. Os eventos e ações em destaque nesse período foram os seguintes: em novembro, o Dia da Consciência Negra; em dezembro, o 2º Festival Zeartes; em janeiro, a XIV Semana Cultural; em março, a Solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio. É importante ressaltar também a realização de aulas de campo e do projeto Em Verso e Prosa. Leia e confira. Editorial.........................................02 Ponto de Vista..............................02 Amor .............................................02 O poder da leitura.........................02 Consciência ecológica..................02 2º Zeartes.....................................03 XIV Feira Cultural.........................03 Festa dos Concludentes...............03 Equador........................................03 Madame Bovary ...........................03 Espaço Cultural Unifor .................04 Museu do Negro Liberto..............04 Projeto Em Prosa e Verso...........04 Recadinhos do Coração..............04 Para saber mais sobre a escola, acesse: Nosso site: eefmjosesarney.webnode.com Blog Fotos, Fatos e Flashs: colegiopjs.blogspot.com.br Blog Nas Asas da Imaginação: centrodemultimeiopjs.blogspot.com.br

Upload: josue-lima

Post on 07-Jul-2015

302 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal pjs 2ª edição

Jornal PJSJornal PJSAno I - nº 02Publicação daEEFM PresidenteJosé Sarney

EEFM PRESIDENTE JOSÉ SARNEYUMA ESCOLA SEMPRE DINÂMICA!

Nesta edição:No final do período letivo de 2011, a EEFM Presidente José Sarney promoveu diversos projetos e ações que estavam previstos em seu calendário escolar. Foram realizados vários eventos que serviram para mobilizar toda a escola, mudando a rotina e levando à aprendizagem de uma forma diferente. Os eventos e ações em destaque nesse período foram os seguintes: em novembro, o Dia da Consciência Negra; em dezembro, o 2º Festival Zeartes; em janeiro, a XIV Semana Cultural; em março, a Solenidade de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio. É importante ressaltar também a realização de aulas de campo e do projeto Em Verso e Prosa. Leia e confira.

Editorial.........................................02Ponto de Vista..............................02Amor.............................................02O poder da leitura.........................02Consciência ecológica..................022º Zeartes.....................................03XIV Feira Cultural.........................03Festa dos Concludentes...............03Equador........................................03Madame Bovary...........................03Espaço Cultural Unifor.................04Museu do Negro Liberto..............04Projeto Em Prosa e Verso...........04Recadinhos do Coração..............04

Para saber mais sobre a escola, acesse:Nosso site: eefmjosesarney.webnode.comBlog Fotos, Fatos e Flashs: colegiopjs.blogspot.com.brBlog Nas Asas da Imaginação: centrodemultimeiopjs.blogspot.com.br

Page 2: Jornal pjs 2ª edição

EditorialEX

PEDI

ENTE

Ponto de VistaA partir de uma necessidade de repensar a prática pedagógica na escola e o

papel da educação no âmbito da política, este artigo se fundamenta na práxis filosófica.

Observe-se que essa práxis tem o sentido dialético, ou seja, de sempre está criando

possibilidade de transformação efetiva. Pretende-se instigar a importância de uma

educação política, mediatizada pela filosofia, nas escolas públicas.

A escola é a principal instituição para formação consciente do cidadão, no

sentido amplo da palavra; entendemos por cidadão o indivíduo que participa e compreende

todas as manifestações sociais, educacionais, científicas, religiosas, culturais e, sobretudo,

política e econômica de sua comunidade. Ela fornece todo conteúdo historicamente

transmitindo pela humanidade. O seu papel é de fundamental importância na construção da

consciência não só de um indivíduo para se tornar pessoa, mas de toda a comunidade para

se constituir comunidade humana. Esse conhecimento transmitido transcende o conteúdo

superficial oficial de sala de aula – física, química, sociologia, biologia, matemática, religião,

filosofia, português, história geografia, até porque a própria filosofia tem esse caráter

imanente de transcender aquilo que está posto e fechado - tanto no sentido ideológico como

no sentido de criar possibilidade de transformação do real. O conhecimento não é só o

conteúdo transmitido de maneira neutra, que não tem nenhuma ligação com a vida política,

pelo contrário, ele está carregado de ideologia para manter o estado de coisa, ou pode

possibilitar a compreensão e apreensão consciente do real para transformá-lo.

A educação política, numa perspectiva da dialética filosófica , tem o intuito de

criar possibilidade de transformação de uma consciência ingênua para uma consciência

crítica da realidade e, sobretudo para mudar uma realidade, ideologicamente, fatalista. O

que existe por detrás dessa relação política na escola, ao mesmo tempo transformadora e

ideológica? A escola deve está neutra da questão política e até das ideologias políticas?

Existe neutralidade política? Qual a postura dos educadores e dos educandos diante de

uma injustiça socioeconômica? As escolas têm ou não o papel político, histórico, diante da

sociedade? Até que ponto a escola hoje tem realmente o compromisso efetivo com

formação do cidadão crítico e da transformação de uma realidade mais justa? Estas são as

principais questões suscetíveis de análise para os leitores no que se refere à educação

política nas escolas públicas.

Assim, fica claro que o conhecimento político abrange toda a superestrutura

(política, religião, educação, cultura, ética, estética, etc.) da sociedade, logo tem que fazer

parte do estudo escolar. Além do mais, a formação política, mediatizada pela filosofia, no

sentido transformador, contribuiu, efetivamente, para a formação da cidadania.

Olá, caros leitores,O Jornal PJS está de volta em sua segunda edição e vem cheio de novidades. Apesar de estamos no final de ano letivo que teve suas peculiaridades, muitas coisas boas aconteceram na escola e que não podíamos deixar de relatá-las . Isso mostra o quanto nossa escola é dinâmica, pois procura promover a aprendizagem não somente em sala de aula, mas aproveitando outros espaços e momentos. O informativo também traz textos produzidos pelos alunos e os curiosos recadinhos do coração. O projeto do jornal tem a finalidade de promover a escrita e a leitura, portanto, ficamos sempre ansiosos pelas colaborações de todos. Boa leitura!

Josué Batista

AMOR...A voz do meu coração apaixonadoFala através da minha poesiaEm versos intensos, exaltando nosso amor.

São intensos pela vontade de viver e de te amarÀs vezes são tristes quando não você ao meu ladoClamam pelos sentimentos e sentidosQue só as palavras de amor sabem traduzir e trazer à tona.

Há um eco em todos os meus poemas, o teu nomeEscrevi minha paixão nas areias de uma praiaE tudo foi levado pelo marMenos os momentos que tivemos juntosE aqueles em que declamei nosso amor em prosa e verso.

Permaneceram vivos em nós os mesmos sentimentosDesde que nossos olhos se encontraramDesde que nossos corações se entregaramDesde o momento que nossos lábios se uniram Desde que este amor incendiou nossas almas.

Autora: Euderlânia - 2º D

O PODER DA LEITURA Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo. À medida que os anos passam, as pessoas devem se tornar mais capacitadas e preparadas para o exigente mercado de trabalho. Grande parte desse conhecimento pode ser adquirido através de uma das formas mais acessíveis de informação: a leitura. Infelizmente, a leitura não é um hábito comum à população brasileira. Dentre as várias justificativas, as mais citadas são: falta de dinheiro para comprar livros e revistas; falta de tempo, devido às longas e exaustivas horas de trabalho - é uma das mais citadas - a falta de bibliotecas públicas e/ou acervos ultrapassados. Quem não pratica a leitura torna-se desatualizado, além de apresentar dificuldade em escrever e se expressar. No mundo atual, será muito mais valorizado quem se mantiver bem informado. Estas pessoas terão mais chances de crescer profissionalmente, pois podem ofertar soluções práticas em várias situações. Os pais devem cultivar em seus filhos o hábito de ler para que eles cresçam e possam descobrir o universo maravilhoso da leitura.

Autora: Maria Zenilda - 2º D

CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (trecho)Em quase tudo na vidaÀs vezes há uma mudançaO avanço do progressoCom o mal fez aliançaNos trouxe coisas boasMas hoje o mal ecoaAcabou-se a vida mansa.

Precisamos fazer algoEnquanto ainda há tempoSe não quisermos que o estragoSe alastre com o ventoÉ hora de buscarmosSoluções pra esse evento.

Matas, água e arDe tudo necessitamosSe algum deles acabarÉ certo que morramos.Então vamos juntos lutar Pra que tudo o que háDure ainda muitos anos.

Autora:Tatiana de Freitas Veras - 2º G

02

Você sabia...João Carlos

Que já saiu o resultado

do SPAECE 2011?

Edição e Diagramação:Josué BatistaColaboração: João Carlos, Mariana eGadelha.Tiragem: 1000 exemplares

Page 3: Jornal pjs 2ª edição

Indicação de Leitura

Estes livros fazem parte do acervo literáriodo Centro de Multimeios de nossa escola.

Madame Bovary

Equador

03

XIV Feira Cultural

Festa dos Concludentes 2011No dia 31 de março de 2012, foi realizada a festa de colação de grau dos alunos de 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio da Escola José Sarney. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da própria escola, que por sinal, ficou muito bonita com a decoração utilizada na ocasião. A cerimônia foi toda

apresentada pelo Prof. Newton - nosso mestre-de-cerimônias oficial. A mesa foi composta pelos seguintes professores: João Carlos, diretor; Fátima Ferreira, coordenadora; Jairo; Suze Amaral e Aline Freire. Além destes, vários professores e funcionários estiveram presentes. A festa foi muito bonita e organizada. Os formandos entraram ao som de suas músicas preferidas, acompanhados de seus padrinhos. Houve discursos e a dança da tradicional valsa. Ao final, todos participaram de um delicioso jantar. A festa dos concludentes é uma das promessas de campanha do diretor João Carlos e desde de 2009 vem sendo realizada. Seu objetivo é mostrar a relevância deste momento de mudanças na vida de nossos alunos.

Eventos

2º Festival Zeartes

A Semana Cultural 2011 da Escola PJS foi mais um evento marcante de sua história e teve c o m o t e m a : F e i r a d a s Profissões. O objetivo do tema escolhido é incentivar os alunos a conhecerem as diversas profissões de nível superior e como é o t raba lho dos profissionais das respectivas áreas. Assim, os alunos podem ter uma idéia de qual profissão escolherão em seu futuro. As e q u i p e s a p r e s e n t a r a m trabalhos belíssimos.

No dia 16 de dezembro de 2011, a e s c o l a P J S e s t e v e m u i t o movimentada. Alunos de diversas turmas e de todos os turnos mostraram seus talentos artísticos no 2º Festival Zeartes. Houve apresentações teatrais, musicais, danças, poesias, desenhos e redações. O tema desta edição do Zeartes foi: Por uma cultura de paz nas escolas. A escolha foi muito importante diante da situação de

violência em que vivem as escolas, inclusive na própria PJS. Com as apresentações artísticas os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas próprias ações e, com certeza, muitos foram sensibilizados a adotarem posturas e atitudes que promovam a paz. O Zeartes é um evento artístico-cultural realizado pela escola para incentivar os talentos artísticos de seus alunos, sempre direcionado a um tema de caráter educativo.

EDITORA: Nova Fronteira - PÁGINAS: 528AUTOR: Miguel Sousa Tavares nasceu no Porto. Filho da poetisa Sophia de Melo Breyner Andersen, foi advogado antes de tornar-se um dos mais conhecidos jornalistas de Portugal e aproximar-se da escrita literária. Suas grandes obras são: Anos perdidos e Não te deixarei

morrer.TEMA: Este romance trata da história de Luís Bernardo que não imaginava o que lhe esperava em uma missão na ilha de São Tomé. Ele se vê naquele mundo distante, da vida diferente que tinha em Lisboa, se observa dentro de uma rede de conflitos de interesses e se depara com o amor a mudar completamente sua nova vida.POR QUE LER: Equador é um romance, fruto de uma longa maturação e investigação histórica, inspirado num período complexo da história portuguesa, o início do século XX e os últimos anos da monarquia. É um puro e perfeito romance.PRESTE ATENÇÃO: Foi seu primeiro romance, admirado pela crítica mundial, mais de 230.000 exemplares vendidos em Portugal. Foi o maior fenômeno da nova literatura portuguesa. Está disponível em mais de 10 línguas e a mini série inspirada no livro foi a maior audiência da portuguesa

Indicação: Michael Douglas - 9º ano A

EDITORA: Edições de OuroPÁGINAS: 196AUTOR:Roman de Gustave Flaubert nasceu em 12 de dezembro de 1821, em Ruão, França e faleceu em 08 de maio de 1880. Flaubert foi o traço de união entre duas épocas, o ponto de confluência onde vieram se unir as cor rentes românt icas e realistas. Ele marcou a l i teratura f rancesa pela profundidade de suas análises

psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo. Escreveu também: "L'Éducation sentimentale" (1869), "Salammbô" (1862) e contos, tal como "Tróis Contes" (1877).TEMA: Romance dramático que narra a decadência e a tragédia da família Bovary. Com ele o realismo social e psicológico de Flaubert atinge o ambiente parisiense da época. O foco central da obra é a descrição da desintegração do caráter de uma mulher romântica que sonha com a realidade de um amor cheia de felicidade e vive a realidade concreta de um casamento sem grandes emoções.POR QUE LER: Entre outras razões, por apresentar um relato crítico da sociedade e uma sondagem interior do ser humano. Podemos dizer que a obra faz uma crítica ao Romantismo, pois Ema Bovary era romântica, uma vez que fantasiava um mundo irreal através dos livros que lia. O choque da realidade, entretanto, a tornou uma personagem realista e bastante vulnerável aos ataques fascinantes e sensuais dos homens que lhe seduziram e aos luxuosos ambientes que lhe atraíram e a conduziram à destruição.PRESTE ATENÇÃO: Na maneira como Flaubert coloca em evidência o comportamento "questionável" e leviano da sociedade parisiense da época por meio da análise psicológica que faz de suas personagens. Assim, nos revela desvios de caráter e falhas de conduta da humanidade como: a ganância, o oportunismo, a inveja, a mentira, a fofoca, o adultério, entre outros, que são revelados e que nos ajudam a entender porque Madame Bovary se tornou uma referência para escritores do século XIX e um clássico da literatura mundial.

Indicação: Proª Mariana Gadelha

Page 4: Jornal pjs 2ª edição

Recadinhos do

04

Aulas de CampoEspaço Cultural Unifor e

Museu do Negro LibertoDe: Ívia Diane - 1º FPara: Rayssa Alves - 1º E“Hoje compreendi que viver é ser feliz, que o tempo cura, que a mágoa passa e não mata; que hoje é o reflexo de ontem e que a amizade verdadeira se cultiva. Te adoro!”.

De: Mariana Freitas - 1º HPara: Lareska Arcanjo - 1° H “A beleza não precisa ser explicada; brilha nos olhos, canta nos lábios, baila nos gestos”.

De: Naíza - 1º HPara: Ana Patrícia - 1º H “O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando o resto do mundo desabou. Você é a parte colorida da minha vida, nunca esqueça disso.”

De: Profª Mariana GadelhaPara: Víctor Soares - 1º A“Você é um exemplo de superação e inspiração para todos nós. Parabéns por seu talento, força e garra! Um forte abraço e que Deus te abençoe."

De: Zenilda - 2° DPara: Renan - 2º D“No mundo tereis problemas, mas tendes confiança; eu venci o mundo”.Jesus de Nazaré

De: Laiane - 1º HPara: Ana Patrícia - 1º H“Mantenha na mente um quadro de você próprio tendo sucesso. Sua procurará tornar real essa imagem.” Norman Vincent Peale

De: Jéssica - 2º DPara: Carol - 2º D“Existem meses, dias e pessoas especiais. Estamos em um mês especial, mas você é sempre especial. Parabéns e felicidades! ”

De: Valmirene Sousa - 1º HPara: Lidiane Hellen - 1º H“Se algum dia alguém lhe criticar pela pessoa que você é, não ligue, pois você é uma jóia rara no meio de tantas bijouterias.”

De: Jean Carlos - 1º HPara: Bruna Thalita - 9º B“O encanto da vida depende também das boas amizades que cultivamos. Te gosto muito, minha irmã.

De: Lareska Arcanjo - 1º HPara: Mariana Freitas - 1º H“A amizade verdadeira não tem preço. Te adoro, amiga!”

No dia 15 de dezembro de 2011, os alunos da PJS visitaram a XVI Unifor Plástica que, nesta edição, destacou um número recorde de inscrições, 415 peças ao todo, das quais 131 obras de 80 artistas foram selecionadas. A d ivers idade ar t ís t ica fo i outra característica marcante da exposição, uma vez que abriu espaço para trabalhos nos mais variados gêneros, como pintura, gravura, escultura, desenho, fotografia e vídeo. Ainda no dia 15 de fevereiro de 2012, os alunos que participaram do evento Dia da Consciência Negra tiveram o prazer de visitar o Museu do Negro Liberto, em Redenção. Ali, tiveram a oportunidade de conhecer as senzalas e os instrumentos de tortura a que os escravos eram submetidos. Um banho de aula de história, foi isso o que tiveram.

Projeto

Criado em 2010 pelo grupo de professores da área de Linguagens e Códigos, o Projeto Em Verso e Prosa apresenta a 2ª edição dessa coletânea de textos produzidos por alunos da escola que homenagearão o grande romancista cearense José de Alencar (1829-1877).

Biografia: José Martiniano de Alencar nasceu em Messejana (Ceará) e apareceu na literatura brasileira como o consolidador do romance, um ficcionista responde às expectativas do grande público. Sua obra é um retrato fiel de sua posição política e social:

grande proprietário rural, político conservador, monarquista, nacionalista exagerado e escravocrata. Todas essas posições, sobretudo o nacionalista, transparecem em seus livros, de início, espontaneamente, e mais tarde, de modo premeditado. Alencar é considera-do o patriarca da literatura brasileira com seu projeto artístico, procurou criar histórias que, além de retratar a realidade brasileira, ajudaram a construir a identidade nacional. Sua obra é diversificada e, para fins didáticos, podemos classificar seus romances em cinco grupos:

Alunos que participaram do projeto:Alessandra, 1º L; Alexsandra, 1º J; Ana Patrícia, 1º H; Andreza, 2º D; Antonio Jancely, 1º I; Bruna, 9º B; Daniele, 9º A; Dilmara, 1º H; Edmara, 2º G; Eliabe, 1º G; Fco. Mairton, 2º H; Jean Soeiro, 1º F; João Batista, 3º D; Leandro, 3º A; Leandro, 1º I; Leonara, 1º H; Luana, 2º G; Lucas Judá, 1º L; Marcela, 2º G; Maria Silvânia, 2º G; Mª Zenilda, 2º D; Mariana Freitas, 1º H; Rafaela, 9º B; Raquele, 1º M; Rayane, 3º E; Tatiana, 2º G; Tereza, 1º I; Thamara, 2º G; Thiago Braga, 1º G.

Em Prosa e Verso

ConquistasAlunos aprovados no IFCEe vestibularesDentre as realizações deste ano, a escola conseguiu aprovar 13 alunos no Protécnico do IFCE de Caucaia, dentre os quais os primeiros lugares foram da PJS. Além dessa vitória, conseguimos várias aprovações no vestibular da UECE e outras instituições particulares. Parabéns aos alunos e suas famílias.

2º Lugar - Valdirene Oliveira (2º A) 3º Lugar - Rodolfo Dantas (2º D)

4º Lugar - Taís Martins (2º D)

7º Lugar - Daylane Oliveira (2º A)

36º Lugar - Elyenne Rodrigues (2º D)

11º Lugar - Andrelina Morais (2ºD) 17º Lugar - Vivia Kércia (1ºB)

6º Lugar - Willamyson Lima (2º D)

18º Lugar - Eduardo Freitas (1º A)

43º Lugar - Camila Gomes (1º A) 49º Lugar - Tainah Mesquita (1º B) 57º Lugar - Jean S. Soeiro (1º F)

Aline Teixeira - 2º A1º Lugar Geral1º Lugar Geral

Parabéns pelo sucesso!