jornal pastoral da criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer...

16
Jornal Pastoral da Criança Ano XXIV • Nº 180 • Novembro/2011 Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais! Que nossa FÉ nos ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, de nossa cidade, do Brasil e do mundo. Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza não permite que ela seja repartida, e é uma ameaça para a paz. Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas. Dai-nos coragem para mudar esta história! Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias. Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e a se envolver com drogas, durmam e acordem com fome e sede, fiquem sem escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas. Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Vosso espírito nos ilumine para cuidarmos da criança desde o ventre da mãe, e garantirmos os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e o leite materno, alimentação adequada, água limpa, educação de qualidade, moradia digna, proteção e amor, entre outros meios e oportunidades para se desenvolver plenamente. Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade. Nossa força está em Vós, que nos levais à ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância! Amém! Carolina Maranhão Acompanhe a Pastoral da Criança desse setor Página 09 Líder! Neste mês tem Mutirão em Busca das Gestantes Pesqueira Pernambuco Saiba mais sobre a Pastoral da Criança no Setor Página 04 Fé e Vida Leia a segunda parte do artigo Espiritualidade de Paulo Ueti Página 12 ORAÇÃO PELA CRIANÇA

Upload: others

Post on 18-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

JornalPastoral da Criança

Ano XXIV • Nº 180 • Novembro/2011

Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vóso desejais!

Que nossa FÉ nos ajude a buscar mais dignidade equalidade de vida para as crianças de nossa comunidade,de nossa cidade, do Brasil e do mundo.

Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza nãopermite que ela seja repartida, e é uma ameaça para apaz. Nosso planeta está cada vez mais explorado epoluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando oegoísmo toma conta do coração das pessoas. Dai-noscoragem para mudar esta história!

Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem oempobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças esuas famílias. Dai-nos força para impedir que hojemeninas e meninos sejam explorados, forçados atrabalhar e a se envolver com drogas, durmam e acordemcom fome e sede, fiquem sem escola para estudar,espaço seguro para brincar e morram por causas quepodem ser prevenidas.

Queremos o bem-estar da criança e o respeito aosseus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida,que é sagrada. Que o Vosso espírito nos ilumine paracuidarmos da criança desde o ventre da mãe, egarantirmos os seus direitos de cidadania. Que ela recebaas vacinas e o leite materno, alimentação adequada, águalimpa, educação de qualidade, moradia digna, proteção eamor, entre outros meios e oportunidades para sedesenvolver plenamente.

Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma sóvoz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantaspessoas de boa vontade. Nossa força está em Vós, quenos levais à ação para construir um mundo no qual acriança possa ter vida, e vida em abundância!

Amém!

Carolina

MaranhãoAcompanhe aPastoral da Criançadesse setor

Página 09

Líder!Neste mês tem

Mutirão em Buscadas Gestantes

Pesqueira

PernambucoSaiba mais sobre aPastoral da Criançano Setor

Página 04

Fé e VidaLeia a segunda partedo artigoEspiritualidade dePaulo Ueti

Página 12

ORAÇÃO PELA CRIANÇA

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 13:59 Page 1

Page 2: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Prezados e prezadas líderes,

Paz e Bem!

O tempo litúrgico é sugestivo paradirigir a cada um de vocês, lideranças daPastoral da Criança, uma pequenamensagem do período sagrado do Advento,para mulheres e homens voluntários queentregam suas vidas no dia-a-dia,acompanhando as crianças e as famíliaspara que tenham vida em abundância.Desejo abundância da graça do MeninoDeus e de Sua e Nossa Mãe, a VirgemImaculada. Que o tempo do advento,marcado pela espera do Senhor Jesus possaser tempo de expectativa para acomemoração da primeira vinda de nossoSenhor Jesus Cristo e aproveitar para sereviver os valores cristãos essenciais: a alegria vigilante, a esperança, a conversão ea paz, sobretudo entre as famílias.

Deus é fiel à suas promessas. O Salvador virá. O que se espera acontecerá comcerteza. Ele veio há dois mil anos, mas o Salvador continua vindo ao encontro decada um de nós. Nesse tempo, existe uma graça especial: a graça de ter a mais vivaconsciência do Filho de Deus como Aquele que vem para morar entre nós para tersempre a nossa alegria, a nossa paz e a nossa vida. Ele veio fecundando o seio daVirgem Maria, a Virgem desconhecida, simples, humilde, pobre e disponível, cheiade fé e de esperança.

Assim como o Filho de Deus escolheu Maria, também escolheu cada uma e cadaum de vocês líderes da Pastoral da Criança para que pudessem se tornar mães e paisamorosos para tantas crianças, hoje desamparadas.

Como Maria cuidou e educou Jesus de Nazaré, para que cumprisse sua missãosalvadora, vocês líderes estejam sempre mais dispostos para educar carinhosamenteas crianças da Pastoral, para que setornem autênticos filhos de Deus efilhas da Virgem mãe na promoçãoda justiça e da paz.

Que o filho de Deus e a sua Mãeabençoem todos vocês, suasfamílias e as crianças que lhes sãoconfiadas.

A todos desejo um bom tempode Advento e um Natal repleto dePaz, de Saúde e de Vida Plena paratodos.

Dom Luis D’Andrea Bispo Emérito de Caxias - Maranhão

Editorialnovembro/201102

Caros amigos:

Paz e Bem!

O Jornal da Pastoral da Criança apresenta, nestaedição, a Oração pela Criança. Esta oração é rezadae lembrada por várias religiões no dia 20 denovembro de cada ano. A Pastoral da Criançaparticipa dessa iniciativa na certeza de com issoestar ajudando a buscar ainda mais vida plena paratodas as crianças.

Outro destaque desta edição é a reflexão sobre aPastoral da Criança feita por Dom Luis D’Andrea,Bispo Emérito de Caxias, Maranhão. Já Paulo Uetiescreve a segunda parte de seu artigo sobreEspiritualidade.

O Jornal da Pastoral da Criança enfoca também oMutirão Em Busca das Gestantes.

Reforço o meu pedido a todos os líderes queintensifiquem a busca de novas gestantes paraacompanhá-las na Pastoral da Criança. Recordoaqui, e faço a minha prece, e convido todos os líderesa fazerem também uma prece por todos os líderes epessoas que se doaram à Pastoral da Criança e quehoje já estão na Casa do Pai. Que o Senhor, em Suainfinita misericórdia, os recompense na Glória portodo o bem que eles em vida fizerem, especialmenteàs nossas crianças, gestantes e famílias maisnecessitadas de nossas comunidades.

Um abraço fraterno,

Editorial

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança

ExpedienteEste jornal é mensal e de responsabilidade da Coordenação Nacional daPastoral da Criança, Organismo de Ação Social da CNBB - ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil. O Jornal da Pastoral da Criança também estádisponível na Internet, no endereço www.pastoraldacrianca.org.br

AdventoPalavra do Pastor

Conselho Editorial:Dr. Nelson Arns NeumannIr. Vera Lúcia AltoéJornalista Responsável:Francisca Sônia M. PratiDRT: 5365Diagramação e Ilustração:Bruna Luiza de Oliveira CorsoRevisão:Aldiza Soares da SilvaImpressão:Esdeva Indústria Gráfica S/AImpresso com apoio do: Ministério da SaúdeTiragem: 280.000 exemplaresFoto da capa: Ilha do mel - PR

Cartas ou artigos para a redaçãodevem ser remetidos à: Coordenação Nacional da Pastoral daCriançaRua Jacarezinho, 1691 - Mercês CEP: 80810-900 - Curitiba/PRTelefone: (41) 2105-0250Fax: (41) 2105-0201 / 2105-0299E-mail:[email protected] informativo da Pastoral da Criançanão pode ser comercializado. Osartigos e impressões pessoais nelepublicados são de responsabilidadeexclusiva de seus autores ecomunidades.

“O Salvador virá. O que se

espera acontecerá com

certeza.Ele veio há dois mil

anos, mas o Salvador

continua vindo ao encontro

de cada um de nós.”

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 13:59 Page 2

Page 3: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Mensagemnovembro/2011

03

Líder, esse mês tem o Mutirão em Busca das Gestantes!Visitar todas as casas da sua comunidade é a melhor maneira para encontrar asgestantes que ainda estão sem o acompanhamento da Pastoral da Criança. Junto como coordenador e os outros líderes, mapeie sua comunidade para organizar as visitas àsfamílias. Uma dica é “desenhar” a comunidade num papel grande, colocando ospontos de referência e as ruas. Todos podem ajudar a completar o desenho, que podeficar pendurado numa parede, ou mesmo no chão. Vendo o desenho da comunidade,fica mais fácil organizar as visitas e saber quem vai visitar quem e aonde.Bom trabalho a todos!

Caros líderes:Com alegria, estamos iniciando mais um mês.

Como é bom chegar até vocês e poder perceberque existe muita alegria e vibração na missão decada um. No próximo mês, celebramos o Natal.Momento de muita festa em nossas famílias, poisé a grande festa do nascimento do Menino Jesus.Estava pensando que para tudo na vida existe umapreparação: nascimento, casamento, vestibular, 15anos, noivado, para exercer uma profissão...podemos lembrar outros momentos. Para quetudo possa sair da melhor maneira possível e terum significado na nossa vida, exige umapreparação. Para ser líder da Pastoral da Criança,Coordenadores(as), necessitamos estar bematualizadas. Para isso, participamos daCapacitação no Guia do Líder e de muitosmomentos formativos, sobretudo da Reunião deReflexão e Avaliação todos os meses (RRA). Como

podemos nos preparar para o Natal? Observemoscomo Maria se preparou para o nascimento de seuFilho: tendo recebido do anjo Gabriel a notícia de queseria a Mãe de Jesus “partiu para a região

montanhosa, dirigindo-se às pressas, auma cidade da Judeia. Entrou na casade Zacarias e saudou Izabel. Mariaficou três meses com Izabel e depoisvoltou para casa” (Lc 1, 39-40.56) Estaatitude de Maria nos faz pensar que amelhor maneira de nos prepararmospara o Natal é servir aos nossos irmãos.Por isso, neste mês é muito importanteredobrarmos nosso entusiasmo pelasvisitas às famílias que acompanhamos

e dar toda a atenção a elas. Pensando que no próximomês vamos celebrar o nascimento de uma lindacriança, podemos imaginar: como será que a famíliase prepara para esse momento? Sei que não faltacriatividade para organizar o Dia da Celebração daVida. Podemos, quem sabe, perguntar a nós mesmos:

Quem é a criança que vai nascer? Por acaso, não é omenino Jesus, o preferido de todos nós? Aquele que foirejeitado? Que passou fazendo o bem? Que ia aonde opovo estava, que morreu numa cruz e queressuscitou? Sim, é Ele quem queremos fazersobressair acima de qualquer outra manifestação.Queremos que ecoe o seu nome acima de qualqueroutro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualqueroutra luz. Jesus menino é o presente mais excelso queo Céu já deu à terra, Ele o único que não pode faltar nanossa festividade. Ele será a Pessoa principal do nossoencontro no próximo mês. É importante que todosnós estejamos convencidos de que a festa do Nataltem um personagem importante e que de maneiraalguma podemos desviar a nossa atenção para outrosolhares. É o Deus menino que deve ser a nossapreocupação! Que bom se pudéssemos nos encontrarcom a Pastoral da Juventude, Catequese, PastoralFamiliar, Pastoral da Pessoa Idosa e com outraspastorais, para fazermos, juntos uma linda celebraçãono próximo mês, com cantos, poesias, desenhos,dramatizações... São apenas algumas idéias. Sei quevocês são artistas e já estão pensando nesse momentocelebrativo. Sabemos que tudo o que colocamos namente e no coração dos pequeninos eles levarãoimpresso no coração ao longo de sua vida. Coragem,caro líder, vamos fazer deste mês uma bonitapreparação para o Natal em nossas comunidadesajudando as nossas famílias acompanhadas a daremum sentido diferente daquilo que se faz normalmentenesta época. Com toda a certeza, o Menino Deus vaise sentir presenteado através destas nossaspreocupações e atitudes. Um grande abraço a cadaum de vocês que fazem parte desta linda missão desalvar vidas. Peço que o Bom Deus possa retribuir embênçãos e graças todo bem que vocês realizam apartir de onde estão.

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional

da Pastoral da Criança

Congregacão Imaculada Conceição - CIC • Irmãs Azuis

“Neste mês é muito

importante redobrarmos

nosso entusiasmo pelas

visitas às famílias que

acompanhamos e dar toda a

atenção a elas.”

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 13:59 Page 3

Page 4: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/201104

Caros Líderes da Pastoral da Criança:

Este é o “Caderno das Comunidades”.Aqui, os Setores/Dioceses apresentam asatividades e a missão da Pastoral da Criançaem suas comunidades. Os Setores/Diocesesdo Brasil foram divididos em oito grupos.Nesta edição, apresentamos as notíciasenviadas pelos Setores/Dioceses quecompõem o “Grupo 3”. Não deixem departicipar, de enviar suas notícias esugestões. Lembramos que as notíciasenviadas, mas que não chegaram a tempo,entrarão na próxima edição do Jornal daPastoral da Criança.

Celebração

O Setor de Campanha, Ramo Nossa Senhorado Carmo, Comunidade Campos, MunicípioCristina reuniu todos os seus líderes e famíliasacompanhadas para uma celebração muitofestiva.

Onde com muito amor fizeram os diplomasdas crianças que completaram 6 anos naPastoral da Criança; falaram do compromissodas mães em levar as crianças na Celebraçãoda Vida e parabenizaram estas pelo empenho.

As crianças Ana Clara e Graziela ficarammuito orgulhosas pelo seu diplominha edisseram que não vão sair da Pastoral daCriança. Parabéns, Coordenadora Mariana elíderes, pois nessa primeira vocação é amar eser missionário, ou seja, pastorear, cuidandocom carinho e atenção das nossas crianças.

Campanha • Minas Gerais

Crianças recebem diplomas.

A Pastoral da Criança de Santa Vitória vemcrescendo a cada dia com o apoio e aparticipação de suas equipes.

Recentemente terminamos mais umaCapacitação de líderes. A Capacitação ficousob a responsabilidade das CoordenadorasMarlene Aquino, Suely Santos e Zilá Borges.Na oportunidade, recebemos a visita doPároco, Padre Fernando Cezar, e do diáconoTadeu.

De maneira especial, agradecemos apresença de todos, o empenho e a dedicaçãodos voluntários.

A Paróquia de Nossa Senhora das Vitóriasconta com 4 comunidades: São João, DomAlexandre, Nova Vida e Dra. Zilda Arns.

A Comunidade Dra. Zilda Arns foiimplantada em fevereiro de 2011 no bairro VilaRica.

Que Deus nos conceda fé, amor,perseverança e muita sabedoria paracontinuarmos nossa missão de evangelizar.

Um abraço fraternal a toda nossa equipe deSanta Vitória, Minas Gerais e do mundo inteiro.

Colaboração: Zilá Borges da Silva

ConquistasItuiutaba • Minas Gerais

Líderes e coordenadores de comunidades daDiocese de Pesqueira participaram da 1ªcapacitação na Ação Comunicação Popular daPastoral da Criança, nos dias 12 a 14 de agostode 2011, que aconteceu no Seminário São José.Os multiplicadores da Ação Dalmo José Leite daSilva e Emanuelle Caetano assessoraram acapacitação com a participação da MárciaRafaela Cordeiro, da Diocese de Floresta, e doWanderson Lopes dos Santos e Maria HelenaFrancisca Cordeiro, da Arquidiocese de Olinda eRecife.

Dinâmicas de apresentação e derelaxamento deixaram os líderes à vontade. ACoordenadora Diocesana Maria Adriana e Silva,acolheu a todos e deu as boas-vindas. Falou dasexpectativas novas que a capacitação traz emsua forma e conteúdo. Manifestou a alegria aoperceber que todos atenderam ao chamado eressaltou a importância da comunicação napastoral, nas comunidades e nas paróquias.

Oficinas de dança, música, programas derádio, jornal mural e cordel foram os espaços decriação dos grupos de identificação. Excelentestrabalhos de meios de comunicação popularforam apresentados e avaliados no potencial dacriatividade como pérolas preparadas para amissão na comunicação popular. “Não tinhacoragem de falar em público. Aqui me soltei.

Descobri os dons que não sabia ter. Podereiexpô-los de maneira mais extrovertida”,comentou uma líder ao vivenciar asexperiências nas oficinas de produção ereceptividade.

Durante a capacitação se contou com apresença do administrador diocesano Pe.Adilson Simões, que falou da importância daPastoral da Criança para a Igreja local.Agradeceu a todos pela ajuda e colaboração.Esteve presente também o diretor espiritual, Pe.Luiz Benevaldo, que se colocou à disposição daPastoral da Criança no que necessitar.

Colaboração: Dalmo leite • Multiplicador da Ação comunicação popular

Dinâmicas e trabalhos em grupo.

Comunicação Popular Pesqueira • Pernambuco

Texto completo no site da Pastoralda Criança - Notícias Locais

www.pastoraldacrianca.org.br

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 13:59 Page 4

Page 5: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/2011

05

Encontrão de LíderesNo dia 7 de maio de 2011, na Paróquia de São

Benedito, foi realizado um grande Encontrão deLíderes da área II.

O Encontrão contou com a participação doPároco Padre Edézio, que parabenizou otrabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança,abençoou e acolheu a todos com amor.

Foram desenvolvidas oficinas que motivaram

a participação de todos, através de dinâmicas edebates com todos os participantes.

Esse Encontrão contribuiu para fortalecer amissão que cada um e uma desenvolve naprópria paróquia e comunidade comovoluntário da Pastoral da Criança.

Colaboração: Jaciara dos Santos • Líder

Amargosa • Bahia

Lídia é voluntária da Pastoral da Criançana comunidade Conde Vila Verde, aParóquia Senhor Bom Jesus, Camboriú. Elateve uma gravidez de alto risco, devido a umAVC que teve há cerca de 4 anos. Foiorientada pela Pastoral a consumir sementede linhaça, soja e seus derivados e sucosverdes. Ela deu a luz a Bruno, um lindomenino, que só mama no peito. Lídia esteveafastada de suas ações pelo períodorecomendado pelo médico, mas já retornouà vida normal. Lídia e Bruno: acompanhados pela Pastoral da Criança.

Gravidez de riscoFlorianópolis • Santa Catarina

Foi realizado no dia 06 de Agosto de 2011,na sede da Coordenação de Setor daArquidiocese de Palmas, a oficina de incentivoao aleitamento materno. O evento contoucom a participação de todas as Coordenaçõesde Ramos, líderes e convidados. Naoportunidade, foi lançada a campanha dearrecadação de frascos para armazenamentode leite materno, com o slogan: “Doe frascos,dê esperança com a Pastoral da Criança”.

Durante o período da manhã, a oficinacontou com a participação da Coordenadorado Banco de Leite Materno do Hospital D.Regina, a nutricionista Walquíria Pinheiro,que falou da importância da parceria dobanco de leite com a Pastoral da Criança.“Desde que foi criado, o banco de leite temsalvado muitas vidas e trabalhar junto com aPastoral da Criança fortalece a nossa missão”– ressaltou a Coordenadora.

Para Antônia das Dores Pereira -Coordenadora de Setor da Arquidiocese dePalmas, “é muito importante essa motivaçãopara que líderes incentivem as mães avalorizar o aleitamento materno” – afirmouela.

À tarde, a condução do evento ficou porconta da Ir. Eneida, que além de falar sobre oscuidados durante a amamentação,proporcionou aos participantes umgrandioso momento de espiritualidade epartilha. Ao final das atividades, todosparticiparam de uma Missa celebrada peloPároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. PauloCristiano Luz Frade.

Aleitamento maternoPalmas • Tocantins

Com muita alegria queremos partilhar aparticipação ativa da Pastoral da Criança naRomaria Marial. A Romaria acontece todosos anos em um dos povoados. Neste anoaconteceu no povoado de São Roque. Este

evento reuniu aproximadamente 3.500pessoas da paróquia.

Foi uma oportunidade de darvisibilidade ao cuidado com a vida desde agestação, tornando a comunidadeconsciente deste ato tão belo como cuidardessa vida.

O casal Agnaldo Santos de Almeida, eValdinere Ferreira C. de Almeida com suaquerida filha Ana Carolina de 4 anos,assumiu o papel com muita dedicação eresponsabilidade, mostrando o objetivo e osvalores da Pastoral da Criança -”Vem cuidarda vida”.

Colaboração: Ir. Iria A. Bona

Líderes participam de Romaria.

Cuidar da vidaRui Barbosa • Bahia

“A Pastoral da Criança cuida muito bemdas gestantes e das famílias comdedicação, amor, confiança e fé na vida.Por isso, realiza a cada três meses nascomunidades de todo o Brasil o Mutirãoem busca das Gestantes.”

Frase

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 13:59 Page 5

Page 6: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/201106

“Os líderes são como anjos que vãoenfrentando a escuridão da fome, dapobreza, da desnutrição, da mortalidadeinfantil e da violência, participando daconstrução de uma sociedade mais justa efraterna, a serviço da vida e da esperança”.

Dra. Zilda Arns NeumannFundadora da Pastoral da Criança

Memória

Nos dias 16 e 17 de julho de 2011,realizou-se a Capacitação de HortasCaseiras e Alimentação Saudável para oslíderes da Pastoral da Criança da

comunidade São Paulo Apóstolo, em SãoGabriel. Participaram 11 líderes.

As Capacitadoras Neiva Ayres e MariaIsolete Pena Dutra conduziram com êxitotodo o processo, desde a prática nacozinha, à preparação de receitas,aprendendo a aproveitar melhor osalimentos regionais e na preparação doscanteiros, a sementeira e transplante dealgumas mudas.

Agradecemos a Deus por essesmomentos em que nos reunimos parapartilhar novas experiências.

Colaboração: Neiva Ayres Vaz e Maria Isolete Pena Dutra

Encontro da Pastoral da Criança.

Alimentação e Hortas CaseirasBagé • Rio Grande do Sul

No último sábado de junho de 2011, acomunidade Santa Rita de Cassia, reuniu-se emuma fraterna festa no Dia da Celebração da Vida.Nesta ocasião, as gestantes receberam seus kitspara a chegada dos futuros bebês.

Estiveram presentes, além das crianças emães, o padre Carlos Sharmobai, a Coordenadorada Pastoral da Criança, Lúcia Fila e as líderes daPastoral da Criança. Esse foi mais um trabalhoque demonstrou o quanto a Pastoral da Criançaestá ativa na vida da comunidade local.

Dia da Celebração da Vida.

Festa na comunidadeCampo Mourão • Paraná

Aconteceu nos dias 9 e 10 de julho de2011, na Casa de Retiro São José, das IrmãsAlcantarinas, a Assembleia Avaliativa donosso setor, Nossa Senhora da Esperança, daArquidiocese de Belo Horizonte.

Participaram Coordenadoras de áreas eRamos. Iniciamos com um momento deoração – Evangelho do dia, partilha, oraçãoda manhã e agradecimentos.

Em seguida, trabalhamos, sob aorientação da Coordenadora de Área Benícia,as três atividades da Pastoral da Criança:Visita Domiciliar, Celebração da Vida,Reunião para Reflexão e Avaliação, em quetivemos oportunidade de avaliar as ações

desenvolvidas, detectando dificuldades eapontando propostas para avanços nacaminhada.

Durante o encontro aconteceramtrabalhos em grupo com os temas: função eatribuição de Coordenador, construção doperfil, critérios para escolha, prioridades,decepções e alegrias. As citações bíblicascontribuíram para melhor entendermos asações necessárias para o bom desempenhode um Coordenador de qualquer nível decoordenação.

Anteriormente, aconteceu a reunião doConselho Econômico com uma avaliaçãofavorável diante do que foi exposto para ogrupo.

Na oportunidade, agradecemos a todosque colaboraram para o bom êxito daAssembleia e rogamos a Deus e à VirgemMaria que nos acompanhe na caminhadapara que possamos levar às famílias umexemplo de amor na missão sublime para aqual Ele nos escolheu.

Colaboração: Rita Jardim Carnevalli• Coordenadora de Setor

Líderes se reúnem em Assembleia.

AssembleiaBelo Horizonte • Minas Gerais

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 6

Page 7: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/2011

07

A coordenadora e líderes da Pastoral daCriança de Boa Esperança, Paraná, lamentamprofundamente a perda da amiga e líder HildaEsteves.

Hilda foi uma mulher totalmente dedicada,como esposa e mãe, lutando com muita garrana educação dos filhos. Durante anos, foi umadas líderes mais atuantes e dedicadas àscrianças a ela confiadas. Foi uma fielseguidora de Jesus acompanhando todos osacontecimentos da Igreja e da sociedade.Hilda deixou como lembrança suasimplicidade, sua dedicação e exemplo deserviço para todas as pessoas que dela seaproximavam. Peçamos que ela, lá do céu,onde já se encontra, continue intercedendopela Pastoral da Criança a quem tanto sededicou e amou.

HomenagemMaringá • Paraná

Em nosso Setor aconteceu um Encontrãode Líderes. Participaram líderes de Birigui,São Brás, Imaculada Conceição, SãoBenedito, São Cristóvão, Nossa Senhora daConceição de Bilac, São José de Piacatu,Santo Antônio de Coroados, Sagrado Coraçãode Jesus do Brejo Alegre, São Pedro de GabrielMonteiro e Nossa Senhora das Graças deSantópolis do Aguapeí. O assessor espiritualpara o encontro foi o Padre Edgar de SousaLima, de Piacatu.

Colaboração: Denizarda Ricardo

Líderes do setor Araçatuba.

Encontrão de LíderesAraçatuba • São Paulo

Aconteceu no dia 20 de agosto de 2011, nacidade de Bom Jesus do Gurguéia, ParóquiaBom Jesus da Boa Sentença, o EncontroDiocesano de Coordenadores de Ramo daPastoral da Criança. O encontro teve comoproposta a animação do trabalho realizadopelos coordenadores e sua equipe, visando odespertar e o encorajamento para a missãoque não deve parar, mas seguir em frentecom a cabeça erguida, mesmo sabendo dasdificuldades que temos que enfrentar emostrando que quando somos fiés à

proposta de Jesus na Missão, somosrecompensados com suas bênçãos e suasgraças.

A Coordenadora Diocesana, Luiza Ribeiro,que chamamos carinhosamente de Luizinha,aproveitou a oportunidade e comunicou aosdemais coordenadores de ramo sobre agrande festa que a nossa Pastoral que serealizou no dia 29 de outubro: os 25 anos daPastoral da Criança no Piauí, que aconteceuem Picos-PI.

No momento final, cada coordenadorexpressou a grande satisfação de terparticipado, levando para suas vidas e suascomunidades o chamado que Jesus nos faz acada instante: “Avancem para as águas maisprofundas e lançai vossas redes”(Lc. 5,4), poisé necessário que tenhamos coragem epeçamos sempre a Jesus que avancemos enão caiamos no trabalho rotineiro, mas naMissão que inova.

Colaboração: Janderson Maia de Andrade • Comunicador Popular

Líderes se reúnem para celebrar.

Formação ContínuaBom Jesus do Gurguéia • Piaui

A Pastoral da Criança da Paróquia SãoFrancisco de Assis, Caeté, Minas Gerais,completou 16 anos de sua história naconstrução de um mundo justo e fraterno.Em prol das crianças, gestantes e famílias,quantos gestos concretos de amor foramrealizados com a participação ativa dos

líderes, coordenadores e grupos de apoio!Entre muitos festejos, foi celebrada umaMissa em Ação de Graças pelo pároco daparóquia, que sempre acolheu e apoiou aPastoral da Criança, Padre Welinton daSilva Lopes, quando houve um momentode homenagem para a Dra. Zilda ArnsNeumann. Fez-se novamente o envio detodos os líderes e bênção especial para ascrianças e gestantes.

Parabéns líderes e coordenadores!Vocês foram capazes de mostrar estevalioso testemunho de 16 anos em serviçoe missão para que todos tenham vidaplena.

Colaboração: Margarida Morgan Costa • Coordenadora de Setor

Comunidade celebra aniversário da Pastoral.

16 anosCaeté • Minas Gerais

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 7

Page 8: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/201108

Em nossa comunidade, Balneário Pinhal,Paróquia Santo Antônio de Pádua, tivemos aCelebração da Vida com as nossas crianças egestantes e as líderes: Carmen, Neize, Angela,Gilcéia, Cleci e Maria de Lourdes. Contamoscom Vera e Clair como apoio.

Colaboração: Zilma Chaves

Comunidade reunida para celebrar.

Celebração da VidaOsório • Rio Grande do Sul

Guia do Líder“Eu vim para que todos tenham vida e a

tenham em abundância”2ª Capacitação do Guia do Líder na

Comunidade Cosme e Damião da ParóquiaSanta Luzia, Petrolina e Pernambuco.

Queridas líderes quero dizer a todas vocêsdas três comunidades COHAB Massangano,COHAB VI e Cosme e Damião que estou muitofeliz por vocês darem o sim aos pequeninos.

Disse o profeta Davi para seu filhoSalomão: força, coragem e mão na obra. Nadade medo, Javé, meu Deus está com vocês! Elenão deixa nem abandona vocês enquanto oserviço da construção do templo nãoterminar. “A nossa querida Dra. Zildaterminou o serviço da Pastoral da Criançaaqui na terra, mas por sinal nós que a amamosdevemos isso a ela.”

Colaboração: Ednália de Souza Gomes Alves • Coordenadora

Petrolina • Pernambuco

Comunidade reunida.

A mais nova comunidadeNos dias 12 e 13 de Dezembro de 2010 na

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, emColinas do Sul, deu-se início à 1ª Reunião deImplantação da Pastoral da Criança eformação de líderes no tema Guia do Líder2007. Essa reunião e formação contou com aparticipação da Equipe do Setor Formosa:Maria do Livramento, Hosana Magalhães eIr. Nelli I. Bulegon e ainda com 14 membrosda comunidade. Também estavam presentesÁlvaro Faria e o Pe. Edimar de Araújo deSouza, pároco do município de Colinas doSul. A partir de março de 2011, aCapacitação Contínua ocorreu comencontros semanais, conforme a realidadedo local.

Com muito entusiasmo, realizamos oMutirão em Busca das Gestantes.Realizamos as nossas primeiras visitasdomiciliares bem como a nossa primeiraCelebração da Vida. Realizamos o nossoprimeiro bazar beneficente e a nossaprimeira Reunião para Reflexão e Avaliação.

Aqui fica meu agradecimento a todacomunidade e principalmente a todos os

líderes e coordenadores, aos apoios e aoPadre, que colaboraram com o trabalho daPastoral da Criança.

Eis uma homenagem aos novos líderes:Benedita (Ditinha), Edite Moreira, PatríciaPereira, Jeracina dias, Osnete (Neta),Nerina Evangelista, Maria José, MárciaCristina, Iva soares, Luiz José, RaimundaSodré.

A Diocese de Formosa, recebeu em seuseio a mais nova comunidade da Pastoralda Criança em Colinas do Sul, Goiás.

Colaboração: Álvaro Faria Rodrigues

Formosa • Goiás

Líderes organizam o trabalho nas Comunidades.

Dia da Celebração da Vida na ComunidadeDivino Espírito Santo. Depois de 8 anos acomunidade está de volta com ajuda da DonaVania, líder também afastada, que agora está devolta com a ajuda da Irmã Jocilene e da líder Nilzada comunidade Santana e São Sebastião, e daCoordenadora da Paróquia do Perpétuo SocorroEdivana, que não mediram esforços para ajudar aPastoral da Criança. Estamos na luta e contamoscom a ajuda do Deus vivo e da Pastoral daCriança.

Dia da Celebração da Vida.

Comunidade ReativadaCoari • Amazonas

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 8

Page 9: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/2011

09

Sugestão do líder

O jornal da Pastoral da Criança é uma fonte rica de informações e sempre temnovidades, que é fundamental para o nosso trabalho. Gostaria de sugerir a divulgação debrincadeiras de outras regiões a cada mês. Por exemplo: todo mês o jornal publica umabrincadeira de alguma região do país para ser feita no Dia da Celebração da Vida. Asnossas famílias e crianças gostam muito de brincadeiras, principalmente quando é algodiferente.

Colaboração: José Carlos de Medeiros • Setor São Miguel Paulista – São Paulo.

Nota do Jornal: Sugestões de brincadeiras podem ser enviadas para o e-mail:

[email protected]

Brinquedos e Brincadeiras

A Coordenadora da Pastoral da Criançada Arquidiocese de Cascavel, Maria LourdesMenon Schran, esteve reunida emAssembleia no dia 14 de junho de 2011, comas Coordenadoras de Ramos na ParóquiaSão João Batista em Cascavel. Naoportunidade, foram feitas avaliações dacaminhada de maio a junho de 2011.Também foi feita referência às pessoas quejá completaram maior idade no serviço devoluntariado, ou seja: “Têm mais de 18 anosde doação”.

Coordenadores refletem sobre a missão.

AssembleiaCascavel • Paraná

A Pastoral da Criança de Estreitorealizou no final do mês de agosto 2011uma linda Celebração da Vida. Os líderescadastraram novas famílias e pesaram ascrianças em um bairro carente da cidade.

Sharlene Marques, Janira e KarolineCosta se esforçaram para que tudo saísse acontento. Foi realmente um dia de festapara todos os líderes presentes, famílias,crianças e gestantes acompanhadas.

Família acompanhada.

Celebração da VidaCarolina • Maranhão

A comunidade de João Pinheiro realizou aprimeira Capacitação em Saúde Bucal. Acapacitação contou com 16 participantes,provindos de 7 cidades. Os participantesassimilaram o conteúdo e irão levar estaproposta tão importante a frente. UmaCelebração para as mães. Foi uma tardemuito bonita e com diversas participações,com estudantes de enfermagem, RenovaçãoCarismática e com a presença do padre. ACapacitação foi um sucesso. Queropromover mais eventos com o intuito de quetodos tenham vida e a tenha emabundância.

Abraços em cristo!

Colaboração: Thais

Saúde BucalParacatu • Minas Gerais

O Setor de Ponta Grossa realizou umaparceria com o Instituto Mundo Melhorque orienta e cuida de gestantesadolescentes e a Viação Campos Gerais,que disponibilizou um ônibus para cuidarda saúde de nossas mães atendidas. Oônibus é utilizado no dia da Celebração daVida nas comunidades, onde profissionaisda saúde realizam exame preventivo do

câncer, teste de glicemia, verificam pressãoarterial, fazem encaminhamento paramamografia e verificam o índice de massacorporal.

Assim, a Pastoral da Criança incentivaas mães a cuidarem melhor da sua saúdeprevenindo assim doenças futuras.

Colaboração: Maria Urnau Delinski

ParceriaPonta Grossa • Paraná

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 9

Page 10: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/201110

A Pastoral da Criança do Ramo NossaSenhora da Guia, através da sua liderança,marcou presença de solidariedade junto àspessoas de Eldorado, que sofreram com asenchentes que aconteceram no final do mêsde julho e início de agosto deste ano em todoo Vale do Ribeira, sendo o município mais

atingido o de Eldorado. Algumas líderes emuitas famílias que são acompanhadas pelaPastoral da Criança tiveram suas casasatingidas pelas águas.

Mesmo diante de tanto sofrimento, temosa grande alegria de comunicar que aComunidade Quilombola de São Pedro, apósdois anos de paralisada as atividades daPastoral da Criança, no dia 19 de agosto,concluiu a atualização e capacitação denovas líderes que integraram ao grupo delíderes e a partir deste mesmo mêsretomaram as atividades da Pastoral:cadastrando as crianças, visitando asgestantes e realizando a Celebração da Vida.

Colaboração: Ir. Lusineide Cardoso de Melo • sjbp - Coordenador da Área: Sul I

Pastoral de volta á comunidade.

ReativaçãoRegistro • São Paulo

A família Pastoral da Criança da ParóquiaNossa Senhora Aparecida, município deDom Eliseu Pará agradece toda a dedicaçãoe atenção que tem Dr. Fernando Pinto(Cirurgião geral e ultrassonografista) paracom as crianças e famílias da Pastoral daCriança. Ao Dr. Fernando, nossa gratidão e oreconhecimento da graça e do favor deDeus que vem a nós por meio dele.Destacamos, principalmente, seu carinho eamor pelas crianças e pelos maisnecessitados. Deus lhe retribuirá: comcerteza.

Dr. Fernando é médico há 26 anos ededica 20 horas por mês para atender asfamílias acompanhadas pela Pastoral daCriança “escolhi ajudar a Pastoral da Criançapela história da instituição, qualidade dotrabalho, servindo a população carente efaço questão que essas pessoas sejam daPastoral da Criança,” disse doutor Fernando,que iniciou esta ação em julho de 2010 e iráaté quando Deus permitir. Atende em média15 a 20 pessoas todas as terças-feiras a partirdas quatorze horas em um consultório quePe. Ronaldo preparou nas dependências daIgreja para este fim. Dr. Fernando, ascrianças da Pastoral da Criança domunicípio de Dom Elizeu agradecem a Deustodo o bem que a elas você proporciona.

Colaboração: Ir. Elizete Pires • Coordenadora Diocesana

Dr. Fernando Pinto.

AgradecimentosBragança do Pará • Pará

Na Paróquia Nossa Senhora da Penha,município de Penha, a Pastoral da Criançaé dirigida pela Coordenadora de RamoMaria Alice Narloch, fazendo parte das 13cidades que compõem o Setor deBlumenau.

Dentre as atuantes líderes sob suacoordenação, é motivo de grande alegria eorgulho o trabalho desenvolvido pela LíderDoryt Mathedi.

A Líder Doryt, com 77 anos de idade, évoluntária da Pastoral da Criança há maisde 8 anos.

Desempenhando a missão de líder commuito carinho e dedicação, Dorytacompanha 20 famílias na ComunidadeMãe da Providência, localizada no BairroMariscal. E dessas famílias acompanhadashavia sete gestantes: Maria Regina,Patrícia, Deliane, Samara, Sandra, Gisele eMara. Como uma grande Bênção nasceram,em datas bem próximas, sete lindos esaudáveis bebês, sendo motivo de muitas

alegrias naquela comunidade. E assim,nossa querida líder Doryt recebeu das setemães, como bênção, mais sete criançaspara acompanhar. Orgulhosos do trabalhoda Pastoral da Criança na Paróquia NossaSenhora da Penha. Registramos essahistória de amor, fé e vida. Uma líder de 77anos, sete mães e sete bebês. Parabénsmamães, parabéns líder Doryt!

Colaboração: Coordenação da Pastoral da Criança do Setor Blumenau - SC

7 bebês nasceram na comunidade.

AcompanhamentoBlumenau • Santa Catarina

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 10

Page 11: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Comunidadesnovembro/2011

11

O Setor Campo Maior realizou, nos dias 19a 21 de agosto, um encontro de FormaçãoContínua e Integrada, com objetivo de reforçaro conhecimento dos líderes por meio deoficinas e capacitar líderes para a ação. PadreTadeusz Semmerling, assessor da Pastoral daCriança, para fortalecer o amor e a doação emfavor dos mais pequeninos, conduziu amística, proporcionando aos participantes oconhecimento e a valorização da Eucaristia navida de todo cristão.

Para maior aproveitamento eesclarecimentos foram trabalhadas trêsoficinas: Indicadores de Oportunidades eConquistas; FABS sem sinal de vida;Formação Contínua e Integrada e 1ª DoseImediata de Antibiótico. Os multiplicadores ecapacitadores desenvolveram com dinamismoe criatividade os temas propostos.

Motivados pelos multiplicadores ecapacitadores, os grupos expressaram pormeio de dramatizações e paródias anecessidade de se manterem atualizados noGuia do líder, prestando muita atenção nosIndicadores de Oportunidades e Conquistas eno preenchimento das FABS. As Oficinasderam uma nova luz no caminho da missão daPastoral da Criança.

Quanto à campanha 1ª Dose Imediata deAntibiótico, cada coordenação planejou edefiniu etapas para a mobilização e realizaçãoda campanha nos Ramos. Agradecemos eparabenizamos todos os líderes.

Colaboração: Comunicadores Maria José, Rita de Cassia e Fábio Gonçalves

EncontroCampo Maior • Piauí

No dia 23 de Julho de 2011, foi realizadana Cúria Diocesana a Assembleia daPastoral da Criança com a presença dosCoordenadores de Ramo, multiplicadores emembros do Conselho Econômico com oobjetivo de compor a lista tríplice para aratificação da Coordenação do Setor.Contamos com a brilhante presença doCoordenador Estadual da Pastoral daCriança, o Senhor Cosme dos Santos, que

com suas palavras de ânimo, de esperançade humildade e muitas outras coisas,despertou em nossos participantes odesejo de lutar cada vez mais por nossasfamílias, gestantes e criançasacompanhadas.

Também esteve presente o nossoassessor, o Padre Genivaldo Barboza, asIrmãs Lucivânia, Ir. Cícera e Ir. Sabina, quecolaboram com os trabalhos da Pastoral daCriança na Equipe Missionária da Diocese.

Logo após a composição da lista tríplice,foram feitos os agradecimentos encerrandoassim a nossa Assembleia.

No dia seguinte, a lista tríplice foiapresentada ao Bispo Diocesano, DomOttorino Assolari, que ratificou MariaAngelina por mais dois anos para continuarjuntamente com todos os coordenadores elíderes acompanhando as crianças carentesda nossa Diocese.

Participantes de Assembleia.

Assembleia DiocesanaSerrinha • Bahia-

No último domingo de agosto, 28, aParóquia Imaculada Conceição do BairroMorrotes, Tubarão, tornou-se um espaçoacolhedor para mais de 400 lideranças daPastoral da Criança. Sob a coordenação deMaria Rosana de Souza Guedes, com oapoio da coordenação da Pastoral daCriança e animação do Ministério deMúsica Sol Maior, da paróquia anfitriã, o

Encontro Diocesano serviu para fortalecero entusiasmo destas tantas agentes que nocotidiano de suas vidas, munidas de muitoamor e gratuidade, colocam-se na direçãode crianças que, já nos primeiros anos devida, vêem-se privadas dosmeios necessários para um plenodesenvolvimento.

Foi um dia rico em espiritualidade,reflexões e depoimentos. Dom Wilsoncelebrou a Santa Missa; Dr. EduardoPeixoto Santos, dentista e professoruniversitário aposentado e membro daCoordenação Nacional da Pastoral daCriança e Assessor Técnico de RelaçõesBásicas de Saúde em Curitiba, proferiupalestra sobre Saúde Bucal. Na parte datarde, houve um forte e alegre momento deconfraternização e troca de experiências.

Celebração especial.

Encontrão de líderes da Pastoral da CriançaTubarão • Santa Catarina

Seja você também um líder da Pastoral daCriança! Procure a paróquia mais próxima desua casa e informe-se como fazer parte dessagrande rede de solidariedade e amor aopróximo. Venha participar dessa grandeFamília Pastoral da Criança!

Recado

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 11

Page 12: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Aprendendo Maisnovembro/201112

O Cartão de Saúde serve para organizar os serviços do SUSAs novas regras sobre o Cartão de Saúde

foram publicadas na Portaria 940 de abril de2011, do Ministério da Saúde. Os primeiroscartões começaram a ser distribuídos a mais de10 anos, com o nome Cartão SUS. Neste tempo,diversos problemas impediram que o sistemacom os cartões funcionasse em todos osmunicípios. O prazo para que tudo estejaorganizado é maio de 2012. Segundo a Portaria,as pessoas podem buscar os lugares que prestamserviços ao SUS como Unidades Básicas deSaúde, hospitais, unidades de emergência e secadastrar para receber o Cartão. Líder,coordenações e articuladores junto aosconselhos de saúde, informem-se na Secretariade Saúde do seu município sobre as formas deinscrição ou atualização do Cartão de Saúde.

Caso a pessoa precise do serviço de saúde doSUS, em qualquer lugar do país, ela deve sersempre atendida, com ou sem o Cartão deSaúde. O Cartão serve para organizar melhor osatendimentos e não ser um obstáculo. Depois de

utilizar os serviços, será resolvido qualquerproblema com o Cartão, inclusive registrar ousuário que ainda não está cadastrado. Todas asinformações do Cartão pertencem à pessoa, e osprofissionais da saúde devem respeitar o sigilo egarantir a segurança das informações. Osprofissionais ao utilizarem dados dos Cartões deSaúde serão identificados no sistema, com ahora e local de acesso.

Carta de Direitos e Deveres em Saúde 2009Resumo das diretrizes:1. Toda pessoa tem direito ao acesso a bens e

serviços ordenados e organizados para garantiada promoção, prevenção, proteção, tratamento erecuperação da saúde.

2. Toda pessoa tem direito ao tratamentoadequado e no tempo certo para resolver o seuproblema de saúde.

3. Toda pessoa tem direito ao atendimentohumanizado, realizado por profissionais

qualificados, em ambiente limpo, acolhedor eacessível a todas as pessoas.

4. Toda pessoa deve ter seus valores, suacultura, crença e seus direitos respeitados narelação com os serviços de saúde.

5. Toda pessoa é responsável para que seutratamento e sua recuperação sejam adequadose sem interrupção.

6. Toda pessoa tem direito à informaçãosobre os serviços de saúde e as diversas formasde participação da comunidade.

7. Toda pessoa tem direito a participar dosconselhos e das conferências de saúde e de exigirque os gestores federal, estaduais e municipaiscumpram os princípios desta carta.

A carta dos direitos dos Usuários da Saúde foiaprovada no Conselho Nacional de Saúde emjunho de 2009, e publicada na PORTARIA Nº1.820, DE 13 DE AGOSTO DE 2009. O textocompleto está disponível no endereçowww.rebidia.org.br

Cidadania

Clóvis BouflerGestor de Relações Institucionais.

(continuação da edição anterior)

Quando o Espírito de Deus paira sobreMaria, nasce Jesus para ajudar o povo aencontrar novos caminhos e novaspossibilidades de vida. Outro mundo erapossível e Jesus e seu grupo foram portadoresdessa energia para que se construísse novasrelações e nova vida. Claro que ele foi boanotícia para muita gente, mas teve um grupoque não gostou de ouvir, ver e se relacionar comele. Por isso, ele foi assassinado. Deve ser porisso que devemos prestar atenção nas bem-aventuranças: quando todo mundo fala bem dagente, temos que nos perguntar se estamos nocaminho certo.

Quando o Espírito de Deus soprou em Jesus,ele afirma que foi enviado para anunciar a BoaNova aos pobres, libertar os cativos, dar vista

aos cegos e anunciar o dia da Graça do Senhor.Por isso, Jesus passa sua vida públicapreocupado com a saúde das pessoas, com seuscorpos, desejos e ansiedades; ele estápreocupado com as pessoas que foramexcluídas ou que sofreram preconceito nacomunidade ou dos seus próprios discípulos; elepassa o tempo todo insistindo que Deus émisericórdia e que Deus ama a todos. Por isso,entra em conflito consigo mesmo, com seusparentes, com sua religião, com o impérioromano e, muitas vezes, com suas/seuspróprias/os discípulas/os, especialmente com ogrupo menor que estava mais próximo dele, quemais tarde foram conhecidos como os 12.

Quando o Espírito de Deus manifesta-se emPentecostes, cria relações, destrói barreirasculturais, de linguagem, de pertença. As pessoasse entendem, e entendem a Palavra de Deus em

suas próprias linguagens. A gente não precisaser todo mundo igual para pertencer ao Reinode Deus, a Igreja ou à sociedade. A diferença épra ser garantida e preservada. É um dom deDeus para todos nós.

Quando o Espírito de Deus sopra enfim, esopra onde quer e nós não temos nenhumcontrole sobre isso, tudo muda. É difícil econflitivo. É por isso que a comunidade, asirmãs e os irmãos são tão importantes nestecaminho. Por isso, precisamos preservar nossasrelações. Por isso, temos que sempre “discutirnossas relações” para que elas sejam umaparábola do Reino de Deus que Jesus veioproclamar. Para que nossas relações (nosso jeitode ser no mundo, ou seja, nossa espiritualidade)seja sinal e luz para todas as nações.

EspiritualidadeFé e Vida

Paulo UetiAssessor da Pastoral da Criança

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 12

Page 13: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

• O que é a Dengue?É uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da Dengue

penetra no organismo, pela picada do mosquito infectado, o “Aedes aegypti”.• Quanto tempo depois de ser picado aparece a doença?Em média de 5 a 6 dias.• Quais são os sintomas?Febre, dores no corpo, principalmente nas juntas e dor de cabeça. Podem

aparecer manchas vermelhas pelo corpo e sangramento, sendo mais comum nasgengivas.

• O que fazer se aparecer algum sintoma da doença?Procurar um médico para realizar o tratamento. Repouso e ingestão de líquidos

são importantes. Não se pode usar AAS e Aspirina, pois podem favorecer oaparecimento de hemorragia.

• Depois de ter tido Dengue pode-se pegar de novo?Sim, mas nunca pelo mesmo tipo (existem 4 tipos de vírus). Ou seja, a pessoa fica

protegida contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ainda poderá sercontaminada pelos outras 3 formas conhecidas do vírus da Dengue.

• Pode-se pegar Dengue de uma pessoa doente?Não. O único jeito é através da picada do mosquito.• Que cuidados devemos ter para não pegar Dengue?Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso eliminar objetos

que possam se tornar criadouros. O município deve ter uma equipe de agentes querealizam o controle de pontos estratégicos e orientação aos moradores.

Aprendendo Maisnovembro/2011

13

DenguePrevenção

DENGUEO PROBLEMA É DE TODOS,

A SOLUÇÃO TAMBÉM.

1Guarde pneus sem água e em local coberto e seco.

2Coloque o lixo em sacos plásticos. Não jogue lixo em terrenos baldios.

3Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.

4Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.

5Não deixe água da chuva acumulada. 6Mantenha a

caixa d`água sempre fechada.

SAIBA COMO PREVENIR A DENGUE A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Ilust

raçã

o: B

runa

Cor

so

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 13

Page 14: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Aprendendo Maisnovembro/201114

Pré-PartoGestantes

Depois de meses de espera e preparação, o nascimento se aproxima e a ansiedadecresce. Nas últimas semanas de gravidez, a gestante percebe que a barriga baixa,surgem dores lombares e aparecem contrações uterinas. O médico, nas consultas depré-natal, percebe se o colo do útero amolece, encurta, centraliza e abaixa na vagina eque o bebê se insinua na bacia.

Em algum momento entre a 38ª e a 42ª semanas, desde a última menstruação,desencadeia-se o trabalho de parto. A transição entre o pré-parto e o trabalho de partoé lenta e progressiva. O diagnóstico de parto está firmado quando se confirma apresença de:

• Colo de útero totalmente encurtado, que se confirma através do exame de toque;• Dilatação progressiva, pela ação das contrações uterinas que vão aumentando de

intensidade;• Ruptura da bolsa das águas.É preciso que a gestante esteja orientada sobre as dores que vai sentir, sobre o

acompanhamento que receberá, sobre o ambiente hospitalar em que o bebê nascerá.A dor/medo/tensão/dor... as vezes, impede a evolução para o parto natural, que,

sem sombra de dúvida é o ideal para o nascimento do bebê. Ao passar pelo trabalhode parto, o bebê gasta energia, o que facilita a amamentação já em seguida aonascimento.

Também pode acontecer da evolução do trabalho de parto não sair como oesperado. Existe um medicamento que é colocado no soro para induzir o parto. Semesmo assim, o corpo da gestante não responder, pode, então, ser necessário umacesárea. Enfim, o ideal é que a gestante faça um pré-natal de qualidade e que confie noseu médico.

Neste mês de novembro vamos comemorarmais uma vez o Dia Mundial de Oração e Açãopelas Crianças. Esse dia foi criado pela RedeGlobal de Religiões pelas Crianças (GNRC) queé uma rede de pessoas de diferentes religiõesunidas pela conquista do bem-estar para ascrianças de todo o mundo. Fico tão felizquando vejo pessoas de tantos lugares, crentese não crentes, unidas pela fé no bem comum eempenhadas na mesma causa, que é tão cara anós na Pastoral da Criança. Isso nos mostra queainda existe lugar para a esperança, para oamor, para a fé e para pessoas como vocês,líderes, que dão seu testemunho com açõesconcretas pelas crianças, gestantes e famílias. Acada Visita Domiciliar, a cada Celebração daVida, a cada Reunião para Reflexão e Avaliação,durante todo o ano, vocês tornam presentes oDia de Oração e Ação pelas Crianças.

Irmã Vera Lúcia AltoéCoordenadora Nacional da Pastoral da Criança

Vamos rezar e agir pelas crianças

Até os seis meses, o bebê deve mamarexclusivamente leite de peito. Não precisanem água, nem chá. Só leite materno.Depois de completar seis meses, só o leitematerno já não é suficiente para o bebê. Eleprecisa receber, além do leite materno,outros alimentos, como frutas, papinhas esucos. Aí começa o processo de desmame.

O que é o desmame? O desmame é a introdução de qualquer

tipo de alimento na dieta de uma criançaque até então se encontrava em aleitamentomaterno exclusivo. O período de desmame éaquele compreendido entre a introduçãodesse novo alimento até a supressão

completa do aleitamento materno.E como deve ser o desmame?O desmame deve ser gradativo, com

muita calma, carinho e tentando semprediminuir o número de mamadas ao longodo dia, distraindo o bebê com brincadeirasou com alimentos que ele goste, de forma aque não se sinta rejeitado.

Em alguns casos, e na idade adequada, éa própria criança que decide o momento dedeixar a amamentação. Mas, geralmente, éa mãe quem gradualmente deve irdiminuindo a frequência das mamadas.

Desmame precoceDentre as causas do desmame precoce

estão o desconhecimento pela mãe dasvantagens do aleitamento materno, a faltade experiência anterior, mães adolescentes,aquisição de mamadeiras e chupetas,insucesso familiar na prática daamamentação, dificuldades no ato deamamentar, doenças da mama, causasrelacionadas ao lactante, mas, sobretudo, aintenção de não amamentar.

A retirada da amamentação deveacontecer em meio a muito amor, dobrandoas demonstrações de carinho, porque acriança precisa estar segura de que a mãenão a abandonou e que ela estará ali nomomento que ela precisar.

DesmameAções Básicas

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 14

Page 15: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

Aprendendo Maisnovembro/2011

15

Dia mundial de oração e ação pelas criançasTrocando Ideias

“As praças da cidade se encherãode meninos e meninas que nelasbrincarão.” (Zc 8,5)

Como acontece desde 2009,comemoramos no mês de novembro

o Dia mundial de Oração e Ação pelas crianças. Otema desse ano vai ser: “Combater a violênciacontra as crianças”

Nesse dia, como vocês já sabem, nos unimos apessoas de muitos países, de várias religiões paraorar e agir pelas crianças.

E nós, na Pastoral da Criança, que já agimostão bem nas comunidades com atitudesconcretas dos líderes e outras pessoas da equipe oque mais poderíamos fazer?

Pensamos que um tipo de violência contra acriança é não permitir que ela brinque ou quesejam diminuídas as oportunidades para suasbrincadeiras. Isso acontece nas comunidadesonde não existem locais limpos e seguros para ascrianças brincarem juntas, nas creches e pré-escolas nas quais haja pouco tempo para asbrincadeiras livres das crianças e até em casaquando a família não reconhece a importância dabrincadeira para o desenvolvimento infantil.Tudo isso é violência porque o brincar é umanecessidade para o desenvolvimento da criança.Assim como ela precisa de amor, alimento,repouso, higiene e segurança, ela precisa brincarpara se desenvolver. Portanto, não atender a uma

necessidade da criança é uma violência contraela.

Então, tivemos a idéia de unir oração com açãofazendo nesse dia 20 de novembro, que cai numdomingo, uma celebração da brincadeira dascrianças, ou seja, aproveitar para fazer com maisempenho e em todas as comunidadesacompanhadas uma ação que já faz parte danossa missão. Seriam momentos nos quais seorganizariam oportunidades para as criançasbrincarem juntas aproveitando espaços nasigrejas, nas praças, nas ruas. Nesses momentostambém, enquanto as crianças brincamsupervisionadas por um jovem ou adulto,poderiam ser feitas conversas com os pais epessoas da comunidade para pensarem comopodem assumir a responsabilidade de criar umambiente seguro, limpo e interessante, no lugaronde vivem, para as crianças brincarem e assim sedesenvolverem melhor. E isso já começariadurante toda a semana que vai de 13 a 20 denovembro com essas conversas, com umacampanha para recolher brinquedos para seremusados no Dia da Celebração da Vida. Nessasemana ou depois, podem ser feitas oficinas paraconstrução e reparação de brinquedos e assimesse dia se transforma em ações concretas o anointeiro.

Tanto para o Dia da Celebração da Vida comopara doação e confecção de brinquedos seria

importante convidar também pessoas quenormalmente não participam de atividades naPastoral da Criança. Seria um dia para dizer quetodos, de todas as religiões, se comprometem abuscar um mundo mais justo e fraterno para ascrianças. E, para conseguirem falar com maispessoas, os líderes poderiam convidar os pastorese guias de outras religiões da sua comunidadepara organizarem juntos esse dia de oração e ação.

Nas comunidades onde houver osComunicadores Populares eles podem ajudarcom a divulgação. Nas que tiverem Brinquedistas,eles terão um papel muito importante, mas emtodo lugar podem ser preparados jovens paraserem brincadores nesse momento. Importantena “preparação” desses brincadores é deixar bemclaro que ninguém deve obrigar uma criança abrincar, pois na brincadeira quem manda é ela. Oslimites a serem dados são basicamente relativos àsegurança das crianças.

Que esse dia de oração e ação, comemoradotão ao gosto das crianças, seja um exemplo paramostrar em cada comunidade que tem Pastoralda Criança como todos podem, de maneirassimples e que funcionam, dizer Simconcretamente à construção de um mundo maisamoroso, justo e fraterno para as crianças.Amém.

Márcia MamedeAssistente Técnica da Pastoral da Criança

Ingredientes

• Meio quilo de cenoura• 2 xícaras de açúcar• 50 gramas de coco ralado

Modo de Preparo

Lave bem as cenouras e passe-as na partefina do ralador, coloque em uma panela a

cenoura ralada com meia xícara de água, oaçúcar e leve ao fogo brando, mexendosempre até soltar do fundo e das laterais dapanela. Modele os docinhos e passe-os nococo ralado. É uma ótima opção paracrianças com intolerância ao leite de vaca esoja.

Colaboração: Letícia Coelho de Oliveira • Nutricionista Setor Belo Horizonte • Minas Gerais

Docinho de cenoura vitaminadoReceita

A cenoura é rica em vitamina A,fortalece a visão, aumenta a resistência àsinfecções respiratórias, mantém a pele,cabelos e unhas saudáveis, auxilia nacicatrização rápida de ferimentos e naprevenção de algumas doenças.

Cenoura

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 15

Page 16: Jornal Pastoral da Criança · 2017-11-03 · outro nome: que brilhe a sua luz mais do que qualquer outra luz. Jesus menino é o presente mais excelso que o Céu já deu à terra,

O Jornal da Pastoral da Criança informa os temas e as datas de transmissão dos programas “Viva a Vida” nos meses de novembro e dezembrode 2011. Líder, ouça e divulgue o Programa “Viva a Vida” em sua comunidade. Converse sobre os temas dos programas com as mães e famíliasacompanhadas.

Programa 1048• Bullying (de 31/10 a 06/11/2011)

Programa 1049 • Importância das visitas às gestantes (de 07/11 a 13/11/2011)

Programa 1050 • Substâncias perigosas na gestação (de 14/11 a 20/11/2011)

Programa 1051• Gravidez Saudável (de 21/11 a 27/11/2011)

Programa 1052 • Pré-Natal (de 28/11 a 04/12/2011)

*Estes programas radiofônicos foram produzidos com o apoio do Ministério da Saúde.

Aprendendo Maisnovembro/201116

Para realizar sua missão em todo o Brasil, a Pastoral da Criançaconta com o importante apoio de vários parceiros, entre eles:

Parceiros Institucionais:

Parceiros em Projetos e Programas: Parceiros Técnicos:

• UNICEF • Fundação Grupo Esquel • Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS • CONASS • CONASSEMS • UFPR - Informática

• USP - Nutrição • SBP • FEBRASGO • Federação das APAEs.

• Governo do Estado do PR• ANAPAC - Associação Nacional de Amigos da Pastoral da Criança

• Doações espontâneas efetuadas através de faturas de energia elétrica nosEstados: AL, BA, CE, ES, GO, MS, MT, PA, PR, RJ, SC, SP e TO.

Parcerias

Nove

mbr

o

Programa Viva a Vida

Programa 1052• Pré-Natal (de 28/11 a 04/12/2011)

Programa 1053 • Aleitamento materno (de 05/12 a 11/12/2011)

Programa 1054 • Prevenção da desidratação (de 12/12 a 18/12/2011)

Programa 1055• Natal (de 19/12 a 25/12/2011)

Programa 1056 • Ano Novo (de 26/12 a 01/01/2012)

Deze

mbr

o

Pressão AltaA hipertensão, ou pressão alta, existe

quando a pressão, medida várias vezes emconsultório médico, é igual ou maior do que 14por 9. São muitas as causas que fazem apressão subir. A pressão alta é uma doençamuito comum, que atinge uma em cada cincopessoas. O Ministério da Saúde estima quemilhões de brasileiros não sabem que têmpressão alta, porque muita gente que tempressão alta não se queixa de nada. Daíchamarmos a pressão alta de "assassinasilenciosa".

A doença é crônica, não tem cura, mas podeser controlada.

Algumas atitudes ajudam não só a preveniro problema como ajudam a controlar níveis jáelevados de pressão.

1) Manutenção do peso ideal2) Prática de alguma atividade física.

Contudo, antes de começar qualquer atividadefísica é preciso fazer uma avaliação médica.

3) Redução de sal e do consumo deenlatados e alimentos em conserva.

4) Evitar bebidas alcoólicas5) Dieta saudável, com muitas frutas,

verduras e legumes. 6) Medicamentos: só os receitados pelo

médico.

7) Cigarro, eleva a pressão imediatamente,além de comprometer toda a saúde da pessoa.

8) Estresse - ele aparece como resposta doorganismo às sobrecargas físicas e emocionais,acarretando a hipertensão e doenças docoração.

9) Exames médicos avaliações regularesnão só ajudam a identificar o problema nocomeço, facilitando o tratamento, comoservem para adequar o uso de medicamentosde forma mais eficaz.

10) Medir a pressão no mínimo uma vezpor ano. Todas as pessoas devem fazer isso.Procure o Posto de Saúde mais próximo.

Saúde

Jornal 180:Layout 1 12/09/11 14:00 Page 16