jornal paroquial santa rita de cassia caieiras /laranjeiras fevereiro 2015

8
1

Upload: santa-rita-de-cassia-laranjeiras

Post on 21-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal paroquial Santa Rita de Cássia

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

1

Page 2: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

2

A VOZ DO PAPA

PALAVRA DO PADRE

Inicio este mês de fevereiro commeu coração agradecido. Primeira-mente a Deus, é claro, que nos dá agraça de servi-lo a cada dia. Mas tam-bém a todos aqueles que participa-ram nos eventos pelos quais passa-mos no mês passado. Como foi boni-to ver mais de 150 pessoas envolvi-das no retiro “Kerigma – Necessáriovos é nascer de novo!”, realizado en-tre os últimos dias 23 e 25, anunci-ando o Senhor e nos recordando dasmaravilhas que o Senhor realiza emnossas vidas!

Também foi marcante a primeiramissa do Padre Leandro Torres emnossa paróquia, celebrada no últimodia 25. Com uma grande participaçãode nossa comunidade, mostramos todonosso carinho pelo novo sacerdote.

Igualmente agradeço a todos aque-les que estiveram empenhados emnossa Assembleia Paroquial, realiza-da no ultimo dia 01, que culminoucom a celebração da Santa Missa quetambém marcou a abertura do Ano daJuventude em nossa paróquia. A as-sembléia foi um momento importantede nossa caminhada pastoral, que tra-çou as diretrizes sobre as quais traba-lharemos neste ano. Mas recordo que

este empenho demonstrado por todas asnossas lideranças deve ser contínuo, ouseja, não podemos deixar esfriar em nos-sos corações a chama da fé, que nos im-pulsiona na caminhada. É preciso man-ter-nos firmes, mesmo quando as difi-culdades aparecem. Neste ponto, nosajudarão as formações anuais das pas-torais e dos movimentos que teremos.No mundo em que vivemos, marcadopela rapidez e pela instantaneidade deinformações e valores, o discípulo deCristo não pode fugir da responsabili-dade de estar sempre melhor formadopara anunciar o Evangelho nessas no-vas realidades.

Espero sinceramente que à luz da pa-lavra de Paulo em Filipenses 3, 16 quenos diz ”No entanto, qualquer que seja oponto em que tenhamos chegado conti-nuemos na mesma direção”, ilumine econduza nossa caminhada Pastoral nes-te ano que se inicia em que Celebrare-mos o ANO DA JUVENTUDE em nossaparóquia com uma vasta programação

Neste mês temos alguns encontrosimportantes em nossa agenda: entre osdias 02 e 06 realizaremos no CentroPastoral São Luís a “SemanaCatequética”, com o tema “Catequista:aquele que primeiro ama e anuncia”.Será um momento propício paraaprofundarmos nossa vocação, assumi-da no Batismo, de anunciadores da Boa-Nova de Jesus Cristo, ou seja,catequistas.

Já entre os dias 09 e 15 celebrare-mos o Cerco de Jericó, que este anoterá o lema “Com o Senhor dos Exér-

citos derrubaremos todas as mura-lhas”. Inspirados no Livro de Josuénos colocaremos durante sete noitesdiante de Jesus Sacramentado e, con-fiantes no seu poder, pediremos a Eleque derrube as muralhas que nos im-pedem de ter uma vida mais santa efeliz. Este cerco acontecerá na Cape-la de São Luís de Monfort às 20h e oencerraremos no dia 15 na Matriz deSanta Rita, às 18h.

Como já bem sabemos, passadas ascomemorações do Carnaval, entramosno tempo quaresmal. Este período,que possui um forte apelo à conver-são, nos ajuda a preparar-nos para agrande solenidade da Páscoa do Se-nhor. Lembremos sempre de que amedida de nossa conversão é JesusCristo, e que, portanto, sempre temosalgo mais para nos assemelhar maisa Ele. Como você viverá estes qua-renta dias? O Evangelho nos apresen-ta o caminho da oração, da esmola (oucaridade) e do jejum (Mt 6,1-6.16-18),pelo qual nos voltamos respectiva-mente a Deus, ao próximo, e tambéma nós. No entanto, mais que obras pu-ramente exteriores, as obras de peni-tência devem ser expressão de um co-ração contrito, que quer se aproximarmais verdadeiramente ao Senhor, talcomo nos adverte o Catecismo da Igre-ja Católica: “A penitência interior […]não visa em primeiro lugar às obrasexteriores, o “saco e a cinza”, os jejunse as mortificações, mas à conversão docoração, à penitência interior. Sem ela,as obras de penitência continuam es-

téreis e enganadoras: a conversão in-terior, ao contrário, impele a expres-sar essa atitude por sinais visíveis, ges-tos e obras de penitência” (n. 1430). As-sim, não deixe que esta Quaresma pas-se sem que você se aproxime mais donosso Deus!

Ainda, juntamente com a Quaresma,a Igreja no Brasil realiza a Campanhada Fraternidade que neste ano temcomo tema “Fraternidade: Igreja e Soci-edade” e lema “Eu vim para servir (Mc10,45)”. Esta edição da campanha buscaaprofundar, à luz do Evangelho, o diálo-go e a colaboração entre a Igreja e a so-ciedade, propostos pelo ConcílioEcumênico Vaticano II, como serviço aopovo brasileiro, para a edificação do Rei-no de Deus. Deste modo, a campanhadeste ano nos ajudará a retomar osensinamentos do magistério eclesial, quenos apontam uma Igreja mais atuantee participativa na sociedade mas, sobre-tudo como servidora do meio em queestá inserida, e assim refletir como estánossa atuação de nossa paróquia na so-ciedade Caieirense, no qual vivemos.

Iniciaremos a Quaresma e a Campa-nha da Fraternidade com a Santa Mis-sa de Quarta-Feira de Cinzas, no dia 18

em dois horários: às 08h na Capela deSão Luís de Monfort e às 20h na Ma-triz de Santa Rita. Nesta celebração fa-remos a imposição das cinzas, confor-me antiquíssimo costume da Igreja, emsinal de nosso arrependimento e dis-posição em converter-se.

Por fim, lembro-vos de que aCatequese retorna no dia 22 destemês. Esta data também marca o iní-cio das novas turmas, bem como o re-torno de todas as outras atividadespastorais.

Também quero recordar-vos que nopróximo dia 28 haverá Reunião da Co-missão de Festas, às 16h no Centro Pas-toral São Luís de Monfort, para tratar-mos da Festa dos Estados 2015. É im-prescindível a participação de todos osmembros!

Assim, rogo a Santa Rita, que sem-pre interceda por cada um de nós, paraque possamos realizar bem estas nos-sas atividades e para que Cristo possaser mais conhecido e amado em nossaparóquia.

A todos vocês, a minha bênção!

Pe. Wagner da Silva NavarroPároco

Queridos irmãose irmãs,

Amados irmãos e irmãs,Tempo de renovação para a Igreja,

para as comunidades e para cada umdos fiéis, a Quaresma é sobretudo um“tempo favorável” de graça (cf. 2 Cor6, 2). Deus nada nos pede, que antesnão no-lo tenha dado: “Nós amamos,porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo4, 19). Ele não nos olha com indife-rença; pelo contrário, tem a peito cadaum de nós, conhece-nos pelo nome,cuida de nós e vai à nossa procura,quando O deixamos. Interessa-Se porcada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquiloque nos acontece. Coisa diversa sepassa conosco! Quando estamos beme comodamente instalados, esque-cemo-nos certamente dos outros (isto,Deus Pai nunca o faz!), não nos inte-ressam os seus problemas, nem astribulações e injustiças que sofrem; e,assim, o nosso coração cai na indife-rença: encontrando-me relativamentebem e confortável, esqueço-me dos

que não estão bem! Hoje, esta atitudeegoísta de indiferença atingiu uma di-mensão mundial tal que podemos falarde uma globalização da indiferença. Tra-ta-se de um mal-estar que temos obri-gação, como cristãos, de enfrentar.

Quando o povo de Deus se conver-te ao seu amor, encontra resposta paraas questões que a história continua-mente nos coloca. E um dos desafiosmais urgentes, sobre o qual me querodeter nesta Mensagem, é o daglobalização da indiferença.

Dado que a indiferença para com opróximo e para com Deus é uma ten-tação real também para nós, cristãos,temos necessidade de ouvir, em cadaQuaresma, o brado dos profetas quelevantam a voz para nos despertar.

A Deus não Lhe é indiferente o mun-do, mas ama-o até ao ponto de entre-gar o seu Filho pela salvação de todo ohomem. Na encarnação, na vidaterrena, na morte e ressurreição do Fi-lho de Deus, abre-se definitivamente a

porta entre Deus e o homem, entre oCéu e a terra. E a Igreja é como a mãoque mantém aberta esta porta, por meioda proclamação da Palavra, da celebra-ção dos Sacramentos, do testemunhoda fé que se torna eficaz pelo amor (cf.Gl 5, 6). O mundo, porém, tende a fe-char-se em si mesmo e a fechar a re-ferida porta através da qual Deus entrano mundo e o mundo n’Ele. Sendo as-sim, a mão, que é a Igreja, não devejamais surpreender-se, se se vir rejei-tada, esmagada e ferida.

Por isso, o povo de Deus tem ne-cessidade de renovação, para não cairna indiferença nem se fechar em simesmo. Tendo em vista esta renova-ção, gostaria de vos propor três tex-tos para a vossa meditação.

1. “Se um membro sofre, comele sofrem todos os membros” (1Cor 12, 26): A Igreja.

A Quaresma é um tempo propíciopara nos deixarmos servir por Cristo e,deste modo, tornarmo-nos como Ele.

Verifica-se isto quando ouvimos a Pa-lavra de Deus e recebemos os sacra-mentos, nomeadamente a Eucaristia.Nesta, tornamo-nos naquilo que rece-bemos: o corpo de Cristo. Neste cor-po, não encontra lugar a tal indiferen-ça que, com tanta frequência, pareceapoderar-se dos nossos corações; por-que, quem é de Cristo, pertence a umúnico corpo e, n’Ele, um não olha comindiferença o outro. “Assim, se ummembro sofre, com ele sofrem todosos membros; se um membro é honra-do, todos os membros participam dasua alegria” (1 Cor 12, 26).

2. “Onde está o teu irmão?”(Gn 4, 9): As paróquias e as co-munidades

Esta missão é o paciente testemu-nho d’Aquele que quer conduzir ao Paitoda a realidade e todo o homem. Amissão é aquilo que o amor não podecalar. A Igreja segue Jesus Cristo pelaestrada que a conduz a cada homem,até aos confins da terra (cf. Act 1, 8).

Assim podemos ver, no nosso próxi-mo, o irmão e a irmã pelos quais Cris-to morreu e ressuscitou. Tudo aquiloque recebemos, recebemo-lo tambémpara eles. E, vice-versa, tudo o queestes irmãos possuem é um dom paraa Igreja e para a humanidade inteira.

3. “Fortalecei os vossos cora-ções” (Tg 5, 8): Cada um dos fiéis

Para superar a indiferença e as nos-sas pretensões de onipotência, gosta-ria de pedir a todos para viverem estetempo de Quaresma como um percur-so de formação do coração, a que nosconvidava Bento XVI (Carta enc. Deuscaritas est, 31). Ter um coração mi-sericordioso não significa ter um cora-ção débil. Quem quer ser misericordi-oso precisa de um coração forte, fir-me, fechado ao tentador mas aberto aDeus; um coração que se deixe im-pregnar pelo Espírito e levar pelos ca-

Papa Francisco

“Na encarnação, na vida terrena, na morte eressurreição do Filho de Deus, abre-se

definitivamente a porta entre Deus e o homem,entre o Céu e a terra”

minhos do amor que conduzem aos ir-mãos e irmãs; no fundo, um coraçãopobre, isto é, que conhece as suas li-mitações e se gasta pelo outro.

Por isso, amados irmãos e irmãs,nesta Quaresma desejo rezar convoscoa Cristo: “Fac cor nostrum secundumcor tuum – Fazei o nosso coração se-melhante ao vosso” (Súplica das La-dainhas ao Sagrado Coração de Jesus).Teremos assim um coração forte e mi-sericordioso, vigilante e generoso, quenão se deixa fechar em si mesmo nemcai na vertigem da globalização da in-diferença.

Com estes votos, asseguro a mi-nha oração por cada crente e cada co-munidade eclesial para que percorram,frutuosamente, o itinerário quaresmal,enquanto, por minha vez, vos peço querezeis por mim. Que o Senhor vos aben-çoe e Nossa Senhora vos guarde!

Direção e Administração Paroquial:Pe. Wagner da Silva Navarro

Conselho Editorial:Paulo, Edna, Paula e Eduardo

Dep. Comercial:João e Maria - Fone 4441-4870Contato Paróquia: 4605-4868

Produção gráfica e editoraçãoJornal Primeira Impressão - Caieiras

Projeto Gráfico e Direção de arte: Ronaldo Calheiros - 4441-3266

“A Paróquia” é uma publicação da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santa Rita de Cássia

Page 3: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

3

MATÉRIA DE CAPA

Comemorar a ordenação sacer-dotal é celebrar a vida. Compre-endemos que o sacerdócio é voca-ção, é ouvir o chamado de Deus,é renúncia, é doação, pois é pre-ciso abrir mão de muitas coisasessenciais na vida, como a famí-lia, o conforto, os amigos… É umverdadeiro despojar-se de si mes-mo para que no fim, se obtenha otudo ofertado pelas mãos deDeus. É ser firme, ser grato, es-tar disposto, é ser forte e corajo-so, pois o sacerdote não é apenas

Padre Leandro:Mais um Padre para a Igreja!

o homem da liturgia, mas faz dasua vida um culto litúrgico, umaentrega, uma doação, identifican-do-se com a realidade da cruz,que é doação e entrega, se entre-gando aos irmãos e à Igreja, fa-zendo de sua vida um sacramen-to intenso e fecundo.

Padre Leandro, agradecemospelo seu contínuo zelo, dedicação,firmeza, paciência, tolerância, hu-mildade, carinho e amor. A Paró-quia Santa Rita de Cássia foiabençoada pela sua presença no

dia 25/01 quando nos presenteoucom uma maravilhosa celebraçãoeucarística.

Louvamos a Deus, pelo dom desua vida. Pedimos que Deus conti-nue derramando muitas bênçãos egraças na vida do senhor; QueDeus abençoe e ilumine cada diamais sua Vocação Sacerdotal, queNossa Senhora o proteja, lhe cubracom vosso manto sagrado e estejaà frente de todas as dificuldades eobstáculos que se puserem na suacaminhada.

“Padre Leandro,agradecemos pelo seu

contínuo zelo, dedicação,firmeza, paciência,

tolerância, humildade,carinho e amor”

PASCOM – Pastoral daComunicação da Paróquia Santa

Rita de Cássia

Page 4: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

4

Ano da Juventude

É com grande júbilo que,após termos vivido no ano de2014 o ano da família quenos trouxe grandes frutos deconversão e espiritualidade,damos início neste mês defevereiro ao ano da Juventu-de em nossa paróquia.

Temos vivido um tempode grandes bençãos e con-templado em nossa paró-quia o rosto jovem da Igre-ja. Por esta razão, com olema: “Jesus, âncora da mi-nha juventude”, desejamoscolocar nossos jovens em or-dem de construção da civili-zação do amor, assumindode maneira consciente e pes-soal esta proclamação.

A ousadia própria do jo-vem é desafiada a ser nestetempo direcionada àvivência e ao anúncio valen-te e criativo de Jesus Cris-to. Cheio de atividades, re-tiros e missões durante todoano iremos viver um tempode profunda graça.

O Símbolo da ÂncoraPara este tempo escolhe-

mos a âncora como símbolo.Para os marinheiros, a ân-cora é o último refúgio, a es-perança em meio as grandesondas e tempestades. É suafunção promover estabilida-de a embarcação. Para oscristãos, a Cruz de âncora éuma das formas mais anti-gas de representações dacruz, remetendo-nos ao tem-po em que as primeiras co-munidades cristãs eramperseguidas pelos romanos.

A Bíblia nos traz a ima-gem da âncora no livro de Diácono Denis-Ricard

Ano daJuventude

2015

perturbação.Uma grande distinção

que se encontra entre a ân-cora de um navio e a ânco-ra da alma, é que a primei-ra se estende para asprofundezas abissais dosoceanos, enquanto a ânco-ra da alma se estende paraa eternidade, possui umforte e resistente cabo quenos conecta diretamenteao Eterno. Ela não élançada para baixo, maspara o Alto.

das tentações que nos cer-cam por todos os lados, an-corarmos nossa vida, nossahistória, nossa juventudeem Jesus. Sermos apaixo-nados por Ele e não permi-tirmos que as ondas destru-am o que há de melhor emnós, mas com o coração an-corado no céu levantarmosuma nova geração de ho-mens e mulheres de Deus.

Acolhamos, este tempo deprofunda graça que o Senhornos oferece!

“O navio está no mar.Contudo, não é mar. Domesmo modo, os cristãosestão no mundo, mas não

pertencem ao mundo”

Hebreus afirmando que: “Aesperança, com efeito, é paranós qual âncora da alma, se-gura e firme, penetrando paraalém do véu”(6,19). A espe-rança cristã possui umnome, é Jesus Cristo, nele anossa alma é sustentadaem tempos de violência e

“O navio está no mar.Contudo, não é mar. Domesmo modo, os cristãos es-tão no mundo, mas não per-tencem ao mundo”. Assim,queremos neste ano da ju-ventude, em tempos tão di-fíceis, onde somos balança-dos pelas ondas e ventos

Oração do Anoda Juventude

Senhor Jesus, Tu quecomo eu vivestes a graça deser jovem, e que conheceprofundamente como so-mos atacados pelas tem-pestades das tentações, tepedimos a graça, de anco-rarmos nossa juventudeem Ti, para que cheios daousadia de teu Espírito efirmes no teu louco amorque nos alcança, possamosvencer todas as ondas quetentam derrubar em nós ossonhos de eternidade, defelicidade, de um mundomelhor, que o Senhor nosleva a contemplar.

Dá-nos a graça, de guia-dos pelo teu poder, sermosteu sorriso, tua alegria,teu carinho e tua miseri-córdia em todos os lugarespor onde passarmos. Comnosso jeito jovem de serigreja, queremos anunciarteu reino e proclamarmos otempo da graça de Senhor.Que tudo em nós te adore,agora e para Sempre.

Amém!

01 – Santa Veridiana

04 – São João de Brito05 – Santa Águeda07 – São Ricardo08 – São Jerônimo Emiliano10 – Santa Ecolástica

03 – São BrázA vida e os feitos de São Brás atingem aqueleápice de alguns poucos, que atraem a profundafé e a admiração popular. Ele é venerado no Ori-ente e Ocidente com a mesma intensidade ao logode séculos, e até hoje, mães aflitas recorrem àsua intercessão quando um filho engasga ou apre-senta problemas de garganta. A bênção de São Brás, procurada prin-cipalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, onde éministrada nesta data em muitas igrejas do mundo cristão.

11 – Nossa Senhora de LourdesEm Lourdes, na gruta de Massabielle,Nossa Senhora apareceu dezoito vezes aSanta Bernardete, então menina de 14anos. Na última das aparições, a VirgemSe identificou: ”Eu sou a lmaculada Con-ceição”. Com essas palavras, confirmavao ato solene pelo qual o Papa Pio IX, qua-tro anos antes, proclamara a Conceição

Imaculada da Santa Mãe de Deus. Até nossos dias, curas e mila-gres prodigiosos ocorrem no local, que é procurado por peregrinosdo mundo inteiro.

12 – Santa Eulália de Barcelona13 – Santa Catarina de Ricci14 – São Cirilo e São Metódio, São Valentim16 – Santo Onísimo18 – Santa Bernadete Soubirous19 – São Conrado de Placência21 – São Pedro Damião22 – Santa Margarida de Cortona23 – São Policarpo24 – São Sérgio25 – São Cesário26 – São Porfírio de Gaza27 – São Gabriel da Virgem Dolorosa28 – São Roma e São Lupicino

Page 5: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

5

Programação Ano da Juventude

Page 6: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

6

DIRETO DA DIOCESE

Dom Sergio nos fala sobre aCampanha da Fraternidade 2015Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir”(cf. Mc 10, 45), a Campanha da Fraternidade (CF) 2015 buscará recordar a

vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir dodiálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio

Ecumênico Vaticano II. A Campanha da Fraternidade 2015 seráoficialmente lançada no dia 18 de fevereiro, às 10h30, na sede daConferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Irmãos e irmãs!Com a Quaresma iniciamos a ca-

minhada para a Páscoa, aconteci-mento central da vida cristã e pontoalto do ano litúrgico. Renova-se oapelo à conversão: “... Eis agora otempo favorável por excelência. Eisagora o dia da salvação...” (2Cor 6,2). Recordando os 40 anos do povode Deus peregrino, no deserto, embusca da liberdade e da vida, e os40 dias de Jesus no deserto, na inti-midade com o Pai, acolhendo seu pro-jeto, para realizá-lo com a entrega davida até as últimas conseqüências,a Quaresma nos propõe a retomar oseguimento de Jesus, pautando nos-sas relações pela defesa dos valo-res que dignificam a vida. É o tempode uma experiência mais viva no seu

mistério pascal, “participação nosseus sofrimentos para participarmostambém da sua glória” (Rm 8,17).

A constituição SacrosanctumConcilium – a Sagrada Liturgia, pelaqual o Concílio Vaticano II adentrouna Igreja, recomenda que na Quares-ma os fiéis ouçam de modo novo aPalavra de Deus, se entreguem à pe-nitência, à oração, preparando-separa viver com dignidade tão grandemistério. Lembra ainda a constituiçãoque a penitência quaresmal não éalgo meramente pessoal, individual,mas social, o que implica solidarie-dade com as necessidades do povo.

Com o evangelista Marcos contem-plamos Jesus que, depois de ser decla-rado no batismo Filho amado do Pai, sedirige ao deserto e, pela força do Espíri-to, vence as tentações e assume ocompromisso de aproximar o Reino deDeus de toda a humanidade. Com elesomos chamados a renovar nosso com-promisso batismal testemunhando tam-bém nós o Reino já presente, expres-sando, pelo jejum, oração e esmola, nos-sa comunhão e comprometimento comos irmãos, preferencialmente os pobrese excluídos da sociedade.

No Brasil, a Quaresma e a Cam-panha da Fraternidade interagemaprofundando e favorecendo avivência do Mistério Pascal. Com aCampanha da Fraternidade mergulha-mos na realidade, nem sempre emsintonia com o projeto do Reino. Este

ano, com o tema: “Fraternidade: Igre-ja e Sociedade”, e o lema: “Eu vimpara servir” (Mc 10, 45), a Igrejadeseja “aprofundar, à luz do Evange-lho, o diálogo e a colaboração com asociedade, propostos pelo ConcílioEcumênico Vaticano II, como serviçoao povo brasileiro, para a edificaçãodo Reino de Deus”.

Se evangelizar constitui a graça ea vocação própria da Igreja, a suamais profunda identidade, como lem-bra a Exortação Apostólica do BeatoPaulo VI sobre a Evangelização noMundo Contemporâneo, o caminho jáindicado pelo Vaticano II é o cami-nho do serviço – servir a Deus ser-vindo o ser humano. “... É a pessoahumana que deve ser salva. É a so-ciedade humana que deve ser reno-vada. É, portanto, o homem consi-derado em sua unidade e totalidade,corpo e alma, coração e consciên-cia, inteligência e vontade...” (Cons-tituição Conciliar Gaudium et Spes –sobre a Igreja no mundo, nº 3).

Desde as origens, na época da cris-tandade, do Império e na República,não obstante os desafios nos camposeconômico, social, político e religioso,com a colaboração dos missionáriosque chegavam, e também de leigos eleigas, a Igreja exerceu o seu impor-tante papel evangelizador. “Os que aquichegaram amaram e valorizaram a Ter-ra de Santa Cruz e difundiram a idéiade que se tratava de um lugar de sal-

vação” (Texto-base, nº 19). Presente na sociedade, a Igreja

tem como missão servir ao bem in-tegral da pessoa. “A mensagem doEvangelho exige dos cristãos o direi-to e o dever de participar da vida dasociedade. Daí a importância do diá-logo cooperativo fraterno eenriquecedor com a realidade sociale as instâncias representativas da or-dem social” (Texto-base nº 59).

Ser uma Igreja em saída – Igrejamissionária e sem medo, como pede oPapa Francisco; atenta aos sinais dostempos com especial atenção para coma família; solícita com as pessoas emsituação de marginalização, exclusão einjustiça cujas vidas estão constante-mente ameaçadas, assim como asque vivem na rua, vítimas do tráficohumano, grupos indígenas e outros;aberta às suas experiências religio-sas e às dos outros; eliminando pre-conceitos de qualquer ordem, sobre-tudo religiosa; disposta a colaborar nofortalecimento da democracia de acor-do com os preceitos institucionais,participando da reforma política, nun-ca alheia aos processos políticos dasociedade, é o que todos almejamos.

Pela graça de Deus, refletindoe rezando as relações entre aIgreja e a Sociedade, vivamos aQuaresma, lembrando-nos de quenosso compromisso começa coma comunhão e o fortalecimento doslaços comunitários.

Don Sérgio

Bispo Diocesano

Page 7: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

7

Santa RitaADRIANA MODESTO FIALHOAFRANIO JACINTO DOS SANTOSAILTON MENUCHIALDENIR BISPO DE JESUS FERREIRAALEXANDRE DE MORAES SANTOSANDRÉIA VIEIRA DO NASCIMENTOANECI CLAUDINO MOREIRA OLIVEIRAANTONIETA GOMESANTONIO ALOIZIO F. DE SOUZAANTONIO DOMINGUESCARLOS ALBERTO MARTINSCLEUSA AP. ROCHA DOS SANTOSCRISTINA TIMOTE DE LIMAEDNA MÁRCIA RAIMUNDA DE JESUSEDSON CONSTANTINO DE SOUZAEDUARDO ALVES DA SILVAELAINE VIANA DE SOUZAELIZABETH NAZARIO PEREIRAERNESTINA GUIMARÃES SILVAFAUSTINO JOÃO DE LIMAFRANCISCO DE OLIVEIRA LEITEISRAEL RIBEIRO VIANAIVONE APARECIDA DA SILVA MATJASIVONE LOUZADA COELHOJOSÉ ROBERTO DE ALMEIDAKELLY PATRICIA BONJANILARYSSA DE CÁSSIA SILVA ASSISLEONICE BIANCHINI FERREIRALUCIMAR PEREIRA DA SILVAMARIA APARECIDA DA S. BUENOMARIA CELIA DA SILVA GARCIAMARIA DAS DORES DE LIMA SOUSAMARIA DAS GRAÇAS TRINDADE DE MELLOMARIA DO CARMO DA CRUZMARLUCE DE AZEVEDO LUNAMIRIAM DA SILVA AMORIM SANTOSMOISES PAESNEOIL DE MORAES MARIANONOEMIA CALDAS MARREIROSPAULO ROBERTO DE MELORICARDO GABRIEL DOS SANTOSROSE BASTOS L. DA S. MARANHOSANDRA DOS SANTOS FUMAGALIVANI CRISTINA BARONE

São CristóvãoLENIR APARECIDA SANTOS PONTELLELAUDELINA MARIA DE JESUSJOSÉ CARLOS BRAGA

São João BatistaCLAUDIONICE BARBOSA DA SILVA

São LuisADRIANA MANDU DA SILVAALEFFE PEREIRA DA SILVAARMANDO SILVA SANTOSCLAUDIO MARTINS NAPOMUCENOCLEMILDA B. SILVADOMINGAS MARIA DE BARROS SERRÃOEDILEUZA ERNESTINA DE ARAUJOEDITE DE SOUZA SANTOS LIMAELZA AMORIM DO NASCIMENTOELZE SANTOS SILVAGABRIEL COSME DOS SANTOSJOSÉ COSTA A. SANTANAJULIANA AP. MENDES MAZIVIERO DOLCEMARIA ARCENIA O. SANTOSMARIA CICERA FAGUNDES DOS SANTOSMARIA DE LOURDES MASTROMARIA DOROTEIA DA SILVAMARIA DOS ANJOS A. S. ALVESMARINHO MARTINS DOS SANTOSMARLI ORINEIA DE OLIVEIRAONDINA NASCIMENTO MENUCHIPEDRO CANUTO DE RESENDEROBERTO MARTINS LISBOAROSA F. LIMA ARAUJOROSALIA JUVENTINA DA SILVAROSARIO DA SILVA LUCENASEBASTIÃO FRANCISCO DOS SANTOSSILVANIA ABIGAIL F. LISBOA

Sagrada FamíliaANA DOULORES RAMOS DA SILVAANTONIO FERREIRA DA SILVAANTONIO JESUS DOS SANTOSCLAUDIO HUMBERTOEDMILSON GOMES DA SILVAEDNA OLIVEIRA DIASJOSÉ OSCAR DE LOURDESKATIA FERREIRA DE FREITASLENIR APARECIDA DOS SANTOS PONTELLEMARIA APARECIDA DOS SANTOSMARIA GORETE SIQUEIRA SANTOSMARINALVA ALMEIDA PINHOMAURICIO ALMONDES RIBEIROTAÍS SANTANA SILVAZINAR DA SILVA ANDRADE

N. Sra Rosa MísticaCLAUDIA ALVES DA SILVALUCIANO APARECIDO MENDES SILVESTRE

Santa RitaADELAIDE APARECIDA DE MORAISADEMIR MARTINS GOULARTALEX MAGALHÃES DE JESUSALMIRA MARIA DE OLIVEIRAANA DE OLIVEIRA SILVAANA DOMINGOS ALVESANDREA N. SVERSIA RAMOSANGELA MARIA DE A. SANTOSAPARECIDA MARIA M. MACHADOARLETE FERNANDES DE SOUZA OLIVEIRACARLOS DOS REIS CRUZCENIRA BARBOSA MOURACICERO AMARO SOARESDORVALINA MORAIS DA COSTAEDNA MARIA RAMOS PIOVEZANIELSON BARBOSA DA SILVAELZA MARIA DA SILVAELZA TAVARES DA SILVA LOPESEVA DOMINGOS ESPINOSAFERNANDA CHAVES DE SOUSAGERALDA DA CONSOLAÇÃO P. SILVAGERALDO NOGUEIRA DE LIMAGERUZINA ALVES DE SOUZAJANAINA NUNES SILVA QUINTEIROJOANA DE ARRUDAJOÃO DA SILVA MOURAJOSÉ APARECIDO ALVESJOSÉ CICERO DE OLIVEIRA SANTOSJOSÉ DOS REIS CABRALJOSE DOS REIS DA SILVAJOSÉ PEDRO DIAS FILHOKELLY CRISTINA TEIXEIRA ZACARIASLEANDRO APOLONIOLEGIAO DE MARIAMARCELO FERREIRA SANTOSMARIA BETÂNIA DE AZEVEDO DOMINGOSMARIA CLAUDIA S. DO VALLEMARIA DAS GRAÇAS DE JESUS ARAUJOMARIA DE LOURDES DE ALMEIDAMARIA DO SOCORRO DIAS DA SILVAMARIA RODRIGUES DA SILVANATALIA OLIVEIRA SILVANEUSA MARIA DE JESUS VILELAPE. WAGNER DA SILVA NAVARROPERMINIO FERREIRA SANTOSRODOLFO MORETTISEBASTIANA GOMES O. SANTIAGOSEBASTIANA SOUSA GUIMARãESSEBASTIÃO BARBOSA SOUZASILVANA APARECIDA MELADOSIMONE DE JESUS MELADOSONIA REGINA DE CARVALHOTATIANA APARECIDA DA SILVA DE SOUSAVALDELINA LOURENÇO DA SILVAVALDOMIRO GOMES

São LuisALAIDE MARTINS LIMAAMARO JOSÉ FERREIRAANA MARIA PAULA DIASANTONIO AUGUSTO FILHOCLAUDICE TIGRE

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE FEVEREIRO ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JANEIROCREMILDO SITÔNIO DA CRUZFRANCISCO ALVES DE SOUZAFRANCISCO GERSON PINHEIROINÊS LOPES DOS SANTOSJAQUELINE GONÇALVES DE OLIVEIRAJESUALDO MOURA EVANGELISTAJOSÉ ADMILSON DA SILVAJOSÉ FERREIRA DA SILVAJOSÉ LUIZ MENDESLUIS PEREIRA DA SILVALUZINETE PAULO NASCIMENTOMAIARA PECHULA SENNEMARIA AP. NASCIMENTOMARIA AUGUSTA DA SILVA SANTOSMARIA CARMÉLIA VIEIRA FEITOSAMARIA DA SILVA MELOMARIA DE FÁTIMA FERREIRA NEVESMARIA JOSÉ DE LIMA NASCIMENTOMARIA LUCIA B. PEREIRAMARIA NELMA A. SILVEIRA FERNANDESMARIA NONATA DA SILVAMAURICIO ALVES DE OLIVEIRAOSWALDO FERREIRA DA SILVAPEDRO MARIOTTIROSANGELA FERREIRA LEITESINETE MARIA DE SOUZA MIRANDATEREZINHA ELIAS DA SILVAYONE MARTINS RODRIGUES

São João BatistaGERALDA DA CONSOLAÇÃO PEREIRA DA SILVAROSANA DE OLIVEIRA SILVA

São CristóvãoAna Paula DouradoFRANCISCO DA PAZ DOS SANTOSGerson Lopes de Barros

Sagrada FamíliaADRIANO SANTOS DE MOURAAGATHA DE SOUZA MARQUESAGNES DE SOUZA MARQUESALINE SANTOS DE MOURAAMARO JOSE FERREIRAANDREIA PEDRO BILAR FERREIRAANTONIA ALVES PEREIRA DA SILVABENEDITA CELIA DA ROSA SILVACARLOS APARECIDO GALDINODORALICE DAMASCENO BEZERRAFLAVIO VALDEVINO DOS SANTOSLUCINETE RAMOS DA SILVAMANOEL MARQUES SOARESMARIA DO SOCORRO DA SILVAMARIA LÚCIA BARBOSA PEREIRAROSANA MUNIZ DE ABREUSINETE MARIA SOUZA MIRANDAVANDERLI BEZERRA SANTOSVICENTE DE PAULA RAIMUNDO

Nossa Senhora Rosa MísticaJANAINA DE O. PASSARELLIVANILDE DA SILVA

BATIZADOS DO MÊS DE JANEIRO11/01/2015ANNY HELOISA MARINHOEMILLY LUANY MARINHO SANTOSMANOELA DE ALMEIDA LEITENATHAN MOREIRA LUZ

25/01/2015ANA JULIA RODRIGUES DA SILVALARA CRISTINA COUTINHO PAIVAMIGUEL SILVA CORRÊA DE SOUSAYASMIM PEREIRA DE MOURA

FevereiroSagrada FamíliaSANDRA REGINA DE ARAUJO/JOÃO CARLOS ANDRADECAMILA RIBEIRO SILVA /EDMILSON GOMES DA SILVA

São CristóvãoVALDILENE CORREIA DA SILVA/ VALDEMIR PEREIRA DA SILVA

São Luis ACILIO BEZERRA DO NASCIMENTO/ MARIA JOSÉ DE LIMA NASCIMENTO BERNARDO FERREIRA DA SILVA/MARLI T. VENANCIO DA SILVA HELENA FARIA /HERMOGENES D. FARIA WALDEMAR BATISTA DA GRAÇA /ZÉLIA DIAS NOVAES DA GRAÇA EUZÉBIO FERREIRA DA SILVA/ APARECIDA DE FÁTIMA VENANCIO SILVA ROSANALIA MORENA SOUZA/ JOSÉ RODRIGUES DE ARUJO DERCILIO MARIA SOUSA / MARIA AP. DE OLIVEIRA SOUSA MARIA GEANEDOS SANTOS / JOSE FERREIRA DE SOUSA MARIA DAS DORES DE MORAES/JOSÉ PEREIRA DE MORAES

Santa RitaWENDEL RICARDO DA SILVA MARANHO/ ROSE BASTOS L. DA S. MARANHO

Page 8: Jornal Paroquial Santa Rita de Cassia Caieiras /Laranjeiras fevereiro 2015

8