jornal paroquial | outubro 2010

8
Rádio União FM 87.9 MHz Programa Semeando Esperança De Seg. a Sex. das 11 às 12 horas Pela internet Pelo jornal Ação e Missão Pelo telefone www.pauloapostolo.com.br [email protected] (47) 3434-1091 ( Aproveite os meios de comunicação que a paróquia oferece Papa convida jovens a serem “Santos do século XXI” PÁGINA 3 Eleições 2010: compromisso e missão PÁGINA 8 Outubro/Novembro 2010 Ano 6 Nº 34 "Maria Caminha conosco em missão"

Upload: murilo-reinert

Post on 21-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Paroquial PSPA | Outubro 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Rádio União FM 87.9 MHzPrograma Semeando EsperançaDe Seg. a Sex. das 11 às 12 horas

Pela internet Pelo jornal Ação e MissãoPelo telefonewww.pauloapostolo.com.br [email protected] (47) 3434-1091(

Aproveite os meiosde comunicação quea paróquia oferece

Papa convida jovens a serem “Santos do século XXI”

PÁGINA 3

Eleições 2010:compromisso

e missão PÁGINA 8

Outubro/Novembro 2010 • Ano 6 • Nº 34

"Maria Caminhaconosco em missão"

Page 2: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Queridos e amados irmãos eirmãs em Cristo que a benção e graçado Cristo missionário do Pai estejamem seus corações pela ação e a graçado Espírito Santo.

Estamos vivendo um tempo for-te de missão na Igreja com o TriênioMissionário, ou seja, a Igreja é porexcelência missionária, somos con-vocados a colocarmos os nossos pésno chão e anunciar Jesus Cristo atodas as pessoas com a nossa pre-sença e o nosso testemunho.

Nos diz o Documento de Apare-cida n.31 "A Igreja deve cumprir suamissão seguindo os passos de Jesus eadotando suas atitudes", primeira-mente devemos nos sentir Igreja, aresponsabilidade das missões passanas mãos, no coração e nos pés decada um de seus Batizados quesomos com a identidade de Cristãos.

Para seguir os passos deJesus no que Ele tem anos falar e através de nos-sos gestos, palavras, ati-tudes sermos semelhan-tes ao do Mestre.

A pergunta que poderíamos fazeré a seguinte: "Como eu posso ser mis-sionário na minha realidade de cadadia?" Começamos a ser missionário narealidade de família, da rua, da socie-dade, comunidade e a nossa real parti-cipação da vida da Igreja.

O que seria então missão? Odocumento de Aparecida n.145nos diz a esse respeito: "A missãonão se limita a um programa ouprojeto, mas é compar t i lhar aexperiência do acontecimento doencontro com Cristo, testemunhá-lo e anunciá-lo de pessoa a pessoa,de comunidade a comunidade e da

Igreja a todos os con-fins do mundo".

Precisamos sermissionários dentro denossa Igreja, com asnossas dimensões de

pastoral, movimentos e ministérios,pois tanto mais seremos missioná-rios quando colocarmos em prática oEvangelho de Cristo em todas essasrealidades palpáveis de uma pastoralmissionária independentemente oqual seja, de um movimento que váao encontro das pessoas e leve JesusCristo e de um ministério que serveaos outros a exemplo de Jesus Cristo.

Portanto que você meu irmão eirmã, sinta-se um chamado especialda parte de Jesus a seguir os seuspassos e sendo no mundo uma pre-sença viva do amor de Deus paracom toda a humanidade.

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

2 Opinião

E D I T O R I A L

M E N S A G E M D O P Á R O C O

Nunca é tarde para recomeçar!A primavera, estação que se iniciou neste

mês de setembro, traz consigo uma mensa-gem escondida, que só os olhares atentos esensíveis podem captar, ela apresenta umbelo espetáculo de flores e cores neste perío-do, no entanto, para que fosse possível tudoisso precisaram ser lançadas sementes na ter-ra e estas por sua vez, precisaram "morrer"para com maior força e vigor, trazer aos olhoshumanos e a toda natureza a mensagem deque nunca é tarde para recomeçar!

Nos dias de hoje parece que o serhumano não tem o direito de errar, e quequando passa por algumas situações difí-ceis, ou precisa enfrentar seus medos edúvidas, se depara com frases típicas de queter sucesso na vida é "ser perfeito" "ser efi-ciente" "nunca desanimar" "não errar". Ora,será que a melhor pessoa não seria aquelaque contempla sua verdade, e mesmo quetenha muitas vezes que "morrer" numa opi-nião, ou "perder" uma briga sabe que nãotem a obrigação de vencer sempre, pois, temvalor e é capaz de recomeçar?

Observar aquilo que cada um pode reali-zar e buscar melhorar como pessoa, sim, semdúvida nenhuma esta é caminhada certa deaprimoramento que cada ser pode alcançar,no entanto, se neste caminho, alguns trope-ços, quedas ou "mortes" acontecerem, reco-meçar, na parte em que caiu, pode agregarforça e vigor novo, a partir da experiência vivi-da, podendo trazer ao mundo um novo e belocolorir de vida e entusiasmo!

Então... que a primavera suscite em cadaum a certeza de que recomeçar sempre é pos-sível e pode trazer um novo sentido de viver!

Isa Gonçalves, Comunicação Paroquial

Anuncie no Ação e Missão Por telefone: 3434-1091

Por e-mail: [email protected]

AÇÃO E MISSÃO – Jornal da Paróquia São Paulo Apóstolo – Rua Ponte Serrada, 440 – Comasa – Joinville/SC – Fone: (47) 3434-1091 E-mail: [email protected] Coordenação: Padre Vilnei Carlos Pscheidt. Equipe Pastoral da Comunicação: IsaGonçalves, Padre Vilnei e Maurici Crispim. Responsáveis pelo Patrocínio: Isa Gonçalves e CPP e CPC paroquiais. Projetográfico e diagramação: Girardi Junior Editora (3028-4877) – Impressão: Grafinorte. Tiragem: 3.000 exemplares.

Padre Vilnei Carlos Pscheidt

M E N S A G E M D O B I S P O

Neste ano celebramos a SemanaNacional da Vida de 1 a 7 de outubrocom o tema "Vida, Ecologia Humanae Meio Ambiente". A intenção é pro-mover a valorização da vida humanano planeta, desde seu início, na con-cepção, até a morte natural.

A celebração culmina com oDia do Nascituro, no dia 8 de outu-bro, chamando a atenção paraaqueles seres humanos que já exis-tem, mas ainda não nasceram.Cada criança que vem ao mundo épromessa de renovação da humani-dade e esperança de um futuronovo. As mulheres que acolhemcom generosidade a maternidade egeram novas vidas para a pequenae a grande família humana, mere-cem nosso respeito e apoio.

É preocupante quando pessoasque se dizem inteligentes e honestassão a favor do aborto. Faz-me lembrara experiência de um médico anti-abortista que recebeu em seu consul-tório uma mão grávida que queriaabortar. Ela possuía outros dois filhos.Então o médico lhe fez uma contra-proposta. Em vez de matar o seu filho

no ventre materno, metraga um dos outros doisfilhos para matar, poisestes já tiveram chance deuma vida fora do seiomaterno. Com essa con-traproposta a mãe se deu conta de seudesejo desonesto para voltar atrás,com o propósito de gerar e acolhercom amor também aquele seu filhoinocente e indefeso.

Infelizmente, certa "cultura demorte" vem sendo apregoada ao ladode uma insensibilidade diante dorespeito à vida humana. Vemos pes-soas defenderem a todo preço a fau-na, a flora, a ecologia, os biomas danatureza, o que é justo, porém, são afavor de por em risco a vida humana.A lei maior continua sendo - "nãomatarás" - não importando que setrate de pessoa adulta, criança,doente, de um feto ou bebê que estápor nascer.

Penso que devemos ser maiscoerentes e nos colocar a favor do"evangelho da vida", defender simtoda a natureza criada por Deus,mas não esquecer que justamente

a criatura humana é aque está no centro daCriação. O ser humanonunca pode ser reduzi-do a um "objeto" nemser entregue ao arbí-

trio de quem quer que seja, porquepossui uma dignidade originária,que o faz merecedor do mais abso-luto respeito.

A Diocese de Joinville está pro-movendo uma exposição, que é umamostra fotográfica alusiva à SemanaNacional da Vida. No dia 6 de outu-bro, na quarta-feira próxima, às19:30 h, no Centro Diocesano de Pas-toral, haverá uma palestra com ofamoso Doutor Pe. José Rafael SolanoDuran sobre a Vida, Ecologia Huma-na e Meio Ambiente.

Celebremos, pois, a Semana daVida com alegria, sentindo gratidãopela vida que temos, pelos nossospais que foram instrumentos nasmãos de Deus, que nos concedeueste grande presente. Por isso, seja-mos defensores e promotores davida humana desde o alvorecer até oseu ocaso.

Dom Irineu Roque Sherer

Page 3: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

Jovens 3

R. Tenente Paulo Lopes, 200Bairro Boa VistaFone 3434-1293

Rua Sebastião S. deBorba, 548 - Sala 01Fone 3434-2208

Rua Ponte Serrada, 717Rua João Hebert, 300

Rua Sebastião S. de Borba, 145

EspinheirosFone 3439-3463

Rua José AntônioSalles, 42 Jardim Iririú

Joinville/SC

Fone 3437 7066

Yankes

Rua Ponte Serrada,752 Comasa

Supermercado Ponte Serrada

Rua Ponte Serrada, 1205

Fone 3434-1419Fone 3434 1699

Grupo JUDESO grupo de Jovens JUDES-Jovens Unidos

Divino Espírito Santo, teve inicio no mês defevereiro de 2010, na sede da ComunidadeDivino Espírito Santo, uma das capelas daparóquia São Paulo Apóstolo que fica na loca-lidade conhecida como "Novos Horizontes".Écoordenado por três integrantes: Sônia A deOliveira, Felipe C. P. Marques e Thaise Cristinedo Rosario.

O grupo se reúne no primeiro e terceirosábado de cada mês das 19h30 às 21 horas.

Hoje é composto de 17 jovens de 14 a 22anos. Nos encontros são debatidos muitosassuntos voltados a juventude como: namoro,família, amizade, religião, a necessidade da par-ticipação dos jovens na igreja. Durante osencontros, existem momentos de descontração,como não poderia deixar de faltar, há tambémmusicas e recreações. Uma vez por mês,ou seja,no primeiro domingo, é realizado a missa dosJovens, onde, os próprios jovens participam comleitura, eles mesmos preparam a missa paraaquele dia.

Tivemos também participação de jovensno Rejaaf, que é o retiro que nossa paróquia faztodo ano.

Sabemos que a juventude precisa recebertoda atenção e dedicação para o seu bom desen-volvimento como pessoa e para que esteja cadavez mais incluso na vida da Igreja. Este é nossoobjetivo como coordenadores. Estendemos oconvite para os jovens da comunidade viremfazer parte deste grupo Seguidores de Cristo.

Coordenação do Grupo JUDES

Papa convida jovens a serem "Santos do século XXI"

1ª Noite da “Vaca Atolada”, que aconteceu na comunidade Papa João XXIII

Torneio de Beach Soccer com a participação dos gruposde jovens da paróquia e jovens que fizeram o REJAAF

"Há algo que está muito forte em meu coraçãopara dizer-vos. Tenho a esperança que entrevós, que hoje estais aqui para ouvir-me, hajaalguns dos futuros santos do século XXI. O queDeus mais quer para cada um de vós é que vostorneis santos. Ele vos ama muito mais quepossais imaginar e deseja o melhor para vós. E amelhor coisa de todas para vós é, de longe, ocrescer em santidade". (Fonte: www.cancaono-va.com.br/noticia)

A pastoral da juventude vempromovendo neste ano de 2010vários eventos, entre eles a "1ª Noiteda Vaca Atolada", prato típico feitode aipim e costela de boi, que acon-teceu na comunidade Papa JoãoXXIII dia 21 de agosto e o "Torneio deBeach Soccer" que aconteceu emduas etapas tendo seu encerramentona Festa das Tendas dia 05 de setem-

bro, ambos foram organizados pelaPastoral da Juventude e contou coma participação dos grupos de jovensda paróquia e jovens que fizeram oREJAAF(Retiro de Jovens Amigos noAmor Fraterno). Iniciativas assim,que partem de lideranças jovensmostram a capacidade e a criativida-de destes, que são o futuro, e o belopresente de nossa igreja.

Page 4: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Mensagem Dom Orlando Brandes

"A catequese é o sucessode Jesus, o bem supremo da Igre-ja, a humanização e evangeliza-ção das pessoas, real colabora-ção na renovação da sociedade.A catequese é o útero da mãeIgreja, onde o Espírito Santo geranovos cristãos, como gerou Jesusno seio de Maria. Sendo a igrejaCorpo de Cristo, a catequese éseu sangue e vitalidade. Sem oensino da fé, a igreja fenece. "Acatequese é a alma da Igreja".

Enquanto processo de edu-cação da fé, a catequese começano ventre materno até à eterni-dade. A missão do catequista étransmitir a experiência de fépara que seus ouvintes experi-mentem o fascínio do evangelho,descubram a beleza da comuni-dade e se dediquem na transfor-

mação da sociedade. É claro queos pais são os primeiros cate-quistas e a comunidade com suavitalidade litúrgica, pastoral, pro-fética, missionária é uma espe-cial catequizadora, como tam-bém os grupos de reflexão.

Você catequista, é eleito eeleita de Deus, que fala emnome da Igreja e ensina a sãdoutrina. Nobre é sua tarefa,árduo o seu trabalho, incomen-surável o bem que realiza. Vocêestá no coração da Igreja, por-que veio do coração de Deus,para chegar ao coração do mun-do. Você é anjo que anuncia, éapóstolo que ensina, é mártirque dá testemunho. Como nãoexultar de alegria no seu dia? Oque fala mais alto é o seu teste-munho de vida. Você é como um

artista que vai esculpindo JesusCristo e seu reino nas pessoas,nas comunidades, na sociedade.Que vocação sublime a de sereducador da fé e ajudar asmulheres e homens a seremamigos de si mesmos, irmãosdos outros, filhos de Deus econstrutores do reino de Deus.

Somos todos convidados aolhar para o "catequista Jesus deNazaré" e com Ele aprender a serdiscípulos da Palavra de Deus."

7ª Concentração Diocesanade Catequese

No último domingo de agosto a igreja cele-bra o dia do catequista. A diocese de Joinvillecelebrou este dia de maneira especial com a 7ªConcentração Diocesana de Catequese. A pre-sença de aproximadamente dois mil catequistasde toda diocese lotou o Ginásio do SESI onde oencontro aconteceu. O dia foi repleto de dina-mismo, com apresentações de dança sacra e tea-tros. Em torno de oitenta catequistas, da paró-quia São Paulo Apóstolo, estavam no evento, e,agitando suas bandeirinhas brancas, juntamentecom as demais comarcas que tinham suas diver-sas cores, contagiavam o ambiente num clima demuita alegria e motivação. O dia foi assessoradopor Dom Orlando Brandes, que refletiu sobre otema "Iniciação à Vida Cristã" que vem propon-do um novo modelo de catequese. Em sua fala,Dom Orlando motivou e animou os catequistaspresentes falando da importância de sua missãonesta nova proposta da igreja.

Fica aqui o agradecimento a todos os cate-quistas que se dispuseram a participar desteevento e também ao Pe.Vilnei, por ter marcadopresença e assim demonstrado seu incentivo erespeito a equipe de catequistas da paróquia.

Coordenação Paroquial da Catequese

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

4 Aconteceu

Encontro de formação com os casais do casamento

comunitário.Todos os anos são abertas inscrições para ocasamento comunitário, neste ano de 2010, quinze casais,

no dia nove de outubro estarão recebendo este sacramento.

Trata-se de uma experiêncianova que nasceu na Espanha,fundamentada na comunicação,denominada diálogo em nível desentimentos e muito indicadapara casais que já são casados(ou que poderão casar), sacerdo-tes, religiosos e religiosas.

Esta experiência, cha-mada Fim de Semana(FDS), porque acontecede sexta-feira à noiteaté domingo à tarde,está presente em Join-ville e objetiva fortalecero relacionamento docasal, do sacerdote, reli-giosos/as entre si e comseu povo, dando ênfase ao valor davida matrimonial e do sacerdócio.O fim de semana (FDS) do Encon-tro Matrimonial é:

• um tempo para aprender umnovo método de vivênciafamiliar;

• uma nova experiência pessoalentre marido e mulher;

• um tempo de reflexão e amadu-recimento de decisões.

O próximo EncontroMatrimonial ocorreráde 5 a 7 de novem-bro na Casa de For-mação do Vila Nova.Informações e inscri-ções ligue para Dio-mar ou Maristela.Fones 3026-5298 ou

9639-4851. Venha investir emvocê e viver esta nova emoderna experiência conosco!

Encontro matrimonial mundial

Concentração Paroquial de Crismandos

Tema: Busca do Sentido da Vida • Assessora Andréia Bonet.

Dia 24 de outubro das 8:00 às 11:30 no Centro de Pastoral Padre Fausto – Paróquia

(Obs. Para os crismandos do 2º Ano)

Formação Paroquial de Catequistas

Assessor Pe. João Ilson. Dia 27 de novembrodas 14 às 17 horas na Comunidade São

Francisco de Assis – Moinho I

Page 5: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Nos dias 26,27 e 28 de agosto, mês vocacional, nossaparóquia pela primeira vez, viveu a alegria de um TríduoVocacional, momento de oração e gratidão a Deus pelasvocações! O tríduo contou com a presença de padres de foraque a cada dia trouxeram uma mensagem diferente. No pri-meiro dia Frei Davi, da ordem dos Freis Capuchinhos, falouda vida de São Francisco de Assis e de como vivem os Fran-ciscanos com seus votos de pobreza, castidade e santidade.Na sexta-feira, padre Wanderlei, que já foi pároco desta paró-quia, deu ênfase as vocações religiosas e partilhou com acomunidade presente sobre a importância do grupo decoroinhas, o qual ele iniciou quando aqui trabalhou. Por fim,o encerramento do tríduo aconteceu na comunidade PapaJoão XXIII, no sábado, e teve a presença do coordenador dio-cesano do Serviço de Animação Vocacional, Pe.Sérgio quecelebrou juntamente com Pe.Vilnei . Fica aqui o agradeci-mento a toda a equipe que organizou, incentivou e partici-pou desta bela experiência! Vocação acertada, vida feliz!

Coordenação SAV - Serviço Animação Vocacional

Tríduo Vocacional

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

Aconteceu 5A Semana da Famílianas comunidadesCom o tema "Família Formadora de Valores

Humanos e Cristãos" proposto pela Pastoral Familiardo Brasil, a semana da família na Paróquia São PauloApóstolo aconteceu de forma muito positiva, organi-zada e vivencial. A participação nas celebrações forammuito significativas, e mostraram o quanto existemfamílias que buscam a espiritualidade para suas con-vivências, vários foram os casais e até famílias inteirasque fizeram questão de participar todos os dias,numa "corrente de oração" por sua família.

A dinâmica de cada celebração promoveumomentos de animação, com os diversos gruposque a cada dia recebiam os fiéis com músicas deboas vindas e alegria. Tembém houve momentosde testemunhos com pessoas da comunidade quepartilharam suas histórias pessoais de superaçãona família para toda a assembléia, e, neste ano umanovidade, ao final de cada celebração havia a "Ben-ção do Santíssimo Sacramento" onde o padre Vil-nei caminhava pela igreja numa atitude de muitadevoção abençoando todos ali presentes.

E para fechar a semana houve a "Via Sacra daFamília" ,com saída da comunidade Divino Espíri-to Santo que percorreu as ruas do bairro com ora-ções e cantos pelas famílias. A procissão encerrouna Matriz São Paulo Apóstolo, onde aconteceu umabela encenação da CRUZ e a Benção do SantíssimoSacramento, deixando assim no coração de cadaum que vivenciou estes dias a certeza de que as"cruzes" do dia a dia, podem ser suportadas e sus-tentadas através da fé e da união da família.

Pastoral Familiar, Paróquia São Paulo Apóstolo

2ª CONCENTRAÇÃO INTERDIOCESANADOS GRUPOS BÍBLICOS DE REFLEXÃOCom o tema "A missão dos discípulos missionários deJesus Cristo à luz da Palavra de Deus”, aconteceu nodia 12 de setembro a 2ª Concentração Interdiocesanados Grupos Bíblicos de Reflexão no Ginásio deEsportes do SESI na cidade de Blumenau. O encontroreuniu lideranças e participantes dos grupos bíblicosde reflexão, movimento da Igreja Católica, que comoobjetivo principal promove reuniões em casas defamílias para ali refletirem temas diversos, sempre à luzdo Evangelho de Jesus Cristo.

Comunidade Papa João XXIII

Comunidade Nossa Senhora do Rocio

Envio de ministros da paróquia São Paulo Apóstolono dia 22 de agosto

Assembléia comunitária na comunidade NossaSenhora do Rocio no dia 18 de setembro

Dia 4 de setembro foi celebrada a missa emcomemoração ao 6º ano da Pastoral da Criança nacomunidade Nossa Senhora do Rocio

Dia 8 de agosto aconteceu a festa do padroeiro naComunidade São José

No dia 5 de setembro aconteceu a Festa das Tendas

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Page 6: Jornal Paroquial | Outubro 2010

10• Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

Aluguel de trajes masculino efeminino, Casamentos, Festas

de 15 anos e 1ª Comunhão

Rua Albano Schmidt, 1706Fone (47) 3434-1072 / 8409-2436

VERDUREIRAAVENTUREIRORua Pica-Pau, 1091

Aventureiro

SUPERMERCADO

PARANÁ

Rua Vicente Celestino, 398Comasa - Fone 3434-1455

Olha só como começou esta história!Em 1717 os pescadores Domingos MartinsGarcía, João Alves e Filipe Pedroso pesca-vam no rio Paraíba, na época chamado derio Itaguaçu, ou melhor, tentavam pescar,pois toda vez que jogavam a rede, ela vol-tava vazia, até que uma hora a rede lhestrouxe a imagem de uma santa, sem acabeça. Jogando a rede uma vez mais, umpouco abaixo do ponto onde haviam pes-cado a santa, pescaram, desta vez, a cabe-ça que faltava à imagem e as redes, atéentão vazias, porém, depois, de encontra-rem a imagem as redes passaram a voltarao barco repletas de peixes. Esse é consi-derado o primeiro milagre da santa. Eleslimparam a imagem apanhada no rio enotaram que se tratava da imagem deNossa Senhora da Conceição, de cor escu-ra. Em meados de 1734, o vigário de Gua-ratinguetá mandou construir uma capelano alto do Morro dos Coqueiros para abri-gar a imagem da santa e receber seus fiéis.A imagem passou a ser chamada de Apa-recida e deu origem à cidade de Aparecidano estado de São Paulo.

Que a mãezinha do céu proteja todasas nossas crianças!

Oração à Nossa Senhora AparecidaQuerida Mãe Nossa Senhora Aparecida.

Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,

vós que sois a mais beladas Mães, a quem eu amode todo o meu coração.

Eu vos peço mais uma vezque me ajudeis a alcançar

uma graça.

Sei que me ajudareis e seique me acompanhareissempre, até a hora daminha morte. Amém

Dica: No dia das crianças convide seus pais para um "PIQUINIQUE EM FAMÌLIA"

Dia das Crianças. Parabéns criançada...

Queremos homenagear todas as criançasde nossa paróquia através de algumas

fotos de crianças de nossa paróquia. Quevocês sejam sempre lindas por dentro epor fora e principalmente sejam sempre

amigas de JESUS!

12 DE OUTUBRO

História da aparição de Nossa SenhoraAparecida - Padroeira do Brasil!

Page 7: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

Família 7

Rua Imbuia, 42Boa Vista

Fone 3434-2261

COMÉRCIO DEALIMENTOSMIRANDA

Rua FranciscoRodrigues

Miranda, 187EspinheirosJoinville –SC

Fone 3434 2125

CRONOGRAMA DAS PÓS MISSÕES 2010

Encontros de Dia da Padres por Comunidade a Preparação Pós-Missão Comunidade ser Atendida

30/9 a 6/10 7 a 10/10 01 Padre por Divino Esp.SantoComunidade São José

Nª Sra.Aparecida

4 a 8/10 13 a 16/10 01 Padre por Nª Sra.NavegantesComunidade Nª Sra.de Lourdes

Papa João XXIIISão Paulo Apóstolo

17/10 Retiro da Centro de PastoralLideranças da Matriz

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

Comunidade Dia Horário 1ª Sexta-feira do mês: Celebração Apostolado da Oração

N. Senhora de Lourdes Sábado 18:00

N. Senhora do Rocio Sábado 18:00

Papa João XXIII Sábado 19:30 7:00

N. Senhora dos Navegantes Sábado 19:30

Matriz São Paulo Apóstolo Domingo 8:00 18:00

19:00

Comunidade São José Domingo 8:00

Divino Espírito Santo Domingo 19:00

São Francisco de Assis Domingo 9:30

Nossa Senhora Aparecida Domingo 9:30 19:30

Page 8: Jornal Paroquial | Outubro 2010

Ação e Missão • Outubro/novembro 2010

8 Fé e Vida

No dia 03 de outubro, todos os brasi-leiros maiores de 16 anos são convidadosa se dirigirem à sua sessão eleitoral paraajudarem a escolher os futuros governan-tes do país, ou seja, escolher o presidentedo Brasil, o governador do Estado, ossenadores da República e os deputadosfederais e estaduais.

Esta é uma oportunidade para amelhoria das condições de vida do povo,e para fazer algumas considerações. ACartilha assinada, entre outras entidades,pelo Conselho Nacional dos Leigos doBrasil e pelas Pastorais Sociais ligadas àCNBB servirão de base nesta reflexão.

O pressuposto é de que o nosso voto"tem conseqüências para a vida do povoe para o futuro do país", por isso, além devotar em candidato "ficha limpa", énecessário olhar a capacidade e as con-vicções do mesmo. Estar atento as inten-ções que movem a pessoa a se apresentarcomo candidato, se seus princípios estãoem sintonia com os princípios que orien-tam promoção e defesa da vida e dosdireitos humanos. Dar o voto a alguémpelo simples fato de ter sido favorecidoem alguma coisa ao longo da vida é atitu-de sem ética e egoísta.

A Igreja Católica, conforme afirma-ção de Bento XVI, "não pode e nem devetomar nas suas próprias mãos a batalhapolítica", portanto, ela não apresenta can-didatos, mas, incentiva seus membros "a

que se engajem na ação política e partici-pem da vida pública, assumindo funçõeslegislativas e administrativas que se desti-nam a promover, orgânica e institucional-mente, o bem comum" (Deus Caritas est,nº 28). Pede que não sucumbam à tenta-ção de afirmar que "não adianta votar,pois, todos são iguais e nada vai mudar". Ahistória oferece bons exemplos de lutado-res pela conquista da democracia. Entre osatuais candidatos existem várias pessoasidôneas que são movidas pelo real desejode colaborar na construção de uma socie-dade justa, próspera e fraterna, e que sãomerecedoras de um voto de confiança.

Alguns princípios que estão na carti-lha acima citada podem contribuir a bemdefinir o voto, apontamos alguns:

1. Examinar as idéias e os valoresque o candidato defende.

2. Examinar os projetos do candida-to e confrontar com os projetos do parti-do ao qual ele está filiado.

3. Votar em candidatos cujas propos-tas defendam a dignidade da pessoahumana e da vida. Projetos que ajudem aconstruir a cultura da paz, através dainclusão social e da proteção das pessoascontra as diversas formas de violência.

4. Escolher candidatos comprometi-dos com a diminuição do desemprego,com programas de apoio às famílias debaixa renda e com a questão ecológica.

5. Candidatos que incluem emseus programas o cuidado com a infân-cia, o combate à prostituição infantil, a

educação escolar de qualidade, os direi-tos dos idosos.

6. Candidatos comprometidos com aconstrução da sociedade plural, onde osdireitos humanos sejam respeitados.

Os dias que ainda restam antes de 03de outubro, podem ser utilizados para bus-car informações sobre a vida e os projetosdos candidatos, e assim, usar do direito devotação com maior consciência, para queno futuro não sejam vivenciadas conse-qüências negativas e arrependimentos poruma escolha errada ou pouco eficiente.

Dom Canísio Klaus,São João Batista de Santa Cruz do Sul -RSFonte: http://www.cnbb.org.br/site/dom-canisio-klaus/4687-eleicoes-2010-compromisso-e-missao

Eleições 2010compromisso

e missão