jornal ordem do dia - 1ª edição

28
/DeMolayMT /DeMolayMT /DeMolayMT /DeMolayMT /DeMolayMT www.DeMolayMT.org Relatório Mensal Dezembro/13 J O R N A L J O R N A L J O R N A L O R DE M O R DE M O R DE M D O D I A D O D I A D O D I A JORNAL ORDEM DO DIA

Upload: gabineteestadual

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Gabinete Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso "O trabalho supera desafios e a união nos faz vencedores!"

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

/DeMolayMT

/DeMolayMT /DeMolayMT/DeMolayMT/DeMolayMT

www.DeMolayMT.org

Re

lató

rio

Me

nsa

l D

eze

mb

ro/1

3

JORNALJORNALJORNAL

ORDEMORDEMORDEM

DO DIADO DIADO DIA

JORNAL ORDEM DO DIA

Page 2: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

JornalORDEMdo

dia

Olá, Ordem DeMolay de Mato Grosso!

Você já pensou em alguma forma de se atualizar sobre as informações da Ordem DeMolay de seu estado? Algum lugar ou algo que contenha não apenas relatórios de viagens, mas também informações de atividades desenvolvidas por seu Capítulo, além de entrevistas com DeMolays e Maçons e, informações sobre conhecimentos gerais da Ordem DeMolay? Pensando nisso, hoje chega até você a primeira edição de um jornal, o Jornal Ordem do Dia. Ele faz parte de um dos projetos do Gabinete Estadual 2013/2014. Buscamos repassar a todos os DeMolays, Maçons e amigos da Ordem DeMolay mato-grossense um pouco de tudo que acontece em nosso estado, sem fazer disso algo cansativo ou exaustivo. O jornal Ordem do Dia não terá cunho apenas informativo, mas também explicativo e, de certa forma, com um pouco de entretenimento. Desejamos que esta ferramenta faça do Mato Grosso um só, auxiliando no crescimento de nós todos, afinal, este é um jornal feito por DeMolays, para a família DeMolay!

Relatórios

Determinação~

~Reflexão

Evento Destaque

Você sabia?

Página Azul

Page 3: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

O mestre Conselheiro Estadual, João Victor Galvão do Vale, esteve no dia 23 de novembro de 2013, em Cáceres, em visita ao Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308. Na ocasião o MCE realizou a instalação do Mestre Conselheiro Regional para a 3ª Região, o irmão, Leonardo de Alcântara Santana Ramos. “Não sei mencionar tamanha felicidade em voltar ao Capítulo Alexandre Carlos Pierre n.º 308 e já de cara presidir os trabalhos. Foi realmente satisfatório o trabalho que desenvolvemos neste final de semana, pois os meninos, não importam o tempo e a hora, sempre estão dispostos e comprometidos para com a Ordem DeMolay. Ao irmão Matheus (que deixa o cargo de MCR), ficam meus mais sinceros sentimentos de gratidão, pois foi fundamental no crescimento deste Capítulo, bem como nesta região em seu trabalho feito conosco no último ano. Não esqueçam que vocês têm um compromisso e uma missão, espero vê-los em breve!”, disse João Victor Galvão.

23 de novembro de 2013 - Caceres´

Page 4: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

O Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região, Leonardo de Alcântara Ramos, participou no dia 28 de novembro de 2013 do II Encontro da Juventude Cacerense. O evento, que consiste na organização e incentivo de debate entre jovens sobre temas da atualidade, foi realizado pelo Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308 em conjunto com a Ação Paramaçonica Juvenil (APJ) e o Interact Clube, e, nesta edição, teve como tema de discussão “O lixo e seus impactos ambientais”. Participaram do evento, além de membros das três instituições organizadoras cerca de 150 estudantes de escolas públicas e privadas da cidade de Cáceres.

28 de novembro de 2013 - Caceres

30 de novembro de 2013 - Tangara da SerraNo dia 30 de novembro de 2013 o Capítulo

Tangará nº 336 realizou a eleição da diretoria administrativa do Capítulo para a gestão de 2014/1. Durante a reunião de eleição o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor Galvão do Vale, realizou a instalação do irmão Elivelton Mezomo Maurer como Mestre Conselheiro Regional da 4ª Região. “Peço que o Capítulo Tangará n° 336 trabalhe em conjunto com o Mestre Conselheiro Regional e que saiba usá-lo nos momentos de dúvidas. Agradeço ao Gabinete Estadual pela confiança depositada e espero corresponder eficazmente a esse trabalho árduo que era um sonho pra mim.”, concluiu Elivelton.

´

´

Page 5: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

30NOV 2013

Canarana

O Capítulo Canarana nº 766 realizou no dia 30 de novembro de 2013 a instalação dos oficias do Capítulo para a gestão de 2014/1. A cerimônia contou com a participação do Grande Mestre Estadual, Willem Wagner de Almeida Garcia, do Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Fassini Mantelli, de membros dos Capítulos Capítulo Cavaleiros do Alto Xingu nº 812 e Cavaleiros da Era de Aquarius nº 348, além de civis da cidade de Canarana. Aproveitando a ocasião o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Mantelli, realizou a instalação do irmão Rafael Rufo Rodrigues como Mestre

Conselheiro Regional da 2ª Região. “Foi muito gratificante presenciar a Cerimônia de Instalação dos Oficiais do Capítulo Canarana, e ainda mais especial ser instalado aqui, que é meu Capítulo de origem, como Mestre Conselheiro Regional da 2ª Região.”, ressaltou Rafael Rodrigues. Já o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto deixou claro a sua satisfação em ver a união e determinação dos membros do Capítulo. “É fácil perceber que os membros cultivam o sentimento de irmandade, que aprenderam e praticam nossas sete virtudes. Para a próxima gestão, esse Capítulo possui uma missão, e tenho certeza que eles não vão desistir antes de tentar e que comemorarão os frutos da conquista."

01DEZ 2013

Barra do Garcas~

No primeiro dia do mês de dezembro, o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Fassini Mantelli, participou da Reunião Administatriva em seu Capítulo mãe, Cavaleiros da Era de Aquarius n.º 348. Foi realizado os procedimentos de eleição para os cargos eleitivos do Capítulo, sendo eleito para o cargo de Segundo Conselheiro, o irmão, Paulo Vitor Gazarini Costa. Os demais membros que ocupam a diretoria administrativa do Capítulo 348 são os membros, Caio Gonçalves Helriger e Rodrigo Silva Benci, Mestre Conselheiro e Primeiro Conselheiro, respectivamente. ‘‘Fiquei muito feliz em participar da reunião do Capítulo em que sou filiado, não achei que isso aconteceria tão cedo. O meninos conversaram bastante sobre os pontos em que devem melhorar e sobre o que deve ser corrigido, isso me chamou muita atenção. Confio muito nesta diretoria eleita, sei que vão fazer um bom trabalho e uma boa estruturação para o Congresso Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso no próximo ano’’, disse o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

Page 6: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

06 de dezembro de 2013 - CaceresO Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região,

Leonardo de Alcântara Santana Ramos, participou no dia 06 de dezembro de 2013 da última Reunião Ritualística realizada este ano pelo Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308. “Última reunião ritualística do irmão Samuel Caixeta como Mestre Conselheiro deste Capítulo. O menino que entrou na Ordem DeMolay com apenas 12 anos hoje termina, aos 15, sua gestão com brilhantismo e muito esforço, tendo conseguido se consagrar como ganhador da Campanha Nacional de Incentivo à Excelência no estado de Mato Grosso”, elogiou Leonardo Ramos.

07 de dezembro de 2013 - Querencia^

A Reunião Ritualística do Capítulo Cavaleiros do Alto Xingú nº 812 da Ordem DeMolay, realizada no dia 07 de dezembro de 2013, contou com a participação do Mestre Conselheiro Regional para a 2ª Região, Rafael Rufo Rodrigues e, de membros do Capítulo Canarana nº 766. “Estar presente no Capítulo Cavaleiros do Alto Xingú é sempre muito agradável, pois todos os

seus membros nos recebem com muita hospitalidade, além de demonstrarem muita dedicação e organização no desempenho das atividades que são

realizadas, o que torna an imador e s ta r aqu i” , ob se r vou Ra fae l Ru fo Rodrigues.

´

Page 7: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Com início na noite desta sexta (06), o Encontro de Líderes da Ordem DeMolay (ELOD), coordenado pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil em Foz do Iguaçu (PR), marca um novo momento para a instituição no Brasil. "Já no primeiro dia ficamos impressionados com o conteúdo apresentado. Com certeza esse ELOD será muito produtivo e iremos levar para o nosso estado todas as novidades apresentadas neste evento, assim como o conhecimento adquirido", destaca o Grande Mestre Estadual, Willem Garcia.

Para o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Mantelli, que estreia em eventos como esse, o ELOD está sendo importante para rever amigos e conhecer novos, permitindo a aproximação entre lideranças de diversos estados. “O Brasil todo está aqui representado através de suas lideranças, há muito o que aprender e ensinar e temos muito trabalho pela frente", avalia Mantelli.

Já o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor Galvão, ressalta que o encontro é importante pelo troca de experiências com líderes adultos e juvenis de todo o Brasil. “A Ordem DeMolay é resultado de um trabalho em equipe, e somos responsáveis por fazer dessas experiências o sucesso imediato de nossas afiliadas. Esse Encontro de Líderes ficará para a história da Ordem DeMolay Brasil”, celebra a jovem liderança mato-grossense.

As atividades do ELOD 2013 seguem durante todo o sábado, no hotel Rafain, em Foz do Iguaçu (PR). Ainda participa do evento pelo Mato Grosso o presidente da Associação DeMolay Alumni Mato Grosso, Carlos Magno.

06 e 07Foz do Iguacu

Dez 2013

,

Page 8: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Aos 1 1 d i a s do mês de dezembro de 2013, aconteceu no Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana nº 574 a Cerimônia de Instalação do Mestre Conselheiro Reg iona l pa ra a 1 ª Reg i ão Administrativa e do Conselho Consultivo do Capítulo, conduzida

pelo Mestre Conselheiro Estadual, João Victor Galvão e do Tio Everson Manus, Oficial Executivo da 1ª Região Administrativa. “O evento foi um sucesso em questão

de organização e de execução, marcou o encerramento definitivo de um ciclo de um ano de muito sucesso, muita conquista, mas também de adversidades e de problemas da gestão do Capítulo no ano em que completa dez anos, porém ao mesmo tempo, o início de um novo ciclo de um ano a frente da primeira região administrativa, a qual necessita de grandes mudanças e de sairmos de uma zona de conforto em que boa parte dos Capítulos se encontram.”, concluiu o Mestre Conselheiro Regional recém instalado, Renan Souza Mâncio.

11Cuiaba

Dez 2013

13 de Dezembro - Cuiaba

´

O Capítulo XVIII de Março realizou no dia 13 de dezembro de 2013 a Instalação dos Oficiais e Conselho Consultivo do Capítulo. Além das atividades realizadas pelo Capítulo, houve também a investidura na Cruz de Honra DeMolay dos Tios Marco Aurélio da Silva Xavier, Presidente do Conselho Consultivo deste Capítulo no ano de 2013 e membro do Conselho Consultivo há mais de 5 anos, e do GMNA João Bosco Monteiro da Silva Junior, responsável pela instalação do Grande Conselho Estadual n° 3 da Ordem DeMolay de Mato Grosso e pela expansão da Ordem DeMolay em Mato Grosso. “Este Capítulo vem crescendo consideravelmente a cada dia que passa. Posso dizer que o reflexo deste sucesso já vem de muito tempo. Além de conquistarem, também, a CNIE, puderam e tiveram a honra de investirem dois de seus consultores à Cruz de Honra. Tio João Bosco e Tio Marco Aurélio são merecedores incomparáveis dessas honrarias”, disse o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor Galvão. Também prestigiaram as cerimônias o Tio Willem Wagner de Almeida Garcia, Grande Mestre Estadual, Tio José Américo, Grande Secretário Estadual, Tio Everson Manus, Oficial Executivo da 1ª Região e o irmão Renan de Souza Mâncio, Mestre Conselheiro Regional da 1ª Região.

Page 9: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

O Mestre Conselheiro Regional da 3ª Região, Leonardo Alcântara Ramos, conduziu no dia 13 de dezembro de 2013 a Cerimônia Pública de Instalação dos Oficiais do Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308, no qual contou com mais de 130 pessoas. “A reunião foi emocionante, pois tivemos várias homenagens aos membros que se destacaram no desempenho de suas funções ao longo de 2013.”, disse Leonardo Ramos.

O último dia 14 foi agitado para os membros do Grande Conselho Estadual do Mato Grosso. Foram três atividades simultâneas que forçaram a divisão de equipes para participar das Cerimônias dos Capítulos Marechal Rondon nº 106, de Cuiabá, e Várzea Grande nº 409, de Várzea Grande, e ainda da Assembléia Geral da Grande Loja Maçônica do Estado do Mato Grosso.

No começo da tarde, enquanto o Mestre Conselheiro Estadual, João Victor do Vale, e o Oficial Executivo para a 1ª Região, Everson Manus, participaram da Cerimônia de Iniciação de três novos DeMolays no Capítulo Marechal Rondon, o Grande Mestre Estadual, Willem Garcia, e o Mestre Conselheiro Regional, Renan Mâncio, participavam da Cerimônia de Elevação de quatro membros do Capítulo Várzea Grande. No mesmo dia – mas já no período da noite -, os representantes estaduais e regionais inverteram as visitas.

O Mestre Conselheiro Estadual e Oficial Executivo participaram da Cerimônia Pública de Apresentação da Ordem DeMolay, Instalação dos Oficiais do Capítulo e do Conselho Consultivo do Capítulo Várzea Grande. E, no Capítulo Marechal Rondon, o Grande Mestre Estadual e Mestre Conselheiro Regional, junto com membros do Capítulo Juventude da Acácia Cuiabana nº 574, que levavam a comissão instaladora, participaram das atividades.

14Dez 2013

Cuiaba

´Caceres

13Dez 2013

Page 10: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Sobre os novos gestores do Capítulo Várzea Grande, a jovem liderança estadual destacou a continuidade dos trabalhos do Capítulo. “Os papéis vão sendo trocados, os compromissos são diariamente lapidados; com essas palavras os membros deste Capítulo animam-se com o que ainda está por vir”, vibra João Victor Galvão. "Nosso ‘sobrinho’ Giovanni Alvim fez um ótimo trabalho nesse semestre e terá grandes desafios no próximo. Tenho certeza de que com a sua serenidade e perseverança ele irá superar todos os desafios que virão. Nosso ‘irmão’ Adônias Corrêa da Costa, que estará presidindo o Conselho Consultivo novamente está extremamente motivado a desenvolver grandes atividades no Capítulo e tenho certeza que isso irá ocorrer com muita tranquilidade”, completa o Grande Mestre Estadual.

Cerimônias“Presenciamos uma belíssima Cerimônia de Elevação ao Grau DeMolay no

Capítulo Várzea Grande. Os oficiais envolvidos na cerimônia se dedicaram muito, de forma especial o ‘sobrinho’ Manoel Salvino, Mestre Conselheiro, interpretando muito bem sua parte no ritual. Volto no Capítulo Várzea Grande no próximo ano com a certeza de que colheremos bons frutos plantados neste ano que está findando”, anima-se o Grande Mestre Estadual.

Enquanto ele assistia a elevação em Várzea Grande, o Mestre Conselheiro Estadual visitava a Cerimônia de Iniciação do Capítulo Marechal Rondon. “Este Capítulo tem uma missão muito grande, dar continuidade num trabalho que já vem sendo desenvolvido é muito difícil. Que todas as dificuldades sejam atropeladas por conquistas, que todos os receios possam ser interpretadas como vontade e todos os esforços possam se resumir em sucesso”, deseja a jovem liderança estadual.

Page 11: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

O dia 15 de dezembro de 2013 foi uma data de intensa atividade para o Capítulo Cavaleiros da Era de Aquarius nº 348. Além das Cerimônias de Instalação dos Oficias e do Conselho Consultivo do Capítulo, houve a Investidura a Cruz de Honra DeMolay do Consultor George Adriano dos Santos Silva e a Cerimônia de Maioridade do membro Pedro Vinicius Coqueiro Victor de Oliveira. "É tempo de renovação, os novos diretores do Capítulo foram instalados com sucesso. Eles têm, assim como todo o Capítulo, uma missão muito grande para o ano que vem que é o Congresso Estadual de Mato Grosso. Sei que são capazes de desempenhar um bom trabalho de estruturação para o evento, visto que vieram, há certo tempo, desenvolvendo um bom trabalho. Desejo sucesso para 2014 e que todos continuem empenhados pelo bem de nossa querida Ordem DeMolay", disse o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Fassini Mantelli. Também prestigiaram esta reunião o Grande Mestre Estadual, Willem Wagner de Almeida Garcia, e o Grande Secretário Estadual, José Américo.

No dia 14 de dezembro de 2013 o Capítulo Everaldo Vicente Pereira nº 637 realizou no período vespertino uma palestra sobre Civismo e Patriotismo, ministrada pelo Capitão Osório. Além dos membros do Capítulo, assistiram à palestra, o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Mathias Fassini Mantelli, e aos candidatos aprovados para serem iniciados em nossa Ordem através deste Capítulo. No fim da tarde o Capítulo realizou a Cerimônia Magna

de Iniciação. “É animador presenciar o entusiasmo que os membros recém-iniciados têm para colaborar com o Capítulo e o quanto eles acabam incentivando os membros mais antigos a se empenharem ainda mais em prol do Capítulo e da Ordem DeMolay.”, observou o Mestre Conselheiro Estadual Adjunto.

Rondonopolis

14Dez 2013

´

Barra do Garcas

15Dez 2013

,

Page 12: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Gean Carlos Balduíno JuniorPast Mestre Conselheiro Estadual 2012/2013

1) Qual é a sua sensação após o término 1) Qual é a sua sensação após o término de sua gestão e do trabalho realizado?de sua gestão e do trabalho realizado?

2) Agora que você já cumpriu com os 2) Agora que você já cumpriu com os deveres como DeMolay ativo, o que deveres como DeMolay ativo, o que você pretende fazer como Sênior você pretende fazer como Sênior DeMolay?DeMolay?

1) Qual é a sua sensação após o término de sua gestão e do trabalho realizado?

Quando surgiu pela primeira vez a ideia se me tornar Mestre Conselheiro Estadual, muitas propostas e projetos começaram a aflorar, que acabaram servindo como base para o que viria a se tornar a plataforma da gestão. Só que, como todo planejamento, as coisas não saíram da mesma forma que foram pensadas. Alguns projetos tiveram de ser deixados de lado por serem inviáveis ou imprestáveis durante a gestão. Mas, ainda assim, acredito que a sensação que senti quando entreguei minha gestão ao meu sucessor, que, aliás, foi meu adjunto, é de dever cumprido, pois tentei desempenhar, na medida das minhas possibilidades, todas as funções que eram inerentes ao meu cargo. Tomara que a atual gestão consiga corrigir meus erros e melhorar o que ficou incompleto.

2) Agora que você já cumpriu com os deveres como DeMolay ativo, o que você pretende fazer como Sênior DeMolay?

Ser Sênior DeMolay é triste (risos): você não pode mais se ajoelhar nem caminhar

3) Quais ensinamentos que você leva 3) Quais ensinamentos que você leva para a vida após ter sido Mestre para a vida após ter sido Mestre Conselheiro Estadual de MatoGrosso?Conselheiro Estadual de MatoGrosso?

pelas faixas de movimentação. Mas acho que, como eu estava vivendo muito intensamente meus últimos dias de DeMolay ativo, não sofri muito depois que aposentei minha capa. Nesse momento é necessário que eu cuide ma i s da minha v ida pe s soa l e profissional, as quais foram meio deixadas de lado no último ano. Mas, é claro, não vou abandonar a Ordem DeMolay. Primeiro, porque o Grande Mestre de Mato Grosso não vai permitir (risos). Segundo, porque sou membro da Comissão de Jurisprudência e Legislação do Supremo Conselho até 2015, quando finda a gestão do Grande Mestre Nacional Omar. Terceiro, porque vou ser instalado membro do Conselho Consultivo do Capítulo Pedro Henrique Santana de Oliveira nº 638... Resumindo: o trabalho não vai parar nunca e eu sempre vou estar à disposição daqueles que precisarem de mim, seja onde for.

3) Quais ensinamentos que você leva para a vida após ter sido Mestre Conselheiro Estadual de MatoGrosso?

Confesso que eu achei que ser Mestre Conselheiro Estadual fosse mais fácil e, por isso, não sei se é possível enumerar os ensinamentos aprendidos. Acho que a beleza da Ordem DeMolay se encontra nos exemplos que ela traz, porque eles se assemelham muito com os problemas que a gente enfrenta em

Page 13: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

4) Como foi pra você ser Mestre 4) Como foi pra você ser Mestre Conselheiro Estadual? Quais foram as Conselheiro Estadual? Quais foram as dificuldades que você se deparou no seu dificuldades que você se deparou no seu cotidiano?cotidiano?

nossas vidas diárias. Eu chorei muito ao longo da gestão, principalmente quando aconteciam coisas que não dever iam acontecer na Ordem DeMolay: afinal, nos tratamos por irmãos nesta grande família. Aprendi que a gente não pode conf ia r cegamente em tudo e em todos, para não sofrermos um tombo grave, mas isso não quer dizer que tudo tenha de ser encarado com desconfiança. Aprendi também que nem sempre o que a gente faz pelos outros é o que os outros fazem pela gente, e que a gente tem de aprender a lidar com isso. A m i n h a s o r t e é q u e t i v e f i é i s companheiros de jornada e acho que aprendemos juntos grandes lições que só quem as vive sabe.

4) Como foi pra você ser Mestre Conselheiro Estadual? Quais foram as dificuldades que você se deparou no seu cotidiano?

Depois que assumi o compromisso, p e r c e b i o t a m a n h o d a responsabilidade... Porque comecei a gestão dentro de determinadas c i r c u n s t â n c i a s e d u c a c i o n a i s e profissionais e no meio do caminho tudo isso mudou, uma reviravolta e tanto: achei que não fosse dar conta por isso. Quando comecei a gestão, em novembro de 2012 , e s tava no penúl t imo ano da facu ldade e desempenhava uma função que não exigia meu trabalho todos os dias da semana, por isso era mais tranquilo. Só que, com a chegada de 2013, minha monografia precisava ser terminada, que acabou tendo de ser apresentada

5) Você sabe que o Mato Grosso te 5) Você sabe que o Mato Grosso te admira pelo trabalho desempenhado e admira pelo trabalho desempenhado e que sempre gostam de ouvir suas que sempre gostam de ouvir suas palavras. Então, por favor, deixe uma palavras. Então, por favor, deixe uma mensagem para aqueles que foram seus mensagem para aqueles que foram seus liderados.liderados.

em junho deste ano, e no mês seguinte mudei de emprego, no qual permaneço até hoje e que exige uma carga horária e uma dedicação excessivas. Aí tem a namorada e a família (risos), que com toda razão cobravam a minha atenção, coisas de praxe que acontecem com qualquer membro da Ordem. Mas não a trocaria por nada, porque foi uma experiência muito boa que será carregada por toda a minha vida.

5) Você sabe que o Mato Grosso te admira pelo trabalho desempenhado e que sempre gostam de ouvir suas palavras. Então, por favor, deixe uma mensagem para aqueles que foram seus liderados.

De verdade, eu não considero que grandes feitos tenham ocorrido durante a gestão em que fui Mestre Conselheiro Estadual. Como disse em meu discurso de encerramento, durante o IX CEOD-MT em Cuiabá, eu só tentei, e nem sempre consegui, honrar os votos que recebi quando fui eleito em São José dos Quatro Marcos. Eu tenho comigo que cada gestão teve o seu potencial e a sua importância, embora eu ainda não tenha descoberto quais foram os da minha (risos). Ao povo DeMolay, eu só peço que tenham princípios e ideais, que busquem viver realmente “uma vida plena de moral e limpidez”, ficando longe “de tudo que avilta e depõe contra a juventude”. Sigam o ritual que os dads Frank Land e Frank Marshall conceberam: eles são manuais para a vida diária de cada um de nós, não só para os nossos trabalhos ritualísticos. Fiquem com Deus, espero reencontrar com todos em breve!

Page 14: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Alfo Pereira CaixetaPresidente do Conselho Consultivo

Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308

1) Qual e como foi seu primeiro 1) Qual e como foi seu primeiro

contato com a Ordem DeMolay?contato com a Ordem DeMolay?

1) Qual e como foi seu primeiro

contato com a Ordem DeMolay?

Eu semzpre participei de trabalhos

voluntários com os jovens junto ao

c e n t ro c o m u n i t á r i o . N e s t a s

participações, no desenvolvimento

de trabalhos físicos, por exemplo,

ouvia sempre, também, assuntos

re lac ionados então à Ordem

DeMolay, porém, com a iniciação de

um sobrinho, fez com que eu me

aproximasse mais desta instituição.

No entanto, ao entrar na Maçonaria,

percebi a grandeza e a beleza real que

a Ordem DeMolay proporciona aos

nossos jovens e é por isso, que sempre

motivei e participei do Conselho

Consultivo de “meu” Capítulo no

qual hoje sou o Presidente. O cargo

para mim não faz diferença, sendo

membro da Loja Patrocinadora ou

membro do Conselho Consultivo,

sempre vou defender e lutar para que

a cada dia, a Ordem DeMolay cresça

e seja ainda mais forte.

2) Como é trabalhar pela Ordem 2) Como é trabalhar pela Ordem DeMolay, de forma especial, com o DeMolay, de forma especial, com o Capítulo Alexandre Carlos Pierre n° Capítulo Alexandre Carlos Pierre n° 308?308?

3) Quais lições de vida são possíveis 3) Quais lições de vida são possíveis aprender durante as reuniões e aprender durante as reuniões e atividades da ordem Demolay?atividades da ordem Demolay?

2) Como é trabalhar pela Ordem DeMolay, de forma especial, com o Capítulo Alexandre Carlos Pierre n° 308?

Trabalho nunca é fácil, mas muitas vezes requer disponibilidade e tempo dos quais muitos não tem, porém não há trabalho sem uma cota de ‘‘sacríficio’’. Em meu caso, no Capítulo Alexandre Carlos Pierre nº 308, o trabalho é gratificante, pois temos uma resposta positiva e imediata de seus membros, que por trás de muito trabalho e esforço, só me dá alegria, isso sim torna qualquer obstáculo fácil de transpor.

3) Quais lições de vida são possíveis aprender durante as reuniões e atividades da ordem Demolay?

As lições são muitas e que com certeza nos marca pelo resto da vida. No entanto, cada virtude cardeal, representada por nossas simbólicas velas em milhares de altares, deve ser vivida e praticada incondicionalmente não só pelos jovens DeMolays, mas também nós, pais e familiares. Lições sociais, filantrópicas, por exemplo, são as mais gratificantes que o ser humano pode oferecer à sociedade, além de fazer um bem particular.

Page 15: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

4) O que passou pela sua cabeça quando ) O que passou pela sua cabeça quando

recebeu a Cruz de Honra DeMolay?recebeu a Cruz de Honra DeMolay?

5) Quais são os objetivos futuros que o 5) Quais são os objetivos futuros que o

Senhor visa para com a ordem Demolay Senhor visa para com a ordem Demolay

e seu Capítulo.e seu Capítulo.

4) O que passou pela sua cabeça quando

recebeu a Cruz de Honra DeMolay?

Confesso que me surpreendi, pois não

esperava! Fiz e faço um trabalho dentro

da Ordem DeMolay sem o objetivo de

ser condecorado ou receber qualquer

honraria. Tudo que é feito com carinho,

amor e, de coração, ainda quando se

trata de um trabalho tão gratificante

como esse, é sem dúvida nenhuma,

resultado do que plantamos e que

consequentemente gerou bons frutos.

Com certeza o Capítulo Alexandre

Carlos Pierre n.º 308 e a Loja 06 de

Outubro reconheceram meu trabalho,

fico muito grato por isso.

5) Quais são os objetivos futuros que o

Senhor visa para com a ordem Demolay

e seu Capítulo.

Recentemente estive em Minas Gerais,

em minha cidade natal e tive a

oportunidade de participar de uma

reunião de um Capítulo de lá.

Pude perceber que Mato Grosso é

referência e está entre as melhores

organizações DeMolays do Brasil, assim

como o Capítulo do qual faço parte.

Quando me apresentei, surgiram

olhares diferentes e, logo após o

término da reunião, alguns sobrinhos

queriam mais informações sobre o que

fazemos e quais nossas ações, isso me

deixou feliz. Assumimos recentemente,

no IX CEOD MT sediado em Cuiabá, a

responsabilidade de realizar junto com

o Grande Conselho Estadual n.º 3 da

Ordem DeMolay de Mato Grosso, o XI

Congresso da Ordem DeMolay de Mato

Grosso, em 2015. Sem dúvida esse é o

nosso foco, continuar trabalhando

junto ao Capítulo e Ordem DeMolay de

nosso estado. O lema de nosso Capítulo

é “Fortalecendo virtudes, despertando

líderes”. Expressão bastante popular

“Vamos deixar um planeta melhor para

nossos filhos”, porém acredito que se

s e m e a r m o s b o a s s e m e n t e s ,

consequentemente colheremos bons

frutos, então digo sempre: “Vamos

deixar filhos melhores para o planeta!”.

Pagina Azul Entrevista do Mes~Gean Carlos Balduíno Junior, ChevPast Mestre Conselheiro Estadual

Alfo Pereira Caixeta, CHPresidente do Conselho Consultivo Cap. Alexandre Carlos Pierre n.º 308

´ ^

Page 16: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

EuconseguiE

você,!

está

preparado?

‘‘’’

Page 17: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Iuri Camara PompeoCapitulo Cavaleiros do Alto Xingu n 812

Renan Souza MancioCapitulo Juventude da Acacia Cuiabana n 574

‘‘A Campanha Nacional de Incentivo à Excelência, em minha opinião, é uma oportunidade dada pela Ordem DeMolay para auxiliar o Mestre Conselheiro a fazer uma gestão excelente. Posso dizer que este semestre a “aceitação” em meu Capítulo foi ainda melhor, pois o pessoal já estava preparado e disposto para cumprir com todos os itens obrigatórios. Agradeço a oportunidade de ser o Mestre Conselheiro pela segunda vez. Finalizo dizendo que a CNIE contribuiu para o sucesso que tivemos este ano, principalmente em nosso IX CEOD MT; a organização, compromisso e dedicação só foi possível pela experiência vivida em nossa participação na Campanha Nacional de Incentivo à Excelência’’.

“A cada momento somos surpreendidos por desafios. A cada desafio aprendemos a nos superarmos, cada vez mais, mostrando que somos capazes. Logo no início de qualquer gestão como Mestre Conselheiro as ideias fluem, os objetivos se fazem, a vontade de colocar em prática todas as expectativas se torna maior, e assim percebemos que

as vias nem sempre são de fácil acesso. A partir disso os desafios realmente se tornam presentes e o ideal de

excelência cada vez mais distante. Porém, devemos ter foco e realmente analisar as situações. Cada experiência vivida em uma gestão deve ser filtrada da melhor forma, e atribuída nas próximas vivências. A excelência, ao decorrer da gestão, é vista como algo intocável e então nos perdemos em uma busca desnecessária por algo que deve estar dentro de nós. A conclusão da Campanha Nacional de Incentivo à Excelência não é alcançada somente com sentidos administrativos, mas também é a resposta de um trabalho feito com amor, para um mundo melhor”.

´

´

^

Page 18: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Thiago Augusto da Silva NarcisoCapitulo Everaldo Vicente Pereira n 637

Aderson Ataides da Costa Junior NetoCapitulo XVIII de Marco n 532

‘‘Nesta edição, a CNIE teve um ‘sabor’ especial para mim, pois após concluí-la no primeiro semestre, demos continuidade no trabalho que desenvolvimentos desde Janeiro. Após uma conscientização da importância da Campanha de Excelência, pude identificar um amadurecimento dos membros do Capítulo, pois vestiram a camisa e, juntos, fizemos as “coisas” acontecerem com empenho, na conclusão das atividades. Além disso, agradeço ao Conselho Consultivo e Loja Patrocinadora, pois sem eles as atividades seriam muito mais trabalhosas. A CNIE sem dúvida nenhuma somou no crescimento do Capítulo, nos dando o sentimento de dever cumprido.’’

“A Campanha Nacional de Incentivo à Excelência é, sem dúvida alguma, um instrumento de aprendizagem e crescimento tanto para os Capítulos quanto para os seus membros que, a cada atividade realizada se veem com espírito renovado e sensação de

valia e aplicação de cada uma de nossas virtudes e, juramentos, realizados. Para os

DeMolays de meu Capí tu lo a CNIE fo i , particularmente, especial, uma vez que todos abraçaram cada uma das atividades, como uma meta pessoal e, se dispuseram a ajudar não só no crescimento da Ordem DeMolay, mas do ser humano. Agradeço o Grande Conselho, bem como nossos tios, tias e familiares, que nos ajudaram a concluir a CNIE com êxito e, com a crescente chama das sete velas em nossos corações”.

Page 19: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Heitor Felicio GarciaCapitulo Tangara n 336

Waynner Oliveira de SousaCapitulo Cavaleiros da Era de Aquarius n 348

‘‘A Campanha Nacional de Incentivo à Excelência, sem dúvida, é uma ferramenta essencial para o Mestre Conselheiro efetuar seus trabalhos. Com planejamento e dedicação consegui realizar todos meus trabalhos no curto período de 6 meses, que passou muito rápido. Ela me desafiou a completar as atividades, fazendo e tornando-se

uma ‘competição’ saudável, já que outros representantes capitulares estariam

participando. Hoje posso afirmar que a CNIE ajudou-me muito e, tivemos êxito em completá-la. Isso servirá de aprendizado para minha vida toda’’.

“A Campanha Nacional de Incentivo à Excelência é uma ótima ferramenta de auxílio de gestão, ajudando com o planejamento de at iv idades . A Campanha auxilia para que os trabalhos realizados sejam realmente efetivados de forma a colaborar com a sociedade e facilitando o acompanhamento das atividades do Capítulo por partes dos Gabinetes Estadual e Nacional. Com toda certeza a Campanha de Excelência é um programa que colabora para fazermos uma boa gestão e sermos bons Mestres Conselheiros."

´

Page 20: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Guilherme Ramos de OliveiraCapitulo Pedro Henrique Santana de Oliveira n 648

Samuel Gordon Ramsay CaixetaCapitulo Alexandre Carlos Pierre n 308

‘‘A Campanha Nacional de Incentivo a Excelência é peça fundamental de estímulo para que os Capítulos possam realizar os dias obrigatórios; trabalhos cívicos e sociais; e também, arrecadar fundos. Além de cumprir com seu juramento, feito em sua instalação, o Mestre Conselheiro, pode mostrar, com planejamento, objetividade e empenho, que não é difícil conquistar esse prêmio. Todavia, planejar e executar as atividades não são tudo, também é necessário cumprir os prazos estipulados, senão tudo o que foi feito, será perdido. Contudo, participar deste evento é muito gratificante a nós, mostrando o potencial de cada afiliada, vez que coloca em prática os princípios e virtudes da Ordem DeMolay’’

‘‘A Campanha Nacional de Incentivo a Excelência é essencial para o trabalho da Ordem DeMolay, pois além de 'incentivar a excelência' entre todos os Capítulos do Brasil, ajuda o Mestre

Conselheiro a planejar sua gestão. Muitas vezes um Mestre Conselheiro pode não

saber o que fazer em sua gestão e, com a campanha ele já sabe o que tem que fazer para ser um ''Mestre Conselheiro Excelente'', basta cumprir as atividades da CNIE que terá uma boa gestão. A Campanha de Excelência é realmente uma brilhante ideia, desejo a todos os próximos Mestres Conselheiros uma boa sorte. Obrigado!’’

Page 21: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Excelência eSuperação estáao seu Alcance!

Todos desejamos ser felizes na nossa vida. Desejamos ter sucesso pessoal, sermos reconhecidos e sentirmos que a nossa vida foi importante, vigorante e extraordinária.

É certo que todos sentiremos numa qualquer altura da nossa vida o peso e desconforto dos obstáculos. Algo que não corre bem, momentos de tristeza, perda, insucesso, falhanço atrás de falhanço até que consideramos que a sorte não está do nosso lado e simplesmente aceitamos e desistimos de lutar para alcançar a superação e a excelência.

Todos nós, ao longo das nossas vidas, tivemos estes momentos, como por exemplo, nascemos e desejamos aprender rapidamente como andar, sorrir, falar e quando alcançamos a adolescência sentimos que somos heróis do nosso filme. Estamos dispostos à descoberta, à aventura e consideramos cada nova experiência como aprendizagem, mesmo quando a experiência revela-se negativa sentimos que trouxe algo de positivo à nossa vida.

Todavia, a certa altura da nossa vida revelamos uma atitude conformista com a vida, privilegiamos a segurança, a estabilidade e não gostamos da mudança, pois não desejamos ou receamos a possibilidade de falhar.

É precisamente neste período da nossa vida onde a superação surge como recompensa pela atitude positiva e pelo comportamento com vista a resultados extraordinários e à excelência. É aqui que temos que olhar para o insucesso como aprendizagem para o sucesso e sacudir o pó da queda e continuar a lutar.

Porquê que nos acomodamosGostamos, inconscientemente, de sentir que detemos o controle de tudo

o que nos rodeia e esse controlo transforma-se em conforto para cada um de nós. Dai existir a tão conhecida zona de conforto que cada um de nós possui.

A verdade é que criamos hábitos que acabam por representar a nossa rotina e essa rotina é-nos confortável e permite-nos que nos sintamos seguros na nossa vida.

Page 22: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Todavia essa segurança não nos devolve a possibilidade de nos superarmos e alcançarmos resultados extraordinários. Por vezes questionamos o porquê de algumas pessoas possuem um sucesso incrível nas mais diversas áreas das suas vidas. Sentimos que muitos nascem com oportunidades diferentes de outros e que não tivemos a mesma sorte.

Quando decidimos pensar um pouco mais sobre tais oportunidades constatamos que essas pessoas são pessoas dinâmicas, empreendedores, aventureiras e com capacidades de liderança.

Aprofundando um pouco mais facilmente identificamos que tais qualidades não são inatas nem fruto do acaso. Elas são adquiridas e trabalhadas arduamente ao longo de diversos anos, passando por diversas experiências e ultrapassando diversos obstáculos.

Este tipo de atitude positiva perante a vida permite que essas pessoas alarguem as suas zonas de conforto tornando essa área mais ampla e vasta, abraçando novas oportunidades e experienciando novas formas de superação.

É como entrar no desconhecido e o transformar em parte da sua vida, do seu conhecimento e da sua experiência. Imagine que alguém grita perto de si. O primeiro grito irá despertar em sí um som tão assustador que, sem capacidade de controle, solta um pulo enorme. Já o segundo grito sequencial não irá despertar o mesmo impacto e o terceiro grito, poderá até despertar em sí alguma emoção de alegria tendo em conta o momento que está viver.

Tudo isto para demonstrar que o 1º impacto é definitivamente o mais difícil de superar mas será superado assim que este se tornar hábito na sua vida e tornando-se hábito passa a fazer parte da sua zona de conforto, alargando assim as suas possibilidade e oportunidades de sucesso.

Assim sendo, a sua zona de conforto pode crescer e tornar-se um mar de oportunidades. Você pode simplesmente ficar sentado no sofá ou levantar e viver a vida intensamente, usufruindo de cada momento como se fosse único e revigorante. Pode procurar novas oportunidades para o seu desenvolvimento pessoal ou até mesmo para melhorar a sua situação financeira.

Todavia, não será sentado no sofá que irá experienciar a emoção do sucesso ou a motivação para ultrapassar obstáculos na sua vida.

Então mas o que aconteceu?

Page 23: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

MOVA-SE EEXPLORE

Definitivamente, sentir que está ao seu a lcance e aumenta r a sua á rea de oportunidades é um fato motivacional.

Do ponto de vista inicial a sua atitude situa-se de acordo com o exemplo seguinte e sabe que ex i s te um mundo todo de oportunidades ao seu alcance. A sua zona de conforto pode aumentar, aumentando assim as suas oportunidades para se superar e desenvolver uma vida extraordinária.

A zona de exploração é seu novo mundo, é terra desconhecida que espera que dê o primeiro passo. Sempre que dá um passo no sentido do desconhecido aumenta as suas p o s s i b i l i d a d e s e c o m a s s u a s n o v a s possibil idades aumenta a sua zona de conforto diminuindo a sua área de medo.

Está ao seu alcance se superar e obter na sua vida resultados extraordinários. Não se deixe vencer pelo receio de viver novas experiências ou ultrapassar difíceis obstáculos. Poderá ser depois desses momentos de tempestade que encontre a bonança na sua vida.

Mova-se e explore, para o seu sucesso!http://w

ww

.serm

aio

r.co

m/e

xcele

nci

a-s

upera

cao-s

eu-a

lcance

/

Page 24: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

A Ordem DeMolay hoje, é responsável por desafiar o jovem, capacitá-lo para viver uma vida melhor e lapidar seu espírito de liderança. Neste momento, o Gabinete Estadual da Ordem DeMolay de Mato Grosso, vem prestigiar àqueles que desafiam o trabalho e lutam para uma melhoria harmônica e espiritual da sociedade em que vive. Desta forma, apresentamos a todos o evento que vem sendo sucesso absoluto em Cáceres – MT, conhecida coma a “capital das bicicletas” desenvolvido pelo Capítulo Alexandre Carlos Pierre n.º 308.

O projeto “Encontro da Juventude”, foi encabeçada pelo Capítulo Alexandre Carlos Pierre n.º 308 da Ordem DeMolay no ano de 2012 e teve o apoio de líderes municipais. Seu primeiro tema, foi “POR UMA CÁCERES MELHOR PARA TODOS”, pensada propositalmente neste ano para apresentar aos jovens eleitores seus respectivos candidatos a prefeito, que futuramente administrariam a cidade do qual vivem.

O público alvo são os jovens eleitores, de escolas públicas e particulares, visto que muitas vezes

Even

to D

esta

que

Page 25: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

eles não são ouvidos pelo fato de não demons t r a r i n t e r e s s e e c o n h e c i m e n t o d o s a s s u n t o s decorrentes na própria cidade.

Já em sua segunda edição, em 2013, o Capítulo como um todo, afim de conscientizar a população sobre um dos principais problemas encontrados nas cidades, o tema escolhido foi “Lixo”, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais.

Após visita no local onde são depositados diariamente toneladas e, toneladas, de lixo na própria cidade de Cáceres, percebendo irregularidades à proteção física s u s t e n t á v e l , s e u s m e m b r o s resolveram usar deste projeto para u m a d i s c u s s ã o s a d i a d e conscientização da população para a coleta adequada e seleção do lixo que vem de nossa própria casa.

Além disso, os DeMolays, com apoio de outras entidades juvenis, fizeram um ‘‘mutirão’’ de limpeza em uma das trilhas turísticas da própria cidade de Cáceres.

Este projeto é uma ideia de socialização e conscientização da sociedade, que busca e buscará, a cada ed i ção, abordar t emas específicos para uma sociedade melhor e uma juventude consciente.

Page 26: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

Qual é o planejamento

Capítuloseu do

Você já encaminhouse

u

CALENDÁRIOpara o

mESTREConselheiroRegional

o

?

deSUAregião?

‘‘‘‘

Page 27: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

ACOMPANHE...

/DeM

ola

yM

T/D

eMo

layM

T

/DeM

ola

yM

Tw

ww

.DeM

ola

yM

T.o

rg

Page 28: Jornal Ordem do Dia - 1ª Edição

EE ST TE AN DI UB AA LG

EE ST TE AN DI UB AA LG

EE ST TE AN DI UB AA LG