jornal oficina brasil sul - novembro 2013

8
MS: (67) 3345-0600 GO: (62) 3095-7800 SP: (11) 3526-3000 RS: (51) 3024-4033 PR: (41) 3021-7030 MG: (31) 4062-5712 SC: (41) 3021-7030 (51) 3024-4033 MT: (65) 3637-5005 RJ: (11) 3526-3000 PA: (91) 3255-4660 Acesse nosso site www.bodipasa.com.br 100 Mais de opções de kits de turbinamento com componentes originais. FAÇA REVISÕES EM SEU VEÍCULO REGULARMENTE. 15 mil exemplares distribuídos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul A Artecola Química, empresa com atividade voltada ao desenvolvi- mento e produção de adesivos e laminados para a indústria e consumo, sediada no Rio Grande do Sul, anunciou nova parceria estratégica com a AEC Polymers, empresa do Grupo Arkema, especializada em ade- sivos estruturais. A proposta de parceria objetiva a expansão dos negócios das duas empresas na América Latina. A aliança também visa for- necer inovação em adesivagem para o mercado automotivo, como as linhas pesadas de ôni- bus e caminhões, construção civil e as indústrias náutica e eólica, por meio das tecnologias MMA - Metilmetacrilato (Ar- tecola SAF®) e MS Polymer® (Artesil FHG®). Evandro Kunst, diretor da Artecola Química, acredita que a parceria contribuirá para o desenvolvimento de novas tec- nologias, permitindo a ambas empresas acompanhar a evolu- ção econômica prevista para a América Latina. Christian Bret, presidente da AEC Polymers, também avalia o novo laço em- presarial como positivo.“Este acordo é uma grande oportu- nidade para nós, para acelerar a expansão geográfica em um mercado extremamente dinâ- mico”, disse Bret. Artecola Química e AEC Polymers anunciam Aliança para expandir negócios na América Latina www.OficinaBrasil.com.br Oficina Brasil Sul ANO XIV NÚMERO 177 - NOVEMBRO 2013

Upload: oficina-brasil

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Encarte do Jornal Oficina Brasil designado para a região Sul do Brasil

TRANSCRIPT

Turbine seu trator Ford, Agrale, Massey e Turbine seu trator Ford, Agrale, Massey e Case Case com os com os Kits de Turbinamento BodipasaKits de Turbinamento Bodipasa..

MS: (67) 3345-0600 GO: (62) 3095-7800 SP: (11) 3526-3000 RS: (51) 3024-4033 PR: (41) 3021-7030 MG: (31) 4062-5712

SC: (41) 3021-7030(51) 3024-4033

MT: (65) 3637-5005RJ: (11) 3526-3000

PA: (91) 3255-4660

Acesse nosso site www.bodipasa.com.br

Os melhores kits do mercado, com componentes de alta Os melhores kits do mercado, com componentes de alta qualidade e a con�ança das turbinas Garret original.qualidade e a con�ança das turbinas Garret original.

100Mais de

opções de kits de turbinamento com componentes originais.

FAÇA REVISÕES EM SEU VEÍCULO REGULARMENTE.

15 mil exemplares distribuídos nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

A Artecola Química, empresa com atividade voltada ao desenvolvi-

mento e produção de adesivos e laminados para a indústria e consumo, sediada no Rio Grande do Sul, anunciou nova parceria estratégica com a AEC

Polymers, empresa do Grupo Arkema, especializada em ade-sivos estruturais. A proposta de parceria objetiva a expansão dos negócios das duas empresas na América Latina.

A aliança também visa for-necer inovação em adesivagem

para o mercado automotivo, como as linhas pesadas de ôni-bus e caminhões, construção civil e as indústrias náutica e eólica, por meio das tecnologias MMA - Metilmetacrilato (Ar-tecola SAF®) e MS Polymer® (Artesil FHG®).

Evandro Kunst, diretor da Artecola Química, acredita que a parceria contribuirá para o desenvolvimento de novas tec-nologias, permitindo a ambas empresas acompanhar a evolu-ção econômica prevista para a América Latina. Christian Bret,

presidente da AEC Polymers, também avalia o novo laço em-presarial como positivo.“Este acordo é uma grande oportu-nidade para nós, para acelerar a expansão geográfica em um mercado extremamente dinâ-mico”, disse Bret.

Artecola Química e AEC Polymers anunciam Aliança para expandir negócios na América Latina

www.OficinaBrasil.com.br

Oficina Brasil SulAno XIV número 177 - noVembro 2013

Novembro 20132 Caderno Sul

Publicação mensal do Grupo Oficina Brasil, dirigida a todo segmento de reparação de veículos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Tiragem para distribuição gratuita pelos Correios: 15.000 exemplares. É permitida a reprodução das matérias desde que citada a fonte.

Filiado a:

Para anunciar:(51) 3337-8758(11) 2764-2873

DiREtoR GERAL:Cassio Hervé

SECREtÁRiASolange Ferreira Roberto

REGioNAL SUL:Eduardo Seger(eduardo.seger@ofi cinabrasil.com.br)

GERAçÃo DE CoNtEÚDoJornalista Responsável:Kamilla Vulcão (DRT/PA 46.222)(kamilla.vulcao@ofi cinabrasil.com.br)Consultores Técnicos: Fernando Naccari (MTB0073980/SP) e Paulo Handa(redacao@ofi cinabrasil.com.br)

CoMERCiAL

ÁREA CoRPoRAtE (NACioNAL) Gerente de Atendimento: Ernesto de Souza (ernesto.souza@ofi cinabrasil.com.br)Executivo de Contas: Carlos Souza (carlos.souza@ofi cinabrasil.com.br)Executiva de Contas: Tatiana Teodoro da Silva (tatiana.teodoro@ofi cinabrasil.com.br)

ÁREA vAREJo (NACioNAL)Gerente de Contas: Aliandra Artioli (aliandra.artioli@ofi cinabrasil.com.br)Assistente Comercial: Iara Rocha(iara.rocha@ofi cinabrasil.com.br)

PRoDUçÃo GRÁFiCAJ1 Agência Digital(producao@ofi cinabrasil.com.br)

FiNANCEiRoGerente: Junio do Nascimento(fi nanceiro@ofi cinabrasil.com.br)Coordenadora: Mariana TarregaAssistente: Rodrigo Castro

GEStÃo DE PESSoASAnalista: Vivian C. Pereira (rh@ofi cinabrasil.com.br)(vivian.pereira@ofi cinabrasil.com.br)

QUALiFiCAçÃo DE ASSiNANtES (DAtABASE)Gerente: Alexandre P. Abade(alexandre.abade@ofi cinadireta.com.br)

CENtRAL DE AtENDiMENto Ao LEitoRKarila TremontinoDe 2ª a 6ª, das 8h30 às 18hTels.: (11) 2764-2880 / 2881(leitor@ofi cinabrasil.com.br)

PRé-iMPRESSÃo E iMPRESSÃo:D´ARTHY Editora e Gráfi ca Ltda.

Atender às necessidades de seus clientes com qualidade é o objetivo

da Disauto, distribuidora de autopeças com sede em Lages, no estado de Santa Catarina,

que investe continuamente no crescimento e desenvolvimento de sua empresa, profi ssionais e clientela. Desde sua fundação, em 1988, o grupo construiu trajetória sólida, passando de

apenas uma, para quatro lojas dentro do estado, um centro de distribuição e ainda duas fi liais fora de Santa Catarina, tendo a parceria com o reparador inde-pendente como uma das prin-

cipais metas mercadológicas.Já são 25 anos de experiên-

cia no setor de autopeças e um quadro de colaboradores que ultrapassa 200 pessoas envol-vidas diretamente, além de ou-

www.OficinaBrasil.com.br

Oficina Brasil Sul

ofi cina independente é um dos alvos da Disauto para se manter na liderançaParceria com o reparador e constante investimento são as estratégias da empresa de Lages para ser referência no mercado de autopeças da região sul

3Novembro 2013 Caderno Sul

tras dezenas que contribuem de forma indireta. O atendimento da Disauto - Distribuidora de Autopeças Limitada, hoje, co-bre todas as cidades do estado de Santa Catarina, parte do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, além de suprir demandas em outros estados para peças automotivas, com destaque aos itens de motor, suspensão e transmissão, al-guns dos mais procurados.

Para Rafael Gomes, gerente comercial, o que reforça a ima-gem de liderança da empresa é a preocupação em proporcionar excelência em atendimento, indo além da relação de balcão. “Temos em nossas premissas o cuidado especial com nossos clientes. São oficinas, auto centers, lojas de autopeças e grandes frotistas com os quais, para a Disauto, é importante manter não apenas uma rela-ção comercial e profissional, mas proporcionar relações que possam criar laços de parceria e amizade”.

Em posição de destaque na sua cl ientela , os repa-radores são visados como peças-chaves para o suces-so da empresa. Segundo o gerente comercial, uma das estratégias de mercado é o foco em fidelizar o reparador, investindo na realização de palest ras para aperfeiçoa-

mento técnico e atualização prof issional. “Oferecemos treinamentos regulares tanto para nossos clientes-parceiros quanto para nossa equipe de vendas, investindo continu-amente”. A empresa avalia as ações voltadas para as oficinas mecânicas como bem sucedidas. “Todas as ativida-des nesse sentido sempre são positivas, pois a participação é expressiva. Nossa avaliação é a melhor possível, uma vez que buscamos trazer o que há de mais recente e inovador no mercado para o conhecimento do reparador”, pontua Gomes.

Mercado em mutação e concessionárias - “O mercado sofreu mudanças bruscas nos últimos anos e também uma enorme invasão de produtos importa dos. Como con se qu ê n -cia, nossas indústrias brasileiras passaram por algumas dificul-dades”, aponta Rafael Gomes. Criado numa família de em-presários do setor, desde cedo o gerente esteve em contato com o segmento de autopeças e faz um panorama positivo de tais transformações. “Agora, com a homologação no segmento de autopeças pelo Inmetro, houve modificações neste cenário que trouxeram várias oportunida-des para nosso ramo”.

Já sobre uma possível con-

corrência com as concessio-nárias automotivas, o gerente visualiza não um ambiente competitivo, mas uma oportu-nidade de ampliar a atuação da Disauto. “As concessionárias estão desenvolvendo um tra-balho forte na área de venda de peças, agregando no fatura-mento. Vejo que os fabricantes estão se posicionando melhor no mercado para não perder essa fatia e acredito que exista espaço para todos”, avalia o gerente, que garante que a Disauto mantém seu estoque atualizado atendendo também a várias concessionárias.

EStRAtéGiA

Severiano Hugen Júnior, funcionário que está à frente do departamento de marketing da empresa afirma que, para manter-se como referência, a Disauto investe em seu corpo de colaboradores. “Emprega-mos esforços continuamente no aprimoramento técnico e pro-fissional de nossos prestadores de serviços. O investimento na capacitação técnica e na gestão de serviços são pontos essen-ciais para nosso atendimento. Nosso diferencial competitivo é a seriedade e competência no atendimento e negócio”, explica o profissional. “Dispo-nibilizamos aos nossos clientes

o melhor serviço, por meio de uma equipe de vendas capaci-tada para oferecer soluções e garantindo preço e qualidade incontestável dos produtos”, diz Severiano, reafirmando a posição do grupo de primar pelo atendimento de qualidade.

Para ratificar o seu posicio-namento no mercado sulista, a empresa aposta no marketing direcionado. “Desenvolvemos campanhas e promoções regu-larmente e com exclusividade para os clientes Disauto, como o público reparador. É uma for-ma de proporcionar vantagens aos que dão preferência para nossas lojas”, esclarece Hugen.

Tecnologia também é uma das áreas de interesse e inves-timento da Disauto. “Nesse último ano desenvolvemos um site inovador com o conceito

de melhorar a presença digital de nossa empresa e facilitar o acesso de nossos clientes aos produtos oferecidos, orçamen-tos, localização de filiais e contato”, enumera Severiano, que inclui ainda, as ferra-mentas digitais que o grupo já utiliza. “Disponibilizamos três catálogos eletrônicos onde podem ser visualizados pro-dutos e especificações, assim como sua aplicação, e o cliente também pode optar por fazer o download”.

Para um futuro já próximo, Severiano prevê ações de e-commerce. “Ainda não estamos atuando com vendas pela inter-net, mas já existe um projeto de inclusão de uma plataforma de comércio digital completa e pronta para ser utilizada pela Disauto”, adianta.

Div

ulg

ação

Loja matriz, em Lages - SC

R eal izada em Por to Alegre, a Autoparts, Feira de Autopeças,

Equipamentos e Serviços reuniu cerca de 100 marcas do segmento automotivo e foi um espaço para negócios e contatos profissionais, com a aposta no desenvolvimento do parque de peças automo-tivas do Rio Grande do Sul.

O objet ivo do evento, segundo Cassio Dresch, di-

retor comercial da Diretriz, promotora do evento, era de fortalecer o mercado re-gional. “Ficamos satisfeitos em alcançar nossa meta . Voltamos à cidade de Porto Alegre depois de cinco anos e consideramos a 6ª edição da feira como um recomeço”, afirmou.

Para os expositores, a fei-ra teve saldo positivo. “A Au-toparts 2013 nos proporcio-

nou uma oportunidade ímpar de apresentar aos visitantes em geral, clientes e possíveis clientes, os rumos aos quais estamos direcionando nossa empresa. Ou seja, nossa con-solidação como fornecedora, para toda a região Sul, de peças para motores em suas múltiplas aplicações e, como novidade, a incrementação em nosso portfólio de produ-tos”, ressaltou Flávio Telmo, empresár io da Autopeças Meridional.

“Um evento su r preen-dente pelo público altamente direcionado, cujos lançamen-tos foram recebidos com mui-to interesse resultando em

Novembro 20134 Caderno Sul

Autoparts - Feira de Autopeças, Equipamentos e Serviços levou a Porto Alegre mais de 100 marcas Quase dez mil profi ssionais marcaram presença no pavilhão da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul –FIERGS entre os dias 16 e 19 de outubro, com proposta de gerar contatos e desenvolvimento do mercado de autopeças

Foto

s: O

fi cin

a B

rasi

l

Central da Injeção

5Novembro 2013 Caderno Sul

grandes negócios”, elogiou o representante da Hidromar.

Cássio Dresch avalia o sucesso do evento como con-sequência da contr ibuição da comissão organizadora, o apoio da mídia local e das

caravanas de prof issionais formadas espontaneamen-te que marcaram presença. “Voltaremos em 2015 com uma edição melhor ainda, com mais expositores e cer-tamente com mais visitação

profissional”, garante.

BoNS vENtoS

D a d o s d o S i n d i c a t o Nacional da Indúst r ia de Componentes para Veículos

Automotores (Sindipeças), apontam a projeção de fatura-mento para 2013 é de R$ 83,5 bilhões. Em 2012, esse nú-mero foi de R$ 81,7 bilhões, segundo dados do anuário “Desempenho do Setor de

Autopeças”, divulgado pelo Sindipeças e pela Abipeças - Associação Brasileira da Indústria de Autopeças.

Além d isso, o Brasi l , quar to maior mercado au-tomot ivo do mundo, está

NOVO HAMBURGOSÃO LEOPOLDOMONTENEGRO SAPIRANGATAQUARA ESTEIODOIS IRMÃOS

3586.900051WWW.RITMOFIAT.COM.BR

/ ritmofiat

O MAIOR ESTOQUEDE PEÇAS FIAT DA REGIÃO

VOCÊ ENCONTRA AQUI

PENSOU PEÇAS FIATPENSOU RITMO

Filipinas Impave

Novembro 20136 Caderno Sul

encurtando a distância entre os três primeiros colocados: Japão, Est ados Unidos e China. Desde 2006, quando ainda ocupávamos o nono lu-gar nesse ranking, o consumo interno cresceu, em média,

11% ao ano. Segundo estudo da Fiergs,

o parque fabril do Rio Gran-de do Sul soma mais de 35 mil indústrias entre micro, pequenas, médias e grandes empresas (com exceção da

construção civil). Desse to-tal, 48% estão concentradas nos 33 municípios da Grande Porto Alegre.

Já a frota circulante de veículos no Rio Grande do Sul é de 5,5 milhões. À frente

do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, e praticamente de porte idêntico do Paraná. Em Porto Alegre, o número de veículos é de 768.069, iden-tificando uma tendência de diluição da frota na Região

Metropolitana. No universo da Região Sul, a frota com-preende 15,4 mi lhões de unidades, a segunda maior do país.

Unindo esses dois dados

Giros Peças Remot

7Novembro 2013 Caderno Sul

favoráveis – crescimento do mercado nacional e o enor-me potencial da indúst r ia gaúcha – com as oportuni-dades geradas em uma feira de negócios, a Autoparts, já consolidada como a principal

feira de reposição e reparação automotiva na Região Sul, se configura como um evento ainda mais promissor. “A Autoparts, agora em Porto Alegre, veio preencher uma lacuna de cinco anos no

mercado regional como um importante canal de comuni-cação entre o setor industrial e seus clientes. É o ambiente perfeito para realizar excelentes negócios”, fi naliza o diretor comercial da Diretriz. TopyCar

Meridional

Novembro 20138 Caderno Sul

MtE-thomson cria manual de diagnósticopara o sensor lambda

P ensando em facilitar e des-mitificar o assunto, a MTE-THOMSON lança o manual

dos “7 Passos Sensor Lambda – Diagnóstico”. No material é pos-sível encontrar de forma fácil e muito didática, um passo-a-passo com fotos, desde a identificação (se o problema está no Sensor ou não), até como encontrar e instalar o produto corretamente.

O Sensor Lambda é uma peça fácil de trocar, mas dificil de diag-nosticar, pois além de geralmente não ser a causa do problema e da

luz da injeção eletrônica acesa no painel, ele ainda possui diferentes tipos: pode ser Planar ou Conven-cional, com 1,2,3 ou 4 fios, com valores de resistência ohmica di-ferentes, antes ou depois do Cata-lisador, com conectores parecidos e fios invertidos ou ainda, a cha-mada “Banda Larga” com 4, 5 ou 6 fios.

”Recebíamos muitas dúvidas em nosso atendimento referentes ao Sensor Lambda. É muito impor-tante além de corrigir realmente o problema que ocasionou a falha no

produto, substituí-lo corretamen-te. Para facilitar o procedimento, criamos estes 7 Passos”, explica Alberto Ferreira Maciel, consultor técnico da MTE-THOMSON.

SERviço

Para solicitar o “7 Passos Sen-sor Lambda – Diagnóstico”, é só entrar em contato com o SIM - Ser-viço de Informações MTE-THOM-SON, pelo 0800 704 7277 ou ainda através do CHAT MTE online no http://www.mte-thomson.com.br

Ainda existem muitas dúvidas por parte dos reparadores na instalação, tipo e aplicaçãodo Sensor Lambda (ou Sensor de Oxigênio)

Div

ulg

ação