jornal oficina brail diesel - agosto 2011

6
Edição 37 - Ago/2011 - Uma revista: Motor estacionário Uma matéria especial que mostra detalhes sobre esta pouco comentada variante da linha Diesel Common Rail na prática - Parte 3 Projeto social da MAN Latin América capacita pessoas com deficiência

Upload: grupo-oficina-brasil

Post on 21-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Encarte do Jornal Oficina Brasil designado para reparadores de veículos pesados.

TRANSCRIPT

Edição 37 - Ago/2011 - Uma revista:

Motor estacionário

Uma matéria especial que mostra detalhes sobre esta pouco comentada variante da linha Diesel

Common Rail na prática - Parte 3

Projeto social da MAN Latin América capacita pessoas com deficiência

2 EDITORIAL REPARADOR DIESEL | AGOSTO DE 2011

Atendendo a pedidos:motores estacionários

A REVISTA REPARADOR DIESEL, integrante do jornal OFICINA BRASIL como encarte é administrado pelo GRUPO OFICINA BRASIL. Não está autorizada nenhuma reprodução dos artigos e referências publicados neste caderno sem prévia autorização. Os espaços publicitários desta publicação são pagos. GRUPO OFICINA BRASIL não se responsabiliza pelos anúncios aqui publicados, já que conteúdo, informações técnicas (natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preços) e quaisquer outros dados sobre os produtos e serviços anuncia-dos são fornecidos com exclusividade pelos nossos anunciantes.

Filiado a: Nós apoiamos:

Tiragem desta edição: 18 mil Distribuição nos Correios pormeio de qualificado database: 16.888O Oficina Brasil e o Caderno Reparador Diesel oferecem garantias exclusivas para total segurança do investimento dos anunciantes: Auditoria IVC (Instituto Verificador de Circulação) e BDO Trevisan (custos com distribuição).

É com muita satisfação que neste mês atendemos a sugestão de um leitor da revista Reparador Diesel.

No mês de julho recebemos um e-mail, em nossa central de atendi-mento, do assinante Alex Martins, de Campinas, SP, agradecendo o trabalho do Jornal Oficina Brasil e informando que tinha muito in-teresse em ver uma matéria sobre grupos geradores, já que as infor-mações deste segmento são es-cassas.

Por acaso, já havíamos planejado em nossas reuniões de pauta de-senvolver matérias visando outros nichos de mercado, onde também são aplicados motores Diesel, afi-nal este é nosso foco.

A solicitação de Alex confirmou nossa expectativa e então partimos em busca de informações com fa-bricantes de motores e montadoras de grupos geradores para conhecer as características técnicas e as di-ferenças entre estes motores e os aplicados na linha de transportes, além de informações sobre manu-tenção e tipos aplicados.

O resultado você confere entre as páginas 11 e 15 desta revista,

uma matéria especial que espera-mos atender as expectativas ini-ciais de leitores interessados como Alex, pois descobrimos que existe sim procedimento específico para a manutenção dos motores aplicados em grupos geradores e outros es-tacionários.

Nossos planos também incluem motores náuticos, pois sabemos que muitos reparadores que traba-lham com linha Diesel em veículos de transporte terrestre, também atuam paralelamente no ramo.

Sem deixar de lado nossa princi-pal vocação, concluímos nesta edi-ção a sequencia de matérias ‘Com-mon Rail na prática’, desta vez com a colaboração do engenheiro espe-cialista Celso Corsino.

Confira também as principais no-tícias do segmento e fiquem a von-tade para elogios, críticas e suges-tões, que só irão contribuir para um Reparador Diesel cada vez melhor.

Boa leitura!

Marco Antonio Silvério Jr.

DIRETOR GERALCassio Hervé

DIRETOR COMERCIALEduardo Foz

SECRETÁRIASolange Ferreira Roberto

GERAÇÃO DE CONTEÚDOCassio HervéMarco Antônio Silvério Jr.Bruna ParanhosErnesto de SouzaMurillo Miranda

COMERCIALAliandra [email protected] [email protected] de [email protected] [email protected]

PRODUÇÃOAssistente - Arnaldo [email protected]

FINANCEIROGerente - Junio do NascimentoAssistente - Mariana TarregaAuxiliar - Rodrigo [email protected]

GESTÃO DE PESSOASDaniela [email protected]

ASSINATURA E DATABASEGerente: Mônica [email protected]: Alexandre P. [email protected]: Giovana [email protected] CENTRAL DE ATENDIMENTO AO LEITORLuana Cunha e Talita AraújoDe 2ª a 6ª, das 8h30 às 18hTels.: (11) 2764-2880 / [email protected] PRÉ-IMPRESSÃO E IMPRESSÃOGráfica Oceano

EXP

ED

IEN

TE

Este produto é impresso na Gráfica Oceano em papel certificado FSC. Trabalhamos com-prometidos com o meio ambiente e temos uma ótima impressão do futuro.

4 EM FOCO REPARADOR DIESEL | AGOSTO DE 2011

Com o objetivo de incentivar a diversi-dade em sua força de trabalho, A MAN Latin America vai investir na capacita-ção de profissionais com deficiên cia, com o programa “Novos Horizontes”. A empresa selecionou 22 jovens com pouca experiência, mas com determi-nação para assumirem novos desafios, para trabalhar em suas operações e ar-cará com os estudos necessários para sua formação acadêmica.

A intenção do programa “Novos Horizontes” é contribuir para a inclu-são social dessas pessoas, a partir de oportunidades de desenvolvimento profissional. O anúncio oficial do pro-grama pela diretoria da empresaocor-

reu com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e do prefeito de Resende (RJ), José Re-chuan Jr., na fábrica de Resende.

Executivos das mais diversas áreas vão assumir o papel de tutores desses novos colaboradores dentro da empre-sa.

Os jovens também receberão treina-mentos para ambientação ao mundo corporativo, aprendendo assim como lidar com aspectos da rotina de traba-lho, como informática e comunicação. A empresa também desenvolveu um esforço de conscientização e integra-ção com as equipes que receberão os novos contratados.

MAN Latin America investena capacitação profissionalde pessoas com deficiência

Div

ulg

ação

EM FOCO 5REPARADOR DIESEL | AGOSTO DE 2011

O setor de retíficas de motores no Brasil, que movimenta R$ 1,8 bilhão por ano, possui 3 mil empre-sas e representa 95% do mercado de manutenção desse segmento que tem evoluído na última década com a criação da Rede Nacional de Retíficas Conarem, uma forma de prestar o melhor serviço pós venda ao mercado. A especialização dos profissionais que atuam na área de retíficas é altamente técnica exigin-do atualização constante e a compe-titividade do custo serviço frente ao remanufaturado, garantem o desen-volvimento do setor.

A padronização de processos de serviços, a garantia de assistência técnica em todo o País pela Rede Nacional de Retíficas Conarem, além da vantagem do custo ser, no mínimo, 20% mais em conta do que o componente remanufaturado pela fábrica, têm permitido parcerias en-tre a entidade e os principais fabri-cantes de autopeças para motores, como MWM, Cummins, Garret e Mahle que vislumbram aumentar a fatia de mercado de seus produtos na reposição. A proposta visa indicar empresas da rede Conarem e ofe-recer condições diferenciadas para o acesso aos produtos, treinamento técnico e assistência pós-venda em várias regiões do País, de acordo com as necessidades e estratégias dos fabricantes.

Além de auditoria anual para ava-liação de procedimentos adotados pelas empresas, o Conarem também pretende criar processo de padroni-zação de serviços que, além da parte técnica, incluirá sistemas e software de gestão e área contábil.

O serviço de retífica é altamente técnico e personalizado, permitindo que a vida útil do motor seja prolon-gada em até quatro vezes.

Além de mais econômico é mais seguro, pois o consumidor sabe exa-

tamente quais são as condi-ções do motor do seu veículo, ao contrário do remanufatura-do que não há informação de quantas vezes a peça passou por esse processo.

Diferentemente dos Estados Unidos e da Europa, o motor remanufaturado não ocupou espaço expressivo no setor de manutenção no Brasil devido à especialização das retíficas de motores que geram milha-res de empregos e atendem às necessidades da frota die-sel nacional.

Retíficas se especializam e dominam o mercado da reposição

Divulgação

6 EM FOCO REPARADOR DIESEL | AGOSTO DE 2011

A Cummins Filtration confirmou que irá produzir e distribuir o Arla 32 no Brasil e na América do Sul. O agen-te líquido será obrigatório a partir de 2012, quando começam a valer as normas do Proconve P7. A empresa diz que a linha de produção do produ-to estará pronta até novembro deste ano para atender o mercado.

A nova solução técnica permitirá que os motores atendam aos níveis de emissões nos veículos comerciais a Diesel e será oferecida em embala-gens convenientes de 4, 10, 20 litros, tambor de 200 litros, tanque descar-tável e de plástico de 1.000 litros, além de opções a granel para gran-des frotas. Para abastecer o mercado nacional e regional (América do Sul), a Cummins Filtration desenvolveu uma estratégia de disponibilidade e distribuição do Arla 32, visando aten-der aos clientes em diversas cadeias de suprimentos. Opções de serviços em postos de abastecimento de com-

bus t íve i s , paradas de e s t r a d a s e frotistas, d i s t r i b u i -dores de m o t o r e s e peças e c o n c e s -s i o n á r i a s de mon-t a d o r a s são alguns pontos de venda des-sa estra-tégia que proporcionará a adequada cobertura geográfica.

Para veículos Diesel dotados da tecnologia Euro 5, a empresa estima um consumo entre 5% e 7% em rela-ção ao Diesel usado devido ao ciclo de emissões e as tecnologias aplica-das com pequena variação em rela-

ção ao ciclo operacional e a classe do veículo. O Arla 32 terá custo competi-tivo em relação ao combustível e tra-ta-se do elemento chave na redução do NOx aos níveis requeridos pela legislação. Seu manuseio é comple-tamente seguro, já que se trata de um produto não-tóxico, não-poluente e não-inflamável.

Cummins Filtration irá produzir e distribuir Arla 32

Div

ulg

ação

Volare faz 13 anos e comemora marca de produção

Júlio Soares

A Volare completou 13 anos em junho e comemora uma marca histórica: mais de 40 mil miniônibus produ-zidos. Somente nos seis primeiros meses de 2011, a em-presa fabricou mais de 1,8 mil veículos, com destaque para a nova linha W Fly, lançada recentemente no Brasil.

Em um curto espaço de tempo e com contínuos lan-çamentos, a Volare se tornou uma referência no setor de transportes, desde a aplicação urbana até ao turis-mo e transporte de estudantes. Para este ano, a empre-sa prevê crescimento de 10%, estimando vender mais de 4,5 mil unidades. As exportações devem representar entre 5% a 10% do total comercializado.

O ônibus 40 mil foi entregue à empresa Imetame Me-talmecânica, da cidade de Aracruz, no Espírito Santo. O modelo comemorativo será usado no fretamento dos funcionários da empresa.