jornal o vale hoje - edição de agosto 2014 - núcleo de jornalismo do eucalipto

16
ANO 03 ANO 01 Páginas 02-11 Páginas 12-15 Edição 23 Edição 07 www. .com.br www. .com.br do Vale Vem aí o 1º Congresso de Missões: “Missões até aos confins da terra” Eventos Leia mais na página 3 Sino centenário de Carbonita: seus toques tecem memória Animais na pista trazem perigo na MG 451, trecho que liga Carbonita a Itamarandiba Página 12 Página 13 e venda MAIS 38 9805-9105 38 9137-1017 38 3521-3141 aqui Anuncie Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br Distribuição Gratuita vem aí A Garota Lithielen Milenn é eleita Miss Simpatia no Miss Minas Gerais 2014 Queda no repasse do FPM e dívidas herdadas prejudicam município de Itamarandiba e Prefeito toma medidas drásticas Itamarandibana representou a cidade entre as 30 finalistas do tradicional concurso de beleza promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão FOTO: Geraldo Lara Fotografia Manuscrito revela breve percurso histórico de Emanuel, Tibúrcio e Joaquim As constantes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prefeituras municipais do Brasil, dentre elas, a de Itamarandiba. Além da queda brusca, outro agravante que tem causado transtornos para a prefeitura itamarandibana, segundo o Prefeito Erildo Gomes, está relacionado à dívida de mais de 14 milhões de reais herdada de administrações anteriores. Copa Aranãs: Atalanta fecha contratação do atacante Marinho, ex-jogador do Atlético Mineiro CFC de Carbonita também está na disputa pelo título da Copa Página 06 Página 04 Página 07

Upload: o-vale-hoje

Post on 07-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

ANO 03

ANO 01

Páginas 02-11

Páginas 12-15

Edição

23 Edição

07www. .com.br

www. .com.br

do Vale

Vem aí o 1º Congresso de Missões: “Missões

até aos confins da terra”

Eventos

Leia mais na página 3

Sino centenário de Carbonita: seus

toques tecem memória

Animais na pista trazem perigo na

MG 451, trecho que liga Carbonita a

Itamarandiba

Página 12

Página 13

e vendaMAIS38 9805-910538 9137-101738 3521-3141

aquiAnuncieAgosto 2014 www.ovalehoje.com.br Distribuição Gratuita

vem aí

A Garota

Lithielen Milenn é eleita Miss Simpatia no Miss Minas Gerais 2014

Queda no repasse do FPM e dívidas herdadas prejudicam município de Itamarandiba e Prefeito toma medidas drásticas

Itamarandibana representou a cidade entre as 30 finalistas do tradicional concurso de beleza promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão

Fo

to: Geraldo Lara Fotografia

Manuscrito revela breve percurso histórico de Emanuel, Tibúrcio e Joaquim

As constantes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prefeituras municipais do Brasil, dentre elas, a de Itamarandiba. Além da queda brusca, outro agravante que tem causado transtornos para a prefeitura itamarandibana, segundo o Prefeito Erildo Gomes, está relacionado à dívida de mais de 14 milhões de reais herdada de administrações anteriores.

Copa Aranãs: Atalanta fecha contratação do atacante Marinho, ex-jogador do Atlético Mineiro

CFC de Carbonita também está na disputa pelo título da Copa Página 06

Página 04

Página 07

Page 2: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Itamarandiba: jovem é morto a tiros dentro de sua própria casa

Caminhão tomba em acidente próximo à ponte do Rio Araçuaí

Cabo Magno da Polícia Militar de Carbonita fala sobre o trânsito da cidade

Página Policial - O Vale Hoje

A causa e o autor do assassinato ainda são desconhecidos

O veículo que transportava uma S10 sujou a pista com muito óleo e interditou o local

“Vamos todos lutar por um trânsito seguro!”

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 2

Na manhã do dia 19 de agosto, por volta das 6h30, Rafael da Silva Souza, de 24 anos, foi morto a tiros em sua residência, situada na Rua Santana do Bairro Fazendinha.

Vizinhos ouviram tiros e, momentos depois, souberam da morte do rapaz. O jovem era pai, morava sozinho e deixou uma criança. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima possuía passagens pela polícia por tráfico e outros crimes.

Ainda não se sabe quem foi o autor do crime e os motivos que levaram a cometer o ato. As Polícias Militar e Civil estiveram no local, isolando a área do crime à espera do perito criminal, o qual se deslocou da cidade de Capelinha para prosseguir com os procedimentos legais. Após a averiguação, o perito constatou 11 tiros por todo o corpo da vítima.

Na tarde do dia 7 de agosto, ocorreu um acidente envolvendo um caminhão. O veículo carregava uma caminhonete S10, e ambas as placas dos veículos eram de Montes Claros.

A pista ficou completamente suja pelo óleo que caía do veículo. A notícia poderia ter sido pior se o acidente tivesse acontecido na ponte que estava a poucos metros do local.

O motorista vinha de Montes Claros com destino a Ipatinga e, junto com ele, havia mais três ocupantes, dentre os quais, dois sofreram pequenas escoriações.

Segundo o Cabo Magno, a Polícia Militar de Carbonita tem percebido que muitos motoristas da região não têm respeitado as normas de trânsito. Esse comportamento negativo acarreta riscos para os usuários da via, denotando, assim, um verdadeiro descaso com o maior bem que temos: a vida!

“Insistimos nas campanhas educativas, contudo a repressão deve ser feita e aumentaremos consideravelmente as fiscalizações, pois já observamos que, muitos notificados no trânsito, são reincidentes e já receberam paliativos educativos visando uma segunda chance, porém querem apostar na sorte”, ressalta o Cabo Magno.Muitos motoristas têm ignorado os primados

da Direção Defensiva, sendo ela um conjunto importantíssimo de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. “Não consigo entender o que se passa na cabeça de um motorista que não gasta mais do que cinco minutos para atravessar toda a cidade andando devagar e, mesmo assim, insiste em “jogar a vida para escanteio” e imprimir velocidade incompatível com a via. Não se esqueçam de que todos nós podemos ser vítimas desses infratores. Conto com o apoio incondicional de sempre para mudarmos esta trágica estatística”, considerou.

Baseando-se na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou à negligência, à imprudência ou

à imperícia, a Direção Defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que podem vir a causar um acidente.

Você, cidadão, também deve fazer a sua parte, denunciando práticas abusivas de pessoas que estão fazendo das ruas verdadeiras pistas de corrida. Anotem placas e características do condutor, caso possível, como nome, direção em que está trafegando, sua ação ou omissão negativa, endereço do fato ou do condutor etc. Esses dados podem ser repassados anonimamente pelo telefone 190.

Page 3: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Itamarandiba-MG comemora o Dia do Advogado

1º Congresso de Missões: “Missões até aos confins da terra”

Além de comemorar o Dia do Advogado, o IV Encontro Jurídico trouxe atualizações e cursos com temas relevantes para os profissionais da área

Secretaria de Missões Betel Assembleia de Deus realizará esse encontro de muita

fé e louvor

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE3

A 183ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais – OAB Itamarandiba – representada por seu Presidente, Dr. Marcos Piovezan Fernandes, realizou na noite de 8 de agosto o IV Encontro Jurídico.

O referido evento aconteceu no Clube Florae e contou com a presença de advogados militantes na Comarca de Itamarandiba, bem como de toda a região, que prestigiaram palestras ministradas por grandes juristas, tais como Dr. Nazário Nicolau Gonçalves de Faria - Pós Graduado em Direito Público pela PUC/MG, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário e Dr. José do Carmo Veiga de Oliveira - Mestre em Direito Processual pela PUC/MG, Doutorando em Direito Processual pela PUC Minas, Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da PUC/MG e Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Durante o evento, houve homenagem aos advogados pela honrosa profissão, bem como pela comemoração do Dia do Advogado, que é celebrado todo dia 11 de agosto.

Esclareça-se que, a subseção de Itamarandiba – 183ª Subseção da OAB/MG – por meio de seus membros, vem buscando trazer atualizações jurídicas e cursos com temas relevantes tanto para os profissionais atuantes na área jurídica quanto

para a população de Itamarandiba, a exemplo disso no dia 8 de julho, a subseção realizou o curso O Comércio e os Direitos Básicos do Consumidor, ministrado pelo Mestre em Direito Constitucional e Vice-Presidente da Comissão de defesa do Consumidor da OAB Federal, Dr. Bruno Burgarelli Albergaria Kneip e contou com a participação da população local.

A 183ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil visa, por conseguinte, levar conhecimento e esclarecimentos acerca de direitos, muita das vezes desconhecidos por grande parte da população, e assim busca estar próxima da população local, cumprindo dessa forma seu papel e função social.

A Secretaria de Missões Betel Assembleia de Deus – Ministério de Itamarandiba – promoverá, entre os dias 9 e 14 de setembro, no Ginásio Poliesportivo de Itamarandiba, o 1º Congresso de Missões. O evento tem o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Itamarandiba, da Secretaria de Cultura, da Polícia Militar e da Polícia Civil.

O Congresso terá como preletores o presidente Pr. Geraldo Camilo, o vice-presidente Pr. José Gonzaga, Pr. Jeham Porto, Pr. Albert Ferreira (RJ), Pr. Carvalho Jr. (MG), Pr. Samuel Mariano (SP), Ev. Cristiano (MG).

Os louvores ficarão a cargo das mais belas vozes da música gospel: Robson Monteiro, Amanda Lopes, Jonatan Farias, Quarteto Castelo Forte, João Carlos & Natalino Silva, Wagner & Anderson, Gilberto & Isaías.

Page 4: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Queda no repasse do FPM e dívidas herdadas prejudicam município de Itamarandiba e Prefeito

toma medidas drásticas

Itamarandiba Hoje

Prefeito concede entrevista ao Jornal O Vale Hoje e fala a respeito da situação atual da Prefeitura

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 4

As constantes quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prefeituras municipais do Brasil, dentre elas, a de Itamarandiba. Além da queda brusca, outro agravante que tem causado transtornos para a prefeitura itamarandibana, segundo o Prefeito Erildo Gomes, está relacionado à dívida de mais de 14 milhões de reais herdada de administrações anteriores.

Além de prejudicar em investimentos para a população, os prejuízos vindos desses dois problemas têm deixado a Prefeitura de Itamarandiba com grandes dificuldades a ponto de o Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, temer por não conseguir honrar as contas. Em entrevista exclusiva ao Itamarandiba Hoje, o Chefe do Executivo local explicou que para que isso não aconteça, ele teve que demitir servidores contratados, paralisar obras, rever acordos e convênios; além disso, ele não descartou a possibilidade de a Prefeitura começar a funcionar em meio expediente.

“A situação é muito incômoda e preocupante. O Governo Federal reduziu o repasse do FPM e, para piorar, herdamos uma dívida aproximada em 14 milhões de reais, a qual estamos fazendo de tudo para quitar. Resumindo: sem dinheiro do FPM e com dívidas a pagar não temos outra saída senão cortar gastos. E isso que estamos fazendo!

Dispensamos servidores, inclusive secretários, e os investimentos em infraestrutura, entre outros serviços, foram drasticamente reduzidos e a ordem do momento é priorizar apenas os serviços essenciais como limpeza pública e saúde”, disse o prefeito.

Segundo o Prefeito Erildo Gomes, outra situação que ajudou a Prefeitura a conviver com os graves problemas de ordem econômica foram as fortes chuvas que assolaram Itamarandiba no final de 2013, isto porque os gastos com a recuperação do município não estavam nas previsões orçamentárias da Prefeitura Municipal. “Todos se recordam de que, recentemente, Itamarandiba foi castigada por temporais até então nunca vistos na região. Dezenas de pontes, inúmeras casas, ruas e estradas foram danificadas ou totalmente destruídas. A recuperação do

município foi realizada basicamente com recursos próprios, pois, o Governo prometeu, mas liberou uma quantia que mal dava para reformar as ruas que foram destruídas”, desabafou.

Page 5: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE5

Vereador Ciderley do Celular conquista equipamentos para laboratório do Hospital

Itamarandiba Plu

ried

itor

ial

O vereador Ciderley do Celular vem realizando um trabalho respeitoso em seu mandato, com participação ativa na Câmara Municipal, tanto na cidade, como na zona rural. Prova disso são as constantes visitas às comunidades rurais em diversas associações do município, cujo lema é “Um mandato popular e participativo”.

Uma grande conquista do vereador é o recurso destinado ao Hospital Itamarandiba, conhecido como “Hospital velho”, no valor de R$143.000.00,00, por emenda de um deputado federal. Outra atuação importante realizada pelo vereador Ciderley foi a aquisição de equipamentos no valor de R$59.649,74 para o laboratório do Hospital Geraldo Ferreira Gandra, conhecido como “Hospital novo”. O recurso de emenda parlamentar por um deputado estadual foi utilizado na compra de um Microscópio Bionocular, Fotômetro de chama (centrífuga) e 14 computadores equipados de monitor LED 15,6 polegadas.

“Quero agradecer a todos por confiarem em meu trabalho, pois sempre estou lutando por uma saúde digna para todos, como prometi antes de ser eleito. Vendo a necessidade da população, que vem sofrendo por um longo período por falta de atendimento laboratorial, me dispus a buscar recursos para que o problema fosse solucionado. Graças a Deus e ao meu esforço, obtive essa grande conquista de adquirir o valor de R$59.649,74 em equipamentos para o laboratório do Hospital Municipal”, disse o vereador Ciderley do Celular.

Também com o papel de fiscalizador, o

vereador Ciderley tem usado o mandato para lutar por uma saúde digna para todos. Esse fato pode ser confirmado através de um Boletim de Ocorrência feito pelo vereador quanto à falta de plantonista no Hospital de Itamarandiba (“Hospital velho”). O vereador foi solicitado por pacientes que aguardavam atendimento na portaria do hospital e presenciou várias pessoas de diversas faixas etárias e com vários tipos de doenças. O vereador se preocupou com o andamento da denúncia e encaminhou cópias do B.O. para a Promotoria de Justiça, a qual tomou as devidas providências.

Para mais informações sobre o mandato do vereador acesse: www.ciderleyvereador.blogspot.com ou acompanhe suas ações no facebook: facebook.com/ciderleyvereador.

“Um mandato popular e participativo”

Page 6: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 6Esporte & Lazer

Copa Aranãs: Atalanta fecha contratação do atacante Marinho, ex-jogador do Atlético Mineiro

CFC de Carbonita também está na disputa pelo título da CopaApós a confirmação da presença do Sport Club Atalanta na Copa Aranãs 2014, os diretores do clube Vinícius Lima (Gabiru) e Rivadavia Rochembourg (Junão) se movimentaram para trazer reforços para a disputa da competição.O time, que já tem uma base formada com jogadores locais, fez grandes contratações de atletas da região, mas a grande estrela do time sem dúvidas é o atacante Marinho, ex-jogador do Atlético Mineiro.

Marinho começou sua carreira em 1999, no estado de Alagoas; em 2000, veio para Minas Gerais, onde jogou no Democrata Valadares, Ipatinga, Upi, Guarani de Campinas, Guarani de Divinópolis, São Caetano, Hamarbby na Suécia, Juventude, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Democrata de Sete Lagoas, CRB de Alagoas e Noroeste de São Paulo.

Em sua carreira, conquistou os seguintes títulos:

• Bicampeão mineiro, Campeão brasileiro em 2006 pelo Galo;• Artilheiro do Brasil em 2006 com 33 gols, ganhando a chuteira de ouro pela Revista Placar;• Campeão da Taça Minas em 2004 e artilheiro pelo Ipatinga;• Artilheiro do mineiro em 2005;• Vice-artilheiro em 2004.

O CFC, tradicional time de Carbonita, vem para a Copa Aranãs com muita credibilidade e é o algoz do Atalanta, por ter sido o time que o eliminou no ano passado. O Atalanta está no grupo B da Copa Aranãs, com os times do CFC de Carbonita e São Gonçalo do Rio Preto. E já tem a estreia marcada para o dia 14 de setembro no estádio Recanto do Lobo, com previsão para as 15h.

Page 7: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE7

Miss Minas Gerais 2014Lithielen Milenn leva o título de Miss Simpatia

2014 do Miss Minas Gerais

O Concurso MISS MINAS GERAIS deste ano foi muito especial para Itamarandiba, pois, pela primeira vez na história, a cidade contou com uma representante. Lithielen Milenn Matos Fernandes estava entre as 30 finalistas do concurso, numa seleção de mais de 700 candidatas do evento promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão.

Lithielen, filha dos empresários Valdir A. Fernandes (Didi da Auto Peças) e Marilene Fernandes, com medidas de modelo, tem 18 anos e esbanja toda simpatia ao longo dos seus 1,79m de altura, 86 cm de busto, 62 cm de cintura e 97 cm de quadril.

“Participar do concurso foi incrível, e realmente é um sonho sendo realizado. Sinto-me vitoriosa de ter chegado até a final”, disse a itamarandibana.

No dia 27 de agosto, o band.com.br transmitiu ao vivo o concurso Miss Minas Gerais na web para todo o território nacional e a Band Minas realizou a transmissão simultânea na televisão para o estado mineiro.

A Itamarandibana levou o título de Miss Simpatia 2014, o Jornal O Vale Hoje parabeniza e torçe por uma carreira vitoriosa dessa nossa conterrânea.

Excel: um programa voltado para você que precisa gerenciar, calcular e apresentar informações

O Excel é uma ferramenta poderosa no gerenciamento e na apresentação de informações, possuindo um grande poder para calcular, o que faz dele o programa mais utilizado em empresas que necessitam de um controle financeiro, ou até mesmo por algumas pessoas que fazem o controle do orçamento doméstico, investimentos pessoais, entre outros.

Neste ano, um estudante de engenharia da cidade de Fortaleza, Ian Ferreira, venceu o campeonato mundial de Excel, realizado no fim de julho na cidade californiana de Anaheim, EUA. O jovem, de apenas 20 anos, é o primeiro brasileiro a vencer uma das categorias do Microsoft Office Specialist Champion (Microsoft Office Specialist Campeão do Mundo).

Na competição, os concorrentes demonstraram conhecimento sobre os recursos dos programas do pacote Office. Como prêmio, ele ganhou uma bolsa de estudos no valor de US$ 5 mil ( Equivalente a R$ 11,5 mil) e um tablet Superface Pro 3. A edição de 2014

reuniu mais de 400 mil candidatos de 130 países.

Em 2015, o Microsoft Office Specialist World Championship será realizado em Dallas, EUA. E, quem sabe, você não pode ser um candidato em potencial? Por isso, oferecemos cursos de todo o pacote Office da Microsoft e achamos interessante o evento desse porte, pois realça a importância da qualificação profissional, principalmente na área de informática, a qual vem crescendo cada vez mais. O Microsoft Office Specialist World Championship ocorre anualmente, coletando resultados de provas de certificação no pacote Office.

“Nosso curso de Excel é voltado para pessoas que desejam conhecer e utilizar os recursos proporcionados por essa ferramenta. Temos disponíveis a versão 2010 e a atual versão Excel 2013”, diz Lílian Oliveira, proprietária da escola de informática e capacitação profissional Compuway.

Dica Empesarial

Torne-se fera neste programa com a Compuway

Itamarandibana representou a cidade entre as 30 finalistas do tradicional concurso de beleza promovido pela Rede Bandeirantes de Televisão

Intoxicação Resultado: Intoxicação Alimentar ocorrida durante festa de

casamento teve origem bacterianaA Fundação Ezequiel Dias de Belo Horizonte – FUNED – constatou que bactérias causaram a intoxicação alimentar que ocorreu na festa de casamento do dia 26 de abril, no distrito do Contrato. Após o ocorrido, amostras dos alimentos foram enviadas para análise. O resultado identificou que o arroz temperado com peito de frango, milho verde e demais condimentos estava contaminado.

Segundo orientações da Secretária de Saúde, Aida Gandra, “Ao se realizar preparo de alimentos para grande quantidade de convidados, é preciso ter

cuidado. Deve-se manter o alimento refrigerado e o mesmo não pode ser manipulado, sob hipótese alguma, com as mãos descobertas. Orienta-se o uso de luvas ou de colheres durante o preparo, pois há uma flora bacteriana residual nas mãos – o que pode ser um risco para contaminação.”

O fato que aconteceu na noite de sábado, 26 de abril, no distrito de Contrato, foi em comemoração a um casamento, na ocasião inúmera pessoas tiveram crises de diarréia e foram atendidas pelos dois hospitais da cidade de Itamarandiba e de outras cidades.

Page 8: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 8

Dicas de Saúde

Estiagem

Tecnologia em benefício da saúde bucal – Parte II

Constatada situação de Emergência em Itamarandiba

Aparelhos para tratamento de canalDe repente, uma dorzinha no dente. Com o passar do tempo, ela se intensifica e, depois de alguns dias, torna-se constante. Essa dor é normalmente proveniente de um aprofundamento da cárie e, na maioria das vezes, há necessidade do tratamento de canal.

Esse tratamento constitui na abertura do dente para a remoção da polpa (nervo), que precisa ser substituída por um material obturador.

O tratamento de canal é um procedimento em que a tecnologia favorece ao cliente e ao dentista mais conforto e segurança, determinando a diferença entre saúde e perda do dente.

Na área de endodontia (canal), vários instrumentos manuais estão dando lugar aos aparelhos computadorizados, facilitando a terapia dos mesmos. Veja suas inúmeras vantagens:• diminuição do tempo do tratamento;

• diminuição de radiação;• final do tratamento 99% indolor;• maior exatidão no trabalho realizado.

“Além de serem mais exatos, os métodos eletrônicos são mais convenientes para o cliente e para o profissional, pois facilitam o atendimento, podendo ser usados também em gestantes, desde que estejam com a saúde dela e do bebê em dia e com a devida proteção,” assim explica a Dra. Léo (Wilhelmina).

O tratamento de canal com anestesia computadorizada e os aparelhos de última geração são realizados com alta tecnologia e são 99% indolor.

DICA: Pequenas dores podem ser sinal de algum problema na parte interna do dente. Nessa hora, a visita ao dentista é essencial, entretanto você pode se prevenir fazendo visitas periódicas.

O governo federal reconheceu na quinta-feira, 14 de agosto, situação de emergência em 12 municípios da Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com essas decisões foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (14/08).

Na Bahia, foi reconhecida situação de emergência nos municípios de Andorinha, Curaçá e Presidente Dutra, por causa da estiagem. Em Minas Gerais, estão na lista as localidades de Águas Vermelhas, Chapada do Norte, Itamarandiba, Mamonas e São Francisco, por estiagem, e Taiobeiras, por vendaval. Em Santa Catarina, foi reconhecida situação de emergência em

Itá, Lacerdópolis e Quilombo, por problemas causados por chuvas intensas e enxurradas.

Conforme o Ministério da Integração Nacional, situação de emergência é caracterizada por uma situação anormal, decretada em razão de desastre que, embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do Estado atingido, requer auxílio complementar do Estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.

Fonte:A tarde On Line / com alterações

Page 9: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE9

Prefeitura e Câmara Municipal de Itamarandiba discutem viabilidade de criação de consórcio para

gestão associada da iluminação pública

Representantes do IBGE participam de reunião na Câmara Municipal de Itamarandiba

Plu

ried

itor

ial

À pedido do Prefeito itamarandibano, Erildo Gomes, aconteceu no último dia 18 de agosto, na Câmara Municipal, uma reunião cuja pauta era a avaliação da necessidade de criação de um consórcio para gerenciamento da iluminação pública.

Além do Prefeito Erildo Gomes, e do Presidente da Câmara Municipal de Itamarandiba, Eduardo Moreira, participaram do encontro, os vereadores itamarandibanos, Delei do Contrato, Sebastião Amaro e Ciderley Cena, servidores de vários departamentos da Prefeitura de Itamarandiba, Advogado Especialista em Direito Público, Sr. Heder Cafetá, representante do consórcio s , Engenheiro Eletricista, Igor Braga Martins, e, ainda, representantes do município de Carbonita, o Gestor Fiscal da Prefeitura, Sr. Genival Freires, Presidente da Câmara, Sr. José de Jesus Morais (Cocada) e o vereador Américo Tadeu.

O Advogado Heder Cafetá explanou sobre a importância da criação do consórcio público e como enfrentar os problemas oriundos da determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual decidiu que, a partir de janeiro de 2015, os ativos da iluminação pública passem a ser de responsabilidade das Prefeituras.

De acordo com Cafetá, existem três maneiras mais viáveis para amenizar a situação, sendo elas: registro de preço, no qual prefeituras participam de compra conjunta; a prefeitura faz contratação direta através de licitação; e através da criação de um consórcio, o qual, segundo ele, é o mais indicado por abranger várias prefeituras. “O consórcio é uma das alternativas. Quem define qual é a melhor saída é justamente o que estão promovendo aqui. Ou seja, a união da Prefeitura e Câmara Municipal”, disse.

Enfatizando que a união dos municípios fortalece e barateia o serviço, o Engenheiro Eletricista, Igor Braga, assegurou que a grande vantagem em se criar um consórcio é a possibilidade de se aumentar a abrangência de números de pontos de iluminação pública e completou: “com o consórcio existe a garantia de que um mesmo investimento geraria um melhor custo benefício.”

A determinação da Aneel tem trazido grandes preocupações aos gestores das municipalidades de todo o Estado de Minas Gerais a ponto de alguns, dentre eles o Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, e a Associação Mineira dos Municípios (AMM) se mobilizarem para tentar reverter a decisão. Contudo, o órgão diz estar amparado por Lei e que somente

os Estados de Minas Gerais e São Paulo ainda não assumiram a iluminação pública. Inclusive tendo eles um prazo maior para se adequar à determinação.

O Prefeito Erildo Gomes tem demonstrado preocupação com a situação. Contudo, ele assegurou que a equipe do governo municipal vem tomando atitudes que tendem a contribuir na solução e busca de alternativas que amenizem o impacto financeiro que a questão trará aos cofres do município itamarandibano. “Tão qual se posicionou a AMM entendemos que essa medida é inconstitucional. Além do que a situação financeira da grande maioria dos municípios não está nada boa. Para piorar vamos ter que assumir, a partir de 1º de janeiro de 2015, a manutenção, os reparos e as melhorias da iluminação pública. É obvio que muitos municípios não têm condições para isso. Nós estamos buscando alternativas e juntamente com os nobres vereadores chegaremos ao consenso de qual será a melhor forma de atender a esta demanda”, argumentou Gomes.

Ao findar da reunião, decidiu-se que novos encontros serão agendados, inclusive com a presença de representantes de outros municípios para que o tema seja tratado de maneira mais ampla e levando em consideração as características de cada município.

Na manhã do dia 18 de agosto, aconteceu a reunião com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – e com os vereadores para o esclarecimento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC. Na oportunidade, estiveram presentes Ederson Tadeu Mourão, Gerente Regional, e Breno Meirice Santos Andrade, Técnico de informações estatísticas e geográficas – ambos representantes do IBGE – , o Presidente da Câmara, Eduardo Cesar Moreira, os vereadores Ciderley Nunes Cena, Vanderlei Carneiro Fernandes, Jacinto de Fátima Alves, Antônio de Pádua Lemes, José de Fátima Meira, Sebastião Antonio Amaro e Claudiney das Almas Sena.

A Reunião que ocorreu em Itamarandiba foi realizada em todos os municípios da Agência Regional do IBGE. Na reunião, foram apresentadas algumas informações relevantes a respeito do IBGE e, em relação às pesquisas realizadas no município, foi traçado um diagnóstico sobre a situação do município.

Os representantes do IBGE frisaram que as pesquisas realizadas pelo instituto retrata a situação das políticas públicas desenvolvidas no município. Ademais, destacaram a grande importância da Fundação IBGE para a Administração Pública e o município como um todo. A instituição mostrou-se disposta a colaborar e desenvolver parcerias com a Administração Pública em busca de um melhor planejamento municipal.

A MUNIC é uma pesquisa que avalia a administração pública e, periodicamente, realiza um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial, a prefeitura; compreendendo, também, diferentes políticas e setores que envolvem o governo municipal e a municipalidade.

Como fruto do esforço permanente de atualização da pesquisa, inclusive com relação ao amplo escopo dos temas por ela tratados, desde sua primeira edição em 1999, os dados estatísticos e cadastrais que ora compõem sua base de informações, constituem um conjunto relevante de indicadores de

avaliação e monitoramento do quadro institucional e administrativo das cidades brasileiras. Tais indicadores expressam, de forma clara e objetiva, não só a oferta e a qualidade dos serviços públicos locais, como também a capacidade dos gestores municipais em atender às populações. É importante destacar que o IBGE não só realiza pesquisa, mas também faz a cartografia oficial de todo o país, e de todo o município de Itamarandiba. Após a discussão, eus representantes deixaram uma pergunta: “Como administrar um município do porte de Itamarandiba sem conhecê-lo de forma abrangente, principalmente, sem aproveitar as informações divulgadas pelo IBGE?”

Page 10: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Prefeitura de Itamarandiba consegue vigas metálicas e blocos/lajes pré-moldadas para reconstruir a

PONTE SANTA QUITÉRIA Os moradores de Itamarandiba e Aricanduva podem comemorar mais uma ótima conquista que vem de encontro às necessidades dos dois municípios. A boa notícia diz respeito a conquista, por parte da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, junto ao Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), de 2 conjuntos de vigas metálicas de 18 metros de comprimentos e 24 blocos/lajes pré-moldadas, investimento de R$ 123.665,72, que serão usadas na reconstrução da Ponte Santa Quitéria. Via de acesso sobre o Rio Itamarandiba que possui extensão de 36 metros e é utilizada por parte significativa da população itamarandibana e aricanduvense.

O Prefeito de Itamarandiba, Erildo Gomes, que tratou pessoalmente do assunto indo por diversas vezes a Belo Horizonte para levar projetos e cobrar agilidade na liberação do armamento, ressaltou que a reconstrução da Ponte Santa Quitéria é um marco na história de Itamarandiba e Aricanduva. Segundo ele, a obra vai melhorar o escoamento de bens e serviços e a movimentação de pessoas, além do que vai ajudar no desenvolvimento e crescimento dos dois municípios. Destacando que a obra será executada com mão de obra, maquinário e ferragens da Prefeitura Municipal, e com a ajuda de itamarandibanos,

que sabedores da situação financeira pela qual passa a Prefeitura e doaram o cimento que será usado nos ‘pegões’ da ponte, o Prefeito Erildo Gomes fez questão de enaltecer e agradecer a atitude dos colaboradores. “Estamos felizes com a conquista e contentes com a postura de nossos conterrâneos que sabedores da nossa atual condição financeira se sensibilizaram e nos ajudará em importante obra. É literalmente a união fazendo acontecer em Itamarandiba! A essas pessoas faço um agradecimento em nome de toda nossa gente”, disse. A obra de reconstrução da Ponte Santa Quitéria terá início nos próximos dias.

Prefeitura de Itamarandiba firma parceria e realiza Curso de Saneamento Básico Rural

A Prefeitura de Itamarandiba, através das Secretarias Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com a EMATER/MG, Mineração Pedra Menina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itamarandiba e IEF (por intermédio da Estação Ecológica Mata dos Ausentes), realizou, recentemente, um curso sobre fossa séptica. Atividade essa que faz parte do Projeto de Recuperação da Bacia do Córrego Itapirapoã.

Enaltecendo a parceria firmada, o Secretário Municipal de Agricultura, Sr. João Vieira, informou que o objetivo do curso, dentre outras

coisas, é disseminar, junto às comunidades, a importância de se instalar fossa séptica, levando em conta que esse procedimento é um dos mais vantajosos no que diz respeito ao tratamento de esgoto nas zonas rurais.

O curso, realizado no nosso município, contou com a participação de 15 pessoas, sendo elas de Itamarandiba e de Senador Modestino Gonçalves, respectivamente das comunidades de Serra dos Martins, Córrego Fundo, Itamarandiba do Campo, Canela D’ema, Penha de França, Santa Joana, Beia, Tafona, Fazenda Barreiras e Itanguá.

A Secretaria Municipal de Cultura vem ofertando de maneira gratuita, aos cidadãos de Itamarandiba, vários cursos de artesanato. Dentre as modalidades oferecidas estão: pintura em tecido, reciclagem, embalagem, tricô, crochê, origami, pirogravura e pulseiras hippies. As aulas são ministradas por uma profissional qualificada, todas as terças, quartas e quintas-feiras, e tem como público alvo adolescentes e adultos.

Os cursos são voltados para geração de renda e também servem como terapia aos envolvidos no projeto. No total, 33 pessoas participam das oficinas; dentre elas está a dona de casa, Sra. Denise Gasquel. Demonstrando enorme contentamento por participar das aulas de pintura em tecido, ela afirmou ter se interessado pelo curso após sua filha Raíssa,

17 anos, aluna da oficina de embalagem, levar ao conhecimento dela e da filha caçula Karlla, 11 anos, as vantagens de se aprender um novo ofício. “Minha filha foi quem levou a novidade para nossa casa. Ela falou muito bem do curso e me convidou a participar. Achei a ideia excelente! Além de aprender, vou ficar mais tempo perto dela e da minha outra filha que também está inscrita na oficina de pintura. Fazemos o curso em família”, comemorou.

Todas as oficinas são ministradas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada próximo à Igreja Matriz, e possuem duração média de 30 dias. Tão logo termina o curso, novas turmas são formadas. Fique atento, participe e descubra o grande artesão que existe em você.

Secretaria de Cultura de Itamarandiba oferece oficinas de artesanato de graça à população

Prefeitura Informa

Plu

ried

itor

ial

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 10

Page 11: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE11

Dica Bem Estar BOLA SUÍÇA – “A BOLA DA VEZ”A Bola Suíça proporciona bons resultados

A Bola Suíça tem se tornado um instrumento muito bem aceito entre aqueles que buscam promover um estilo de vida saudável, pois promove uma ampla gama de aplicações em exercícios físicos. Mas é claro, o profissional deve conhecer bem suas aplicações e seus cliente/paciente, saber utilizar os exercícios com bom senso para um resultado seguro e eficiente.

As atividades com a Bola Suíça apresenta uma variedade de movimentos simples e capaz de obter benefícios par todo o corpo como a melhora da flexibilidade; fortalecimento de tronco, membros inferiores e superiores; cardiorrespiratório; mobilidade articular e relaxamento.Por outro lado, sua má aplicação, ou sua utilização

sem orientação profissional (qualificada) pode trazer transtornos à saúde, principalmente problemas posturais e musculares.

A Academia Bem Estar, com sede na Avenida Jequitinhonha 98A, Bairro Florestal, telefone (38) 3521-3233, única em Itamarandiba credenciada e com profissionais registrados junto ao Conselho Regional Educação Física – Cref6 – 001512, aguarda sua visita e encontra-se à disposição para prescrever exercícios físicos com segurança e qualidade para atingir seus objetivos.

Page 12: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Sino centenário de Carbonita: seus toques tecem memória

Carbonita HojeAgosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 12

As mãos que deram corda no relógio por quase trinta anos é a mesma que redigiu um belo manuscrito a respeito do sino centenário de Carbonita.

Segundo esse precioso documento, o sino foi adquirido, em 1805, no Rio de Janeiro, pelo pároco Padre Domingos Pimenta de Figueiredo, com a idade de 28 anos na época. O padre pagou pelo relógio o valor de um conto e duzentos mil réis. No entanto, o relógio foi despachado pela então Capital mineira Ouro Preto e, de lá, veio para Barreiras, atual Carbonita, em um carro de boi. Foram dias e dias na estrada. Chegando ao destino, o Padre Domingos providenciou a montagem do relógio, o qual era composto de três cabos de aço, adaptados em latões de 40, 30 e 15 quilos.

O relógio batia de quinze em quinze minutos e havia outros dois sinos, um médio e um pequeno. Na década de 30, o segundo sino apresentou uma pequena trinca. O sino então foi retirado pelo pároco Padre Otávio Domingues da Silva e conduzido para uma das capelas da paróquia. E, aqui, uma curiosidade é revelada com relação aos sinos do Brasil: muitos deles são batizados e os de Carbonita receberam os nomes de Emanuel, Tibúrcio e Joaquim. Quem zelava pelos sinos era o saudoso fogueteiro Sebastião Paes, lubrificando-os com azeite de mamona.

Na década de 60, devido ao estado precário da Igreja, o pároco José Gabriel de Oliveira, que serviu a paróquia por quase 25 anos, tentou reconstruir a Igreja, no entanto não foi atendido. Anos mais tarde, de 1961 a 1964, com a demolição da Igreja e a construção de outra, com bastante com dificuldade, o relógio foi desmontado e encaixotado por quase quatro anos.

Com a inauguração da nova construção, ele foi novamente instalado, mas verificou-se que havia duas peças danificadas. Essas peças de bronze não foram consertadas, pois só existia oficina especializada, na época, em São Paulo, e o padre, receoso, não quis consertá-las. Em decorrência disso, o relógio ora atrasa, ora adianta, porém nunca para.

No ano de 2000, o atual pároco Padre André recebeu a sugestão para consertar as peças danificadas do relógio e elas foram consertadas em Turmalina.

As informações que constam nesta matéria tiveram como fonte um manuscrito escrito por Vicente Leite, datado de 29 de março de 2005, que deu corda nesse relógio de novembro de 1962 a março de 1992, ou seja, por quase três décadas.

Manuscrito revela breve percurso histórico de Emanuel, Tibúrcio e Joaquim

Page 13: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Animais na pista: perigo iminente para quem trafega na MG 451, trecho que liga Carbonita a Itamarandiba

Carbonita Hoje

Uma viagem tranquila e segura é o que todos desejam. Entretanto, ela pode ser interrompida por animais, gerando graves acidentes que podem acabar em mortes. Na MG 451, que liga Carbonita a Itamarandiba, a viagem precisa ter a atenção redobrada, pois, em questão de segundos, o obstáculo surge no meio do caminho. Cavalos e bois são atropelados em alta velocidade, aumentando sobremaneira o risco de morte dos motoristas, passageiros e dos próprios animais.

A BR 451, que liga Carbonita a Itamarandiba, além do tráfego normal, também abriga pedestres e ciclistas, moradores de Carbonita, para a prática de atividades físicas como a caminhada e o ciclismo, sobretudo próximo ao Posto e Lanchonete Soledade.

No dia 11 de março, por volta das 5h30 da manhã, ocorreu um acidente nessa rodovia. Segundo relatos, um micro-ônibus que saía de Itamarandiba com sentido para a cidade de Diamantina, transportava passageiros que faziam tratamento de saúde, sendo muitos com dificuldades de locomoção. De repente, dois cavalos apareceram na pista, chocando-se com o veículo. Parte do micro-ônibus ficou bastante danificada, e os passageiros tiveram grande prejuízo, pois devido ao susto, não tiveram condições de prosseguir viagem, o que acarretou na remarcação das consultas. Os funcionários do DER, na ocasião, patrulharam a extensão da pista e recolheram vários animais à beira do asfalto, no entanto o dono dos animais não foi

identificado.

CUIDADOS. Durante viagens para regiões mais afastadas ou rurais, é preciso que o motorista, além de realizar uma manutenção rotineira em seu veículo, é indispensável o cuidado com animais que vivem nas zonas de mata que circundam as estradas. Animais podem representar um risco a mais para a segurança do motorista e de sua família. É importante estar bem atento a placas de sinalização.

Caso o motorista consiga perceber a tempo a presença de um animal, ele deve diminuir a intensidade dos faróis e reduzir a velocidade. Se forem animais de grande porte, é preciso diminuir a velocidade e não buzinar, pois isso pode assustá-los, levando-os a reações inesperadas. Com animais de pequeno porte, a tendência do motorista é desviar deles, por isso, antes de qualquer manobra, deve-se conferir pelo retrovisor se não há outro veículo vindo.

LEGISLAÇÃO. É preciso, além de uma educação para o trânsito, uma fiscalização mais rígida desses casos e a promoção de um lugar adequado para esses animais, pois assim poupamos a vida humana e também a vida animal. O problema é que muitos proprietários omitem a guarda desses animais, seja de bois ou de cavalos, não os recuperando, fazendo com que o perigo torne-se mais e mais iminente.

O artigo 31 das contravenções penais prevê que quem se omite na guarda de animais pode pegar

pena de dez a 60 dias de detenção. Caso alguém morra em um acidente ocasionado por animais, o dono dos animais ainda pode responder por homicídio.

Animais são causa de muitos acidentes em rodovias, por isso os motoristas precisam redobrar a atenção na local

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE13

Page 14: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 14

Inauguração da Unidade Básica de Saúde Adão Delino

Comunidade da Lagoa conta com atendimento médico e odontológico mais próximo

CLUBE CAMPESTRE CARBONITENSECNPJ 20.570.453/0001-60

Carbonita Hoje

A Prefeitura de Carbonita, através da Secretaria de Saúde, inaugurou, no último dia 3 de agosto, a Unidade Básica de Saúde Adão Delino – UBS, na Comunidade da Lagoa.

Essa obra beneficiará toda da comunidade e região, propiciando maior acessibilidade dos moradores à beira do Rio Jequitinhonha, com atendimento médico e odontológico mais próximo.A inauguração contou com a participação de autoridades, representantes da comunidade, colaboradores da área da saúde e demais pessoas da comunidade. Cantores da terra marcaram presença e abrilhantaram ainda mais o evento.

EditalPor sua Diretoria, TORNA PÚBLICO o resultado da Segunda Assembléia Geral ocorrida no dia 22/10/2014, às 19:00 horas, no Centro Cultural Professora Helena Leite, publicando o presente EXTRATO DE ATA, das deliberações tomadas em Assembléia:

a) HOMOLOGAÇÃO da lista de sócios do Clube Campestre Carbonitense, contendo 39 nomes citados em ATA – decisão unânime;

b) VENDA DE IMÓVEL de propriedade do Clube Campestre Carbonitense, “Fazenda Soledade”, com área de 03 hectares, Matricula 400 do CRI-Itamarandiba – decisão unânime;

c) PUBLICAÇÃO DE EDITAL de venda do imóvel, com as condições nele explicitadas – LEILÃO A SER REALIZADO EM 25/10/2014, às 10:00 horas, no Centro Cultural Professora Helena Leite – decisão unânime;

d) VALOR DE VENDA DO IMÓVEL – Valor Mínimo de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) – decisão por maioria qualificada;

A Diretoria do CCC esclarece a todos que o inteiro teor dos documentos ora referidos estarão disponíveis para consulta no Escritório de Contabilidade situado na Av. Januario Ribeiro, 266, centro, em Carbonita/MG.

Até o dia 12/09/2014, as 17:00 horas, os interessados poderão impugnar a ata e o edital, protocolando sua irresignação por escrito, com a sua fundamentação, que será julgada pela Diretoria do CCC, na forma do Edital e do Estatuto Social.

Page 15: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014www.ovalehoje.com.brCOMPROMISSO COM A VERDADE15

Ponte próxima à casa de Dona Geralda do Antônio Branco, na comunidade Soledade, é recuperada

através de doações

Prefeitura de Carbonita promove mais um Saúde na Feira

A empresa ArcelorMittal fez a doação de madeiras para a reconstrução da ponte na comunidade de Soledade – obra que atende cerca de 50 famílias da localidade e regiões vizinhas. A referida ponte, com aproximadamente 20 metros, encontrava-se em situação precária e não oferecia condições de tráfego de pessoas e motocicletas. Além disso, muitas crianças e idosos tinham grandes dificuldades no acesso.

Com ofício enviado pelo vereador Mazinho, anexado com assinaturas dos moradores, pedindo a doação de madeiras, a empresa ArcelorMittal se prontificou em ajudar com o que fosse necessário. A doação beneficiou as famílias da localidade que, agora, podem usufruir da ponte com mais segurança.

Segundo o Vereador Mazinho, “A ponte sobre o rio Soledade, próximo à casa de D. Geralda

do Antônio Branco, há meses se encontrava em situações precárias. Sobre ela passa um grande número de cidadãos, principalmente pessoas idosas e estudantes. A comunidade de Soledade e eu nos alegramos pela colaboração dos moradores neste trabalho solidário e agradecemos à empresa ArcelorMittal.”

No dia 2 de agosto, a Prefeitura de Carbonita, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu mais um Saúde na Feira.

Na oportunidade, a Prefeitura Municipal entregou à população carbonitense veículos novos para atendimento na área de Saúde.

As vans serão para melhor atender aos pacientes nas viagens para tratamento em BH e em Diamantina, oferecendo mais conforto e segurança a todos.

Doação das madeiras foram feitas pela ArcelorMittal a pedido do Vereador Mazinho

Durante o evento, houve entrega de vans

Solidariedade

Saúde na Feira

Page 16: Jornal O Vale Hoje - Edição de Agosto 2014 - Núcleo de Jornalismo do Eucalipto

Agosto 2014 www.ovalehoje.com.br COMPROMISSO COM A VERDADE 16