jornal o reporter n°73

16
Ano III - Edição: 73 - 20 a 26 de outubro de 2011 - Fazenda Rio Grande - Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Aumento do número de veículos deixa cidades da região em alerta A falta de planejamen- to pode acarretar em gran- des e caros problemas no futuro de um município. Devido à facilidade dos cré- ditos e dos financiamentos, a população tem adquirido com uma certa tranquilida- de um dos seus principais sonhos: o carro próprio. E a quantidade de veículos na região já deixa muitos mu- nicípios em alerta, afinal, são 159.589 carros. Página 05 2ª Festa do Paraná: sucesso e recorde de público Encerrou na noite de domingo (16), a 2ª Festa do Paraná. Promovida pela Prefeitura de Fazenda Rio Gran- de, a estimativa, segundo a Comissão Organizadora, é que mais de 80 mil pessoas tenham passado pelo local do evento nos cinco dias de festividades. Página 04 Mandirituba inaugura nesta quinta-feira mais uma unidade do Armazém da Família Página 06 Lapa segue com construção do Parque Linear Página 12 Tijucas vai construir Museu da Revolução Federalista Página 10

Upload: pedro-bala

Post on 25-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Jornal O Reporter n°73

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Reporter n°73

Ano III - Edição: 73 -

20 a 26 de outubro de

2011 - Fazenda Rio

Grande - Distribuição

Gratuita

A notícia da

sua cidade

Aumento do número de veículosdeixa cidades da região em alerta

A falta de planejamen-to pode acarretar em gran-des e caros problemas nofuturo de um município.Devido à facilidade dos cré-ditos e dos financiamentos,a população tem adquiridocom uma certa tranquilida-de um dos seus principaissonhos: o carro próprio. E aquantidade de veículos naregião já deixa muitos mu-nicípios em alerta, afinal,são 159.589 carros.

Página 05

2ª Festa do Paraná:sucesso e recorde

de públicoEncerrou na noite de domingo (16), a 2ª Festa do

Paraná. Promovida pela Prefeitura de Fazenda Rio Gran-de, a estimativa, segundo a Comissão Organizadora, éque mais de 80 mil pessoas tenham passado pelo localdo evento nos cinco dias de festividades. Página 04

Mandirituba inauguranesta quinta-feira

mais uma unidade doArmazém da Família

Página 06

Lapa seguecom

construçãodo Parque

LinearPágina 12

Tijucas vaiconstruirMuseu daRevoluçãoFederalista

Página 10

Page 2: Jornal O Reporter n°73

02 Opinião 20 a 26 de outubro de 2011

Publicação de responsabilidade daEmpresa Midfaz Comunicação

CNPJ: 04.460.773/0001-01 As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

E D I T O R I A L

A mídia e suas influências?!

À milha filha

Crônicas do Renato Gaúcho

Efemérides

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PR

Direção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior e Diego Plytovanicz;

Diagramação: Tatiana Carla de Souza | 41 9186-1773; Colaboradores: Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp e

Osmar Cardoso Rolim; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3627-1059 / 9693-2591;

Circulação: Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Pinhais

Tijucas, Piên, Campo Tenente, Lapa, Araucária, Contenda e Quitandinha.

Opinião do Leitor

Finalmente os bancários voltaram ao trabalho, masfico indignado com o resultado de quase três semanasde paralisação. Pago financiamento de um carro e naante véspera do vencimento da prestação, fui até aCaixa Econômica de Fazenda Rio Grande efetuar o de-pósito e não consegui, pois sequer havia envelopes parao depósito. Um vigilante garantiu que os envelopes fo-ram retirados para evitar depósitos. Resultado, tive quepagar quase R$ 50 de juro. De quem cobrar esse valor?Afinal procurei fazer o depósito antes do vencimento emesmo assim paguei juros.

José Carlos de [email protected]

Compareci no sábado para prestigiar a Festa doParaná. Evidentemente que a chuva estragou um pou-co o brilho da programação, mas o povo que estava láfestou muito. Pena que a lama atrapalhou de certaforma, mas a festa foi muito legal e claro quero para-benizar a organização que não mediu esforços em pro-porcionar diversão ao povo.

Eliane Batista de Oliveirae-mail não informado

Gostaria de sugerir ao jornal uma matéria sobre onosso trânsito e colocação de semáforos em alguns pon-tos e quanto ao estacionar, sentido da rua, mas não setem a devida sinalização e fiscalização do que fizeram.Precisa mudar sim, mas só se for para melhor não deixaro trânsito pior ainda. A presença de caminhões pesadospela região da Cesar Careli é comum e isso deveria serproibido. Deveria ser criado horário de carga e descar-ga, entre outras benfeitorias. Espero que realmentenossa cidade mude para melhor.

Jair [email protected]

Alterações no trânsito de Fazenda Rio Grande sãonecessárias e deveriam ter sido implementadas há mui-to tempo. Em minha opinião existem problemas gravesnas ruas da cidade e é possível constatar as dificuldadesenfrentadas diariamente pelos motoristas. Entendo que,se a cidade dispusesse de um engenheiro de trânsito (ououtra denominação mais adequada), os problemas po-deriam ser resolvidos mais rapidamente. Mas, antes tardedo que nunca.

Genesis Machado - aposentado

Até que ponto a nossavida e o nosso pensamentosão perpassados ou influen-ciados pela mídia? Os mei-os de comunicação têm opoder de nos formar ou denos alienar diante de nossarealidade social, política,cultural ou religiosa? Qualdeve ser o papel dos meiosde imprensa junto à socie-dade? Esses e outros ques-tionamentos precisam serdebatidos e discutidos emsala de aula e nos mais va-riados ambientes que fre-quentamos.

A primeira respostaque vem a nossa mente éque os meios de comunica-ção deveriam ser imparci-ais e neutros em sua formade comunicar os fatos. Maseu pergunto: existe algoque seja imparcial e neutroem nossa vida? Tudo o quesomos e fazemos recebe ainfluência de nossa históriade vida, do conhecimentoque temos, da visão demundo que possuímos e dosinteresses que, conscienteou inconscientemente, do-minam o nosso pensar. Ali-ás, quando dizemos quesomos imparciais, significaque já tomamos uma atitu-de parcial. Quando afirma-mos que agimos de formaneutra diante das situaçõesda vida, significa que agi-mos de acordo com o con-ceito de neutralidade quetemos, e não diante do fatoem si. Por isso, a nossa açãoserá sempre mediada pela

nossa visão de mundo, pelainterpretação que fazemosdos fatos e pelos conceitosque temos das coisas oudas pessoas. A verdade éque nós somos seres comuma grande capacidade deinfluenciar e de ser influen-ciado. Dizer que a mídia ouum determinado meio decomunicação não quer in-fluenciar os seus leitores,ouvintes ou telespectado-res é uma grande mentira.Escrevemos, falamos paraque possamos influenciar aspessoas a partir do nossoponto de vista. A perguntaa ser feita e debatida não ése a mídia deve ou não in-fluenciar as pessoas, mascomo essa influência deve-rá ser exercida. Existem co-municadores que tem atendência clara de influen-ciar os outros, utilizando osmeios de comunicação demassa, para tirar proveitopróprio ou favorecer os gru-pos dominantes da socieda-de. São profissionais quenão estão preocupadoscom a verdade, mas simcom os benefícios que ga-nhará a partir de determi-nada influência social. Eaqui é que entra a falta deética profissional e pessoal.Ser ético não é dizer quesomos imparciais ou inde-pendentes em nossa formade fazer comunicação, poisisso não existe. Ser ético éser transparente. Dessaforma, o Repórter serásempre transparente.

Dia 15 de outubro: Dia do professor

Dia 16 de outubro: Dia do anestesiologista, Dia daCiência e da Tecnologia, Dia do Engenheiro de Alimentos,Dia do instrutor de vôo - Criado pela Lei nº 14425/11 de 29de abril 2011 - Estadual - São Paulo, Dia do Pão e DiaMundial da Alimentação.

Dia 17 de outubro: Dia da Agricultura, Dia do Eletri-cista, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia Nacio-nal do Profissional de Propaganda, Dia da Erradicação daPobreza e Dia do Maquinista.

Dia 18 de outubro: Dia das Comunicações e Eletrôni-

ca da Marinha, Dia do Pintor, Dia do Estivador e Dia doMédico.

Dia 19 de outubro: Dia do Profissional de Informáti-ca, Dia do guarda noturno, Dia Mundial do Comerciário eDia da Inovação, no Brasil, segundo a Lei 12.193 de 14 dejaneiro de 2010.

Dia 20 de outubro: Dia do Poeta, do Arquivista, doControlador de Tráfego Aéreo, Dia Mundial da Osteopo-rose, Dia Mundial da Estatística e na mitologia gaulesa -Dia da Dama do Lago, que teria dado a espada excaliburpara o Rei Arthur.

Por que essa cara amarrada, filhinha? Por que essazanga, esse bico?

Já sei, nem precisa responder.- Desmancha-prazeres! Monstro! Insensível!Pra você, sou um carrasco. Afinal, todas as tuas ami-

gas saem à noite, só você que não. Todas podem passe-ar, namorar, se divertir - menos você.

Você deve me odiar às vezes, né, filha... Deve acharque faço isso só pra te magoar. Ou, quem sabe, que ajoassim por ciúme - ciúme do meu bebê, minha flor debem-me-quer, que era tão pequerruchinha e hoje é qua-se uma mulher.

E é verdade: sou ciumento. Se eu pudesse, te guar-dava numa caixinha de vidro, e não deixava marmanjonenhum te tocar.

Ou então, minha filha, eu transformava esse mun-do. Enterrava o pecado, acabava com a dor. Só pra tever feliz, meu amor.

Você acha que eu não te entendo, não é? Que eusou muito careta pra sacar os teus sonhos.

Como você se engana...Eu já tive a tua idade, essa sede de aventura, de

emoção, de liberdade. A gente quer ser adulto. Pensaque é gente grande, acha que sabe tudo.

Mas não sabe não, minha filha.Eu mesmo, que sou teu pai, tão vivido e experien-

te, aqui estou, nesse dilema: querendo te dar o mun-do, e tentando te roubar dele. Buscando te conven-

cer de que a rua é traiçoeira, de que teu mundo éaqui.

Mas você não dá ouvidos! Não liga pros meus conse-lhos! Não dá bola pros estudos! Só sonhando em sermodelo, desfilar na passarela!

Ah, meu bem... Um dia, você vai ver que a vida nãoé novela.

Você é tão inocente... Com esse ar de moderninha,me deixa tão preocupado...! Acredita em qualquer coi-sa - até príncipe encantado. Mal sabe que, nesse mun-do, tem mais sapo do que príncipe. E, pior: tem maislobo do que sapo.

Talvez você só me entenda quando ouvir uma vozi-nha, num futuro talvez breve, te chamando de mamãe.Pegar no colo aquela coisinha tão fofa. Embalar, prote-ger, amamentar... Ver os dentinhos nascendo, os cachi-nhos se formando... Aquele pedacinho de gente, no soa-lho, engatinhando.

Mas, de repente, tomando ares de adulta, chegan-do tarde da rua, já falando em namorado.

Lá fora rolando droga, crime, assalto, violência, gra-videz indesejada...! Ah, meu anjo, um dia você vai meentender.

E então talvez perceba que essa minha cara feia nãoé brabeza, filhinha, é só medo. Medo de te perder. Oude ver você sofrer.

Mais do que zelo, é amor. egoísta talvez, mas since-ro. Sincero como só um pai pode ser.

Page 3: Jornal O Reporter n°73

0320 a 26 de outubro de 2011 Fazenda Rio Grande

Horário de verão divideopinião de fazendenses O vice prefeito da Lapa, Leandro Borges admi-

nistrou o município por alguns dias e realizou um bom

trabalho. Na ausência de Paulo Furiati, Leandro visi-

tou várias localidades da zona rural e foi parabeniza-

do pela iniciativa. Pelo visto, Leandro é benquisto no

interior e pretende voltar mais vezes para visitar

amigos e acompanhar obras de infraestrutura nas lo-

calidades do interior.

Leandro, além de visitas na zona rural, teve a opor-

tunidade de vistoriar obras urbanas, como é o caso do

Parque Linear, que será um cartão postal da Lapa. A

prefeitura está investindo em torno de R$ 15 milhões no

projeto e mesmo antes de ser entregue, já é motivo de

elogios de parte dos moradores.

Aconteceu a segunda edição da Festa do Paraná,

realização da prefeitura de Fazenda Rio Grande. Duran-

te cinco dias, milhares de pessoas passaram pela Praça

Brasil para prestigiar a programação, mesmo em dias

de chuva. A organização ficou satisfeita com o sucesso e

já idealiza a terceira edição. Parabéns a equipe que es-

teve a frente da festa.

Depois de quase três semanas de paralisação, os

bancários decidiram voltar ao batente na segunda-fei-

ra, dia 17. Dessa forma, as agências bancárias da região

ficaram lotadas. Num banco de Fazenda Rio Grande, os

clientes reclamavam a todo o momento. Teve gente que

ficou mais de 2 horas na fila. Claro, os bancários conse-

guiram o aumento e quem pagou foram os clientes que

se obrigaram a ficar em pé. Vida dura de quem precisou

de banco no inicio da semana.

A TV Educativa, do governo do Paraná, não se sabe

por qual motivo, cortou o pronunciamento da presiden-

te Dilma Roussef, durante sua visita ao Paraná, na se-

mana passada, quando do anúncio da liberação de um

baita dinheiro para o metrô. A produção da emissora,

descobriu o Foca, temia que Dilma falasse bem do PT e

consequentemente de Gleisi Hofmann, que deverá se

candidatar ao governo do estado.

A Educativa, na hora da fala de Dilma, simplesmen-

te cortou a transmissão e colocou desenho animado.

Depois que a presidenta falou, voltou a transmissão ao

vivo. Entretanto, o pessoal deu tremendo bola fora, pois

Dilma elogiou Beto Richa, Luciano Ducci e tanta gente

do governo. Claro, depois dos acontecimentos, a produ-

ção levou uma "mija..........."

Miúdas

A coluna Língua de Trapo é sucesso nas rodas políti-

cas da região; importante esclarecer que a coluna tem

seu lado cômico, mas nunca com o objetivo de atacar

esta ou aquela pessoa; a praça Brasil ficou um pântano

após a festa, mas vale esclarecer que o festejo foi um

sucesso; cidade de Mandirituba em luto pela morte

de três pessoas da mesma família em acidente na BR-

227; partidos políticos continuam trabalhando em bus-

ca de mulheres para a composição de chapas visando a

eleição de 2012. Até semana que vem!

Acordar mais cedo epassar o dia cansado é areclamação de quem odeiao horário de verão. Apro-veitar mais a claridade nofim da tarde é a vantagemcitada pelos que gostam deuma hora a menos no reló-gio. Motorista de ônibus deuma empresa de transpor-tes de passageiros de Fa-zenda Rio Grande, Luiz An-tonio, 49 anos, gosta damudança. O motivo: chegaem casa cedo. "Trabalhodas 11 às 17 horas. Com ohorário de verão, chegomais rápido em casa", diz."Para meus colegas da ma-drugada, é complicadoacordar mais cedo e come-çar o dia no escuro." O se-gurança Welinton dos San-tos, 50, não gosta da mu-dança. "Para mim, não háeconomia de luz nenhuma.Meus filhos levantarão às

5h e não mais às 6h, acen-derão as luzes e darão pre-juízo na conta."Dia esten-dido e mais tempo para olazer. Essa é a grande van-tagem do horário brasilei-ro de verão, segundo o co-merciante Mário, 55, resi-dente no bairro Eucaliptose que faz exercícios prati-camente todos os dias naacademia da Praça Brasil."Acordo todos os dias às 5horas. Com o horário novo,

aproveito mais o dia e anoite." Além da melhora dobem-estar, ele afirma quevende mais. "Fecho umahora a mais, às 21h30.Aproveito a claridade dodia para manter meu negó-cio aberto por mais tempo.Os clientes agradecem."Apesar de madrugar paracomprar produtos na CEA-SA duas vezes por semana,ele não reclama. "Volto daCeasa e dou um pulo na

academia e depois retornopara abrir a mercearia",comenta Mário.

O auxiliar Douglas Fo-gaça, 30, e a balconistaDayane Rosa dos Santos,24, não concordam comMario. Acordam às 5h e, nohorário de verão, sentemfadiga e sonolência duran-te o dia. "Odeio esse horá-rio", sintetiza Dayane. Com133 dias de duração, o ho-rário de verão 2011/2012 éo mais longo desde 1985. Operíodo mais extenso sedeve ao domingo de Carna-val cair no dia 19 de feve-reiro, o terceiro domingodo mês - data prevista emdecreto para encerrar ohorário especial. Devido àcoincidência, o fim do ho-rário de verão é adiado emuma semana, ou seja, ter-mina no dia 26 de fevereirode 2012.

ACINFAZ e SERASAoferecem Certificado Digital

A Associação Comerci-al e Industrial de FazendaRio Grande (ACINFAZ) co-meça a emitir certificadosdigitais para empresas epessoas físicas, a partir deoutubro.

A decisão da entidadede atuar em parceria coma SERASA, responsável pelaemissão de certificados di-gitais, reflete a crescentedemanda de seus 400 asso-ciados e do mercado, expli-ca o presidente da institui-ção João Antonio Munaro."A certificação digital exis-te desde 2002, mas sua exi-gência tem sido cada vezmais ampla nos últimosanos", afirma.

Atualmente as empre-sas necessitam da certifica-ção digital para diversasemissões, como a Declara-ção de Imposto de Renda,Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Conectividade Social,CPF e CNPJ eletrônicos (e-CPF e e-CNPJ). "Em feverei-

ro, por exemplo, o certifi-cado será obrigatório naentrega da Declaração deServiços Médicos (DMED)",aponta Munaro.

O certificado digitalatesta a identidade de umapessoa ou empresa na in-ternet. Trata-se de umatecnologia reconhecida porlei que atribui um nível mai-or de segurança nas tran-sações eletrônicas, permi-tindo a autenticação, a ga-rantia jurídica e a confiabi-lidade dos documentos edados enviados e recebidoseletronicamente.

Tipos de certificadosOs certificados A1 e A3

são os mais utilizados, sen-do que o primeiro é geral-mente armazenado nocomputador do solicitante,enquanto que o segundo éguardado em cartões inte-ligentes (smartcards) outokens protegidos por se-nha. A categoria A é direci-onada para fins de identifi-

cação e autenticação.O valor do certificado

depende do perfil de uso eda validade, por exemplo:Um e-CNPJ válido por trêsanos, emitido em cartãocom chip e leitor, custa R$465. Já um e-CPF no forma-to de software, que deveser instalado em um com-putador, é vendido por R$120 e tem duração de umano.

A parceria com a SERA-SA traz mais comodidadeaos empresários de Fazen-da Rio Grande. Com o novoserviço a classe empresari-al não mais precisará sedeslocar até a capital Pa-ranaense para assinar do-cumentos, ato chamado devalidação. Esta parceriaoferece soluções de certifi-cação digital específicaspara cada tipo de negócio,de acordo com a necessida-de do cliente. Benefícioscomo economia de tempoe redução de custos, des-

burocratização de proces-sos, validade jurídica nosdocumentos eletrônicos,possibilidade de eliminaçãode papéis, autenticação naInternet com segurança.

De acordo com o ge-rente da Associação, Giuli-anno Gomes, "A ACINFAZusará sua estrutura comoposto de atendimento paravalidar os certificados e aexpectativa é atender em-presas e pessoas físicas deFazenda Rio Grande, Man-dirituba e região, evitandoo deslocamento para Curi-tiba ou outras cidades. Emtodo o país, a projeção estáem torno de 300 mil emis-sões no próximo ano", re-lata Gomes.

A ACINFAZ está locali-zada na Rua César Carelli,n° 90, no bairro Pioneiros,em Fazenda Rio Grande.Para maiores informações3627-1958 ou envie suasdúvidas [email protected].

Page 4: Jornal O Reporter n°73

04 FAZENDA RIO GRANDE 20 a 26 de outubro de 2011

2ª Festa do Paraná: sucesso e recorde de públicoEncerrou na noite de

domingo (16), a 2ª Festa doParaná. Promovida pelaPrefeitura de Fazenda RioGrande, a estimativa, se-gundo a Comissão Organi-zadora, é que mais de 80mil pessoas tenham passa-do pelo local do evento noscinco dias de festividades.

De acordo com a Pre-feitura de Fazenda RioGrande, o público queprestigiou a segunda edi-ção do evento superou aexpectativa, bem como foisuperior que a edição de2010, quando naquelaocasião aproximadamente60 mil pessoas prestigia-ram a 1ª Festa do Paraná.

Como na edição ante-rior, a Comissão Organiza-dora do evento preparoupara esse ano uma megaestrutura com espaçospara lazer e feira gastro-nômica.

No quesito segurança,a festa foi um sucesso ab-soluto. De acordo com Co-mandante da Polícia Mili-tar de Fazenda Rio Gran-de, 1º Tenente LucianoRasera, nenhuma ocorrên-cia foi registrada no interi-or do evento durante odecorrer da 2ª Festa doParaná.

A abertura oficial doevento aconteceu na quar-ta-feira (12), pelo prefeitoChico Santos. Na ocasiãoele destacou a realizaçãoe a importância do eventopara a população fazen-dense. "Estamos investin-do nas mais diversas áreasda administração pública eprocurado atrair novasempresas para o nosso mu-nicípio visando garantiremprego à nossa popula-ção. Mas ao mesmo tem-

po também não podemosdeixar de proporcionar la-zer aos fazendenses. A fes-ta é a oportunidade de reu-nir as famílias para um mo-mento único de diversão",destacou o prefeito.

No primeiro dia doevento, a festa foi direcio-nada às crianças em come-moração ao Dia das Crian-ças. Promovida pelo De-partamento de Esportes deFazenda Rio Grande, fo-ram organizadas diversasatividades, entre elascama elástica, piscina debolinhas, oficinas de pintu-ras, brincadeiras, jogos,entre outros.

Também fizeram par-te da programação doevento neste dia apresen-tações gospel e musicaiscom a Banda Municipal deFazenda Rio Grande.

Na quinta-feira (13), afesta ficou por conta doGrupo Kanoa. Fábio César& Cristiano subiram no pal-co antes. Na sexta-feira(14), a atração principal doevento foi a dupla Eric &Matheus. Antes, porém,Delabraw e a Banda Lefi-garro abriram a progra-mação do dia da 2ª Festado Paraná.

No sábado (15), a pro-gramação foi recheada.Apesar da chuva, o públi-co compareceu no eventopara acompanhar os sho-ws com a dupla Jota Junior& Rodrigo, o cantor Rafa-el Callegaro e, por fim, oshow irreverente com Ca-milo Reis, da Banda do Ra-tinho. Também se apre-sentaram neste dia as ban-das Acústico e Clave.

No domingo (16) e úl-timo dia do evento, acon-teceu o show principal

com a dupla Marcos &Belutti. Alisson & Murilo

e Alysson & Fernandoabriram as apresentações

musicais, enquanto a ani-mação de todo o evento

foi feita pelo DJ Catarina,da Rádio Massa.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio

da Secretaria de Educação, promove entre os dias

20 e 21 de outubro a 2ª Feira do Livro. O evento

acontecerá no Ginásio da Escola Municipal Marle-

ne Barbosa, no Bairro Pioneiros.

Durante o evento serão realizadas exposições

e venda de livros com preços mais acessíveis, ofici-

nas, palestras, cantinho da criança, contação de

histórias, além de apresentações artísticas.

A 2ª Feira do Livro acontecerá nesta quinta-

feira, das 9h às 12h, das 13h às 17h30 e das 18h30

às 21h. Já na sexta-feira (21), o evento acontece

das 9h às 12h e das 13h às 17h30.

A Escola Municipal Marlene Barbosa está lo-

calizada na rua Professor Alfredo Gonchorovski,

número 337 e a entrada é franca.

Informações sobre o evento pelo telefone

3608-7100

Feira do Livro deFRG começa nesta quinta (20)

Foto

: Barb

osa J

r/P

MF

RG

Page 5: Jornal O Reporter n°73

0520 a 26 de outubro de 2011 Geral

A falta de planejamen-to pode acarretar em gran-des e caros problemas nofuturo de um município.Devido à facilidade dos cré-ditos e dos financiamentos,a população tem adquiridocom uma certa tranquilida-de um dos seus principaissonhos: o carro próprio. E aquantidade de veículos naregião já deixa muitos mu-nicípios em alerta, afinal,são 159.589 carros.

Um destes exemplos éFazenda Rio Grande. Comuma população estimadade 81.675 pessoas, a frotada cidade já chega em26.767 veículos. De 2010para 2011 o município 'ga-nhou' 5.562 carros. Alémde crescer rapidamente(hoje a cidade é uma dasque mais cresce no Brasil),o município sofre com afalta de planejamento pe-las administrações anteri-ores.

Na região central, porexemplo, os congestiona-mentos e a falta de estaci-onamentos complicam otrânsito. Para tentar solu-cionar o problema, o pre-feito Chico Santos buscoujunto ao Governo do Esta-do a verba para a revitali-zação da rua César Careli,

Aumento do número de veículosdeixa cidades da região em alerta

essa considerada a portade entrada da cidade. Ape-sar da contribuição do Es-tado para a realização daobra, o município aindaterá que dar contraparti-da para essa melhoria.

Além de ter procuradoinvestir nestes tipos deobras, Fazenda Rio Grandeantecipou e criou o órgãomunicípio que organiza otrânsito: a FazTrans. Hojeo departamento está alo-cado junto à Secretaria deDefesa Social e tem inves-tido na sinalização e com-pra de novos conjuntos se-mafóricos, entre outros.

Já em Quitandinha,município que têm umafrota de 6.360 veículos, asituação é diferente. Alémde ter uma via larga (Ave-nida Fernandes de Andra-de), a atual administraçãoainda investiu na revitali-zação da área central vi-sando garantir um fluxomelhor dos veículos e a se-gurança dos motoristas epedestres.

De acordo com o pre-feito Neco Prado, até mes-mo mudanças quanto àsáreas para estacionamen-to foram modificadas paramelhor atender a deman-da, bem como foi constru-

ída uma rotatória na re-gião central para facilitaro fluxo dos veículos.

Já em Mandirituba otrânsito mais intenso acon-tece na Avenida Brasil. Avia, ainda de pista simples,também acomoda estaci-onamento. Com o cresci-mento do município e tam-bém com o aumento deveículos na cidade, um pla-nejamento para o futurojá se faz necessário. De

2010 para 2011, por exem-plo, a cidade recebeu1.495 'novos' veículos.Hoje a frota da cidade é de9.554 carros.

Em Lapa, por exem-plo, o município hoje se or-ganiza no trânsito atravésdos binários. Cidade histó-rica, esse planejamentotem feito fluir o trânsitonas ruas estreitas daquelemunicípio. Hoje a cidadeconta com 17.931 veículos

e, de 2010 para 2011, re-cebeu mais 2.158 carros.

Agudos do Sul é outracidade que também contacom uma avenida, o quefacilita tanto o desloca-mento dos veículos, bemcomo espaço para estaci-onamento. Já Piên contacom uma avenida principale ruas largas, facilitandoassim o fluxo dos veículos.Hoje essas cidade têm3.373 e 6.191 carros, res-

pectivamente. Rio Negro,com 17.700 veículos, é ou-tra cidade adepta aos bi-nários.

Araucária, cidade como maior número de veícu-los onde circula o Jornal ORepórter, hoje conta com59.667 carros. De 2010para 2011 a cidade ganhou9.297 'novos' carros. Ruaslargas predominam na ci-dade que também é cor-tada por uma rodovia.

CIDADE ARAUCÁRIA AGUDOS DO SUL CONTENDA FAZENDA RIO GRANDE LAPA

POPULAÇÃO 119.123 8.270 15.891 81.675 44.932

CARROS 2010 50.370 2.874 5.939 21.205 15.773

CARROS 2011 59.667 3.373 6.896 26.767 17.931

CIDADE MANDIRITUBA PIÊN QUITANDINHA RIO NEGRO TIJUCAS DO SUL

POPULAÇÃO 22.220 11.236 17.089 31.274 14.537

CARROS 2010 8.059 5.615 5.577 16.144 4.634

CARROS 2011 9.554 6.191 6.360 17.700 5.150

O governador Beto Ri-cha assinou na terça-feira(19) o protocolo de inten-ções para o início do pro-cesso de municipalizaçãodo trânsito em 29 municí-pios do Estado com maisde 31 mil habitantes. Odocumento prevê a trans-ferência da administraçãodo sistema de trânsitopara departamentos lo-cais, num prazo de 120dias. A medida será im-plantada gradualmenteem outros municípios demédio e grande porte doEstado. Richa tambémautorizou a abertura delicitação para sinalizaçãoviária em municípios detodo o Estado, no valor to-

Melhorias para o trânsito dos municípiostal de R$ 10 milhões.

Com a municipaliza-ção, o Departamento deTrânsito do Paraná (De-tran-PR), que até agoragerenciava o trânsito nosmunicípios, assume o pa-pel de órgão de inteligên-cia de trânsito, responsá-vel, por exemplo, porações de conscientizaçãoe educação.

A municipalizaçãodeve viabilizar o funciona-mento e permitir a orga-nização de um cronogramaque dê suporte para queos custos das prefeiturassejam programados e per-mitam a implantação totalda gestão do trânsito commaior tranquilidade.

Atualmente, das 399cidades paranaenses, so-mente 34 têm o trânsitomunicipalizado. Destas,18 possuem agentes mu-nicipais e em oito a fiscali-zação é feita pela PolíciaMilitar. Outras sete cida-des não contam comagentes, não são conveni-adas com a PM, nem como Detran.

O governador tam-bém autorizou a execuçãode atividades de educaçãopara o trânsito em escolasmunicipais do Estado, emparceria com a área deeducação do Detran-PR. Aação será inicialmenteexecutada em 12 municí-pios, entre eles, Rio Negro.

Page 6: Jornal O Reporter n°73

06 20 a 26 de outubro de 2011Mandirituba

Amsulep terá representante naconferência nacional de juventude

Nesta quinta feira,dia 20, mais uma grandeconquista para a popula-ção mandiritubense seráalcançada, com a inau-guração da nova unida-de do Armazém da Famí-lia em Areia Branca dosAssis, onde mais de 2.500famílias serão beneficia-das, a somar com os4.000 cadastros já efeti-vados na unidade centralem Mandirituba.

Inaugurado dia 30 deoutubro de 2009 emMandirituba, o Arma-zém da Família vematendendo uma das pro-postas do prefeito Ma-chadinho em parceriacom a prefeitura de Cu-ritiba, de melhorar a

A 2ª Conferência Esta-dual de Políticas Públicas deJuventude, que terminouno domingo (16) em Marin-gá, definiu os 75 delegadosque irão representar o Pa-raná na conferência nacio-nal, no mês de dezembroem Brasília. Durante trêsdias, quase mil participan-tes discutiram propostaspara implantação de políti-cas voltadas aos jovens.

O jovem Rodrigo Rodri-gues da cidade de Mandiri-tuba foi o único eleito pararepresentar a Associaçãodos Municípios da Região

Suleste do Paraná - Amsu-lep. Todas as propostas queserão apresentadas pelosdelegados do Paraná foramelaboradas nas conferênci-as regionais, municipais,territoriais e livres, e sele-cionadas no encontro esta-dual. A construção de polí-ticas públicas para a juven-tude envolveu vários seg-mentos jovens do Estado.

Segundo Rodrigo, umadas propostas mais aplau-didas, aprovada para a con-ferência nacional, foi a degarantir vaga exclusivapara jovens em todos os

conselhos deliberativos noâmbito municipal e estadu-al. "A Conferência Estadu-al de Políticas Públicas deJuventude funcionou comoum espaço democrático,no qual jovens de todo oEstado puderam apresen-tar seu ponto de vista e de-monstrar as especificidadesvividas pela população pa-ranaense". Completou odelegado eleito para repre-sentar a cultura jovem doParaná, Rodrigo Rodrigues.

O representante domunicípio de Quitandinha,Daniel Donato, falou da im-

Rodrigo

Rodrigues,

delegado eleito

para representar

o Paraná na

Conferência

Nacional da

Juventude

portância do evento paraelaboração de propostasque venham melhorar osdiretos dos jovens de todoo país.

O evento foi uma reali-zação da Secretaria daEducação, em parceriacom as secretarias estadu-ais da Saúde, da Cultura, daFamília e DesenvolvimentoSocial, de Relações com aComunidade e da Ciência,Tecnologia e Ensino Superi-or. Participaram represen-tantes de diversos movi-mentos sociais, povos e co-munidades tradicionais.

Abertas as inscrições para o3º Festival Intermunicipalde Dança de Mandirituba

As inscrições para o 3ºFestival Intermunicipal deDança de Mandirituba te-rão início no próximo dia21, e podem ser feitas nodepartamento de Culturaou pelo site da prefeitura.

O festival acontece no

dia 02 de dezembro, no Te-atro Municipal de Mandiri-tuba, onde poderão parti-cipar grupos de 1ª a 8ª sé-rie do ensino fundamental,ensino médio e academias,que concorrem em diferen-tes categorias.

Demais informa-ções, regulamento e fi-cha de inscrição vocêencontra no sitewww.mandirituba.pr.gov.bra partir de sexta-feira oupelo fone (41) 3626 1122 noramal 234.

Mandirituba inaugura nestaquinta-feira mais uma unidade

do Armazém da Família

qualidade de vida da popu-lação de baixa renda ga-rantindo o acesso a umaalimentação saudável e dequalidade.

Com a ampliação doPrograma em Areia Bran-ca dos Assis, pretende-se

facilitar ainda mais oacesso aos usuários, umavez que está sendo insta-lado em um ponto estra-tégico em uma regiãobeneficiada com outrasobras realizadas pelaprefeitura.

Page 7: Jornal O Reporter n°73

0720 a 26 de outubro de 2011 RMC

Campo do Tenentecomemora cinquenta anos

As comemorações pe-los 50 anos de Campo doTenente começaram no dia1º e se estendem até o dia30 deste mês. Na progra-mação várias atividades,como shows, corrida rústi-ca, semana cultura e no dia29, data do aniversário dacidade, a realização dedesfile cívico, a partir das8h30 na Avenida Miguel Ko-marchewiski e as 14.30,passei ciclístico, com saídaem frente da prefeitura.A festa do cinqüentenárioé bancada pela administra-ção em parceria com osempresários da cidade. Oseventos acontecem no Gi-násio de Esportes AlbertoWenski e na Praça Central,na Prefeitura.

De acordo com o pre-feito Celso Wenski, Campo

do Tenente vem passandopor muitas transforma-ções, já que obras e maisobras vêm sendo executa-das nos quatro cantos domunicípio. "Estamos empe-nhados em trazer benfeito-rias para o nosso povo e di-ante de tantas conquistas,

queremos festejar os 50anos de Campo do Tenentejunto com o povo. Quere-mos que todos participemda programação festiva,pois afinal elaboramos umaprogramação com muitosatrativos", convida CelsoWenski.

BastidoresPor. Dílson Damas

NatalJá estamos entrando em clima de natal e o comércio da região prepara as promo-

ções visando alavancar as vendas e garantir um faturamento extra.

PromoçãoAssociação Comercial de Campo do Tenente, em parceria com o comércio local,

preparou uma super promoção de fim de ano no intuito de segurar a clientela nacidade. Vale lembrar que Rio Negro fica muito próximo.

A caminho de BrasíliaRodrigo Rodrigues, assessor de comunicação da prefeitura de Mandirituba, este-

ve no último final de semana em Maringá no encontro da juventude. Lá ele foi eleitopara representar o Paraná no encontro geral no mês de dezembro, em Brasília.

VisitandoFernando Teixeira (PCdoB) vem estreitando o relacionamento com a comunidade

e deve aproveitar as longas tardes de verão para percorrer o município. Teixeira é obraço direito do presidente vereador Zé Luiz (PSD).

SilêncioApós encerrar o prazo de afiliações, o silêncio reina em Quitandinha. Os ânimos

devem voltar a esquentar após o Carnaval de 2012, quando começa a se aproximar asconvenções partidárias.

CarismaO prefeito Neco Prado (PMDB), por onde passa, recebe os cumprimentos do

povão. A festa realizada na Comunidade de Rio do Poço, no dia 12, foi mais umaprova. Em poucos minutos a comunidade se achegou ao prefeito para cumprimentá-lo. O líder comunitário Antônio Trajanoski parabenizou a iniciativa do prefeito. "Háanos o Neco nos visita e já faz parte da nossa comunidade", disse o agricultor.

SementeO empresário Mostarda, do município de Contenda, vem sendo visto com bons

olhos pelos munícipes contendenses e pode ser umas das novidades futuramente.

Campo do Tenente vem passando por muitas transformações

Inauguraçao da Praça dosImigrantes e 2ª Rua do Lazer

Como farte das fes-tividades de 50 anos deCampo do Tenente, ainauguração da novaPraça do Imigrante, emCampo do Tenente, reu-niu milhares de pessoasna manhã da quarta - fei-ra (12-10), Dia da Crian-ça e de Nossa SenhoraAparecida. A nova praçafoi totalmente remode-lada, recebeu um novo emoderno playground,sete banheiros públicos,além de novos bancos enova e arrojada área ex-terna de lazer. O atoinaugural contou com aspresenças de diversasautoridades convidadas,entre elas o presidenteda Câmara de Vereado-res, Paulo Renato (Fus-cão) Quege e o deputa-

do estadual Toninho Wan-dscheer (Fazenda RioGrande), que aproveitoua ocasião, para informarque deve liberar R$ 450mil ao município e duasacademias da terceira ida-de, para serem fixadas nanova praça. Á criançadapresente, foram distribuí-

dos lanches e sorvetes esorteadas 12 bicicletasmountain - bikes e 50 bo-las de futebol. Cerca de2300 pessoas (público re-corde), entre elas 939crianças, participaramda mega festa que tevetambém brinquedos in-fláveis á garotada.

Page 8: Jornal O Reporter n°73

08 20 a 26 de outubro de 2011Serviço

Page 9: Jornal O Reporter n°73

0920 a 26 de outubro de 2011 Social

Colaboração: João Paulo vai uma foto aí!

Parabéns para a linda Crisley,

que completou mais um ano de

vida! Que neste dia tudo o que

há de mais lindo na face da

terra venha ocorrer na sua vida.

Mil e uma felicitações para

você, por estar completando

São os votos de toda sua

familia e amigos!

O apresentador e escritor Ary Vidal lança seu segundo livro,

Vocabulário Sulista, obra inédita com palavras peculiaries da região

sul do Paraná. O lançamento foi no último dia 15 na Câmara

Municipal da Lapa, com presença de autoridades. Na foto o vice-

prefeito Leandro Borges (esq) com Ary Vidal.

Cristiano, amigo

coxa branca ao

lado do seu

grande ídolo,

Jonas, jogador do

Coritiba

Trinta alunos do Curso de Formaçãode Oficiais da Academia Policial Militardo Guatupê, sob Coordenação do Capi-tão da Reserva Remunerada Adenildo,professor de História da Polícia Militar,estiveram na cidade da Lapa.

De acordo com Adenildo, a visita ti-nha como objetivo mostrar a história dacidade Legendária que é parte integran-te da história da Corporação. "Os bravosmilicianos à tombaram em combate du-rante o famoso Cerco da Lapa", contouele.

Segundo o professor, também es-tão previstas outras quatro visitas nes-te mês de outubro, as quais abrange-rão todo o efetivo do 1º Ano de Alunosdo Curso de Formação de Oficiais daPolícia Militar do Paraná.

Alunos Oficiais da PMvisitam cidade da Lapa

Muitas felicidades ao amigo Silva

Junior pelo aniversário no dia 20.

Recebe os parabéns e a

homenagem de toda equipe do

jornal O Repórter.

Page 10: Jornal O Reporter n°73

10 20 a 26 de outubro de 2011Tijucas do Sul

Uma dificuldade quetodas as prefeituras encon-tram está é manter as es-tradas rurais em boas con-dições, principalmente emperíodos chuvosos. O gran-de volume d'água e o tra-fego intenso acabam favo-recendo a formação deatoleiros e muitos pontosacabam ficando intransitá-veis. Grande parte dos mu-nicípios da região apresen-tam uma extensa malha vi-ária rural, porém, o maqui-nário não suporta a deman-da de serviço, principal-mente em virtude dos tem-porais que causam muitosestragos.

No município de Tijucasdo Sul o Poder Executivovem investindo muito emobras desta natureza. Se-gundo o departamento ro-doviário, a cidade dispõe deaproximadamente 1.200quilômetros de estradasrurais. Para se ter umaidéia dessa extensão, umaviajem da cidade de Floria-nópolis até Rio de Janeirosão percorridos cerca de1.180 quilômetros. Comestes números podemoscalcular o quanto as prefei-turas sofrem para mantersuas estradas rurais emboas condições de trafego.

Estradas rurais recebem obras de melhoriasEm Tijucas do Sul o pre-

feito José Altair Moreiratem acompanhado os tra-balhos de recuperação deestradas rurais de perto.Ele explica que a prefeitu-ra vem adotando uma me-dida diferente com o intui-to de agilizar os atendimen-tos no setor. Todo maqui-nário se concentra em umadeterminada localidade. Oprefeito diz que esse méto-do de trabalho tem dadocerto.

"Além de economizar-mos em combustível emvirtude das maquinas nãoficarem se locomovendo deuma localidade para outra,passamos a maior parte dotempo realizando obras e,com isso, estamos amplian-do os trabalhos realizadosem um menor espaço detempo. As máquinas ficamem uma determinada loca-lidade até que se concluamos trabalhos", explica o pre-feito.

Na semana passadamais duas comunidades ti-juquenses foram atendi-das, Lagoa e Lagoinha. Deacordo com o setor rodovi-ário foram readequadoslongos trechos com a colo-cação de saibro e patrola-mento, além disso, outros

trechos foram alargados ereceberam manilhas paraescoamento d'água.

Segundo o responsávelpelo setor Antenor Disse-nha, o tempo tem contri-buído com a realização dostrabalhos. Nas próximas

semanas a prefeitura iráatender outras comunida-des lembrando que as es-tradas em piores condiçõesserão atendidas primeira-mente. Dissenha tambémsalienta que as rotas dotransporte escolar também

tem prioridade em casos denecessidade.

"Estamos trabalhandoem um bom ritmo e já rea-dequamos os trechos queforam mais castigados pe-los temporais dos últimosmeses. O objetivo agora é

continuar atendendo ascomunidades e posterior-mente realizar outrasobras de melhorias no qua-dro urbano de nossa cida-de", finaliza Disssenha.

Por Alexandre

Carvalho

Buscando a ampla di-vulgação da História de Ti-jucas do Sul, a PrefeituraMunicipal deu início nestemês na construção de umamplo espaço que abriga-rá o Museu da RevoluçãoFederalista. A obra estásendo construída no mes-mo terreno que abriga oprédio do Poder Executivoe somara recursos na or-dem de R$ 283 mil, que se-rão financiados pelo Minis-tério do Turismo e pela Cai-xa Econômica Federal.

A secretária de Turis-mo, Indústria e Comerciode Tijucas do Sul, Jane Bea-triz Dissenha explica que hátempos vinha se buscandoo resgate e a valorizaçãoda Memória e a história lo-cal, principalmente por tãoimportante participaçãoque a Revolução Federalis-ta teve no processo demo-crático brasileiro.

"Este Museu é de extre-ma importância para a va-lorização do Turismo, paraestudantes, escolas e pes-quisadores da comunidade,tanto para resgatar e pre-servar a História, quantopara transmitir aos visitan-tes e futuros tijuquenses aimportância do passado, dopresente e do futuro de nos-sa sociedade", destacou.

O prefeito José AltairMoreira, destaca mais estaação em prol da cultura, tu-

Tijucas vai construir Museu daRevolução Federalista

rismo e educação em Tiju-cas do Sul salientando que aobra deve ser inaugurada noinício do próximo ano.

"Este Museu vai trazermuitas conquistas para nos-sa cidade e resgatar e valo-rizar a história e cultura denosso povo. É importanteque ações voltadas para asgerações antigas sejam de-senvolvidas para que a his-tória não caia no esqueci-mento, temos que preser-var a cultura de nossopovo", disse o prefeito.

Um pouco de históriaEntre 1893 e 1895, o

Sul do Brasil serviu de ce-nário aos violentos comba-tes da Revolução Federalis-ta, travados entre os parti-dários de oligarquias gaú-chos: de um lado, os fede-ralistas (maragatos), lide-rados por Gaspar SilveiraMartins; de outro, os repu-blicanos (chimangos oupica-paus), seguidores dopositivista Júlio de Castilhos.Os Federalistas defendiamum regime parlamentaris-ta nos moldes do SegundoReinado. Já os republicanosdefendiam um presidenci-alismo centralizador, noestilo Florianista. O con-fronto ultrapassou as fron-teiras gaúchas, estenden-do-se ao Norte de SantaCatarina, e ao Sul do Para-ná até o Uruguai.

Como é do conheci-mento de todos, neste con-texto, Tijucas do Sul foi pal-co de combate da Revolu-ção Federalista, e conse-quentemente de grandesbravuras praticadas porsoldados e civis, muitos dosquais pertenciam a famíli-as desta terra, como Capi-tão Georges Achile Lepre-vost (morto em combate),Francisco Manoel de LimaCamargo e outros Alferes,pertencentes as famílias dopovoado. Sabe-se que oDistrito de Ambrósios ( di-visão total do atual municí-pio) era subdividido em 08quarteirões, destes ficoudesignado pela Guarda Na-cional que seria escolhidoum Alferes de cada quartei-rão para convocar gruposde homens (aproximada-mente 100 homens) queseriam designados comosoldados. A resistência doslegalistas ficou concentra-da na atual sede de Tijucasdo Sul e na Lapa, sob o co-mando do General Carnei-ro, que recebeu ordem doPresidente Marechal Flori-ano Peixoto (1891-1893).

Inicialmente, para adefesa do governo foramreunidos e encaminhadospara esta localidade, umapequena força compostade elementos do BatalhãoPatriótico, uma Divisão deArtilharia, 25 soldados de

cavalaria 59 soldados do 6ºBatalhão de Infantaria daGuarda Nacional e oito ofi-ciais, entre os quais ummédico. As tropas chaga-ram a Tijucas do sul a 23 denovembro de 1893, tendoacampados onde hoje cha-mamos de Mata Burro,posteriormente voltaram ase entrincheirar no centroda vila. O Capitão Lepre-vost, quando da chegada

das tropas vinda de Curiti-ba já se encontrava comsetenta homens aquartela-dos. Para instrutor desseshomens foi designado o Ca-pitão Gastão de BitencourtCotrin e para o restante datropa o Tenente Balduinodo Couto Ramos.

Dessa data em diantedesencadeou-se o conflitosó terminando no dia 19de janeiro de 1894, quan-

do da Capitulação da pra-ça. Foram ceifadas muitasvidas, muitas famílias des-truídas, ao mesmo tempo,a luta desestabilizou a de-sordem no país, e restabe-leceu a ordem republica-na. Tantos atos de valen-tia e brasilidade foram pra-ticados que jamais pode-mos esquecê-los.

Por Alexandre

Carvalho

Page 11: Jornal O Reporter n°73

1120 a 26 de outubro de 2011 Quitandinha

Mais de 250 cavaleirosse reuniram no último dia 12para celebrar o Dia da Pa-droeira do Brasil, Nossa Se-nhora Aparecida, e o Dia dasCrianças. A cavalgada teveinício na comunidade deDoce Grande e seguiu rumoa Paróquia da localidade deÁgua Clara, o trecho percor-rido foi de aproximadamen-te 5 quilômetros.

O prefeito do municípiode Quitandinha, Neco Pra-do, participou da cavalgadae destacou a importânciadestas realizações para apreservação e valorizaçãoda cultura da população,principalmente aqueles quevivem no meio rural.

"Estamos sob constan-te transformação e o tem-po muda cada vez mais,nossas cidades estão cres-cendo e acompanhandoessa transformação, princi-palmente tecnológica, emvirtude do mundo globaliza-do. Exatamente por isso, éimportante que esses even-tos tais como as cavalgadas,sejam respeitados e admira-dos por todos, pois elas res-gatam e preservam os valo-res da tradição não apenasdo povo quitandinhense,

Cavalgada celebra dia de NossaSenhora Aparecida em Quitandinha

como também de toda aregião", destaca o prefeito.

Após a chegada doscavaleiros na comunidadede Água Clara, os cavalei-ros participaram da cele-bração da Santa Missa emlouvor a Nossa SenhoraAparecida e todas as crian-ças de Quitandinha, reali-zada pelo pároco local Pe.Lauro Kovalczyk. Durante aparte da tarde foi realiza-do uma tarde festiva comvárias atrações voltadaspara as famílias e para ascrianças. O evento foi rea-lizado através de uma par-ceria entre as Associaçõesde Moradores de DoceGrande e Água Clara comapoio e supervisão da Pre-feitura de Quitandinha.

As tradicionais caval-gadas valorizam e preser-vam as tradições e costu-mes das gerações mais an-tigas de toda a região. Debota, bombacha e chapéu,os cavaleiros seguem comseus cavalos enfeitados pe-las mais variadas estradase trilhas que cortam a re-gião para celebrar eventosreligiosos ou atos cívicos.

Por Alexandre

Carvalho

O 10º Festival de Dan-ça terá início na manhãdesta sexta-feira no giná-sio de esportes HilárioGonçalves do Vale. Deacordo com a Secretariade Educação, Cultura e Es-porte esta edição do even-to promete ser o maior detodos já realizados. A com-petição terá início às 9 ho-ras durante o período damanhã, 13h 30 na parte datarde, e 19h 30 na parteda noite.

O secretário de educa-ção de Quitandinha, Emer-son Mitsui Karasawa, con-ta que mais de 30 gruposde toda a região estão ins-critas na fase intermunici-pal, que será realizada naparte da noite. Ele salien-ta que irão participar gru-pos das cidades de Agudosdo Sul, Campo do Tenen-te, Fazenda Rio Grande,Mafra, Mandirituba, Tiju-cas do Sul, Rio Negro en-tre outras equipes da cida-de de Quitandinha.

"Estamos muito feli-zes com o número de ins-crições tanto de equipes denossa cidade como tam-bém as de cidades vizi-nhas. Este ano quebramoso recorde de inscrições e

A sessão solene quemarcou a nomeação daUnidade de Saúde situadana comunidade rural deÁgua Clara, em Quitandi-nha, aconteceu durante oúltimo dia 12, data em quefoi comemorado o dia deNossa Senhora Aparecida eo Dia das Crianças. Cente-nas de pessoas acompa-nharam a cerimônia quenomeou o estabelecimen-to como Antônio Pires daSilva, homenageado pelagestão do prefeito NecoPrado, pelos seus inúmerosserviços prestados a comu-nidade de Água Clara e omunicípio de Quitandinha.

Antônio Pires da Silva,nasceu na cidade da Lapa,no dia 27 de abril do ano de1922, filho de Eduardo Pi-res da Silva e Ernestina Al-ves de Bastos, adquiriu ma-trimônio com Ilda Cavalhei-ro da Silva e dessa uniãonasceram 12 filhos quecresceram e engrandece-ram a Família Pires da Silvae acompanharam a ceri-mônia de nomeação daUnidade de Saúde, junto doprefeito Neco Prado, entreoutras autoridades locais.

Unidade de Saúde na comunidadede Água Clara recebe nomeação de

cidadão Quitandinhense

Durante o seu discursoo prefeito Neco Prado enal-teceu as ações desenvolvidaspor Antônio, destinadas atoda população quitandi-nhense, e afirmou que estaé uma singela homenagemàqueles que se destacaramou se destacam nos diversossegmentos da sociedade. Ahomenagem ao cidadão An-tônio foi idealizado pelo pre-feito Neco Prado e aprova-do pelo Poder Legislativoatravés do Decreto nº 634,de 11 de outubro de 2011.

"Nomear patrimônios

públicos de tamanha impor-tância como a Unidade deSaúde de Água Clara, comnomes que jamais serão es-quecidos por nossa comuni-dade é o mínimo que pode-mos fazer para preservar ehonrar essaspessoas quetanto fizerampor nossas co-munidades econseqüente-mente nossacidade comoum todo. An-tônio foi uma

pessoa que trabalhou emprol de todos os cidadãosquitandinhense e mereceessa singela homenagem",disse Neco Prado.

Por Alexandre

Carvalho

Festival de Dança vai agitarQuitandinha nesta sexta

com toda certeza vamosrealizar o maior festival detodos. Gostaria de agrade-cer o empenho de todos osprofissionais de nossa se-cretaria e do nosso prefei-to Neco Prado que nos dis-ponibilizou toda a estrutu-ra necessária para a reali-zação do evento", desta-cou Emerson.

As dependências doginásio de esportes de Qui-tandinha deverão ficar lo-tadas com a presença dastorcidas que virão de to-das as partes da região. Amaior concentração depúblico é esperada duran-te as apresentações da ca-tegoria intermunicipal queterá início às 19h 30. Acompetição será realizadaem quatro categorias: A -até 5 anos, B - até 10 anos,C - até 15 anos e a D - livre(Intermunicipal).

A Prefeitura da cidadede Quitandinha agradecetodas as equipes que se ins-creveram para o Festival deDança e convoca todos osjovens e adultos das cida-des vizinhas a prestigiaremo evento e torcerem porsuas equipes.

Por Alexandre

Carvalho

Page 12: Jornal O Reporter n°73

12 20 a 26 de outubro de 2011Lapa

O Parque Linear daLapa será um ponto de en-contro das famílias lapea-nas e vem sendo construí-do pela prefeitura da ci-dade como forma de ofe-recer lazer e entreteni-mento para a população,além de acabar com umproblema de décadas, queé o cheiro insuportável deum córrego que recebeesgoto de várias regiõesda cidade. "Isso vai ficarmuito bonito e será umcartão de visitas paraquem chegar a cidade",opina José Antonio, mora-

Prefeitura da Lapa segue comconstrução do Parque Linear

dor na cidade desde 2005.Idealizado na primeira

gestão do prefeito PauloFuriati, o Parque Linear éprojetado como uma medi-da sustentável de uso e ocu-pação das áreas de fundode vale urbanas e conten-ção de enchentes, visandoa preservação de todas asmoradias próximas do cór-rego Passo dos Neves. Ain-da por orientação do IAP, ocórrego será aprofundadoe alargado para evitar acontaminação por esgotosclandestinos.

O parque com aproxi-

madamente 60.000m2abrangerá e começa desdea Rua Barão dos CamposGerais, na Vila Barcelona evai até o trevo de entradada cidade, onde será cons-truído um lago com chafa-riz. Também terá quadraspoliesportivas, área de la-zer, estacionamento, ba-nheiros e ciclovia por todasua extensão.O Parque Linear é uma obrade mais de 15 milhões dereais, com recursos do Mi-nistério do Turismo e da In-tegração Social. Tambémcomo parte do parque, será

construída uma praça eantiga Fonte do QuebraPote, localizada nas imedi-ações da Rua Tenente Hen-rique dos Santos, será res-taurada.

De acordo com o viceprefeito Leandro Borges, oconceito "Parque Linear" éreferente à necessidade derecuperação dos córregose fundos de vale, permitin-do garantir o ajardinamen-to e/ou arborização de fai-xa mínima ao longo dasmargens, como preserva-ção aos nossos recursos hí-dricos. Assim, o parque li-

near dará tratamento aoleito do córrego Passo dosNeves e estimulará, atra-vés de educação ambien-tal, o uso adequado do es-paço público e especial-mente o respeito à nature-za. Despejo de lixo e esgo-to serão coibidos e a limpe-za periódica recomendada.

Para o prefeito PauloFuriati, dentre os investi-mentos realizados na re-gião, a obra do parque li-near é pioneira em todo oestado na requalificaçãourbanística, abrangendoboa parte da área urbana

da nossa cidade. Disse queo lapeano ganha um pre-sente. "Este belo parqueserá uma das maiores obrasdo nosso governo e alémdisso, vai oferecer um es-paço de lazer para todos osmoradores. Áreas verdes,de lazer, exercícios, de vidacomunitária, é um grandeavanço para os moradoresda cidade. Será uma áreade grande aproveitamen-to", disse o prefeito Furia-ti. A implantação do parquelinear era uma antiga rei-vindicação da comunidadeda Lapa.

ANUNCIE

�3627-1059 / 9693-2591

Page 13: Jornal O Reporter n°73

1320 a 26 de outubro de 2011 Serviço

Page 14: Jornal O Reporter n°73

14 20 a 26 de outubro de 2011Policial

PM prende em flagranteautores de assalto

Moradores da zonarural do município deMandirituba encontra-ram um homem mortopor volta das 17h de quin-ta-feira, em um matagal.Eles acionaram a GuardaMunicipal da cidade, osquais pediram apoio àequipe de investigação daDelegacia de Fazenda RioGrande.

A vítima foi atingida

Na última terça-feira,por volta das 07h50, a equi-pe de serviço foi acionada,onde segundo relato da ví-tima, três elementos arma-dos com revólver, chega-ram em sua residência, uti-lizando um veículo Vw/ Lo-gus, cor cinza, deram vozde assalto e roubaram aquantia de R$ 2.420,00(dois mil e quatrocentos evinte reais). Deixaram o lo-cal tomando o sentido a ci-dade de Contenda. Logoapós a equipe de Contendavisualizou o veículo e ini-ciou-se um acompanha-mento tático. Por volta das09h20min a equipe da 2ªCiado 17ºBPM deparou-secom o veículo Logus, na lo-calidade de Catanduvas,próximo a divisa como mu-nicípio de Araucária. Os ele-mentos pararam o veículo

Marcos José Stankevicz Leandro Veiga de Souza

evadiram-se mata aden-tro, sendo na seqüênciarealizado a detenção deM.J.S., 35 anos, que foiencaminhado para a Dele-gacia da Lapa, para reco-nhecimento e posterior au-tuação em flagrante.Além, das equipes mencio-nadas ainda participaramdas diligências as equipesRPA Lapa, 13º BPM, BOPE,Helicóptero Falcon UNO. Aequipe do Serviço Reserva-do da 1ª CIPM realizou umlevantamento de ações cri-minosas, cujo Modus Ope-randi, características doselementos e veículos utili-zados, foi constatado ou-tras situações com suspei-ta de autoria da quadrilha.Diante da situação foramrealizados contatos com ví-timas de roubos e realiza-dos agendamentos com a

Delegacia da Lapa, parareconhecimento de auto-ria. Em continuidade, porvolta das 21h a equipe deserviço de Contenda junta-mente com o Serviço Re-servado deteve L.V.S., reco-nhecido pelas vítimas comosendo um dos autores doroubo, sendo então enca-minhado a Delegacia deLapa para providencias ca-bíveis.

Desta forma, a açãopolicial continuada, comcruzamento de informa-ções e comprometimentodas Equipes Policiais aplica-das, resultou na prisão, ini-cialmente de um e posteri-ormente, já às 21h a prisãode outro autor do rouboocorrido na manhã de 18Out. 11, executado por Po-liciais Militares da 1ªCIPM- LAPA.

Cadáver é encontradoem matagal

por uma facada na barrigae arrastada por mais de 30metros. O assassino tentouqueimar o corpo, mas ofogo não se alastrou o sufi-ciente e queimou apenas acabeça e o peito do ho-mem.

A notícia do achado decadáver se espalhou pelavizinhança e o irmão deDailson Rodrigues, 48, foiaté o local, na estrada prin-

cipal do bairro Guapiara,reconhecer o corpo. A ví-tima morava nas proximi-dades e foi assassinadaprovavelmente na madru-gada.

O irmão garante queDailson não recebeuameaças de ninguém eque não tinha inimizades.Ele não soube informarum provável motivo parao crime.

Uma batida frontalentre um carro e um ca-minhão na região de Irati,no Centro-Sul do estado,matou três pessoas damesma família na manhãdo sábado (15). O aciden-te aconteceu às 6h15quando o Corsa, de Man-dirituba, bateu de frente

Acidente mata três damesma família em Irati

com a Scania, de Guarani-açu, numa reta do quilôme-tro 229 da rodovia BR-277.O motorista do Corsa, JoséCarlos Paes de Souza, 44anos, e os passageiros JoãoOclair Paes de Souza, 64anos, e Lucas Augusto Paesde Souza, 15 anos, morre-ram na hora. Os corpos fo-

ram examinados no Insti-tuto Médico Legal (IML) eliberados aos familiares. Omotorista da Scania, Ade-nilson José Morbach, teveferimentos leves e nãoprecisou ficar internado. Apista não ficou interdita-da e o tráfego da região énormal.

Um carro com alertade roubo foi encontradoqueimado na rodovia BR-116, sentido de Mandiritu-ba, área rural de FazendaRio Grande. O Celta, placaMAS-5490, de Curitiba,

Carro roubado é encontradoincendiado na BR-116

pode ter sido roubado paraassaltos e os ladrões teri-am incendiado o carropara eliminar qualquertipo de prova.

O Corpo de Bombeirosfoi acionado, mas ao che-

gar ao local, nada pôde fa-zer, pois as chamas já ha-viam destruído o pequenoveículo. A polícia de Fazen-da Rio Grande investiga ocaso.

Na madrugada de do-mingo, a tentativa de umaquadrilha de roubar aagência do HSBC de Man-dirituba, ao lado do prédioda prefeitura da cidade foifrustrada por uma pessoaque passava pelo local epercebeu a movimenta-ção. "Vi quando eles che-garam em três carros,eram mais ou menos dezhomens", disse MarceloPalu, que chamou a Polí-cia Militar. Após o chama-do, PMs foram até a agên-cia, mas ninguém foi en-

Quadrilha tenta roubarbanco em Mandirituba

contrado no banco. A sus-peita de que alguém dobando tenha visto a teste-munha chamando a polícia

e o roubo foi abortado. Pa-trulhamentos foram reali-zados em toda a região,mas ninguém foi preso.

Page 15: Jornal O Reporter n°73

1520 a 26 de outubro de 2011 Geral

ASTRA Hatch HB Elegance 4 por-tas Flex , completo , ano 2005 , na corbege. Financia até 60x. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

ASTRA GL, Vidros e travas elétri-cas elétricas , ar quente , desemba-çador traseiro, ano 1999, na cor ver-de, Placa A. Financiamos em até 60x.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

CELTA Life Flex Power , com anti-furto , ar quente , limpador e desem-baçador traseiro, isulfilme, ano2010, na cor prata. Financia em ate60 x fixas. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

CORSA Joy Sedan, travas elétricas,ano 2005 ,na cor prata , Placa A. Fi-nanciamos em até 60x

CORSA Sedan , travas elétricas ,ara quente , desembaçador traseiro, ano 2002 , na cor prata , Placa A. Fi-nancia em ate 60x com a melhor taxada região. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

F1000 HSD XL 2.5 Turbo Diesel,completa, rodas de liga leve, santoantônio, mata cachorro, ano 1998,na cor vermelha. Financiamos ematé 48 x. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

F250 XLT , Turbo Diesel , cabine sim-ples , completa , rodas de liga leve ,ano 2005, na cor vermelha. Financi-amos até 48x. Fone: 3604-4136 Eliau-to Veículos

FIESTA Hatch Flex ( Ultimo modelo),com vidro , travas elétricas , ar quen-te , limpador e desembaçador trasei-ro parachoque personalizado, ano2011, na cor preta, placa A. Financiaem até 60x, com as melhores taxasda região. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

GOL G III , ar quente , limpador edesembaçador traseiro , ano 2003,na cor vermelha. Financiamos até60x. Fone: 3604-4136 Eliauto Veícu-los

GOL MI ,com travas elétricas, arfrio, chaves reserva, ano 1998, na corcinza. Financiamos até 60x. Fone:3604-4136 Eliauto Veículos

JEEP Bandeirante Toyota Longo ,motor 608 diesel 4x4 , traçado , apoiode braço , banco Bi partido , BancoReclinável , Bancos de couro , Regu-lagem de altura do Banco , CambioF1, Capota de Fibra , Cibie , Controlede tração ,Engate , Esguincho de Fa-rol , Estribo , Farol de Milha , FrisosLaterais , Isulfilme ,Mata Cachorro,ANO 1978, na cor vermelha. Fone:3604-4136 Eliauto Veículos

IMÓVEIS

Interessado nas vagas? Enviar currículo para o email: [email protected],ou comparecer pessoalmente, munido de currículo, na Associação Comercial e

Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ). Fone: (41) 3627-1958

ANALISTA DE CUSTOS - 11-0178. Indústria em Mandirituba.ASSISTENTE DE CRÉDITOS E COBRANÇA - 11-0179. Indústria em Mandirituba.ATENDENTE VENDEDOR JR - 11-0213. Imobiliária em Fazenda Rio Grande.AUXILIAR ADMINISTRATIVO - 11-0163. Revenda de carros em FRGAUXILIAR DE COBRANÇA - 11-0140. Empresa Recuperadora de Ativos em SJPAUXILIAR DE COZINHA - 11-0177. Restaurante em Curitiba, no bairro Cabral.AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - 11-0021. Concessionária em Curitiba.AUXILIAR DE MARCENEIRO - 11-0187. Fabrica em Curitiba.AUXILIAR DE PRODUÇÃO - 11-0131. Madeireira em Fazenda Rio Grande.AUXILIAR DE PRODUÇÃO - 11-0194. Indústria Metalúrgica em FRGAUXILIAR DE PRODUÇÃO - 11-0023. Indústria de Vidros em SJPCABELEIREIRO - 11-0176. Salão de Beleza em Fazenda Rio Grande. Fará cortes,penteados, e demais rotinas de salão de beleza. Salário variável (40% dos valorespagos pelos clientes). Enviar currículo p/ [email protected]. Ou comparecerpessoalmente na Associação Comercial e Industrial de FRG (ACINFAZ).COLETOR DE DADOS - 11-0197. Empresa de Vistoria de veículos em Araucária.COLETOR DE DADOS - 11-0215. Empresa de Vistoria de veículos em AlmiranteTamandaré.ENCARREGADO DE EXPEDIÇÃO - 11-0150. Indústria em Mandirituba.ESTÁGIO (ENS. MÉDIO / TÉCNICO OU SUPERIOR) - 11-0225. Consultoria deRecursos Humanos em Fazenda Rio Grande.ESTÁGIO ENS. SUPERIOR (CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - 11-0210. Empresa Mul-tinacional em Fazenda Rio Grande.ESTAGIO ENS. SUPERIOR (EDUCAÇÃO FÍSICA) - 11-0166. Academia emFazenda Rio Grande.ESTAGIO ENS. SUPERIOR (ENGENHARIA/ARQUITETURA) - 11-0202. Empre-sa de Projetos de Engenharia em Fazenda Rio Grande.ESTÁGIO ENS. SUPERIOR (ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - 11-0200. Indús-tria em Mandirituba. Irá atuar em rotinas de engenharia produtiva.

JEEP, MOTOR DO Opala , 4 cc , ro-das de liga , capota , Farol de Milha ,ano 1966, na cor vermelha. Financi-amos em até 60x. Fone: 3604-4136Eliauto Veículos

JETTA, completo, bancos de cou-ro, teto solar, rodas aro 17,top de li-nha, ano 2009, na cor preta, placa A.Financiamos em até 60x. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

PAJERO GLS , completa , TDI, ban-cos de couro , ano 2001, na cor preta.Financiamos em até 60x. Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

PEUGEOT 307 Flex , completo , tetosolar , airbag duplo , rodas de liga leve,ano 2009 , na cor prata. Financia até60x. Fone: 3604-4136 Eliauto Veícu-los

SAVEIRO G V, janela vasculante , arquente , travas,alarme inteligente,ano 2011, na cor branca. Financia-mos até 60x. Fone: 3604-4136 Eliau-to Veículos

STRADA 1.4 Flex, modelo novo Ce-lebration, travas eletr, capota marí-tima, protetor de caçamba .e rodasde liga leve , Ano 2008, na cor branca.Financia em ate 60x com a taxa daregião. Fone: 3604-4136 Eliauto Veí-culos. Fone: 3604-4136 Eliauto Veí-culos

VECTRA GLS, completo, ano 1999,na cor azul. Finanaciamos até 60x.Fone: 3604-4136 Eliauto Veículos

YAMAHA Fazer XS 250,Partidaelétrica chenon , legalizada. Finan-cia até 48x. Fone: 3604-4136 EliautoVeículos

Vende-se mercado em Fagun-des. Terreno De 1.200metros. AreaConstruida 248m. Aceito proposta.Fone: 41 8859-0365 - 8816-2185 c/Marcio

Vende-se área industrial na BR 376em Tijucas Do Sul. Área De 10.400 Mt²- Documentado. Valor 150 mil reais.Fones: 41 875-4110 / 8882-4609 SrVivaldino

AUTOMÓVEISIlapp- Instituto Latino Americano DePesquisa e Publicidade Revelam as Melhores

Empresas de Mandirituba/PR. Ano 2011

Vende - se um terrenoquitado Bairro Eucaliptosmedindo 6X30 com uma

casa de Madeira - Valor R$45 mil a vista. Aceita-setroca. Tratar 8429-9585

Todos os dias na Acade-mia a pergunta mais fre-quente que escuto é comoperder peso? Querem sa-ber qual é a melhor manei-ra para queimar gordura eo mais rápido possível? Aresposta mais curta, talvezgrossa, mas eficiente e rá-pida que tenho é sem dúvi-das a DIETA!

A perda de peso ouqueima de gordura só vaiacontecer a partir do mo-mento que o seu corpo co-meçar a gastar mais calori-as do que você consome nodia a dia. Por exemplo:duas fatias de pizza contémaproximadamente 600 ca-lorias e provavelmente elaainda vai ser acompanha-da de algum refrigerante.Tudo parece muito simples.Agora quero ver consegui-rem queimar estas calorias

Queime Gordura

tão rápidas através deexercícios, suplementos ouremédios da mesma formacomo foram ingeridas.

Não importa qual siste-ma de treinamento compesos, tipo de aeróbico oucom qual frequência vocêos faz ou até mesmo quetipo de suplementos ou re-médio você toma para aju-dar na queima de gordura.

Se a dieta estiver errada,infelizmente os resultadosserão lentos, incertos ouaté mesmo nulos.

Treinamentos específi-cos, longos períodos na es-teira, remédios e suple-mentos podem alavancar oseu resultado, mas, é a die-ta que vai decidir se a per-da de peso vai ou não ocor-rer. Algumas pessoas po-dem queimar gordura combastante eficiência da for-ma relatada acima, mas seelas vão conseguir continu-ar com o peso baixo depoisisso é uma outra história.

É a velha história dogordinho que faz academiaa mais de quatro anos enunca muda. Isso é pior,pois estes costumam colo-car a culpa na academia, noprofessor ou até mesmo nosuplemento afirmando que

o mesmo não está 'funcio-nando', quando em 99% doscasos o problema é a dieta.

Não engane a vocêmesmo! Você é a única pes-soa que pode controlar asua alimentação e conciliá-la aos exercícios físicos cor-retos. É assim terá o resul-tado que tanto deseja. En-tão se você quiser perderpeso, vai ter que começara fazer sacrifícios. Se vocêquiser ter mudanças notá-veis no seu corpo, vai terque começar a fazer mu-danças notáveis no seu há-bito de vida.

Dieta e Exercícios fun-cionam juntos e um ao ladodo outro. Venha para Sculp-tor! Estamos aqui prontospara ajudar você!

Daniela Bispo

CREF: 013091 G/PR.

Daniela Bispo

Jornal O Repórter

Eleito melhor Jornal

Fone: 3627 1059

SupermercadoMandirituba

Eleito MelhorSupermercado

Matriz: Av. Brasil, 400Fone: 3626 1381

Filial: Av. Brasil, 692Fone: 3626 1440

Lanchonete do Povo

Melhor Lanchonete

Rua João BarbosaMendes, 120Loja 25 e 26

Fone: 3626 2900

Lojas Engler

Eleita melhor Loja deCalçados e Artigos

Esportivos

Av. Brasil, 679

Fone: 3623 1088

Baby Haws

Eleita melhor Lojade Artigos Infantis

Av. Brasil, 681

Fone: 3626 1158

Lojas Dibacenter

Eleita MelhorLoja de Móveis

Rua João BarbosaMendes, 56

Fone: 3626 1397

Escola MundoSagrado

Da Evolução Humana

Melhor ColégioParticular.

Av. Brasil, 746

Fone: 3626 1317

Auto EscolaMandirituba

Melhor Auto-Escola.

Av. Brasil, 216

Fone: 3633 1020

Oficina de Automóveis Becco

(Airton Latoeiro)

Melhor Lataria ePintura

Fone: 3626 2055

FarmáciaMandifarma

Melhor Farmácia

Rua João BarbosaMendes, 243

Fone: 3626 1792

Antonio(do Nenê)

Liderança Política

Agradeço a populaçãopelo reconhecimento

do meu trabalho.Que Deus os

Abençoe!

Dr. ClaudirDalla Costa

Melhor Advogado

Fone: 3626 2390 9648 9890

Page 16: Jornal O Reporter n°73

16 20 a 26 de outubro de 2011Serviço