jornal o reporter n°53

16
Ano II - Edição: 53 24 a 30 de maio de 2011 Fazenda Rio Grande Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Dois mortos e seis feridos na perigosa PR-419 Página 13 COMPRE SEU CARRO NA ELIAUTO E GANHE O CURSO DE HABILITAÇÃO* * Consulte regulamento Japoneses e coreanos se unem e vão investir em FRG AGORA SEMANAL LEIA NESTA EDIÇÃO Prefeitura de Pinhais entrega obras de asfalto no Bairro Emiliano Perneta Prefeitura de Quitandinha e SE- NAR promovem curso de panificação ................. Página 10 Página 05 Página 07 Prefeitura de Mandirituba informatiza o sistema de saúde Bons jogos no Campeonato Amador de FRG ............... Página 14 Hospital de Piên, uma conquista de todos .......... Página 11 Marcelo Pelanda e Wozniack pedem linha de ônibus no Pioneiros Página 03 Duas empresas de capital estrangeiro anunciaram durante a semana, investimentos em Fazenda Rio Grande, que resultarão em milhares de empregos no município. O prefeito Chico Santos disse que a cidade vive um momento importante, “ficamos felizes ao saber que as empresas que estão instaladas aqui estão tendo sucesso e estão planejando ampliações”. Página 06 Prefeito Chico Santos com diretores da empresa KYB do Brasil

Upload: pedro-bala

Post on 24-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal O Reporter n°53

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Reporter n°53

Ano II - Edição: 5324 a 30 de maiode 2011Fazenda Rio GrandeDistribuição Gratuita

A notícia dasua cidade

Dois mortos e seis feridos na perigosa PR-419Página 13

COMPRE SEU CARRO NA ELIAUTO E GANHE O CURSO DE HABILITAÇÃO** Consulte regulamento

Japoneses e coreanos seunem e vão investir em FRG

AGORA SEMANAL

LEIA NESTA EDIÇÃOPrefeitura de Pinhais entrega

obras de asfalto no BairroEmiliano Perneta

Prefeitura de Quitandinha e SE-NAR promovem cursode panificação ................. Página 10

Página 05

Página 07

Prefeitura de Mandiritubainformatiza o sistema

de saúdeBons jogos no CampeonatoAmador de FRG ............... Página 14

Hospital de Piên, umaconquista de todos.......... Página 11

Marcelo Pelanda e Wozniackpedem linha de

ônibus no PioneirosPágina 03

Duas empresas de capital estrangeiroanunciaram durante a semana, investimentosem Fazenda Rio Grande, que resultarão emmilhares de empregos no município. Oprefeito Chico Santos disse que a cidade viveum momento importante, “ficamos felizes aosaber que as empresas que estão instaladasaqui estão tendo sucesso e estão planejandoampliações”. Página 06

Prefeito Chico Santos com diretores da empresa KYB do Brasil

Page 2: Jornal O Reporter n°53

02 Opinião 24 a 30 de maio de 2011

E D I T O R I A L

BR-116:mortes até quando?

Direção Geral: Pedro E. SilvaDepto Comercial: 41 9693-2591Fotografias: Barbosa Junior e Diego PlytovaniczColaboradores: Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F.Kemp e Osmar Cardoso Rolim

Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]: 41 3627-1059 / 9693-2591Circulação: Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande,Mandirituba, Agudos do Sul, Tijucas, Piên, Campo Tenente eQuitandinha.

Publicação de responsabilidade daEmpresa Midfaz Comunicação

CNPJ: 04.460.773/0001-01

As matérias assinadas não expressam necessariamentea opinião do jornal

Nostalgia

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PR

E de repente Fazenda Rio Grande foi invadidapor centenas de policiais militares, cavalaria mon-tada, motos e até um helicóptero. Com certeza aoperação teve grande validade, pois a polícia nasruas inibe a criminalidade. Claro, que nós morado-res aprovamos o trabalho, mas gostaríamos de re-ceber mais vezes o enorme contingente. (sobre aOperação Vida realizada em Fazenda Rio Grandena semana passada)

Natalia [email protected]

Evidentemente que as operações policiais sãoimportantes para a cidade. Ao perceber a presençade dezenas de polícias, viaturas, motos e uma ae-ronave não contive a curiosidade e me aproximeido Posto 21 para ver o que estava acontecendo. Emmeio a policiais e comandantes, a presença de ve-readores. Aliás, neste mesmo jornal li, temposatrás, que um vereador criticava o setor de segu-rança de Fazenda Rio Grande e justamente ele es-tava lá na operação, ao que parece, puxando o sacodos comandantes. Mas, tá certo ele. Na hora queder para aparecer tem que aproveitar.

João Cesarmotorista

Graças à imprensa brasileira que não se cala enão se vende, pudemos ver as tragédias em nossasescolas, nos escândalos da merenda escolar emmais de 10 estados. Já era rotina nossas criançasirem à escola para comer, agora então nem pensar,pela má qualidade dos alimentos, embolorados,carunchados, podres, isso o Fantástico mostrou aovivo e a cores a tragédia. Como se isso não bastassenossos ministros que muitos recebem como con-selheiros nas estatais ainda querem mais, nestasemana que passou três deles resolveram cobrardiárias quando estão em viagem para seus locaisde residência onde passam os finais de semana, eo pior de tudo: nosso ex-presidente Marco Macielque não se reelegeu para o Senado, agora é conse-lheiro no CET - Empresa Pública da Cidade de SãoPaulo, será que ele precisa dos R$ 12.000,00 paraparticipar de duas reuniões por mês, logo ele quefalava na ética e honestidade, está tudo mudadomesmo. Isso é o Brasil hoje, ainda querem ser umpaís de primeiro mundo, já somos nos juros altos,corrupção deslavada, políticos desonestos na suamaioria e violência urbana. Pobre Brasil.

José Pedro [email protected]

Até quando vão es-sas mortes? Quem sãoos culpados? O que asociedade pode fazer?O que pode ser melho-rado? Qual a nossa atu-al segurança? Esses sãoalguns dos questiona-mentos que muitas pes-soas fazem sobre osinúmeros acidentesque teimam em aconte-cer na BR-116, princi-palmente no trecho en-tre os municípios deMandirituba e Curitiba.

O mês de maio foimarcado por vários aci-dentes e também pormortes, chocando edeixando em luto prin-cipalmente a populaçãodo município de Mandi-rituba. Pelo menos trêsvidas daquela cidadeforam 'levadas' vítimasde acidentes neste tre-cho da rodovia.

Por mais que asmelhorias estejamacontecendo gradativa-mente, a populaçãoainda sente que asobras estão deixando adesejar. A tão sonhadaduplicação, quandoaparenta que finalmen-te irá sair do papel, se-gue com passos curtos

e lentos.Enquanto isso,

além do pedágio, a po-pulação que dependedo uso deste trecho so-fre com os longos e can-sativos congestiona-mentos. Filas enormespara quem tem, na gran-de maioria das oca-siões, pressa.

Conhecida comorodovia da morte, hojese deslocar pela BR-116se transformou em umgrande risco, risco esseque 'valem' vidas. Segu-rança neste trecho é oque todos clamam.

É sabido que paraque as melhorias acon-teçam será necessárioque haja paciência porparte de nós cidadãos.Mas será que ainda te-mos essa 'tal' paciên-cia?

Para concluir, jádizia a britânica Marga-ret Thatcher, que ficouconhecida como Damade Ferro, que "a paci-ência é uma virtude,exceto quando se tratade separar os inconve-nientes".

Pedro BalaDiretor

O Bairro Nações, naregião leste de FazendaRio Grande, vem cres-cendo e é um dos maishabitados do município.A foto mostra as ruasIrlanda e EstadosUnidos e ao fundo oColégio Anita Canet.Atualmente, no localexistem dezenas delojas comerciais e utrostipos de serviços. Aoutra foto, também doBairro Nações, pode seobservar as ruas Polôni-as e Estados Unidos. Oasfalto está presenteem praticamente todasas vias públicas, fatoque demonstra ocrescimento da cidade.

Outra vista do Bairro Nações. Na foto aparecem as ruas Irlanda e Estados Unidos. No fundo o Colégio

Vista área das ruas Austria, Polônia e Estados Unidos no bairro Nações

Page 3: Jornal O Reporter n°53

0324 a 30 de maio de 2011 Geral

Pelanda e Wozniack pedemlinha de ônibus no Pioneiros

Seminário discute ações de combate a abusos

A Sumitomo confirmou em seu site a instalaçãode uma fábrica de pneus em Fazenda Rio Grande, noParaná. O início da operação será em 2013, com ca-pacidade instalada de 15 mil pneus por dia. A ideia ésuprir todo o mercado da América Latina. A empresanipônica deve gerar em torno de 1.500empregos di-retos. Parabéns ao prefeito Chico Santos e ao secre-tário de Indústria e Comércio Eloi Khun que não de-sistiram de trazer a empresa, já que outras cidadesdesejavam o investimento internacional.

Agora, ao que parece, muitos querem ser o paida criança de olhos azuis. Imediatamente após oanúncio da assinatura do protocolo de intençõesentre o município de Fazenda Rio Grande e a gigan-te Sumitomo, parece que tem gente dizendo queteve participação nas intermediações. Como diriao português. "Ora Bolas". Parabéns a administra-ção municipal que se esforçou para a vinda da em-presa de pneus.

Donana não perde a oportunidade de cutucar.Ao usar a tribuna, puxou um papel e tascou. "Nãosou só eu que uso discurso escrito para falar. Temoutros vereadores que fazem o mesmo. Ah e nãogaguejo para falar". Eita Donana!

O castigo fez efeito. A nova gestão do Legislati-vo, sob o comando do deputado Valdir Rossoni, pu-niu aqueles que faltaram nas sessões da Assem-bleia sem justificativa. Só em março, 17 deputadostiveram salários cortados. Teve deputado com des-conto de R$ 2,5 mil. Agora em maio, apenas quatrodeputados sofrerão desconto por faltas não justifi-cadas. E a propósito, em Fazenda Rio Grande, o sa-lários do vereadores faltosos são descontados?

No almoço recente com o jornalista Luiz Geral-do Mazza, Beto Richa sugeriu ao gênio que escrevaum livro sobre seu principal desafeto político, o ex-governador Roberto Requião. Se comprometeu acontribuir com o que sabe. A seguir, contou a gafedo mal educado Requião. Narrou a visita de umamissão polonesa ao Paraná. Requião entrou na salacom a seguinte exclamação:

- Eh, Polacada. E emendou: Quem é essa pola-ca gostosa? O embaixador polonês respondeu cons-trangido: é minha mulher…

Segunda-feira, dia 16, o secretário de Saúde doParaná Michele Caputo Neto deu uma passada rá-pida por Piên e fez um discurso pra lá de demoradono "hal" do hospital da cidade, cujas obras começa-ram há anos e ainda não foram concluídas. E pareceque o responsável pela Fundação Hospitalar HarryGuido Greipe não gostou da visita relâmpago. Quan-do Caputo terminou a fala, havia escurecido e comoo prédio não possui ainda iluminação adequada, osecretário não pôde conhecer o prédio.

Até entendemos o desgosto de Greipe, mas odiretor deveria ficar agradecido pela visita, mesmorelâmpago. Isso porque, Caputo prometeu termi-nar a obra prometida por Requião. Bem, coisas davida! Não dá para agradar gregos e troianos.

É público e notórioque o bairro Pioneiros,em Fazenda Rio Grande,é uma das comunidadesmais mal servida pelotransporte público, ten-do como principal moti-

Usuários do Pioneiros vão até a marginal para apanhar o ônibus Pinheirinho-Fazenda

vo a falta de uma linhaou linhas próprias deônibus. Por isso, apósvários apelos dos mora-dores, os vereadoresMarcelo Pelanda e Már-cio Wozniack apresenta-

ram requerimento suge-rindo que seja criadauma linha para o bairro.

Resultado votaçãoREQ. N° 91/11: De au-

toria do Vereador MarcioWozniack e do Vereador

Marcelo Pelanda solicitaà direção da URBS e àPrefeitura estudo técni-co a fim de viabilizar aimplantação da nova li-nha a ser denominadaIguaçu/ Pioneiros.

"A violência queatinge a população in-fanto-juvenil é a provaque nossa legislação nãoé cumprida integralmen-te. Os programas de pre-venção e os de atendi-mento são insuficientese isto demonstra falta deprioridade do poder pú-blico", comentou o vere-ador Pedro Paulo (PT),que acompanhou o se-minário para debaterações de combate aoabuso e à exploração se-xual contra crianças eadolescentes.

Segundo a advogadaMárcia Caldas, uma dasexpositoras no seminá-rio, a violência sexualcontra a população in-fanto-juvenil tem ori-gem na colonização doBrasil. "Os colonizadorestrouxeram para cá oschamados 'órfãos dosreis', ou seja, crianças eadolescentes para casarcom os colonos. Meni-nos eram chamados parao trabalho nas embarca-ções, como 'grumetes',faziam a limpeza e tam-bém eram explorados

sexualmente pelos ma-rinheiros. Se a violênciasexual persiste até hojeé porque falta ainda aparticipação efetiva doEstado brasileiro, que sóvoltou o seu olhar paraesta população a partirdo Estatuto da Criança edo Adolescente. Nossodesafio é suprir estes500 anos de ausência dopoder público e, muitasvezes, de omissão daprópria sociedade", ex-planou.

DenúnciasO delegado da Polí-

cia Federal, Fluvio Cardi-nelle Oliveira Garcia, fa-

lou sobre as atribuiçõese ações da Polícia Fede-ral nesta área, destacan-do que o aumento dedenúncias nos últimosanos permitiram tam-bém maior número deoperações e inquéritospoliciais. As denúnciaspodem ser feitas por te-lefone - Disque 100 e 190- e pelo sitewww.safernet.org.br ewww.denuncia.pf.gov.br.

O programa Viravida,do Conselho Nacional doSesi e desenvolvido emtrês cidades paranaen-ses, Curitiba, Foz do Igua-çu e Londrina, foi apre-

sentado aos participan-tes do evento. O objeti-vo do projeto é atenderadolescentes, de 15 a 22anos, em situação de ex-ploração sexual. Os ado-lescentes são atendidosem período integral ematividades de capacita-ção profissional, rece-bem bolsa em dinheiro,alimentação e transpor-te. O Viravida atende 64adolescentes no Paraná.

ParceriasA professora Elizan-

gela Machado, da Uni-versidade de Brasília(UNB), relatou as açõesrealizadas em parceriacom o Ministério do Tu-rismo: formação de mul-tiplicadores e oficinaspró-Copa envolvendogestores, empresas eagentes de turismo. Oenfoque do programa éo combate ao turismosexual e conta hoje com130 parceiros espalha-dos pelo país. A UNBmantém o sitewww.cet.unb.br/turis-moeinfancia/portal cominformações sobre o pro-jeto.

Vereador Pedro Paulo participou do evento

Page 4: Jornal O Reporter n°53

04 Fazenda Rio Grande 24 a 30 de maio de 2011

Japoneses e coreanos seunem e vão investir em FRG

Está previsto para omês de setembro o iní-cio das obras de amplia-ção da KYB do Brasil Fa-bricante de AutopeçasLtda., empresa do ramode fabricação de amorte-cedores automotivosfundada em 2000 e queestá instalada no ParqueIndustrial do municípiode Fazenda Rio Grande.

A ampliação é o re-sultado de uma nova fu-são da indústria, a qualenvolve 50% da KYB Cor-poration, do Japão, e ou-tros 50% da Mando Cor-poration, da Coréia doSul.

Hoje a KYB do BrasilFabricante de AutopeçasLtda. é líder no mercadojaponês na produção deamortecedores, en-quanto a Mando Corpo-ration lidera no mercadocoreano neste mesmosegmento. Com a fusão,a indústria passará a serchamada de KYB-MAN-DO do Brasil Fabricantede Autopeças S/A.

Visando ampliar aoferta de produtos paramelhor atender o merca-do, o grupo fará um in-vestimento milionárioem sua estrutura física oque possibilitará comque sejam produzidoscerca 2.500.000 amorte-cedores ao ano. Hoje aatual produção gira emtorno de aproximada-

mente 1.200.000 amor-tecedores em 12 meses.

“Com esta parceriaestaremos aumentandoa nossa participação nomercado brasileiro emundial, inicialmentecom a entrada dos clien-tes GM e Hyundai”, ex-plicou o gerente admi-nistrativo financeiro daempresa Herlon Watana-be, lembro que atual-mente a empresa forne-ce amortecedores para aToyota, Honda, PSA, Fiat,Nissan e Renault.

Para tanto, a empre-sa precisará investir naampliação do seu par-que fabril e na aquisiçãode uma nova linha deprodução. A previsão,segundo o gerente admi-nistrativo financeiro daempresa, é que o início

da produção da novameta ocorra no final de2012.

A ampliação soa po-sitivamente para o mu-nicípio de Fazenda RioGrande, bem como aosfazendenses, principal-mente na questão deampliação da oferta deempregos. Hoje a KYB doBrasil Fabricante de Au-topeças Ltda. empregaaproximadamente 160funcionários. Com esseinvestimento, a empre-sa passará a empregar230 pessoas, ou seja, se-rão abertas mais 70 no-vas oportunidades deempregos aos fazenden-ses.

O investimento paraa ampliação da empresafoi comemorada peloprefeito Chico Santos

durante a sua visita a in-dústria. “Estamos bata-lhando para que novasempresas cheguem aomunicípio para que as-sim consigamos ampliar

a oferta de oportunida-des de emprego para osfazendenses. Ao mesmotempo, ficamos felizesao saber que as empre-sas que estão instaladasaqui estão tendo suces-so e estão planejandoampliações”, conta oprefeito de Fazenda RioGrande.

Esse resultado posi-tivo de crescimento al-cançado pela KYB do Bra-sil Fabricante de Autope-ças Ltda. na cidade, se-gundo o prefeito, é o re-sultado do bom momen-to em que o setor indus-trial fazendense estápassando. “Somos privi-legiados por nossa loca-lização e vamos explorarainda mais este segmen-to. Várias indústrias ins-

taladas no município es-tão colhendo os bons re-sultados e, conseqüen-temente, investindoainda mais”, contou Chi-co Santos.

Durante a visita oprefeito de Fazenda RioGrande foi recepcionadopelo diretor ExecutivoSênior KYB (Japão),Akiyoshi Tanaka, pelovice-presidente Executi-vo Mando (Coréia doSul), Frank Chung. O pre-sidente da AssociaçãoComercial e Industrial deFazenda Rio Grande(ACINFAZ), João AntonioMunaro, e o secretáriomunicipal de Indústria eComércio, Eloi Kuhn,também estiveram pre-sentes e acompanharama visita à empresa.

O prefeito de Fazenda Rio Grande foi recepcionado pelo diretor Executivo Sênior KYB (Japão),Akiyoshi Tanaka, pelo vice-presidente Executivo Mando (Coréia do Sul), Frank Chung

O presidente da Associação Comercial e Industrial de FazendaRio Grande (ACINFAZ), João Antonio Munaro, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Eloi

Kuhn também acompanharam a visita à empresa

Page 5: Jornal O Reporter n°53

0524 a 30 de maio de 2011 Geral

A paixão pelo an-tigo ofício e o hobbyda carpintaria cha-mam a atenção dequem conhece o apo-sentado Valdemar Be-lotti. Aos 65 anos, parapassar o tempo, o ex-funcionário de umamarcenaria da cidadegaúcha de Guaporé eatualmente residindoem Fazenda Rio Gran-de, passa o tempoconstruindo as cha-madas casinhas de cri-anças. "É uma formade passar o tempo,distrair a cabeça e issome deixa satisfeito",comenta Belotti, quemora na Rua Casta-nheira - 192, nas pro-ximidades do CAIC.

Valdemar mora emFazenda Rio Grande há

Aposentado passatempo "fazendo"

casinhas

Valdemar, construindo sonhos

6 anos. "Toda minha vidatrabalhei com carpinta-ria e me aposentei de-pois de 31 anos na pro-fissão. Decidi vir para oParaná e estabeleci mo-radia em Fazenda Gran-de. Sem ter o que fazer,minha irmã Tereza meincentivou a fazer aschamadas casinhas paracrianças de jardins. Fiz aprimeira e ela foi vendi-da em seguida. Agoraconstruí a segunda e es-tou a espera de compra-dor", comenta Valde-mar, que diz que cadacasa mede 1.30 x 1.10. "Acasa está em frente daminha casa para visita-ção", convida o aposen-tado, que pode forne-cer maiores informa-ções pelo telefone3604-9520.

Está definido o desa-fiante do município deFazenda Rio Grande noDia do Desafio, ou Chal-lenge Day, a competiçãoentre cidades das Amé-ricas onde, num únicodia, a disputa envolve oshabitantes em ativida-des físicas. Neste ano osfazendenses enfrenta-rão a cidade de Carana-vi, da Bolívia. A competi-ção acontecerá na quar-ta-feira (25).

Com o tema “Você semexe e o mundo mexejunto”, o Dia do Desafioé uma campanha mundi-al de incentivo à práticaregular de atividades fí-sicas em benefício dasaúde e do bem-estar,realizada por meio de

FRG enfrenta cidadeda Bolívia no Dia do Desafio

ações das comunidades.O objetivo do even-

to é estimular a partici-pação por meio da sen-sibilização das pessoaspara a prática de ativida-des físicas e a possibili-dade de transformar essainiciativa em hábito para

Prefeitura de Pinhais entrega obras de asfalto no Bairro Emiliano PernetaA Prefeitura de Pi-

nhais entregou no últimomês, mais quatro obras depavimentação asfáltica noBairro Emiliano Perneta.Foi outra etapa finalizada,do amplo programa de pa-vimentação que está sen-do executado em diversasregiões do município. Asruas Inajá, Pedro Fanor,Cruzeiro do Sul e Alto Pa-raná receberam asfalto,guias de meio fio, drena-gem e sinalização.

Em algumas ruas apavimentação foi realiza-da em toda a extensão davia, em outras, foram as-faltados os trechos que

ainda não possuíam o pa-vimento. Para o senhorFlorindo Benedito de Oli-veira, morador da RuaCruzeiro do Sul há 35anos, o asfalto era umdesejo antigo. "Dava até

os outros dias do ano.Em 2010 o município

de Fazenda Rio Grandeenfrentou a cidade deManeiro (Venezuela).

Dia do DesafioO Dia do Desafio foi

criado no Canadá e é di-fundido mundialmente

pela The Association ForInternational Sport forAll (TAFISA), entidade depromoção do esportepara todos, sediada naAlemanha.

É uma campanha deincentivo à prática regu-lar de atividades físicasem benefício da saúde eacontece anualmente naúltima quarta-feira domês de maio, por meiode ações comunitárias.

No Brasil, as Unida-des SESC coordenam asatividades nos estados.Nos demais países, umaCoordenação Regionalou uma Coordenação Lo-cal promovem e orien-tam as cidades inscritaspara a realização doevento.

desgosto ver a rua quasetoda asfaltada e apenas onosso trecho não. A ruatem muitos moradores etambém empresas quenecessitavam desta me-lhoria, que agora é reali-

dade", festejou.Além de beneficiar os

moradores e as empre-sas da região, as obrascontemplaram a comuni-dade escolar do bairro,com a pavimentação detodo o em torno do Colé-gio Estadual Semiramisde Barros Braga e a da Es-cola Municipal Aroldo deFreitas. "Ampliamos anossa capacidade de as-faltar a cidade, e estamosexecutando estas obrasde forma planejada, comintuito de atingir todos osbairros e locais prioritári-os", explicou o PrefeitoLuizão Goulart.

Foi outra etapa finalizada, do amplo programa de pavimentação queestá sendo executado em diversas regiões do município

Page 6: Jornal O Reporter n°53

06 24 a 30 de maio de 2011Fazenda Rio Grande

Diante da necessi-dade em identificar edivulgar a empresa CSRInformática e os servi-ços como remanufatu-ra de cartucho a jato detinta e toner a laserpara impressora, aliadaa falta de opção de es-colha e preço acessível,surgia em Fazenda RioGrande, após pesquisa,uma empresa de comu-nicação visual. Em2.005, após 7 anos atu-ando no ramo de infor-mática e remanufatura,surgia a Classe A Comu-nicação Visual, focadaem soluções comple-tas, inovadoras e dealto impacto no merca-do, viabilizando as ne-cessidades específicasde cada cliente , ofe-

Classe A se consolidano mercado de

comunicação visualrecendo opção de esco-lha e preços acessíveis,com novas tecnologiasde impressão, alta reso-lução em diferentes ti-pos de substratos, recor-te eletrônico e insumosde primeira qualidadepara comunicação visual.

Depois de ganhar aconfiança da vasta clien-tela, a Classe A se conso-lidou no mercado e atu-almente é reconhecidacomo a melhor empresade comunicação visualde Fazenda Rio Grande eregião, superando pa-drões tradicionais deatendimento ao cliente,inovação, qualidade dosprodutos e serviços e efi-ciência operacional.

Segundo a empresá-ria Dione, a Classe A Co-

municação Visual ofe-recer soluções diferen-ciadas e inovadoras emcomunicação visual,com rapidez e qualida-de, que auxiliem nos-sos clientes a melhorara divulgação e imagemde seus negócios. Loca-lizada na Rua Jequetibá- 135, em frente ao novoterminal, a empresaproduz por intermédiode impressão digital,banners, faixas, adesi-vos, panfletos, cartõesde visitas, personaliza-ção de veículos, entreoutros serviços. Conhe-ça a Classe A pelo sitewww.classeapr.com.pr.Contatos e informaçõespelos telefones 3604-3176, 3604-7870 ou3627-6413.

A imagem do lixo espalhado em um terreno baldio na confluência das ruasManoel Claudino Barbosa com Francisco Claudino dos Santos, área comercial deFazenda Rio Grande, mostra o descaso em relação a coleta por parte da InovaAmbiental. Ao que parece, a empresa apenas recolhe o que está acondicionadoem sacos plásticos. Evidentemente, que a culpa, as vezes, é dos catadores derecicláveis, que vasculham sacolas em busca de material, mas a Inova deveriarecolher o que fica ao chão. Afinal ganha para isso. A cidade de Fazenda RioGrande deveria ter garis promovendo a limpeza das ruas. O que não pode acon-tecer é a cidade amanhecer emporcalhada de lixo. A foto foi enviada à redaçãopela cabeleireira Lilian, que tem salão nas imediações.

FLAGRANTE

Usuários do trans-porte coletivo em Fazen-da Rio Grande reclamamdas condições das cober-turas dos pontos de ôni-bus da cidade. As quei-xas vão desde a falta decoberturas, que obrigaos usuários a esperar osônibus a céu aberto sejaqual for a condição climá-tica, até a ineficiênciadas coberturas existen-tes, que não protegemda chuva e nem do sol."Essa cobertura aqui nãoadianta nada. Quandochove molha tudo por-que a chuva entra por to-dos os lados", diz a apo-sentada Julia Bruneli,enquanto aguarda o ôni-bus em um ponto naAvenida Brasil.

O descaso é visto empraticamente todas as li-

Usuários reclamam da falta decoberturas nos pontos de ônibus

nhas de ônibus da cida-de. A reportagem per-correu algumas linhas eouviu muitas reclama-ções. "Parece que nãopagamos para andar deônibus, diante da faltade cobertura nesse pon-to. Alguém precisa recla-mar por nós", disse An-tenor Dias, que aguarda-va a passagem do ônibusnum ponto do Bairro Na-ções. "Não dá para ficarneste sol escaldante es-perando o ônibus. Equando chove é aindapior", comentou Ante-nor. A dona de casa Már-cia, que mora no BairroSanta Terezinha, é outraque está descontentecom a falta de cobertu-ras. Ela estava com o netoesperando o ônibus naAvenida Brasil e no mo-

mento caia uma garoa. "Éum absurdo esse desca-so. Meu neto pode ficardoente por causa da chu-va. Cadê as autoridades.Elas devem brigar com aURBS e exigir que cober-turas sejam instaladasonde existe a necessida-de", reclamou.

Na Câmara de Vere-adores, vários requeri-mentos foram protoco-lados, onde os propo-nentes (vereadores) pe-dem a URBS - Urbaniza-ção de Curitiba para queabrigos sejam construí-dos em locais onde nãoexiste o benefício. A re-portagem enviou e-mailpara a empresa solicitan-do informações, mas odepartamento respon-sável não respondeu ainquirição. A dona de casa Márcia aguarda o ônibus com o neto ao colo. Falta abrigo no local

41 9693-2591ANUNCIE / LIGUE:

Page 7: Jornal O Reporter n°53

a AMSULEP a cobraremdo Governo do Estado oinício da duplicação daBR-116. Em um depoi-mento bastante emocio-nado, Machadinho pres-tou solidariedade aos fa-miliares de Cícero PedroTeixeira, que faleceujunto da esposa em umtrágico acidente na se-

Sendo um dos obje-tivos da atual administra-ção dar oportunidade decapacitação aos jovenspara melhores condiçõesde empregabilidade, aPrefeitura de Mandiritu-ba em parceria com oInstituto Federal do Pa-raná irão oferecer 100vagas para cursos técni-cos.

Serão oferecidoscursos nas áreas de Téc-nico em Meio Ambiente,Técnico em Eventos, Téc-nico em Logística, Técni-co em Reabilitação deDependentes Químicose Técnico em Segurançado Trabalho. Para cadacurso será disponibiliza-do 20 vagas.

A Prefeitura deMandirituba lançouesta semana o proces-so de informatização dosistema de Saúde Muni-cipal. Um software estásendo implantado como propósito de atendero público com mais agi-lidade e precisão, alémde manter um controleinterno em rede de to-das as informações so-bre o paciente atendi-do no município.

Com a novidadeserá possível ter acessoa um banco de dados etodas as informaçõesnecessárias dos usuári-os do SUS em Mandiri-tuba. "Os funcionários

Na segunda-feira(19), o prefeito Machadi-nho visitou as instala-ções da Fundação Hospi-talar Harry Guido Greipelem Piên, e participou daprimeira reunião danova diretoria de traba-lho da Associação dosMunicípios da Região Su-leste do Paraná (AMSU-LEP).

Machadinho apro-veitou a presença do Se-cretário de Estado daSaúde, Michele CaputoNeto e falou da necessi-dade com urgência deuma unidade de atendi-mento central. O prefei-to foi além e convocoutodas as autoridades po-líticas que representam

Prefeito Machadinhoanuncia cursos técnicos

através do IFPR

Prefeitura informatiza osistema de saúde

da saúde e médicos po-derão acompanhar os re-sultados das consultasmédicas, a entrega de re-médios, agendamentos,dentre outros, além depossuir um arquivo ele-trônico de cada unida-de". Completou a secre-tária de Saúde, Ana ElisaPeixoto do Amaral Vil-czeki.

Através da implanta-ção da tecnologia cadapaciente irá possuir umcadastro com históricode saúde, onde automa-ticamente é encaminha-do para a triagem de en-fermagem e posterior-mente com todas as in-formações para o con-

sultório médico.Para a implantação

do projeto de formacompleta e eficiente, aPrefeitura capacitou osfuncionários municipaisdo hospital e dos pos-tos de saúde, minis-trando cursos e pales-tras. A partir da informa-tização, os processostornam-se mais contro-lados, com dados confi-áveis e disponíveis.

Os postos que rece-bem a informatizaçãocom o sistema tambémsão contemplados comoutras melhorias, comoa compra de novos com-putadores, para cadaconsultório.A seleção de candi-

datos para ingresso noscursos técnicos subse-qüentes, ofertados, serárealizada mediante Pro-cesso Seletivo, que con-sistirá de provas que ava-liem conhecimentos doensino médio.

Os cursos do Institu-to Federal do Paraná(IFPR) em parceria com aSecretaria Municipal deEducação, serão técnicoscom duração de 2 anosna modalidade a distân-cia, dentro do ProgramaE-Tec Brasil, do Ministé-rio da Educação (MEC). Agestão dos cursos e atransmissão das aulasestão sob responsabili-dade do campus Curiti-

ba/EAD do Instituto e asaulas serão realizadasem Mandirituba.

"É uma grande opor-tunidade para a qualifi-cação técnica dos nossosjovens, conforme com-promisso firmado com ajuventude do municí-pio". Completou a secre-tária de Educação, San-dra Zimermam.

As inscrições estarãoabertas a partir destasegunda-feira (23) e

deverão ser feitas até dia31 de maio através do

sitewww.mandirituba.pr.gov.br.Maiores informações noportal www.ifpr.edu.brfv

ou através do fone (41)3626-1122 ramal 220.

Machadinho participa daprimeira reunião da nova

diretoria da AMSULEP

gunda (16), em FazendaRio Grande.

O prefeito de Mandi-rituba reforçou suas pa-lavras afirmando que osprefeitos da região de-vem estar unidos paraganhar força e maior re-presentatividade juntoaos governos estadual efederal.

0724 a 30 de maio de 2011 Mandirituba

Machadinho e a secretária de Saúde Ana Elisa Peixoto do Amaral Vilczeki

Page 8: Jornal O Reporter n°53

08 24 a 30 de maio de 2011Fazenda Rio Grande | Pinhais

Destaque

Parabéns aos jovens investigadoresJosimar, Tiago e Joel pelo excelente trabalho que vêm

desenvolvendo em Fazenda Rio Grande.

O prefeito Chico Santos, promotor dr Diego Fernandes e osecretário de Ação de Social Roberrto Zanchi, estiveram visitando

as obras das 501 novas casas no Jardim Europa, onde serãorelocadas as famílias do Santarém e Sapolândia.

Foto: Barbosa Jr

Foto: Barbosa Jr

Ellyz Carvalho curtindo a noite na Oxi Club Eloize Medeiros curtiu a noite naOxi no ultimo final de semana

No proximo dia 27 quem comemora aniversárioé companheiro Paulo Diego Pedroso - Felicidades

Os amigos Mariele, Adriana, Anselmo, Adriano, Arthur e Thiagocurtindo a noite na Oxi Club

Page 9: Jornal O Reporter n°53

0924 a 30 de maio de 2011 Mandirituba

Page 10: Jornal O Reporter n°53

O Dia do Desafio, oChallenge Day, já temdata e competidores de-finidos. Será neste dia 25.Agudos do Sul enfrenta acidade mexicana de Tea-bo. O dia do Desafio esti-mula a prática de exercí-cios físicos. Vence a cida-de que, em 24 horas, maisenvolver seus habitantesem alguma atividade. Nopassado, Agudos conse-guiu envolver 63% da po-pulação.

O prefeito Antonio

Agudos do Sul enfrenta o México no Dia do Desafio

Conselho de Segurançaagenda reunião para junho

Bastidoresda Notícia

Por. Dílson DamasRelações Públicas

Empregos - Após semanas de negociação ede muita expectativa, o prefeito de Fazenda RioGrande, Chico Santos ( PSDB) anunciou a instala-ção no município da gigante japonesa SumitomoRubber, maior produtora de pneus do mundo. Aempresa deve gerar 1.200 empregos.

Rapidez - A pavimentação asfáltica da Aveni-da Fernandes de Andrade continua a todo vapore a expectativa é que até o fim do mês as obrasestejam concluídas. O prefeito Neco Prado e oSecretário de Desenvolvimento Urbano e ObrasCristiano Prado, passam boa parte do dia acom-panhando os serviços.

Lombadas - Na sessão realizada na quinta-feira (19), o vereador Zé Ribeiro (PP) apresen-tou proposição nº. 023/2011reivindicando me-lhoramento e alargamento das lombadas. Segun-do Ribeiro, os redutores de velocidade são au-tos e estreitos e apresenta inúmeros transtor-nos para os motoristas. A indicação segue aoPoder Executivo.

Atendimento - Jorge Queje, vice-prefeito deCampo do Tenente se destaca no bom atendi-mento na Secretária de Desenvolvimento Urba-nos e Obras. Com ele não tem agendamento dehorário . O atendimento "é na hora".

Bastidores - Com os rumores de candidatu-ras de gente grande no município de Mandiritu-ba em 2012, os ânimos andam agitados nos bas-tidores, e a população está de ouvidos abertos eolhos voltados para os acontecimentos. Será quevêm Cartário, Palú, Chimim, Zé Luiz ou João Edíl-son?

Trabalhando - Em silêncio, sem expressar rea-ção com os comentários sobre o futuro político, oprefeito Machadinho, nos últimos meses, não tirao celular da orelha. Agendamento de reuniões,viagens, encontros com lideranças, tudo isso vi-sando trazer o maior número de recursos para omunicípio. A meta é pavimentar as principais ruasda cidade e melhorar ainda mais todos os seto-res. "Obras fazem à diferença" diz o prefeito.

Sem holofotes - Gilberto Dranka, prefeito dePiên, investe em melhorias no centro da cidadee na manutenção das estradas rurais. Não é deestar em evidencia com os holofotes acesos emsua cabeça. Procura dar continuidade no queherdou da família "trabalho e humildade".

Gonçalves da Luz tam-bém vai participar do Diado Desafio e vai partici-par das atividades napraça em frente da pre-feitura. "Se incentiva-mos a comunidade aparticipar de alguma ati-vidade, nós, como pre-feito, temos que partici-par também".

O Dia do Desafioacontece sempre na úl-tima quarta-feira demaio, e coloca cidadesde porte semelhante e

de países diferentes emcompetição para verquem leva mais habitan-tes para a prática físicaneste dia. São válidos nomínimo 15 minutos deatividade. A ideia é in-centivar a prática saudá-vel de exercícios.O Chal-lenge Day (Dia do Desa-fio) nasceu no Canadá,em 1983. Quando a tem-peratura em uma peque-na cidade do Canadáchegava a 20 graus nega-tivos, o prefeito sugeriu

que, às 15 horas, todosapagassem as luzes, sa-íssem de casa e cami-nhassem por 15 minutosao redor do quarteirãomais próximo. Era umconvite ao exercício docorpo. No ano seguinte,a experiência foi com-partilhada com a cidadevizinha e ambas realiza-ram a caminhada juntas,na mesma data e horá-rio. Estava lançado o es-pírito que definiria o pro-grama do Dia do Desafio.

O Conselho de Segu-rança de Quitandinhaagendou para o primei-ro dia de junho, a reu-nião mensal da entida-de. A cada encontro édiscutido a segurança nomunicípio e os conse-lheiros tem a oportuni-dade de apresentar su-gestões que visem ga-rantir a ordem na cidade,

especialmente nos finaisde semana e no períodonoturno. "O Conselho deSegurança tem sido im-portante, pois desdeque foi criado, a situaçãomelhorou consideravel-mente em Quitandi-nha", opinou o prefeitoNeco Prado.

Quitandinha tem umbaixo índice de crimina-

lidade, apesar do baixoefetivo da Polícia Mili-tar, que promove o tra-balho preventivo du-rante 24 horas. São doispoliciais no plantão, osquais procuram mantera ordem no municípiode 17 mil habitantes. Oprefeito Neco tem seesforçado junto ao co-mando da Policia Mili-

tar, no sentido de quenovos policiais sejamdesignados para atuarna cidade. "Reconhece-mos o esforço dos nos-sos policiais, mas comcerteza, com a vinda demais elementos para acidade, a segurança donosso povo ficaria ain-da melhor", opinaNeco.

A prefeitura de Qui-tandinha em parceriacom o SENAR - ServiçoNacional de Aprendiza-gem Rural, promoveramnos dias 9 e 10 de maio,o curso de panificaçãocaseira para mulheres dacomunidade de RibeirãoVermelho. A capacitaçãocontou com a participa-ção de 14 aprendizes,que tiveram a oportuni-dade de conhecer as cha-madas técnicas de pani-ficação.

Durante o curso, fo-ram elaboradas diversasreceitas, como preparo

Prefeitura e SENARpromovem curso de panificação

de massas, pães e bolos.Foram certificadas Lua-na Aparecida Biel, Rosa-ne de Fátima Kuze-ratski, Marli Biel Czilus-niak, Eliete AparecidaSimon, Neuza Maria Si-queira, Maria TerezinhaK Silva, Maria Sueli Kar-pinski, Lúcia Falarz, Fi-lomena Karpinski, Dio-nice Figura, Sueli de Al-meida, Fátima Dranka,Lúcia Gavlak e Joice Apa-recida G. Belniacki.

O curso teve comoobjetivo melhorar aqualidade dos produtosque são consumidos pe-

Curso de panificação qualificou moradoras da comunidade deRibeirão Vermelho

las famílias, e manuseioadequado dos ingredi-entes na hora do prepa-

ro dos derivados da fari-nha.

(Da Redação)

O setor Rodoviárioda Diretoria de Obras eServiços da Prefeiturade Campo do Tenente,iniciou a recuperaçãode estradas das comu-nidades rurais, desdeas estradas principaisaté as ligações dentrodas comunidades, atra-vés da patrulha meca-nizada.

Recuperação das estradas ruraisé prioridade para Celso Wenski

Antes das máquinasestarem nas primeirascomunidades, Buriti,Pau - de - Casca e Serri-nha, o prefeito CelsoWenski e o encarregadopelas obras, (Kühl), per-correram todas as estra-das e verificaram a realsituação em cada umadelas. Após isso o pre-feito determinou que

as máquinas fossemdisponibilizadas e elasjá estão realizando to-dos os serviços neces-sários de reformas emanutenção das estra-das rurais mais neces-sárias, como: patrola-mentos e retoques depedras. "A determina-ção é para que não sedeixe nenhum trabalho

e nenhuma comunida-de sem ser beneficiadae que todos os morado-res e produtores ruraisdestas comunidadessejam atendidos e as-sim será feito em todasas comunidades do mu-nicípio", observa o pró-prio Prefeito CelsoWenski.

(Da Assessoria) Máquina trabalha na recuperação de estradas rurais

10 24 a 30 de maio de 2011Geral

Page 11: Jornal O Reporter n°53

A população de Piênaguarda com ansiedadea abertura do hospitalque está prestes a serinaugurado. Através deuma união de forças, emespecial a do deputadoEstadual FranciscoBuhrer, pouco mais de120 dias após a posse doGovernador Beto Richao secretário estadual deSaúde Michele Caputo,esteve em Piên e con-firmou a liberação dosrecursos pendentes deum convênio assinadocom o Governo Estadu-al no ano de 2010. Deum total de R$-1.500.000,00 (hum mi-lhão e meio de reais),estão restando poucomais de R$- 750.000,00(Setecentos e concoen-

Hospital de Piên, uma conquista de todosta mil reais) que serãoliberados rapidamentepelo Governador BetoRicha. Trata-se de umaobra que iniciou em2001, graças a visão defuturo do empresárioGuido Orlando Greipelque acreditou no proje-to. Aliado aos investi-mentos feitos pelo mu-nicípio de Piên nos anosde 2007 e 2008 na ges-tão do então prefeitoFrancisco Marques,bem como o esforço doatual prefeito GilbertoDranka junto ao Gover-nador Requião no ano de2010, e agora com o apoioincondicional do depu-tado Francisco Buhrerjunto ao GovernadorBeto Richa, a obra será fi-nalizada. Com o esforço

de todos a região teráuma referência em saú-de onde serão atendidosos pacientes de toda re-gião suleste do Paranáem algumas especialida-des. Além dos recursospara terminar o hospital,o Estado do Paraná tam-bém auxiliará no custeioda unidade.

Chegou a vez do mu-nicípio de Piên no mo-mento da elaboração dasleis orçamentárias para oexercício de 2012, preverno orçamento os recur-sos necessários paracomplementar a manu-tenção do hospital, poiscertamente será neces-sário. Esperamos que osvereadores e o executi-vo municipal fiquematentos a este fato.

Os moradores dePiên estão preocupadoso tráfego de caminhõespesados nas ruas es-treitas da área central.Segundo eles, na maio-ria das vezes, os moto-ristas desses veículostransitam em velocida-de acima da permitida,colocando em risco avida dos pedestres. "Osmotoristas desses cami-nhões não parecem es-tar andando em uma ci-dade e acham que es-tão numa grande rodo-via e passam voandopela gente. Já vi várioscasos em que por pou-co pessoas não foram

A Prefeitura Munici-pal de Tijucas do Sul estáconcentrando bastanteesforço na recuperaçãoem todas as estradas ru-rais do município. Sema-na passada foi concluídaas obras de readequaçãonas comunidades dePostinho e Piraí. Devidoa longa distância das co-munidades do períme-tro central da cidade, to-dos os funcionários emáquinas no setor deobras permanecem por25 dias na comunidadepara concluir todos osserviços. As estradasforam alargadas e rece-beram nova camada desaibro e pedra que veiode uma mineradora loca-lizada na cidade de Piên.Para evitar o acumulo deágua nas estradas foramabertas valetas para es-coar o grande volumed'água das chuvas, alémdisso, muitas áreas fo-ram desbarrancadaspara aumentar a visibili-dade e segurança dosmotoristas que utilizamas estradas para se des-locar até o centro da ci-dade.

De acordo com ochefe do setor rodoviá-rio, Antenor Dissenha, obom tempo esta facili-tando o andamento dasobras. Ele ressalta quegrande parte das estra-

Além dos recursos para terminar o hospital,o Estado do Paraná também auxiliará no custeio da unidade

Tráfego de caminhões pesadospreocupa moradores de Piên

atropeladas por causa daimprudência deles. Al-guém precisa fiscalizarisso o mais rápido possí-vel" reclama Antoniodos Santos, que mora nazona rural da cidade eque fazia compras no co-mércio.

Segundo os comerci-antes, a passagem pelaárea central é o único ca-minho para os motoris-tas de caminhões queescoam a safra agrícola elevam a produção paraoutros centros. "Elesabusam ao passar pelasruas estreitas, mas osmotoristas não têm cul-pa, pois não tem outra

alternativa a não serpassar por dentro dePiên, reclamou um lojis-ta do ramo de confec-ções.

O ideal seria a pre-feitura construir umaestrada e tirar a circula-ção de caminhões pordentro de Piên, masnão existe nenhum pro-jeto nesse sentido. Aempresa consome gran-de quantidade de lenhae parte da matéria éproveniente da zonarural do município e,consequentemente, oscaminhões carregadospassam por dentro da ci-dade.

Segundo os comerciantes, a passagem pelaárea central é o único caminho para os motoristas de caminhões

Recuperação de estradasda zona rural não param

em Tijucas do Sul

das rurais já foram recu-peradas e apresentamboas condições de segu-rança e tráfego. "Devidoao trafego de caminhõespesados que transpor-tam pinus, vários trechosda estrada velha que éum dos acesos a comu-nidade do Postinho esta-vam em péssimas condi-ções. Tivemos muito tra-balho para recuperartoda a estrada, porém otrabalho ficou ótimo,pois foi feito com muitocarinho e empenho portodos os funcionários dosetor. Providenciamosum saibro de qualidadeque foi trazido de Piên.Agora todos os morado-res já podem ficar tran-qüilos", destaca Disse-nha.

O morador FlávioCrespim que resida en-tre as comunidades doPiraí e Postinho destacaque a prefeitura realizou

um ótimo trabalho. Elesalienta que antes nemconseguia chegar emcasa. "As estradas fica-ram ótimas. Agora possome deslocar sem medodos buracos e atoleiros.As estradas estão comboa visibilidade e maiorconforto e segurança. Aprefeitura está de para-béns por esse grandiososerviço", relata o mora-dor.

"Estamos trabalhan-do a todo vapor e nãovamos medir esforçospara deixar todas as es-tradas de nosso municí-pio em boas condiçõesde tráfego. Pretende-mos nos próximos me-ses readequar todos ostrechos e amenizar a si-tuação que foi agravadaelas fortes chuvas no iní-cio deste ano", disse oPrefeito José AltairGringo.

(Da Assessoria)

Recuperação de estradas em Tijucasé acompanhada de perto pelo prefeito Gringo

1124 a 30 de maio de 2011 Serviço

Page 12: Jornal O Reporter n°53

12 24 a 30 de maio de 2011RMC

Delegacia de Mandirituba temsuperintendente e escrivã

Identificada mulherencontrada morta no Iguaçu

41 9693-2591

Você lê,você gosta!

A secretária De De-fesa Social seguindoorientações do prefei-to Machadinho, vendoas dificuldades da po-pulação em serem aten-didos na Delegacia dePolícia local, principal-mente para registrarum boletim de ocor-rência, muitas vezes ocidadão tinha que des-locar da cidade de Man-dirituba até Fazenda RioGrande. Diante dessasnecessidades de melho-rar o atendimento a po-pulação foram feitos vá-rios contatos com auto-ridades da área de segu-rança pública. Com avinda do Delegado dePolícia Civil Doutor JoséSudário que assumiu adelegacia de FazendaRio Grande, passou a darum atendimento espe-cial para a população deMandirituba.

No início do mês demaio numa reunião nogabinete do prefeito,onde estavam presen-tes, o Delegado Sudá-rio, SuperintendenteValdir, investigador Se-nival, e o Secretário de

Wilson Posso da Sil-va, 43 anos, acompanha-do de advogado, se apre-sentou na delegacia deFazenda Rio Grande natarde desta segunda-fei-ra, dia 23. Ele é acusadode causar o acidente emque foram vítimas Cíce-ro Pedro Teixeira, 79anos, e Rosi Pires da Sil-va Teixeira, 66, morado-res de Mandirituba. "Eunão vi o carro em minhafrente e nem sabia quetinha causado um aci-dente tão grave", sinte-tizou Wilson, que dirigia

Motorista envolvido em acidente com duasmortes se apresenta na delegacia de FRG

o caminhão Scânia 113,placa IKG-0886, da Ve-netto Transportes, da ci-dade gaúcha de Ipe.

O delegado Erik Wer-melinger Busetti disseque o motorista, apesarde se apresentar espon-taneamente, poderá serpreso. "Foi um acidenteterrível e apesar deleafirmar que não viunada, poderemos pedir asua prisão preventiva.Enfim, temos outras tes-temunhas a serem ouvi-das, pessoas que viramcomo tudo aconteceu.

Ele tem o direito de ale-gar inocência, mas asprovas mostram o con-trário e poderá ser decla-rado culposo, já que fu-giu do local. Como nãover que bateu num veí-culo que vai a sua frente? Estranho essa declara-ção do Wilson, mas va-mos investigar com cau-tela", declarou o Dr. Erik.A violência do acidentedeixou inconformadosparentes e amigos do ca-sal Teixeira que queremuma punição para o mo-torista.

Defesa Social José Car-los Alves, foi decididoque o prefeito dariatodo o apoio necessáriopara dinamizar os traba-lhos no sentido de me-lhorar o atendimento apopulação, será grada-tivamente equipada aDelegacia local, para osfuncionários desempe-nhar os trabalhos emandamento. Foi contra-tada a senhorita AinanVallin Trindade de Sou-za estagiária do cursode Direito que já temexperiência em cartóri-os de delegacia para re-alizar trabalhos destamodalidade. Este tra-

balho iniciou-se no dia11 de maio do corrente,Ainan já está executan-do os seguintes traba-lhos:

• B.O.- Boletim deOcorrência;

• B.O.C. - Boletim deOcorrência Circunstân-ciado;

• T.C.I.P. - Termo Cir-cunstânciado de menorpotencial ofensivo;

• Atendimento ge-ral ao público;

• Intimações nomunicípio de Mandiri-tuba;

• Organização Admi-nistrativa.

Sargento da GM Alves, Superintendente de Fazenda Valdir,escrivã Ainan, escrivá de Fazenda Luizeli, delegado Sudário,prefeito Machadinho, vereador Jair Barbosa e o investigador

Robson Veimontedos Santos, de 20 anos,foi preso na semanapassada, após assaltarum supermercado, emFazenda Rio Grande;.Segundo a polícia, umdetalhe no caso é queRobson foi um dos res-ponsáveis pelo assassi-nato do vereador MiroSiqueirense, de Fazen-da Rio Grande, em 2006.N época o acusado eramenor e, portanto, nãofoi julgado pelo crime."Ele foi detido pelos Po-

Acusado de participar do assassinato deMiro Siqueirense é preso por assalto

cumprir a pena comomanda a lei, ele roubouo mercado e ainda agre-diu o proprietário. Comotinha participado do as-sassinato do vereadorquando menor, não res-pondia mais pela acusa-ção, no entanto, não saiudo mundo do crime", re-latou à reportagem, osuperintendente Valdir,da delegacia de FazendaRio Grande. Robson ago-ra responderá por furtoe permanece detido naDelegacia do Município.

Robosn foi presoapós assaltar mercado

liciais Militares e autua-do em flagrante, agoracomo é maior vai ter que

Mais de quatro me-ses depois de ser encon-trada morta boiando naságuas do Rio Iguaçu, nolimite de Fazenda RioGrande com Curitiba, avítima acabou sendoidentificada pela polícia.Trata-se de RafaelaDayane Mariano.

Na época em que ocorpo de Rafaela foiachado, a polícia encon-trou marcas de sangue euma cápsula de arma defogo deflagrada. Como o

corpo da vítima estava dolado de Curitiba, cabe apolícia da capital investi-gar a motivação do crime.Com a identificação ofici-

alizada, a polícia vai con-vocar parentes de Rafa-ela e conhecer detalhesda vida pregressa da jo-vem assassinada.

Foto

: Dieg

o Plyt

ovan

iczFo

to: D

iego P

lytov

anicz

Foto

: Bar

bosa

Jr

Wilson Posso da Silva momentos antes de prestar depoimento na delegacia em Fazenda Rio Grande

Rafaela Dayane finalmente reconhecida por familiares

Page 13: Jornal O Reporter n°53

1324 a 30 de maio de 2011 Policial

Mais de mil pessoas foramabordadas na Operação Vida em FRG

Dois mortos eseis feridos naperigosa PR-419

Rua França, 491 - Ao lado do Fórum e da Prefeitura

A Polícia Militar doParaná realizou na tardee noite da quinta-feira(19) a sétima edição damegaoperação Vida,desta vez em FazendaRio Grande. A ação, exe-cutada das 16 às 3 horas,resultou na abordagemde 1107 pessoas, 208 veí-culos e 50 bares. Quatropessoas foram presas -uma por furto qualifica-do, outra por portar ob-jeto de furto, a terceirapor corrupção ativa eembriaguez ao volante ea última por dirigir sem acarteira nacional de habi-litação - e um menorapreendido. Outro ho-mem foi preso ao ofere-cer R$ 100 para a equipepolicial. "O principal resul-tado da operação é a pre-venção dos crimes, princi-palmente os cometidoscontra a vida. Só a presen-ça dos policiais já inibequalquer má intenção",garante o subcomandan-te-geral da PM e coorde-nador da operação, coro-nel Julio Ozga Nóbrega.

Acidente grave foiregistrado na noite dedomingo no quilome-tro 22 da PR-419, nasimediações de Agudosdo Sul. Duas pessoasmorreram e outras seisficaram feridas e foramremovidas para hospi-tais da região. A rodo-via é sinuosa e váriosacidentes foram regis-trados. As vítimas fataisestavam em um Mon-za, com placa DLA-4950, de São Bento doSul. O motorista doMonza foi identificadocomo Valdir Ferreira, 50anos e tinha como pas-sageiro Jo Elizeu Geral-do de 34 anos.

Ao tentar ultrapas-sar um ônibus, em lu-gar proibido, o Monza,que seguia na pistasentido Mandirituba,bateu de frente contrao Fiat Doblô, placa ACJ-3113, de Piên, guiadopor Jair Jonas Letki,que veio a capotar. Osdois ocupantes doMonza morreram nahora. O motorista doônibus que estava sen-

Rafaela Dayane, finalmente foi identificadano IML

A atividade policialteve início às 16h30, noPosto 21, Km 121 da BR-116, em Fazenda RioGrande. As equipes tra-balharam em diversosbairros e setores quecostumam apresentarmaior número de ocor-rências policiais, reali-zando ações como pinça-mento, abordagens, blo-queios, batida policial esaturação, entre outras.Foram eleitos 10 setores

da cidade para serem vi-sitados simultaneamen-te por equipes determi-nadas previamente. Du-rante a operação foramrealizados dois flagran-tes e três termos circuns-tanciados. Houve a apre-ensão de 10 objetos (do-cumentos de identida-de, chaves michas, ma-las, celulares, cartão debanco e aproximada-mente R$ 450) e 19 veí-culos. Os policiais do BP-Tran emitiram 82 autosde infração, a maioriadeles por falta de licen-ciamento. "Foi um suces-so a operação", sinteti-zou o Tenente Rasera,comandante da PM emFazenda Rio Grande.

A megaoperaçãocontou com quase 200policiais militares, 64 vi-aturas e um helicóptero,integrantes do 17º Bata-lhão de Polícia Militar(17º BPM), da Compa-

nhia de Eventos, do Ba-talhão de Operações Es-peciais (BOPE), do Bata-lhão de Polícia de Trân-sito (BPtran), do Grupa-mento Aéreo (GRAER) edo Regimento de PolíciaMontada (RPMont). Esteúltimo ofereceu 10 con-juntos hipomóvel com-pletos, ou seja, policialmais cavalo. Além dosubcomandante, tam-bém estiveram presen-tes o comandante doBPTran, tenente-coro-nel Loemir Mattos deSouza, o subcomandan-te do 17º BPM, majorAntônio Zanatta Neto,o comandante da Com-panhia de Evento, capi-tão Vagner Lúcio dosSantos, o comandanteda Esquadra da Cavala-ria, Tiago Swaab Scherere o comandante da equi-pe do GRAER, CapitãoWillian Celestino Fáve-ro. (AEN)

do ultrapassado peloMonza, Silvio Barreto,atribuiu a imprudênciacomo causa das duasmortes: "O Monza esta-va em alta velocidade eentrou ultrapassando oônibus que eu estavadirigindo. Não teve jei-to, bateu de frentecom o Fiat Doblô. Pare-ce que estava sem a luzacesa. Acho que quan-do ele foi ultrapassar,ele apagou a luz. É mui-ta imprudência ultra-passar em um lugardesses, com faixa con-tínua e sem ter visão denada, sendo que temtanto lugar pra ultra-passar. Não tem acosta-mento também, nemtem como fugir", rela-tou o motorista. Os cin-co ocupantes do Doblôficaram gravemente fe-ridos e foram encami-nhados a hospitais daregião. Os feridos sãoO. A. L. de 3 anos, S. E.L., 10 anos, Angela Cris-tina Wosnyletki, JulioTaschek, 32 anos, IvoPedro, 49 anos e Jair Jo-nas Letki, de 39 anos.

Sétima edição da megaoperação Vida, desta vez em Fazenda Rio Grande

As equipes trabalharam em diversos bairros e setores quecostumam apresentar maior número de ocorrências policiais

Foto

s: B

arbo

sa J

r

Page 14: Jornal O Reporter n°53

14 24 a 30 de maio de 2011Esporte

No sábado, dia 21,aconteceu no campo doAnor Faot de Almeida, oNinho do Corvo, em SãoGabriel, a grande final do8º Campeonato Intermu-nicipal de Futebol Suiço.A competição reuniu 32equipes de diversos mu-nicípios. Pela repesca-gem, a final foi entre as Arsenal da Fazenda Rio Grande

Arsenal leva o título dointermunicipal de futebol suíço

equipes do Vista Alegree São Gabriel, que levoua melhor nos pênaltis.Destaque para o goleiroJevinho, que defendeuduas cobranças, garan-tindo o título da repes-cagem e o prêmio, o uni-forme completo do Chel-sea.

A final envolveu os

times do Vasco da LagoaVerde e Arsenal da Fa-zenda Rio Grande. O jogofoi muito disputado e oplacar somente foi aber-to no segundo tempo,com o gol de Andersonpara o Arsenal. NegoRobe ampliou e o placarde 2x0 garantiu o títuloao Arsenal.

Quatro jogos foramdisputados no domingoque passou pelo Campe-onato Amador de Man-dirituba, série B. Forammarcados 27 gols, umamédia de 6,75 gols porpartida. Quem se deubem na competição foi otime do Espigão, que go-leou por 9x0 a equipe daVila Brasília.

No período da ma-nhã, o União Esportevenceu o Al Khaeda por5x3. Ainda no períodovespertino, a goleada doEspigão, que não tomouconhecimento do VilaBrasília, aplicando sono-

Chuva de gols na rodadado futebol de campo de Mandirituba

ra goleada pelo placar de9x0. Na parte da tarde,mais dois jogos. Panther4x2 Vila Real e Desporti-vo ABA e Juventude Per-dida ficaram no 2x2. Foia terceira rodada da se-gunda divisão.

No domingo, dia 29,quatro jogos válidos pelaprimeira divisão. As 8h30jogarão Lagoinha x Kos-morama; 10h30 UniãoSul x Faceros; 15h30 Ola-ria x Amigos e 15h30 SãoSebastião x Compadres.A comunidade é convi-dada a prestigiar os jogosdas séries A e B de Man-dirituba. Foram disputados 4 jogos no domingo pelo Amador, série B

O CampeonatoAmador de Fazenda RioGrande, organizadopela LIFAF - Liga de Fu-tebol Amador de Fazen-da Rio Grande, vemsendo disputado emdois locais, sendo noComplexo EsportivoAirton Sena - ParqueVerde e no Campo daFazenda Iguaçu - Campodo Tio Juca.

A primeira rodada,que tinha três jogosprogramados para o dia15 último, teve apenasuma partida. No únicojogo, disputado no Par-que Verde, que contoucom o pontapé inicialpelo prefeito Chico San-tos, o Barça venceu oAvaí pelo placar de 4x2.

No dia 22, mais seisjogos foram disputados.O Milan venceu o Fla-menguinho por 7x0. No

Bons jogos noCampeonato Amador de FRG

outro jogo, o Sport ven-ceu o Avaí pelo marca-dor de 4x, o Barça ven-ceu o Gralha Azul por5x0. O Arsenal ganhoudo Vila Nova por 2x1,Ajax 4 x 2 Garotos Uni-dos e CRAF 6x2 Brilhan-te.

Durante a aberturado certame, o prefeitoChico Santos disse que

2ª RODADA – FAZENDA IGUAÇÚ

CHAVE “A”

11h - Milan 7X0 Flamenguinho

13h - Avai 1X4 Unisport

15h - Gralha Azul 0X5 Barça

2ª RODADA – PARQUE VERDE

CHAVE “B”

11h - Arsenal 2X1 Vila Nova

13h - Ajax 4X2 Garotos Unidos

15h - Brilhante 2X6 Craf

Prefeito Chico Santos deu o pontapé inicial do jogo Barça x Avaí

haverá grandes investi-mentos no campo doParque Verde, o que vaifacilitar a vida dos joga-dores. "Vamos promo-ver grandes transfor-mações no Parque Ver-de e com certeza seráum ponto de encontrodos desportistas da ci-dade e também das fa-mílias", disse Chico.

Próxima rodada Chave A29/05 - Parque Verde

11h - Unisport X Gralha Azul13h - Barça X Flamenguinho

15h - Milan X Avai

Próxima rodada Chave B29/05 - Fazenda Iguaçu

11h - Craf X Ajax13h - Vila Nova X Brilhante

15h - Garotos Unidos X Arsenal

Page 15: Jornal O Reporter n°53

1524 a 30 de maio de 2011 Geral

Corsa Sedan Maxx 1.8Flex Power, Completo, ano2007. Entr + parc de R$489,00 fixas. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Gol G4 Power 1.6 To-tal Flex, ano 2008, dh, arcond, ar qt, travas eletr, limp,desemb, isulfilm, placa A,cor grafite. Financia em ate60x com a melhor taxa daregião. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Gol G4 Total Flex,Completo, ano 2009, 04portas, cor preto. Entr + parcde R$ 498,00 fixas. F: (41)3604-4136 Eliauto Veículos

Gol Plus, ano 1997,limp, desemb, calha dechuva, manual, placa A, corbordo. Entr + parc de R$

IMÓVEISGRALHA AZUL Quatro so-

brados, todos com 64,22 m2.Terreo: Sala, Cozinha, BWC eabrigo para carro. Piso superiortem 3 quartos e BWC. – Lotea-mento Sol Levante F:3372-0794- 84052970 (Edilson)

289,00 fixas. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Golf Generetion 1.6,ano 2005/2005, completo,4 pts, cor prata, placa:BAR-1907. Financia até 60x coma melhor taxa de juros domercado. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Opala Diplomata 6cc,original a álcool, ano 1988,dh, alarme, vidros e travaseletr, rodas 17', escapa-mento dimensionado, corgrafite. Entr + parc de R$449,00 fixas. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Palio Fire, 04 portas,ano 2004, ar cond, vidros etravas, ar qt,isulfim, comGNV. Entr + parc de R$389,00 fixas. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Palio Fire Flex, ano2009, 04 portas, completo,placa A, cor prata. Financiaem ate 60x com a melhortaxa da região. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Gol G5, ano 2011, 04portas, ar quente, limpadore desembaçador, traseiro,travas elétricas, na corvermelho,placa A.Financiaem até 60x.

Peugeot 207 SW 1.4flex 8V, ano 2010, comple-to, cor prata. Financia emate 60 x fixas. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Santana Quantum Evi-

dence 2.0, dh, vidros e tra-vas eletr, alarme, ar qt, limp,desemb, placa A, cor azul.Entr + parc de R$ 329,00fixas. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Monza Club , ano1994, vidros e travas elétri-cas, isulfilm, rodas de ligaleve, cor azul, placa A. Fi-nancia em ate 48x fixas. F:(41) 3604-4136 Eliauto Ve-ículos

Vectra Challenge, ano2001, completo, banco decouro, volante escamotea-vel, som DVD. Financia emate 60x com a melhor taxada região. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Strada 1.4 Flex, mode-lo novo Celebration, ano2007, travas eletr, cd player,capota marítima, protetorde caçamba. Financia emate 60x com a taxa da re-gião. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Jeep 4cc 8 velas 4x4,traçado e reduzido, contro-le de tração, freio a disconas 4 rodas, freio ABS, dh,volante escamoteável, en-gate reboque, estribo, matacachorro, quebra mato,santo Antonio, farol de mi-lha, cibie, farol de neblinatraseira, transmissor px, re-servatório de gasolina per-sonalizado, placa A, ano1962, cor verde, JEEPPARA QUEM CONHECE

DE JEEP! F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Jeep Wilis 2.2, 4x4 tra-çado e reduzido, ano 1954/1954, motor 4cc original, dh,cibie, farol de neblina, farolde milhe, estribo, pinturametálica, cd player, baga-geiro, capota, bancos tipocouro, cor azul. F: (41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Honda CB 500, ano2001, cor preta, motor 2tempos, partida elétrica,freio a disco, rodas de ligaleve, caixa. Financia em ate36x fixas. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

Gol Special 1.0, arquente, limp. Desemb. Tra-seiro, manual, ano 2005, nacor prata, placa A. Financiaem até 60x, com as melho-res taxas da região. F: (41)3604-4136 Eliauto Veículos

Corsa Sedan GL, tra-vas elétricas, ar quente, de-semb. Traseiro, aerofólio,isulfilm, ano 1999, na corbranca. Entrada, mais fi-nanciamento em 48x. F:(41) 3604-4136 Eliauto Ve-ículos

Astra Sedan Elegan-ce, Flex Power, completo,com air bag duplo, ano2005, na cor preta, placa A.Financiamos em até 60xcom as melhores taxas daregião. F: (41) 3604-4136Eliauto Veículos

C L A S S I F I C A D O SAUTOMÓVEIS

EMPREGO

A ELIAUTO VEÍCULOS CONTRATA:

SECRETÁRIA E VENDEDOR(A)INTERESSADOS COMPARECER

DE SEGUNDA A SEXTA.DAS 09H AS 10H

COM CURRICULO EM MÃOS PARA ENTREVISTA.

Page 16: Jornal O Reporter n°53

16 24 a 30 de maio de 2011Serviço