jornal o reporter n°40

16
Juiz determina interdição da cadeia pública de FRG Ano II - Edição: 40 Primeira Quinzena de Dezembro de 2010 Fazenda Rio Grande Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Vereadora Ana Miranda é reeleita presidente da Câmara Página 03 Política Mulher assassinada estava jurada de morte Página 16 Página 16 Zé Luiz é eleito presidente do Legislativo Página 10 Mandirituba Cadeia tem capacidade para apenas 24, hoje está com 104 presos

Upload: pedro-bala

Post on 22-Mar-2016

270 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

Jornal O Reporter n°40

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Reporter n°40

J u i z d e t e r m i n a i n t e r d i ç ã od a c a d e i a p ú b l i c a d e F R G

Ano II - Edição: 40

Primeira Quinzena de

Dezembro de 2010

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

Vereadora AnaMiranda é reeleita

presidente da CâmaraPágina 03

Política

Mulherassassinada

estava juradade morte

Página 16

Página 16

Zé Luiz éeleito

presidentedo

LegislativoPágina 10

Mandirituba

Cadeia tem capacidade para apenas 24, hoje está com 104 presos

Page 2: Jornal O Reporter n°40

E D I T O R I A L

Mais um anochega ao fim

N o s t a l g i a

02 Opinião O Repórter - Primeira Quinzena

O trânsito em Fazenda Rio Grande está caótico e osagentes de trânsito estão tendo muito trabalho paradisciplinar motoristas que fazem questão de estacionarseus veículos em locais impróprios. A bem da verdade,são poucas as opções de vagas na área central e, quemsabe, os terrenos baldios poderiam ser transformados emlocais de estacionamentos. Os proprietários desses terre-nos estão perdendo de ganhar dinheiro.

João Cesar da [email protected]

Esperamos que a senadora eleita Gleisi Hoffmannrealmente cumpra com sua palavra e acompanhe mesmode perto os projetos de Fazenda Rio Grande. Até queenfim um senador da República olhará por nós! Nossacidade merece maior atenção. Agora cabe a nós tambémacompanharmos os passos da nova senadora.

João Luiz M. [email protected]

A rua Cesar Carreli está um caos, depois que aSanepar começou a implantar a rede de esgoto namencionada rua. Mas a empresa, que recebe uma granapreta só em Fazenda Rio Grande deveria fiscalizar otrabalho dos funcionários que trabalham na reposição docalçamento dos pedestres. O serviço está ficando depéssima qualidade, pois a calçada reposta simplesmenteestá afundando.

Sérgio da [email protected]

As manilhas colocadas perto do antigo terminalpara evitar que motoristas façam a conversão a

esquerda em sentido ao novo terminal deveriam sertrocadas por outro tipo de material. Algumas manilhas

estão quebradas e deixam feia a entrada da cidade.Com certeza os visitantes estão observando o desleixo.Que tal trocar as manilhas por uma mureta resistente.

Fica a sugestãoMaria Catarina Bitencourt

[email protected]

Mais um ano chegaao fim e a nossa sensa-ção de tarefa cumpridanos enche de alegria. Écom grande satisfaçãoque fazemos chegar àssuas mãos mais esta edi-ção de Natal, para agra-decer aos nossos parcei-ros, colegas, patrocinado-res, amigos, leitores, co-laboradores e nossas fa-mílias, que nos apoiaramdurante este ano. Busca-mos levar a você, duranteo ano de 2010, informa-ções de tudo que aconte-ce em nossa cidade e naregião, sem nos esquecerdo compromisso com averdade, o que é maisimportante. É tempo defazer um balanço de tudoo que aconteceu. É tem-po de transformarmos osmomentos bons em no-vas energias, entusiasmose principalmente esperan-ça de que os nossos so-nhos vão se realizar, osmomentos maus em umlembrete para não come-termos novamente osmesmos erros no ano quevem e os momentos difí-ceis serem peças funda-mentais de que tudo navida passa e que essesmomentos no futuro, nosajude na busca pela feli-cidade. É tempo de agra-decermos por todos osmomentos felizes que ti-vemos!

Nesse momento depaz, onde todas as pesso-as se abraçam, se enten-dem, se cumprimentam e

buscam por novos sonhos,para tentar descobrir arazão de ser feliz de ver-dade. Neste momento nósde O Repórter gostaría-mos de expressar o nossocarinho por vocês. Dese-jamos que os seus passosnunca estejam sós; este-jam sempre amparadospelos querubins e arcan-jos que têm a missão decaminhar com você segu-rando firme em suasmãos, para que os seuspés nunca venham a tro-peçar no meio do cami-nho. Que neste Natal vo-cês possam sentir a paz, oamor e o perdão. É tãobom sentir este clima depaz e harmonia que inva-de o coração dos homensquando chega o Natal,quem dera se pudésse-mos viver assim a vidatoda, quem dera se pu-déssemos não escolhernem datas nem momentospara sermos bons e gene-rosos. O Natal deve seruma bela data por toda avida e em todos os momen-tos. Que o espírito natalinoesteja com vocês agora eem cada dia do novo ano.Desejamos também quevocês celebrem este diacom todas as honras queele merece e que vocêssintam toda a alegria doNatal em seus corações.

Pedro Bala é diretor earticulador de O Repórter

.Pedro Bala é

diretor e articuladorde O Repórter

Direção Geral: Pedro E. SilvaDepto Comercial: 41 9693-2591Fotografias: Barbosa Junior

Colaboradores: Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp, Osmar CardosoRolim, Jurandi B. da Silva, Marcelo I. Pelanda, Arthur Estefanes,Fernando Teixeira e Dayane Hirt

Logística e Distribuição: Paulo José, Gyan A. SilvaContatos: www.oreporter.jcr.brTelefones: 41 3627-1059 / 9693-2591

Circulação: Dias 01 e 15 em Curitiba, Fazenda Rio Grande,Mandirituba, Agudos do Sul, Tijucas, Piên, Campo Tenente eQuitandinha.

Publicação de responsabilidade daEmpresa Midfaz Comunicação

CNPJ: 04.460.773/0001-01

As matérias assinadas não expressam necessariamentea opinião do jornal

Primeiro foi LinharesJúnior (ex-RPC TV e rádi-os Globo e CBN), que tro-cou Curitiba por São Pau-lo, no semestre de 2008, aconvite do canal Sportv.Em setembro do mesmoano, o narrador que fez asmalas foi Jacir de Olivei-ra, um apaixonado pelorádio gaúcho, que deixou aDifusora 590 e embarcounum sonho de adolescên-cia: gritar gols pela Guaí-ba, de Porto Alegre. O titu-lar da Guaíba, um dos ído-los de Jacir, também é pa-ranaense: Haroldo de Sou-za, nascido em Castro, estáem Porto Alegre desde1975, quando trocou a Ita-tiaia, de Belo Horizonte,pela Gaúcha.

Oldemar Kramer(foto), 75 anos de idade,mais de 50 de rádio, é umícone da radiofonia para-naense. O "papa dos plan-

Nas ondas do Rádio

Essa rua de terra é a chamada antiga

estrada de Rio Negro. Com o passar

dos anos Fazenda Rio Grande foi

crescendo e a estrada ganhou asfalto

e no seu entorno foram sendo

construídas casas, comércios e

escolas. O tempo passou e

atualmente a Avenida Brasil é uma

das mais movimentadas do

município e recebe trânsito de

caminhões, ônibus e centenas de

automóveis. Pela Avenida Brasil é

possível chegar a vários pontos da

cidade e faz ligação com Curitiba,

pela Rua Nicola Pelanda. A foto foi

tirada na esquina com a Avenida

Araucária e no local existe um

semáforo, que foi instalado no local

devido o grande número de veículos

em circulação.

tões esportivos do Brasil",foi consagrado na velhaRádio Clube Paranaense.Sorte a dos dirigentes que oBrasileiro, hoje, é de pon-tos corridos. Na época emque os campeonatos eramtorneios com grupos e fa-ses, Kramer sabia mais doque a cartolagem comoencerrar dúvidas de regu-lamento. Era o tira-teima.E sem computador.

Rádio no escuroVirou praxe no rádio

brasileiro transmitir fute-bol sem sair do estúdio.Para conter gastos de via-gem, as emissoras apóiam-se na imagem da televisão

e, no máximo, enviam umrepórter para acompanharos times.

Poucas rádios deslo-cam equipe completa (nar-rador, comentarista e re-pórter) a todos os jogos. Eexistem fatos cômicos nomeio do rádio esportivo eum dos fatos envolveu WiyGonzer. Na década de1960, ele atuava em Lon-drina, mas sua emissoraperdeu a única linha tele-fônica disponível no cam-po do Mandaguari. Recur-so: ouvir a concorrente. Aos45min do segundo tempo,pênalti contra o Londrinae… pânico! A rádio queestava no estádio saiu doar. Como não podia reve-lar aos ouvintes que estavaem um estúdio, Willy nar-rou o gooool do Manda-guari. Quando chegaramem casa, os jogadores lon-drinenses não entenderamo porquê do abatimento da

torcida, afinal o atacantedo Mandaguari havia er-rado a cobrança.

Outro caso tragicômi-co do gênero "rádio no es-curo" aconteceu em 1989.Apenas a rádio Capitalacompanhou o Vasco emMedellín pela Libertadoresda América. Mas as outrasnão deixaram "o ouvinte namão". Quando o goleirocolombiano Higuita perdeuum pênalti, o narrador Gar-cia Júnior, presente ao está-dio, marotamente anunciouo carro da Volkswagen, apatrocinadora: Gol. Os lo-cutores rivais, que ficaramno Rio de Janeiro, aceita-ram a carona:Gooooooooooooooolll!

Ao contrário da afli-ção de Willy e dos rivais deGarcia Júnior, o drama dasemissoras curitibanas du-rou apenas cinco minutos.Um "apenas" que foi umaeternidade. Ufa!

Page 3: Jornal O Reporter n°40

03

Vereadora Ana Miranda éreeleita presidente da Câmara

O Repórter - Primeira Quinzena Geral

Dia 5 último, aconteceu na zona rural de FazendaRio Grande, a Caminhada da Natureza, num percursode 9 quilômetros. Promoção do Departamento de Es-portes da prefeitura e que reuniu em torno de setentapessoas de várias idades e de cidades da região.

E o prefeito Chico Santos e o vereador Ariel daAgricultura participaram do evento e fizeram o percur-so juntos. Com certeza Ariel aproveitou a oportunidadepara fazer reivindicações. Afinal, a dupla cumpriu otrajeto em aproximadamente 3 horas. Imagina-se quedeu tempo para Ariel pedir alguma coisa. Se não fez, nãosoube aproveitar o momento.

Um ex-assessor da presidência da Câmara deVereadores de Fazenda Rio Grande, em tom de desaba-fo, disse que foi exonerado injustamente pela "presiden-ta", que descobriu que ele seria possivelmente candidatoa vereador. Ao que parece, a dona Ana não querninguém atrapalhando seu caminho na política. Mas quecoisa hein!

O Foca, que sempre passa pela Rua Cesar Carelli,está indignado com o serviço "porco" que vem sendoexecutado pela empresa terceirizada pela Sanepar. Areposição da calçada por onde passou a rede de esgotoé de péssima qualidade e as pedras estão se soltando. Overeador Marcelo Pelanda, dia desses na Câmara deVereadores, mostrou sua indignação com o serviço ecobrou fiscalização mais eficiente por parte da Sanepar.

Os comerciantes, de uma maneira geral, estão debronca com a Sanepar. Entendem a necessidade daimplantação da rede de esgoto mas que a empresadeveria ter realizado o serviço em outra ocasião, menosnessa época de natal. Um lojista disse que os consumi-dores estão reclamando da falta de opção de estaciona-mento na Cesar Carelli em função das obras. E foi maislonge. Disse que está na hora da cidade implantar oestacionamento tarifário, tipo Estar de Curitiba.

A eleição para escolha do novo presidente daCâmara de Mandirituba foi uma guerra de nervos tantode parte da situação como de oposição. Zé Luiz e JoséZonete se lançaram candidatos e os dois tinham garan-tidos 4 votos. Os candidatos precisavam do voto deAntonio Jair Barbosa. Há quem diga que o mencionadovereador foi tirado da cidade pelo grupo do prefeito, quetentava conquistar o tão sonhado voto.

E quem levou a melhor foi o grupo do prefeito,que por 5 votos a 4 elegeu Zé Luiz para comandar aCâmara nos anos de 2011 e 2012. Então, a estratégia delevar Jair Barbosa para um canto da cidade deu certo,ou seja, o Jair votou em Zé Luiz, que toma posse noprimeiro dia de janeiro próximo.

Zé Luiz prometeu fazer um trabalho de transpa-rência na Câmara, que nos últimos 16 anos esteve empoder do grupo de Palú e Cia. O presidente eleito, entreoutras coisas, disse que vai consultar o Tribunal deContas sobre a possibilidade da realização de concursopúblico no Legislativo. Tenho dito.

Em sessão extraordi-nária acontecida na quarta-feira, dia 15, aconteceu aeleição da mesa diretora daCâmara de Fazenda RioGrande. As vereadoras AnaMiranda (PSC), atual pre-sidente e Ana Lúcia Pache-co de Andrade (PMDB) seapresentaram como candi-datas, mas no decorrer davotação os nomes de Mar-celo Pelanda e MárcioWozniack receberam vo-tos. Diferente do que foiem Mandirituba, com ovoto sendo secreto, emFazenda Rio Grande a vo-tação foi declarada, ou seja,cada candidato anunciavao seu voto. Foi assim paraa escolha da presidente, dovice, primeiro e segundosecretário. Ao final AnaMiranda foi reeleita comseis votos, com dois paraMarcelo Pelanda, um paraMárcio Wozniack e umpara Ana Lúcia. Para o car-go de vice, se apresenta-ram candidatos os verea-dores Ariel da Agricultura

e Pedro Paulo Pedroski -Pepaki, com seis votos paraAriel e quatro para Pepaki.Para a segunda presidênciase candidatam Lirani Fran-co e Pepaki, com seis votospara Lirani e quatro paraPepaki. Para o cargo de

primeira secretária, apenasa professora Ariel se candi-datou, porém recebeu novevotos dos dez possíveis.Marcelo Pelanda se abste-ve de votar. Para a segundasecretaria se candidataramos vereadores Caio Sza-

dkoski e Pepaki, com seisvotos para Caio e quatropara Pepaki.

Conforme o regimentointerno da Câmara de Vere-adores, a nova mesa direto-ra tomará posse em primei-ro de fevereiro.

Ana Miranda (PSC) foi eleita pela maioria dos votos

As expectativas parao Natal 2010 estão positi-vas. O Índice Anteceden-te de Vendas (IAV), reali-zou uma pesquisa com 35empresas varejistas, osquais esperam que as ven-das aumentem 11% emrelação à dezembro de2009, registrando umcrescimento real de 7,8%,a maior taxa desde 2007.

“A confiança em suascondições econômicas éo principal ponto que ani-ma o comprador, que temneste ano, novamente osbens duráveis como obje-tos de desejo”, explica oadministrador e economis-ta Rafael Siegel Antunes.As condições de créditofavoráveis é outro fatorestimulante, as taxas de

Acinfaz aposta no aquecimentodas vendas neste Natal

juros nominais são as me-nores registradas peloBanco Central, o volumede recursos e prazos sãoas maiores da década, adiminuição do desempre-go e o 13º salário aumen-tam ainda mais o otimis-

mo .Há várias atenções ne-

cessárias que os empre-sários devem tomar paraeste próspero período.Para Antunes, a primeirodelas é a preparação daequipe de colaboradores,

que deve saber atenderbem o cliente, entendendosuas necessidades e sem-pre com um sorriso norosto, também é bom terum número maior de ven-dedores, para não deixarninguém esperando paraser bem atendido. Esto-que e formas de pagamen-tos variados e o visual daloja também são essenci-ais, assim como ter o res-paldo do cliente, com ospontos baixos e altos, destaforma, ele interpretará quea sua opinião é importantepara o crescimento da em-presa, conquistando a suafidelização. “Esta épocasignifica faturamento, poristo é importante estar pre-parado, ganhando uma cli-entela especial”, finaliza.

Para os lojistas é época de faturamento

Page 4: Jornal O Reporter n°40

04 Fazenda Rio Grande O Repórter - Primeira Quinzena

Coral do ColégioEnergia Ativa volta se

apresentar em FRG

O coral do ColégioEnergia Ativa, de Curitiba,voltou a se apresentar emFazenda Rio Grande dentrodo Projeto Natal para To-dos do vereador MarceloPelanda. A chuva que caiuna noite do dia 7 fez comque a organização transfe-risse o local da apresenta-ção. Ao invés do coral seapresentar na sacada dogabinete de Pelanda, a apre-sentação aconteceu em umaampla sala do gabinete.

Formado ao todo por

32 integrantes, o Coral doColégio Energia Ativa can-tou músicas natalinas e ape-sar do tempo, atraiu bompúblico ao recinto. "Foi umaapresentação bonita e que-ro parabenizar o coral etodas as pessoas que saí-ram de suas casas mesmocom aquele temporal. Otempo de natal deixa as pes-soas mais alegres, anima-das. O espírito natalino nosenche de emoção e comcerteza as crianças do coraltrouxeram esse espírito para

nossos corações", dissePelanda.

O presidente da Asso-ciação Comercial e Indus-trial de Fazenda Rio Grande,João Munaro prestigiou aapresentação e parabenizouo vereador Marcelo Pelandapela iniciativa. "O Marceloestá de parabéns e mostra ointeresse em proporcionaralegria ao povo da nossa ci-dade. Pena que a chuva atra-palhou um pouco, mas nãotirou o brilho da apresenta-ção", sintetizou Munaro.

Coral durante a apresentação no Gabinete Marcelo Pelanda

Page 5: Jornal O Reporter n°40

05O Repórter - Primeira Quinzena

Vereador Marcelo Pelanda faz balançopositivo de 2010 e traça metas para 2011

Fazenda Rio Grande

O vereador MarceloPelanda (PDT) faz umaavaliação positiva de suaatuação parlamentar em2010. Ele lembra os muitosprojetos aprovados na Câ-mara Municipal de FazendaRio Grande, além de reque-rimentos e indicações. "Foium ano altamente positivo,pois tivemos projetos im-portantes aprovados, alémde indicações e requerimen-tos. Com certeza foi pro-dutivo 2010 e agora vamosmanter a mesma postura,determinação em 2011",disse o vereador, que teveaprovado 28 requerimen-tos, 61 indicações e 140ofícios para várias entida-des, como Sanepar, Copel,URBS, entre outras.

Marcelo Pelanda foi overeador que mais apresen-tou projetos, alguns apro-vados e sancionados pelaAdministração Municipale outros tramitam nas co-missões da Câmara. Entreos aprovados e transfor-mados em Lei, o que ins-titui multa a proprietáriosde terrenos baldios na áreaUrbana que não os manti-verem limpos e capina-dos, e também para aque-les que depositarem lixoem locais impróprios.Outro projeto aprovado e

transformado em Lei é oque garante aos pais derecém nascidos a garantiado registro de nascimentoainda dentro do hospitalde forma gratuíta. Tam-bém é garantida a certidãode óbito.

Pelanda também apre-sentou projetos que foramaprovados e sancionadoscomo o que disciplina a

poluição sonora no municí-pio, evitando som alto emigrejas, carros de som elojas, a regulamentação deespaços para caminhões defretes, a proibição de tintassprays à menores de 18anos em lojas do ramo, oprojeto que institui políti-cas de controle e preven-ção para proteger o bemestar comum da comuni-

dade, estabelecendo o equi-líbrio urbano e ambiental, oprojeto Semana do Conhe-cimento para a Vida, visan-do a promoção e a defesados direitos das crianças ede jovens.

Outros Projeto 005/2010 - Lei

746/2010 - Declara de uti-lidade pública a associação"voluntários induzindo vi-das, esperança e renova-ção": Projeto Viver que ésocial e sem fins lucrativosde caráter organizacional,filantrópico, assistencial,promocional, recreativo eeducacional. Seu objetivo eatuar em conjunto com afamília e a comunidade vi-sando garantir o acesso e apermanência de meninos emeninas na escola, fortale-

cer neles a identidade cul-tural por meio da arte, doesporte e da comunicação.Nada mais justo do que aisenção de impostos e tor-ná-lo de utilidade pública,Projeto 032/2010, alteran-do nomes de ruas homena-geando os pioneiros de Fa-zenda Rio Grande. Comoexemplo foi a mundança daRua Xingú para Lauro Cór-dova.

Os ante projetos apre-sentados por Pelanda: a cri-ação do "Disque Denúnci-as", onde a população po-derá obter informações,registrar pedidos ou denun-cias sobre assuntos relaci-onados com a prefeitura, oque cria o sistema local detransporte público munici-pal, com tarifas menores e

Vereador

Marcelo

Pelanda Condecorações recebidaspelo vereador Marcelo Pelanda

linhas atendendo várias lo-calidades dentro do muni-cípio, com destaque a Li-nha da Saúde. "Enfim, tra-balhos intensamente embenefício da comunidadede nossa cidade.Nestes doisanos de mandato apresen-tamos 61 indicações, totali-zando mais de 200 solicita-ções para benfeitorias emtodas as regiões da cidadetais como patrolamentocom Saibro, manilhamen-to, calçamento, pedidos depavimentação, redutores develocidade entre outros.Estou satisfeito", comen-tou Marcelo, que aindaapresentou o título de cida-dão honorário ao juiz JoãoLuiz Cleve Machado, quemeses depois de receber ahonraria acabou falecendo.

Page 6: Jornal O Reporter n°40

06 O Repórter - Primeira Quinzena

Chico Santos e Hortênciano Festival de Basquete

Fazenda Rio Grande

O prefeito Chico San-tos recebeu na quinta-feira(9), em Fazenda Rio Gran-de, a rainha do basqueteHortência Marcari. O en-contro aconteceu no Cen-tro Esportivo (CEFAZ),durante a premiação doFestival Intermunicipal deBasquete, competiu quereuniu jovens atletas dosCentros de Excelência doBasquetebol de Fazenda RioGrande, Curitiba, Araucá-ria, Campo Largo, Colom-bo e Campina Grande doSul.

Durante a cerimônia depremiação o prefeito ChicoSantos valorizou a impor-tância do projeto e do es-

porte para os fazendenses.“Esse projeto foi uma gran-de conquista para a popula-ção de Fazenda Rio Gran-de. Agora nossas criançaspodem ter mais uma pers-pectiva no esporte e porestarem sendo acompanha-das pela Hortência, issoaumenta a auto estima des-tes jovens atletas”, disse oprefeito.

Já a ex-atleta e idealiza-dora do Centro de Excelên-cia, Hortência Marcari, des-tacou a evolução dos joga-dores. “Desde minha últi-ma visita vocês já evoluí-ram muito. Fico muito felizpor ver essa competiçãocrescer a cada edição”,

comentou ela, anunciandona seqüência mais uma fasedo Festival. “No próximoano os vencedores daquiirão para São Paulo em umdesafio Intermunicipal decampeões”, acrescentouHortência, que abriu emseguida a série de premia-ções da competição.

Confira a classificaçãofinal do Festival Intermuni-cipal de Basquete: no SUB-11 Feminino o primeiro lu-gar foi de Fazenda Rio Gran-de, seguido de Araucária;enquanto no Masculino oprimeiro lugar ficou comAraucária, seguido de Fa-zenda Rio Grande; no SUB-13 Feminino o primeiro lu-

gar ficou com Araucária,seguido de Campo Largo;enquanto no Masculino ocampeão foi Campo Largo,seguido de Fazenda RioGrande; no SUB-15 Femi-nino o primeiro lugar ficoucom Araucária, seguido deFazenda Rio Grande, en-quanto no Masculino o cam-peão foi Campo Largo, se-guido Araucária e FazendaRio Grande. No SUB-17Masculino o campeão tam-bém foi Campo Largo, se-guido de Araucária, Fazen-da Rio Grande e Curitiba.

A premiação tambémcontou com a participaçãodo presidente da Federaçãode Basquete do Paraná,

Amarildo Rosa, do presi-dente da Unimed Paraná,Sérgio Ioshii, da diretora daUnimed de Curitiba, Rosa-ne Frecciero, do secretáriode Educação de FazendaRio Grande, José RobertoZanchi, do comandante doGuarda Municipal, NelsonMartins Bueno, além do di-retor de Esportes, DuduSantos, do chefe de gabi-nete Beto Rocha e do as-sessor e coordenador deEducação, Ednelson Quei-roz Sobral.

Centro de ExcelênciaO Centro de Excelên-

cia do Basquetebol é umprojeto de escolinhas damodalidade idealizado por

Hortência, gerenciado pelaFederação Paranaense deBasquete (FPRB), patroci-nado pela Unimed Curitiba,e realizado em parceria comas prefeituras municipais.

Em Fazenda Rio Gran-de o Centro de Excelênciado Basquetebol funcionaem núcleos instalados noCentro Esportivo, o CE-FAZ, no bairro Santa Te-rezinha, no Ginásio Muni-cipal Marlene Barbosa, nobairro Pioneiros e no Giná-sio Municipal Alcides Má-rio Pelanda, no JardimHortência, onde mais de400 crianças e adolescen-tes do município partici-pam deste projeto.

Hortência e Chico discutem a ampliação do projeto Hortência com atletas do projeto de Fazenda Rio Grande

Page 7: Jornal O Reporter n°40

07O Repórter - Primeira Quinzena

Márcio Wozniack faz balançodo segundo ano de mandato

Fazenda Rio Grande

O segundo ano de le-gislatura do vereador Már-cio Wozniack (PSDB) foicheio de muito trabalho erealizações. O parlamentarconseguiu desenvolver pro-jetos em prol da comunida-de fazendense, além de inú-meros requerimentos e in-dicações. De acordo comWozniack, foi um ano demuito trabalho e aprendiza-do. "Todos os dias foramaparecendo diversos desa-fios, eram ruas precisandode asfalto, escolas e cre-ches necessitando de me-lhorias e tudo isso, de acor-do com as nossas possibi-lidades, foi solucionadocom muito cuidado, poistemos que ter o cuidado aoelaborar um requerimento,uma emenda ou um projetode lei, porque eles interfe-rem diretamente na vida daspessoas", disse o vereadortucano, que é líder do pre-feito Chico Santos no Le-gislativo.

Entre os projetos apre-sentados por Márcio Woz-niack o de número 7/2010que regulamenta a venda ecomércio de produtos nasimediações de escolas, oqual foi aprovado em duas

votações. Outro projeto degrande importância apro-vado foi a criação do Con-selho Municipal de Trans-portes. Márcio entende queesse projeto vai ajudar amelhorar cada vez mais o

sistema de transporte cole-tivo de passageiros em Fa-zenda Rio Grande. "Temosque pensar no povo, nousuário que usa pratica-mente todos os dias o ser-viço de transporte e o Con-

selho vai contribuir paraesse melhora", considera oautor do projeto. Ainda nesteano de 2010, Márcio Woz-niack apresentou o projetoque institui o Programa deAdoção de LogradourosPúblicos por meio de per-missão de uso para publici-dade com encargos de con-servação e manutenção delogradouros e ainda o pro-jeto que denomina de Tra-vessa Ricardo Barbosa avia que liga o CondomínioResidencial Terra Santa atéa Avenida Nossa SenhoraAparecida.

Além dos projetos,Wozniack apresentou tre-ze requerimentos endere-çados às secretarias, aoChefe do Executivo e ou-tras pastas, além de ór-gãos como URBS, AutoPista Planalto Sul, semprebuscando melhorias paraa comunidade de FazendaRio Grande. Durante esteano de 2010, o parlamen-

tar teve aprovado 59 indi-cações, com o mesmo ob-jetivo, ou seja, de levarbenfeitorias para a comu-nidade de Fazenda RioGrande.

Como líder do prefeitoChico Santos, Wozniackprocurou intermediar açõesentre o Legislativo e o Exe-cutivo e foi bastante cum-primentado pelos demaispares pelo seu trabalho deintermediação. "Com cer-teza foi um ano de muitotrabalho, porém gratifican-te, pois os meus pedidos derequerimentos, indicaçõese projetos passaram comtranqüilidade pela Câmara.Vamos manter esse traba-lho em 2011 e com certezaquem ganha é a cidade queestá num ritmo crescentede desenvolvimento.Márcio Wozniack desejaaos mais de 81 mil habitan-tes, votos de um Feliz Natale um ano de 2011 cheio derealizações.

“Com certeza foi um ano de muito trabalho, porém gratificante”, disse o vereador Wozniack

Page 8: Jornal O Reporter n°40

08 O Repórter - Primeira QuinzenaSocial

A equipe do

Jornal O Reporter

parabeniza

João Ricardo que

também

comemorou mais

um ano de vida.

Desejo a você

tudo de otimo que

a vida pode lhe

oferecer.

Parabéns

ao amigo

Adelar que

comemorou

mais um

ano de

vida no

dia.

Parabéns ao

Gatinho Antony

Cristian que vai

comemorar o 1

de muitos

aninhos na sua

vida. Papai

Antonio mamae

kelly e familiares

lhe desejam

muitas

felicidades.

Naty Bispo da Academia Sculptor . Parabéns

Felicidades e muitos anos de vida , são os votos

de seus amigos

Feliz Natal eFeliz Natal eFeliz Natal eFeliz Natal eFeliz Natal e

Próspero Próspero Próspero Próspero Próspero Ano Novo!Ano Novo!Ano Novo!Ano Novo!Ano Novo!

São os votos de todaSão os votos de todaSão os votos de todaSão os votos de todaSão os votos de toda

equipe do jornalequipe do jornalequipe do jornalequipe do jornalequipe do jornalO REPORTER

Page 9: Jornal O Reporter n°40

09O Repórter - Primeira Quinzena

Departamento de Esportes premia os destaques de 2010

Esporte

O plenário do TeatroMunicipal de Fazenda RioGrande ficou pequeno parareceber os atletas que maisse destacaram durante todoo ano no município. A festaorganizada pelo Departa-mento de Esportes comapoio do programa Showda Tropical do vereadorMarcelo Pelanda e do jornal

O Repórter contou com aspresenças do prefeito Chi-co Santos, vereador Mar-celo Pelanda, autoridades econvidados especiais. “Foiuma noite de gala”, resu-miu Pelanda.

No geral receberam pre-miação e certificados pes-soas que se destacaram aolongo do ano em atividades

esportivas como Jogos daJuventude, Liga Amsulep,destaques do futsal, futebolde campo nas primeira esegunda divisão, voleibolmasculino e feminino, bas-quetebol masculino e femi-nino e também no bocha,uma modalidade secular eque é praticada por muitosadeptos em Fazenda Rio

Grande. Entre os homena-geados, o senhor AlbinoWozniack, proprietário doestádio Santo Antonio, quededicou 40 anos de sua vidaao esporte de uma maneirageral do município.Pedro Bala, diretor do jornalO Repórter disse que o even-to teve um significado im-portante, pois incentiva os

atletas a continuarem se des-tacando nas mais varieda-des modalidades esportivas.“Fui um evento importantee percebi no semblante daspessoas homenageadas aemoção e a maioria garan-tindo que em 2011 farão detudo para serem novamentereconhecidas. Isso motiva adisputa no bom sentido.

Quero parabenizar todos queforam lembradas no evento.

Em 2009, o jornal ORepórter e o programa dovereador Marcelo Pelandarealizaram o evento deno-minado Chuteira de Ouro eque neste ano veio comnova formatação e passoua denominação de Desta-que do Esporte de 2010.

Page 10: Jornal O Reporter n°40

10 O Repórter - Primeira Quinzena

Zé Luiz é eleito presidente do Legislativo eacaba com hegemonia do grupo de Palú

Mandirituba

Regional

O vereador José Luizde Oliveira (PCdoB) foi elei-to presidente da Câmara deVereadores de Mandiritubaem votação realizada nanoite da terça-feira, dia 14.Todos os nove vereadorespoderiam ser candidatos,mas apenas José ZonetePinheiro DEM), presidenteatual e Zé Luiz, antes dasessão, colocaram seusnomes a disposição. A vo-tação foi acirrada e ao finalZé Luiz venceu por 5x4.

Os candidatos entraramna disputa com quatro vo-tos garantidos. O vereadorAntonio Jair Barbosa, pelasinformações votaria emZonete, mas o grupo doprefeito Machadinho aca-bou conquistando o edil queacabou em cima da horavotando em Zé Luiz. Aofinal da sessão, Jair não

quis falar se foi pressiona-do ou não a votar em ZéLuiz. "Fui procurado sim erealmente houve uma pe-quena pressão, mas nãoquero falar sobre isso", dis-se Jair. O vereador CelsoLuiz Machado, o Celso Ba-tata, confirmou a reporta-gem que Jair foi levado paraQuitandinha e que foi con-

vencido a votar em Zé Luiz.Segundo Batata, eles esta-vam em um restaurante,quando apareceu o presi-dente do PSDB João Edil-son Claudino querendo fa-lar com Jair. "O João Edil-son chegou e tentou falarcom o Jair, mas não permi-timos a conversa. Houveuma discussão e quase fo-

mos as vias de fato e até aPolícia Militar foi chama-da, mas tudo foi contorna-do. Na verdade eles sabiamque perderiam a Câmara eestavam desesperados equeriam pressionar o com-panheiro a votar no Zonete,mas ele ficou ao nossolado", confirmou Batata.

A nova mesa diretoraeleita tem como presidenteJosé Luiz de Oliveira, vicepresidente Valdir Cruz, 1ºsecretário Antonio Jair Bar-bosa e 2º secretário CelsoLuiz Machado.

Zé Luiz disse que vaipromover um trabalho detransparência e seguir osrigores da Lei de Respon-sabilidade Fiscal. "Vamospromover um trabalho vol-tado aos interesses da co-munidade e a Câmara será acasa do povo. Vamos mos-

Machadinho pede a urgênciano desfecho do Consórcio

de Resíduos SólidosO prefeito

Machadinho, deMandirituba,pediu mais umavez urgêncianas resoluçõesdo ConsórcioIntermunicipalpara Gestão deResíduos Sóli-dos, com vistaa evitar novosconflitos e a ins-talação de ater-ros sanitários privados. Opedido foi feito no últimodia 8, durante Assembléiaque reelegeu o prefeito deCuritiba, Luciano Ducci,a presidente do Consór-cio, e José Camargo, pre-feito de Colombo, ao pos-to de vice-presidente.

Na oportunidade, ou-

tras decisões foram toma-das em conjunto, por pre-feitos e demais represen-tantes dos 20 municípiosque integram o consórcio,como a realização de con-curso para contratação deservidores. Para 2011 estáprevista a contratação deum engenheiro, nove fis-

cais, dois auxili-ares administra-tivos e um con-tador. Os parti-cipantes tam-bém discutiramsobre a previsãoorçamentáriapara o próximoano.

Não pode-ria ficar de foraa discussão so-bre um dos mai-

ores desafios dos integran-tes do Consórcio. A im-plantação definitiva e maisavançada do ponto de vis-ta tecnológico, para os pro-blemas relacionados ao des-tino do lixo, que seria o Sis-tema Integrado de Proces-samento e Aproveitamentode Resíduos (SIPAR).

Mandirituba recebe maisdois caminhões caçamba

Na última quinta-feira(2), o município de Man-dirituba recebeu, por meiodo Programa Paraná Ur-bano, mais dois caminhõescaçamba, no valor de R$407, 6 mil reais. Segundoo prefeito Machadinho, osequipamentos rodoviáriosserão utilizados para auxi-liar na manutenção de es-

tradas e outros serviçosde infra-estrutura urbanae rural.

Com os novos cami-nhões caçamba os servi-ços de manutenção urba-na e trabalhos rurais fica-rão mais ágeis e eficazes.Os veículos também se-rão utilizados na conser-vação das estradas.

Recentemente a Pre-feitura de Mandirituba re-cebeu uma retroescava-deira, que também permi-te, à Secretaria de Agri-cultura, em parceria como Parque Rodoviário mu-nicipal, melhor atendimen-to e qualidade dos traba-lhos oferecidos aos pro-dutores rurais.

trar o Legislativo e não va-mos esconder nada. Aquitudo será feito as claras",comentou o presidente elei-to. Ele disse que uma dasprimeiras atitudes será con-sultar o Tribunal de Contasdo Estado sobre a possibi-lidade de promover um con-curso público para a con-tratação de funcionários. Ao

ser questionado se era ver-dade que o vereador Anto-nio Jair Barbosa foi pressi-onado a votar na sua chapa,o presidente eleito foi enfá-tico: "Se isso aconteceu eulamento, pois vivemos umademocracia onde cada ve-reador vota de acordo comsua consciência. Se o Jairvotou em mim é porqueacreditou no meu nome",finalizou. José Zonete, comsemblante desanimador peladerrota, parabenizou Zé Luizpela conquista.

Vereador Zé LuizGima, Jair, Zé Luiz, Celso Batata e Valdir Cruz

Page 11: Jornal O Reporter n°40

11O Repórter - Primeira Quinzena

Secretário dos Transportes anuncialigação de Quitandinha e Lapa

Quitandinha

BAIRRO : SANTA TE-REZINHA ALVENARIA,com 52,00m2, 02 quar-tos, sala, cozinha, banhei-ro, Rua Santa Rita deCássia, 1464 - FRG/PRValor: R$ 88.000,00 -Entra + FinanciamentoCaixa RM Imóveis : Fone3627-2444

BAIRRO : EUCALIP-TOS ALVENARIA, com51,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,LAJE Rua LARANJEIRAS135 - FRG/PR Valor: R$95.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

C L A S S I F I C A D O SBAIRRO : GRALHA

AZUL ALVENARIA, com45,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,Rua PADRE NILSON JOSÉBRASILIANO 2167 - FRG/PR Valor: R$ 89.000,00 -Entra + FinanciamentoCaixa RM Imóveis : Fone3627-2444

BAIRRO; NAÇÕESALVENARIA, com43,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro, .Rua POLONIA 483 - FRG/PR

Valor: R$ 92.000,00 -Entra + Financiamento

Caixa. RM Imóveis : Fone3627-2444

BAIRRO; JARDIMCOLONIAL ALVENARIA,com 56,00m2, 02 quar-tos, sala, cozinha, banhei-ro, Rua HELENA KOLO-DYR - FRG/PR Valor: R$73.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

BAIRRO; GRALHAAZUL ALVENARIA, com46,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro.Rua COLIBRI 2020 CASA22 - FRG/PR Valor: R$

Regional

82.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

BAIRRO; IGUAÇUALVENARIA, com54,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,Rua RIO DA VARZEA 709- FRG/PR Valor: R$95.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

BAIRRO; ESTADOS/ CONDOMINIO FE-CHADO ALVENARIA, com51,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,AVENISA SÃO PAULO 290

- FRG/PR Valor: R$82.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

BAIRRO; IGUAÇUALVENARIA, com52,00m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,LAJE RUA RIO TEJO - FRG/PR Valor: R$ 98.000,00 -Entra + FinanciamentoCaixa RM Imóveis : Fone3627-2444

BAIRRO; EUCALIP-TOS ALVENARIA, com52,10m2, 02 quartos,sala, cozinha, banheiro,RUA QUARESMEIRA -

FRG/PR Valor: R$98.000,00 - Entra + Fi-nanciamento Caixa RMImóveis : Fone 3627-2444

PUBLICAÇÕESLEGAIS

EXTRAVIO DENOTA FISCALA empresa Farias,

Ogata & Cia Ltda, ins-crita no Município sobCCM n° 378, declarapara os fins de baixa noMunicípio de FazendaRio Grande e a queminteressar possa que osblocos Serie F numera-ção de 1 a 500 foramextraviados.

O flagrante foi registrado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa

Terezinha, em Fazenda Rio Grande. Um ciclista pega carona em uma motocicleta, numa

via de grande fluxo de veículos, se expondo literalmente ao perigo. Se não bastasse, o

garupa está sem capacete e é possível observar que o motoqueiro carrega um capacete.

O ciclista andou de carona por aproximadamente 600 metros e só largou da moto

quando alcançou uma área plana já nas imediações da BR-116.

Alto Risco

"A logística de trans-porte remete à discussãode um projeto amplo queintegre os diferentes mo-dais: rodoviário, aeroviá-rio, marítimo e ferroviá-rio. Cada um deles, comsua especificidade, con-corre para o desenvolvi-mento do Paraná. No casodas rodovias, nos últimosoito anos, o Governo doParaná investiu na res-tauração e conservaçãodas estradas estaduais. Aeconomia paranaensecresceu e mudou o perfildo tráfego nas principaisvias de acesso aos gran-des centros e ao Porto deParanaguá. Há mais car-gas e os veículos estãomais pesados e mais po-tentes". A afirmação foifeita na terça-feira (07)em Brasília pelo secretá-rio dos Transportes Ma-rio Stamm Junior ao par-ticipar de reunião comtécnicos do Ministério deTransportes. Entre os tre-chos a receber pavimen-tação está a ligação entreas cidades de Quitandi-nha e Lapa.

Na outra parte da ma-lha rodoviária fora do eixodas estradas pedagiadas,ainda há importantesações a serem implemen-tadas, de acordo com osecretário estadual dosTransportes. "É o casoda construção da BR-101,a Rodovia Translitorânea

no Paraná. A BR-101, queinicia em Touros (RN), éinterrompida quando che-ga ao Paraná, e volta aexistir apenas em Garuva(SC). O trecho que preci-sa ser construído vai deGaruva à Variante do Al-pino, passando por Anto-nina, Matinhos e Cubatão(SP)".

Também integra o pla-nejamento estratégico doGoverno do Estado a con-clusão da Estrada Boia-deira (BR-487), ligaçãohistórica do Mato Grossodo Sul com o Porto deParanaguá, mediante a pa-vimentação de trechos noterritório paranaense."Existe ainda a necessi-dade da construção de no-

vos trechos na BR-153(Alto do Amparo-Imbitu-va e Paulo Frontin-PaulaFreitas) e a recuperaçãoda BR-163 entre Barra-cão e Guaíra. Outra me-dida a ser tomada é a im-plantação da ligação Lapa-Quitandinha", afirma Ma-rio Stamm. Os projetosde modernização das ro-dovias paranaenses de-vem considerar ainda aimplantação do acesso deTunas do Paraná à BR-116, além da retomadadas obras de restauraçãoe duplicação da BR-469,no trecho entre PonteTancredo Neves, na divi-sa do Brasil com a Argen-tina, até a entrada do Par-que Nacional do Iguaçu.

Secretário dos Transportes, Mario Stamm Júnior

Flagrante

Page 12: Jornal O Reporter n°40

12 O Repórter - Primeira QuinzenaFazenda Rio Grande

Mais um jovem perdeua luta contra o vício docrack. Wellington Cezar deOliveira, 18, foi morto comdois tiros na cabeça e umnas costas, quando andavapela Rua Suíça, no BairroNações, em Fazenda RioGrande. Moradores da re-gião ouviram os gritos e osdisparos por volta das 22hde segunda-feira, dia 13.Quando saíram de casa,

Viciado em crack émorto com dois tiros

Depto

Comercial:

41

9693-2591

encontraram o garoto feri-do. Eles chamaram o Siate,que pôde apenas constatara morte de Wellington. Odelegado Leonardo Carnei-ro esteve no local, masnenhum morador disse tertestemunhado o crime. "Obairro tem muito tráfico dedrogas. É uma luta desi-gual entre eles e a polícia",afirmou.

De acordo com a mãe

Empresta carro de amigoe é encontrado morto

O latoeiro EdenilsonAlves dos Santos foi mor-to na noite da sexta-feira,dia 10 de dezembro e ocorpo encontrado nas pri-meiras horas do sábadopor motoristas de cami-nhões de lixo que passa-vam pela Rua Mato Gros-so, imediações do aterrosanitário. É o quinquagé-simo segundo homicídiode 2010 registrado pelapolícia de Fazenda RioGrande. Ednilson estariaem um bar no bairro SantaTerezinha na companhiade amigos e emprestado ocarro de um colega paradar uma volta e não maisretornou. O proprietáriodo veículo foi identificadoe encaminhado para a de-legacia para prestar escla-recimentos.

Julie Andrius Kurza-va, proprietário do veícu-lo Renault Clio AGP-4687,disse que estava no bar eque perto da 1 hora damadrugada Edenilson te-ria emprestado o carro.“Ele me pediu o carro em-

prestado e saiu. Daí desa-pareceu, Fui para casa eacordado pela polícia, quan-do fui informado que oEdenilson estava morto den-tro do meu carro. Fui con-duzido ao local e depoispara a delegacia”, resumiuJulie.

O Cabo Souza, da Po-lícia Militar, disse que al-guns motoristas de cami-nhões de lixo, informaramque o carro estava no localdesde as 23 horas. Já Juliedisse que ele saiu do bar porvolta da 1 hora da manhã.

“Alguma coisa não estábatendo, pois em conver-sa com a mãe do dono docarro, ela nos disse queele chegou em casa pertodas 4 horas da manhã.Algo me diz que ele estámentindo, mas cabe apolícia civil apurar o fato”,disse Souza, que acreditaque Edenilson tenha sidomorto em outro local edepois levado até a RuaMato Grosso onde foideixado. Dentro do veí-culo foram encontradaspedras de crack.

O carro com o corpo foi avistado por motoristas

de Wellington, Marilene Dal-va de Azevedo, instantesantes de ser morto ele ten-tou vender a ela a blusa quevestia, alegando precisar dedinheiro. "Já o internamosuma vez. Ele até ficou semusar drogas por um tempo,mas agora voltou a usarcrack. Se fosse filho derico, conseguiria clínicapara sair dessa", desaba-fou.

Mãe chora a morte do filho viciado

Page 13: Jornal O Reporter n°40

13O Repórter - Primeira Quinzena

Um ano com apenasquatro homicídios

Fazenda Rio Grandetem em média 1 crime

por semana

Policial

Não muito longe deFazenda Rio Grande háum retrato oposto de vidae cotidiano para as pesso-as. Trata-se de São Bentodo Sul, cidade catarinensea cerca de 90 quilôme-tros, que é um exemplo deatenção e investimento naárea de segurança públi-ca. Poderia ser um cantoda Europa, típica cidadedo primeiro mundo. Lá ascrianças caminham entreos policias, que ainda temo costume de andar pelasruas e orientar as pessoas.A estrutura policial é inve-jável, formada por delega-cias especializadas e umbatalhão da Polícia Mili-tar, que tem 14 veículos e5 motocicletas rodando 24horas. A estrutura da Po-lícia Civil não é diferente econta com efetivo grandee com muitos veículos.

Mas o que existe decomum entre Fazenda RioGrande e São Bento? Asduas cidades têm popula-ção idêntica, ou seja, emtorno de 80 mil habitan-tes, mas enquanto no mu-

São Bento - SC

nicípio fazendense foramassassinadas 54 pessoasneste ano de 2010, na tran-quila São Bento foram ape-nas quatro homicídios."Os investimentos pelogoverno do Estado nosdão condições de traba-lhar na prevenção e a pre-sença 24 horas da políciapromovendo rondas e ope-rações inibe a violência",

opina o Tenente CoronelAmarildo de Assis Alves,comandante do vigésimoterceiro Batalhão de RioNegro. "Hoje, o que te-mos mais aqui são peque-nos furtos e brigas de vi-zinhos", relata o oficial mi-litar, que acrescenta que otrabalho da polícia na ci-dade é voltado principal-mente para evitar que pe-quenas brigas acabem emmorte.

Na cidade existemtrês delegacias especiali-zadas e que funcionam nomesmo prédio. São as de-legacias regional, da Co-marca e da Criança, Ado-lescente e do Idoso. "Tra-balhamos em sintonia",sintetiza o delegado Ri-cardo Marcelo Casarolli.Uma das políticas adota-das pelo Dr. Ricardo éevitar que ameaças se con-cretizem. "Quando há umaameaça, a pessoa é cha-mada na delegacia, prestadepoimento e isso podeimpedir que um desenten-dimento acabe em homi-cídio", diz . O papel da

população, sempre emcontato com a polícia, émuito importante para evi-tar os crimes. "Trabalha-mos preventivamente, emconjunto com a popula-ção", afirma o delegado.Os quatro homicídios re-gistrados na cidade de SãoBento, três foram motiva-dos pelo tráfico de drogase um por desavença. "Va-mos continuar trabalhan-do para que o índice decriminalidade continuenesse patamar", sintetizaRicardo Marcelo.

A editoria de políciadeste jornal entrou emcontato com o TenenteStocheiro, comandante doDécimo Sétimo Batalhão,responsável pela RegiãoMetropolitana de Curiti-ba, pedindo informaçõesa respeito do real efetivo ede viaturas em Fazenda RioGrande. O oficial disse queiria promover o levantamen-to e que retornaria logo emseguida. Até o fechamentodesta edição na noite daquarta-feira, Stocheiro nãohavia retornado.

Delegacias especializadas funcionam no mesmo lugar

41 9693-2591

Fazenda Rio Grande,em comparação com asdemais cidades da RegiãoMetropolitana de Curitiba,está com índice baixo decriminalidade. A mais vio-lentas são Piraquara, SãoJosé dos Pinhais e Colom-bo. Na vizinha São Joséforam perto de 200 homi-cídios, enquanto em Co-lombo aproximadamente150 assassinatos. Curitibaestá fechando o ano comperto de mil assassinatos.Em Fazenda Rio Grandeforam 54 homicídios até omomento, o equivalente a4,41 crimes por mês, ouseja, 1,10 por semana. EmCuritiba, pelo terceiro mêsconsecutivo, aumentou onúmero de assassinatos. Nomês de novembro, 158 pes-soas foram mortas, 7,5% amais que outubro. Um dosfatores que contribuírampara esse índice foi o aumen-to da criminalidade em bair-ros como Cajuru, CidadeIndustrial e Santa Felicidadee Sitio Cercado. Nestes bair-ros, são cometidos crimespraticamente todos os dias.

Pelo menos quatro cri-mes ocorridos em novem-bro chamaram atenção pelarelação de afetividade entrevítimas e autores. Em SãoJosé dos Pinhais, no dia 12,a enfermeira Maria Cícerade Faria, 65 anos, foi mortacom várias facadas pelopróprio filho, Emílio Eduar-do da Rocha Devesa, 32,que foi preso dias depois.No dia 27, um adolescentede 16 anos matou o avô,João Lisevski, 62, a golpesde foice. O garoto, acom-

panhado de dois compar-sas, ainda levou o dinheiroda vítima. Em Cerro Azul, aconfusão aconteceu no dia28 e envolveu duas famíli-as. Anderson Machado viuseu pai, José Machado, 58,ser morto pelo sogro comum tiro no peito. Enfureci-do, o rapaz tirou a vida deAlfredo Gonçalves, tambémde 58 anos, com golpes defacão. O outro caso foi re-gistrado em Fazenda RioGrande, no início do mês.Regina do RocioKriszewski, 25, foi estu-prada e morta com paula-das na cabeça. Segundo apolícia, quatro rapazes par-ticiparam do crime, entreeles o namorado da vítima.

O número de assassi-natos foi apurado a partirde acompanhamento diáriodos crimes - na maior partedas vezes com reportagemno local - e levantamentofeito nas delegacias respon-sáveis pela instauração dosinquéritos policiais. O rela-tório divulgado pelo Insti-tuto Médico Legal (IML)também foi utilizado comobase de informação, porém,a pesquisa descartou as ví-timas de acidentes de trân-sito, e apurou e eliminou ossuicídios e as mortes nãodelituosas. Também foramretirados os casos em quenão haviam sido apuradasas causas da morte, excetoos que apresentavam indí-cios de violência. Foramcomputados todos os ho-micídios, latrocínios, con-frontos com a polícia e aslesões corporais seguidasde morte.

Fo

to:

Ped

ro B

ala

Page 14: Jornal O Reporter n°40

14 O Repórter - Primeira Quinzena

Número de homicídios caiPolicial

Ainda não chegamos aofim de 2010, mas o númerode assassinatos em Fazen-da Rio Grande caiu e média20% em relação a 2009,caindo de 65 para 54 ocor-rências. A última morte vi-olenta ocorreu na tarde dodia 13 quando foi assassi-nado com dois tiros na ca-beça a usuária de crackMárcia Aparecida Drozina,aproximadamente 40 anos.Ela saiu da cadeia havia dezdias. Foi presa por roubo auma residência no JardimEucaliptos. Segundo o de-legado adjunto LeonardoBueno, a razão da reduçãodas mortes violentas está,principalmente, nas conclu-sões de inquéritos que ter-minaram na prisão de as-sassinos e nas constantesoperações realizadas na ci-dade, especialmente nasáreas onde o índice de vio-lência é maior.

De acordo com o dele-gado, mais de 90% dos ho-micídios têm ligação com otráfico de drogas. "Infeliz-mente o tráfico está pre-sente na maioria dos cri-mes", afirmou.

Os crimes1 - Lavador de carros

baleado morre no hospital:O lavador de carros, Mai-con Klein, 19 anos, morreuna madrugada da sexta-fei-ra (01/01), no Hospital Ca-juru. Ele foi vítima de tiros,provavelmente no municí-pio de Fazenda Rio Grande,onde morava.

2- Jardineiro assassi-nado com dois tiros: O jar-dineiro Edemilson de Ra-mos, 39 anos, foi executa-do com dois tiros, no peitoe na cabeça, por volta das2h da sexta-feira (01/01),em Fazenda Rio Grande. Ocaso aconteceu na Rua Ja-guariaíva, esquina com aRua Santa Bernadete, noJardim Suzuki.

3 - Mecânico morto atiros dentro do carro: Omecânico Thiago HenriqueRibeiro, 21 anos, foi mortodentro de uma Parati, nafrente da casa da namora-da, em Fazenda Rio Gran-de, na madrugada do sába-do (09/01). Testemunhascontaram que três homensarmados cercaram o veí-culo, que estava parado naRua Rio Eufrates, no bairroIguaçu, e efetuaram vários

tiros na cabeça do rapaz.Familiares contaram queThiago estava sendo amea-çado.

4- Pintor morto a tirosem Fazenda Rio Grande: Opintor Osmair Nunes Mou-ra, 31 anos, foi morto atiros, por volta das 23h30do domingo (10/01), naRua Ivaí, no Jardim IguaçuI, em Fazenda Rio Grande.De acordo com a polícia,Osmair estava numa lan-chonete quando foi sur-preendido pelo atirador. Ocrime pode ter sido conse-quência de uma briga deboteco, que aconteceu nanoite anterior

5 e 6 - Irmãos executa-dos dentro de casa: Os ir-mãos Francieli Albach deSouza Silva, 23 anos, eGuilherme Albach de Sou-za Silva, 11, foram assassi-nados a tiros, na Rua Sirie-ma, no bairro Gralha Azul,em Fazenda Rio Grande. Ocrime aconteceu na madru-gada de uma quarta-feira(13/01). Os marginais in-vadiram a casa de Francielie a executaram na sala, comtiros na cabeça. Depois,foram até o quarto e mata-ram o garoto com dois tirosna nuca. A polícia suspeitaque pelo menos quatro pes-soas participaram do duplohomicídio. De acordo coma delegacia local, Francieliera traficante e já havia sidodetida com drogas.

7 - Flanelinha esfaque-ado em Fazenda Rio Gran-de: O flanelinha Dirceu Le-

mes Gonçalves, 34 anos,foi morto durante uma dis-cussão, nos primeiros mi-nutos da madrugada de umsábado (06/02), em Fazen-da Rio Grande. Ele levoufacadas no peito e no pes-coço, e morreu na Rua Ala-goas, esquina com a RuaItajaí, no bairro Estados.Segundo a polícia, o autordo crime acusou Dirceu deter arrombado sua residên-cia e disse que o matariapor esse motivo.

8 - Pintor agredidomorre após um mês inter-nado: Após ficar um mêsinternado no Hospital Evan-gélico, vítima de agressõesfísicas, o pintor Joel Perei-ra Lopes, 25 anos, não re-sistiu e morreu na manhãde quinta-feira (11/02). Ocrime aconteceu na Rua RioPiquiri, no bairro Iguaçu,em Fazenda Rio Grande,no dia 11 de janeiro.

9 - Pedreiro assassina-do na frente da família: Opedreiro Márcio Camargodos Santos, 38 anos, foiassassinado com vários ti-ros na frente de sua família,por volta das 22h da segun-da-feira (15/02), em Fa-zenda Rio Grande. O crimeaconteceu dentro da casada vítima, na Rua SantaMônica, no Jardim SantaTerezinha. Dois homensarmados bateram na portae, quando entraram, foramna direção do pedreiro e oexecutaram. A mulher deMárcio também foi balea-da, no pé, e levada ao hos-

pital.

10- Vai pescar e é exe-cutado com cinco tiros:Tiago da Silva Jorge, 19anos, foi encontrado mortona manhã da terça-feira (16/02), numa cava da Rua RioIraí, no bairro Iguaçu, emFazenda Rio Grande. Elefoi executado com cincotiros. De acordo com a po-lícia, na tarde anterior, Tia-go tinha saído para pescarcom amigos. Cinco homenschegaram, mandaram osamigos saírem e atiraramem Tiago. Suspeita-se queo crime tenha relação como tráfico de drogas.

11 - Morre motoristabaleado em Fazenda RioGrande: O motorista Pedroda Cruz Ferreira, 40 anos,morreu domingo (21/02),no Hospital Nossa Senhorado Rocio, em Campo Lar-go. De acordo com a polí-cia, ele foi baleado no dia 14de fevereiro, em FazendaRio Grande.

12 - Pedreiro assassi-nado dentro de casa: O pe-dreiro Cléverson Luiz Ma-chado, 19 anos, foi assas-sinado por volta da 23h30da terça-feira (23/02), den-tro de sua casa, na RuaHelena Kolody, no JardimVeneza, em Fazenda RioGrande. Um amigo deletambém foi baleado e inter-nado no Hospital NossaSenhora do Rocio, emCampo Largo. De acordocom a polícia, o crime podeestar ligado às drogas. In-

divíduos encapuzados in-vadiram a residência e efe-tuaram os disparos.

13 - Executado dentrode bar em Fazenda RioGrande: O latoeiro MarcosJosé de Barros, 35 anos,morreu na noite da quarta-feira (24/02), após ser ba-leado dentro de um bar, nobairro Iguaçu, em FazendaRio Grande. Segundo tes-temunhas, por volta das22h30, a vítima estava noboteco, na Travessa RioGuaporé, quando dois indi-víduos chegaram armados.Um deles caminhou na di-reção de Marcos e efetuoudisparos à queima-roupa.Marcos foi socorrido porum amigo e levado ao pron-to-socorro do município,mas não resistiu.

14 - Jogado de veículoe executado a tiros: Jona-than de Oliveira Souza Pe-reira, 25 anos, foi arremes-sado do interior de umaKombi e executado comtrês tiros na cabeça, no fi-nal da madrugada do sába-do (06/03), na AvenidaMato Grosso, no bairroSanta Terezinha, em Fa-zenda Rio Grande. Pelomenos cinco homens esta-riam no veículo.

15 - Jovem executadocom dois tiros na cabeça: Ojovem Luciano FeronatoDias, 17 anos, foi morto nanoite do sábado (13/03), naRua Siriema, no bairro Gra-lha Azul, em Fazenda RioGrande. Ele levou dois tiros

na cabeça, por volta das21h.

16 - Morto após dis-cussão em Fazenda RioGrande: O pedreiro Altami-ro Sérgio Ferreira, 55 anos,morreu após levar dois ti-ros no peito, na madrugadado sábado (20/03), na RuaPeru, bairro Estados, emFazenda Rio Grande. Se-gundo testemunhas, os dis-paros foram ouvidos apósuma longa discussão entrevítima e autor.

17 - Encapuzados in-vadem casa e matam mora-dor: O servente Danilo Car-neiro Mexko, 18 anos, foiexecutado dentro de casa,no final da tarde de umsábado (20/03), na RuaCastro Alves, Jardim Ve-neza, em Fazenda Rio Gran-de. De acordo com a polí-cia, seis homens encapuza-dos invadiram a residênciae atiraram na vítima. Danilolevou cinco tiros e morreuno banheiro, onde tentou seesconder. Suspeita-se queo crime tenha ligação comas drogas.

18 - Mulher morta por-que não entregou o filho: Adona de casa Ivanete VieiraNeves, 38 anos, foi execu-tada a tiros, por volta das22h do sábado (10/04), nalavanderia da casa ondemorava, na Rua Olavo Bi-lac, Jardim Veneza, emFazenda Rio Grande. Deacordo com a polícia, osautores do crime foramdois indivíduos que chega-ram num carro branco. Elesestavam atrás do filho deIvanete, mas como não oencontraram, executaram amulher.

19 - Desconhecidomorto em plantação de soja:Um rapaz de aproximada-mente 23 anos foi encon-trado morto, na manhã deuma terça-feira (13/04), nomeio de uma plantação desoja, próximo à Estrada doChimanski, no Jardim Ve-neza, em Fazenda Rio Gran-de. A vítima tinha váriasmarcas de tiros na cabeça ena perna direita.

20 - Jovem é morto:Eduardo Henrique de Lima- 16 anos foi morto a tirosno quilômetro 124 da BR-116, em Fazenda Rio Gran-de. O crime foi no dia 30 de

Drogas motivou a maioria dos crimes na cidade

Page 15: Jornal O Reporter n°40

15O Repórter - Primeira Quinzena Policial

20% em relação a 2009abril.

21 - Homicídio em Fa-zenda Rio Grande: Gabrielda Conceição Camargo -15 anos, foi agredido até amorte num terreno da RuaFrancisco Ferreira da Cruz,no bairro Fazenda Iguaçu,em Fazenda Rio Grande nodia 30 de abril.

22 - Morto a tiros: JoséGonçalves de Andrade - 49anos foi morto a tiros naRua Rio Tietê, no bairroIguaçu II, em Fazenda RioGrande na madrugada dodomingo, 2 de maio.

23 - Homicídio em Fa-zenda Rio Grande: Reginal-do Camargo - 24 anos, foiassassinado a tiros na RuaRio Piquiri, no bairro Igua-çu, em Fazenda Rio Grandena noite do dia 12 de maio.

24 - Morto na madru-gada: Jéferson Fábio Go-mes de Oliveira - 28 anosfoi baleado na madrugadade sexta-feira (04/06), naRua Piraí, no bairro Igua-çu, em Fazenda Rio Gran-de. Morreu em seguida naUnidade de Saúde 24 Horasdo município

25 - Homicídio em Fa-zenda Rio Grande: RodrigoAnderson Rivolli de Paula -29 anos foi morto a tiros naRua Rio Ribeira, no BairroIguaçu II, em Fazenda RioGrande na terça-feira dia 8de junho.

26 - Latrocínio em Fa-zenda Rio Grande: Ander-son Fernandes - 25 anos foimorto com um tiro no pei-to, na Rua Rio Sena, nobairro Iguaçu, em FazendaRio Grande no dia 13 dejunho.

27 - Homicídio em Fa-zenda Rio Grande: Jefer-son Henrique da Silva Gui-marães - 21 anos foi balea-do na madrugada de quin-ta-feira (24/06), dentro deseu carro, na Rua Videira,no Jardim Eucaliptos, emFazenda Rio Grande. Mor-reu em seguida na Unidadede Saúde do município.

28 - Assassinado noIguaçu: Francisco JoelMoises Ferreira - 18 anosfoi morto a tiros na Rua RioIvaí, no Jardim Iguaçu, emFazenda Rio Grande num

domingo, dia 27 de junho.

29 - Executado comoito tiros em Fazenda RioGrande: Adão Moraes daSilva - 44 anos, foi encon-trado morto, com oito ti-ros, na continuação da RuaNicola Pellanda, no bairroFazenda Iguaçu, em Fazen-da Rio Grande numa sexta-feira à tarde, dia 30 de ju-lho.

30 - Assassinado a ti-ros em Fazenda Rio Gran-de: Cláudio Francisco dosSantos - 39 anos foi assas-sinado com três tiros norosto, na Rua Seringueira,no bairro Eucaliptos, emFazenda Rio Grande, no dia30 de julho.

31 - Morto a tiros emFazenda Rio Grande: Ve-derson de Paula Santos - 31anos foi encontrado mortoa tiros numa construçãoinacabada, na Rua CecíliaMeireles, no bairro Veneza,em Fazenda Rio Grande namanhã de 1 de agosto.

32 e 33 - Duplo homi-cídio em Fazenda Rio Gran-de: Maikon Reis da Silva -16 anos e Cleberson Au-gusto Lateka Piloto - 20anos foram perseguidos eassassinados a tiros no ba-nheiro de uma residência,na Rua Orinoco, no bairroIguaçu, em Fazenda RioGrande. A dupla execuçãofoi no dia 2 de agosto.

34 - Morre homem ba-leado em Fazenda Rio Gran-

de: Joeliton Cricheski Silva- 20 anos foi baleado nanoite de sexta-feira (06/08),em Fazenda Rio Grande.Morreu em seguida noPronto Atendimento 24horas do município

35 - Amarrado e exe-cutado: Faberson dos San-tos Moraes , 23 anos, foiencontrado morto, amar-rado e com tiros no rosto eno peito, próximo a ummatagal na Rua Rui Palmei-ra, no bairro Iguaçu I, emFazenda Rio Grande namanhã de quinta-feira demanhã, dia 26 de agosto.

36 - Jovem assassina-do: Diego NepomucenoMeirelles Misael , 20 anos,foi baleado na noite de sex-ta-feira (27/08), na Aveni-da Nossa Senhora da Con-ceição, no Jardim Suzuki,em Fazenda Rio Grande.Morreu logo depois nopronto-atendimento de Fa-zenda Rio Grande

37 - Agredido até amorte: Adão Nunes de 60anos foi espancado até amorte na Rua Gavião, nobairro Gralha Azul, em Fa-zenda Rio Grande, foi numdomingo de madrugada, dia5 de setembro

38 - Baleado em Fazen-da Rio Grande morre nohospital: Fabio HenriqueWosnes dos Santos, 20anos foi baleado na manhãde domingo (12/09), na RuaColeirinho, no Jardim Pal-meiras, em Fazenda Rio

Jucilene foi executada com um tiro no peito

Grande. Morreu na tardede sexta-feira (17/09), noHospital Evangélico.

39 - Amarrado e exe-cutado: Leandro Antôniodos Santos, de 21 anos foiamarrado e executado comum tiro na cabeça, no meioda Rua São Pedro, no bair-ro Santa Terezinha, emFazenda Rio Grande naquarta-feira, dia 29 de se-tembro

40 e 41 - Polícia Fede-ral mata suspeitos no PassoAmarelo: Gilmar Ferreira de32 anos e Maicon Ladislaude Rossi, 23 anos forambaleados na noite de umsábado (09/10), em con-fronto com policiais fede-rais, numa chácara na loca-lidade de Passo Amarelo,na zona rural de FazendaRio Grande. Maicon mor-reu no local e Gilmar mor-reu em seguida no ProntoAtendimento 24 Horas.

42- Jovem morto emFazenda Rio Grande: Ro-gério Marlon Dias, 23 anos,foi morto a tiros na Rua RioPiquiri, no bairro Iguaçu,em Fazenda Rio Grande nanoite de uma terça-feira, dodia 12 de outubro.

43 - Rapaz morto a ti-ros: Anderson de Araújo,27 anos, foi encontradomorto, com três tiros nacabeça, ao lado de um car-ro, num matagal da RuaFrancisco Claudino Macha-do, no Jardim São Sebasti-ão, em Fazenda Rio Gran-

de. Foi num domingo, dia 7de outubro.

44 - Morre idoso bale-ado no Gralha Azul: Ângelode Almeida Abrão, 68 anosfoi baleado na noite de sá-bado (16/10), na Rua Tiri-va, no bairro Gralha Azul,em Fazenda Rio Grande.Morreu na madrugada dedomingo (17/10), no Hos-pital do Trabalhador.

45 - Ex-presidiário éexecutado: Levi Ferreira de42 anos foi assassinadocom pelo menos três tiros,quando chegava em casa,na Rua Albatroz, no bairroGralha Azul, em FazendaRio Grande numa terça-fei-ra, dia 2 de novembro.

46 - Morto e desovadoem mato: Nilson José dosSantos, 34 anos foi encon-trado morto, com tiros nacabeça, enrolado num edre-dom, na entrada de um matona Estrada do Campo doRio, na zona rural de Fa-zenda Rio Grande. Foi nodia 2 de novembro.

47 - Mulher morta apauladas: Regina do Ro-cio Kriszewski, 30 anosfoi encontrada morta, nuae com a cabeça esfaceladapor pauladas, dentro deuma residência em cons-trução, na Rua Padre Nil-son, no bairro Gralha Azul,em Fazenda Rio Grande.Ela foi encontrada na ma-nhã de uma quarta-feirade manhã, dia 3 de no-vembro.

48- Chapeiro morto atiros: Leandro Luiz Rodri-gues, 23 anos foi assassi-nado com três tiros na RuaInhambú, no bairro GralhaAzul, em Fazenda Rio Gran-de. Foi num domingo demadrugada, dia 21 de no-vembro.

49 - Adolescente exe-cutado: Alef Rogger Fili-zardo de Andrade, 17 anosfoi assassinado com doistiros na cabeça, na AvenidaVenezuela, no bairro Na-ções, em Fazenda Rio Gran-de. Foi na sexta-feira demadrugada dia 26 de no-vembro.

50 - Mulher assassi-nada: Jucilene Rodrigues, 29 anos foi assassinadacom um tiro no peito den-tro de um depósito demateriais recicláveis, naRua Butiá, no Jardim Eu-caliptos, em Fazenda RioGrande. Foi num sábadode madrugada, dia 27 denovembro.

51 - Morre homem ba-leado: Alessandro Domin-gos Tavares, 33 anos

Baleado na quinta-fei-ra, dia 2 de dezembro, naRua Cedro, no bairro Euca-liptos, morreu na madruga-da da quinta-feira, 9 de de-zembro, no Hospital doTrabalhador

52- Latoeiro executa-do: Edenilson Alves dosSantos - 40 anos foi execu-tado a tiros dentro de umcarro, na Avenida MatoGrosso, no Bairro Estados,em Fazenda Rio Grande nosábado, dia 11 de dezem-bro.

53 - Usuário de dro-gas é assassinado: We-llington Cesar de Olivei-ra, 18 anos foi morto atiros na noite da segunda-feira, dia 13 de dezembrona Rua Suíça, bairro Na-ções.

54 - Sai da cadeia paramorrer: Márcia AparecidaDrozina, aproximadamen-te 40 anos foi assassinadacom dois tiros perto das13h30 na Rua Jerica, es-quina com a Rua Canela.Ela esteve presa recente-mente por roubo de umacasa. Saiu da cadeia paramorrer.

Page 16: Jornal O Reporter n°40

16 O Repórter - Primeira QuinzenaPolicial

Uma mulher viciada emcrack, com cerca de 40anos foi assassinada comdois tiros na cabeça no bairroEucalipto em Fazenda RioGrande, perto das 13 horasda quarta-feira, dia 15.Márcia Aparecida Drozinafoi encontrada na rua Jua-zeiro e segundo moradoresda região ela era conhecidanos círculos de usuários decrack da região. De acordocom a polícia, Maria havia,cerca de dois meses, prati-cado um arrombamento nobairro Nações e estava emliberdade há menos de umasemana. "Saiu para mor-rer", disse o soldado Ja-leski, da Polícia Militar.

Mulher assassinadaestava jurada de morte

Jalesli disse que teste-munhas informam quedois rapazes cometeram ocrime e fugiram a pé emsentido ao Bairro Sidon."A liberdade dela duroupouco, em menos de umasemana ela encontrou seufim hoje. Pelas informa-ções que levantamos, Mar-cia foi morta por dois ra-pazes. Eles a abordaram,fizeram os disparos e fu-giram em seguida. Com aajuda da Polícia Civil quetambém esteve no localdo crime, acredito quemem pouco tempo vamosidentificar e prender estesassassinos", disse o sol-dado Jaleski.

O juiz Marcos Chris-to, responsável pela Co-marca de Fazenda RioGrande determinou a in-terdição da cadeia da cida-de do município devido asuperlotação e das condi-ções insalubres do local.O magistrado esteve visi-tando o local e decretou ainterdição nesta quarta-feira, dia 15.

O espaço com capaci-dade para 24 pessoas está

Juiz determina interdiçãoda cadeia pública de FRG

superlotado com 104 de-tentos, entre eles 37 já con-denados pela justiça. Alémdo volume de presos queexcede a capacidade dacarceragem, as condiçõesde ventilação e higiene tam-bém são apontadas comocausa do decreto de interdi-ção. "Nós continuamos fa-zendo um trabalho que nãoé nosso. Sabemos que ospresos são de responsabili-dade da justiça, pelo menos

os já condenados. Vamoscontinuar cuidando dacarceragem até que o De-partamento Penitenciáriodo Estado tome provi-dência e transfira os de-tentos", disse o delegadoLeonardo Carneiro, da DPde Fazenda Rio Grande.A decisão judicial tem 10dias para ser cumprida,caso contrário, o Estadoserá multado por dia dedescumprimento.