jornal o reporter edição 93

24
Ano III - Edição: 93 | 5 a 12 de Abril de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Página 6 Página 8 Página 13 Página 20 Cinco fogem da delegacia de FRG e dois ficam feridos Prefeito Chico Santos vistoria obras nos bairros Ofertas imbatí- veis com IPI reduzido.. Você não pode perder Página 15 Página 24 Cinco presos fugiram da delegacia de Fazenda Rio Grande, no inicio da tarde da úlma terça-feira, dia 3. Por volta das 14h30, os homens conseguiram serrar a grade do solário a seis metros de altura e pular o muro da delegacia com o auxílio de uma corda improvi- sada. Dois homens do grupo foram baleados por policiais, mas outros três conseguiram fugir. Os dois presos baleados foram feridos, mas não corriam risco de morrer. Um deles foi medicado no Hospital Cajuru, em Curiba, e retornou para a cadeia. Os outros três connuavam sendo procurados pela polícia fazendense. A Guarda Municipal revistou o telhado da delegacia em busca de fugivos. O prefeito Chico Santos de Fazenda Rio Grande seguidamente tem deixado o gabinete para vistoriar as obras em andamento no município. Para ele, as obras que estão em fase de conclusão e bastante adiantadas irão beneficiar toda a população do município, melho- rando a qualidade de vida dos fazendenses. Machadinho anuncia a Casa da Cidadania de Mandirituba Prefeitura de Quitandinha investe em calçadas para pedestres

Upload: pedro-bala

Post on 18-Mar-2016

259 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

edição 93 jornal o reporter

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal o reporter edição 93

Ano III - Edição: 93 | 5 a 12 de Abril de 2012 | Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade

Página 6

Página 8

Página 13

Página 20

Página 14

Cinco fogem da delegacia de FRG e dois ficam feridos

Prefeito Chico Santos vistoria obras nos bairros

Ofertas imbatí-veis com IPI reduzido..

Você não pode perder

Página 15

Página 24

Cinco presos fugiram da delegacia de Fazenda Rio Grande, no inicio da tarde da última terça-feira, dia 3. Por volta das 14h30, os homens conseguiram serrar a grade do solário a seis metros de altura e pular o muro da delegacia com o auxílio de uma corda improvi-sada. Dois homens do grupo foram baleados por policiais, mas outros três conseguiram fugir. Os dois presos baleados foram feridos, mas não corriam risco de morrer. Um deles foi medicado no Hospital Cajuru, em Curitiba, e retornou para a cadeia. Os outros três continuavam sendo procurados pela polícia fazendense. A Guarda Municipal revistou o telhado da delegacia em busca de fugitivos.

O prefeito Chico Santos de Fazenda Rio Grande seguidamente tem deixado o gabinete para vistoriar as obras em andamento no município. Para ele, as obras que estão em fase de conclusão e bastante adiantadas irão beneficiar toda a população do município, melho-rando a qualidade de vida dos fazendenses.

Machadinho anuncia a Casa da Cidadania de Mandirituba

Prefeitura de Quitandinha investe em calçadas para pedestres

Page 2: Jornal o reporter edição 93

“O povo de Mandirituba está de luto com a morte do ex-prefeito Manoel Juvenal da Cruz. Lembro do tempo em que o Vino Bertulino ia para Curitiba em busca de recursos e numa oportunidade, trouxe o di-nheiro em um saco e veio de ônibus na volta. Pegou o ônibus na Rua Murici para voltar a nossa cidade. Foi um grande sujeito e excelen-te administrador. Muitas obras promoveu na nossa Mandirituba” José Zonete Pinheiro, ao lamentar a morte de Vino, que foi prefeito de Mandirituba entre os anos 1977 à 1983.

“Na realidade ouve um peque-no deslize ai por parte da prefeitura de Piên, pois os atendentes de cre-ches também se enquadram como funcionários de educação infantil. Por isto nada mais justo que a

prefeitura consiga este aumento também a estes profissionais”.

Vereador Leonides Ritzmann (PP)

“Tive a oportunidade de par-ticipar na semana passada de uma reunião da COMEC onde foi discutido um assunto bastante interessante que é a integração do transporte coletivo. Agora que Piên faz parte da Região Metropolitana e nada mais justo que o nosso transporte também seja integrado e em breve terá uma licitação para o transporte metropolitano e nós de Piên temos que estar atentos e devemos mostrar que também es-tamos interessados neste assunto”.

Vereador Antonio Carlos Ra-mos (PPS) – 8488- 8368

“O prefeito Chico Santos deseja acertar a situação dos professores que eram funcionários da prefei-tura de Mandirituba e atuavam em Fazenda Rio Grande. Passaram

20 anos e ninguém se propôs a qualquer negociação, inclusive o ex-prefeito que ficou 8 anos na prefeitura e não quis nenhum tipo de acordo. Agora o prefeito Chico deseja fazer o acerto e fazer o pa-gamento de forma parcelada e o vereador Caio vem nesta Casa fazer média com os professores. Porque o seu prefeito não fez o acerto”

Beto Rocha – vereador de Fazenda Rio Grande

“Vereadores de Fazenda Rio Grande promovem reuniões na surdina, pois definem o novo sa-lário a vigorar a partir de 2013. O salário de cada vereador é de aproximadamente R$ 5.500,00 e querem ganhar mais na próxima legislatura. Devemos ficar atentos, pois creio que a reunião que vai tratar desse assunto será realizada as escondidas”.

#¨¨&*@+ A - Assessor anô-nimo

02 Opinião 5 a 12 de Abril de 2012

E D I T O R I A L

Regras são regras

Publicação de responsabilidade da Empresa Midfaz Comunicação CNPJ: 04.460.773/0001-01

Rua Francisco Claudino dos Santos, 260 - Sala 03 - Pioneiros - Fazenda Rio Grande - PRDireção Geral: Pedro E. Silva; Depto Comercial: 41 9693-2591; Fotografias: Barbosa Junior; Diagramação: Alexandre de Souza | 41 9988-0224; Colaboradores: Jhéssika Patrícia, Dílson Damas, Hermes Hildebrand, Luis F. Kemp, Alexsandro Wojcik e Osmar Cardoso Rolim; Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]; Telefones: 41 3060-6863 / 9693-2591; Circulação:

Semanal em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Agudos do Sul, Pinhais, Tijucas do Sul, Piên, Lapa, Araucária, Contenda, Quitandinha e Campo do Tenente.

As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do jornal

Não parece ser uma pés-sima ideia condicionar o paga-mento do seguro-desemprego à participação em curso de qualificação profissional, para aqueles que já receberam o benefício por mais de três vezes. Em uma análise su-perficial, pode parecer – tão somente – que a ideia seja restringir o pagamento do benefício a quem, dele, tenha direito. Óbvio que o pagamen-to será dificultado. Porém, vale analisar os aspectos positivos dessa nova regra.

Não é demais pedir, a ninguém, que se qualifique profissionalmente. O curso é gratuito e soma. Só soma! Qualificação é imprescindível para qualquer pessoa: para aquelas que precisam encon-trar um emprego e, ainda, para outros que não querem perder o seu posto.

Nesse sentido, válida é a nova regra imposta pelo Minis-tério do Trabalho. Entretanto, o incentivo à qualificação profis-sional deveria se iniciar muito antes, ainda nos bancos es-colares, preparando os jovens

para alçar boa colocação no mercado de trabalho.

Se uma das novas regras é benéfica, de certa forma, ou-tra norma – para o trabalhador – de nada tem serventia, pelo contrário. Aí sim, são pesadas e consistentes as críticas. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a base de cálculo para o recebi-mento do seguro deixa de ser o contracheque e passa a ser o valor informado na Carteira de Trabalho. Com isso, em alguns casos, o valor recebido do seguro-desemprego pode ser menor, pois na Carteira de Tra-balho não estão computadas, por exemplo, as comissões.

Nesse caso, caberá – ao contribuinte – requisitar o pagamento dos adicionais ao Ministério do Trabalho. Nesse caso, o trabalhador é diretamente prejudicado, pois passa a ter que brigar por algo que já era seu direito.

Enfim, são as novas re-gras a que todos nós teremos de nos submeter. Sendo as-sim, que saibamos absorver o que, nelas, há de proveitoso.

Opinião do Leitor

Moro na Avenida Brasil e aos finais de semana, espe-cialmente nas madrugadas de domingo, fica difícil dormir, pois muitos motoristas irresponsáveis usavam a mencio-nada avenida para promover rachas. Acredito que uma fiscalização mais intensa deveria ser feita, não sei se pela Polícia Militar ou pela Guarda Municipal. O que não pode continuar acontecendo são essas badernas nas noitadas de final de semana.

Regiane de Oliveira [email protected]

Li neste jornal uma matéria dando conta do número de táxi em Fazenda Rio Grande e fiquei surpreso ao saber que nossa cidade tem apenas dezessete carros para servir a população. Evidentemente que sou a favor do aumento da frota, pois quando retorno do trabalho a noite de Curitiba e está chovendo, sempre uso o serviço, mas é difícil encon-trar um táxi no ponto ao lado do terminal. Dessa forma, se tem meia dúzia que não querem que o número de carros seja aumentado, essas pessoas são contrárias ao desen-volvimento de nossa cidade. Se a cidade cresce, os serviços devem aumentar na proporcionalidade.

Marta Siqueira administradora de empresas

Quero aqui externar minha opinião sobre o número de táxi em Fazenda Rio Grande. Tenho ouvido falar que nossa cidade tem aproximadamente 100 mil habitantes e é inadmissível que a cidade tenha apenas dezessete carros. As autoridades tem a obrigação de intervir e por meio da legalidade, fazer, ao mínimo, dobrar o número de táxi. Afinal temos que ter carros a disposição daqueles que precisam. Agora se tem taxistas contrários ao aumento, penso que o nome deles deveriam ser divulgados no jornal e a população ignorá-los, ou seja, não usar os carros guiados por eles.

João Marcondes Rua Castanheira 103

As eleições para prefeito e vereadores estão chegando. É uma grande oportunidade de escolhermos as pessoas certas, pois passa eleição e as reclamações são as mesmas. Com certeza, nossas casas serão invadidas pelos santinhos dos candidatos a vereador, pois de acordo com informações, serão centenas tentando uma das vagas. Não vamos nos omitir, deixando de votar, como tenho ouvido falar por ai. Vamos sim votar, mas em pessoas certas.

Luan Cristiano Ribeiro [email protected]

NostalgiaUma das primeiras grandes obras de Fa-zenda Rio Grande foi a construção da Igreja de São Gabriel da Vir-gem Dolorosa, locali-zada na Rua Rua Farid Stephens, 20, no Bair-ro Pioneiros. A igreja tem o comando do Pa-dre Walmir, uma pes-soa carismática e ado-rada pelos católicos fazendenses, em espe-cial os que freqüentam a referida igreja. São Gabriel, diz a história, nasceu em 1838 na ci-dade de Assis e era de família nobre, embora tenha perdido muito cedo sua mãe. Rece-

beu do pai ótima edu-cação na fé e piedade. O nome de Batismo de Gabriel era Francisco, e era um jovem muito

inteligente. No domin-go, dia 1º, aconteceu a festa de São Gabriel e reuniu milhares de pessoas. Na foto, a

igreja logo após a sua construção e com o passar do tempo, pas-sou por grandes trans-formações.

E-mails para a coluna: [email protected]

Telefones: 41 3060-6863 / 9693-2591

Page 3: Jornal o reporter edição 93

035 a 12 de Abril de 2012 Fazenda Rio Grande

Page 4: Jornal o reporter edição 93

04 Fazenda Rio Grande 5 a 12 de Abril de 2012

Guarda Municipal de FRG e as transformações desde 2009

No início da gestão do prefeito Chico Santos, em 1º de janeiro de 2009, a Guarda Municipal atendia precariamente no Parque Verde, em local isolado da cidade e o efetivo era de 22 GM's. As dificuldades eram enormes, como via-turas e motos sem condi-ção de trabalho por motivo de manutenção e reparos, agentes desmotivados e sem condições de trabalho por falta de material como coletes balísticos vencidos, fardas e calçados em mal estado para uso no dia a

dia. Alguns guardas não tinham plano de carreira, sem curso de aperfeiço-amento para o trabalho, enfim as dificuldades eram enormes.

Ao assumir o posto de comandante, Nelson Mar-tins procurou reorganizar a corporação motivando-os e levando-os a acreditar em uma nova gestão com melhorias para a corpo-ração. As viaturas oficiais eram totalmente bran-cas sem características de Guarda Municipal. A primeira atitude de Nelson

foi caracterizar os veículos. “Depois que os carros fo-ram plotados, os guardas ganharam maior respeito e credibilidade de parte da comunidade”, disse Nelson.

Antes e depois Visando modernizar

e ampliar os mecanismos de segurança pública de município, a gestão do prefeito Chico Santos, veio implantar o GGIM – Gabi-nete de Gestão Integrada do Município. Localizado na região central, na Aveni-da Venezuela, 247, Bairro

Nações, onde funciona o pólo de segurança, está a Guarda Municipal, Defesa Civil e Faz Trans. A criação do pólo foi a de centralizar os serviços e solucionar os problemas da área de segurança como a inte-gração de trinta GMs que passaram em concurso público e passaram pela escola de formação. Os agentes passaram por cur-so de tiro e manuseio de armas de fogo na Escola de Polícia Civil e Acade-mia do Guatupê da Polícia Militar, motivando assim

os guardas na preparação do uso de arma de fogo no futuro, com exames psico-lógicos e outros cursos de capacitação.

Foi feito também in-vestimento em armamen-tos, uniformes e coletes a prova de bala para a Guarda Municipal para auxiliar ainda mais as Po-lícia Militar e Polícia Civil na prevenção e combate ao crime. Depois de tudo organizado, começou as ações de segurança inte-grada com a Polícia Civil e Militar, visando a se-

gurança da população. Atualmente a Guarda Mu-nicipal conta agentes que promovem o patrulha-mento escolar Municipal e Estadual, patrulhamento rural e industrial, patrulhas patrimoniais, operacionais e de apoio e conta com um módulo móvel. Além de todo esse trabalho do dia a dia da Guarda Municipal, o Comandante Nelson rea-liza diversas palestras nas escolas e entidades sobre prevenção e orientação contra a violência em nos-so município.

Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande tem mais de 50 GMs que garantem a segurança da população Novas viaturas adquiridas pela prefeitura de Fazenda Rio Grande

GM Bubas, prefeito Chico Santos e o comandante Nelson durante entrega de uniforme novo

Comandante Nelson durante palestra preventina em escola de Fazenda Rio Grande

Page 5: Jornal o reporter edição 93

055 a 12 de Abril de 2012 Fazenda Rio Grande

O jornal O Repórter procura ser democrático, ou seja, abre espaço para todas as pessoas que desejam se manifestar a favor ou contra alguma situação. Entretanto, mesmo abrindo espaço, encontra dificuldades em ouvir algumas pessoas sobre determinados assuntos. O vice-prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, por exemplo, há quase um mês, anda se esquiando do nosso correspondente. Queremos saber do Carlão, como é chamado, se é candi-dato a prefeito e, se for, quais são suas propostas para Contenda. É claro que o povo de Contenda deseja saber os pro-jetos de Carlão para a cidade, mas pelo visto, o cidadão não está nenhum pouco interessado em fornecer as informações.

Em Fazenda Rio Grande, a movi-mentação nos bastidores é grande. Chico Santos, atual prefeito, já prepara um plano de ação visando a reeleição. De outro lado, surgem os nomes de Alisson Wandscheer, filho do deputado estadual Toninho Wanscheer e do vice-prefeito Nassib Hamad. Certamente, podem sur-gir outros nomes, mas estes três já são certos. Inclusive, de acordo com o Foca, Alisson teria uma pesquisa de consumo, que garante uma vantagem de 2 pontos sobre Chico Santos. Mas como a pesqui-sa, para ter validade, deve ser registrada no Fórum Eleitoral e como nenhuma foi registrada no município, não se pode dar crédito a tal levantamento. Alguns petistas de carteirinha acreditam que até a convenção do partido, muita água vai rolar sob a ponte. Esperar pra ver.

Mas um petista, em conversa com este colunista e que pediu anonimato, deu garantias que o candidato do PT será o deputado Toninho. “O Alisson é bom menino, mas não emplaca, não vai ser páreo para o Chico e diante disso, o candidato do nosso partido será o de-putado”, garantiu o Mister X. Caraca, os prefeitos da região não vão gostar dessa informação, pois apostaram todas as fichas no deputado Toninho.

Ainda sobre eleição. Quer saber o que vai dar no PT? Observe este resul-tado: 1.283 militantes do PT de Curitiba apoiaram a chapa que defende a aliança com Gustavo Fruet (PDT), de imediato, no primeiro turno. Apenas 682 petistas ban-caram a candidatura própria. Dificilmente este placar vai mudar no fim do mês.

O juiz da Comarca de Fazenda Rio Grande, Marcos Vinicius Christo, espa-lhou cartazes pelos corredores do Fórum alertando candidatos “espertalhões” que estão fazendo transportes de eleitores a fim de mudar o domicilio eleitoral. De acordo com o Dr. Marcos, se houver denúncias, o propenso candidato será

devidamente impugnado e não poderá disputar a eleição deste ano. O duro é que tem uns pré-candidatos, que usam programas de rádio afirmando que levam pacientes para hospitais de Curitiba, etc, etc, etc. O juiz está de olhos nestes cida-dãos que julgam ser “espertos”.

Na Câmara de Vereadores de Fa-zenda Rio Grande, algumas atitudes de vereadores merecem a atenção dos eleitores. A vereadora Ana Lúcia Pacheco, apresentou requerimento pedindo a ins-talação no município de uma “delegacia cidadã”. Ora, esta obra já foi anunciada pelo prefeito Chico Santos e o requeri-mento nem precisaria ser apresentado, já que já existe o projeto, orçado em torno de R$ 7 milhões. Entretanto, Ana Lúcia, mesmo sabendo da existência do proje-to, sem constrangimento apresentou o requerimento pedindo a instalação da delegacia. E o pior. O requerimento foi aprovado por unanimidade. Será que a vereança desconhecia o assunto ou não quis constranger Ana.

Fazenda Rio Grande deveria ser chamada de “A Capital dos Jornais”. Olha, deve ter uns dez em circulação. Sema-nários, quinzenais, mensais, bimestral, trimestral. Alguns com escritório próprio, outros diagramam na casa de parentes ou em lojas de amigos. Não importa como conseguem circular, pois o admirável é que estão noticiando nosso município e a região. Afinal, existe espaço para todos! E na véspera da eleição, devem surgir outros tantos, sem expediente, sem jor-nalista, sem endereço. Enfim...

O pirulito eletrônico da prefeitura, ao lado do terminal, parece que está lite-ralmente descontrolado. Na quarta-feira, quando eram 8 horas, o equipamento marcava 6 horas. Mas quem é o funcioná-rio ou empresa que cuida do equipamen-to? Precisa estar mais atento a pessoa ou empresa responsável. A propósito, dia desses, o mesmo equipamento desejava Feliz 2012. Tá tudo errado.

MiúdasPrefeito Chico Santos trabalhou de

mangas arregaçadas na Festa de São Gabriel no domingo que passou; novo pelotão da PM de Fazenda Rio Grande deve ser erguido na Avenida Brasil, imediações do Jardim Europa; dia 14 próximo, Associação Comercial com apoio da prefeitura realiza mais uma Feira do Emprego. Oportunidade das pessoas buscarem a tão sonhada vaga de traba-lho; obras de revitalização da Rua Cesar Carelli continuam em ritmo acelerado; aumento da frota de táxi em Fazenda Rio Grande continua rendendo comentários favoráveis e desfavoráveis. Boa Páscoa a todos os nossos leitores.

ACINFAZ promove peça teatral sobre

atendimento e vendas

A Associação Comer-cial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ), promoverá no próximo dia 12 de Abril, uma palestra show, sobre vendas e aten-dimento ao cliente, que será conduzida pela com-panhia Seu Chico Teatro e Treinamento Corporativo.

Com o tema “A Incrível Arte de Vender”, a peça apresenta um espetáculo diferenciado em relação aos modelos de palestras existentes, que aborda de forma pertinente temas relacionados ao compro-

metimento profissional, atendimento, vendas e serviços. Inspirado em fa-tos reais do "mundo do co-mércio em geral", este es-petáculo traz uma versão criativa e bem humorada de situações que levam o espectador a uma reflexão sobre importantes concei-tos e valores referentes ao comportamento humano, e sobre a importância do conhecimento na sua pro-fissão para se alcançar o sucesso.

São diversas ence-nações, especialmente

desenvolvida para profis-sionais de vendas e aten-dimento, comerciantes em geral, empresários e repre-sentantes comerciais.

Para João Antonio Munaro, “a palestra vem simbolizar o inicio da campanha de incentivo as vendas para o dia mães. A peça teatral serve para diferentes públicos, sejam pessoas sem experiências, até vendedores com um amplo conhecimento em vendas”.

Local: Ideal Festas e Eventos, Rodovia BR116, Km 131. (entre a balança e o pedágio)

Data e Horário: 12 de Abril, (quinta-feira) às 20 horas.

Ingressos antecipa-dos: R$10,00.

Para mais informa-ções, entre em contato com a ACINFAZ, através do telefone (41) 3627-1958 ou por e-mail [email protected].

Ingressos antecipados: R$10,00

Márcio Wozniack é vereador atuante no Transporte Coletivo

de Fazenda Rio Grande

Desde o inicio de seu mandato o vereador Már-cio Wozniack apresen-tou diversas propostas de melhorias no Transporte Coletivo de Fazenda Rio Grande, ideias que vão desde a criação de novos pontos de embarque e de-sembarque, até o pedido

de Passe Escolar e criação de novas linhas de ônibus, a exemplo do Gralha Azul II e da Linha Pioneiros. Outro pedido muito importante do vereador é a instalação de novos pontos de ônibus o que esta semana já foi anunciado pelo prefeito Chico Santos. Márcio Woz-

niack criou Lei 767/10 que permite aos empresários e comerciantes, adotarem um ponto de ônibus e outros bens públicos em troca de publicidade, in-centivando desta forma a participação da sociedade no desenvolvimento da cidade.

Vereador Márcio Wozniack, preocupado com o setor de transportes

Page 6: Jornal o reporter edição 93

06 5 a 12 de Abril de 2012Fazenda Rio Grande

Prefeito fazendense vistoria obras em andamento no município

O prefeito Chico San-tos de Fazenda Rio Grande seguidamente tem deixado o gabinete para vistoriar as obras em andamento no município. Para ele, as obras que estão em fase de conclu-são e bastante adiantadas irão beneficiar toda a popu-lação do município, melho-rando a qualidade de vida dos fazendenses. “Existem várias frentes de trabalho, pois as obras são executadas em todos os cantos do mu-nicípio. Como prefeito, faço questão de acompanhar os trabalhos, pois o governante

não pode ficar todo tempo atrás da mesa despachando. Tem o dever de acompa-nhar as obras e tenho feito isso com frequência. Afinal, são 64 obras em andamen-to”, comenta Chico Santos. “São 150 ruas recebendo pavimentação asfáltica em todos os bairros”, completa o prefeito.

De norte a sul, leste a oeste, funcionários da Se-cretaria de Obras promovem serviços, como execução de asfalto, limpeza de terrenos baldios, desobstrução de bueiros, construções de es-

colas, postos de saúde, além de reformas de prédios pú-blicos. “Estamos investindo pesado, pois nossa intenção é levar benefícios a comuni-dade e consequentemente melhor qualidade de vida ao nosso povo”, coloca Chico Santos.

Os maiores investimen-tos são no setor de educação com a construção da Escola Natilde Pissaia Pelanda, no Bairro Iguaçu, ampliação de salas na escola Luiz Nichelle no Santarém, reforma com-pleta na Escola Santa Cecília no Bairro Estados e grande

reforma na Escola Municipal 26 de Janeiro – CAIC. Uma obra de grande envergadura em Fazenda Rio Grande vem sendo a construção do UPA 24 horas, cujo projeto está sendo erguido na Rua Tejo, no Jardim Canaã. A Unidade de Pronto Atendimento - UPA será uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas com-põe uma rede organizada de atenção às urgências. “Com certeza é uma obra de gran-

de relevância e que vai con-tribuir de forma significativa com a melhora da saúde em Fazenda Rio Grande”, fala satisfeito o prefeito Chico Santos.

Além das 64 obras em andamento em Fazenda Rio Grande, a administração tem investido na atração de empresas. A Secretaria de Indústria e Comércio tem feito um trabalho de contato com empresários e os resultados aparecem dia a dia. São empresários que buscam informações sobre Fazenda Rio Grande,

que está posicionada em local estratégico. A japone-sa Sumitomo, empresa do ramo de pneus já iniciou a construção de uma unidade que vai consumir perto de R$ 600 milhões e que vai gerar em torno de 1.500 empregos diretos, além de centenas de indiretos. “É dessa forma que estamos administrando Fazenda Rio Grande, com seriedade e com a certeza de que o mu-nicípio será em curto espaço de tempo um dos maiores pólos industriais do Paraná”, finaliza Chico Santos.

Chico vistoria obras pelos bairros de Fazenda Rio Grande

Prefeito Chico Santos com o secretário de Obras Claudemar Caseiro nas obras do UPA 24 horas

Pavimentação da Rua Rio Piquiri no Bairro Iguaçu

Page 7: Jornal o reporter edição 93

075 a 12 de Abril de 2012 Mandirituba

Agricultura Familiar de Mandirituba comemora mais uma vitória

A alegria se deve pela aprovação do Termo Aditivo assinado nesta semana en-tre o Governo do Estado e o Município de Mandirituba, onde viabiliza o Programa de Aquisição de Alimento – Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

Neste Aditivo foram disponibilizados para Man-dirituba aproximadamente R$45.000,00 que benefi-ciarão 10 agricultores fami-liares. Tendo a ABAI como entidade proponente, o projeto Compra Direta Local da Agricultura Familiar é um dos projetos do Fome Zero e tem por objetivo a geração de renda e o desenvolvi-mento local dos agricultores familiares.

Na prática, o governo compra direto do pequeno agricultor os produtos da roça e/ou transformados e o produtor fica encarregado de repassar para as entida-des sociais que, por sua vez, recebem os produtos sem custos e podem, desta for-

ma, melhorar a nutrição das pessoas assistidas por elas.

O Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar visa fortalecer a agricultura familiar, gerar trabalho e renda, promover

o desenvolvimento local por meio do escoamento da produção para cosumo no entorno da região produ-tora e garantir alimentação para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade

social e/ou insegurança ali-mentar e nutricional.

Para o secretário mu-nicipal de Agricultura de Mandirituba, Marcos Dalla Costa, “esse programa do Governo Federal e Estadual

em parceria com a socieda-de civil é excelente porque paga um preço justo ao produtor rural, retira do processo a figura do atra-vessador e beneficia as en-tidades sociais do município

que recebem um produto de grande valor nutricional e sem custos”.

No projeto original aprovado em outubro de 2010 foram disponibilizados para Mandirituba cerca de R$100.000, 00 que so-mados ao termo aditivo de R$45.000,00 perfazem um total contratado de R$145.000,00, onde foram beneficiadas cerca de 35 famílias de agricultores fa-miliares, fortalecendo pro-dutores rurais, entidades sociais e o comércio local.

As entidades sociais be-neficiadas com o Programa são as seguintes: APM da Escola Alice Machado Fer-reira, APM de Escola Bom Jesus, APM da Escola Nossa Senhora do Rocio, APM da Escola Vitor Leal Claudino, APMI, Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, AMAI, Comitê contra a fome e pela moradia, ABAI, Fazenda da Esperança, Pastoral da Criança e o Mosteiro do Encontro.

Prefeito Machadinho com o governador Beto Richa

Page 8: Jornal o reporter edição 93

08 5 a 12 de Abril de 2012Mandirituba

Machadinho inaugura novo CMEI em Areia Branca dos Assis

A prefeitura de Man-dirituba entregou no úl-timo sábado (31) o novo Centro Municipal de Edu-cação Infantil – Primeiros Passos em Areia Bran-ca dos Assis. O espaço educacional atendia 110 crianças e agora irá aten-der aproximadamente

200 alunos ao todo.O CMEI recebeu mobí-

lia nova, banheiros adap-tados para as crianças, dois pátios internos para recreação, cozinha, refei-tório, secretaria, sala de professores e três novas salas de aula, sendo duas para berçários com lactá-

rio e fraldário incluídos.Além de toda estru-

tura física reformada e ampliada, o CMEI oferece aos alunos cinco refeições diárias, melhorando a ali-mentação infantil.

“Os pais poderão dei-xar seus filhos com toda tranquilidade, tendo a

certeza de que serão bem cuidados e usufruirão de um espaço privilegiado para a democratização do conhecimento”, com-pletou a vice-prefeita e secretária de Educação, professora Sandra.

Durante a cerimônia de inauguração o prefeito

Machadinho falou do seu trabalho em melhorar cada vez mais a educação no município. “A educa-ção é uma das prioridades da nossa gestão, portanto trabalhamos com muita dedicação e carinho com todas as nossas crianças de Mandirituba”, comple-

tou o prefeito.Participaram da inau-

guração juntamente com o prefeito Machadinho e a vice-prefeita e secre-tária de Educação, San-dra Zimermam Rocha, vereadores, secretários municipais e cerca de 500 pessoas.

Vice-prefeita Sandra Zimermann e o prefeito Machadinho na inauguração do CEMEI Moradores de Areia Branca prestigiaram a entrega do novo CEMEI

Mandirituba terá a Casa da Cidadania

O prefeito Machadi-nho esteve nesta segunda--feira (02), no Ministério Público do Paraná (MP--PR), assinando o convênio com o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, para a instalação da Casa da Ci-dadania em Mandirituba. A estrutura pretende se tornar uma referência para a população no acesso ao MP-PR.

A Casa da Cidadania servirá como um local pú-blico de supervisão do MP-PR, que visa a huma-

nização da justiça, imple-mentando ações de pleno exercício da cidadania, gerando cultura de demo-cracia, se tornando uma prática integrada da comu-nidade.

O espaço público fará mediação de conflitos, atendimento jurídico a população nas áreas de atribuição da Promotoria de Justiça e outros serviços de interesse comunitário.

A prefeitura de Man-dirituba estará colocando a disposição o espaço fí-sico para a instalação da

Casa da Cidadania, e o MP--PR estará designando um Promotor de Justiça para coordenar os trabalhos no município. O novo braço da justiça deve entrar em funcionamento nos próxi-mos dias.

Esteve acompanhando o prefeito Machadinho na assinatura do convênio a procuradora geral do município, Cristiane Albu-querque, e o presidente municipal do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernando Francisco de Góes.

Machadinho com o procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto

Machadinho assina autorização para recape

da Avenida Paraná

O prefeito Machadi-nho esteve na secretaria de Estado do Desenvol-vimento Urbano nesta terça-feira (03), assinan-do a autorização de ho-mologação para início das obras de pavimen-tação na Avenida Brasil na localidade de Lagoi-nha. A obra consiste em 8.000,00 m² com meio fio e sarjetas. .

O secretário muni-cipal de Obras e Urba-nismo de Mandirituba, Ricardo Ziemer destacou que a obra terá início nos próximos dias. "Os inves-timentos irão melhorar a infraestrutura da cidade e dar melhores condições de vida à população”. Completou.

O prefeito Machadi-nho falou do seu empe-

nho em buscar recursos que proporcione melho-rias na qualidade de vida das pessoas. “O recap da localidade de Lagionha é mais uma obra que con-quistamos para beneficiar a população da região e vem a somar com um conjunto de ações que desenvolvemos para o bem comum”, completou Machadinho.

Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri com o prefeito Machadinho

Page 9: Jornal o reporter edição 93

5 a 12 de Abril de 2012 Mandirituba 09

Veículos da Câmara de Mandirituba são usados para fins particulares

U m a d e n ú n c i a grave e que pode ser investigada pelo Mi-nistério Público e que pode resultar em uma ação de improbidade administrativa contra o presidente da Câ-

mara de Mandirituba José Luiz de Oliveira, por usar o carro oficial para f ins part icula-res. O funcionário da prefeitura da cidade, Didio Chupel enviou duas fotos (Kombi e

Voyage), que segun-do ele, são vistos de segunda a sexta-feira n a s i m e d i a çõ e s d a Rede Cartário de Co-municação, onde o presidente comanda um programa entre 10

e 12 horas. As fotos enviadas

por Didio mostram o veículo Voyage, placa AJQ-1958 e a Kombi, placa AHW-1958 esta-cionados nas imedia-ções da emissora de

rádio. De acordo com o que foi levantado, Zé Luiz usa o carro de segunda a sexta-fei-ra, pois comanda um programa radiofônico entre 10 e 12 horas. Em contato com o pre-

sidente José Luiz de Oliveira, ele negou as acusações, afirmando que “isso é politica-gem, coisa do Macha-dinho. Não vou falar deste assunto”, fina-lizou.

Kombi da câmara de Mandirituba é vista todos os dias nas imediações da rádio fazendenseCarro da câmara e o prédio da rádio ao fundo

Page 10: Jornal o reporter edição 93

10 5 a 12 de Abril de 2012Geral

Placas refletivas já são obrigatórias desde 1º de abril

O uso de placas e tar-jetas refletivas em carros e motos já é obrigatório desde domingo (1º) em todo o Brasil. A determina-ção do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) vale para veículos novos que forem emplacados pela primeira vez e para usados que forem trans-feridos de município.

De acordo com o Detran, a medida deve facilitar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito, já que a película especial que reflete a luz favorece a visibilidade em dias chuvosos ou à noite. A mudança ajuda na identificação e também permite visualizar melhor a distância dos demais veículos. A regra já estava

em vigor para motos e motocicletas, mas agora altera também os tama-nhos das placas destes veículos. A altura passará dos atuais 13,6 cm para 17 cm e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm. Com isso, o tamanho de letras e números (com exceção da cidade de origem) vai de 4,2 cm para 5,3 cm de altura, quase do tamanho das placas de automóveis. Os motoristas flagrados com o modelo antigo, nos casos previstos pela lei, serão punidos com multa e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração mé-dia, além de apreensão do veículo até a devida adequação. A frota de veículos em Fazenda Rio

Grande é grande e cres-ce a cada dia que passa. Entretanto, a maioria tem placas de outras cida-des, especialmente de Curitiba. Uma campanha deveria ser feita na cida-de, incentivando a trans-ferência de placa para o município, pois dezenas de moradores aportam na cidade todos os dias e os carros dos novos mora-dores apresentam placas de outras cidades. Com a campanha, ganharia a cidade fazendense, que teria aumentado a receita por meio do pagamento do IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. A legislação prevê que 50% do valor pago no imposto seja des-tinado ao município.

Novas placas refletivas são obrigatórias e serão fiscalizadas pelos órgãos conpetentes

Fórum eleitoral de Fazenda Rio Grande ganha lâmpadas econômicas

A Copel e o Tribunal Regional Eleitoral do Pa-raná assinaram um con-vênio que prevê a troca de lâmpadas e sistemas de condicionamento de ar em 41 municípios-se-des de fóruns eleitorais, incluindo Fazenda Rio Grande. A parceria foi viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da estatal, que, a fundo perdido, promo-verá a melhoria no uso da energia elétrica com a substituição de luminá-rias, reatores e lâmpadas fluorescentes tubulares e compactas por equipa-mentos mais modernos e eficientes, além dos siste-mas de ar condicionado. Os investimentos chegam a R$ 1,1 milhão e serão aplicados ao longo de 12

meses. O TRE do Paraná foi escolhido pela Copel para a implantação deste projeto-piloto, destacan-do mais uma vez a voca-ção pioneira da Justiça Eleitoral do nosso Estado.

Estão sendo substitu-ídos 878 pontos de ilumi-nação atualmente com alto consumo - e tidos como ineficientes - por lâmpadas fluorescentes compactas com selo Pro-cel de economia e lâm-padas de multivapores metálicos, mais eficientes e modernas do que as atu-ais. Segundo o desembar-gador Rogério Kanayama, presidente do TRE-PR, os novos equipamentos e as novas lâmpadas que se-rão instalados nos Fóruns Eleitorais do Estado são modernos e dotados de

alto desempenho e pos-sibilitarão uma redução considerável no consumo de energia elétrica. “Este convênio que celebramos com a Copel visa incre-mentar a política que o TRE vem desenvolvendo em relação ao uso sus-tentável e responsável das fontes enérgicas e ao cuidado com o meio ambiente”, observou Ka-nayama.

Os novos aparelhos do tipo Split a serem ins-talados levam o selo “A” e são adequados e di-mensionados para refri-gerar mais com menos consumo. “A execução desse projeto tem como meta a economia de cerca de 770 MWh/ano, energia suficiente para abastecer, em média, 600

residências durante um ano”, compara o diretor de Distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nas-cimento Neto. Além de Fazenda Rio Grande, as cidades contempladas são Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Bandeirantes, Cambé, Campo Mourão, Capanema, Cascavel, Cas-tro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Irati, Ivaiporã, Jaguariaí-va, Lapa, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Pa-ranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais Piraquara, Pitanga, Ponta Grossa, Rolândia, Santo Antônio da Platina e São José dos Pinhais.

ANUNCIE NO OREPÓRTER: 41 3060-6863 | 9693-2591

Page 11: Jornal o reporter edição 93

115 a 12 de Abril de 2012 Agudos do Sul / Geral

Deputados têm 91% das faltas abo-nadas; senadores 70%

Levantamento do Congresso em Foco mostra que 91% das ausências dos deputados e 70% das faltas dos senadores foram abonadas pela Câmara e pelo Senado. Faltar a sessões reservadas a votação sem apresentar justificativa implica, em tese, desconto no salário e até a perda do mandato caso elas representem um terço das reuniões realizadas no ano. Mas a maioria dos parlamentares que acumularam faltas em 2011 não têm que se preocupar quanto a isso. O Senado abonou 70% das 1.158 faltas registradas pelos senadores em 2011. Ao todo, 489 ausências ficaram sem a devida explicação. O índice foi ainda maior na Câmara, onde 91% das 8.573 ausências dos deputados foram perdoados em função das justificativas apresentadas. Não houve justifi-cativa para 758 faltas. Os parlamentares, porém, têm até o final do mandato para justificar suas ausências. Ou seja: o percentual de faltas justificadas deverá crescer ainda mais.

Light separado do Diet agora é lei

Depois de ser aprovado em plenário projeto do deputa-do estadual Roberto Aciolli (PV), que define que fiquem aco-modados em mesmo ambiente, mas separados, produtos “diet e light”, a matéria acabou sendo sancionada pelo go-vernador Beto Richa (PSDB) no último dia 28. O projeto tem esta redação: Apesar de acomodados no mesmo ambiente, os produtos light e diet. devem ser dispostos de forma total-mente separada, com indicação clara e destacada em cada tipo de produto”. Segundo Aciolli, a sanção do governador ao projeto representa uma vitória para a população que será a maior beneficiada com a discriminação dos produtos nos estabelecimentos comerciais do Estado. “A população, em especial os portadores de diabetes, agora não precisa mais se preocupar na hora de fazer suas compras, com a aplicação da Lei todos os produtos ficarão exposto em separado e devidamente identificados,” afirmou Aciolli.

Requião dá “chute no traseiro” do secretário-geral da Fifa

O senador Roberto Requião (PMDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado, não quis nem ouvir falar no nome de Jerome Valcke, o secre-tário-geral da Fifa, aquele que disse que o Brasil precisaria de um “chute no traseiro”. A Comissão havia aprovado uma reunião com o presidente da entidade futebolística, Joseph Blatter, para discutir a Lei Geral da Copa na próxima quarta-feira (11). Ao saber que Blatter designará Valcke para representá-lo, Requião deu a seguinte sapeca: “Não queremos escutar o porta-voz da Fifa. O requerimento que havíamos aprovado era para receber Blatter, e não este bedel da Fifa. Se dependesse de mim, ele (Valcke) receberia um pontapé em suas redondas abundâncias.”

Armazém da Família de Agudos é ampliado e oferece maior comodidade

Por determinação do prefeito de Agudos do Sul, Antonio Gonçalves da Luz, o Armazém da Família passou por reformas, com melhorias no depósito e o espaço destinado para a exposição de mercadorias foi ampliado. “Os usuá-rios tem maior espaço para as compras”, disse o prefeito, ao justificar as melhorias no local. Importante salientar que a ampliação foi feita pelo proprietário do imóvel, atendendo pedido do Chefe do Executivo.

"Em nosso Armazém da Família oferecemos produtos de qualidade com preços 30% mais baratos que os praticados nos mercados conven-cionais", disse Antonio da Luz. Ele destaca que

novos cadastramentos foram feitos no interior

do município e diante da demanda, foi necessário

a ampliação do prédio do Armazém da Família.

Depósito do Mercado da Família foi ampliado para receber mais mercadorias

Estádio Alfredo Caetano Santos passa por melhorias

O Estádio Municipal “Alfredo Caetano dos Santos”, de Agudos do Sul, campo de grandes disputas de campeona-tos amadores, está sen-do totalmente reformado

para receber os jogos do amador da temporada de 2012. A obra está sendo realizada pelos funcioná-rios municipais, que estão trabalhando no local. Os serviços estão na fase final,

pois a temporada deve co-meçar no próximo dia 22.

O secretário de Es-portes Ademildo Pereira Carvalho antecipa que todos os detalhes do ama-dor foram definidos numa

reunião recente e estão confirmadas a disputar o certame os times do Agudos City, Taquara Lisa, Leão, Pavãozinho, Colônia Nova, Queimados, União Independente e Tarumã.

Estádio Municipal Alfredo Caetano dos Santos sendo preparado para os jogos do amador 2012

Senador Roberto Requião

Page 12: Jornal o reporter edição 93

12 5 a 12 de Abril de 2012Social

Colaboração: Carlos Forvile / JP

C O L U N A

SOCIAL

Parabéns pra a linda Tássia Mariana, que na próxima terça-feira completa idade nova. Uma festa em família vai marcar a data. Amigos e familiares, com certeza aparecerão

na festa em família para abraçar a aniversariante. Parabéns da coluna

Nossa amiga Elisa MoroMendes está comemorando troca de idade neste dia 9. Com certeza, pelo seu carisma, será muito cumprimentada neste dia tão importante.

A jornalista Joice, colaboradora da Asso-ciação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande, troca de idade na segunda-

-feira, dia 9. A coluna parabeniza a aniver-sariante.

Quem trocou de idade foi o o Valde-vino Santana. Ele recebeu os votos de

felicidades e o carinho de amigos e familiares.

Page 13: Jornal o reporter edição 93

135 a 12 de Abril de 2012 Quitandinha

Quitandinha investe em novas calçadas

Procurando manter a segurança da população, em especial dos pedestres, a Prefeitura de Quitandinha segue investindo em novas calçadas no município. Além de segurança, esse investi-mento garante à cidade um

visual mais bonito.Nos últimos dias a in-

fraestrutura chegou as ruas José de Sá Ribas, Verônica Lechinoski, Pedro Zollner e do Pescador. Além do novo calçamento, a Prefeitura de Quitandinha, por meio da

Secretaria de Desenvolvi-mento Urbano e Obras, ainda realiza a troca dos materiais deteriorados.

Ao mesmo tempo em que o município de Quitan-dinha constrói calçadas, a prefeitura local também já

trabalha para que tanto essas, como a de toda cidade per-maneçam adequadas para o bom uso da população.

Visando manter a segu-rança da população e essa infraestrutura adequada para o uso dos quitandinhenses,

a Prefeitura de Quitandinha agora dispõe de um fiscal de obras, o qual esta a cargo de fiscalizar tanto este quesi-to, como também as outras obras que acontecem por todo o município.

No caso do não atendi-

mento aos itens da Lei Or-gânica de Quitandinha, este fiscal estará apto a orientar e notificar, se for o caso, o proprietário do imóvel.

Além disso, também es-tão sendo fiscalizados os al-varás das obras, permanência de materiais de construção em vias públicas, a não retira-da dos entulhos, entre outros.

Por mais que a constru-ção das calçadas seja de obri-gação dos proprietários dos imóveis, o município realiza esse investimento visando garantir um melhor visual da cidade, valorização dos imó-veis e também a segurança no trânsito quitandinhense.

Hoje as calçadas têm fundamental importância na hora de fluir o trânsito. São elas as responsáveis pelo trá-fego dos pedestres, uma vez que a pista está unicamente reservada para os veículos e para as motocicletas.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, Cristiano Prado, o objetivo deste investimento é melhorar o passeio para que os pedestres possam se locomover com tranqüilida-de pelas calçadas. “A nossa intenção é melhorar cada vez mais as áreas de pedestres, principalmente para oferecer melhores condições para as pessoas que fazem suas cami-nhadas diárias e pessoas que necessitam de acessibilidade. Além disso, melhoramos o as-pecto visual da nossa cidade”, concluiu o secretário. Funcionário da prefeitura de Quitandinha trabalhando na construção de calçadas

Page 14: Jornal o reporter edição 93

14 5 a 12 de Abril de 2012Quitandinha

Bastidores da Notícia

Por. Dílson DamasRelações Públicas

CONSTRUINDO SONHOSA loja de material de construção Irmãos Karpinski,

de Quitandinha, vem ganhando espaço a cada dia ‘o referencial da loja está no bom atendimento e pro-dutos de qualidade’. A localização também é um fator privilegiado.

CHURRASCO COM DESCONTO O empresário Tico Padilha está fazendo uma grande

promoção de carnes assadas para o domingo de Pás-coa, dando até desconto para quem fizer encomendas antecipas. Vai ter carneiro, porco, costela, frango, pato, risoto e maionese. As despesas também podem ser pagas nos cartões de crédito. O telefone para fazer sua encomenda é o 3623-1702.

OVOS DE PÁSCOA EM PROMOÇÃONa rede Assis Supermercados o cliente pode ga-

rantir á Páscoa da família inteira e garantir a cesta dos amigos e afilhados, podendo dividir em até 4 vezes sem juros os valores. Para quem não tem cartão, aceita-se cheque para 45 dias mediante consulta.

QUITANDINHAO prefeito Neco Prado, desde que assumiu o co-

mando da Prefeitura de Quitandinha em 2005, nunca atrasou ou deixou um mês sem pagar os funcionários. Além disso, no máximo até o dia 30 de cada mês o di-nheiro já está na conta de todos os servidores. Um bom exemplo como administrador de município...

RECONHECIMENTOEssa semana o prefeito Neco Prado (PMDB) enca-

minhou para Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 06/2012, que institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Serviços Públicos Municipais. O pro-jeto foi aprovado. É mais uma conquista para o quadro de funcionários municipais.

ALIANÇAO vereador Zé Ribeiro (PP) é um dos líderes de

confiança do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ribeiro, mesmo sendo vereador no município de Quitandinha, possui imóveis no bairro Pinheirinho e Sítio Cercado, onde também é conhecido do povão.

AGUDOS DO SULA muitos boatos no município de Agudos do Sul

quando se trata de pré-candidaturas a prefeito. Vamos aguardar o que vem por aí. Vários nomes são citados.

PIÊNA base de oposição de Piên vem colocando nas

mãos do ex-vereador João Padeiro (PSDB) a respon-sabilidade de articular e fortalecer uma aliança com os partidos que formam a frente opositora. Por outro lado, o prefeito Gilberto Dranka trabalha em silêncio...

MANDIRITUBAA equipe que faz os trabalhos de revitalização e lim-

peza das vias públicas da praça dá um show. A cidade é bem limpa e a jardinagem chama atenção das pessoas.

CAMPO DO TENENTEO pastor Rodrigo Ferreira de Souza, da Igreja

Quadrangular, está na cidade um pouco mais de dois anos. Nesse curto espaço de tempo, vem realizando um excelente trabalho religioso ganhando credibilidade e confiança da população. Se colasse seu nome para concorrer uma vaga no Legislativo Municipal, seria um nome forte.

Cresce movimento na Praça da Bíblia

As obras de construção, melhorias, paisagismo e a instalação da academia ao ar livre que foram feitas pela Prefeitura de Quitandinha na Praça da Bíblia nos últi-mos meses, tem agradado a população. Esse resultado é visível, principalmente nos finais de semana, quando um grande número de pes-soas visitam o local e tam-bém prestigiam a feira que é realizada na praça.

De acordo com o pre-sidente da Associação de Artesões e Produtores Colo-niais de Quitandinha, Jaime Piloni, a cada dia que passa é visível o crescimento no número de pessoas na Praça da Bíblia, principalmente nos finais da tarde. “Com a cons-trução do local e a instalação da academia, isso motivou as pessoas a saírem de suas residências para fazer exer-cícios na praça. Isso também

possibilitou que essas pesso-as visitem nossas barracas da feira para fazerem um lanche ou adquirir obras de arte”, explicou o artesão.

Segundo Piloni, atual-mente a Associação conta com 17 associados, que expõem seus produtos todas às quartas-feiras, das 17h às 22h, na Avenida José de Sá Ribas, ao lado da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde, e aos sábados

e domingos, das 14h às 22h, na Praça da Bíblia.

Nas barracas podem ser adquiridos produtos coloniais, salgados, doces, lanches e artesanatos. Para quem deseja se cadastrar para poder comercializar seus produtos no local é necessário procurar a As-sistente Social, Terezinha Ferreira Meres, no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS.

A Feira do Artesanato realizada no logradouro tem atraído a população

Oficinas são realizadas em Quitandinha

O Programa Viver a Infância de Quitandinha, antigo PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil), realiza nas últimas semanas uma série de ofi-cinas educacionais.

Entre os meses de fe-vereiro e março foram realizados dentro do pro-grama oficinas de material reciclável, E.V.A., rolinhos de jornal, biscuit, flores de fuxico, recortes, cola-

gens, pintura em tecido, bordado, tricô, pulseiras e chaveiros.

De acordo com a di-retora do programa Inês Rodrigues também foram desenvolvidas neste perí-odo atividades lúdicas, de danças, confecções de jo-gos, brincadeiras, passeios, curso de informática e ati-vidades sócio-educativas.

Oferecido pela Secre-taria de Assistência Social,

o programa atende crian-ças e adolescentes de 7 a 15 anos, os quais partici-pam do Viver a Infância em horário contrário das aulas. No local os participantes recebem café da manhã, almoço e café da tarde.

“Agradecemos a secre-tária de Assistência Social, Sílvia Anderle, pelo cari-nho e bom atendimento ao programa, pois está sempre atendendo com

dedicação essas crianças e nos apoiando em tudo que precisamos para o bom desenvolvimento deste trabalho”, afirma Inês.

A alimentação tam-bém foi destacada pela di-retora do programa. “Além do apoio as oficinas, temos uma alimentação saudá-vel e de boa qualidade que oferecemos as nossas crianças e adolescentes”, concluiu Inês Rodrigues.

Jogo de capoeira faz parte da oficina em Quitandinha

Alunos participam ativamente das oficinas educacionais

Page 15: Jornal o reporter edição 93

155 a 12 de Abril de 2012 Campo do Tenente

Residencial Caminhos do Campo começa a entregar primeiras casas

A Construtora e Incor-porada lapena HAMMER, que está construindo em Campo do Tenente o con-junto habitacional residen-cial Caminhos do Campo, após seis meses de obras, já começa a entregar aos pro-prietários, as chaves das pri-meiras moradias concluídas. “Nessa primeira fase foram construídas doze, das trinta e seis unidades previstas. As demais já estão em fase adiantadas de construção e serão entregues aos pro-

prietários na medida em que forem concluídas”, explica o responsável pelo pátio de obras e pelas vendas das residências da construtora Oziél Fábrasil.

O casal tenentano Cris-tiane e Valdecir, foi o pri-meiro a receber as chaves da primeira casa concluída. A construtora Hammer re-cebeu total apoio de infra-estrutura básica no terreno onde as casas estão sendo construídas, por parte da administração municipal:

Celso Wenski/Jorge Quege, o que colaborou para a agiliza-ção da construção das casas.

As unidades habitacio-nais são financiadas via Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa , Minha Vida e os mutuários inscritos, podem receber até R$ 17.000 de subsídio aos fi-nanciamentos. Interessados em adquirir as residências do projeto Caminhos do Campo, podem contatar pelo telefone fone (41) – 88221611 com Oziel. Casas do Residencial Caminhos do Campo seguem em ritmo acelerado

Administração Municipal tenenteana distribui chocolates à crianças

Proporcionar a cada uma das crianças das escolas do interior e urbana, um mo-mento de renovação espiri-tual e momentos de alegria, através da distribuição de chocolates de páscoa. Esses são os principais objetivos da administração de Campo do Tenente, que juntamen-te com o CRAS -Centro de Referência da Assistência

Social - e o Departamento Municipal da Assistência Social, desenvolveram o “Páscoa Feliz”.

Na última quarta- feira (4) cada aluno das unidades escolares da rede municipal recebeu uma caixa de cho-colates, a exemplo dos anos anteriores. A entrega dos chocolates foi realizada pelo prefeito Celso Wenski, vice -

prefeito Jorge Quege e pela primeira - dama e vereadora, Lindamir Wenski. Ao todo foram entregues 900 caixas de bombons.

O Coordenador do CRAS e assistente social, Luciano Jose Silva idealizador da ideia, contou com ajuda também da atual secretária da Assistência Social do mu-nicípio, Ângela Dias.

Biblioteca Cidadã levará o nome de Cacilda Moraes Ribas

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo do Tenente, Paulo Renato (Fuscão) Quege, e o vere-ador Roque Casagrande, encaminharam, o projeto de Lei 01/12,que dá a de-nominação Cacilda Moraes Ribas a biblioteca cidadã, cujas obras estão em ritmo acelerado e devem ser inau-guradas em breve. O projeto foi aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Celso Wenski. “É uma justa homenagem que prestamos, pois a senhora Cacilda Mo-raes Ribas, que em sua vida, em muito contribuiu com o desenvolvimento de Campo do Tenente”, comentou o presidente Quege. Cacilda Moraes Ribas, nasceu na ci-dade de Corupá – SC, no dia 2 de Fevereiro de 1912. Filha de Gaspar Moraes e Leonor Wichinski Moraes, residiu na cidade de Rio Negro e com a morte da mãe, fixou residên-

cia em Campo do Tenente, na companhia do pai, que foi nomeado Serventuário da Justiça, assumindo como titular, o Cartório Distrital. Cacilda tinha 9 anos, quando começou como auxiliar no cartório, onde continuou até os 17 anos, quando o pai faleceu. Foi morar então com a irmã Carmelita, e seu cunhado Vitorio. Casou-se com Pedro de Sá Ribas, com quem teve dois filhos. Rosel, o qual foi vereador e prefeito do município, e Rubens (Rubico), o qual foi vereador da 1ª Legislatura, época em que o município era desmembrado de Rio Negro em 29 de outubro de 1961.

Cacilda participou dos movimentos da igreja ca-tólica, ajudando nas fes-tas e no coral. Na política, juntamente com outros lí-deres políticos da época, participou ativamente das

campanhas que elegeram Gaspar Dutra, Jucelino Ku-bitscheki, Moyses Lupion, e tantos outros políticos de renome. Foi nomeada a 1ª Servente do município no Grupo Escolar normal ginasial Coronel Alfredo de Almeida, posteriormente Escola de grau Henrique Stalke, onde se aposentou, a pedido integral.

Através do Decreto n° 2971 de 10 de novembro de 1966, publicado no diá-rio oficial n° 208 de 12 de novembro de 1966. A “vó” Cacilda como era conheci-da pela população, faleceu em 15 de abril de 2008, deixando aos seus filhos, ne-tos e bisnetos, um cabedal de trabalho, honestidade, perseverança e muito mais. Então nada mais justo que esta pequena homenagem a quem contribuiu tanto com o início do desenvolvimento de Campo do Tenente.

ANUNCIE NO OREPÓRTER: 41 3060-6863 | 9693-2591

Page 16: Jornal o reporter edição 93

16 5 a 12 de Abril de 2012Contenda

Moradores de Catanduvas do Sul reclamam de abandono do distrito

Abastec imento de água, manutenção de ruas, iluminação pública, coleta de lixo, acessibilidade na saúde. Estes são alguns dos serviços públicos es-senciais que devem ser direcionados á toda a po-pulação, mas fato é que nem todos recebem estes benefícios básicos, como é o caso de alguns moradores de Catanduvas do Sul, na zona rural de Contenda. Segundo alguns morado-res da Rua Pedro Figura, o abastecimento de água é precário, o que gera trans-torno geral para todos, pois afazeres domésticos cotidianos e necessidades

indispensáveis como lavar a louça, roupa, banho são, no mínimo, dificultados pelo abastecimento irre-gular e escasso da água, proveniente da central de abastecimento local da Sanepar.

O motivo da situação não pôde ser especificado, visto que nem os próprios moradores receberam al-guma justificativa depois de procurar atendimento. Um dos moradores da região que reclama do abando é Reinaldo Figura, de 40 anos, que trabalha como vigilante. “Aqui em Catan-duvas do Sul nós pagamos água que nunca tem. Quan-

do tem não vem o sufi-ciente, não dá para lavar roupa, não dá para tomar banho. Cobraram de mim quase R$ 1 mil pela rede de água para não ter água, isso é roubo”. Indignado, o trabalhador também certi-ficou as outras dificuldades enfrentadas pelos que re-sidem próximos. “Cobram rede de esgoto que não existe. Nunca arrumaram as ruas. Não tem coleta de lixo. Começaram a rede de luz e não terminaram por falta de poste, ou seja, não tem iluminação pública”. Na única alternativa de amenizar as circunstâncias, as ruas foram arrumadas

pelos próprios morado-res, com a utilização de tratores particulares. No caso do lixo, pelo fato de não haver uma destinação, muitos queimam os resídu-os para evitar o acúmulo, que resultaria em outro problema. Adenilson Rodri-gues de Carvalho, 39 anos, motorista e morador de Catanduvas do Sul há três anos, foi além e tratou de evidenciar todo o descaso para com os habitantes do lugar. “Já estou cansado de ir aos órgãos públicos res-ponsáveis, como Sanepar, prefeitura, para reivindicar melhoria no abastecimento da água, que não temos

em nossa rua. Nos sábados nem para tomar banho te-mos água. É uma vergonha, as ruas são patrimônio de Catanduvas. Na saúde, o posto é pequeno demais, não há médicos suficientes e a própria higiene não é a mais adequada. Estamos realmente esquecidos aqui em Catanduvas”.

Depois do desabafo, Adenilson aproveitou a oportunidade para apelar por aqueles que deveriam dar o auxílio necessário. “Sou um cidadão, pago meus impostos como qual-quer outro cidadão”. “É sempre assim, em época de campanha eles se lembram

da gente, mas na hora de fazer algo, simplesmente nos ignoram. Vereador, prefeito, vê se fazem algu-ma coisa, se cumprem o que prometem, queremos água, coleta de lixo, melho-ria nas ruas. Eleitores da comunidade, está na hora de mudarmos nossas es-colhas, nada de vai o atual e entra o antigo, sai um e entra outro do mesmo jeito ou pior, vamos mudar”. As deficiências relatadas pe-las pessoas da localidade são reais e representam serviços básicos que não deveriam deixar de serem concebidos pelos morado-res. Por: Alexsandro Wojcik

Estação de tratamento de água da comunidade está abandonada Asfalto de Catanduvas cheio de buracos e intransitáveis

Page 17: Jornal o reporter edição 93

175 a 12 de Abril de 2012 Geral

Lixo e entulho tomam conta das ruas de Fazenda Rio Grande

Moradores jogam na rua entulhos de móveis e galhos de árvoresCadeiras, sofás, mesas,

pedaços de madeiras, pe-ças de computadores e ou-tras espécies de entulhos. Enquanto alguns morado-res jogam esses objetos nas ruas, outros sofrem com a proliferação de ratos, ba-ratas, além de mau cheiro. No Bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande, um morador da Rua Castanhei-ra de forma desrespeitosa, simplesmente jogou vários restos de móveis em frente da moradia.

A Secretaria de Obras foi informada por um mo-rador vizinho e uma fun-cionária garantiu que a prefeitura não recolhe este tipo de entulho. “O mora-dor deve contratar uma empresa especializada no recolhimento de entulho e ela (empresa) é quem dá destinação as sobras”, co-mentou a funcionária Kelly da Secretaria de Obras.

“Falta consciência às pessoas. O lixo e os en-tulhos que são jogados sobre as calçadas, além de poluir visualmente o ambiente, prejudicam a saúde de quem mora pró-ximo”, opinou a servidora,

que disse que contratar uma empresa “não é mui-to caro”. Segundo opinou Kelly, geralmente os mora-dores deixam entulhos de móveis em frente de suas moradias com a expecta-tiva de que os carrinheiros passem e levem as sobras, mas isso nem sempre acon-tece. Ao ser indagada se existe alguma multa para as pessoas que jogam al-guma espécie de entulho nas calçadas e em terrenos baldios, disse que cabe ao fiscal aplicar a pena. Outro hábito de parte da população é jogar lixo e galhos de árvores em local inadequado. Isso traz riscos mais sérios do que se imagi-

na. As pessoas que moram próximo a terrenos baldios ou calçadas – que servem como depósito de dejetos – ficam passíveis a doenças causadas pelo acúmulo de sujeira e tem que conviver com o mau cheiro. Quem anda pela cidade identi-fica, facilmente, terrenos baldios ou calçadas toma-das por galhos de árvores. A empresa Inova, que pro-move o serviço de coleta de lixo no município, ao ser questionada sobre a situação, disse, por meio de um funcionário, que a empresa não tem a res-ponsabilidade de recolher sobras de móveis e galha-das de árvores.

Sobras de móveis deixados em frente de mora-dia no Bairro Eucaliptos

Lideranças do PDT e PT de Quitandinha buscam apoio para

projetos para a região em Brasília

O sonho de ter um Hospital Regional e a pa-vimentação da rodovia PR-511 – que liga Quitan-dinha à Contenda – foram os motivos que levaram à Brasília (27/03/2012) lideranças políticas de Qui-tandinha. Osmar Cardoso Rolim, Arlindo Ventura, Amir Ribeiro Lemos e Luis Fernando Kemp participa-ram de diversas reuniões no Governo Federal bus-cando apoio e recursos para tais projetos.

Nesta viagem todos foram recebidos pelo Mi-nistro das Comunicações, Paulo Bernardo, pela Mi-nistra-Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann (foto), e pelos deputados Angelo Vanhoni e Assis do Couto.

“Fomos muito bem re-cebidos em Brasília e todos foram muito receptivos aos projetos”, declarou Rolim. “Houve comprometimen-to, em especial da Ministra Gleisi, em enviar ao DNIT o pedido para avaliar a viabi-lidade do projeto da rodo-via, e para o Ministério da Saúde para estudos sobre a instalação de um Hospital Regional em Quitandinha”, completa.

“Os ministros enten-deram que tais pleitos irão atender a toda a região, e

não apenas nossa cidade, o que aumenta a disposição em analisar os projetos”, complementa Ventura.

“Asfaltar a rodovia que liga Quitandinha à Conten-da e o Hospital Regional sempre são projetos pro-metidos em campanhas políticas na nossa cidade, mas sempre falta vonta-de política para fazê-los. Agora, com a vontade do Governo Federal em ana-lisar tais projetos, estes deixam de ser motivo de politicagem e se tornam atos de governo, o que, no mínimo, é garantia de que serão analisados”, analisa Amir Lemos.

Os deputados Vanhoni e Assis do Couto, além de apoiarem os projetos, também reforçaram a exis-tência de outros planos do Governo Federal que podem ser enviados para Quitandinha e região. “Os deputados indicaram que há muito recurso disponí-vel para municípios de até 15 mil habitantes, o que abrange diversos locais da reunião. Basta haver vonta-de política dos prefeitos em bater na porta do Governo Federal, o que não parece estar acontecendo aqui” afirma Rolim.

Independentemente

de política, o que as lide-ranças constataram é que o Governo Federal quer estreitar as parcerias com pequenos municípios, dis-ponibilizando recursos para obras, mas que depende das lideranças locais irem pleitear tais recursos. “Há tanto recurso disponível que os prefeitos deviam ir a cada dois meses a Brasília para buscar projetos; mas o que se vê é que tem prefei-to na nossa região que nun-ca pisou em Brasília. Como esperar que a Presidenta Dilma se lembre de olhar para nós se não a procurar-mos?” conclui Kemp.

A atenção de todos, mas especialmente dos Ministros, surpreendeu. “Um Ministro tem que vi-sualizar o Brasil como um todo, de forma diferente de um deputado, que se preocupa com seu Estado. Porém, o que constatamos é que tanto a Ministra Glei-si como o Ministro Paulo Bernardo não se esquecem do Estado que o elegeram, e receberam seus con-terrâneos demonstrando conhecimento das neces-sidades do Paraná, e, prin-cipalmente, dispostos a ajudar. Basta que alguém vá até eles e peça”, destaca Rolim.

Ministra Gleisi juntamente com os representantes do PDT Quitandinha

Page 18: Jornal o reporter edição 93

18 5 a 12 de Abril de 2012Esportes

Semifinal do amador de Quitandinha é neste domingo

Final de semana deci-sivo no futebol quitandi-nhense. Acontece neste domingo (8), no Estádio Francisco Lechinoski, as semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Quitandinha – Primeira Divisão.

Às 13h30 entram em campo as equipes do Inde-pendente, primeiro colo-cado do Grupo A, contra o Nacional, segundo do B. A outra semifinal envolverá o

Vasco, primeiro do B, con-tra o Doce Fino, segundo do A. A partida terá início às 15h30. No caso de empate, o finalista será conhecido nos pênaltis.

No total, nove equi-pes iniciam o Municipal. Divididas em dois grupos, os dois primeiros coloca-dos de cada agrupamento avançaram na competição e agora disputam as semi-finais do Campeonato de Quitandinha.

SEMIFINAISDomingo (8/4)

13h30 – Independente x Nacional

15h30 – Vasco x Doce Fino

ARTILHEROS 9 Gols

Penka - Vasco

4 GolsAdarilton - Cerro

VerdeAnderson Taraíra -

Cerro VerdeGetúlio - Cerro Verde

Equipe do Vasco

Equipe do Nacional

Amador de Fazenda Rio Grande entra na reta final

O Campeonato Ama-dor de Fazenda Rio Gran-de, organizado pela Liga de Futebol com apoio da prefeitura, entra na reta final. Oito equipes conti-nuam brigando pelo título da temporada 2012: Real Fazenda, Vila Nova, Gralha Azul, Brilhante, Arsenal, Unidos da Vila, Milan e CRAF. A quinta e última rodada da primeira fase definiu a ordem dos classificados e também quais serão os confrontos

nas quartas de final. Os resultados da rodada do final de semana que em foram os seguintes. No Es-tádio Fazenda Iguaçu, pelo Grupo A, o time do Pinhei-ros venceu o Garotos Vila Taborda por 5x4. Brilhante 2x2 Milan e CRAF 0x2 Real Fazenda.

Pelo Grupo B, no cam-po do Parque Verde, Vila Nova 2x2 Arsenal, Gralha Azul 2x1 Unidos da Vila e o Avaí folgou na rodada.

Os confrontos das

quartas dão vantagem para as equipes que possuem melhor campanha, ou seja, vantagem de jogar pelo empate na soma do resul-tado agregado da partida de ida com a partida de vol-ta. Real Fazenda, Brilhante, Vila Nova e Gralha Azul jogam com essa vantagem.

Confira os jogos das quartas de final: Real Fa-zenda x Unidos da Vila, Brilhante x Arsenal, Vila Nova x CRAF e Gralha Azul x Milan.

Real Fazenda mais uma vez irá brigar pelo título

Comando CompetenteEste ano o Campeona-

to Municipal de Fazenda Rio Grande vem mostrando o alto nível técnicos das equipes, entre tantos jo-gadores novos, temos tam-bém dois treinadores que estão se destacando por seus resultados positivos.

Um deles é o treina-dor Toninho da equipe do Real Fazenda, e o outro é João Paulo da equipe do Brilhante, ambos os treina-dores treinaram equipes de Curitiba, e agora apostam na organização do campeo-nato municipal de Fazenda Rio Grande.

Toninho é de Curitiba, já comandou a equipe do Arbesc nas categorias ju-niores e adulto, no ultimo ano esteve a frente da

equipe do Sergipe, na dis-puta da série B do Campe-onato Amador de Curitiba, e no ano de 2012 aposta na força do elenco da equipe do Real Fazenda.

Já João Paulo apesar de morador de Fazenda Rio Grande, só dirigiu Clubes de Curitiba, sendo que esse é seu primeiro ano a frente de uma equipe Fazenden-se. Na capital treinou o Juniores do Arbesc onde foi vice-campeão da serie B do Campeonato Amador de Curitiba, e nos últimos dois anos comandou a equipe de juniores do Urano, este ano aposta na mescla de jovens talentos, e no toque de experiência do elenco do Brilhante.

A campanha de ambos

os treinadores mostram a competência dos mesmos frente a seus Clubes.

Ao término da primeira fase do Campeonato, o Técnico Toninho (Real) dos quinze pontos disputados conquistou nada menos que treze pontos equiva-lentes a 86,67% de apro-veitamento, conquistando assim, a melhor campanha da primeira fase.

A campanha do Técni-co João Paulo (Brilhante) não foi muito diferente, com o aproveitamento de 66,67%, a equipe con-quistou a segunda melhor campanha da primeira fase somando dez pontos de quinze disputados. Por: Karine de Almeida (De olha na bola)

Toninho da equipe do Real Fazenda e João Paulo da equipe do Brilhante

Page 19: Jornal o reporter edição 93

195 a 12 de Abril de 2012 Serviço

Page 20: Jornal o reporter edição 93

5 a 12 de Abril de 2012Policial20

Foto

: Bar

bosa

Jr.

Presos fogem pelo telhado da delegacia de FRG e dois ficam feridos

Cinco presos fugiram da delegacia de Fazenda Rio Grande usando o telhado, mas na fuga dois acabaram sendo feridos e precisaram ser medicados em hospitais. A movimen-tação começou por volta das 13h30 quando uma cozinheira ouviu barulho no telhado e acionou os policiais de plantão, que iniciaram um trabalho de perseguição. Dois foram baleados no estaciona-mento da Secretaria de Saúde que fica ao lado da cadeia e outros três con-seguiram fugir e estavam sendo procurados.

Para chegar ao telha-do, os presos usaram uma corda feita com colchão para efetuar a fuga. O quinteto ainda passou por meio de uma grade e de arames farpado. Quando passavam sobre a cozinha, a funcionária ouviu baru-

lho e chamou os policiais. Michael Willian Massa-neiro, 25 anos, preso por roubo e Cesar Fernando Damasceno, preso, segun-do a polícia, pelo tráfico de drogas, acabaram balea-dos nas pernas e braços. Massaneiro foi levado ao Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo e Cesar Fernando ao Hos-pital Cajuru em Curitiba.

Apesar da imediata ação dos policiais, três conseguiram fugir e esta-vam sendo procurados. Israel Argemiro Freitas, 22 anos, preso por furto qualificado, Paulo Roberto Soares Junior, 20 anos, preso por roubo e Fabia-no Martins dos Santos, 43 anos, preso por porte ilegal de armas consegui-ram deixar a cadeia. A polícia promovia buscas no sentido de recapturar os foragidos.

Michael Massaneiro quando recebia atendimento após ser alvejado na perna.JPG

17º Batalhão recebe visita 66 crianças na véspera de Páscoa

Na última quarta-fei-ra (04) o 17º Batalhão, em São José dos Pinhais, recebeu a visita de 66 crianças entre 7 e 12 anos pertencentes ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Cyro Pelli-zzari. As crianças foram ao quartel acompanhadas da equipe de profissionais da educação que as atende naquela unidade do CRAS. A coordenadora, Lurdes do Nascimento Mercurio, falou sobre a importância da visita ao quartel para as crianças. “A visita é muito positiva para que as crianças possam inte-grar mais com os policiais, muitas delas já visitaram o batalhão no ano passado e ficaram muito contentes

em retornar.”A presença das crian-

ças no batalhão traz vida a Unidade, infelizmente algumas tinham uma visão errada da polícia, muitas vezes criada pelos pró-prios pais que quando seu filho(a) faz algo errado já dizem “olha que a polícia vai te pegar”, não deve ser assim, a criança tem que ver o policial como um amigo, pois quando ela precisar já sabe a quem recorrer.

Nesta atividade, hou-ve grande contato entre os policias e as crianças que jogaram futebol, vôlei, passearam nas viaturas policiais e pelo batalhão. No final do encontro um delicioso lanche foi servi-

do e cada criança recebeu um livrinho com dicas de trânsito e um ovo da páscoa, comprados pelos policias do 17° Batalhão. Elas também preparam uma surpresa para os po-liciais, realizaram uma apresentação de Karatê orientadas pelo professor.

O comandante do 17º BPM reiterou como a atua-ção da polícia comunitária é imprescindível à popula-ção. “As comunidades por vezes têm uma percepção equivocada da polícia e a nossa filosofia aqui no 17º BPM como em toda a PMPR é no sentido de desenvolver o conceito mais profundo de polícia comunitária, o senso co-munitário”. Crianças juntamente com policiais da 17º Batalhão

Page 21: Jornal o reporter edição 93

215 a 12 de Abril de 2012 PolicialFo

to: B

arbo

sa Jr

.

Foto

: Bar

bosa

Jr.

Homem é encontrado morto com quatro tiros na cabeça

Um homem foi encon-trado morto na madrugada desta quarta-feira, dia 3, na Rua Rio Tietê, em Fazenda Rio Grande. A polícia tem poucas informações do crime, pois como aconteceu na madru-gada, alguns moradores dis-seram que apenas ouviram

os disparos. Adilson Batista, 32 anos

perambulava pela rua do Bairro Iguaçu, quando aca-bou morto. Como recebeu quatro tiros na cabeça a quei-ma roupa, a polícia acredita que foi morto por traficantes. “Com certeza devia a trafican-

tes e quem deve geralmente paga com a morte”, opinou um policial militar. Com a chegada da polícia, alguns moradores se aglomeram em volta do corpo e todos disseram que a vítima não residia no bairro. A policia civil investiga o caso.

Adriano recebeu quatro tiros na cabeça e polícia investiga o crime

Mais um jovem morre afogado em Fazenda Rio Grande

O Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande registrou mais um caso de afogamento. Um ado-lescente de 14 anos se refrescava em uma represa localizada no Bairro Gralha Azul, quando acabou pe-recendo. Um amigo disse que ele sabia nadar e não soube explicar o motivo da fatalidade.

Lucas Patrick Batista da Silva, de 14 anos, levantou a polícia, nadava na represa na companhia de colegas. Ao chegar em um local mais fundo do lago, o me-nino se afundou e morreu. “Acho que ele sofreu uma cãibra e cansou”, comentou um dos meninos, que ficou assustado com a morte do colega.

Mergulhares do Corpo de Bombeiros disseram que a repressa é bastante freqüentada em dias de alta temperatura. "Como se trata de uma represa, as pessoas não medem o pe-rigo nem a profundidade", opinou o soldado Ricardo. O corpo de Lucas Patrick passou pelo Instituto Mé-dico Legal de Curitiba.

Casa Lotérica é assaltada novamente em um intervalo de 8 dias em FRG

Um jovem armado assaltou a Lotéria Gran-de Lotérico, localizada na Avenida Brasil, em Fazenda Rio Grande. Ele chegou ao estabeleci-mento por das 10h30 e anunciou o assalto, levando todo dinheiro

que havia nos caixas. Este foi o segundo assalto a empresa, que foi visita-da no último dia 26. Na oportunidade o ladrão levou aproximadamente R$ 6 mil.

A ação durou poucos minutos. O rapaz entrou

no estabelecimento de arma em punho, enquan-to um segundo elemento ficou do lado de fora dando cobertura. Após roubar todo dinheiro dos caixas, a dupla fugiu em um Uno vermelho. A polícia investiga o roubo.

Lotérica da Avenida Brasil foi novamente assaltada

Caminhão e carro batem na BR-116 e um motorista fica em estado graveMais um acidente en-

tre um caminhão e um veículo e que resultou em uma pessoa gravemente ferida foi registrado na BR-116, trecho urbano de Fazenda Rio Grande. Aos cinco minutos da ma-drugada do sábado, dia 31, o SIATE foi acionado para prestar socorro a uma vítima de acidente

de trânsito, que foi levada com ferimentos graves ao Hospital do Trabalhador.

De acordo com infor-mações, o Fiat Uno, placa CPW-9972, de Fazenda Rio Grande, dirigido por Marcos (sobrenome não apurado) col idiu com o caminhão Ford Car-go, placa AMV-4508 de São José dos Pinhais,

conduzido por Francisco Brandt da Cruz. A batida aconteceu no quilômetro 126, no semáforo exis-tente em frente a uma distribuidora de bebidas. “Com certeza alguém invadiu o sinal e cabe a polícia apurar isso”, opinou um membro da Concessionária Autopista Planalto Sul.

Polícia da Lapa recaptura foragido da Colônia Penal Agrícola

A Polícia Militar da Lapa conseguiu recaptu-rar um foragido da justi-ça na noite do domingo, dia 1º. M.A.F. ao ser abordado, confessou ser evadido da Colônia Penal Agrícola. Outro elemen-to, N.A.R, que estava na companhia do foragido, estava no regime semi--aberto.

Por volta das 20 ho-ras do domingo, a PM la-peana recebeu denúncia de que dois elementos estavam nas imediações da Rua Rodolfo Allois Pfeffer e deles era fo-ragido da Colônia Penal Agrícola. A equipe foi ao local anunciado e abordou M.A.F e N.A.R. M portava um revólver

cal ibre 38 com cinco munições intactas e vinte pedras de crack. Ele aca-bou confessando ser eva-dido da Colônia. N.A.R estava no regime semi aberto e deverá perder a regalia. Os elementos foram conduzidos para a delegacia de Rio Negro, juntamente com a arma e os entorpecentes

Page 22: Jornal o reporter edição 93

22 5 a 12 de Abril de 2012Classificados / Geral

Inscrições para Conselheiros Tutelares

prorrogadasAs inscrições para

candidatos ao Conselho Tutelar de Mandirituba foram prorrogadas até 20 de abril e podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no centro da cidade, e na Escola Municipal Vitor Leal Claudino em Areia Branca

dos Assis. Poderão se inscrever

maiores de 21 anos, resi-dentes de Mandirituba, com no mínimo 2º grau completo e que preenche-rem os demais requisitos exigidos. O candidato tam-bém deve estar portando os documentos necessários

de identificação no ato da inscrição.

A prova será aplicada no dia 14 de março e as eleições serão realizadas no dia 06 de julho. Para mais informações sobre horários e procedimentos das provas, confira o edital disponível no site.

Page 23: Jornal o reporter edição 93

235 a 12 de Abril de 2012 Classificados

Siena Elx 1.0 flex. dh, alarme vidro e travas elet. Ar qt. Desembaçador tra-seiro e isulfilme ano 2010 na cor prata.Ent.+ parc. 525,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Astra Sedan completo + rodas de liga, ano: 2003, Ent.+ parc. 478,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Astra hatch gl 1.8, completo (-ar) placa A 1999 Cor azul Ent.+ parc. 429,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Siena Fire ano 2003 azul Ent.+ parc. 349,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Fiesta Stret ano 2003 prata Parc. 469,00 sem entrada 3627-3643 Eliauto Veículos Clio sedan 1.6 completo ano 2001 prata Aceita seu veiculo na troca 3627-3643 Eliauto Veículos

Corsa sedan Premiun 1.4 flex, completo (-ar) + roda de liga 15”, ANO 2008 placa A cor prata, Financia SEM ENTRADA 3627-3643 Eliauto Veículos

Corsa Hatch Premium 1.4 Econo-Flex, completo (-ar cond.), ano 2009, cor pra-ta, Ent.+ parc. 498,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

9-Corsa sedan 1,0 4p,trava elétrica ar quente, limpador e desembaçador traseiro, ano 2003 cor Cinza. Sem ent.549,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos Celta 1.0 4P Flex-Power, ar quente, limp. E desemb. Traseiro, isulfilme, friso lateral, ano 2009, cor Preta.Ent.+parc.489,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Celta 1.0 FlexPower, ano 2010, cor Pra-ta. Ent.+ parc.489,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

CELTA SUPER 1.0 04 PTS ALARM. VID.TRVAS ELET.AR QT. LIMP.DESEMB.TRASEIRO ISULFILM. PLACA –A ANO 2003 PRATA Ent+ parc. 449,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Golf 1.6 gasolina completo veiculo ano 2000 cor azul Ent+ parc. 479,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Gol G4 1.0 Total Flex., Cd player placa A ano 2006 cinza Parc. 669,00 fixas SEM ENTRADA 3627-3643 Eliauto Veículos

UNO Mille Fire placa A, ano 2004 azul Sem entrada 459,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Ipanema Wave ano 1992 prata Ent.+ 48x fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

Saveiro G5 1.6 flex. alarme, vidro e trava elétrica, ar quente, protetor de caçamba, capota marítima, isulfilme e cd player, placa A ano 2011 Ent.+ Parc.658,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos Strada 1.4 Fire flex modelo Celebration, capota marítima, rodas de liga, isul-filme. ano 2008. Financia em até 60x 3627-3643 Eliauto Veículos

Saveiro G4 1.6 capota marítima, travas elétricas, Prot. Caçamba isufilm rodas aro 15 ano 2009 na cor branca. 3627-3643 Eliauto Veículos

Honda twister 250 cc ano 2007 ama-rela. Sem nada de entrada parcelas 389,00 fixas 3627-3643 Eliauto Veículos

AUTOMÓVEIS

EMPREGOS

ATENDENTE/BALCONISTA 12-0087 (Masc)ATENDENTE/BALCONISTA 12-0082 (Masc)AUX. DE AÇOGUEIRO 12-0054 (Masc)BALANCEIRO 11-0256 (Masc)COSTUREIRA 12-0074 (Fem)EMPREGADA DOMESTICA 12-0058 (FemENCARREGADO DE INJETORA 12-0032 (Masc)ESTÁGIO AUTO CAD 12-0056 (Masc/Fem)ESTÁGIO MAGISTÉRIO 12-0061 (Fem) ESTÁGIO MAGISTÉRIO/PEDAGOGIA 12-0077 (Fem)ESTAGIO SECRETARIADO 12-0083 (Fem)ESTOQUISTA 2º TURNO 12-0068 (Masc)ESTOQUISTA 3º TURNO 12-0068 (Masc)FATURISTA 12-0021 (Masc/Fem)GARÇON / ATENDENTE 12-0070 (Masc)MECÂNICO AUTOMOTIVO 12-0085 (Masc)MECÂNICO DIESEL 12-0086 (Masc)MECANICO DE MOTOS 12-0020 (Masc)MOTORISTA 12-0060 (Masc)PROFESSOR DE INGLÊS 12-0072 (Masc/Fem)SALGADEIRA 12-0073 (Fem)VENDEDOR CORPORATIVO 12-0044 (Masc/Fem)

Interessados nas vagas encaminhar currículo para [email protected] ou levar currículo pessoalmente a Rua Cesar Carelli, 90 – Edifício Cordilheira, bairro

Pioneiros – Fazenda Rio Grande/PR – Fone: (41) 3627-4759

Hospital de Quitandinha recebe emenda inédita

Uma emenda parla-mentar da deputada fede-ral Rosane Ferreira (PV), possibilitará que a Funda-ção Médica e Assistêncial do Trabalhador Rural de Quitandinha, também co-nhecido como Hospital Cristo Rei, receba pela pri-meira vez na sua história uma verba do governo federal.

Indicada pela deputada no módulo parlamentar do Ministério da Saúde, a emenda de R$ 200 mil possibilitará que o Hospital Cristo Rei adquira novos equipamentos médicos. De acordo com a gerente geral da fundação médica Irene Piontkievicz, entre os equi-pamentos que poderão ser

adquiridos estão o monitor cardíaco, eletrocardiogra-ma, aparelho de ecografia, cardioversor (conhecido como desfibrilhador), entre outros.

Nesta ocasião, Irene destacou a importância desta emenda parlamentar para o hospital que foi inau-gurado em junho de 1980. “Hoje dependemos unica-mente dos convênios com a Prefeitura de Quitandinha e com o SUS e, infelizmente, não seria possível adquirir estes equipamentos com estes recursos. Entramos em contato com a Rosane e prontamente estamos sendo atendidos”, explica Irene, que agora deve apre-sentar o projeto de compra

dos equipamentos para a liberação da verba.

Com estes equipamen-tos, segundo Irene, será possível realizar um pré--diagnóstico mais rápido e seguro. “Isso possibilitará termos um laudo muito mais rápido e, conseqüen-temente, também dará mais segurança ao médico dentro da questão de diag-nósticos”, revela a gerente geral da fundação médica.

Presente no encon-tro, o prefeito Neco Prado enalteceu a verba para o hospital. “A fundação médica tem uma história muito bonita na cidade e ficamos muito contentes com essa verba. Ela é mui-to bem vinda para a nossa

cidade. A deputada está de parabéns pela atenção dada à Quitandinha e tam-bém a diretoria do hospital, que há anos luta atrás de recursos para melhor aten-der a população”, disse o prefeito.

De acordo com o presi-dente da Fundação Médica e Assistêncial do Traba-lhador Rural de Quitandi-nha, Urbano Piontkievicz, somente em 2011, por exemplo, o Hospital Cristo Rei fez 14.985 consultas (média de 1.244 ao mês) e 1.777 internamentos.

A entrega do ofício da emenda parlamentar foi feita pelo assessor da deputada Reinaldo Onofre Skalisz.

Fundação Médica recebe verba de emenda parlamentar da Deputada Rosane Ferreira

Page 24: Jornal o reporter edição 93

Serviço24 5 a 12 de Abril de 2012