jornal o ponto 1

8
o p nto JORNAL Região Barreiro 1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Distribuição Gratuita Belo Horizonte, agosto de 2010 www.jornaloponto.com.br Arraial de Belô agita 25 mil pessoas no Barreiro Barreiro e região abrem os braços para o novo Hospital Metropolitano A educação que vai além dos livros na escola Razões para doar sangue Barreiro: há 155 anos construindo histórias pág. 3 pág. 7 pág. 7 pág. 8 pág. 5

Upload: charles-cristiano

Post on 08-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Jornal O Ponto Primeira Edição

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Ponto 1

o p ntoJORNAL

Região Barreiro

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Distribuição GratuitaBelo Horizonte, agosto de 2010

www.jornaloponto.com.br

Arraial de Belô agita 25 mil pessoas no Barreiro

Barreiro e região abrem os braços para o novo Hospital Metropolitano

A educação que vai além dos livros na escola

Razões para doar sangue

Barreiro: há 155 anos construindo histórias

pág.

3

pág.

7

pág.

7

pág.

8

ANOS

pág.

5

Page 2: Jornal O Ponto 1

2o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

Editorial

Jornalista Responsável /Diretor de Redação: Marcelo Paulo [email protected]

Diretor Geral:Denilson Azevedo - (31) [email protected]

Edição / Reportagens: Marcelo Paulo

Diretor de Arte / Marketing:Charles C. Faria - (31) [email protected]

Departamento Comercial / Logística: Denilson Azevedo - (31) [email protected]

Sede Administrativa: Av. Visconde de Ibituruna, 221 / Sl. 202, Barreiro - Belo Horizonte - MG Cep: 30.640-080 - Tel.: (31) 3384-8340

Parque Gráfi co: Fundação Mariana Rezende de CostaAvenida Francisco Sales, 540 - 2o andar.Bairro Floresta - Belo Horizonte - Minas Gerais

Tiragem:20.000

o p

nto

JORN

AL

O Jornal O Ponto é uma publicação da:

Edição/Diagramação:

Os textos, fotografi as, artigos e demais publicações com assina-

tura, não traduzem ou não podem traduzir o pensamento e opinião

do Jornal O Ponto e da D&C Produções e Publicações, que por

estes não se responsabiliza.www.ymagine.com.br

Certa vez, um rico perdeu uma bolsa com quatrocentas moedas de ouro. Então, anunciou nos jornais da cidade que daria uma boa gratificação a quem achasse a bolsa. Dias depois, apareceu um pobre, muito honesto, conhecido na cidade, trazendo-lhe a bolsa com as quatrocentas moedas.O rico contou as moedas: quatrocentas certinho; mas, como era muito avarento, procurou um jeito de não dar a gratificação. Então, olhou para aquele homem humilde e bom e lhe disse:- Faltam cem moedas. Tu não mereces gratificação nenhuma.

O pobre homem honesto foi expor o fato ao juiz. O juiz chamou o rico e perguntou-lhe:

- Quantas moedas havia na bolsa que perdeste?

- Quinhentas - respondeu-lhe o rico.

- E quantas há na bolsa que este homem trouxe?

- Quatrocentas - respondeu o rico.

Então o juiz disse ao rico:

- Então essa bolsa não é a tua. Devolve a este homem e vai embora. Quando aparecer o verdadeiro dono, ele a entregará. Devemos ter atitudes de verdadeiros filhos de Deus, proceder com dignidade e ser testemunhas vivas da ação de Deus em nós. Por isso não retenha a si todas as coisas, mas compartilhe com quem precisa principalmente o amor de Jesus.

Honestidade

Muitos aceitam ao Senhor Jesus, po-rém, não se entregam a Ele. De nada adianta, pois a conversão é uma atitu-de pessoal de cada um. Não basta dizer que aceita Jesus como seu Salvador. A pessoa tem de entregar toda a sua vida, pois somente dessa forma acontecerá a verdadeira conversão.

A pessoa pode ser a mais pecadora do mundo, mas se ela aceitar e também oferecer a vida dela para Jesus, então há o milagre do novo nascimento. A partir do momento em que a pessoa quer uma nova vida, ela tem de sacrifi-cá-la. Caso contrário, não há vida nova. Esse entendimento é que tem de haver na pessoa. Eu ouvia falar da salvação e aceitava Jesus, como acontece com muitas pessoas que O aceitam, vão na igreja e até são fiéis nos dízimos e ofer-tas. Contudo, não deram sua vida para Jesus e continuam fazendo as mesmas coisas erradas que faziam antes.

Quando casamos, deixamos a vida de solteiro. Quando a pessoa é soltei-ra, cuida de si mesma. Porém, quando é casada, cuida de si mesma e da pes-soa com quem se casou. Então há uma obrigação e o casamento somente per-manece se houver sacrifício de ambas as partes.

O marido tem de sacrificar a vida de solteiro dele e a da esposa também. Os dois tê de sacrificar para que então pos-sam viver felizes e haver uma família, um lar. Por outro lado, se um não quer

sacrificar, quer apenas colocar comida dentro de casa e ter uma vida notur-na, sozinha, qual a mulher ou homem que vai se sujeitar a ter uma parte da pessoa? Do mesmo modo ocorre com Deus. Poderá Ele viver em comunhão com uma pessoa que Lhe é fiel apenas quando está na igreja?

Não há salvação se não há entrega, ema rendição completa. Quando a pes-soa entrega sua vida ao Senhor Jesus, se ela mentia, deixa de mentir; se rou-bava ou fazia qualquer coisa errada, deixa de fazer por causa da aliança com Deus.

Deus abençoe a todos.

Igreja Universal do Reino de DeusAv. Sinfrônio Brochado, 425

Barreiro

A Verdadeira ConversãoPastor Edmilson Feliciano

MOMENTO DE REFLEXÃO

Parabéns, Barreiro!

Marcelo PauloEditor Chefe

Com a palavra O Editor

Outra boa notícia para os moradores do Barreiro é o início das obras do Hospital Metropolitano, que promete ser referência nacional no tratamento de politraumatismo.

O jornal ainda mostra como foi uma das maiores festas junina do Barreiro e traz o calendário de comemorações dos 155 anos do bairro.

No mês de aniversário do Barreiro, nasce o

JORNAL O PONTO. A data não é por acaso. A intenção

do novo veículo de comunicação da região é de buscar, já na sua primeira edição, uma identificação com a comunidade barreirense.

A matéria sobre os números que dão a dimensão da região no contexto econômico e cultural de Belo Horizonte e a linha do tempo que conta a história do Barreiro são os destaques do Jornal O Ponto, edição número um.

O Jornal O Ponto traz em seu conceito um dos pilares do jornalismo: a prestação de serviços. O veículo assume a sua função social de contribuir com a comunidade por meio da divulgação de material relevante para o coditiano dos barreirenses, como na seção do SINE voltada para o mercado de trabalho, nas informações sobre doação de sangue e ao aderir a campanha para encontrar pessoas desaparecidas.

Participe do Jornal “O Ponto”

Envie críticas, sugestões

de pautas e colabore com a

produção de “O Ponto” pelo

e-mail:

[email protected]

@

o p ntoJORNAL

Aqui sua marca aparece.Anuncie no Jornal O Ponto

(31) 3384-8340 / [email protected]

Page 3: Jornal O Ponto 1

3 o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

o p ntoJORNAL Acerte no ponto.

Anuncie no jornal de maior alcance do Barreiro (31) 3384-8340 / 8863-8340

[email protected]

O Barreiro recebeu o maior público re-gistrado em todas as edições do Arraial de Belô ocorridas na região. Segundo dados da Polícia Militar, 25 mil pessoas prestigia-ram a apresentação e premiação das 14 quadrilhas campeãs dos concursos muni-cipal e estadual do Arraial de Belô 2010, realizados pela Prefeitura por meio da Be-lotur, durante todo o mês de julho.

O público que compareceu na Avenida Afonso Vaz de Melo, nos dias 24 e 25 de julho, pode apreciar e agitar com ritmos como samba, frevo, baião e é claro o au-têntico forró. Com muita poesia e por meio de trajes, coreografias e adereços surpre-endentes, foram feitas homenagens ao povo mineiro, ao Rei do Baião, ao trabalho do homem do campo e à cultura nordesti-na. Trocas de figurino no meio da apresen-tação, a presença de personagens como Luiz Gonzaga, o uso de peneiras, enxadas, muito confete e fita tornaram a festa ainda mais bonita.

Inclusão DigitalA parceria entre a Regional do Barreiro

e o CNI (Centro de Formação Profissional) completou quatro anos e já possibilitou a inclusão digital de cerca de 400 alunos. No dia 09 de julho, ocorreu a cerimônia de formatura da 6ª turma do Projeto Geração, na qual 57 alunos receberam o certificado pela conclusão do curso de informática básica e internet.

Visite a BibliotecaO Barreiro possui duas bibliotecas públi-

cas que, além de todo acervo bibliográfico, promovem diversas atividades gratuitas.

Biblioteca Regional Bairro das Indústrias Rua Presidente Costa e Silva, 453 - Bairro das Indústrias - Tel: 3277-9176

Biblioteca Pública do Barreiro de CimaRua Nalbertino Sales Barbosa, 11, Flávio Marques Tel: 3381-9619

Restaurante Popular do BarreiroO Restaurante Popular do Barreiro es-

tendeu o horário de atendimento. Agora o local passa a funcionar de 11 às 14 horas.

Lideranças comunitárias, sociais, empre-sariais e culturais do Barreiro discutiram ações e desafios que a cidade enfrentará nas próximas décadas. O encontro, que ocorreu no dia 12 de junho, faz parte do programa BH Metas e Resultados, uma consulta pública para planejar ações go-vernamentais.

Na oportunidade os participantes cha-maram a atenção para desafios como a descentralização das atividades de es-porte e cultura, a necessidade de investir

Grupos de dança recebem premiação Foram premiados os grupos Nova Gera-

ção, da cidade de Sabará, campeão do Con-curso Estadual de Quadrilhas do Arraial de Belô 2010 e Amendoim Torrado, de Vespa-siano, que conquistou o segundo lugar. As quadrilhas classificadas até o quarto lugar dos grupos A, B e C do Concurso Municipal

de Quadrilhas receberam troféu e prêmio em dinheiro. Avaliados quanto à coreogra-fia, conjunto, marcador, casal de noivos e caracterização, eles foram premiados com cheques de R$3mil a R$8mil, conforme a classificação obtida.

O Troféu Pena Branca, entregue a todos os grupos, é uma homenagem ao cantor e compositor José Ramiro Sobrinho, da du-pla Pena Branca e Xavantinho.

O primeiro lugar do grupo A foi con-quistado pelo Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado. A campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas recebeu nota má-xima em quase todos os quesitos, soman-do 99,7 pontos. A União Junina Mineira também foi homenageada. Destacando a importância da entidade para a realização e sucesso do Arraial de Belô, o Diretor de Eventos da Belotur, Arthur Viana, entregou

o troféu Pena Branca ao presidente Marce-lo Borges. “Este troféu é de vocês”, disse Marcelo aos grupos de quadrilheiros.

Sertanejo para comemorarO sucesso do Arraial de Belô foi come-

morado com shows das duplas sertanejas Erick e Elias e Gustavo Henrique e Cristia-no.

O aumento de 30 minutos do funciona-mento atende aos pedidos dos próprios usuários.

Terminal de ônibus BH Shopping Mais de 30 linhas que passam pelo BH

Shopping sofrerão mudanças nos pontos de embarque e desembarque. Segundo a BHTrans, foi montado um novo terminal de ônibus interligado ao shopping.

FITA Prefeitura de Belo Horizonte, por meio

da Fundação Municipal de Cultura, realiza, de 5 a 15 de agosto, a 10ª edição do FIT--BH. O Festival traz a Belo Horizonte di-versas atrações internacionais, nacionais e locais. As apresentações acontecem em toda a cidade. As nove regionais da cidade receberão espetáculos.

A programação em espaços abertos (ruas, praças, parques) será totalmente gratuita. Já as apresentações em palcos e espaços alternativos terão ingressos ven-didos a preços acessíveis à população.

Confira a programação no site do even-to: www.fitbh.com.br

mais em obras de pequeno porte, ampliar os cuidados com o meio ambiente, melho-ria da acessibilidade nas vias públicas e da mobilidade e o respeito entre cidadãos e servidores públicos. Os comentários pas-saram também pelo reconhecimento das melhorias em áreas como a saúde e infra--estrutura e dos benefícios da participa-ção popular no Orçamento Participativo.

O planejamento estratégico está dispo nível para consulta e sugestões no site: www.pbh.gov.br/bhmetaseresultados.

Acontece na Cidade

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Arraial de Belô agita 25 mil pessoas no Barreiro

Lideranças discutem o futuro da cidade

Curtas

Edição 2010 bate recorde de público no barreiro

participantes levantam necessidades de melhoria para a região

Page 4: Jornal O Ponto 1

4o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

Região possui porte de uma cidade desenvolvida do interior

Se fosse uma cidade, o Barreiro estaria entre as oito maiores do estado. A popu-lação atual gira em torno de 265 mil habi-tantes distribuídos em 80 bairros e vilas. Na área comercial o bairro possui 5 mil es-tabelecimentos, 4500 prestadores de ser-viços, 380 indústrias, um shopping e outro shopping popular. Pelos números não são apenas os 155 anos que a população bar-reirense tem que comemorar. O Barreiro é um dos principais centros comerciais, eco-nômicos e culturais de Belo Horizonte.

Na área de educação, o Barreiro tam-bém se destaca. A região conta com quatro universidades (PUC Minas Barreiro, Novos Horizontes, Faculdade Pitágoras e Centro Universitário UNA). No ensino fundamen-tal são 27 escolas municipais, duas unida-des municipais de Educação Infantil e 25 creches conveniadas à Prefeitura de Belo Horizonte. O Barreiro ainda possui 40 es-colas estaduais e os colégios particulares Cenecista Domiciano Vieira; o Colégio Santa Rita, vinculado ao Santo Agostinho; o Colégio São Paulo da Cruz; dos padres passionistas, aliado à tradicional rede do Sistema de Ensino Arquidiocesano (Colé-gios Santa Maria) e uma unidade da rede SESI, o Centro de Atividades do Trabalha-dor General Onésimo Becker de Araújo.

Projetado para ser referência nacional em atendimento nos casos de politrauma-tismo, o Hospital Metropolitano do Bar-reiro, em construção, será a maior obra da saúde na região, que conta ainda com dois hospitais públicos, uma Unidade de Pron-

to Atendimento e 20 Unidades Básicas de Saúde. A população do Barreiro ainda tem acesso a um Centro de Convivência de Saúde Mental (CAC Barreiro), ao Centro de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e ao Centro de Referência em Saúde do Tra-balhador (CERSAT).

Em relação às belezas naturais, o mo-rador do Barreiro é considerado privi-legiado. Encostada na Serra do Curral, a região possui três parques Ecológicos. O

Parque Roberto Burle Marx (Parque das Águas) está instalado em uma área verde de 178.500 metros quadrados, possui uma pequena mata, com algumas espécies na-tivas representativas de mata ciliar como Canelas, Copaíbas e Jatobás.

O Parque Municipal Vila Pinho abrange uma área de 77 mil metros quadrados. O local tem grande importância ambiental por abrigar nascentes que abastecem o córrego Vila Pinho, afluente do ribeirão

Arrudas.

Já o Parque Estadual da Serra do Rola--Moça é um dos locais mais belos do Bar-reiro. Muito procurado por ciclistas para fazer trilhas, é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. No local, o visi-tante pode apreciar várias cachoeiras. O parque abrange também os municípios de Nova Lima, Ibirité, e Brumadinho na Região Metropolitana.

No transporte, o Barreiro é referencia em Belo Horizonte. No bairro estão instaladas duas Estações BHBUS, a do Barreiro e do Diamante. Só na Estação Barreiro passam mais de cem mil pessoas por dia.

ESPECIAL

O Barreiro em números

Conheça os Centros Culturais do Barreiro

Centro Cultural Vila Santa RitaO Centro Cultural Vila Santa Rita é uma

Zona de Especial Interesse Social (ZEIS), da região do Barreiro, sendo construído num grande conjunto habitacional surgido na década de 1990. Como vários outros centros culturais de Belo Horizonte, o Vila Santa Rita foi aprovado no Orçamento Par-ticipativo 2005/2006.

As áreas de memória e história do mo-vimento social organizado em prol da habitação popular são temas sempre pre-sentes no Centro Cultural. O local também tende a ser a influência da cultura negra, devido à população majoritariamente afro-descendente na região. Essa carac-terística ficou evidente nos encontros de mobilização para a implantação do Centro Cultural, com a presença de grupos musi-cais ligados às matrizes africanas, como o Hip Hop e a capoeira.

Centro Cultural UrucuiaSituado próximo a um recente conjun-

to habitacional, o Centro Cultural Urucuia foi o segundo equipamento público do bairro, implantado pela própria vontade popular, por meio do Orçamento Partici-pativo 2003/2004. O bairro Urucuia teve origem em terrenos das antigas fazendas da família Cardoso e Pongelupe, que ori-ginaram os bairros Cardoso, Pongelupe e Solar. Após uma reorganização, a região foi reunida com o nome de Urucuia, sendo preservadas pela população as referências territoriais anteriores.

O bairro se localiza no sopé da Serra do Curral, o que lhe confere uma notável am-bientação paisagística.

R. W3, 500, bairro UrucuiaTel.: (31) 3277-1531

R. Aristolino Basílio de Oliveira, 445, ReginaTel.: (31) 3277-1515

R. Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Sta. RitaTel.: (31) 3277-1519

Centro Cultural Lindéia ReginaAprovado no Orçamento Participativo

de 2003/2004, o Centro Cultural Lindéia/Regina procura ser um espaço de discus-são sobre temas relativos à memória so-cial das comunidades locais, já que a po-pulação do Lindéia e região, oriunda do movimento operário, sempre se caracteri-zou por ser altamente politizada.

Uma pesquisa recente da PUC-MG com-provou, ainda, a enorme musicalidade dos bairros situados na área de influência do Centro Cultural. A região, povoada origi-nalmente por pessoas vindas do interior de Minas, guarda as tradições da viola cai-pira e da canção sertaneja legítima, raízes da música popular mineira. Na década de 1970, já eram desenvolvidas grandes ati-vidades culturais, tais como o Festival de Música do Lindéia, Feiras de Cultura Popu-lares, registros de saberes da tradicional medicina popular, além da presença de grupos de quadrilhas, capoeira e congado.

Nat

halia

Tur

chet

i

Gle

nio

Cam

preg

her

Gle

nio

Cam

preg

her

http

://w

ww

.pan

oram

io.c

om/p

hoto

/127

2353

6D

ivul

gaçã

o PB

H

Há 155 anos construindo histórias

Érica Fernandes

A região dos muitos montes, dos parques onde a moça rola completa neste mês 155 anos. E é sempre muito bom falar sobre a maior região de Belo Horizonte, porque é no Barreiro em que os campos se entrelaçam à paisagem urbana, e também é aqui que a tecnologia e o empreendedorismo têm sido bem quistos.

Os mais experientes contam que o Barreiro é um dos poucos lugares onde se ouve o som dos seresteiros e as crianças ainda podem brincar nas ruas. Já, os jovens dizem que é a região do futuro. Talvez pensem assim porque receberemos o hospital metropolitano, referência nacional em poli-traumatismo, somos donos do maior restaurante popular da América Latina e temos um dos mais importantes polos comerciais da capital mineira.

Os que moram em outros lugares comparam-no as cidades interioranas, mas a verdade é que somos o lugar dos muitos olhares.

E se o Barreiro se assemelha aos campos ou aos grandes centros urbanos, isso não é o mais relevante, porque é aqui que a vida tem sido prazerosa.

É o lugar do Cristo Redentor, das pracinhas com rodas de violão, das andorinhas nos parques, das fabricas do parque industrial e gostamos um pouco de cada coisa. Embora tenhamos passado por mais primaveras que a própria BH, ainda somos uma menina construindo sua história.

Queremos ser lembrados por essa mistura, pois é isso que nos faz uma região forte e promissora. A história do Barreiro não é contada apenas pelos noticiários e livros, mas pelos barreirenses que têm visto durante esses anos, o sonho de um lugar melhor se tornar realidade.

Conto

Região tem números semelhantes aos das grandes cidades do estado

Área verde abundante presente por toda a região

Projeto do novo hospital metropolitano do Barreiro

Div

ulga

ção

PBH

ANOS

Page 5: Jornal O Ponto 1

5 o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

ANOS

1855 - O Coronel Damazo da Costa Pacheco toma posse da Fazenda Barreiro. O documento de posse foi assinado pelo Vigário Bernardino José de Aquino em 03 de Agosto. Naquela época as demarcações de propriedades eram feitas por intermédio da Igreja.

1895 - Criação da Colônia Agrícola do Barreiro, onde era a Fazenda do Barreiro.

1907 - Criação da Colônia Agrícola Vargem Grande, onde havia existido o Núcleo Colonial do Barreiro.

1917 - Construção da Estação Férrea do Jatobá, na região da fazenda de mesmo nome.

1919 - Instalação da Estação Ferroviária nas terras da Fazenda do Pião, atual Barreiro de Baixo. Construção da residência de descanso dos Presidentes da

1973 - Aprovação da planta de loteamento do Conjunto Habitacional Átila de Paiva.

- Regularização de loteamentos dos bairros Diamante, Santa Helena e Miramar, atual Barreiro de Cima.

- Desapropriação de terrenos para a implantação do Distrito Industrial do Jatobá.

1974 - Aprovação da planta de loteamento do Conjunto Habitacional Getúlio Vargas, no atual bairro Urucuia.

1975 - Aprovação de loteamentos nos bairros Flávio Marques Lisboa, Novo das Indústrias e no atual bairro Maldonado.

1977 - Aprovação de loteamentos na área dos atuais bairros Cardoso, Durval de Barros, Lindéia e Regina.

1953 - Realização de serviços de terraplenagem e pavimentação na Vila Brasil Industrial. Foi o início da ocupação do, hoje, bairro Brasil Industrial.

1954 - Inauguração da usina da Companhia Siderúrgica Mannesmann no atual Barreiro de Baixo.

1957 - Aprovação dos primeiros loteamentos no atual bairro Tirol.

1958 - Realização de primeiras aprovações na área do, hoje em dia, Bairro das Indústrias.

1960 - Inauguração do Hospital Júlia Kubitschek, o mais antigo do Barreiro, no atual bairro Flávio Marques Lisboa.

1967 - Conclusão do Conjunto Vale do Jatobá.

Província, mais tarde denominada “Palácio dos Governadores”, no, hoje, bairro Flávio Marques Lisboa.

1928 - Loteamento e compra de terras de parte da Fazenda do Pião por Domingos Gatti.

1948 - Criação da Cidade Satélite do Barreiro, ligada ao município de Belo Horizonte.

1949 - Início da construção de 50 casas populares na Cidade Satélite do Barreiro, atual Barreiro de Baixo.

1949 - Inauguração do Prédio da Residência, órgão de administração da Prefeitura, no, hoje, Barreiro de Baixo.

1950 - Aprovação de loteamentos da Cidade Satélite do Barreiro, nos atuais bairros Barreiro de Baixo e Vila Santa Margarida.

1990 - Aprovação de loteamentos na área do atual bairro Solar.

1991 - Aprovação de loteamentos na região do bairro Mineirão.

1996 - Aprovação de loteamentos no bairro Washington Pires.

1997 - Inauguração da Estação BHBUS Diamante, localizada no bairro Vila Pinho.

2002 - Criação da Estação BHBUS Barreiro, no Barreiro de Baixo.

2004 - Inauguração da PUC Minas – Barreiro.

2010 - Inauguração do Restaurante Popular do Barreiro.

2010 - Início das obras do Hospital Metropolitano do Barreiro

- Construção do Conjunto Habitacional Túnel de Ibirité.

1978 - Aprovação de loteamentos na região dos atuais bairros Itaipu e Pilar.

1980 - Aprovação do loteamento do bairro Marilândia, a pedido de seus moradores.

1984 - Delimitação da Vila Cemig, declarada área de urbanização específica de interesse social.

1985 - Aprovação da construção do Conjunto Habitacional Bonsucesso.

Implantação do Jatobá Distrito Industria

Aprovação dos conjuntos habitacionais Jatobá I, II e IV, atuais bairros Vila Santa Rita, Vila Pinho e Jatobá IV.

1986 - Aprovação do Conjunto Habitacional Jatobá III, atual bairro Vila Castanheira.

Cinema na Praça Filme: Saneamento BásicoDia: 7 de agosto – sábado - 19hLocal: Praça José Verano da Silva (Av Olinto Meireles, Miramar)

Festival Internacional de Teatro Espetáculo: Til – A saga de um herói torto Grupo GalpãoDia: 8 de agosto – domingo -19hLocal: Av Afonso Vaz de Melo, 1200(em frente à PUC Barreiro)

Exposição fotográfica “Barreiro: prazer em conhecer”Abertura: 10 de agosto – terça-feira - 19hVisitação: 11 a 17 de agosto Local: Rua Flávio Marques Lisboa, 111, Barreiro

Sarau Literário e MusicalA livre expressão da poesia, da música e do teatro.Dia: 11 de agosto - quarta-feiraHorário: 19hLocal: Centro Cultural Urucuia

Festival Internacional de Teatro Espetáculo: “PALCO ABERTO – CIRCO” (Coordenação: Diego Gamarra - Argentina/Brasil)Dia: 11 de agosto – quarta-feira - 20h

Show com César Maurício - 21h Local: Centro Cultural Lindéia Regina

Palestra e DebateCentro Municipal do Idoso – Uma Estratégia para a promoção da pessoa idosaDia: 12 de agosto – quinta-feira - 9hLocal: Centro de Apoio Comunitário Barreiro

Workshop de Capoeira AngolaCircuito FIT Com o Contramestre Rogério Teber (FICA-Rio de Janeiro)Dia: 12 de agosto – quinta-feira - 19h às 21hLocal: Centro Cultural Vila Santa Rita

Resgate da cidadaniaAtendimento social, rua de lazer e atividades culturaisDia: 14 de agosto – sábado - 9 às 14hLocal: Praça José Verano da Silva

Exposição Kleber Com seu traçado forte, Kleber Vinícius nos traz uma presença muitas vezes desconcertante. Nas figuras humanas, nas paisagens, mesmo nos objetos há algo que tem vida, muita vida. De 14 de agosto a 12 de setembro (terça a domingo) - 9 às 17hLocal: Centro Cultural Urucuia

Oficina de Jogos de Teatro do Oprimido Circuito FIT. Com o Grupo Levante de Teatro do Oprimido.Uma reflexão física sobre si mesmo/a, um monólogo, um diálogo. São exercícios e jogos que trabalham o ser humano como uma unidade, um todo indivisível: idéias, emoções e sensações.Dia: 14 de agosto – sábado - 9hInscrição: 3277-1519Local: Centro Cultural Vila Santa Rita

Festival Internacional de Teatro Dia: 14 de agosto – sábado16h - “PALCO ABERTO – CIRCO” (Coordenação: Diego Gamarra - Argentina/Brasil)

17h – Show musical com Quarteto GuandúLocal: Centro Cultural Urucuia

Viação CipóExibição de programa temático sobre o BarreiroDia: 15 de agosto – sábado10h – TV Alterosa

Festival Internacional de Teatro Dia: 15 de agosto – domingo10h - Espetáculo: “NA RODA” (Grupo Maria Cutia - Belo Horizonte)

11h – Show musical com o grupo Diapasão Local: Centro Cultural Vila Santa Rita

Educação Ambiental Arte de Cuidar: plantando sonhos no Centro Cultural Vamos limpar e arrumar nosso quintal, plantando sonhos em formas de árvores, arbusto e flores.Dias: 18 de agosto – quarta-feira e 19 de agosto quinta-feira - 9hLocal: Centro Cultural Vila Santa Rita)

SEBRAE em Ação no BarreiroDia: 19 de agosto – quinta-feira - 19 às 21hLocal: Regional Barreiro(Rua Flávio Marques Lisboa, 345, Barreiro)

Comemoração de 1 ano do CRAS Vila CemigEspetáculo infantil, exposição de fotos, depoimentos dos beneficiários e apresentação musicalDia: 20 de agosto - sexta-feira - 13hLocal: Sede do Centro de Referência da Assistência Social - Rua Faisão, 1071, Vila Cemig

Teatro de bonecos com a Família Silva Dia: 21 de agosto – sábado - 18hLocal: Praça Cristo Redentor (Rua Lalá Fernandes, s/nº, Milionários)

Encontro de RAP Pré-lançamento do CD Grupo Reação da FavelaO grupo de Rap da região do Barreiro lança seu primeiro cd e convida ao palco os grupos CDR Trincaments, família 31, Rap Homicidas, Nego Lê, Dim Bum MC, Romanos Mcs e TU Beats.Dia 21 de agosto - sábado - 17hLocal: Centro Cultural Lindéia Regina

Encerramento do Festibar e Feira cultural Dia: 21 e 22 de agosto – sábado e domingo9h às 22hLocal: Estacionamento coberto Via Brasil (Av Afonso Vaz de Melo, 465, Barreiro)

Feira de Cultura e LazerDança, música, performances Dia: 22 de agosto – domingo - 9h às 14hLocal: Complexo Esportivo Vale do Jatobá e Região (Av Senador Levindo Coelho, 2260, Vale do Jatobá)

IV Mostra de Literatura Afro BrasileiraDias 24, 25 e 26 de agosto – terça, quarta e quinta feira

9h e 14h - Performances de Dança Afro , Contação de Histórias , Brinquedos e Brincadeiras e Oficinas de Grafite, Musicalização e Rap.

19h - Samba de Gafieira e Dança Afro. Penteados Afro no hall, durante todas as atividades.Local: Centro Cultural Urucuia

Cinema ComentadoFilme: Besouro (dentro IV Mostra de Literatura Afro Brasileira)Besouro (Ailton Carmo) foi o maior capoeirista de todos os tempos. Passado no Recôncavo dos anos 20, Besouro é um filme de aventura, paixão, misticismo e coragem. Dia 24 de agosto - terça feira - 19hLocal: Centro Cultural Urucuia

Encontro Marcado com a CapoeiraBate-papo dentro da IV Mostra de Literatura Afro BrasileiraDia 25 de agosto – quarta-feira - 19 hLocal: Centro Cultural Urucuia

Encontro Marcado com a Dança AfroPerformances e bate papo dentro da IV Mostra de Literatura Afro BrasileiraDia 26 de agosto - quinta feira - 19hLocal: Centro Cultural Urucuia

Encontro Poético Presente de Feliz Idade, Barreiro: trouxemos para você a serigrafia de Carla Germano, poemas regionais e os cordéis embalados pela música e filmes poéticos de Alex Lindolfo. E tudo registrado poeticamente por Pablo e Cristiano.Dia: 27 de agosto – sexta-feira - 18hLocal: Centro Cultural Vila Santa Rita

Caminhada ecológica até o Parque Estadual Serra do Rola MoçaTrajeto de 2km. Lazer e recreação no parque.Dia: 28 de agosto – sábado - 9 às 14 horasLocal: Concentração no Centro Cultural Urucuia e Praça José Verano da Silva (Av Olinto Meireles, Miramar)

Sarau Literário e Musical 155 anos do BarreiroIntervenções teatrais, literárias e musicais. Dia 28 de agosto - sábado - 17h30Local: Centro Cultural Lindéia Regina

Tarde de música e dançaDia: 28 de agosto - sábado - Inicio: 15h às 19h com apresentação do grupo de dança folclórica SarandeirosLocal: Praça José Verano (Av Olinto Meireles, Miramar)

Oficina de teatro: História do BarreiroJogos teatrais e exercícios de criação para resgatar a História do Barreiro entre personagens e casos que valorizem o patrimônio cultural da Regional. De maneira divertida, a criatividade de cada participante será explorada e junto a ela um novo olhar sobre o Barreiro será construído.Público alvo: Crianças até 12 anos.

25 a 27 de agosto - Centro Cultural Lindéia Regina de 15h às 17h

28 de agosto - Centro Cultural Vila Santa Rita9h30 às 13h30

31 de agosto a 02 de setembro - Centro Cultural Urucuia14h às 16h

Linha do Tempo

Programação Cultural155 anos de HistóriaBarreiro: prazer

em conhecer

Fazenda Barreiro

1919 - Palácio dos Governadores

Estação Ferroviária na Fazendo do Pião

Foto aérea da Mannesmann S.A.

Capelinha em dia de Festa

Viaduto do Barreiro - Fator determinate para o desenvolvimento da região

Info

rmaç

ões

e Pe

squi

sa: P

BH /

Liv

ro: B

arre

iro:

130

Ano

s de

His

tóri

a. A

utor

: A

ntôn

io A

ugus

to d

e So

uza

Page 6: Jornal O Ponto 1

6o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

VAGAS DISPONÍVEIS NO SINE BARREIRO

VAGAS COM EXPERIÊNCIA

Ajudante de carga e desc. de mercadoriaSalário: R$510,00 - 6 vagasEns. Fundamental completo - Exp. 4 meses

Ajudante de obrasSalário: R$539,00 - 33 vagasEscolaridade não exigida - Exp. 6 meses

Ajudante de padeiroSalário: R$700,00 – 4 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Ajudante de serralheiroSalário: R$600,00 – 6 vagasEscolaridade não exigida – Exp. 6 meses

Auxiliar de cozinhaSalário: R$620,00 – 4 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Auxiliar de creditoSalário: R$579,60 – 7 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

Auxiliar de linha de produçãoSalário: R$510,00 – 43 vagasEscolaridade não exigida – Exp. 3 meses

Auxiliar de servicos gerais Salário: R$430,00 – 6 vagasEscolaridade não exigida – Exp. 6 meses

Balconista de lanchoneteSalário: R$525,00 – 3 vagasEscolaridade não exigida – Exp. 5 meses

Balconista de padariaSalário: R$550,00 – 6 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Bombeiro hidráulicoSalário: R$836,00 – 20 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Cadista (desenhista tecnico de arquitetura)Salário: R$1.200,00 – 1 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

CarpinteiroSalário: R$836,00 – 12 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Conferente de mercadoriaSalário: R$599,20 – 2 vagasEns. Médio completo – Exp. 3 meses

Cozinheiro de restauranteSalário: R$600,00 – 12 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

EletricistaSalário: R$821,10 – 3 vagasEns. Médio incompleto – Exp. 3 meses

FaxineiroSalário: R$510,00 – 2 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

GarcomSalário: R$120,00 – 6 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 3 meses

Gerente de loja e supermercadoSalário: R$1.017,80 – 2 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

Mecanico de manutencao de maquinas industriaisSalário: R$1.490,63 – 1 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

Mecanico montadorSalário: R$700,00 – 10 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

Motorista carreteiroSalário: R$1.075,00 – 1 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Operador de caixaSalário: R$552,00 – 9 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Operador de telemarketing ativoSalário: R$425,00 – 31 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

PedreiroSalário: R$530,52 – 42 vagasEscolaridade não exigida – Exp. 3 meses

SalgadeiraSalário: R$580,00 – 2 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

SerralheiroSalário: R$700,00 – 17 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

Servente de pedreiroSalário: R$539,00 – 9 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 3 meses

SoldadorSalário: R$700,00 – 12 vagasEns. Fundamental incompleto – Exp. 6 meses

Torneiro CNCSalário: R$900,00 – 2 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 6 meses

Vendedor de comercio varejistaSalário: R$510,00 – 7 vagasEns. Médio completo – Exp. 6 meses

Vendedor internoSalário: R$1.000,00 – 1 vagasEns. Fundamental completo – Exp. 4 meses

VAGAS SEM EXPERIÊNCIA

Ajudante de carga e descarga de mercadoriaSalário: R$534,00 – 16 vagasEns. Fundamental incompleto

Ajudante de cozinhaSalário: R$510,00 – 4 vagasEns. Fundamental completo

Ajudante de obrasSalário: R$510,00 – 5 vagasEns. Fundamental completo

Ajudante de padeiroSalário: R$560,00 – 3 vagasEns. Fundamental incompleto

Atendente de balcãoSalário: R$510,00 – 6 vagasEns. Médio completo

Auxiliar de limpezaSalário: R$525,00 – 3 vagasEns. Fundamental incompleto

Auxiliar de linha de producãoSalário: R$520,00 – 23 vagasEns. Fundamental incompleto

Auxiliar de servicos gerais Salário: R$545,60 – 12 vagasEns. Fundamental incompleto

Cobrador de transportes coletivos Salário: R$630,00 – 7 vagasEns. Fundamental incompleto

GarcomSalário: R$620,00 – 10 vagasEns. Médio completo

MotoboySalário: R$510,00 – 7 vagasEns. Fundamental incompleto

Operador de caixaSalário: R$540,00 – 74 vagasEns. Fundamental completo

Oper. de telemarketing ativo e receptivoSalário: R$510,00 – 80 vagasEns. Médio incompleto

Promotor de vendasSalário: R$510,00 – 19 vagasEns. Fundamental completo

Repositor de mercadoriasSalário: R$510,00 – 4 vagasEns. Médio completo

Servente de obrasSalário: R$547,80 – 16 vagasEscolaridade não exigida

o p ntoJORNAL

(31) 3384-8340 / [email protected]

Anuncie no Jornal O Ponto

Apresente sua empresa para o Barreiro.

O Ministério do Trabalho e Emprego e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Políti-cas Sociais, mantém desde 2005 um con-vênio para execução e manutenção de ações de qualificação, geração de empre-go e renda e habilitação ao Seguro-desem-prego nos Postos de Sistema Nacional de Emprego (SINE - PBH).

Neste interesse, são desenvolvidas di-versas ações visando, prioritariamente, a inserção do trabalhador no mercado de trabalho. Os Postos municipais possuem um banco de dados próprio, bem como parceria com mais de 1600 empresas que divulgam suas vagas e oportunidades de trabalho. Somente no primeiro semestre de 2010, foram oferecidas mais de 6.550 vagas de emprego.

Além das vagas de emprego, os SINEs municipais encaminham o trabalhador para vagas de qualificação social profis-sional. Todas as ações de qualificação são definidas a partir da avaliação da demanda do Mercado, perfil dos trabalhadores ca-dastrados no SINE e vocação do Município.

Os trabalhadores encaminhados para

vagas de emprego ou de qualificação so-cial e profissional participam de treina-mentos e processos de pré-seleções que o auxiliam tanto na escolha de sua for-mação, quanto na conduta adequada para pleitear uma oportunidade de inserção no mercado.

Todos os serviços prestados nos SINEs são gratuitos. Para se cadastrar, os tra-balhadores devem ter acima de 16 anos, apresentar documentação pessoal (cartei-ra de identidade, CPF e carteira de traba-lho) e comprovante de endereço.

Os empregadores que se interessarem em divulgar suas vagas nos SINEs deverão entrar em contato através dos telefones: 3277-1402 / 3277-4234 ou através do e-mail: [email protected]

SINE BARREIROR. Barão de Coromandel, 982 – Barreiro

SINE CENTRO / NIATR. Espírito Santo, 505/ 1º andar – Centro

SINE VENDA NOVAAv. Pe. Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova

Empregos

Ofertas de trabalho Cursos Gratuítos

Cursos gratuitos de qualificação profissional no SINE Barreiro para Setembro:• Montagem e manutenção de

computadores

• Informática Básica

• Manicura / Pedicura

• Padeiro Industrial Básico

• Promotor de Vendas

• Auxiliar de Departamento Pessoal

• Cabeleireiro Básico – Química

Faça sua matrícula durante o mês de agosto no SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, nº 982 – Barreiro.

Interessados comparecer no SINE Barreiro: Rua Barão de Coromandel, nº 982 –Barreiro, portando carteira de trabalho, identidade, CPF. Cadastro a partir de 16 anos de idade.

Div

ulga

ção

SINE/PBH: oportunidades de emprego e qualificação profissional

SINE oferece várias oportunidades para moradores da região do Barreiro

Page 7: Jornal O Ponto 1

7 o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

“Hoje, as pessoas que sofrem acidentes com politraumatismo na saída para o Rio de Janeiro, no Anel Rodoviário, e na Fer-não Dias, na saída para São Paulo, têm que atravessar a cidade para serem atendidos no Odilon Behrens ou no João XXIII. Este hospital, na Via do Minério, a um quilô-metro do Anel Rodoviário, será a porta de entrada dos atendimentos de urgência, diminuindo o tempo de deslocamento”, explicou o secretário de Saúde da Capital, Marcelo Teixeira.

O Hospital Metropolitano do Barreiro será referência nacional em casos de po-litraumatismo.

No local serão atendidos casos de ur-gência e emergência, além de internações em clínica médica e cirúrgica.

O centro hospitalar está sendo constru-ído em uma região estratégica, no Bairro Milinários, próximo à Via do Minério. A lo-calizaçao visa garantir agilidade no aten-dimento aos acidentados na Fernão Dias e no Anel Rodoviário.

Cerca de R$ 130 milhões devem ser in-vestidos na construção do Hospital, que contará com 320 leitos, dos quais 40 são da Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e 40 de observação no Pronto Socorro. A capacidade de atendimento será de 400 a 500 pacientes por dia e de 1.050 interna-ções mensais. Além dos recursos da pre-feitura, a obra também conta com o apoio

do Ministério da Saúde e do Governo do Estado.

O hospital terá um conjunto de 10 ele-vadores e heliporto. O projeto leva em conta a redução do impacto ecológico, com reaproveitamento de água, energia e ventilação, bem como a possibilidade de ampliações futuras.

Div

ulga

ção

Hospital do Barreiro será referência nacional em politraumatismo

Crianças do bairro Cardoso se divertem na escola durante as férias

EDUCAÇÃO

SAÚDE

crianças e jovens sem acesso a educação, são vítimas da pobreza e da indiferença social de um país que não se incomoda com texto muito menos com o contexto.

As novas normas da ortografia de tantos ajustes foi contestada pelo seu pátrio país. Portugal incerta de seu português inter-pelou e protelou a assinatura do acordo, assim nesse desacordo estamos há mais de um ano sem a certeza de redigir cor-retamente e no direito de errar, de forma prática decretou-se o falecimento tem-porário da Língua Portuguesa.

No início do ano de 2009, fomos sur-preendidos com uma nova “sopa de le-trinhas”. Acentos e assistentes gráficos foram demitidos, palavras companheiras se casaram e outras por anos juntinhas e fiéis se divorciaram. Revolução na escrita em um país onde muitos ainda soletram o próprio nome, a escrita muitas vezes ga-ratuja e se diverte com a veiculação sar-cástica de tantas “pérolas negras” resul-tado do Exame Nacional do Ensino Médio.

Atentos a divulgação das mudanças, cartilhas, manuais, dicionários e livros se anteciparam e lançaram a campanha do escreva corretamente, em contrapartida,

Patrícia Sabina - PEDAGOGA

Escrever corretamente não é mais problema

Brincar nas férias já faz parte da rotina de toda criança. Agora, voltar à escola, nas férias, para se divertir com os colegas é ainda melhor. Foi dessa forma que alu-nos da Escola Municipal Antônio Mourão Guimarães passaram o último período de férias.

Nos dias 19 e 23 de julho, a escola rece-beu as crianças com muitas brincadeiras e uma alimentação especial. No projeto, as crianças chegam às 9 horas e a brincadei-ra só acaba às 16 horas. Durante o dia são servidos dois lanches e o almoço. O cardá-pio é balanceado. “As crianças são acostu-madas a comer de tudo. Ontem fizemos 15 quilos de beterraba e não sobrou nada”, conta uma das cantineiras. Além de saudá-vel, o cardápio também inclui pratos muito saborosos como feijoada e strogonof.

E não foram só os alunos da escola que participaram das brincadeiras. Mais de 300 crianças do bairro Cardoso, região do

Barreiro, também puderam brincar com colegas de bairros mais distantes, levadas por ônibus escolares da Prefeitura, e até mesmo com quem mora em outra cidade e veio passar as férias na casa de parentes.

Brincadeiras, games e algodão doce

Enquanto as trancinhas das meninas voam nas camas elásticas e no balão pula--pula, os meninos se divertem jogando tê-nis com a bola invisível de um vídeo game. Esculturas de balão são feitas na hora ao “gosto do freguês”. Flores, cachorrinhos, macacos e atiradores de raio lazer são al-guns dos formatos preferidos. O sucesso é garantido. A equipe dedicada a encher os balões contabilizou mais de 200 escultu-ras somente durante uma manhã. Outra atração que chama atenção é a o algodão, servido a vontade. Muitas oficinas de brin-quedos artesanais, dança e teatro também foram oferecidas durante toda a semana.

representações, histórias e projeções de pirâmides foram feitas para elucidar ainda mais características do país tema. Próxi-mo ao pátio, silenciosamente, as crianças faziam Milk tort (torta de leite). A receita africana foi retirada da internet. Os mes-tres cucas infantis fazem parte da Oficina Digital.

Com papelão e tinta no rosto, estudan-tes da oficina Ateliê encarregaram de construir uma casa tipicamente africana. Já na oficina Horta e Jardinagem, as crian-ças aprendem a preservar o meio ambien-te e descobrem o valor da natureza através do plantio de mudas de flores e hortaliças. “Plantei alface, tomate e margarida. Adoro regar porque acho que um dia a “planti-nha” será uma grande árvore!”, diz entu-siasmado o aluno Jonas França, 4 anos.

A vice-diretora, Celeste Costa conta que ganharam mais de 300 mudas de plantas, como pitangas, ipê tabaco e roxo. Celeste informa que as mudas serão compartilha-das com a comunidade durante as ativida-des realizadas pela UMEI.

Retalhos, ovos, leite, regador e semen-tes, são com materiais, aparentemente inusitados, que a Unidades Municipal de Ensino Infantil Sol Nascente tem promovi-do educação de qualidade para quase 300 crianças. A inspiração para tanta criativi-dade surgiu dos cursos de formação para professores de escola infantil promovidos desde 2008 pela Prefeitura.

O trabalho nomeado como Educação In-fantil na Contemporaneidade nasceu com a intenção de aperfeiçoar a educação de escolas da rede municipal de ensino. “O curso que estamos fazendo nos trouxe muito crescimento profissional. A visão agora é muito mais focada na criança”, diz a coordenadora do turno da tarde, Silvânia Martins.

Com o tema “África do Sul”, a UMEI criou sete oficinas para trazer diversidade cultu-ral às crianças de 0 a 5 anos. Há três me-ses, as atividades são realizadas uma vez por semana. Envoltos por faixas, alunos da oficina Jogos e Brincadeiras, corriam pelo pátio da UMEI imitando múmias. Além das

Div

ulga

ção

Materiais inusitados são utilizados para ensinar crianças no UMEI Sol Nascente

Hospital terá 13 andares, 10 elevadores e heliporto

Hospital terá capacidade para 400 a 500 pacientes por dia

Educadores ensinam crianças através de jardinagem, música e culinária

Page 8: Jornal O Ponto 1

8o p ntoJORNAL

1ª EDIÇÃO - Ano 1 - Belo Horizonte, agosto de 2010

urgência, de transplantes etc.

Além disso, alguns pacientes como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.

SOLIDARIEDADE

Razões para doar sangue

Sangue é um “remédio” diferente dos outros: não se fabrica em laboratórios, não se compra em farmácia - somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. E para ter sangue em estoque é preciso tocar a sensibilidade e a solidariedade humana.

A todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de

http

://w

ww

.anv

isa.

gov.

br/i

mag

ens/

sang

ue_i

nfog

rafia

_pq.

gif

Fonte: HEMOMINAS

Minas continua unida e solidária nesta campanha para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.

eM 1 ano, 804 pessoas desaparecidas foraM localizadas: 487 adultos e idosos,

317 crianças e adolescentes. *

www.desaparecidos.mg.gov.br

Se você tem informações sobre pessoas desaparecidas, ligue para a Polícia Civil

0800-2828-197A ligação é gratuita e vocênão precisa se identificar.

(*)

da

do

s:

JUN

Ho

/20

07

o número é grande, mas quandose trata de vidas, cada volta é única.

Ana Carolina G. Madeira, 11 anos. 45 dias desaparecida.

Ela voltou.

Izael Viana Costa, 8 anos. 25 dias desaparecido.

Elevoltou.

Jeverton Souza Alves, 11 anos.Uma semana desaparecido.

Elevoltou.

Welliton dos Santos, 30 anos. 30 anos desaparecido.

Elevoltou.

APOIO: o p ntoJORNAL

Anuncie no melhor jornal da região Barreiro!

(31) 3384-8340 / [email protected]

Ônibus: 3054

Est. Barreiro: 332 / 318 / 341

Est. Diamante: 316 / 317Como chegar

Onde Doar

Hospital Júlia Kubitschek

R. Doutor Cristiano Rezende, 2505

Bairro Araguaia

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 07h30

às 18 h Sábado, das 07h30 às 12 h

AgendamentoSeg. a Sexta, das 07h30 às 12 h

Sábado, das 07h30 h às 12 h

Telefones para contato e

agendamento de doação

(31) 3390-8013 / 3390-8014

ContatosTelefone: (31) 3390-8000

Fax: (31) 3390-8000