jornal - nsaparecidajsp | maio 2014

8
Ano VII - Edição 70 - Maio de 2014 - Distribuição Gratuita - Mensal Paróquia Nossa Senhora Aparecida Jardim São Paulo M aria inha ãe! Innocence, William-Adolphe Bouguereau. 1893.

Upload: paroquia-nossa-senhora-aparecida

Post on 08-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Informativo da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim São Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

Ano VII - Edição 70 - Maio de 2014 - Distribuição Gratuita - Mensal

Paróquia Nossa Senhora AparecidaJardim São Paulo

Mariainhaãe!

Innocence, William-Adolphe Bouguereau. 1893.

Page 2: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

| Expediente

Diretor espiritual:Pe. Toninho

Secretaria:Marcia Chequer Greppi Pellegrini

Pastoral da Comunicação: Andrezza Tronco, Daniel de Paiva Cazzoli, Márcia Chequer Greppi Pellegrini, Luiz Carlos Spera, Francisco Santos, Carlos Perpétuo Firmino.

Projeto Gráfico:Francisco Santos

Fotos:Carlos Firmino

Contribuição:Andrezza Tronco, Carlos Perpétuo Firmino, Marcia Pereira, Daniel de Paiva Cazzoli, Ana Maria Bellameo

Revisão das matérias:Daniel de Paiva Cazzoli

INFORMATIVO PAROQUIALRua Parque Domingos Luiz, 273 Jd. São Paulo - tel. 11 2979-9270 Contato:[email protected] Mídias sociais:

EditorialPadre ToninhoPároco

2

nsaparecidajsp

nsaparecidajsp

Como ser uma pessoa pascal?

Caríssimos irmãos e amigos, saudações em Cristo ressuscitado.

Entre cantos e festas por ocasião da Páscoa, iniciamos o mês dedicado à Maria, Mãe de Deus e nossa. Aos pés das Cruz, ela sofreu as mais terríveis dores ao ver o Filho ensanguentado. No sepulcro vazio, porém, ela reencontra a alegria e tem a certeza da vitória definitiva.

A nova vida nascida da Cruz e do peito de Jesus, aberto pela lança, leva-nos a uma renovação total, buscando aprofundar o mistério de salvação por meio de nossas obras de caridade, expressão maior do verdadeiro amor.

Nem sempre praticamos a caridade, mas às vezes a praticamos e ela não é respeitada ou reconhecida e, tampouco, nós somos entendidos.

Há um ditado que diz que “o importante é fazer o bem, sem olhar a quem”. Eu concordo com ele, mas muitas vezes ficamos chateados com situações que nos desafiam em nosso cotidiano.

Certa vez, andando pelo centro da cidade, lugar onde ficam muitos moradores em situação de rua, vi um deles tremendo de frio. Compadeci-me e comprei, na loja mais próxima dali, um agasalho e lhe entreguei. Fiquei mais um pouco por perto, fazendo algumas coisas pessoais e, para minha surpresa, numa rua atrás daquela onde ele estava, o rapaz estava vendendo o agasalho. Eu mesmo vi quando ele tirou o agasalho, entregou ao outro e recebeu uma nota. Curioso, fiquei um pouco mais por ali, observando e o que já imaginava acabou acontecendo. Ele vendeu, pegou o dinheiro e comprou drogas.

Fiquei me perguntando se tinha sido válida a minha atitude de caridade e fiquei meio frustrado porque a essa altura já não sabia se tinha feito o bem.

Bem, de tanto refletir, cheguei à conclusão que a gente deve, sim, fazer o bem sempre. Deus sabe com qual intenção eu fiz aquilo. A pessoa não soube reconhecer e nem respeitou a atitude caritativa, mas também havemos de reconhecer que ele não estava com o discernimento de Espírito e achou que fazendo aquilo iria aliviar a sua doença. Eu não consegui mais vê-lo, mas espero que alguém tenha ajudado aquele rapaz a encontrar o verdadeiro remédio: Jesus Cristo.

O mundo atual nos desafia em todos os sentidos e, por isso, meu povo, precisamos da vigilância de que fala o Evangelho para vivermos bem o amor derramado em nossos corações.

Neste tempo de Páscoa, precisamos nos perguntar: Como ser uma pessoa pascal? O ditado acima responde: “fazei o bem sem olhar a quem”.

Nossa Senhora nos inspire em nossas palavras e ações.

Deus abençoe a todos!

Page 3: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

Tratamento dos PésTRATAMENTOS DE CALOS, CALOSIDADES, UNHAS

ENCRAVADAS, ORTONIQUIA (CORREÇÃO DE UNHAS), TRATAMENTO AUXILIAR P/ MICOSE DE

UNHA, ESPECIALIZADO EM PÉ DIABÉTICO.

Marcos S. GarciaP O D Ó L O G O

Instrumental Esterilizado a 180ºCRua Paulo Maldi, 183 - Sala 3 - Parada InglesaCEP 02303-050 - São Paulo / SP

Tes.: (11) 2283-1576Cel.: (11) 99688-1969

[email protected]

Dra. Patrícia V. Cordeiro QuispeDERMATOLOGIA - MEDICINA

OCUPACIONAL

Av. Nova Cantareira, 1984 sala 142 Tucuruvi - São Paulo [email protected]

2597-8743 | 99312-6118

Palavra do Bispo

Dom Sergio de Deus BorgesBispo Auxiliar de São PauloVigário Episcopal para a Região Santana

3

CRM 91836

Maria, a Mãe da evangelização!

O Papa Francisco conclui a Exortação Apostólica, a Alegria do Evangelho, afirmando que a Igreja precisa de evangelizadores com espírito. Diz ele: “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo” (EG 259).

Como modelo de evangelizador com espírito, o Papa nos apresenta a Virgem Maria: “Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para invocá-lo (At 1,14) e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender, cabalmente, o espírito da nova evangelização” (EG 284).

O Santo Padre convida todos os discípulos missionários a olharem para este modelo, a olhar para Maria e fomentar um estilo mariano na atividade evangelizadora da Igreja, onde se reconhece e se acredita na força revolucionária da ternura e do afeto:

“Fixando-A, descobrimos que aquela que louvava a Deus porque derrubou dos tronos os poderosos e aos ricos despediu de mãos vazias é a mesma que assegura o aconchego de um lar à nossa busca de justiça. E é a mesma, também, que conservava – cuidadosamente –todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. Maria sabe reconhecer os vestígios do Espírito Santo de Deus tantos nos grandes acontecimentos como naqueles que parecem imperceptíveis. É contemplativa do mistério de Deus no mundo, na história e na vida diária de cada um e de todos. É a mulher orante e trabalhadora em Nazaré, mas é também Nossa Senhora da prontidão, a que sai às pressas de seu povoado para ir ajudar os outros” (EG 288).

Nós, discípulos missionários, neste mês especialmente dedicado à Mãe querida e abençoada, modelo de todos os discípulos missionários, somos convidados

a voltar nosso olhar para Ela e, com o coração cheio do Espírito Santo, suplicar que nos conceda a força de Deus para seguir o seu exemplo e fazer de nossa Comunidade, nossa Paróquia um “lugar” de irradiação missionária, onde não há espaço para o cansaço espiritual e a falta de sensibilidade em relação aos irmãos, principalmente os mais frágeis.

Assim, com a intercessão da Virgem Maria e imbuídos do estilo mariano, seremos verdadeiramente discípulos missionários com espírito, ocupados numa atividade evangelizadora ousada, capazes de buscar novos caminhos e vermos na cidade, no nosso bairro, nas periferias e na rua onde vivemos grandes oportunidades para levar o Evangelho da alegria, o Evangelho da vida que vence a morte, para que ninguém fique privado do encontro salvador com o Filho amado de Deus e da Mãe abençoada.

Page 4: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

Assessoria ao Estudante

Intensifique desde já o seu aprendizado com a colaboração do professor continuo.

Matemática, física, química, português, inglês, ciências e biologia.

Profº William2977-3063 | 99638 3430

4

+ fotos em facebook.com/nsaparecidajsp no link FOTOS.

Bênção dos ramos e procissão

Missa da Ceia do Senhor

Lava-pés - Trasladação do Santíssimo

Page 5: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

Atendemos em domicílioFONES: (11) 3804-8186 /

99523-9143(VIVO) / 99248-4850 (CLARO)Rua Parque Domingos Luis, 612Jd. São Paulo - CEP- 02043-080

(Próximo à Estação do Metrô Jd. São Paulo)

5

Procissão: imagem do Senhor morto e Nossa Senhora das Dores

Vigília Pascal, Bênção do Fogo e da Água, Procissão da Ressurreição

+ fotos em facebook.com/nsaparecidajsp no link FOTOS.

Domingo da Ressureição - Páscoa

Page 6: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

Acupuntura Comunitária

Quando as palavras se calam o corpo sente. Reative seu equilíbrio energético

aqui na sua paróquia.

Cláudio994243950 | 2485-4718 Fone: (11

Av

moda masculina e femininaadulto e infantil

) 2283-1328. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Fone: (11) 2283-1328Av. Leôncio de Magalhães, 1236 | Jd. São Paulo

Uma importante marca global de produtos para cuidados com o bebê divulgou recentemente um comercial com a frase “Quando nasce um bebê, nasce uma mãe”. Com todo o respeito aos publicitários responsáveis pela campanha, discordo: a mãe nasce antes. Aliás, nasce a mãe, a vida, o pai e, finalmente, o bebê.

Nasce a mãe no momento em que é despertada na mulher a vocação para tal. Sim, porque ser mãe é um chamado. Algumas mulheres já nascem com ele, outras vão desenvolvendo ao longo da vida, e outras simplesmente não o sentem – e, aliás, não há nada de errado em se admitir isso. A minha vocação foi confirmada na Vigília de Pentecostes de 2013, diante do Santíssimo Sacramento; portanto, ali nasci como mãe.

Depois nasce a vida, o mesmo sopro de Deus que vemos em Gênesis 2, 7: “Então Javé Deus modelou o homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente”. A vida que nasce é o milagre de, a partir de duas células, formar-se todo o corpo humano em sua extraordinária complexidade. No primeiro ultrassom que fizemos, com 8 semanas, o bebê tinha apenas 2 cm, mas já tinha um coração batendo na frequência de 158 bpm! Além disso, desde o Antigo Testamento, filhos são sempre bênção, fruto da promessa de Deus para o seu povo: “Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis.” (Gn 17, 6)

Então, nasce o pai. Perdoem-me os homens, mas... sim, é com atraso! A mulher percebe em si uma série de mudanças físicas e emocionais já no primeiro trimestre da gravidez. Enjoos, náuseas, cansaço, sonolência, dores nas mamas e outros sintomas são motivos de sobra para a mulher se sentir grávida. Mas até então só o que

muda na vida do homem é ter que conviver com a sensibilidade da mulher, que neste estágio está à flor da pele. A gravidez do homem e o consequente nascimento do pai ocorrem somente quando ele sente fisicamente a presença do bebê, entre o quarto e o quinto mês. Com certeza um dos momentos mais marcantes da minha gravidez foi a primeira vez que o meu marido sentiu o bebê chutando na barriga! A alegria dele era imensa e também a minha por, de alguma forma, poder lhe proporcionar essa alegria. Assim, cumpriu-se a bênção nupcial que recebemos na celebração do matrimônio.

E finalmente nasce o bebê e, com ele, o amor incondicional! Para mim é impossível descrever a felicidade ao ver o rosto do filho pela primeira vez! A mãe não procura identificar com quem ele se parece, somente se preocupa em saber se está tudo bem. Aliás, se é na mesa de cirurgia que nascem as preocupações, estas sempre acompanham as mães, qualquer que seja a idade dos filhos e mesmo quando eles já têm suas próprias famílias – não é mesmo, mãe?

Se há dúvidas sobre quando nasce uma mãe, há consenso sobre quando ela morre: nunca! Então, se neste Dia das Mães você não puder abraçá-la fisicamente, tenha certeza de que ela está com você... para sempre!

6

Quando nasce uma mãe?

Marcia M. M. PereiraParoquiana

Page 7: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

ANIVERSARIANTES DIZIMISTAS

03 Maria Angela Amorim03 Antonia Alaide Domingues Oliveira03 Shigueko O. Nakano05 Carlos Tavares Coutinho05 Creusa Soares Barbosa05 João Carlos Pereira05 Nelson de Oliveira Júlio06 Margarida Migliari Dutra06 Raimunda Duarte Dias07 Francesco Sciacovelli07 Irma Dimbeiro07 Reinaldo Salles Leonel07 Gizleine Veronesi Compagnoli11 Daniel de Paiva Cazzoli12 Jaucilene Maria Alves

14 Maria Antonia de Souza17 Ernesto Pascual Quispe Mamani17 Maria Paione Bernardo20 Celia Regina Seabra da Costa Toledo21 Ana Silvia A. Nascimento Martins21 Ubaldo Antônio de Abreu22 Conceição Aparecida Dias22 Ester Rodrigues23 Eliane Palhares Sergio23 Francisca Catanzano26 Elza Ferreira Antão Bodenmuller29 Marcia Chequer Greppi29 Maria Ignes P. Silveira Pietscher30 Maria Aparecida Caresia Marques31 Tullia Giuliana Maria Tabazin

ANIVERSARIANTESGRUPO DE ORAÇÃO

16 Levi Alves Carvalho Filho17 Mônica Adriana N. Lavorini19 Marcia Marcelina de Carvalho19 Aisha Alves Ferreira

ANIVERSARIANTES COMISSÃO DE FESTAS

27 Lucélia Berthier Gomes28 Rita Maria de Melo Trinconi30 Eleni da Silva Teixeira

Novos Santos na Igreja Católica!

7

Daniel de Paiva Cazzoli

No último mês de abril os católicos passaram a contar com mais três santos. Um deles de devoção antiga e com uma relação bem particular com o Brasil; os outros dois fizeram parte da história cristã contemporânea e exerceram papel fundamental nos rumos da Igreja.

José de AnchietaPadre Anchieta, o jesuíta responsável pela fundação da cidade de São Paulo, foi canonizado em 3 de abril, por meio de um decreto assinado pelo Papa Francisco. Não foi reconhecido oficialmente o 2º milagre para que a canonização ocorresse conforme as regras ordinárias. Neste caso, o Santo Padre usou de um dispositivo chamado “Canonizzazione Equipollente” (Canonização equivalente), em que, após atestar que o candidato responde a alguns requisitos, estende seu culto à Igreja no mundo todo (enquanto o culto do Beato é limitado aos locais em que ele atuou).

Para que a Canonização do Padre Anchieta fosse possível, os responsáveis pelo Processo – um deles o brasileiro padre

Cesar Augusto dos Santos, vice-postulador da Causa de Anchieta – escreveram um relatório em que se procura demonstrar que o Padre Anchieta preenche os três requisitos exigidos para esse tipo de canonização:

- Culto antigo;- Testemunho confiável ao longo da história em relação às suas virtudes;- Fama ininterrupta de graças.

Mesmo sem ter condições de reconhecer como milagres alguns relatos de graças atribuídas à sua intercessão, uma vez que faltam, por exemplo, atestados médicos, a Igreja tem grande atenção e carinho por esses testemunhos e os levou em consideração para canonizar o Apóstolo do Brasil.

Papa João XXIII e Papa João Paulo IIAté o fechamento da edição deste jornal, a canonização dos dois papas estava prevista para acontecer em 27 de abril.

O Cardeal Agostino Vallini, vigário do Papa para a Diocese de Roma, disse: “É essencialmente uma mensagem espiritual,

porque é a festa da santidade. A

relação que João XXIII e João Paulo II tiveram com a Igreja de Roma, da qual eram bispos, é uma relação muito profunda, começando pelo

estilo com o qual eles exerceram seu ministério, um estilo de proximidade, acolhimento e atenção para com as pessoas”, destacou o

Vigário do Papa para a Diocese de Roma. E completou, exortando os fiéis a viverem intensamente este tempo que antecede a canonização dos dois beatos: “A canonização é uma graça de Deus, que o Senhor nos faz mostrando-nos como modelos de vida cristã dois homens de fé. Vamos percorrer este caminho, caminho de uma espiritualidade mais intensa. Este é o sentido com o qual nos preparamos para este evento.”

Já é possível, portanto, venerar os túmulos dos dois novos santos nas dependências do Vaticano.

Fontes: www.cancaonova.org.br, www.news.va

Page 8: Jornal - NSAparecidaJSP |  maio 2014

MissasSegunda-Feira - 15h (com novena pelas almas) Terça-Feira - 20h Quinta-Feira - 20hSexta-Feira - 15hSábado - 17h*Domingo - 8h/10h/19h* em todo último sábado do mês, a missa será celebrada por intenção das coordenadoras e das famílias que recebem a capelinha de Nossa Senhora Aparecida.

Confissões Terça e sexta-feira, das 10h às 11h30.Caso haja necessidade de outro horário, agendar na secretaria.

MAIO

Dia Semana Atividade Pastoral Hora Local

1 Qui

Dia do Trabalhador - Missa em ação de graças ao dia do trabalho às 20h (Dia de São José Operário)

Reunião Legião de Maria Igreja

2 Sex Hora Santa e MissaApost. da Oração

15h Igreja

4 Dom

113ª Romaria Arquidiocesana à Aparecida

10h Aparecida

MissaApost. da Oração

08h Igreja

5 Seg

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

6 Ter

Reunião Geral do Clero

Região Santana

09hCúria

Regional

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Entrega das cestas - kit dia das mães

Centro Comunit.

14h Sede

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

7 Qua Reunião MensalApost. da Oração

15h Salão

8 Qui

ReuniãoIdade de

Ouro14h Salão

ReuniãoLegião de

Maria15h Igreja

10 Sáb

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro com os jovens da Região

Grupo de jovens

Paróquia

12 Seg

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

Reunião pastoral Batismo 20h Nas casas

Missa em ação de graças a Nossa

Senhora Aparecida20h Igreja

13 Ter

Reunião dos padres do setor Santana 09hParóquia Santana

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

14 QuaReunião com os pais

das crianças da 2ª turma

Catequese 20h Salão

15 Qui

ReuniãoIdade de

Ouro14h Salão

ReuniãoLegião de

Maria15h Igreja

17 Sáb

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Partilha do Dízimo

Jantar PortuguêsComis. de

festas19h Salão

18 Dom Partilha do Dízimo

19 Seg

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

CPS - Reunião do Conselho Setorial 20h Salão

20 Ter

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

22 Qui

ReuniãoIdade de

Ouro14h Salão

ReuniãoLegião de

Maria15h Igreja

24 Sáb

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Preparação para pais e padrinhos

Batismo 13h Salão

25 DomCelebração do

BatismoBatismo 11h30 Igreja

26 Seg

Retiro do Clero

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

27 Ter

Retiro do Clero

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Encontro Catequese 14h30Salas de

catequese

28 Qua

Retiro do Clero

Reunião do setor Santana

Apost. da Oração

15hParóquia Santana

29 Qui

Retiro do Clero

Reunião pós-encontro E.C.C. 20h30 Salão

ReuniãoIdade de

Ouro14h Salão

ReuniãoLegião de

Maria15h Igreja

31 Sáb

Encontro Catequese 09hSalas de

catequese

Reunião com os pais das crianças da 1ª

turmaCatequese 10h30 Salão

Atividades da comunidade