jornal novos rumos março/abrilem saúde mental 1990 filejornal novos rumos março/abrilem saúde...

4

Upload: dinhkhanh

Post on 31-Jul-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal Novos Rumos em Saúde Mental Março/Abril 1990

DERMEVAL CORRÊA DE ANDRADE VISITA GUINÉ-BISSAU

Esteve em Guiné-Bissau a convite" do Ministério da Saúde Publica da quele país, o Prof. Dermeval Cor rea de Andrade, criador da Psicot£ rapia de Libertação.

0 evento, que contou com a realiza ção de inúmeras atividades, onde o Prof. Dermeval pode contactuar com autoridades governamentais, cien tificas, profissionais da área da Saúde e população, resultou num proveitoso intercâmbio científico- -cultural.

Ac final de sua estada, o Prof. Der meval recebeu ollDiploma de Honra ' ao Mérito", das mãos do Ministro - da Saúde Pública. Este diploma e concedido aqueles que, com sua ãe_ dicação e trabalho, tenham presta do relevantes serviços ao país.

Esta viagem à Guine-Bissau veio consolidar, ainda mais, os laços ' de amizade e intercâmbio cientifi co- cultural. Estes datam do lança mento oficial da Psicoterapia de - Libertação, em 1983, que contou ' com a participação de Augusto Lo pes e Augusto Silva, trabalhadores de Saúde daquele país.

Em breve, o público brasileiro po dera tomar conhecimento da entr£ vista concedida pelo Prof. Derme vai à TVE de Guiné-Bissau.

NOVA DIRETORIA DO CBP SAODE MENTAL

Os associados do Centro Brasileiro de Pesquisa em Saúde Mental eleg£ ram, em 20 de janeiro de 1990, a nova diretoria da entidade. Esta passou a ser composta pelo Prof. - Dermeval Corrêa de Andrade (presi- dente), Edna Geni Teixeira Ferrei- ra (vice-presidente). Cândida Mar- tins Martinez (tesoureira) e Osmar Zambelli (secretário-geral).

Por decisão da Assembléia Geral, o

Centro Brasileiro vinculou-se ao Movimento da Psicoterapia de Liber tação, confirmando com este o com promisso de conscientização das' pessoas oprimidas e discriminadas. Por isso, o Centro agregará apenas profissionais identificados com os pressupostos técnicos e ideológi-' cos da Psicoterapia de Libertação' e continuará a estabelecer inter câmbio científico-cultural com en tidades afins.

* * *

CODEPE; LUTAS E VITÓRIAS

0 Codepe - Comitê de Desenvolvimen to da Pessoa Excepcional, entidade criada em 1985 e vinculada ao Cen tro Brasileiro de Pesquisa em Sau de Mental, tem avançado cada vez ' mais no campo da conscientização - da população e autoridades acerca' dos direitos das pessoas excepcio- nais. Representa a face popular na luta por esses direitos.

Sua origem , seriedade e formula ção de idéias têm conseguido orga nizar e mobilizar a comunidade nos últimos acontecimentos da vida po lítica do País, conseguindo das au toridades a aprovação de sua prin cipai^ reivindicações, ao niveis - Estadual e Federal. Assim sendo, a pós a aceitação de grande parte das propostas do Codepe, na Assem bléia Nacional Constituinte, a po pulação obteve outra vitória, com a inclusão do tema dos excepcio- nais na Constituição Estadual, em praticamente em todos os itens re ferentes à saúde, educação, assis tência social e assegurando-lhes o exercício pleno de cidadania. Es ses mesmos direitos estão sendo reivindicados nas Leis Orgânicas ' dos Municípios de Diadema, Votupo- ranga, Taubaté, são José dos Cam pos, Franca, Jacareí, São Bernardo do Campo, são Paulo, Mauá etc, a través de debates com a comunidade, abaixo-assinados e emendas popula res. Os movimentos organizados dos vários municípios podem contar com o apoio técnico-científico e pres tígio do Codepe para fortalecerem' suas lutas.

Jornal Novos Rumos em Saúde Mental Março/Abril 1990

0 ATENDIMENTO NA CLINICA SOCIAL DE SAÚDE MENTAL DE SÃO PAULO

A Clínica Social de Saúde Mental - de São Paulo é uma entidade parti^ cular, sem fins lucrativos. Funda da em 1980, e um espaço essência^ mente democrático, que oferece a tendimento clínico à população, c/ a qualidade técnica que esta mer£ ce.Sede da Psicoterapia de Liberta ção e vinculada ao Centro Brasilei^ ro de Pesquisa em Saúde Mental, presta os seguintes serviços:

. Psicoterapia - atendlmeinto a crianças, adolescentes e adultos , utilizando, prioritariamente, o me todo grupai.

. Psicomotrioidade - enfocando - simultaneamente os aspectos emocio nais, motor e cognitivo da crian ça.

. Estimulação de Bebês- terapêu tica destinada a crianças de 0 a 2 anos e que apresentam atraso no d£ senvolvimento psicomotor. E funda mentada no Método Bobath.

. Grupos de Família - trabalho - realizado com as famílias de al- guns adultos e das crianças em a tendimento^

A Clínica Social não mantém conv£ nios e nem recebe ajuda externa, - vive exclusivamente das mensalida- des pagas pelos terapeutizandos(as pessoas em terapia). Possui um mo derno e interessante sistema adini nistrativo, onde as mensalidades - são estipuladas de forma comparati^ va, de acordo com o nível sócio- e conômico de vida de cada pessoa ou família. Por não ter patrões, a Clínica Social é auto-gerida atra vés de órgãos, cujos integrantes - são eleitos por voto direto, nas - Assembléias Gerais. Assim, como ór gãos executivos possui uma Direção Clínica e uma Coordenação Adminis- trativa, sob a responsabilidade do Prof. Dermeval Corrêa de Andrade e Cândida Martins Martinez, respecti

jvamente. 0 Conselho Geral e orgao ^e caráter consultivo e é formado jpor representantes dos terapeuti- zandos e dos funcionários da enti- dade. É, no entanto, a Assembléia' Geral o órgão soberano,onde são (discutidos os assuntos referentes' aos avanços e dificuldades que o correm na instituição. Realizam-se a cada três meses e nela têm-se a liberdade de apontar erros , acer- tos e discutir novas idéias, sendo facilitadora de conscientização do que acontece na entidade e no S±s tema de Saúde do País.

A Clínica Social está localizada à Rua Gama Lobo 1007 , Ipiranga. [Telefone: (011) 272.4913 . CEP 04269 Sao Paulo

♦ * »

SP

TRABALHO COM A COMUNIDADE

0 trabalho com a comunidade, se consi cientizador, exige, alem da solida-! riedade às pessoas oprimidas, conhe Pimentos básicos acerca do desenvor cimento humano e suas necesidades,': do trabalho com grupos, de educação jde como está estruturada a socieda de etc. 1 0 Centro Brasileiro de Pesquisa em ^aúde Mental, ciente de sua função jde democratizar o conhecimento cien ttífico, fornece às pessoas que tra- halham na comunidade subsidies para uma ação que colabore na organiza-1

pão da sociedade para lutar por me jlhores condições de vida. Na reci- clagem "TRABALHO COM A COMUNIDADE",: coordenada pelo PROF. DERMEVAL C0R!

RÊA DE ANDRADE, coloca-se em discus jsão os seguintes temas:

. 0 que e essencial conhecer so- bre as crianças

. Educar: para quem e para que ?

. 0 que interessa trabalhar com - as famílias.

. Grupo: organização e desenvolvi] mento produtivo

. A equipe de trabalho: formação'; e exigências

l 1

Maiores informações: Fone: 272.4913

Jornal Novos Rumos em Saúde Mental Março/Abril 1990

EXPOSIÇÃO DE FOTOS;

"A FACE HUMANA DE GUINÉ-BISSAU "

Foi excelente a Exposição de Fotos "A Face Humana de Guiné-Bissau", - organizada pelo Centro Brasileiro, em novembro de 1989, na Casa da Cultura do Ipiranga, em são Paulo.

A exposição procurou levar ao povo as belíssimas imagens da vida e da cultura do povo de Guine-Bissau, - registradas pelo Prof. Dermeval ' Corrêa de Andrade, quando de sua viagem aquele pais-irmao.

Além de sua beleza, as fotos revê Iam o lado extremamente humano da quele povo. Povo desconhecido, uma vez que nos chegam fotos apenas dos aspectos paisagísticos, alia dos às informações distorcidas ve:L culadas pelas grandes agências de notícias internacionais, que criam uma imagem negativa e depreciativa dos povos africanos. Assim, o even to tem o valor de resgatar a face humana de Guine-Bissau.

Em função de sua importância, a Ex posição recebeu convites para par ticipar da lâ Mostra de Fotos do I piranga e da Semana dos Direitos - Humanos, organizados pela Prefeitu ra Municipal de são Paulo, durante o mês de dezembro último. Agora, o Centro Brasileiro está programando novo roteiro para a Exposição, in cluindo neste Diadema, Santo André,

São Bernardo do Campo, Taubate e outras cidades interessadas.

Solicite que sua cidade seja tam bém incluída no roteiro/90.

A Exposição de Fotos "A Face Humana de Guiné-Bissau" tem o patrocínio - cultural de MINILAB REVELAÇÕES FOTO GRÁFICAS LTDA. Loja 5678 do Golden Shopping . São Bernardo do Campo

CONGRESSO;

PSICOTERAPIA DE LIBERTAÇÃO

Em setembro de 1990, o Centro Bra sileiro de Pesquisa em Saúde Men tal promoverá o "I Congresso da Psicoterapia de Libertação".

Haverá atividades específicas para profissionais da área da Saúde Men tal e outras para o público em ge ral interessado na Psicoterapia de Libertação.

LEIA;

"As marcas da opressão" (111 pagi- nas - 10 BTN)

"A Psicoterapia de Libertação... a- lém de um sonho" (esgotado)

"Terapeutas e Pacientes no Capitali£ mo-Dependente" (esgotado)

Os livros são de autoria do Prof. Dermeval Corrêa de Andrade e podem ' ser solicitados pelo reembolso po£3 tal.

"Revista do Codepe" urna leitura im prescindivel para todos que sejam - sensíveis a causa das pessoas excep- cionais. (2BTN)

8 DE MARÇO DE 1990

80 anos de luta

. pela libertação feminina

. pela transformação social

MULHER; participe das atividades conscientizadoras

Jornal Novos Rumos em Saúde Mental Rua Gama Lobo 1007 . Ipiranga SP Fone; 272.4913 . CEP 04269