jornal novo ed 34

20
Mostra com material reciclado é destaque em Rio das Ostras Página 2 28 de agosto a 17 setembro de 2014 - ANO I - Nº 34 ANP pune de novo a Petrobras por falhas em plataforma Projeto de Iniciação à Robótica avança em Rio das Ostras Festa de Casimiro de Abreu terá rodeio e diversos shows gratuitos Para comemorar os 155 anos de emancipa- ção político-administrativa no dia 15 de setembro, a Prefeitura de Casimi- ro de Abreu, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, prepara uma festa para toda a popula- ção local. A programação contará com shows mu- sicais, eventos culturais, supercross, caminhada, artesanato, fazendinha, entre outras atrações. As festividades começarão no dia 11 e só terminarão no dia 15 no Parque de Expo- sições Henrique Baptista Sarzedas, localizado às margens da BR-101. O evento será aberto com o Baile da Melhor Ida- de na Boate Mix, às 21h, com o cantor Almir Galvão. Desafios, concentração, parceria, supe- ração, empenho e cooperação são algumas habilidades trabalhadas no projeto piloto de Iniciação à Robótica da rede municipal. Após a realização da Feira Educacional de Robótica de Macaé, o próximo passo da Secretaria de Educação é fazer avaliações específicas so- bre o projeto. Página 14 Página 11 Página 5 Praticar exercícios de maquiagem é ruim para a pele, entope poros e causa espinhas Saúde Conheça os sete tipos de inteligência Ginástica na praia: mais qualidade de vida para a população de Macaé Cidades Na sexta-feira (12), a pro- gramação começa às 20h com a abertura da tenda Cultur’Art e apresentação de artistas locais. Na par- te musical, quem anima o público será é o cantor de arrocha Israel Novaes. A Companhia de Rodeio Falcão marca presença de sexta a domingo, sempre às 21h. O desfile cívico abrirá a programação de sába- do (13), a partir das 9h, na Rua Alpheu Marchon, no Centro. Ao meio-dia as atenções estarão voltadas na pista do Bairro Chic para a etapa do Super- cross do Poeta. A banda Jota Quest promete agitar a galera às 23h. Caminhada pela preservação do Canal das Corujas reúne grande público em Rio das Ostras Cidades Baixo poder de fogo do atual Macaé reflete no revezamento do ataque Esporte Página 19 Página 12 Página 16 Petróleo Página 6 Página 17 Carreira

Upload: rede-novo

Post on 04-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nesta Edição: / Praticar exercícios de maquiagem é ruim para a pele, entope poros e causa espinhas / Festa de Casimiro de Abreu terá rodeio e diversos shows gratuitos / Projeto de Iniciação à Robótica avança em Rio das Ostras / Ginástica na praia: mais qualidade de vida para a população de Macaé

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novo Ed 34

Mostra com material reciclado é destaque

em Rio das OstrasPágina 2

28 de agosto a 17 setembro de 2014 - ANO I - Nº 34

ANP pune de novo a Petrobras por falhas em plataforma

Projeto de Iniciação à Robótica avança em

Rio das Ostras

Festa de Casimiro de Abreu terá rodeio e diversos shows gratuitos

Para comemorar os 155 anos de emancipa-ção político-administrativa no dia 15 de setembro, a Prefeitura de Casimi-ro de Abreu, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, prepara uma festa para toda a popula-ção local. A programação contará com shows mu-sicais, eventos culturais, supercross, caminhada, artesanato, fazendinha, entre outras atrações. As festividades começarão no dia 11 e só terminarão no dia 15 no Parque de Expo-sições Henrique Baptista Sarzedas, localizado às margens da BR-101.

O evento será aberto com o Baile da Melhor Ida-de na Boate Mix, às 21h, com o cantor Almir Galvão.

Desafios, concentração, parceria, supe-ração, empenho e cooperação são algumas habilidades trabalhadas no projeto piloto de Iniciação à Robótica da rede municipal. Após a realização da Feira Educacional de Robótica de Macaé, o próximo passo da Secretaria de Educação é fazer avaliações específicas so-bre o projeto.

Página 14

Página 11

Página 5

Praticar exercícios de maquiagem é ruim para a pele, entope poros e causa espinhas

Saúde

Conheça os sete tipos de inteligência

Ginástica na praia: mais qualidade de vida para a população de Macaé

Cidades

Na sexta-feira (12), a pro-gramação começa às 20h com a abertura da tenda Cultur’Art e apresentação de artistas locais. Na par-te musical, quem anima o público será é o cantor de arrocha Israel Novaes. A Companhia de Rodeio Falcão marca presença de sexta a domingo, sempre às 21h.

O desfile cívico abrirá a programação de sába-do (13), a partir das 9h, na Rua Alpheu Marchon, no Centro. Ao meio-dia as atenções estarão voltadas na pista do Bairro Chic para a etapa do Super-cross do Poeta. A banda Jota Quest promete agitar a galera às 23h.

Caminhada pela preservação do Canal das Corujas reúne grande público em Rio das Ostras

Cidades

Baixo poder de fogo do atual Macaé reflete no revezamento do ataque

Esporte

Página 19

Página 12

Página 16

Petróleo

Página 6Página 17

Carreira

Page 2: Jornal Novo Ed 34

|2| Cotidiano Editorial

Essa semana trazemos duas notícias que retratam a preocupação e compromisso social dom o meio ambiente, ambas de Rio das Ostras.

Uma delas foi a Caminha-da pela Preservação do Ca-nal das Corujas que reuniu centenas de pessoas pelas ruas do bairro de Nova Ci-dade. Alunos das escolas lo-cais, idosos do projeto “Feliz Idade” e moradores da loca-lidade se uniram aos servi-dores municipais no evento promovido pela Prefeitura, que teve o objetivo de cons-cientizar a população para que não despeje lixo no Ca-nal, Área de Preservação Permanente (APP). Ao final da caminhada, os partici-pantes plantaram mudas na-tivas. Lei matéria na íntegra na página 12.

O outro se trata de uma mostra de trabalhos de arte desenvolvidos pelo artis-ta plástico, web-designer e ilustrador Pádua Bastos, que transforma pequenos recortes de papel em obras de arte. A mostra intitulada “Pop Arte Recorte”, faz parte do projeto “Natureza e Arte”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras. A visitação é gratuita acontece sempre de terça a domingo, das 9h às 16h, até o dia 28 de setem-bro. Veja texto na página 2.

Falando sobre boas ini-ciativas, Casimiro de Abreu também está fazendo sua parte. O Projeto “Cão Legal” tem visitado todas as esco-las da rede pública e priva-da do município e demais instituições, com o objetivo de levar orientação e cons-cientização a crianças sobre o perigo das drogas e outros problemas que afetam dire-tamente a sociedade. É uma forma diferenciada e delica-da de transmitir as informa-ções para a criançada. Leia texto na página 9.

Aproveita a leitura.

Direção

Pensando no meio ambiente

Bairros de Rio das Ostras recebem melhorias na iluminação públicaA Prefeitura de Rio das Ostras

continua ampliando o número de localidades beneficiadas com me-lhorias na iluminação pública. Só no mês de agosto cerca de 50 no-vos postes foram instalados para melhorar a iluminação nas ruas da cidade. Além disso, mais de 400 luminárias foram trocadas por ou-tras de maior potência. Só neste mês, a rede de iluminação públi-ca foi ampliada em cerca de 5 mil metros.

Com o início de uma série de projetos da Prefeitura de Rio das Ostras na localidade Maria Turri, a fim de revitalizar o local, a equipe de iluminação pública está traba-lhando para expandir a rede elé-trica e instalar novas luminárias. As ações atendem à população que mora nas proximidades e que sofria com a iluminação precária. Também em agosto, Jardim Cam-pomar e Cidade Beiramar recebe-ram reforço na iluminação.

Rio das Ostras oferece aulas gratuitas de informática para idosos

Idosos de Rio das Ostras es-tão sendo beneficiados por meio de uma parceria entre a Secreta-ria de Bem-Estar Social do Muni-cípio e a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qua-lidade de Vida, com a possibilida-de de aprender ou aprimorar seus conhecimentos de informática. Foi realizado cadastramento para as 160 vagas disponibilizadas para o curso de Informática Básica no Centro do Idoso, que funciona no Parque da Cidade, em Nova Cida-de.

Os idosos cadastrados terão aulas de Windows, Word e concei-tos de navegação pela internet já a partir dessa semana. Serão dois turnos, um pela manhã, das 7h às

10h, e outro entre 14h e 17h. As vagas que por ventura não forem preenchidas serão ofertadas para o público em geral, com menos de 60 anos. Os cursos terão duração de 30 dias.

O aposentado Jadir dos San-tos, 71 anos, é morador de Serra-mar e fez sua inscrição. Para ele é importante aprender sempre, principalmente para interagir com a nova geração. “Eu tenho ne-tos que lidam com computadores todos os dias, mas que não têm muita paciência para me ensinar. Por isso, acredito que aqui vou aprender o necessário para me relacionar melhor com eles e com muitas outras pessoas”, disse or-gulho e feliz com a oportunidade.

Uma mulher é estuprada a cada duas horas no estado do Rio,

aponta relatórioNo estado do Rio, em 2013,

4.872 mulheres foram estupra-das, o que significa 13 mulheres atacadas por dia, ou um caso a cada duas horas. A estatística faz parte do Dossiê Mulher 2014, divulgado no final de agosto pelo Instituto de Segurança Públi-ca (ISP), ligado à Secretaria de Estado de Segurança, e só diz respeito aos casos que foram registrados oficialmente em de-legacias de polícia.

No total, incluindo os casos de estupros masculinos e um pequeno percentual no qual o gênero da vítima não foi informa-do, o crime foi registrado 5.885 vezes no ano passado em todo o estado. A estatística apresentou uma ligeira queda em relação a 2012, quando foram registrados 6.075 casos no total. No ano de 2010, os casos de estupro foram de 4.589 e, em 2011, de 4.871.

A socióloga Andréia Soares, organizadora do dossiê, desta-cou que houve um avanço ex-pressivo nos casos de estupro nos anos de 2012 e de 2013, em comparação com os anos ante-riores. Contudo, ela não soube precisar os motivos, nem se esse crescimento é resultado de um aumento no número de crimes ou de notificações.

De acordo com o dossiê, quase a metade dos casos de estupro é pra-ticada por pessoas conhecidas das vítimas, que correspondem a 46,6% dos autores. Pais ou padrasto são responsáveis por 17,7% dos crimes, seguidos por parentes (10,6%), co-nhecidos (10,1%) e companheiros ou ex-companheiros (8,2%).

Os dados completos do Dossiê Mulher 2014, incluindo dados sobre outras formas de violência, podem ser acessados na página do ISP na internet.

Fotos: Divulgação

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Fotos: Divulgação

Mostra com material reciclado é destaque em Rio das Ostras

O Projeto “Natureza e Arte”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras, acaba de lançar mais uma mostra. Desta vez, o desta-que fica por conta do artista plás-tico, web-designer e ilustrador Pádua Bastos, que transforma pequenos recortes de papel em obras de arte. O lançamento ofi-cial da exposição aconteceu na sexta-feira, dia 29, no Parque dos Pássaros e a visitação gratuita acontece sempre de terça a do-mingo, das 9h às 16h, até o dia 28 de setembro.

Na mostra, intitulada “Pop Arte Recorte”, Pádua Bastos ousa em diferentes direções até chegar à técnica de criar e reproduzir ima-

gens humanas ou paisagísticas a partir de pequeninos pedaços de revistas. O processo é ecolo-gicamente correto, uma vez que faz uso de material reciclado para retratar obras famosas e rostos inesquecíveis do grande público.

A exposição, que vem percor-rendo espaços culturais do Bra-sil e exterior, se integra agora ao Projeto Natureza e Arte da Se-cretaria do Ambiente da Prefeitu-ra de Rio das Ostras. Os interes-sados em conhecer as obras de Pádua Bastos devem compare-cer ao Parque dos Pássaros, que fica na Rua Petrópolis, s/nº, no Jardim Mariléa. O telefone para informações e agendamento de grupos de visita é 2771-6420.

Guarda-vidas de Casimiro de Abreu recebem novos equipamentos

Os guarda-vidas de Casimiro de Abreu, que atuam no distrito de Barra de São João, receberam no-vos equipamentos que vão facilitar o trabalho. Ao todo, são seis Long John, um pranchão e dois flutuado-res que ajudarão nas atividades de-sempenhadas pelo efetivo que atua na Prainha protegendo banhistas e pescadores.

De acordo com o guarda-vidas Marcelo Calamar, os equipamentos

vão colaborar não só para a prote-ção do efetivo, mas principalmente na segurança e agilidade nos aten-dimentos.

Para o secretário de Ordem Pú-blica e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, é uma satisfação poder equipar os guarda-vidas. “Esse ma-terial vai protegê-los e facilitar o tra-balho de salvamento. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais as ações de nosso efetivo”, disse.

Page 3: Jornal Novo Ed 34

|3| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Page 4: Jornal Novo Ed 34

|4| Saúde

Cosmetic & Cia terá campeonato de Nail Design

“Primavera-Verão nas unhas”, esse é o tema do Campeonato Nail Design que acontecerá na Cos-metic & Cia – 2014, em Rio das Ostras. Os profissio-nais terão a oportunidade de mostrar novas técnicas e tendências para a es-

tação mais charmosa do Brasil. A maquiagem ar-tística também terá espaço no evento, com o workshop “Estrutura para Construção e Desconstrução”, minis-trada pelo maquiador, prê-mio Avon de Maquiagem 2013, Cléber de Oliveira.

Açúcares: entendendo os tipos e suas diferenças

O açúcar industrial tem como matéria prima a cana e a beterraba, mas antes de chegar até as nossas mesas o produto passa por diversas etapas de fabricação.

A diferença básica entre os tipos de açúcares está na textura, cor e sabor. Quanto mais escura for a colora-ção do açúcar mais próximo do estado bruto ele estará e mais vitaminas e sais minerais ele possuirá, entre eles o magnésio, fósforo, potássio e cálcio.

O açúcar refinado é o mais utilizado pelos brasileiros, porém até se tornar a coloração branca recebe aditivos químicos durante o processo e por isso há uma perda considerável de vitaminas e minerais.

Já o açúcar light ou magro como é conhecido nada mais é do que a mistura entre o açúcar refinado com adoçante (sucralose, sacarina ou ciclamato). A vanta-gem do uso deste tipo de açúcar é que ele adoça até cinco vezes mais que o açúcar comum, porém pessoas com restrição de açúcar, como os diabéticos, não devem consumir este tipo.

O açúcar orgânico tem grande vantagem, pois em todas as etapas de fabricação não é adicionado nenhum tipo de aditivo químico e pode ser encontrado no merca-do nas versões douradas e claras.

Dica: Quanto mais escuro, melhor a qualidade nu-tricional. Este açúcar demora mais para ser dissolvido na bebida, por isso não exagere na quantidade. Tenha apenas paciência para dissolver o mesmo.

O profissional, com formação na Joe Blas-co Makeup School, em Hollywood-EUA, é ainda figurinista, ator e circense formado pela Escola Na-cional de Circo/FUNARTE. É também graduado em Comunicação Social pela

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e diz que “a maquiagem está ga-nhando corpo. Não se pode falar de teatro e de carnaval sem falar de maquiagem. A maquiagem artística é um elemento fundamental para criação de valor e identidade em obras cênicas. O merca-do está mais generoso com a maquiagem artística.”

Para Cosmetic & Cia, o maquiador vai levar tra-balhos fundamentais na construção de personagens. Segundo o profissional, é necessário identificar os pontos através dos ossos e dos músculos para a defini-ção da estrutura pessoal e consequente transformação para a criação do trabalho.

Como a base da Cos-metic & Cia é a capacitação profissional, os visitantes também terão acesso aos Workshops de Estética, Ca-belos e Manicure; Simpósio de Estética; Show de Cabe-los; e Jornada de Manicure. Além disso, a feira estará recebendo empresas expo-sitoras líderes no segmento de beleza.

Visitantes poderão participar de diversos eventos durante a feira de cosméticaFoto: D

ivulgação

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Infertilidade: droga de câncer de mama é 30% mais eficaz que remédio usual

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Esta-dos Unidos, des-

cobriram que o letrozole, remédio usado para evitar a reincidência do câncer de mama, é 30% mais eficaz para estimular a ovulação em comparação ao clomife-no, medicamento atualmen-te usado para esse fim.

A pesquisa, feita em 750 mulheres entre 18 e 40 anos, analisou o resultado do uso do letrozole e clomi-feno ao longo de até cinco ciclos menstruais e provou que a taxa de gravidezes aumentou no uso do medi-camento novo em relação ao antigo.

A droga é principalmente indicada para quem sogre da síndrome do ovário poli-cístico (SOP) – um conjunto de sintomas que vão desde a androgenia (característi-cas masculinas, como pelos mais grossos), até a acne e menstruação irregular. Mes-mo com a síndrome, algumas mulheres conseguem engra-vidar naturalmente, enquanto outras conseguem conceber somente quando mudam há-bitos de vida, como perder peso, controlar o estresse e se alimentar corretamente.

No entanto, para um gru-po de mulheres, essas me-didas não funcionam, o que

leva o ginecologista a recei-tar um medicamento para estimular a ovulação. São nesses casos que o letrozole se mostrou mais eficiente do comumente usado clomifeno.

A ginecologista espe-cialista em reprodução hu-mana do Vida, Centro de Fertilidade da Rede D’Or, Alessandra Evangelista, explica que o letrozole não é um medicamento novo: está no Brasil há algum tempo para evitar reincidência do câncer de mama. No entanto, a pres-crição do novo uso poderá encontrar barreiras no pre-ço: as doses do clomifeno giram em torno de R$ 30 a 50, enquanto o letrozole custa em média de R$ 200 a 400.

Ter um medicamento mais eficaz no mercado não invalida o uso do an-tigo, que, na grande maio-ria das vezes, é suficiente para fazer uma mulher en-gravidar. Acima de tudo, alerta a médica, é preciso investigar a causa da infer-tilidade.

A idade é um dos fato-res que limitam a escolha de tratamentos. Alessan-dra explica que, em uma mulher com 25 anos, por exemplo, há tempo para que ela possa mudar hábi-tos de vida, perder peso e

desestressar-se. Já se ela tem 35 anos, o tratamento deve ser mais rápido, uma vez que a taxa de fertilida-de cai drasticamente após essa idade. A mulher deve tentar mudar os hábitos ra-pidamente e, se não con-seguir engravidar, parte-se para o tratamento.

Menos gêmeosUm dos trunfos do letro-

zole é a menor taxa de nas-cimento de gêmeos. O estudo mostra que aproximadamente 10% das mulheres que foram estimuladas com clomifeno tiveram gêmeos. Para o letro-zole, a taxa caiu para 3%. Se-gundo os médicos envolvidos

com o estudo, conceber ape-nas um bebê a cada gravidez torna a gestação mais segura.

Disponível no Brasil, o uso do letrozole para estimular ovulação é o que se chama de “off label” – quando um medicamento para um de-terminado fim é usado para outro propósito. No entanto,

como testes de segurança fo-ram feitos para libera-lo para uso nos casos de câncer de mama, a aprovação de um ór-gão regulador de medicamen-tos para uma nova função do remédio pode vir mais rapida-mente.

Fonte: IG

Portadoras da Síndrome do Ovário Policístico podem se beneficiar com uso do medicamento

Foto: Divulgação

Page 5: Jornal Novo Ed 34

|5| Saúde

Praticar exercícios de maquiagem é ruim para a pele, entope poros e causa espinhas

P ara conseguir treinar durante a semana, mui-tas mulheres vão

do trabalho direto para a academia se esquecer de limpar o rosto e remover a maquiagem antes da práti-

ca de atividade física. Con-tudo, o hábito é prejudicial à pele.

Malefícios para a peleEm entrevista à publi-

cação norte-americana “Women’s Health”, o der-

matologista Paul Friedman explica que ao final do dia, além da maquiagem, há na pele um acúmulo de sujei-ra e de oleosidade, o que acaba entupindo os poros.

“Durante o exercício físico, os poros se abrem.

Por isso, é importante lim-par a pele antes do treino para evitar que esses re-síduos obstruam os poros, causando espinhas e ou-tros problemas de pele”, explica ele.

Ainda de acordo com o especialista, a combinação de suor e maquiagem, além de causar cravos e espi-nhas, acelera o envelheci-mento da pele. “O mais in-dicado é lavar o rosto antes e depois do treino para evi-tar a obstrução dos poros e aplicar um protetor solar oil--free para proteger a pele”, completa.

Como remover a maquia-gem

Para remover completa-mente a maquiagem e ga-rantir a boa saúde da pele durante a depois da ativida-de física, é importante levar

Remover a maquiagem demora apenas alguns minutos e retarda o envelhecimento

Foto: Divulgação

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

na bolsa de academia len-ços umedecidos, demaqui-lante e um sabonete líquido leve.

Segundo o maquiador Anderson Bueno, a dica é iniciar a higienização com um lenço umedecido para remover o excesso de ma-quiagem. Em seguida, ele indica o uso de uma loção de

demaquilante ou um produto bifásico que não seja muito oleoso para evitar aquele aspecto brilhante na pele. “Depois, basta lavar o rosto com água fria e um sabone-te líquido leve de pH neutro e apropriado para o tipo de pele da pessoa”, ensina.

Fonte: UOL

Segundo especialistas, o mais indicado é lavar o rosto antes e depois do treino para evitar a obstrução dos poros

Page 6: Jornal Novo Ed 34

|6| Tecnologia

Projeto piloto de Iniciação à Robótica segue na rede municipal

Desafios, concentra-ção, parceria, supe-ração, empenho e cooperação são algu-

mas habilidades trabalhadas no projeto piloto de Iniciação à Robótica da rede municipal. Após a realização da Feira Educacional de Robótica de Macaé, promovida na Cidade Universitária, o próximo passo da Secretaria de Educação é fazer avaliações específicas sobre o projeto, iniciado na quarta-feira (3).

A ação começa com dez alunos voluntários da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) que apresentarão o “diário de bor-do”, material com registros do cotidiano da unidade envolvida no projeto. Também haverá encontros com professores e alunos em datas que serão definidas. O projeto é desen-volvido em dez unidades muni-cipais, com a atuação de cem estudantes.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde Cultu-ra e Esporte, Mônica Couto, as avaliações serão fundamen-tais para melhor estruturar o

projeto. “Temos que estudar possibilidades para que a Ini-ciação à Robótica aconteça de maneira funcional e estrutura-da. Para isso, o projeto piloto será analisado. A proposta é ampliar o trabalho a outras uni-dades municipais, atendendo maior número de alunos”, de-talha.

Com a utilização dos kits didáticos NXT (Lego), cedi-dos pela empresa ZOOM, os estudantes continuarão cons-truindo blocos de montagem e programação em software para soluções de problemas diários. Segundo o presidente nacional da ZOOM, que repre-senta a Lego Education, Mar-cos Wesley, o convênio com a Secretaria de Educação per-manecerá. “Já tinha vontade de contribuir com o ensino de Macaé. O trabalho da ZOOM é ajudar a educação inovado-ra, que não foca apenas na tecnologia, mas no conteúdo e soluções de problemas da so-ciedade. Estou satisfeito com o projeto na rede municipal. Ma-caé está de parabéns!”, disse.

Além da feira, as escolas municipais envolvidas conti-

nuarão com as atividades do projeto de Robótica. As uni-dades participantes são: Eda Moreira Daflon, com a equipe “Robóticos Daflon”, que ela-borou uma mesa escolar que regula a altura e é direcionada a pessoas com limitações físi-cas e de acomodação como a aluna Vitória Araújo que tem dificuldades motoras; Ancyra Gonçalves Pimentel, com a pesquisa sobre a Ostegenesis Imperfecta, doença conhecida como “ossos de vidro”, criou a engenhoca da cadeira de rodas elevatória e giratória, que visa possibilidades para ajudar a aluna Jhennefer de Melo Carvalho, portadora da doença; Amil Tanus, com a equipe “Engenheiros do Ha-wai”, enfocou um mecanismo para identificar nível de lactose dos alimentos, visando contri-buir na saúde dos alunos com a patologia; Elza Ibrahim, com a turma “TecnoElza”, criou o mecanismo de um óculos de relaxamento que visa reduzir problemas decorrentes do ce-rébro como estresse e outras doenças degenerativas; Alva-rez Parada, com a pesquisa

e invenção de uma ferramen-ta que detecta o câncer de mama; Sana, os jovens es-tudaram a deficiência visual, com a criação de um robô que poderá auxiliar no dia a dia dos que têm cegueira; Maria Latícia Santos Carvalho, os alunos apresentaram estudos sobre “Albinismo”; Colégio

Foto: Moisés Bruno

Aplicação (CAp), estudantes pesquisaram aplicativos so-bre medicamentos; e Colégio Natálio Salvador Antunes, com a invenção e pesquisa de um aparelho direcionado ao controle do nível de trigli-cerídeos.

As quatro melhores equi-pes premiadas foram: Ser-

Projeto é desenvolvido em dez unidades municipais com a atuação de cem estudantes

raTec (Natálio Salvador An-tunes), RobôCAp (Colégio Aplicação), Robóticos Daflon (Eda Daflon) e Sana Androide (Colégio Municipal do Sana). Alunos, professores e monito-res vão se preparar para a eta-pa regional First Lego League - 2014, que acontece no final do mês de outubro, em Vitória.

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Novo dispositivo imprime fotos do celular na hora

A Fujifilm apresentou a Ins-tax Share SP-1, uma impres-sora portátil que imprime fotos diretamente do smartphone, durante o feira PhotoImage, realizada em São Paulo no fi-nal de agosto. As primeiras im-pressões do produto chegam ao mercado brasileiro no mês de setembro, de acordo com a fabricante.

O Instax Share pesa 253 g, tem 10,1 cm de largura por 12,25 cm de altura e 4,2 cm de espessura. Seu design ar-redondado perto da região da impressão resulta em uma boa pegada para levá-lo de um lo-cal para o outro. A pequena impressora não é fina o sufi-ciente para carregá-la no bol-so, mas cabe com folga dentro de uma mala pequena.

A máquina usa um par de pilhas CR2 e a energia é exi-bida por um ponto verde situ-ado no topo do aparelho, ao lado do espaço por onde saem as fotografias impressas. O aparelho funciona conectado a dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, via Wi-Fi.

Os comandos da impres-sora são dados por meio de um aplicativo chamado Instax Share, disponível gratuita-mente para iOS ou Android. Para realizar o procedimen-to, o usuário deve conectar

o celular ao Wi-Fi próprio do gadget. Depois, é só tirar as fotos e imprimi-las, de maneira quase instantânea. Nos testes realizados pelo empresa Te-chTudo, as fotografias foram impressas em cerca de 30s. De acordo com a Fujifilm, a máquina faz esse trabalho em apenas 16s.

A imagem tem o tamanho de 5,4 cm por 8,6 cm, ou seja, mais ou menos as dimensões de um cartão de crédito. Pelo app, é possível aplicar filtros de imagem para obter um efei-to diferenciado, além de incluir informações como data e hora, localização e condições climá-ticas. A impressão não inclui falhas e reproduz com certa

fidelidade os efeitos que são programados.

O tipo de papel é de filme de máquina analógica con-vencional, com um pacote de substância química para re-velação em uma das bordas. A máquina não utiliza tintas convencionais e a impressão ocorre como uma revelação de foto. A Instax Share acelera o processo químico de criação da imagem durante a impres-são, dentro do aparelho.

A Fujifilm venderá caixas deste tipo de papel com até 20 unidades, divididas em dois pacotes, sem preço divulgado ainda. Já a Instax Share estará disponível a partir de setembro nas lojas brasileiras.

A imagem tem as dimensões similares a de um cartão de crédito

Foto: Divulgação

Page 7: Jornal Novo Ed 34

|7| Cidades28 de agosto a 3 de setembro de 2014

Page 8: Jornal Novo Ed 34

|8| Cidades

Micro e pequenos empreendedores ganharão mais espaço em Casimiro de Abreu

U m local para reu-nir funcionários das Secretarias de Fazenda,

Meio Ambiente e Saúde (Vigilância Sanitária), da Junta Comercial, e de ou-tros órgãos responsáveis pela liberação de alvará provisório para o funciona-mento de estabelecimen-tos comerciais. É o que pretende a Secretaria de Fazenda, Indústria e Co-mércio, com a instalação da Casa do Empreende-dor, que está sendo pre-parada para começar a funcionar em Casimiro de Abreu nos próximos me-ses.

Além de reunir órgãos importantes, o espaço vai facilitar a vida do micro--empresário, empresário de pequeno porte e do micro-empreendedor in-

Secretários reunidos com representantes do Sebrae

Casimiro de Abreu

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

dividual, principalmente na desburocratização do processo de abertura de empresas. Com o funcio-namento da Casa do Em-preendedor, o alvará pro-visório será emitido em até 72 horas a partir da solici-tação. No local serão ofe-recidas ainda consultorias do Sebrae, além de reunir as informações da empre-sa em um único cadastro, que será utilizado pela Prefeitura e pela Junta Co-mercial do Estado.

“Oferecer esta facilida-de aos micro e pequenos empresários vai contribuir para tirá-los da informali-dade. Dessa forma, eles também poderão vender seus produtos e serviços para o município, o que é um dos nossos objeti-vos. Além disto, eles te-rão crédito com juros mais

baixos, previdência, entre outros benefícios da for-malização”, informou a se-cretária de Fazenda, Ca-mila Mangifeste.

Segundo Ronald Sil-veira, analista e gestor de

Foto: Divulgação

projetos do Sebrae, atitu-des como esta destacam o espírito empreendedor da atual gestão. “Lutar para que o dinheiro do muni-cípio circule nele próprio, vai fortalecer a economia

local. São coisas simples, que fazem muita diferen-ça”, disse Ronald.

A Secretaria de Fazen-da de Casimiro de Abreu está desde 2013 preparan-do e organizando o projeto da Casa do Empreende-dor. Cursos e consultorias com Sebrae foram realiza-dos e visitas técnicas es-tão sendo feitas. A última visita foi à cidade de Três Rios, que conta com o pro-jeto há quase um ano, e é uma referência no Estado do Rio de Janeiro.

Reuniões com as se-cretarias envolvidas tam-bém são frequentes nesse processo. “Não basta só montar a Casa, estamos discutindo muito sobre o assunto, pois será um tra-balho conjunto com vários setores da Prefeitura. Te-mos que estar preparados

e engajados nesse pro-cesso”, ressaltou o subse-cretário de Fazenda, Clé-ber Ferreira.

LegislaçãoO projeto da Casa do

Empreendedor tem como base a Lei Federal nº 147/2014, que alterou a lei nº 123/2006, responsá-vel por instituir o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O município tam-bém adequou sua legisla-ção com a Lei Municipal nº 1353/10, que vai sofrer alterações por conta da 147/2014. Esta legislação assegura e regulamenta o tratamento jurídico diferen-ciado, simplificado e favo-recido assegurado às mi-croempresas, empresas de pequeno porte e ao micro--empreendedor individual.

Page 9: Jornal Novo Ed 34

|9| Cidades28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Projeto ‘Cão Legal’ leva orientações contra drogas às escolas de Casimiro

“Preventivo, educativo e social”. Assim o Projeto “Cão Legal”, da Secretaria de Or-dem Pública e Defesa Civil,

foi descrito por sua idealiza-dora, Ariana da Silva Barbo-sa. Existente desde 2013, o projeto tem visitado todas as

Redes municipal, estadual e particular serão atendidas pelo projeto que tem como foco principal crianças de 6 a 11 anos

Foto: Juliana Guzzo

escolas da rede pública e pri-vada do município e demais instituições, com o objetivo de levar orientação e cons-

cientização a crianças sobre o perigo das drogas e outros problemas que afetam dire-tamente a sociedade.

Com orientações sobre o uso de drogas, violência doméstica, abuso sexual, uso de redes sociais entre outros problemas, a equipe do “Cão Legal” visita os alu-nos na companhia do pas-tor holandês Draco, um dos cães farejadores do Depar-tamento de Operações com Cães, da Guarda Municipal de Casimiro de Abreu. “Dra-co é nosso elo entre o tema e as crianças, por meio dele elas prestam mais atenção e associam melhor o tema. Nós falamos sobre o traba-lho dele e elas entendem melhor”, afirmou Ariana.

Durante as palestras os temas são abordados de for-ma clara e com exemplos. Por meio do “Cão Legal”, a equipe procura mostrar para as crianças os perigos

de se envolver com drogas e dar opções para que elas possam ficar longe dessa realidade. O abuso sexual também é tratado de forma objetiva para que a criança saiba do que se trata e se sinta à vontade para fazer denúncias, caso aconteça com ela.

Segundo a idealizadora, as crianças são receptivas e prestam bastante aten-ção nos temas abordados. “Nosso foco principal são as drogas, mas sentimos a necessidade de abordar ou-tros temas que, infelizmen-te, fazem parte de nossa realidade. Nossa intenção é que, nos próximos anos possamos fazer um trabalho mais avançado com essas mesmas crianças para que esses temas fiquem sempre vivos em suas mentes”, ex-plica.

O secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Luiz

Fernando Shinkado, fala da importância de trabalhar o tema. “Vemos hoje muitos adolescentes envolvidos com drogas. Esse trabalho com as crianças menores apresenta os danos que as drogas podem trazer e dá a eles a opção de não entrar para esse mundo”, disse.

Depois de cada apresen-tação, a criança leva para casa um folder falando so-bre o tema. Dessa forma, os pais também ficam inseridos no que vem sendo falado e podem ser instrumentos au-xiliares nesse processo.

CasimiroCasimiro de Abreu

As crianças levam para casa um folder falando sobre o tema podendo assim estender a informação à sua família

Page 10: Jornal Novo Ed 34

|10| Cidades 28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Cultura resgata acontecimento dos anos 80 na Festa de 155 anos de Casimiro

Há quem diga que a tradicional festa de emancipação polí-tico-administrativa

de Casimiro de Abreu, que acontece entre os dias 11 e 15 deste mês, será de “outro

mundo”. A explicação para o comentário é o tema esco-lhido para Tenda Cultur’art: o fenômeno sobrenatural que atraiu grandes jornais e revistas da época, além de turistas, para testemunhar a

No ano passado, a tenda conseguiu chamar atenção da criançada com as atrações

Foto: Cezar Fernandes

possível chegada de extra-terrestres ao município, em 1980.

A ideia, segundo o presi-dente da Fundação Cultural, Gustavo Marchiori, é partir desse fato e chamar à aten-

ção dos munícipes para a Ciência. “Na época, o tema causou muito burburinho e atraiu toda a imprensa para Casimiro de Abreu. A notícia de que um disco voador des-ceria na cidade jogou luz ao fato de que existem outros planetas no universo. O nos-so não é o único. Queremos que mais pessoas tomem conhecimento dos avanços da Astronomia e da Cosmo-logia”, disse.

Para isso, ainda de acordo com Marchiori, parte da pro-gramação da tenda Cultur’art contempla o tema. De sexta a segunda, um planetário com capacidade para 35 pessoas por sessão, estará à disposi-ção dos munícipes. Durante as apresentações, os espec-tadores vão poder conhecer e saber curiosidades sobre a Via Láctea. Equipamentos de au-diovisual, de última geração, dão conta da sensação de rea-lidade de quem olhar o céu de

dentro da cúpula do planetário. De acordo com os asses-

sores culturais, Denis Alves e Ervan Boucinha, ao entrar no espaço de 1.500 m² o vi-sitante terá acesso a várias informações sobre o fato que culminou na visita, em um só dia, de mais de dez mil pesso-as ao município na década de 80. “Já na entrada, duas expo-sições, uma à direita e outra à esquerda, apresentam concei-tos da Ufologia e dão a dimen-são, pelas páginas dos jornais, do que foi o referido evento no município. Outras atrações es-tão confirmadas como a exibi-ção do curta-metragem ‘Efeito Casimiro’ e, logo após, uma mesa-redonda com a cineasta Clarice Saliby e os produtores do filme, no sábado, dia 13”, comentou Boucinha.

Apresentações culturais e shows compõem a pro-gramação da Tenda, como adianta Denis Alves. No pal-co da Tenda, a partir das 20

horas, teremos shows das bandas Pavio Curto e Outu-bro 69, na sexta e no sába-do. No domingo, as crianças poderão assistir ao teatro infantil “Pepa”, a partir das 16 horas e, às 20 horas, o Baile do Zeca do Trombone lembrará sucessos como Tim Maia e marchinhas de Carna-val. “Na segunda, uma roda de samba comandada pela Thaís Macedo encerra as ati-vidades da Tenda em 2014”, completou.

CasimiroCasimiro de Abreu

“Queremos que mais pessoas tomem conhecimento dos avanços da Astronomia e da Cosmologia”Gustavo Marchiori Presidente da Fundação Cultural

Page 11: Jornal Novo Ed 34

|11| Cidades

Ginástica na praia: mais qualidade de vida para a população

C om a proposta de melhorar a quali-dade de vida da população por

meio da prática esportiva, a Prefeitura de Macaé dis-ponibiliza o Projeto “Ginás-tica na Praia”, vinculado à Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). As aulas são gratuitas e acon-tecem na orla da praia dos Cavaleiros e no Ginásio Poliesportivo Maurício So-ares Bittencourt, no bairro Riviera Fluminense.

“Parei de tomar remé-dios, minha taxa de tireoi-de diminuiu, tenho quali-dade de vida, melhorei em 100% minha disposição”, destaca a professora apo-sentada Anairdes Moraes, de 56 anos, frequentadora da ginástica na Orla dos Cavaleiros, há seis meses.

De acordo com a pro-fessora do projeto, Josiane Laurindo, as aulas na praia As aulas são gratuitas e acontecem de segunda a quinta-feira, na orla da praia dos Cavaleiros

se baseiam no circuito fun-cional, que desenvolve a coordenação motora, equi-líbrio, resistência e força. Já no ginásio predominam aulas de jump, step e dan-ça. “As atividades atendem todos os públicos, mas priorizamos as pessoas que atingiram a maior ida-de. A proposta é diminuir os índices de doenças cau-sadas pelo sedentarismo”, disse.

Na orla, após o circui-to funcional, os alunos passam por uma pequena corrida e, logo depois, se exercitam na academia ao ar livre, equipada com apa-relhos sem peso. “Estas academias visam atender a terceira idade, elas tra-balham de acordo com o condicionamento de cada um”, explica a professora.

As atividades aconte-cem de segunda a quinta--feira, na orla da praia dos

Cavaleiros, em três horá-rios: 7h, 7h45 e 8h45, com duração de 45 minutos cada aula. Já no ginásio, as aulas seguem as se-gundas, quartas e sextas--feiras, às 7h45. As ins-crições podem ser feitas direto com a professora, nos horários das aulas. Para participar, é necessá-ria a apresentação de uma foto 3x4 e atestado médico fornecido por um cardiolo-gista.

Macaé

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Fotos: Divulgação

“Parei de tomar remé-dios, minha taxa de ti-reoide diminuiu, tenho qualidade de vida, me-lhorei em 100% minha disposição”Anairdes MoraesProfessora aposentada

Page 12: Jornal Novo Ed 34

|12| Cidades

Caminhada pela preservação do Canal das Corujas reúne centenas de pessoas

A Caminhada pela Preservação do Canal das Coru-jas, em Rio das

Ostras, reuniu neste sába-do (06), centenas de pes-soas e coloriu as ruas de Nova Cidade. Alunos das escolas locais, idosos do projeto “Feliz Idade” e mo-radores da localidade se uniram aos servidores mu-nicipais no evento promovi-do pela Prefeitura, que teve o objetivo de conscientizar a população para que não despeje lixo no Canal, Área de Preservação Permanen-te (APP). Ao final da ca-minhada, os participantes plantaram mudas nativas.

A caminhada mobilizou várias secretarias munici-pais e reuniu crianças, jo-vens e idosos em prol da preservação do Canal das

Corujas. Eles percorreram ruas da Nova Cidade e o entorno do Canal, com fai-xas, cartazes e adereços feitos com material recicla-do, com mensagens de pro-teção à natureza. O grupo caminhou embalado pela música da Banda da Esco-la Municipal Inayá Moraes D´Couto.

O secretário do Ambien-te, Nivaldo Talon, e a secre-tária de Educação, Andrea Machado, participaram do evento. Nivaldo informou que no dia anterior, a Se-cretaria do Ambiente havia realizado uma limpeza no Canal, quando foram reti-rados quase 1 mil quilos de resíduos - incluindo lixo do-méstico e inservíveis, como sofá e fogão.

“Queremos mostrar aos moradores a importância

de manter o Canal das Co-rujas limpo, além de infor-mar sobre os serviços gra-tuitos de coleta oferecidos pela Prefeitura e sobre os horários da coleta de lixo”, disse o secretário Nivaldo.

Pessoas de diferentes idades deram um exemplo de cuidado com os recur-sos naturais. Léo Cortes, aluno do 2º ano da Escola Municipal Jovenil Bastos da Silva, fez parte do evento e ainda plantou uma árvore nativa para contribuir com o reflorestamento da mar-gem do Canal. “Eu acho muito legal participar dessa caminhada e plantar uma árvore. Eu faço minha parte para ajudar a natureza, não jogo lixo no chão e nem no canal”, contou o menino.

Com a mesma disposi-ção das crianças para abra-

Rio das Ostras

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

çar a causa, Rosa Matheus, de 74 anos, integrante do “Feliz Idade”, esbanjava alegria. “A gente quer con-tribuir para preservar a natureza. Eu não jogo lixo pela cidade e ainda faço trabalho de reciclagem no Programa Feliz Idade”, diz. Os idosos do Programa desfilaram carregando lin-das corujinhas, feitas com caixas de leite, e viseiras feitas de EVA.Trabalho Itinerante

Como parte das ações permanentes de Educação Ambiental, a Secretaria do Ambiente vai dar início a um trabalho de conscientização localizado em pontos críticos de Rio das Ostras. De acordo com o secretário Nivaldo Ta-lon, tendas serão instaladas em pontos que já foram iden-tificados pela equipe, onde há

ameaça aos recursos naturais por despejo irregular de lixo ou outras formas de degradação. O projeto será itinerante.

A proposta da Secretaria é que a equipe possa agir em situações de irregularidade,

antecipando-se ao dano am-biental e educando as pessoas envolvidas. Enquanto isso, um profissional fica encarregado de conversar e orientar os mo-radores no entorno das áreas escolhidas para a ação.

Alunos das escolas locais ajudaram a conscientizar os moradores sobre preservação do Canal

Parceria entre Prefeitura e Senai oferece cursos de qualificação

A Prefeitura de Rio das Ostras oferece aos mora-dores mais dois cursos de Qualificação Profissional re-conhecidos pelo mercado. Graças a uma parceria entre o Senai e a Secretaria de Desenvolvimento Econômi-co e Turismo, foram abertas 50 vagas para os cursos de Panificação e Confeitaria. As inscrições podem ser re-alizadas na sede da Padaria Escola, no Parque da Cida-de, das 9h às 17h, até o dia 12 de setembro ou quando forem preenchidas as vagas.

Para fazer as inscrições, é necessário residir no mu-nicípio e levar os seguintes documentos: original e duas cópias (uma fica arquivada na Prefeitura e a outra no Senai) da carteira de Identi-dade, CPF, comprovantes de residência e da escolaridade

exigida para o curso (60 ano concluído do Ensino Fun-damental). Os interessados também devem ter mais de 18 anos.

CertificaçãoO curso de Panificação,

que acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h, terá 300 horas de aulas práticas e teóricas e vai ensinar o aluno a fazer diversos tipos de pães e produtos congê-neres, desde o preparo das massas até a conservação.

Já o curso de Confei-taria, que também tem 300 horas de aulas práticas e te-óricas, de segunda a sexta, das 13h às 17h, vai possibili-tar conhecer os ingredientes e as boas práticas de fabri-cação e higiene e dominar a técnica de manipulação, sempre respeitando os pa-

drões de qualidade e segu-rança exigidos.

Os dois cursos oferecem certificado com a chancela do Senai, que garante aos alunos formados uma exce-lente receptividade nas em-presas da região.

Nos anos de 2013 e 2014, a Padaria Escola formou 105 padeiros e 44 confeiteiros, além de 32 co-zinheiros industriais. A pre-visão é de que 45 alunos se formem nos cursos de Cozinheiro Industrial e Auxi-liar de Cozinha já no final de setembro.

O início das aulas dos cursos de Panificação e Confeitaria está previsto para o dia 6 de outubro. Ou-tras informações sobre as atividades da Padaria Es-cola podem ser obtidas pelo telefone (22) 2771-6364.

Rio das Ostras lança programa virtual para resgatar o aprendizado

Uma iniciativa pioneira no Ensino Fundamental entre as prefeituras brasileiras foi im-plantada pela Secretaria de Educação de Rio das Ostras. Trata-se do Programa de Pro-gressão Parcial Virtual (Pro-Virtual), uma plataforma de aprendizagem que pode ser acessada de qualquer compu-tador, tablet ou celular com In-ternet. O objetivo é permitir que os estudantes da Rede Muni-cipal promovidos parcialmente de série, por não alcançaram as médias para aprovação em até duas disciplinas, possam avançar no aprendizado.

A plataforma surgiu para responder a um desafio da progressão parcial na Cidade: como transmitir os conteúdos de oitos disciplinas do 6º ao 9º anos para 1.203 estudantes matriculados em 13 unidades de ensino, garantindo uma aprendizagem significativa? “Esses alunos faziam aulas no contraturno e era neces-sária toda uma logística para atendê-los, com salas e pro-fessores disponíveis. A plata-forma virtual permite que os estudantes façam as aulas e atividades em casa, no horário que puderem”, explica Valéria Bragança, diretora do Depar-tamento de Avaliação Educa-cional.

Elaborada pelo professor de História e desenvolvedor de web Daniel Gomes Aguiar, a plataforma disponibiliza os

conteúdos das matérias por meio de textos e vídeos. Cada aluno tem um espaço virtual individualizado para receber as aulas e realizar os exercí-cios avaliativos, corrigidos na hora. Por meio desse canal, os estudantes ainda podem se comunicar com os professo-res tutores e esclarecer suas dúvidas. O primeiro acesso ao Ambiente Virtual de Aprendi-zagem (AVA) está sendo feito presencialmente nas salas de informática das unidades de ensino.

“Esse primeiro acesso pre-sencial é fundamental para o estudante conhecer a plata-forma e receber o Manual do Aluno, com todas as informa-ções. Da segunda aula em diante, o acesso poderá ser feito de qualquer local”, explica Daniel, que preparou as au-las de História da plataforma. Segundo ele, os professores tutores terão um papel impor-tante e proativo já que, além de responder dúvidas, vão in-teragir com os alunos quando esses tiverem menos de 50% de acerto nas atividades ou ficarem ausentes do AVA por mais de 15 dias.

Antes do programa ser im-plantado foi oferecida uma ca-pacitação para os professores (tutores, orientadores e das salas de informática). Também os alunos bolsistas de tecnolo-gia educacional do Programa Pró-Integração (Print) recebe-

ram treinamento para auxiliar os estudantes da Progressão Parcial no uso da plataforma. O ProVirtual é um dos projetos desenvolvidos pela Coordena-doria de Formação e Acom-panhamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

InteratividadeA Escola Municipal Cida-

de Praiana recebeu o projeto--piloto do ProVirtual e os alu-nos, já no primeiro acesso, se adaptaram à plataforma. Cursando o 7º ano do Ensino Fundamental, Matheus Bor-ges, de 13 anos, ficou em de-pendência em História e não teve dificuldades para resol-ver as questões propostas. “O texto explicou muito bem tudo sobre os fósseis. Não achei difícil e, uma vez por semana, vou vir aqui na sala de infor-mática para fazer as aulas”, afirmou.

Alunos que não têm inter-net em casa ou no celular vão poder usar os computadores da sala de informática para assistir as aulas, mas ainda existe a opção de receber todo material impresso. A estudante Maria Eduarda Carneiro Ma-chado, de 16 anos, que cursa o 9º ano, vai utilizar o celular para acessar a plataforma. “Os vídeos postados na plataforma tornam as aulas bem dinâmi-cas e interativas”, analisou ela, que faz dependência em Edu-cação Física e História.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Page 13: Jornal Novo Ed 34

|13| Cidades

Obras do ‘Minha Casa Minha Vida’ avançam em Rio das Ostras

O sonho de 480 famílias começa a sair do papel. As obras para a construção de apartamentos pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” es-tão avançando em Rio das Os-tras. A construtora já realizou a limpeza do terreno e a funda-ção dos dois prédios que ficam no bairro Âncora. A previsão é de que os apartamentos es-tejam prontos até outubro de 2015. Mais de 4 mil pessoas se inscreveram no processo seletivo para adquirir um apar-tamento pelo programa.

Representantes da Caixa Econômica Federal visitaram e realizaram a medição da obra no fim de agosto. Equipes das secretarias de Bem-Estar So-cial e Saúde realizarão ainda este ano uma visita aos po-tenciais beneficiários. Entre as prioridades estabelecidas nos critérios para a seleção de beneficiados do Programa “Mi-nha Casa Minha Vida” estão: famílias chefiadas por mulhe-res, idosos, pessoas com defi-ciência, moradores de área de risco e moradores de Rio das

Ostras há mais de cinco anos.A Prefeitura elaborou mais

quatro projetos para inscrição no Programa “Minha Casa Mi-nha Vida 3”, lançada pelo Go-verno Federal em julho deste ano. Os projetos devem bene-ficiar milhares de moradores de Rio das Ostras, incluindo servidores municipais.

O Sebrae, com o apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), irá oferecer em Rio das Ostras cursos profissionalizantes, ministrados por especialistas para capacitar a mão-de-obra local. Os participantes dos cur-sos poderão realizar a parte teórica e prática no canteiro de obras. O Banco de Empregos da Prefeitura ficará responsá-vel pelo processo de contrata-ção dos profissionais envolvi-dos no projeto. A expectativa é de que sejam gerados cerca de 300 postos de trabalho a partir de setembro.

Oportunidades Com o objetivo de estimu-

lar o comércio do município, a

Prefeitura de Rio das Ostras reuniu empresários locais e a construtora RD Engenharia, li-citada para as obras do “Minha Casa Minha Vida”, no dia 28 de agosto.

Investimentos A Prefeitura de Rio das Os-

tras está investindo cerca de R$ 4,5 milhões em infraestru-tura, com iluminação, água e saneamento básico para a ins-talação dos dois condomínios, com 240 apartamentos cada, com área de lazer, no Cláudio Ribeiro. Todos os apartamen-tos serão adaptáveis a pesso-as com deficiência. Próximo ao local, os moradores conta-rão com creche e unidade bá-sica de saúde.

Segundo dados do IBGE, Rio das Ostras contava com cerca de 48 mil moradores em 2004. A estimativa do instituto é que o município passe a ter mais de 125 mil moradores em 2014. Portanto, um crescimen-to de 190%, ou seja, mais de 80 mil moradores novos em Dez anos. Representantes da Caixa Econômica Federal visitaram e realizaram a medição da obra no fim de agosto

Foto: Maurício Rocha

Rio das Ostras

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Page 14: Jornal Novo Ed 34

|14| Cultura

Festa de Casimiro de Abreu terá rodeio e vários shows gratuitos

P ara comemorar os 155 anos de e m a n c i p a ç ã o pol í t ico-admi-

nistrativa no dia 15 de se-tembro, a Prefeitura de Ca-simiro de Abreu, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, prepara uma festa para toda a popula-ção local. A programação contará com shows musi-cais, eventos culturais, su-percross, caminhada, arte-sanato, fazendinha, entre outras atrações. As festivi-

dades começarão no dia 11 e só terminarão no dia 15 no Parque de Exposições Henrique Baptista Sarze-das, localizado às margens da BR-101.

O evento será aberto com o Baile da Melhor Ida-de na Boate Mix, às 21h, com o cantor Almir Galvão. Na sexta-feira (12), a pro-gramação começa às 20h com a abertura da tenda Cultur’Art e apresentação de artistas locais. Na par-te musical, quem anima

o público será é o cantor de arrocha Israel Novaes. A Companhia de Rodeio Falcão marca presença de sexta a domingo, sempre às 21h.

O desfile cívico abrirá a programação de sábado (13), a partir das 9h, na Rua Alpheu Marchon, no Centro. Ao meio-dia as atenções estarão voltadas na pista do Bairro Chic para a etapa do Supercross do Poeta. A banda Jota Quest promete agitar a galera às 23h.

No domingo, a partir das 8h, acontece a “Cami-nhada na Natureza - Cir-cuito do Poeta”, concen-tração na Praça Felicia-no Sodré, no Centro. Ao meio-dia ocorre mais uma etapa do Supercross. Às 19h, acontece a missa em comemoração pelos 155 anos de emancipação po-lítico-administrativa de Ca-simiro de Abreu na Igreja Nossa Senhora da Saúde. À noite, os sertanejos Chi-tãozinho & Xororó e Bruno

O cantor Thiaguinho está na programação da festa. A tenda possui capacidade para 500 espectadores e os ingressos têm preços populares

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Fotos: Divulgação

Fique por dentro da programação de comemoração dos 155 anos de emancipação de Casimiro de Abreu:Dia 11 – Quinta-feira21h - Almir Galvão – baile da Melhor Idade

Dia 12 - Sexta-feira14h - Abertura da tenda temática “Efeito Casimiro” com Exposição, Planetário, Biblioteca e Livraria21h - Companhia de Rodeio Falcão23h – Israel Novaes01h - Boate Mix

Dia 13 - Sábado9h - Desfile Cívico - Centro12h - Supercross - bairro Chic21h - Companhia de Rodeio Falcão23h – Jota Quest1h – Boate Mix

Dia 14 – Domingo8h - Caminhada na Natureza - Circuito do Poeta, em Casimiro de Abreu12h - Motocross - bairro Chic

19h – Missa em comemoração pelos 155 anos de eman-cipação político-administrativa de Casimiro de Abreu na Igreja Nossa Senhora da Saúde21h - Companhia de Rodeio Falcão23h – Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone01h – Boate Mix

Dia 15 – Segunda-feira18h – Sessão Solene da Câmara Municipal, no Pavi-lhão de Esportes (Pça. Feliciano Sodré)23h – Thiaguinho

Tenda Cultur’Art

Dia 12 - Sexta-feira14h - Abertura da tenda temática “Efeito Casimiro”, com exposição, planetário, biblioteca e livraria14h30 - Apresentação do Projeto Trinca Lata15h – Trem Cultural (Projeto vencedor do Prêmio Sócio Rio Cultural)20h – Banda Pavio Curto (Forró Pé de Serra)

Dia 13 – Sábado14h – Planetário e Exposição18h- Cinema pra Você com exibição do documentário “Efeito Casimiro”18h30 – Mesa redonda com cineasta Clarisse Saliby, produtores e técnicos do curta-metragem20h30 - Banda Outubro 69 (Pop/Rock)

Dia 14 – Domingo14h – Planetário e Exposição15h30 – Escola de Dança de Casimiro de Abreu16h – Peppa Pig (Tetro Infantil)20h – Baile do Zeca do Trombone

Dia 15 – Segunda-feira14h – Planetário e Exposição15h30 – Oswald Saint (Sax)18h – Grupo Chorinho (Alunos da Escola de Música)20h – Thais Macedo e Kaentrenós (Roda de Samba)

& Marrone farão um show de encantar a todos os pre-sentes, às 23h.

Encerrando a festivida-des da cidade, segunda--feira, dia 15, haverá a Sessão Solene da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu que acontecerá no Pavilhão de Esportes da Praça Feliciano Sodré, às 18h. Serão entregues os títulos de Cidadão Honorá-rio e Cidadão Casimirense a 18 homenageados, além da Medalha Mérito Indaia-

çu. O pagodeiro Thiagui-nho anima o público, às 23h, no Parque de Expo-sições.Vale lembrar que a entrada para todos os shows é franca. De sexta a domingo, o público tam-bém poderá curtir a Boa-te Mix que será montada no Parque de Exposições com ingressos cobrados na bilheteria. Haverá tam-bém parque de diversão e fazendinha durante o perí-odo da festa no local.

Page 15: Jornal Novo Ed 34

|15|Economia28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Page 16: Jornal Novo Ed 34

|16| Petróleo

Foto: Divulgação

ANP pune de novo a Petrobras por falhas em plataforma

A Petrobras foi no-vamente multada pela Agência Na-cional de Petróleo,

Gás Natural e Biocombustí-vel (ANP) por problemas na calibração de suas platafor-mas. A punição, confirmada na última reunião de diretoria, realizada na semana passa-da, foi de R$ 5,5 milhões pelo não cumprimento das rotinas e procedimentos previstos

para a calibração e medição da plataforma PNA-2, que opera na Bacia de Campos. Esta é a oitava multa da regu-ladora à estatal desde julho e o total já ultrapassa os R$ 80 milhões.

De acordo com a ANP, as falhas foram identificadas no período entre 20 e 22 de janeiro de 2010. Na reunião, os diretores da agência nega-ram o recurso da companhia,

De acordo com a ANP, as falhas foram identificadas no período entre 20 e 22 de janeiro de 2010 e não estão relacionadas à queima de gás

Reynaldo Barros

Política Ambiental em pauta

Urbanidade

O atual cenário político-eleitoral, que acaba de lançar a candidata a presidência Marina Silva no ringue da disputa pelo Palácio do Planalto, impõe a todos nós debater a política ambiental do país.

A tragédia anunciada das mudanças climáticas não tem se revelado a ameaça alardeada aos quatro cantos há alguns anos para alegria dos céticos freezers, aqueles que não acreditam na tese. Polêmica à parte, o fato é que o tema ambiental havia esfriado um pouco e quase sumido da agenda eleitoral. Com o fenômeno Marina, não só ela, mas seus adversários diretos colocarão o tema ambiental novamente na ordem do dia.

Nessa seara, vale registrar dois marcos legais recentes que obrigarão a sociedade, governos e prestadores de serviços a se adaptarem. No campo, os proprietários rurais deverão inventariar suas reservas florestais para atender os ditames do novo Código Florestal, recentemente aprovado no governo Dilma. Nas cidades a questão ambiental se revela na destinação do lixo. Pela legislação de resíduos sólidos, os quase seis mil municípios brasileiros ficam proibidos de utilizarem “lixões”, devendo tratar e destinar seus resíduos em aterros sanitários, sob pena de ter repasses federais bloqueados.

A engenharia precisa se preparar para atender essas duas demandas e os órgãos de fiscalização devem cumprir seu papel estratégico, para que as normas legais não virem “letra morta”.

Muitos outros temas ambientais, urbanos e rurais, aparecem aqui e ali no debate eleitoral. Saneamento, mobilidade, adensamento urbano, despoluição de lagoas, baías e rios, abastecimento de água, entre outros, serão sempre lembrados. Mas é preciso incorporar esses temas na agenda política para além do debate eleitoral, na vida cotidiana. A engenharia deve exercer papel estratégico nesses temas e ocupar o espaço político que lhe cabe.

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

que não pode mais recorrer na esfera administrativa.

Segundo a ANP, as infra-ções não estão relacionadas à queima de gás. “As infrações são relativas a não realização de rotinas de calibração de acordo com o Regulamento Técnico de Medição”, infor-mou a reguladora. A platafor-ma está ligada aos campos de Congo e Namorado, na Bacia de Campos.

A agência reguladora ain-da aguarda decisão sobre outra infração da companhia, identificada em dezembro de 2009. A diretoria, entretanto, decidiu na última reunião rea-valiar o caso após a apresen-tação, pela estatal, de novos documentos sobre a fiscali-zação realizada no período. Não há prazo para uma nova decisão.

Desde julho, as multas à Petrobras já somam R$ 83,8 milhões. Em todos os casos houve irregularidades nos sis-temas de medição das diferen-tes unidades fiscalizadas pela reguladora.

Na última semana, a com-panhia recebeu duas multas, totalizando R$ 10,65 milhões, pelo mesmo problema nas plataformas P-50 e P-08, nos campos de Albacora Leste e Marimbá, respectivamente.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Desde julho, as multas à Petrobras já somam R$ 83,8 milhões

ANP aprova regulamento sobre reservas de petróleo e gásA Agência Nacional do

Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis (ANP) aprovou nova regra com as finalidades de definir termos relacionados com os recursos e reservas de Petróleo e Gás Natural, es-tabelecer diretrizes para a ela-boração do Boletim Anual de Recursos e Reservas (BAR) e aprovar o Regulamento Téc-nico de Estimativa de Recur-sos e Reservas de Petróleo e Gás Natural (RTR), documen-to anexo que estabelece crité-rios para sua estimativa, clas-sificação e categorização. As determinações estão na reso-lução nº 47 da ANP, publica-da no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (5).

A nova regra traz defini-ções de termos específicos do setor, como a conceituação de Petroleum Resources Ma-nagement System (PRMS), que é o sistema de classifica-ção dos recursos petrolíferos, patrocinado por diversas en-tidades internacionais como a SPE (Society of Petroleum

Engineers), AAPG (Ameri-can Association of Petroleum Geologists), WPC (World Pe-troleum Council), SPEE (So-ciety of Petroleum Evaluation Engineers) e SEG (Society of Exploration Geophysicists), reconhecido como referência para a indústria de petróleo e gás mundial; e o conceito de produção Acumulada, que é a quantidade de petróleo e gás natural produzida dos reser-vatórios do campo até a data

de referência estabelecida pela resolução.

Foi publicado também anexo com o regulamento téc-nico de estimativa de recursos e reservas de petróleo e gás natural. “O processo de esti-mativa de recursos e reservas consiste na identificação do volume de petróleo e gás na-tural a ser produzido por meio de um ou mais projetos de re-cuperação, associados a uma acumulação cujos volumes

originais In Situ de petróleo ou gás natural tenham sido esti-mados. o grau de incerteza, maturidade e comercialidade desses projetos determinará a porção de volumes que pode-rá ser recuperada”, cita o ma-terial divulgado.

Dentro desse regulamen-to há, entre outros pontos a serem considerados no preen-chimento do boletim anual de recursos e reservas. As pla-nilhas que constituem o BAR deverão conter os valores anualmente revistos de reser-vas provadas desenvolvidas; reservas provadas não de-senvolvidas; reservas prová-veis desenvolvidas; reservas prováveis não desenvolvidas; reservas possíveis desenvol-vidas; reservas possíveis não desenvolvidas; recursos con-tingentes; produção acumula-da; injeção acumulada de gás natural; estoque de gás natu-ral; e retirada do estoque de gás natural.

Fonte: Estadão

A nova regra traz definições de termos específicos do setor

Foto: Divulgação

Page 17: Jornal Novo Ed 34

|17| Esporte

Léo Presidente e Lucas Dantas

Esporte

Fim do 1º turnoO campeonato brasileiro da série A chegou a sua 19º

rodada, concluindo, assim, a 1ª metade da competição. O Cruzeiro segue, disparado, como o destaque positivo da competição, não somente pela liderança, mas também pelo futebol ofensivo e vistoso, com 18 jogos de invencibilidade e consideráveis sete pontos de vantagem para o 2º colocado.

Dos cariocas, o Fluminense segue na briga para pelo menos conquistar uma vaga na Copa Libertadores; na Gávea, o Flamengo está em ascendência, com bons resultados nas últimas rodadas; o Botafogo segue lutando contra o rebaixamento, envolto numa crise de salários atrasados e, mais recentemente, a transferência do zagueiro Dória para o futebol europeu; e, por fim, o Vasco da Gama, vencendo aos trancos e barrancos na série B, buscando retornar a elite do futebol nacional.

O Flamengo de Vanderlei Luxemburgo

Apesar da derrota ocorrida no último sábado (06/09), o Flamengo comandado pelo técnico Vanderlei Luxembrugo é outro, mudando para melhor. Primeiramente, uma radical modificação logo quando pôs os pés na Gávea: tirou o experiente goleiro Felipe e colocou como titular o inexperiente Paulo Victor que poucas vezes havia atuado pela equipe profissional; e o goleiro mostrou personalidade forte para assumir a titularidade, realizando apresentações seguras, fazendo grandes defesas e sendo o responsável direto pela classificação rubro-negra as quartas de final da Copa do Brasil, destacando-se na disputa de pênaltis, contra o Coritiba. O segundo grande mérito do treinador foi inserir motivação na equipe que, mesmo tecnicamente limitada, consegue jogar de forma concisa e objetiva com alguns destaques individuais. Não por acaso o time conquistou cinco vitórias consecutivas no campeonato brasileiro. Agora é o momento da torcida embalar com o time, na vitória ou derrota, sendo o 12º segundo jogador do time para, quem sabe, o Flamengo chegar ainda mais longe na competição.

Baixo poder de fogo do atual Macaé reflete no revezamento do ataque

N as duas últimas edições da Série C do Campeo-nato Brasileiro,

o time de Macaé se ateve ao hábito de contar com goleadores. Não apenas um por vez, mas eram pelo menos dois atacantes mo-nopolizando o número de gols da equipe e protago-nizando a classificação para as quartas de final da competição. Sergio Junior, Ziquinha, William, Jones, Zambi, dentre outros, era comum ver sempre um de-les balançando a rede dos adversários.

O atual Macaé, por sua vez, é diferente, um tanto econômico no poder de fogo, o que acaba refletin-do no revezamento ofensi-vo: no último final de sema-na, o time teve seu quarto ataque diferente somente neste Brasileiro.

Ainda sob o comando de Paulo Henrique Filho, o Alvianil Praiano entrou em campo nas primeiras partidas com João Carlos isolado na frente, e a dupla Marquinho e Bruno Alves como uma espécie de pon-tas. Na quarta rodada, con-tra o Madureira, Jonathan

Sergio Júnior foi o artilheiro do Macaé em 2013, com sete golsFoto: Tiago Ferreira

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Balotelli foi escalado ao lado de João, que voltou a atuar sozinho nos jogos seguintes. O ataque só foi novamente modificado na 11ª rodada, no empate em 0 a 0 com o São Caetano: Romário e Balotelli foram testados e permaneceram titulares na posição até a chegada de Josué Teixei-ra. O novo treinador, en-tão, colocou João de volta na equipe principal ao lado do recém chegado de Juba no sábado, diante do Ju-ventude.

As constantes mudan-ças podem ter relação com

o baixo número de gols na competição. O Macaé, que balançou as redes 11 ve-zes, tem o quarto pior ata-que do Grupo B. A maioria dos gols, é verdade, foi anotada pelos atacantes: três de João Carlos (arti-lheiro da equipe), dois de Romário, um de Balotelli e um de Diniz. Ainda assim, são estatísticas não muito expressivas quando com-paradas ao rendimento dos últimos homens-gol do Alvianil.

Em 2013, o Macaé, que terminou a primeira fase na liderança da chave, marcou 32 gols na Série C. Dezoito deles apenas pelo trio Sergio Junior, Ziquinha e William. Já em 2012, o ataque da equipe foi ainda melhor: anotou 35 gols - Jones, Zambi e novamente William foram responsá-veis por 20 desse total.

Em sexto lugar no Gru-po B, o Macaé ainda tem, pelo menos, mais quatro rodadas para poder melho-rar os números e garantir uma vaga nas quartas pelo terceiro ano consecutivo. O próximo compromisso da equipe na competição é no sábado, contra o Guaratin-guetá. O Alvianil ainda tem pela frente o Duque de Ca-xias, Mogi Mirim e Caxias.

Fonte: G1

Page 18: Jornal Novo Ed 34

|18| Carreira 7 a 13 de agosto de 2014

Page 19: Jornal Novo Ed 34

|19| Carreira

Que conclusões os recrutadores podem tirar de um currículo?Se processos seleti-

vos funcionassem como tribunais, o currículo seria uma das primeiras “tes-temunhas” convocadas a falar sobre o candidato. A comparação pode parecer brincadeira - mas não é tão distante assim da realidade. Para Thalita Doering, geren-te de divisão de recursos humanos da Michael Page, “o currículo fala” e pode su-gerir muito sobre quem é o profissional que o elaborou.

É claro que o documen-to não é a única referência considerada pelo recrutador. “Não dá para confiar apenas no que fica subentendido e, na maioria dos casos, só a entrevista é capaz de escla-recer quem o candidato é”, explica Thalita.

Isso porque os currícu-los também podem apre-sentar “falsos testemu-nhos”. É o que comenta Isis Borge, gerente de divisão da Robert Half. “Hoje, muita gente contrata serviços de terceiros para fazer currícu-los maravilhosos e impres-sionar o recrutador”, diz ela.

A se julgar por esse do-cumento, apenas, um profis-sional desorganizado, proli-xo e distraído, por exemplo,

pode se passar por alguém muito objetivo, preciso e atento - ou vice-e-versa. “Muita gente boa simples-mente não sabe fazer currí-culos”, aponta Thalita.

É por isso que ter uma conversa presencial com o candidato é uma etapa bási-ca para todo recrutador. “Só assim conseguimos esclare-cer informações e descobrir quem é aquela pessoa”, diz a gerente da Michael Page.

O que dizem os detalhesAinda assim, o currículo

funciona como um ponto de partida importante. Segun-do uma pesquisa recente da Robert Half nos Estados Unidos, apenas dois erros de digitação em um currícu-lo são o suficiente para 46% dos recrutadores elimina-rem um candidato.

De acordo com as duas especialistas consultadas, os detalhes revelados num currículo sempre podem ser relativizados - o que não quer dizer que deixem de afetar a imagem criada na mente do recrutador.

A seguir, conheça algu-mas características pesso-ais que podem ser inferidas a partir do seu currículo:

1. Atenção às minúciasNinguém merece a forca

por trocar letras ou mesmo cometer algum erro orto-gráfico. Se muitas dessas falhas sobrevivem na ver-são final do documento, po-rém, a mensagem que fica é ruim. “O recrutador entende que o profissional não revi-sou o material, o que pode significar que ele não en-xerga ou não valoriza deta-lhes”, comenta Isis.

2. Poder de sínteseOutro traço do candidato

que pode ser detectado no currículo é sua capacidade de se comunicar de forma objetiva. Segundo Thalita, currículos longos demais ou com passagens prolixas ge-ralmente pertencem a can-didatos que, na entrevista, também revelam dificuldade de se expressar de forma precisa e econômica.

3. CriatividadeUm bom uso de cores,

fontes e outros elemen-tos gráficos pode ser visto como sinal de originalidade. “Dependendo do cargo e da empresa em questão, mos-trar-se no currículo como al-

Conheça os sete tipos de inteligênciaDurante grande parte

dos séculos 19 e 20, acreditou-se que a in-teligência era algo po-

dia ser facilmente medida, de-terminada e comparada atra-vés de testes, como o famoso teste de QI, por exemplo, que dava a inteligência da pessoa em números. No entanto, com o tempo, o teste de QI foi cain-do em descrédito, pois pouco a pouco foi se notando que nem sempre as pessoas mais inte-ligentes e bem sucedidas obti-nham os melhores resultados.

Os psicólogos e pesquisa-dores começaram a notar que havia alguns casos de pessoas que obtinham resultados me-díocres nos testes de QI, mas que se davam bem na vida, pois eram pessoas determina-das, disciplinadas, persisten-tes e carismáticas. Mas como pessoas consideradas “burras” pelo teste de QI poderiam ter tanto sucesso? A resposta é simples: existem vários tipos de inteligência.

Segundo Howard Gardner, psicólogo autor desta teoria, existem ao todo sete tipos de inteligência e todas as pes-soas tem um pouco das sete combinados dentro de si. No entanto cada pessoa tem um deles desenvolvido de modo mais forte e que se sobrepõe sobre os outros.

Os sete tipos de inteligên-cia identificados no trabalho de Howard Gardner são:

Inteligência Linguística - As pessoas que possuem este tipo de inteligência tem grande facilidade de se expressar tan-to oralmente quanto na forma escrita. Elas além de terem uma grande expressividade, também tem um alto grau de atenção e uma alta sensibi-lidade para entender pontos de vista alheios. É uma inteli-gência fortemente relacionada ao lado esquerdo do cérebro é uma das inteligências mais comuns.

Inteligência Lógica - Pes-soas com esse perfil de inteli-

gência têm uma alta capacida-de de memória e um grande talento para lidar com matemá-tica e lógica em geral. Elas tem facilidade para encontrar solu-ção de problemas complexos, tendo a capacidade de dividir estes problemas em proble-mas menores e ir os resolven-do até chegar a resposta final. São pessoas organizadas e disciplinadas. É uma inteligên-cia fortemente relacionada ao lado direito do cérebro.

Inteligência Motora - Pes-soas com este tipo de inteli-gência possuem um grande talento em expressão corporal e tem uma noção espantosa de espaço, distancia e pro-fundidade. Tem um controle sobre o corpo maior que o normal, sendo capazes de re-alizar movimentos complexos, graciosos ou então fortes com enorme precisão e facilidade. É uma inteligência relacionada ao cerebelo que é a porção do cérebro que controla os movi-mentos voluntários do corpo.

guém inovador pode contar pontos a favor do candida-to”, afirma Thalita.

4. Raciocínio lógicoUm currículo com co-

meço, meio e fim em geral revela a sua capacidade de priorizar e organizar a informação, segundo Isis.A capacidade de concatenar ideias de forma lógica tam-bém aparece na forma da expressão escrita do candi-dato.

5. Dificuldade de relacio-namento

“Se o currículo mostra que o profissional pulou de emprego em emprego, pen-sa-se na hipótese de ele ser inquieto demais”, diz Thalita. O recrutador pode até ir além e inferir que o candidato tem dificuldades sociais.

A ideia surge, princi-palmente, se existe um intervalo grande entre um emprego e outro - o que sugere ter havido demis-sões. “Se elas aparecem repetidas vezes, talvez o candidato seja uma pessoa difícil”, afirma Isis.

Fonte: Revista Exame

Presente em esportistas olím-picos e de alta performance. É um dos tipos de inteligên-cia diretamente relacionado a coordenação e capacidade motora.

Inteligência Espacial - Pessoas com este perfil de inteligência têm uma enorme facilidade para criar, imaginar e desenhar imagens 2D e 3D. Elas tem uma grande capa-cidade de criação em geral, mas principalmente tem um enorme talento para a arte gráfica. Pessoas com este perfil de inteligência têm como principais características a criatividade e a sensibilidade, sendo capazes de imaginar, criar e enxergar coisas que quem não tem este tipo de inteligência desenvolvido, em geral, não consegue.

Inteligência Musical - É um dos tipos raros de inte-ligência. Pessoas com este perfil têm uma grande facili-dade para escutar músicas ou sons em geral e identificar di-

ferentes padrões e notas mu-sicais. Eles conseguem ouvir e processar sons além do que a maioria das pessoas con-segue, sendo capazes tam-bém de criar novas músicas e harmonias inéditas. Pes-soas com este perfil é como se conseguissem “enxergar” através dos sons. Algumas pessoas têm esta inteligência tão evoluída que são capazes de aprender a tocar instru-mentos musicais sozinhas. Assim como a inteligência espacial, este é um dos tipos de inteligência fortemente re-lacionados a criatividade.

Inteligência Interpesso-al - Inteligência interpessoal é um tipo de inteligência ligada a capacidade natural de lide-rança. Pessoas com este per-fil de inteligência são extrema-mente ativas e em geral cau-sam uma grande admiração nas outras pessoas. São os lideres práticos, aqueles que chamam a responsabilidade para si. Eles são calmos, dire-

tos e tem uma enorme capaci-dade para convencer as pes-soas a fazer tudo o que ele achar conveniente. São ca-pazes também de identificar as qualidades das pessoas e extrair o melhor delas organi-zando equipes e coordenan-do trabalho em conjunto.

Inteligência Intrapessoal - É um tipo raro de inteligên-cia, também relacionado a liderança. Quem desenvolve a inteligência interpessoal tem uma enorme facilidade em entender o que as pessoas pensam, sentem e desejam. Ao contrário dos lideres in-terpessoais que são ativos, os lideres intrapessoais são mais reservados, exercendo a liderança de um modo mais indireto, através do carisma e influenciando as pessoas por meio de idéias e não de ações. Entre os tipos de inte-ligência, este é considerado o mais raro.

Fonte: Guia da Carreira

28 de agosto a 17 de setembro de 2014

Orando pelo seu filhoNesta manhã veio uma pergunta ao meu ouvido: Você

ora pelos seus filhos? Essa parece uma pergunta simples, mas não é. Há pais e mães que não oram pelos seus fi-lhos.

Manoá, pai de Sansão, diante do desafio da paterni-dade, pediu a Deus que se revelasse de forma clara sobre o que ele deveria fazer com o filho que o próprio Deus lhe daria. Temos que ter essa consciência que os nossos filhos são dados por Deus, e não por nossa vontade, que são herança do Senhor e um dia prestaremos conta.

Manoá intercedeu pelo seu filho antes mesmo dele ser gerado.

Temos que aprender a orar pelos nossos filhos, pelos nossos projetos, sonhos antes mesmo de os termos em nossas mãos. A benção que você almeja também é um filho. E se você, mulher, algum dia recebeu uma palavra sobre a sua vida que você nunca iria ser mãe, eu quero profetizar que Deus é aquele que pode mudar esse dis-curso e Ele vai entrar com providência sobre a sua vida!

Deus é aquele que é capaz de fazer muito mais daqui-lo que pedimos ou pensamos. Busque sem cessar pelo seu milagre. Lute, mais lute mesmo pelos teus sonhos e aprenda a conservá-los também, pois isto é muito impor-tante.

Tenha uma semana de vitória na presença do Senhor e que Deus te abençoe abundantemente.

Page 20: Jornal Novo Ed 34