jornal novo ed. 19

20
15 a 21 de Maio de 2014 - ANO I - Nº 19 Peppa é o próximo espetáculo infantil de Rio das Ostras Página 16 Página 14 Página 17 Página 10 Página 6 Prominp vai capacitar 17 mil pessoas até 2016 Macaé inicia construção da Estação de Tratamento de Esgoto Central Atletas de Rio das Ostras representarão o estado em seletiva para campeonato mundial Núcleo de Atendimento à Mulher é inaugurado em Rio das Ostras Suspensas 14 marcas de tinta de tatuagem Abertura da Semana da Família atrai grande público N esta segunda, 12, foi aberta oficialmente a programação da Semana da Família, even- to que segue até domingo, dia 18. A cerimônia contou com a participação de centenas de pessoas e diversas entidades do Município, como associações de moradores, ONGs, Polícias Civil e Militar, Bom- beiros, secretarias de governo, igre- jas evangélicas e católica unidas pelo resgate dos valores familiares. “O objetivo desta Semana é que to- dos trabalhemos juntos, comunidade, Prefeitura, instituições...toda a cidade, unidos para recuperarmos a família, que é a célula-máter da sociedade. E estou muito feliz de ver que já nesta primeira edição da Semana da Famí- lia conseguimos reunir tantas pessoas para trabalhar por essa causa. Sinto que esse pode se tornar o evento mais importante de nossa cidade”, disse o prefeito Sabino, na abertura. Autor da Lei que cria o Dia da Famí- lia, o vereador Vanderlan Moraes falou da sua satisfação em ver a cidade reu- nida. “Foi uma grande alegria saber que minha iniciativa se transformou neste grande evento. O Dia da Família é uma data para reflexão sobre o que podemos fazer para melhorar. Vamos prosseguir juntos, com coragem”, afirmou. Página 11 Fotos Gabriel Sales Página 15

Upload: rede-novo

Post on 06-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal Novo Ed. 19

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Novo Ed. 19

15 a 21 de Maio de 2014 - ANO I - Nº 19

Peppa é o próximo espetáculo infantil de Rio das Ostras

Página 16 Página 14

Página 17

Página 10

Página 6

Prominp vai capacitar 17 mil pessoas até 2016

Macaé inicia construção da Estação de Tratamento de Esgoto Central

Atletas de Rio das Ostras representarão o estado em seletiva para campeonato mundial

Núcleo de Atendimento à Mulher é inaugurado em Rio das Ostras

Suspensas 14 marcas de tinta de tatuagem

Abertura da Semana da Família atrai grande público

Nesta segunda, 12, foi aberta oficialmente a programação da Semana da Família, even-to que segue até domingo,

dia 18. A cerimônia contou com a participação de centenas de pessoas e diversas entidades do Município, como associações de moradores, ONGs, Polícias Civil e Militar, Bom-beiros, secretarias de governo, igre-jas evangélicas e católica unidas pelo resgate dos valores familiares.

“O objetivo desta Semana é que to-dos trabalhemos juntos, comunidade, Prefeitura, instituições...toda a cidade, unidos para recuperarmos a família, que é a célula-máter da sociedade. E estou muito feliz de ver que já nesta primeira edição da Semana da Famí-lia conseguimos reunir tantas pessoas para trabalhar por essa causa. Sinto que esse pode se tornar o evento mais importante de nossa cidade”, disse o prefeito Sabino, na abertura.

Autor da Lei que cria o Dia da Famí-lia, o vereador Vanderlan Moraes falou da sua satisfação em ver a cidade reu-nida. “Foi uma grande alegria saber que minha iniciativa se transformou neste grande evento. O Dia da Família é uma data para reflexão sobre o que podemos fazer para melhorar. Vamos prosseguir juntos, com coragem”, afirmou. Página 11

Fotos Gabriel Sales

Página 15

Page 2: Jornal Novo Ed. 19

|2| Economia 15 a 21 de maio de 2014

EXPEDIENTE:

Editorial

O site de comércio eletrô-nico eBay inaugura, nes-ta semana, a versão em português de sua página

voltada para o público brasileiro. A empresa também lançou versões em português de seus apps para An-droid, iPhone e iPad.

O site, um dos mais famosos do comércio eletrônico global, oferece 250 milhões de itens de vendedores localizados em dezenas de países. “Nossa expectativa no Brasil é alta. Vamos continuar investindo no país”, disse Wendy Jones, vice-presidente de expansão global do eBay.

Ela diz que, no momento, o ob-jetivo do eBay não é convencer os brasileiros a vender produtos no site, embora eles possam fazer isso. Por enquanto, a ideia é atender ao crescente público brasileiro que faz compras no eBay. A busca de ven-dedores fica para depois.

A empresa implementou um sis-tema de tradução que apresenta, em português, descrições de produtos originalmente publicadas em outros idiomas. O sistema de buscas tam-bém foi modificado para permitir pesquisas em português.

O eBay já havia lançado, no ano passado, uma versão do app eBay Moda voltada ao mercado brasileiro. “Moda é a categoria de produtos que os brasileiros mais compram, seguida de perto pelos aparelhos eletrônicos”, diz Wendy.

EBay chega oficialmente ao Brasil com site em português

Brasil tem o segundo passaporte mais valorizado da América Latina

O site está inaugurando sua versão em português e já soma quase um milhão de clientes no país

“Nossa expectativa no Brasil é alta. Vamos continuar investindo no país”Wendy JonesVice-presidente de expansão global do eBay

A experiência com esse app foi bem sucedida. “Conquistamos meio milhão de novos clientes no Brasil no ano passado. E eles com-pravam no site em inglês, sem mui-ta facilidade”, diz Wendy. A empre-sa fechou 2013 com cerca de um milhão de clientes no país.

Para atrair mais consumido-res, o eBay vem procurando ma-neiras de tornar mais fáceis as compras internacionais. Há cer-ca de um ano, a empresa criou um serviço de remessa interna-cional de mercadorias.

Ele permite que vendedores americanos entreguem os produtos ao eBay, que se encarrega de enviá--los aos compradores. Nesse caso, o comprador paga tanto o frete como o imposto de importação ao fazer a compra. Depois, basta esperar a chegada da encomenda. A empresa contratada pelo eBay para fazer a entrega se encarrega do desemba-raço alfandegário.

“Nosso objetivo era fazer com que uma transação internacional fi-casse parecida com uma compra no próprio país”, afirma Wendy. “Tam-

bém estamos interagindo com os Correios para agilizar as entregas no Brasil”, afirma.

O eBay não tem escritório no Brasil. A operação é centraliza-da nos Estados Unidos. Mas o PayPal, a empresa de pagamentos que pertence ao eBay, tem um es-critório em São Paulo. O serviço de pagamentos já tem 2,8 milhões de clientes brasileiros.

Globalmente, o eBay tem 140 mi-lhões de contas ativas; e, o PayPal, 143 milhões. Em 2013, o site movi-mentou 205 bilhões de dólares.

A consultoria Henley & Part-ners e a Associação Interna-cional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês)

divulgaram recentemente um ranking com os países de maior peso no cená-rio internacional. Em um índice sobre cidadãos de um país que podem viajar a mais destinos sem a necessidade de visto, o Brasil aparece em segundo lu-gar, ficando atrás da Argentina.

O índice leva em conta o número de países para os quais a população daquela nação pode viajar sem visto. A lista contempla 219 destinos no mundo, incluindo países e territórios. A máxima pontuação possível é de 218, já que não se conta o próprio país de quem viaja.

No ranking das nações da América Latina, o Chile fica em terceiro lugar, seguido México e Uruguai, empata-

dos. No outro extremo da lista estão os haitianos, dominicanos e cubanos, que precisam se submeter a mais trâmites para obter vistos.

No caso dos brasileiros, por exemplo, em 2008 eles podiam viajar para 122 países sem visto; número que subiu para 146 em 2013. Já na Argentina, os números são 127 e 147, respectivamente.

Já no ranking geral, entretanto, o Brasil ocupa o 19º lugar, enquanto a Argentina está em 18º e o Chile, em 21º. Nessa listagem, três países ocu-pam o primeiro lugar: Finlândia, Su-écia e Reino Unidos, cujos cidadãos podem viajar sem visto para 173 des-tinos. Nas últimas posições estão Afe-ganistão (28 destinos sem a necessi-dade de visto), Iraque (31), Paquistão e Somália (ambos com 32).

CritériosDe acordo com Amanda Philip,

chefe de Publicações da Henley & Part-ners, a consultoria co-responsável pelo levantamento, essa diferença pode ser explicada. “Há a incidência de uma sé-rie de fatores, como a situação interna-cional de um país e suas relações com outras nações”, explica Amanda.

“Os principais critérios para a expedi-ção de vistos são as considerações sobre segurança e sobre economia”, aponta. Segundo ela, em geral, a política de vis-tos se baseia nas relações históricas ou diplomáticas, em tratados de comércio e no comércio bilateral entre as nações.

Segundo o Informe de Abertura de Vistos Turísticos da Organização Mundial de Turismo (OMT), a porcentagem da po-pulação que precisa de visto para viajar caiu de 77% em 2008 para 64% em 2013.

A OMT, que vê na facilitação da expedição de vistos como uma forma de estimular o crescimento do turismo, afirma que em 2013, 18% da popula-ção mundial viajou sem precisar de visto, enquanto que 15% pôde obtê-lo ao chegar no país de destino.

Em geral, segundo a organização, as economias emergentes tendem a ser mais abertas que as mais avança-das, sendo que os países do sudeste asiático, do leste da África, do Caribe e da Oceania são os com maior abertura, enquanto os da África central e do norte e da América do Norte são os que pos-suem as políticas mais restritivas.

Nos últimos meses, diversas mudan-ças na política de vistos da União Euro-peia e dos Estados Unidos fizeram com que alguns passaportes da América ga-nhassem mais peso no cenário mundial.

T odos já ouviram falar em ‘capital humano’ alguma vez na vida, inclusive sua impor-

tância para a sociedade e ne-gócios. Esse é o mote de inú-meras campanhas de Recursos Humanos e um tema constan-temente valorizado por empre-sas – privadas ou não – para mostrar seu compromisso e dedicação ao desenvolvimento e bem-estar do profissional.

Por definição, capital huma-no é “o conjunto de capacidade, conhecimentos, competências e atributos de personalidade que favorecem a realização de trabalho de modo a produzir va-lor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação, perícia e experiência”.

Pois bem, nas últimas se-manas temos tido a oportuni-dade de noticiar melhorias e investimentos das cidades da região em educação, fator bá-sico e primordial para o desen-volvimento do indivíduo.

Nesse quesito, os desta-ques desta edição são para a abertura da primeira escola de aviação em Rio das Ostras – o que irá ampliar a oferta de qua-lificação e pode ainda, facilitar a instalação do primeiro aero-porto na cidade -, a conquista de medalha de ouro por aluno da região em Olimpíada de Ma-temática e as ações relativas à permanência e ampliação das atividades do Polo Universitário de Rio das Ostras.

Além disso, ressaltamos recente anúncio da Petrobras para capacitação de 17 mil pes-soas até 2016, uma das áreas de atuação do Prominp. Para chegar ao número, a compa-nhia levou em consideração as demandas dos seus 45 projetos mais importantes e dos princi-pais estaleiros brasileiros.

Independente dos investi-mentos e movimento público e privado tem que existir moti-vação e iniciativa dos próprios indivíduos. É uma via de mão dupla, afinal, na vida, nada vem fácil e sem esforço.

Tenha uma agradável leitura,

A Direção.

Educar para crescer

Page 3: Jornal Novo Ed. 19

|3| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Page 4: Jornal Novo Ed. 19

|4| Saúde 15 a 21 de maio de 2014

Frequência de mortes por doenças cardíacas por ano assusta população

De acordo com dados do SBC, morrem cerca de 340 mil pessoas no Brasil por doenças cardiovasculares todos os anos

O ator José Wilker, 67 anos, o narrador esportivo Luciano do Valle, 66 anos,

o cantor Jair Rodrigues, 75 anos. Além de famosos, os três têm um fator em comum: morreram de infarto e todos nos últimos 33 dias. Pode até parecer coincidência eles se-rem homens e estarem acima dos 65 anos, mas não é.

Os inúmeros compromis-sos dos famosos podem acar-retar uma rotina menos sau-dável. A correria do dia a dia, a falta de tempo e os horários desregrados impedem a práti-ca regular de exercício físico e adoção de uma dieta balancea-da. Além de tudo isso, o cardio-logista César Jardim, do Hospi-tal do Coração (HCor), também cita o fator estresse.

“O estresse é um fator de risco e lógico que tem sua parcela de contribuição para o infarto, mas ele sozinho não é o único culpado. Vale lembrar que, quanto mais fatores de ris-co, mais chance de apresentar a doença”, alerta.

De acordo com o cardiolo-gista Carlos Magalhães, diretor de promoção da Saúde Cardio-vascular da Sociedade Brasilei-ra de Cardiologia (SBC), “quan-

to mais velho, maior é o risco de doença cardiovascular”.

“Por isso, pessoas acima dos 60 anos devem redobrar os cuidados com a saúde do co-ração. Além disso, os homens têm mais chances de enfartar que as mulheres”, afirma.

SintomasO médico explica que o ris-

co de infarto iguala em ambos os sexos quando a mulher che-ga à menopausa, ou seja, “ela para de produzir os hormônios femininos que atuam como pro-tetores do coração”.

“Mulheres acima dos 60 anos morrem de quatro a seis vezes mais do coração do que de câncer de mama e de colo de útero. No entanto, elas se preocupam mais com o cân-cer”, declarou o especialista.

No caso de Jair Rodrigues, que foi encontrado morto na manhã de quinta-feira (8) na sauna de sua casa, o calor do ambiente pode ter potenciali-zado o surgimento da doença, explica o cardiologista da SBC.

“Pela idade, ele possivel-mente já devia ter algum grau de obstrução da artéria e não sabia. Assim, o calor da sau-na desencadeou uma vasodi-latação periférica, queda da

pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos, levando à morte súbita [infarto]”, disse.

De acordo com dados da SBC, no Brasil morrem cerca de 340 mil pessoas por doen-ças cardiovasculares todos os anos. Essa é a principal causa de morte por doenças, supe-rando inclusive os cânceres.

Além da idade e do sexo, Jardim, ressalta que a heredi-tariedade é outro fator de ris-co importante. “Pessoas que têm parentes de primeiro grau que enfartaram cedo, ou seja, homens abaixo dos 55 anos e mulheres abaixo dos 65, de-vem intensificar o checkup, pois têm mais chances de en-fartar”, indicou.

Dor no peito é o primeiro alerta

Segundo o cardiologista da SBC, o principal sintoma do infarto é a dor no meio do peito que irradia para o pes-coço, mandíbula, ombros e braços, especialmente o lado esquerdo.

“Estes são os sintomas clássicos que sinalizam a evo-lução do infarto, mas há dores atípicas, como no caso do Lu-ciano do Valle que apresentou dor nas costas. Como ele já

tinha sobrepeso e histórico de AVC [acidente vascular cere-bral], o diagnóstico de infarto poderia ter sido feito se ele tivesse procurado o serviço médico do aeroporto antes de embarcar”, informou.

O cardiologista Miguel An-tônio Moretti, da SBC, reforça que “quanto mais rápido a co-ronária for desobstruída, me-nores serão as consequências do infarto”. “A desobstrução da artéria pode ser feita de duas formas, com medicação ou por meio de um procedimento cha-mado angioplastia”, explica.

Para Jardim, o ideal é que o paciente seja atendido na pri-meira hora, pois na literatura médica “tempo é músculo”. As-sim, o cardiologista Diego Gaia, professor da Universidade Fe-deral de São Paulo (Unifesp), aconselha que a pessoa corra para o hospital logo que apre-sentar os primeiros sintomas.

O humorista Renato Ara-gão, que sofreu um infarto durante a festa de aniversário de 15 anos de sua filha Lívian, passou pelo procedimento de desobstrução da artéria e im-plantou um stent para mantê--la aberta. Segundo Moretti, o procedimento exige alguns dias de internação.

“Todo indivíduo que enfarta precisa ficar internado por mais ou menos cinco dias, sendo as primeiras 48 horas na UTI [Uni-dade de Terapia Intensiva] ou em uma unidade de coronária, pois há mais risco de o paciente ter arritmia maligna ou complicação grave. Depois deste período, ele fica no quarto para o processo inflamatório no músculo cardíaco reduzir antes de receber alta mé-dica”, ponderou o médico.

As consequências do in-farto dependem do grau de comprometimento do músculo, que vai apresentar dificuldade de bombeamento, avisa Mo-retti. “Se a lesão for grande, o coração pode entrar num qua-dro de insuficiência cardíaca. Por isso, é importante que aos primeiros sintomas o paciente procure o serviço de emergên-cia para minimizar estas com-plicações”, conclui.

Page 5: Jornal Novo Ed. 19

CURSOS TÉCNICOS

MBA QSMSMBA ADM EstratégicaMBA Gestão Estratégica de PessoasMBA Gestão EmpresarialMBA Gestão MarketingLogística EmpresarialDireito ImobiliárioDireito Público (Constitucional /ADM/Tributário )Direito Civil e Processo CivilDireito e Processo do Trabalho e Direito PrevidenciárioEngenharia de Petróleo e GásEngenharia de Segurança do TrabalhoDocência e Gestão do Ensino Superior

PREPARE-SE PARA SER

UM VENCEDORNO MERCADO DE TRABALHO

MECÂNICAELETROTÉCNICAELETROMECÂNICALOGÍSTICA

A PA

RTIR

DE

R$ 175,00 MENSAIS

2764-3639 - 2771-0837Rod. Amaral Peixoto, 4961 - segundo andar

SHOPPING HOLIDAY - CENTRO www.riopetro.com.br

AUTOMAÇÃO INDUSTRIALSEGURANÇA DO TRABALHOSECRETÁRIO ESCOLARMEIO AMBIENTEPETRÓLEO E GÁSEDIFICAÇÕES

PROMOÇÕES

SALVATAGEM + HUET

SALVATAGEM + HUET

+ Homem de Área - R$ 1.290,00 ou 10 x 138,00

+ Operador de Rádio - R$ 1.450,00 ou 10 x 150,00

+ Montador de Andaime - R$ 1.350,00 ou 10 x 145,00

+ Aux. Plataformista - R$ 1.350,00 ou 10 x 145,00

Page 6: Jornal Novo Ed. 19

|6| Saúde 15 a 21 de maio de 2014

Vinagre de maçã para melhorar o Diabetes e emagrecer

O vinagre de maçã possui benefícios para a manuten-ção da saúde

pois é rico em antioxidantes (previne o envelhecimento precoce das células), me-lhora a digestão, a circula-ção sanguínea, previne e mantém regulada o diabe-tes (nível de glicose altera-do na corrente sanguínea).

O vinagre também é rico em potássio e ótimo para atletas uma vez que previne câimbras.

O ácido presente no vi-nagre de maçã é chamado ácido acético que por sua vez inibe viárias enzimas que digerem os carboi-dratos (macarrão, arroz, batata, farinha branca...),

como a amilase, maltase, lactase e sacarase.

Com a inibição dessas enzimas acontece o bloqueio da digestão do amido e açú-car presentes nos alimentos que contém carboidrato. Com esse bloqueio, os carboidra-tos passam direto pelo trato digestivo sem que sejam ab-sorvidos. A vantagem desse processo é a diminuição das calorias e redução do peso corporal além do controle e prevenção da glicose (taxa de açúcar no sangue).

Dica: Para fazer o uso correto do vinagre de maçã e obter seus benefícios, basta misturar 1 (uma) colher de sopa de vinagre de maçã em 1 (um) copo com água de 200ml e beber toda manhã.

A Agência Nacional de Vigilância Sani-tária (Anvisa) sus-pendeu a utilização

de 14 marcas de tintas para tatuagens por falta de registro na agência. A resolução foi publicada na terça-feira (6) no Diário Oficial da União.

As marcas suspensas são: Intenze, Eternal Ink, Suprema Collors, Solid Ink, Drawing Ink 700, Ex-trema Magic Collors, Mas-ter Ink, Kuro Sumi, Mura-no, Kactus, Kokkai Sumi Ink, Infinity Tattoo Ink, Kor-rai Sumi Ink e Bowery Ink.

As Vigilâncias Sani-tárias dos Estados e mu-nicípios do país foram orientadas a apreender e inutilizar as unidades destas marcas encontra-das no mercado. A Anvisa também tenta impedir o uso de outra tinta, a In-

dian Ink, que tem registro na agência, mas não deve ser usada para tatuagens.

No País, de acordo com a Anvisa, há apenas três marcas de tinta regu-lares para tatuagens: a Starbrite Colors, a Elec-tric Ink e a Irons Work.

Suspensas 14 marcas de tinta de tatuagem

Page 7: Jornal Novo Ed. 19

|7| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Page 8: Jornal Novo Ed. 19

|8| Cidades 15 a 21 de maio de 2014

Produtores rurais de Casimiro comemoram inauguração do Mercado Municipal

A partir de agora, os pro-dutores rurais de Casi-miro de Abreu passam a contar com um espa-

ço a mais para a comercialização de seus produtos: o Mercado Municipal Hélio de Jesus Ma-chado. A unidade foi inaugurada pelo prefeito Antônio Marcos na última quinta-feira, dia 8, em um evento que reuniu mais de 300 agricultores do município.

Para o prefeito Antônio Marcos, o Mercado Municipal é uma vitória para os agricultores locais. “Eu me lembro de que quando entramos, em 2009, os agricultores estavam desacre-ditados do poder público. Não tinham nenhum tipo de apoio. Desse momento em diante começamos a fazer um gran-de trabalho com eles, desde a oferta da estrutura para o plan-tio até a comercialização da produção”, recordou o prefeito.

Na ocasião, Antônio Marcos também aproveitou para lembrar os agricultores sobre a importân-cia do envolvimento de todos para o sucesso do espaço. “Este é um local estratégico feito com muito ca-rinho para vocês e que, com certe-za, irá melhorar o lucro de todos os produtores com a saída dos atra-vessadores. Mas é muito importan-te que todos se empenhem para que o mercado funcione sempre com qualidade”, pontuou.

O produtor rural de Campos Elízeos, Ailton Schueler, disse estar entusiasmado com a nova oportunidade e já faz planos de como serão as vendas. “Poder fazer essa venda direta será muito bom. Além de vender mais, pode-remos receber à vista, o que não acontece quando os atravessado-res levam nosso produto”, avaliou.

BenefíciosSegundo o vice-prefeito

Zedequias da Costa, o espaço

representa não apenas um incre-mento no lucro dos produtores locais como também um ganho para a rede gastronômica de Casimiro de Abreu e região, que terá a oportunidade de comprar produtos de qualida-de e com bons preços. “Muitos municípios próximos do nosso não precisarão mais recorrer ao Ceasa para comprar, o que será uma grande economia para eles”, destacou o vice-prefeito.

“Hoje uma caixa de aipim no Ceasa de São Gonçalo custa em média R$ 25, na venda direta nós poderemos vender por até R$ 20. Isso será bom para os compradores que vão economi-zar dinheiro, gasolina e terão um produto mais fresco”, explicou.

Entretanto, o Mercado Mu-nicipal não irá beneficiar ape-nas os agricultores. Os pesca-dores de Barra de São João também comemoram o espaço reservado a eles. “Esse é um presente dessa administração. Agora mais pessoas poderão ter acesso ao nosso pescado”, declarou a presidente da Co-lônia de Pescadores Livres de Casimiro de Abreu (Copa Li-vre), Nadia Maria Really.

Prefeito EmpreendedorO secretário de Agricultura

e Pesca, Ubirajara Pina, lem-brou que todas essas conquis-tas dos profissionais do campo foram planejadas e elaboradas pela administração municipal. “Assim como Antônio Marcos, tenho minhas origens no cam-po, sei como é difícil manter sozinho essa atividade. Mas hoje a realidade de Casimiro é diferente com todos os incen-tivos e ações realizadas pela prefeitura”, comentou.

Investimentos estes que levaram o prefeito de Casimiro de Abreu a vencer a última edi-

ção do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município se destacou com o projeto “Desen-volvimento Rural Sustentável”, venceu na temática ‘Pequenos Negócios no Campo’ e está en-tre os três melhores projetos do Estado do Rio de janeiro, sen-do o único município a ser ho-menageado com dois troféus. “Esse prêmio coroa todo o nos-so trabalho, todo o empenho que tivemos ao longo desses anos para oferecer estrutura e condições dignas ao profissio-nal do campo”, disse o prefeito.

Serviços e horáriosO Mercado Municipal estará

aberto todos os dias, das 8 às 17 horas. O espaço abriga dez boxes que comercializarão os mais variados produtos dos agri-cultores locais, além de peixaria, açougue, floricultura e lancho-nete para a venda de comidas típicas da região. Conta ainda com dois boxes para venda do artesanato local e de produtos orgânicos. No centro do Merca-do, um espaço cultural servirá para apresentação de shows artísticos e degustação gastro-nômica nos fins de semana.

Uma novidade para os vi-sitantes é que o mercado terá uma sala de Agroturismo Ecoló-gico. “Nessa sala manteremos uma central de informações turísticas com profissionais de turismo, meio ambiente e agricultura, que também darão apoio à Associação de Agrotu-rismo do município”, adiantou o secretário de Turismo e Evento, Orcar Pires Junior.

Participações na inauguraçãoAlém dos agricultores lo-

cais, a inauguração contou ainda com as presenças dos familiares do homenageado, sua esposa Amélia Machado

Espaço será mais um ponto para comercialização direta da produção local e promoverá o fortalecimento da vocação agrícola do município

e os filhos Leila Machado e Cleber Machado. O deputado federal Filipe Pereira (PSC--RJ), a vice-prefeita de Paty de Alferes, Lenice Vianna, o presidente da Câmara Munici-

pal Alessandro Macabu Araújo (Pezão), os vereadores Ade-milson Amaral da Silva (Bitó), Odino Miranda, João Medei-ros, Lázaro Mangifeste, Adair Abreu de Souza (Kinha) e Luis

Robinson da Silva Júnior (Ju-ninho Piquira), o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, entre outras autoridades, também prestigiaram o evento.

Casimiro de Abreu realiza 1ª Feira Cultural A primeira edição da Feira Cultural

2014 de Casimiro de Abreu acon-tece no próximo dia 21, quarta-feira, na Praça Lúcio André, em frente à

Casa de Cultura Estação, a partir das 8h.Abrindo a programação do evento, o

“Trem Cultural” recebe turmas das esco-las municipais para uma roda de “conta-ção” de histórias. Os meninos e meninas que participam do projeto “Trinca Lata”, da Secretaria Municipal de Assistência Social, apresentam-se logo depois.

Às 9h, será lançada a exposição “Artis-tas Locais”, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos Casimirenses. “São 30 obras utilizando a técnica de óleo so-

bre tela de diversos temas. São trabalhos belíssimos”, garante a diretora da Casa de Cultura, Soraia Cardoso.

Além de apreciadores das diferentes modalidades de arte apresentadas, os alunos das escolas do município também poderão mostrar o que desenvolveram no projeto “Estação Literária”. “Nesses primei-ros meses de aula, os professores e alunos participaram de atividades que contempla-ram poetas da nossa cidade. Temos que valorizar isso”, comentou Soraia.

As Escolas de Música e Dança do mu-nicípio também participarão do evento e, neste dia, as aulas serão públicas e acon-tecerão no meio da praça. “O que acontece

durante o ano na escola vai acontecer na praça. Vamos apresentar as aulas coletivas e as práticas de conjunto”, afirmou a dire-tora da Escola de Música Eliseu Tinoco Mi-randa, Rosely Oliveira. A surpresa fica por conta do professor de teatro, Davi Giordani, que ao contar histórias do poeta e drama-turgo inglês, William Shakespeare – tido como um dos mais influentes dramaturgos do mundo – vai convidar os espectadores para fazer parte da narrativa.

Exibição A partir das 18h, na Sala Popular de Ci-

nema Humberto Mauro, em frente à praça, o projeto “BR em Movimento” também tem

início no município com a exibição do lon-ga-metragem “Brichos”. Este ano, os temas inclusão e meio ambiente são explorados no projeto nos filmes “Colegas”, de Marcelo Galvão, e “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi.

Para o diretor do espaço, Lucas Jor-ge, é importante para a população de Ca-simiro de Abreu receber esse projeto que atingiu 2.679 salas de cinema, em 2013. “Além de filmes extraordinários e com grande capacidade de formar plateia, os temas tem um grande impacto pedagógico para os alunos da rede de ensino, trans-formando assim a Sala de Cinema em sala de aula”, comentou.

Page 9: Jornal Novo Ed. 19

|9| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Prefeitura apoia ampliação das atividades da UFFA permanência e

ampliação das ati-vidades do Polo Universitário de Rio

das Ostras – Universidade Federal Fluminense foi tema de uma reunião que reuniu o prefeito Alcebíades Sabino, o reitor Roberto de Souza Sal-les, além de uma comissão de alunos e professores do Polo. O Município está na busca da resolução de antigas pendên-cias para que o novo prédio da instituição possa entrar em funcionamento.

O diretor da UFF, pro-fessor Roberto Salles, con-siderou o encontro positivo e destacou que uma nova fase de diálogo foi criada. “É interesse da Universida-de Federal Fluminense con-tinuar com sua política de interiorização e a permanên-cia em Rio das Ostras faz parte do planejamento da instituição, que gostaria de transformá-la numa cidade universitária”, disse o reitor.

O prefeito Sabino reafirmou o empenho da gestão munici-pal em solucionar as pendên-cias. “Continuamos trabalhando para ampliar as atividades da Universidade em nossa cidade, incrementando as oportunida-des de formação profissional de nossos jovens. A Educação de qualidade é o maior bem que podemos oferecer à nossa po-pulação”, disse.

Entre as dificuldades para dar início às atividades no novo prédio, está a necessi-dade de elaboração do proje-to de esgotamento. O reitor da UFF assumiu o compromisso de entregar o projeto o mais rápido possível à Prefeitura.

A universidade solicitou a cessão de uso da via pública que divide os dois blocos do Polo. Para tanto, foi solicitado a UFF o encaminhamento da documentação para que o processo possa ser agilizado.

O representante dos alu-nos do curso de Produção Cultural, Carlos Giglio, ressal-

tou que os universitários bus-cam o diálogo para resolver problemas que ao longo dos anos vêm afetando o cresci-mento do Polo Rio das Ostras. Ele destacou que a UFF vem desenvolvendo importante pa-pel junto à sociedade com tra-balhos como projeto “Lá Tá Rolando”, Sarau, Apoio psico-lógico e Pré-Vestibular Social.

O município de Rio das Ostras vai ga-nhar sua primeira Escola de Aviação

Civil. Os responsáveis pelo empreendimento foram re-cebidos pelo prefeito Sabino na última semana. A escola, de início, vai oferecer cursos de formação de comissários de voo, mecânico de ma-nutenção de aeronave e de piloto privado e comercial de helicóptero. A informação foi divulgada pela empresária Elaine do Amaral e do co-mandante-de-piloto, Antônio Romeiro de Sousa, na reu-nião com o prefeito Sabino.

A escola estuda a oferta de bolsas para moradores da cidade. Elaine destacou que a localização de Rio das Ostras é estratégica devido à proximidade com as áreas de exploração e produção de petróleo, com o crescimento da demanda de aeronaves para trans-porte de funcionários. A es-

“É de interesse da UFF continuar com sua política de interiorização e a permanência em Rio das Ostras faz parte do planejamento da instituição, que gostaria de transformá-la numa cidade universitária”

Roberto SallesProfessor e diretor da UFF

Área de aviação civil ganha espaço em Rio das Ostras

cola oferece dez aeronaves para atender a procura.

“Além de ampliar a ofer-ta de qualificação de nossos jovens, a chegada de uma escola de aviação civil pode ser um primeiro passo para a instalação do primeiro ae-roporto de Rio das Ostras, já que existe essa demanda”, disse o prefeito, lembrando que a instalação do aero-

porto vai aquecer o mercado petrolífero e ainda fomentar o setor de turismo e de es-porte na cidade.

Os cursos terão, em mé-dia, duração de 18 meses com aulas teóricas e prá-ticas. O aluno passará por uma avaliação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, uma vez aprovado, estarão habilitados a voar.

Expectativa é atender a demanda do setor aéreo que vem crescendo a reboque das atividades petrolíferas

Page 10: Jornal Novo Ed. 19

|10| Cidades 15 a 21 de maio de 2014

Núcleo de Atendimento à Mulher é inaugurado em Rio das Ostras

Na quinta-feira (8), o município de Rio das Ostras inaugurou seu primeiro Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam). O espaço diferenciado para atendimento às vítimas

de violência sexual, física ou psicológica, atende a uma reivindicação antiga das mulheres da cidade e

mos todas as orientações e a partir de daí, se for o caso, faremos o registro e ela sairá daqui mais segura. Com a agressão comprovada, o agressor será preso”, finalizou a delegada.

Ações permanentesAinda como deputado estadual, o prefeito Sabino

propôs o projeto que criou a Lei 5586, de 2009, instituin-do o dia 7 de agosto como o Dia Estadual de Comemo-ração à Lei Maria da Penha. No ano anterior, ele havia indicado a instalação de um Núcleo de Atendimento à Mulher em Rio das Ostras. Desde o início da atual ges-

tão, ações de combate à violência contra a mulher vêm sendo desenvolvidas, em parceria com o Governo do Estado e diferentes setores da sociedade.

Outra ação do Município voltada para a seguran-ça e cidadania das mulheres foi a criação da Coor-denadoria Municipal de Políticas para Mulheres, com a finalidade de promover, assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar programas e projetos voltados para a população feminina. A coordenadoria está vin-culada à Secretaria Municipal de Bem-Estar Social e entre suas atribuições está a gestão da Casa da Mu-lher (Centro Especializado em Atendimento à Mulher).

lher. Com certeza, continuaremos com o apoio da Ad-ministração Municipal, melhorando assim a cada dia nossa rede de atuação. Aqui em Rio das Ostras temos a Casa da Mulher que está de parabéns pelo belo tra-balho de acolhimento que faz”, disse Fernando Veloso.

A diretora da Divisão de Atendimento à Mulher e funciona nas dependências da 128ª Delegacia, com a presença de uma policial no plantão de 24 horas.

O Nuam proporciona mais agili-dade e privacidade no atendimento às vítimas de abusos e que podem e devem procurar a polícia. “A ins-talação do Nuam atende a uma rei-vindicação da população de Rio das Ostras, que pedia um atendimento diferenciado para as mulheres que sofrem com a violência, seja ela físi-ca, sexual ou psicológica. Tenho cer-teza de que estamos caminhando da maneira certa”, afirmou Sabino, lembrando que a Prefeitura procura capacitar servidores municipais para atuar no atendimento a mulheres.

O chefe de Polícia Civil do Es-tado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, esteve presente à inaugu-ração e destacou a parceria posi-tiva com a Administração Munici-pal. “É com muita satisfação que inauguramos mais esse Núcleo de

responsável pela coordenação das delegacias e núcleos de atendimen-to à mulher no Estado, Márcia Noeli, também destacou a importância de uma rede de atendimento e poste-rior acolhimento das vítimas. “As mulheres têm denunciado mais e isso é reflexo de uma maior cons-cientização. Aqui elas terão um espaço especialmente pensado para o atendimento delas. Todos os policiais são treinados para isso, porém, é um direito da vítima receber atendimento feito por uma policial, caso ela fique mais à von-tade para isso”, comentou.

Para a delegada titular da 128 ª Delegacia de Polícia, o núcleo che-ga em um momento em que as mulheres já estão mais conscien-tes. Portanto, a tendência é que os registros aconteçam de forma mais eficaz. “Desde que eu assumi a de-legacia de Rio das Ostras, as mu-lheres têm me procurado porque

“As mulheres têm denunciado mais e isso é reflexo de uma maior conscientização. Aqui elas terão um espaço especialmente pensado para o atendimento delas” Márcia NoeliDiretora da Divisão de Atendimento à Mulher

Atendimento à Mulher, o décimo primeiro no Esta-do e que vem somar ao trabalho já realizado pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mu-

sabem que podem contar com meu apoio. Então, o que eu peço às mulheres é que venham à delega-cia, nem que seja para pegar informação. Nós dare-

A inauguração aconteceu no último dia 8 e contou com a presença do Chefe de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso

Page 11: Jornal Novo Ed. 19

|11| Cidades15 a 21 de maio de 2014

Abertura da Semana da Família atrai grande público

Nesta segunda, 12, foi aberta oficialmente a programação da Sema-na da Família, evento

que segue até domingo, dia 18. A cerimônia contou com a parti-cipação de centenas de pesso-as e diversas entidades do Mu-nicípio, como associações de moradores, ONGs, Polícias Civil e Militar, Bombeiros, secretarias de governo, igrejas evangélicas

e católica unidas pelo resgate dos valores familiares.

“O objetivo desta Semana é que todos trabalhemos juntos, comunidade, Prefeitura, insti-tuições...toda a cidade, unidos para recuperarmos a família, que é a célula-máter da socie-dade. E estou muito feliz de ver que já nesta primeira edição da Semana da Família conse-guimos reunir tantas pessoas

para trabalhar por essa causa. Sinto que esse pode se tornar o evento mais importante de nossa cidade”, disse o prefeito Sabino, na abertura.

Autor da Lei que cria o Dia da Família, o vereador Van-derlan Moraes falou da sua satisfação em ver a cidade reunida. “Foi uma grande ale-gria saber que minha iniciativa se transformou neste grande

evento. O Dia da Família é uma data para reflexão sobre o que podemos fazer para me-lhorar. Vamos prosseguir jun-tos, com coragem”, afirmou.

VitalidadeRepresentando o espírito

familiar e de alegria da fes-ta, os idosos do projeto “Feliz Idade”, da Secretaria de Bem--Estar Social, e do “Programa

de Saúde do Idoso”, da Secre-taria de Saúde, apresentaram belos shows musicais. Eles surpreenderam a plateia com clássicos do rock & roll.

PresençasEntre os presentes estavam

a delegada Carla Tavares, da 128ª DP, o comandante do 32º Batalhão da PM, Cel. Ramiro Campos, o Ten. Ricardo Aguiar,

do Corpo de Bombeiros, secretá-rios e subsecretários de governo, representantes do grupo Adote, Apae e Pestalozzi, entre outros.

ProgramaçãoA programação continua

até domingo, 18, com uma sé-rie de atrações culturais, pres-tação de serviços à população, orientações jurídicas, de saú-de, adoção de animais etc.

Idosos levantaram a público na abertura da Semana da Família Até domingo, o público poderá participar de atrações culturais e orientações de saúde, dentre outras atividades

Fotos Gabriel Sales

Page 12: Jornal Novo Ed. 19

|12| Cidades 15 a 21 de maio de 2014

Aluno de Rio das Ostras é premiado em solenidade com presença de Dilma

Rio das Ostras esteve representada na ceri-mônia de premiação da 9º Olimpíada Brasi-

leira de Matemática nas Esco-las Públicas (Obmep) realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O estudante Lucas Costa Pereira, de 12 anos, da Rede Municipal, foi medalhis-ta de ouro do Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental)

e classificado como 35º melhor do País na categoria. A soleni-dade contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.

A Obmep 2013 reuniu 18,7 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas de todo país, envolvendo 99,35% dos mu-nicípios brasileiros. Repre-sentando o prefeito Sabino na solenidade, a secretária de Educação, Andrea Machado,

falou que a premiação reforça o trabalho de estímulo ao apren-dizado realizado no município.

“Reconhecimentos como esse valorizam o trabalho de toda a Rede Municipal e o empenho dos alunos e pro-fessores, sempre com o apoio das famílias. Incentivamos nossos educadores a desen-volver projetos e, desde o ano passado, os alunos da Escola

Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, onde estu-da Lucas, contam com uma carga horária de Matemática suplementar no contra turno”, afirma Andrea.

Servidor municipal desde 2010, o professor Bruno Souza, que também participou da sole-nidade de premiação, é respon-sável pelo projeto desenvolvido no contra turno. O professor,

que dá aulas para Lucas, lecio-nou para outro aluno da cidade que conquistou medalha de ouro na Obmep, Enoque Ma-rinheiro. O projeto deverá ser ampliado este ano, envolvendo outras unidades de ensino.

O estudante Lucas diz que conta com apoio da família e comemora a conquista. “Não adianta entender a matéria. Pre-cisa exercitar muito”, garante ele,

que sempre estudou na Rede Municipal e atualmente cursa o 7º ano do Ensino Fundamental.

PremiaçõesNesta edição da Obmep

foram entregues 500 meda-lhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze. Outros 46,2 mil participantes da Olimpía-da, que não foram medalhis-tas, receberão menções hon-rosas da competição.

Estudante é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nesta edição da Obmep, foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata e 4,6 mil de bronze

Page 13: Jornal Novo Ed. 19

E-mail: [email protected]

|13| Carreira15 a 21 de maio de 2014

Contratar novos funcio-nários não foi uma ta-refa fácil para a maioria (70%) das empresas

durante o ano passado. Ao mes-mo tempo, convencê-los a ficar no emprego também foi um pro-blema para metade delas (51%). É o que aponta um recente estu-do feito pelo Hay Group junto a 214 companhias.

Apesar dessas dificuldades, segundo a pesquisa, apenas 11% das organizações desen-volveram programas de reten-ção para minimizar a rotativida-de em suas equipes.

Na hora de contratar, o principal desafio para as em-presas é encontrar trabalhado-res de nível técnico, principal-mente nas áreas de engenha-ria, manutenção, TI, financeiro, vendas e produção.

O setor de engenharia, as-sim como o de vendas, também está entre os que apresentam os mais graves problemas de retenção (apontadas por 17% das empresas, cada uma). À frente deles, aparece apenas a área de operações, citada por 44% das organizações.

Não por acaso, 26% das companhias admitem administrar engenheiros de forma diferencia-da, apostando principalmente em salários agressivos (estratégia usada por 61% delas).

Segundo Lucimar Carvalho, gerente do Hay Group, a aten-ção especial ao grupo se dá tam-bém porque o piso salarial des-ses profissionais é mais alto do que de outras áreas e as faixas de remuneração são construídas por nível e não por cargo, como é comum em outras carreiras.

“Além disso, há uma de-manda maior do que a oferta de engenheiros e, se é assim, eles recebem um maior número de propostas. O que as empresas estão fazendo para resolver é criar faixas salariais diferencia-das para eles”, diz.

Programas robustos

Para Lucimar, a baixa adesão das companhias aos programas de retenção é cau-sada pela sua complexidade. “Eles têm um nível de sofisti-cação muito grande e precisam ser muito bem comunicados e construídos”, afirma.

Segundo ela, é preciso ter claro quais profissionais se quer reter e verificar se eles têm competências alinhadas com o negócio da empresa.

A gerente exemplifica essa dificuldade com dados da pró-pria pesquisa. Entre as organi-zações que já possuem esses projetos, a maioria (29%) diz que procura conquistar as pes-soas com alto potencial. “Mas o que é o alto potencial? É preci-so definir e ter um mecanismo para medir isso”, reforça.

Durante o ano passado, as empresas que têm progra-mas de retenção investiram principalmente na implantação, manutenção ou comunicação do processo de avaliação de desempenho (59%) e em pro-gramas de desenvolvimento de liderança (50%). Os aumentos salariais foram o quesito menos representativo, com 8%.

Para 2014, os esforços de-vem se concentrar na implan-tação e/ou comunicação de programas de carreira (42%), na construção de planos de sucessão organizacional para posições chave (40%) e tam-

bém nos programas de desen-volvimento para lideranças (40%). Novamente, os aumen-tos na remuneração não serão prioridade, com 20%.

“A remuneração é superim-portante, mas a partir do mo-mento em que ela é justa, não é isso que vai fazer os funcio-nários ficarem. Ela é um fator considerável para a atração, quando não se conhece o clima e a liderança da empresa, mas não de retenção”, diz Lucimar.

De acordo com ela, isso se confirma no principal motivo para os pedidos de demissão durante o ano passado, de acordo com a pesquisa: uma melhor oferta da concorrência para aumento de nível hierár-quico (28%). Em seguida, apa-recem a melhor oferta para o mesmo cargo (24%) e a opor-tunidade em outra área (16%).

“As pessoas escolhem empresas com planos de car-reira muito mais agressivos, em que elas entendem o pro-cesso de avaliação de desem-penho e de formação de lide-rança”, conta Lucimar.

Fonte: Revista Exame

Comunhão quebrada (Sl. 137)

Neste Salmo, nós podemos observar claramente que Israel havia pecado e por causa do erro deles, foram levados cativos à Babilônia. Toda vez que pecamos contra Deus, somos levados cativos para Babilônia.

O que significa ser levado cativo à Babilônia? É ser exilado de todas as pessoas que amamos por causa da desobedi-ência. Quando isso acontece perdemos a vontade de louvar e adorar a Deus.

Precisamos entender que muitas vezes se faz necessário irmos à Babilônia, porque é neste lugar que aprendemos sobre comunhão. Comunhão é muito mais do que ficarmos juntos, corpo a corpo, mas é termos uma aliança com alguém que divi-da conosco os nossos sonhos e projetos de vida.

O povo que estava cativo perguntava: como vamos cantar se estamos com os nossos corações cheios de tristeza e amar-gurados? Como adorar quando estamos por provação? São nesses momentos de lutas, desertos e assolação que precisa-mos mais do que nunca de louvar para termos comunhão com Deus e aguentarmos enfrentar todas as afrontas e tempesta-des que possam vir.

Acredite: nunca desfaça a sua comunhão com Deus e nem com ninguém que só te faça bem. Lembre-se que fazer bem não é realizar as nossas vontades mas falar a verdade ainda que doa. Vamos viver o extraordinário essa semana! Deus te abençoe.

Empresas perdem funcionários e não investem para mantê-los

Page 14: Jornal Novo Ed. 19

|14| Cidades 15 a 21 de maio de 2014

Macaé

Fumdec lança Rodada de Negócios e Cadastro de Fornecedores

Macaé inicia construção da Estação de Tratamento de Esgoto Central

Um estímulo ao fo-mento de negócios entre a prefeitura e empresas de Macaé

e, ainda, promover a transpa-rência nas compras públicas. Estas são algumas propostas da primeira Rodada de Negó-cios do Brasil, que acontecerá entre a administração munici-pal e rede privada, no dia 4 de junho, no auditório do Senai/Firjan, das 16h às 20h.

Na última quinta-feira (8), o Fundo Municipal de De-senvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Mi-cro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram uma apresentação para orientar empresários interessados em participar da rodada.

O presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, afirmou que o momento é histórico para Macaé. “É a primeira cidade do Brasil que realiza essa Rodada entre gestão municipal e empresários. É uma ótima oportunidade de aproximação do poder público

com a rede privada. Estamos começando pela capacitação e vamos fomentar diversos negócios”, disse Vandré.

No encontro, o procurador Gustavo Gusmão, esclareceu as regras específicas de lici-tações e contratos. Segundo ele, o primeiro passo é a pes-quisa de preços no mercado com, pelo menos, três orça-mentos. “A regra é trazer a proposta mais vantajosa para a administração pública e, as-sim, elaborar um edital com a definição da modalidade licita-tória. Podemos ter, por exem-plo, carta convite, tomada de preço, concorrência pública e pregão presencial, atualmen-te, o mais utilizado pelo go-verno”, acrescentou Gusmão.

O lançamento do Cadas-tro de Fornecedores on-line, idealizado pelo Fumdec, com apoio da secretaria de Co-municação, foi realizado pelo gestor do portal da Prefeitura de Macaé, Eduardo Assis. O sistema beneficia pessoas fí-sicas e jurídicas, com consul-ta aberta ao público. Os inte-

ressados já podem se cadas-trar acessando o link no site: www.macae.rj.gov.br.

O gerente de projetos do Fumdec, Guilherme Saraiva, falou sobre a inovação do governo com o pregão pre-sencial exclusivo para micro e pequenas empresas. Des-

de o segundo semestre do ano passado, por meio do decreto 199/2013, que regu-lamenta a Lei Municipal das Micro e Pequenas Empresas, a Prefeitura realiza licitações exclusivas para micro e pe-quenas empresas, no valor de até R$ 80 mil.

Rodada de NegóciosO consultor do Sebrae,

Glauco Nader, apresentou os detalhes da Rodada. Ele des-tacou que a ideia é aumentar a retenção de renda, receita e em-prego no município. “As secreta-rias serão as âncoras e os em-presários, os fornecedores. Com

organização do Sebrae e da Pre-feitura, iremos fazer um encontro de negócios”, acrescentou.

A inscrição de fornecedores na Rodada de Negócios será feita a partir do preenchimento da ficha cadastral através do link: https://pt.surveymonkey. As informações necessárias para inscrição como fornecedor são: identificação da empresa, dos participantes e lista de ofertas para a rodada.

Para ser um fornecedor, des-tacam-se os seguintes documen-tos: alvará de licença para estabe-lecimento, emitido pela prefeitura municipal da sede da empresa; certidão negativa de débitos com as Fazendas públicas: Federal, Es-tadual e Municipal; certificado de re-gularidade fiscal do FGTS, certidão negativa de débito com o INSS; certidão negativa de débitos traba-lhistas; comprovante de inscrição e situação cadastral no CNPJ

Para outras informações, os empresários podem entrar em contato com o Fumdec, lo-calizado na Rua Agenor Caldas, número 261, no bairro Imbetiba, em Macaé. O telefone para con-tato é: (22) 2796-1277.

A Prefeitura de Ma-caé, por meio da Parceria Público Privada (PPP),

firmada entre o município, a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Odebrecht Ambiental, ini-ciou a construção de uma nova Estação de Tratamen-to de Esgoto, a ETE Central. Para abrigar essa estação de grande porte, que terá cinco módulos, cada um com capacidade de captar e tratar cem litros de esgoto por segundo (100l/s) e aten-der a 50 mil pessoas, foi es-colhida uma área localizada nas proximidades da Linha Verde, próximo ao Sambó-dromo e pista de Motocross.

A Estação vai atender todo o Centro da cidade, começando de parte do São

Marcos até a subida da pon-te Ivan Mundin, abrangendo as localidades de Miramar, Visconde, Sol y Mar, Cajuei-ros, Imbetiba, Riviera, Can-cela Preta, Novo Cavaleiros, entre outras. Esta ETE com-põe o Subsistema Centro.

Teve início a terraplana-gem do terreno de 168 mil metros quadrados que abri-gará o primeiro módulo de estação. A ETE propriamen-te dita vai ocupar 51 metros quadrados.

A ETE Central será com-posta de cinco módulos ou tanques. Cada módulo terá 54 metros de diâmetro e será construído com placas metálicas, nos moldes dos que foram utilizados na ETE do Mutum. Cada tanque tem capacidade de atender a uma população de 50 mil

habitantes com captação e tratamento do esgoto.

Segundo informações da Esane, estão programa-das para o final de junho as etapas de edificação ou montagem do Módulo Um, para que a ETE esteja fun-cionando a partir do final de outubro. Os demais módulos serão construídos de acordo com a demanda populacio-nal da área de abrangência desta ETE. As placas metá-licas que compõem a ETE já estão prontas na fábrica, aguardando as obras iniciais no terreno para serem mon-tadas.

De acordo com o pre-sidente da Esane, Marcos Muffareg, com o início da construção desta nova ETE, Macaé avança na direção de trazer o saneamento bá-

sico a todo município. Ele destaca que esse avanço não melhora só a área am-biental com preservação dos meios hídricos, evitan-

do o lançamento de esgoto in natura nos rios, lagos e canais, representando um ganho também na área de saúde, segundo estudos do

Ministério da Saúde, já que cada real empregado no saneamento significa uma economia de quatro reais na área de saúde.

Cada tanque tem capacidade de atender a uma população de 50 mil habitantes com captação e tratamento do esgoto

Foto Bruno Campos

Foto Bruno Campos

Page 15: Jornal Novo Ed. 19

Porquinha Peppa é o próximo espetáculo infantil de Rio das Ostras

No próximo domingo, 18, a criançada tem programação certa em Rio das Ostras.

“Peppa Pig Cover”, que já é

sucesso de público em ou-tras cidades, se apresenta no Teatro Popular do Município, às 16h30, com ingressos a R$ 30, inteira, e R$ 15, meia.

Quem comprar até dia 17 de maio, paga R$ 20.

O espetáculo retrata a his-tória de uma das personagens mais queridas das crianças

no momento em atividades cotidianas e assuntos com os quais as crianças se iden-tificam. Na peça, a criançada verão que até as tarefas mais

simples podem ser divertidas e cheias de aprendizado.

“A Porquinha Peppa” é uma animação britânica criada por Neville Astley e Mark Baker, dis-

tribuído pela E1 Kids. Peppa é uma porquinha de quatro anos de idade que vive com sua fa-mília. Ela gosta de brincar com seus amigos e visitar seus avós.

|15| Cultura15 a 21 de maio de 2014

Apresentação acontece no domingo, 18, no Teatro Popular em Rio das Ostras

O desenho é sucesso mundial tendo gerado uma marca com o seu nome.

Livros, roupas e acessórios são alguns exemplos

Page 16: Jornal Novo Ed. 19

|16| Petróleo 15 a 21 de maio de 2014

Prominp vai capacitar 17 mil pessoas até 2016Dezessete mil pessoas

serão capacitadas para trabalhar na indústria de petróleo e gás na-

tural até 2016, segundo informa-ções do assessor da Presidência da Petrobras para Conteúdo Local e coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Paulo Sergio Rodrigues Alonso. Para chegar ao número, o executivo informou que foram levadas em consideração as demandas para os 45 projetos mais importantes da Petrobras e dos principais es-taleiros brasileiros.

“O Prominp foi criado em 2003 com o objetivo de aumentar a participação dos fornecedores brasileiros de bens e serviços em projetos de petróleo e gás no Bra-sil e no exterior. Uma das maiores áreas de atuação do Prominp é a qualificação profissional. Em 2003, nós estávamos realmente com fal-ta de muitos profissionais para tra-balhar na indústria do petróleo. De 2006 até 2013, capacitamos 97 mil pessoas, entre técnicos, enge-nheiros e outros profissionais para trabalhar para esse segmento no Brasil”, contabilizou Paulo Alonso.

Ele falou ainda sobre a política

de conteúdo local da companhia e ressaltou a importância da indús-tria brasileira em oferecer seus produtos em bases competitivas e sustentáveis, bem como man-ter o foco na “inovação contínua”. “Temos de trabalhar em conjunto com fornecedores, universidades brasileiras e estrangeiras. Assim, a inovação é um aspecto fundamen-tal da nossa política”, destacou.

Paulo Alonso ressaltou a par-ceria com o Sebrae para desen-volvimento de micro e pequenas empresas no país. “Desde 2004, a Petrobras e o Sebrae investiram US$ 41 milhões nesse acordo e mais de 13 mil micro e pequenas empresas no Brasil foram benefi-ciadas com esse convênio”. Como resultado, o número de micro e pe-quenas empresas nos cadastros locais de fornecedores da Petro-bras subiu de 14 mil em 2004 para 19 mil atualmente.

Por fim, o executivo reafirmou a política da Petrobras de incentivo a fornecedores estrangeiros a se instalarem no Brasil e fez um con-vite aos representantes das empre-sas presentes à palestra. “Muitas empresas estrangeiras estão vindo para o Brasil com sua própria mar-ca e elas estão tendo muito suces-so. Não é uma decisão fácil, muitas

variáveis devem ser avaliadas, mas não demorem muito a tomar suas decisões, porque o trem está andando muito rápido”.

Além disso, Alonso fez um balanço dos dez anos do Prominp durante o evento Invest in Brazil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Comércio e In-vestimento (Apex), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O evento acontece para-lelamente à Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, Texas, nos Estados Unidos.

DemandasNo mesmo evento, o enge-

nheiro Ronaldo Martins, gerente de Desenvolvimento de Mercado da área de Materiais, abordou o tema de suprimento de itens críti-cos e requisitos de cadastramento para fornecedores da Petrobras. Para dimensionar a demanda da companhia para os próximos anos, principalmente em virtude do pré--sal, o engenheiro lembrou que até 2020 serão necessárias 24 novas unidades de produção para o pré-sal brasileiro, tanto na Bacia de Santos quanto na de Campos. Destas, oito serão destinadas aos campos de Lula e Iracema e cinco ao campo de Búzios. “Estes projetos e as respecti-

vas demandas não incluem o campo de Libra”, lembrou Martins.

De acordo com o Plano de Ne-gócios e Gestão 2014-2018, a com-panhia demandará, entre outros itens, 873 mil toneladas de tubos. Quantidades de bombas e árvo-res de natal molhada (conjunto de válvulas instalado em poços maríti-mos) também foram citadas, entre outras demandas para os próximos anos, que compreendem o PNG 2014-18, destacou o executivo.

Ele também falou sobre a importância de desenvolver tec-nologia de ponta junto com os fornecedores. “Hoje temos tec-nologia de risers (tubos) flexíveis para até 2.200 metros e que-remos ir mais fundo. Estamos sempre trabalhando em conjunto com os fabricantes de risers fle-xíveis, há três no mundo e todos estão no Brasil”, informou.

O engenheiro mostrou o ca-minho para se tornar fornecedor

da Petrobras, apresentou o por-tal Petronect (www.petronect.com.br) e reforçou o convite de Paulo Alonso às empresas estrangeiras: “Devido à escala proporcionada pelo portfólio de nossos projetos, há enormes oportunidades para as empresas estrangeiras no mercado brasi-leiro de fornecedores de bens e serviços e de engenharia”.

Fonte: Petrobras

Page 17: Jornal Novo Ed. 19

|17| Esporte15 a 21 de maio de 2014

Atletas de Rio das Ostras representarão o estado em seletiva para campeonato mundialNove atletas de Ginásti-

ca Artística de Rio das Ostras participarão do Campeonato Brasilei-

ro de Ginástica de Trampolim representando o estado do Rio de Janeiro. O evento será reali-zado em Contagem (MG), de 28 de maio até o dia 1º de junho.

Além de representar o es-tado, o grupo leva consigo uma missão ainda maior: aqueles que obtiverem um bom desem-penho e conseguirem se classi-ficar terão seu passaporte carim-bado para então representar o Brasil no Campeonato Mundial.

“O Campeonato Brasileiro é de extrema importância, pois permite que os atletas ganhem pontos no ranking e assim, se classifiquem para o Campeona-to Mundial. Além de representar a escola Giro, é uma forma de incentivo e motivação as crian-ças iniciantes e fazendo-as evo-luir dentro do esporte”, explicou Matheus Coelho, técnico da equipe de trampolim da Giro e atleta de Ginástica de Trampo-lim desde os 7 anos de idade.

Os atletas que representa-rão o Rio de Janeiro na seletiva

são: Lorenzo Prucoli Martins, 27 anos; Wanderlei da Pe-nha Pinto Neto, 26; Leonardo Ferreira Silva, 24; Matheus Coelho, 23; Barbara Bastos Bassan, 14; Luiza Faria Ma-galhães, 14; Joanna Luiza Za-nuzzio, 14; Bianca Gonçalves de Oliveira, 9 anos, e Helena Ribeiro Silva Cardoso, 11.

As apostas de classificação para o Mundial são também as mais novas da equipe: Bianca Gonçalves, da categoria pré--infantil, natural de Macaé, e Helena Cardoso, da catego-ria Infantil, natural de Rio das Ostras. Ambas moram em Rio das Ostras, praticam Ginástica de Trampolim há 6 anos já se apresentaram em campeona-tos estaduais e no brasileiro.

O grupo competirá em duas modalidades: no apare-lho Duplo Mini Trampolim e no Tumbling (que se assemelha ao solo da ginástica artística, porém, é uma pista reta que permite que o atleta faça uma sequência de oito acrobacias).

“A Giro tem obtido o reco-nhecimento nacional e interna-cional com os excelentes resul-

tados dos últimos anos, não só na ginástica de trampolim como também na ginastica rítmica”, contou Milena Miranda, coor-denadora da Giro e técnica da equipe de ginástica rítmica. Ela trabalha na escola há seis anos.

Para Milena, tanto o Cam-peonato Brasileiro quanto o Mundial visam divulgar cada vez mais a ginástica, que “é um esporte olímpico muito bonito, de alto grau de dificuldade e tão pouco incentivado aqui no país”. O Mundial acontecerá em Daytona, na Florida, nos EUA, do dia 14 a 16 de novembro.

Dentre os eventos interna-cionais que a escola já partici-pou estão World Gymnaestra-da, em julho de 2011, realizado na Suíça; Campeonato Mun-dial de Trampolim, também em 2011, em Birmingham, na Inglaterra, e no Campeonato Pan-Americano de Trampolim, em 2012, realizado em Quere-taro, no México.

Os atletas contam com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras na viagem ao campeonato brasileiro.

Atletas do interior disputarão uma vaga no Mundial com as melhores equipes de ginástica do país

EscolaA Escola de Ginástica de Rio

das Ostras Giro iniciou suas ati-vidades em 2005 e há um ano inaugurou seu novo espaço no bairro Claudio Ribeiro, em frente

a Vila Olímpica de Rio das Os-tras. A nova estrutura, composta por moderna aparelhagem, per-mite a realização de três mo-dalidades de ginástica: rítmica, trampolim e artística.

Além da ginástica, a escola também oferece acrobacias aéreas de circo, balé, jazz, teatro, danças e treinamento funcional atingindo pú-blico de todas as idades. O telefone para contato é (22) 99874-9475.

Page 18: Jornal Novo Ed. 19

|18| Classificados 15 a 21 de maio de 2014

Leia o Jornal Novo no tablet, no smartphone ou na web.A maior banca digital de jornais e revistas do Brasil.

www.ojornaleiroweb.com.br

Baixe as edições através do aplicativo O Jornaleiro e experimente

APLICATIVO GRÁTIS

250,00R$

Page 19: Jornal Novo Ed. 19

|19| Esporte15 a 21 de maio de 2014

Seleções da Copa do Mundo de 2014Continuando a série especial sobre as seleções que participarão do mundial deste ano, veja abaixo as principais informações e história dos integrantes do grupo E:

SuíçaO paísIndependência: 24 de outubro de 1648 Continente: Europa População: 7,6 milhões

O futebol1ª partida em Copa do Mundo: Suíça 3 x 2 Holanda (1934, Itália) Maior artilheiro: Alexander Frei (42 gols) Melhor resultado internacional: Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de 1924

Projeção para a Copa do Mundo do BrasilA seleção suíça teve uma excepcional campanha nas eliminatórias europeias, conquistando sua vaga de forma invicta. Foi eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006 sem tomar um gol sequer e venceu a campeã Espanha na última edição. Aposta no seu forte sistema defensivo e no jovem meia-atacante Shaqiri para alcançar as oitavas de final.

EquadorO paísIndependência: 24 de maio de 1822 Continente: América do Sul População: 15,2 milhões O futebol1ª partida em Copa do Mundo: Equador 0 x 2 Itália (2002, Coreia do Sul e Japão) Maior artilheiro: Augustín Delgado (31 gols) Título mais importante: Jogos Pan--Americanos de 2007

Projeção para a Copa do Mundo do BrasilA seleção equatoriana é competitiva, mas seu principal reforço nas elimi-natórias é sempre a altitude. Em Co-pas do Mundo, não tem grandes re-sultados ou objetivos, somente con-quistar uma vaga na segunda fase já seria uma grande vitória. Aposta na experiência de Valencia, jogador do Manchester United, para alcançar esta meta.

FrançaO paísFormação: 843 Continente: Europa População: 65,3 milhões

O futebol1ª par t ida em Copa do Mundo: França 4 x 1 México (1930, Uruguai) Maior artilheiro: Thierry Henry (51 gols) Títulos mais importantes: Jogos Olímpicos de 1984 e Copa do Mun-do de 1998

Projeção para a Copa do Mundo do Brasi lA seleção francesa conquistou sua vaga com extrema dificuldade, rever-tendo uma desvantagem considerável na repescagem contra a Ucrânia. Na Copa de 2010, também se classificou na repescagem, com o gol de mão feito por Henry, bizarramente valida-do. Apesar dos problemas recentes, é uma das forças do fu tebol europeu e é comandada por Frank Ribéry, um dos melhores jogadores do planeta, sendo a equipe mais forte do grupo.

HondurasO país15 de setembro de 1821 Continente: América Central População: 7,6 milhões

O futebol1ª partida em Copa do Mundo: Honduras 1 x 1 Espanha (1982, Espanha) Maior arti lheiro: Carlos Pavón (56 gols) Título mais importante: Copa Ouro da CONCACAF de 1981

Projeção para a Copa do Mundo do Brasil A seleção hondurenha conquistou sua vaga à frente das potências da CON-CACAF, o México, por isso não pode ser desprezada. Mas dificilmente che-gará às oitavas de final, devido, prin-cipalmente, à inexperiência interna-cional dos seus jogadores. Aposta no veterano goleiro Noel Valladares, um dos mais velhos jogadores da Copa, com 37 anos, para segurar os adver-sários e conquistar uma heroica vaga na segunda fase.

Por: Léo Presidente e Lucas Dantas

Page 20: Jornal Novo Ed. 19