jornal novembro/dezembro 2015

8
a corrupção mata! O Padre Fala pág. 2 Lenda da Flor de natal Cantinho do Conto pág.7 DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS pág.2 Liberdade, ainda e sempre..

Upload: paroquia-nossa-senhora-de-fatima

Post on 24-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal Fátima em Ação da Paróquia Nossa Senhora De Fátima.

TRANSCRIPT

a corrupçãomata!

O Padre Fala pág. 2

Lenda da Florde natal

Cantinho do Conto pág.7

DIA INTERNACIONAL DOSDIREITOS HUMANOS

pág.2Liberdade, ainda e sempre..

SEBO DE CARNEIROEnriquecido com mais de 20 extratos naturais

Use, você nunca viu nada igual!!Alivia tensões e relaxamento muscular,

proporcionando uma sensação de frescor e bem estar!

Vendas JEANE

Tels: 3087-5923 / 3899-2435

A CORRUPÇÃO MATA!!!“Não vos conformeis com este século, mas transfor-

mai-vos pela renovação da vossa mente,...” (Rom 12,2)

Caros irmãos, muitos de nós vemos com certa passividade e desânimo campear em vários setores da sociedade o flagelo da cor-rupção. É triste constatar a resignação com ta-manha desgraça. É preciso assumir e incenti-var outros a assumirem e estabelecerem uma cultura de intolerância à corrupção. É preciso conscientizar o povo dos danos sociais e indi-viduais causados por ela.

O PADRE FALA

“A corrupção mata” - e isso não é uma expressão metafórica. Li-teralmente ela mata como decorrência do cerceamento de direitos es-senciais, como segurança, saúde, educação e saneamento básico. Ve-mos todos os dias nos noticiários as consequências nefastas do desvio do dinheiro público refletindo-se nos mais pobres, quando buscam atendimento nos postos de saúde e hospitais públicos; vemos as víti-mas da violência num clima de total insegurança; o poder paralelo, os desmandos das autoridades, a falência da educação, os esgotos a céu aberto, a exclusão social; vemos ainda a tentativa de prática descarada e irresponsável do populismo por parte dos nossos governantes, o que também é corrupção.

Já passou da hora de dar um “basta” e exigir leis mais eficientes para coibir tais crimes, leis que fechem as brechas que tornam tão atraentes essas práticas, a fim de que os corruptos não mais saiam ile-sos e cada vez mais ricos, se aproveitando da impunidade proporcio-nada por tal ineficiência. Desviar e roubar recursos que seriam desti-nados a salvar vidas ou evitar mortes deveria ser considerado crime inafiançável, sem direito a nenhum indulto ou redução de pena, qual-quer que seja a justificativa.

Neutralizar tais dispositivos que possibilitam todos esses benefí-cios aos corruptos, implica em uma mobilização popular que requer rever mesmo a Constituição. Para isso, será necessária a adesão de pelo menos 1% da população com poder de voto, que será convocada a assinar uma Lista de Apoio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular “10 Medidas Contra a Corrupção” proposta pelo MPF (Ministério Público Federal). Vamos lá, meu povo, já passou da hora de agir! As-sim como foi com a campanha da “ficha limpa”, façamos fazer valer a força de um povo honesto e amante da justiça, que não desiste de fazer o bem e de acreditar no amor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

SANTO EM DESTAQUE Nossa Senhora de Guadalupe

Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio converti-do chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).Nossa Senhora disse então a Juan Diego que fosse até o bispo e lhe pedisse que naquele lugar fosse construído um santuário para a honra e glória de Deus. O bispo local, usando de prudência, pediu um sinal da Virgem ao indígena que, so-mente na terceira aparição, foi concedido. Nossa Senhora mandou que Juan Diego levas-se rosas embrulhadas em seu manto e só desembrulhasse na presença do bispo. Quando o índio as desembrulhou, o bispo viu não somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente no manto do humilde indígena. Ele levou o manto com a imagem da Santíssima Virgem para a capela, e ali, em meio às lágrimas, pediu perdão a Nossa Senhora. Era o dia 12 de dezembro de 1531. O grande milagre de Nossa Senhora de Guadalupe é a sua própria imagem. O tecido, feito de cacto, não dura mais de 20 anos e este já existe há mais de quatro séculos e meio. Durante 16 anos, a tela esteve totalmente desprotegida, sendo que a imagem nunca foi retocada e até hoje os peritos em pintura e química não encontraram na tela nenhum sinal de corrupção. Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945. Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-de-guadalupe-padroeira-de-toda-a-america/

01/11 - Todos os Santos02/11 - Todos os fiéis falecidos05/11 - Santos Zacarias e Isabel22/11 - Santa Cecília30/11 - Santo André08/12 - Imaculada Conceição de Nossa Senhora12/12 - Nossa Senhora de Guadalupe13/12 - Santa Luzia17/12 - São Lázaro de Betânia25/12 - Natal do Senhor26/12 - Santo Estêvão27/12 - São João Evangelista

SANTOS DOS MESESnovembro e dezembro

Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado a 48 km da capital mi-neira e a 16 km do município de Caeté, na Serra da Piedade, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Ideal para a reflexão, ora-ção e o encontro com Deus, o Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais é propício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza.

O Santuário é um grande jardim natu-ral, onde espécies diversas florescem, des-pertando deslumbramento em todos aqueles que apreciam a natureza. Pode-se observar o encontro dos biomas do cerrado e da mata atlântica ao longo da Serra.

Site: http://www.santuarionsdapiedade.org.br/

IGREJAS DO BRASIL

Foto: Rogério Borges

Liberdade, ainda e sempre

10 de DezembroDia Internacional dos Direitos Humanos

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida na França, a 26 de agosto de 1789, traz à nossa memória o eterno sonho de liberdade dos homens.

Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - uma manifestação positiva, jurídica, de homens livres, que englobava todos os súditos de um Estado, sem exceções - foi a primeira vez em que se escreveu: “os homens nascem iguais” e que se conceituou a liberdade como “o direito de fazer tudo aquilo que não prejudica a outrem”. Foi esta declaração também a primeira a falar, escrever e imprimir livremente, respondendo pelo abuso dessa liberdade, nos termos da lei.

Sob a inspiração dos Iluministas, motivados pela “filosofia das luzes” e orientados pelas idéias de que a razão li-berta, os franceses se recusaram, em sua Declaração, a admitir o poder da Igreja e foram contra a obscuridade dos dogmas e da religião e declararam que “ninguém pode ser perseguido por suas opiniões, mesmo as religiosas”.

Atual até hoje, esta declaração dos franceses serviu de base para todos os tratados, Cartas Magnas e estatutos que ao longo da história tentaram nortear os direitos humanos em todos os lugares do mundo. Foi ela o pilar da Carta das Nações, aprovada em 25 de outubro de 1945, logo após o final da Segunda Grande Guerra, pela Organização das Nações Unidas - ONU - composta pelas nações aliadas e lideradas pelos Estados Unidos e União Soviética. Esta Carta Magna, em forma de Estatuto, com uma filosofia pluralista, pois foi redigida por dois blocos de ideologias divergentes - os Estados Unidos capitalista e a União Soviética comunista - foi o alicerce para a Declaração Universal dos Direitos dos Homens, promulgada a 10 de dezembro de 1948 (50º aniversário celebrado em 1998) e que rege até hoje os direitos dos cidadãos do mundo.

Representantes das Nações Unidas de todas as regiões do mundo adotaram for-malmente a Declaração Universal dos Di-reitos do Homem em 10 de dezembro de

1948.

Civilidade e Cidadania

IGUALDADEComo ser iguais se somos diferentes?

Para desfrutarmos de igual-dade, há a necessidade de olhar o outro como semelhante, enxergando nele o que o dife-rencia e resgatando o que for necessário para que estas “dife-renças” sejam anuladas por um olhar cristão. Remover obstá-culos, conceitos, desvios, sem se deixar enganar, que ao ceder estará perdendo algo. Muito pelo contrário, quanto mais conseguir enxergar o próximo como a si mesmo, mais você estará se assemelhando a Deus, que nos enxerga com amor, apesar de conhecer todas as nossas faltas.

Desfrutar da igualdade é a arte de ser justo.Quando somamos as diferenças, conseguimos ser um corpo mais forte, que se ajuda e se

completa. Assim deve ser o nosso comportamento na comunidade, nas pastorais, na família, na escola e no trabalho. De vasos de diferentes tamanhos, cheios a transbordar, não se pode dizer que um está mais cheio do que outro. É assim que Deus nos vê e nos enche de seu Espírito Santo.

Seria tão bom se todas as crianças tivessem um tratamento igual pelos pais, de bons tratos e não maus tratos. Para garantir seus direitos, há o Conselho Tutelar, cuja função é ser um órgão de proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente, que é encarregado pela sociedade de cuidar dos menores fazendo com que os direitos dos mesmos se faça cumprir.

Em breve ocorrerá nova eleição para o Conselho Tutelar. Fiquemos atentos para ouvir quem a Igreja apoia, de modo que coloquemos nesta ação pessoas comprometidas com o ideal cristão, que não se acostumem com o serviço e sempre de indignem com as coisas erradas que encontrarão pelo caminho. Texto por: Agente Pascom Heitor Brasil

TIRE SUAS DÚVIDASVocê sabe o que é a Lei Orgânica de Assistência Social, mais conhecida

como LOAS?

Pois bem, vamos lá! Ela garante o re-cebimento de um Salário Mínimo mensal àquele que comprovar que é portador de DEFICIÊNCIA MENTAL, FÍSICA, SEN-SORIAL OU INTELECTUAL. Mas não basta provar isso, tem que ser de longo prazo, ou seja, que essas deficiências aco-metam a pessoa por muito tempo ou qua-se a vida toda.

Essas deficiências, para serem consi-deradas, devem impossibilitar que a pes-soa participe de forma ativa, plena e efe-tiva na sociedade, em iguais condições às outras pessoas ditas normais.

Porém existe um outro requisito. Além de comprovar essas deficiências, que podem ser cumulativas ou individu-ais, para ter direito ao benefício, é neces-sário que a renda do grupo familiar seja inferior a ¼ do salário mínimo, que daria mais ou menos R$ 197,00 por pessoa, to-dos residentes na mesma casa.

O LOAS é um benefício assistencial, dessa forma, não há necessidade de ter contribuído para a Previdência, mas ele não dá direito a 13º, nem dá direito a Pen-são por morte.

É bom saber também que se você tiver outro benefício, IMPEDE o requerimento do LOAS, exceto Pensão Especial.

Para conseguir o benefício, primei-ramente você deve se informar em um CRAS – Centro de Referência de Assis-tência Social, ou ainda nos Centros de Amparo à pessoa com deficiência. Nesse caso, você ou o seu representante, pode ti-rar as dúvidas e preencher os formulários adequados à requisição desse benefício.

O agendamento deve ser efetuado pela Internet ou pelo telefone 135. Depois de agendado, de posse de todos os formu-lários preenchidos e dos documentos, é só comparecer ao posto do INSS na data e hora agendados.

(A Base legal deste benefício é a Lei 8.742/93, mais exatamente artigo 20, § 3º)

Ana Machado

Receitas da Fátima

RABANADA NO FORNOIngredientes: 1 lata de leite condensado;1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional); 2 pães para rabanada;3 ou 4 ovos grandes (bem batidos);Açúcar e canela em pó (para polvilhar);

Modo de Fazer:Forre uma assadeira retangular (33cm X 20cm)

com papel manteiga, e unte o papel com um pouco de manteiga sem sal. Misture bem o Leite conden-sado com uma xícara (chá) de água e a baunilha. Passe os pedaços de pão nessa mistura e nos ovos batidos. Escorra e coloque as fatias dos pães escor-ridas sobre o papel untado. Leve ao forno médio (180ºC) por 15 minutos ou até dourarem. Sirva polvilhada com açúcar e canela.DICA: Regue com o leite condensado, caso sirva na hora.

Rua Itaquati, 44 - Tomás Coelho21370-520 - Rio de JaneiroE-mail: [email protected]: www.leopan.com.br

Tel: 2583-0635Fax: 2583-0634Cel: 97811-7756ID: 23*42974

SAÚDE E BEM-ESTARCuidando do seu AnimalDirofilariose - O ‘‘Verme do Coração’’

A Dirofilariose é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar os gatos. O parasita responsável é um nemátodo chama-do Dirofilaria imitis. Os cães são infectados por formas larvares do parasita, transmiti-das pela picada de um mosquito (o Culexpi-piens), que se alojam na pele e musculatura, de onde essas larvas migram e penetram nos vasos sanguíneos, alojando-se, finalmente, no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava - processo que pode levar até 6 meses.

Os sinais clínicos podem aparecer vários meses após o cão ter sido picado. Numa fase precoce da doença, o cão demonstra poucos sinais clínicos. Estes vão evoluindo com o tempo, sendo os principais: a tosse crônica, a diminuição da tolerância ao exercício e a perda de peso. Posteriormente, aparecerão a dificuldade respiratória, a febre, podendo desenvolver-se também ascite (líquido na cavidade abdominal), e há redução conside-rável da função cardíaca. A morte dos parasi-tas pode levar à ocorrência de tromboses em vários órgãos e, na ausência de tratamento, a dirofilariose pode ser fatal. Os métodos de tratamento existentes atualmente são pro-longados e implicam um acompanhamento frequente e regular por parte do Médico Ve-terinário.

A prevalência da dirofilariose depende da distribuição dos mosquitos transmissores. A doença é considerada endêmica no Brasil e cães doentes são o principal reservatório permitindo à perpetuação da doença.

A prevenção pode ser feita por vermí-fugos mensais ou vacinação anual, e ambos têm como objetivo a eliminação das formas larvares, evitando que estas evoluam para parasitas adultos se o animal tiver sido pi-cado. Já algumas coleiras e pipetas previnem contra a picada do mosquito transmissor. Fale com o Médico Veterinário sobre quais

as melhores formas de proteger o seu animal.

Dr. Rogério da Costa Álvares

GUIA ALIMENTAR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde, no início deste ano, lançou um guia em formato de cartilha, que ressalta a quantidade de conservantes que está inserida nas lasanhas congeladas. Além disso, também sugere a redução do consumo de outros alimentos industrializa-dos, como sardinhas e atum em lata, nuggets e macarrão instantâneo.

Segundo o Ministério da Saúde, o intui-to é que o guia faça com que os brasileiros comecem a repensar sua alimentação. Para isso, foi feita uma divisão entre alimentos na-turais, processados, minimamente processa-dos e ultraprocessados.

A lasanha congelada, o atum e a sardinha em lata, por exemplo, estão inseridos nos ali-mentos processados, pois são fabricados pela indústria e têm adição de sal ou açúcar para aumentar a durabilidade.

Os alimentos naturais são aqueles tirados diretamente de plantas e animais, sem alte-ração.

Já no grupo dos minimamente proces-sados estão inseridos aqueles alimentos que passaram por processo de limpeza, moagem ou congelamento, mas que não têm adição de açúcar, sal ou óleo, como o leite longa vida.

Os ultraprocessados são aqueles que têm formulação industrial que, além de adição de açúcar, sal ou óleo, possuem ingredientes como gordura modificada, amidos, proteína de soja e outros. Nessa categoria estão inse-ridos macarrão instantâneo e nuggets.

Para manter a saúde, a regra de ouro do guia é priorizar os alimentos naturais ou mi-nimamente processados, como o tradicional arroz com feijão.

Para a nutróloga Bárbara Machado, o guia traz informações importantes.“Os ultraprocessados, por exemplo, têm uma composição nutricional desbalanceada. Es-tão diretamente relacionados à obesidade e outras doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e vários tipos de câncer.

(Jornal A Tribuna – Vitória, ES, 14 de abril de 2015)

02/11 (SEG.) – Missa de Finados – 9h

09 A 15/11 (SEG. A DOM.) – Cerco de Jericó – 18:30h.

25/11 (QUA.) – Aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre Ary – 19h.

28/11 (SÁB.) – Assembleia Paroquial – Pa-dre Ary com coordenadores de pastoral e movimento da Paróquia – Das 8h às 16h.

29/11 (DOM.) – II Formação Litúrgica – Das 7:30h às 16h.

12/12 (SÁB.) - Show de Prêmios – A partir das 15h.

13/12 (DOM.) – Casamento Comunitário – 18h.

19/12 (SÁB.) – Missa com Unção dos En-fermos – 8h.

24/12 (QUI.) – Missa Vespertina de Natal do Senhor – 20h.

25/12 (SEX.) – Missa de Natal do Senhor – 10h e 18h.

31/12 (QUI.) – Vésperas de Santa Maria Mãe de Deus – 18h.

PAUSA PARA RIR

Quatro técnicos estão em um carro, quando de repente ele pifa.Cada um dá o seu diagnóstico:Técnico em mecânica: A caixa de câmbio deve ter estourado. Técnico em química: O problema está na composição do combustível.Técnico em eletricidade: É a bateria que está descarregada!Técnico em informática: E se a gente saísse e entrasse de novo?

Mensagem de Natal

Quando éramos crianças, ficávamos con-tando os dias como que querendo apressar o Natal. Hoje, acontece o contrário: a cada ano, com maior rapidez, nos surpreendemos, como que exclamando: “Já é de novo Natal?”.

A velocidade do tempo não é fantasia, mas uma realidade. Dado um incrível volume de informações a cada momento, nós mesmos nos sentimos acelerados. Mas, por outro lado, como é boa esta sensação de que o Natal está sempre mais próximo de nós. Isso significa que o Filho de Deus não passa depressa pela história humana. Ele jamais a abandonou e nem nunca vai abandoná-la. Ele caminha conosco. E é por isso que, mesmo vivenciando tanta coisa negati-va, somos capazes de perceber outras positivas. Ou seja: o renascimento da certeza de que nossa vida, nosso trabalho, nossa história chegarão a um bom fim.

Que este seja o grande presente a todos nós que lutamos para que o nascimento de Cristo não seja apresentado como uma história qual-quer, mas como um fato sempre renovado, e por isso sempre de novo presente. Queremos pro-clamar esta Boa Notícia, a de que nem tudo está perdido, mas que, pelo contrário, tudo chegará a bom termo. (Frei Antônio Moser, OFM – Petrópolis, RJ) E é com este sentimento e esta certeza de que “nem tudo está perdido, mas que, pelo con-trário, tudo chegará a um bom termo”, que a Equipe do Jornal Fátima em Ação deseja a todos os Paroquianos, Sócios Evangelizadores e Patrocinadores, UM SANTO E ALEGRE NATAL E UM ANO NOVO MUITO PRÓS-PERO E MELHOR DO QUE O ANO QUE

SE FINDA.

A EQUIPE

CANTINHO DO CONTO: Lenda da Flor de Natal

A Poinsétia, também chamada de flor de Natal ou estrela do Natal, é uma planta muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido à coloração ver-melha. Tem origem no México e América do Norte.

Conta a lenda mexicana, que uma menina de nome Pepita não sabia o que oferecer ao Menino Jesus na missa do Natal.

Expôs assim o seu problema ao seu primo Pedro, que a acompanha a caminho da Igre-ja. Pedro consola Pepita, e diz que aos olhos de Deus, não importa o valor da oferta, o que interessa é a intenção.

Pepita vai colhendo plantas no caminho…Quando chega à Igreja, vê a pobreza da sua oferta e chora…Mas, mesmo assim, oferece as plantas. Então, frente a toda a congregação reunida no

templo, as folhas dos ramos ficam tingidas de uma cor brilhante e vermelha, transforman-do seu simples e humilde presente em algo lindo e impressionante.

O povo local considerou isso um milagre e mensagem de Jesus.Desde então, a planta nasce espontaneamente na região, as flores de Natal irrompem do

chão molhado pelas lágrimas puras e inocentes, derramadas pela menina Pepita.

http://www.esoterikha.com/presentes/lenda-da-flor-de-natal-poinsetia-bico-de-papagaio.php

Você sabia?A poinsétia é considerada a flor do natal, por se assemelhar à estrela de Belém e devido

a uma antiga lenda.Esta planta começou a ser utilizada em festas de Natal a partir do século XVII, quan-

do frades Franciscanos começaram a utilizá-la em procissões no final do ano. Devido às flores, ou brácteas, da Poinsétia serem muito parecidas com a Estrela de Belém, esta foi associada ao nascimento de Jesus e passou a ser utilizada nas decorações de casas e igrejas.

http://www.esoterikha.com/presentes/lenda-da-flor-de-natal-poinsetia-bico-de-papagaio.php

SHOW DE PRÊMIOSDIA 12 DE DEZEMBRO

A PARTIR DAS 15 HORAS

NÃO PERCA!

06/09 Aniversário da Pastoral do Acolhimento e Pascom

27/09 Feira Bíblica

27.09 Feira Bíblica / 17.10 e 18.10 Excursão a Valença e Conservatória / 04.10 Avivamento para Homens

04.10 Avivamento para Homens / 26.09 Festa da Primavera

31.10 Festa das Crianças