jornal notícia popular - edição 23 - 03 de agosto de 2012

16
Ano 01 | Edição 23 jornalnoticiapopular.com.br @jnoticiapopular facebook.com/jornalnoticiapopular Santa Fé do Sul e região fale conosco (17) 3631.1346 acompanhe-nos acesse [email protected] Sexta-feira 03/08/2012 Parque Ecológico será inaugurado dia 17 Escritura de doação de terrenos foi entregue ao Instituto Paula Souza para implantação da ETEC POLÍTICA Entenda como vai ficar o trânsito no cruzamento das Ruas 14 e 7 Santa Fé Futsal vence Jogos Regionais do Estado de São Paulo ESPORTES PÁGINA 7 PÁGINA 4 Semáforos serão instalados para controlar o fluxo de veículos CIDADE São Paulo tem 22% do eleitorado do Brasil ESPECIAL ELEIÇÕES PÁGINA 13 PÁGINA 3 Divulgação Divulgação

Upload: editora-np

Post on 09-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

Ano 01 | Edição 23

[email protected]/jornalnoticiapopular

Santa Fé do Sul e região

fale conosco(17) 3631.1346

acompanhe-nos [email protected]

Sexta-feira 03/08/2012

Parque Ecológico será inaugurado dia 17 Escritura de doação de terrenos foi entregue ao Instituto Paula Souza para implantação da ETEC

POLÍTICA

Entenda como vai ficar o trânsito no cruzamento das Ruas 14 e 7

Santa Fé Futsal vence Jogos Regionais do Estado de São Paulo ESPORTES PÁGINA 7

PÁGINA 4

Semáforos serão instalados para controlar o fluxo de veículos

CIDADE

São Paulo tem 22% do eleitorado do Brasil ESPECIAL ELEIÇÕES PÁGINA 13

PÁGINA 3

Divulgação

Divulgação

Page 2: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

Nossa Opinião

OPINIÃO2

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

PARTICIPEAv. Navarro de Andrade, 287 - SL 03 - CentroSanta Fé do Sul-SP CEP 15.775-000

Dê sua opiniãojornalnoticiapopular.com.brjornalismo@jornalnoticiapopular.com.br

Reajuste salarial

A matéria da última edição intitulada “Quanto vale um político?” gerou inúmeros burburinhos entre os políticos e o eleitorado nos municí-pios. Todas as cidades da região aumentaram o salário do vereador e do prefeito para o próximo mandato.

Destaque para Ru-binéia que aumentou em 104%, Santana da Ponte Pensa em 56% e Santa Rita D’Oeste em 50%. Em Santa Fé do Sul, todos os servidores municipais tiverem um reajuste de 5% em Abril deste ano e no embalo o salário dos vereadores e do prefeito também foi reajustado.

A população con-tinua se perguntando o motivo de salários tão al-tos e o não investimento em projetos nas áreas da saúde, educação, segu-rança, cultura, esporte e lazer, enfim, nas muitas e diferentes necessidades que cada cidade tem. Tal-vez o problema não seja o valor do salário, mas sim a falta de melhorias (possíveis) em diversos setores.

E o que talvez muita gente não saiba é que os salários dos políticos são reajustados através de projetos (leis) elabo-rados e aprovados por eles próprios.

FOTO DA SEMANAPrefeito Toninho Favaleça recebe atletas do Santa Fé Futsal após con-quista da equipe.

Vai & VemCerta poluição sonora

Os carros de som com propaganda dos candida-tos são permitidos pela lei eleitoral entre 8 e 22 horas, mas a poluição sonora é tanta que dá impressão que eles ficam o dia todo.

O TSE exige distân-cia não inferior a 200m de escolas, hospitais, biblio-tecas, igrejas e sedes do legislativo, executivo e ju-diciário.

Ui ui uiO engraçado são as

músicas, tem eu quero tchu tcha, músicas de abertura das novelas, aquelas que não saem mesmo da cabe-ça.

E os candidatos utili-zam todas as artimanhas que podem, como por o jingle no toque do celular e divulgar no facebook.

E falando em facebookO grupo Política –

Santa Fé do Sul tem dado o que falar no facebook. Muita gente está usando a rede social para dizer o que pensa sobre os candida-tos, sobre o que já fizeram pela cidade, as propostas e também sobre a campanha. Lembre-se: a livre mani-festação do pensamento é assegurada pela Constitui-ção Federal, mas ofensas e acusações sem provas a Lei prevê punições.

CandidatosCandidatos a prefeito

de Santa Fé, Santa Rita, Santa Clara, Santana, Três Fronteiras, Nova Canaã e Rubinéia, tiveram seus registros de candidatura confirmados pelo TSE. O prazo para divulgação é até o dia 5 de agosto, se-guindo o calendário elei-toral.

LançamentoUma nova revista,

para um novo tempo. Em breve a Editora NP lança a revista Free Magazine vai circular cheia de novida-des. Moda, comportamen-to, saúde, beleza, estilo e muito mais.

A população continua se per-guntando o motivo de salários

tão altos e o não investimento em projetos nas áreas da saúde, edu-

cação, segurança, cultura, esporte e lazer

Divulgação

EXPEDIENTEPaulo Henrique de Souza Nascimento - [email protected]

Aline Rodrigues BarbosaEditora e Jornalista Responsável MTB 56.672/[email protected]

Ana Paula Alves - Repó[email protected]

Adna Maria Lugato - Gestão de Conteúdo [email protected]

CIRCULAÇÃO: SANTA FÉ DO SUL, RUBINÉIA, SANTA CLARA D´OESTE, SANTA RITA D´OESTE, TRÊS FRONTEIRAS, SANTANA DA PONTE PENSA, NOVA CANAÃ PAULISTA, SANTA ALBERTINA E APARECIDA DO TABOADO-MS.

O JORNAL NOTÍCIA POPULAR É UMA PUBLICAÇÃO DAEDITORA NP SANTA FÉ LTDA. MECNPJ 15.055.183/0001-26

TIRAGEM: 3.000 EXEMPLARESIMPRESSÃO: EDITORA J.G. RIO PRETO Ltda.PROJETO GRÁFICO: SANDER BARBOSAINFOGRAFIA: GRAFFO - AGÊNCIA DE NOTÍCIA INFOGRÁFICA

Anderson Duarte dos Santos - Ger. [email protected]

Sabrina Hellen - [email protected]

[email protected]

Sandro Santana - Criaçã[email protected]

Page 3: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

POLÍTICA3

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

Prefeitura entrega escritura de doação ao Instituto Paula Souza

Cerca de 400 Pessoas visitaram o Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência

Administração promove torneio de bocha e malha

Campo de bocha do bairroBartolo Rossafa será reformado

Parque Ecológico será inaugurado com a presença de secretários de Estado

O assessor de Governo José Ribeiro Guimarães Neto representando o prefeito de Santa Fé do Sul Toninho Favaleça, fez a entrega para diretora superintendente do Instituto Paula Souza, Lau-ra Laganá, da escritura de doação dos terrenos anexos ao prédio da antiga escola

O Governo Municipal em parceria com a Secretaria Es-tadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou entre os dias 16 e 30 de julho, no Terminal Rodoviário uma ex-posição Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência.

O memorial é o maior e o mais completo acervo fo-tográfico e informativo so-bre pessoas com deficiência da América Latina. Em um só espaço reúne fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que viabilizaram conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

O Memorial da Inclusão também registra e resgata um dos períodos mais importan-tes da história sócio-cultural e

A Administração Mu-nicipal de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria Mu-nicipal de Esportes realizou no domingo (29), no Centro Olímpico, torneio de bocha e malha, nos campos remodela-dos e entregues recentemente.

O torneio de bocha teve a participação de 16 duplas. A vencedora foi Zé Vieira e

O Governo Municipal irá reformar e revitalizar o campo de bocha e centro de convivência do bairro Bartolo Rossafa. De acordo com o prefeito Toninho Favaleça

Será inaugurado no dia 17 de agosto o Parque Ecológi-co Governador, Engenheiro Mário Covas, antigo Green Park em Santa Fé do Sul. No parque foi feito o plantio de árvores, reforma dos sani-tários, do salão de eventos externo e quiosque, prédio da zeladoria, sanitários com acessibilidade, prédio da Ofi-cina e Artesanato, cozinha experimental adaptada para realização de cursos relacio-nados à culinária, salão de eventos interno, salão de

DOAÇÃO

Divulgação

DivulgaçãoDivulgação

Benedicto de Lima, local onde será implantada o Es-cola Técnica Estadual (Etec). Na oportunidade o deputado Itamar Borges acompanhou o assessor.

A Etec de Santa Fé é uma parceria do município com o Instituto Paula Souza e tra-balho feito desde 2011 pelo prefeito Toninho Favaleça e

política do movimento de luta das pessoas com deficiência, que ocorreu no início dos anos 80 e que culminou, no ano de 1981, com a criação do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), pela Or-ganização das Nações Unidas (ONU).

“A exposição reúne o que há de mais moderno em materiais expo-gráficos e tecnologias de escuta e leitura, além de acessi-

Bita. Em segundo lugar ficou a dupla Tico e Valdir.

O torneio de malha teve a participação de oito duplas. Em primeiro lugar ficaram Amadinho e Corintiano. A segunda colocação ficou com a dupla Roberto e Chiquinho. As duas duplas vencedoras de cada modalidade receberam troféu.

bilidade física. A exposição em nosso município foi composta de 2 ambientes, que abordam cada uma das quatro deficiên-cias - auditiva, visual, intelec-tual e física. Outros ambientes mostram a unificação das lutas, conquistas e direitos adquiridos da pessoa com deficiência em geral”, afirma Queila Castro Cavalheri, Assistente Social da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

o deputado Itamar Borges. Com a entrega da escritura de doação a instituição está apta a iniciar os trabalhos de reforma e ampliação.

Atualmente a Etec, em parceria com Prefeitura de-senvolve o primeiro curso de Manutenção e Suporte em Informática gratuitamente.

Da redação

aquele local está precisando dessa reforma para que os moradores do bairro possam praticar esporte, num espaço adequado e bem cuidado.

Da redação

Da redação

jogos, pavimentação, ins-talações elétricas internas e externas do parque, prolon-gamento da pista de cooper - que iniciará no parque - e duas academias – uma voltada à terceira idade e outra para as demais idades e parque infantil.

A inauguração contará com a presença do secretário de Estado do Turismo Cláudio Valverde e do secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas.

Page 4: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

CIDADE4

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

A medalhista santa--fé-sulense das olimpíadas de matemática em 2010 ex aluna da escola municipal Agnes Rondon Ribeiro, Caren Brancaglioni partici-pou em Nova Friburgo (RJ) do encontro de estudantes da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Foram quatro dias de dedicação e de muito estu-do. O encontro foi promo-vido pelo Instituto Nacio-nal de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com 200 alunos dos ensinos funda-mental e médio de todo o país.

Caren participou de palestras, cursos e oficinas com os professores e pes-quisadores mais renoma-

Entenda como vai ficar o Centro de Santa Fé do SulSemáforos serão implantandos nas Ruas 7 e 14

Aline Rodrigues

Vencedora das Olimpíadas de Matemática participa de

encontro com medalhista de todo país

Treinamento para merendeiras

dos do país. Os alunos foram se-

lecionados na Obmep. A intenção é premiar quem estuda e estimular o inte-resse pela matéria. Para os coordenadores, uma oportunidade de despertar novos talentos. Caren dis-putou a vaga com milhares de outros jovens de todo o Brasil.

Na sexta – feira (27) foi realizado, na escola Cir-ley Beira Rio, o curso de Merendeiras. Foi um treina-mento de boas práticas de manipulação de alimentos e orientações para as meren-deiras colocarem em prática no dia a dia, adquirindo um pouco mais de conhecimen-to.

O curso foi ministrado pelas nutricionistas da em-presa de São Paulo Básica Refeições, Evelyne Bettiol Silva e Chirley Sashara Costa.

Foi abordada a higie-nização e manipulação dos alimentos. “A higienização é desde o recebimento, a distribuição, o modo de preparo, organização e tem-peratura,” explica Evelyne.

Os cursos são semes-trais e cada um é um tema diferente. Neste, foi esco-lhida a Festa Junina.

Atenção ao novo espaço para estacionamento e ao alargamento das calçadas.

Ana Paula AlvesSandro Santana

Divulgação

Page 5: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

5

REGIÃONOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

NA REGIÃO

Prefeitura Municipal de Santa Rita D´Oeste: (17) 3643-1123Prefeitura Municipal de Nova Canaã Paulista: (17) 3681-1124Prefeitura Municipal de Santana da Ponte Pensa: (17) 3692-1101

O Grupo Assessor Público participou, entre os dias 24 e 27 de julho, do I Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista. Com o tema “Formação de Professores: Ética e Práticas na Educação”, o evento ocorreu na cidade de Votuporanga e reuniu cerca de 1.300 profissionais da área. A iniciativa foi do ADE Noroeste Paulista (Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo).

Durante o Congresso, o Assessor Público teve a oportunidade de expor todo o sistema de Gestão da Educação. No local

Nesta segunda – feira (30) a Polícia Militar Ambiental de Santa Fé do Sul autuou uma empresa sucroalcooleira e o proprietário da fazenda pela queima de cana–de–açúcar e de árvores nativas sem autorização durante patrulhamento ambiental rural. Foram constatadas diversas irregularidades ambientais na Fazenda Castilho na cidade de Aparecida d’Oeste.

Segundo a polícia, a empresa teve 2 autos de Infração Ambiental de Advertência por danificar e explorar, mediante fogo, 5 árvores nativas, sem aprovação do órgão ambiental competente, em área comum, 2 autos de Infração Ambiental de Multa Simples por prejudicar, mediante fogo, 18 árvores nativas, sem aprovação do órgão ambiental, no valor de R$ 5.400,00 e 1 auto de Infração Ambiental de Multa

Assessor Público participa deCongresso Internacional de Educação

CONGRESSO

Da redação

Ana Paula Alves

Polícia Militar de Santa Fé autua empresa

sucroalcooleira por queima irregular

Divulgação

Divulgação

Funcionários de Santa Fé do Sul também ministraram oficinas

Funcionários de Santa Fé: Camila Xavier, Luiz Frúgoli, Márcio Junqueira(gerente educacional de Araçatuba), Sislaine de Souza e Thiago Correia

onde foram realizadas as palestras e mesas-redondas foi montado um estande, onde os participantes puderam, inclusive, interagir com a lousa digital. No hall de entrada do salão também foi colocado uma lousa digital para que houvesse maior interação com o público. Além disso, o Grupo também deixou à mostra robôs que podem ser utilizados na sala de aula.

Colaboradores do Grupo também ministraram oficinas sobre o uso de novas tecnologias na sala de aula, especificamente a lousa digital, robótica e sua aplicabilidade no ensino e aplicabilidade da informática

na educação. De Santa Fé do Sul,

os funcionários Thiago Correia, Luiz Frúgoli, Camila Xavier e Sislaine de Souza representaram a empresa.

O colaborador do Assessor Público Márcio Junqueira, diz que ser parceiro de um evento como esse é muito importante para o Grupo. “Foi uma excelente oportunidade para mostrarmos nosso sistema e as funcionalidades que ele possui. Foi mais uma experiência positiva para a empresa e, principalmente, para os nossos colaboradores, que puderam mostrar aos participantes a importância do trabalho que o Assessor Público realiza”, afirma.

Simples por fazer uso de fogo em área agropastoris, correspondente a 58,20 hectares , em desacordo com a autorização do órgão competente, no valor de R$ 58.200,00, totalizando para a empresa o valor de R$ 63.600,00.

Já o proprietário da fazenda teve 2 autos de Infração Ambiental de Advertência por danificar e explorar, 5 árvores nativas, sem aprovação do órgão ambiental e 1 auto de Infração Ambiental de Multa Simples por destruir 0,40 hectares de vegetação tipo gramínea, mediante cultivo de cana-de-açúcar, sem autorização, no valor de R$ 2.000,00.

Os autuados têm 20 dias para apresentarem recurso contra as sanções caso contrário serão dobrado ou triplicado os valores das autuações.

Page 6: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

Ana Paula Alves

Da redação

Ana Paula Alves

Da redação

Raquel Marangon é de Nova Canaã Paulista e tem 18 anos, começou a participar dos campeo-natos escolares da região de Jales com apenas 11. Na sua família seu pai, seus tios e primos jogavam pelo time da cidade em peque-nos campeonatos na região (Campeonato Pitarão, Copa Maciel). Com o tempo, des-cobriu o handebol com a irmã e com o time da Escola Estadual Professora Maria Pilar. Em cada região que vencia, ganhava medalhas.

Como jogadora par-ticipou na escola de três campeonatos estaduais, o primeiro em Itapetininga (2007 com 13 anos), o se-gundo em Jaboticabal (2009 com 15 anos) e o terceiro em Penápolis (2011 com 17 anos). Em jogos regionais, começou a participar em 2010, a cidade cede era Ilha Solteira, representando o seu município Nova Canaã.

“Em 2011 fui convida-da a jogar por Jales que era a cidade cede do ano,

As inscrições para o Vestibular 2013 da Funda-ção Municipal de Educação e Cultura – Funec estão aber-tas. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (3) e a prova será no dia 5 de agosto.

O vestibular será para os cursos: Administração, Análi-se e Desenvolvimento de Sis-temas, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, En-fermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Letras, Matemá-tica, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Ser-viço Social, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira

No domingo (19/8) acon-tece a 2ª Etapa do Circuito Apoio Skateboard em Santa Fé do Sul a partir das 9h00. Terão as categorias Iniciante, Feminino e Amador (aber-to). O campeonato será no formato de eliminatória com uma volta de 1 minuto e a final com duas voltas de 1 minuto cada.

Os juízes serão: o pro-fissional Rogério Trói de São José do Rio Preto e os amadores Anilson Barbosa de Aparecida do Taboado,

Na última quarta-feira (1º), os alunos dos cursos de graduação da Funec re-tornaram às aulas. A diretora pedagógica, Profª Dra. Sâmira Âmbar Lins, visitou alguns dos cursos para desejar as boas vindas aos alunos e falar das perspectivas para o se-gundo semestre, enfatizando a realização do III Fórum Cien-

A SABESP concluiu as obras de implantação do sis-tema de Coleta, afastamento e tratamento de esgotos do Distrito de Esmeralda. A im-plantação das redes, ligações e emissários foram executados em Parceria com a Prefeitura Municipal de Rubinéia.

Tratar esgotos em pe-quenas comunidades é um importante investimento socioambiental. Este tipo de tratamento ainda não é priorizado no Brasil e nem em países desenvolvidos como o Japão, por sua inviabilidade econômica.

Na região, a Sabesp tra-ta esgoto em 18 pequenas comunidades e várias ou-tras comunidades já estão sendo viabilizadas. Des-de 23/03/2012 as obras de implantação do sistema de coleta, afastamento e trata-mento de esgoto no distrito de Esmeralda foram concluídas. Trata-se de uma obra no valor

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

6

REGIÃO

Raquel Marangon é destaque no Handebol

Prova do Vestibular 2013 da Funec acontece

domingo

2ª Etapa do Circuito Apoio Skateboard

Volta às aulas

Esmeralda recebe sistema de esgotos pela SABESP

o time ficou em 3º lugar da primeira divisão assim conquistando a medalha de bronze, e agora com 18 anos fui contratada pela diretoria de Esportes da cidade de Penápolis com mais algumas meninas, onde conquistamos o pri-meiro lugar na modalidade Handebol Feminino SUB 21 e vamos representar a região de Rio Preto nos jogos abertos”, diz Raquel.

e Turismo.As provas são destinadas

a reserva de vagas para o ano letivo de 2013, cuja as aulas terão início em fevereiro, salvo para o curso de Enge-nharia Civil, que em caso de 50 matrículas efetivadas, será aberta uma sala para início das aulas ainda este mês de agosto.

As inscrições podem ser feitas na secretaria do Cam-pus II da Funec ou pelo site www.funecsantafe.edu.br até o dia 3 de agosto. O valor da inscrição é de R$ 25. Mais informações pelo telefone 0800 105027.

Divulgação

Anderson Duarte

Divulgação

de R$ 672.247,02.A obra conta com redes

coletoras, ligações indivi-duais, emissários, Estação Compacta de Tratamento de Esgotos e área de reflo-restamento.

O investimento proporcio-nará uma melhora sensível na

qualidade de vida dos mora-dores, uma vez que elimina o esgoto do subsolo. Atual-mente são utilizadas fossas.

O empreendimento tam-bém viabilizará a implantação de um conjunto habitacional do CDHU de 64 casas.

Herniogiones Dias (Micro-fone) de São Paulo e Samuel Jimmy de Brasília.

As inscrições serão de R$ 15,00 para a categoria Iniciante e R$ 20,00 para a Amador (aberto) e na cate-goria Feminino as inscrições serão gratuitas. A premiação será do primeiro até o décimo colocado de cada categoria.

Mais informações com o Vagner Santos “Monga” pelo telefone (17) 9704-0708 e (17) 9114-3989 ou pelo e-mail [email protected].

tífico da Funec, que ocorrerá no mês de novembro, no qual a apresentação de trabalhos é de suma importância para o enriquecimento da formação acadêmica.

O retorno dos universi-tários das férias de julho já transformaram novamente o clima da cidade, reaquecen-do inclusive a economia do

município nos seus diversos setores, como imobiliário, ali-mentação e entretenimento. Os estudantes comprovam que esses setores realmente são os que mais demandam gastos, portanto, contribuem diretamente com o desenvol-vimento econômico, além disso ainda a cidade torna--se ainda mais alegre.

Page 7: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

ESPORTES7

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

CAMPEÃ

Da redação

A equipe de Futsal Masculino da Estância Turística de Santa Fé do Sul conquistou a medalha de ouro e o bicampeonato da 2ª Divisão dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, realizados de 17 a 28 de julho em Penápolis. A delegação de Santa Fé foi formada por 33 atletas e sete pessoas da comissão técnica.

Comandada pelo pro-fessor Bruno Roberto Ba-zzanini, a equipe disputou contra Tabapuã (8 x 4); Mi-rassol (3 x 4); Luiziania (8 x 1) e Avanhandava (4 x 1). Na segunda-feira (30), o prefeito Toninho Favaleça recepcionou a equipe em seu gabinete e parabenizou pela conquista.

Santa Fé também foi vencedora na modalidade Atletismo, representada pe-

Na próxima segunda (6) acontecerá o retorno às ativi-dades da Universidade Aber-ta a Terceira Idade (Unati). Todos os cursos retornarão suas atividades, como espa-nhol, hidroginástica, canto coral, natação, yoga, dança coreográfica, pintura em te-cido e trabalhos manuais, pintura em tela, musculação, dança de salão, computação e horticultura, além das ati-vidades físicas nos bairros São Francisco, Beira Rio, Orestes Borges, Bartolo Rossafa, Jardim Mangará, Bela Vista, Jardim Morumbi,

Colaborador: Curvina

No último final de semana na AABB de São José do Rio Preto, atletas da AABB de Santa Fé do Sul, participaram dos Jogos Esportivos Micro Microrregio-nais (JEMAB), categorias super máster, máster, adulto, e futsal, que qualificada uma equipe de cada categoria para no mês de setembro para disputar a fase interior do estado ( JESAB).

A única equipe que se deu bem, foi a super máster (atletas acima de 50 anos), que com um empate e uma vitória conseguiu a classificação para a próxima fase. O técnico Brigite levou a cam-po, Coca, Walter, João Carrinho, Sergião, Zequinha, Washington,

Nos anos oitenta, a qua-dra coberta do IEEPIM se-diava grandes jogos. Com destaque para o BASQUE-TEBOL, principalmente fe-minino. Anos de ouro para o nosso basquete. Graças ao excelente professor TE-CHITE apaixonado pelo esporte da bola vermelha que treinava com muita dedicação uma geração de meninas que deixaram registrado para sempre

Santa Fé é campeã dos JogosRegionais do Estado de São Paulo

no futsal e atletismo

Unati retoma as atividades do segundo semestre

Categoria super máster vence e disputa a próxima fase dos Jogos Esportivos

Amistoso em Andradina

Saudade

los atletas Leandro Silva Cabral e Anésio Célio Nu-nes Soraes. Leandro con-quistou medalha de ouro no Salto a Distância, nos 100 metros rasos e no Salto à Altura e medalha de bron-ze nos 200 metros rasos. Já Anselmo foi medalha

Divulgação

Divulgação

Divulgação

de prata no Arremesso de Peso, 4º lugar no Lança-mento do Disco e 5º lugar Lançamento de Dardo.

Santa Fé também foi representada no Futebol, que classificou-se entre as 16 melhores equipes do jogo.

Gino, Pavin, João Careca, Pau-leta, Zezé e Luiz Carlos.

O super máster jogou por duas vezes com a equipe do su-per máster de Votuporanga, e na partida da manhã do sábado deu empate em 1 x 1, gol da AABB de Santa Fé João Careca, e no período da tarde, vitória por 2 x 1, depois de estar vencendo por dois gols de diferença, anotaram

Neste sábado, a equi-pe do SANTA FÉ TÊNIS CLUBE, joga amistoso na cidade de Andradina, Colaborador do Esporte: Curvina

Divulgação

Vila Mariana, Santa Cruz e Centro Sul.

Para este semestre, a Unati também oferecerá ao público idoso de Santa Fé do Sul aulas de hidroginás-tica no período da manhã e da tarde. Também estarão abertas as inscrições para o segundo Curso de Capacita-ção Básica para Cuidadores de Idosos que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, durante a Semana do Idoso. As inscrições são gratuitas, bem como a participação no curso, que será oferecido pela Funec em parceria com a Unati.

como grandes atletas.Campeãs de Jogos Re-

gionais, campeãs de Troféu Bandeirantes, campeãs de saudosos jogos universitá-rios e finalistas de jogos abertos, na época mediam força com o time de bas-quetebol feminino do Clube Higienópolis de Catanduva, que tinha ninguém menos do que a futura Hortência do basquete, conhecida mundialmente.

para Santa Fé Pavin e João Careca.

Destaque para João Careca, que com os dois gols foi arti-lheiro da competição, e ainda a AABB de Santa Fé recebeu o troféu de goleiro menos vazado, com o Coca. Agora aguarda definição de data e local para a fase estadual do certame.

contra equipe local em duas categorias, veteranos acima de 50 anos e livre, o jogo

será em mini campo, e as equipes se confraternizam depois do jogo.

Page 8: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

8

SOCIALNOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

ERA DO GELO 4

Informações:(17) 3631-1032 - 9764-0522cic.santafedosul.sp.gov.br

George Henrique & RodrigoSexta-feira (03/08)Local: Tênis Club

Até que a lua vire solSexta e Sábado (03 e 04/08)

Local: Serv Festa

Churrascada do DireitoSabado (11/08), 15h30

Local: Ipê Eventos

CINEMAGênero: Animação, Aventura e

ComédiaDuração: 1h54

Classificação: LIVRE DUBLADO

Sessões:03, 06 e 07 de agosto às 20:30 h

04 e 05 de agosto às 21h

Ingressos:Inteira R$ 8,00

Meia R$ 4,00

PROGRAME-SE

SHOW

SHOW

FESTA

O banheiro nem tanto, mas a pista e o camarote do Absolut eventos ficaram lotados com a presença da duplaZé Ricardo & Thiago. Parabéns mais uma vez a organização do evento.ZÉ RICARDO & THIAGO

5 de AgostoTerezinha Proni

1 de AgostoIzabella Zolin

3 de AgostoAline Rodrigues

5 de AgostoAna Luiza

PARA

BÉN

S

E N C O M E N D A S

(17) 3631.6791(17) 8118.6886

Page 9: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

9

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser, uma maneira de enxergar o mundo. Ser gentil, portanto, é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos. Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.Fonte: http://www.ig.com.br/

PRODUÇÃO BY

[email protected] Duarte

Quem disse que criança não tem personalidade. Pois é, a pequena Maria Luiza, tem e provou isto passando pela loja João e Maria para escolher um novo vestido. Ela que é filha dos empresários Jane Peterlini e Luiz Angeloni ( Lolo),

posou para uma foto.

Bebê

da

Sem

ana

O banheiro nem tanto, mas a pista e o camarote do Absolut eventos ficaram lotados com a presença da duplaZé Ricardo & Thiago. Parabéns mais uma vez a organização do evento.

5 de AgostoTerezinha Proni

E N C O M E N D A S

(17) 3631.6791(17) 8118.6886

Frase da semanaMelhor fazer o que tem vontade, do que envelhecer arrependido. Mas tem que aguentar as consequências do que fizer.Autor desconhecido

Gentilezagera gentileza

Page 10: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

10

MIXNOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

SIGNOS

Arrumar uma empregada doméstica é uma dificulda-de comum para algumas famílias. Em alguns casos há pessoas que procuram por elas por um bom tempo. Mas o que será que esta acontecendo? Elas estão preferindo trabalhar com carteira assinada pelos benefícios? Ou será que ser diarista compensa mais? A dona Márcia Moraes de 36 anos é diarista e diz que prefere porque ganha por faxina, “depende da faxina, uma das mais caras que cobrei foi de R$ 45,00, mas já fiz de R$ 65,00 até mais, depende de como elas pedem a limpeza,” explica Már-cia. Já a dona Eunice Ramos de 50 anos é empregada do-méstica fixa, com carteira assinada com todos os direitos. “Pre-firo trabalhar fixa, pois tenho mais direitos, tenho férias, 13º, tudo regularizado, é bem melhor. Teve uma época que traba-lhei 12 anos em uma casa, mas quando sai de lá, não recebi tudo o que deveria, hoje trabalho fixo e registrada para não ter mais problema,” comenta. A diarista que trabalha na mesma casa, no máximo duas vezes por semana, não tem vínculo, portanto não tem

A fase de produção do Windows 8 foi fi-nalizada e, depois de iniciada a distribuição do sistema operacional para fabricantes parceiras, a plataforma estará disponível para os consumido-res a partir de 26 de outubro, segundo informou a Microsoft em comunicado divulgado nesta quarta-feira (01). O novo sistema operacional da Microsoft permitirá ao usuário armazenar e compartilhar informações entre vários dispositivos, graças ao serviço em nuvem SkyDrive, funcionalidade já oferecida pelas concorrentes Apple e Google. O novo Windows terá uma versão otimizada para aparelhos com tela touchscreen, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows. (Terra)

Microsoft finaliza Windows 8 e distribui sistema a fabricantes

TECNOLOGIA

direitos trabalhistas. Só é considerado vínculo a partir de três vezes por semana, neste caso, ela passa a ter os mesmos direitos que qual-quer trabalhador, mas mes-mo assim, muitas optaram em ser diarista por ganhar mais.

Qual é a vantagem: Ser diarista ou fixa com registro em carteira?

Áries21/3 a 20/4

A semana será mais proveitosa se conseguir organizar as suas atividades. Bom período para concluir tarefas profis-sionais, mas procure não ficar em evidência e nem cha-mar a atenção dos demais. Há um clima de fofoca no ar. Atividades esportivas, passeios ao ar livre e a convivência

com pessoas queridas recebem estímulos dos astros.

Leão22/7 a 22/8

É hora de criar novas oportunidades para a sua vida pro-fissional e para isso você precisará se reciclar e buscar novos aprendizados. Cuidado com seu dinheiro, evite emprestá-lo ou pegar empréstimo. Um clima tenso ronda o astral e há possibilidade de mal-entendidos. Bom mo-

mento para estar com amigos.

Gêmeos21/5 a 20/6

Boa semana para se inteirar das coisas e aperfeiçoar seus conhecimentos no trabalho se não quiser ficar para trás. Encontre um diferencial para se sobressair aos demais. O momento é de boas relações com chefes e superiores, mas muito cuidado com as pessoas invejosas. Procure se-lecionar melhor suas amizades para não se decepcionar.

Libra23/9 a 22/10

Poderá se juntar a pessoas que pensam da mesma ma-neira no trabalho. As atividades em equipe estão favore-cidas e poderão render mais frutos ainda. Procure mudar a sua rotina diária, encontre mais tempo para se cuidar e também para fazer programas divertidos com amigos e

familiares.

Sagitário22/11 a 21/12

Muito cuidado com suas palavras nesta semana, conflitos não estão descartados e pode magoar alguém mesmo sem querer. No trabalho, alie-se a pessoas influentes e ex-panda seus horizontes profissionais, mas não se intimide com pressões ou cobranças. Precisará ter mais tolerância

com amigos e familiares.

Aquário21/1 a 19/2

É hora de ir em buscar de suas realizações e de seus pró-prios interesses no trabalho. Não tenha medo de dizer o que pensa, mas cuidado com suas palavras. Organize me-lhor suas finanças ou pode gastar mais do que deve e ficar no vermelho. Não se cobre tanto, deixe as obrigações um

pouco de lado e divirta-se.

Touro21/4 a 20/5

Há chance de subir na carreira por causa das boas ideias que apresenta. Cuidado com falsos amigos e pessoas oportunistas, intrigas não estão descartadas. Mantenha suas contas em dia e procure economizar mais. Em casa, melhor deixar assuntos polêmicos ou que possam gerar

confusões para outro momento.

Câncer21/6 a 21/7

Terá que cuidar do seu dinheiro com mais atenção se qui-ser atingir objetivos maiores. O trabalho pode exigir mais agilidade em suas ações, conte com a ajuda dos colegas para obter bons resultados na evolução de suas ativida-des. Evite cometer abusos de qualquer natureza, seu cor-

po pode sentir.

Escorpião23/10 a 21/11

No trabalho, busque parceiras e alianças e conseguirá conquistar seus objetivos com mais rapidez. Atividades ligadas ao lazer, recreação e universo infantil estão favo-recidas. Dedique-se a algum hobby que traga prazer para sua vida. Muito cuidado com pessoas falsas e fofoqueiras,

fique longe delas.

Virgem23/8 a 22/9

Terá que ser flexível no ambiente de trabalho, saber ceder ao desejo ou ideias dos outros será muito favorável para crescer no conceito dos superiores. No entanto, procure fazer uma coisa de cada vez para não se perder em suas atividades e compromissos. Boa semana para passear e

se divertir ao lado de pessoas queridas.

Capricórnio22/12 a 20/1

Boa semana para avaliar melhor o que ganha e gasta e dar início a uma poupança. No trabalho, mantenha o foco em suas atividades e fique longe de conversas que não levam a nada. Podem surgir conflitos em casa. Não fique esperando que a solução caia do céu, procure resolver as

divergências com determinação.

Peixes20/2 a 20/3

Tente finalizar suas tarefas antes de começar outras, isso vale também para o setor profissional. Se deseja conquis-tar algo melhor no trabalho, não fique sonhando, encare a realidade e faça planos para conseguir o que quer. Pro-cure envolver toda a família em suas atividades e só terá

a ganhar.

Divulgação

Resultado da cruzadinha da edição anterior

Ana Paula Alves

NOVELASCOMPORTAMENTO TECNOLOGIA TURISMO HORÓSCOPO CRUZADINHA

Page 11: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

911

RESUMO DAS NOVELAS

AMOR ETERNO AMOR

Sexta-feiraRodrigo estranha Elisa usar lentes de contato

Beatriz tenta se explicar para Rodrigo. Melissa orienta Fernando a se livrar das provas da invasão ao computador de Beatriz. Pedro vasculha o computador de Beatriz. Regina flagra Fernando de pé. Marlene fica apavorada ao ver Laís com Edu. Kléber convence Priscila a sair para jantar.Elisa entrega um relicário para Rodrigo, mas fica sem graça quando ele desiste de colocá-lo no pescoço. Laís faz diversas perguntas sobre seu pai e Marlene fica tensa. Kléber e Priscila chegam ao bar de Carmem e se deparam com Jáqui. Pedro avisa a Miriam que vai se encontrar com um antigo funcionário da em-presa para conversar sobre Juca. Rodrigo estranha ao saber que Elisa usa lentes de contato.

SábadoElisa não impede Rodrigo ir para a fazenda

Jáqui cumprimenta civilizadamente Kléber e Priscila. Bruno briga com Juliana e acaba beijando Cris. Edu dá um prazo para Marlene contar a verdade sobre ele para Laís. Elisa seduz Rodrigo, mas não o impede de ir para a fazenda. Fernando finge ter conseguido voltar a mexer os dedos do pé, depois de segurar a mão de Miriam e diz que é o amor dela que o está curando. Elisa convence Antônio a deixá-la usar o carro.Juliana volta para casa. Rodrigo comenta com Tobias que se sente mal depois de estar com Elisa. Gracinha finge se preparar para o convento e Pedro estranha seu comportamento. Regina conta a Fernando que Beatriz não chamará a polí-cia para descobrir quem invadiu seu computador. Josué beija uma modelo para fazer um comercial e Valéria se enfurece.

CHEIAS DE CHARME

Sexta-feiraOtto e Penha se beijam

Chayene, Socorro e Laércio pedem para Naldo convencer Epifânia a guardar segredo sobre a falsa gravidez. Simone e Fabian estranham a movimentação no quarto de Chayene. Alana pede para Penha deixar Samuel viajar em seu lugar. Socorro esconde a identidade de Cida. Samuel fala com Lygia sobre a viagem com as Empreguetes. Penha avisa que Otto vai jantar com elas e Ivone fica fe-liz. Sandro descobre que Penha o colocou na justiça. Rosário pensa em Inácio. Fabian e Simone conversam sobre a surpresa que prepararam para Chayene.Tom aparece para jantar com Rosário, mas ela não percebe que ele é seu admi-rador. Otto consegue conquistar Patrick. Voleide dispensa Sandro. Tom deixa Rosário em casa e ela pensa em Inácio. Cida aceita jogar cartas com Máslova, Valda e Ariela. Zaqueu aconselha Tom a agir como Rosário gosta para tentar conquistá-la. Otto e Penha se beijam. Chayene entra em pânico quando Fabian exige que ela faça uma ultrassonografia na frente das câmeras.

SábadoConrado tenta se insinuar para Cida

Chayene simula um desmaio e todos ficam nervosos. Otto avisa a Penha que não desistirá dela. Fabian descobre a farsa de Chayene. Cida enfrenta Sônia, que fica em choque com a atitude da enteada. Penha pensa em Otto. Sônia se recusa a falar com Sarmento. Conrado tenta se insinuar para Cida, mas ela o afasta. Tom chega ao apartamento de Rosário com um novo visual. Cida dá um vestido usado para Isadora. Socorro avisa que conseguiu atrapalhar a viagem das Empreguetes. Cida percebe que está sem seu documento de identidade e volta para casa.Isadora se enfurece quando Conrado se oferece para levar Cida ao aeroporto. Sandro acredita que conseguirá pegar o dinheiro da pensão de Patrick com Walmir. Lygia confessa a Liara que teme que Samuel se decepcione com Gil-son. Elano ouve a mensagem de Cida, mas decide não se despedir dela. O carro de Conrado é parado em uma blitz e Cida se angustia. Sandro vê Walmir e um camelô sendo presos e se apavora. Diante do atraso de Cida, Tom questiona se Rosário e Penha viajarão sem a amiga.

AVENIDA BRASIL

Sexta-feiraCarminha invade o quarto de Begônia

Nina tenta convencer Max de que Carminha o engana. Jorginho procura Betâ-nia para saber mais sobre o passado de Nina. Zezé conta para Tufão que ajudou Carminha a sair da mansão. Alexia propõe a Verônica e Noêmia que revezem seu tempo com Cadinho.Carminha invade o quarto de Begônia. Darkson vê Leleco e Muricy juntos. Mo-nalisa conversa com Dolores e Beverly sobre a possibilidade de se mudar para a zona Sul. Beverly provoca Olenka e Silas ao falar de Monalisa. Carminha liga para Max. Alexia e Cadinho ficam juntos.

SábadoCarminha chama Nina ao seu quarto

Jorginho pressiona Nilo e descobre que Lucinda se relacionou com Santiago. Leandro provoca Suelen. Darkson repreende Silas por tratar Olenka como dona de casa. Leleco implora que Darkson não conte para Tessália sobre sua traição com Muricy.Noêmia e Verônica decidem aceitar a proposta de Alexia. Jorginho cuida de Pi-colé e descobre novas informações sobre Santiago. Carminha chama Nina ao seu quarto. Alexia, Noêmia e Verônica estabelecem suas regras para dividir Ca-dinho. Jorginho chega ao hospital de bonecas de Santiago.

CRUZADINHA

Ao contrário do que inicialmente esperavam autoridades britâni-cas, a quantidade de turistas tradicionais na cidade caiu em vez de crescer, segundo a Associação Europeia de Operadores de Turismo (ETOA, na sigla em inglês) que já havia alertado para essa possibilidade. Londres recebe cerca de 1,1 milhão de visitantes por dia, sendo 400 mil estrangeiros e 800 mil britânicos. O número desses turistas tradicionais, interessados em com-pras, museus e na cena cultural da cidade, teria caído para algo em torno de 550 mil. É verdade que, por causa da Olimpíada, cerca de 100 mil estrangei-ros e 400 mil britânicos estariam passando pela cidade por dia para acom-panhar os jogos - seriam os chamados turistas “olímpicos”. De acordo com a Association of Leading Visitor Attractions, que representa os principais museus, galerias e atrações turísticas de Londres, a frequência em seus estabelecimentos teve uma queda de até 35% nas últimas semanas por causa da Olimpíada. (BBC)

Olimpíada ‘esvazia’ comércio e turismo de Londres

TURISMO

A solução será divulgada na próxima edição

Page 12: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

12

03 de agosto de 2012NOTÍCIA POPULAR

PRÓXIMA SEMANA

SEM CONFUSÃO

Planeje o fluxo de Caixa para que seu pró-labore possa crescer junto com ele.Com os pés no chão, a chance de ser bem sucedido aumenta muito.

O Pró labore é uma expressão latina que significa “pelo tra-balho”. Ele é a remuneração do trabalho realizado pelo sócio ou o dono, ou seja, é o salário do empresário. E somente um valor fixo deve ser utilizado para as despesas pessoais. Já a retirada de lucros é um valor variável e anual que só existe em caso de lucro.

Segundo o proprietário do Escritório Favaleça, Marcos Fava-leça o pró labore é o salário do empresário, é uma retirada que tem mensalmente na empresa para suprir o pagamento das contas pessoais, serve como base de cálculo para uma aposen-tadoria futura.

“A retirada não pode ser inferior a um salário mínimo e o em-presário tem que ter cuidado para pagar suas contas pessoais, não tirando do faturamento da empresa,” explica Marcos.

É importante que tenha sempre em mente que os lucros da empresa não representam os lucros pessoais e que apresentan-do resultados favoráveis ou não, em alguns períodos, deve ser pago o pró labore sem nenhuma alteração. “É a melhor maneira de enxergar onde e como algo deve mudar na empresa e de mostrar que as finanças estão corretamente divididas”, diz.

“Além da retirada, os proprietários da empresa poderão fa-zer uma distribuição de lucros que não entra para cálculo de imposto de renda, já o pró labore sim e também deverá reco-lher o valor do INSS,” comenta Marcos.

Organize o fluxo de caixa que é uma ferramenta importante, pois informa ao empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, para que seu pró labore possa crescer junto com ele, as chances de ser bem sucedido aumen-tará muito.

Misturar sua conta pessoal com a conta da sua empresa é um grande problema. Muitos empresários sabem disso, mas cometem este erro. Se este é o seu caso, veja como pode ser simples separá-las.

1º PASSOEmpresa é diferente de Empresário

Você não é a sua empresa! Tenha isso sempre em mente e lembre-se de que a empresa é composta por mais pesso-as, processos e diferentes necessidades.

2º PASSOPró-labore é diferente de Retirada de Lucros

Assim como seus funcionários exercem funções e rece-bem por isso, você também deve ser remunerado pelo seu trabalho na empresa. E somente esse valor fixo deve ser utilizado para suas despesas pessoais. É o Pró-labore, ou seja, o salário do empresário. A Retirada de Lucros é um valor variável e semestral ou anual e que só existe, obvia-mente, em caso de lucro.

NÃO MISTURE

Ana Paula Alves

1. 2. 3. 4. 5. 6.Salário + 13º + Férias

FAZENDO AS CONTASConfira algumas dicas de como deve ser definido seu pró-labore:

Variável(bônus par-ticipação nos lucros, 14º)

Assistência Médica Vale - Refeição

FGTS(depositado pela empregadora)

Benefícios extras(cursos, aperfei-ciomento)

+ + + + +

Saiba separar as contas pessoais das empresariais

Page 13: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

NOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

13

40% dos candidatoscongressistas têm

problemas na Justiça

Armando e Elena Rosa seguem confiantes na campanha

São Paulo tem 22% doeleitorado do Brasil

Tudo o que você precisa saber sobre as eleições 2012

Entre os 92 parlamen-tares que concorrem nas eleições municipais de ou-tubro, 36 (ou seja, 40% de-les) estão sendo investiga-dos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Três senadores e 32 deputados que dispu-tam o cargo de prefeito têm alguma pendência judicial, e um deputado candidato a vice-prefeito também está sob investigação.

Os candidatos a prefei-to e vice-prefeita Arman-do Rossafa e Elena Rosa tiveram uma semana com agenda cheia e dias bastan-te movimentados. Acom-panhada pelos candidatos a vereadores da coligação percorreram ruas, visita-ram moradores do bairro Eldorado, Vila Mariana, Beira Rio e muitas empre-sas.

Os candidatos não pa-raram nem durante a noite, Armando e Elena foram convidados por moradores do bairro Bartolo Rossafa

O Estado de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 31.253.317 eleitores que representam 22% do eleitorado nacio-nal (140.646.446 aptos). Somente na capital há 8.619.170 votantes, o que significa que a cidade de São Paulo tem mais elei-tores que 23 dos estados brasileiros, perdendo ape-nas para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Borá, na região sudoeste, tem o me-nor número de inscritos do Estado, apenas 1.071.

A estatística aponta

Editora NP - CN

PJ 15.055.183/0001-10 10 inserções - Valor do anúncio: R$140,00

O levantamento foi fei-to pelo site Congresso em Foco.

Os 36 investigados enfrentam um total de 30 ações penais (processos criminais que podem re-sultar em condenação) e 64 inquéritos.

O PMDB é o partido com mais candidatos parla-mentares sob investigação, com nove representantes, todos deputados. Em se-guida, aparece o PT, com

seis integrantes, entre eles o senador Wellington Dias (PI). O PSDB tem quatro membros investigados, como o senador Cícero Lu-cena (PB).

Já o PDT e o DEM têm três membros cada nes-sa situação. PCdoB, PTB, PR e PSC têm dois repre-sentantes cada no rol de investigados. PSB, PPS e PRP têm um candidato sob investigação no STF. (Terra)

que existem 25 municípios paulistas com mais de 200 mil eleitores, onde existe a possibilidade de 2º turno (quatro cidades a mais que em 2008, quando ocorreu o último pleito municipal). São mais de 17 milhões que poderão voltar às urnas no dia 28 de outubro, caso a disputa não seja decidida no 1º turno. Essas 25 cidades têm o eleitorado equivalen-te a 55% do total do Estado (645 municípios).

O crescimento do eleito-rado no Estado em relação a 2010 foi de 3%, ou quase 1 milhão de eleitores, e na

capital houve um acréscimo de 1,6%, o que representa 136.055 novos inscritos.

Mulheres e jovens eleito-res

As mulheres continuam sendo a maioria do eleitora-do paulista. Elas represen-tam 52,2% do total sendo mais de 16 milhões e ti-veram um crescimento de 3,3% em relação ao pleito anterior.

Os jovens entre 16 e 17 anos que se alistaram são em número de 373.140, o que equivale a 1,2% dos eleitores do Estado. (TSE)

para um descontraído bate papo com as famílias do lo-cal, que lembraram que as 498 casas do bairro foram construídas durante a ges-tão do candidato Armando Rossafa.

A candidata Elena Rosa diz ter sido gratificante chegar às casas e a grande maioria conhecê-los. “A população nos chama pelo nome, mostrando que nos conhece; lembra do nosso trabalho ao longo desses 20 anos de trabalho públi-co; só isso já valeu à pena”, disse.

Da redação

Divulgação

Page 14: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

13

AGRONOTÍCIA POPULAR 3 de agosto de 2012

EM SANTA FÉ DO SUL

AGRONEGÓCIOS ECONOMIA COTAÇÕES

Governo Municipal realiza Campanha de combate à Leishmaniose

País registra superávit primário de R$ 65,659 bilhões no primeiro semestre

Frente fria deve alcançar áreasprodutoras de café depois do dia 12

Greve dos caminhoneiros causou inflação nos

preços dos alimentos

Secretaria Municipal de Agricultura: (17) 3631 2822Sindicato Rural: (17) 3631-1611Associaçao dos Trabalhadores Rurais: (17) 3631-1615

14

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saú-de e do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) promo-ve durante o mês de agosto Campanha de Prevenção à Leishmaniose.

A campanha tem como objetivo chamar atenção, conscientizar a população para os perigos da doença e mostrar as formas e cuidados de prevenção.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “a Leishmaniose é uma doença que afeta os cães e pode atin-

O superávit primário, esforço para o pa-gamento de juros da dívida, do setor público consolidado – governos federal, estaduais e municipais e empresas estatais – chegou a R$ 2,794 bilhões, em junho, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados nesta terça - feira (31). O esforço fiscal no mês passado foi muito menor do que o registrado em junho de 2011 (R$ 13,37 bilhões).

No primeiro semestre, o superávit pri-mário ficou em R$ 65,659 bilhões, menor do que o de igual período de 2011 (R$ 78,19 bilhões). Em 12 meses encerrados em junho, o resultado ficou em R$ 116,18 bilhões, o que representa 2,71% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB). A meta para este ano é R$ 139,8 bilhões.

O esforço fiscal do setor público não foi suficiente para cobrir os gastos com os juros que incidem sobre a dívida. Esses juros chegaram a R$ 16,119 bilhões, em junho, e acumularam R$ 111,027 bilhões, no primeiro semestre deste ano, ante R$ 119,748 bilhões de igual período de 2011. Com isso, o déficit nominal, formado pelo resultado primário e as despesas com juros, ficou em R$ 13,325 bilhões, no mês passado, e em R$ 45,368 bilhões, de janeiro a junho.

Somente em junho, o superávit primário do Governo Central foi R$ 2,019 bilhões. Os governos regionais registraram déficit primário de R$ 333 milhões. O resultado negativo veio dos governos municipais (R$ 391 milhões) e os governos estaduais re-gistraram superávit primário de apenas R$ 59 milhões. As empresas estatais tiveram superávit de R$ 1,108 bilhão.

Altamente dependente do transporte rodoviário, o agronegócio contabilizou prejuízos em diversas regi-ões do país com a greve dos caminhoneiros que terminou terça-feira (30/7) após uma reunião, em Brasília, entre o Movimento União Brasil Caminhoneiro, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e representantes do governo. Em ata divulgada após o en-contro, os líderes dos cami-nhoneiros comprometem-se “com a completa suspensão do movimento”. Em troca, o governo instalará uma mesa de negociação na próxima

O tempo deve permanecer aberto e ensolarado durante os próximos 10 dias, permitindo que a colheita de café prossiga sem maiores transtornos nas principais regiões produtoras do país. A avaliação é da So-mar Meteorologia. Uma nova frente fria deverá chegar às regiões cafeeiras após o dia 12 de agosto.

O tempo aberto, sem chuvas e com a temperatura mais alta ao longo da tarde, permitiu que os trabalhos de colheita seguissem em ritmo acelerado, além de favore-cer a secagem dos grãos nos terreiros. O Estado de São Paulo já estaria com 55% da área colhida e Minas Gerais, 48%. A região do Cerrado mineiro já apresentaria 60% das lavouras colhidas.

Da redação

gir os humanos, é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos.

As atividades educativas acontecerão a partir do dia 6 de agosto e irão até o dia 31.

O dia D de Combate a Leishmaniose é 10 de agosto. A programação será a seguin-te: dia 8 de agosto haverá uma mesa redonda na Rádio Dinâmica com profissionais da saúde; no dia 9, mesa re-

A diferença nos resultados dos cálculos do Tesouro Nacional e do BC costuma ocorrer devido a defasagens nos dados usados nos cálculos. (Agência Brasil)

donda na Rádio Santa Fé com profissionais da saúde; dia 10, na Praça Salles Filho, das 8h às 12h acontece um trabalho de conscientização, distribuição de panfletos informativos, de mudas de citronela e coleta de sangue para exame de leishmaniose e vacinação contra raiva e 13 a 31 de agosto, nas Escolas Municipais e Unidades de Saúde haverá apresentação de vídeos informativos, sintomas e cuidados essenciais para prevenção, conscientização e discussões sobre a doença.

semana para discutir as rei-vindicações da categoria.

Os caminhoneiros não concordam com alguns trechos da lei federal 12.619, publicada no último dia 30 de abril e que entrou em vi-gor na segunda-feira (30/7). A lei regulamenta a jornada de trabalho da categoria e obriga, entre outras coisas, o trabalhador a ter descanso de 11 horas entre duas jornadas. A paralisação, que durou uma semana, provocou bloqueios em estradas do país e afetou a distribuição de alimentos em todo o território nacional. (Globo Rural)

A Somar informa, ainda, que o volume de grãos no chão, que caíram por causa das chuvas ocorridas ao longo do mês de junho, e também nas duas primeiras semanas de julho, está com a qualidade prejudicada. “Estima-se que quase 30% dos grãos dessa safra encontram-se nessas condições”, diz dos Santos.

Segundo a meteorologia, a oferta de cafés de qualidade continua baixa. Muitos grãos, em virtude do excesso de dias chuvosos (maio, junho e 1ª quinzena de julho) e com temperaturas relativamente mais altas à tarde, estão sain-do de verde para passa, sem alcançar o estágio de cereja, o que pode comprometer a oferta de cafés finos e de boa qualidade. (Globo Rural)

Page 15: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

15

GERALNOTÍCIA POPULAR 27 de julho de 2012

Medicamento sem registro naANVISA esta sendo comercializado

Segundo a Vigilância Sa-nitária de Santa Fé do Sul há um remédio chamado Saúde Total Harp 100mg que está sendo vendido livremente pela internet, telefone e re-presentantes comerciais. Esse remédio pode causar sérios danos à saúde e é indicado para dores crônicas de colu-na, artrite, artrose, bursite e varizes. O frasco indica que é um produto natural.

Este medicamento não tem registro na ANVISA, não tem farmacêutico respon-sável, indústria responsável, sem dados no rótulo, ou seja, produto clandestino.

O setor de Vigilância Sanitária Municipal, recebeu uma denúncia que este produ-to está sendo comercializado em nosso município, em um residência por pessoa sem

RondaFur to em residênciaNo dia 21 de julho um homem saiu de sua casa por volta das 22h00 e quando retornou na madrugada do dia 22 por volta das 03h00 en-controu a janela da sala danificada e constatou os móveis revirados e furtaram um notebook, 1 par de tênis, uma câmera fotográfica, vários pares de chinelos e várias cé -dulas de dinheiro anti-go de coleção. A casa é cercada de muro alto e o portão estava trancado, o indivíduo escalou o muro deixando sinais de onde pulou para entrar.

Levaram vários objetosTambém no dia 21 uma mulher saiu de sua casa por volta das 20h00 e quando retornou por volta das 22h50 encon-trou a porta da sala es-tourada e ao verificar encontrou os móveis revirados e furtaram três per fumes, um reló-gio feminino, uma caixa pequena com diversas bijuterias, dois anéis, um par de brincos de ouro, um par de botas masculinas e uma mola de veículo.

Fur to qualificadoTambém no dia 21 de julho indivíduos entra-ram em uma igreja Pen-tecostal, arrombaram a porta lateral e furtaram 1 notebook, 1 DVD e vá-rias moedas.

Facada nas costasNo dia 23 de julho uma mulher foi agredida com uma faca nas costas pelo ex – marido em um bar. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e ficou em observação.

Furto dentro de veículoNo dia 23 um homem estacionou seu carro UNO no bairro Jardim Eldorado e entrou em uma residência, ao re -tornar viu que haviam levado do interior do veículo um notebook, segundo ele a porta do veículo não estava trancada.

Esse remédio pode causar sérios problemas à saúde

Para transferir pontos de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para outra não será mais preciso reconhecer assinatura em cartório. Uma resolução de 2010 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevista para entrar em vigor este mês, foi re-vogada por outra decisão do ór-gão, publicada em junho.Com isso, a obrigatoriedade de registrar firma não chegará a ser exigida nem do proprietário do veículo nem do motorista que causou a infração. O procedi-mento segue igual ao que já era praticado até agora, bastando assinaturas na ficha que vem junto com a notificação e cópias dos documentos de identidade e CNH.Segundo o Departamento Na-cional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cida-des, a nova determinação já está valendo. Assim, quando o moto-rista não é reconhecido no mo-mento da infração de trânsito, a multa é encaminhada ao ende-reço do proprietário do veícu-lo, que deve indicar o nome de

MEDICAMENTO

Procedimento para transferência de pontos na CNH continua o mesmo

nenhuma formação técnica.A maior preocupação

é sobre a composição, que por se tratar de um produ-to utilizado para dor, pode ser que o mesmo contenha algum tipo de corticóide ou antiinflamatório, ressaltando que o corticóide pode causar glaucoma, elevar índice de glicose no sangue, podendo desenvolver diabetes, oste-oporose e também interferir na ação de outros medica-mentos. Já teve alguns rela-tos de pacientes que foram hospitalizados após o uso do produto.

A Vigilância esta alertan-do toda a população paraque esse produto que está sendo comercializado com outros nomes e que qualquer medi-camento só deve ser adquirido em farmácias e drogarias, com

II MostraEstadual de

Violas e Ponteios

Entre os dias 16 e 19 de Agosto de 2012, na Estância Turística de Santa Fé do Sul será rea-liza a II Mostra Estadual de Violas e Ponteios - o maior encontro de Vio-leiros e músicas caipiras do estado de São Paulo!

Grandes nomes da música caipira e raiz já garantiram presença. Entre eles: Craveiro e Cravinho, As Galvão (Irmãs Galvão), Pedro Bento e Zé da Estrada, Zé do Cedro e Tião do Pinho, João Ormond e Banda, entre outros ar-tistas renomados.

O evento, que conta-rá com um café-da-ma-nhã ao som das violas no sábado (18) e com uma missa campal com a presença da imagem de Nossa Senhora Aparecida vinda direta da Catedral em Aparecida-SP!

Ana Paula Alves

Divulgação

prescrição médica e com a orientação do farmacêutico responsável.

A equipe da Vigilância Sanitária está a disposição para quaisquer esclareci-mentos e orientações, à rua 16 nº 640 e pelo telefone 3641-9110.

quem o conduzia na hora do flagrante em um prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento da notificação. (Detran)

Page 16: Jornal Notícia Popular - Edição 23 - 03 de agosto de 2012

Edito

ra N

P - C

NPJ

15.

055.

183/

0001

-10

10 in

serç

ões

- Va

lor d

o an

únci

o: R

$ 24

5,00

Edito

ra N

P - C

NPJ

15.

055.

183/

0001

-10

10 in

serç

ões

- Va

lor d

o an

únci

o: R

$ 24

5,00