jornal notícia popular - edição 03 - 16 de março de 2012

16
Ano 01 | Edição 03 jornalnoticiapopular.com.br @jnoticiapopular facebook.com/jornalnoticiapopular Santa Fé do Sul e região fale conosco (17) 3631.1346 acompanhe-nos acesse [email protected] Sexta-feira 16/03/2012 NOVA S10 Conheça algumas das infrações mais improváveis do Código de Trânsito Brasileiro Divulgação P 12 P 13 Grupo se reúne para lançar candidato a prefeito em Santa Fé Os casos graves também diminuíram, 86%, passando de 1.345 para 183 em 2012 P 6 DENGUE REGISTRA QUEDA DE 62% Acontece 18ª Festa de Peão em Santana Prefeitura amplia calçadas ENTREVISTA Ser reeleito não é uma meta de cunho pessoal, mas sim a concretização do desejo de um grande grupo” diz prefeito municipal de Santa Rita Dr. Walter, em entrevista. P 7 3ª VIA P 3 CIRCUITO APOIO SKATEBOARD Neste fim de semana tem a 1ª Etapa do Circuito na pista pública de skate P 10 P 4 Anderson Duarte Divulgação Divulgação P 14

Upload: editora-np

Post on 27-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Ano 01 | Edição 03

[email protected]/jornalnoticiapopular

Santa Fé do Sul e região

fale conosco(17) 3631.1346

acompanhe-nos [email protected]

Sexta-feira 16/03/2012

NOVA S10Conheça algumas das infrações mais improváveis do Código de Trânsito Brasileiro

Divulgação

P 12

P 13

Grupo se reúne para lançarcandidato a prefeito em Santa Fé

Os casos graves também diminuíram, 86%, passando de 1.345 para 183 em 2012 P 6DENGUE REGISTRA QUEDA DE 62%

Acontece 18ª Festa de Peão em Santana Prefeitura amplia calçadas

ENTREVISTA

Ser reeleito não é uma meta de

cunho pessoal, mas sim a concretização do desejo de um grande grupo” diz prefeito municipal de Santa Rita Dr. Walter, em entrevista. P 7

3ª VIA

P 3

CIRCUITO APOIO SKATEBOARD

Neste fim de semana tem a 1ª Etapado Circuito na pista pública de skate P 10

P 4

Anderson Duarte

Divulgação

Divulgação

P 14

Page 2: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Nossa Opinião

EXPEDIENTE

FOTO DA SEMANA

OPINIÃO2

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

PARTICIPEAv. Navarro de Andrade, 287 - SL 03 - CentroSanta Fé do Sul-SP CEP 15.775-000

Dê sua opiniãojornalnoticiapopular.com.brjornalismo@jornalnoticiapopular.com.br

Por que não fez a compra?Noticiamos na última edi-

ção deste semanário que os furtos em Santa Fé do Sul aumentaram demais.

Esta semana aconteceu um caso curioso. Uma mulher furtou um supermercado na cidade e pôs algumas mercadorias dentro da bolsa, mas durante o ato, um funcionário da loja viu e a abor-dou. A polícia compareceu, e a mulher foi presa na delegacia da cidade. O curioso entra aí, chegando à delegacia a meliante pagou R$ 300,00 de fiança e foi liberada.

A primeira e única per-gunta que me veio a cabeça: Porque ela não pegou esse di-nheiro e fez a compra? Com certeza compraria muito mais produtos do que os que cou-beram na bolsa, não acham? Agora, muitos questionamentos vão surgir, mas de fato, foi en-graçado.

Nada tem graça o aumen-to e os registros de furto na ci-dade, mas este caso foi digno de destaque e infelizmente é a realidade do nosso país, das leis e dos descasos.

Sua Opinião

Por Di Julia Modas

Por Laura Kalinauskas

Por Gustavo Santan

“uma pouca vergonhaa!! por isso que isso sempre vai acontecer... roubam todos os dias!! e uma vez ou outra é pega... e qdo finalmente conseguimos pegar em flagrante... Nada é resolvido pois sabe q por apenas 300 reais é li-berada ...”.

“Minha opinião é que se roubou ti-nha que ficar presa! Mais nesse país ninguém fica preso mais, tem fiança pra tudo!!”

“Essa a nossa justiça do Brasil... uma pouca vergonha!”

Envie sua opinião para [email protected] pelo facebook.com/jornalnoticiapopular

Devido às obras de revitalização dos canteiros centrais de Santa Fé do Sul, uma árvore caiu por volta das 19h30 desta quarta-feira, 14, na Avenida Na-varro de Andrade entre as ruas 13 e 15 e atrapalhou o trânsito do local.

Paulo Henrique de Souza Nascimento - [email protected]

Aline Rodrigues BarbosaEditora e Jornalista Responsável MTB 56.672/[email protected]

Adna Maria Lugato - Gestão de Conteúdo [email protected]

CIRCULAÇÃO: SANTA FÉ DO SUL, RUBINÉIA, SANTA CLARA D´OESTE, SANTA RITA D´OESTE, TRÊS FRONTEIRAS, SANTANA DA PONTE PENSA, NOVA CANAÃ PAULISTA E APARECIDA DO TABOADO-MS.

O JORNAL NOTÍCIA POPULAR É UMA PUBLICAÇÃO DAEDITORA NP SANTA FÉ LTDA. MECNPJ 15.055.183/0001-26

TIRAGEM: 3.000 EXEMPLARESIMPRESSÃO: EDITORA J.G. RIO PRETO Ltda.PROJETO GRÁFICO: SANDER BARBOSA

Anderson Duarte

Vai & VemQuedaNesta semana uma árvo-

re caiu, por volta das 19h30, na Avenida Navarro de Andra-de em Santa Fé do Sul, entre as ruas 13 e 15. Estava lá para quem queria ver que ela havia sido amarrada com uma cor-da, pois corria o risco de cair a qualquer momento. Ninguém se machucou e nenhum aci-dente aconteceu mesmo com a queda impedindo a passagem dos veículos. Logo, respon-sáveis chegaram e a guarda municipal, muito prestativa, interditou o trecho

NotíciaO estranho desse fato é

que nós, como imprensa séria e fazendo apenas nosso traba-lho, ouvimos a seguinte frase: “Esse povo da imprensa só vem mostrar as coisas ruins. Cidade pequena dá nisso mes-mo, mostra só ...”, para não falar exatamente o palavreado que ele utilizou. Devia estar nervoso né, afinal mesmo com o “nó de escoteiro” a coitadi-nha da árvore caiu e morreu.

Nosso papelMas a culpa não é da im-

Anderson Duarte dos Santos - Ger. [email protected]

Sabrina Hellen - [email protected]

Helena Fernandes - [email protected]

prensa! Apenas fazemos nosso trabalho NOTICIANDO os fatos. Se a árvore caiu à noite no meio de umas das Avenidas mais movimentadas de Santa Fé a culpa não é nossa.

3ª ViaUma notícia que com

certeza vai mexer com o ego de muitos e gerar zunzunzum na cidade é a reunião entre par-tidos políticos que aconteceu esta semana para lançar um novo candidato a prefeito em Santa Fé apoiado pelo grupo.

Comentários enviados pelo Facebook

Page 3: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

POLÍTICA3

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Grupo se reúne para lançar candidato a

prefeito em Santa FéAconteceu na noite da

última terça-feira uma reu-nião na Mata dos Macacos em Santa Fé do Sul entre presidentes de 8 partidos políticos com o objetivo de lançar um candidato a pre-feito de Santa Fé apoiado pelo grupo.

Estavam reunidos, Nelson Lima Junior, o

Noka (PCdoB), Gilberto Faidiga (DEM), Luciano Borges (PRB), Ortêncio e João Faria do PT, José Ri-cardo de Andrade (Ricar-dinho) do PSC, Zezinho do escritório (PHS), Mar-celo Pc e Marcos (PDT), Alex (PP) e Rodrigo João (PMDB).

ALTERNATIVA

Aline Rodrigues

Da Redação

Deputado Itamar Borges consegue Creche Escola

para Santa Fé e comarca

Administração promove I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Em audiência com o Secretário de Desenvol-vimento Social, Rodrigo Garcia, o deputado Itamar Borges que já havia pedi-do Creche Escola para os municípios de Santa Fé do Sul, Santa Rita D´Oeste, Três Fronteiras, Nova Ca-naã Paulista, Rubinéia e Santa Clara D´Oeste rece-beu esta semana a confir-mação de que as cidades serão contempladas pelo referido programa.

Realizado entre as

Secretarias de Estado de Educação e de Desenvol-vimento Social, o progra-ma que tem por objeti-vo fortalecer e ampliar o atendimento de crianças em Unidades de Educação Infantil, prevê a criação de mil creches até 2014 e cada unidade deve benefi-ciar de 75 a 150 crianças.

Segundo o deputado Itamar Borges, as prefei-turas destes municípios serão convidadas a assi-narem o termo de adesão em breve.

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) vai ganhar 11 novos cursos na área de Engenharia a partir deste ano. O Projeto de Lei que autoriza o repasse de

Unesp terá 11 novos cursos na área de EngenhariaImplantação começa já a partir deste ano e prossegue até 2014: universidade ganhará mais 2, 2 mil alunos

recursos para implantação dos cursos foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça, 13. Nove cidades paulistas foram escolhidas para abrigar os cursos - Araraquara, Botucatu, Dracena, Itapeva,

Registro, Rosana, São João da Boa Vista, São José dos Campos e Tupã. Em São João da Boa Vista, dois cursos irão compor um novo campus da universidade no município.

A implantação

começa a partir deste ano e prossegue até 2014. Ao final dos próximos cinco anos, a Unesp deverá ter mais 2.200 novos alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A priorização das engenharias

Da Redação levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), que destacou a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil.

Divulgação

A Administração Mu-nicipal por meio da Secre-taria Municipal da Pessoa com Deficiência e Cida-dania, promoveu na noite de segunda-feira (12), no Complexo Turístico, Cul-tural e Histórico, o I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

O evento, que reuniu os inscritos na secretaria, autoridades e alunos da Funec, teve como objetivo consolidar e divulgar infor-mações e conhecimentos sobre as pessoas com de-ficiência e sobre as formas de prevenção de violações,

promoção e defesa de seus direitos. “Se não levarmos a informação precisa não vamos conseguir mudar pensamentos e atitudes, porque às vezes as pessoas tem certas atitudes com os deficientes por falta de co-nhecimento e às vezes até o próprio deficiente acaba se retraindo porque não tem conhecimento”, afirmou a secretária Elena Rosa Tei-xeira Vidoti”.

O prefeito Toninho Favaleça anunciou que a partir da próxima semana o governo municipal terá um ônibus dos mais modernos e apropriado para o trans-porte de pessoas com defi-

ciência.Na oportunidade, a

secretária fez a entrega simbólica da Carteira Mu-nicipal de Identificação da Pessoa com Deficiência para Flávio César Mique-leti Rodrigues, membro do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pes-soa com Deficiência.

A carteirinha da direi-to a prioridade no atendi-mento dentro das reparti-ções públicas, em bancos, nas vagas de supermercado e especiais no comércio, isenção da zona azul, en-trada gratuita no cinema, na Ficcap (caso a festa seja paga), espetáculos e teatro.

Da Redação

Page 4: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

CIDADE4

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Iniciadas obras de recuperação da ciclovia que liga cidade ao

frigorífico

Rotaract faz boa ação

Prefeitura amplia calçadas

O Governo Municipal iniciou na última segunda--feira (12) as obras de re-cuperação e melhoria da ciclovia que margeia a Estrada Vicinal Veríssimo Fernandes - antiga estrada Boiadeira - ligando o Bair-ro Eldorado ao Frigorífico Tatuibi. Com aproximada-mente 1.500 metros, a ci-clovia receberá nova capa asfáltica e melhorias no

sistema de sinalização.De acordo com o pre-

feito Toninho Favaleça as obras estão sendo realiza-das com o objetivo de pro-porcionar maior comodida-de e segurança a todos os seus usuários. Hoje cerca de mil funcionários das empresas localizadas na-quele trecho trafegam dia-riamente na ciclovia.

CICLOVIA

Inscrições abertasO Núcleo de Teatro Gi-rassol e Dança Girassol iniciarão as inscrições para os cursos de te-atro, ballet, jazz, axé, hip hop e – a novidade deste ano - dança do ventre.As inscrições podem ser feitas no Núcleo Gi-rassol, na rua 12 fundo do Centro Integrado de Cultura, das 18h30 às 21h, até o dia 23 de março.As vagas são limitadas.

CidadeCombateEm comemoração ao Dia Mundial de Com-bate à Tuberculose, 24, a prefeitura realiza Campanha de Comba-te à doença até dia 23 de março. Ações como a busca ativa de casos sintomáticos de casa em casa, coleta de es-carro para bacilosco-pia, além de orienta-ções sobre as formas de transmissão e sin-tomas da doença.

Da Redação

Em comemoração a Semana Nacional do Ro-taract, representantes do clube de serviço de Santa Fé do Sul fizeram uma boa ação. Instituído há 4 anos na cidade, o Dia Municipal do Rotaract, comemora-do na última quarta-feira, tem como foco beneficiar à população desenvolven-

do projetos sociais e neste ano foi doado a Dona Lidia Baldin, 63, uma cadeira de rodas. “Adorei o presente e estou emocionada, ago-ra posso sair mais de casa, posso passear, diz a benefi-ciada da vez”, Dona Lidia, moradora do Bairro Beira Rio.

Aline Rodrigues

Anderson Duarte

Abraço coletivoEm comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o abraço coletivo na Praça da cidade. P a r t i c i p a r a m funcionárias da prefeitura e munícipes.

Divulgação

TELEFONES ÚTEIS EM SANTA FÉBombeiros: (17) 3641-9990 Pronto Socorro: (17) 3631-3377Prefeitura Municipal: (17) 3631-9500Secretaria Municipal de Saúde: (17) 3641-9110

Divulgação

Anderson Duarte

Começou esta sema-na, e ainda sem previsão de término, as obras de re-vitalização do centro da ci-dade. O projeto se trata do alargamento das calçadas, colocação de bancos, flo-reiras e postes de ilumina-ção. Segundo informações

da Prefeitura, o objetivo é melhorar o fluxo de pedes-tres e dar mais conforto e segurança à população. O alargamento será feito na Rua 14, entre Av. Conse-lheiro e Rua 11; na Rua 7 entre 16 e 12 e na Rua 9, entre a 14 e Av. Navarro.

Ampliação da calçada Rua 7, entre 14 e Av. Navarro de Andrade

Page 5: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Inscrições

Renovação

Requerimento modelo I. Cópias do RG, CPF, e para menores de 18 anos, documentos que comprovem a condição de eleitor do municí-pio; comprovante que reside no município por mais de um ano, conta de água ou de luz do mês de janeiro de 2011 e 2012; Comprovante de matrícula em insti-tuições de ensino supe-rior. Renda per capita fami-liar não superior a um salário mínimo e meio mensal, conforme o modelo de declaração de renda familiar dispo-nível no site da prefei-tura.

O requerimento mode-lo II que está no site.

No edital de convoca-ção 001/2011 – progra-ma bolsas de estudo; o comprovante de matrí-cula pago; e notas do último semestre.

5

REGIÃONOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Reabertas inscrições para Bolsas de Estudo

Da redação

As inscrições para os interessados no programa Bolsas de Estudo oferecida pela Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboa-do foram reabertas apenas para os alunos que ingres-saram em curso superior e cursos profissionalizantes de nível médio em institui-ções educacionais particu-lares.

O prazo de inscrição termina no dia 23 de mar-ço. O programa oferece o subsídio de 20% da mensa-lidade do curso.

Os novos alunos que queiram participar da se-leção devem se dirigir até a recepção da Prefeitura munidos dos documentos

segundo o Edital de convo-cação 001/2011 disponível no site www.aparecidado-taboado.ms.go.br .

Já no caso de alunos que farão o requerimento de continuação da bolsa, também devem se dirigir a recepção do Paço Munici-pal munidos dos seguintes documentos:

De iniciativa da Câmara Municipal de Três Fronteiras, o Projeto “Parlamento Jovem Municipal” foi lançando ontem, 15, na cidade. O projeto é um trabalho desenvolvido com quase 300 alunos do ensino fundamental da “Escola Estadual José Joaquim dos Santos” e que tem por finalidade possibilitar aos alunos da rede pública a vivência do processo democrático, por meio de uma jornada parlamentar. Uma banca composta por três membros

Câmara lança Projeto “Parlamento Jovem Municipal”

Anderson DuarteAline Rodriguesda Câmara e mais três da Escola Estadual, avaliam os projetos apresentados pelos alunos, que participam de capacitação, durante o período escolar, para formar ideias e elaborar as iniciativas. Após aprovação, os vereadores de Três Fronteiras aproveitam e estudam a possibilidade de desenvolver o projeto na cidade. Segundo o presidente da Câmara e um dos autores do projeto, José Rollemberg, os jovens tem oportunidade de entender todo trâmite do legislativo. “Nós sentimos

Iniciativa transforma alunos de Três Fronteiras em vereadores mirins

O secretário Márcio França reuniu-se no Salão Nobre da Presidência da Assembleia Legislativa com o presidente da CAE, deputado Itamar Borges, com o deputado João Caramez, coordenador do grupo de estudos para a revisão da Lei das Estâncias Turísticas e da deputada Célia Leão que é coordenadora da Frente Parlamentar do Turismo. O secretário informou que o governador do Estado pretende enviar à Assembleia uma proposta de alteração da Constituição Estadual permitindo que os municípios do Estado pleiteantes à

Secretário e Assembleia debatem sobre as Estâncias Turísticas

CURSO SUPERIOR

NA REGIÃO

Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado: (67) 3565-8100Prefeitura Municipal de Três Fronteiras: (17) 3691-8200Prefeitura Municipal de Santa Rita D´Oeste: (17) 3643-1123

na primeira experiência que alunos não entendem bem o que um vereador faz, por isso esta iniciativa é muito importante, pois forma cidadãos e faz com que eles interajam com a sociedade”, diz. R o l l e r m b e r g explica que os partidos dos vereadores mirins são temáticos, como partido da saúde, do meio ambiente, da agricultura, da educação, do esporte e cultura e que o mandato tem duração a contar de sua diplomação e posse até o dia 31 de Dezembro de 2011.

condição de estância possam efetivamente se tornar estâncias, desde que durante o ano demonstrem seu potencial turístico e seu esforço na direção deste potencial. Segundo o Secretário, as cidades que já são estâncias poderão perder esta condição se não cumprirem sua vocação. “Faremos um ranking anual. Os municípios estâncias que não mostrarem trabalho no sentido de se dedicar ao turismo perderão a condição de estâncias; por outro lado, municípios que se empenharem em divulgar seu potencial, serão elevados à condição de estâncias” disse.

Da redação

Page 6: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Saúde de Santa Rita D’Oeste tem nota 7,94

Casos de dengueregistram 62% de queda

Aline Rodrigues

Aline Rodrigues

O Índice de Desem-penho do Sistema Único de Saúde (IDSUS) tem sido destaque na região noroeste paulista. Santa Rita d’Oeste recebeu a maior nota da região 7,94 no grupo 5, ficando na frente de Santa Fé do Sul com 7,59 no grupo 3. O Índice é um levantamen-to do Ministério da Saúde que avalia o desempenho do SUS nos municípios brasileiros.

Segundo informa-ções da comunicação da Prefeitura de Santa Rita, a nota demonstra a serie-dade e qualidade do tra-balho desenvolvido por toda equipe da saúde na cidade, através da vice-

O Brasil registrou no início deste ano queda de 62% nos casos de dengue segundo dados do Minis-tério da Saúde. Entre 1º de janeiro a 11 de feve-reiro, o país teve mais de 40 mil casos da doença e no mesmo período do ano passado foram 106 mil.

Os casos graves tam-bém diminuíram 86%, passando de 1.345 em 2011 para 183 em 2012. Quase 100 pessoas mor-reram no ano passado, redução de 66% compa-radas às 32 pessoas que morreram com dengue este ano.

BONS ÍNDICES

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

-prefeita e secretária mu-nicipal da saúde, prof.ª Zezé e do prefeito Dr. Walter Muller.

O prefeito destaca que é de grande satisfação os resultados divulgados pelo Ministério.“A nota nos mostra que acertamos nas ações propostas desde o começo da administra-ção, como programas de atendimento, investimen-tos nos prédios do Centro de Saúde e de Fisiotera-pia, na frota de veículos e na valorização dos ser-vidores municipais”, diz.

O resultado colocou a cidade na 6º colocação em âmbito nacional e 3ª, grupo 5, no Estado de São Paulo.

Divulgação

6

REGIÃO

Zezé vice-prefeita e secretária da saúde com as participantes do 1º curso de gestantes do Projeto Sonho Meu oferecido pela administração municipal

Apesar de bons re-sultados, Tocantins e Pernambuco estão em si-tuação de surto, segundo dados do Ministério.

Com trabalhos de prevenção e mobilizações realizadas no município, Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, não registrou nenhum caso de dengue este ano, apenas 5 notificações de foco do mosquito. Em Santa Fé do Sul até hoje foram re-gistrados 3 casos, segun-do assessoria de comu-nicação, e nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado foram 262 casos.

Emenda dos Ranchos

O deputado estadu-al Itamar Borges (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa moção em de-fesa de que se faça uma metragem nos municípios localizados às margens de rios onde se estabeleceram ranchos para possibilitar a manutenção dos mesmos sem a necessidade de de-moli-los.

A intenção da propos-ta, segundo o deputado, é a de contribuir com ações sustentáveis e para a eco-nomia do Estado de São Paulo e do Brasil.

Divulgação

Page 7: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Prefeito proíbe moradores de morrerem em cidade

no sul da ItáliaA proibição foi decretada por lei, porque há 48 anos a cidade

não tem um cemitério. Moradores tentam imaginar qual será a pena para os que desobedecerem regra

PROIBIDO

Parece enredo de novela. Um prefeito de uma cidadezinha no sul da Itália, com jeitão de Odo-rico Paraguassu, resolveu decretar - em lei mesmo - que ninguém pode morrer. Quando a realidade é mais forte do que a fic-ção. Na história da teleno-vela brasileira, a inspiração de Dias Gomes criou Odo-rico Paragassu, o prefei-to interpretado por Paulo Gracindo, no Bem Amado, que não conseguia inaugu-rar o cemitério da sua cida-de porque ninguém morria. No sul da Itália, a 50 quilômetros de Nápo-les, um nova lei está provo-cando o espanto dos 4 mil moradores, que não po-

dem ultrapassar os confins da vida. Em Falciano Del Màssico, é proibido mor-rer. Há 48 anos a cidade não tem um cemitério. O prefeito Giulio Cesare Fava assinou a por-taria número 9, em 5 de março, porque desde 1964, quando a cidade se separou de Carinola, perdeu o velho cemitério para o município vizinho.

Um conflito que dura até hoje. Entre brigas e abai-xo-assinados, o prefeito luta para construir um novo cemitério. E decidiu sensi-bilizar as autoridades de toda a região.

O paraco, Dom Valentino Simonielo, acredita que as pessoas entenderam que é um desafio. “Não temos o poder de limitar a morte, que só o senhor possui”, disse. “É um belo lugar para a vida eterna”, ironiza o morador Antonio Scara-no. Enquanto isso, na praça de Falciano Del Màs-sico, se tenta imaginar qual será a pena para os que de-sobedecerem a lei. Infelizmente, duas pessoas já desobedeceram a lei e morreram. Mas o prefeito dis-se que não vai haver puni-ção. (Bom dia Brasil)

7

proibições.Fabricantes terão de

informar quanto do açúcar foi perdido no processo de cura e quanto foi reposto.

Recomendação.A proibição de adi-

tivos aromatizantes que emprestam sabor aprovada pela Anvisa atende a uma recomendação da Conven-ção-Quadro do Tabaco, acordo mundial com medi-das para reduzir e prevenir o tabagismo, do qual o Bra-sil é signatário. (Estadão)

Anvisa proíbe produção e comércio de cigarros com sabor e cheiro artificiais

Após mais de um ano de discussão e polêmica, a Agência Nacional de Vigi-lância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana uma resolução que proíbe os ci-garros com substâncias que mudam o sabor ou o chei-ro - os chamados aditivos, que podem ser, por exem-plo, de chocolate, baunilha, menta ou morango. Na prá-tica, a medida passa a valer dentro de um ano e meio, prazo dado para a indústria

mudar a linha de produção e escoar ou recolher o pro-duto do mercado.

Para cigarrilhas e cha-rutos, o prazo dado pela Anvisa é maior: 18 meses para interrupção da produ-ção e 6 meses para retirada dos produtos do comércio.

A medida permite a adição de açúcar ao taba-co para repor a substância perdida no processo de se-cagem. A versão anterior incluía o açúcar na lista de

ENTREVISTA

Quais foram os principais projetos na área da saúde realizados pelo governo municipal?

Desde o início da administração, o setor de saúde do município foi tratado como prioritário, diversas ações foram implementadas, tais como: programa receita completa, aumenta e agilizando a distribuição de medicamentos através da farmácia municipal; contratação de novos médicos; reforma e ampliação do centro de saúde; dentre outras.

Como o senhor recebe essa notícia de Santa Rita ser destaque Nacional nesta área?

É uma grande satisfação saber que o trabalho desenvolvido encontra-se em posição de destaque, o que confirma o acerto das decisões e das ações implantadas. Além disso, serve como incentivo para que continuemos trabalhando, sempre em busca de melhorias para a população.

Quais outros projetos os munícipes podem esperar pra este ano?

Novas benfeitorias devem ser realizadas no prédio do centro de saúde, finalizando as obras inicialmente planejadas, de modo que o prédio fique em perfeitas condições de atendimento aos usuários; aquisição de novos veículos para transporte de passageiros; aperfeiçoamento do sistema de consultas e contratação de novos médicos.

Já se sabe de sua vontade de reeleição. Quais são suas expectativas para este ano?

Entendo que a reeleição é a consequência natural de um bom trabalho desenvolvido ao longo do mandato, com a participação de uma equipe e a aprovação da população. Ser reeleito não é uma meta de cunho pessoal, mas sim a concretização do desejo de um grande grupo, que quer o melhor para o município, que encontrou sua vocação para o desenvolvimento, com qualidade de vida, e que não pode ser interrompido. Se esse desejo prevalecer, então poderei sim ser reeleito. A decisão é sempre da maioria, e devemos nos submeter a ela.

1

2

3

4

BRASILNOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

MUNDOSer reeleito

não é uma meta de cunho pessoal,

mas sim a concreti-zação do desejo de

um grande grupo” Prefeito de Santa Rita d’Oeste,

Dr. Walter Muller

Divulgação

por Aline Rodrigues

Page 8: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

8

MIXNOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

COMPORTAMENTO RECEITA

O modo vestir, de caminhar, de agir, a músi-ca que ouve, os lugares que frequenta são uma das op-ções que o ser humano tem e que o faz ter atitude e es-colher, dentre tantos mol-des, o que mais se encaixa na sociedade. A questão religiosa não deixa de ser uma destas opções, são comportamen-tos e crenças diferenciadas conforme o que cada um acredita. Não há certo nem errado, as pessoas tem per-sonalidade e livre arbítrio para escolher o que mais lhe interessa e qual cami-nho seguir. A quaresma é para o catolicismo um dos mo-mentos mais importantes do calendário litúrgico, é o

m prato rápido e fácil de fazer é o bacalhau grelhado servido à moda

portuguesa.U

Rendimento:4 porções

Modo de preparo

Deixe o bacalhau na água com gelo por 24h, trocando a água de seis em seis horas. Em segui-da, grelhe o bacalhau na chapa com um fio de azeite, até que fique gre-lhado. Adicione o alho já frito e azeite por cima do bacalhau. Reserve. Descasque e cozinhe os legumes em água e sal. Sirva os legumes tornea-dos com o bacalhau.

Ingredientes

1kg e 200g de bacalhau50g de alho frito150 ml de azeiteLegumes torneados co-zidos(sugestão: cenoura, ba-tata, brócolis, abobri-nha e berinjela)De volta ao palco, Gia-

necchini se emocionaBienal de SP é mantida para setembro

O ator Reynaldo Gianecchini, de 39 anos, não conteve as lágrimas na reestreia da peça “Cruel” no Teatro Faap em São Paulo nesta semana. Afastado do trabalho desde agosto do ano passado, período no qual se submeteu ao tratamento de um linfoma não Hodgkin de células T, o ator foi aplaudido de pé logo na primeira cena, na qual contracenava com Erik Marmo. Ao final, fez um dicurso emocionado de agradecimento.

O Conselho da Fundação Bienal resolveu, nesta semana, não suspender a organização da 30ª edição do evento, programada para ser inaugurada em São Paulo no dia 7 de setembro. As contas foram bloqueadas pelo MinC por irregularidades entre 1999 e 2006.

PROGRAME-SE

Tempo de quaresma é tempo de bacalhau

Posta de bacalhau ao alho e azeite com

legumes torneados

PALADAR

SHOW

Rua 07, 715 - Loja 08Galeria MR(17) 3631-2009

Com sofisticação e glamour o Barão Café vem sendo uma ótima opção para seu início de manhã e até mesmo final de tarde. Lá você pode degustar um delicioso café gelado, o famoso beirute no pão sírio e doces como brownie e cup cake.

Se você acha que tilápia se resume a tolete frito, é porque você ainda não conhece o Festival de Tilápia do Angico. O Angico Restaurante elaborou um cardápio onde o cliente monta seu prato. A sugestão tem filé de tilápia com vários tipos de molhos, guarnições e arroz. Assim seu jantar fica diferente e com o mesmo preço R$ 18,90.*

*Ação promocional válida para o Angico Rubinéia de terça a sábado no jantar.

Estrada Ipanema | Rubinéia SP | (17) 3661-1396

que chamam de renovação espiritual. Durante este pe-ríodo muitos ficam em je-jum, praticam a meditação, cortam atividades de lazer, entre outros sacrifícios como forma de “fortalecer o espírito”. Durante os 40 dias de penitência, o consumo do bacalhau aumenta, pois é uma ótima opção para o consumo dos católicos. A média de preços do produto em Santa Fé do Sul é de R$ 48,00, o de mais qualidade, e de R$ 28,00 o de qualidade me-nor.

Confira a seguir uma re-ceita especial muito utili-zada nesta época.

Divulgação

CINEMAAS AVENTURAS DE TINTIM

Informações:(17) 3631-1032 - 9624-6460cic.santafedosul.sp.gov.br

Gênero: Ação, aventura e animação

Duração: 1h47Classificação: LIVRE

DUBLADOSessões:

16 e 19/03 às 20h3017 e 18/03 às 21h

Ingressos:Inteira R$ 8,00

Meia R$ 4,00

Aline Rodrigues

Page 9: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

9

SOCIALNOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Franja volta com tudo

A noite de sábado (10) do Serv Festa não deixou nada a desejar.

Seu happy hour agora é garantido no Big Boi

Por aí...

N a sexta-feira, 9, a dupla Maycon & Re-nato agitou a galera e pôs todo mundo para dançar com as mãos para o alto no Absolut E-music.

Para você mulher que é antenada na moda não pode perder essa dica do Instituto Elshadai:A franja esta novamente em alta. Depois de algum tempo escondida sob o título de brega, as franjas estão de volta e com a corda toda! Muitas celebridades já aderiram e exibem um visual impecável.

Registrar as alegrias e momentos únicos é o foco deste colunista. A novidade é que a partir desta semana você pode me acompanhar nas festas, eventos e shows em Santa Fé do Sul e região.

19 de março

1618

19

2021

23

Paulo GuliRodrigo RighettoMárcia BronzeLetícia FaidigaGuilherme LeiteEnio Carvalho(Araponga Seguros)Cleber FernandesRaquel RighettoMelissa ProniMonica TobalAdriana Whitaker Assis(Restaurante Bom Sabor)Marcos NascimentoSandro Santana

Flávia Silvestrini

Você que deseja bater um papo com os amigos, comer aquele espeto e tomar uma gelada venha e confira. Fui pessoalmente prestigiar.

PROGRAME-SE

PALADAR

SHOW

Rua 07, 715 - Loja 08Galeria MR(17) 3631-2009

Com sofisticação e glamour o Barão Café vem sendo uma ótima opção para seu início de manhã e até mesmo final de tarde. Lá você pode degustar um delicioso café gelado, o famoso beirute no pão sírio e doces como brownie e cup cake.

Se você acha que tilápia se resume a tolete frito, é porque você ainda não conhece o Festival de Tilápia do Angico. O Angico Restaurante elaborou um cardápio onde o cliente monta seu prato. A sugestão tem filé de tilápia com vários tipos de molhos, guarnições e arroz. Assim seu jantar fica diferente e com o mesmo preço R$ 18,90.*

*Ação promocional válida para o Angico Rubinéia de terça a sábado no jantar.

Estrada Ipanema | Rubinéia SP | (17) 3661-1396

PRODUÇÃO BY

[email protected] Duarte

Confira mais fotose outras coberturasjornalnoticiapopular.com.br

Envie seu aniversário para nós através do sitejornalnoticiapopular.com.br

CINEMAAS AVENTURAS DE TINTIM

Informações:(17) 3631-1032 - 9624-6460cic.santafedosul.sp.gov.br

Gênero: Ação, aventura e animação

Duração: 1h47Classificação: LIVRE

DUBLADOIngressos:

Inteira R$ 8,00Meia R$ 4,00

Page 10: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

ESPORTES10

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Aline Rodrigues

Aline Rodrigues

Acontece neste final de semana a 1ª Etapa do Circuito Apoio Skateboard na pista pública municipal de skate na Avenida Walde-mar Lopes Ferraz em Santa Fé do Sul. Disputarão as categorias iniciante, femi-nino e amador aberto.

O Circuito será de eliminatória simples, com volta de 1 minuto para cada atleta e o método é classi-ficatório. Segundo um dos organizadores do evento, Vagner dos Santos,

Jogo Rápido

16ª Edição da Copa MacielEstão abertas as inscri-ções para a 16ª Edição da Copa Maciel que acontece em Santa Fé do Sul. O tradicional campeonato amador de futebol de campo vai dar R$ 10.000,00 de prêmio para o pri-meiro colocado. Para se inscrever ligue no (17) 3631 7371 ou (17) 3631 6680.

FutsalO time Santa Fé Futsal iniciou suas ativida-des este ano e venceu a equipe de Jales em um amistoso realizado este mês.

SKATE

o Monga, será avaliado o grau de dificuldade, estilo e criatividade dos partici-pantes. “São 3 juízes que irão avaliar a performance de cada um, as manobras realizadas durante o tempo determinado”, afirma.

A premiação para o vencedor são artigos para prática do esporte, como roupa, tênis, skate entre outros.

Circuito Apoio Skateboard

ServiçoEntrada gratuitaSábado às 14 horasDomingo às 9 horasInformações :(17) 9704-0708

Anderson Duarte

Anderson Duarte

com a família, esposa e fi-lho de 1 ano, nesta cidade na região de Araraquara.

O ciclista conta ainda que aprendeu a ler e escre-ver pelas estradas durante o tempo que viajou. “Aos 40 anos aprendi a ler, em cada cidade que passava, pegava papel e caneta e pedia para as pessoas que andavam pelas ruas me ensinar. Hoje sou pales-trante em escolas e tento incentivar as crianças e jovens com minha história de vida”, diz.

Arrecadar bandeiras dos municípios brasilei-ros para forrar o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro em 2014 é a nova

meta de Carlos. “Já tenho 1.500 bandeiras e daqui há 2 anos quero encher o Maracanã. Sou apaixo-nado pelo ciclismo e esta é mais uma maneira para poder provar que sou muito bem recebido por onde passo”, completa o atleta.

P e r s o n a l i d a d e s como o ex-presidente Lula, o jogador de fute-bol Neymar, a apresen-tadora Ana Hickman e a atriz a Ana Paulo Arósio, foram fotografados com o ciclista Carlos Henri-que durante suas viagens pelo País.

Ciclista de 47 anos recordista em pedaladas visitou a cidade

SUPERAÇÃO Do Oiapoque ao ChuíO recordista nacional

de pedaladas, Carlos Hen-rique Ribeiro, 47, passou por Santa Fé do Sul esta semana, ele é conhecido por viajar pelo Brasil in-teiro pedalando. O ciclis-ta está no guinness book com 38 mil quilômetros rodados em 10 meses de estrada.

A história de Carlos Henrique é curiosa. Há 8 anos resolveu abandonar a vida de pedreiro na ci-dade onde mora, Rincão, e andar com sua bicicleta pelo Brasil a fora em bus-ca de mais oportunidades na vida. Segundo ele, viaja quarenta dias e quinze fica

Veja a galeria de fotosjornalnoticiapopular.com.br

Acompanhe a tabelade jogos pelo sitejornalnoticiapopular.com.br

Page 11: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

TECNOLOGIA E TURISMO

11

NOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Suspensa decisão que impedia vendas em sites

Americanas.com, Submarino e Shoptime poderão continuar vendendo com queda de decisão judicial em SP

RECLAMAÇÕES

DivulgaçãoAntes mesmo de en-trar em vigor, a medida que estabelecia o prazo de 72 horas para a suspensão das atividades dos sites de compras Americanas.com, Submarino e Shop-time caiu. Motivada por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), a determinação foi publicada na quarta-feira, 14, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, par-tindo da Fundação Procon - SP, e previa multa de R$ 1.744.320 à empresa B2W Companhia Global do Va-rejo, a qual é responsável

também defeitos nos itens adquiridos. “Isso é um descaso, desrespeito ao consumidor. Fizemos vá-rias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, expli-cou em nota Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da fundação.

Conforme o executi-vo, em 2010, o Procon-SP registrou 2.224 atendimen-tos sobre problemas com os sites da B2W. Em 2011, esse número aumentou em 180%, com o registro de 6.233 atendimentos. (G1)

pelas três páginas na In-ternet. Ontem mesmo, a Justiça de São Paulo aco-lheu pedido de liminar sus-pendendo a decisão.O juiz Evandro Carlos de Olivei-ra, da 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, de-feriu pedido liminar reque-rido pela B2W e suspendeu os efeitos da determinação do Procon-SP.

A sanção aplicada à B2W Companhia Global do Varejo em São Paulo foi gerada, principalmente, por reclamações referentes ao ano de 2011 relativas a entregas de produtos e

Page 12: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

12

16 de março de 2012NOTÍCIA POPULAR

Nova S10 2012. Esse é o nome da arma da GM para manter-se na li-derança do segmento de picapes médias no merca-do brasileiro. A Nova S10 2012 chega com tudo re-novado, mostrando a força de quem quer manter a li-derança e também surpre-ender a concorrência. Inspirada na picape

Chevrolet Colorado Con-cept, a Nova S10 2012 sur-ge como novo produto glo-bal da GM, desenvolvida no país para atender vários mercados ao redor do mun-do. Aqui, a Nova S10 2012 quer manter a posição que conquistou nos últimos 16 anos, e para isso oferece versões LS (voltada para o trabalho), LT e LTZ.

Além das versões de acabamento e equipa-mento, a Nova S10 2012 ainda entrega as opções de tração 4×2 ou 4×4, bem como transmissão manual de cinco marchas ou auto-mática com seis. Por fim, se pode escolher entre mo-tor Flex ou diesel. Os preços estão em uma faixa que vai de R$58.868 para a versão ca-bine simples LS Flex 4×2 até o topo de linha LTZ diesel 4×4 automática, que sai por R$135.250. Para quem está acostumado a ver a anti-ga S10, a Nova S10 2012 traz apenas a logomarca da Chevrolet em relação à an-tiga geração, pois foi total-mente renovada.www. .noticiasautomotivas.com.br

Preço | R$ 135.250,00Capacidade | 5 passageirosVelocidade Máxima | 180 km/h0 a 100 km/h | 10,3 sPotência | 180 cvTorque | 47,9 kgfmCaçamba | 1061 litros

Chevrolet S10 2012 Cabine Dupla LTZ 2.8 16V Dieses 4P Automático Seg. 4X4

Fonte: GM Notícias

NOVA S10 MUDA DA CABINE AO CHASSI

Nova S10 se mostra boa substituta para uma velha líder de vendas

Capacidade de carga agora vai de 912 kga 1.303 kg

O painel de instrumentos se inspirou no do Camaro, com iluminação de LED

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Page 13: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

1313

6 multas que você nãoacredita, mas são reais Um código de trân-sito deve abranger todo tipo de infração, inclusive as mais improváveis, algu-mas das quais muitos mo-toristas até duvidam que existam. Entre multas por alta velocidade e desres-peito ao farol vermelho, os guardas brasileiros tam-bém marcam (ou deveriam marcar) penalidades mais desconhecidas. Conheça algumas dessas infrações que poucos esperam rece-ber em casa:

1.Banho no ponto de ôni-bus Poças d’água se formam em dia de chuva e muitos carros acabam pas-sando por cima delas e ar-remessando o líquido para todos os lados, atingindo outros veículos e, princi-palmente, pedestres. Essa ação é considerada uma in-fração leve que desconta 4 pontos na CNH e custa ao

condutor R$ 80,00.

2. Cinzeiro Terminou o cigarro e jogou a bituca para fora do veículo ou então acaba de por um chiclete na boca e lançou a embalagem para o lado de fora do carro? Pois bem, a multa é leve, de 4 pontos e no valor de R$ 80,00. O mesmo vale no caso de derramamento de líquidos pela janela.

3. Mesquinho Ter o veículo para-do na via por falta de com-bustível, a chamada pane seca, também está entre as infrações do Código de Trânsito Brasileiro. Quem for pego nessa situação leva uma multa leve de R$ 80,00.

4. Perseguição ao enfer-mo O vácuo deixado por um veículo de emer-gência no trânsito pesado é um convite para motoristas

ganharem tempo. Mas a prática é proibida e a in-fração é grave (5 pontos na CNH). Multa custa R$ 120,00.

5. Visão de infravermelho Se você consegue dirigir na chuva sem preci-sar acionar os limpadores do para-brisa, saiba que além de um privilegiado você também pode ser con-siderado um fora-da-lei. A prática, considerada peri-gosa pelo Contran, é uma infração grave e custa R$ 120,00.

6. Atendente de tele-marketing Dirigir falando ao celular é uma infração que todos conhecem e temem. Mas quem pensa que ape-lar para fones de ouvido é uma solução se engana. A prática também é proibida por lei, seja para fins de te-lefonia ou para escutar mú-sica. A multa média é de R$ 80,00.

Chevrolet Cruze hatch aparece mais uma vez com disfarces O lançamento do Cruze hatch está cada vez mais próximo. A GM, embora não confirme, está finalizando a adaptação do carro para o mercado brasileiro e deve lançá-lo ainda no primeiro trimestre deste ano. Substituto do Vectra GT, o novo hatch médio da Chevrolet será oferecido nas versões LT e LTZ e seu preço deve começar em R$ 64.990.

A fabricante japonesa de motos Kawasaki anunciou na terça-feira (06) que fará um recall dos modelos ZX-6R, fabricado entre 2010 e 2012, e ZX-10R produzidos entre 2009 e 2010.Segundo a marca, foi encontrado um problema no retificador/regulador de voltagem que causa o aquecimento excessivo na placa do circuito gerando uma corrente elétrica de saída sem controle.

A Lotus anunciou uma paralisação da produção de seus novos modelos pelo prazo de 60 dias. Isso porque o governo da Malásia – país onde a marca está localizada - vendeu sua participação na Proton, empresa parceira da Lotus.

Seguros

Lava Rápido

Pneus e balanciamento

Posto de Combustível

Posto de Combustível

PRÓXIMA SEMANANa próxima edição vocêconfere o caderno Casa & Você.Decoração, dicas de constru-ções, jardinagens e muito mais.CASA VOCÊ

Kawasaki anuncia recall para os modelos Ninja ZX-6R e ZX-10R

Lotus paralisa a produção de novos modelos por 60 dias

IG CarrosIG Carros

Divulgação IG Carros

Designer cria carenagem para moto que substitui ca-paceteAlém de preservar piloto e passageiro de ferimentos em acidentes, item ainda protege contra variações climáticas

IG Carros

Divulgação

Garagem de veículos

AVENIDA NAVARRO DE ANDRADE, 1161 - CENTROSANTA FÉ DO SUL - SP - CEP 15775-000

Kia revela imagens do novo SorentoA Kia divulgou a primeira foto do Sorento 2013, que passou por mudanças discretas mas bastante marcantes. Os destaques são a nova frente, que agora está mais proeminente, detalhes externos na cor do veículo e rodas de 17 polegadas

Quatro Rodas Quatro Rodas

Divulgação

Divulgação

Page 14: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

13

AGRONOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

EM SANTA FÉ DO SUL

AGRONEGÓCIOS ECONOMIA COTAÇÕES

18º Festa de Peão de Santana da Ponte Pensa

De 22 a 25 de mar-ço acontece 18º Festa de Peão e 3ª Exposição de Gado Leiteiro de Santa-na da Ponte Pensa. Com entrada e estacionamento grátis, a festa terá shows de Marcos Paulo e Ru-lian, Zé Hugo e Rafael, Ronaldo Wiliam e Banda Ekos e Sérgio Filho e Fer-nando.

A premiação para o campeão da montaria em touro é uma moto 0 km e no dia 24 tem prova do tambor masculina e femi-nina, com prêmio de R$ 1.500,00. Inscrições e in-

EXPOSIÇÃO

ECONOMIA

formações pelo (17) 9784 0508.

E para fechar, no do-mingo dia 25 tem Desfile de Cavaleiros e Leilão de Gado no Recinto.

Secretaria Municipal de Agricultura: (17) 3631 2822Sindicato Rural: (17) 3631-1611Associaçao dos Trabalhadores Rurais: (17) 3631-1615

14

ÍNDICE

Agrícola

Boi R$ 93,00/@Vaca R$ 86,00/@Milho R$ 29,47/scLaranja - R$ 15,00/cxLátex – R$ 2,83

Anuidade cobrada pelos cartões de crédito subiu até 270%

Um levantamento fei-to pela Proteste Associação de Consumidores mostrou que as pessoas estão pa-gando mais pela anuidade do cartão de crédito após a padronização e a limitação a cinco das tarifas que po-dem ser cobradas.

O aumento chegou a 270% no caso do cartão American Express Blue na comparação entre os va-lores cobrados em 2010 e 2011. O aumento da anui-dade foi de 166% no cartão Reward do Santander. E de 131% no Ibicard Gold do banco Ibi. A alta foi gene-ralizada, superando 20%.

A Proteste enviou ofício à Casa Civil e ao Departamento de Proteção

e Defesa do consumidor (DPDC) informando que, além das altas taxas dos juros, o consumidor bra-sileiro também está sendo penalizado com a cobrança de anuidades elevadas. Das 75 anuidades pesquisadas, 86,6% reajustaram. Apenas dez não alteraram o valor cobrado, ou seja, 13,33%.

A pesquisa tam-bém constatou que antes da padronização das tari-fas havia mais cartões com anuidade gratuita do que agora.

As instituições finan-ceiras usavam a anuidade zero como um chamariz para o consumidor, e com-pensavam essa “perda de receita” com a cobrança de outros serviços.

A saída para quem usa o cartão de crédito é ficar atento à data de reno-vação da anuidade e nego-ciar com a administrado-ra a redução dos valores cobrados e até a isenção informando que caso con-trário fará o cancelamen-

to. É importante comparar as condições ofertadas por bancos concorrentes e ava-liar se o vale a pena pagar valor maior por um tipo de cartão como o internacio-nal, por exemplo, se não faz muitas compras no ex-terior. Fonte: Proteste

O produtor rural do Estado de São Paulo tem até dia 26 de março para declarar a posse de agrotóxicos obsoletos, remanescentes no cam-po, sem risco de multa. Até o final de ja-neiro, 30 toneladas de agrotóxicos já haviam sido declaradas pelos produtores. Todo agrotóxico em desuso é considera-do agrotóxico obsole-to, ou seja, aquele cuja fabricação, comercia-lização e utilização es-tão proibidas por lei no Brasil, em especial os organoclorados que fo-ram amplamente utiliza-dos como inseticidas na produção agropecuária mundial a partir da dé-cada de quarenta. Para declarar, basta que o produtor rural procure a Casa de Agricultura ou Escritório de Defesa Agropecuária mais próximos e preen-cha o formulário de de-claração disponível até o próximo dia 26.

Informações no site agrotoxicosobsoletos.org.br

Produtor paulista deve declarar os

agrotóxicos obsoletos este mês

Prova do tambor e show de Marcos Paulo e Rulian são uma das atrações

Aline Rodrigues

Divulgação

Divulgação

Page 15: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012

Em parceria com a Se-cretaria Municipal de Edu-cação, o curso de Enfer-magem da FUNEC realiza projeto de extensão da As-sistência de Enfermagem à Comunidade, na disciplina de Enfermagem na Saúde da Criança, que acontece na EMPI Aparecida Santa-na, em Santa Fé do Sul.

O projeto tem como propósito contribuir para o desenvolvimento e crescimento infantil, iden-tificando anormalidades que possam comprometer a saúde da criança, bem como desenvolver práti-cas educativas consisten-tes que possam contribuir

15

GERALNOTÍCIA POPULAR 16 de março de 2012

Aline Rodrigues

Da Redação

Proteste lançacartilha sobre os

direitos dos idosos

NACIONAL

Nas comemora-ções do mês do consumi-dor, a Proteste Associação de Consumidores decidiu homenagear o consumidor maduro, com o lançamen-to de uma cartilha sobre seus direitos e a promoção de seminários em São Pau-lo e Brasília.

O mercado de con-sumo brasileiro precisa se preparar para atender adequadamente os 31,8 milhões de habitantes com mais de 60 anos previstos para 2020. E para o reco-nhecimento da cidadania de uma população com ex-pectativa de vida cada vez maior.

Para orientar me-lhor os consumidores da terceira idade, a Proteste lança uma cartilha online, que está disponível no site www.proteste.org.br deste a última quarta-feira (14). Com isso, a associação tem a intenção de infor-mar o idoso de seus direi-tos, a fim de que seja mais respeitado nas relações de consumo. Fundamental para manter a economia em atividade, o consumi-dor mais velho requer res-peito e condições de aces-sibilidade e mobilidade que atendam suas necessi-dades. Fonte: ProTeste

BizarroMulher é flagrada

em furto no Guirao

Bradesco lidera ranking de reclama-ções no Procon-SP

em 2011

Enfermagem da FUNEC promove projeto em escola municipal

Nesta semana uma mulher foi presa em fla-grante furtando o Super-mercado Guirao em Santa Fé do Sul. Segundo infor-mações do Polícia Militar, ela pegou algumas merca-dorias e colocou na bolsa e ao ser abordada por um funcionário do mercado, que desconfiou do caso, se entregou.

Após ação da polícia, a mulher foi encaminhada à delegacia da cidade, pa-gou R$ 300,00 de fiança e foi liberada. (Veja na edito-ria Opinião nosso questio-namento sobre o caso).

O banco Bradesco li-derou o ranking de recla-mações fundamentadas de 2011, divulgado pela Fundação Procon de São Paulo, ligada à Secretaria estadual da Justiça e De-fesa da Cidadania, nes-ta quinta-feira (15), Dia Mundial do Consumidor. Segundo a entidade, foram 1.723 reclamações contra a instituição bancária no ano passado.

É a primeira vez que um banco lidera o ranking, que é elaborado desde 1998. Nos últimos cinco anos, a Telefônica vinha li-derando a lista do Procon.(G1)

RondaMais FurtoOutro furto foi regis-trado numa loja na Rua 15 em Santa Fé. Segundo a proprietá-ria, 2 moças entraram no vestiário e escon-deram as roupas den-tro da bolsa. Ao verem que a dona descon-fioudo ocorrido, as duas saíram correndo e mais tarde foram à delegacia de polícia alegando que as rou-pas não foram rou-badas e eram de ou-tra loja. O boletim de ocorrência foi registra-do, mas nada aconte-ceu com elas por falta de provas, segundo in-formações da polícia.

EstelionatoUma ocorrência de fraude foi registrada esta semana no Posto Paulistão. Um cami-nhoneiro abasteceu o veículo e na hora de pagar, foi embora. O acontecido foi sábado, 10, 2h30.

Acidentes3 acidentes de trânsi-to foram registrados no final de semana em Santa Fé do Sul. O primeiro, sem vítima, aconteceu na Rua das Palmeiras. O segundo, a vítima teve apenas ferimentos leves quan-do, na moto, saindo da Perimetral Oeste coli-diu com um veículo na Av. Navarro de Andra-de. E o último, na Av. Grandes Lagos, colidiu com outro carro que ia no sentido oposto, a vítima sofreu esfolia-ções nas pernas, bra-ços e ombro direito.

para um nível mais ele-vado de saúde. As ações desenvolvidas tem como base aquelas determinadas pelo Programa de Saúde da Criança, proposta pelo Ministério da Saúde, bem como outras ações neces-sárias e vão de encontro às necessidades de saúde para o crescimento e desenvol-vimento das crianças.

Segundo a coordena-dora do curso de Enferma-gem da FUNEC, Carmem Costa Martins, este projeto vem a somar pontos não só para as crianças, que ganham em qualidade de vida, mas também aos alu-nos do curso.

Page 16: Jornal Notícia Popular - Edição 03 - 16 de março de 2012