jornal nitro

22
Edição 28 I Novembro I 2011

Upload: jornalnitro

Post on 25-Jan-2015

1.557 views

Category:

Sports


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011

Page 2: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201102

Saudações esportivas,Álvaro Luiz de Aguiar

Diretor de redação

A presidenta Dilma Roussef assentou-se, nestemês, no encontro dos 20 países mais ricos domundo, o G-20, representando uma das nações maisricas da face da terra: o Brasil. Ela arrolou a hipótesede emprestarmos dinheiro para auxiliar as naçõeseuropeias que estão em crise, afinal, nossas reservascambiais nunca foram tão gordas. Contudo, nofechamento dos Jogos Pan Americanos, ocorrido nodia 30 de outubro em Guadalajara, perdemos deCuba, uma nação considerada por muitos umapequena ilha ditatorial. Por que perdemos para eles?Existem vários motivos, os quais poderiam serdiscorridos em uma extensa lista, mas gostaria decompartilhar com vocês um pouco mais das minhasreflexões sobre alguns contrastes nacionais que meescandalizam.

Brunei, Barbados, Malta, Bahrein, Seychelles, SãoCristóvão e Névis, Tonga, Antígua e Barbuda, Omã,Bielorrússia, Maurícia, Bósnia e Herzegovina, paísesdos quais, provavelmente, você nunca ouviu falar,além do Chile, Argentina, Peru e Uruguai, são naçõesque estão à frente do Brasil no ranking mundial doÍndice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Brasil,por sua vez, ostentou a vergonhosa 73ª posição noranking. Estamos em 88º lugar no ranking mundial deeducação, elaborado pela Organização das NaçõesUnidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Aviolência é a primeira causa externa de mortes noBrasil. O álcool é a droga de maior risco no mundo ea preferida dos brasileiros, representando 68,7% dototal de consumo de drogas, seguido pelo tabaco,maconha, cola, ansiolíticos, cocaína, xaropes eestimulantes, sendo responsável por 90% dasinternações em hospitais psiquiátricos pordependência de drogas. Em São Paulo, os motoristasalcoolizados são responsáveis por 65% dos acidentesfatais. Drogas periféricas e as de menor consumo,como o crack, são tratadas como o grande problemasocial.

Enquanto isso, um ministro chamado Orlando Silva,envolvido em denúncias de corrupção e fraudes comONGs fantasmas e fantasmagóricas, foi publicamentedefendido pela Presidenta da República que,posteriormente, na cerimônia de posse do novoministro do esporte, Aldo Rebelo, declarou:

Editorial

Nunca fomos tão ricos...Nunca fomos tão pobres!

“As mudanças podem ocorrer, pessoas podemnos deixar, mas as políticas e as linhas de ação terãoque ser preservadas. Perco um colaborador, maspreservo o apoio de um partido, cuja presença nomeu governo considero fundamental”.

É isso, leitores, que me escandaliza. Perde-sealguém envolvido em escândalos, mas não se perdeum partido aliado. Perdemos o Pan Americano,perdemos pais, filhos, inocentes em acidentes detrânsito provocados pelo álcool, mas não perdemosuma gota de arrecadação de impostos com álcool edrogas lícitas. Perdemos o ranking do IDH, para, tipoassim, Bósnia e Herzogovina, mas não perdemos achance de gastar milhões em falcatruas com ONGsfantasmas; não achamos recursos e condições paradescobrir os atletas que até Cuba descobre.Perdemos no ranking do ensino, mas não dispomosde um centavo a mais para melhorarmos aeducação no país. Ainda assim, no encontro do G-20, garganteamos a oferta de dinheiro às nações“pobres” da Europa. “Quando a esmola é demais osanto desconfia”! Nunca se arrecadou tantosimpostos, nunca tivemos reservas cambiais tãofortes e, a despeito de tudo isso, pouco parecemudar na saúde, educação, esporte, igualdadesocial, de gênero, etc.

Diante disso, a frase pronunciada pela presidentacausa temeridade. Prefiro aquela outra mulher, a deLucas 15, 8-9: “Ou qual é a mulher que, tendo dezmoedas e perdendo uma, não acende a lanterna, enão varre a casa, buscando com diligência atéencontrá-la? E achando-a, reúne as amigas evizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei amoeda que eu havia perdido”. É esta mulher diligenteque eu queria em nosso governo, a qual buscasseusar cada centavo, cada moeda, para que nenhumade nossas crianças ficasse perdida e para quenenhum ouro do Pan ou das Olimpíadas fosseperdido, para que nenhuma ONG fantasma ficasseoculta. O que você acha, leitor? Isso não seria umabenção?!

Opiniao~

www.jornalnitro.com.br

Page 3: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 03

Esgrima vencedoraAs blumenauenses Catharine

Richter e Julia Reichel, do VastoVerde, participaram entre os dias 3

e 6 de novembro, no Rio deJaneiro, do Campeonato Brasileiro

de Esgrima Cadete/Juvenil.Catharine foi campeã na categoria

cadete até 17 anos e juvenil,enquanto Júlia foi a 3ª colocada nocadete e a 6ª colocada no juvenil.

152 esgrimistas de seis estadosparticiparam da competição quemarcou a estréia catarinense na

modalidade.

Pan-medalhistaO blumenauense Alexandre Cataldo Lopes, da AD Hering/Master/APANBLU, conquistou quatro medalhas no Pan Americano Masterde Esportes Aquáticos, que foi realizado entre os dias 8 e 15 denovembro no Rio de Janeiro. O nadador da categoria 40+ conquistouo ouro nos 3.000 m, prata nos 400 m livre e bronze nos 200 e 800m livres. O evento foi disputado por mais de 1.600 atletas, de 22países das Américas, além da Ucrânia, República Tcheca e Austrália,que participaram como países convidados.

Basquetede ouroA equipe debasquete femininoda UNIASSELVI/Vasto Verde/FMDBlumenau,comandada por JoãoAlmeida CamargoNeto, conquistou obi-campeonato nosJogos UniversitáriosBrasileiros (JUBS),que aconteceramem Campinas (SP),entre os dias 4 e 13de novembro. Asblumenauensesvenceram nadecisão São Paulo,por 74 a 66.

FOTO ARQUIVO PESSOAL

Medalhistas

FOTO ARQUIVO PESSOAL

É recordeO blumenauense HaikoBruno Zimmermann, daAABLU/FURB/FMDBlumenau, conquistou ovice-campeonato nosJogos UniversitáriosBrasileiros (JUBS), queaconteceram emCampinas (SP), entre osdias 4 e 13 de novembro.O blumenauense foi o 2ºcolocado na prova dos100 metros rasos, com otempo de 10s50dc,estabelecendo o novorecorde catarinense.

www.jornalnitro.com.br

Super pedaladasNo dia 23 de outubro, ocorreu na cidade de Garibaldi (RS) oCampeonato Brasileiro de Marathon. A ASSICLO de Indaial marcoupresença na competição, subindo ao pódio em duas categorias:Nílton da Silva Leal foi vice-campeão no 50-54 anos, e Tânia ClairPickler ficou em 3º lugar no feminino.

FOTOS DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 4: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201104 Geralwww.jornalnitro.com.br

Encerrando a solenidade, opresidente da ADJORI/SC,Miguel Gobbi, falou da evoluçãoda Associação, que foi criadacom a adesão de 38 empresasjornalísticas de pequeno porte,cuja tiragem somada àquelaépoca não chegava a 25 milexemplares. Passadas trêsdécadas, disse Gobbi, a ADJORIacena com 164 associados,contabilizando uma tiragemacima de 480 mil exemplares.Segundo ele, a ADJORI/SCestima contar com dois mi-lhões e 500 mil leitores, pois“nas cidades do interior, cadaexemplar é lido por cinco oumais pessoas”, lembrou. Gobbiagradeceu o reconhecimentodo Poder Legislativo catarinen-

se pelo trabalho da ADJORI/SC e de seus associados, “quelevam às comunidades catari-nenses o empenho deste Par-lamento e de cada um dos se-nhores deputados para a con-quista de uma sociedade maisjusta, fraterna e igualitária”. Agradeceu ainda a “oportuni-dade de homenagear institui-ções, autarquias e personali-dades que contribuíram parao desenvolvimento do Estadoe, com isso, contribuíram paraa evolução de nossos jornaise ajudaram a construir a nossahistória e a própria história daimprensa local catarinense,que hoje se consolida em pata-mar de grande respeito ecredibilidade”.

ADJORI/SC: uma históriade conquistasYole Maria de Mendonça, da

Secretaria de Comunicação daPresidência da República, falouem nome dos homenageados.Ao se dirigir ao plenário, Yole ressaltou que a missão daADJORI/SC, a qual se resumeem organizar, fortalecer, unir ecapacitar técnica e profissional-mente seus associados, coorde-nar e liderar projetos e metasem defesa de todos e da institui-ção em benefício da imprensacatarinense, é louvável e que,dessa forma, a ADJORI/SC estácontribuindo para a valorizaçãoe maior credibilidade da mídiaregional. Ao elogiar as iniciativasda Associação em prol dacapacitação e do aprimoramentodos jornais associados, Yoleenfatizou que isso vem aoencontro do propósito do Gover-no Federal, que quer democra-

Associação é modelo para o país

Em comemoração aos 30 anos deatuação da Associação dos Jornais doInterior de Santa Catarina (ADJORI/SC),a Assembleia Legislativa (ALESC) prestouhomenagem à Associação, que congrega164 jornais filiados, responsáveis porcerca de 80% de cobertura nascomunidades em que circulam. Asolenidade ocorreu na segunda-feira, dia7, em sessão especial realizada noPlenário Deputado Osni Régis.

A sessão foi aberta pelo Presidentedo Poder Legislativo, Deputado GelsonMerisio (PSD), que parabenizou aADJORI/SC e seus associados pelo impor-tante papel prestado às comunidadescatarinenses. Em seguida, Merisio passoua presidência da sessão ao DeputadoMarcos Vieira (PSDB), proponente dahomenagem, um declarado admiradorda mídia local catarinense. Na oportuni-dade, a ADJORI/SC também prestigiouinstituições, fundações, autarquias epersonalidades pela contribuição aodesenvolvimento do Estado e aofortalecimento da imprensa localcatarinense. Vinte e quatro medalhas dehonra ao mérito, criadas especialmentepara marcar os 30 anos da ADJORI/SC,foram entregues na ocasião.

Lideranças de todas as associaçõesde classe homenageadas marcarampresença na solenidade, assim como osreitores Álvaro Prata (UFSC), SabastiãoIberes (UDESC), Viegand Eger,(Presidente da ACAFE) e Álvaro Novaes

(ESPM), os quais foram igualmenteagraciados com a medalha de Honra aoMérito, representando as respectivasinstituições de ensino. Das personali-dades homenageadas, o Secretário deEstado da Comunicação, Derly deAnunciação, recebeu sua medalha etambém a que estava endereçada aoGovernador do Estado, RaimundoColombo. Dalíro Beber, 1º Suplente doSenador Luiz Henrique, recebeu amedalha em nome do senador.

Prestigiaram a sessão especial o Diretor de Políticas da Agricultura Familiare da Pesca, Hilário Gottselig, no atorepresentando o Secretário daAgricultura, João Rodrigues; o Presidenteda Fundação Catarinense de Cultura,Joceli de Souza; os Conselheiros doTribunal de Contas, Herneus de Nadal eSalomão Ribas Jr.; Marcelo Rego, Diretorde Divulgação da SECOM/SC; PauloBossle, Gerente de Mídia; e o Presidentedo IVC, Pedro Silva.

Os deputados federais Mauro Mariani(PMDB) e Pedro Uczai (PT) e osdeputados estaduais Reno Caramori (PP),Moacir Sopelsa (PMDB), MaurícioEskudlark (PSD), Jailson Lima (PT),Joares Ponticelli (PP), Mauro de Nadal(PMDB) e Pedro Baldissera (PT) tambémmarcaram sua presença. Ao todo, maisde uma centena de convidadoscompareceu à ALESC para cumprimentara ADJORI/SC e seus associados, assimcomo os demais homenageados da noite.

Deputados Moacir Sopelsa, Reno Caramori e Marcos Vieira entregam aopresidente da ADJORI/SC, Miguel Gobbi, a homenagem da Assembleia Legislativapela passagem dos 30 anos de atuação da Associação

Homenagem aos 30 anos da ADJORI/SClota sessão especial da ALESC

Yole Maria de Mendonça

tizar a comunicação, amparadoem informações técnicas. “Adescentralização dos recursosde publicidade também é umaprioridade do Governo Federal”,reconheceu. Profissional concur-sada do Banco do Brasil e desdeo governo Lula ligada à SECOM-PR, Yole defendeu a adoção decritérios técnicos e éticos nadistribuição dos recursospúblicos.

Segundo a titular daSecretaria de Comunicação daPresidência da República, “aaplicação dos recursos publicitá-rios de maneira correta é umaquestão de honra”. A secretáriaexecutiva da SECOM finalizouseu pronunciamento com maiselogios às iniciativas daAssociação, ressaltando que “aADJORI de Santa Catarina é ummodelo para o restante do país”.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 5: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 05Perfil

PARAGLIDER: VOAR É COOLO paraglider ou parapente,

como é chamado emportuguês, é provavelmentea forma mais pura pela qualum ser humano pode lançar-

se em voo.Silencioso e prático, o equipamento é

semelhante a um paraquedas, poistambém tem uma estrutura flexível, emque o piloto fica suspenso por cordamesligados ao tecido especial do qual sãofeitos os paraquedas e parapentes. Opiloto voa ao sabor das correntes aéreas,planando por longas distâncias. Ao pousar,basta dobrar o equipamento leve ecompacto, colocá-lo na mochila e seguirviagem. O parapente é uma modalidadede voo-livre, que pode ser praticado tantopara recreação quanto para competição,e é considerado um esporte radical.

A história do parapente começa em1965 com a velasa, sailwing em inglês,criada por Dave Barish, que chamou deslope soaring, voo de talude, a prática comesta vela. Paralelamente, Domina Jalbertinventou um paraquedas cujo velame écomposto por células, a fim de gerar oefeito asa de avião. Este paraquedas comdorso e intradorso, separado pelascélulas, foi o ancestral dos atuaisparaquedas, parapentes e kites, as velasdo kitesurf.

O esporte surgiu na França, no finalda década de 1970, com paraquedistasdecolando de encostas de montanhas. Amodalidade com seus estilos e provasquase que certamente foi criada noParachute Club d’Annemasse, França, em1978, para servir de treino aosparaquedistas na precisão daaterrissagem, sem a necessidade deutilizar um avião, o que aumentava e muitoos custos do treinamento. Em 1980,iniciou-se o voo de pente ou voo deencosta, e três anos mais tarde, foirebatizado com o nome de parapente. Em1985, a Fédération Française de Vol àVoile reconheceu a modalidade comoesporte. A partir daí, houve a separaçãodefinitiva entre o paraqueda e oparapente, que tem uma relação de voocompletamente distinta do seu ancestral.Hoje, após um desenvolvimentotecnológico considerável, os parapentesse tornaram verdadeiras aeronaves,capazes de planar por centenas dequilômetros. Seu voo é dinâmico, comcontrole da descida, ascensão e direção,podendo manter-se no ar por longosperíodos de tempo. O recorde mundial dedistância está próximo de 500 km deplaneio.

A capacidade de voo atual destedispositivo é de L/D 11, sigla que vem doinglês – lift and drag – e significa ocoeficiente de planeio ou a distânciahorizontal em que se pode voar numarelação de 1 metro de descida para 11metros de deslocamento horizontal.Contudo, devido às correntes ascendentes,um piloto pode permanecer horas no arcomo se fosse uma gaivota.

A atual prática do esporte exige osseguintes ítens: vela, cinto de suspensãoou selete, paraquedas reserva, rádio decomunicação, capacete, botas, macacão,variômetro e GPS.

A modalidade é regida a nível mundialpela Federação Aeronáutica Internacional(FAI) e, no Brasil, é organizada pelaAssociação Brasileira de Voo-Livre (ABVL),

FOTOS: FERNANDO PRADI

membro da FAI e subordinada à AgênciaNacional de Aviação Civil (ANAC).

A Paragliding World Cup (PWC), oCampeonato Mundial de Parapente,Campeonato Mundial de Parapente dePrecisão e o Red Bull X-Alps são asprincipais competições do esporte. Osestilos de voo mais praticados são o crosscountry, as provas de precisão e a

acrobacia, a mais radical emperformance.

NO BRASIL

O primeiro voo de parapente do qualse tem registro em nosso territórioaconteceu em 1988, no Rio de Janeiro,em que o piloto suiço François Knebel

decolou da rampa de asa-delta da PedraBonita. O suíço atraiu a atenção dospilotos cariocas que, há mais de umadécada, mantinham o seu fascínio pelovoo-l ivre. Knebel ensinou algunsalpinistas, paraquedistas e voadores deasa a voarem de parapente, dando origemaos primeiros pilotos brasileiros damodalidade: Ruy Marra, Bruno Menescal,Daniel Schmidt, Luiz Otávio MenezesFilho, Patrick Bredel, Antônio Lage eAndréa Lima Duarte.

O 1° Campeonato Brasileiro foirealizado em 1989 na rampa da Serra doVulcão, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro,e teve como campeão o piloto BrunoMenescal. A primeira participação deequipe brasileira em campeonatosmundiais aconteceu no mesmo ano naÁustria. Mal sabiam estes pioneiros queo Brasil se transformaria num dosmelhores points de voo-livre do mundo.O cross country, o estilo mais popular doparapente, tem na cidade de GovernadorValadares - MG, um dos melhores pointsdo planeta. O recorde mundial dedistância livre foi obtido pelos brasileirosFrank Brown, Rafael Saladini e MarceloPrieto, que percorreram 461,8 km, apósdecolarem da cidade de Quixadá, noCeará, e pousarem no Maranhão, em 14de novembro de 2007. Desde o séculopassado, o Brasil tem se mantido no topoda modalidade.

EM SANTA CATARINA

Como não há registros históricosprecisos, reza a lenda que o parapenteapareceu nas nossas paragens pelas mãosdo empresário Walter Weege em 1989.Com relevo propício e que permite vôosem todas as regiões, o estado logo setornou um importante cenário de voos.Em 1991, foi realizado o primeiroCampeonato Catarinense de Parapente,no Morro do Macaco, em Indaial, circuitoque hoje envolve de 5 a 6 etapas emdiferentes cidades. O ano 2011 marcou aentrada do estado como palco da etapado Campeonato Brasileiro de Parapente,na cidade de Tangará, em novembro.

No estado, são mais de 600praticantes e um dos maiores destaquesdo esporte é o piloto Renato “Curreca”Gonçalves, de Florianópolis, que já esteveentre os melhores do mundo nas provasde acrobacias. Em 2006, obteve o 1º lugarno Acrolac (sincro), em Chambérry,França, e no ano seguinte, manteve-seem 3º lugar no ranking mundial dacategoria sincro, com dois 3º lugares noAcroaria e no Adrenalina Acro Cup, ambosna Itália.

Santa Catarina também é referênciaquando se fala em equipamentos, pois aSol Paragliders, um dos maioresfabricantes de parapentes do mundo, estáinstalada no município de Jaraguá do Sul,desde 1991, fazendo parapentes derenome mundial. Os turistas anualmentetambém fazem a festa nos voos emduplas realizados nos vários points doestado.

PARA SABER MAIS

www.abvl.com.brwww.abp.esp.brwww.flycurreca.com.brwww.solparagliders.com.br

www.jornalnitro.com.br

Page 6: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201106 www.jornalnitro.com.br

Page 7: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 07www.jornalnitro.com.br

Asilo São Simeão inaugura cancha de bochaHá 12 anos, quando construiu uma

nova ala de apartamentos para osinternos, o Asilo São Simeão reservouuma área para a construção de umacancha de bocha. Por falta de recursos,este projeto nunca saiu do papel. Agora,graças à iniciativa da Hildes & CaioAssessoria e Comércio Internacional, porintermédio de seu Projeto Sou Social, aentidade ganhou de presente a tãoesperada estrutura de esporte e lazer. Ainauguração ocorreu no dia 11 denovembro, com um torneio de bocha,envolvendo os idosos do ancionato, oscolaboradores da Hildes & Caio, osparceiros do projeto, as autoridades e aimprensa.

O torneio amistoso contou com aparticipação de 10 duplas, ficando em 1ºlugar a dupla formada por PierreSabbagh (Malharia Cristina) e RenatoMeirinho (Cia Hering), representando ospatrocinadores do projeto; o 2º lugar foiconquistado por Wilson Wan-Dall(Tribunal de Contas do Estado) e Vilsondos Santos (Asilo São Simeão), repre-

sentando o asilo; Paulo César e AdalbertoJúnior (Rádio Nereu), representando aimprensa, ficaram com a 3ª colocação.

A cancha de bocha é a primeiraestrutura de esporte e lazer oferecida aosinternos do Asilo São Simeão. Por isso,era grande a expectativa dos moradores,principalmente da Dona Erna Beron, 70anos, que há 14 anos vive no asilo e joga

bocha desde os nove anos, tendo iniciadoa prática desta modalidade porintermédio de seu pai. Jogadora por lazer,em 1998, foi a 7ª colocada nos JogosCatarinenses da 3ª Idade e, agora, querincentivar os colegas a jogar parapromoverem torneios e brincadeiras.“Posso ensinar a quem não sabe, porquequando tiver alguém na cancha, será umadiversão para quem joga e para quemassiste”, afirma Dona Erna.

Segundo Sheyla Pereira Wan-Dall,coordenadora do Projeto Sou Social, daHildes & Caio, fazer a obra da cancha debocha do asilo teve também o objetivode chamar a atenção para que “maisempresários e pessoas da comunidadeconheçam o São Simeão, suas carênciase necessidades e, talvez, se sintamsensibilizadas a ajudar também”. Acoordenadora do projeto diz que hátempo a empresa e a família sãovoluntárias no asilo, promovendorecreação e campanhas de arrecadação.

Para viabilizar a construção da cancha,a Hildes & Caio teve a colaboração de

empresas clientes, tais como Hering, Kyly,Malharia Cristina, Galegão Supermer-cados, Itajaí Comissária de Despachos,Fakini Malhas, Dudalina, ES Logística,Vemablu Representações, H&C Importa-ção e Exportação e BS do Brasil. Algunsamigos e comerciantes do bairro tambémcolaboraram: Duílio Van-Dall, FranciscoPrim, M. Bailer Adm. de Bens, LC SalvadorContabilidade, JKR Confecções, ToqueÍntimo, Lojas Dagnoni, Mecânica Storrere BNU Transportes. A engenheira civilJanaína Espíndola Mattos fez voluntaria-mente o projeto da cancha e toda aexecução da obra, que custou R$ 40 mil,seguindo os padrões oficiais da modali-dade, com exceção das bolas, as quaisforam fabricadas sob medida e com maisleveza para permitir que todos os idosospudessem jogar. Esses exemplos dainiciativa privada ajudam a promover ainclusão social e a qualidade de vida. Oesporte é uma ferramenta universal-mente aceita, o que permite a suautilização em projetos desde a infânciaaté a terceira idade.

Semeando exemplos

Dona Erna Beron

Ganhadores do torneio de bocha

Diretores da empresa Hildes & Caio

FOTOS ARQUIVO NITRO

Page 8: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201108 www.jornalnitro.com.br Zoom

3° Mr. Blumenau

Cerca de 250 pessoas compare-ceram ao 3º Mr. Blumenau deMusculação, realizado na Rivage, nodia 12 de novembro. Participaram dacompetição 25 atletas, distribuídosem nove categorias. O evento éorganizado pelo campeão NABBABrasil de fisiculturismo 2010, HenriqueDuggen, que foi o 6º colocado noMr. Universo 2011, em parceria coma NABBA PR/SC e a AcademiaDuggen, e tem como objetivo adivulgação da modalidade na região.O 3º Mr. Blumenau repetiu osucesso das edições anteriores, comgrande participação de público e

atletas. Dentre os que prestigiaramo evento, estava o atleta LeandroRebelo, consagrado no cenárionacional e mundial do fisiculturismo,além de Márcio Levy, presidente daNABBA PR/SC. O evento contou como patrocínio da ProbióticaSuplementos e Nossa Forma, alémdos apoiadores Willy Aviamentos,Adeblu, Fina Essência, All Gym, AutoEscola Verde Blu, Imagining, Rivagee Jornal Nitro. O campeão dacategoria overall levou o prêmioprincipal no valor de R$ 1.000,00 (milreais), oferecido pela DuggenAcademia.

OS CAMPEÕES POR CATEGORIA FORAM

CLASSE 1 E OVERALLTarnie Rosa - ItajaíMASTERMarcelo Koch - BlumenauCLASSE 4Donizete dos Santos - Jacarezinho - PRCLASSE 3Alexandre Vargas - FlorianópolisCLASSE 2Maicon Rodrigues - ItajaíJÚNIORRoberto Dias - BlumenauMISS TONED ÚNICACaroline Broering - Balneário CamboriúMISS FIGURE ÚNICADaniele da Cunha - Balneário Camboriú

HENRIQUE DUGGEN,organizador do evento foi o6º colocado no Mr. Universo2011, em Southport, Ingla-terra, no dia 29 de outubro

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 09Resultados

BRAZILIAN FIGHT LEAGUEAproximadamente duas mil pessoas estiveram no

Ginásio do Galegão, no dia 1 de outubro, para prestigiar a13ª edição do Brazilian Fight League (BFL), o mais novotorneio de artes marciais do país. O público pôde assistirde perto os 9 combates, divididos em quatro modalidades.Merecem destaque os blumenauenses Alberto Pereira, doMMA, que venceu seu confronto diante de Leandrinho dePonta Grossa (PR); no boxe, Alessandro Silva superou obrusquense Alex Eduardo; e Marcos Bicudo Silva venceuKlismann Pe Leal, de Palmeira (PR); no submission, LuizAndré ganhou por W.O. do baiano Arivaldo Carnica e, nojiu-jitsu, Thiago Hingelberg derrotou Leonardo Dalgobo,de Ponta Grossa (PR). A cidade de Gaspar também estevebem representada no MuayThai por Edvan Vitório, quevenceu o brusquense Fábio Borges; Naiano Costa, queganhou de Rafael Caveira, de Ponta Grossa (PR); eVanderson Zeitis, que superou o blumenauense RenatoGalvão. Completando os duelos, Marcos Schmidt, deFlorianópolis, venceu Wagner Machado, de Palmeira (PR).

FOTO: JAIME BATISTA DA SILVA

Varias são as preocupaçõesquanto à exposição ao sol durante otreinamento, porém, as alteraçõesprovocadas pelo excesso de calorcorporal (a Hipertermia) são às quaisos praticantes de atividade físicadevem dar maior atenção.

Alguns fatores contribuem parao aumento do risco da ocorrência dehipertermia e colapso fisiológicodurante o exercício físico. (1)Indivíduos com baixo condicio-namento físico apresentam maiorpredisposição para desenvolveralguma síndrome relacionada aocalor, a qual ocorre em virtude dabaixa capacidade aeróbica e baixaadaptabilidade ao exercício. (2)Outro fator é a obesidade, tendo emvista que a grande quantidade detecido adiposo presente noorganismo dos indivíduos diminui asua capacidade de perda de calor econtribui para uma maior produçãode calor metabólico durante oexercício. (3) Vestimentas inade-quadas também contribuem para aelevação da temperatura corporal,além da (4) baixa adaptabilidade ouaclimatação a temperaturas elevadaspor parte de alguns indivíduos.

Desse modo, a prática da ativi-dade física em condições de grandeexposição ao sol aumenta a chanceda ocorrência da hipertermiainduzida pelo esforço, que ocorrepela somatória do calor gerado pelaelevada atividade muscular e pelaalta temperatura do ambiente,levando o atleta a apresentar sinto-mas como ansiedade, confusãomental, perda de coordenação,alucinações e até o coma.

Alguns outros cuidados devem sertomados quanto à exposição ao soldurante a prática esportiva. Aproteção da pele contra os efeitosda radiação é um deles, a qual podeser realizada pelo uso de cremescom elevados fatores de proteção,bem como com o uso de roupasadequadas. Vale ressaltar que asvestimentas devem sempre propiciara perda de calor pela transpiração.E finalmente, pode-se indicar a faltade hidratação e a baixa ou inade-quada ingestão de líquidos comofatores que contribuem drastica-mente para a ocorrência desse tipode síndromes, principalmente,porque, além da perda de águacorporal, existe a perda de metabó-licos que servem para controlardiversas funções orgânicas.

CUIDADOS QUANTO AOSEXERCÍCIOS FÍSICOS E À

EXPOSIÇÃO AO SOL

Estadual de GRDA equipe da AGIBLU/FMD Blumenau participou, nosdias 8 e 9 de outubro, da 5ª etapa do CampeonatoEstadual de Ginástica Rítmica, em Florianópolis.Cinco ginastas blumenauenses conquistaram otítulo por aparelhos: Camila Candinho foi ouro nafita, prata nas maças e bronze nos arcos no juvenil1º divisão, e no adulto, ganhou a prata nas maçase bronze no arco e na fita; Alessandra Correa foiouro no arco e bronze na bola no juvenil 2ªdivisão; Alessandra dos Santos foi ouro nas mãoslivres e na bola, e bronze no arco; Paula da Silvafoi ouro nas maças e prata no arco no infantil 1ªdivisão; Amanda de Zutter ganhou ouro na bola eno arco, e prata nas mãos livres no pré-infantil 2ªdivisão.

Brusque faturano tênis de mesaOcorreu, no dia 25 de setembro, em Indaial, a 6ª etapa daLiga Leste Catarinense de Tênis de Mesa. A competiçãocontou com a participação de mais de 250 atletas de 14cidades e a cidade de Brusque, representada por 17 atletasda Associação Brusquense de Tênis de Mesa - ABTM,conquistou 6 medalhas. No mirim masculino, Iuri Silva foi ogrande destaque, conquistando o ouro. No infantil feminino,Luana Tomasi conquistou ouro e Cíntia Molinari ficou como bronze. No Juvenil masculino A, Gustavo Vinotticonquistou prata; Matheus Pavesi, no juvenil masculino B,conquistou também a prata; e Diego Fugazza foi bronzeno mirim masculino B.

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

www.jornalnitro.com.br

Page 10: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201110 Resultadoswww.jornalnitro.com.br

Concurso de frases“Porque sou leitor Nitro?”

Para participar da promoção de Natal escreva uma frase com até 350 caracteresrespondendo “Porque sou leitor Nitro?” e escolha um dos concursos: “MinhaBike de Natal” ou “Meu Skate de Natal”. Acesse o regulamento completo nosite www.jornalnitro.com.br e depois mande suas frases para concorrer a umdos prêmios nos seguintes e-mails [email protected] [email protected]. O periodo de inscrição e válidade doconcurso é de 28 de outubro de 2011 à 16 de dezembro de 2011.

BICICLETA DA PROMOÇÃO “MINHA BIKE DE NATAL”

No inicio de outubro, o Jornal Nitro lançou seu sitewww.jornalnitro.com.br, disponibilizando sua versão digital egarantindo o acesso as suas edições anteriores e ao acervo de

imagens. O site, com informaçõesatuais, é cheio de novidades como oClube de Descontos, com suaspromoções exclusivas deTikets de Consumo. Osmais logados podemrelacionar-se noFacebook: nitrojornalismo; noOrkut: jornalnitro(pessoa) ou seguirno twitter:@jornalnitro .

Como já viroutradição, o Nitro lançounovamente o concursoMinha Bike de Natalacompanhado da nova versão, MeuSkate de Natal, para quem prefereestar em cima da pranchinha.Acompanhe no jornal, no site e nasredes sociais todas as noticias,promoções e campanhas, exclusivaspara quem é leitor Nitro. Veja ao ladocomo participar dos concursos de natalpatrocinados pela Mormaii Bikes eLojas General Lyy.

JORNAL NITRO LANÇA SITEE CONCURSO DE NATAL

SKATE DA PROMOÇÃO“MEU SKATE DE NATAL”

Page 11: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 11www.jornalnitro.com.brSesi

Sinuca em duplasBlumenau - No dia 29 de outubro, nove duplas das empresasBlumenau Iluminação, Coteminas, Rigesa e Sulfabril participaramdos Jogos do SESI de Sinuca em duplas, realizados na Associaçãoda Sulfabril. Os campeões da modalidade foram Marcelo CristianoPabelato e Edson Valmir Zuchi, da Blumenau Iluminação, ficandoem 2º lugar os competidores Willian Chaves da Cruz e EdsonRibeiro da Rigesa - A, e em 3º, Elton Fabio Mellies e GabrielOtavio Silva, da Sulfabril - A.Pomerode - No dia 29 de outubro, foram realizados naAssociação da Metisa, os Jogos do SESI de Sinuca em duplas.Disputaram a competição 10 duplas das empresas Krah-Ice-Brasil, Metisa e Usitim, de Timbó, e Netzsch, de Pomerode. Oscampeões da modalidade foram Denis Raduenz e Fabio AndreKopsch, da Netzsch - A. O 2º lugar ficou para Pablo FabricioMarowski e Ronaldo Cesar Reidel, da Metisa - B, e o 3º lugar,para Engelhart Kossmann e Fabio Oelke, da Usitim.

Aproximadamente 550 trabalhadores-atletasdas empresas da Regional do Vale participaramda Etapa Regional dos Jogos do SESI, emBrusque, nos dias 22 e 23 de outubro.

As modalidades disputadas na etapa foram:bocha, bolão, canastra, dominó e voleibol, nomasculino e feminino; xadrez e truco livres,futebol sete máster e futebol sete masculino e

BRUSQUE RECEBEETAPA REGIONAL

DOS JOGOS DO SESI

feminino.O evento contou com a participação do

Programa Atleta do Futuro (PAF), queapresentou a modalidade do Tchoukball,desenvolvida no programa. Os atletas do PAFtiveram a oportunidade também de participardo Paredão de escalada disponível para osparticipantes do Regional.

FOTOS: ARQUIVO SESI

CONFIRA ABAIXO OS PRINCIPAIS RESULTADOSKarsten/Blumenau - Campeã - Futebol sete FemininoBenvetex/Indaial - Campeã - Voleibol MasculinoBosch Rexroth/Pomerode - Vice-campeã - Bolão Masculino e Truco LivreKrah-Ice-Brasil/Timbó - Vice-campeã - Canastra FemininaMetisa/Timbó - Campeã - Bocha Oficial Masculina e Canastra Feminina; Vice-campeã - BolãoFeminino; 3º Lugar - Xadrez LivreMueller Eletrodomésticos/Timbó - Campeã - Bolão Masculino

Bocha LivreBlumenau - Ocorreu no dia 15 de outubro, no Clube Caça eTiro Blumenauense, a Bocha Livre Masculina, com a participaçãoda Rigesa e da Sulfabril. Os campeões da modalidade foramJoão Batista Moresco e Antonio Vargas Tomazoni, da equipeSulfabril - B. Na 2ª colocação, ficou a Sulfabril - A, com MarcioAdriano da Cunha e Augusto Luiz Boing, e o 3º lugar foi para aRigesa - A, representada por Eduardo Hadlich e Henri Blaesing.Pomerode - Na Bocha Livre Masculina, realizada no dia 15 deoutubro na Associação da Malharia Diana, a Metisa conquistouos três primeiros lugares da competição, que teve também aparticipação da Malharia Diana, da Usitim (Timbó) e daMetalúrgica Fey (Indaial). Os campeões da modalidade foramMarcos Zanluca e Arnito Campestrini, da Metisa - C, ficando em2º lugar os participantes Vilmar Miliorinil, Satornino Corrêa deGodoi e Osvin Konohl, da Metisa - B. Já o 3º lugar foi conquistadopor Lindo Zanluca e Ivens Werling, da Metisa - D.

Page 12: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201114 Jasc

Blumenau é quarto nos 51º JASCNo dia 19 de novembro, ao encerrar-

se a 51ª edição dos Jogos Abertos deSanta Catarina (JASC), Florianópolisconquistou o tricampeonato da competi-ção com 53 pontos de vantagem sobreCriciúma, a cidade que sediou os Jogose obteve um histórico vice-campeonato,vencendo pela primeira vez as cidadesde Joinville e Blumenau, as quais, por suavez, obtiveram respectivamente a 3ª e a4ª colocação.

Blumenau disputou a 51ª edição dosJASC, que ocorreu entre os dias 10 e 19de novembro em Criciúma, com uma dasmaiores delegações presentes nacompetição, composta por aproximada-mente 500 pessoas, dentre elas atletas,comissão técnica e grupo de apoio.Apesar do tamanho da delegação na erado alto rendimento, Blumenau capitulapela terceira vez consecutiva, nãodeixando apagar, porém, o brilho dasconquistas de seus atletas.

ATLETISMODE DOBRADINHAS

O atletismo masculino comemoroumuito o terceiro lugar na competiçãodisputada exclusivamente com a novageração de atletas de nossa cidade.Dentre os destaques, temos a dobradinhano martelo com Luiz Felipe dos Reis(ouro), Alan Júnior Melo (prata), alémdo ouro nos 10.000 metros da marchaatlética com Moacir Zimmermann. Osoutros medalhistas foram HaikoZimmmermann (4 pratas), Anderson deSouza (2 pratas), Douglas R.Darrugna(?), Daniel da Silva Carvalho (2pratas), Jucian Alcantara Pereira (pratae bronze) e Pedro Honório Nascimento(bronze).

O atletismo feminino terminou o JASCcom a 6ª colocação, mas fez duasdobradinhas no martelo com JosianeSoares (ouro); Gisela FigueiredoCardoso (prata e bronze) no disco;Josiane Soares (ouro) no arremesso depeso; Jéssica Monique Pacheco (prata).Outra medalhista da modalidade foiCristiane Martini (prata).

FOTO JURANDIR SILVEIRA

FOTO ERALDO SCHNEIDER

FOTO ERALDO SCHNEIDER

FOTO ERALDO SCHNEIDER

Page 13: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 15Jasc

GINASTASCAMPEÕESBlumenau iniciou os JASC mostrando queo centro de treinamento de ginásticaartística do Complexo Esportivo do SESIprepara atletas de alto rendimento. AG.A. feminina, campeã de 2011, faturouo seu 20º título, através da atuação dasatletas Beatriz Floriano, Rafaela N. deOliveira, Amanda C. Moser Vieira, BrunaC. Ribeiro, Nayara Pereira e Stefany F.T. Gonçalves. A G.A. masculina ficou coma 2ª colocação. Os destaques damodalidade foram: Beatriz, com um ourono individual geral e bronze nasparalelas; Gabriel Suski Dias, com doisouros no individual geral e nas paralelas,e com quatro pratas nas argolas, nocavalo, no solo e na barra. Os outrosmedalhistas da G.A. foram AmandaBruna e Rafaela, com uma prata poraparelho, e Nayara e Paulo CésarGuimarães Jr., com um bronze poraparelho.

NATAÇÃOA natação blumenauense obteve apenas a 4ª colocação no masculino e a 5ª nofeminino. Neste ano, por um erro de inscrição, Florianópolis não participou dasdisputas, o que permitiu a Blumenau obter as colocações acima. Nadadorasblumenauenses que treinam fora do estado em equipes de ponta nacional não foramacionadas para representar o município. A única medalha de ouro foi conquistadapelo atleta Fernando Rothbarth Viek na prova dos 100m borboleta. As outras medalhasforam paraOtávio Azevedo (2 bronzes) e para orevezamento feminino 4x100 comum bronze de Júlia Lanser, Ana Luisa Segatta de Farias, Kamila Vieira e BeatrizMonica Hasckel.

REMO É VICENOVAMENTEA disputa histórica entre Blumenau eFlorianópolis no remo repetiu-se na 51ªedição do JASC. Pela nona vez, os atletasdo Clube Náutico América trouxeram paraBlumenau o vice-campeonato damodalidade, que foi vencida porFlorianópolis, cuja equipe, neste ano, veioreforçada por dois atletas do Botafogo eum do Vasco da Gama, os três da seleçãobrasileira de remo. Blumenau conquistouum ouro e três pratas. RoqueZimmermann e Gabriel Paulo foram ourono double skiff e foram prata no skiff levee no 4 sem timoneiro, em companhia deJean Patrik Scherer e Ronivaldo Delei deAndrade. Zimmermann levou mais umaprata no single skiff.

HANDEBOL É VICEO handebol feminino, depois de disputarpela sexta vez consecutiva a final dosJASC contra a cidade de Concórdia,bateu novamente na trave e ficou como vice-campeonato de 2011. O handebolmasculino ficou com a 4ª colocação.

FUTSAL EM 2ºO futsal, que este ano subiu para a divisãoespecial, conquistou o vice-campeonato emCriciúma, mostrando a ascensão damodalidade. Na decisão, a equipeblumenauense foi superada pela fortíssimaJaraguá do Sul. O futsal feminino obteve a6ª colocação na divisão especial.

BOCHA É PRATAA segunda colocação de Blumenau na bocha masculina nos JASC foi muitocomemorada pelos bochófilos. Com a colocação, a representação blumenauensegarantiu vaga na Divisão Especial da modalidade na edição de 2012 em Caçador. “Háquatro anos não marcávamos presença nos JASC. Este segundo lugar foi muitobatalhado”, resume Jair Barni, coordenador técnico da bocha masculina da FMD. Aequipe foi formada por Vilson Herter, Renato Schmidt, João Hipólito “Piapo”, RomeuZalesk e Anderson de Lima Saragoza,e teve como técnico, José Carlos May Cardoso.A bocha feminina conquistou o 4° lugar.

FOTO ERALDO SCHNEIDER

FOTO ERALDO SCHNEIDER

FOTO ERALDO SCHNEIDER

FOTO ERALDO SCHNEIDER

Page 14: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201116 Jasc

VÔLEI DOURADONuma final surpreendente diante da favoritíssima Florianópolis, o time blumenauenseganhou de virada. Os campeões de 2011 foram Bruno Wehmuth, Caio Cesar de Pra,Carlos Grillo, Dariel de Piedra, Eder Levi Kock, Evandro Pontes, Ialisson de Amorim,Juliano Bendini, Marcel Henrique Ramos, Marcos A. Cordeiro, Rafael Koettker, Raúlde Souza, Ricardo Schueroff, Rodrigo de Oliveira, Rodrigo da Silva, Tarcisio Buiatti eThiago Machado. A equipe é dirigida pelo técnico André Donegá. O vôlei femininoobteve a 4ª colocação.

GRD DE PRATAA equipe blumenauense conquistou o 2º lugar geral da competição, sendo seu grandedestaque a ginasta Amanda Pfleger, que conquistou sete medalhas: dois ouros nasmaças e no individual geral, duas pratas e três bronzes. Outro destaque individualficou por conta de Bruna Silva, que faturou prata na bola e bronze no arco.

BOLÃOO bolão 16 feminino com a equipe renovada conquistou, neste ano, o 3º lugar, apósvenceruma vitória apertada diante de Indaial, com uma diferença de apenas 40pinos, 1.176 a 1.136. A equipe dirigida por Josiane Tridapalli Buechler, que tambémjogou, foi composta pelas bolonistasSueli de Oliveira, Elise Grahl, Taís Fabiane Evald,Barbara Nitsche, Marga Boing, Elisangela Zwicker e Hellory Cindy Zwicker. O bolão16 masculino ficou com o 5º lugar.

O bolão 23 feminino, dirigido por Mario Hoeppner, que não havia participado em2010, conquistou o 3º lugar. Fazem parte da equipe: Carla Inês Otto Brandt, KátiaHoeppner, Laurita Belz, Maria Edite Girolla, Maria Sueli da Cunha, Marlene BerriSchotten, Marlene dos Passos Toewe, Paula Nara da Silva, Roseli Nilza Pagel, SaraH. da Silva, Simone Doris Otto Rinckus, Terezinha Giassi de Espindola e Lisa Hoeppner,coordenadora técnica.

BASQUETE É TRIA final do basquete feminino contou coma mesma rivalidade e emoção do anoanterior e levantou o tricampeonato paraBlumenau numa vitória sobre Joinville. Foio 14º título da equipe blumenauense nosJogos Abertos e a 13ª vez em que a finalfoi disputada pelas duas cidades. Ascampeãs de 2011, dirigidas pelo técnicoJoão Almeida Camargo Neto, foram:Bárbara Schwammle, Bruna Rodrigues,Cíntia Santos Luz, Gabriela Maas Vieira,Juliana Fernandes, Laís de Souza, Lucianade Angeloni, Mariana de AlmeidaCamargo, Patrícia Maria da Silva, RobertaFogaça e Yuliane Cruz. O basquetemasculino obteve a 3ª colocação.

JUDÔNo judô feminino,Blumenau obteve a 5ªcolocação com as medalhas de MariaKrauss (prata) e Hornela Lins (bronze).No masculino, Paulo Cota (meio leve)conquistou a única medalha de ouro damodalidade neste ano.

FUTEBOLÉ BRONZENeste ano, a equipe blumenauenseperdeu a hegemonia na modalidade apósdois títulos consecutivos e obteve o 3ºlugar em Criciúma, diante de Indaial.

KARATÊ CAMPEÃOA equipe feminina de Blumenau, dirigida pelotécnico Vanderlei de Oliveira e compostapelas atletas Fernanda Pacheco, MarinaCorrêa Maranhão, Maike Steffen de Oliveira,Bianca Mafra, Elaine Merim, Beatriz Mafra,Manuela Lais Kloppel, Thaionara Barth eRoselaine da Silva Gomes, ficou campeã damodalidade em Criciúma, confirmando a boafase da equipe blumenauense. Os principaisdestaques individuais no kumitê foramBeatriz (ouro) e Fernanda, Roselaine,Thaionara e Manuela (prata). No kata,Roselaine conquistou a medalha de prata. No masculino, Blumenau ficou em 2º lugare os principais destaques no kumitê foram: Luciano Nardes, André Henkem, LeandroNardes e Alexandre Silva, todos com ouro. Juliano Pereira garantiu a prata e WilianDiogo, bronze.

FOTO ANTONIO PRADO

FOTO JURANDIR SILVEIRA

FOTO JURANDIR SILVEIRA

FOTO ERALDO SCHNEIDER

Page 15: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 17Resultados

A equipe de atletismo da AABLU/FURB/FMD Blumenau participou, entreos dias 11 e 13 de novembro, doCampeonato Brasileiro de MirinsInterclubes, realizado em Porto Alegre.O evento contou com a participaçãode 98 clubes e 650 atletas de todo opaís, do qual Blumenau foi o 4ºcolocado na classificação geral,conquistando também a condição de4ª melhor equipe masculina e 5ªmelhor equipe feminina. Os destaquesficaram por conta de BrunoZimmermann, que faturou o ouro e orecorde na prova dos 5.000 mmarcha; Amanda Mera Scherer, comouro no arremesso de peso; JoanaSoares, que conquistou prata nolançamento de disco e bronze nolançamento de dardo; Linara Zancanelada Cunha, prata nos 3.000 m marcha;além da prata de Bruno H. Pereira,Lucas Cozani, Matheus Lopes e JeanCarlos Barbosa no revezamento 4 x 75.

Brasileiro mirim de ATLETISMO

Campeão noVELOCROSSO piloto Vinicius Rosa, de Balneário Camboriú, participou,nos dias 29 e 30 de outubro, da 8º etapa da Copa SerraLitoral de Velocross, realizada na cidade de Alfredo Wagner.O catarinense conquistou dois títulos na etapa, sendo umna categoria Júnior até 17 anos e outro na categoria 230ccnacional.

Mirim Petiz de Natação

A APANBLU/FMD Blumenau sagrou-se campeãdo IV Festival Estadual Mirim Petiz, disputado noComplexo Esportivo do SESI de Blumenau, nosdias 5 e 6 de novembro. A competição contou coma participação de 22 clubes catarinenses e cercade 230 nadadores. Os blumenauenses faturaramo título com 44 medalhas, com destaque para os

nadadores Nayara Baron, com 4 ouros; LucasJung; com 3 ouros e 1 prata; RodrigoZimmermann, com 3 ouros e 1 prata; e ArthurBrandão, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze.

O destaque da equipe brusquense ABAIN/Extreme foi a atleta Joana Valle, com trêsmedalhas, sendo 1 de ouro e 2 de prata.

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

Page 16: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201118 Resultados

Basquete UNIASSELVI é BI no ESTADUALO time de basquete feminino daUNIASSELVI/Vasto Verde/FMDBlumenau conquistou obicampeonato no CampeonatoCatarinense Adulto. Asblumenauenses venceram o timeADIEE/Avaí/FME, de Florianópolis,por 80 a 57, em partida realizada noGinásio do Vasto Verde no dia 29 deoutubro. A ala Laís Tobias de Sousa,de Blumenau, foi a cestinha dacompetição, com um total de 166pontos.

Blumenau participou, entreos dias 25 de outubro e 1de novembro, da 11ª ediçãoda Olimpíada EstudantilCatarinense (OLESC), emChapecó. A delegação blu-menauense, que participoucom 26 equipes distribuídasem 15 modalidades, termi-nou a competição na 3ªcolocação. Criciúma ficoucom o título geral e Joinvilleficou em 2º lugar. Entre asmodalidades que conquis-taram o troféu, estão anatação masculina e aginástica artística feminina. Aginástica artística masculina,a GRD, o karatê feminino eo judô masculino faturaramo 2º lugar, enquanto o vôleie o xadrez feminino obtive-ram a 3ª colocação.

11ª OLESC

FOTOS ERALDO SCHNIDER

Page 17: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 19Resultados

No dia 22 de outubro, ocorreu a4ª e última etapa da Copa UnimedBrusque de Ciclismo Escolar. Oevento organizado pela BRUCICLEteve a presença dos familiares ecrianças a partir de três anos deidade. Thiery Gabriel Schmitt, daEscola Tia Denise, foi o campeãona categoria até cinco anos; VictorBatschauer Araújo, da SESI Escola,venceu na categoria até oito anos;Michelângelo Samuel Reitz Ermes,da Escola de Nova Brasília, ganhouno até 10 anos; Guilherme Kruger,da SESI Escola, faturou o prêmioaté 12 anos; e Eduardo Franco, doColégio Ivo Silveira, foi o campeãona categoria até 14 anos.

CICLISMO ESCOLAR em Brusque

O Clube Náutico América conquistou o 2ºlugar na classificação geral da 3ª etapa daCopa Catarinense de Remo, disputada nodia 22 de outubro nas águas do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau. Cerca de 70remadores catarinenses participaram dacompetição, a qual foi vencida pelo ClubeNáutico Francisco Martinelli, de Florianópolis.Na prova dos 4 com timoneiro categoriaestreante, os remadores Willian Del PráBuspaello de Souza, Thomas GuentherKoglin, Pierre Antunes Nunes Reichert, VitorTomio e Tim Franco Orthmannconquistaram o 2º lugar. Na prova do skiffjúnior, Jean Patrick Scherer também ficouem 2º lugar. No double skiff categoriajuvenil, Leonardo Bailer e Lucas Vargasforam os vencedores. Na canoe categoria13 anos, Vitor José Reinert Dias foi 2ºcolocado. Na canoe 14 anos, FrancoOhrtmann ficou em 3º lugar. No skiff pesoleve, Roque Ricardo Zimmermann venceua prova e no double skiff peso leve, GabrielAraujo Teixeira Paulo e Jean Patrick Schererobtiveram o 2º lugar. Na colocação geralda Copa Catarinense, encerrada nestaetapa, o América terminou na 3ª colocação.

COPACatarinensede Remo

11º Festival de Minibasquete

Os meninos da Sociedade Esportiva Bandeirante/Colégio São Luiz, de Brusque, conquistaram otítulo do 11º Festival SC de Minibasquete,promovido pela Federação Catarinense deBasketball - FCB. Já no naipe feminino, as meninasda equipe Elian /Jangada /FME de Jaraguá doSul foram as campeãs A competição, que foirealizada em Brusque entre os dias 4 e 5 de

novembro, reuniu 240 atletas de 18 clubes doestado. A equipe vice-campeã na categoriamasculina foi o Bom Jesus/Guaramirim. Nofeminino, a vice-campeã foi a equipe daSociedade Desportiva Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD, de Blumenau. A cestinha da competiçãofoi a atleta Ana Carolina Muniz, do Vasto Verde,com 62 pontos.

FOTO: EDUARDO PEREIRA/SECOM BRUSQUE

FOTO DIVULGAÇÃO

Page 18: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 201120 Resultados

Os atletas do Ipiranga/Barão/Materiais Corrêa/FMD Blumenaucompuseram a Seleção Catarinense, que conquistou o vice-campeonatodo 16º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, disputado entre osdias 3 e 6 de novembro, em Fortaleza (CE). Os blumenauenses faturaram39 medalhas, das quais 17 são de ouro, com destaque para os atletas:

Jéssica Luebke, pela categoria Infantil, com 4 medalhas de ouro; eRamon da Silva, com 2 medalhas de ouro e 1 de bronze.

A surpresa foi a vitória de André Bernardo da Silva na categoriamáster. O título geral ficou com o Ceará, enquanto São Paulo terminouna 3ª colocação.

Karate do Ipiranga no nacional Interestilos

Brasileiro de BOLÃO 16Os bolonistas do

Vasto Verde/FMDBlumenau participaram,entre os dias 4 e 6 denovembro, do 1ºCampeonato Brasileirode Clubes Juvenil/Juniores de Bolão 16,em Curitiba. Noquarteto feminino, asblumenauenses BarbaraLeticia Nitsche, HelloryCindy Zwicker, TaísEwald e Rosiane DiasJaeger obtiveram o 2ºlugar, enquantoFernanda Fávero Fraga,Fernanda Pietra Nunes,Anna Flávia Ewald,Paula Charlotte P. Grahl,Ana Maria Decker eMaria Júlia Thomsenficaram com a 3ªcolocação.

FOTO ARQUIVO PESSOAL

Page 19: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 21Resultados

Aconteceu dia 29 de outubro de 2011, nasdependências do SESI, a 5ª Copa Flipper de natação,evento realizado pela Academia Acqua Sports e SESI,com o patrocínio da Flipper Piscinas de Blumenau.Participaram deste evento 217 atletas de 10equipes. De Blumenau, houve a participação dasacademias Acqua & Sports, Long Life, Planeta Corpo,além dos clubes AD Hering e Vasto Verde; a AcademiaTropical, de Gaspar; a Academia Menfis, de Timbó; oClube Itamirim, de Itajaí; e a Academia Extreme e o

COPA FLIPPER de NataçãoCONFIRA OS CAMPEÕES

2 OUROSEXTREMEDébora Aparecida KnihsManuela KlannAlcides Luan Dalcastagne

VASTO VERDENaiara Julia Cota

APNB/VIVAEduardo Duarte Júnior

ACQUA & SPORTSMaria H. Giovanella Heloisa H. T. FreygangAimeé Luiza NauGabriel M. Herkenhoff

AD HERINGEvaldo GrahlMariza J. M. ZimmermannSandra GutzAriane Aparecida SiqueiraJoão Bauer Jr.

1 OUROMenfisRebecca HenkelsAline Bogo

APNB/VIVALucas RechJoão Vitor Troppel

ACQUA & SPORTSVitor Bachmann LuedersBruna Bachmann LuedersEdnilson E. CunhaJohnson LuerdersAndré Luciano ErnVictor Farias AndreazzaPaulo Márcio HerkrathGabrielle Gesser

LONG LIFEHenrique G. da SilvaLuiza Santi AnunziatoVinícius Junkes A. AlmeidaArthur G. da SilvaCaio Lucio FernandesJeferson de Souza

AD HERINGBruno Borba KneaselHellen Picler GermanoPedro Augusto K. da SilveiraLucimar Maria SeefeldMarilda Margotti SchluhnAndressa Emilia E. KnaeselJayme Rodrigues MacedoLuiz Cláudio R. da Silveira

VASTO VERDERoseli EngelsLeonardo EngelsFabricio Ricardo BublitzMilena Engels de CamargoDenis Augusto de Camargo

EXTREMEHenrique PavesiPedro Antonio Moura

TROPICALLaura Passold dos Santos

PLANETA CORPOGabriela Primor Martins

Projeto Arthurzinho APNB/VIVA, de Brusque. O troféu de melhor desfile foi para a Academia Long

Life, mas a campeã da competição foi AD Hering,com 803 pontos. Em segundo lugar, ficou a AcademiaAcqua Sports, com 772 pontos, enquanto que aAcademia Extreme conquistou o terceiro lugar, com 458pontos. A competição contou ainda com o apoio dosestagiários da UNIASSELVI, amigos do Parque VilaGermânica, Servblu, Federação Catarinense de Nataçãoe crianças do grupo folclórico do Pró-família.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 20: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011classinitro22

www.jornalnitro.com.br

Page 21: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011 23

Page 22: Jornal Nitro

Edição 28 I Novembro I 2011

Edição 28 I Novembro I 2011

Nos dias 5 e 6 de novembro, no Parque RamiroRuediger, ocorreu a 7ª etapa do CircuitoUNIASSELVI/FMD de Futevôlei, evento quecontou com o apoio da escola Barão do RioBranco. A competição teve a participação de 38duplas de todo o estado. Balneário Camboriú foia campeã na categoria Inter-master e Timbó nacategoria Graduados.

CONFIRA OS PRIMEIROS COLOCADOS

Categoria Inter- Master1º lugar – Lucas / Joatham - BalneárioCamboriú2º lugar – Duda / Polaco - Brusque3º lugar – Robson / Beto - BlumenauCategoria Graduados1º lugar – Wilson / Nathan - Timbó2º lugar – Dudu / Eron - São Franscisco3º lugar – André / Fábio - Balneário Camboriú

www.jornalnitro.com.br

Circuito UNIASSELVI de Futevôlei

FOTOS JOSÉ ROBERTO DA SILVA