jornal mercosuper 2011 - dia 01

4

Click here to load reader

Upload: brasil

Post on 24-Jun-2015

542 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Mercosuper 2011 - Dia 01

terça-feira, 12 de abril de 2011

Órgão oficial de divulgação da Associação Paranaense de Supermercados | edição especial | Mercosuper 2011

Em tom de grande comemoração, começa a Mercosuper 2011

www.apras.org.br/supermix

Com o tema “A Evolução do Varejo” foi aberta oficial-mente ontem a 30ª edição da Mercosuper, Feira e Con-venção Paranaense de Supermercados. Considerada a segunda maior feira varejista do Brasil, a Mercosuper espera reunir até quarta-feira um público de 50 mil pessoas. Além das três décadas da feira, a Mercosu-per desse ano também marca a comemoração dos 40 anos da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), organizadora do evento.Para o governador do Paraná, Beto Richa, presente na cerimônia, o va-rejo é um importante setor da econo-mia do Estado, que gera empregos e riquezas. “O varejo supermercadista é um setor vital para o Paraná, e a Apras tem papel fun-damental, já que a entidade fomenta e proporciona grandes avanços no sentido de tornar o segmento cada vez mais competitivo e profissional”, afirma Richa.Pedro Joanir Zonta, presidente da Apras, reforçou tam-bém a representatividade do segmento varejista, que responde por 25% das vendas do País, segundo o Ins-tituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Isso

demonstra a força do setor”, disse Zonta. Por isso, ele entende que os governos precisam dedicar atenção para o segmento. “Chegou a hora do Brasil se transfor-mar na primeira economia do mundo, e o governo terá muito o que fazer. Nós sabemos como contribuir com o País”, pondera o presidente.O varejo supermercadista brasileiro reúne 80 mil lojas, gera mais de um milhão de empregos diretos e fatu-

rou em 2010 cerca de R$ 200 bilhões. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda, destaca que o setor quer contribuir ainda mais com o Brasil. Por isso, está com uma meta de reduzir em até 40%

o número de sacolas plásticas até 2015. “Independente do crescimento do setor, nós temos essa responsabili-dade com o meio ambiente”, disse. Outra preocupação da entidade nacional é com a volta da inflação. Segun-do Honda, o governo federal precisa rever algumas isenções de PIS e Cofins que concedeu para setores como o de carnes, que está impactando diretamente o supermercadista e o consumidor.

Autoridades fazem a abertura da 30ª edição da Mercosuper

“O setor supermercadista

é vital para o Paraná“

Page 2: Jornal Mercosuper 2011 - Dia 01

Apras com selo e carimbo dos Correios

“O Paraná está prestes a crescer de forma vigorosa. Hoje temos muitas empresas nacionais e multinacionais querendo se instalar aqui. Mas antes de atrair esses investimentos iremos apoiar e fortalecer as empresas que já estão estabelecidas no Estado, como é o caso do setor do varejo, que é um segmento primordial”.

“O Brasil vive um momento de cresci-mento e nós nos defrontamos com uma situação que não ocorria há mais de vinte anos, que é a falta da mão de obra. O momento é crítico para o setor de serviços e indústria. Será preciso uma medida urgente dos governos para reverter essa situação que poderá contribuir com a inflação”.

“A filha da Apras, a Mercosuper, com 30 anos, está reunindo uma mostra da economia forte do Paraná que é fomentada pelo setor supermercadis-ta. Aqui é um palco para grandes negócios, encontro de amigos e de atualização, o que contribui para a qualificação do empresário”.

Os 30 anos da Mercosuper e os 40 anos da Apras ganharam um selo e um carimbo comemorativo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, fazendo as marcas rodarem o mundo. Areovaldo Figueiredo, diretor dos Correios no Paraná, divulgou a novidade na abertura da feira.

www.apras.org.br/supermix

Beto Richa, governador do Paraná.

Sussumu Honda, presidente da Abras.

Pedro Joanir Zonta, presidente da Apras.

Page 3: Jornal Mercosuper 2011 - Dia 01

Nestlé conta sua história de tradição e inovação

Apras Mulher beneficia três entidades este ano

Falar de produtos Nestlé é falar do cotidiano do brasileiro. A indústria multinacional suíça está pre-sente no Brasil há 90 anos. A primeira fábrica foi cons-truída em 1921, em Araras, no interior de São Paulo. De lá pra cá, a empresa cresceu e está presente, hoje, em 98% dos lares brasileiros.Detalhes dessa história foram contados pelo vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil, Westermann Geraldes, na abertura da Mercosuper 2011, na tarde desta segunda-feira. O primeiro produto fabricado aqui foi o Leite Moça, uma alternativa a conserva-ção do leite. Com o fim das guerras mundiais, uma estratégia de marketing conseguiu fazer com que o produto virasse ingrediente culinário. Nesses 90 anos de Brasil, a Nestlé se firmou como uma empresa inovadora também nas formas de gestão: foi a primeira empresa brasileira a criar um serviço de atendimento ao consumidor (SAC), em 1960. E em 2010, inovou mais uma vez, lançando o primeiro sistema de comunicação direta com o con-sumidor via SMS (mensagens por telefone).Geraldes admite que, neste ano, a maior preocupa-ção da empresa são os sinais de crise econômica em diversos países. Mesmo assim, lembrou que a em-presa dobrou de tamanho nos últimos dois anos no Brasil, e que a meta é novamente dobrar nos próxi-mos dois anos.

O Apras Mulher incluiu, neste ano, uma terceira en-tidade a ser beneficiada com as doações da Merco-super. Desde 2007, o Hospital Pequeno Príncipe e o Asilo São Vicente de Paulo recebem os donativos e a partir deste ano o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba também está contando com a ajuda.“Ficamos felizes em poder auxiliar aqueles que

Participantes do Apras Mulher e representantes das entidades se reúnem para marcar a doação

O vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil, Westermann Geral-des, faz a palestra “Nestlé Brasil, uma história de 90 anos“

precisam”, diz Lindacir Zonta, coordenadora do Apras Mulher, que junto à entrega simbólica das doações promoveu a palestra “As oito atitudes vencedoras”. Ministrada por Raphael Bonatto, cor-redor profissional e sócio da 8AV Consultoria, a palestra foi sobre como podemos agir para obter sucesso na vida e nos negócios.

www.apras.org.br/supermix

Agora, a empresa tem se dedicado também a uma nova forma de venda direta ao consumidor, com “porta em porta” em localidades distantes. Con-corrência para os supermercados? “Pelo contrário. Nosso objetivo é apostar na ascensão social e gerar a experiência, podendo trazer essas comunidades para o varejo”, explicou.

Page 4: Jornal Mercosuper 2011 - Dia 01

Expediente

SUPERMIX – edição especial com circulação restrita durante a Mercosuper 2011.Jornalista Responsável: Camila Manssour Tremea.Redação: Isabelle Giotto Rocker, Rosangela Oliveira, Marly Dias Garcia e Adriane Werner.Projeto gráfico e diagramação: Samuel Rodrigues e Luís Júnior.Fotos: Alex Santos, Marcel Sequinel, Francis Sequinel, Rafael Landes, Wilson Leandro e Maurice Boguslawski.Pré Impressão e Impressão: Maxi Gráfica Editora Ltda.Tiragem: 5 mil exemplares.APRAS – ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE SUPERMERCADOSPresidente: Pedro Joanir Zonta.Diretor Comercial: Walde Renato Prochmann.Assessora Comercial: Khailany Cardoso.

Av. Senador Souza Naves, 535 - Cristo ReiCuritiba- PR - CEP 80045-190Fone (41) 3263-7000 Fax (41) [email protected] | www.apras.org.br/supermix

“Para nós, a Mercosuper é uma grande vitrine para fortalecer nossa marca no Estado do Paraná, onde temos como meta atingir 30% do mercado até do final do ano”.

Amauri Geraldo, gerente regional da SaraLee.

“O supermercadista e o varejo do Paraná são muito exigentes. Isso é reflexo da atu-ação da Apras que fomenta a competitividade e qualidade do setor”. Cláudio Alberto Pogere, gerente de vendas do Paraná da Brasil Foods.

“Temos o objetivo de chegar à liderança no nosso segmento no Paraná. Por isso, estamos presentes em todos os eventos da Apras, como a Mercosuper, Supernorte e Superoeste”.

Antonio Tadeu Sandi, diretor comercial da Ninfa.

www.apras.org.br/supermix

Mercosuper 2011 em ação no primeiro dia