jornal informe - edição 79

8
INFORME GRANDE FLORIANÓPOLIS 24 16º T empo H oje REDE DE JORNAIS PÁG A07 PÁG A07 PÁG A12 PÁG A11 PÁG A08 PÁG A05 SEXTA-FEIRA 15 DE JUNHO DE 2012 . ANO 1 . N O 79 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe SC tem elucidação de homicídios superior à média nacional Zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias Reitora da UFSC recebe Comando de Greve Procon notifica companhias aéreas Prefeito visita obras no Loteamento Dona Adélia “Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis”, explicou Djalma Berger (PMDB) Receita concede 20% de desconto para pagamento em cota única DIVULGAÇÃO/INFORME Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão

Upload: rede-de-jornais-informe-cacador-grande-florianopolis

Post on 25-Jan-2016

240 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Diário da Grande Florianópolis

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Informe - Edição 79

INFORMEGRAnDE FloRIAnÓPolIS

24 16ºtempo Hoje

REDE DE JoRnAIS

PÁG A07

PÁG A07

PÁG A12

PÁG A11

PÁG A08

PÁG A05

SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 . ANO 1 . NO 79 - | http://issuu.com/jornal_informe | @jornalinforme | jornal-informe

SC tem elucidação de homicídios superior à média nacional

Zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias

Reitora da UFSC recebe Comando de Greve

Procon notifica companhias aéreas

Prefeito visita obras no loteamento Dona Adélia“Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis”, explicou djalma Berger (PMdB)

Receita concede 20% de desconto para pagamento em cota única

DIvUlGAção/InFoRmE

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão

Page 2: Jornal Informe - Edição 79

http://issuu.com/jor nal_infor me | @jor nalinfor me | jor nal-infor me | E-mail: redacaofloripa@jor nalinfor me.com.br

EXPEdIENtE PÚBLICAÇÃO: Informe Editora Jornalística LTDA LTDA CNPJ 15.020.627/0001-81

dIREÇÃO GERAL: Adriano Ribeiro48 3240-9643

JORNALIstA REsPONsÁVEL:Adriano Ribeiro

0002902SC

COmERCIAL: Ivon Matoso

48 3240-9643

EdIÇÃOEduardo Bisotto48 3240-9643

PROJEtO GRÁFICO: Dóda Design

www.dodadiagramador.com.br

GRÁFICA: Rede de Jornais

Informe

tIRAGEm 4 mil

CONtAtORua General Eurico Gas-par Dutra, nº952 Bairro

Estreito CEP 88.075-100 Florianópolis-sc

A 02

Eduardo BisottoSEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

Eduardo FRASE Do DIA

Educação inclusiva

educação inclusiva 2

educação inclusiva 3

Fim

Agenda exaustiva

“Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concen-tração e auto-sacrifício, esforço e dúvida”.

max Beerbohm

Xeque-mateA operação do Centro Adminis-

trativo para isolar os irmãos Berger em Florianópolis e em São José pode terminar numa verdadeira heca-tombe política. Raciocinemos: em Florianópolis, pesquisas a disposi-ção de todos os partidos garantem que quem o prefeito Dário Berger (PMDB) apoiar tem 30% dos votos. Logo, Gean Loureiro (PMDB) está no segundo turno. A única esperança de vencer para Cesar Souza Júnior (PSD), que tem João Amin (PP) na vice, seria tentar matar o jogo já na primeira rodada. O que as pesquisas têm indicado ser quase impossível.

Xeque-mate 2Já em São José, a aritmética

política tem indicado que o prefeito Djalma Berger (PMDB) dificilmente perde. Primeiro, pela altíssima taxa de sucesso de políticos que buscam a reeleição no Brasil. Segundo, pela ampla coligação que deve formar. Terceiro, pela ampla vantagem com que venceu o pleito há quatro anos. Quarto, que o candidato que chegou em terceiro naquele pleito, pratica-mente empatado com Adeliana Dal Pont, hoje a candidata do governador e do PSD, o petista Círio Vandres-sen, será seu vice. Junte-se tudo isso e conclui-se: o governador pode estar indo para o canto do tabuleiro e levando um xeque-mate político assim que a eleição se encerrar.

Encontros no FAm

O Santacine realiza, em par-ceria com o FAM - Florianópolis

Audiovisual Mercosul, uma série de palestras que integra a programação do Fórum Audiovisual Mercosul. O objetivo é promover a discussão sobre políticas públicas voltadas para a produção audiovisual, proporcionar trocas de experiências entre autori-dades ligadas ao setor e realizadores, além do intercâmbio de ideias.

Encontros no FAm 2

Os encontros têm entrada gratuita e acontecem na próxima quarta-feira, (20/06), manhã e tarde e na quinta (21/06), à tarde, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Agende-se!

Tá bom. Eu vouA abertura da Rio+20 sem os

principais líderes mundiais lembrou o esforço do Brasil para o êxito da Eco-92. Na ocasião, o americano George Bush não confirmava sua presença, e com ela provocar outras vindas importantes. O oceanógrafo francês Jacques Cousteau, que se fizera amigo do então presiden-te Fernando Collor, advertiu:

- Fernando, olha, se o Bush não vier, isso aqui vai ser um desastre...

- Mas ele tem de vir, comandante...

- Vamos lá, você e eu? – propôs Cousteau.

Collor avisou o Itamaraty que viajaria a Washington e iria dire-to do aeroporto à Casa Branca. Ficariam plantados em pé, ele e Cousteau, até serem recebidos pelo presidente dos Estados Unidos.

- O sr. me dá 24 horas? – pe-diu o chanceler Celso Lafer.

No dia seguinte, o presidente americano confirmaria sua presença.

Tudo Bem Ser Diferente, este é o lema da Educação In-

clusiva, da Rede Municipal de Ensino (RME) de Florianópolis. Ser diferente é ter características individuais, critérios que nos difer-

enciam e fazem parte da condição humana. Sendo assim, a escola é um espaço propício para a der-rubada de preconceitos, criando um local onde as pessoas sejam tratadas com respeito e igualdade.

Para criar este ambiente e apri-morar a atenção aos alunos com qualquer tipo de deficiência, a Secretaria Municipal de Educação realiza neste mês o VII Seminário de Educação Inclusiva.

O evento, que ocorrerá de 27 a 29 de junho, no Hotel Morro das Pedras, reunirá gestores da educação especial, professores das unidades educativas e das instituições conveniadas e parceiras da rede de ensino da Capital. O encontro contará com representantes de 35 municípios do estado.

A educação inclusiva busca estar atenta às diferenças, percebendo e atendendo as necessidades educativas especiais de todos os alunos. Atualmen-

te, a Secretaria Municipal de Educa-ção de Florianópolis (SME), por meio da Gerência de Educação Inclusiva, atende a 450 crianças e adolescentes,

somente na capital catarinense, e trabalha para que esses alunos fre-quentem o ensino regular, aprendendo e participando do cotidiano escolar.

ModernizaçãoA Procuradoria Geral do Es-

tado (PGE) está implantando um novo sistema telefônico nas suas unidades do interior catarinense e na sede, na Capital. É uma moderna tecnologia de comunica-ção via Internet, conhecida como telefonia IP, que permite maior economia e agilidade. O processo está sendo realizado em todos os órgãos do governo do Estado, através de licitação feita pela Secretaria da Administração.

Basta acompanhar dois dias de tra-balho do Secretário de Estado da Infra--Estrutura, Valdir Cobalchini (PMDB), para notar que não são de graça que acontecem as especulações sobre sua presença na chapa majoritária na elei-ção de 2014. Em um dia “normal”, Co-balchini tem inaugurações e anúncios de obras pela manhã, agenda exaustiva de despachos na Secretaria e não está es-capando uma semana sem que se mande para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte, sempre em busca de recursos para obras fundamentais no estado. A seguir nesta toada, vai longe.

Não chega viva em dezembro a poli-aliança que elegeu o governador Raimundo Colombo (PSD). Aliás, venho antecipando este prognóstico aqui há um bom tempo. O motivo é singelo: o PMDB, maior partido do estado, não se sente confortável em uma aliança fazendo o papel de subalterno. E o PSD não se sente confortável tendo um “subalter-no” que na prática é muito maior do que ele. No meio do caminho há um PP. Há um PP no meio do caminho. Prontinho para ocupar boa parte do PMDB no governo do estado. Logo, terminada a elei-ção, um rearranjo deve ocorrer na política estadual assim que se encerrarem as eleições municipais.

Page 3: Jornal Informe - Edição 79

A 05

Geral SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

EPUTADo REnATo HInnIG o secretário Regional da Grande Florianópolis, deputado Renato Hinnig, representante catarinense na Primeira Cúpula Brasileira de Finança e Infraestrutura Sub-Soberana (latinFinance-

BID), em Belo Horizonte, destacou que a atual legislação e as diretrizes federais impedem uma maior captação de recursos.

Dedução de Imposto de Renda para ações ambientaisO projeto não propõe aumentar a carga de renúncia fiscal da união hoje existente

Exatamente no dia de abertura da Rio+20 o senador Paulo Bauer

(PSDB/SC), apresentou no Plenário o Projeto de Lei (PLS 187/2012) cujo objetivo é atrair recursos oriun-dos de doações a serem deduzidas do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para a reciclagem e o trata-mento de resíduos sólidos.

Para o tucano, a legislação am-biental brasileira é rica em mecanis-mos dedicados à preservação e ao controle do meio ambiente, mas é carente de instrumentos econômicos destinados a estimular práticas am-bientalistas sustentáveis.

“Esta iniciativa do projeto ocorre na vereda dos bons ventos trazidos pela conferência da Rio+20, cujo escopo, como é de conhecimento de todos, con-siste em renovar o compromisso polí-tico, estabelecido em bases mundiais, com o desenvolvimento sustentável, com a economia verde e com a erra-dicação da pobreza”, afirmou Bauer.

Em sua justificativa, o parlamen-tar de Santa Catarina apontou que o projeto também se dá na esteira da Lei n.o12.305, de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos. O texto prevê em seu artigo 44 que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão, no âmbito de suas competências, instituir nor-mas com o objetivo de conceder incen-tivos fiscais, financeiros ou creditícios às indústrias e às entidades dedicadas à reutilização, ao tratamento e à reci-clagem de resíduos sólidos produzidos no território nacional.

“Acredito que, com a eventual transformação desse projeto em lei, as pessoas físicas e jurídicas terão a pos-sibilidade de se engajarem na promo-ção da economia verde, em parceria com cooperativas, com associações de catadores de lixo e com empresas de limpeza urbana”, afirmou.

É importante destacar que o projeto não propõe aumentar a car-

ga de renúncia fiscal da união hoje existente. Segundo o senador, isso não ocorrerá porque a possibilidade de dedução prevista no projeto está limitada aos percentuais hoje já ofe-recidos ao contribuinte, nos moldes, por exemplo, do que ocorre com a lei Rouanet ou com a lei do audiovisual.

De acordo com o projeto, as pes-soas físicas ou jurídicas terão a pos-sibilidade de deduiz contribuições na ordem de até, respectivamente, quatro ou seis por cento dos valores pagos de imposto de renda.

“É possível antever o caráter re-distributivo dessa iniciativa, fato que contemplaria plenamente os objetivos de inclusão social previstos na própria natureza do desenvolvimento susten-tável, pois parece claro que os maio-res favorecidos seriam as cooperati-vas e as associações de catadores de lixo, sabidamente constituídas por in-tegrantes das categorias mais sofridas de nossa sociedade”, enfatizou Bauer.

DIvUlGAção/InFoRmE

DIvUlGAção/InFoRmE

Em sua justificativa, o parlamentar de Santa Catarina apontou que o projeto também se dá na esteira da lei n.o12.305, de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos

Aproximadamente 300 entidades cadastradas no Estado de Santa Catarina, entre elas, as situadas no município de São José, serão beneficiadas

Barreiros terá ponto de recolhimentoCAmPAnHA Do AGASAlHo InvEST In SC

Você já deu uma espiadinha no seu guarda-roupas para separar aquela peça que não utiliza mais há muito tempo? A chance de aquecer alguém neste inverno chegou. Basta participar do segundo momento da Campanha do Agasalho, que aconte-cerá neste domingo (17), das 10h às 17h, no Centro Comunitário Santos Dumont (Rua João José Souza, 15), no Bairro Barreiros, em São José.

Para receber as doações, a Cam-panha do Agasalho preparou um dia repleto de atrações, que vai encher o coração da garotada de alegria. Brincadeiras como cama elástica, jo-gos de raciocínio, jogos de mesa em madeira, mini-futebol, mini-basque-te, mini-vôlei e espirobol farão parte da ação.

Aproximadamente 300 entida-des cadastradas no Estado de Santa Catarina, entre elas, as situadas no município de São José, serão bene-ficiadas. A Campanha do Agasalho é patrocinada pela Prefeitura de São José e SC1 Tractebel, com o apoio do SESC.

PONtOs dE COLEtAAinda serão realizados outros

dois eventos como este: um no dia 20

de junho, no Conselho Comunitário, em Forquilhinha, e, em seguida, no dia 23 de junho, na Avenida Beira--Mar de São José, com o grande en-cerramento da Campanha.

Existem também os pontos de re-

colhimento das peças de roupas espa-lhados pelo município, como: postos de saúde, escolas municipais, guarda municipal, secretarias, fundações, caminhão do peixe e eventos, como o “Quarta na Praça”.

destaque catarinense Durante o evento, Hinnig,

citou como exemplo, na busca por soluções para atrair investimen-tos, o programa Invest in Santa Catarina, que através do Fundo Catarinense para Desenvolvi-mento – formado exclusivamente por capital privado, com delibe-ração em conjunto com o setor público - objetiva transformar o estado em um centro internacio-nal de negócios e implantar um centro financeiro internacional, absorvendo experiências de Ibiza, Bermudas e Cote D´Azur; apoiar a indústria do conhecimento; apoiar iniciativas de geração de ener-gia limpa; uma gestão ambiental sustentável; promover o turismo internacional; e apoiar e fomen-tar ações de infraestrutura.

De acordo com o secretário, o programa já apresenta seus primeiros resultados, entre eles a implantação, nos próximos dias, de uma Junta Comercial Interna-cional, com registro bilíngüe para empresas; a primeira fábrica da América Latina a produzir placas fotovoltaicas para geração de energia limpa, com investimento de trinta e seis milhões de euros;

o primeiro estúdio americano de produções no Brasil; e a iniciação do financiamento privado de R$ 2 bilhões para projeto imobiliário de alto luxo. Além disso, estão em andamento os projetos da quarta ligação Ilha/Continente e a implantação do sistema integrado de transporte coletivo. Segundo Hinnig, ainda são necessários projetos de melhoria e implanta-ção de ferrovias e da malha viária.

mOtIVOs PARA sE INVEstIR NO EstAdOAlguns dos motivos apresenta-

dos por Hinnig, para investidores e financiadores nacionais e interna-cionais presentes no evento: índices de desenvolvimento econômico e social; mão de obra altamente qualificada; influência da cultura européia (italiana, alemã, portu-guesa, etc.); modelo econômico baseado no minifúndio e parque industrial competitivo; o parque industrial altamente desenvolvido, atuante e moderno (4° maior do país); boa base de inovação tecnoló-gica, com indústrias de tecnologia; infra-estrutura logística competiti-va e em processo de modernização.

Page 4: Jornal Informe - Edição 79

Florianópolis A FISCAlIZAção DA SECRETARIA mUnICIPAl Do ConTInEnTE vem fazendo um trabalho que é de suma importância na região continental de Florianópolis. A mesma vem realizando um trabalho (fiscalizando e cuidando) das

áreas públicas existentes no afastamento da via Expressa, para que não haja invasão destes terrenos e que nada seja construído. o trabalho da Fiscalização compreende também sábados e domingos.

A 06 SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

Procon notifica companhias aéreasempresas devem divulgar índices de atrasos e cancelamentos de vôos

O Procon Municipal notificou, no dia de ontem, as companhias aé-

reas que operam na Capital. A ação é baseada na Resolução nº 218/2012 da Agência Nacional de Aviação Ci-vil - ANAC que determina a comuni-cação das empresas aos seus clientes sobre o índice de atrasos e cancela-

mentos em seus vôos. As empresas devem apresentar em 10 dias as res-postas aos questionamentos solicita-dos pelo órgão municipal.

As companhias aéreas Avianca, Azul, Trip, Gol e Webjet, diante desta portaria nacional, devem in-formar de que maneira estão infor-

mando aos seus consumidores, em seus canais de compra, o índice de atrasos e cancelamentos de vôos re-gistrados no mês anterior. No caso de venda por telefone ou pessoal-mente, as informações devem ser prestadas mediante solicitação ou não dos consumidores.

Seção IIDa Divulgação pelas Empresas e seus PrepostosArt. 10. Os percentuais de atrasos e can-celamentos de voos do transporte aéreo público regular doméstico e internacional de passageiros no Brasil deverão ser dis-ponibilizados pelas empresas e seus pre-postos, para cada etapa básica de voo, no início do processo de comercialização dos serviços, por ocasião de sua oferta. § 1º Para os efeitos desta Resolução, o processo de comercialização inicia-se quando o adquirente do bilhete de passa-gem informa o itinerário e as datas dese-jadas ao transportador ou seus prepostos. § 2º As informações serão disponibiliza-das ao adquirente do bilhete de passagem em todos os canais de comercialização utilizados e corresponderão aos dados di-vulgados pela ANAC. § 3º Na oferta presencial e telefônica do serviço, a informação deverá ser apresen-tada ao adquirente do bilhete de passa-gem, mediante solicitação.4/5 § 4º As informações apresentadas ao ad-quirente do bilhete de passagem devem corresponder ao mês mais recente divul-gado pela ANAC. Art. 11. Os percentuais de atrasos e can-celamentos de cada etapa básica do voo deverão ser informados conforme especi-ficado no Anexo da presente Resolução.Parágrafo único. O modelo constante do Anexo poderá ser adequado pelas empre-sas e seus prepostos desde que preservado o conteúdo informativo especificado. Art. 12. Em caso de inexistência de histó-rico de percentuais de atrasos e cancela-mentos para uma ou mais etapas básicas do voo, devem ser apresentadas as infor-mações referentes à média da empresa para cada etapa básica de voo relativa ao mesmo par de aeroportos de origem e de destino. Parágrafo único. Eventual inexistência

de média da empresa para determinada etapa básica de voo deverá ser informada ao adquirente do bilhete de passagem por meio da mensagem “Não existehistórico recente de percentuais de atra-sos e cancelamentos para esta etapa do voo selecionado”. Art. 13. As informações sobre os percen-tuais de atrasos e cancelamentos de voos devem ser acompanhadas dos seguintes esclarecimentos: I - o percentual de cancelamentos é cal-culado em razão do total de etapas pre-vistas;II - o percentual de atrasos é apurado com base na data e horário previstos para a chegada no destino da etapa de voo e calculado em razão do total de etapas realizadas, já desconsideradas as etapas canceladas; III - os percentuais de atrasos e cance-lamentos representam comportamento histórico dos voos, podendo apresentar variações nos meses seguintes; e IV - os percentuais de atrasos e cance-lamentos de todas as etapas de voo do transporte aéreo público regular no Brasil encontram-se disponíveis na página da Agência Nacional de Aviação Civil Já o Código de Proteção e Defesa do Con-sumidor prevê: Art. 6º São direitos básicos do consumi-dor:III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com es-pecificação correta de quantidade, carac-terísticas, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem. As empresas têm 10 dias para apresen-tar ao Procon Municpal as informações acima citadas. A não apresentação das informações por parte da empresa incor-rerá esta no crime de desobediência aos arts. 55, §4° da Lei 8.078/90 e art. 33, §2º do Decreto Federal 2.181/97 e o art. 330 Código Penal Brasileiro.

A ReSOLUÇÃO Nº 218/2012DIvUlGAção/InFoRmE

As empresas devem apresentar em 10 dias as respostas aos questionamentos solicitados pelo órgão municipal

Fiscais da prefeitura atuam no ContinenteA Fiscalização da Secretaria

Municipal do Continente vem fa-zendo um trabalho que é de suma importância na região continental de Florianópolis. A mesma vem realizando um trabalho (fiscalizan-do e cuidando) das áreas públicas existentes no afastamento da Via Expressa, para que não haja inva-são destes terrenos e que nada seja construído. O trabalho da Fiscali-zação compreende também sába-dos e domingos.

A Fiscalização também atua em eventos realizado no continente de Florianópolis, como por exemplo:

Jogos realizados no Estádio Orlando Scarpelli (fiscalizando e organizando os ambulantes que ali se instalam).

Bem como em todas as áreas públicas do Continente (Parques e praças). Além da rotineira fiscali-zação dos milhares de comércios existentes nesta parte da cidade, também atua nas inúmeras obras (residenciais e comerciais) que vem sendo construídas.

"fiscalizar não significa punir os comerciantes, obreiros etc., mas sim prevenir para que não hajam com imprudência" diz: o Secretário do Continente Joel José Coelho.

Além de buscar coibir ocupações irregulares, a fiscalização do Continente também atua em dias de jogo no orlando Scarpelli organizando os ambulantes

DIvUlGAção/InFoRmE

Page 5: Jornal Informe - Edição 79

A 07

São José SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

PolIomIElITE: A Secretaria municipal de Saúde de São José convida para a abertura oficial da Campanha nacional de vacinação contra a

Poliomielite, que acontece neste sábado (16/06) às 09h30m no Centro de Saúde do luar, localizado na Rua Aduci Arbueis do nascimento, Bairro Serraria.

Prefeito visita obras no loteamento Dona Adélia“Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis”, explicou djalma Berger (PMdB)

DIvUlGAção/InFoRmE

os trabalhos, que começaram no mês passado, foram vistoriados na manhã desta quarta-feira (13) pelo Prefeito Djalma Berger, que além de administrador, é engenheiro civil

Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefone: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão

Receita concede 20% de desconto para pagamento em cota única

Uma antiga reivindicação dos moradores do Loteamento Dona

Adélia, no Bairro Serraria, está sendo atendida pela Prefeitura de São José para resolver o problema dos constantes alagamentos na Rua Felisbino da Silva. Os profissionais da Secretaria de Infraestrutura avaliaram o local e constataram que era necessário melhorar a drenagem da via, que apresentava um sistema irregular e com tubulação pequena.

Os trabalhos, que começaram no mês passado, foram vistoriados na manhã desta quarta-feira (13) pelo Prefeito Djalma Berger, que além

de administrador, é engenheiro civil. “Investimos R$ 146 mil nesta obra, que irá trazer muito mais conforto e segurança para as famílias dessa comunidade, além de valorizar os imóveis. São 115m de tubulação de 1,20m de diâmetro que minimizará os problemas de alagamentos constantes nessa região”, avaliou o Prefeito.

A comunidade aprovou as obras. “As casas enchiam com frequência. A minha também já pegou enchente. Contamos essa situação para o Pre-feito Djalma Berger que prontamen-te nos atendeu. Os moradores estão muito contentes com essa melho-

ria”, contou o líder da comunidade e suplente de vereador, Zica Osmar.

Os serviços na Rua Felisbino da Silva devem ser concluídos no próximo mês.O Prefeito Djalma Berger aprovei-tou a visita à localidade para acompa-nhar a obra de capeamento asfáltico na Rua Manoel Bandeira. A via, de 530m de extensão, que era de lajota, está com a capa de asfalto quase finali-zada, agora os trabalhos devem se con-centrar na sinalização viária. O Prefei-to anunciou que a Rua Manoel Borges será uma das próximas da comunidade a receber melhorias da Operação Ta-pete Preto com capeamento asfáltico.

Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços de São José já receberam pelos Correios ou atra-vés dos seus contadores os carnês da Taxa de Fiscalização e Cumprimen-to de Posturas e Normas Urbanísti-cas (TFPU) deste ano.

Aqueles que por ventura ainda não receberam poderão emitir os boletos bancários pelo site da Pre-feitura de São José. Para acessar pela internet é simples: entrar no site www.pmsj.sc.gov.br, depois no

lado direito da tela ir no “Centro de Atendimento ao Cidadão” e sele-cionar a opção “Situação do contri-buinte”. A partir daí, é só fornecer o código do contribuinte, disponível nos carnês de anos anteriores.

Os contribuintes podem aprovei-tar para pagar a taxa em cota única com 20% de desconto até 30 de ju-nho. O pagamento também pode ser feito parcelado em três vezes sem o desconto com vencimentos em 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.

Cabe esclarecer que os profissionais autônomos não terão direito ao des-conto de 20% por se tratar de Im-posto sobre Serviço (ISS). Dúvidas devem ser esclarecidas pelo telefo-ne: (48) 3381 0009 no Centro de Atendimento ao Cidadão. Formas de Pagamento da TFPU 2012:

1) Cota única com 20% de des-conto – vencimento em 30 de junho.

2) Parcelado em três vezes sem o desconto - vencimentos em 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.

Município disputa regional Sul dos Joguinhos

Sábado é mobilização pela vacinação contra a Pólio

A delegação josefense - compos-ta por 86 pessoas, entre atletas e comissão técnica – embarca no iní-cio da tarde desta quinta-feira (14) para disputar a etapa regional da 25ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que será reali-zada em Criciúma de sexta (15) a terça-feira (19).

Campeão e vice de cada modali-dade garantem vaga para a fase es-tadual da competição, que acontece-rá em Curitibanos no mês de agosto.

São José participará da Etapa Regional Sul nas seguintes modali-dades: basquetebol feminino, voleibol feminino e masculino, futsal masculi-no e handebol masculino e feminino.

Destaque para as equipes do futsal masculino e basquetebol feminino, comandada pelo professor Paulo Montibello, que vêm conquistado ex-celentes resultados nos campeonatos.

A equipe de basquete masculino já se classificou para a fase estadu-al.Além da preparação reforçada, a delegação leva na bagagem a expe-riência e o entusiasmo. “A Fundação Municipal de Esporte e Lazer con-cedeu todo apoio para os treinamen-tos com técnicos e materiais ade-quados, e agora estamos fornecendo auxílio na logística com transporte e alimentação”, conta o Superinten-dente da Fundação Municipal de Es-porte e Lazer, Luciano Heck.

A Secretaria Municipal de Saúde de São José convida para a abertura oficial da Campanha Nacional de Vaci-nação contra a Poliomielite, que acon-tece neste sábado (16/06) às 09h30m no Centro de Saúde do Luar, localizado na Rua Aduci Arbueis do Nascimento, Bairro Serraria.

A vacinação nos Centros de Saúde do município iniciou na segunda-feira (11), mas no sábado acontece uma grande concentração na área, chama-da de “Dia D”, com a presença do Zé Gotinha e atividades relacionadas à prevenção da doença. No “Dia D” a

vacinação será realizada nos 18 Cen-tros de Saúde e na Policlínica de Cam-pinas, das 08h às 17h. O atendimento também será estendido para 32 postos volantes, localizados em pontos estra-tégicos de São José.

Em São José, a meta do setor de imunização da Secretaria neste ano é vacinar 13.255 crianças. São 2.882 menores de 1 ano, 2.882 crianças de 1 ano, 2.411 de 2 anos, 2.531 crianças de 3 anos e 2.549 de 4 anos. O slogan da campanha é: “Leve seu super-herói menor de 5 anos ao posto devacinação. E não esqueça a caderneta”.

Page 6: Jornal Informe - Edição 79

A 08SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 Geral

Reitora da UFSC recebe Comando de GreveA professora Roselane Neckel recebeu os presentantes do movimento grevista nesta quarta

UDESC abre inscrições para contratação de 76 tutores para ensino da Pedagogia a distância

Inscrições para o enem encerram nesta sexta-feira

Darilson Barbosa repórter

A reitora da Universidade Fede-ral de Santa Catarina (UFSC),

Roselane Neckel, recebeu por cerca de duas horas na tarde desta quarta--feira, dia 13 de junho, uma comi-tiva de vinte pessoas do comando de greve dos trabalhadores da univer-sidade. Entre os presentes estavam a pró-reitora de assuntos estudantis Beatriz Augusto de Paiva, o chefe de gabinete Carlos Vieira e a adjunta Elci Junckes e a secretária de gestão de pessoas Neiva Aparecida Gaspa-retto Cornélio .

A professora Roselane ressaltou ter recebido o documento com as principais demandas disponíveis no en-dereço do Sintufsc . Reiterou que na sessão da véspera do Conselho Univer-sitário (CUn), que aprovou uma moção de apoio aos servidores técnicos admi-nistrativos, que se coloca à disposição para dialogar junto ao MEC e à Andi-fes pelas questões da pauta nacional da greve. A reitora ainda informou que solicitou uma reunião junto ao MEC para tratar do assunto.

Os vinte representantes do movi-mento grevista também tiver a opor-tunidade de manifestar as reivindica-ções do sindicato. Entre as principais demandas e necessidades relatada pelo representantes está o impasse em rela-ção ao plano de carreira dos servido-res, impasse que persiste desde 2007.

Outro ponto de pauta abordado foi em relação a correção dos sa-lários referente aos anos de 2001, 2012, 2013. Como os diversos en-contros com o Governo não apre-sentaram resultado, os servidores técnicos adminsitrativos optaram pela paralisação. Outro ponto que preocupa o sindicato é a crescente terceirização dos serviços dentro da universidade. Segundo o Sintufsc, há mais de mil funcionários terceiri-zados trabalhando na UFSC, muitos deles sobrecarregados com o acumu-lo de funções desempenhadas.

Os trabalhadores também relem-braram questões da pauta interna do sindicato que foram entregues à reito-ra na cerimônia de posse, ocorrida há cerca de um mês, como a redução da jornada de trabalho para seis horas.

A reitora sublinhou que há uma

pauta nacional importante e que tem clareza do movimento pelo seu histó-rico de participação como grevista e também em comando de greve e que entende que há três momentos fun-damentais: mobilização, conscienti-zação e politização.

Afirmou ainda que é necessário respeitar as decisões individuais mas sempre com muito diálogo e a urba-nidade sendo que a politização não se dá só paralisando as atividades, mas no diálogo e nas atitudes como a re-cente marcha de estudantes da USP fechando a Avenida Paulista. A reito-ra afirmou ter consciência da defasa-gem do plano de carreira dos STAs que se encontram na 60ª posição na lista de salários, abaixo do que se di-ria de uma categoria valorizada.

Roselane ainda afirmou que o RU pode ser um espaço de mobili-zação e conscientização, mas pediu para ser avisada com antecedência sobre qualquer decisão sobre fecha-mento. Os representantes do coman-do de greve afirmaram ser muito difícil manter o RU aberto e que o fechamento já estava sendo cobrado pelos grevistas.

DIvUlGAção/InFoRmE

Reitora se reuniu na tarde desta quarta-feira com vinte representantes do SIntufsc

Centro de Ensino à distância da UDESC oferece vagas para tutores a distância

O docente vai atuar como bolsis-ta da Capes com 20 horas semanais

A Universidade do Estado de Santa Catarina por meio do seu Cen-tro de Educação à Distância (CEAD) está com inscrições abertas para a contratação de 76 tutores para o curso de Pedagogia a distância, cur-so oferecido pela UDESC em parce-ria com a Universidade Aberta do Brasil. Atualmente o programa já funciona em dezesseis cidades de Santa Catarina.

Para se candidatar há uma vaga é necessário ter formação em Peda-gogia ou Licenciatura com ênfase em formação de professores. O edi-tal também pede que os candidatos tenham uma especialização na área das ciências humanas/lingüística, ci-ências biológicas e matemática.

O docente, que vai atuar como bolsista da Capes – Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – terá carga horária de 20 horas semanais e receberá um valor mensal de R$ 765,00. As inscrições terminam no dia 19 de junho.

A função dos tutores é planejar a atividade de tutoria, realizar atividades avaliativas, fazer monitoria da freqüên-cia dos estudantes, orientar o aluno na aprendizagem e acompanhar o processo de oferecimento de disciplinas.

As cidades como vagas para tu-tores de Ensino à Distância são Ara-ranguá, Blumenau, Braço do Norte, Florianópolis, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Itapema, Joinville, Laguna, Otacílio Costa, Palmitos, Palhoça, Pouso Redondo, São Ben-to do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Treze Tílias e Tubarão. Mais informações sobre o edital no site www.cead.udesc.br

As inscrições devem ser feitas à

Comissão de Concursos Públicos e Processos Seletivos do Cead e entre-gues no setor de protocolo do centro, no Campus I, Bairro Itacorubi, em Florianópolis. O processo seletivo será feito em duas etapas: análise do currículo, no dia 28 deste mês e a prova prática que é de caráter eli-minatório e classificatório, no dia 2 de julho. A lista dos aprovados será divulgada no dia 6 de julho no site www.cead.udesc.br

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio ficam abertas, até às 23h59 de hoje, 15 de junho. Os estudantes interessados em participara da edição de 2012 devem fazer sua inscrição através do site www.enem.inep.gov.br. A inscrição custa R$ 35 e podem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de reco-lhimento da União (GRU) gerado no ato de inscrição. Sem o pagamen-to a inscrição não é efetuada. São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluin-do o ensino médio em 2012.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso, em 2013, do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universi-dade para Todos (ProUni), obte-nha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da federação, a partir das 13 horas, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realiza-das as provas de ciências humanas e

suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de qua-tro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, có-

digos e suas tecnologias e redação.O Instituto Federal Catarinense

(IFC) destina 50% das suas vagas de cursos superiores ao Sisu. Desta forma, metade das vagas são pre-enchidas através de vestibular e a outra metade é para os candidatos que realizaram a prova do ENEM. O Sstema usa a nota do ENEM como única fase de processo de seleção. O gabarito está previsto para o dia 7. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Page 7: Jornal Informe - Edição 79

A 11

Esporte SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012

CESTA DoS AnIvERSARIAnTES lídia Anita Cabral – sócia do Setor D, foi a vencedora da cesta de produtos licenciados que foi sorteada entre os sócios aniversariantes do mês de maio. lídia que é associada desde 2003 costuma vir aos jogos com o noivo, que esteve com ela na

Secretaria do Clube para receber o prêmio. o Avaí Futebol Clube deseja felicidades à lídia pelo aniversário, pelo prêmio e também pelo noivado deste casal avaiano. pelo aniversário, pelo prêmio e também pelo noivado deste casal avaiano.

Trabalho intensificadoDoIS PERÍoDoS - no AvAÍ

DEU BAIXA

Antes do treino da tarde o zagueiro e capitão do time, Leandro Silva, concedeu coletiva de imprensa e falou sobre a postura que o time deve ter para vencer o América-MG

Os jogadores do Avaí treinaram em dois períodos na última

quarta-feira, dia 13. O treinador Hemerson Maria dividiu o elenco em dois grupos. O primeiro grupo trei-nou pela manhã e realizou um treino técnico e logo depois um coletivo em campo reduzido. Já na parte da tar-de, com outro grupo de jogadores o treinador fez o mesmo treino técnico e um coletivo em campo inteiro.

Antes do treino da tarde o zagueiro e capitão do time, Leandro Silva, con-cedeu coletiva de imprensa e falou so-bre a postura que o time deve ter para vencer o América-MG. “Nós não pode-mos oscilar na partida. Eles têm uma equipe experiente, que ainda não per-deu, então nós precisamos entrar bem e continuar assim até o fim da parti-da”, disse o jogador que confessou ter visto a última partida do adversário.

Quem também falou hoje foi o ge-rente de Futebol, Marcelinho Paulista. Ele comentou sobre o grupo avaiano e prometeu continuar focado nos jogado-res que aqui estão. “O nosso grupo não está fechado. Continuaremos trabalhan-do até o dia 21 de setembro, quando se encerram as inscrições para o Brasilei-ro”, analisou. Por fim, Marcelinho con-fessou que ainda busca um reforço para o Avaí, mas evitou falar em nomes.

DIvUlGAção/InFoRmE

DIvUlGAção/InFoRmE

marcelinho Paulista, gerente de futebol do Avaí, ainda procura um reforço de peso. Entretanto, garante estar focado nos jogadores que já atuam no clube

Presidente nestor lodetti entrega camisas aos ex-atletas alvi-negros

Serão no mínimo quatro meses de recuperação

Jogo das Estrelas é sucesso no orlando Scarpelli

Zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias

Figueira também faz treino em período integral

Em uma noite de festa no Está-dio Orlando Scarpelli, os torcedo-res que compareceram ao Jogo das Estrelas tiveram a oportunidade de ver em campo grandes nomes do futebol nacional. Promovido pelos ex-jogadores do Figueirense André Santos e Felipe Santana, o jogo co-memorativo contou com excelente público prestigiando a partida be-neficente. O ingresso para a parti-da eram dois quilos de alimento a serem doados para a APAE de Bi-guaçu. Durante o jogo, jogadas de muito talento e descontração nas duas etapas. Um dos personagens do jogo, foi o árbitro Clésio Morei-ra dos Santos (Margarida) que fez a alegria de torcedores e jogadores

com sua atuação irreverente mas técnicamente impecável.

Antes da bola rolar, os ideali-zadores da partida André Santos e Felipe Santana, mais o lateral Filipe Karmiski e o meia Oliveira, revelados no Figueirense, foram homenageados pela diretoria do clube e receberam das mãos do presidente Nestor Lodetti, cami-sas personalizadas, relembrando a época que defenderam o Furacão com grandes atuações.

O lado beneficente da partida, também ganhou destaque no jogo das estrelas já que diversas crian-ças da APAE de Biguaçu entraram em campo antes da partida de mãos dadas com os seus ídolos.

A PARtIdAMarcado pelo excelente nível dis-

ciplinar, o jogo também correspondeu tecnicamente com jogadas de alto nível nos dois times. Recheado de jo-gadores com fama internacional como André Santos, Felipe Santana, Filipe Karmiski, Ramires, Diego Tardelli.

A equipe de André Santos foi melhor no primeiro tempo e chegou a estar vencendo por 3 a 1 mas per-mitiu a reação dos amigos de Felipe Santana no segundo tempo e uma vi-rada de placar para 4 a 3.

Já quase no fim da partida, o time dos amigos de André Santos não de-sistiu e conseguiu três gols,virandoa partida para 7 a 4, placar final do Jogo das Estrelas.

O zagueiro João Paulo passará por duas cirurgias nos próximos dias. O jogador terá que corrigir micro rupturas no joelho direito e também terá operar o obro di-reito. No jogo com a Ponte Preta, pela última rodada do Campeonato

Brasileiro, o jogador sofreu uma queda que causou uma sub- luxa-ção no local.

Segundo o médico do Clube, Dr. Sérgio Parucker, o atleta deverá per-manecer aproximadamente quatro meses em tratamento.

A comissão técnica alvinegra comandou um treinamento em pe-ríodo integral na última quarta--feira (13), no Centro de Forma-ção e treinamento do Cambirela. Pela manhã os jogadores realiza-ram apenas um trabalho físico e a tarde participaram de um treino técnico. A novidade foi a chegada do lateral esquerdo Tiaguinho, que

veio do Marcílio Dias e vai passar por um período de avaliação no elenco profissional.

O meio campo Roni, realizou um exame de ressonância magnética que constatou um estiramento de grau 1, na panturrilha direita. O jogador ficará 10 dias em tratamento no de-partamento médico. Hoje o grupo volta aos treinos às 15h no CFT.

Page 8: Jornal Informe - Edição 79

A 12SEXTA-FEIRA 15 de JUNHO de 2012 Segurança

SC tem elucidação de homicídios superior à média nacional

Investigação

Os números preliminares da Meta 2 da eNASP foram apresentados nesta quarta-feira (13), em Brasília, em entrevista coletiva do Ministro da Justiça, do Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e do Presidente do Conselho Nacional de Justiça

Em Santa Catarina, a média de elucidação dos homicídios ocor-

ridos até 2007 que estavam com inquérito policial em aberto - alvos da Meta 2 da Estratégia Nacio-nal de Justiça e Segurança Públi-ca (ENASP) - foi superior à média nacional. Dos 235 inquéritos nesta situação, 132 já foram finalizados. Destes, em 31 casos (23,5%) foram propostas denúncias. A média nacio-nal foi de 19%.

Os números preliminares da Meta 2 da ENASP – concluir, até dezembro de 2012, todos os inquéri-tos criminais que apuram homicídios dolosos instaurados até 31 de dezem-bro de 2007 - foram apresentados nesta quarta-feira (13), em Brasília, em entrevista coletiva do Ministro da Justiça, do Presidente do Conse-lho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Os dados são atualizados num sistema criado pelo CNMP, conhecido como "Inqueritômetro", disponível a todo cidadão pela internet. O Inque-ritômetro contém as informações re-lativas aos Inquéritos Policiais (IPs) de todas as unidades da Federação. A ferramenta informa o estoque inicial, a produtividade e o estoque atual, além de um gráfico com o percentual da meta, um gráfico com a distribui-ção da produtividade (denúncia, des-classificação e arquivamento) e um quadro comparativo com o percentual atingido em cada Estado da Federa-ção, por ordem de produtividade.

Em outubro de 2011, o Minis-

tério Público de Santa Catarina recebeu da Polícia Civil os dados quantitativos e identificadores dos inquéritos policiais objeto da Meta 2. "O número inicial de IPs foi de 235, que é relativamente baixo se comparado a outros Estados da Fe-deração. O Rio de Janeiro, por exem-plo, tinha 47.177 inquéritos policiais não concluídos", avalia o Coordena-dor do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Promotor de Justi-ça Onofre José de Carvalho Agostini, na condição de Gestor de Metas da ENASP no âmbito do MPSC.

Desde então, o Coordenador do CCR vem mantendo contato frequen-te com os Promotores de Justiça do Tribunal do Júri nas Comarcas onde estão os Inquéritos Policiais da Meta 2, de modo que informem quais re-sultaram em denúncia por homicídio (principal objetivo), quais resultaram em denúncia por outro crime (desclas-sificação) e quais foram arquivados.

Segundo dados repassados pelas Promotorias de Justiça, nos IPs da Meta 2, até 31 de maio de 2012, 132 IPs foram finalizados, isto é, 56,2% do total. Nesses, foram oferecidas de-núncias em 31 casos (23,5%), foram propostos 92 arquivamentos (69,7%) e em 9 IPs houve desclassificação (6,8%). "Esses dados permitem afir-mar que, até maio, o índice de eluci-dação de crimes dos IPs inscritos na Meta 2 em Santa Catarina é superior à média nacional . A tendência é que, com o retorno das diligências realiza-das, esse índice seja ainda maior, fi-nalizando-se a meta frente a um novo

patamar de efetividade nas investiga-ções de homicídios em nosso Estado", considera Agostini.

As mEtAs dA ENAsPA Enasp é uma estratégia de se-

gurança integrada com o Ministério Público, Judiciário, Defensorias e todos que estejam envolvidos com os temas definidos como estratégicos, criada a partir da necessidade do pla-nejamento conjunto de ações comuns pelos órgãos que compõem o Sistema de Justiça, para a plena eficácia dos programas voltados à efetividade da segurança pública. A estratégia é fei-ta por meio de projetos diversos, que podem ter diferentes vertentes, con-forme entendimento dos membros. A ação proposta pelo CNMP no âmbito da ENASP tem o objetivo de agilizar a investigação e o julgamento dos cri-mes de homicídio. Para isso, em julho de 2010, foram fixadas quatro metas:

1- Identificação das causas da subnotificação nos crimes de homicí-dio, o que permitirá o direcionamento de esforços específicos para sua redu-ção, para que a toda a morte violenta ou suspeita corresponda um inquérito.

2- Concluir, com lavratura de relatório, todos os inquéritos e pro-cedimentos investigatórios criminais instaurados até 31.12.2007, em de-corrência de homicídios dolosos.

3- Alcançar a fase de pronúncia em todas as ações penais por crime de homicídio ajuizadas até 31.12.2008.

4- Julgar as ações penais relati-vas a homicídio doloso distribuídas até 31 de dezembro de 2007.

DIvUlGAção/InFoRmE

Dos 235 crimes cometidos até 2007, 132 já foram finalizados

Comandante do Exército Brasileiro acompanhou exemplos das atividades dos policiais

63° BI faz inspeção no Batalhão da PM em São José

Bope apreende duas armas no bairro José Nitro

Suspeito de assaltos a ônibus na Capital é preso

Morre adolescente que reagiu a abordagem policial no Ipiranga

Na tarde de terça-feira (12), o comandante do 7º Batalhão de Po-lícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinicius Bedretchuck, acompanhado do major Emiliano Gesser, sub co-mandante e demais oficiais recep-cionaram o senhor tenente-coronel, comandante do 63º Batalhão de In-fantaria (BI) do Exército Brasileiro André Henrique Ribeiro Cacho, em

razão da visita de inspeção, em con-formidade com a ordem administra-tiva 02 do Comando Geral de 2012.

No ato, o comandante do 7º BPM expos as atividades adminis-trativas e operacionais do batalhão e demais áreas de atuação. Em segui-da, foi oferecido um café da tarde na sede recreativa do batalhão a todos os presentes.

Por volta das 16h30 de quarta--feira (13), guarnições da ronda tá-tica do Batalhão de Operações Po-liciais Especias (Bope), em rondas pelo loteamento José Nitro, em São José, se depararam com um homem armado, que ao avistar os policiais se evadiu em direção a um matagal nas proximidades.

Durante a fuga o suspeito aca-bou abandonando uma espingarda

da marca Boito, calibre .36 e uma mochila que possuía em seu interior um revólver calibre .44 com cano de oito polegadas.

Na mochila os policiais também encontraram nove munições intactas de calibre .36, três de 9mm e dez de calibre .44.

O material foi apreendido e en-tregue na 2º Delegacia de São José. O meliante conseguiu escapar.

Policiais da Delegacia de Repres-são a Roubos da Capital, cumpri-ram mandado de prisão preventiva na quarta-feira (13) contra Adilson Leopoldo, suspeito de ter cometido vários roubos a cobradores de ôni-bus do transporte coletivo da Grande Florianópolis. O acusado foi conduzi-do ao Presídio de Florianópolis.

Adilson aguardava os ônibus que seriam assaltados em pontos do bair-

ro Capoeiras, região Continental de Florianópolis e, ao embarcar no co-letivo, ameaçava os cobradores com uma faca e subtraía do caixa toda a quantia existente.

Depois da ação, que durava pou-cos minutos, desembarcava do cole-tivo e se deslocava para outro ponto a fim de realizar outro crime. Ele foi reconhecido pelas vítimas como sen-do o autor dos crimes.

Morreu às 23h45 de terça-feira (12), no Hospital Regional de São José o adolescente de 17 anos que foi alvejado nas costas após ter reagido à uma abordagem da Polícia Civil. De acordo com a polícia, ele e outros dois adolescentes, que foram apre-endidos no bairro Ipiranga, em São José, estariam traficando drogas.

A dupla que estava com o ado-lescente está detida na Central de

Polícia, em Barreiros, aguardando decisão judicial. Com os três, os po-liciais encontraram pacotes de co-caína, maconha e crack embalados e prontos para venda. Três cartelas de LSD também foram apreendidas. A droga estava armazenada em uma mochila. Duas armas, uma delas que teria sido usada pelo adolescente pra atirar contra os policiais, foram apreendidas.

DIvUlGAção/InFoRmE