jornal imprensa livre - setembro 2009

24
IMPRENSA LIVRE O jornal de maior circulação Fundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJ Uma tradição da imprensa de Guarapari Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo Ano 8, nº 70 Guarapari, ES setembro de 2009 / 2º quinzena Distribuição Gratuita ALFREDO CHAVES CARIACICA DOMINGOS MARTINS LINHARES SÃO MATEUS COLATINA S. JOSÉ DO CALÇADO GUARAPARI ANCHIETA VITÓRIA JOÃO NEIVA VILA VELHA STª Mª DE JETIBÁ VILA PAVÃO Presidente da câmara de Guarapari pede tempo no tramite de processo e criti- ca iluminação pública Vereador Alexandre Passos quer redução de duas ho- ras para servidor com lho com deciência 1ª Corrida Rústica da cidade de João Neiva Santa Maria de Jetibá realiza Seminário de Agroecologia e Bio & Flores 2009 Vila Pavão estréia com vitórias na Copa A Gaze- tinha Portos de Vila Velha lideram movimentação de cargas no Espírito Santo Guarda Municipal de Anchieta Completa 1 ano Alfredo Chaves: Res- tauração da Estação de Matilde será concluída em dezembro “Sabores do Campo” traz produtos de Cariacica Governo assina ordem de serviço do ‘Caminhos do Campo’ em Domingos Martins Presidente da Câmara de Linhares participa de reabertura de Centro Cultural Prefeito de Colatina Leonardo Deptulski participa das co- memorações dos 60 anos do hospital Silvio Avidos Cafeicultores são incenti- vados a renovar lavouras e melhorar produtividade em São José do Calçado Estudantes de São Mateus realizam projeto voltado para as Escolas Literárias do país & 2 0 0 9 8 8 23 9 7 7 15 15 2 19 6 9 21 16 Guarapari comemora 118 anos de emancipação política. Parabéns! Guarapari comemora 118 Guarapari comemora 118 anos de emancipação anos de emancipação política. Parabéns! política. Parabéns!

Upload: leonardo-gomez

Post on 07-Jun-2015

1.652 views

Category:

Entertainment & Humor


32 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

IMPRENSALIVREO jornal de maior circulação

Fundado pelo jornalista e radialista Carlinhos DJUma tradição da imprensa de Guarapari

Circulação: Guarapari, Vitória, Vila Velha, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma, Itapemirim, Barra, Marataízes, St. Mª de Jetibá, Cariacica, Linhares,São José do Calçado, Vila Pavão, Domingos Martins, Viana, São Mateus, Serra, Colatina.Via postagem: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo

Ano 8, nº 70 Guarapari, ES setembro de 2009 / 2º quinzena Distribuição Gratuita

ALFREDO CHAVES

CARIACICA

DOMINGOS MARTINS

LINHARES SÃO MATEUS COLATINA S. JOSÉ DO CALÇADO

GUARAPARI ANCHIETA

VITÓRIA

JOÃO NEIVA

VILA VELHA

STª Mª DE JETIBÁ

VILA PAVÃOPresidente da câmara de Guarapari pede tempo no tramite de processo e criti-ca iluminação pública

Vereador Alexandre Passos quer redução de duas ho-ras para servidor com fi lho com defi ciência

1ª Corrida Rústica da cidade de João Neiva

Santa Maria de Jetibá realiza Seminário de Agroecologia e Bio & Flores 2009

Vila Pavão estréia com vitórias na Copa A Gaze-tinha

Portos de Vila Velha lideram movimentação de cargas no Espírito Santo

Guarda Municipal de Anchieta Completa 1 ano

Alfredo Chaves: Res-tauração da Estação de Matilde será concluída em dezembro

“Sabores do Campo” traz produtos de Cariacica

Governo assina ordem de serviço do ‘Caminhos do Campo’ em Domingos Martins

Presidente da Câmara de Linhares participa de reabertura de Centro Cultural

Prefeito de Colatina Leonardo Deptulski participa das co-memorações dos 60 anos do hospital Silvio Avidos

Cafeicultores são incenti-vados a renovar lavouras e melhorar produtividade em São José do Calçado

Estudantes de São Mateus realizam projeto voltado para as Escolas Literárias do país

&2009

8

8

23

9 7

7

15

15

2

19 6

9 21

16

Guarapari comemora 118 anos de emancipação

política. Parabéns!

Guarapari comemora 118 Guarapari comemora 118 anos de emancipação anos de emancipação

política. Parabéns!política. Parabéns!

Page 2: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena2 IMPRENSALIVRE

EDITORIAL

ExpedienteIMPRENSA

LIVREUma publicação de

JOSÉ CARLOS MOREIRA GOMES - MEEmpresa Jornalística, Agência de Notícias,

Elaboração de Jornais agência de publicidade e propagandaCNPJ:07.823.054/0001-04

Insc.Municipal 1185-1Rua Camilo Gianordoli,26,Sala 07/3ºandar- Ed. Tropical Center

Muquiçaba - Guarapari - ESCEP: 29215-080 - Telefax: (27) 3262 7603

[email protected]@gmail.com

Diretor Geral, Editor eJornalista Responsável:

José Carlos Moreira GomesDRT-ES 01189JP

Dept Jornalismo:Carlinhos DJFotos: Carlinhos DJ

Diagramação: Leonardo GomezDepartamento Comercial:

(27) 3262 7603

Comunicado: Conceitos idéias, afi rmações, e outros tipos de opiniões emitidas em ma-térias assinadas, mesmo que só pseudônimo, podem não representar o pensamento da direção e dos editores desta publicação, sendo de exclusiva responsabilidade de seus autores. Garantimos desde já em edição posterior espaço igual para resposta da-queles que se sentirem atingidos.Toda e qualquer matéria veiculada no Jornal Imprensa Livre é a título de colaboração, sem vínculo empregatício, inclusive cargos de direção.

Colaboradorescolunistas

desta ediçãoSandro Venturini,

Karyna Santos Venturini,Isaq Queiroz de Jesus e

Maísa Lima Borges

Semáforos de Guarapari induzem pedestres ao acidente

via ou uma passarela para os pedestres.

Mais enquanto isto não acontece os automóveis, os ciclistas e os pedestres bri-gam pela preferência. Segun-do um morador, a situação é tão caótica que até as pessoas que tem preferência fi ca na dúvida se é a vez dela ou do outro.

Em conversa com o di-retor deste jornal um turista demonstrou estar também muito preocupado com este problema.

“Fico preocupado com esta situação em Guarapari, lá fora quem conhece a fama e não conhece a cidade nem imagina que aqui acontece isto, é uma pena”.

O jornal Imprensa Livre continuará sempre reivin-dicando obras que venham melhorar a qualidade de vida da população de Guarapari, e espera que elas sempre sejam atendidas pelas autoridades.

Os semáforos ainda con-tinuam causando transtorno aos pedestres, a cada mo-mento ocorrem acidentes que poderiam ser evitados se os mesmos estivessem fun-cionando de acordo. Muitos motoristas ao chegar ao mu-nicípio pela primeira vez, fi cam em dúvida com os se-máforos instalados na des-cida da ponte, porque para alguns motoristas os mesmos vêm induzindo os pedestres atravessarem de uma só vez a avenida, e justamente neste momento que acontecem os acidentes.

Guarapari necessita ur-gentemente de uma ciclovia que vá dá descida da pon-te até o próximo sinal nas imediações da Matriz Nossa Senhora da Conceição, pois já que os ciclistas não respei-tam e não procuram parar no momento em que o sinal está fechado para os veículos a única alternativa é uma ciclo-

COUNTRY GÁS Seu gás acabou?É só ligar!3362-3362

ou0800 2839 456Disk Água e Gás

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Sucursal Vitória

O 9° Simpósio Regional dos Cafeicultores da Região do Caparaó, re-

alizado em São José do Calça-do, reuniu renomes nacionais da área da cafeicultura. Com o tema “Café – suas perspectivas e desafi os”, aproximadamente 400 produtores do entorno do Caparaó participaram do even-to. O Simpósio foi promovido, nos dias 27 e 28 de agosto, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), vinculado à Se-cretaria de Estado da Agricultu-ra, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Centro de De-senvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e da Prefeitura de São José do Calçado.

A abertura ofi cial aconteceu no Parque de Exposição Divi-néia, no dia 27, com a presença de autoridades municipais e estaduais. Na oportunidade, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, assinou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura para ampliar as ações de assistência técnica no município.

Evair de Melo afi rma que o produtor precisa renovar seus ideais, ter disposição para mu-dar. “Mais do que renovar a cafeicultura, é necessário que o produtor repense o seu traba-lho e tenha vontade de melho-rar. “As tecnologias do Incaper previstas podem impulsionar o desenvolvimento da atividade cafeeira. Com a implementação do programa vamos aumentar a produtividade e a qualidade de café. Estamos contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos municípios pro-dutores”, destaca Evair.

De acordo com o prefeito de São José do Calçado, José Car-los Almeida, o município tem vontade de se recolocar como

um grande produtor de café. “Queremos voltar a ser fortes produtores, e os cafeicultores podem contar com a prefeitu-ra, com Incaper e com o Cetcaf para expandir sua produtivida-de e qualidade”.

Segundo o superintendente do Cetcaf, Frederico Daher, o encontro tem o diferencial de trazer informações tecnológicas e de mercado. “O preço do ará-bica recuou e as lavouras estão com produtividade baixa. Por isso, é importante mostrar aos produtores alternativas para ter sucesso, mesmo diante desse cenário”.

O presidente do Cetcaf, Dá-rio Martinelli, disse que a cafei-cultura tem avançado nas pes-quisas, mas muitos produtores ainda não praticam as técnicas. “O arábica tem um pacote tec-nológico desenvolvido pelo In-caper, mas alguns produtores estão com dúvidas. O encontro tem o objetivo de difundir, de convencer o produtor a subs-tituir sua lavoura. O produtor precisa de coragem, de incenti-vos para mudar”.

Questões ambientais e tra-balhistas da produção, as pers-pectivas do mercado de café e a melhoria da qualidade do produto foram discutidas no segundo dia do simpósio. O Programa ‘Renovar Arábica’ também é um assunto de des-taque, já que mais da metade da produção do café arábica capixaba se concentra na região do Caparaó. O programa tem como meta aumentar a produ-tividade, por meio do uso de variedades de café adaptadas à região e técnicas que garantam melhoria da qualidade.

Na programação, como par-te das discussões sobre Produ-ção e Perspectivas do Mercado do Café, a pesquisadora do In-caper, Maria Amélia Gava Fer-rão, fez uma palestra sobre as

pesquisas e estudos que resul-taram no Programa ‘Renovar Arábica’. Ela falou, também, como uma das pesquisadoras da Embrapa Café/Incaper, so-bre o Programa Nacional de Pesquisa Cafeeira e as respon-sabilidades do Consórcio Bra-sileiro de Pesquisa e Desenvol-vimento do Café dentro desse programa.

Café de qualidadeO membro da Sociedade

Rural Brasileira e liderança respeitada da cafeicultura no Brasil, Luiz Suplicy Haffers fez uma palestra de motivação na abertura do evento sobre “Va-lorização da Cafeicultura Fami-liar”.

Luiz Haffers destacou o ima-ginário que o café representa. “O café está relacionado ao pra-zer, à prosa, ao sabor, à união, à amizade. Mas a cafeicultura familiar precisa ser ótima, a boa não é sufi ciente. Vocês precisam ter produtividade e orgulho de ser cafeicultor. Esse é o grande desafi o. Vale mais o saber do que o ter. E é esse saber que precisa ser conquistado e exe-cutado. Vocês têm o Incaper e o Cetcaf para transferir para vo-cês um enorme conhecimento técnico”.

Haffers mostrou as vanta-gens de ser pequeno produtor. “Vocês têm à mão toda a tec-nologia necessária, têm crédito e a mão de obra. Falta decisão, maior esforço e, principalmente, convicção. Que vocês tenham determinação para se transfor-mar em ótimos cafeicultores. E a propriedade familiar é a chave para esse novo desenvolvimen-to”, afi rmou.

Em relação ao preço, Haffers é otimista para aqueles produ-tores que se dedicam. “Vejo que teremos melhor remuneração pela qualidade. O nosso café é muito bom, mas pode ser me-lhor”.

Cafeicultores são incentivados a renovar lavouras e melhorar produtividade em São José do Calçado

Page 3: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 3IMPRENSALIVRE

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

RogérioNogueira

Rogério NogueiraJornalista

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz...” Alegria, sem sombra de dúvidas uma das maiores caracte-rísticas do povo Brasileiro, o lema é não deixar a peteca cair mas as coisas não são tão fáceis o quanto parecem ser, em meio a corrupção, desordem no congresso nacional, guerra do tráfico, violência, de-semprego, epidemia de dengue e tantas outras “pragas” que estão alarmando o nosso país, temos que nos precaver agora contra mais um inimigo: a gripe suína , ela in-felizmente chegou com força total e está deixando muitos lares em situação de desespero. Cuidados ao evitar ambientes aglomerados e lavar bem as mãos já não são mais

suficientes no impedimento da disseminação do vírus A (H1N1), a sorte está lançada e o caos esta-belecido. A “grande mídia” tenta amenizar a situação e os “podero-sos homens de Brasília” elaboram textos com desculpas esfarrapadas tentando nos ludibriar, hoje a na-ção só deposita confiança em Deus, o único ser detentor de total credi-bilidade entre a raça humana, ser o qual acreditaremos e confiaremos em todos os momentos, rezem meus amigos, somente assim “ex-pulsaremos o mal” na esperança de que muitas mentes possam ser iluminadas para conduzir nossa querida pátria mãe gentil com se-riedade e competência. A fi m de reduzir o núme-

ro de casos de dengue, o Governo do Estado

lançou uma campanha de combate ao mosquito trans-missor, na qual o médico e es-critor Drauzio Varella orienta a população sobre assistência e prevenção. Um dos profi s-sionais que mais contribuiu para popularizar a medicina no País, por meio de progra-mas educativos na televisão e no rádio, na campanha criada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Varella dá di-cas de cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti durante todo o ano.

Em três vídeos, de um minuto cada, ele orienta a população sobre assistência e prevenção e ensina vários cuidados dentro de casa para evitar que o Aedes aegypti se reproduza, tanto no verão quanto no inverno. “É uma campanha educativa que orienta a população sobre o que deve ser feito para en-frentar a doença, que vem se mostrando grave. E, assim, diminuir a transmissão, a in-cidência da doença e também os óbitos. Para isso acontecer, dependemos de toda a socie-dade”, afi rmou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi.

De acordo com o secretá-rio, os vídeos trazem orien-tações sobre o que pode ser feito agora e daqui a alguns meses e traz ainda dicas para se proteger contra a picada do mosquito, sintomas e quando e onde procurar assistência médica. “Com a campanha publicitária, queremos alertar o cidadão, os municípios, os agentes de combate à dengue, as lideranças comunitárias, religiosas, políticas e empre-sariais, ou seja, envolver toda a sociedade no combate à doença”, enumera Anselmo Tozi.

O secretário adiantou que o primeiro dos vídeos, que entrou no ar no dia 04 de setembro com veiculação de um mês tem enfoque no combate à dengue no período que antecede o verão, quando ocorre diminuição do núme-ro de casos devido a fatores climáticos, e não por causa das ações de controle. “Nes-sa época, é preciso continuar os cuidados na eliminação dos focos. As pessoas acham que no inverno o mosquito desaparece, mas ele continua a se reproduzir, depositando os ovos, que lá na frente vão se transformar em mosquito adulto”, enfatiza.

A campanha (que engloba os três vídeos) será veiculada em todo o Estado pelos canais abertos de televisão com o ob-jetivo de divulgar, de maneira massiva, o papel da sociedade no período de baixa transmis-sibilidade da doença, já que aproximadamente 90% dos focos do vetor da dengue es-tão nas residências.

Como combater a dengue:Atenção aos principais

criadouros – 90% fi cam nas residências

- Limpar o quintal, jogan-do fora o que não é utilizado

- Tirar água dos vasos de plantas

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qual-quer tipo de recipiente que possa reservar água

- Manter os quintais bem varridos, eliminando matéria orgânica, como folhas e restos de alimento de animais

- Escovar bem as bordas dos recipientes e mantê-los sempre limpos

Pré-verãoDurante os meses que

antecedem o verão e a tem-peratura está mais amena, o clima mais seco e com menos

chuvas, ocorre uma diminui-ção da proliferação do mos-quito. Neste período, os ovos do mosquito predominam no ambiente domiciliar, e podem levar até um ano aguardando as condições favoráveis à sua eclosão: água, calor e umida-de. Portanto, a eliminação dos ovos neste período evitará o surgimento de mosquitos adultos no verão, diminuindo o número de doentes na fase epidêmica.

CicloA fêmea do Aedes aegypti

pode colocar até 400 ovos por vez. Estes, em condições ide-ais, se transformam em adul-tos em até uma semana. De ovo para larva são dois dias; de larva para mosquito, cinco dias.

NúmerosDe acordo com o último

boletim da dengue divulgado pela Sesa, no dia 31 de agosto, foram notifi cados 205 casos da doença no Estado na trigé-sima terceira semana epide-miológica de 2009, que corres-ponde à semana entre 16 a 22 de agosto. Os sete municípios da Região Metropolitana res-pondem por 70% do total de notifi cações (51.439).

Vila Velha 11.590Serra 11.340Vitória 7.093Cariacica 2.629Guarapari 1.653Viana 861Fundão 44Total 35.210

Do total de casos notifi ca-dos ao Estado, 2.175 pessoas apresentaram a forma grave da doença - Febre Hemor-rágica da Dengue (FHD) e Dengue com Complicações (DCC). Destes, 51 evoluíram para óbito.

Governo lança campanha de combate à dengue com Dr.Drauzio Varella

Estado garante 1º lugar em Conferên-cia Nacional realizada em Brasília

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) participou da Feira do Conhecimento,

durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada em Brasília e conquistou, em nome do Estado do Espírito Santo, o primeiro lugar na votação popular. A PM esteve presente no evento com o projeto “Rede de Promoção de Ambientes Seguros (Repas) – o Batalhão Participativo”, desenvolvido pelo 10º Batalhão da PM, localizado em Guarapari.

O projeto ganhou destaque du-rante o evento entre os pesquisado-res da área de segurança pública. Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvol-vimento (PNDU) participaram da Feira e conferiram de perto a ini-ciativa de policiamento interativo capixaba.

Para o idealizador do projeto, o atual coordenador estadual de Polícia Comunitária Interativa, Major Jailson Miranda, os traba-lhos dos militares da PMES foi elogiado diante da sistematização e controle de produtividade das ações. “Tivemos a oportunidade de ter o nosso projeto reconhecido por pesquisadores do PNDU, o que muito nos engrandece. A in-teração e a promoção dos direitos humanos da Polícia Interativa do Estado foram fatores relevantes e elogiados por estes pesquisadores, que já produziram a metodogia da Feira do Conhecimento trabalhada e exposta em países como Colôm-bia, Argentina e El Salvador, por exemplo”, destacou.

Os soldados PMs Wagner Car-doso Ferraz e Rafael Pires Leite fo-ram uns dos expositores da PMES na Feira. Durante as apresentações, os militares enfatizaram os proce-dimentos de trabalhos desenvol-

vidos na Repas e toda a inovação do processo de diagnóstico de ambientes seguros no Municipio de Guarapari. “Destacamos os resultados alcançados na dimi-nuição significativa da violência e da criminalidade na região. O que proporciona que a cidade seja mais segura e agradável para a popula-ção”, concluiu Miranda.Repas

O projeto Repas de Guarapari é desenvolvido por meio de uma parceria que envolve o 10º Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Civil, se-cretarias municipais, o Conselho Tutelar, Ministério Público, o Jui-zado da Infância e da Juventude, a Associação de Moradores do Cen-tro (Amocentro), o Conselho Inte-rativo de Segurança, o MP, dentre outras instituições.

O grupo tem por finalidade detectar problemas no município, apresentar diagnósticos de preven-ção, apresentar soluções às deman-das, promover ações em conjunto para a melhoria da segurança, com o intuito de obter resultados ime-diatos ou de médio e longo prazo.

O Projeto foi idealizado pelo major Jaílson Miranda, atual coor-denador estadual de Policiamento Comunitário-Interativo. De acor-do com o oficial, que na época era subcomandante do 10º Batalhão, a idéia era reunir os diversos fatores capazes de influenciar, de alguma forma, na eliminação de fatores de riscos e na consequente construção de ambientes mais seguros.

“Não basta a atuação da polí-cia. Existem variáveis com forte in-fluência sobre a segurança pública, sob responsabilidades de outros órgãos. Criar ambientes mais segu-ros é distribuir responsabilidades e atuar proativamente na elimina-ção de fatores que criam condições para o aparecimento do crime e da violência”, disse o major Miranda.

Page 4: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena4 IMPRENSALIVRE

Sucursal Vitória

O Governo do Estado, por meio do Departa-mento de Estradas de

Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), autarquia vincula-da à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), e a Prefeitura de Vitória inauguraram no dia 29 de agosto a nova Ponte da Passagem, que liga a Avenida Fernando Ferrari à Avenida Nossa Se-nhora da Penha, em Vitória.

A solenidade foi realizada às 8 horas, no lado norte da ponte (no sentido Serra-Vitó-ria), próximo ao viaduto de acesso à Avenida Hugo Viola.

Após a solenidade, o go-vernador Paulo Hartung, o vice governador, Ricardo Fer-raço, e o prefeito de Vitória, João Coser, seguiram em co-mitiva até a ponte, onde foi descerrada a placa de inau-guração, instalada sobre uma estrutura de 1,70m de altura,

que é uma réplica dos pilones da nova Ponte em escala redu-zida 32 vezes.

Momento históricoA inauguração da nova

Ponte da Passagem representa um momento histórico para a

Capital e para o Estado. Esta é a primeira ponte estaiada construída em estrutura mista – aço e concreto – no Brasil.

A ponte será destinada apenas ao tráfego de veículos motorizados.

Selo e carimbo comemora-tivos

Durante a solenidade de inauguração da nova Ponte da Passagem foram lançados o selo comemorativo e o carim-

Governo do Estado e Prefeitura de Vitória inauguram a nova Ponte da Passagem

bo postal. O selo consiste em um

conjunto de duas partes. Uma delas, é o selo e a outra, uma vinheta dos Correios, que têm valor postal somente se aplica-dos em conjunto. O Governo do Estado produziu cinco mil

exemplares, que foi concebido em poli-cromia e traz uma bela foto da nova obra de arte especial. A partir de agora, o selo passa a fazer parte do conjunto histórico dos Cor-reios do Brasil.

O selo da nova Ponte da Passagem será utili-zado em todas as correspon-dências do Governo do Estado e disponibilizado para cole-cionadores e fi latelistas. Neste caso, quando solicitado.

O carimbo também será utilizado em todas as corres-pondências do Governo du-rante 30 dias e, após esta data será enviado para o Museu Postal e Telegráfi co em Brasí-lia, uma vez que é uma peça histórica.

Foto: Nestor Muller

Selo e carimbo comemorativos

Maisa Lima Borges

Maísa Lima BorgesFarmacê[email protected]

CigarroMuitas pessoas fumam por

prazer, por razões sociais, como por exemplo, pressão dos ami-gos ou simplesmente para sa-tisfazer seu vício. Inicialmente, o hábito de fumar era comum somente entre os nativos das Américas do Norte e do Sul, e que depois, foi levado ao resto do mundo através do comércio e exploração das Américas.

No entanto, o simples ato de fumar produz riscos letais tanto ao fumante quanto ao não fumante, ou também chamados de fumantes passivos.

Hoje em dia, muitos fuman-tes já estão dispostos a parar de fumar, devido aos agravos e preocupações com a saúde. Dentre os quais podemos citar:• Câncer: câncer de boca, larin-ge, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero.• Doenças Coronarianas: 25% das mortes causadas pelo uso do cigarro provocam doenças coronarianas tais como angina e infarto do miocárdio.• Doenças Cerebrovasculares:O fumo é responsável por 25% das mortes por doenças cere-brovasculares entre elas derra-me cerebral.• Doenças Pulmonares Obs-trutivas Crônicas (DPOC): tais como, bronquite e enfi sema 85% das mortes são causadas pelo fumo.

Efeitos no Metabolismo:Atletas envolvidos em even-

tos que requerem resistência nunca fumam. Devido ao fato da fumaça do cigarro causar redução na função pulmonar, difi cultando o transporte de oxigênio ( O² ) do sangue.

Pesquisas apontaram uma melhora no desempenho de nadadores, velocistas, ciclistas em geral, apenas pela abstinên-cia ao fumo. Onde, reportaram terem se sentido melhor exerci-tando-se em uma condição de não fumante.

Dicas para PARAR de fumar: • Beber muita água;• Mastigar chicletes e balas ou chicletes de nicotina como subs-tituição ao cigarro;• Práticar esportes ou exercícios aeróbicos e relaxamento;• Evitar bebidas alcoólicas e café; • Ficar atento a situações de es-tresse para não ter uma recaída;

Alguns Componentes do cigarro:

Na fumaça do cigarro já se isolaram 4.720 substâncias tó-xicas, as quais atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos; Contém mais de 60 canceríge-nos, sendo as principais:

Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;

Benzopireno - substância que facilita a combustão exis-tente no papel que envolve o fumo;

Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;

Agrotóxicos - DDT;Solventes - benzeno;Metais Pesados - chumbo e

o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, ten-do meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfi sema, fi brose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago);

Níquel e Arsênico - armaze-nam-se no fígado e rins, cora-ção, pulmões, ossos e dentes re-sultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio;

Cianeto Hidrogenado;Amônia - utilizado em lim-

padores de banheiro;Formol - componente de fl u-

ído conservante;Monóxido de Carbono - o

mesmo gás que sai dos escapa-mentos de automóveis.

Um fator importante pre-conizado em nossa Legisla-ção Federal é:

- PROTEÇÃO CONTRA OS RISCOS DA EXPOSIÇÃO À POLUIÇÃO TABAGÍSTICA AMBIENTAL:

Recomenda medidas restri-tivas ao fumo nos ambientes de trabalho.

Lei n.º 9.294 (15 de julho de 1996):

Proíbe o uso de cigarros, ci-garrilhas, charutos, cachimbos, ou de qualquer outro produto fumígeno derivado do tabaco, em recinto coletivo privado ou público, tais como, repartições públicas,hospitais, salas de aula, bibliotecas, ambientes de trabalho, teatros e cinemas.

Permite o tabagismo em fu-módromos, ou seja, áreas desti-nadas exclusivamente ao fumo, devidamente isoladas e com arejamento conveniente.

Page 5: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 5IMPRENSALIVRE

Page 6: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena6 IMPRENSALIVRE

Saiba mais sobre...

Izac QueirozContador

Lei nº 11.941/2009 - O “Refi s da Crise”

Lei nº 11.941/2009 (con-versão da Medida Provisória nº 449/2008) estabeleceu novo parcelamento especial para aquisição de débitos federais, o qual vem sendo apelida-do pela mídia nacional de o “Refi s da Crise”. A referida lei estava pendente de regu-larização, o que veio ocorrer com a edição da Portaria Con-junta da PGFN/RFB nº 06 de 22/07/2009.

A adesão ao novo programa poderá ser realizada a partir de 17 de agosto até 30 de novem-bro de 2009. Poderão ser objeto de parcelamento ou pagamen-

to os débitos de qualquer na-tureza junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou à Secretaria da Receita Federal do Brasil. O referido progra-ma abrange débitos vencidos até 30 de novembro de 2008, que poderão ser parcelados em até 180 meses (15 anos). Os requerimentos de adesão ao parcelamento deverão ser pro-tocolados exclusivamente nas páginas da PGFN ou da Recei-ta Federal na internet.

Há previsão de redução de multa de juros de mora, de acordo com as condições de pa-gamento/parcelamento:

Fonte: www.receitafederal.gov.br

Portos de Vila Velha lideram movimentação de cargas no Espírito Santo

Ocupando os dois pri-meiros lugares no re-latório divulgado pela

Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) referente ao primeiro semestre deste ano, o município de Vila Velha con-fi rma mais uma vez seu papel de destaque no desenvolvi-mento portuário do Espírito Santo, com mais de 1,2 bilhão de toneladas movimentadas pelo Terminal de Vila Velha (TVV) e pelo Porto de Capu-aba. De acordo com a análise, cargas transportadas em con-têineres foram as mais movi-mentadas entre janeiro a junho nos portos capixabas adminis-trados pela Codesa.

O Terminal de Vila Velha (TVV) foi o primeiro coloca-

do na movimentação, com o total de 886.549.381 toneladas. Em seguida, vem o Porto de Capuaba, com 396.910.752,13 toneladas. Em terceiro lu-gar, destaca-se a movimenta-ção do Porto de Vitória, com 120.832.879 toneladas.

O Porto de Capuaba é um importante fator de desenvol-vimento para Vila Velha. Mo-vimenta, nos oito berços que possui, navios roll-on-roll-of, produtos siderúrgicos, már-mores e granito, café, automó-veis, granéis sólidos, bobinas de papel e celulose, principal-mente por meio de contêine-res, permitindo escoamento de produtos com origem do Corredor Centro-Leste e das importações.

Ampliação no setor

A Vila Porto Logística e Armazéns conclui ainda este ano as obras de expansão de sua infraestrutura, ampliando em 2.200 metros quadrados sua área de armazenagem. Com isso, a empresa passa a ter 8.200 metros quadrados para acomodar os produtos. As obras começaram em 2008.

A meta da empresa é au-mentar no próximo nesse se-mestre a capacidade de seis mil posições pallets (quando a carga fi ca suspensa no galpão). Atualmente, a Vila Porto, que fi ca no Porto de Capuaba, gera cerca de 250 empregos diretos e indiretos. Possui uma área climatizada ideal para a guar-da de vinhos e equipamentos de verticalização, alguns dos quais específi cos para o arma-zenamento de tecidos.

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

VILA VELHA

Syria Luppi / Foto: Eduardo Ribeiro

Prefeitura de Vila Velha entrega seis novas ruas

A Prefeitura de Vila Ve-lha inaugurou no dia 12 de setembro, seis ruas

urbanizadas, pavimentadas e com rede de drenagem cons-truída em Divino Espírito San-to. O prefeito Neucimar Fraga entregou, junto à comunidade, as ruas Araré, Pessegueiros, Manoel de Freitas Dias, Tra-vessa Araré, Beco Manoel de Freitas Dias e Beco das Neves.

As melhorias vão elevar a qualidade de vida da popula-ção, proporcionando um trá-fego de veículos mais rápido e seguro, além de benefi ciar os pedestres, com o trabalho de recuperação de meio-fi o e cal-çadas. As obras de drenagem vão facilitar o escoamento das águas da chuva, eliminando os alagamentos constantes na região.

Divino Espírito Santo é o sexto bairro mais populoso de

Vila Velha, com mais de onze mil moradores. O bairro já foi contemplado pela atual admi-nistração com a drenagem e pa-vimentação da rua Moema, que dá acesso ao Vila Velha Hospi-tal e ao Terminal de Vila Velha – uma antiga reivindicação da comunidade. Neste momento, a prefeitura está pavimentando a rua Jovertino de Souza e, ainda neste ano, será feita a pavimen-tação da rua Hernandes de Sou-za e da avenida Allan Kardec.

ReduçõesMulta

de Mora e ofício

Multas Isoladas

Juros de

Mora

Encargo Legal

Pagamento à vista 100% 40% 45% 100%Até 30 parcelas 90% 35% 40% 100%Até 60 parcelas 80% 30% 35% 100%Até 120 parcelas 70% 25% 30% 100%Até 180 parcelas 60% 20% 25% 100%Para débitos incluídos em outros parcelamentosRefi s 40% 40% 25% 100%Paes 70% 40% 30% 100%Paex 80% 40% 35% 100%Demais reparcelamentos 100% 40% 40% 100%

Ressalte-se, inclusive, a possibilidade de quitar ou par-celar no novo programa os sal-dos remanescentes dos débitos consolidados no Programa de Recuperação Fiscal – REFIS; no Parcelamento Especial – PAES; no Parcelamento Excepcional – PAEX e o saldo remanescen-te dos débitos consolidados no parcelamento previsto no art. 38 da Lei nº 8.212, de 1991.

Portanto, o novo programa de parcelamento apresenta-se como mais uma excelente oportunidade para regulariza-ção de débitos junto ao Gover-no Federal.

São medidas como estas que deveriam servir de exem-plo para o nosso município, que por sua inoperância ou fal-ta de habilidade e agilidade no andamento dos processos de concessão de Alvarás Sanitá-rios e de Funcionamento, dei-xam de ampliar a receita, per-dendo arrecadação por causa

da morosidade e da burocra-cia. Permitam-me registrar que um processo de Alvará pode durar até um ano para ser con-cedido. Enquanto isso, muitas empresas que são constituídas ou se que instalam em Guara-pari, após requererem ou não o Alvará, funcionam durante um período e depois fecham suas portas por falência ou transfe-rência de endereço, sem pagar nada aos cofres municipais. E se o município quiser receber vai ter que gastar tempo e di-nheiro para acionar a empresa através da Dívida Ativa. Será que não seria melhor, adequar os procedimentos, efetuar trei-namento e capacitação de pes-soal, melhorar as condições de trabalho, para que estes seto-res se tornem algo totalmente viável para o contribuinte que precisa do Alvará e rentável para o município que precisa arrecadar.

Page 7: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 7IMPRENSALIVRE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura,

Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, no dia 06 de setembro, a ordem de serviço para início das obras de pavi-mentação asfáltica do trecho que vai de Pedra Azul até a Estrada Rota do Lagarto, em Domingos Martins. Os investimentos são da ordem de R$ 990.000,00 e fa-zem parte do programa ‘Cami-nhos do Campo’.

A solenidade foi realizada em frente à Igreja Matriz de Pe-dra Azul, em Domingos Mar-tins, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricul-tura, Ricardo Santos e demais autoridades locais. O trecho a ser asfaltado possui 1,98 quilômetro de extensão e a empresa contra-tada tem o prazo previsto para a execução total dos serviços de 180 dias.

O novo asfalto, com sina-lização adequada, possibilita melhor escoamento da produ-ção agrícola da região, garante ao produtor mais agilidade no transporte e melhora a infra-estrutura de acesso ao local. O trecho também oferece uma via segura a todos os que desejam conhecer ou precisam passar pela comunidade.

InvestimentoO Governo do Estado vai in-

vestir aproximadamente R$ 116 milhões, por meio do Programa Capixaba de Investimentos Pú-blicos e Empregos – 2009, para o desenvolvimento da agricul-tura capixaba. As ações, que se-rão realizadas pela Seag, visam o aumento de produtividade, melhorias para o escoamento da produção e a qualidade de vida do homem do campo. O progra-ma ‘Caminhos do Campo’ faz parte das ações que serão con-

templadas por esse planejamen-to do Governo.

Domingos MartinsDe 2004 a 2009, a Seag in-

vestiu em Domingos Martins R$ 19.073.927,88, em estradas ru-rais, por meio do programa ‘Ca-minhos do Campo’; em eletrifi -cação rural, dentro do programa ‘Luz no Campo’ e no programa ‘Energia Produtiva’; em habita-ção rural; no incremento da ca-feicultura; em patrulha mecani-zada, em telefonia rural, dentro do programa ‘Voz no Campo’; e em serviços e reparos em máqui-nas e equipamentos.

A cafeicultura é a principal atividade agrícola do município, com participação de 32,85% no Valor Bruto da Produção Agro-pecuária, seguida da olericultu-ra, com 30,26% e da produção de produtos alimentares, como feijão e mandioca, com 10,40%.

Novo PedeagAs estratégias de infraestru-

tura no meio rural, no que diz respeito às estradas rurais, estão previstas no Novo Plano Estra-tégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a socieda-de capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcança-das nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

Dentre as principais estra-tégias estão: criar e implantar o programa de Melhoria da Tra-fegabilidade em Leito de Terra, em parceria com os municípios, e articular com o Departamento de Estradas e Rodagem do Esta-do do Espírito Santo (DER-ES) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a realização de investi-mentos prioritários em rodovias que acelerem a integração regio-

nal, conforme indicado no ES 2025.

‘Caminhos do Campo’É um programa desenvolvi-

do pelo Governo do Estado, por meio da Seag, com o objetivo de pavimentar estradas vicinais e que já completou mais de 659km de vias rurais capixabas asfalta-das. Deste total, 492Km já foram entregues às comunidades be-nefi ciadas e aproximadamente 170Km estão em fase de execu-ção.

Desde 2007, foram licitadas e contratadas três empresas pela Seag para conservação perma-nente das estradas, as quais exe-cutam os serviços de remoção de barreiras, capina, varrição e manutenção da sinalização, ga-rantindo a trafegabilidade local.

O programa visa também a aumentar o fl uxo de visitantes no meio rural e, com isso, dobrar o número de propriedades aptas ao agroturismo, uma atividade que gera milhares de empregos diretos e uma renda adicional para os produtores rurais.

Municípios já benefi ciados pelo programa

Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Castelo, São Domingos do Nor-te, João Neiva, Santa Leopoldina, Colatina, Guarapari, Viana, Do-res do Rio Preto, Conceição do Castelo, Iúna, Linhares, Mimoso do Sul, Ibitirama, Guaçuí, Ale-gre, Irupi, Vila Valério, Muniz Freire, Itapemirim, Jaguaré, Fun-dão, Ponto Belo, Cariacica, Santa Teresa, Mucurici, Boa Esperan-ça, Aracruz, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floria-no, Alfredo Chaves, Ecoporan-ga, Ibatiba, Itarana, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Anchieta, Bom Jesus do Norte, Ibiraçu, Je-rônimo Monteiro, Pancas, Alto Rio Novo, Brejetuba, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Sooretama.

Governo assina ordem de serviço do ‘Ca-minhos do Campo’ em Domingos Martins

DOMINGOS MARTINS

Sucursal Vitória

SÃO MATEUS

Pensando em incentivar o estudo da Literatura, a Escola Estadual de Ensi-

no Fundamental e Médio São Mateus desenvolveu, no dia 27 de agosto, o projeto “Painéis Literários”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e confeccionar painel de cinco Escolas Literárias: Classicismo, Neoclassicismo, Romantismo, Parnasianismo, Arcadismo. Os trabalhos dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio estão ex-postos no pátio da unidade de ensino.

“Optamos por estas escolas literárias porque são as mais co-bradas no Enem e no vestibular. E graças a Deus tivemos ótimos resultados. Além de um belíssi-mo trabalho, os alunos demons-traram nas apresentações que conheceram não só as escolas que fi caram sob sua responsa-bilidade, mas toda a essência do movimento literário do país”, ressaltou a supervisora pedagó-gica Luciana Paulo Miranda.

Luciana informou ainda que o projeto oportunizou, por exemplo, a prática da produção textual. “Este foi um trabalho interdisciplinar que envolveu as matérias de Literatura, Lín-

gua Portuguesa, História, Artes e Inglês, possibilitando o aper-feiçoamento de aprendizagem em cada conteúdo proposto”, acrescentou.

A supervisora fi naliza di-zendo que os alunos adquiri-ram também mais prazer pela leitura. “Eles não tinham muito costume de ler livros voltados para grandes situações histó-ricas. Hoje, ouço da boca deles como é bom e prazeroso ler e conhecer a literatura de qual-quer país.”

Escola LiteráriaEscola Literária ou Movi-

mento Literário é o nome dado a todos os acontecimentos his-tóricos envolvendo a Literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais. Existiram vários movimentos que fi zeram revo-lução em todo o mundo e com suas cantigas, suas poesias e seus livros fascinaram milhares de pessoas.

Alguns deles são: Trovado-rismo, Humanismo, Renasci-mento, Classicismo, Quinhen-tismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Natu-ralismo, Parnasianismo, Sim-bolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Con-temporâneas.

Estudantes de São Mateus realizam projeto voltado para as Escolas Literárias do país

Sucursal Vitória

Page 8: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena8 IMPRENSALIVRE

JOÃO NEIVA

No dia 07 de Setembro aconteceu a 1ª Corrida rústica da cidade, o per-

cusso foi da Barra do Triunfo na localidade de Fortaleza com chegada em frente a prefeitura. O inicio da corrida foi às 15hs, foi um clima de euforia entre o público presente quando o 1º colocado cruzou a linha de chegada.

As premiações foram:* Trofeu do 1º ao 3º coloca-

do masculino e feminino* Medalhas do 4º ao 5º colo-

cado masculino* Medalhas do 3º ao 7º colo-

cado feminino* Medalha para o atleta

mais idoso e idosaA classifi cação fi cou da se-

guinte forma:

Masculino1º Lugar - Joatan Gabidelli dos Santos2º Lugar - Sérgio Pereira dos Santos3º Lugar - Carlos H. Pereira4º Lugar - Bernardino Soa-res5º Lugar - Sebastião Adil-son Corrêa6º Lugar - Valdevino Luiz dos Santos7º Lugar - Renan Pereira8º Lugar - Pedro Santana9º Lugar - Reginaldo da Sil-va Salles10º Lugar - José Messias de Almeida

Feminino1º Lugar - Eliane dos Santos João2º Lugar - Suely Conceição dos Santos3º Lugar - Aldinéia Santana4º Lugar - Elisângela Borges Gomes5º Lugar - Andressa Almeida6º Lugar - Dulcinéia B. de Al-meida

A premiação foi feita de

acordo com a classifi cação dos atletas no mas-culino e feminino receberam o tro-feu e medalha do 1º ao 3º lugar e os demais competi-dores receberam medalhas. Esti-veram presentes na entrega da premiação o Se-cretário de Ação Social, o Diretor

do SAAE Tarcisio Morelato e o Vereador Juninho.

Organização: Sérgio Pereira dos Santos

Agadecimento pelo apoio á Thecnocomp Informática, prefeitura Municipal de João Neiva,Menso Gás e á Lora Pu-blicidade.

História da corrida de rua Para falar de corrida não

podemos deixar de comentar sobre o chamado esporte-base que, de maneira geral, corres-ponde a movimentos naturais do ser humano (correr, saltar, lançar), conhecido por Atletis-mo.

A primeira competição es-portiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chama-da pelos gregos de “stadium”,

tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, é conside-rado o primeiro campeão olím-pico da história.

Atualmente é um esporte com provas de pista (corridas), de campo(saltos e lançamen-tos); provas combinadas como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua,como a maratona), corridas em campo (cross country), cor-ridas em montanha, e marcha

atlética. Esta modalidade é dispu-

tada desde o início do Século XIX. Na primeira Olimpíada da era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia, suas provas foram as que obtiveram maior audiência. A atual federação internacional de atletismo é a IAAF e a confederação brasilei-ra de atletismo é a CBAT.

O propósito deste artigo é contar um pouco da história de uma modalidade que se po-pularizou muito: O Pedestria-nismo (corridas de rua). Este surgiu na Inglaterra no século XVIII onde se tornou bastan-te popular. Posteriormente, a modalidade expandiu-se para o resto da Europa e Estados Unidos. Já no fi nal do século XIX as corridas de rua ganha-ram impulso depois do grande sucesso da primeira Maratona Olímpica popularizando-se particularmente nos Estados Unidos.

Depois, nas décadas de 60 e 70, aconteceu o “jogging boom” baseado na teoria do médico norte-americano Ken-neth Cooper que difundiu seu famoso “Teste de Cooper”, a partir de então, a prática da modalidade cresceu de manei-ra sem precedentes na história. Ainda nesta mesma época sur-giram provas onde era permiti-da a participação popular junto aos corredores de elite – cada

grupo largando nos respectivos pelotões.

Atualmente as cor-ridas de rua são muito populares em todo o mundo e praticadas em sua grande maio-ria por atletas amado-res que buscam am-pliar sua qualidade de vida através da prática esportiva.

Nos últimos anos o fenômeno do “jogging boom” parece ter to-

mado conta do Brasil. Aqui foi registrado um grande aumento do número de participantes na provas de rua, como exemplo, os mais de 30 mil corredores que participaram no ano 2001 das etapas do Circuito de Cor-ridas Corpore Pão de Açúcar disputado em São Paulo. Sem falar da tradicionalíssima Cor-rida de São Silvestre que a cada ano se torna mais popular e atrai mais corredores do mun-do inteiro.

1ª Corrida Rústica da cidade de João Neiva

Pioneiro na produção orgânica e com forte tradição na produção

agrícola diversifi cada, o mu-nicípio de Santa Maria de Jetibá sediou o Bio&Flores 2009 com foco na preserva-ção e recuperação dos recur-sos naturais e o Seminário de Agroecologia. Os eventos, que aconteceram nos dias 13 e 20 de setembro, e foram promovidos pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Prefeitura local e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

O Bio&Flores tem como objetivo fornecer informações e tecnologia aos produtores rurais, visando impulsionar os setores de fl ores e orgâ-nicos, agregar valor às ativi-dades desenvolvidas e abrir oportunidades para novos mercados.

Foram realizadas pales-tras sobre Agroecologia e Desafi os para a sustentabili-dade Socioeconômica, Mata; Atlântica e Produtos da Flo-resta, Cenários e desafi os sócio-ambientais: difi culda-des da percepção humana, Avaliação de Conformidade Orgânica; Saúde e Alimentos Orgânicos; Efi ciência Energé-tica e Sequestro de Carbono na Agricultura Orgânica, e ainda sobre Oportunidades e Perspectivas para o Mercado de Flores no Espírito Santo.

Outras atrações do Bio& Flores foram as mesas redon-das que abordaram temas como Mercado e Comerciali-zação para produtos agroeco-lógicos/orgânicos e Políticas Públicas, Incentivos e Tran-sição Agroecologica, ofi cinas de culinária com produtos or-gânicos e de arranjos fl orais. Além disso, os participantes poderão assistir a apresenta-ções culturais como a do imi-tador de pássaros Carlinhos

Jacob e danças folclóricas, e visitar os estandes com pro-dutos orgânicos que serão ex-postos por agricultores.

Prestigiaram o evento agri-cultores, empresários rurais, técnicos, dirigentes de coope-rativas e associações, institui-ções de ensino, consumidores e estudantes interessados no setor orgânico e fl ores.

Bio&FloresO Bio&Flores é um even-

to, em nível estadual, com a participação de agricultores, consumidores, técnicos e au-toridades públicas, interessa-dos em divulgar junto à so-ciedade capixaba, resultados, experiências, oportunidade de negócios, também difi cul-dades, da produção orgânica de alimentos e produção de fl ores.

As atividades desenvol-vidas no evento estão direta-mente ligadas às questões de sustentabilidade ambiental e ecológicas, além de se consti-tuírem grande potencial eco-nômico e indispensáveis para a diversifi cação, o que é uma característica muito impor-tante para a agricultura fami-liar da região serrana.

Conheça o MunicípioSanta Maria de Jetibá está

a 879 metros de altitude, e seu ponto mais alto é a Pedra do Garrafão, com 1.450 metros, e é considerado um dos mu-nicípios mais frios do Estado. A cidade bilíngue é conhecida por ser uma das mais pome-ranas do País. A base da eco-nomia do município é forma-da por hortifrutigranjeiros, e, além disso, o município é um dos maiores produtores de ovos do Brasil.

O município atrai visi-tantes pelos pontos turísti-cos como: o Horto Florestal, uma reserva na comunida-de de São Luis; Pomer Haus Hotel, hotel com estilo típico das construções pomeranas; a Pedra do Garrafão, dentre outros.

Santa Maria de Jetibá realiza Seminário de Agroecologia e Bio &Flores 2009

&2009

STª Mª DE JETIBÁ

Sucursal VitóriaSucursal Vitória

[email protected] (27) 3262-7603

Jornal Imprensa Livre

Page 9: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 9IMPRENSALIVRE

LINHARES

A Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da secretaria de Ação

Social, reinaugurou no dia 09 de setembro a nova sede do Lar das Meninas. Na ocasião foi mostrada a nova estrutura e os presentes poderam sabo-rear um delicioso café da ma-nhã.

A nova casa, que está lo-calizada em frente da antiga, é maior, mais confortável, arejada e iluminada, o que proporcionará uma qualidade ainda maior no atendimento das meninas que passam pelo

local. O lar acolhe meninas em

risco pessoal e social. Entre os principais problemas estão abandono, negligência, maus-tratos e desestrutura familiar. No lar, elas aguardam a deci-são judicial que avalia se ela pode retornar para casa, e se a família está preparada para recebê-las.

Atualmente o lar das me-ninas atende 10 crianças e na casa elas participam de ativi-dades de cunho educativo e social, como ofi cinas de arte, palestras, aulas de informáti-ca, atividades esportivas e au-las de dança.

Prefeitura de Linhares inaugura o novo Lar das Meninas

Um marco para a cultura de Linhares. Foi assim que o Presidente da Câmara

Municipal de Linhares, Ivan sal-vador, defi niu a importância da reabertura do Centro Cultural “Nice Avanza”, localizado na Praça 22 de Agosto. O local foi reaberto ao público, no dia 03 de setembro. O evento, que contou com a presença de diversas au-toridades do município, foi mar-cado pela inauguração da expo-sição permanente da artista Nice Avanza.

Ivan Salvador parabenizou a administração pública, toda a equipe da Secretaria de Cultura e ressaltou a importância da rea-bertura. “Tenho certeza que essa iniciativa incentiva a cultura de Linhares. É realmente um mar-co para o município a exposição permanente dessa grande pin-tora, que retrata o potencial que nossa cidade tem. Além disso, a reabertura do Centro Cultural dá oportunidade para as pessoas conhecerem as obras dos nossos artistas”, destacou.

O Prefeito Municipal de Li-nhares, Guerino Zanon, fez uma fala de agradecimento. “Esse é

um momento de agradecer pela colaboração dos artistas e da Se-cretaria de Cultura na divulgação da nossa terra. Daremos todo apoio possível para elevar a cul-tura de Linhares e para cuidar dos nossos artistas”, frisou.

Em seu pronunciamento o Secretário de Cultura, Antonio Bezerra Neto, destacou a impor-tância de Nice. “A arte é necessá-ria e Nice mostra com suas telas como o cotidiano é maravilhoso. É difícil imaginarmos Linhares sem os contornos de Nice, que levou a nossa cidade para vários lugares do mundo, por meio de suas obras. Temos que desapa-recer com a idéia de que a nossa cidade não tem cultura. Linhares tem um potencial artístico muito grande”, ressaltou o secretário.

Quem participou da reabertu-ra do Centro pode conferir ainda uma palestra sobre Nice, proferi-da por Maria Thereza Costa Gui-marães e Souza e a apresentação do documentário “Nice: primeira pessoa”, produzido pela TVE.

A exposição permanente con-ta com 30 quadros da pintora e com curadoria, ou seja, análise sobre as obras e a artista. O Cen-tro Cultural estará aberto todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

Presidente da Câmara de Linhares participa de reaber-tura de Centro Cultural

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Vários postos de saúde de Linhares fi carão abertos até as 21 horas. A medida foi adotada pela Prefeitura devido ao aumento no fl uxo de pacientes que procuram atendimento no Hospital Geral de Linhares (HGL), principal-mente em função da nova gripe.

Equipes formadas por mé-dicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem vão atuar nos pos-tos de saúde de segunda a sexta-feira até as 21 horas. Atualmente, o atendimento médico nos postos de saúde vai até as 17 horas. Ao todo, sete unidades adotarão o horário estendido. Confi ra os lo-cais:

Bebedouro; Canivete; Santa Cruz; Aviso;- Linhares 5

- Interlagos – próximo à pra-cinha

- Interlagos – próximo ao campo São Paulo Apóstolo;

Com a ampliação do horário, a expectativa é de que em torno de 40 pacientes sejam atendidos por dia, das 17h Às 21h, em cada unidade de saúde. Desta forma, a previsão é que o número de aten-dimentos nos prontos socorros do HGL seja reduzido.

COLATINA

O prefeito Leonardo Dep-tulski e o secretário mu-n i c i p a l

de Saúde, Marco Canni, participa-ram no dia 8 de setembro da aber-tura das comemo-rações dos 60 anos do Hospital Silvio Avidos. A soleni-dade ocorreu no auditório do Sesc e contou com a presença do dire-tor geral, Tadeu Marino, deputado estadual Josias Da Vitória, secretário estadual da Ciên-cia e Tecnologia, Paulo Folleto, representantes de órgãos da saúde, empresariais, clubes de serviço, vereadores e funcionários.

Na cerimônia alguns funcio-nários foram homenageados re-presentando os diversos setores como médicos, enfermeiros e da parte administrativa. Foi feito

também o lançamento do Projeto “Amigos do Hospital Silvio Ávi-dos”. Este projeto tem como obje-tivo agregar a sociedade e as em-presas da região, dentro da visão

de Responsabilidade Social e do exercício da cidadania em prol do hospital. Os primeiros projetos a serem desenvolvidos deverão ser “Parcerias Saúde e Sociedade” e o de “Recuperação e Humaniza-ção de Ambientes”.

O Silvio Avidos representa um marco histórico para o siste-

Prefeito de Colatina Leonardo Deptulski participa das comemorações dos 60 anos do hospital Silvio Avidos

ma público de saúde para Cola-tina, municípios vizinhos e dos estados de Minas Gerais e Bahia. Ele foi construído numa área ce-dida pela prefeitura e contou com

recursos do go-verno estadual e da Legião Bra-sileira de Assis-tência (LBA). A sua inauguração se deu no dia 11 de setembro de 1949 e contou com a presença do então presi-dente da repúbli-ca, General Euri-co Gaspar Dutra. Atualmente pos-sui 106 leitos e até o fi nal do ano esta prevista

a inauguração de mais 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e cinco salas cirúrgicas.

A programação de aniversá-rio contou com várias atividades como ofi cinas internas, apresen-tação de corais, visita dos douto-res da alegria e cerimônias reli-giosas.

Sucursal Vitória

Prefeitura de Linhares amplia horário de atendimento de Postos de Saúde

Page 10: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena10 IMPRENSALIVRE

Page 11: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 11IMPRENSALIVRE

Page 12: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena12 IMPRENSALIVRE

Page 13: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 13IMPRENSALIVRE

Page 14: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena14 IMPRENSALIVRE

Page 15: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 15IMPRENSALIVRE

Um patrimônio Histórico e Arquitetônico muito im-portante para a memória

cultural do município de Alfre-do Chaves, tombado pelo Con-selho Estadual de Cultura desde 09 de Janeiro de 1986, agora será verdadeiramente restaurado. Trata-se da Estação Ferroviária de Matilde, desativada desde meados da década de 80, encon-trava-se totalmente abandonada e depredada. A restauração será concluida em dezembro.

Segundo informações do Catálogo de Bens Tombados no Espírito Santo, a Estação Ferro-viária de Matilde, foi edifi cada em 1910, quando foi construída a antiga estrada de ferro Leopol-dina Railway, que liga as cida-des de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória.

Na época a conquista repre-sentou um grande marco para a engenharia ferroviária nacional, devido seu arrojo. A Leopoldi-na Railway prestou inúmeros serviços no início do século, no-tadamente durante o período áureo do café.

As obras de restauração avaliadas em R$ 356.769,62 foi

possível graças a um convênio fi rmado entre a prefeitura Mu-nicipal de Alfredo Chaves e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A ordem de serviço para a restauração da Estação Ferrovi-ária foi assinada, no dia 27 de abril no município a qual esta-vam presentes a Subsecretária de Estado da Cultura, Ana Lu-zia Saither, o Gerente de Me-mória e Patrimônio Cultural e Natural do Estado, Valdir Cas-teglioni e o Arquiteto Rogrigo Zotelli Queiroz.

Para o prefeito municipal Fer-nando Videira Lafayette(PSB), esta parceria com Estado para o início das obras representa uma conquista muito esperada pelo município. “Afi nal a Estação de Matilde foi porta de entrada dos colonizadores italianos que deram origem aos nossos cos-tumes que hoje ainda são muito presente no dia a dia dos alfre-denses”, disse.

Após a restauração o local será destinado realização de eventos culturais, ofi cinas sócio educativas, capacitações, espaço museológico, restaurante, etc. Será transformado em um Cen-tro de Convivência Turístico e Cultural.

Alfredo Chaves: Restauração da Estação de Matilde será concluí-da em dezembro

Foi realizado no dia 04 de setembro, em Alfredo Chaves um encontro com

secretários municipais da assis-tência social do Pólo Sul, que inclui os municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Cacho-eiro do Itapemirim, Anchieta, Castelo, Gerônimo Monteiro, Marataizes, Minoso do Sul, Muqui, Presidente Kenedy, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. A

reunião foi realizada no Centro de Referência da Assistência So-cial (Cras.

Assuntos em pauta: Cole-giado de Gestores Municipais da Assistência Social e avaliação das conferências municipais.

O encontro, conforme a Se-cretária de Ação Social e Cida-dania de Alfredo Chaves, Jar-cirley de Almeida Silva discutiu também entre os municípios as demandas de assistência social em comum.

Alfredo Chaves sedia encon-tro de secretários municipais do Pólo Sul

Redação Guarapari

Redação Guarapari

ALFREDO CHAVES CARIACICA

INFORMAJUNIORInformática

MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES | RECARGA EM CARTUCHOSCOMPRA DE COMPUTADORES USADOS | VENDAS DE ACESSÓRIOS SEMI-NOVOS

(27) 3262-1288Muquiçaba (ao lado da São Geraldo)

A 21ª edição do ‘Sabores do Campo’, aconteceu no dia 15 de setembro

no Hortomercado, em Vitória, e contou com a participação de Cariacica. O evento tem como objetivo principal divulgar os produtos da agroindústria de base familiar dos circuitos de agroturismo do município, dentre os quais: biscoitos e pães caseiros, rosca, doces cristaliza-dos, licores, b o m b o m de banana, artesanato de fi bra de banana, io-gurte, quei-jo e café co-lonial.

Os vi-s i t a n t e s p u d e r a m degustar os p r o d u t o s das famílias agriculto-ras caria-ciquenses, e assistir a a p r e s e n -tações de grupos de danças típicas locais, além de muita música.

O ‘Sabores do Campo’ é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimen-to, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com as prefeitu-ras municipais. O objetivo do projeto é incentivar o trabalho da agroindústria familiar e di-vulgar os valores as tradições culturais das cidades do inte-rior, aproximando o campo e a cidade.

Produtos expostos para de-gustação e apreciação:

- Biscoitos Caseiros Itapoca - biscoitos e pães caseiros, ros-ca, doces cristalizados

- Sítio Quinellato - pães, co-cada, doce cristalizados e lico-res

- Grupo 7M - banana pas-sas, bombom de banana, bana-na chips, farinha de banana

- Artesãs de Roda D´Água

- pão, licor, bala, bolo e geléia (banana), banana chips e palha / Artesanato (sabonete banana, caixa fi bra da banana, papel)

- Apiário Mochuara - mel e derivados

- Cachaça Maricará - cacha-ça

- Licores dos Deus - licores- Costumes Artes - artesa-

nato da fi bra de banana- Fazenda Pecuária Roças

Velhas - iogurte, queijo (laticí-nio) e café colonial

- Estância Vale do Moxuara - agroturismo e ovinocultura

- Rampa do Cigano - vôo livre

- Fazenda Terra Santa – agroturismo

O município de Cariacica está localizado Região Metro-politana da Grande Vitória, apenas 15,8 quilômetros da Capital. De acordo com o Ins-tituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) a popula-ção estimada do município, é de aproximadamente 365.859 habitantes, dos quais 353.430 ocupam a zona urbana e 12.429 a área rural do município, que é o mais populoso do Espírito Santo.

Marcado por origens que agregam povos indígenas, ne-gros e imigrantes europeus, o primeiro nome do municí-pio foi Carijacica, que na lín-gua tupi signifi ca “chegada do homem branco”. Segundo pesquisadores, Carijacica era o nome de um rio descoberto

pelos indígenas que descia do Monte Mochuara. Com o tem-po, a linguagem popular abre-viou o nome para Cariacica.

O município possui 51% de área rural, e tem como símbolo do município o Mochuara, que é habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau dalho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim, sua fauna é composta de beija-fl o-res, pica-paus, lagartos e outros

bichos.Novo Pede-

agO ‘Sabo-

res do Campo’ faz parte das ações estraté-gicas do Novo Plano Estraté-gico de Desen-volvimento da Agricultura Ca-pixaba (Novo Pedeag), que estimula o de-senvolvimento social e a ofer-ta de produtos e serviços de

qualidade, a valorização histó-rica e cultural e a conservação ambiental das atividades rurais não agrícolas.

O projeto teve início no se-gundo semestre de 2007 e tem como objetivo principal unir o meio urbano ao rural por meio de momentos de degustação de produtos típicos da agricultura de base familiar, dos municí-pios participantes. O ‘Sabores do Campo’ acontece, periodi-camente, no Espaço Agricultu-ra em Movimento da Seag, nas dependências do Hortomerca-do em Vitória.

Os municípios que já parti-ciparam do projeto são: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, An-chieta, Aracruz, Castelo, Do-mingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jaguaré, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Mon-tanha, Nova Venécia, Pinhei-ros, Santa Leopoldina, Santa Teresa (Pólo de Uva), Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

“Sabores do Campo” traz produ-tos de CariacicaSucursal Vitória

Page 16: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena16 IMPRENSALIVRE

ANCHIETA

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

A guarda Municipal de Anchieta completou o seu primeiro aniversário.

A comemoração, no dia 11 de setembro na Praça São Pedro, no centro de Anchieta. A sole-nidade contou com a presença de autoridades, fanfarra das escolas municipais e presença da Banda de Música da Polícia Militar do ES. O convite para a solenidade foi extensivo a po-pulação de Anchieta.

A Guarda Civil Municipal de Anchieta foi criada com o

objetivo de promover a vigilân-cia do município, Policiamento urbano, prevenção à violência e a colaboração na segurança publica. O dia-a-dia da Guarda Municipal de Anchieta tem re-gistrado ocorrências das mais diversas, entre elas socorro a pessoas envolvidas em aciden-tes, vitimas de afogamento, apoio às ações das Secretarias Municipais, apoio à Policia Militar, Polícia Civil, ao Poder Judiciário e até mesmo à Poli-cia Rodoviária Federal, além de terem efetuado a prisão em fl agrante de elementos com os mais variados tipos de delitos.

Guarda Municipal de Anchieta Completa 1 ano

A Prefeitura Municipal de Anchieta em parceria com do CETCAF, BRA-

ZILFOUMDATION, INCAPER realizou nos dias 3 e 4 de Setem-bro o 5º Encontro Regional de Cafeicultores de Alto Pongal e V Feira de Insumos, no centro de Convivência de Alto Pongal Município de Anchieta.

A região que abrange os mu-nicípios de Anchieta, Iconha, Alfredo Chaves, Guarapari, Pi-úma e Rio Novo do Sul vêm se caracterizando pela produção de café conilon, com solos bem estruturados, regime pluviomé-trico adequado com exploração cafeeira calcada na economia familiar.

A região é considerada como vocação para a produção de café conilon de acordo com

O´´zoneamento Agro ecológico para a cultura de café no Estado do Espírito Santo``, sem restri-ção.

O fator negativo que ainda prejudica a imagem do coni-lon, nessa região, é o habito da comercialização da safra ainda na árvore, provocando perdas na rentabilidade da atividade, além da baixa qualidade do produto fi nal.

Mudanças signifi cativas foram conseguidas após o tra-balho integrado do CETCAF, BRAZILFOUMDATION, IN-CAPER e Prefeitura Municipal de Anchieta.

No 5º Encontro Regional de Cafeicultores de Alto Pongal e V Feira de Insumos, foram abordados temas que alertaram os cafeicultores na mudança de atitudes frente ao processo pro-dutivo.

5º Encontro Regional de Cafeicultores de Alto Pongal em Anchieta

A Câmara Municipal de Anchieta aprovou no dia 1º de setembro durante

sessão ordinária no Plenário Ulisses Guimarães, o Projeto de Lei nº 30/2009, que obriga o município a realizar audiências públicas para debater o Orça-mento, o Plano Plurianual de Aplicação (PPA) e a Lei Orgâni-ca Municipal.

O vereador Marcus Assad (PMDB) lembrou que, na sema-na passada, a reunião pública

Câmara de Anchieta Aprova realização de audiência para discussão da LOM

realizada no Legislativo de-bateu o Orçamento, mas fi cou claro que era necessário discutir ainda mais o tema com a socie-dade.

“Temos que revitalizar o nosso pensamento e atender ao povo. Se as pessoas querem Lei Orgânica participativa, com cer-teza vai querer o PPA e a Lei Or-gânica. Esse projeto aprovado aqui hoje representa a vontade de todos”, disse.

Edinho de Souza (PV) com-pletou a fala do colega, acres-centando que a lei deve ser de-batida com responsabilidade.

“Nos colocamos contrários à dispensa de interstício, mas o projeto é muito bom e pertence ao perfi l do Prefeito Edival. É uma iniciativa louvável e o Exe-cutivo quer sim discutir com as comunidades”, frisou.

Projeto de Resolução nº 12/2009, que revoga o arti-go 4º da Resolução nº 4/2009, também foi aprovado pelos vereadores. A matéria dá fi m à Comissão Especial que analisa a Lei Orgânica Municipal e gerou um embate entre os vereadores, sendo aprovada por cinco votos a quatro.

O vereador Marcus Assad (PMDB) encaminhou no último dia 4 de setembro

dois pedidos aos Ministros das Comunicações e das Cidades, que versam sobre melhorias no acesso à informação por meio da internet e também a inclusão de mais municípios no progra-ma “Minha Casa, Minha Vida”.

O primeiro requerimento, de nº 571/2009, reivindica ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, a inclusão digital dos agricultores familiares de Anchieta, que não tem acesso à

internet em suas propriedades.O vereador salientou que a

internet não é mais um luxo, e sim uma necessidade de todos. “Este serviço já não é mais um bem de consumo supérfl uo na vida das pessoas e sim uma necessidade nas mais variadas profi ssões neste país e deve in-cluir, sem dúvida nenhuma, a categoria de agricultores fami-liares”, explicou o parlamentar.

O outro pedido, Requeri-mento nº 572/2009, foi encami-nhado ao Ministro das Cidades, Márcio Fortes Almeida, e soli-cita estudo para a inclusão de municípios com menos de 50 mil habitantes no programa de

habitação federal “Minha Casa, Minha Vida”.

“Sabemos que esse progra-ma viabiliza primeiramente a construção de casas populares para as cidades maiores, mas é preciso que seja feito um novo estudo, já que existe um défi cit habitacional em muitos muni-cípios, inclusive em Anchieta, e a tendência é que esse núme-ro aumente ainda mais”, frisou Marcus Assad.

O vereador acredita que o programa vai benefi ciar muitas famílias no município e em todo o Brasil, se abranger todas as ci-dades, independente do seu nú-mero de habitantes.

Vereador de Anchieta Marcus Assad encami-nha pedido a ministros de Comunicações e Cidades

Page 17: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 17IMPRENSALIVRE

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Redação Guarapari

Os internautas que aces-sam o site da Câmara Municipal de Anchieta

já podem conferir uma novida-de: a TV Câmara Web. Agora todos podem assistir, ao vivo e a partir das 18 horas, as sessões ordinárias do Legislativo Muni-cipal, discussões e votações do Plenário. O link que dá acesso a TV Câmara está situado no canto direito superior do site

institucional da Casa, www.ca-maraanchieta.es.gov.br.

A Câmara de Anchieta pos-sui mais um veículo de pro-moção dos valores éticos em um canal público de informa-ção e cidadania. O presidente da Casa, Jocelém Gonçalves (PMDB) usou a tribuna para apresentar mais esse traba-lho da nova gestão. De acordo com o parlamentar, esse é um novo trabalho democrático que

Presidente Jocelém Gonçalves anuncia TV Câmara Web em Anchieta

O vereador Geovani Me-neguelli (PRP) prestou contas à população an-

chietense dos medicamentos arrecadados na I Campanha Remédio Amigo, realizada en-tre os dias 26 de maio e 1º Julho de 2009.

A iniciativa da campanha é conjunta da Câmara Municipal de Anchieta e da Secretaria Mu-nicipal de Saúde. Na ocasião, foram arrecadadas 1.052 caixas

de medicamentos, sendo que cerca de 30% deles foram apro-veitados.

A primeira campanha res-saltou a importância de ações como essa, que alertam a popu-lação sobre os riscos de manter medicamentos vencidos em casa. “O remédio que você não precisa certamente poderá ser-vir a outra pessoa e fi ca aqui o nosso agradecimento a todos os que direta ou indiretamente participaram de tão nobre fei-to”, salientou o vereador.

Vereador Geovani Meneguelli presta contas da Campanha Remédio Amigo

ANCHIETA

O Piano é um instrumento musical de cordas percutidas, munido de um teclado e de uma grande caixa de ressonância. O som é produzido pela pressão das teclas que acionam martelos de madeira revestidos de feltro que, por sua vez, percutem as cordas.

O primeiro piano foi fabri-cado pelo italiano Bartolomeu Cristofori, que era construtor de cravos de Florença, e por volta de 1700 já havia concluído a fa-bricação de pelo menos um des-tes instrumentos que chamou de “Gravicembalo col Piano e For-te”, isto é, cravo com sons suaves e fortes. Enquanto as cordas do cravo são tangidas por bicos de penas, o piano tem suas cordas percutidas por martelos (revesti-dos de couro nos primeiros mo-delos), cuja dinâmica pode ser variada de acordo com a pressão dos dedos do executante. Isso daria ao piano grande poder de expressão e abriria uma série de

possibilidades novas.Tipos de piano:

Piano de cauda: tem a ar-mação e as cordas colocadas horizontalmente. Bastante vo-lumoso, é adequado para salas de concerto. Existem diversos modelos e tamanhos entre 1,8 e 3 metros de comprimento.

O piano vertical: tem a arma-ção e as cordas colocadas verti-calmente. Também conhecido como piano de armário é o mais recomendado para residências.

Piano automático ou piano-la: um piano com um dispositi-vo mecânico que permite pres-sionar as teclas numa sequência marcada num rolo.

Piano elétrico: O som é pro-duzido mecanicamente e trans-formado em sinais elétricos. Alguns possuem ritmos varia-dos e imitam sons de outros instrumentos .Alcançou grande popularidade durante as déca-das de 60 e 70. Por serem mais leves e portáteis.

Cultura Musical

Cristina CloselPedagoga e Professora de Mú[email protected]

O Piano

garante o direito do eleitor de acompanhar o desempenho dos vereadores.

Agora, quem acessa o site da Câmara vai ver de perto deba-tes sobre valores éticos, morais, sociais, artísticos e culturais de Anchieta, sem sair do conforto de sua casa. O novo canal é uma boa alternativa para quem não pode ir ao Plenário e, mesmo assim, se interessa por política e desenvolvimento municipal.

A Secretaria Municipal de Pesca da Prefeitura de An-chieta já está com inscri-

ções abertas para os pescadores que desejarem comprar o óleo diesel mais barato. É o Progra-ma de Subvenção Econômica do Óleo Diesel Marítimo que poderá reduzir o valor do óleo compra-do pelos pescadores em até 30%. Poderão ter acesso ao benefício

pescadores artesanais, armadores de pesca, industrias pesqueiras e proprietários de embarcações ca-dastradas no Ministério da Pesca e Aquicultura. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria Munici-pal de Pesca, localizada no bair-ro Porto de Cima. Atenção faça logo o seu cadastro porque as inscrições vão somente até o dia 22 de outubro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3536-2525.

Óleo Diesel mais barato para pescadores

[email protected] (27) 3262-7603

COUNTRY GÁSSeu gásacabou?É só ligar!

3362-3362 ou

0800 2839 456

Disk Água e Gás

Page 18: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena18 IMPRENSALIVRE

GUARAPARI

Na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 25 de agosto vários vereadores falaram sobre a precariedade que está a saúde no município de Guarapari.

O vereador Domingos Maciel esteve durante 1 hora dentro de um PA e pode constatar a forma como são tratados funcionários e usuá-rios. Todos estão revoltados.

“O atendimento é péssi-mo! Os funcionários estão sendo perseguidos politi-camente e trabalham mal-humorados. Muitas pessoas são levadas a Anchieta para receber um atendimento de-cente”.– disse Domingos.

O vereador disse ainda que falta uma administra-ção séria na saúde municipal para que então esta cidade possa, de fato, receber o Tí-tulo de “Cidade Saúde”.

Já o Vereador Luiz Rosa

disse que passa com fre-qüência pelo PA da Praia do Morro e vê o esforço dos fun-cionários em atender o povo mesmo sem material.

Luiz Rosa citou a aquisi-ção de 4 ambulâncias para o município, contudo disse que apenas isto não é o su-fi ciente. Disse que é neces-sário investir antes de mais nada em saúde, em educação e posteriormente em asfalto.

“Guarapari precisa de saúde, de creches para tirar nossas crianças da rua. Pre-cisa pagar devidamente seus médicos e tratar com digni-dade os profi ssionais da saú-de” – fi nalizou Luiz Rosa.

Os vereadores Sérgio Passos e Joaquim Capistra-no apoiaram as citações dos colegas e acrescentaram que o clima de insatisfação dos funcionários chega a ser tan-gível. Pediram maior serie-dade por parte da adminis-tração.

Vereadores falam sobre a precariedade da saúde em Guarapari

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CR-

MV-ES) realizou nos dias 16 e 18 de setembro a 36ª Semana Capixaba do Médico Veteri-nário e o 4º Encontro Regio-nal de Buiatria. Os eventos foram realizados no Sesc de Guarapari com a presença de aproximadamente 500 parti-cipantes de todo país, entre médicos veterinários, zootec-nistas e estudantes.

A Semana Capixaba teve palestras e mini cursos vol-tados ao tratamento de cães e gatos, como contracepção, traumas torácicos, abdome agudo e emergências cardio-vasculares. O mercado de clí-nicas veterinárias e pet shops é crescente e os traumas e do-enças desses animais domés-ticos impactam também na economia.

Para apresentar os temas voltados aos pequenos ani-

mais, o CRMV-ES recebeceu especialistas da Unesp de Bo-tucatu (SP), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Vila Velha (UVV).

Gado de leite e corteO mercado de grandes

animais de leite ou corte tam-bém foi abordado durante o evento. Para o setor leiteiro, o zootecnista Alexandre Lopes Moreira apresentou a palestra ‘Efi ciência na Produção Lei-teira’. Já o médico veterinário Marcelo de Souza, da Uni-versidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ministrou um mini curso, tratando da ‘Qua-lidade do Leite do Produtor ao Consumidor’ e ‘Processa-mento Industrial e Inspeção de Leites Fermentados’.

Estudos voltados aos bovi-nos de corte também tiveram espaço durante a Semana. O médico veterinário Eulogio Carlos Carvalho, da Univer-sidade Estadual do Norte

Semana Capixaba do Médico Veterinário em Guarapari

Fluminense (Uenf) apresen-tou o mini curso ‘Inspeção de Carnes e a Atuação do Médi-co Veterinário no Destino de Carcaças’. Outro mini curso foi coordenado pelo médico veterinário Valentim Gheller, da UFMG, com o tema ‘Inter-venções Cirúrgicas em Bovi-nos a Campo”.

EqüinosO CRMV-ES dedicou es-

paço para os profi ssionais que se dedicam aos eqüinos. A palestra ‘Oftalmologia em Equinos’, com Felipe Wouk, professor da UFPR, foi um dos destaques, junto com a palestra ‘Prevenção e Contro-le de Doenças Infecto Conta-giosas em Eqüinos”, do médi-co veterinário Luis Eduardo Ferraz.

O trabalho com eqüinos também teve um mini curso: ‘Abordagem Anestésica do Eqüino com Cólica, com os médicos veterinários Eduar-do Monteiro, da UVV, e Flá-via Lucas, da UFES.

Redação GuarapariRedação Guarapari

Page 19: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 19IMPRENSALIVRE

GUARAPARI

Cada vaca leiteira do Sítio Fazendinha, em Guarapari, produz em

média 35 litros de leite por dia. O número contrasta com a realidade da região, já que a média de produção do re-banho leiteiro no município é de cinco litros de leite por dia. Com o objetivo de conhecer o processo produtivo da pro-priedade, aproximadamente 150 pecuaristas de Guarapari se reuniram para um dia de campo sobre pecuária do leite.

As palestras, que se ini-ciaram às 8 horas, e foram divididas em quatro estações tratando de diversas etapas da produção. O dia de campo é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, As-sistência Técnica e Extensão

Rural (Incaper), órgão vincu-lado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag).

Para o chefe do escritório do Instituto em Guarapari, Ailton Almeida de Barros, a Fazendinha serve de exemplo aos pecuaristas do município.

A primeira palestra abor-dou questões sobre a produ-ção de um animal produtivo, com técnicas usadas no pré-parto, pós-parto, aleitamento artifi cial e desmama. A segun-da será sobre manejo repro-dutivo em rebanho leiteiro, e a terceira palestra, sobre ferra-menta de gestão de fazenda. Para encerrar o dia de campo, haverá uma palestra sobre as vantagens e desvantagens do sombreamento nas pastagens, seguida de um almoço de con-fraternização.

Experiência de sucesso na pe-cuária de leite é apresentada a produtores de Guarapari

O Vereador Sérgio Ribeiro Passos (PPS), disse que muitas pessoas estão re-

clamando dos transtornos cau-sados pelas obras que a CESAN realiza no Município, (O vere-ador Luiz Rosa lembrou que a Rua Bahia, no Bairro Jardim Boa Vista está interditada e com es-goto correndo a céu aberto). No entanto os problemas são ne-cessários para que soluções há muito almejadas sejam alcan-çadas. O trabalho que CESAN está realizando em Guarapari trará grandes benefícios e justi-fi cam os transtornos causados.

O Vereador lembrou que as maiores riquezas de Guarapari estão em suas praias e a princi-pal fonte de renda vem do tu-rismo. Os esgotos de Guarapari ainda são lançados nas águas. É necessário resolver isto o mais rápido possível. A construção da rede de drenagem e esgoto que está sendo feita pela CE-

SAN trará melhor qualidade de vida e sem duvida alguma praias melhores para atrair os turistas. Precisamos ter paciên-cia com o transtorno momentâ-neo, pois o benefício será muito maior.

O vereador falou também sobre esporte. Lembrou que o time de futebol do Central tem se destacado no Estado, repre-sentando muito bem o Muni-cípio. Segundo o vereador é necessário que o poder público municipal dê mais atenção ao esporte no Município. O Clube de Futebol atravessa grandes difi culdades fi nanceiras e é pre-ciso ajudar.

Temos muitos outros cida-dãos de destaque no esporte, está mais do que na hora de ser criado um fundo de incentivo ao exporte do município. Com a valorização do esporte tira-se muitas crianças das ruas, con-cluiu.

O time não ganhou, mas lu-tou e mostrou que tem garra.

Sérgio Passos falou do apoio ao esporte e Lembrou que transtornos da CESAN são necessários

O Presidente da Câmara Municipal de Guarapari , vereador José Raimun-

do Dantas afi rmou que a Câma-ra está realizando várias sessões extraordinárias para atender toda demanda de projetos que necessitam ser votadas. O ve-reador disse que é do entendi-mento dos parlamentares que

a grande maio-ria destes pro-jetos tratam de benefícios para a população de Guarapari.

D a n t a s

lembrou que quando um projeto che-ga à Câmara necessita re-ceber parecer das comissões permanentes

antes de serem votados no ple-nário. As Comissões precisam de tempo para analisar todos os pontos dos projetos. Muitas ve-zes há uma falta de compreen-são, mas toda proposição pre-cisa cumprir seu trâmite legal, isto ocorre em qualquer casa de Lei, seja municipal, estadual ou federal.

Dantas falou também da ilu-minação da cidade que está pre-cária, ao procurar os responsá-veis fi cou sabendo que somente depois da festa da cidade é que as luminárias serão colocadas e a iluminação pública será regu-larizada.

O fato causou indignação ao vereador que teme pela segu-rança da população guarapa-riense.

Ele lembrou que Guarapa-

ri comemora no dia 19 de se-tembro seu aniversário de 118 anos. Tradicionalmente neste dia a Câmara realiza uma festa onde homenageia autoridades e pessoas que de alguma forma se destacam no Município. As homenagens são feitas através de entrega de título de Cida-dão Guarapariense e também do Guará de Ouro que é a Co-menda de maior expressão no Município.

Presidente da câmara de Guarapari pede tempo no trâmite de processo e critica iluminação pública

Redação Guarapari

Redação GuarapariRedação Guarapari

Redação Guarapari

Uma parceria inédita entre os postos de combustível Tigrão e Dino com a dis-

tribuidora de combustível ESSO, rendeu um cheque de mais de oito mil reais a APAE de Guara-pari.

A iniciativa partiu do empre-sário Afonso Rodrigues Pereira Filho conhecido como “Afonso do tigrão”.

Segundo o empresário ele procurou os representantes do posto Dino que toparam na hora.

A campanha que iniciou no dia 04 de junho e terminou no dia 04 de setembro e com menos de um centavo por litro cedido pela ESSO à arrecadação chegou a R$ 8.386,33 (oito mil trezentos e oitenta seis reais e trinta e três cen-tavos ) ele comentou que só não conseguiu arrecadar mais devido

à baixa temporada e a crise fi nan-ceira.

“É gratifi cante ajudar as pes-soas, com apenas um centavo nós conseguimos juntos arrecadar em tão pouco tempo uma quantia signifi cativa para benefi ciar uma

entidade tão impor-tante como a APAE. A união faz a força! É só querer.” disse Afonso.

Para o empresário Dino Simões Pádua para ajudar principal-mente as pessoas mais carentes, pode contar com ele.

“Quando fomos procurados, eu e meus fi lhos topamos na hora, principalmente para ajudar a APAE de Guarapari”

Para o represen-tante da ESSO Jabes Tenório é sempre bom ajudar.

Perguntado se ou-tras parcerias podem acontecer para ajudar outras entidades o empresário Afonso. respondeu “O primeiro passo já foi dado. porque não o segundo o terceiro e por ai vai. É só querer”.

Esso Postos Dino e Tigrão fazem parceria para ajudar Apae de Guarapari

Page 20: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena20 IMPRENSALIVRE

Se liga!!!

CLOSER - PERTO DEMAIS (2004)Anna é uma fotógrafa bem suce-dida, que se divorciou recente-mente. Ela conhece e seduz Dan, um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituá-rios, mas se casa com Larry. Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice, uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confi ança e tentar conquistar o amor de Anna. 8 - #

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA (2004)J.M. Barrie é um bem-sucedido autor de peças teatrais que, ape-sar da fama que possui, está en-frentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, resolve fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres, onde encontra a família Davies. ; - )

DOCE NOVEMBRO (2001)Nelson Moss é um atarefado executivo que só pensa em seu trabalho e parece ter se esque-cido o que é ser amado por al-guém. Até que conhece Sara De-ever, que lhe traz novamente um sentimento de romantismo à sua vida. ; - C

CIDADE DOS ANJOS (1998)

Karina Santos VenturiniEstudante de Relações Internacionais [email protected]

Os melhores fi lmes sobre corações partidos !!!

Em Los Angeles, uma dedicada cirurgiã fi ca arrasada quando perde um paciente durante uma operação. No mesmo instante, um anjo que estava na sala de ci-rurgia começa a se sentir atraído por ela. Em pouco tempo ele fi ca apaixonado pela médica e re-solve fi car visível para ela, a fi m de poder encontrá-la frequente-mente. ; - )

Confi ra a lista do TOP 10 Brasil:

1 – Up - Altas aventuras (Ani-mação)2 – Os Normais 2 – A noite mais maluca de todas (Comédia)3 – O sequestro do metrõ 123 (Ação)4 – Se beber, não case (Comédia)5 – Força G (Aventura)6 – A orfã (Terror)7 – Arraste-me para o inferno (Terror)8 – G.I. Joe – A origem de cobra (Ação)9 – Amantes (Drama)10 – A pedra mágica (Infantil)

Legendas:: - D = Risadas Garantidas; - ) = Apaixonante8 - { = É melhor manter as crian-ças longe da sala...: - ) = Perfeito para toda a família !!!; - * = É bom assistir acompanha-do...8 - # = Eletrizante !!!; - C = Prepare-se para chorar...

VITÓRIA

O Governo Estadual as-sinou no dia 17 de se-tembro junto ao Banco

Mundial (Bird), em solenida-de no Palácio Anchieta, o con-trato de fi nanciamento do pro-grama de saneamento “Águas Limpas”, no valor total de US$ 110 milhões, sendo US$ 71,5 milhões da instituição fi -nanceira e US$ 38,5 milhões de contrapartida da Companhia Espírito Santense de Abasteci-mento (Cesan).

A cerimônia contou com a presença do diretor do Bird para o Brasil, Makhtar Diop, além de autoridades e empre-sários locais.

Os recursos do fi nancia-mento serão aplicados nas obras que já estão em execu-ção do “Águas Limpas”, con-siderado o maior programa de saneamento do Estado, com a construção de 210 quilômetros de redes coletoras, 17 mil liga-ções domiciliares, 16 estações elevatórias e a duplicação da estação de tratamento de es-goto de Mulembá em Vitória de 360 para 570 litros por se-gundos.

“Devido ao equilíbrio fi -nanceiro conquistado pelo Estado e pela Cesan, as obras foram iniciadas antes do em-préstimo concedido pelo Ban-co Mundial. Isso é um fato raro e só foi possível devido à sólida posição fi nanceira es-tadual, que permitiu iniciar as obras com recursos próprios da Cesan e do Estado”, desta-cou o secretário de Desenvol-vimento, Guilherme Dias.

Ele ainda lembrou que o fi nanciamento é importante porque garante a conclusão das obras do programa, que tornará Vitória até 2011 a pri-meira Capital a ter 100% de

esgoto tratado no Brasil. “Os recursos irão garantir o alcan-ce da universalização dos ser-viços de coleta e tratamento de esgoto da Capital e benefi ciar moradores de outros municí-pios capixabas”, disse.

O programa já ampliou a oferta de serviço de coleta e tratamento de esgoto de 20% para 36%, com investimen-tos realizados desde 2003 nos municípios onde a Cesan atua. Esse índice, até meados de 2011, deverá chegar a 60%, co-locando o Espírito Santo com o dobro da média do País.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e De-senvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, destacou que o resultado do ‘Programa Águas Limpas’ é refl exo da prioridade que o Governo do Estado deu ao setor de sanea-mento.

“Desde a primeira gestão do Governo Paulo Hartung, os investimentos no setor de saneamento foram prioriza-dos, o que está dando ao Es-pírito Santo uma nova confi -guração e colocando-o numa situação de destaque em todo o País. De mais de 50 obras de grande porte integrantes do ‘Programa Águas Limpas’ em diversos municípios, 17 já estão concluídas e entregues à população. As demais encon-tram-se em andamento e ape-nas três estão em processo de licitação”, explicou.

O secretário ainda desta-cou os números da população atendida. “Mais de 800 mil pessoas já foram benefi ciadas com os investimentos nos sis-temas de Abastecimento de Água tanto na Região Metro-politana da Grande Vitória, quanto no interior. No esgo-tamento sanitário, mais de 112 mil imóveis foram ligados às

redes da Cesan, signifi cando um acréscimo de 87% no índi-ce de cobertura deste serviço. Já passamos de 20% para 37% de atendimento em esgota-mento sanitário. Do total de R$ 1,03 bilhão de investimen-to, R$ 604,7 milhões já foram aplicados até julho de 2009. Os outros R$ 398,3 milhões estão contratados e com obras em andamento”.

Carnelli comemora a am-pliação da cobertura em co-leta e tratamento de esgoto que chegará a 60% até 2011 e a conclusão de um Plano Dire-tor de Esgoto (PDE). “Além de elevarmos a cobertura deste serviço, é importante desta-car que foi concluído um PDE da Região Metropolitana da Grande Vitória, um documen-to de planejamento de quali-dade, que aponta os caminhos para alcançar 100% do serviço de esgotamento sanitário da região”, concluiu.

Águas LimpasO Águas Limpas é o maior

investimento em saneamento da história do Espírito San-to. Nos 52 municípios onde a Cesan atua, em oito anos, os investimentos superam R$ 1bilhão de investimentos em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que estão trazendo benefícios para moradores da Região Metropolitana da Grande Vi-tória e do interior do Estado.

Com o Águas Limpas, o Governo comprova a prio-ridade dada ao saneamento básico, com investimentos em obras que signifi cam saúde preventiva e preservação do meio ambiente. O programa universalizou o abastecimento de água e irá elevar a cobertu-ra dos serviços de coleta e tra-tamento de esgoto para 60%, até 2011, e 100% na Capital.

Recursos para programa de saneamento é garantido pelo Governo do Estado

O Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário e Ur-bano (BPRv) iniciou, no

dia 04 de setembro a “Operação 7 de Setembro” em todo o Estado. As ações aconteceram de sexta dia 04 até a noite de terça-feira do dia 08, nas rodovias estaduais e na área urbana da Grande Vitória.

Nas rodovias estaduais, o BPRv registrou 21 acidentes, sendo 12 com vítimas, das quais uma fatal e outras 11 sofreram fe-rimentos parciais. Nos cinco dias de operação, os militares apre-enderam 40 veículos e 24 docu-mentos de habilitação. Ao todo, 104 Autos de Infração de Trânsito foram confeccionados.

Já na área urbana da Grande Vitória, foram registrados 106

acidentes, sendo 44 com vítimas. Um acidente resultou em uma ví-tima fatal e outros 45 com vítimas parciais. Do total, foram apreen-didos 43 veículos e 16 documen-tos de habilitação, além da confec-ção de 111 Autos de Infração de Trânsito.

De acordo com o comandan-te geral da PM, coronel Oberacy Emmerich Júnior, ainda falta conscientização por parte dos motoristas. “Mesmo com todo o trabalho de fi scalização que a polícia faz, ainda assim, motoris-tas deixam de lado itens básicos de segurança, capazes de evitar acidentes. Para que o balanço do retorno de feriado seja cada vez mais positivo é necessário que a população se conscientize e seja mais prudente em suas viagens”, ressalta.

Policia divulga balanço da ‘Operação 7 de Setembro’

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 21: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 21IMPRENSALIVRE

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) apre-ciou, na Sessão de ter-

ça-feira (01/09), às 17 horas, quatro matérias, sendo um veto. Entre os projetos apro-vados está o que cria o Progra-ma Estadual para Identifi ca-ção e Tratamento de Dislexia nas escolas, com objetivo de identifi car e acompanhar es-tudantes com o distúrbio.

O Projeto de Lei, de auto-ria do vereador Ademar Ro-cha, prevê exames nos alunos da primeira série do ensino fundamental e nos alunos transferidos de escolas que não sejam da Rede Pública Municipal. Segundo o autor da matéria, os educadores também serão capacitados para reconhecer os sinais da dislexia e de outros distúrbios nos educandos.

Distúrbio

Dislexia é um distúrbio da linguagem e/ou da leitura que deve ser diagnosticado por uma equipe multidiscipli-nar. Trata-se de uma condição hereditária com alterações ge-néticas, apresentando ainda mudanças no padrão neuro-lógico.

Os sintomas que podem identifi car a dislexia, antes do diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem. Identifi cado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, deve-se procurar ajuda es-pecializada. Cabe à equipe multidisciplinar realizar uma investigação.

Crianças disléxicas, que têm o distúrbio identifi cado precocemente e dão início ao tratamento, apresentam me-

nor difi culdade ao aprender a ler. Isto evita problemas no rendimento escolar, que leva meninos e meninas a desgos-tarem de estudar, terem com-portamentos inadequados e atrasos em relação à idade/série.

Comenda

Na mesma Sessão a CMV aprovou o Projeto de lei nº. 98/2009 que institui a Co-menda Paulo Leonídio Storch para homenagear profi ssio-nais que exercem atividades de intermediação imobiliária e que tenham contribuído para a construção civil em Vi-tória.

A homenagem leva o nome do mineiro Paulo Leo-nídio Storch que nasceu em 1934 e fundou, no Espírito Santo, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/ES, 13ª região) sendo seu primeiro presidente. Ele também presidiu e fundou a Associação dos Corretores de Imóveis e o respectivo Sindi-cato.

Conhecido e admirado no meio imobiliário, Paulo Le-onídio Storch tinha grande prestígio entre os corretores, construtores e membros da sociedade, e conquistou inú-meros clientes. Faleceu em 16 de fevereiro de 2007 enquanto ainda exercia as funções de conselheiro no CRECI.

Estiveram presentes à Ses-são os vereadores: Ademar Ro-cha (PT do B), Alexandre Passos (PT), Aloísio Varejão (PSDB), Dermival Galvão (PMDB), Es-mael Almeida (PMDB), Fábio Lube (PDT), Fabrício Gandini (PPS), Juarez Gonçalves (PSB), Luís Carlos Coutinho (PDT), Max da Mata (DEM), Namy Chequer (PC do. B).

Câmara de vitória aprova PL que identifi ca dislexia nas escolas

VITÓRIA

Os vereadores discutiram e aprovaram na Sessão Ordinária realizada na

quarta-feira dia 02 de setembro, às 17 horas, no Plenário da Câ-mara Municipal de Vitória dois Projetos de Lei. O primeiro pro-jeto aprovado no pleito foi o de nº 265/2009, oriundo do Executivo Municipal, que altera a Ementa e o Art. 2º da Lei nº 7.629, de 15 de dezembro de 2008 autorizan-do a doação de imóvel municipal no bairro Tabuazeiro ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), no programa “Minha Casa, Minha Vida”.

A doação destina-se exclusi-vamente para que o bem imóvel seja utilizado na execução do projeto “Residencial Tabuazei-ro”, para construção de Conjunto Habitacional, que irá benefi ciar famílias com renda mensal de até

três salários mínimos.O empre-endimento conta com cerca de 128 unidades habitacionais e será parte integrante do Programa “Minha Casa Minha Vida” que tem como público alvo a popula-ção de baixa renda. O objetivo é garantir moradia digna às famí-lias excluídas pelo mercado imo-biliário já que possuem renda de até três salários mínimos.

Alteração de limites - Foi aprovado também o Projeto de lei nº 205/2009 que altera os limi-tes entre Zonas de Uso Constante do Anexo 2 da Lei nº 6705, de 13 de outubro de 2006. O Projeto de Lei institui nova delimitação das zonas ZOC1/02, ZOC2/04 e ZOR6 do Plano Diretor de Vitória defi nindo os regramentos para o desenvolvimento urbanístico dos bairros da Praia do Canto, Santa Luiza e Barro Vermelho.

Segundo o vereador Ademar Rocha (PT do B), autor do proje-

to, os ajustes são necessários para se conservar a qualidade sócio-espacial e paisagística do trecho situado ao longo da rua da Gré-cia, na confl uência dos bairros citados acima.

“O Plano Diretor Urbano de qualquer cidade exige um acom-panhamento e ajustes constantes para adequá-lo às novas deman-das da cidade. Neste sentido, nada mais normal que introduzir mudanças e aperfeiçoamentos necessários”, afi rma o vereador.

Estiveram presentes à Sessão os vereadores: Ademar Rocha (PT do B), Alexandre Passos (PT), Aloísio Varejão (PSDB), Der-mival Galvão (PMDB), Esmael Almeida (PMDB), Fábio Lube (PDT) Juarez Gonçalves (PSB), Luís Carlos Coutinho (PDT), Max da Mata (DEM), Namy Chequer (PC do B), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Sérgio Magalhães - Ser-jão (PSB) e Zezito Maio (PMDB).

Câmara de vitória: Vereadores aprovam dois novos Projetos de Lei

O presidente da câmara mu-nicipal de vitória vereador Alexandre Passos (PT)

Apresentou um projeto de lei propondo a redução de duas ho-ras do expediente diário dos ser-vidores públicos municipais com fi lhos portadores de algum tipo de defi ciência (motora, intelectual ou sensorial). Este projeto traduz-

Vereador Alexandre Passos quer redução de duas horas para servidor com fi lho com defi ciência

se num importante avanço em di-reção à inclusão dessas pessoas na sociedade.

A matéria foi aprovada pelos vereadores no dia 5 de agosto. O objetivo é oferecer mais disponi-bilidade de tempo aos familiares para se dedicarem ao tratamento e atividades necessárias, buscan-do melhor qualidade de vida jun-to aos seus fi lhos.

Na hipótese em que ambos os pais sejam servidores públicos municipais, a redução do horá-rio será assegurada somente a um deles, mediante livre escolha, facultada, porém, a alternância entre um e outro, desde que pe-riódica.

Para fazer jus ao benefício, o servidor deverá comprovar a condição do fi lho, através de lau-do fornecido pelo mesmo órgão

responsável pela realização de perícias médicas e concessões de licenças dos servidores públicos municipais.

O objetivo é garantir um im-portante mecanismo para atender os direitos das pessoas com defi ci-ência, que devido à sua condição especial têm a capacidade de lo-comoção e percepção reduzidas, razão pela qual necessitam de tra-tamentos especiais (fi sioterapia, terapias ocupacionais, fonoaudio-logia, visitas freqüentes a médicos especialistas, entre muitos outros).

“Ninguém melhor que os pais e mães para cuidarem de seus fi lhos. Mas para isso, eles necessitam de mais tempo livre. A presença mais frequente dos familiares é fundamental para o sucesso do tratamento dessas pes-soas”, justifi ca o vereador.

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

Page 22: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena22 IMPRENSALIVRE

Sucursal Vitória

O vice-presidente da As-sembleia Legislativa do Espírito Santo, deputa-

do Rodrigo Chamoun (PSB), protocolou no dia 13 de setem-bro na Casa, a Indicação solici-tando ao Governo do Estado a instalação de três radares redu-tores de velocidade na Praia do Riacho, em Guarapari.

Para o deputado a Rodovia ES 060, no trecho que liga Gua-rapari – Meaípe, (o centro ao litoral sul da cidade) recebeu grande investimento do Gover-no na criação do calçadão e uma ciclovia e possui um grande fl u-xo de veículos. “O objetivo da instalação de mais três radares redutores de velocidade é de chamar a atenção do motorista para a importância da seguran-ça nas rodovias, utilizando ve-locidade compatível com a via, fazendo com que a estatística de acidentes diminua especifi ca-mente na ES 060 neste trecho”, disse.

Segundo o ele o investi-mento na revitalização da orla da Praia do Riacho tem impul-sionado a pratica de vários es-portes, tais como, caminhada, cooper, ciclismo. Como senão bastasse o cuidado que deve ser dispensado as pessoas que ali utilizam o espaço, mas ao pró-prio motorista que transita na via. “A referida região tem sido destacada pelos inúmeros aci-dentes automobilísticos fatais, devido o excesso de velocidade desenvolvida na rodovia”, afi r-mou o parlamentar.

Para Chamoun, a instalação

dos radares no trecho indica-do se faz necessário, devido ao histórico de acidentes naquele local. “Além preservar a vida daqueles que se utilizam da via, certamente, de forma educativa, haverá a redução de acidentes no local”.

O Deputado disse ainda que o redutor que existe naquela rodovia é na chegada de Nova Guarapari e em toda a Praia do Riacho não existe redutor, jus-

Deputado Rodrigo Chamoun quer a instalação de três radares redutores de velocidade na Praia do Riacho

VITÓRIA

Sucursal Vitória

PMES inicia formação recorde de soldados na corporação

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciou, no dia 14 de setembro, as atividades para a maior turma do Cur-so de Formação de Soldados (CFSd) na história da Corpo-ração. Aproximadamente 740 alunos, aprovados no último concurso público, participaram da Aula Inaugural que foi reali-zada no auditório do Centro de Convenções de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica. O even-to contou com a presença do governador Paulo Hartung e do comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel Oberacy Emmerich Júnior.

Desde novembro de 2008, quando foi publicado o edital do processo de seleção, os can-didatos aprovados para ingres-sar no curso foram submetidos a vários testes que englobaram desde provas de português, re-dação e conhecimentos gerais, a testes médicos, físico e apro-vação de documentos. As aulas iniciam na próxima semana e estão previstas para encerra-rem em julho de 2010.

O número de selecionados neste ano supera as seleções anteriores. O último CFSd, en-cerrado em outubro de 2008, formou 317 soldados. Já em 2007, foram aproximadamente 290 formandos no curso, e nos anos anteriores, entre 200 e 300 soldados.

CursoO Curso de Formação de

Soldados Combatentes contará com 40 disciplinas, que serão desenvolvidas ao longo das 1.200 horas/aulas estabeleci-

das na carga horária para os 740 alunos soldados. A estru-tura curricular está distribuída de acordo com áreas temáticas, que são as seguintes: Sistemas, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública; Violên-cias, Crime e Controle Social; Cultura e Conhecimento Jurí-dico; Modalidade de Gestão de Confl itos e Eventos Críticos; Valorização Profi ssional e Saú-de do Trabalhador; Comunica-ção, Informação e Tecnologias em Segurança Pública; Cotidia-no e Prática Policial Refl exiva; Funções Técnicas e Procedi-mentos em Segurança Pública; além do Ciclo de Palestras.

Para este ano, os soldados combatentes aprovados no processo seletivo contarão com novas disciplinas. São elas: Di-reito Penal Militar; Policiamen-to Ostensivo Ambiental; Poli-ciamento de Guardas; Direção Defensiva Policial; Preservação e Valorização da Prova; além de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais. Esta última representa uma inova-ção para a Polícia Militar. Em outros estados esta formação, que é desenvolvida por meio de palestras, é opcional. No Es-pírito Santo, a formação quanto ao atendimento à pessoas com necessidades especiais consta da Estrutura Curricular, sendo, portanto, obrigatória.

Já o Curso de Formação de Soldados Músicos contará com 39 disciplinas, também distri-buídas em 1.200 horas/aulas. A estrutura curricular segue as mesmas áreas temáticas citadas acima, porém com disciplinas e direcionamentos específi cos para a área de atuação.

tamente aonde os carros desen-volvem maior velocidade. “Mas historicamente também é co-nhecido por acidentes automo-bilísticos fatais, principalmente nos feriados, verão e carnaval”.

Segundo o 10º Batalhão da Polícia Militar de Guarapari, os acidentes ali são comuns, em es-pecial quando as diversas casas noturnas e bares de Meaípe e Nova Guarapari estão em fun-cionamento.

Page 23: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena 23IMPRENSALIVRE

Sucursal Vitória

Sucursal Vitória

O mês de agosto acabou num contexto de muita crise e preocupação fi nanceira em toda cidade... Entramos no mês de Se-tembro com um feriadão de “en-cher os olhos” logo na primeira semana. Muita gente na cidade, praias lotadas e principalmen-te na Praia do Morro que fi cou congestionada com a massa hu-mana.

Guarapari entra para a histó-ria com as obras de saneamento básico, sem esgoto nas praias, algo extremamente importante, mas o acabamento da obra fi cou imoral de tão mal feito, não sei quem fi scalizou, se foi a Prefeitu-ra ou o Estado, mas o aspecto é de falta de seriedade com a coisa pública, a emenda fi cou muito pior do que o soneto. A pista asfáltica da Rodovia do Sol no Bairro Aeroporto, Ewersom de Abreu Sodré e Francisco Vieira Passos fi caram com péssimo as-pecto e com um desnível vergo-nhoso.

Mas a Obra de recapiamento da nossa famosa BR 101, sentido Guarapari x Vitória também está mais perigosa do que antes por causa do desnível. Ainda bem que eu não disse DESVIO.

Iniciativa maravilhosa a dos Postos Tigrão e Dino que arreca-daram mais de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para APAE de Guara-pari. A Campanha durou 90 dias e foi fantástica. De parabéns o Afonso e o Carlos Hoffman.

A cidade está completando 118 anos de Emancipação Políti-ca. Prefeitos e Vereadores dentro de seus limites fi zeram o que pu-deram.

Aproveito a oportunidade para fazer referências a alguns: Pedro Juvenal Machado Ramos, o Prefeito que trouxe a água e a luz elétrica para cidade. Hugo Borges, o mais festeiro da his-tória. Benedito Lyra, o Prefeito dos pobres, foi o período onde os verdadeiros fi lhos de Guara-pari prosperaram de norte a sul. Paulo Borges, aquele que colo-cou Guarapari na mídia interna-cional durante quatro semanas, algo inédito.Antonico Gotardo, aquele que nunca atrasou um dia sequer de salários ao longo de oito anos. Edson Magalhães, a maior surpresa política desse Estado nos últimos anos. Em 04 anos em Guarapari, foi Chefe da Divisão de Compras da Educa-ção, depois foi promovido a Se-cretário, Vice-Prefeito e desban-cou o maior grupo político da história desse Estado. Hoje ele é o Davi, e vamos torcer para que não vire o Rei Saul.

Gostaria de fi nalizar essa edição agradecendo a Deus pelo privilégio de poder morar nes-sa cidade maravilhosa que se chama Guarapari; onde traba-lho com seriedade e dignidade, onde ganho meu dinheiro sua-do, onde vivo com minha espo-sa, crio os meus fi lhos, e sou vi-torioso em nome de Jesus Cristo a cada dia.

Qual é o drama?

Sandro [email protected]

As equipes pavoenses ins-critas na 34ª Copa A Gaze-tinha, a maior competição

do futebol infanto-juvenil do País, fi zeram bonito e estrearam com duas vitórias e um empate no dia 22 de agosto no estádio munici-pal “Orlando Ferrari”, em Vila Pavão. Os jogos foram contra os representantes de São Gabriel da Palha, e no confronto de abertura, na modalidade Sub-11, o time pa-voense venceu por 2 x 1, com gols de Ricardo Fleger e José Carlos Campana. Na segunda partida,

modalidade Sub-13, a disputa foi bastante equilibrada, terminando em 1 x 1, com Maxsuel da Silva Souza marcando para a equipe local. Já os garotos do Sub-15 não encontraram difi culdades para sapecar 5 x 3 nos gabrielenses, com gols de Marcelo Kester e Elismar de Jesus (4), o destaque da rodada. De acordo com o di-retor municipal de Esportes e técnico das equipes pavoenses, Marco Jean Wagmacker, o gru-po correspondeu às expectativas e o objetivo foi alcançado. “Os atletas se empenharam ao máxi-mo, superaram suas defi ciências

Vila Pavão estréia com vitórias na Copa A Gazetinha

VILA PAVÃO

III Conferência Municipal de Assistência Social de Vila Pavão aconteceu no dia 05 de agosto de 2009, no auditório do Centro Estadual Integrado de Educação Rural – CEIER, com o tema “Participação e Con-trole Social no Siste-ma Único de Assis-tência Social (SUAS)”, e teve como objetivo avaliar e propor dire-trizes para o aperfei-çoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na perspectiva da parti-cipação e do controle social. A palestra foi proferida pela assis-tente social e coorde-nadora estadual de benefícios da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – SETADES, Marilia de Fátima Lima de Valinotti. No pe-ríodo da tarde, os participantes foram divididos em grupos que discutiram os sub-temas “Proces-so histórico da participação popu-

lar no País: nossa cidade e territó-rio em movimento”; “Trajetória e signifi cado do controle social na política de Assistência Social: a diretriz constitucional em deba-te”; “Protagonismo do usuário, o seu lugar político na SUAS: uma

construção inadiável”; “Os Con-selhos de Assistência Social e o SUAS: composição, dinâmica, ca-ráter de representação e processo de escolha”; “Bases para garantia do fi nanciamento da Assistên-cia Social: a justiça tributária que queremos”; “Democratização da gestão do SUAS: participação e

articulação intergovernamental”; “Entidades de Assistência Social e vinculo SUAS: Controle Social, participação popular e gestão in-terna”; e “Trabalhador do SUAS e o protagonismo dos usuários: base para uma atuação democrá-

tica e participativa”; e, posteriormente, em plenária, análise, discussão e aprova-ção das propostas do grupo de trabalho. Também aconteceu a eleição dos delega-dos que representa-rão o município na Conferência Esta-dual de Assistência Social, que será re-alizada em Vitória, nos dias 02 e 03 de outubro de 2009. Re-presentando o poder público foram eleitos

Alexsandra Holz Rossin e Ivone-te Morgan Tressmann (titulares) e Tania Ferrari Bienow e Ruth As-sis (suplentes). Para representar a sociedade civil foram eleitos San-dra Zuqueto Beilke e Rosilene de Souza Pena Freisleben (titulares) e Evaldino Tones e Luiz Onezorg Neto (suplentes).

e atingiram nossa meta, que era conquistar resultado positivo em casa. Agora, precisamos estar concentrados para a próxima ro-dada, que será em São Domingos do Norte”, alertou Wagmacker.

As equipes pavoenses joga-ram no dia 29 de agosto, em São Domingos do Norte; dia 12 de se-tembro, em Vila Valério; e dia 20 de setembro contra a equipe do 2ºBPM/Nova Venécia, em Vila Pavão, encerrando a primeira fase da competição.

Devido fechamento da edição não tivemos acesso ao resultado dos jogos.

Vila Pavão: Conselho de Assistência Social e Semas promovem a III Conferência Municipal de Assistência Social

Page 24: Jornal Imprensa Livre - Setembro 2009

Guarapari ES, setembro de 2009 / 2ª quinzena24 IMPRENSALIVRE