jornal imprensa do abc - edição 92

6
ano III - nº 92 - ABC, 11-02-2012 - www.imprensaabc.com.br Pág Pág Pág Pág Pág.6 .6 .6 .6 .6 F F F A A A T T T O D O D O D O D O D A A A SEMAN SEMAN SEMAN SEMAN SEMAN A A A Desabamento parcial de prédio em São Bernardo Acidente aconteceu no início da noite na última segunda-feira no centro de São Bernardo, e deixou o saldo de duas mortes e seis feridos Prédio foi interditado para descobrir o motivo do desabamento interno de todas as lajes internas. Jorge Salgado quer fiscalização no transporte de escolares Após receber denúcias e verificar pessoalmente as ir- regularidades, o vereador Jor- ge Salgado quer fiscalização rigorosa neste tipo de trans- porte, que coloca em risco e- minente estudantes das esco- las da cidade. Página 3 O incidente ocorrido em um prédio que desabou parcial- mente em São Bernardo do Campo, provocou um rombo que começa no teto e atinge todos os 13 andares do Edifício Senador, que fica no Centro da cidade. Os peritos querem saber agora se uma caixa d’água havia sido instalada em local errado. Também serão verificados os alvarás de funcionamento do edifício e se houve alguma modificação interna do edifício durante os 28 anos de sua construção. Página 4 Promotoria instaura inquérito para apurar desabamento Página 4 Especializações tem vagas abertas na Medicina ABC O Setor de Alergia e Imu- nologia Clínica da Faculdade de Medicina do ABC acaba de abrir vagas para eságio na especialidade. A duração é de um ano e a especialização tem por objetivo habilitar profissi- onais ao atendimento e acom- panhamento de crianças e ado- lescentes com alergias respira- tórias, dermatológicas, anafi- laxias e imuno-deficiências. Página 4 A Prefeitura de São Ber- nardo liberou o acesso direto ao Anel Viário Metropolitano pela Avenida Caminho do Mar, permitindo uma nova rota alternativa ao motorista que for acessar a Avenida Li- ons, sentido aos bairros Paulicéia, Taboão, bem como a Via Anchieta e Corredor ABD. Página 2 SBC libera novo acesso para a Av. Lions DENÚNCIA BRUNO DANIEL EM RUÍNAS PÁGINA 5 Governador Geraldo Alck- min discursa no encontro, que discute as oportunidades e de- safios em sediar Centros de Tre- inamento de Seleções na Copa do Mundo de 2014 e divulgou incentivos importantes aos municípios que forem escolhi- dos para sub-sedes. Página 3 Estado anuncia incentivos para projetos da Copa 2014 Todos Pela Educação: São Caetano supera metas do movimento Santo André comemora a melhora na arrecadação em janeiro Página 2 A qualidade do ensino público de São Caetano do Sul foi novamente reconhecida por um levantamento divulgado nesta semana pela ONG Todos Pela Educação. Página 6

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 28-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

92 - Desabamento parcial de prédio em São Bernardo

TRANSCRIPT

ano III - nº 92 - ABC, 11-02-2012 - www.imprensaabc.com.br

PágPágPágPágPág.6.6.6.6.6

FFFF F AAAA ATTTT T

O D

O D

O D

O D

O D

AAAA AS

EM

AN

SE

MA

NS

EM

AN

SE

MA

NS

EM

AN

AAAA A Desabamento parcial deprédio em São Bernardo

Acidente aconteceu no início da noite na última segunda-feira no centro de São Bernardo, e deixou o saldo de duas mortes e seis feridos

Prédio foi interditado para descobrir o motivo do desabamento interno de todas as lajes internas.

Jorge Salgadoquer fiscalizaçãono transportede escolares

Após receber denúcias everificar pessoalmente as ir-regularidades, o vereador Jor-ge Salgado quer fiscalizaçãorigorosa neste tipo de trans-porte, que coloca em risco e-minente estudantes das esco-las da cidade. Página 3

O incidente ocorrido em umprédio que desabou parcial-mente em São Bernardo doCampo, provocou um romboque começa no teto e atingetodos os 13 andares do EdifícioSenador, que fica no Centro dacidade.

Os peritos querem saberagora se uma caixa d’água haviasido instalada em local errado.Também serão verificados osalvarás de funcionamento doedifício e se houve algumamodificação interna do edifíciodurante os 28 anos de suaconstrução. Página 4

Promotoriainstaura inquéritopara apurardesabamento

Página 4

Especializaçõestem vagasabertas naMedicina ABC

O Setor de Alergia e Imu-nologia Clínica da Faculdadede Medicina do ABC acaba deabrir vagas para eságio naespecialidade. A duração é deum ano e a especialização tempor objetivo habilitar profissi-onais ao atendimento e acom-panhamento de crianças e ado-lescentes com alergias respira-tórias, dermatológicas, anafi-laxias e imuno-deficiências.

Página 4

A Prefeitura de São Ber-nardo liberou o acesso diretoao Anel Viário Metropolitanopela Avenida Caminho doMar, permitindo uma novarota alternativa ao motoristaque for acessar a Avenida Li-ons, sentido aos bairrosPaulicéia, Taboão, bem comoa Via Anchieta e CorredorABD. Página 2

SBC libera novoacesso para aAv. Lions

DENÚNCIA

BRUNO DANIEL EM RUÍNASPÁGINA 5

Governador Geraldo Alck-min discursa no encontro, quediscute as oportunidades e de-safios em sediar Centros de Tre-inamento de Seleções na Copado Mundo de 2014 e divulgouincentivos importantes aosmunicípios que forem escolhi-dos para sub-sedes. Página 3

Estado anunciaincentivos paraprojetos daCopa 2014

Todos Pela Educação:São Caetano supera

metas do movimento

Santo Andrécomemoraa melhora naarrecadaçãoem janeiro

Página 2A qualidade do ensino público de São Caetano do Sul foi novamente reconhecida por umlevantamento divulgado nesta semana pela ONG Todos Pela Educação. Página 6

Opinião

Imprensa do ABC 2

A Prefeitura de São Bernardo li-berou o acesso direto ao Anel ViárioMetropolitano pela Avenida Cami-nho do Mar, permitindo uma novarota alternativa ao motorista que foracessar a Avenida Lions, sentido aosbairros Paulicéia, Taboão, bem comoa Via Anchieta e Corredor ABD.

O trecho, que estava interditadohá mais de 10 anos, também possibil-itará uma melhora no trânsito da Ave-nida Senador Vergueiro e na própriaLions, da qual circulam cerca de 40mil veículos diariamente nos dois

Quem nunca ouvia a frase de que o Brasil só começaa funcionar depois do carnaval, 2012 não será diferente.Um novo desafio se impõe ao Brasil no momento emque é projetado um crescimento de 4,0% a 4,5% noproduto interno bruto (PIB) para 2012. Para alcançareste índice, num momento de recuperação pós-criseeconômica mundial, em que alguns países europeusestão com a corda no pescoço, o país precisa vencerobstáculos que vão muito além do desenvolvimentotecnológico e dos investimentos. Mas que devemodernizar plantas industrial para competir de igualcom os importados.

Há urgência em qualificar os profissionais. Números recentes indicamestá necessidade. Faltando pouco mais de duas semanas para o carnaval,o clima de festa já tomou conta dos brasileiros. As emissoras de TV erádio começaram a transmitir reportagens sobre as escolas de samba, osjornais estão recheados de matérias sobre a festa mais famosa do país, aque mais trás turistas ao Brasil e reservas.

Enfim, o Brasil já respira o carnaval.A euforia se soma ao fato de a data ser o primeiro feriado prolongado

do ano. O que nos anima, e muito. O país tem pouco tempo para recuperaranos de atraso, considerando-se que não se formam profissionais da noitepara o dia. Precisa portanto, investir muito, e logo, em formação escolarcontinuada, em atualização tecnológica especialização. E está é umatarefa a ser compartilhada por todos empresários, trabalhadores,sindicatos e o setor público,como um bloco unido, um bloco de carnaval.

Contudo, acredita que o carnaval é uma data que merece destaquepois faz parte (sim, não adianta espernear), da cultura do país. Se vaidesfilar com alguma escola de samba ou, simplesmente, curtir o feriado,procure aproveitar ao máximo, pois como dizem por aí:

O ano finalmente vai começar.TURÍBIO LIBERATTO GASPARETTO

“O Brasil pós-carnaval”

SBC libera novo acesso para aAv. Lions pela Caminho do Mar

Retorno aberto após 10 anos funcionava como estacionamento na avenida Caminho do Marsentidos e está passando por obras dealargamento e rebaixamento.

“Estamos fazendo uma alteraçãoimportante no viário de São Ber-nardo, permitindo melhora no fluxodas avenidas Senador Vergueiro eCaminho do Mar nas proximidadesda Termomecânica”, disse o chefe daDivisão de Operação e Fiscalizaçãode Trânsito, Dirceu Marcos.

Com o novo acesso a Lions, o mo-torista não precisa mais fazer o re-torno no quarteirão da Termome-cânica, entrando nas ruas Doze de

Outubro, Vinte e Quatro de Maio eum trecho da Eng. Luís La ScalaJúnior. Este trajeto conflitava com osveículos que vinham de Santo Andrépela Avenida Lions, causando lenti-dão no trânsito.

Para viabilizar o novo acesso naAvenida Caminho do Mar, o Depar-tamento de Engenharia de Tráfego(DET) realizou uma nova sinalizaçãohorizontal, vertical e semafórica,além de colocação de placas de pro-ibição de estacionamento em algunstrechos da via.

Mobilidade Urbanadivulga Travessia

Segura na volta às aulasA Secretaria de Mobilidade Ur-

bana de São Caetano, por meio daCoordenação de Educação no Trân-sito, está aproveitando o período devolta às aulas para intensificar acampanha regional Travessia Segurapor meio das ações nas ruas. O ob-jetivo é sensibilizar os motoristas epedestres a proporcionar mudançasde comportamento, tornando otrânsito mais humanizado.

O programa prioriza a travessiados pedestres na faixa correta,promove o respeito e a cidadania en-

tre motoristas e pedestres, consci-entiza os motoristas a respeitar afaixa de pedestres, e busca implan-tar na região o gesto para o pedestrepedir a travessia e reduzir os atro-pelamentos.

Essas ações priorizam o pedes-tre por ser o ente mais vulnerávelno sistema de mobilidade e cons-cientizam o motorista de suas res-ponsabilidades na prevenção e re-dução dos acidentes, com propostade grande mudança de comporta-mento, de ambos.

Período de volta às aulas é aproveitado pela Semob para divulgaçãoda Travessia Segura

Santo André comemoraa melhora na arrecadação

para o mês de janeiroA Prefeitura de Santo André co-

meçou o ano novo com o pé direito:a receita total da administração diretaatingiu R$ 189 milhões em janeiro -o melhor resultado para o mês nosúltimos cinco anos. O valor é 18%superior a janeiro de 2011, 6% maiorque o do primeiro mês de 2010,22,7% acima de janeiro de 2009 e 6%superior na comparação com 2008,em termos reais, descontada a in-flação do período.

A performance deve-se principal-mente às arrecadações de ImpostoPredial e Territorial Urbano e do Im-posto de veículos automotores, queem janeiro deste ano cresceram30,6% e 6,4% em relação ao ano

Recursos de R$ 189 milhões no primeiro mês retornam à população naforma de investimentos nas áreas sociais

passado e 10% e 12% em relação a2010, respectivamente. Isso sem quehouvesse aumento do valor do IPTU,uma vez que desde 2009 a atualgestão aplica apenas a correçãoinflacionária do período, além demanter desconto de 15% para paga-mento à vista - o maior percentual daregião do Grande ABC.

A receita do ICMS também con-tribuiu para o desempenho. A arre-cadação neste primeiro mês atingiuR$ 31 milhões, com taxa de cresci-mento de 25% em relação aos janei-ros de 2011, 2010 e 2008, e de 55%em relação a janeiro de 2009.

O Imposto sobre Serviços deQualquer Natureza, tributo igual-

mente representativo, apresentou altade 7,5% em janeiro de 2012 na com-paração com janeiro de 2011. Comos recursos arrecadados, a Prefeiturade Santo André reforça investimentosnas áreas sociais. Na Educação, porexemplo, foram criadas seis milvagas de Educação Infantil e EnsinoFundamental na atual gestão por me-io de construção de novas unidades,ampliações, readequação de espaçose municipalização de escolas estadu-ais. Além disso, os alunos passarama receber uniformes completos e alíngua inglesa foi inserida no currí-culo do Ensino Fundamental, entreoutras inovações e melhorias que ren-deram até premiação nacional.

Estarão abertas a partir da pró-xima segunda-feira (13) as inscriçõespara a Universidade Aberta da Ter-ceira Idade (UniMAIS), parceria en-tre a Coordenadoria Municipal daTerceira Idade e a Universidade Mu-nicipal de São Caetano do Sul. Os in-teressados devem procurar as secre-tarias dos centros da terceira idadeda cidade até o dia 29 de fevereiro.As aulas, gratuitas, têm início no dia1º de março e os estudantes aindarecebem material didático e camiseta.

A uniMAIS oferece as disciplinasde Qualidade de vida e segurança;

Universidade Aberta da 3ª Idadede São Caetano abre inscrições

Qualidade de Vida e AtividadeFísica; Música e Saúde; Oficina deexpressão verbal; Informática básica;Oficina de arte e cultura; Oficina deredação; e Comunicação e relaciona-mento interpessoal. Para se inscreveré preciso saber ler e escrever, ser só-cio de um dos Centros da Terceira I-dade de São Caetano e ter disponi-bilidade de participar da programa-ção nas terças e quintas-feiras, das14 às 17 horas, no campus I da USCS(Avenida Goiás, 3400, Bairro Barce-lona). Outras informações podem serobtidas pelo telefone 4232-2338.

Confira abaixo os endereços etelefones dos Centros Integrados deSaúde e Educação da Terceira Idade:

CISE João Nicolau Braido - RuaHumberto de Campos, 600 - BairroSão José - Tel.: 4238-8063

CISE Moacyr Rodrigues - RuaRafael Corrêa Sampaio, 600 - BairroSanta Paula - Telefone: 4229-9900

CISE Francisco Coriolano deSouza - Rua Dionízio Mercado, 199- Bairro Nova Gerty - Tel.: 4231-2406

CISE João Castaldelli - AvenidaKennedy, 2.400 - Bairro Olímpico -Tel: 4232-1578

Imprensa do ABC3

NOTINHASCadê as sacolinhas...Isso mesmo. a contrapartida na qualos supermercados deveriamentregar as sacolinhas por mais 60dias não está funcionando. Eles (osmercados) não oferecem as ditascujas, e na falta delas as pagasdevem ser gratuitas. Onde está orespeito ao consumidor. Será queno supermercado de certo deputadoestá sendo respeitado a lei, o qualdefende amplamente? vamosconfirmar, pois a multa é 25 milreais por dia. O ministério Públicodeve agire rapidamente.A procuraEh, Aidan. depois de praticamentedispensar o Bonome, agora vaiprocurar o PMDB? - Deve serporque era o Bonome que resolviatudo na prefeitura. E na ausenciadele, ou na eminência de seuafastamento nos últimos meses,nem a secretaria de comunicaçãonão trabalhou mais. Isso é ruimpara a sua imagem prefeito.A procura IIA ida do prefeito Aidan diretamenteao vice-presidente Temer, é porqueo prefeito deve “temer” as aliançasque Bonome já começou apromover desestruturando ogoverno municipal. É isso aí, nadacomo uma trombada de frente paracomeçar a enchergar um poucomais longe.Salles, prefeito?Quem sabe ele vai procurar odeputado Dib para ajuda-lo.Descupe nossa falha, o Dib nãoajuda que não tem mandato comoprefeito. Portanto, o Salles vai terque andar com as próprias pernas.De promessas ninguém ganhaeleição.Falando em eleição....Muitos políticos eleitos, tanto emnivel municipal, como estadual e oufederal, nem sabem o porque forameleitos até hoje. Por incrível quepareça, quem não sabia, caso doTitirica, ele já descobriu...Tá chegando a hora...

Vai começar o festival de besteiroldas eleições em rede aberta de TV erádio. É que toda eleição é semprea mesma coisa, tem candidato quenem sabe seu próprio nome e querser eleito para vereador. Isso édemocracia...Unidade em SCSNem quando o PT tinha reiaschances de ganhar em São Caetano,em 2004 conseguiu a união, agoraem 2012, só porque o presidenteque é o candidato do partido vaiconseguir? a população da cidadesó acredita vendo, caso contrário....População prejudicadaDesde sempre a parada principal dalinha de trens da CPTM que corta oGrande ABC, foi a Estação Luz.Agora, como num passe de mágica,a estação Luz, está descartada ser oponto final da empresa, prejudi-cando totalmente os passageiros daregião. A idéia deve ter partido dealgum ilustre deputado da região,que achou estar fazendo o bem apopulação e acabou entrando numafria e levando a população junto...Só falta rodizio no ABCSe não bastasse cortarem a estaçãoLuz da rota de passageiros do ABC,para os trabalhadores quetrabalham em SP prevendo aconstrução do futuro ExpressoABC, agora querem impor rodíziode veículos na região....Esquecem que....O traçado do Expresso ABC sópassaria por três cidades, e nãobeneficiaria em quase nada SãoCaetano, pois passaria na divisa dacidade, e muito menos as cidadesde Maua e Ribeirão Pires e a maisdistante, a de Rio Grande da Serra.Erramos...Na semana passada foi noticiadonesta coluna que o Cabo Dias, nãopoderia assumir uma cadeira noLegislativo porque ele tinhamudado de partido. Erro nosso, elenão mudou de partido foi o únicoque ficou no PV - Partido Verde e éo vice-presidente da sigla.

Aprovado na Câmara Municipal,por unanimidade, o Projeto de De-creto Legislativo de autoria do ve-reador e líder do Governo, Paulo Bo-ttura, que concede título de cidadãosulsancaetanense ao senhor José Pi-res Maia, Sr. Zezé, pelos relevantesserviços prestados ao município.

José Pires Maia tem 72 anos, ehá mais de 65 anos é morador emSão Caetano do Sul, nasceu na ci-dade de Serra Azul, interior do Esta-do de São Paulo.

Segundo Bottura há mais de 21anos, Sr. Zezé, presta serviço públi-co na cidade. “É um grande servidor.Trabalha com tanta competência eamor, que já seria o bastante parajustificar essa homenagem. Mas suahistória e méritos vão muito aquém”,fundamenta.

Bottura, coloca que como muitosmigrantes e imigrantes de nossa ci-dade, o primeiro trabalho do pai deZezé foi na indústria Cerâmica, e,depois como comerciante no ‘Bar eMercearia Flor da Vila’, onde Zezé,aos 10 anos começou a trabalhar pa-ra ajudar a família. Foi com o esteestabelecimento que a família Maiacomeçou a história no Bairro São Jo-sé e na cidade.

HistóricoDepois de atuar 25 anos na área

administrativa da iniciativa privada,Zezé, resolveu dar um novo reco-meço na vida profissional. Prestouconcurso público, e desde 13 demarço de 1991, faz parte do quadrodos servidores públicos de São

Bottura dá título decidadão para José

Pires Maia

Caetano do Sul. Trabalhou no Está-dio Anacleto Campanella, de 1992a 1993, e desde 1994, até os diasde hoje, exerce suas funções juntoà Secretaria Municipal de Esporte.

Paralelo ao serviço público,Zezé, é locutor esportivo dos even-tos esportivos da cidade, atividadeque exerce fora de suas funções naSecretaria de Esporte. Desde 1990,passou a acompanhar e a registrartoda a história e estatística da ADSão Caetano.

Em dezembro de 2011, comple-tou 15 anos de locuções internas,sendo média de 1000 locuções es-portivas na abertura e intervalos dediversas partidas de vôlei, hande-bol, Futsal, entre outras modalida-des esportivas, e são nestes momen-tos que encanta torcedores e profis-sionais do esporte com os versos erecados que declama nos jogos

Admirado pelos profissionais daimprensa esportiva, teve reconheci-mento nacional, no Globo Sport, darede Globo de Televisão, em 18 defevereiro de 2010, com a seguinteescalada: Locutor recita poesias empartidas de vôlei em São Caetano.

Religioso, católico praticante,participa ativamente do coral e dasatividades da comunidade da Paró-quia Sagrado Coração de Jesus, enão deixa um minuto se quer deagradecer a Deus, por tudo que lheaconteceu e acontece na vida. Diz-se grato pelos conhecimentos querecebeu na escola paroquial e deensino Sagrada Família, através dospadres Estigmatinos.

Zezé: mais de 50 anos dedicados ao esporte amador de São Caetano

Campus Party lançadesafios para melhorar

serviços do EstadoA 5ª edição da Campus Party Bra-

sil lança, em parceria com a Prodesp(Companhia de Processamento deDados do Estado de São Paulo) e oGoverno do Estado de São Paulo, umdesafio aos campuseiros do país paramelhorar os serviços oferecidos aoscidadãos de São Paulo pela internet.

O objetivo é receber ideias e su-gestões de aplicativos, tecnologias emetodologias inovadoras em quatroáreas: Acessa São Paulo 2ª Geração(Programa de inclusão digital doGoverno do Estado de São Paulo),Detran.SP, Poupatempo 2ª Geraçãoe Redes Sociais. As melhores pro-postas para cada um dos temas ga-nharão um Mac Book Pro. A premi-ação será entregue no Prêmio MarioCovas, previsto para o dia 30 de abril

Campuseiros têm a chance de colaborar de forma inovadora com os programas eserviços do Governo oferecidos pela internet

de 2012.Para o Acessa SP, o desafio quer

saber como deve ser o novo portaldo programa, que permitirá o acessomultiplataforma, e que tipos deaplicativos móveis podem ser desen-volvidos. Já no caso do Detran.SP, aideia é saber quais são as sugestõespara melhorar a qualidade do aten-dimento pela internet, a navegabi-lidade/usabilidade do portal e quaisserviços poderiam ser oferecidos naplataforma 2.0. Em relação ao Pou-patempo, a proposta deve envolver a2ª geração do programa, e quanto àrede social, o objetivo é que os cam-puseiros dêem soluções de como ogoverno pode ampliar a interação e ademanda de serviços públicos pelocanal.

O Governo do Estado estarárepresentado, durante todo o períododo evento, por monitores do AcessaSP, Detran.SP, Poupatempo, Prodesp,Seade (Fundação Sistema Estadualde Análise de Dados), Sefaz (Se-cretaria da Fazenda) e SGP (Secre-tária de Gestão Pública). O objetivoé tirar dúvidas dos campuseiros evisitantes da feira sobre diversos ser-viços e ações voltadas aos cidadãospelo Governo estadual. Entre os te-mas disponíveis para a interação como público estão: base de dados doportal Governo Aberto, conteúdo econceitos de orçamento do site Pres-tando Contas, além de informaçõessobre serviços públicos presenciaise eletrônicos do Acessa SP, Detran.SPe Poupatempo.

Estado anuncia incentivospara projetos da Copa 2014

Os investimentos para os munícipios candidatos à cidade sede do evento sãovoltados para projetos de infraestrutura local

O governador Geraldo Alckmin a-caba de anunciar duas importantesmedidas de incentivo a investimentosna infraestrutura de municípios can-didatos a receber delegações de sele-ções que disputarão a Copa do Mun-do 2014: uma linha de crédito espe-cífica da Agência de Fomento Paulis-ta e o aumento do limite para capta-ção da Lei de Incentivo aos Esportes.

O anúncio foi feito durante aber-tura do seminário “Cidade Base - O-portunidades e Desafios em sediarCentros de Treinamento de Seleçõespara a Copa do Mundo da FIFA Brasil2014TM”, realizado no Palácio dosBandeirantes. O evento, organizadopelo Comitê Paulista, tem como ob-jetivo informar aos municípios sobreos requisitos exigidos pela FIFA esobre as possibilidades oferecidaspelo governo estadual para financiaro investimento necessário.

“Nós anunciamos um financia-mento para o setor privado e para osetor público das cidades-base. Me-lhora dos centros esportivos, de trei-namento, campos de futebol e a partehoteleira das cidades. E também um

Governador Geraldo Alckmin participa da abertura do 2º SeminárioCidade Base, no Palácio dos Bandeirantes

recurso do Pró-Esporte, da parte deestímulo, mas só para as prefeituras.O financiamento pode ser para as pre-feituras ou para a iniciativa privada”,explicou o governador.

“Tenho andado pelo mundo todotrabalhando. Tenho jogado no inte-rior e as vezes até algumas pessoasbrincam que ‘ah, o Felipe gosta tantode andar de ônibus, que veio de Pru-dente de ônibus’. É ótimo, porque odeslocamento aqui em São Paulo éfácil”, afirmou Luis Felipe Scolari,que também participou do evento.

Agência de Fomento PaulistaO Governo do Estado criou uma

linha de crédito da Agência de Fo-mento Paulista para financiamentosdestinados a projetos relacionados aCopa do Mundo de 2014, nas cidadespaulistas candidatas a Centro deTreinamento de Seleções (CTS). A li-nha especial terá juros subsidiados eprazo de até 10 anos, com carênciade até 24 meses. O objetivo é apoiarempresas e municípios na realizaçãode investimentos que melhorem ainfraestrutura turística das cidades

para a recepção do público e even-tuais seleções que se instalarem noEstado.

Com taxa subsidiada pelo Go-verno paulista, essa linha especialterá de juros de 2% ao ano (+IPC/FIPE). Para a iniciativa privada, alinha de crédito financiará a constru-ção de hotéis e pousadas e projetosde ampliação e modernização decentros esportivos privados. Para omunicípio, as prefeituras poderãofinanciar a construção, ampliação ereforma de arenas esportivas parareceber as eventuais delegações, des-de o projeto de topografia até a pa-vimentação de vias do entorno do em-preendimento.

“Além de receberem milhares deturistas em decorrência da Copa,muitas cidades paulistas ainda têm apossibilidade de abrigar seleções, oque vai demandar muito investimentoem infraestrutura, tanto do poderpúblico quanto do setor privado. Ainiciativa do Governo do Estado desubsidiar o juro da linha é um grandeimpulso para essas ações”, afirmouo presidente da Agência de FomentoPaulista, Milton Luiz de Melo Santos.

Lei Paulista deIncentivo ao Esporte

O governador anunciou ainda oaumento do limite global para capta-ção de recursos voltados especifica-mente à área de infraestrutura pormeio de obras vinculadas a Copa.Hoje, entidades e municípios podemcaptar até 60 mil UFESPs para a rea-lização de projetos de infraestrutura.Com a ampliação do incentivo paraa Copa, os interessados poderão cap-tar até 120 mil UFESPs, aproxima-damente R$ 2,2 milhões.

A Lei Paulista do Incentivo aoEsporte permite que parte do impostoa ser recolhido pelo contribuinte sejadestinada a projetos desportivos cre-denciados pela Secretaria de Esporte,Lazer e Juventude. Em outras pala-vras, significa que a empresa contri-buinte não desembolsará nada a maisem seu recolhimento mensal doICMS, somente destinará uma partedessa obrigação diretamente a um oumais projetos de seu interesse ela-borado pela sociedade civil organi-zada. Em 2011, foram 188 projetosaprovados pela lei, somando R$107.612.124,34.

Após denúncias e reclamaçõesde Munícipes acerca de irregu-laridades na prestação de serviçode Transporte Escolar em SãoCaetano , o vereador Jorge Salgadoseguiu em diligência à algumasescolas da cidade, no horário deentrada e saída de alunos, paraconstatar a veracidade das denún-cias recebidas.

A maioria dos mororistas queprestam este tipo de serviço estãocom irregularidades e infringem as

Vereador Salgado quer fiscalizaçãourgente no transporte escolar

normas estabelecidas pelo Códigode Trânsito Brasileiro, bem comoLei Municipal nº 4531, de 29 deagosto de 2007, conforme segue:

• Condutores transportandocrianças sem a presença de umAUXILIAR (infraçãodo artigo 10,da Lei 4531/07);

• Condutores fumando cigarrono interior do veículo com o veículoem movimento e estacionado (in-fração ao artigo 25, caput e pará-grafo único);

• Veículo aparentemente emmau estado de conservação (lan-terna quebrada).

Diante dos fatos, não há argu-mentos, e o vereador Jorge Sal-gado solicitou ao orgão compe-tente da Prefeitura - a Secretariade Mibilidade Urbana, a fiscali-zação rigorosa, em caráter de ur-gência, a fim de que seja cum-prida a legislação vigente egarantida a segurança daquelesque utilizam o transporte escolar.

Imprensa do ABC 4

O incidente ocorrido em umprédio que desabou parcialmente emSão Bernardo do Campo, na segunda-feira (6) provocou um rombo que co-meça no teto e atinge todos os 13 an-dares do Edifício Senador, que ficano Centro da cidade.

O Corpo de Bombeiros trabalhadesde a noite de segunda na retiradados escombros. Uma criança de 3 a-nos e uma enfermeira de 26 anos mor-reram. Outras seis pessoas ficaramferidas e foram encaminhadas a hos-pitais da região, segundo os bom-beiros. Os peritos querem saber agorase uma caixa d’água havia sidoinstalada em local errado. Tambémserão verificados os alvarás de fun-cionamento do edifício.

O acidente ocorreu por volta de19h30. Após o estrondo, as lajes doprédio desabaram. Por dentro, oedifício ficou parcialmente destruído.Ainda há risco de desabamento, e foitotalmente interditado pela prefeiturae corpo de bombeiros.

No momento do acidente, umcarro da PM estava nas proximidadesquando ouviu um barulho muitoforte, parecido com o de uma ex-plosão - eram as lajes caindo.

O prefeito de São Bernardo doCampo, Luiz Marinho, esteve no lo-cal e, de acordo com as primeirasinformações, disse que não havia

Desabamento parcial provocarombo em laje de prédio em SBC

FFFFFAAAAATTTTTO DO DO DO DO DA SEMANA SEMANA SEMANA SEMANA SEMANAAAAA

Acidente aconteceu na noite da última segunda-feira deixou o saldo de duas vítimas fatais, uma criança de 3 anos e uma enfermeira

Furo atingiu todos os treze andares do edifício Senador ao lado da prefeitura de São Berrnardo

Escombros bloquearam a rua e a calçada da avenida Índico

nenhuma irregularidade no prédio.Havia uma reforma em um dos an-dares, mas isso não teria relação como acidente.

O prédio fica no número 30 daAvenida Índico, próximo ao PaçoMunicipal. Vias no entorno tiverame estão interditadas para os trabalhosda corporação.

Segundo o tenente-coronel Rensi,o edifício tem 13 andares mais osubsolo. Ele acrescentou que houveum desabamento parcial em todos osandares e não descartou a hipótesede que o prédio possa desabar.

As causas dos desabamentos a-inda não são conhecidas. “A causaserá investigada após a conclusão dotrabalho dos bombeiros”, disse Rensi.

Segundo o administrador do pré-dio, Wilson Antônio Marchiori, o edi-fício não tem gás encanado nem boti-jão de gás. Todos os alvarás do prédioestão em dia, inclusive os laudos deestabilidade. “O único lugar ondetinha gás era na lanchonete, embaixo.Entreguei os alvarás aos bombeiros.”

Segundo os bombeiros, não haviafogo no local. Também não havia in-formações sobre o que provocou a ex-plosão, que destruiu parte da fa-chadado prédio e espalhou destroços pela via.

“Havia uma equipe da PolíciaMilitar fazendo o patrulhamento naárea. De repente, um dos policiais ou-

viu uma grande explosão e eles viramuma nuvem de poeira saindo doprédio. Um dos policiais esperou eentrou no prédio. Ele encontrou umhomem que estava ferido na cabeça.Não sabemos a gravidade ”, disse ocoronel José Belantoni, sobre umadas vítimas, que foi levada para oPronto-Socorro municipal.

O Ministério Público instaurouum inquérito civil para apurar as cau-sas do desabamento de lajes de umprédio de 13 andares no centro de SãoBernardo. Duas pessoas - uma enfer-meira e uma criança de três anos -morreram no acidente.

O inquérito da Promotoria de Ha-bitação e Urbanismo de São Bernar-do também pretende apurar de quemsão as responsabilidades pelo acidente.

À prefeitura de São Bernardo doCampo foram requisitadas informa-ções sobre a regularidade do edifícioe as plantas do prédio, além de pos-

Promotoria instaura inquérito paraapurar desabamento e mortes

síveis documentos sobre obras de am-pliações ou de reformas nas partescomuns.

A promotora também solicitou aoCorpo de Bombeiros uma cópia dosrelatórios de vistoria realizadas nosúltimos 36 meses no edifício. O in-quérito policial instaurado no 1º Dis-trito Policial e o laudo técnico tam-bém foi pedidos.

INVESTIGAÇÃOA Polícia Civil investiga se uma

reforma no último andar do prédiotem relação com o desabamento.

“Foi observado, no 13º andar, umareforma em uma estrutura antiga, se-ria um vazamento. Foi feito um repa-ro e esse reparo não me pareceu con-veniente”, disse o delegado titular do1º DP de São Bernardo, Victor Lutti.“Pode ter havido uma infiltração e oocasionado o acidente.”

O delegado ainda confirmou quenão há nenhum indício de explosãono prédio.

O edifício Senador de 13 andares- abriga escritórios de administraçãoe consultórios médicos, que ocupama maior parte das 74 salas comerciais.

Destinado a médicospediatras, clínicos edemais especialistas

O Setor de Alergia e ImunologiaClínica da Faculdade de Medicina doABC acaba de abrir vagas para es-tágio na especialidade. Com períodomínimo de 20 horas semanais, asatividades ocorrerão de segunda asexta-feira, das 8h às 12h, comopcional de trabalho extra no períododa tarde. A duração é de um ano e aespecialização tem por objetivo ha-bilitar profissionais ao atendimentoe acompanhamento de crianças e ado-lescentes com alergias respiratórias,dermatológicas, anafilaxias e imuno-deficiências. A intenção é capacitartanto para aspectos preventivos comocurativos, assim como para a atuaçãojunto à comunidade. Além disso, osinteressados poderão participar oudesenvolver pesquisas no departa-mento, inteirando-se a respeito dométodo científico de investigação.

Os trabalhos assistenciais ocor-rem em ambulatório desenvolvidojunto ao Instituto de Hebiatria daFMABC, com atendimentos interdis-ciplinares que englobam as discipli-nas de Pediatria, Pneumologia e Der-matologia, além dos laboratórios deFunção Pulmonar e Imunologia, quepermitem realização de atividadespráticas específicas. Entre as áreas deaprendizado que serão abordadasestão Alergia Geral, ImunologiaClínica, Alergia Alimentar, DermatiteAtópica, Alergia a Medicamentos eUrticária Crônica, entre outras.

O estágio de especialização édestinado a médicos pediatras, gene-ralistas ou especialistas interessadosem aperfeiçoar ou aprofundar conhe-cimentos na área. A seleção será feitaa partir de análise de currículo e en-trevista. Interessados devem procuraro Setor de Pós-Graduação da Facul-dade de Medicina do ABC até 24 defevereiro pelos telefones (11) 4993-5426 ou 4993-7270. Outras informa-ções no e-mail: [email protected].

Medicina ABC abre vagaspara especializaçoes

Laboratório de alergias infantis

Central de Trabalho tem2 mil vagas na construção

civil em RondôniaA Central de Trabalho e Renda de

São Bernardo oferece 2 mil vagas naárea da construção civil. Os traba-lhadores irão atuar na construção deumausina hidrelétrica em Porto Ve-lho, Rondônia. As vagas se destinama homens e mulheres para os cargosde armador de ferragem, pedreiro,carpinteiro e soldador de armação.

A CTR está oferecendo as oportu-nidades de trabalho por meio de umaparceria com uma empresa de tercei-rização. O salário é de R$ 5,07 a hora,mais prêmio. A experiência exigidaé de seis meses e o horário de traba-lho será por meio de turnos. A em-presa oferece benefícios como refei-tório, seguro de vida e alojamento.Não há exigência de escolaridade. Ostrabalhadores contam ainda com gra-tificação como passagem aérea a cada90 dias para visitar a família por 5 dias.

A central também oferece 595vagas para diversos cargos em empre-sas de São Bernardo, região do ABC

e São Paulo. Entre as vagas ofere-cidas estão as de bombeiro de estabe-lecimento comercial, operador de te-lemarketing receptivo, operador desupermercado e auxiliar de linha deprodução.

Há ainda diversas vagas para pes-soas com deficiência, de 18 a 49 anos,para funções como técnico em manu-tenção de equipamentos de informá-tica, auxiliar contábil, assistente decontrole administrativo e atendentede farmácia.

Os candidatos devem comparecermunidos de carteira profissional, RGe PIS. A Central de Trabalho e Renda,vinculada à Secretaria de Desenvol-vimento Econômico,Trabalho e Tu-rismo, está localizada na Rua Mare-chal Deodoro, 2.316, no Centro. Ohorário de atendimento é das 8h às17h, de segunda a quinta-feira, e àssextas-feiras, das 8h às 15h (limitede300 senhas). O telefone para maisinformações é 4128-1230.

A Secretaria de DesenvolvimentoEconômico de São Bernardotemreforçado sua atuação com o Bancodo Povo Paulista para atrair novosnegócios ao município, além de am-pliar os empreendimentos já existen-tes. Em 2011, foram firmados 177 no-vos contratos, resultando em emprés-timos no valor de R$ 720.571,43.

A entidade tem o objetivo de pro-mover a geração de emprego e rendapor meio da concessão de créditopara pequenos negócios formais ounão, cooperativas e associações deprodução ou trabalho. O bancooferece empréstimos a 0,5% ao mês,sem cobrar a taxa de abertura de cré-dito. A exigência é que o faturamentoanual não ultrapasse R$ 360 mil.

Para ter acesso ao recurso é ne-cessário desenvolver atividade pro-

Banco do Povo ajudamicros e pequenos

dutiva no município. No caso de pes-soa física, precisa morar há mais dedois anos na cidade, com endereçofixo, nãoter restrições cadastrais emórgãos de consulta ao crédito comoSCPC, Serasa e Cadin Estadual.

Os juros são de 0,5% ao mês paratodas as linhas de financiamento. Aagente de crédito do Banco do PovoDora Fiore afirma que a entidade tema menor taxa de juros do Brasil paramicroempreendedores.

O índice foi reduzidorecentemente de 0,7% para 0,5% aomês. Além disso, registrou umaumento de 100% no limite decrédito, passando de R$ 7,5 mil paraR$ 15 mil. O prazo para pagamentocontinua o mesmo, de até 36 parcelas.

O telefone para mais informaçõesé 2833-8238.

Imprensa do ABC5

CANTINHO DO ZEZÉ José Pires Maia “Zezé”No União Inter Amigos a

Jamaica bate a Suécia por 6x4

A diretoria do União Inter Ami-gos, sempre inovando no futebol a-mador, prestou a homenagem as duasseleções no tradicional tira teimasemanal. Com gols de Juninho 2,Tchotcha, Carlão, Adilson José e Di-nho, sapecou 6x4 no placar descon-tado por Gustavo 2, Zé Edú (o gol denº 800) no distrital do Bairro Fun-dação, além de Adriano Kalunga oartilheiro 2.011.

Árbitro da partida Sr. Maya comexcelente atuação. Nena superou amarca de setecentas partidas pelosimpático clube do Bairro São José.

Eis as constituições dos clubes:Jamaica formou com Rui, Mineiro,Adilson, José, Tchotcha (Marcelo),Marino (Pulguinha), Nena, Dinho,Jorginho, Carlão, Ratinho. Suéciacom: Elcio (Zelão), Augusto, Luqui-nhas, Zelão (Elcio), Helinho (Gusta-vo), Pulga, Barbosa, Adriano Kalun-ga, Luis Carlos, Roberto, Zé Edú. Pe-drão da Fitt-Car continua no departa-mento médico, é o desfalque dessesábado no futebol show que chegouaos 5.441 gols nas 946 partidas dofutebol de campo.No ranking dos grandes goleado-res 2.191 gols para os principais

Como dizem “os grandes enten-didos no amadorismo” parafraseando

os ícones esportivos (eles realmenteconhecem o caminho do gol) caiu narede é gol. Eis os dez principaisartilheiros do futebol show: JoséEduardo Tavares de Oliveira “ZéEdú” reina com bastante folga naprimeira colocação com 321 tentos,seguido por Dinho 246, Zelão 243,João Gomes, 241, Adriano Kalunga229, renhidamente seguem coladosque nem adesivos os seguintesAdilson José 197, Jorginho 196,Ratinho 195, Nena 171 e o gloriosoLuis Carlos Maia com 152 no futebolde campo, complementando os 2.191.

Em partida válida pela“Copa Barcelona” Unidosdo Bairro São José vence

No lendário Estádio Distrital“Miguel Marcucci” da Av. PresidenteKennedy pela Copa Barcelona quehomenageia o presidente da Asso-ciação Desportiva São Caetano, Na-iro Ferreira de Souza, o Rubro Ne-gro do Bairro São José impôs 4x1sobre o SERC Santa Maria em manhãde rara inspiração.

Para gaudio de nossos consi-derados Quinha, Toninho, Tio Bastose de toda a massa torcedora (que commuita alegria) ao som de sua famosabateria busca galgar com muitosucesso as finais da Copa Barcelona.

O correspondente local sempreatento as coisas do esporte parabe-niza-os pela dedicação, carinho e

amor ao amadorismo de São Caetano.Emoldura no repeteco do

Cantinho do Zezé um grandeclube “Transauto FC”

Numa era dourada do nosso fu-tebol, onde verdadeiras multidõesafluiam aos campos de nossa cidade,principalmente em verdadeiras per-formances dignas de todos os elogios,hoje sentimo-nos na obrigação dereverenciar as grandes raízes doesporte. Marcada pelo brilhantismoinvulgar o Transauto Futebol Clube,teve em suas fileiras grandes astros.

Por isso o “Cantinho do Zezé” quevai completar 58 anos de tradição emmarço de 2.012, nas asas da emoçãorende tributo aos seguintes atletas:

Luizinho Martorelli, Ademir,Caculé, Pirangi, Geraldino, Paraná,Natal, Espiga, Luiz Carlos, Quidão,Fusi, mais o saudoso Mario Romanoque eternizou-se pelo amor aos clu-bes de São Caetano do Sul.

O cenário da foto, campo do Sam-paio Moreira FC, Bairro Tatuapé, SãoPaulo “com direito ao adágio” “Asnuvens podem esconder as estrelas,porém as nuvens passam e as estrelaspermanecem”. Registrado com carinho!

“Cantinho do Zezé/Jornal Impren-sa do ABC” na corrente das glíras,firmes, fortes, pujantes e vibrantes,lembrando carinhosamente dos atle-tas que fizeram a história esportivade Sanca.

A história de vinte anos dos cam-peonatos brasileiros “artilheiros”

Em 1.971 iniciou-se a trajetóriado Campeonato Brasileiro, hoje nu-ma deferência toda especial do JornalImprensa do ABC os 20 anos da sagade goleadores

1971 - Dario, Atlético Mineiro 15gols; 1972 - Pedro Rocha, São Paulo17 gols; 1972 Dario, Atlético Mineiro17 gols; 1973 - Ramon, Santa Cruz21 gols; 1974 - Roberto Dinamite, doCR Vasco da Gama 16 gols; 1975 -Flávio, Inter RS 16 gols; 1976 -Dario, Inter RS 16 gols; 1977 -

Reinaldo, Atlético Mineiro 28 gols;1978 Paulinho, do CR Vasco da Ga-ma 19 gols; 1979 - César, do América13 gols; 1980 - Zico, Flamengo 21gols; 1981 - Nunes, Flamengo 16gols; 1982 - Zico, Flamengo 21 gols;1983 - Serginho, Santos FC 22 gols;1984 - Roberto Dinamite, CR Vascoda Gama 16 gols; 1985 - Edmar, Gua-rani FC 20 gols; 1986 - Careca, Gua-rani FC 25 gols; 1987 - Muller, SãoPaulo FC 10 gols; 1988 Nilson, InterRS 15 gols; 1989 - Tulio Maravilha,Goiás EC 11 gols; 1990 - Charlos doEC Bahia 11 gols. Total 356 gols.

DENÚNCIA

BRUNO DANIEL EM RUÍNAS

Indignado pela total falta de com-promisso do Prefeito Aidan Ravin(PTB) com o patrimônio cultural eesportivo da cidade, o Esporte ClubeSanto André, o deputado estadual,Carlos Grana (PT - Santo André) sereuniu com prefeito de São Bernardodo Campo, Luiz Marinho, para a li-beração do Estádio 1º de Maio, ondeo Ramalhão mandou seu jogo, do dia8/2, contra o Santacruzense (SantaCruz do Rio Pardo), pela 3ª rodadada Série A2 do Campeonato Paulista.

O Estádio Bruno José Daniel, emSanto André, ainda encontra-se inter-ditado pela Federação Paulista deFutebol porque as obras iniciadas háum ano estão longe de serem concluí-das. E, parece não haver solução acurto prazo.“Infelizmente, o BrunoDaniel continua sem condições dereceber partidas pelo CampeonatoPaulista da segunda divisão.

Estou muito triste pelo abandonoda Prefeitura que teve muito tempopara resolver todos os entraves, maspreferiu deixar o Brunão ao relento.Espero que esta situação tenha logouma solução”, disse o deputado esta-dual Carlos Grana.

Vejam o absurdo. Um dos melho-res gramados do Brasil e o que eraum belo estádio, agora virou um mon-te de escombros. E a nossa Imprensa

na Região do ABC Paulista, omissa?Difícil acreditar que isso esteja acon-tecendo numa das cidades mais ricasdeste País. Pedir estádio emprestadoao São Bernardo e jogar em SãoCaetano do Sul, como acontece, nadademais.

O que não se pode admitir é aatitude do atual prefeito de SantoAndré, derrubando grande parte doestádio e paralisando as obras, semque seja energicamente cobrado pelanossa Imprensa e, porque não, pelapopulação. Quando o Dr. Newton daCosta Brandão foi Prefeito em SantoAndré, numa de suas três gestões,nós, “Os Craques do Rádio” exigi-mos que ele construísse um elevadorpara facilitar o acesso da Imprensaàs cabines de rádio e TV, além dereparos outros em arquibancadas egramado. Isso foi feito e o BrunoDaniel foi considerado um dos 10melhores gramados deste País. Edava gosto frequentar aquele estádio.

Bem localizado, não muito longedo centro da cidade e aconchegante.Estas fotos que consegui hoje, cau-saram um grande estrago em minhavisão, encobertas por lágrimas queteimavam em cair. Lágrimas de tris-teza ao ver tamanho abandono, e desaudades de um tempo que não voltamais...

Estádio está totalmente abandonado, enquanto que a equipe que representa a cidade tem de mandar jogos em São Bernardo e São Caetano

Um dos clubes de tênis mais re-presentativos na formação de atletasde São Paulo, completou 12 anos deexistência. O Tênis Clube de SãoCaetano, comemorou a data e tam-bém os resultados expressivos con-quistados nas últimas temporadas.

“Foram anos dedicados ao tênis ea formação de atletas. Passamos por

Tênis Clube de São Caetanocompleta 12 anos

uma grande evolução, hoje temosquadra coberta, variedade de piso,centro de musculação, fisioterapia esalas para reuniões. Tudo isso, maisuma equipe de profissionais de ponta,tornaram o clube conhecido nomundo do tênis brasileiro em apenas12 anos”, disse o presidente AltevirAnhê.

Luciano Dias é o novotécnico do São Bernardo

O São Bernardo FC ficou apenasquatro dias sem técnico. Após demitirLuís Carlos Martins, o Tigre anun-ciou segunda-feira (6) o nome deLuciano Dias para comandar a equipena sequência do Campeonato Paulistada Série A2.

A troca de treinadores ocorreu a-pós a equipe são-bernardense perderseus quatro primeiros jogos no Es-tadual. A carreira de Luciano Dias nofutebol começou como atleta, jogan-do em grandes times como Corin-

Treinador chega para colocar fim à série de quatro derrotas consecutivas do Tigre noCampeonato Paulista da Série A2

thians, Grêmio e Fluminense. Lucia-no Dias já conhece o time desde asua passagem pela equipe em 2010.

O treinador, ao encerrar a carreirano Mamoré (MG), iniciou um estágiocom Adilson Batista no Grêmio, em2003. Em 2004, estreou como técnicona SEV/Hortolândia e, no ano se-guinte, voltou a estagiar no Corin-thians, com o então técnico MárcioBittencourt.

O treinador trabalhou em muitasequipes do Estado de São Paulo, co-

mo Rio Preto e Botafogo, conseguin-do o acesso da Série A2 em 2008.Neste mesmo ano conquistou oacesso para a Série B do CampeonatoBrasileiro com o Guarani.

Além destes clubes, Luciano Diascomandou o Oeste, São Bernardo eNoroeste, que também levou ao aces-so para a Série A1 do CampeonatoPaulista em 2010. Após sair do clubede Bauru, o treinador chegou à Cam-pinas para comandar o Red Bull Bra-sil, de onde saiu no final do ano passado.

De olho nas competições nacio-nais de 2012, a Secretaria de Esportesde São Caetano a mais nova equipede futsal da cidade. Outra novidadeé o futebol feminino, que terá umaparceria com o Clube Juventus, etambém a equipe de futsal feminino.

No futebol de campo, São Caeta-no terá em sua meta a goleira titularda seleção brasileira, Andréia Sunta-que, ex-Santos. No futsal, a equipemasculina já está garantida na LigaFutsal - maior campeonato da modali-dade no Brasil - que começa em mar-ço, e na Superliga, disputada a partirdo dia 27 de fevereiro. Para o Prefeito

São Caetano apresenta equipesde futebol feminino e futsal

Auricchio, a parte todo o investimen-to no esporte, é essencial o trabalho

dos profissionais para que iniciativascomo esta sejam bem sucedidas.

Imprensa do ABC 6

Todos Pela Educação: São Caetanosupera metas do movimento

A qualidade do ensino público deSão Caetano do Sul foi novamentereconhecida por um levantamentodivulgado nesta semana pela ONGTodos Pela Educação. O estudo rea-lizado em municípios de todo o Paísaponta que os alunos do 5º e 9º anodo Ensino Fundamental sancaeta-nense superaram as metas do institutonas duas disciplinas avaliadas - Lín-gua Portuguesa e Matemática.

A secretária municipal da Educa-ção de São Caetano, Magali Apareci-da Selva Pinto, festejou o bom resul-tado. “Esse reconhecimento por partedo movimento Todos Pela Educaçãomostra que o trabalho realizado pelaPrefeitura sancaetanense no ensinotem obtido sucesso. Os educadoressancaetanenses estão de parabénspelo esforço que realizam diariamen-te para oferecer a melhor Educaçãopossível para nossos estudantes.”

Graças à municipalização do En-sino Fundamental em São Caetano,iniciada pelo governo do prefeitoJosé Auricchio Júnior em 2007, todasas crianças da cidade têm a oportu-nidade de realizarem seus estudos nasescolas municipais - com infraestru-tura constantemente aprimorada pelaPrefeitura, conteúdo pedagógico atu-alizado, professores com capacitaçãoconstante e uniformes e materiaisescolares distribuídos gratuitamente.

O levantamento divulgado pelomovimento Todos Pela Educaçãomostra que os estudantes do 5º anodo Ensino Fundamental de São Cae-tano obtiveram desempenho de62,1% em Matemática, enquanto ameta era de 42,7%; e de 62,5% emPortuguês, que tinha meta de 59,5%.Já para os alunos do 9º ano os índicesda cidade foram 30,7% (meta 22%)em Matemática; e 47,7% (meta34,2%) em Português.

Os resultados contrastam com oobservado pelo Brasil, onde 56% dosmunicípios não atingiram as metas domovimento Todos Pela Educação. AONG realizou o levantamento utili-zando como base os dados da ProvaBrasil de 2009.

Secretária Municipal da Educação,Magali Aparecida Selva Pinto Ensino Fundamental de São Caetano foi municipalizado em 2007

São Caetano superou as metas do movimento Todos Pela Educação

Pelo quarto ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Cultura de SãoCaetano do Sul vai promover o bloco carnavalesco Balancê Cultural. Oevento será no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, com concentraçãodos Blocos a partir das 14h - no Parque Linear (Avenida PresidenteKennedy com a Avenida Tijucussu) - e saída do Trio às 15h. Os foliões dacidade estão convidados a comemorar o Carnaval como nos velhos tem-pos, entoando antigas marchinhas pelas ruas da cidade.

Esta edição contará com a presença de grandes convidados, comoCordão Carnavalesco Ziriguidum, com Osvaldinho da Cuíca (foto), asbaterias das Escolas de Samba de São Caetano, a Banda 28 de Julho e,ainda, dos intérpretes Ivany Barreto e Gil Marques. Além, é claro, dosmoradores da cidade que participaram das oficinas culturais.

Balancê Cultural: Nestedomingo, São Caetanorecebe o bloco mais

animado do carnaval

Santo Andréinicia o mês

com três novasexposições

Público pode acompanharmostras na Casa do

Olhar, no Sabina e noMuseu da cidade

O público andreense fã de mos-tras artísticas tem três novos mo-tivos para sair de casa neste mês defevereiro. A exposição Santo AndréCriança... Transformações Urbanase Sociais está aberta até o dia 12 defevereiro, no Sabina - Escola Par-que do Conhecimento, de terça asexta-feira, das 8h30 às 17h30 (so-mente para escolas com visita agen-dada) e em finais de semana e feri-ados, das 12h às 18h (para públicoem geral). A mostra apresenta astransformações da cidade do séculoXX até a década de 1960. A entradaé gratuita para alunos e professoresdas escolas municipais, criançasmenores de cinco anos e pessoascom deficiência. Demais visitantespagam R$ 10, com meia-entrada pa-ra estudantes, professores, servido-res públicos andreenses, apo-sentados e idosos acima de 65 anos.

Já a Sala Especial do Museu deSanto André Dr. Octaviano Arman-do Gaiarsa apresenta a exposiçãoLuzes do Subúrbio, composta porpinturas do artista plástico EdgardRodrigues. A mostra tem comotema o Subúrbio Operário - Fábri-cas e Vilas de Santo André. A visitaé gratuita e pode ser feita de segun-da a sexta-feira, das 8h30 às 16h30,e aos sábados, das 9h às 14h30.

Uma outra exposição está abertana Casa do Olhar Luiz Sancilotto.A mostra Incomodos - o Nucleo éresultado do encontro de artistasmigrados de diversas áreas das artesplásticas e do intercâmbio culturalpromovido pela Associação Brasi-leira de Arte (ABRA). A apresen-tação é gratuita e está disponível atéo dia 3 de março, das 10h às 17h.

Santo André Criança... Transfor-mações Urbanas e Sociais - até 12/02 – finais de semana e feriados,das 12 às 18h. - Sabina – EscolaParque do Conhecimento (Rua Ju-quiá, altura do nº 35 – Bairro Paraí-so - Santo André) - Informações:(11) 4422-2200.

Ingressos: Grátis para alunos eprofessores da rede municipal,menores de cinco anos e pessoascom deficiência - Demais visitantespagam R$ 10, com meia entradapara estudantes, professores, servi-dores públicos andreenses, aposen-tados e idosos acima de 65 anos.

Luzes do Subúrbio - até 28 defevereiro - de segunda a sexta-feira,das 8h30 às 16h30, e sábados, das9h às 14h30. - Museu de SantoAndré (Rua Senador Fláquer, 470– Centro - Santo André). - Informa-ções: (11) 4438-9111 - entradagratuita.

Incomodos - o Nucleo - até 3de março - de terça-feira a sábado,das 10h às 17h . - Casa do OlharLuiz Sancilotto (Rua Campos Sa-les, 414 - Centro - Santo André).Informações: (11) 4992-7730.

Casa do Olhar

A mostra de cinema Saudades doFuturo, que acontece no AuditórioJoão Domingues Tavares, localizadono prédio da Secretaria de Cultura deSão Bernardo do Campo, continuaaté 25/2. Ainda serão exibidos, sem-pre às 20h, oito filmes que misturamconhecimento científico e tecnoló-gico com ilusionismo e arte.

As sessões são gratuitas e a reco-mendação etária é a partir dos 14anos. O Auditório João Domingues

Mostra de cinema deficção em São Bernardo

Tavares fica na Rua Bauru, 21, noBairro Baeta Neves. Maisinformações podem ser obtidas pelotelefone 4336-8235.

O exterminador do futuro (TheTerminator, EUA, 1984, 107 min.) -Direção James Cameron. -dia 11(sábado)

De volta para o futuro (Back tothe future, EUA, 1985, 116 min.) -Direção Robert Zemeckis. - dia 17(sexta)

A Casa do Olhar Luiz Sacilottoreceberá, a partir deste sábado (11),inscrições para quatro diferentescursos de artes visuais. Os interes-sados em absorver conhecimentosnos temas Desenho de Observação,História da Arte, Fotografia ou Fo-tografia Autoral têm até o dia 17 defevereiro para comparecer ao local,das 10h às 17h, exceto no domingo(12), dia em que não há expediente.

Para efetuar o cadastro, o candida-

Inscrições para oficinasgratuitas de Artes Visuais

to deve apresentar documento deidentidade, foto 3x4 e comprovantede endereço. Além disso, para o cursode fotografia, é necessário apresentaruma carta de interesse, e para se ins-crever em fotografia autoral, é pre-ciso que uma proposta de ensaio foto-gráfico para a oficina seja apresen-tada. Local - Casa do Olhar LuizSacilotto (RuaCampos Sales, 414 -Centro - Santo André) - Informa-ções:(11) 4992-7730

A Secretaria Municipal de Cultura(Secult) da Prefeitura de São Caetanodo Sul e a Fundação das Artes abrem,a partir da próxima segunda-feira (13/2), inscrições para bolsas de estudopara os alunos que já estão devida-mente matriculados e frequentando oscursos livres ou profissionalizantesoferecidos pela instituição. O períodose encerra no dia 29 de fevereiro.

As inscrições devem ser feitas nasede da FASCS (Rua Visc. Inhaúma,730 - B. N. Gerty), de segunda a sex-

Fundação das Artesabre inscrições parabolsas de estudo

ta, das 8h às 20h, e aos sábados, das8h às 12h. Os interessados deverãoretirar e entregar o formulário preen-chido na própria escola, acompanha-do dos seguintes documentos: com-provante de residência, comprovantede matrícula e comprovante de rendafamiliar de, no máximo, seis saláriosmínimos. A documentação deverá serentregue pelo próprio aluno, quandomaior de idade, ou pelos pais ou res-ponsável legal, quando o aluno formenor. Informações www.fascs.com.br