jornal imprensa do abc - edição 66

14
ano III - nº 66 - ABC, 28-07-2011 Fabio Júnior e o filho Fiuk, é um dos shows de aniversário de São Caetano do Sul que terá como palco na sexta-feira no Estádio Anacleto Campanella, hoje (28) quem fará show no mesmo estádio é o Grupo Revelação de Pagode, com entrada franca e esquema especial de trânsito. Página 5 Show de Aniversário Aidan e Alckmin lançam pedra fundamental de fábrica de produtos de cobre em Santo André O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Aidan Ravin participaram do lan- çamento da pedra fundamen- tal da Paranapanema, empresa líder no setor de cobre no Brasil que inicia a construção de sua nova fábrica de tubos de cobre em Santo André. Com o apoio da Investe São Paulo, que prestou assessoria tributária à Paranapanema, a empresa poderá se beneficiar da desoneração de ICMS na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos. Auricchio faz um balanço de sua Administração e fala sobre projetos Aidan discursa durante a inauguração O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, fez um balanço de seus seis anos e meio de mandato à frente da Administração Mu- nicipal, falou acerca de pro- jetos para o próximo um ano e meio de governo e res- pondeu questões a respeito dos mais diversos setores, en- tre Saúde, Educação, Assis- tência Social e Mobilidade Urbana. Página 6 Todos os veículos registrados em SP devem trocar placa Todos os veículos regis- trados no Estado de São Pau- lo vão precisar trocar as pla- cas, seguindo um cronograma que será feito pelo Detran. O órgão prepara uma licitação para a substituição dos mo- delos atuais por outros com películas refletivas, que são mais fáceis de serem flagrados por câmeras e radares. Página 3 Samu de Santo André inova e realiza exames dentro da ambulância O Samu de Santo André realiza desde junho exame de eletrocardiograma dentro da ambulância, com análise dos dados feita, em tempo real, por especialistas do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). O projeto de tele- eletrocardiografia digital é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o HCor e a Prefeitura de Santo André. Página 2

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 31-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

66 - Aidan e Alckmin lançam pedra fundamental de fábrica de produtos de cobre em Santo André

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

ano III - nº 66 - ABC, 28-07-2011

Fabio Júnior e o filho Fiuk, é um dos shows de aniversário de São Caetano doSul que terá como palco na sexta-feira no Estádio Anacleto Campanella, hoje(28) quem fará show no mesmo estádio é o Grupo Revelação de Pagode, comentrada franca e esquema especial de trânsito. Página 5

Show de Aniversário

Aidan e Alckmin lançam pedrafundamental de fábrica de

produtos de cobre em Santo AndréO governador Geraldo

Alckmin e o prefeito AidanRavin participaram do lan-çamento da pedra fundamen-tal da Paranapanema, empresalíder no setor de cobre noBrasil que inicia a construçãode sua nova fábrica de tubosde cobre em Santo André.Com o apoio da Investe SãoPaulo, que prestou assessoriatributária à Paranapanema, aempresa poderá se beneficiarda desoneração de ICMS naimportação e aquisição localde máquinas e equipamentos.

Auricchio fazum balanço

de suaAdministraçãoe fala sobre

projetos

Aidan discursa durante a inauguração

O prefeito de São Caetanodo Sul, José Auricchio Júnior,fez um balanço de seus seisanos e meio de mandato àfrente da Administração Mu-nicipal, falou acerca de pro-jetos para o próximo um anoe meio de governo e res-pondeu questões a respeitodos mais diversos setores, en-tre Saúde, Educação, Assis-tência Social e MobilidadeUrbana.

Página 6

Todos os veículosregistrados em SPdevem trocar placaTodos os veículos regis-

trados no Estado de São Pau-lo vão precisar trocar as pla-cas, seguindo um cronogramaque será feito pelo Detran. Oórgão prepara uma licitação

para a substituição dos mo-delos atuais por outros compelículas refletivas, que sãomais fáceis de serem flagradospor câmeras e radares.

Página 3

Samu de Santo Andréinova e realiza examesdentro da ambulânciaO Samu de Santo André

realiza desde junho exame deeletrocardiograma dentro daambulância, com análise dosdados feita, em tempo real,por especialistas do Hospitaldo Coração de São Paulo

(HCor). O projeto de tele-eletrocardiografia digital é umaparceria entre o Ministério daSaúde, o HCor e a Prefeiturade Santo André.

Página 2

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 2A

OPINIÃO

Temos que ter em mente a virtude de celebrarmosa vida e nunca a morte, como algumas pessoas queremnos passar a impressão que é algo normal para um servivo. Como se vê, só podemos lamentar mais essatragédia protagonizada pelas drogas. É triste imaginarque mais uma vez o álcool e as drogas tiraram a vidade mais uma jovem promessa da música. A cantorabritânica Amy Winehouse, de 27 anos, foi encontradamorta em sua casa, em Camden, norte de Londres.

O fato levanta a questão: o que faz uma pessoa,ainda no início da vida, entrar nesse caminho desofrimento, na maioria das vezes, sem volta? A britânica não foi a primeiracelebridade a ter esse triste e sombrio fim. Amy junta-se a grandes nomesda música mundial que se foram precocemente, como Jim Morrison, JanisJoplin, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Brian Jones, Robert Johnson, e tantosoutros no grupo de artista que deixaram o mundo com 27 anos. AmyWinehouse era mundialmente conhecida por seu

jeito simples e as vezes irreverente. Seu segundo álbum rendeu seisindicações ao prêmio Grammy Awards, das quais venceu cinco. Cançõescomo “Rehab”, “You Know I’m no Good”, “Valerie” e a faixa-títuloinvadiram as pistas de dança, as rádios e TV’s do mundo todo. Amy fezhistória, era conhecida e consagrada como uma das diva da música pop.

Porém sua carreira também foi marcada por escândalos, uso de drogaspesadas como o crack, cocaína e de várias tentativas de reabilitação. Porfim a decadência. Que sua morte sirva de exemplo para os milhões dejovens que ainda não entenderam que o barato que é a loucura das drogas,podem-lhes custarem suas vidas. Será que vale apena passar por essatriste e mortal experiência, é uma viagem sem volta.

Em seu último concerto, na Sérvia, a jovem cantora estava visivelmenteembriagada e Deus sabe lá mais o que tenha ingerido, acabou vaiada porparte dos fãs que assistiram ao show. É uma pena, curiosamente, talvezseu maior sucesso, Rehab (do inglês, “reabilitação”), tenha sido um avisodos problemas que enfrentaria ao longo de sua curta vida.

As drogas não perdoam, matam mesmo a curto prazo. Que Amydescanse em paz, por sua curta passagem neste mundo incompreensivo!

TURÍBIO LIBERATTO

“Morte, mais que anunciada”

Samu de Santo Andréinova e realiza examesdentro da ambulância

Parceria com o HCor possibilita resultado em cinco minutos, tempo precioso quando o assunto é salvar vidasO Samu (Serviço de Atendimento

Móvel de Urgência) de Santo Andrérealiza desde junho exame de ele-trocardiograma dentro da am-bulância, com análise dos dados feita,em tempo real, por especialistas doHospital do Coração de São Paulo(HCor). O projeto de tele-eletro-cardiografia digital é uma parceriaentre o Ministério da Saúde, o HCore a Prefeitura de Santo André.

A UTI móvel está equipada como tele-eletrocardiógrafo digitalportátil – aparelho capaz de transmitiro eletrocardiograma do paciente (viatelefone e internet) para a central detelemedicina do Hcor. Os dadoscaptados pelo eletrocardiógrafo, pormeio dos eletrodos fixados no corpodo paciente, são transformados emsinal sonoro e transmitidos via celularpara São Paulo. A equipe do hospi-tal recebe os dados em formato deimagem. Feita a leitura das in-formações, elas são devolvidastambém pelo celular, com laudo esugestões de procedimento. Todo oprocesso é realizado, no caso deSanto André, entre cinco e 12minutos.

“O tempo limite estimado paratodo o processo, desde a trans-missão do exame até o recebimentodo laudo e da imagem, é de 12minutos, mas, na prática, recebemosa resposta em cerca de cincominutos”, explica Francisco de AssisPereira Filho, diretor do Samu deSanto André. Ele ressalta aimportância do serviço e aponta que,mesmo que a ambulância chegue aoPronto Atendimento (PA) antes dolaudo ser recebido, a equipe médicatem à sua disposição a opinião deum especialista. “Podemos aindaentrar em contato com ele paradiscutir o caso, se necessário.”,frisou. O tempo resposta do Samude Santo André é de quatro minutos,do local do atendimento até o PAmais próximo.

O médico acrescenta que no casode não haver um cardiologista naequipe médica que está de plantãono PA, o fato do exame vir do HCormelhora muito a condução do casoe o prognóstico de alguns pacientes.O sistema já está implantado ecompletamente operacional na UTIMóvel, que tem como base o JardimLas Vegas. “Estamos aguardando umsegundo aparelho para utilização nabase Campestre”, avisa.

BenefíciosO novo serviço garante rapidez

no diagnóstico e no tratamento de

A UTI móvel está equipada e é capaz de transmitir o eletrocardiograma do paciente para a central detelemedicina do HCor.

infartos, possibilitando maior chancede sobrevida ao paciente. Outravantagem do sistema é que o doentepoderá ser removido diretamente aum hospital, dependendo dagravidade do caso.

O Samu faz parte da PolíticaNacional de Urgências e Emer-gências. Funciona 24 horas inin-terruptas e conta com equipes deprofissionais de saúde, médicos,enfermeiros, auxiliares de enfer-

magem e socorristas que atendem asurgências de natureza traumática,clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental dapopulação. É acionado pelo telefone192.

José Auricchio JúniorSão Caetano do Sul completa

134 anos vivendo um momentoímpar na sua história, em que umritmo acelerado de desenvolvimentose alia ao bem-estar social. Esta éa combinação fundamental para quea cidade esteja ‘saudável’,

oferecendo assim qualidade devida a seus habitantes.

O binômio desenvolvimento/bem-estar social marca as cidadesespalhadas pelo globo que sãoconhecidas por sua qualidade. EmSão Caetano do Sul, trabalhamosesse ponto sempre, sem perder devista que é necessário haver umequilíbrio entre os dois elementos -desenvolvimento sem bem-estarsocial produz graves efeitoscolaterais para os cidadãos; aopasso que é praticamente impos-sível oferecer bem-estar social sem

Desenvolvimento ebem-estar social

um ciclo sustentado de desenvol-vimento.

Alcançamos esse nível graças amuito planejamento. Ao longo dessessete anos de governo, cada ação,cada obra, cada programa tem tidocomo ponto de partida a necessidadede equilibrar desenvolvimento ebem-estar social.

Perseguimos sempre a meta defazer o município acompanhar omomento positivo por que passa oBrasil. Desenvolvemos políticas quegarantiram não somente a perma-nência de grandes empresas nacidade, como a ampliação do inves-timento delas em São Caetano doSul. É o caso da General Motors edas Casas Bahia, por exemplo.

Fomos além, e lançamos umasérie de medidas para atrair novasempresas para a cidade. E cor-porações chamadas ‘limpas’, pois a

preocupação com o meioambiente sempre norteou nossasações. Com isso, atraímos paraSão

Caetano o Hospital São Luiz,Laboratório Fleury, ParkShoppingSão Caetano, para citar apenasalgumas. Sem falar no EspaçoCerâmica, um investimento semigual no País.

Ao mesmo tempo em quetrabalhávamos pelo desenvolvi-mento econômico de São Caetano,lançamos um olhar para aqueles emsituação de vulnerabilidade social.Lançamos então o Profamília, omaior programa social da históriado município, e que atende há seteanos mais de 10 mil famílias,oferecendo benefícios em áreasvitais como Saúde, Educação,alimentação e emprego.

O calendário que nos interessaé o da História, e não o eleitoral.Por isso, estamos trabalhando aSão Caetano do futuro. Na Saúde,por exemplo, estamos construindoum hospital para garantir umequilíbrio nessa área pelos

próximos 10 anos, pelo menos.Na Educação, estamos passandode escola em escola mostrando umplano para uma década também.Partimos do princípio de que osgovernantes que virão, cada um aseu modo, terão que ter uma visãomoderna de nossa cidade. Paraque nos próximos aniversários hajatantos motivos a comemorar comonesse.José Auricchio Júnior, médico,é prefeito de São Caetano

CIEE oferece dezoportunidades de estágio;

Funções com maior quantidadedisponível são operador detelemarketing, vendedor eauxiliar de produção, entre

outras

O Centro Público de Emprego,Trabalho e Renda (CPETR) daPrefeitura de Santo André dispõe de5 mil vagas a partir da próximasegunda-feira (25). A maior parte dasvagas é oferecida por empresassituadas no Grande ABC, mastambém há oportunidadesdisponíveis em municípios vizinhos àregião. As funções com maiorquantidade de vagas disponíveis sãooperador de telemarketing,vendedor, auxiliar de produção,atendente de lanchonete, auxiliar delimpeza, porteiro, recepcionista,ajudante de carga e descarga demercadorias, repositor e ajudante decozinha. Já o CIEE oferece dezoportunidades de estágio. Cliqueaqui para conferir a tebela completa.

Cadastramento presencial e viainternet

Graças à implantação do sistemaMais Emprego em parceria com oMinistério do Trabalho, tornou-sepossível ao público realizar ocadastramento para vagas detrabalho via internet, Basta entrar nosite www.maisemprego.mte.gov.br,acessar a seção dedicada aotrabalhador e preencher ficha deinscrição. Minutos depois, ointernauta recebe uma senha com aqual passa a ter acesso às vagasdisponíveis de acordo com seu perfil.Caso se interesse por uma dasopções, pode imprimir carta de pré-encaminhamento a ser validadapresencialmente no CPETR antes doencaminhamento para entrevista emempregador potencial. A validaçãoinclui a confirmação das informaçõesprestadas via internet.

Além disso, é possível secadastrar presencialmente. Bastalevar carteira de trabalho e outrodocumento de identidade com fotoa uma das duas unidades do CentroPúblico de Santo André: AvenidaArtur de Queirós, 720, Bairro CasaBranca, e Rua Sigma, 300, VilaMazzei. Informações adicionaispodem ser obtidas pelos telefones(11) 4979-3699 e 4979-3615.

CentroPúblico deSantoAndréoferece 5mil vagasde emprego

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 3A

Aidan e Alckmin lançam pedrafundamental de fábrica de

produtos de cobre em Santo AndréCom apoio da Investe SP, a Paranapanema investirá R$ 72 mi na nova planta do ABC e manterá 450 empregos na região

Aidan Ravim fala da importância da instalação da empresa na cidade

O governador Geraldo Alckminparticipou do lançamento da pedrafundamental da Paranapanema, em-presa líder no setor de cobre no Brasilque inicia a construção de sua novafábrica de tubos de cobre em SantoAndré. Com o apoio da Investe SãoPaulo, que prestou assessoria tribu-tária à Paranapanema, a empresapoderá se beneficiar da desoneraçãode ICMS na importação e aquisiçãolocal de máquinas e equipamentos,conforme o decreto estadual 54.422.

“Teremos aqui uma planta indus-trial das mais modernas do mundo defabricação de tubo de cobre do grupoParanapanema Eluma, que vai per-mitir que a empresa tenha grandecompetitividade, possa crescer,agregar valor, atender à construçãocivil, às indústrias. Uma planta indus-trial das mais modernas para fortale-cer o parque industrial aqui do ABC,com os equipamentos praticamente jácomprados e que no ano que vem jádeve estar inaugurada”, disseAlckmin.

A iniciativa faz parte do plano deexpansão e investimentos da com-panhia que, com a nova fábrica damarca Eluma, pretende dobrar acapacidade de produção de tubos decobre de 18 mil toneladas por ano para36 mil. O investimento na unidadeserá de cerca de R$ 72 milhões e aconclusão das obras deve ocorrer noprimeiro semestre de 2012. O lan-çamento também contou com a pre-sença do prefeito de Santo André, Ai-dan Ravin, e do diretor da Investe SãoPaulo, Hans Schaeffer, além deautoridades da região.

Com o investimento, a planta daParanapanema será a mais modernana fabricação de tubos de cobre semcostura do Brasil. Além de empregartecnologia de ponta, a nova unidadevai investir em iniciativas sustentáveise ambientais, como o reaproveita-mento de águas pluviais, segregaçãode óleos, reciclagem e redução daemissão de poluentes.

A empresa já possui unidades

Observado por autoridades, Alckmin participa lançamento da fábrica Paranapanema em Santo André

fabris da marca Eluma em SantoAndré, que se dedicam à produçãode tubos sem costura, laminados, bar-ras, arames e conexões em cobre uti-lizadas nas mais diversas aplicações.Com a inauguração da nova unidade,serão mantidos os 450 empregosexistentes na área de fabricação detubos, mas a produção será dupli-cada.

Além disso, o grupo Paranapane-ma possui mais três plantas indus-triais, sendo uma produtora de cobrerefinado, localizada no município deDias D’ávila, na Bahia; uma produ-tora de semi-elaborados de cobre esuas ligas, localizada no município deSerra, Espírito Santo; e a planta daCibrafértil, produtora de compostospara fertilizantes, que está localizadano município de Camaçari, tambémna Bahia. No total, o grupo conta comum quadro de 2.300 funcionários.

Sobre a Investe SPCriada em 2009, a Investe São

Paulo - Agência Paulista de Promo-ção de Investimentos e Competiti-vidade é a porta de entrada das em-presas que pretendem se instalar noEstado e também estimula a expansãode empreendimentos que já estão emSão Paulo. Fornece gratuitamenteinformações estratégicas, ajuda osinvestidores a encontrar os melhoreslocais para o seu empreendimento efacilita o contato com órgãos públicose privados. Esse trabalho é feito como objetivo de promover a competi-tividade da economia, a geração deemprego e renda e a inovação tecno-lógica no Estado.

A agência possui neste momento80 projetos em carteira, que conta-bilizam um potencial de investimentode US$ 22 bilhões, com capacidadede gerar cerca de 52 mil empregosdiretos e 180 mil empregos indiretos.A Investe SP captou até o momento13 grandes empresas para o Estado,que investirão R$ 5,2 bilhões naconstrução de suas fábricas, empre-gando mais de 14,2 mil trabalhadores.

Todos os veículos registrados noEstado de São Paulo vão precisartrocar as placas, seguindo umcronograma que será feito peloDetran. O órgão prepara umalicitação para a substituição dosmodelos atuais por outros compelículas refletivas, que são maisfáceis de serem flagrados porcâmeras e radares.

O objetivo é que o novo modelocomece a ser adotado a partir doano que vem pelos veículos saídosde fábrica. Os carros, motos, ônibuse caminhões que tiverem as placasdanificadas também vão precisarsubstituí-las pelas novas quando

Todos os veículos registradosem SP devem trocar placa

forem regularizar a situação.Os demais vão seguir um cro-

nograma que o governo afirma queserá “a longo prazo”, provavelmenteseguindo a ordem do dígito final decada placa - como marcar a trocados veículos com final 1 para 2012;final 2 para 2013 e assim por diante.“Nós seguramos um pouco a li-citação, pois estamos estudando umaforma de essa troca não pesar paraa população. Estamos focados emgarantir uma forma que o preço amais não seja repassado”, disse osecretário estadual de Gestão, JulioSemeghini.

O governo estadual afirma que o

novo modelo de placas é prati-camente 100% visível nas câmerase registros fotográficos dos radares.As novas placas, de acordo com ogoverno do Estado, custam até 30%a mais que os modelos usadosatualmente. Isso significa que a trocadas placas pode ser uma das maioreslicitações da gestão Geraldo Alckmin(PSDB). A reportagem constatouque o preço médio de um par deplacas do modelo atual é de cercade R$ 65. Calculando a estimativade aumento do governo e o tamanhoda frota estadual, os investimentospodem passar de R$ 1,6 bilhão nospróximos anos.

O vereador Gersio Sartori criouuma série de ações que visa melhoraros cuidados com as pessoas daterceira idade, o projeto Centro doIdoso e o restaurante da terceiraidade seguem como indicação aoPrefeito Municipal José AuricchioJunior.

O centro do idoso é a criação deum espaço, tal quais as EscolasMunicipais Integrais de EducaçãoInfantil, mas destinadas a atenderidosos, que precisam de cuidados,durante o dia, e na família, não hácom quem poder contar.

Gersio Sartori cria açõespara a idade especial

O vereador explica que emmuitas famílias, todos trabalham e oidoso, quando da ocorrência de pro-blemas de saúde, não possui nin-guém para manter seu cuidado: “Clí-nicas oferecem serviços mediantealtos pagamentos, o que a maiorianão pode arcar, daí a alternativa deexistir na cidade um estabeleci-mento, como escola integral, masvoltado ao idoso, que precisa tomarmedicamentos, exercitar coordenaçãomotora e outras atividades”.

Outra ação de Gersio é a indi-cação para a criação de um res-

taurante para associados dos Centrosde Convivência da Terceira Idade,com nutricionista afim de zelar pelasua saúde.

Gersio Sartori comenta que parao idoso, este poderá ser também umespaço de amizades e fuga da solidãode seus lares. “Ocorre que, muitosassociados, vivem sozinhos, erefeições isoladas não sãoagradáveis, com isso, problemas desaúde podem ser gerados pela faltade determinadas vitaminas enutrientes contidos em corretaalimentação”, conclui Gersio.

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 4A

Ampliada, TV São Caetano levainformações e entretenimento

TV São Caetano está presente em 18 repartições públicas

Sempre trabalhando com o intuitode levar as informações da cidadepara o maior número possível de mo-radores, a Secretaria Municipal daComunicação Social (Secom) de SãoCaetano do Sul deu mais um passoneste sentido com a criação da TVSão Caetano no início deste ano. Osucesso da ação foi tão grande quesua abrangência foi ampliada, che-gando agora a 18 pontos em diversasrepartições públicas da cidade comoo Atende Fácil, hospitais e UnidadesBásicas de Saúde.

Composta por matérias de curtaduração, formatadas para atingir opúblico que aguarda atendimento nasrepartições, a programação da TVSão Caetano é atualizada a cada 15dias e tem como foco a divulgaçãode informações de interesse da po-pulação, como serviços públicos gra-tuitos oferecidos aos moradores deSão Caetano, programação cultural eesportiva da cidade e valorização dahistória sancaetanense. Tudo demaneira leve e rápida, na medida pa-ra levar a mensagem à audiência ro-tativa dos próprios municipais.

A secretária de Comunicação deSão Caetano, Luciana Patara, ressal-tou que uma das principais missõesda Secom é buscar alternativas parase comunicar bem com a cidade.“Embora a gente continue trabalhan-do em parceria com o ConsórcioIntermunicipal do Grande ABC paraconseguir a implantação de uma TVregional, não podemos nos acomodar.A população precisa ser informadaagora e cabe a nós procurar alterna-tivas pontuais. Fico muito feliz tam-bém pelo fato de toda a nossa pro-gramação desta TV interna da Pre-feitura ser feita por trabalhadores emoradores da cidade, possuindo as-sim a linguagem exata ao nosso mu-nícipe. É impressionante ver a reper-cussão das matérias”, comemorou.

Os moradores que assistiram aprogramação da TV São Caetanoelogiaram a iniciativa. “Aproveitei queestou de férias para resolver algunsassuntos aqui no Atende Fácil e gosteidestes vídeos que estão passandoenquanto espero. Assim o tempo pas-sa mais rápido”, afirmou a professoraMaria Teresa Carvalho. Para o autô-nomo Almir Roberto de Souza, a

Prefeitura acertou ao criar a TV SãoCaetano. “Agora a gente aproveitaeste tempo para se informar sobre acidade.”

Confira abaixo a relação doslocais de exibição da TV SãoCaetano:Hospital Maria Braido (RecepçãoCentral e Recepção IDI);Atende Fácil (setores de DívidaAtiva, Recepção Central, CartãoSUS, RG, Sedert);Hospital de Emergências Albert Sabin(Recepção de medicamentos);Centro Odontológico (Recepção Su-perior);Unidade Básica de Saúde DarcySarmanho Vargas;Unidade Básica de Saúde DoloresMassei;Unidade Básica de Saúde Nair SpinaBenedicts;Unidade Básica de Saúde MariaCorbeta Segato;Centro Policlínico Gentil Rstom(Recepção da Farmácia e recepçãodos Curativos);CAISM (Recepção).

Semasa intensifica manutençãopreventiva no 1º semestre

Durante o primeiro semestre de2011 o Semasa (Serviço Municipal deSaneamento Ambiental de SantoAndré), por meio do projeto munici-pal integrado Cidade Interativa, re-alizou diversos serviços de manu-tenção preventiva em diferentes bair-ros do município.

A ação divide o município em 14setores e sete deles já receberam in-tervenções do Departamento de Ma-nutenção e Operação (DMO) daautarquia. Os trabalhos contribuemprincipalmente para que o sistema dedrenagem esteja em pleno funcio-namento em caso de chuvas, permi-tindo o rápido escoamento das águaspluviais. “O investimento constante

Em 2011 autarquia limpou 8.800 bocas de lobo, executou a roçada e capina de 36 km de margens de córregos edesobstruiu 5.750 metros de redes de esgoto

em intervenções preventivas deixaSanto André cada vez mais preparadapara enfrentar o período de forteschuvas. Este trabalho, aliado aeducação ambiental, são pilares quebuscamos fortalecer a cada dia”,detalha o superintendente do Semasa,Dr. Ângelo Pavin.

De janeiro a junho, segundolevantamento do DMO, mais de 8.800bocas de lobo foram limpas e maisde 10 mil foram desratizadas. É im-portante ressaltar que a desratizaçãorealizada pela autarquia tambémocorre em núcleos habitacionais,sendo 66 núcleos atendidos no pe-

ríodo. O combate à proliferação deratos também chegou a 31,1km decórregos, rios e piscinões até o mo-mento, além de mais de 7.500 uni-dades de poços de visita.

Nestes seis meses, 36 km de mar-gens de córregos receberam roçadae capina. Os trabalhos incluíram tam-bém desobstrução preventiva de maisde 5.750 metros de redes de esgoto,além de sete unidades de galerias deáguas pluviais.

Os sete setores que receberam asintervenções do Cidade Interativa eque juntos integram 45 bairros foram:Utinga, Parque das Nações, Parque

Novo Oratório, Parque Erasmo, VilaLuzita, Vila Guaraciaba e o distritode Paranapiacaba.

Redes de água e esgotoParalelamente, nos cinco primeiros

meses do ano, a Gerência de Exten-são e Manutenção de Redes do DMOtambém executou a extensão e oremanejamento de 4.728 m de redesde água e 1.967 m de esgoto.

Este tipo de obra é essencial noque diz respeito à melhoria da qua-lidade de água distribuída e a dimi-nuição dos índices de vazamento, umavez que a rede de ferro é trocada portubulação de PVC.

Medicina ABC em congresso paranovos tratamentos diabéticos

Nada menos que 75% dospacientes com diabetes são tratadospor não especialistas e dependemunicamente do sistema público de

Faculdade dá apoio científico a evento que debate a epidemia do séculosaúde, onde eventual tratamentoinadequado piora gravemente ascomplicações da doença, conformepesquisa inédita feita pela ANAD(Associação Nacional de Assistênciaao Diabético). Esse será um dos eixosem debate no 16º Congresso Bra-sileiro Multidisciplinar em Diabetes,agendado para 29, 30 e 31 de julhoem São Paulo.

O interesse médico pela doença,considerada um dos flagelos desteinício de século e reconhecida pelaONU como epidemia, pode ser medidopela programação do evento, que temapoio científico da Faculdade deMedicina do ABC: serão 46 simpósios

com mais de 200 palestras apre-sentadas pelos maiores expoentes desaúde do Brasil e convidadosinternacionais, além de oficinas, cursosmultiprofissionais e apresentação detemas livres.

“Como epidemia com grandeincidência populacional, o diabetestem despertado muito interesse dacomunidade científica e resultado empesquisas que produzem novos erevolucionários medicamentos,estando em constante estudo pelamelhoria de seu tratamento”, afirmaDr. Fadlo Fraige Filho, Presidente daANAD e professor Titular deEndocrinologia da FMABC.

Campanha incentivadoação de sangue

A Campanha Doe Sangue e Valo-rize aVida, do Centro de Valorizaçãoda Vida de São Caetano do Sul, comapoio da Prefeitura (Hemocentro) edas associações Beneficente de Co-leta de Sangue (Colsan) e de Doado-res Voluntários de Sangue e Medula(ADVSM), ocorrerá nos dias 29 e 30deste mês, na praça Di Thiene Cen-tro Digital (Avenida Goiás, 950, B.Santo Antônio), das 9 às 11h30. A

atividade visa despertar a atenção dosmoradores para a importância de sedoar sangue - mais informações po-dem ser obtidas no site www.cvv.org.br.

Uma das idealizadoras da Cam-panha, amédica Regina Maura Zeto-ne, assessora Especial de Coorde-nação da Ação Social daPrefeitura,explica sobre a destinação do mate-rial coletado. “O sangue éusado paragrandes cirurgias; assistência a aci-dentados e a vítimas deviolência; te-rapias de câncer e intensiva; trans-plante de medula óssea; e naindústria,para fabricar compostos.”

Requisitos - Para doar, o candi-dato deve obedecer arequisitos comoestar em boas condições de saúde;ter entre 18 e 60 anos; pesarno mí-nimo 50 Kg; não estar em jejum;evitar alimentação gordurosa antesdadoação; dormir pelo menos seisdas últimas 24 horas antecedentes àdoação; eapresentar documento deidentificação com foto (Carteira deIdentidade, Cartãode Identidade deProfissional Liberal, Carteira deTrabalho e PrevidênciaSocial, Passa-porte ou CNH.

Dra. Regina Maura

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 5A

Os dez mais dedicados do UniãoInter Amigos são o destaque

semanal

Hoje a toda galera torcedora doUnião Inter Amigos, rendemos tributoaos mais destacados atletas, nos 25anos do simpático clube do Bairro SãoJosé.

Eis a relação dos ex-ases dopassado: Helinho 1000 partidas,seguido por Barbosa 976, Luis Carlos794, Nena 676, Joaquim 652, RuiCrespim 575, Dinho 566, Jorginho556, Claudio 555, Roberto 526.

Já pelos lados da artilharia do clubeJosé Eduardo Tavares de Oliveira nofutebol de campo com 314 gols é omaior goleador do clube.

Na centésima partida do UniãoInter Amigos no Distrital do

Bairro Fundação

Jogando sábado último no Distritaldo Bairro Fundaçãoa equipe azul/escuro em partida de muito equilíbrio,arbitrada por Jesulino Maya, venceusua rival bordô/vermelho por trêstentos a dois: Zé Edu e Adriano Ka-lunga 2, os artilheiros no plcar des-contado por Pulga e Zelão.

Nem mesmo as quatro mudançasfeitas pelo técnico surtiram efeito,caindo com lisura e lealdade (valo-rizando o triunfo dos comandados deTamayose).

Eis a equipe vencedora: Roberto,Jorginho, Pedrão, Ocimar, Marqui-nhos, João Reggae Night, Nena, A-driano Kalunga, Zé Edu, Pulguinha eRatinho.

Pelo Campeonato Municipal daLiga Sancaetanense de Futebol

- Justo empate

No lendário Estádio Distrital LuizBeraldi/CER Gisela, que deverá sero primeiro a receber ainda esse anocobertura sintética, as equipes do ECEm Cima da Hora e InternacionalSport Club, dividiram as honras noplacar no empate de 2x2 (Danilo eBruno) fizeram os tentos do colorado.

Já a equipe juniores do Saci da Vilapelo placar convencional venceu oCREUA da Prosperidade pelo chatoW.O., lembrando que o popular clubejá foi campeão centenário de SãoCaetano do Sul em 1977.

Veteranos do CRE Tamoyo (oclube do índio) na nostalgia do

Cantinho

Hoje ilustra a matéria esportiva doCantinho do Zezé uma das formaçõesdo veteranos do CRE Tamoyo,quando alguns dos sempre lembradosastros do passado levavam grandesplatéias aos mais variados distritaisde São Caetano do Sul. Figuram nafoto dois grandes amigos nossos, LuisCarlos Munari e Carlão (envergandoa vistosa camisa grená do Tamoyo)aos esportistas sulcaetanenses re-viver aqueles que com muito amorfizeram a era dourada do futebolamador. Lembrando que 1971,quando o CRE Tamoyo foi brilhantecampeão em “Sanca”, essa foi amaneira que o Cantinho do Zezéreverencia “in memorian” os astrosdo Distrital Pedro Furlan.

Hospital Mário Covasrecebe SecretárioEstadual de Saúde

Visão à frente donosso tempo

Em todas essas décadas, vi muitagente trabalhar pelo crescimento danossa cidade. A cada dia um novotijolo fez constituir o desenvol-vimento e o caminho permanente damelhoria da vida das pessoas.

Ações de governo, nos últimosanos, garantiram, de fato, um boomde desenvolvimento e conquistas. Oprefeito José Auricchio Júnior, meugrande amigo e companheiro polí-tico, deu a São Caetano do Sul uma‘nova cara’. Sem dúvida, um gestorà frente do nosso tempo, visão fu-turista para lidar com os problemase sensibilidade para implantar omaior programa o social de um mu-nicípio brasileiro: o Profamília, alémde inúmeras ações, como construçãode escolas, unidades de saúde, obrasde combate às enchentes e melhoriapermanente da infraestrutura dacidade.

Certamente, uma conquista per-manente, juntamente com a apli-cação pesada de recursos públicosno binômio Saúde e Educação -áreas fundamentais de suas duasgestões no Palácio da Cerâmica. Osinvestimentos do Profamília melho-raram a vida das pessoas, garanti-ram dignidade a 20 mil famíliassancaetanenses e desrotularam quena cidade não havia problemas.

Temos muitos problemas ainda,sim. O prefeito Auricchio, com seudinamismo inigualável, chefiando

uma equipe que atua em todas asvertentes de governo, e todos osvereadores da Câmara executamações para promover o bem-estarda nossa gente.

Mas os desafios não param poraí. O planeta está em constante mu-tação e precisamos estar atentos àsmudanças e às necessidades da po-pulação. Estamos num conglomera-do metropolitano recheado de pro-blemas como a violência, a carênciade investimentos sociais, a pobreza,o déficit habitacional, a falta demédicos, remédios e professores.

Desta forma, precisamos ter aconsciência para enfrentarmos arealidade que nos apresenta nascidades vizinhas e termos a sabe-doria para lidarmos com esses pro-blemas, mesmo que eles não sejamoriginalmente nossos.

Precisamos, inclusive, estar coma sensibilidade acentuada para en-xergarmos o que os olhos não veem.Sem dúvida alguma, uma cidade felize desenvolvida se faz com olhos nosreferenciais do passado, da suahistória. Olhar atento no presente,nos problemas, no que a populaçãodeseja. Mas o principal é enxergaro futuro, a visão à frente do nossotempo para deixarmos um legado deconquistas e qualidade de vida aosnossos moradores.

Feliz Aniversário, São Cae-tano do Sul!

Dr. Paulo PinheiroVereador, médicodos Centros Inte-grados de Saúde eEducação da Ter-ceira Idade de SãoCaetano do Sul

Acompanhado pelo Assessor Dr.Olímpio José Bittar, Dr. Cerri foirecebido pelo Superintendente doHEMC, Dr. Geraldo Reple Sobrinho,e participou de reunião com membrosdo Conselho de Administração dohospital, que é composto pelaDiretoria e funcionários, além derepresentantes da Fundação do ABC,Faculdade de Medicina do ABC e dosconselhos municipais de saúde doGrande ABC. Entre as solicitações,os conselheiros de Mauá e de RioGrande da Serra, José Monteiro Filhoe Maria Aparecida Rodrigues,levantaram a necessidade deampliação de vagas para seusmunicípios, cuja demanda poralgumas especialidades, tratamentose cirurgias de alta complexidade équase toda encaminhada ao HEMC.

De acordo com o Secretário, hojea população tem a percepção geralde que a saúde não funciona, comexceção a algumas “ilhas deexcelência” como o Hospital MárioCovas, que tem muito boa avaliação.Para Dr. Giovanni Cerri, mais im-portante que aumentar investi-mentose vagas em hospitais é investir nasaúde básica e na prevenção. “Pormelhor que seja um hospital, não épossível que dê conta de toda ademanda de uma região. O ideal éque a rede de saúde funcione demaneira adequada e integrada.Precisamos reforçar a atençãobásica, para que seja mais resolutiva.Dessa forma, é possível tirar doshospitais pacientes cujo tratamento émais simples e que não precisariamestar ali, liberando vagas para casosque realmente necessitam desseatendimento mais especializado”.

O Superintendente do HospitalMário Covas concorda: “Hojeatendemos desde uma simplesapendicite até casos complexos depolitraumatizados. Se a rede de saúdefuncionasse mais integrada, cer-tamente poderíamos focar noatendimento terciário, nos casos maisgraves”, garante Dr. Geraldo Reple.

Dr. Geraldo Reple Sobrinho (esq.) e Dr. Giovanni Guido Cerri du-rante tour pelo Hospital Estadual Mário Covas.

O Diretor Clínico do HEMC, Dr.Vanderley da Silva Paula, ressaltouas áreas de maior procura, nas quaisa demanda cresce exponencialmente.“Praticamente todas as neuroci-rurgias da região são encaminhadaspara o ‘Mário Covas’, assim comocasos graves de urgência e emer-gência. Outros setores com sobre-carga de atendimentos são a CirurgiaCardíaca e a Ortopedia, na qualsomos referência regional, princi-palmente para casos de quadril e defraturas complexas do pé”, explica oDiretor, que exemplifica: “NaOncologia, a quantidade de diagnós-

ticos e tratamentos cresceu muito nosúltimos anos. A maneira encontradapara continuar a assistir comexcelência os pacientes do ABC foiatravés de nova parceria com oGoverno do Estado, quando passamosa contar com retaguarda do ICESP -Instituto do Câncer do Estado de SãoPaulo”. Hoje são mais de 700 qui-mioterapias por mês realizadas noHospital Mário Covas.

“O hospital é impecável. Superouminhas melhores expectativas”,afirmou durante a visita Dr. GiovanniGuido Cerri, que é médico radiologistae professor Titular da USP.

A Prefeitura de São Caetano doSul preparou esquemas especiais nosmais diversos setores para que apopulação chegue, assista e váembora com comodidade etranquilidade do Estádio MunicipalAnacleto Campanella (AvenidaWalter Thomé, 64, Bairro Olímpico),durante os dias de shows emcomemoração pelos 134 anos que acidade completa dia 28. As atraçõesque animarão a cidade hoje (28)Grupo Revelação de Pagode e FabioJúnior e o filho Fiuk amanhã sexta-feira (29). Os portões do EstádioAnacleto Campanella serão abertosao público às 17 horas e per-manecerão abertos até a capacidademáxima de público ser atingida. Aprevisão é que as apresentaçõestenham início sempre às 20 horas.

Confira abaixo:

Segurança – Para os três dias deshows, a Prefeitura preparou umcompleto esquema para trânsito esegurança dos munícipes que irãodançar ao show de Luan Santana,

Prefeitura preparaesquema especial parashows de aniversário

Grupo Revelação e Fábio Júnior.Serão cerca de 20 pessoastrabalhando na Brigada de Incêndio,uma centena de policiais militares, euma centena de integrantes daGuarda Civil Municipal (GCM), alémde 60 seguranças particularescontratados para os eventos, quedarão todo o apoio e suporte àpopulação.

Trânsito - A Secretaria de Mobi-lidade Urbana (Semob) da Prefeituradisponibilizou 20 fiscais paraorganizar o trânsito no entorno doestádio, e interditará algumas ruas apartir das 16 horas. Elas serãoliberadas ao término de cada show.

As ruas interditadas serão a JoséMariano Garcia Jr, esquina com RuaProfessor Antônio de Queiros Filho;Rua Pirajú, esquina com Rua RibeirãoPreto; Rua Francesco de Martini,esquina com a Rua Manoel JoaquimLopez; Avenida Paraíso, esquinacom a Rua Manoel Joaquim Lopez;Rua Idalino Moretti, esquina com aRua Dante Glaucus Deleo; RuaFilismina Horta Mello, esquina coma Rua Idalino Moretti; Rua Doutor

Manoel de Abreu, esquina com a RuaCapitão Rafael Oberlan de Nicola.

Pessoas com deficiências – Aseção 14 (arquibancada coberta) doEstádio Anacleto Campanella estaráreservada a cadeirantes (pessoascom dificuldades de locomoção) eseus acompanhantes – monitoresestarão no local a fim de orientar essepessoal. A entrada será feita peloportão principal do Estádio (AvenidaWalter Thomé, 64, Bairro Olímpico).

Estacionamento – Um bolsão deestacionamento 45 graus, com 150vagas, será disponibilizado aosveículos credenciados ao redor doEstádio Anacleto Campanella. Osagentes municipais que estarão nolocal serão os responsáveis porverificar se os veículos estãodevidamente credenciados.

ÔnibusHaverá duas linhas de ônibus cir-

cular para o transporte de munícipes.Serão cinco ônibus que estarãocirculando, com capacidade de levar60 pessoas por viagem. Os ônibusvão sair após o show, indo até oEstação Jovem e Teatro Municipal.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 6A

Prefeito Auricchio faz um balanço desua Administração e fala sobre projetos

O prefeito de São Caetano do Sul,José Auricchio Júnior, fez um balançode seus seis anos e meio de mandatoà frente da Administração Municipal,falou acerca de projetos para opróximo um ano e meio de governo erespondeu questões a respeito dosmais diversos setores, entre Saúde,Educação, Assistência Social eMobilidade Urbana. Tudo isso ementrevista coletiva concedida a váriosórgãos de imprensa na manhã dequinta-feira (21), na sala de reuniõesdo Palácio da Cerâmica, sede doGoverno Municipal sancaetanense.

O chefe do Executivo explanou,na oportunidade, sobre benfeitoriasque estão sendo feitas e programadaspela Prefeitura aos próximos meses.“Estamos no processo de construçãode um Novo Hospital Municipal; nostrâmites jurídicos finais para quesejamos os fiéis depositários do Hos-pital São Caetano; na fase deelaboração de um plano que irá seraplicado junto ao ensino médio; naetapa de conclusão do Centro deFormação e Qualificação de Educa-dores; e incrementando cada vezmais o Profamília, maior programasocial da história da cidade.”

Auricchio também discorreu sobreo Plano de Cargos e Salário que,segundo ele, está em fase final derevisão. Em relação ao tema combateàs enchentes, o prefeito disse queaguarda com ansiedade pelo iníciodos trabalhos de escavação doPiscinão Jaboticabal, o maior do Brasile com capacidade para reter quase 1Auricchio “muitos projetos para São Caetano vão ser finalizados”

milhão de metros cúbicos de água,obra que será executada pelo GovernoEstadual na tríplice divisa entre SãoCaetano, São Bernardo do Campo eCapital. “Pela sua enorme capacidadede armazenamento, esse piscinãoserá fundamental para o trabalho decombate às cheias, que, por sinal, teveresultados muito significativos naúltima época de chuvas com asintervenções da Prefeitura.”

Na entrevista, o chefe doExecutivo ainda ressaltou que otrânsito é um dos gargalos de SãoCaetano e do todo o País; destacou achegada do metrô leve ao municípionos próximos anos e as realizaçõesdo Fundo Social de Solidariedade;observou que o Espaço Cerâmica jáestá gerando muitos empregos àcidade; revelou que está naexpectativa pela emissão dodocumento de liberação da Cetesb daparte do antigo Espaço Matarazzoque pertence ao Governo Municipal,com cerca de 20 mil metrosquadrados; e anunciou que pretendecriar um centro de terceira idade noBairro Fundação e que a coletaseletiva porta-a-porta chegará aos 15bairros até o fim de 2012.

Proteção Social - “Minha maiorobra à frente da Prefeitura é estarmelhorando a vida de muitas pessoasem São Caetano, com um amplotrabalho desenvolvido a partir dacriação de uma rede de proteção so-cial que não existia na cidade, que temcomo seu carro-chefe o Profamília”,avaliou José Auricchio Júnior.

O vereador Paulo Pinheiro (PTB),de São Caetano do Sul, ganhou umaliado de peso na busca de indicaçãodo partido para ser o candidatogovernista e disputar o Palácio daCerâmica em 2012. Em entrevistacoletiva numa padaria do BairroBarcelona, Pinheiro recebeu o apoiodo deputado federal Arnaldo Faria deSá (PTB), que cumpre o sétimomandato na Câmara Federal.

“O Paulo me procurou e eu faleique irei apoiar alguém do PTB.Logicamente que vou lutar para queseja ele. Em política nós devemos terrespeito pelos outros, mas nãopodemos ter medo de tomar atitu-des”, afirmou o congressista, ao ex-pressar apoio ao médico petebista.

Com as mesmas bandeiras emseus mandatos, Arnaldo e Pinheirodefendem a preocupação com acomunidade da terceira idade. “Ogrupo vai decidir. Tenho essainspiração. Pleiteio essa indicação porser sempre o mais votado do partido.Conversei com o deputado, pedi oapoio dele e vou procurar outras pes-soas influentes do PTB”, ressaltou overeador, que já externou ao prefeitoJosé Auricchio Júnior a pretensão.

Ainda de acordo com Pinheiro, amorosidade na escolha do indicadopode trazer prejuízos. “O grupo jádevia ter tomado a decisão, por

Paulo Pinheiro ganhaaliado de peso naindicação parasuceder Auricchio

consenso. Quem está na política equer ser candidato precisa enfrentartudo”.

Arnaldo, por sua vez, endossou apopularidade de Pinheiro junto àcomunidade sancaetanense. “Alémdo Paulo de ter sido sempre o maisvotado, nas pesquisas atuais das pré-candidaturas temos a dimensão exatadisso. O PTB lidera em São Caetanoe o Auricchio, como nós, deve ter suaspesquisas. Ele sabe onde estápisando. A cabeça de chapa deve serdo PTB, qualquer outra possibilidadeestá descartada”.

Presente na coletiva de imprensaque tornou pública a preferência deArnaldo a Pinheiro, o vereador FlávioRstom (PTB), também pré-candidatoao Paço, mostrou apoio à decisão doscorreligionários. “Se o Paulo for ocandidato do grupo, vamos todos comele”.

Pinheiro, no entanto, lembrou dosseus colegas de PTB, vereadoresPaulo Bottura e Gersio Sartori, quejá manifestaram desejo de concorrerao Palácio. “Eles também têm essaintenção e a decisão será tomada emgrupo. Mas preciso me valorizar, pelaretrospectiva, sou o mais votado dopartido. Nas pesquisas, vejo que tenhochances de brigar pela vitória. Jádemonstrei meu potencial, mas vouprecisar de todos”, concluiu.

Vereador Paulo Pinheiro e deputado federal Arnaldo Faria de Sá

Page 7: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 1B

São Caetano do Sul, 134 anosde sua fundação. Mais de trinta anosseu Índice de DesenvolvimentoHumano (IDH), é um dos melhoresdo país, poderia ser mais, se todosos administradores municipaistivessem a mesma visão dos últimos,e a época fosse propícia (caso daditadura militar), que nada erapermitido entre os governantesmunicipais e estaduais, porque eratido como insubordinação.

Mas, deixamos para a históriaestá má fase em que todos nóspassamos.

Vamos falar de nossa pequenacidade de São Caetano do Sul comapenas 15 quilometros quadrados,localizada na divisa com a megacidade de São Paulo de um lado,Santo André e São Bernardo doCampo fechando todas as suasdivisas.

Mesmo com sua pequenadimensão, é detentora de recordes,maiores que muitas capitais ecidades de grande porte espalhadaspor todo o país.

Recordes estes começando porsua densidade demográfica de 10 milhabitantes por quilometro quadrado,e os outros espalhados pelas maisdiversas áreas da administração mu-nicipal que comanda a cidade nasúltimas três décadas.

Lembrando que um dos principaisé sua renda per capita deaproximadamente R$ 55 mil reiaspara cada morador da cidade,colocando-a entre as maiorescidades do país. Aliada a essesnúmeros, São Caetano do Sul, ébeneficiada por poder fazer mais queoutras cidades da região em todasas áreas.

Na sáude, com a conclusão doComplexo Maria Braido previstapara o final de 2012, mais o Hospi-tal São Luiz (2013), trará apopulação melhores condições paratratamentos de todas as especia-lidades médicas, não precisandorecorrer a outras cidades paraexames, além de ter uma perfeitasintonia entre todos os postos de

São Caetanoé referênciana Qualidadede Vida

atletismo, onde o equipamentopúblico da Secretaria de Esportes éopção constante no treino de atletasde ponta das federações e seleçãobrasileira) e São Caetano é uma dasfavoritas novamente ao título, JogosMundiais Militares - disputados esteano no Rio de Janeiro,- onde atletaDiogo Silva conquistou na últimasemana o título mundial de Taekwondo frente ao iraniano SeifKhatar, quinto do ranking mundial,alcançando índice para as Olim-píadas de 2012; não podendo es-quecer das participações de nossosatletas no Panamericano, principal-mente o próximo que acontecerá emGuadalarara no México.

Somando a todas as conquitas,quer no judo, no atletismo, xadrez,tênis de mesa,futsal, ginástica ritmica,natação, Taekwondo, ciclismo, boxe(atualmente desativado, mas queconseguiu inúmeras vitórias vestindoa camisa da cidade), voleibol, han-debol (com amistosos internacionais,o último contra a Inglaterra), bocha(que mantém regularmente equipesdisputando nos quatro cantos dopaís), o futebol, (sendo uma das a-gremiações mais novas do Estado)- A AD São Caetano, chegou a vice-campeão da Taça Libertadores e umtítulo no Campeonato Paulista e duasvices do Campeonato Brasileiro,ajudo a projetar o esporte da cidadeno exterior em 2002.

São inúmeras, porque nãoincontáveis as conquistas do nossoesporte, tanto no amador quantoprofissional, e São Caetano só con-

saúde espalhados por todos os 15bairros do município, o complexo doHospital de Emergências e do Hos-pital da Mulher.

Por contar com um sistemamédico eficiente, gaba-se o atualprefeito José Auricchio Júnior(médico), “nossa cidade temcapacidade de atender moradores decidades vizinhas quando de aten-dimentos de emergências, não osabandonando, visto que a populaçãocarente, moradoras de cidadesvizinhas não tem culpa da falta deatendimento especializado em seusmunicípios”, e jamais deixaria deatende-los.

A qualidade de vida da popu-lação é um dos principais aspéctostratados pelas últimas administraçõesda cidade.

Detentora de fantástico índice de0,939, comparada as melhorescidades do mundo, São Caetano doSul é mundialmente conhecida,graças ao esporte, que hoje é a molamestra da administração municipal,trazendo grandes e irrecusáveisincentivos financeiros.

A Secretaria de Esportes sob ocomando de Gilberto Costa, queassumiu recentemente o cargo, jácolocou em prática seus planos paraalavancar ainda mais o esporte mu-nicipal que atualmente detém títulosmunicipais, estaduais, brasileiros einternacionais nas mais diversasmodalidades.

A infra-estrutura esportiva deSão Caetano é uma das melhores doBrasil, onde o apoio ao atleta vemdesde o mirim, passando por todasas etapas até o veteraníssimo, in-cluindo o profissionalismo.

Não podendo esquecer que paraobter o maior número possível devitórias em todas as competiçõesque a cidade participa, como: JogosAbertos do Interior (onde conseguiuvários titulos seguidos, e recordes emalgumas modalidades), JogosRegionais que este ano a sede é navizinha cidade de Santo André(algumas modalidades irão serdisputadas em SCS - entre elas o

seguiu este feito graças ao esforço ededicação dos coordenadores doscentros esportivos e recreativosespalhados pelos seu quinze bairros.Bairro Fundação - CRE Fundação,São Cristóvão e EC São Caetano(particular); Centro - SE Corinthinhae sede ACRE Luiz Gama; BairroSanto Antonio - Bochófilo São José;Bairro Cerâmica - Clube Tamoyo eADC Braido (particular); Bairro SãoJosé - Clube São José; BairroOswaldo Cruz - SBEROC e ClubeMonte Azul; Bairro Santa Paula -Clube Gonzaga e o TEUTO; BairroOlímpico - Complexo Lauro Gomesde Almeida; Bairro Barcelona -ABREV Barcelona e ADC GeneralMotors (particular); Bairro SantaMaria - SERC Santa Maria; BairroBoa Vista - CER Gisela; Bairro NovaGerti - CER Àguias de Nova Gertie Sete de Setembro FC e BairroProsperidade - CESPRO Prospe-ridade e Jabaquara FC (todos, comexcessão dos particulares atualmentesão coordenados pela Secretaria deEsportes e Turismo de São Caetano).

O maior trunfo da administraçãodo esporte nos últimos 23 anos, é aimplantação das escolinhas espor-tivos, onde a criança desde cedocomeça a tomar gosto pelo esporteno qual pode ser matriculada gra-tuitamente em qualquer centro es-portivo, ganhando assim uma iden-tidade com a cidade, não esque-cendo que o incentivo ao esportedesenvolve o intelecto da criança, equem sai ganhando é a área edu-cacional, onde o aluno torna-se mais

inclusivo.Entre os adultos (Terceira Idade)

a inclusão do esporte no desen-volvimento humano, atinge níveisespetaculares para São Caetano doSul, e a cidade tem um dos maioresíndices de expectativa de vida (79anos) e a mortalidade infantil (0,93),são as menores taxas do Brasil.

Não para por aí o esporte. Comas novas obras em fase de fina-lização, a cidade também ganharásignificativo aumento de pistas decislismo e caminhadas ao ar livre, nosatuais parâmetros a população aptaa praticar estes esportes ganharãomais dois quilômetros de pistas como novo projeto da avenida Presi-dente Kennedy e avenida Tijucussú.Ainda é pouco, garante o prefeitoJosé Auricchio, visto que a cidadetem aproximadamente 300 quilo-metros de vias carrocáveis.

Numa visão geral, o Indice deDesenvolvimento Humano de SãoCaetano na cidade é atretalado numsó conjunto ao - Esporte + Saúde +Educação + Qualidade de Vida, é oque todos os sancaetanensesalmejam para seus familiares, paraos próximos anos.

Para mostrar um pouco do quesomos capazes no esporte, nossosleitores poderão acompanhar naspróximas páginas um pouco do quefoi feito até agora, dos anos 50 atéos dias atuais, alguns títulos con-quistados por atletas da cidadeocorreram durante esta semana, vis-to que a cidade mais uma vez estáparticipando dos Jogos Regionais.

A Prefeitura de SãoCaetano do Sul prestará umajusta homenagem aosmoradores que contribuírampara o desenvolvimento dacidade. Neste domingo (31/7), às 10h30, estaspersonalidades que sedestacaram em ações quebeneficiaram a coletividadeserão agraciadas emcerimônia realizada no salãonobre do Edifício PrefeitoOswaldo Samuel Massei(Avenida Goiás, 600,Centro). O evento faz partedo calendário oficial defestejos pelos 134 anos deSão Caetano e é aberto aopúblico.

A Medalha Di Thiene foiinstituída em São Caetano apartir da Lei Municipal nº4.407, de 14 de junho de2006, e foi entregue em2006, 2007 e 2009. Acondecoração tem doisgraus distintos: a GrandeMedalha Di Thiene, entreguepara uma personalidade ouinstituição de grandedestaque e que melhorpersonifica o espírito dosfundadores da cidade; e aMedalha de Honra DiThiene, distribuída para 40personalidades por suacontribuição à comunidade.

MedalhaDi Thiene

Page 8: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 2B

Atletismo e Nataçãocede espaço a seleções

BasqueteFemininosempreno topoDepois de grandes conquistas, aequipe feminina de basquete estáprestes a conquistar mais umavitória, agora no campeonatoestadual onde é líder; tendo comodestaque Juliana Lopes, que teveparticipações junto a seleçãoBrasileira no México em 2009, ecampeã brasileira com a equipepaulista em 2010. A grande força epotencial que tem a atleta emquadra, é referência para a técnicaVânia Paulette. Atleta Juliana Lopes

Graças a infra-estrutura montada há muitos anos em São Caetano, o Co-mitê Paraolímpico Brasileiro, sempre utiliza do expediente para mandaratletas treinar na cidade, visto que aqui as pistas de atletismo são as maisbem equipadas do Estado, e o conjunto aquático é propria para o apri-moramento desses profissionais. A pista de atletismo está localizada no0bairro São José e o conjunto aquático , no complexo Lauro Gomes deAlmeida no bairro Olímpico.

Ginástica Ritmicaencanta a todos

Judôparticipaçãona Copado Mundo

De alto nível de competição a Ginástica Ritmica sempre desem-penhou umexcelente trabalho na cidade, visando competições de alto nível, tanto nascompetições regionais, como no Brasileiro Interclubes e CampeonatoEstadual, com destaques especiais para Caroline Lima, Thauany Nogueirae Giovanna Oliveira da categoria Juvenil da equipe de São Caetanoacabaram de chegar do campeonato brasileiro interclubes, na qualparticiparam 20 equipes com 96 ginastas e São Caetano conseguiu ficarem 6º lugar melhor equipe colocada de São Paulo e tendo a atleta Giovannaentre as 20 melhores do Brasil.

Mais uma vez estamos mostrandonosso grande potencial esportivo,dessa vez o Judô fez um grande papelnas duas etapas da copa do mundode judô pela seleção brasileira. Naprimeira etapa realizada em Porto LaCruz na Venezuela, nossos atletasconseguiram um resultado positivo,tendo em vista o nível de dificuldadeda competição contando tambémcom a participação de 30 países.Samanta Soares da categoria Meio-Pesado e Glaucia Lima (Médio)conseguiram o 7º lugar, o atleta IvanSabino da categoria Ligeiro con-quistou 5º lugar e a melhor coloca-ção foi da atleta Danielly Barbosa. Atleta Samanta Soares

Page 9: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 3B

Futebol de Salão nabriga por títulos

Ginásticaartísticareconhecidano exteriorO 1º Meeting internacional queaconteceu neste primeiro semestrede 2011, teve como coadjuvanteprincipal amealhando o primeirolugar o atleta da ginástica artísticaFrancisco Barreto que ficou trouxeo título para São Caetano do Sul; ecom passagem por Porto Ricorepresentando a seleção brasileirajunto com o técnico Marcos,conquistou o segundo lugar nacompetição; estando já agendadoa disputa dos jogos regionais queacontecem na vizinha Santo Andrée o Brasileiro que será realizadoem Guarulhos.

A parceria que deu certo nos últimos tempos no futsal masculino, foi dasecretaria de Esportes com Corinthians e Unip, que fez crescer o esportena cidade, e estão na disputa dos títulos da Liga de Futsal e do Paulistão2011 (ocupa a primeira colocação com 34 pontos), além de estar tam-bém se preparando para competições nacional e estadual com boas chancesde ficar entre as primeiras. O técnico coordenador da equipe PC de Oliveira,exalta sua equipe como sendo amelhor dos últimos tempos. Atleta Francisco Barreto

Natação - destaquenacional há temposO atleta da categoria infantil CleberRodrigues Nascimento foi destaqueno Campeonato Brasileiro disputadoem Pernambuco-Recife. Comparticipações de grandes equipescomo Corinthians, Pinheiros,Paineiras e Centro olímpico e maisuma vez a natação deSão Caetano do Sul foidestaque, dessa vezcom o atleta Cleber -campeão nos 100 m e200 m peito e vicecampeão nos 400medley. Cleber que seespelha no nadadorFelipe França treina nacidade desde 2005quando ainda era dacategoria Pré-mirim,hoje com 14 anos já

está no infantil, muito dedicado oatleta da cidade que treina cincovezes por semana vem evoluindo emostrando seu grande potencial comconquistas inéditas da categoria,sonhando em um dia disputar umOlimpíada.

Atleta Cleber Rodrigues Nascimento

Page 10: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 4B

Tênis de Mesaqualidade acima de tudo

PowerliftingGCM tambémé destaqueno esportePatrícia Cândido, atleta dePowerlifting é a atual campeãpaulista e brasileira na modalidade,e já tem agendado para o mes deagosto participação juntamentecom a seleção brasileira noPanamericano que vai ser realizadona Argentina. Patricia que éintegrante da guarda civil municipal,treina forte pois sabe que iráenfrentar grandes seleções comoVenezuela, Equador, EstadosUnidos, Porto Rico e a principalrival Argentina.

Dominado por descendentes de asiáticos, o Tênis de Mesa que representaSão Caetano em todas as competições oficiais, não foge a regra, e temcomo melhores atletas no ranking estadual e nacional - Hugo Calderano eMassao Kahatsu (infantil) e Eric Jout, Kátia Kawai e Vitor Ishiy (juvenil),disputaram sob a coordenação do técnico Reinaldo Hideo Yamamoto, ocampeonato Latino Americano que teve como país sede o Perú. Patrícia Candido

Bocha - parceriaantiga renovada

Secretário de Esportes Gilberto Costa e Pedro Magaroto

Foi concretizado recentemente naSecretaria de Esporte eTurismo através do SecretarioGilberto Costa a permissão de usomais o convênio com a LigaSancaetanense de Bocha e deMalha que fica situada no CERBatissaco na qual tem comopresidente Pedro Magaroto. Aformação desta entidade que foi háalguns anos tem como objetivoreforçar a tradição que a cidadetem nesta modalidade esportiva.Temos 13 canchas de bocha, amaioria dentro de clubes e estimo

que cerca de 300 pessoas entremasculinos e femininos têm aBocha como esporte, ou paracompetição ou para o lazer. “Onosso objetivo é organizarcampeonatos municipais e nestesbuscar aqueles jogadores que sedestacam para formar umapossível seleção”, explicou PedroMagaroto. Além dos campeonatosmunicipais da Liga, a intenção é organizarcampeonatos regionais,convidando outras cidadespara participar.

O forteBasquetemasculinocampeãoPaulista eBrasileiroAtletas da equipe de basquetemasculino foram campeões pelaseleção paulista no campeonatobrasileiro de 2010 vêm sendo osdestaques no basquete da cidade.Leonardo Scetta Dias foiconsiderado o melhor jogador nocampeonato paulista da categoriajuvenil no ano passado e vive aexpectativa de disputar oCampeonato Paulista A1 que seinicia dia 04 de Agosto. O atleta daequipe de São Caetano do Sulvem evoluindo e mostrando suaenorme dedicação no dia-a-dia,para que juntamente com toda suaequipe consiga realizar uma ótimacampanha nesse novo objetivo daequipe que é o CampeonatoPaulista A1. O primeiro jogo docampeonato paulista será realizadodia 04 de Agosto às 20h00 contraa equipe de Franca no JoanaMotta e o segundo jogo dia 10 deAgostoàs 20h00 no mesmo local. Destaque para o atleta Leonardo Scetta Dias

FestivalTalentosCom o objetivo de valorizarintérpretes vocais da regiãodo Grande ABC, aSecretaria Municipal deCultura (Secult) daPrefeitura de São Caetanodo Sul por meio doDepartamento de Cultura,realiza no dia 31 de julho, a1ª Eliminatória do IVFestival de Talentos de SãoCaetano do Sul. Acompetição musical teráinício às 14h, na CrecheZilda Natel (Rua Flórida,975, Bairro Barcelona). Aentrada é gratuita e abertaao público.Nesta etapa, onzeconcorrentes seapresentarão em busca deuma classificação para afinal. O número declassificados da etapa variade acordo com os jurados,estes podem escolheratécinco participantes. A 2ªEliminatória está marcadapara o dia 28 de agosto.Os classificados para a 1ªeliminatória são Dida Matos,Thiago César Mota, JoãoDomingues da Silva, NataliaSweets Mendes,VeraMarques, Cássia Valéria deJesus, Rodrigo VieiraAraújo, Flávio Augusto deAndrade, Moacyr e Lourivaldos Santos (em dupla),Fabiana Alvares e DaniloDias Prates. Os juradosconvidados desta etapa sãoElody Barontini, RicardoPenachi de Camargo,Morgana Montanari, ÉderPalmieri e Dinah Barile.

Page 11: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 5B

As meninas do Handganharam tudo

O handebol feminino nos últimos 4 anos na categoria juvenil conquistou 3títulos no campeonato paulista e 1 vice campeonato, já na categoria Juniorconquistou 1 título e 3 vice campeonato. Agora é a vez dos Jogos Regionaise o técnico Flávio Pontes está muito confiante na equipe que vem sepreparando bastante, tendo previsão de chegar às finais e quem sabeconsagrando-se campeã mais uma vez (de 2000 até 2010 foramconquistados 10 títulos), diz o técnico de São Caetano sabendo dadificuldade que irão enfrentar nos Jogos. Destaque especial para AnaEduarda, DUDA, campeã do panamericano do ano passado defendendoa seleção brasileira e fez treinos em paises europeus.

TaekwondoganhatítulosseguidosCom as recentes vitórias no pré-olímpico realizado no Azerbaijão, oTaekwondo sancaetanense ganhacada vez mais o reconhecimentomundial através do atleta DiogoSilva, naõ podendo jamaisesquecer de Márcio Wenceslau,premiado que foi melhor atleta damodalidade em 2005 e 2010, e,ambos irão disputar no México oPaanamericano, que concede umavaga para as Olimpíadas.

São Caetano ratificou ofavoritismo no judô dos JogosRegionais e fez barba, cabeloe bigode. Se no sábado a ci-dade já havia conquistado aprimeira colocação por equi-pes no feminino, ontem, nadespedida da modalidade, osjudocas são-caetanenses vol-taram ao lugar mais alto dopódio nas disputas individuais.As competições ocorreram naquadra da A.F. Públicos deSanto André.A disputa entre os homens foisurpreendente. Santos, quehavia vencido a competiçãopor equipes, desta vez nãomostrou bom rendimento eterminou apenas na terceira

São Caetano é campeão nojudô feminino dos Regionais

colocação. Além deser ultrapassado porSão Caetano, per-deu a vice-liderançapara São Bernardo.Santo André acabouna quinta posição.No feminino nadade anormal aconte-ceu. Com time re-cheado de judocasque integram a Sele-ção Brasileira, comoDaniele Suzuki eEdnanci Silva, SãoCaetano faturou aprimeira colocação.

Revalidade do judono ABC e grande

Futebol dos Atoresagitou São CaetanoO resultado de 6 a 2 para otime dos Amigos de SãoCaetano no jogo de futsal con-tra a equipe do Futebol dosAtores foi o de menos. Oimportante na festiva tardedeste sábado (23/7) noGinásio Milton Feijão foi oespírito de solidariedade quefez com que fossem arreca-dadas mais de 2 mil peças deroupas para a Campanha doAgasalho 2011 do Fundo So-cial de Solidariedade de SãoCaetano do Sul. O eventoesportivo/social, que faz partedo calendário dos festejospelo aniversário de 134 anosdo município, foi realizadopela Prefeitura, por meio desua Secretaria de Esportes eTurismo (Seest).“É um evento de cunhoesportivo sim, mas também deentretenimento e principal-mente de solidariedade”, des-tacou o prefeito José Auric-chio Júnior, que prestigiou apartida. “Estamos introduzin-do essa experiência nos feste-jos de aniversário da cidadepela primeira vez neste ano. Eele já se mostra muito positivo,pois envolve toda a sociedadeem busca de ajudar aopróximo.”Para Gilberto Costa, titular dapasta de Esportes e Turismode São Caetano, “é uma festaque traz alegria às famílias dacidade e ajuda a quem precisa.Cada vez mais o morador deSão Caetano se mostra prontopara ajudar ao próximo comseu caráter de compromissocom a solidariedade”.Estrelas - Para a alegria dasjovens torcedoras que com-pareceram ao ginásio, o timedos atores contou com osgalãs Nicola Siri, FernandoPavão, Paulo Leal, LicurgoSpínola, Huang Cheng Jui eFábio Villa Verde, o capitãoda equipe.Já os Amigos de São Cae-tano, que venceu de virada(saiu perdendo por 2 a 0 logonos primeiros minutos dapeleja), veio com jogadoresoriundos da própria Seest e daPrefeitura, e ainda contou como reforço do goleiro de futsalTiago de Melo Marinho, atletaque já foi eleito o melhor domundo na posição em 2008 e

é presença constante naSeleção Brasileira.“São Caetano está de para-béns, mais uma vez abraçou acausa da solidariedade. Ti-vemos todo o apoio da Prefei-tura, que nos deu condiçõestotais para a realização desteevento, cumprindo com o

dever que se espera do PoderPúblico numa ação socialcomo essa. Nota mil para acidade e seus moradores”,afirmou Fábio Villa Verde. Epara o ator Nicola Siri, “umafesta assim tem de acontecersempre, é uma iniciativa fun-damental”.

A equipe dos artistas que participou do jogo festivo

Time dos Amigos de São Caetano, que venceu de viradapor 6 a 2

Jorge Aro, José Auricchio e Lazinho

Page 12: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 6B

Voleibol Inicianteconquista o Paulista

Comandada pela profª Glaucimar e coordenada pela profª Marina à equipede São Caetano mostrou sua garra e sua força e em um jogo bastanteequilibrado conseguiu superar a equipe do Barueri e sagrar Campeã Paulista,mais uma grande vitória conquistada pelas meninas do volei que representaa cidade. O último título veio depois da série de cinco partidas invictas.

Em números absolutos, a melhorbloqueadora e pontuadora doBrasil na Superliga 2010/2011,pertence aos quadros do esportesancaetanense. Leticia Hage roubaa cena e consegue superar atletascomo Fabiana, Valeskinha eThaisa. A ascenção da super atletavem desde 2009, quando teveexcelente desempenho defendendoa Seleção Brasileira como titular. Letícia Hage

Finais do Municipal acontecem domingo

ACRE Luiz Gama Principal Metalurgicos Principal

Águias Juniores - forte candidato ao título

No ultimo final de semanadia 24 de Julho ficaramdecididos os finalistas dascategorias do Junior ePrincipal da LigaSancaetanense de Futebol.No primeiro jogo realizadoàs 9h00 no CER LuizBaraldi (Gisela) na categoriados Juni-ores a equipe doVila Alpina que teve umacampanha me-lhor seclassificou para a final aoempatar com a equipe doInternacional em 1 a 1.Já no segundo jogo pelacategoria do principal aequipe do Me-talúrgicosvenceu por 2 a 0 aequipe do Internacional.No Campo do CER AlcinaDantas Feijão (Águias) nacategoria Junior a equipe doÁguias venceu por 2 a 0 oGisela e logo em seguidapelo principal a equipe doLuiz Ga-ma venceu por 2 a1 o Em Cima da Hora.Venham prestigiar neste finalde semana dia 31 de Julho(Domingo) as finais dofutebol amador da cidade,serão realizadas a partir das09h00 do CER AlcinaDantas Feijão (Águias). Oprimeiro jogo ficará porconta da garotada dosjuniores que será disputadaentre A. Vila Alpina Á-guiasde Nova Gerty e logo emseguida o jogo que pro-metefortes emoções entreMetalurgicos x Luiz Gamapelo Principal.A Copa TV+ também já temos seus finalistas que sãoSanta Maria e Em Cima daHora que vão decidir aCopa no dia 6 de Agosto(Sábado) às 15h00 noEstádio AnacletoCampanella.

CA Vila Alpina

VoleiFemininoAdultoo melhor

Page 13: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 7B

Esportistas de São Caetano doSul é gratificante reverenciar aquelesque em nossa cidade deram umademonstração de muito amor aofutebol amador.

Lembramos a todos vocês queo saudoso Luiz Mantovani teve umaparticipação muito ativa nos anosque esteve como presidente da Ligade Esportes de São Caetano do Sul.

Hoje repetido com brilhoinvulgar pelo carismático Lazaro deAssis Negreiros Filho (com quaseduas décadas) dirigindo os destinosda Liga Sancaetanense de Futebol.

Com uma brilhante equipe aoseu lado e a participação dosmembros da Junta DisciplinarDesportiva (J.D.D.) recebem osmaiores encômios pelo brilhantetrabalho desenvolvido em SãoCaetano do Sul.

Essa é a maneira que José PiresMaia “Zezé” achou para saudar aGrandiosidade dos Campeõesdesde 1949 a 2010, ora comojogador, ora como dirigente nobairro São José.

“Galeria dos Campeões”Ano.....Campeão1949....ADC General Motors1950....ADC General Motors1951....São Cristóvão FC1952....ADC General Motors1953....Atlético Vila Alpina1954....Atlético Vila Alpina1955....Atlético Vila Alpina1956....Atlético Vila Alpina1957....Atlético Vila Alpina1958....São Cristóvão FC1959....Atlético Vila Alpina1960....Sete de Setembro FC1961....Sete de Setembro FC1962....Sete de Setembro FC1963....América do Sul FC1964....Guarani FC1965....E.C. Vila Bela1966....São Cristóvão FC1967....Arco Verde E.C.1968....São Cristóvão FC1969....São José FC (série A)1970....São Cristóvão FC1971....C.A. Tamoyo1972....São Cristóvão FC1973....São Cristóvão FC1974....Não teve campeonato1975....CER Gisela1976....CER Gisela1977....CREUA Prosperidade1978....Sete de Setembro FC1979....SERU Jabaquara1980....CER Gisela1981....CRE Tamoyo

Os grandescampeões do

Futebol Amador

1982....Não teve campeonato1983....ABREV Barcelona1984....Não teve campeonato1985....SERU Jabaquara1986....ACRE Luiz Gama1987....Não teve campeonato1988....Sete de Setembro FC1989....SERU Jabaquara1990....SERU Jabaquara1991....ACRE Luiz Gama1992....CRE Gonzaga1993....Atlético Vila Alpina1994....SERC Santa Maria1995....SERC Santa Maria1996....ACRE Luiz Gama1997....Unidos Futebol Clube1998....SER Alvi Celeste1999....SERU Jabaquara2000....Unidos Futebol Clube2001....SER Alvi Celeste2002....SERU Jabaquara2003....SE Metalúrgicos2004....SE Metalúrgicos2005....SE Metalúrgicos2006....SE Metalúrgicos2007....SERU Jabaquara2008....SE Metalúrgicos2009....SE Metalúrgicos2010....EC Em Cima da Hora2011....”Decisão ocorre no

próximo dia 31 de Julho e os doisfinalistas - ACRE Luiz Gama e SEMetalúrgicos entram em campocom chances iguais para conquistaro campeonato Amador da Ligadeste ano”.

José Pires Maia “Zezé” historiadorfutebolístico há mais de 50 anos

Atletismo de pontacom Fabiana Murer

Fabiana Murer voltou a brilhar. Devolta às competições depois de ummês de treinos em Fórmia, naItália, a atleta do BM&FBovespa/São Caetano conquistou a medalhade bronze no Aviva BirminghamGrand Prix 2011, etapa da LigaDiamante da FederaçãoInternacional de Atletismo, emBirmingham, na Inglaterra.Segundo o técnico Elson Miranda,que acompanhou a atleta nacompetição, a atleta de SãoCaetano do Sul Fabiana Murerrecordista brasileira e sulamericana do salto com vara (4,85m) tem como principal meta nesteano o Mundial de Daegu, naCoréia do Sul, 27 de Agosto a 4de Setembro. Antes, a atleta vaidisputar os GPs de Estocolmo, dia29, e de Londres, dia 05, tambémetapas da Liga Diamante.Atleta Fabiana Murer

Os meninos do futsal daequipe São Caetano do Sul/Corinthians (sub-21) fizerambonito e conquistaram otricampeonato da modalida-de nos Jogos Regionais, cuja55ª edição está sendo reali-zada em Santo André. Comgols de Douglas, Bid, Rafi-nha, Fabiano e Luizinho, otime da cidade venceu con-vincentemente Santos por 5 a2 e faturou o troféu da 1ªdivisão. A final foi disputadana tarde de segunda-feira(25), no ginásio da EscolaEstadual Idalina Sodré, noBairro Barcelona, em SãoCaetano (o municípioempresta algumas de suasinstalações à vizinha SantoAndré para a promoção demodalidades dos Regionais).

São Caetano fatura otítulo no futsal sub-21

Vôlei FemininoO vôlei feminino sub-21 de São Caetano ficou com o vice-campeonato da modalidade nos Jo-gos Regionais andreenses. No confronto decisivo, jogado ontem no ginásio Pedro Dell’An-tonia, em Santo André, as meninas sancaetanenses foram derrotadas pela forte equipe de Osascopor 3 sets a 1, parciais de 25/21, 21/25, 25/21 e 26/24, e conquistaram uma honrosa 2ª colocação.

Autoridades e moradoresde São Caetano do Sul jáestão na expectativa paraassistir missa e degustar dotradicional bolo emcomemoração pelos 134anos que a cidadecompletará nesta quinta-feira (28). Estes eventos,marcados para o dia doaniversário do município,ocorrerão a partir das 11horas na Paróquia SãoCaetano, a Matriz Velha, ena Rua 28 de julho(imediatamente ao lado daIgreja), no BairroFundação.

Missae bolomarcamos 134anos deSãoCaetano

Page 14: Jornal Imprensa do ABC - Edição 66

28-07-2011 - página 8B

Passeio Ciclístico nocalendário oficial

Independente das competiçõesoficiais coordenadas peloSecretario de Esportes - GilbertoCosta e apoio do prefeito JoséAuricchio Junior, há os esportes deinclusão que envolve boa parte dapopulação. Um deles é o passeiociclistico que está inserido nocalendário oficial dos festejos dacidade que sempre ocorrem nomes de julho, envolvendo centenasde moradores de São Caetano quetiram um dia para praticar oesporte.

Além dos passeios ciclísticosque acontecem normalmente,agora o esporte está inseridono calendário dos festejos

Volei masculino écampeão absoluto

Atual campeão dos JogosRegionais deste ano pelaequipe de São Caetano,Leandro Martins (destaque)também já foi convocadopela Seleção Brasileira paraa disputa do Sul Americanono Chile e para outrostorneios e preparação naEuropa. Nesse momento oatleta que atua em duasposições (Central e Oposto)vem mostrando seu grandedesenvolvimento sendo ojogador mais alto ematividade no país. A equipede voleibol da cidadeconsagrou-se nesse final desemana o título de Campeãodos Jogos Regionais de2011, vencendo um dosseus principais adversáriosna final que é a equipe doMauá.

Em comemoração aoaniversário de São Caetanodo Sul, a Secretaria deCultura realiza o showmusical Revelando Chorinho,com o Conjunto Retratos, nodia 5 de agosto (sexta-feira),às 20h, no Teatro SantosDumont (Avenida Goiás,1.111, Bairro Santa Paula).A entrada é gratuita e aclassificação é livre.O nome do show com oConjunto Retratos é Chorosque Marcaram Época,tocando clássicos do chorobrasileiro, como Tico Tico noFubá, de Zequinha deAbreu, Carinhoso eLamentos, de Pixinguinha,Doce de Coco e NoitesCariocas, de Jacob doBandolim, Pedacinhos doCéu e Brasileirinho, deWaldir Azevedo,entreoutros.Retratos – O ConjuntoRetratos surgiuem 2006, emhomenagem a Suíte Retratos,escrita por Radamés Gnatalli(1906-1988), cuja peçamusical com quatromovimentos, tinha afinalidade de apresentar oretrato dos compositoresque Radamés consideravafundamentais para a fixaçãodo gênero choro,Pixinguinha, ErnestoNazareth, AnacletoMedeiros e ChiquinhaGonzaga. Os músicos CésarRicardo, no violão 7 cordas;Alexandre Procópio, noviolão 6 cordas; FernandoHenrique, no cavaquinho;Donizete Fernandes, napercussão; Alex Mendes, nobandolim e Paulo Gilberto,na flauta transversal formamo Retratos.

Chorinho éreveladocom oConjuntoRetratos