jornal imprensa do abc - edição 266

8
Ano VII - nº 266 - ABC - 08 de Agosto de 2015 Levantamento publicado no domingo mostra o ex- prefeito com 40,8% das intenções de voto, 2 pontos a mais do que a pesquisa an- terior. Já Paulo Pinheiro caiu 2,5 pontos, e está com 19,8%. Dos entrevistados pelo Diário, 34% dizem que o atual pre- feito é ruim ou péssimo. Página 3 Pesquisa do Diário traz Auricchio 21 pontos à frente de Paulo Pinheiro José Auricchio Júnior Paulo Pinheiro Mais de 34% da população rejeita Paulo Pinheiro Página 3 Ano VII - nº 266 - ABC - 08 de Agosto de 2015 Vereadores parecem que não conhecem regimento e querem estar acima da lei em São Caetano Página 2 Centro Especializado em Reabilitação oferece tratamento em grupo com equipe multidisciplinar Página 4 Vereadores abrirão espaço para CPI a pedido da vice-prefeita de São Caetano? Página 3 Está cada vez pior a avaliação da administração Paulo Pinheiro Agosto é o mês do licenciamento de carros com placas final 5 e 6 Página 3 Página 4 Estado de SP é pioneiro na criação das Delegacias de Defesa da Mulher O Estado de São Paulo é pioneiro na criação das Dele- gacias de Defesa da Mulher (DDMs). Atualmente, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública, existem 130 unidades espalhadas por todo o estado. A primeira delas foi inau- gurada há mais de 30 anos. Página 2 Alckmin com as primeiras mulheres que fizeram parte da Delegacia Santo André convoca casais que já se inscreveram para Casamento Comunitário Página 2 Moradores visitam obras de combate às enchentes em SBC “Quem passa ao redor não tem a dimensão do tamanho dessa obra e nem do quanto ela é importante para nossa cidade.” Essa foi a impressão do estu- dante Gabriel Silvestre de Sousa, morador da Vila Antunes, que, junto com outros munícipes e lideranças comunitárias, visitou as obras de drenagem que estão em andamento no Paço Munici- pal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às en- chentes em São Bernardo que prevê intervenções em vários pontos da cidade. Página 5 Consórcio cobra do Estado repasses e descentralização das farmácias A distribuição descentrali- zada de medicamentos de alto custo para mais de 36 mil mo- radores das sete cidades e a ga- rantia dos repasses anuais do Programa de Atenção Básica (PABinho) serão cobrados do governo do Estado pelo Consór- cio ABC. A assembleia decidiu solicitar encontro com o secre- tário de Saúde, David Uip. Página 6 AD São Caetano vence a primeira fora de casa e mantém a ponta na série D Página 7 Levantamento publicado no domingo mostra o ex- prefeito com 40,8% das intenções de voto, 2 pontos a mais do que a pesquisa an- terior. Já Paulo Pinheiro caiu 2,5 pontos, e está com 19,8%. Dos entrevistados pelo Diário, 34% dizem que o atual pre- feito é ruim ou péssimo. Página 3 Pesquisa do Diário traz Auricchio 21 pontos à frente de Paulo Pinheiro José Auricchio Júnior Paulo Pinheiro Mais de 34% da população rejeita Paulo Pinheiro Página 3

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 23-Jul-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

266 - Pesquisa do Diário traz Auricchio 21 pontos à frente de Paulo Pinheiro

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

Ano VII - nº 266 - ABC - 08 de Agosto de 2015

Levantamento publicadono domingo mostra o ex-prefeito com 40,8% dasintenções de voto, 2 pontosa mais do que a pesquisa an-terior.

Já Paulo Pinheiro caiu 2,5pontos, e está com 19,8%.Dos entrevistados pelo Diário,34% dizem que o atual pre-feito é ruim ou péssimo.

Página 3

Pesquisa do Diário traz Auricchio 21pontos à frente de Paulo Pinheiro

José Auricchio Júnior Paulo Pinheiro

Mais de 34%da populaçãorejeita Paulo

PinheiroPágina 3

Ano VII - nº 266 - ABC - 08 de Agosto de 2015

Vereadores parecemque não conhecem

regimento e queremestar acima da leiem São Caetano

Página 2

Centro Especializadoem Reabilitação

oferece tratamento emgrupo com equipemultidisciplinar

Página 4

Vereadores abrirãoespaço para CPI

a pedido davice-prefeita deSão Caetano?

Página 3

Está cadavez pior a

avaliação daadministraçãoPaulo Pinheiro

Agosto é o mêsdo licenciamento

de carroscom placasfinal 5 e 6

Página 3 Página 4

Estado de SP é pioneiro na criaçãodas Delegacias de Defesa da Mulher

O Estado de São Paulo épioneiro na criação das Dele-gacias de Defesa da Mulher(DDMs). Atualmente, segundoinformações da Secretaria daSegurança Pública, existem 130unidades espalhadas por todo oestado.

A primeira delas foi inau-gurada há mais de 30 anos.

Página 2

Alckmin com as primeiras mulheres que fizeram parte da Delegacia

Santo Andréconvoca casais

que já seinscreveram

para CasamentoComunitário

Página 2

Moradores visitam obras decombate às enchentes em SBC

“Quem passa ao redor não tema dimensão do tamanho dessaobra e nem do quanto ela éimportante para nossa cidade.”Essa foi a impressão do estu-dante Gabriel Silvestre de Sousa,morador da Vila Antunes, que,junto com outros munícipes e

lideranças comunitárias, visitouas obras de drenagem que estãoem andamento no Paço Munici-pal e que fazem parte do Drenar,programa de combate às en-chentes em São Bernardo queprevê intervenções em váriospontos da cidade. Página 5

Consórcio cobra doEstado repasses edescentralização

das farmáciasA distribuição descentrali-

zada de medicamentos de altocusto para mais de 36 mil mo-radores das sete cidades e a ga-rantia dos repasses anuais doPrograma de Atenção Básica(PABinho) serão cobrados dogoverno do Estado pelo Consór-cio ABC. A assembleia decidiusolicitar encontro com o secre-tário de Saúde, David Uip.

Página 6

AD São Caetanovence a primeira

fora de casa emantém a ponta

na série DPágina 7

Levantamento publicadono domingo mostra o ex-prefeito com 40,8% dasintenções de voto, 2 pontosa mais do que a pesquisa an-terior.

Já Paulo Pinheiro caiu 2,5pontos, e está com 19,8%.Dos entrevistados pelo Diário,34% dizem que o atual pre-feito é ruim ou péssimo.

Página 3

Pesquisa do Diário traz Auricchio 21pontos à frente de Paulo Pinheiro

José Auricchio Júnior Paulo Pinheiro

Mais de 34%da populaçãorejeita Paulo

PinheiroPágina 3

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

- 08 de Agosto de 2015IMPRENSAABC Geral Página 2

Os vereadores Beto Vidos-ki (PSDB) e Marcel Munhoz(PPS), foram os dois principaisvereadores lembrados pela

Vereadores são lembradospela população

Destaque

Beto Visodki - PSDB

população por suas atuaçõesna Câmara, em recente pes-quisa qualitativa e quantitativaelaborado por um jornal diário.Dentre todos os que foramlembrados, só um é da base go-vernista, nem o PT, que tam-bém joga o mesmo jogo, nãoconseguiu emplacar seu únicovereador.

O que deve estar ocor-rendo é que, a população estáde olho na política mais do quenunca e PT e PMDB, não sãoos mais favoritos para as pró-ximas eleições. Portanto, mui-tos dos candidatos devem co-locar suas barbas de molho. Eos traidores e promessinhas,também...

EditorialComeça bem o segundo

semestre na políticaInflação chegando a casa dos dois

dígitos, contas de luz, água e gasolinaaumentando, a operação Lava Jato,devolvendo a cadeia um dos princi-pais líderes do PT - José Dirceu, mi-lhares de desempregados pela indús-tria e comércio da região do GrandeABC e os prefeitos perdidos com osnúmeros de pesquisa que osdenunciam por estarem em dívidacom a população nos últimos 30meses, sendo reprovados drastica-mente.

Uns comemoram que a crimina-lidade reduziu drasticamente enquantoque quem realmente sofre com oíndice negativo é a população que sevê mais acuada e presa em suaspróprias casas, porque a segurançamesmo é só para inglês ver, e olhelá...

Nas Câmaras de vereadores, emalguns casos as sessões foram decalmaria como se todos estivessemsaído de ressaca do dia anterior, -mas, em São Caetano, a coisa jácomeçou quente, talvez somente nestacidade começou assim, pegando

fogo.Mas, é de se entender, afinal tem

vereador que quer mandar mais quejuiz de tribunal, e aí não dá certo.Ruim é quando outros pensam queseguindo o mesmo pensamento estãomoralizando a casa. Pelo contrário,quem conhece o jogo sabe, que aquestão é bem diferente.

O mote é apagar a luz do próximo,antes que ele ressuscite e te derrote,e tem vereador que vem tentando hámuito tempo fazer isso, e o que con-seguiu até agora foram uns processosque não deram em nada.

Como dar tiro a esmo e não acertarninguém, ou a arma picotar.

Já em nível estadual, GovernadorAlckmin sobe em pesquisa na regiãodo grande ABC e deve desbancarpetistas de vez das prefeituras, en-quanto que a presidente Dilma tem opior resultado da era petista com maisde 84% de rejeição, isso sem contaro pedido de ajuda nacional feito pelovice-presidente Michel Temer para aunião nacional.

Não tem como falar tudo...

O Vereador Edison Parraapresentou projeto de Lei nosentido de serem criadas dire-trizes para orientação a pais eprofessores sobre as caracte-rísticas do Transtorno do Défi-cit de Atenção com Hiperati-vidade (TDAH), na qual é umtranstorno de causas genéticas,que aparece na infância e fre-quentemente acompanha o in-divíduo por toda a sua vida,como a desatenção, hiperati-vidade e impulsividade.

Parra disse que: “Por setratar de um transtorno comumem crianças e adolescentes,nada melhor que a criação dediretrizes para uma melhororientação aos pais e profes-

Vereador quer leipara Transtorno doDéficit de Atenção

sores, para que possam enca-minhar aos serviços especia-lizados e terem o tratamentoadequado”.

Vereador Parra

Estado de SP é pioneirona criação das Delegaciasde Defesa da MulherAtualmente são 130 unidades; trabalho ganhou reforço recentemente com

a criação da Promotoria de Justiça de Combate à Violência DomésticaO Estado de São Paulo é

pioneiro na criação das Dele-gacias de Defesa da Mulher(DDMs). Atualmente, segun-do informações da Secretariada Segurança Pública, existem130 unidades espalhadas portodo o estado. A primeira delasfoi inaugurada há mais de 30anos.

As delegacias da mulhersão recursos importantes nocombate à violência contra amulher, trabalho que ganhoureforço recentemente com acriação da Promotoria de Jus-tiça de Combate à ViolênciaDoméstica, no dia 21 de julho.

Segundo o secretário daSegurança Pública, Alexandrede Moraes, algumas Delega-cias de Defesa da Mulher jáabrem aos finais de semana.Os boletins de ocorrência deviolência doméstica tambémpodem ser feitos em qualquerdelegacia e até mesmo pelaPolícia Militar, o BOPM, quedepois é encaminhado, por via

eletrônica, para a delegacia.Somente nos primeiros cin-

co meses de 2015, foram regis-trados 71.565 boletins de ocor-rências pelas DDMs de todo o

Estado. Além disso, as unida-des realizaram 2.263 prisõesaté maio, de acordo com aCoordenadoria das Delegaciasde Defesa da Mulher.

Marcel Munhoz consegueaprovação de lei sobrereuso de água em SCSO Vereador Marcel Mu-

nhoz (PPS) teve aprovado porunanimidade Projeto de Leina Câmara Municipal queinstitui o incentivo à utilizaçãode água de reuso, para ativi-dades que tolerem águas dequalidade inferior, na área deindústria, comércio e serviçosgerais em São Caetano do Sul.

Segundo o parlamentar, alei será de grande importânciapara a economia de recursoshídricos, podendo, ainda, in-centivar o desenvolvimento denovas tecnologias com vistasao melhor aproveitamento daágua.

“O reuso da água pode serútil em funções menos nobres,como a irrigação paisagística,lavagem de logradouros públi-

Vereador Marcel Munhoz

cos e veículos, desobstruçãode tubulações e combate a in-cêndios”, argumenta Marcel

Vereador Jorge Salgado soli-cita a implantação de Bancode Medicamentos em SCS

Vereador Jorge Salgado

Nesta semana, o Vereadore líder do governo da CâmaraMunicipal, Jorge Salgado,solicitou a implantação de umbanco de medicamentos nasfarmácias da Rede Municipalde São Caetano do Sul.

Este banco tem como fina-lidade angariar medicamentosdoados por pessoas físicas ejurídicas para a distribuiçãogratuita à população carente doMunicípio.

Em todo o Brasil as pes-soas menos favorecidas finan-ceiramente estão numa posi-ção delicada diante do alto pre-ço dos remédios. Por outro la-do, sabemos que milhares depessoas mantêm em casa re-médios que não utilizam mais,chegando a esquecê-los. Comotambém, é verdadeiro o acú-mulo de remédios tipo amostragrátis nos consultórios médicos,que na grande maioria das ve-zes deixam de ser consumidos.

O drama social da falta decondições para se adquirir umremédio é vivido com muitafrequência por grande parcelade famílias brasileiras, essedrama é vivenciado principal-mente pelos idosos, que com-prometem parcela significativada sua aposentadoria com osustento das suas famílias.

Desta forma, o projeto doVereador Jorge Salgado atendea uma demanda social que visacontribuir no combate às

doenças e na manutenção davida, a partir da arrecadaçãode medicamentos doados pelacomunidade em geral, desdeque constem no rol a informa-ção de que são aprovados pelaAgência Nacional de Vigilân-cia Sanitária - ANVISA e des-de que estejam dentro do prazode validade.

“O Poder Executivo já con-tribui significativamente paraalterar esse quadro através dadistribuição de remédios nasfarmácias da rede municipal.No entanto, faz-se necessárioa aprovação deste projeto paraatuar na captação de remédiose ajudar aqueles que tanto ne-cessitam” ressalta o vereador.

Santo André convocacasais que já se

inscreveram para oCasamento Comunitário

A Prefeitura de Santo An-dré convoca para o próximo dia10 de agosto, a partir das 19h,todos os 324 casais que se ins-creveram entre os dias 8 de ju-nho a 23 de julho para se uni-rem em matrimônio por meiodo Casamento Comunitário,que será realizado pelas secre-tarias de Direitos Humanos eCultura de Paz e, de Desen-volvimento Econômico, Ciên-cia e Tecnologia. É impres-cindível a presença do casal,porém, se um dos noivos nãopuder comparecer, pelo menosum deles deverá estar presenteportando a documentação.

A reunião será realizada noComplexo Esportivo Pedro

Ação tem como objetivo orientar todos osenvolvidos quanto à documentação necessária

para legalização da união matrimonialDell´ Antonia, localizado naRua São Pedro, nº 27, na VilaPires e abrangerá a organiza-ção do casamento e toda a do-cumentação necessária e exigi-da por lei. Também estarãopresentes os representantesdos cartórios.

“A proposta do casamentocomunitário é legalizar a situ-ação de casais andreenses quenão possuem condições finan-ceiras para pagar as taxas decartório”, explica a diretora deHumanidades, Maria Ferreirade Souza (a Loló). “Com esseevento, vamos também ajudara realizar o sonho de muitos ca-sais que desejam dizer o “Sim”concluiu.

6ª Reunião mensaldo PEN – SCS

Acontece na próxima se-gunda-feira, dia 10/08 as 19horas, na rua São Paulo, 1645,a reunião municipal com ospré- candidatos a vereadorpara as eleições 2016.

Dentre os assuntos a se-rem discutidos estão as últimaspesquisas eleitorais, apresen-tação de novos filiados pelopresidente do partido na cidade,Gilberto Costa, eleições majori-tárias e ações para os mesesde agosto, setembro e outubropróximos, etc. Gilberto Costa

NOTAS

Tem vereador que não sabeo que fala, e quer passar porcima da lei. Isso porque algunsaté são “advogados”, masmesmo assim a lei não é páreopara eles. As contas do ex-pre-feito Auricchio de 2012, forampara o Legislativo e não foramvotadas, e com isso ganhou najustiça a tutela antecipada, oque quer dizer que os verea-dores devem esperar até quese estabeleça juridicamentenova votação quando as con-tas estiverem disponíveis aeles. Já o vereador Eder Xavier

Vereadores parecem que estãona Câmara, por estarem

entrou com petição no TCE pa-ra reaver as contas urgente-mente e recebeu um grandenão para as votações. “Se equando” - foi a resposta do tri-bunal ao vereador causídico ecantor, vocês votarão.

Ainda eles querem mesmoassim passar por cima da lei evotar. Por isso é que o governoe o jurídico não se entendem.Tem muita gente que se achamelhor preparado do queoutros e querem se impor a for-ça. Nem seu ex partido não oquis por causa da arrogância.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

IMPRENSAABC - 08 de Agosto de 2015 POLÍTICA Página 3

Bastidores Samuel Oliveira

Pesquisa do Diário traz Auricchiona liderança, com 40,8%

Pesquisa publicada pelojornal Diário do Grande ABCno último domingo (2/8) trazJosé Auricchio Júnior 21pontos percentuais à frente doprefeito Paulo Pinheiro nadisputa pela Prefeitura de SãoCaetano em 2016.

Auricchio surge com40,8% das intenções de voto,contra 19,8% de Pinheiro. Opetista Jair Meneguelli apa-rece em terceiro lugar, com3,3%. Brancos e nulos somam30,3% e os indecisos são5,8%. Em relação ao levan-tamento anterior do Diário,realizado em fevereiro, Au-ricchio subiu 2 pontos. JáPaulo Pinheiro caiu 2,5.

Na análise de voto espon-tâneo (quando os nomes doscandidatos não são apre-sentados), Auricchio possui10%, no topo da lista, en-quanto Pinheiro tem 6% doeleitorado. A vice-prefeita Lu-cia foi lembrada por 1%,

tendo Gilberto Costa atrás,com 0,8%. Fábio Paláciosurge com 0,5%. A pesquisaouviu 400 pessoas em SãoCaetano.

Em um outro cenário es-timulado, com mais candida-tos, Auricchio mantém largaliderança, com 31,8%. PauloPinheiro surge em segundo,com 16,3%. Gilberto Costaaparece na terceira posição(8%), seguido por Fabio Pa-lacio (7,3%), Beto Vidoski(6,3%), Lucia Dal’Mas (5%)e Jair Meneguelli (1,8%).

Em entrevista ao Diário,Auricchio comentou a pes-quisa. “Recebo esse apoio de40,8% da população commuita felicidade, mas, acimade tudo, com humildade. Ébom saber que, após três anosdo término da nossa gestão,somos lembrados de formaespontânea e com carinho pe-lo eleitor, a quem agradeço”,diz o ex-prefeito.

Mais de 34% dapopulação rejeitaPaulo Pinheiro

A pesquisa do Diário tam-bém mediu a popularidade dosprefeitos do Grande ABC.No quesito rejeição, Paulo Pi-nheiro, de São Caetano, estáno volume morto. Entre ospesquisados pelo jornal,34,8% disseram que o atualprefeito é ruim ou péssimo.

Seu governo está tambémmal avaliado. Dos entre-vistados, 26,5% disseram quea administração de Paulo é

péssima, número muito pró-ximo aos que cravaram o ruim:26,4%.

Na nota geral calculadapelo Diário do Grande ABC,Paulo Pinheiro vem experi-mentando uma queda no pre-cipício. De um já consideradoruim 6 (de um máximo de 10),registrado em junho de 2013,a nota do prefeito hoje é de4,1, uma das piores do Gran-de ABC.

Ex-prefeito José Auricchio

Atual prefeito Paulo Pinheiro

Que contradição idiotada administração...

Uma hora o prefeito falaque nada fez por causa de su-posta dívida, todos os secretá-rios municipais aplaudem eratificam as palavras do prefei-to - agora, ele entra em suaprópria contradição e diz queforam feitos 90% dos projetosda prefeitura e os mesmos se-cretários o apoiam. Por que es-ta contradição deslavada daadministração? Mentem duasvezes e são aplaudidos e que-rem também os aplausos da po-pulação. Eles acreditam que apopulação da cidade é idiota eacredita em tudo. O prefeitoPaulo Pinheiro e seus secretá-rios parecem que estão admi-nistrando a “terra do nunca” -onde é tudo fantasia. Até omulti-secretário Bonome caiunessa e aplaude com a maiorcara de pau as burrices do pre-feito diferente...

“O contador de histórias”

Quando se instalou na ad-ministração Paulo Pinheiro, oex-super secretário de AidanRavin (que foi colocado parafora da administração andre-ense e pode voltar em dobra-dinha com o ex-prefeito Aidan),- contou um monte de histori-nhas para poder se apoderarde diversas secretarias aqui, e

o prefeito incompetente ediferente de SCS, o recebeude braços abertos. Só que ashistorinhas perderam a valida-de e ele não conseguiu alavan-car a administração e só ficouaqui ganhando sem apresentarresultados. O mesmo o ditocujo fez na cidade vizinha, ondejá sondou ser candidato a pre-feito nas próximas eleições(mas o povo já o rejeitou nasurnas ano passado para depu-tado porque ele pertencia a ou-tra cidade da região a de Ma-uá). Será que ele ainda conse-gue emplacar alguma histori-nha para ficar até o final destaadministração, ou vai arrumarsuas malas e partir para outrasbandas. Sabe-se lá, não vaifazer falta alguma...

Cada vez pior está aavaliação da administração

Como pode se gabar que aadministração está de vento empopa, sem melhor, se as pes-quisas mostram a coisa bem di-ferente? - pois é o que acon-tece com o ilustríssimo prefeitoPinheiro, que muito bem asses-sorado (até parece) vem des-pencando na avaliação de suaadministração e alcançando amédia de 4,1 pontos, se tor-nando a pior administração dosúltimos 20 anos de São Cae-tano. Se a avaliação é cada vezpior, imagine quando começa-rem a aparecer os Índices deDesenvolvimento Humano dacidade durante seu governo, aía coisa vai ficar ruim mesmopara o incompetente prefeitoque ainda quer ser reeleito. Oque está se vendo ainda, sãoos índices da administração an-terior e eles ficam gabando quea cidade continua com o melhorIDH da região. Só lerdos mes-mo por acreditarem no queestá ocorrendo na cidade...

PT enterrado de vez...Que o Partido dos Traba-

lhadores está marcado comofigurinha não grata para aseleições todo mundo já sabe,

Adauto ReggianiEdison Parra

Fabio PalacioFlávio RstomMuito se especula quem

será o vice na chapa do ex-pre-feito José Auricchio em 2016que é o favorito nas pesquisasde opinião e deve estar se fi-liando ao PSDB nas próximassemanas. Alguns nomes des-pontam como futuros vices en-tre eles estão Adauto Reggia-ni, ou os vereadores EdisonParra, Fabio Palacio e FlávioRstom. Quem será o escolhido,ninguém sabe, mas, quem o for,terá muito trabalho pela frente,visto que a desconstrução dacidade é grande e abrangetodas as principais áreas. Faltade técnicos é o principal pro-

As chances de cada um nojogo político para ser vice

blema a ser enfrentado porquea maioria das pastas o ama-dorismo e o trato com a coisapública sofre de um colapso to-tal e só uma dose extra de res-ponsabilidade colocará a casaem ordem. Tem até candidatocotado a vice se deligando daadministração como é o casode Adauto Reggiani. O que ma-is deve preocupar os futurosgovernantes é como farão parase livrar de um batalhão defuncionários que estão abarro-tando as secretarias sem fun-ção alguma. As chances são i-guais para todos é esperar parasaber quem será o escolhido...

inclusive em São Caetano erestante do Grande ABC, ondepode não emplacar pela pri-meira vez nenhum prefeito. Nacidade, foi lançado o nome de

Jair Meneguelli para o cargo edeu no que deu. Ficou entre osúltimos colocados em recentepesquisa de opinião publicadaem jornal regional. Com o

percentual obtido, Meneguellie o PT não conseguiriam fazersequer uma cadeira no Legis-lativo e estaria fadado ao desa-parecimento. Como só tem umvereador, e a credibilidade embaixa, o Partido deve se aliarao candidato do PMDB, queseria o prefeito Pinheiro, e daíestaria afundando ainda mais.Aconteceria o que está pas-sando os dois partidos em nívelnacional, morreriam na praia,visto que os 1,8% dos votos deacordo com a pesquisa, não e-legeria nem o síndico de umgrande condomínio da cidade,muito menos um vereador peloPartido dos Trabalhadores

De volta a velha fórmulados anos 70?

A política é engraçada, em1977 a população de São Cae-tano quis mudar o rumo dapolítica do município, tentandodar uma guinada com gente no-va no comando do executivomunicipal e acabaram por ele-ger o dr. Raimundo da CunhaLeite, que por incrível pareçaera do mesmo partido do atualprefeito Paulo Pinheiro e pagoue continua pagando até hojepelas dívidas deixadas por eleem uma única administraçãode exatamente 5 anos, até1982. Os mandantes do partidona cidade até hoje são os mes-mos. Em 2012, lançaram o a-tual prefeito que vai “gover-nar” a cidade até final de 2016,para que o futuro tome posseem janeiro de 2017, exata-mente, 40 anos vai separar asduas administrações que porimposição da população, acre-ditaram estar fazendo o melhorpara a cidade e então se derammal, isso sem contar que foi omesmo partido por duas vezesem todo esse tempo. Será quea população não vai aprendernunca, que mudar o que estádando certo é dar um passo a-trás, porque o mesmo queaconteceu lá atrás terá de serfeito agora? A reconstruçãocomeçará do zero...

Vereadores abrirãoespaço para CPI?

A vice-prefeita Lúcia Dal’Mas, enviou durante as fériasdo Legislativo ao presidentePaulo Bottura, cópia de re-querimento pedindo que a casade leis e todos os vereadoresassinassem abertura de CPIpara investigação dos docu-mentos que incriminam o pre-feito Paulo Pinheiro e sua fa-mília, de manterem contas noexterior desde quando assumiua administração de São Cae-tano, bem como também a-companhe a Polícia para ave-riguação da veracidade dasprovas e puna caso seja com-provado o prefeito e seus fa-miliares diretos. O objeto dadenúncia já foi amplamente di-vulgado pela imprensa e mere-ce atenção de todos os verea-dores para que investiguem aseventuais irregularidades quetenham sido praticadas contraos cofres públicos municipaisdurante a gestão de PauloPinheiro. Quem se arrisca aassinar primeiro a CPI - todosos 19 nomes de vereadoresestão em aberto. Tá aí uma boaoportunidade do vereador EderXavier exigir que se abra umaCPI, afinal ele é o homem dasCPIs e da Tribuna Livre quenunca vingaram. Só fogo depalha...

Nilson Bonome, em o con-tador de historias

Lúcia DalMas quer CPI,custe o que custar - quaisvereadores vão assinar?

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

IMPRENSAABC - 08 de Agosto de 2015 Geral Página 4

O setor de fisioterapia doCentro Especializado em Rea-bilitação da APAE São Cae-tano do Sul conta agora commais uma alternativa para tra-tamento, o Programa GruposTerapêuticos. Trata-se de umamodalidade de atendimento, emgrupo, para paciente com qua-dros clínicos que exigem umaintervenção multidisciplinar(fonoaudióloga, terapeuta ocu-pacional e psicóloga).

O programa tem como ob-jetivo contribuir para o aumen-to da qualidade de vida, possi-bilitando a troca de experiên-cias entre os participantes comos quadros clínicos semelhantes.

A fisioterapia tem como ob-jetivo o aumento da força mus-cular, o ganho de amplitude demovimento, melhora do equilí-brio e coordenação motora,

Centro Especializado em Reabilitação oferecetratamento em grupo com equipe multidisciplinar

bem como o aprimoramentoda marcha, garantindo um de-senvolvimento saudável.

Para os pacientes que de-sejam ser beneficiados com ostratamentos fisioterápicos, oencaminhamento é feito pelaCentral de Agendamento eRegulação da Secretaria deSaúde. O primeiro atendi-mento deve ser efetuado nasUnidades Básicas de Saúde(UBSs), nos postos ou noshospitais da rede municipal, apartir desse momento os gru-pos terapêuticos serão forma-dos por meio de indicação doprofissional responsável, con-siderando a patologia e limi-tação de cada paciente.

O CER II está localizadona Al. Araguaia,429, B. SantaMaria em São Caetano doSul. Telefone: (11) 4220-2735

SBC: 53 famílias do loteamentoRomildo Ceola ganham títulosde regularização de terrenos

A Prefeitura de São Ber-nardo entregou, na última ter-ça-feira (4), 53 títulos de regu-larização fundiária às famíliasdo loteamento Romildo Ceola,localizado no Bairro Ferrazó-polis. No evento, realizado naEmeb Hygino Batista de Lima,no Jardim Leblon, os mora-dores receberam os contratosindividuais de legitimação deposse. A Prefeitura investiu R$327 mil na regularização doloteamento.

O secretário de ServiçosUrbanos, Tarcisio Secoli, re-presentou o prefeito Luiz Ma-rinho na cerimônia de entrega,que também contou com apresença da secretária de Ha-bitação, Tássia Regino, e dopresidente da Fundação Crian-ça, Maurício Soares.

Para este loteamento, alémdo registro do parcelamentoem áreas públicas ocupadaspor moradias, o município uti-lizou a Demarcação Urbanís-tica, instrumento jurídico eurbanístico, instituído pela LeiFederal 11.977/09, que permiteo reconhecimento pelo poderpúblico de ocupação de inter-esse social em área particulare a sua consequente titulação.

Secoli falou sobre a impor-tância da medida.

Com a entrega desses títu-los, sobe para 3.735, em 19 á-

reas, o número de domicíliosregularizados no município. Emoutras 56 áreas, consolidadase de interesse social, as açõesde regularização estão em curso.

A ocupação do loteamentose deu em localidades públicase particulares. Por isso, a es-tratégia de regularização ado-tada foi a subdivisão do lote-amento entre Romildo Ceola,1, 2, 3 (áreas públicas) e 4(área particular). Isso permitiua titulação de todas as famílias.

Moradora há mais de 40anos no local, dona Maria deLurdes Reina era só alegriadurante a entrega dos títulos.

Além da regularização, fo-ram feitas melhorias urbanís-ticas na área, e a substituiçãodas moradias precárias por ca-sas de alvenaria, construídasem sistema de mutirão.

Em 1991, os moradores re-ceberam da Prefeitura um ter-mo de posse, com validade de

99 anos, mas que não era pas-sível de registro imobiliário. Apartir de 2010, já na atual ge-stão municipal, ocorreu o iní-cio o processo de regularizaçãoda área nos termos do Pro-grama de Regularização Fun-diária Sustentável de Assenta-mentos Consolidados.

Começa em agosto o prazopara licenciamento de veículoscom placas finais 5 e 6 no Es-tado. Segundo o Departamentode Trânsito do Estado de SãoPaulo, o Detran.SP, o procedi-mento pode ser feito de formapresencial ou eletrônica.

Em ambos os casos é pre-ciso fazer o pagamento da taxade R$ 72,25 na rede bancária,inclusive via caixa eletrônico ouinternet.

O proprietário pode esco-lher retirar o documento emuma unidade do Detran ou doPoupatempo. Outra opção éreceber em casa, neste caso écobrada uma taxa de R$ 11

Agosto é o mês dolicenciamento de carros

com placas final 5 e 6Procedimento,

obrigatório para todosos proprietários de

veículos, pode ser feitode forma presencial

ou eletrônicapela postagem.

Para que o veículo seja li-cenciado, não pode haver pen-dências como débitos de mul-tas, IPVA ou DPVAT, além derestrições judiciais ou admi-nistrativas.

Para mais informações, a-cesse o site do Detran.SP.

O vereador Sidão da pada-ria, um dos defensores quePaulo Pinheiro tem que conti-nuar com esta administraçãode desconstrução, é um dosque quer porque quer, a votaçãodas contas de José Auricchio,referente ao exercício de 2012,mesmo estando com liminarantecipada que proíbe suavotação em plenário. O que al-guns vereadores querem mes-mo é desconstruir o máximopossível a imagem do ex-pre-feito até as eleições, não se im-portando se estão dentro da leiou não. Tudo para continuartalvez na administração porqueele, o Sidão, está inelegível poroito anos devido a reprovaçãodas contas de dois dos quatro

NOTAS

Continua o roubode rodas em SCSParece que a polícia não

conseguiu prender maisninguém do bando que roubarodas e pneus de carros emSão Caetano. Só foram os trêsque foram denunciados epresos porque o dono doveículo viu quando estavamsendo furtados. Este tipo defurto é o que tem predominadomais na cidade ultimamente ea polícia não tem conseguidoobter êxito nas diligências. Aúltima investida dos ladrões foina última quinta-feira no bairroSanta Paula

Vereador inelegívelquer espaço

anos que esteve como presi-dente da Câmara, e se o Paulonão ganhar não terá onde tra-balhar porque está sem a pada-ria e ficaria desempregado.

Em toda a cidade, mais de 3,7mil domicílios foram regularizados

pela Administração; outros20 mil estão em processo

de regularização

PDT um partido forte para enfrentara conjuntura com responsabilidade

O Congresso Sindical doEstado de São Paulo, realizadona última sexta-feira (7), queteve como tema, O TRABA-LHO NO CENTRO DO PO-DER, contou com diversos de-fensores da classe trabalhadorado Estado. O presidente CarlosLupi enfatizou a necessidadedos trabalhadores fazeremparte das decisões políticas emtodos os níveis em nosso paíse conclamou toda a classe tra-balhadora a “combinar as lutashistóricas com os desafios dopresente”.

Foi definida no congresso12 pontos centrais para a agen-da política: 1 - O conhecimentodeve ser o centro de um pro-jeto nacional de desenvolvi-mento; 2 - Incorporar e for-talecer a verdadeira história eos ensinamentos do trabalhis-mo; 3 - O trabalho em questão;4 - A necessidade de amplia-ção da participação do trabalhona formação do preço final dosprodutos produzidos; 5 - A pro-dução nacional; 6 - Moderni-zação dos sindicatos; 7 - De-mandas complexas do traba-lhador; 8 - A soberania na-cional; 9 - Uma nova Petrobraspara um novo Brasil; 10 - Aliberdade de organização sin-dical e a valorização da Con-venções da OIT; 11 - Prota-

gonismo do movimento sindicalna agenda nacional e 12 -Construção, fortalecimento evalorização de um projetonacional.

No evento, o presidenteCarlos Lupi abonou a ficha defiliação do nosso ex-vereadorEdgar Nobrega Gomes, ao ladodo presidente do PDT de SãoCaetano do Sul, Rubens Go-mes e de Carlos Vicente “Car-lão” membro da executiva es-tadual.

Com essa iniciativa o PDTde São Caetano do Sul cami-nha para se tornar um dos prin-cipais partidos de nossa cidade.

Carlão, Edgar, Lupi e Rubens

CarlãoEdgar e Rubens

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

IMPRENSAABC - 08 de Agosto de 2015 Geral Página 5

Moradores visitam obras decombate às enchentes em SBC

Piscinão do Paço, que terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água, foivisitada por lideranças comunitárias, que também conheceram Central de Materiais Recicláveis

Em breve, a população deSão Caetano do Sul será bene-ficiada com o abastecimentode novos equipamentos hospi-talares que serão distribuídosnas dez UBS’s (Unidade Bá-sica de Saúde), e nos três cen-tros de especialidades médicasdo município. Ao todo são 62equipamentos que foram ad-quiridos pela atual adminis-tração, por meio dos recursosenviados pelo deputado federalCarlos Sampaio (PSDB), novalor de R$ 300 mil.

Cerca de 80% dos equipa-mentos serão destinados parao exame preventivo de câncerde colo de útero e do procedi-mento de cauterização gineco-lógica. Além de 10 aparelhospara medir pressão arterial e13 bisturis elétricos.

O vereador Beto Vidoski(PSDB) é o autor do pedido edo destino da emenda, sua a-nálise levou em consideraçãoa precariedade e a falta dessesequipamentos na rede públicade saúde da cidade. “Essaconquista é dedicada a todosos moradores, em especial asmulheres de São Caetano doSul, que agora terão equipa-

“Quem passa ao redor nãotem a dimensão do tamanhodessa obra e nem do quanto elaé importante para nossa cida-de.” Essa foi a impressão doestudante Gabriel Silvestre deSousa, morador da Vila Antu-nes, que junto com outros muní-cipes e lideranças comunitá-rias, visitou as obras de drena-gem que estão em andamentono Paço Municipal e que fa-zem parte do Drenar, programade combate às enchentes emSão Bernardo que prevê inter-venções em vários pontos dacidade.

Durante a visita, o secretá-rio de Serviços Urbanos, Tar-cisio Secoli, deu detalhes sobrea tecnologia utilizada na cons-trução do piscinão e das ga-lerias, bem como sobre a capa-

cidade de armazenamento deágua e todo o cronograma dasobras.

Gabriel, que faz curso téc-nico em logística na ETE Lau-ro Gomes, ao lado do PaçoMunicipal, já presenciou por di-versas vezes alagamentos eenchentes na região centralcausados pela chuva. Para ele,as obras do Drenar, quando fi-nalizadas, solucionarão de umavez por todos esses transtornosque ocorrem todos os anos eprejudicam a população.

Com a parceria do GovernoFederal, estão sendo investidosmais de R$ 300 milhões para aconstrução do piscinão na áreado Paço Municipal e de gale-rias de águas pluviais na Ave-nida Aldino Pinotti e Rua Juru-batuba. A obra vai beneficiar

toda a cidade, que convive du-rante décadas com os proble-mas gerados pelas inundações.

O reservatório do Paço te-rá profundidade equivalente a

um prédio de sete andares, ca-pacidade para reter 200 milhõesde litros de água da chuva evai ocupar área aproximada dedois campos de futebol.

Beto Vidoski conquista junto com CarlosSampaio emenda de 300 mil para São Caetano

Carlos Sampaio e Beto Vidoski conversam sobre emendaparlamentar em Brasília

mentos novos e modernos paraum diagnóstico rápido e preci-so, afinal, prevenção é sinônimode qualidade de vida”, justificaVidoski.

A solicitação desta verba foirealizada pessoalmente pelovereador Beto Vidoski em visi-ta a Brasília. Na ocasião, overeador teve a oportunidadede expor as necessidades domunicípio referente à precarie-dade e a falta de alguns equi-pamentos necessários para oatendimento da população.

Segundo o deputado, o in-vestimento na área da saúde éuma das prioridades de seumandato. “Estou muito feliz empoder retribuir os milhares devotos de confiança que recebiem São Caetano do Sul, tenhocerteza que esse recurso seráutilizado com responsabilidadeem prol dos moradores queutilizam a rede de saúde mu-nicipal, que merecem agilidadeno diagnóstico e um atendi-mento digno”, justifica CarlosSampaio.

O vereador Beto Vidoskienalteceu a atitude do deputa-do e relatou a importância deinvestimentos na cidade. “Co-

mo podemos observar, são ra-ros os candidatos eleitos queaparecem após as eleições edestinam recursos para a cida-de, cenário bem diferente do

período eleitoral de 2014,quando muitos desfilavam pelacidade e agora só aparecerãodaqui quatro anos”, afirma overeador.

Culturawww.imprensaabc.com.br/cultura

Novidade deste ano será a produção de umafotonovela, que terá a vila como cenário

Neste fim de semana Paranapiacaba receberá mais umaConvenção Steampunk. Em sua 3ª edição o evento, que reúneentusiastas do universo da literatura de ficção científica do século19 e das máquinas a vapor, homenageia Julio Verne, autor declássicos como “Viagem ao centro da Terra” e “20 mil léguassubmarinas”, e considerado o pai da ficção científica. A aberturaserá hoje às 10h, no Clube União Lyra-Serrano (Av. AntonioOlyntho, s/nº) com a palestra sobre “Os mistérios da criativi-dade”, com Guilherme Delmolin e William de Souza. Toda aprogramação é gratuita e aberta ao público.

Vila ferroviária será palco de cenário de fotonovela queserá produzida durante a convenção

A SteamCon de Paranapiacaba é o maior evento do gêneroem todo o Brasil e de acordo com os organizadores, tem comoproposta fazer uma “imersão espaço-temporal” aos entusiastasda época do auge das máquinas a vapor, por meio de atividadescomo oficinas de customização, palestras, apresentação de fil-mes e animes, com muita diversão e confraternização entre osparticipantes. A novidade desta edição será a produção de umafotonovela tendo a vila como cenário. A atividade aconteceráamanhã a partir das 15h no Clube ULS. As atividades acon-tecerão também no Antigo Mercado, que abrigará uma feira deprodutos e outros espaços da parte baixa da Vila.

O evento SteamCon 2014 é organizado pelo Conselho SteamPunk e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de SantoAndré. A programação completa do evento está disponível emhttp://sp.steampunk.com.br/.

Jordanópolis recebe açãoArtista de Bairro neste domingo

Com o objetivo de promover o talento das diversas regiõesda cidade, a Prefeitura de São Bernardo realiza amanhã, das13h às 18h, a ação ‘Artista de Bairro’. Parte do programa‘Expresso Lazer’, a atividade prevê disponibilizar à populaçãoum palco, em um ônibus adaptado, para que os moradores pos-sam expressar seus talentos e dons artísticos.

Neste mês, o veículo estará na Praça Zequinha de Abreu -Avenida São Paulo, s/n - no Jordanópolis.

Os interessados poderão se manifestar por meio de todas asformas de arte, como dança, música e até atuando.

Os interessados deve se inscrever pelos telefones 4125-5612ou 4126-5633 ou, no dia do evento, das 13h às 14h.

3ª Convenção Steampunkagita a Vila de Paranapiacaba

no fim de semana

3ª ConferênciaNacional daJuventude

acontece hojeA Prefeitura de São Ber-

nardo, por meio da Coordena-doria de Ações para a Juven-tude, realiza hoje, das 8h às 17h,a etapa municipal da 3ª Confe-rência Nacional da Juventude.O encontro será realizado nasede da coordenadoria - Ave-nida Redenção, 271 - e terá co-mo tema “As várias formas demudar o Brasil”.

O Conferência, em conso-nância com as diretrizes da Se-cretaria Nacional da Juventude(SNJ), tem como objetivo atua-lizar a agenda da juventude emrelação ao desenvolvimento doBrasil, reconhecer e potenciali-zar as múltiplas formas de ex-pressão juvenil e combater to-dos os preconceitos.

Ao longo do dia, serão rea-lizados debates dentro dos 11eixos temáticos, todos relacio-nados ao estatuto da juventude:participação; educação; traba-lho; diversidade e igualdade;saúde; cultura; direito à comu-nicação; esporte e lazer; meioambiente; território e mobili-dade; e segurança e paz. Alémdas eleições de delegados edelegadas, no dia serão reali-zadas apresentações culturais,inclusive do rapper Gog.

Mais informações sobre a3ª Conferência Nacional de Ju-ventude pelo site http://juven-tude.gov.br/profile/conferencia. Informações sobre a etapamunicipal pelo telefone 4126-3931.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

- 08 de Agosto de 2015IMPRENSAABC GERAL Página 6

Consórcio do ABC cobra dogoverno do Estado repasses e

descentralização das farmáciasA distribuição descentrali-

zada de medicamentos de altocusto para mais de 36 milmoradores das sete cidades ea garantia dos repasses anuaisde R$ 7,7 milhões do Progra-ma de Atenção Básica (PABinho) serão cobrados do go-verno do Estado pelo Consór-cio Grande ABC. A assembleiamensal de prefeitos decidiu so-licitar encontro com o secretá-rio estadual de Saúde, DavidUip, para debater essas e ou-tras demandas regionais, comoa desativação de leitos deurgência do Hospital EstadualMário Covas, a implantação deunidades da Rede Lucy Monto-ro e do Centro de Referênciado Idoso (CRI).

O Grupo de Trabalho Saú-de do Consórcio vem debaten-do com áreas técnicas estadu-ais a mudança na distribuiçãodos medicamentos no ABC,hoje concentrada no HospitalMário Covas, em Santo André,também para as AMEs deSanto André e Mauá. A pro-posta beneficiaria mais de 36mil atendimentos a pacientesresidentes na região que hojeprecisam retirar medicamentosde alto custo e para doenças

crônicas em apenas um local.Os prefeitos rejeitaram a pro-posta estadual de distribuiçãodos remédios através de sis-tema de malotes, uma vez queos custos de logística, pessoalespecializado, principalmentefarmacêuticos, e segurança fi-cariam a cargo dos municípios.

Outra pendência apontadapelo GT Saúde aos prefeitosfoi a indefinição quanto aos re-passes aos municípios dos re-cursos provenientes do Pro-grama de Atenção Básica esta-dual, o PABinho, no valor deR$ 3,00 por habitante/ano, oque atinge R$ 7,7 milhões.

Page 7: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

IMPRENSAABC - 08 de Agosto de 2015 Esportes Página 7

Cantinho do Zezéwww.imprensaabc.com.br/cantinho-do-zeze

Jabaquara Futebol Clube "o Leão daProsperidade" saga de campeões

Domingo último o "Estádio Municipal Anacleto Campanella"cedido gentilmente pela AD São Caetano através de seu presidenteNairo Ferreira de Souza foi palco de mais uma partida válidapela decisão do Campeonato Municipal promovido pela LigaSancaetanense de Futebol.

De forma muito aplicada dos atletas do "Leão da Prosperi-dade" vitória por 3x0 valorizada pelos atletas do São CristovãoFutebol Clube.

Um clássico entre duas das mais categorizadas equipes ama-doras... Jabaquara Futebol Clube do incansável amigo Fran-cisco Nieto que completou 71 anos em 20 de julho p.p. queiguala-se ao Metalúrgicos com 8 (oito) conquistas a saber: 1979/1985/1989/1990/1999/2002/2007/2015, nosso carinho ao alvinegro São Cristovão Futebol Clube do presidente Marcio Dru-mond Cunha, fundado em 08 de novembro 1945, portanto com69 anos de glórias, seus títulos foram em: 1951, 1958, 1966,1968, 1970, 1972, 1973, fazemos alusão aos saudosistas doclube. Inserido no álbum em homenagem de 1959, essaformação: Zinho, Vidio, Lão, Nico, Binga, Galinha, Oscar, MiltonII, Cavalinho, Tide, Peixe. Antes do início da partida foi obe-decido um minuto de silêncio pelo saudoso presidente da LigaSancaetanense ocorrido em 07/07/2015 "Sr. Alberto Antunes"1968/1969 fundador e presidente do Esporte Clube Bandeirantesde SCS. "Louvados os que choram sem testemunhas pois nelesem verdade as lágrimas são sinceras" a gratidão dos esportistas.Segue foto de uma das conquistas do "Leão da Prosperidade".

Preliminar: Juniores do Unidos Futebol Clube do bairro SãoJosé e Gisela, placar final 2x1 Gisela, porém torcida do UnidosFutebol Clube comparece em grande número.

Com grande motivação o rubro negro deu uma lição de vida,parabéns Quinha, Joãozinho, Sr. Helio, Rodrigo e toda massatorcedora do Unidos.

O lendário estádio municipal "Anacleto Campanella" no com-plexo esportivo "Lauro Gomes de Almeida" reviveu um grandemomento esportivo.

Como diz o adágio popular "Prefiro as lágrimas por não tervencido do que as lágrimas por não ter lutado, por isso lutempor tudo aquilo que vocês sonham mesmo que lhes custem aslágrimas derramadas".

Atletas rubro negros, vocês foram valentes nas quatro linhasdemarcatórias, no currículo esportivo dois títulos em 1997 e2000, o bairro São José orgulha-se de vossa dedicação, lem-brem-se que os 39 anos do clube continuando mostrando amagnitude do Flamengo FC.

José Pires Maia "Zezé" e todos que amam as cores preta evermelha.

União Inter Amigos apresenta os dez maioresgoleadores do futebol society, Luis Carlos

lidera também na temporada 2015

Hoje para toda galera do União Inter Amigos mostramos nafantástica performance do futebol society, os 10 principaisgoleadores do clube.

Fundado em primeiro de março de 1997, a modalidade jásoma 5.757 gols, seguem abaixo quem comanda na quadrasintética os números acima.

Luis Carlos Maia é o líder absoluto com 517 gols, seguidopor Nena 488, Dinho 485, João Gomes 356, Ratinho 317, AdrianoKalunga 256, Robola 192, Zelão Oliveira 185, Barbosa 180 eJorginho com 191 gols, ultrapassando "os goleadores ZelãoOliveira e Barbosa" número catalogados em 01/08/2015. Elesmerecem os nossos parabéns!!!

Equipe vermelha vence por 6x3 sua rival verde,União Inter Amigos

Sábado último o futebol de campo show numa autênticaprova dos nove atuou no estádio do bairro Fundação no já famosotira teima semanal.

Mais uma vez prevaleceu "o laço de família" calma Sr. Ha-milton, vamos explicar, Daniel 2, Canhotinho 2, esses meninostão demais em paz com as redes, Tito e Dinho fizeram para aequipe vermelha; Alemão 2 e Naldo descontaram para a equipeverde. Eis os irreverentes astros do futebol show: Wallace, Tito,Zelão Oliveira, Augusto, Dinho, Daniel, Canhotinho, Luis Carlos,Roberto pelos vermelhos. Paulinho, Jair, Melão, Marcio, Nena,Naldo, Ratinho, Alemão, Magrão "os verdes", de quebra quaseque o Magrão imita o aluno da escolinha do prof. Raimundo,enfatizando "agora eu vou para a galera", porém "a gorduchinha"não quis balançar os cordéis para o delírio do artista Jorge Ta-vares programador visual/arte contemporânea.

Hoje "os astros do futebol show" mostram toda a picardiana arte futebolística. Nosso correspondente local colaborou.Cantinho do Zezé 2015.

União Inter Amigos: 6.202 gols no futebol decampo, Tito fez o nº 6.200

A temporada de 2015 apresenta essa campanha: 382 golsmarcados nas duas modalidades a saber, 257 gols no futebolsociety, 125 no futebol de campo, a massa torcedora do UniãoInter Amigos quando o painel eletrônico marcou o gol de número1.515 naquele distrital... pena que já era tarde, Dinho foi o autordo gol que sacramentou a vitória dos "reds".

Nota da redação: na coluna memórias do Cantinho do Zezé,se liguem em doze de maio de mil, novecentos e sessenta e trêsno campo da A.A.Vila Gerty o São José Futebol Clube foicampeão do Torneio Início 3ª Divisão promovido naquela épocapela Liga Sancaetanense de Futebol.

Pergunte ao Zezé continue bombando nos noticiários. Acessewww.imprensaabc.com.br/cantinho-do-zeze e fiquem mais pordentro do que o caroço do abacate... na segunda quinzena deagosto você curtirá o ano de 1948 dos clubes que disputaram oCampeonato Paulista. Imperdível considerados!!!

José Pires Maia "Zezé"

Azulão vence a primeira fora decasa e mantém a ponta na série D

Camisa 10 por Altevir AnhêMTE 00076378/SP

Libertadores, casa dos “hermanos”Libertadores da América, mais

uma vez nas mãos dos Argentinos, en-quanto isso o futebol brasileiro conti-nua capengando.

Com a predominância total dos ar-gentinos, numa somatória de 21 títulos,a Copa Libertadores da América, che-ga ao seu final com mais uma vitóriaPortenha.

River Plate, depois do empate emzero a zero na partida de ida, detonouo Tigres, vencendo por 3 a 0 e con-quistando seu terceiro título de Cam-peão da Libertadores.

O futebol brasileiro venceu 17 (de-zessete) Copas Libertadores da Amé-rica, as últimas, foram quatro anos se-guidos, em 2010 com o Internacionalde Porto Alegre, 2011 com o SantosFC, em 2012 com o Corinthians e em2013 com o Atlético Mineiro.

Parece-nos que depois do vexa-me da Copa do Mundo do ano passa-do, as coisas pioraram e muito.

Dois anos seguidos os argentinoslevam a Copa Libertadores, 2014 como San Lorenzo e em 2015 com o RiverPlate.

Que não somos mais os melhoresdo Mundo, já sabemos há muito tem-po, mas, que também não somos maisos melhores da América do Sul, nos

deixa muito preocupado e desolados,pela má qualidade do nosso futebol esem expectativa de melhoras.

Ledo engano pensar que nossosdirigentes vão tomar providências,tomar medidas drásticas para modificaressa situação.

Só nos resta torcer e rezar paraque esses maus dirigentes sejam bani-dos do futebol e que consigamos for-mar atletas de nível, nas “nossas” cate-gorias de base e que possam ser a-proveitados primeiramente no Brasil ejamais saírem daqui ainda garotos, com

a participação direta de alguns Empre-sários espertos, logicamente com anu-ência de alguns pretensos Dirigentes.

Precisamos urgentemente mudara atual história do nosso futebol, elimi-nando toda a bagunça e inoperânciade alguns dirigentes, fazermos uma lim-peza geral e uma restruturação, desdeas categorias de base, passando pelosdirigentes, chegando aos mais altospostos dos nossos Clubes e, princi-palmente nas Federações e Confede-rações. Até parece que vai acontecer.

Me engana que eu gosto!

Carlos Sanchez o melhor jogador da Copa Libertados 2015

Com gols de Jô e Robson, o São Caetano bateu o Metropolitano por 3x2, em Santa CatarinaNo estádio Orlando Scar-

pelli, em Florianópolis, o SãoCaetano venceu o Metropo-litano por 3x2 e manteve a li-derança do Grupo 8 da sérieD do Campeonato Brasileiro.Com o resultado, o time doABC chegou a 9 pontos emquatro jogos disputados e ficoumuito próximo de garantir umavaga à segunda fase do tor-neio.

Os gols do Azulão forammarcados por Jô (2) e Robson.Descontaram para o time ca-tarinense Mazinho e Gilton.

Aos 8 minutos, o meio-cam-pista Altino do Metropolitanovacilou, o atacante Jô aprovei-tou a bobeada, roubou a bola efinalizou duas vezes; na primei-ra o goleiro Rafael Córdovapraticou a defesa, no rebote, ocamisa 9 não perdoou e fez oquarto gol dele na competição.

O artilheiro queria mais.Aos 37 minutos, Bruno Recifefez uma bela jogada pelo ladoesquerdo e cruzou com preci-

são, Jô, com categoria, amplioua vantagem.

Os donos da casa partirampara cima do São Caetano edescontaram ainda no primeirotempo. Aos 44, Mazinho arris-cou da intermediária e marcouum golaço. Mas a equipe localnão teve tempo para comemo-rar, pouco depois, Robson apro-veitou o erro da saída de jogodos catarinenses e bateu firme,a bola passou entre as pernasdo arqueiro Córdova.

A etapa complementar co-meçou quente. Logo aos 3 mi-nutos, Gilton recebeu de Arielpela esquerda e chutou forte,no ângulo do goleiro Saulo, quenada pode fazer.

O Azulão folga na próximarodada da série D. A equipecomandada pelo técnico LuísCarlos Martins somente voltaa campo no dia 16 de agosto,às 16h, no estádio Anacleto Cam-panella, novamente contra oMetropolitano-SC. O confron-to é válido pela 5ª rodada.

Confira mais esportes, acesse:www.imprensaabc.com.br/esportes

Mais de 6 mil pessoasparticipam da 13ª Meia

Maratona de São Bernardo

Mais de seis mil pessoasparticiparam da 13ª MeiaMaratona de São Bernardo,realizada na manhã do últimodomingo. Já tradicional no ca-lendário esportivo da cidade,o evento faz parte das come-morações pelos 462 anos domunicípio, festejado no dia 20de agosto. A prova teve maisde 4,4 mil inscritos.

Os participantes podiamdisputar três provas, 21 km(corrida), 10 km (corrida) e5 km (corrida e caminhada).

O primeiro lugar masculi-no da meia maratona foi ocu-pado pelo atleta Rafael Ma-galhães (1h09min36seg), e ofeminino por Maria Berna-dete Cabral (1h24min48seg).

Todos os cinco primeiros co-locados no feminino e nomasculino da 13ª Meia Mara-tona receberam troféus.

A largada foi em frente aoGinásio Poliesportivo, na Ave-nida Kennedy. Os atletas en-tão seguiram pela AvenidaKennedy, Avenida Redenção,Avenida das Nações Unidas,Rua Senador Vergueiro, RuaJurubatuba, Rua Joaquim Na-buco, Avenida João Firmino,Rua Cristiano Angeli e Ave-nida Robert Kennedy, retor-nando ao ponto de largada.

Após a realização de am-bos os percursos todos os atle-tas inscritos receberam meda-lha e foram recepcionados comum kit com água, fruta e lanche.

Parque daJuventude

recebe CorujãoIn Line no fim

de semanaNeste fim de semana, o

Parque da Juventude Città DiMaróstica, no Centro de SãoBernardo, recebe mais umaedição do Corujão In line. Oevento começa hoje, às 22h45,com a abertura dos portões,que permanecerão abertos até0h para os praticantes de pa-tins in line. Às 23h45 as ati-vidades começam, e seguematé as 4h de amanhã.

O evento é promovido pelaCoordenadoria de Ações paraa Juventude (Cajuv) de SãoBernardo e tem como organi-zador Emerson Fernandes, pa-tinador profissional e monitorde oficinas do parque. “A gen-te tenta trazer a garotada parao esporte e proporcionar la-zer.” Mais conhecido comoChorão, o monitor diz que aexpectativa de público é gran-de “No ultimo Corujão, recebe-mos cerca de 600 pessoas. Oevento atrai bastante gente.”

É obrigatório o uso de capa-cete e recomendável a utiliza-ção dos demais itens de pro-teção, como cotoveleira e joe-lheiras. Menores de idade po-derão participar, deverão estaracompanhados dos pais ou res-ponsável, e todos os participan-tes deverão apresentar a car-teirinha do Parque da Juven-tude. O documento pode serfeito no próprio local, de terçaa sexta-feira, das 9h às 16h, esábados, domingos e feriados,das 9h às 12h. Para isso, é sólevar uma foto 3x4 e documen-to com foto.

Como a atividade acontecena madrugada, não será permi-tido som alto. Toda a estruturado local estará em funciona-mento, como banheiros e lan-chonete. A guarda municipalcuidará da segurança dos fre-quentadores.

O evento é exclusivo paraa prática do patins in line. Por-tanto, não será permitida a prá-tica de outras modalidades. Aentrada é gratuita.

Equipes Sub 15 e Sub 17do São Bernardo FC

buscam vitória fora de casaAs categorias sub 15 e 17

vão hoje até Porto Felizenfrentar o Desportivo Brasil

Depois da estreia da se-gunda fase do Paulista en-frentando o Red Bull Brasil,a equipe do sub 15 do Bernôvolta a campo para enfrentaro Desportivo Brasil e buscara primeira vitória nesta se-gunda fase da competição,em sua estreia contra o RedBull, o placar de 3 x 1 desfa-voreceu a equipe do Bernô.

A partida que aconteceráno CT do Desportivo Brasiltem o início marcado para às9h, a equipe do DesportivoBrasil em sua estreia na se-gunda fase enfrentando a Por-tuguesa, também ficou com

o gosto amargo na derrota noplacar mínimo de 1 a 0.

Na sequência às 10h45, éa vez da equipe do Sub 17 en-trar em campo, a equipe tam-bém busca os três pontos im-portantes de uma vitória. Naestreia os Tigrinhos do sub 17deixaram a vitória escapar eficaram no empate por 3 a 3diante a equipe do Palmeiras.Por sua vez a equipe sub 17do Desportivo Brasil ficou noempate sem gols diante aequipe da Portuguesa.

Nesta segunda rodada oDesportivo Brasil recebe emseu Centro de Treinamento asequipes do Bernô, que viajamna manhã de hoje para PortoFeliz.

Atacante Leleco éapresentado no Azulão

O São Caetano apresentouna quinta-feira, mais um refor-ço para a sequência da SérieD. O atacante Leleco chegapara aumentar a disputa no se-tor ofensivo do Azulão.

Em sua apresentação ofi-cial à imprensa, o atleta elogioua boa fase dos companheiros eacredita que a competição poruma vaga será bastante acirrada.

“Quem ganha com isso é oclube. O São Caetano vemmuito bem na Série D e o ata-que tem sido o ponto forte daequipe. Chego para ajudar ogrupo e todos podem ter certe-za que estarei preparado quan-do o treinador precisar demim”, declarou. A contrataçãode Leleco foi um pedido dotécnico Luiz Carlos Martins. Ojogador agradeceu a oportuni-dade e falou sobre as suas ca-racterísticas.

“Tenho um estilo de jogoaguerrido. Sou um atleta quegosto de explorar os lados docampo, participo efetivamenteda marcação e sou agressivo

com a bola. Fisicamente estoumuito bem e quero colaborar oquanto antes”, concluiu.

Este foi o quinto reforço doAzulão para a disputa da SérieD. O atacante assinou com oSão Caetano até o final da tem-porada.

Page 8: Jornal Imprensa do ABC - Edição 266

IMPRENSAABC - 08 de Agosto de 2015 SOCIAL Página 8

7) Não erreis: Deus não se deixaescarnecer; porque tudo o que o

homem semear, isso também ceifará.8) Porque o que semeia na sua carne,

da carne ceifará a corrupção; mas oque semeia no Espírito, do Espírito

ceifará a vida eterna.9) E não nos cansemos de fazer bem,

porque a seu tempo ceifaremos, senão houvermos desfalecido.

10) Então, enquanto temos tempo,façamos bem a todos, mas

principalmente aos domésticos da fé.(Gálatas) Conferir na Biblia Sagrada.

Carlos ModestoConsultor Artístico

[email protected]: 11 98159-9297 (Tim e Whatsapp)

* Sonho volta com força total!A Empresa Telem e a Quanta,

assinaram quarta-feira, noComplexo Vera Cruz, em São Bernardodo Campo por 20 anos a exploração e

revitalização do espaço, na área decinema, vídeos e digitalização de

cinemas em todo o Brasil.Investimento de 160 milhões de reais.

* Percussion ShowNeste sábado, com 350 baterias montadas,e vários acessórios, instrumentos. O eventoconta com vários pockets shows na mostra.Para participar é preciso inscrição no site dobateriasbrasil.com. Participação especial dePaulinho Fonseca (Jota Quest) e Bacalhau(Ultraje a Rigor) neste sábado e domingo

das 8:00 às 19:00 horas. Idade livre.

* Feira de DiscosBimestral, o evento chegou a cidade em2011 e já ocupou bares, lojas e museus.

Desta vez, ele ocorre na Pça. Roosevelt, nocentro. Hoje quem gosta de música a modaantiga pode caçar vinis de todos os gênerosmusicais. A organização promete contemplar

artistas de rock, soul, jazz, samba, funk,indie, MPB e música erudita. Além de

comprar, é possivel negociar trocas de viniscom os expositores. Para animar a tarde,

DJs vão discotecar ao ar livre.

* 3ª Edição da Expo CulturalO evento mescla musica e exposições. O

principal objetivo da terceira edição é lançarbandas: há shows todos os dias, e o grupovencedor será anunciado neste domingo dia9 às 21:00 horas. Entre uma apresentação eoutra, o público pode conferir exposições de

tatuagens, de vinis e de instrumentosmusicais. Para comer, haverá uma feiragastronômica no evento. Aonde? Pça.

Campo de Bagatelle, s/n Santana, regiãonorte, s/ tel. Sexta a domingo: Das 10:00 às22:00 horas. Livre. Ingresso: um quilo de

alimento não perecível ou um brinquedo embom estado (contribuição voluntária).

A concretização do sonho de fortalecer e promover o cinema nacional. Essa foi a definição dada por produtores, atores e autoridadesque prestigiaram a cerimônia de apresentação para convidados, do projeto de revitalização do Complexo Vera Cruz.

* Vera Cruz o sonho ressuscitou

EsotéricoMelhorando

Relacionamentoscom a PNL

Você tem o desejo de se relacionarmelhor com as pessoas?

Existe alguém problemático na suavida?

Você sabia que com a PNL e suastécnicas você pode se relacionar me-lhor com as pessoas?

A PNL é um processo transfor-mador e evolutivo e dá um resultadonovo nos comportamentos, melhoraa capacidade de comunicação, a to-mada de decisões, a motivação, a per-suasão, e também auxilia no processodos relacionamentos.

Promove também ótimos relacio-namentos na vida social, profissionale afetiva fazendo com que sua vidaseja mais feliz.

O que é a ProgramaçãoNeuro Linguística

A PNL se baseia na descobertade exemplos de excelência e na com-preensão da maneira como as pesso-as que praticam a técnica os usam.Podemos adotar esses modelos de ex-celência e usá-los em nossas própriasvidas com as ferramentas da PNL, mu-dando pensamentos, sentimentos,comportamentos e até mesmo crençasparar criar uma profunda mudançapessoal, o que ajudará o praticante aobter mais recursos com eficácia, tiran-do o foco de problemas e pensandoem soluções.

Com a PNL mudam-se hábitos ecomportamentos indesejados. Ao uti-lizar as técnicas de maneira correta opraticante supera as limitações que blo-queiam a conquista do crescimentoprofissional, da felicidade pessoal ou

Tina SimãoMestre em

Reiki,Taróloga,Terapeuta,

Angelóloga,Escritora,

Diretora doLuz Interior

terapiasalternativas

em qualquer área da vida. Melhora aautoestima e confiança. Ajuda a atingirmais facilmente os objetivos, melhorao relacionamento com o parceiro (a),com os filhos e com as pessoas emgeral.

A PNL é um processo transforma-dor e evolutivo, o que dá um resultadonovo nos comportamentos e capacida-des da pessoa, melhora a capacidadede comunicação, a tomada de decisõ-es, motivação, persuasão, e tambémauxilia no processo de emagrecimento.

A PNL é Indicada para quem de-seja atingir seus resultados.Participe do workshop “Melhoran-do Relacionamentos”29/8 - das 14 às 18 horasInvestimento: R$ 100,00 reaisMinistrante: Cleide OliveiraRealização: Luz Interior - TerapiasAlternativasInformações e reservas: [email protected] - (11) 4238-8619www.luzinterior.com.br

O objetivo é que, com a concessão à iniciativa privada, o espaço novamente estejarelacionado às grandes produções audiovisuais do País, transformando a cidade

num importante polo de produção cinematográfica.

Culto Evangélico marcou oAniversário de São Caetano do Sul no

Teatro Santos Dumont

Para anunciar ligue:

4221-1892/4221-1667

Me arrisco a dizer que, cada pe-ríodo da vida que passa, certos acon-tecimentos ficam marcados por muitotempo. E com a música não é diferen-te. Desde a sua criação, ela passapor fases que, assim como qualquersituação, umas ficam mais marcadasque outras.

Porém, há muito tempo a músicanão se evidencia de uma maneiraenriquecedora e que marca gera-ções. Também me arrisco a dizerque a década de 90 foi a última faserealmente boa deste cenário. Tudobem que, se for para falar detalha-damente do assunto, entraremos naparte comportamental e evolução dainternet e então, o texto ficaria maiorque a bíblia.

Então vamos falar da importânciae dos principais acontecimentos quefizeram desta maravilhosa década,uma das mais importantes na históriada música e que até hoje está no co-ração de muitos.

A Explosão do GrungeLogicamente vamos começar

com o início da década, quando ex-plodiu a última banda que revolu-cionou o planeta. O Nirvana lança oinesquecível álbum Nevermind, querapidamente domina o mainstreame reacende a chama do rock'n rollque muitos diziam ter se apagadonos anos 80. E com o Nirvana veioa ascensão do grunge com muitasbandas que ajudaram o movimentoa ganhar destaque, como PearlJam, Soundgarden, Alice in Chains,L7, entre outras.

O grunge causou a ira em muitasbandas de heavy metal da época eno Guns N' Roses, que mantinha otítulo de a maior banda de rock domundo. Digamos que na época elesmereceram, afinal o álbum Use YourIllusion I vendeu mais de 500 mil cópiasem um só dia, feito bem considerável.1994 - O último grande ano da música

Muitos especialistas no assuntoconsideram 1994 o último grande anoda música devido aos seus inúme-ros lançamentos e acontecimentos.Começando com um dos mais tristesacontecimentos da década (e da his-tória da música), o rock entrou emluto com o suicídio de Kurt Cobain eo fim do boom causado pelo grunge.Para muitos, este foi o começo do fimdo rock.

Mesmo que muitos tenham cho-rado com a morte de Kurt, houvemuito para comemorar em 94, prin-cipalmente os fãs de punk rock. OGreen Day e o Offspring lançam osálbuns mais aclamados de suas car-reiras, Dookie e Smash, respectiva-mente. Não só por serem os melho-

res discos das bandas, mas sim porter levado o punk rock ao reconhe-cimento mundial e muitas bandas dogênero passaram a fazer parte dosmega festivais que ocorriam.

O álbum Smash, do Offspring, ain-da carrega o título do disco indepen-dente mais vendido da história, com amarca de quase 12 milhões de cópiasvendidas.

A música eletrônica também ga-nhou destaque. O Prodigy lança o ex-celente álbum Music for the Jilted Ge-neration e leva as raves, festas de mú-sica eletrônica que só o público alvoconhecia, à massificação mundial. Alémdo álbum de estreia do Portishead,Dummy, que abriu as portas para ogênero trip hop, ao mercado musical.

E o ano de 94 ainda não acabou.O Brasil também pariu muitas bandasque revolucionaram a música brasilei-ra e influenciam bandas até hoje (evão continuar influenciando). Come-çando pelo Nordeste, O Nação Zumbie Mundo Livre S/A foram responsáveispor apresentar o manguebeat ao país,antes conhecido apenas na região. OSkank passava de apenas uma bandaregional de reggae para um fenômenopop nacional com mais de 1 milhão decópias vendidas do aclamado álbumCalango, o Raimundos apresentavao álbum homônimo de estreia, alcan-çando a incrível marca de ser a únicabanda independente do Brasil a ven-der mais de 100 mil cópias, o PlanetHemp deu as caras com a polêmicaapologia a maconha com Legalize Jáe O Rappa apresentava o seu discode estreia, mesclando pop, rock, reg-gae e letras de cunho político.

Saindo das terras tupiniquins, ain-da tivemos o primeiro álbum do Korn,que definitivamente foi a banda queapresentou o new metal ao mundo (noqual falaremos alguns parágrafos abai-xo) e também, aconteceu mais um fatoque desbancou nada mais que o Be-attles e ficará para sempre marcadona história. Falo do disco de estreiado Oasis, que bateu recordes de ven-das de um disco de estreia na Inglater-ra e abriu a brecha para uma das maio-res rivalidades da música no ano se-guinte. E assim acaba o ano do tetracampeonato brasileiro.

O ano de 1995 foi marcado, princi-palmente, pela rivalidade pelo tronodo Brit Pop, entre Oasis e Blur. As duasbandas trocavam farpas publicamente,odiavam uns aos outros, eram arro-gantes e a briga por ego e populari-dade parecia que nunca ia acabar.

Para desconfiança de todos, o Da-ve Grohl saiu das baquetas do Nir-vana, para assumir o vocal e guitarrado Foo Fighters, atual banda mais po-

A importância dosanos 90 para a música!

pular do planeta (infelizmente, muitos"fãs" da banda sequer conhecem aprimeira fase). E pegando o avião devolta para o Brasil, mas que infeliz-mente sofreu um fatal acidente no cami-nho, o Mamonas Assassinas fazia his-tória no Brasil ao atingir a grande mas-sa brasileira, com letras de duplo senti-do e um som que atingia desde quemgostava de rock até as vovós que ou-viam Nelson Gonçalves no rádio.

Fugindo totalmente do rock e en-trando nos programas de domingo,não podemos deixar de citar mais umritmo brasileiro que fora idolatrado portodos. O axé atingiu o seu ápice nametade dos anos 90 com É o Tchan,no qual o concurso para eleger a novaloira do Tchan, parou o Brasil, TerraSamba, Araketu, Banda Eva, BandaCheiro de Amor, etc. Para o bem oupara o mal, o axé é patrimônio brasilei-ro e sempre fará parte da nossa cultura.

Outro gênero que se consolidouna década, o pop se tornou um fenô-meno que há muito não se via na mú-sica, com as boys bands, girls bandse as novas musas do pop. Spice Girls,Backstreet Boys, Hanson, Five e N'sync lideraram os pop groups na se-gunda metade dos anos 90, vendendomilhões de cópias e conquistando mi-lhares de jovens seguidores da MTVno mundo inteiro. Posteriormente, sur-giram as candidatas a nova Madonna,Britney Spears e Chistina Aguilera,que travavam constantes disputas deaudiência e ousadia, com clipes quevinham cada vez mais com menos rou-pas e mais sensualidade. Este foi oclaro momento em que o rock começoua perder espaço na audiência para o pop.

O rock começou a perder espaçomas não perdeu (e não perderá) aguerra. O rock vinha em declínio nosanos 80 e entrou numa impactante as-censão com o Grunge nos anos 90 e,para muitos, ia morrer aos poucos juntocom o líder do Nirvana, Kurt Cobain.Mas para a alegria de todos, no finaldos anos 90, o gênero começou a semassificar para o mundo com suces-sos de bandas já existentes, mas que"repaginaram" um pouco o som e ovisual. Este assunto já foi abordado

no blog, na matéria A Força Está NosCabelos.

Bandas como Red Hot Chili Pep-pers, Offspring, Raimundos, Silver-chair, Pearl Jam, entre outras, apare-ceram com visual um pouco maiscomportado e fazendo músicas maiscomerciais, formando (muitos) novosrockeiros e conquistando a grandemassa mundial, logicamente, comgrande ajuda da MTV, que dominavao cenário musical mundial. E quemdeu o pontapé inicial nesta nova era,foi o Offspring, com o mega sucessoPretty Fly (For a White Guy). E logodepois, vieram outros sucessos queconquistaram o mundo como Califor-nication e Scar Tissue (Red Hot ChilliPepers), All The Small Things (Blink182), Miss You Love (Silverchair),Mulher de Fases e A Mais Pedida(Raimundos), Learn To Fly (Foo Fi-ghters), Zoio de Lula (Charlie BrownJr.), Last Kiss e Soldier Of Love (PearlJam), entre muitas outras músicas queimpregnaram as rádios e levaram orock aos ouvidos de quem sequergostava do gênero.

Os anos 90 acabaram, muitasbandas também, outras continuaram,muitos se foram, outros surgiram ealguns ressurgiram. A pergunta quenão quer calar é: quando teremosuma nova revolução musical? Quan-do teremos um novo Rolling Stones,um novo Beattles, um novo ElvisPresley, um novo Nirvana, um novoKiss, um novo Black Sabbath, um no-vo Ramones?

O que conforta é que a músicaainda não parou. Ainda temos fes-tivais acontecendo frequentemente.A internet ajuda na divulgação de mui-tos artistas, mesmo que as gravado-ras não ajudem. Mesmo que muitosvão aos shows apenas por status,muitos ainda vão pela música e de-vem incentivar a nova geração a fa-zerem o mesmo. Inúmeras bandas no-vas surgem a cada dia; muitas boase outras não. Enquanto isso, continua-mos à espera da nova revolução musical.

E termino este texto brindandoos anos 90, a última boa década damúsica.