jornal imprensa do abc - edição 20

8
ano 1 - nº 20 - ABC, 06-03-2010 Vacinação contra gripe suina começa dia 8 Na primeira etapa, que será realizada de 8 a 19 de março nas unidades básicas de saúde do grande ABC, profissionais da rede de atenção à Saúde serão vacinados. Página 6 Àreas de risco em SBC: Do início do ano até agora, a Prefeitura de São Bernardo removeu cerca de 930 famílias de áreas classificadas como de risco iminente de deslizamento de terra em função das chuvas que atingiram o município. Página 2 PSDB concentrará propaganda de José Serra em SP O PSDB de São Paulo concentrou para o final deste mês a propaganda partidária que estava pro- gramada para ser exibida ao longo de março e maio. As inserções acontecerão no momento que será anunciada oficialmente a pré-candi- datura à Presidência do governador de São Paulo, José Serra. Página 3 Fabio Palacio vai ao Daee cobrar medidas contra enchentes Preocupado com as en- chentes que assolam São Caetano do Sul, o vereador Fabio Palacio esteve, no Departamento de Águas e Energia Elétrica, autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, com o objetivo de cobrar provi- dências emergenciais. O Daee é responsável pela limpeza e construção dos piscinões. Página 3 Faculdade de Medicina avalia atletas para o Sul Americano de Medellin A saúde e o desempenho que atletas brasileiros exibirão nos IX Jogos Sul- Americanos de Medellín, na Colômbia, a 1.520 m de al- titude, terão aval da Facul- dade de Medicina do ABC. O NSE da FMABC será responsável por bateria de testes fisiológicos e exa- mes clínicos que servirão de base para orientar treina- dores e atletas. Página 7 Professor Titular de Ci- rurgia Torácica da Facul- dade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires assumiu nesta semana o posto mais alto da insti- tuição. Página 4 Cirurgião assume Medicina ABC Adilson e Akeman tomaram posse na Medicina do ABC Coleta Seletiva em Santo André aumenta 33% no 1º bimestre O Semasa de Santo André, responsável pelo recolhimento e destinação dos resíduos, registrou um aumento de 33,33% em relação ao mesmo período do ano passado, correspondente a janeiro e fevereiro. Página 6 Comércio varejista é avaliado em São Caetano Página 4 Ronaldo e Tcheco serão poupados contra o São Caetano Página 6

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

20 - Vacinação contra gripe suina começa dia 8

TRANSCRIPT

ano 1 - nº 20 - ABC, 06-03-2010

Vacinação contra gripesuina começa dia 8

Na primeira etapa, que será realizada de 8 a 19 de março nas unidadesbásicas de saúde do grande ABC, profissionais da rede de atenção à

Saúde serão vacinados. Página 6

Àreas de risco em SBC: Do início do ano até agora, a Prefeitura de SãoBernardo removeu cerca de 930 famílias de áreas classificadas como de risco iminentede deslizamento de terra em função das chuvas que atingiram o município. Página 2

PSDB concentrarápropaganda de

José Serra em SPO PSDB de São Paulo

concentrou para o finaldeste mês a propagandapartidária que estava pro-gramada para ser exibida aolongo de março e maio. As

inserções acontecerão nomomento que será anunciadaoficialmente a pré-candi-datura à Presidência dogovernador de São Paulo,José Serra. Página 3

Fabio Palacio vai aoDaee cobrar medidas

contra enchentesPreocupado com as en-

chentes que assolam SãoCaetano do Sul, o vereadorFabio Palacio esteve, noDepartamento de Águas eEnergia Elétrica, autarquiavinculada à Secretaria de

Saneamento e Energia doEstado de São Paulo, com oobjetivo de cobrar provi-dências emergenciais. ODaee é responsável pelalimpeza e construção dospiscinões. Página 3

Faculdade deMedicina

avalia atletaspara o Sul

Americano deMedellin

A saúde e o desempenhoque atletas brasileirosexibirão nos IX Jogos Sul-Americanos de Medellín, naColômbia, a 1.520 m de al-titude, terão aval da Facul-dade de Medicina do ABC.O NSE da FMABC seráresponsável por bateria detestes fisiológicos e exa-mes clínicos que servirãode base para orientar treina-dores e atletas.

Página 7

Professor Titular de Ci-rurgia Torácica da Facul-dade de Medicina do ABC,Dr. Adilson Casemiro Piresassumiu nesta semana oposto mais alto da insti-tuição. Página 4

Cirurgiãoassume

Medicina ABC

Adilson e Akeman tomaram posse na Medicina do ABC

Coleta Seletiva em Santo Andréaumenta 33% no 1º bimestre

O Semasa deSanto André,

responsável pelorecolhimento edestinação dos

resíduos, registrouum aumento de

33,33% em relaçãoao mesmo período

do ano passado,correspondente a

janeiro e fevereiro.Página 6

Comércio varejistaé avaliado em SãoCaetano Página 4

Ronaldo e Tchecoserão poupados contrao São Caetano Página 6

06-03-2010 - página 2

EXPEDIENTE

Rua Paraguassú, 289 - B. Sta. Maria - São Caetano do Sul - São Paulo - CEP 09560-120

Fone: 4226-7697

[email protected] - [email protected] - [email protected]

CNPJ 10.933.238/0001-23Inscr. Munic. 77.915

* Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Diretores:Jefferson Rodrigues Jonathan Rodrigues

900 famílias são removidasde áreas de risco em SBC

Do início do ano até agora, aPrefeitura de São Bernardo doCampo removeu cerca de 930famílias de áreas classificadas comode risco iminente de deslizamento deterra em função das chuvas queatingiram o município. Com o objetivode preservar a vida dos moradores,as famílias têm sido retiradas eencaminhadas de imediato paraabrigos públicos ou casas de amigose parentes. Quando necessário, essasfamílias são encaminhadas para oPrograma Renda Abrigo, que ofereceauxílio no valor de R$ 315 mensaispara o aluguel.

Vila São Pedro, Pedreira, Biquinhae Núcleo Novo Horizonte foramalgumas das regiões na cidade ondea medida foi necessária. Asremoções se intensificaram a partirdo anúncio pelo prefeito, dia 22 dejaneiro, de uma série de açõesemergenciais para as áreas de risco.Entre essas ações está a classi-ficação com um código de cores donível de risco de determinada região.Assim, as moradias consideradascomo risco 1 foram sinalizadas coma cor preta; risco 2, laranja e risco 3,vermelha. Essa sinalização faz parteda Operação Informar e Prevenirpara conscientizar as comunidades dareal situação de suas regiões, alémde informar o que fazer em caso dechuvas fortes.

Outra medida tomada paraprevenir ocorrências mais graves foi

a distribuição nas áreas de riscomapeadas de panfletos indicando oendereço de refúgios aos quais asfamílias deverão se dirigir em casode chuva forte. Esses refúgios -associações de amigos de bairro,ginásios e outros locais - são regi-onalizados e seus endereços, divul-gados também por meio de reuniõesnas comunidades.

A secretária de Habitação expli-cou que as áreas de risco deso-cupadas estão sendo limpas e inter-ditadas, inclusive com placas avisandoda proibição de construção de novasmoradias. Ela também esclarece queas famílias removidas permanen-temente terão prioridade para seremencaminhadas para os programashabitacionais do município, como oMinha Casa, Minha Vida.

Outra medida da Secretaria deHabitação foi a requisição junto aoGoverno do Estado da inclusão dasfamílias removidas no programaAuxílio Moradia Emergencial(AME), que repassa para asprefeituras 50% do valor deprogramas como o Renda Abrigo, queauxiliam famílias que sofreram comas chuvas.

“Com essa participação doGoverno do Estado, a Prefeitura teráainda mais capacidade de atendercasos em que a remoção é necessáriapara a preservação da vida, que é anossa prioridade”, esclarece e se-cretária.

Áreas de risco tem famílias removidas

“A que ponto chegamos nesse nosso país dos espertalhões. A saídadesonrosa de José Roberto Arruda do cenário político deve ser comemoradapor todos que prisma pela moralidade e ética com a coisa pública. E muito,não, afinal trata-se de mais um episódio sujo e nefasto da política nacional,que nos últimos anos tem envergonhado os brasileiros e manchado a imagemdo país, aqui e La fora. No meu entendimento como cidadão, os juízes doSTJ agiram corretamente, algo que já poderia ter sido feito a mais tempo.

O governador do Distrito Federal cometeu os deslizes de que está sendoacusado. E olha que os crimes cometidos não são poucos, ele é apontadocomo o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputadosdistritais e aliados. Repasses de dinheiro foram registrados em vídeos eentregue a policia federal por Durval Barbosa, ex-secretário do governo.

E não é só isso, o vice governador que assumiu recentemente em seulugar Paulo Otavio também esta com a corda no pescoço para perder omandado, ou seja: É realmente uma caixa de pandora esse governo doDistrito Federal. Confesso que foi constrangedor assistir as cenasdegradantes de pagamento de propina a parlamentares em Brasília, umacena inusitada para ficar marcada em nossa história contemporânea.

Mas, em fim, antes tarde do que nunca a justiça está agindo, o certomesmo é que agora “a casa caiu!”E pode ainda sobrar pra muita gente.Arruda, aliás deveria ter sido banido da política na época em que foi senador,quando, após negar veementemente, admitiu ter violado o painel de votaçãoem sessão secreta que cassou outro senador do Distrito Federal, LuizEstevão, em 2000. Renunciou para evitar o processo de cassação.

Como se vê essa gente além de reincidente são profissionais do crimeinfiltrados na política. Como o fez antes no episódio do Senado, agoratambém não foi diferente, no discurso, lágrimas, desculpas esfarrapadas ea confissão da fraude. Lamenta-se no entanto que o Superior Tribunal deJustiça só tenha olhos para as falcatruas deste político sem partido. Porquetantos outros Arrudas surgiram nos últimos anos por todo o país, com osbrasileiros obrigados a assistirem estarrecidos e indignados o roubo explicito.

E ficando a espera da justiça, que até agora não veio. 30 dias em canapara arruda, é o mínimo que se espera. Que sirva de exemplo para outroscafajestes!!!

TURÍBIO LIBERATTO

A moradora do Jardim Irene,Santo André, Laide Maria da Silva,residente na rua Caminho dos Vianas,pede ajuda as autoridades municipaispara que sejam providenciadasmedidas urgentes para construção domuro de arrimo na divisa com suapropriedade.

Esse pedido foi feito em 1997 aprefeitura de Santo André, e aqualquer momento com a grandequantidade de chuvas que está caindoatualmente, a rua pode cair em cima

“A casa caiu!!!”

Moradora pede atençãoda administração de

Santo Andréde sua casa.

Segundo a moradora a única açãoda prefeitura, foi multa-la, por estardanificando a via pública, o que éinverídico, pois no limite de suapropriedade, o terreno pertence aprefeitura.

Em seu desabafo, Laide Maria, diznão mais aguentar retirar lama de seuquintal toda vez que chove, e sair decasa quando passa pelo local algumcaminhão, pois existe o risco de algumdeles cair sobre sua casa.

A lei municipal de nº 4.853,sancionada no último dia 22, de autoriado vereador Paulo Bottura, propor-cionará a prevenção e diagnóstico deDistúrbios Psico-Mentais e daEsquizofrenia nas escola de SãoCaetano do Sul.

Bottura informa que a legislaçãovisa à interlocução entre as pastas daEducação e da Saúde da adminis-tração municipal pela necessidade deincrementar os meios de informaçãoe o acesso a eles, bem como o papelindutivo do dos educadores frente àcapacitação à percepção dos distúr-bios psico-metais e da esquizofrenianos déficits de aprendizado edesempenho escolar.”A prevenção eo diagnóstico são itens necessários Paulo Bottura

Lei institui prevenção ediagnóstico de doenças entre

alunos de escolas públicaspara o encaminhamento e o trata-mento médico”, fundamenta.

Ainda de acordo com Botturapesquisas apontam a esquizofreniacomo doença mental grave que atinge1% da população mundial. “Os jovensentre 15 e 25 anos são os maisatingidos pela doença. No Brasil, umainiciativa da Universidade Federal deSão Paulo, já ensina professores deescolas públicas a identificar adoença em alunos”, informa.

Para Bottura a prevenção e aná-lise podem vir a subsidiar o desen-volvimento de políticas públicas parao atendimento dos estudantes, es-pecialmente em termos preventivo ede promoção à saúde na área desaúde mental.

Vereador Araújo,como novo líderde governo na Câmara

Na última quinta-feira NilsonBonome, Secretário de Gabinete eFinanças de Santo André, anunciouo vereador José de Araújo (PMDB)como novo líder do governo. MarceloChehade (PSDB), que ocupava ocargo desde janeiro de 2009, deixouo posto para tratar de sua pré-candidatura à Câmara Federal naseleições deste ano.

Bonome afirma que recebeu comnaturalidade a decisão do ex-líder ejustifica a escolha de Araújo como no-me de consenso entre os parlamen-tares, inclusive da oposição. “Nãopodemos determinar quem é o líderse não houver consenso entre osvereadores. Fizemos uma pes-quisae nela o vereador Araújo obteve apro-vação dos 21 parlamentares”, afirma.

Sobre a experiência de cincomandatos do peemedebista, Bonomegarante que, por conhecer bem comofuncionam os poderes e ter angariadogrande respeito de seus pares na vidapública, Araújo conseguirá atuar comtranquilidade.

ConquistaAraújo, eleito em 2008 para o

atual mandato de vereador, garanteque está satisfeito pela indicação.“Recebi um convite para ser o novolíder e aceitei. Estou feliz em ocuparpela primeira vez essa posição.Sempre estudei muito os projetos quesão enviados para a Câmara e agoraterei que ficar mais atento ainda.Estou certo que desempenhareiminha nova função com muitotrabalho”, frisa. Vereador José de Araújo

Servidores Municipais farãocapacitação na linguagem de libras

Vereador Flávio RstomA perda de audição é a terceira

maior causa de deficiência que atingea população brasileira e pode estarrelacionada a doenças ou acidentes.

O principal obstáculo encontradopelas pessoas com deficiênciaauditiva é a aprendizagem da línguaoficial do país, por ser de naturezadistinta da língua de sinais. Para secomunicar, o surdo utiliza sinaismanuais e expressões faciais, que

formam uma língua gramaticalmenteestruturada, conhecida como LínguaBrasileira de Sinais (LIBRAS).

Aprovada de forma unanime a leide autoria do vereador Flávio Rstomtem como meta a facilitação do aces-so aos portadores de necessidadesespeciais aos serviços públicos, alémde trazer maior acolhimento einclusão social.

A aprovação foi o ponto alto dasessão da câmara, vários parlamen-tares se pronunciaram, para JorgeSalgado essa iniciativa é muito bemvinda e mostra que São Caetano estána vanguarda, Gilberto Costa por suavez, comemorou essa ação e men-cionou o Centro Anne Sullivan, queainda é referência. Fábio Paláciolembrou que essa era uma prerroga-tiva antiga e vem para elevar aindamais o nível dos servidores.

Para o autor da lei, vereador Flá-vio Rstom, o funcionário público mu-nicipal é o maior patrimônio do mu-nicípio, treinar os servidores, é investirna melhora do atendimento à

população. “Temos que incentivar acapacitação dos funcionários para autilização de sinais nas UBS, PS, Hos-pitais, além de escolas públicas, facili-tando o acesso a informações aosportadores de deficiência auditiva, oque possibilitará melhoria na qua-lidade de vida e exercício da cida-dania.” concluiu o vereador.

06-03-2010 - página 3

O PSDB de São Paulo concentroupara o final deste mês a propagandapartidária que estava programadapara ser exibida ao longo de março emaio. As inserções acontecerão nomomento que será anunciadaoficialmente a pré-candidatura àPresidência do governador de SãoPaulo, José Serra (PSDB).

“A estratégia de campanha estádefinida. No momento, a preo-cupação de Serra é governar oEstado. Março é um mês complicado.A partir de abril, começa a pré-campanha”, afirmou o presidente doPSDB paulista, deputado AntonioMendes Thame. O governador temque sair do cargo no dia 3 de abrilpara ser candidato.

O partido tem direito a dez minutosde propaganda este mês e mais dez

PSDB concentrará propagandade José Serra em São Paulo

em junho. Em fevereiro, o diretóriodo partido pediu ao TRE-SP (Tribu-nal Regional Eleitoral) de São Pauloa concentração das inserções para osdias 24, 26, 29 e 31. A ideia do partidoé mostrar um balanço de governo,com Serra como estrela da propa-ganda.

Depois de sair do cargo, Serradeve aproveitar o pré-campanha paravisitar outros Estados além de SãoPaulo. Segundo Mendes Thame, ogovernador irá aceitar os convites járecebidos de políticos de outrosEstados para palestras e debates,mas dos quais não atende por estarpreso ao governo paulista.

“Qualquer lugar que esteja, ele éum fato político”, afirmou. Para odeputado, o momento da pré-campanha é ideal para discutirprincípios e valores.

Segundo o deputado, o DiretórioEstadual do partido também procurauma nova sede para alugar na cidadede São Paulo, que deve servir decomitê central da campanha deSerra.

Propaganda do PSDB-SP éantecipada para data deanúncio da candidatura deJosé Serra

Preocupado com as enchentesque assolam São Caetano do Sul, overeador Fabio Palacio (PR) esteve,no Departamento de Águas e EnergiaElétrica (Daee), autarquia vinculadaà Secretaria de Saneamento e Ener-gia do Estado de São Paulo, com oobjetivo de cobrar providências emer-genciais. O Daee é responsável pelalimpeza e construção dos piscinões etambém pelo monitoramento dasinundações.

Palacio esteve reunido com o su-perintendente da autarquia, UbirajaraTannuri Felix, o diretor de Engenhariae Obras, engenheiro Ronaldo Paiva,e o coordenador de Obras, engenheiroAntonio Carlos Cecon. A reunião foipautada pela busca de soluçõesdefinitivas e medidas que possamajudar o município a se prevenir commais eficiência.

Sobre a limpeza dos piscinões naregião do Grande ABC, Felixressaltou que “é feita pelo menos duasvezes ao ano, no período seco. Nachuva, não existe um calendárioespecífico. No caso de São Caetano,o Daee sempre manteve a limpezacom a Prefeitura. Inclusive, o mate-rial recolhido é descartado em Ita-quaquecetuba”. Fabio Palacio disseque vai fiscalizar cada limpeza desteano no piscinão e nos rios da cidade.

O superintendente explicou que oTamanduateí alimenta metade davazão do Tietê e que os piscinões têmconseguido segurar a vazão de seusafluentes, sem contar as últimas ocor-rências em que a região metropolitanafoi atingida pelas fortes chuvas. “Coma grande impermeabilização do solosancaetanense, o Córrego dos Meni-nos sofre transbordamentos muitorapidamente devido à impossibilidadede penetração da água”.

Segundo Felix, o investimento dogoverno estadual deste ano inclui aconclusão de quatro piscinões (Ta-boão e Ford Fábrica, em São Bernar-

Fabio Palacio vai ao Daee cobrarmedidas contra enchentes

Vereador solicitou ao superintendente da autarquia, Ubirajara Tannuri Felix, emergência na limpezados piscinões, novos investimentos e monitoramento das inundaçõesO vereador e professor Edgar

Nóbrega tomou posse como novoPresidente Municipal do PT em SãoCaetano, no último sábado na CâmaraMunicicipal de São Caetano e contoucom a participação de varias autori-dades politicas.

A Mesa foi composta pelo verea-dor de São Paulo, Francisco Chagas;Assessor do Presidente da República,Guiba; Secretaria de Comunicaçãodo PT-SCS, Malu Saloti; Ex-prefeitode Santo Andre, João Avamileno;Esposa do vereador Edgar, FátimaFonseca; O Presidente Municipal doPT-SCS e vereador de São Caetanodo Sul, Edgar Nóbrega; DeputadoEstadual, Donizete Braga; Secretariode Diadema, Osvaldo Misso;Presidente do PT-Macro Região,Humberto Tobé; Vice-prefeito deMauá, Paulo Eugênio; Secretario de

Vereador Fábio Palácio discute medidas contra enchentes no DAEEdo do Campo, Olaria e AnhangueraII, em São Paulo) e o início do piscinãoJaboticabal, com um milhão demetros cúbicos - também na cidadede São Paulo - cuja licitação da obraterá início neste mês de março.

“O piscinão Ford Fábrica, comcapacidade para 100 mil metroscúbicos, será entregue ainda nestemês e vai nos ajudar muito, porém opiscinão Jaboticabal é o que mais vaibeneficiar o Grande ABC como umtodo, em especial os bairros JardimSão Caetano, São José, Cerâmica,Santo Antônio, Centro e Fundação emnossa cidade. Isto porque será cons-truído em uma área na confluênciado Córrego Jaboticabal, Ribeirão dosCouros e do Córrego dos Meninos.As obras serão iniciadas em outubrode 2010 e, a partir daí, são 36 mesesaté seu término. Será o maior piscinãoda bacia do Alto Tietê”, ressaltouPalacio.

O vereador e o superintendente doDaee ainda discutiram sobre aparticipação do município no Sistemade Alerta e Inundações de São Paulo

(Saisp). O sistema permite o acom-panhamento das chuvas e o moni-toramento da linha d’água dos rios,por meio de informações emitidas porradares à central de controle. “Assima Defesa Civil pode agir com maisrapidez em caso de indícios detransbordamentos, minimizando ostranstornos à população”, salientou oparlamentar. Para São Caetanopassar a ser beneficiada pelo Saisp,é necessário a Prefeitura firmar con-vênio com o Daee. Em uma segundaetapa está prevista a instalação de umponto estratégico de medição noBairro Fundação e de alertas sonorosao longo das margens dos rios, queavisarão sobre o nível das águas.

“Não basta apenas buscarmossoluções paliativas. Desde 1952, sãoaprovados na Câmara auxílios àsvítimas das enchentes, como estamosvotando agora. É preciso procurarsaídas em conjunto com as outrascidades. É um problema regional. Porisso, o Consórcio Intermunicipal serávital no combate e criação de pro-gramas de prevenção”, concluiu.

Vereador Edgar prometea construção de um novo

PT em São CaetanoObras de Mauá, Hélcio Silva.

O novo presidente Municipal doPT assume o compromisso de forta-lecer o partido e a sua relação com acomunidade, “Vamos fazer um PTamigo de São Caetano, ligado napolítica, propositivo e de portasabertas”, comenta Edgar.

A nova secretária de Comunica-ção do PT de São Caetano MaluSaloti afirmou que as mulheres terãoatenção especial do partido na ci-dade.

O Presidente da Câmara de SãoCaetano do Sul Gersio Sartori tam-bém esteve presente e parabenizouo amigo, “Desejo que o Edgar tenhamuito sucesso no comando do PT emSão Caetano, estou muito feliz por ele,acompanho o seu trabalho a muitotempo e o professor Edgar fez pormerecer esse comando.”

Há vários anos os moradoresresidentes na Rua, Unidos doAnchieta, no bairro da Vila Euro emSão Bernardo, vinham pleiteando areforma do escadão que jáexiste eque dá acesso a Rua AlexandreLunardo Fanani, essa reforma poderádar melhores condições de acessi-bilidade aos moradores do local quealém da construção de uma rampa,que facilitaria o acesso em caso deuma eventual emergência, o vereadorGilberto França foi verificar oproblema a convite de um moradordo local.

Segundo França, “sua preocupa-ção em relação ao problema, além deouvir a reivindicação afirmou - oPoder Executivo, tem que tomarprovidências com relação ao caso, enós do Legislativo, temos a função deFiscalizar e cobrar isso deles”,França.

Gilberto França visita a Vila Euro

França e ouve morador do bairro sobre problemas

Em solenidade protocolar aCâmara Municipal de São Caetanodo Sul acolheu na sessão do dia 2 demarço seu mais novo vereador, opresidente do Sindicato dosMetalúrgicos do município, AparecidoInácio da Silva, que assumiu uma dasdoze cadeiras da edilidadesancaetanense.

A posse acontece devido o pedidode licença do titular da cadeira, overeador Joel Fontes que teve suasolicitação aprovada pelos demaisparlamentares na sessão anterior. Joelse afastou por trinta dias alegandoproblemas particulares.

Cidão do Sindicato, que tambémpreside o Diretório Municipal do PDTde São Caetano assume por ser oprimeiro suplente da ColigaçãoDemocracia Liberal formada pelos

Câmara acolhe Cidão doSindicato como vereador

partidos PDT, PMDB e DEM paraconcorrer no último pleito.

Todos os vereadores presentesfizeram questão de usar a tribuna pararecepcionar o novo integrante dacasa. Cidão ao adentrar no recinto foiintensamente aplaudido pela platéiaque tomou todas as galerias parapoder acompanhar a primeira sessãodo líder sindical.

O primeiro ato do novoparlamentar foi fazer o juramento.Cidão do Sindicato voltou mais duasvezes para a tribuna. Na primeiraagradeceu pela acolhida recebida ena segunda para fazer umaintervenção para colocar seu pontode vista sobre a discussão daconcessão de bolsa de estudo aosalunos da Faculdade Paulista deServiço Social.

Cidão assume vaga de Joel Fontes

06-03-2010 - página 4

Além de prestigiar a posse dosnovos representantes de sala daescola, Dr. Aidan fará duaspalestras sobre meio ambiente

O Colégio Stocco organiza napróxima segunda-feira (8 de março)solenidade de posse dos represen-tantes de sala das turmas do 3º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Játradicional na escola, a atividade teráneste ano a participação de um ilustreconvidado: o Prefeito de Santo André,Dr. Aidan Ravin. Cada sala elegeuem votação um menino e uma meninapara representantes. O primeiro turnoocorreu em fevereiro e em algumasturmas foi necessário segundo turno.Os vencedores serão conhecidos nacerimônia com o Prefeito, queocorrerá das 7h30 às 9h30.

Dr. Adilson Casemiro Pirestomou posse em solenidadenoHospital Estadual Mário Covas

Professor Titular de CirurgiaTorácica da Faculdade de Medicinado ABC, Dr. Adilson Casemiro Piresassumiu nesta semana o posto maisalto da instituição. Eleito Diretor nofinal do ano passado pelo Conselhode Curadores da Fundação do ABC,o médico foi empossado no HospitalEstadual Mário Covas na últimaquinta-feira (4). O Titular da dis-ciplina de Saúde Coletiva, Dr. MarcoAkerman, assumirá a Vice-diretoria.O mandato é de quatro anos.

Além do corpo docente da Facul-dade e de representantes discentes,constou entre as autoridades convi-dadas os Prefeitos de Santo André,São Bernardo e São Caetano, os Se-cretários de Saúde do ABC, o 1ºSecretário do Conselho Federal deMedicina (CFM), Dr. Desiré CarlosCallegari, o Presidente da Fundação

Um rock alternativo, com fortetoque feminino, vai invadir o Centrode Referência da Juventude - EstaçãoJovem (Piso superior do módulo 2 doTerminal Nicolau Delic - Rua SerafimConstantino, s/nº, Bairro Centro)neste domingo (7/3), a partir das 14h,em show gratuito, que vai come-morar o Dia Internacional da Mulher(8 de março). Com entrada gratuita.

Depois do Fim, IZI, Farro e Dar-ling são as quatro bandas que par-

Imagens fazem parte do acervocoletado pelo memorialista AdemirMédici

A história de Santo André, contadapor meio de fotos antigas coletadaspelo jornalista e memorialista AdemirMédici, pode ser conferida até estesábado (6) no saguão do Teatro Mu-nicipal da cidade.

Com o tema De João Ramalho aAdoniran Barbosa, a Formação daSanto André Capital do Trabalho, amostra está no local desde 28 dejaneiro, com entrada gratuita.

O acervo é composto por pôsteresnos quais estão 50 fotografiaspublicadas entre 1997 e 2009 nacoluna Memória, produzida pelo

São Caetano do Sul receberánesse fim de semana o grupo teatralBoa Companhia, de Campinas (inte-rior de São Paulo). Seus integrantesestarão no espetáculo Cartas doParaíso, que será encenado no TeatroSantos Dumont (Avenida Goiás,1.111, Bairro Santa Paula), nodomingo (7/3), às 18h, com entradagratuita.

A montagem, o décimo oitavotrabalho do grupo, foi criada a partirde relatos de jesuítas que descrevemas terras brasileiras e suas primeirasimpressões sobre seus habitantes. Aradical diferença entre as duas visõesde mundo foi o ponto de partida paraa criação de uma poética luso-tropicalista, pautada na mestiçagem,no encontro e no confronto deimaginários tão ricos: o do Portugalrenascentista e mercantilista e acultura indígena brasileira.

Após meses de pesquisas com 22empresas do setor varejista de SãoCaetano do Sul e consequente tabu-lações de dados, os integrantes dessascompanhias receberam o resultadodo estudo durante palestra devolutivarealizada no auditório do AtendeFácil. Idealizada pela parceria entrea Secretaria de DesenvolvimentoEconômico e Relações de Trabalho(Sedert) da Administração Municipale o Serviço Nacional de Aprendi-zagem Comercial (Senac), com oapoio do Serviço de Apoio às Microe Pequenas Empresas de São Paulo(Sebrae-SP), a investigação teve afinalidade de contribuir para que essescomerciantes melhorem a gestão deseus negócios, tanto no que dizrespeito a área administrativa, quantona coordenação de pessoal.

A Aparecido Viana Imóveis foiuma das corporações que sedispuseram a receber os profissionaisque realizaram a pesquisa. A empresagostou dos resultados que foram

Comércio varejista éavaliado em São Caetano

Celso: levantamento proporcionou uma boa oportunidade para queas empresas possam sincronizar seus setores

gerados, segundo destacou Rosemarido Nascimento, consultora dacorporação que esteve presente àpalestra. “São dados relevantes, quenos mostram coisas que temos deaprimorar e otimizar. O trabalho foirealmente proveitoso.”

O levantamento executado juntoao segmento varejista, de acordocom Celso Amâncio, secretário daSedert, proporcionou uma boaoportunidade para que as empresasparticipantes possam sincronizar seussetores e melhorar atendimento aocliente, oferecimento de serviços e olucro. “As grandes companhias, porexemplo, pagam milhões por umdiagnóstico como esse que foi ofe-recido gratuitamente em São Cae-tano. Essa análise, sem dúvida, contri-bui para impulsionar o comércio.”

“A ideia, com a promoção destetrabalho, foi a de facilitar a vida dosempresários, com sugestões emecanismos para que seja adotadoum modelo diferenciado de gestão.

Isso para elevar a capacidadeempresarial da corporação”, explicouMaurício Costa Carvalinhos, repre-sentante do Senac na palestra devo-lutiva. Já Marcelo Alciati, do escri-tório Regional Grande ABC do Se-brae-SP, distribuiu informações sobreos índices coletivos quanto as ne-cessidades das empresas avaliadas,com dados como que 27% carecemde falta de organização e gestão e23% precisam de melhor gestão demarketing, e informou que a entidadeoferecerá palestras gerenciais econsultorias às 22 companhiasanalisadas.

Relatório - Números, problemasde gestão e outras muitas informa-ções do levantamento foram transmi-tidos aos presentes à palestra pelaconsultora Suzie Alberti. “O resultadodo trabalho pode servir como umplano de negócios aos empresários”,ressaltou ela - ao final do encontro,todos receberam cópias com a pes-quisa completa.

Exposição de fotos sobre ahistória de Santo André

Exposição termina hoje

próprio Ademir Médici para o jornalDiário do Grande ABC.

Dia Internacional da Mulherganha versão jovem

Bandas de rock com integrantes femininas fazem show em SCS

ticiparão do show.Os grupos contam com mulheres

em sua composição (em quase todas,elas são maioria). De São Bernardodo Campo, a banda Farro já tem doisEPs gravados. Com participações emdiversos festivais e turnês por SãoPaulo e região, o grupo vai levantar opúblico com o melhor do rockalternativo. O universo adolescenteé o tema das canções da banda IZI,de São Paulo.

Teatro - EspetáculoCartas do Paraíso

Cartas do Paraíso é atração do fimde semana no Teatro SantosDumont

Cirurgião assume Medicina ABC

Adilson e Akeman foram empossados na Medicina ABC

do ABC (mantenedora da FMABC),Dr. Wagner Boratto, gestores doshospitais de ensino da Faculdade,entre outras autoridades.

Deixaram o comando da Medicina

ABC Dr. Luiz Henrique CamargoPaschoal, Diretor nos mandatos2002-2005 e 2006-2009, e Dra. MariaAlice Tavares, Vice-diretora nomandato 2006-2009.

Ato cívico no Colégio Stocco

Prefeito Aidan Ravin

O Rotary Internacional instituiçãoassistencial que existe há 105 anosestá presente no Brasil desde 1922.O Rotary é uma entidade apartidáriae sem fins lucrativos que visafortalecer o companheirismo, oscontatos profissionais e o crescimentopessoal. “Nosso lema é servir aopróximo e ser ético em nosso ramoprofissional” explica o vereador erotariano Dr. Maurilio Pompilio (PV),idealizador da sessão.

Como exemplo das bandeirassolidárias defendidas pelo Rotarypode-se enfatizar as ações queajudaram erradicar a poliomielite nomundo, o mutirão para a cirurgia decatarata, núcleos de alfabetização eações de combate a pobreza e a fome.O vereador Dr. Maurilio citou aindadurante a solenidade o Programa Pre-serve o Planeta Terra. “O programafoi pioneiro na preservação daAmazônia e do Meio Ambiente.Tivemos inclusive o apoio do PapaJoão Paulo II”, diz.

Além do vereador Dr. Mauriliocompuseram a mesa, o presidente da

Dia do Rotary tem sessãosolene em São Caetano

Dr. Maurilio com integrantes do Rotary Club São Caetano do Sul

Casa, Gérsio Sartori, Dr. PauloPinheiro, o Governador Assistentedo Distrito 4420, Valderez GonçalezRubinho, o ex-vereador Luiz Emi-liani, o Cônsul Honorário da JordâniaMustaphá Abdouni e a Dra. Regina

Maura Zetone, Assessora Especialda Prefeitura de São Caetano doSul.

Durante a cerimônia ocorreuapresentação do coral de SantoAndré Força Viva.

06-03-2010 - página 5

06-03-2010 - página 6

Em palestras que estão sendoproferidas a funcionários da rede, aSecretaria Municipal de Saúde(Sesaud) da Prefeitura de SãoCaetano do Sul municia osprofissionais para que eles estejamprontos a atender as demandas dosmoradores durante o período devacinação contra a Influenza A(H1N1). A expectativa é de que SãoCaetano vacine até 77.500 pessoasna imunização que ocorrerá entre 8de março e 21 de maio (abaixo, seguea lista completa dos locais em que avacina estará disponível na cidade).

A primeira etapa, entre os dias 8e 19 de março, será reservada paraos trabalhadores da saúde epopulação indígena; a segunda e aquarta fases serão destinadas àsgestantes (22 de março a 21 demaio); crianças entre 6 meses a 1 anoe 11 meses e pacientes com doençacrônica receberão as doses devacinas entre 22 de março e 2 deabril; adultos entre 20 e 29 anospoderão procurar os postos de saúdepara este fim de 5 a 23 de abril; e aterceira idade será vacinada de 24 deabril a 7 de maio.

São Caetano orienta profissionaisquanto a vacinação contra gripe suina

Locais de vacinação:UBS Nair Spina Benedicts (RuaOswaldo Cruz, 1153, Bairro OswaldoCruz);UBS Dolores Massei (Rua SenadorFláquer, 134, Bairro São José);UBS Darcy Sarmanho Vargas (RuaGeneral Estilac Leal, 58, BairroMauá);UBS Amélia R. Locatelli (AlamedaJoão Galego, 01, Bairro Santa Maria);UBS Maria Corbeta Cegato (AvenidaProsperidade, 671, BairroProsperidade);UBS Caterina Dall’Anese (RuaPrates, 430, Bairro Olímpico);UBS Dr. Ivanhoé Esposito (RuaFlórida, 295, Bairro Barcelona);UBS Moacir Gallina (Rua Casemirode Abreu, 560, Bairro Cerâmica);UBS Dr. Ângelo Antenor Zambom(Rua Vanda, 11, Bairro Boa Vista);Centro de Especialidades MédicasSamuel Klein (Rua HeloísaPamplona, 269, Bairro Fundação);Centro de Saúde Dr. Manoel AugustoPirajá da Silva (Rua Senador RobertoSimonsen, 282, Bairro Centro);Centro Policlínico Gentil Rstom(Avenida Tietê, 301, B. Nova Gerty).

Na primeira etapa, que serárealizada de 8 a 19 de março,

profissionais da rede de atençãoà Saúde serão vacinados

A partir da próxima segunda-feira(8), todas as Unidades de Saúde deSanto André irão começar aimunização contra o vírus InfluenzaA (H1N1). O calendário devacinação foi dividido em seis gruposprioritários. O plano será realizado emcinco etapas. Na primeira, de 8 a 19de março, profissionais da rede deatenção à Saúde serão vacinados.

As gestantes serão imunizadas nasequência, entre 22 de março e 2 deabril, juntamente com crianças de 6meses a 1 ano e 11 meses de idade,que receberão a primeira dose e, 21dias depois, o reforço. Doentesconsiderados crônicos, neste caso,portadores de doenças cardíacas,pulmonares, do fígado, rins, diabéticose obesos mórbidos também receberãoa dose neste período.

De 5 a 23 de abril é a vez dapopulação na faixa etária dos 20 aos29 anos. Uma nova faixa etária foiincluída no processo de imunização,a de pessoas de 30 a 39 anos. Estasserão imunizadas de 10 a 21 de maio.

Pessoas com mais de 60 anosserão vacinadas apenas contra agripe comum, entre 24 de abril e 7 demaio. No mesmo período, aquelescom doenças crônicas (portadores dedoenças cardíacas, pulmonares, dofígado, rins, diabéticos e obesosmórbidos) também receberão vacinascontra a gripe comum.

As Unidades de Saúde farão aaplicação das 8h às 17h, apenas nos

Saúde de São Caetano orienta profissionais para vacinação

Santo André inicia vacinaçãogrupos mencionados e que estão nocalendário preconizado peloMinistério da Saúde.

Santo André espera imunizar maisde 300 mil pessoas, sendo 117 mil nafaixa de 20 a 29 anos, 110 mil entre30 e 39 anos, 18 mil maiores de 60anos, cerca de 58 mil doentescrônicos, 14 mil crianças de 6 mesesa 1 ano e 11 meses e 9 mil gestantes.Mais informações podem ser obitidasatravés do 0800-0191944.Confira abaixo o calendáriocompleto da vacinação contra in-fluenza A (H1N1)

GRUPOS PRIORITÁRIOSTrabalhadores da rede de atenção àsaúde e profissionais envolvidos naresposta à pandemia08 a 19/031ª ETAPAGestantes, doentes crônicos, criançasde 6 meses a 1 ano e 11 meses)22 a 02/042ª ETAPAPopulação de 20 a 29 anos05 a 23/043ª ETAPAAdultos com 60 anos ou mais:Vacinação contra gripe comum eaqueles com doenças crônicastambém receberão a vacina24/04 a 07/054ª ETAPAPopulação de 30 a 39 anos10 a 21/055ª ETAPALocais da Vacinação contra InfluenzaA (H1N1)Todas as Unidades Básicas de Saúde,das 8h às 17h. - Mais informaçõespelo 0800-0191944

Coleta Seletiva em Santo Andréaumenta 33% no 1º bimestre

A população de Santo André con-tinua participando ativamente doaumento da reciclagem no município.Somente neste primeiro bimestre doano, o Semasade Santo André, autar-quia da Prefeitura da cidade respon-sável pelo recolhimento e destinaçãodos resíduos, registrou um aumentode 33,33% em relação ao mesmoperíodo do ano passado (meses de ja-neiro e fevereiro), sendo que o totalrecolhido em 2010 soma 1,5t

O aumento da coleta de resíduossecos é um fator determinante paraa melhoria da qualidade de vida, poisa reciclagem é uma importante“arma” para uma cidade sustentável.Em Santo André, o lixo reciclávelrecolhido é encaminhado para as duascooperativas de reciclagem, querealizam o trabalho de triagem, sepa-ração e venda destes materiais, pro-vendo sustento para diversas famílias,além de ajudar na longevidade doaterro sanitário.

“O apoio da população é muitoimportante e outra ação que ajudou oaumento da coleta seletiva até agorafoi a campanha realizada por meio doUnidade de Resposta Audível no anopassado, que conscientizou os mora-dores via telefone da importância deseparar e depositar o lixo correta-mente nos dias apropriados”, comentao gerente de coleta de resíduossólidos, José Campos Nery.

Coleta nas EstaçõesEntre janeiro e fevereiro deste ano

o Semasa também registrou aumentona entrega de resíduos recicláveis nas14 estações de coleta pela cidade. Aotodo, foram recolhidas 271,64toneladas, 63,54% a mais do que osdois primeiros meses de 2009.

Iniciativas do Semasa, como ainstalação de 500 PEVs e dasestações de coleta em pontos estraté-gicos da cidade, têm facilitado a parti-cipação dos munícipes na separação

Coleta seletica continua crescendo na cidadede resíduos. Os PEVs podem ser en-contrados em áreas de acessopúblico, como parques, supermerca-dos, escolas e postos de gasolina, ouainda em empresas, quando estassolicitam. Nas Estações de Coleta, osmoradores podem entregar váriostipos de resíduos como rentulho dereformas, móveis, madeira, poda dejardim, recicláveis em geral, comolampadas, baterias, etc.

06-03-2010 - página 7

Faculdade de Medicinaavalia atletas para o SulAmericano de Medellin

Núcleo de Saúde no Esporte da Medicina ABC foi convidado pelo COBA saúde e o desempenho que

atletas brasileiros exibirão nos IXJogos Sul-Americanos de Medellín, naColômbia, a 1.520 m de altitude, terãoaval da Faculdade de Medicina doABC. O Núcleo de Saúde no Esporte(NSE) da instituição de ensino deSanto André, no ABC paulista,fechou parceria com o COB (ComitêOlímpico Brasileiro) para avaliar todosos competidores do Estado de SãoPaulo que participarão do campeo-nato, agendado para 19 a 30 demarço próximo.

O NSE da FMABC será res-ponsável por bateria de testesfisiológicos e exames clínicos queservirão de base para orientartreinadores e atletas na busca domelhor condicionamento físico ecorreção de eventuais deficiências,afirma o Dr. Paulo Roberto Santos-Silva, fisiologista do esforço doNúcleo. Entre os itens que fazemparte do check-up constam osexames exigidos pelo COB. O NSEutiliza como protocolo avaliações emCardiologia, Oftalmologia, Psicologia,Dermatologia, Enfermagem, Fisiote-rapia e Odontologia, além da che-cagem nutricional por antropometriae bioimpedância. Os atletas tambémpassarão por bateria completa deexames laboratoriais - entre os quaishemograma e urina, além de examesdo coração como ecocardiograma,eletrocardiograma de repouso e deesforço e raio-X de tórax.

Na última semana passaram pelaMedicina ABC Roberval Fernandodos Santos, que vai competir em arco

Atletas do boxe são avaliados por especialistas da Fundação ABC

e flecha, Rosaria Elizabete da Silva,do handebol, e a Seleção Brasileirade Boxe Feminina, incluindo a atualcampeã brasileira, Daniele Aidê deLira. Também já foram avaliados seisatletas do boxe masculino. Infra-es-

trutura completa: O Comitê OlímpicoBrasileiro celebrou parcerias para queos atletas sejam avaliados nosrespectivos Estados e vai patrocinaros check-ups. O Núcleo de Saúde noEsporte da Me-dicina ABC dispõe de

profissionais em inúmeras áreas, en-tre as quais Medicina, Fisiologia,Educação Física, Fisioterapia, Nutri-ção, Psicologia, Enfermagem, e deretaguarda clínica, além de modernaaparelhagem para diagnósticos.

Cantinho do ZezéEquipe grená do União Inter

Amigos goleia sua rivalamarelae azul

Empartida realizada sábado últimono distrital do CRE Fundação comgols de Simar, Nena, Zelão, Nicolau2 a equipe grená esteve em tarde demuita inspiração. Pulguinha fez o golde honra dos vencidos.

Eis as formações das equipes:grená com Vanderley, Claudio(Nicolau), Zelão, João Gomes,Roberto (Pulga); amarela com Rui,Mineiro, (João Regaee Night), Pedrão(Gallo), Babá, Adriano, Freitas, Helio(Carioca), Dinho, Zé Edu, Pulguinha,Ratiho (Carlão).

Cantinho do Zezé volta aopassado (há 43 anos) a quebra

de um tabúHá exatamente quarenta e três

anos atrás, num dos maiores clássicosdo Futebol Amador de São Caetanodo Sul entre São José Futebol Clubee Flamengo Futebol Clube, fundadosrespectivamente em 1º de março de1954 e 1º de maio de 1954, perante1200 torcedores no Estádio Fernan-dinho Simonsen no dia 12 de maio de1967, o São José FC com dois golsdo atleta Pedro Datilio “Zelão” venciao rubro negro por 2 a 0.

Quebrando a escrita de antesjamais ter vencido o temível rubronegro. Em memória dos saudososamigos, José Claudio Barbosa(Amarelo), Odair Antonio Painelli(Alemão) e Benjamim Joaquim(Beiçola) tributamos no JornalImprensa do ABC, saudades de umpassado tão distante.

Na foto ilustrativa aparecem depé: Amarelo, Walter, Ari Pedro,Guanizzo, Luiz Carlos Masson,Alemão. Agachados: Benjamim,Zelão (que inclusive havia sido atletado rival), Alan, Tatinha, Tchazão.

Na partida entre os segundosquadros registrou-se vitória docanarinho por 1x0 gol de autoria dosaudoso Oscarzinho.

Na sua trajetória Esportiva o SãoJosé Futebol Clube marcou 3034 golssendo que zezé com 513 partidas eCheche com 438 partidas os atletasque mais vezes vestiram a camisaverde, amarela, azul, branca.

Natale Cavalheiro, de saudosamemória, foi o primeiro presidente doclube, mais de oitocentos atletaspassaram pelo clube axtinto, conformefusões de 1973.

Ex-ases do passado são notíciano amadorismo com muita

amizade

José Pires Maia “Zezé”

Complementado nosso noticiáriosemanal (em foto tirada em 30/05/2009) no belíssimo Estádio Distrital

do C.R.E. Fundação, mostramosalgums - raízes do União Inter

Amigos que vão completar esse ano“24 anos”. Dizer dessa magnitude

(onde a amizade é o principalobjetivo) além do seu lazer semanal,

á para nós motivos de muitasatisfação pelo grande amor a

agremiação do Bairro São José.Além de ser o primeiro em

número de gols no ranking dasequipes do Bairro São José, o objetivoprincipal em 2010 é alcançar ainvejável marca de 5000 gols jpa que4872 fazem parte do currículoesportivo do simpático clube.

Na nossa querida cidade de SãoCaetano do Sul, que cresceverticalmente, o União Inter Amigosé sem dúvida alguma também umpedacinho das glórias esportivas,deixando aos jovens essa mensagem:“O futuro pertence àqueles queacreditam na beleza de seus sonhos”.Essa foi a maneira de parabenizarcom muito amor o “campeão deamigos” mais que um simples clube,União Inter Amigos semeando compelos distritais de São Caetano do Sul.

O Brasil possui um dos maismodernos sistemas eleitorais domundo. Com a implantação deurnas eletrônicas em 1998, o mo-delo brasileiro de apuração tornou-se uma referência em confiabi-lidade e rapidez. E em 2010, 61municípios já utilizarão urnas bio-métricas, que identificam o eleitorpela impressão digital. Mas, emmeio a tantas inovações, muitas pe-ssoas continuam impedidas deescolher seus representantes eexercer plenamente sua cidadania.É o caso dos adolescentes em con-flito com a lei que cumprem regimede internação. Mesmo amparadospelo artigo IV da Constituição Fed-eral, que garante aos maiores dedezesseis anos o direito ao voto, naprática isso não acontece.

Dados do último LevantamentoNacional do Atendimento Socioedu-cativo ao Adolescente em Conflitocom a Lei, realizado pela SecretariaEspecial de Direitos Humanos(SEDH) da Presidência da Repúbli-ca, indicam que quase 17 mil adoles-centes estão internados em regimefechado. Boa parte deles tem títulode eleitor e idade para votar, masnão consegue permissão para exer-cer esse direito. Mas, na últimasegunda-feira (22/02), o TribunalSuperior Eleitoral (TSE) deu umimportante passo em defesa dademocracia. O ministro ArnaldoVersiani convocou, em Brasília, umaaudiência pública para discutirmedidas que garantam o voto apresos provisórios e adolescentesinternados já nas eleições de 2010.

Na ocasião, foi debatido oacesso à propaganda eleitoral obri-gatória, que deverá ser a mesmaveiculada para os demais cidadãosem rádio e TV. O prazo para cadas-tramento de novos eleitores e tra-nsferência de título, que termina emmaio, também esteve em pauta. Adata poderá ser alterada para quese adapte ao novo contexto. Paraevitar transtornos ligados ao trans-porte dos adolescentes, foi propostaa instalação de urnas dentro dasunidades. A próxima ação de Ver-siani é apresentar uma minuta aoPlenário do Tribunal, que tem deaprovar as normas relativas ao ple-ito até 5 de março.

Para o advogado e representan-te do Conselho Nacional dos Di-reitos da Criança e do Adolescente(Conanda), Ariel de Castro, a par-ticipação política deve ser assegu-rada por tratar-se de um instru-mento fundamental no processo dereintegração dos jovens à comuni-dade. “Como querer educar eressocializar esses adolescentes, seeles são privados de direitos básicosde cidadania?”, questiona. SegundoCastro, votar estimula o adolescen-te a ter outro tipo de relação com asociedade. “O fato de começar ase informar, acompanhar telejor-nais, ler notícias e realizar discus-sões coletivas faz com que eleexerça o voto em toda a sua pleni-tude”, diz.

Discriminação -Segundo o ad-vo-gado e membro do Instituto deAcesso à Justiça, Rodrigo Puggina,a discriminação está entre osprincipais fatores que contribuempara que adolescentes em conflitocom a lei não sejam respeitados.“Não se pode admitir que suspen-dam direitos políticos dessa ma-neira, principalmente em um paísque se autodenomina democrático.Existem vários argumentos precon-ceituosos que algumas pessoastentam afirmar para impedir queeles votem. A história nos demons-tra que fizeram o mesmo com mu-lheres, analfabetos e outros seg-mentos da sociedade”, afirma.

Segundo Puggina, a sociedadeprecisa se mobilizar e tambémexigir que o poder público faça asua parte. “Para se ter ideia decomo é possível realizar a votaçãode internos, basta imaginarmos queum brasileiro que se encontra noexterior pode votar para presidente,mas o que está em uma unidadeprisional ou de internação, não.Durante muito tempo, faltouvontade política”, elucida.

Entre outros aspectos, a falta deinfra-estrutura adequada, as denún-cias de maus-tratos e a superlota-ção das unidades alertam para otratamento dispensado aos adoles-centes em conflito com a lei no país.Em 2006, a SEDH diagnosticou odéficit de 3.396 vagas nos centrosde internação brasileiros e apontoupara a existência de 685 adoles-centes vivendo em cadeias.

TSE discute asituação de

adolescentes emconflito com a lei

06-03-2010 - página 8

O rodízio na equipe titular doCorinthians recomeçou. Preocupadocom o confronto com o IndependienteMedellín, na próxima quarta-feira, otécnico Mano Menezes decidiu nãoutilizar o atacante Ronaldo e o meio-campista Tcheco contra o São Cae-tano, neste domingo, na Arena Ba-rueri.

Após o empate por 1 a 1 com oBotafogo-SP, Tcheco já dava indíciosde que não enfrentaria o São Cae-tano. “Senti câimbras depois de

É comum os técnicos dos grandesclubes atribuírem um bom começode temporada das equipes menoresa um tempo maior de preparaçãoantes do início das competições.Mas Sérgio Soares, treinador doSanto André, negou em entrevistaao SporTV que a vice liderança doCampeonato Paulista, consumadacom uma vitória sobre o Palmeiraspor 3 a 1, nesta quarta-feira, sejapor causa de uma pré-temporadamais longa.“Não há esse tempo de preparaçãomaior. A maioria dos nossosjogadores, quando foramcontratados, estavam disputandocompetições nacionais, como SérieB e Série A (do CampeonatoBrasileiro). O tempo de férias delesé o mesmo”, disse Soares, queapontou a velocidade como princi-pal arma de sua equipe. “Somos umtime muito veloz, e essa maneira dejogar que adotamos foi a tônica deontem (vitória sobre o Palmeiras).Foi um resultado conseguidonaturalmente”.

Ronaldo e Tcheco serãopoupados contra o São Caetano

Sérgio Soares negatempo de preparaçãomaior do Santo André

Treinador está na viceliderança do Paulista com oSanto André

marcarmos o gol. O ritmo do jogoestava muito forte, e pedi para sair”,disse o jogador, que lamentou o fatode o Corinthians não poder adotar orodízio com mais frequência.

“Existe uma pressão por resul-tados. Infelizmente, não conseguimosvencer nas últimas rodadas doPaulista e isso impossibilita o técnicode mexer mais no time, o que énecessário no início da temporada. ALibertadores é um torneio que exigemuito, mas estamos preparados”,

comentou Tcheco.Já Ronaldo ainda precisa read-

quirir condicionamento físico. Recu-perado de uma contusão muscular nacoxa direita, o atacante participou detrês partidas consecutivas desde oretorno contra o Racing, pelaLibertadores, mas não marcou gols.Teve uma de suas piores apresenta-ções pelo Corinthians diante doBotafogo-SP.

O Corinthians também terádesfalques por lesão na Arena Baru-

eri. O zagueiro William segue vetadopelo departamento médico, enquantoo meia Matías Defederico voltou asentir dores na virilha. A novidade naescalação será a presença de Danilo,livre de contusão muscular na coxaesquerda.

A provável formação do Corin-thians para enfrentar o São Caetanoé a seguinte: Felipe; Alessandro,Chicão, Leandro Castán e RobertoCarlos; Jucilei, Elias, Danilo e JorgeHenrique; Dentinho e Souza.

Ginastas de São Caetano treinamrumo aos Jogos Sul-Americanos

Concentração, dedicação, empe-nho e confiança. Este é o lema dosginastas Arthur Nabarreti Zanetti,Sérgio Sasaki e Francisco BarretoJunior da SERC/São Caetano, que até18 de março embarcam para o Riode Janeiro para realização do trei-namento da seleção brasileira mascu-lina composta de 11 atletas paradisputar os Jogos Sul-Americanos deMedellín na Colômbia e na etapa daCopa do Mundo do Cátar, competi-ções que acontecem no mesmo mês.

Arthur Zanetti, 19 é especialistanas argolas, aparelho que lhe garantiuuma medalha de prata na Etapa daCopa do Mundo de Stuttgart, naAlemanha em 2009. Além do bronzena Copa do Mundo da Slovênia nosolo em 2008, a dedicação permanecenão apenas nos treinos, mas tambémcom os estudos universitários emadministração de empresas, que cursapelo 2º ano na USCS. “Os treinos sãodiários e o foco inicial da temporadaé o sul-americano”, ressalta.

Outra revelação da SERC/SãoCaetano é o ginasta Sérgio Sasaki.O jovem ginasta já cravou seu nomeno país em 2009 quando foi a granderevelação da Gymnasíade conquis-tando o título no solo, argolas, salto,barra fixa e o bronze nas paralelas.

O técnico da SERC/São Caetanoe também da seleção brasileiraMarcos Goto Suzarte avalia o em-penho dos ginastas e ressalta que anova geração da modalidade está emSão Caetano. “Atualmente, temoscinco atletas (Sérgio Eras e PetrixBarbosa que se encontram lesiona-dos) integrando a seleção brasileirae isso é resultado de um trabalho queteve início anos atrás”, analisa. “Esteserá o primeiro treino de todo grupo,então vamos avaliar o preparo decada um dos atletas”, finaliza.

Arthur Zanetti é uma das maiores promessas da ginástica brasileira

A delegação de 64 nadadores doSERC São Caetano comprovou oexcelente trabalho realizado pelacomissão técnica na disputa da IIEtapa do Campeonato Paulista deMaratonas Aquáticas realizado no

Natação é destaque em Maratona Aquáticaútimo final de semana na Travessiado Wet’n Wild. Vencedora do títulopor equipes, 23 atletas conquistarammedalhas para o grupo, sendo 9 ouros,8 pratas e 6 bronzes divididas entreas provas de 1, 2 e 4 km nas cate-

gorias Petiz, Infantil, Juvenil, Junior eSênior.

Entre os destaques, a nadadoraJovana Nakagaki venceu a maratonade 2 quilometros na categoria ab-soluto.

Faltando apenas uma rodadavá-lida pelos Grupos 3 e 4, a 8ª edi-ção da Copa Barcelona segueagitando o futebol amador dacidade. A comunidade esportivatem prestigiado o estádio MiguelMarcucci. Com a realização da 5ªrodada no domingo (28), os re-sultados Amigos da Palmares 3 x2 Jabaquara, Napoli 1x 4 Unidos eGisela 1 x 0 Nacional, garantiramao atual campeão Unidos e aoJabaquara pelo Grupo 1 e 2 as pri-meiras colocações respectiva-mente para as semifinais da com-petição.

As outras duas equipes válidaspelos Grupos 3 e 4 serão definidasno domingo (07) à partir das 8h430no próprio campo do Barcelonacom as partidas de Tamaro xPalmares, Modesto x Barcelona eLeões da Geolândia x Severo &Amigos. A classificação atual éTamaro e Leões da Geolândia (4),Palmares (3), Barcelona (2), Mo-desto e Severo & Amigos (1).

Copa Barcelona

A Secretaria de Esportes deSão Bernardoestá com inscriçõesabertas até o dia 19 de março parao 4º Torneio Aberto de Damas Ci-dade de São Bernardo. A com-petição, que acontece dia 21 demarço, é etapa classificatória parao 10º Campeonato de Damas deSão Bernardo do Campo e tambémconta pontos para o ranking mu-nicipal.

Os interessados em participarpoderão se inscrever gratuitamentena Secretaria de Esportes, das 8hàs 19h. A participação do torneio éindividual, aberta a qualquerjogador, sem limite de idade, e serádisputada em categoria única(feminina e masculina).

A competição está marcadapara acontecer na sala de Damasdo Estádio 1° de Maio, na VilaEuclides. Além da classificaçãopara o 10º Campeonato de Damas,os vencedores serão premiadoscom troféu para campeão e vice,medalhas do 3º ao 6º colocado.Também ganharão medalhas ostrês melhores colocadas dascategorias Sub 21 e Feminino.

O supervisor de Damas eXadrez de São Bernardo, RicardoCriez, disse que o principal objetivoda competição é incentivar aprática da modalidade nomunicípio, reunir os damistas, alémde revelar novos talentos do es-porte na cidade. “A nossa expec-tativa é de reunir mais de 60 ins-critos. O Aberto de Damas é umadas oportunidades onde os atletasse encontram, trocam experiênciae se divertem”, revela.

Domingo erãodefinidos os

semiginalistas

Torneio deDamas

inscriçõesabertas

A 11ª edição dos Jogos daTerceira Idade de Santo André(Jotisa) baterá recorde departicipantes. A cerimônia deabertura acontece dia 8 de março,Dia Internacional da Mulher, às 15hno ginásio do Parque Celso Daniel.O Prefeito Dr. Aidan Ravin estarána abertura prestigiando o eventoe em homenagem à data.

Com encerramento no dia 22 demarço, a competição contará commais de 620 inscritos, aumentandoem 15% o número de participantesentre as pessoas com idade acimade 60 anos, em relação a 2009,recorde dos Jogos.

Nesta edição, o regulamentosofreu uma mudança com relaçãoà idade mínima dos participantes,que passou a ser de 60 anos,conforme rege o Estatuto do Idoso,lei no 10.741, Art. 1o, para adefinição do termo idoso.

Os esportistas disputarão 13modalidades, cinco a mais do queem 2009: atletismo, bocha,coreografia, damas, dança desalão, dominó, malha, natação,tênis de mesa, tranca, truco,voleibol adaptado e xadrez.

Jotisa 2010terá a

abertura noDia da Mulher