jornal imprensa do abc - edição 18

6
ano 1 - nº 18 - ABC, 16-01-2010 Serra regulariza Lei da Billings Lei ajuda a garantir a proteção da área em torno da repre- sa, responsável pelo abastecimen- to de 11% da re- gião metropolitana de São Paulo. A Lei da Billings, que irá tornar pos- sível a regulari- zação de imóveis ao mesmo tempo em que recupera ambientalmente a área. Ao menos 100 mil proprie- tários de imóveis na região, que in- clui seis municípios do ABC, serão be- neficiados. Pág.3 Represa Billings é o maior reservatório de àgua da grande São Paulo Auricchio e Espósito assinam o contrato de gestão Fundação do ABC irá gerir o complexo hospitalar de São Caetano A Faculdade de Medicina do ABC e o prefeito Auricchio assinaram contrato de gestão clínica, na forma de organização so- cial de saúde (OSS), do complexo hospitalar da cidade, formado pelo Hospi- tal Maria Braido, Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido e Hospital de Emergências Albert Sabin, no último dia 14. Página 4 São Bernardo do Campo reduz IPTU de 95,2% dos imóveis Página 2 Médicos do 199 de São Caetano ajudam população do Haiti Página 2 Queniano vence Prova de Reis Os maratonistas Kipkemei Mutai do Quênia/Luasa e Jo- ziane da Silva Cardoso do FME Concórdia/SC, que venceram a 33ª Prova de Reis de São Ca- etano do Sul, realizada domingo (10) com a participação de 1500 pessoas, entre atletas e anôni- mos que disputaram a prova mais importante da Região. O evento organizado pela Secretaria de Esporte foi feito em parceria com o Governo do Estado. Página 5

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 29-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

18 - Serra regulariza Lei da Billings

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

ano 1 - nº 18 - ABC, 16-01-2010

Serra regularizaLei da Billings

Lei ajuda a garantira proteção da áreaem torno da repre-sa, responsávelpelo abastecimen-to de 11% da re-gião metropolitanade São Paulo.A Lei da Billings,que irá tornar pos-sível a regulari-zação de imóveisao mesmo tempoem que recuperaambientalmente aárea. Ao menos100 mil proprie-tários de imóveisna região, que in-clui seis municípiosdo ABC, serão be-neficiados. Pág.3

Represa Billings é o maior reservatório de àgua da grande São Paulo

Auricchio e Espósito assinam o contrato de gestão

Fundação doABC irá geriro complexohospitalar deSão Caetano

A Faculdade de Medicina do ABC e oprefeito Auricchio assinaram contrato degestão clínica, na forma de organização so-cial de saúde (OSS), do complexohospitalar da cidade, formado pelo Hospi-tal Maria Braido, Hospital Infantil eMaternidade Márcia Braido e Hospital deEmergências Albert Sabin, no último dia 14.

Página 4

São Bernardo do Campo reduz

IPTU de 95,2% dos imóveis Página 2

Médicosdo 199de SãoCaetanoajudam

populaçãodo Haiti

Página 2

Queniano venceProva de Reis

Os maratonistas KipkemeiMutai do Quênia/Luasa e Jo-ziane da Silva Cardoso do FMEConcórdia/SC, que venceram a33ª Prova de Reis de São Ca-etano do Sul, realizada domingo(10) com a participação de 1500pessoas, entre atletas e anôni-mos que disputaram a prova maisimportante da Região. O eventoorganizado pela Secretaria deEsporte foi feito em parceriacom o Governo do Estado.

Página 5

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

EXPEDIENTE

Rua Paraguassú, 289 - B. Sta. Maria - São Caetano do Sul - São Paulo - CEP 09560-120

Fone: 4226-7697

[email protected] - [email protected]

CNPJ 10.933.238/0001-23

Inscr. Munic. 77.915

* Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Diretores:Jefferson Rodrigues Jonathan Rodrigues

16-01-2010 - página 2

Todos nós brasileiros estamos tristes com a morte trágicada médica pediatra, sanitarista e coordenadora da Pastoralda Criança e do Idoso, Zilda Arns Neumman. No caso dela,com certeza podemos falar que sua vida não foi em vão.Infelizmente, a natureza fez novamente milhares de vítimas,entre elas 14 militares brasileiros e 3 que ainda continuamdesaparecidos.

Na terça, o terremoto que atingiu 7 pontos na escala Rich-ter , vitimou centenas de milhares de pessoas no Haiti. Estima-se que o número de vítimas fatais pode chegar aos 50 mil, eum rastro de destruição e pessoas feridas incalculáveis. DonaZilda estava na região para realizar palestra sobre seutrabalho humanitário.

Muitos adultos que hoje estudam, trabalham e formamsuas famílias só estão vivos hoje graças à atuação incansávelda Pastoral da Criança que, devido ao trabalho diário de ZildaArns, salvou milhares de crianças brasileiras da desnutriçãoe da morte. Zilda Arns, que foi indicada três vezes ao PrêmioNobel da Paz pelo Brasil, conseguiu com medidas simples ede baixo custo reduzir a mortalidade infantil no país. Semprebaseada na educação das mães, doenças fatais para ascrianças foram reduzidas, muitas extintas. Segundo cálculoda Pastoral da Criança, 2 milhões de crianças e mais de80mil gestantes são acompanhadas todos os meses pelaentidade não governamental em ações básicas de saúde,nutrição, educação e cidadania. Ou seja: Um exemplo pramuitos governos.

Dona Zilda coordenava cerca de 155 mil voluntários poresse nosso Brasilzão cheio de muitas desigualdades, presentesem mais de 32 mil comunidades carentes, em bolsões depobreza em mais de 3500 cidades brasileiras. Seu trabalhoserviu de modelo para vários países, como por exemplo,Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Filipinas,Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile,Colômbia, Uruguai, Equador e México. Precisa dizer maisalguma coisa sobre o seu trabalho? Em alguns desses países,ela própria ministrou cursos sobre como estruturar as ações.Aos 75 anos, esta incansável brasileira, médica, poderia estardesfrutando da aposentadoria.

Mas o destino quis que ela estivesse ativa, fazendo o quemais gostava, ou seja, ajudar as pessoas pobres e humildes.Acabou morrendo em um terremoto no mais pobre país dasAméricas, realizando o que mais gostava na vida: melhorara vida dos mais pobres. Como afirmou seu irmão, o arcebispoemérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns: “Zildamorreu de uma maneira muito bonita, na cause em quesempre acreditou”. A nós brasileiros, resta apenas agradecera Zilda Arns Newmman pelo que ela fez em vida. Que Deusescolha um bom lugar para que sua alma bondosa descanseem paz. Deus sempre sabe o que faz e os homens nuncasabem o que dizem!!!

TURÍBIO LIBERATTO

Foi se uma guerreira

Cidade da Criança de SBC seráreaberta amanhã a população

Depois de cinco anos fe-chada, a Cidade da Criança se-rá reaberta ao público nestedomingo (17), às 8h. Resgatan-do o real conceito de lazer dolocal, que passou por uma sériede intervenções que incluemreadequações de acessibili-dade, a Prefeitura de SãoBernardo do Campo preparoudiversas atividades para quemfor visitar o parque nas férias.

A abertura do parque teráuma solenidade que começa às9h com a apresentação dosgrupos Batucantando, daFundação Criança, Balaio Bra-sileiro, Karallargá e Integrarte,além da Orquestra FilarmônicaJovem de São Bernardo e per-formáticos do Circo Nosoutros.A programação inclui aindacama elástica, atividades depráticas orientais e origami paracrianças e adultos. No domin-go, a Prefeitura distribuirá san-duíches, doces e pipoca paraas pessoas que visitarem oparque.

Durante o mês de janeiro,o Grupo Giramundo fará 16sessões da série MiniteatroEcológico com os espetáculosAmazônia, Cerrado e Caatin-ga, sempre às 11h e às 15h. Osingressos estarão disponíveisuma hora antes, no Teatro A-mazonas. Os visitantes pode-

rão também participar, na se-mana de 25 a 29 de janeiro, daoficina Introdução ao Teatro deBonecos, que acontecerá das18h às 21h.

Das 6h às 9h, o parque es-tará aberto exclusivamente pa-ra caminhadas e prática deexercícios físicos. Até 24 dejaneiro, das 9h às 17h, serãorealizadas atividades recreati-vas monitoradas do ProjetoFérias com oficinas e contação

de histórias com a Cia. Gira-sonhos, brinquedos infláveiscomo futebol de sabão, tobogãe air game e espetáculo com aCia. Lê Plat du Jour com a pe-ça Peter Pan e Wendy.

Buscando resgatar a iden-tidade original da Cidade daCriança, que fez parte da in-fância de milhares de pessoas,o parque mantém atraçõestradicionais com conceitos ma-is modernos, como o In Cor-

pore Sano, um playground quefaz um mergulho pelo corpohumano. Outras atrações co-mo carrossel, avião, playgro-und inclusivo, gigantografia,memorial, Eldorado e rio Ama-zonas estão entre os atrativos.

A Cidade da Criança fun-cionará de terça-feira a domin-go e excepcionalmente na se-gunda-feira (18). O parque fi-ca na Rua Tasman, 301, Jar-dim do Mar.

Prefeito de SantoAndré assina dois

convênios com a CEF

Contratos vão beneficiar cerca de 130 famílias

O Prefeito de Santo André,Dr. Aidan Ravin, assinou comCaixa Econômica Federal doiscontratos de repasse para pro-gramas habitacionais que be-neficiarão cerca de 130 fa-mílias.

Os acordos firmados fa-zem parte do Fundo Nacionalde Habitação de Interesse So-cial (FNHIS) e destinam-se aobras de produção habitacionalvisando atender famílias mora-doras dos assentamentos pre-cários dos núcleos SacaduraCabral, no valor de R$1.662.000, e Gamboa, R$2.720.000.

Na ocasião, o Prefeito so-licitou à CEF a inscrição de

Santo André no plano de açãode ajuda às vítimas de en-chentes, lançado no dia 12, aosetor produtivo e ao poder pú-blico dos municípios em estadode calamidade ou situação deemergência, provocados pelaschuvas das últimas semanas.Este plano prevê linhas de cré-dito especiais para empresas etrabalhadores, liberação doFGTS para famílias atingidase recebimento de doações pordepósitos nas agências.

Entre outras ações, a Cai-xa destinará linhas de créditohabitacional e comercial, emcondições diferenciadas, paraas pessoas físicas e jurídicas eo setor público.

Na contramão da grandemaioria dos municípios do País,a Prefeitura de São Bernardodo Campo, por meio da Secre-taria de Finanças, reduzirá oImposto Predial e TerritorialUrbano (IPTU) e taxas de95,2% dos imóveis, em com-paração a 2009. No conjunto,haverá uma redução média de5,78% sobre o valor dos lan-çamentos previstos para 2010.

Esse benefício será possívelgraças a uma série de medidasque a Administração adotou noúltimo ano, entre as quais aalteração da taxa de coleta delixo, redução da planta genéricade valores e aplicação do fatorde obsolescência das constru-ções - depreciação ocasionada

São Bernardo reduz IPTUde 95,2% dos imóveis

pelo tempo de vida útil do imó-vel. Esse fator não se aplicaaos terrenos.

Do universo de 194.825carnês lançados, entre imóveisresidenciais, comerciais, servi-ços, terrenos e de uso misto,185.473 registrarão abatimen-to. Em relação às residências,haverá redução do IPTU para98,5% das edificações.

De acordo com o secretáriode Finanças, as reduções se-rão de 6,84% para uso residen-cial; 2,24% para uso comerciale serviços; 0,5% para uso mis-to e 1,59% para terrenos.

Entre as ações que permi-tiram a diminuição do IPTUpara o próximo ano, figuram aalteração da cobrança da taxa

de coleta de lixo, que antes eraum valor único para todos oscontribuintes e agora passaráa considerar apenas a áreaconstruída.

Outra iniciativa foi a redu-ção da planta genérica de va-lores em 1,59% em contrastecom a inflação de 2009, quandoa correção foi de 11,88%.

“Estamos trabalhando deforma a reduzir a inadimplên-cia. Esperamos que, apesar daqueda no valor lançado, a ar-recadação aumente ou se man-tenha, pois no ano passado im-plantamos o Programa de Par-celamento Incentivado (PPI),que vem sendo bastante procu-rado. Também instituiremos apartir de agora a cobrança ex-

tra judicial, com protesto emcartório”, enfatiza o secretário.

Ele reforça que o principalfoco das medidas é promoverum sistema mais justo para osbons pagadores, ou seja, aque-les que procuram estar em diacom seus impostos. O secretá-rio de Finanças esclarece aindaque os casos de aumento sedarão somente em relação aimóveis que passaram poralteração cadastral, tal comoaumento da área construída,mudança de área de uso resi-dencial para comercial ou in-dustrial, alteração quanto aotipo do imóvel ou grandes áre-as construídas, que passarão apagar mais pela taxa de coletade lixo.

Quatro profissionais quecom-põem o quadro de médi-cos do sistema público de saú-de de São Caetano do Sul apli-carão seus conhecimentos eauxiliarão a população do Hai-ti, país centro-americano quefoi devastado por um forte ter-remoto esta semana, catástro-fe que deixou milhares de mor-tos, feridos e desabrigados.Seguirão para o Haiti, num vôoda Força Aérea Brasileira quepartirá para Porto Príncipe, ca-pital haitiana, os médicos JuniaShizue Sueoka, coordenadorageral do SAME-199, Carla Ma-ria Balieiro Abgussen, JorgeRibera e Mario Fuhrman - oavião também levará bombe-iros, integrantes do Ministérioda Saúde e outros agentes.

A médica Junia Shizue Su-eoka destaca que ela e os ou-tros integrantes do sistema desaúde de São Caetano que par-tirão para o Haiti para prestarapoio humanitário integram o

Médicos do 199 de São Caetanoajudam população do Haiti

Grupo de Atendimento àsUrgências (Grau) do Estado deSão Paulo, este que está ligadoà Secretaria Estadual deSaúde. “A unidade éespecializada no suporte pré-hospitalar. No Haiti,poderemos contribuir noatendimento às pessoas queainda estão soterradas.”

Segundo avalia JuniaSueoka, o Grau é um dosmelhores conjuntos do Brasil noque diz respeito ao atendimentorápido e eficiente às vítimasacidentadas, com primeiros-socorros e total suporte aospacientes. “Com certeza, va-

mos ajudar muito as pessoasque foram afetadas por essedesastre natural.”

Ainda de acordo com amédica, mesmo com os quatrointegrantes do SAME-199 indoauxiliar a população do Haiti,o serviço de atendimento àsemergências em São Caetanonão ficará desguarnecido.“Temos uma equipe muitoqualificada que, em caso denecessidade, desenvolveráótimos serviços junto aosmoradores da cidade.”

Os membros do SAME-199 estão altamente prepara-dos para fazer um bom trabalho

no país caribenho. Recente-mente, no fim de 2009, elesparticiparam do 2º Simulado deAcidentes da cidade, exercícioem que puderam vivenciaruma situação de resgate apessoas que foram atingidaspor escombros de um desaba-mento - em 2008, no 1º Simu-lado, os agentes participaramde treinamento com vítimas deum acidente no hospital.

Haiti - País mais pobre dasAméricas, o Haiti vive umasituação caótica após seratingido por um forte terremotode magnitude 7 da escalaRichter.

Médeicos do SAME 199 participam de simulados de resgates

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

16-01-2010 - página 3

Serra regulamenta Lei da Billings

O governador José Serraassinou quarta-feira, 13, o de-creto que regulamenta a Lei daBillings, que irá tornar possívela regularização de imóveis aomesmo tempo em que recu-pera ambientalmente a área.Ao menos 100 mil proprietáriosde imóveis na região, que incluiseis mu-nicípios, poderão, apartir de agora, finalmente serdonos de suas casas, com todaa do-cumentação em ordem, epassarão a usufruir os bene-fícios da cidade formal, comoo acesso a crédito bancário.“Se trata de uma regulariza-ção que pressupõe planos deurbanização e esgotamentosanitário e saneamento paraestas casas”, disse Serra.

A lei também contribui pa-ra preservar o abastecimentopúblico de água para 1,8 milhãode pessoas na região metropo-litana de São Paulo (RMSP).“Estamos cami-nhando parater uma São Pau-lo melhor doponto de vista ambiental paraos seus moradores”, comple-tou o governador.

Com a Lei da Billings, e odecreto que a regulamenta, aaplicação dos recursos exis-tentes para saneamento e ha-bitação popular se torna pos-sível. Sem esta legislação, aÁrea Específica da Área deProteção e Recuperação doManancial Billings - APRM-Bnão poderia se beneficiardesses investimentos das trêsesferas do poder público. Osprincipais benefícios são aregularização de lotes de até125 m², a implantação deinfraestrutura pública, comoredes de coleta e tratamentode esgoto e a proteção e con-servação das áreas naturaisexistentes (80% do território dabacia da Billings), de enormeimportância para a produçãode água. A Lei também prevêa formação de um grupo defiscalização integrada, com-posto por representantes dosmunicípios e dos órgãos doEstado, incluindo a PolíciaAmbiental. Para a estrutura-ção deste grupo, foi estipuladoo prazo de 180 dias para adefinição de normas de fisca-lização, 30 dias para credencia-mento dos agentes fiscaliza-dores e 90 dias para capaci-tação dos mesmos.

A maior parte da regulari-zação deverá ser feita de for-ma coletiva, ou seja, regula-rização de um conjunto delotes. O principal mecanismode regularização coletiva é oPRIS (Programa de Recupe-ração de Interesse Social). Ainiciativa de solicitar a regu-larização é da prefeitura e aárea precisará ser definida peloplano diretor do municípiocomo Zona Especial de Inter-esse Social. As regularizaçõessó acontecerão com o cumpri-mento das exigências de recu-peração e proteção ambientaldefinidas no decreto assinadohoje. Somente após dois anosde implantadas e mantidasessas ações é que a populaçãopoderá ganhar o título de pro-priedade. A estimativa é atingirao menos 100 mil imóveisirregulares dos cerca de 250mil da área da Billings, queinclui Diadema, Santo André,São Bernardo do Campo,Ribeirão Pires, Rio Grande daSerra e São Paulo (subpre-feituras de Capela do Socorro,Cidade Ademar e Parelheiros).Com essa finalidade já estãoem funcionamento dois postosde atendimento à população,um no PoupaTempo de SãoBer-nardo do Campo e outrona Estação Grajaú da CPTM.

Agora regulamentada, a leipassa a ter prazos para a im-plementação das suas ações,

Lei ajuda a garantir a proteção da área em torno da represa, responsável peloabastecimento de 11% da região metropolitana de SP

além de definições técnicascomo, por exemplo: para aimplantação do PRIS a áreaconstruída deverá ter nomínimo 42m² por unidadehabitacional, taxa mínima depermeabilidade de 5% econstruções de altura máximade 20m, 15m e 9m depen-dendo da localização. Alémdisso, o decreto determina pra-zo de 90 dias para apresen-tação do PDPA (Plano deDesenvolvimento e ProteçãoAmbiental), um conjunto dedados e ações que permitiráacompanhar o cumprimentodas metas de qualidade am-biental previstas na Lei e de 24meses para implementação doSistema Gerencial de Informa-ções da Billings, que reunirádados de monitoramento daqualidade da água, fiscalizaçãoe licenciamento na região.

HistóricoNa década de 70, uma le-

gislação extremamente rigoro-sa para a proteção dos manan-ciais proibia a instalação dequalquer serviço de infraes-trutura pública nas áreas emtorno da bacia da Billings. Aproposta era boa e cumpria opapel de preservar as áreas demananciais. No entanto, coma expansão urbana, ocupaçõesirregulares começaram aocorrer no entorno destas á-reas. Ao longo dos anos, mi-lhares de famílias, sem condi-ções socioeconômicas, de semanterem nas áreas centrais,migraram irregularmente paraestas áreas protegidas. Semabastecimento de água, coletade lixo e serviço de coleta etratamento de esgoto, todos osresíduos gerados por estapopulação - que hoje chega a1 milhão de pessoas - passoua comprometer a qualidade daságuas da represa. A Lei e odecreto de regulamentação daAPRM-B substituem a antigalegislação e tornam possível arecuperação ambiental daregião.

AçõesA principal iniciativa para

recuperação da Billings é oPrograma Manaciais, voltadoao desenvolvimento urbano naRMSP. A expectativa é elevaro índice de esgoto coletadopara 80% nas represas Billingse Guarapiranga até 2012. Em2006, o índice na Billings erade 50%. Serão beneficiadas 45favelas e cerca de 45 mil famí-lias moradoras dos arredoresdas duas represas (70% delasda Billings).

Outra ação para despolui-ção da represa é o ProBillings,que vai possibilitar que os 250mil moradores da margem norteda Bacia Billings tenham seusesgotos coletados e tratados.Isso vai propiciar, além da me-lhoria da qualidade de vida, apreservação deste importantemanancial.

Por fim, vale lembrar que otrecho sul do Rodoanel, entreEmbu e Mauá, atravessa tantoa bacia hidrográfica da Billingscomo a de Guarapiranga, o queprevê uma série de compen-sações ambientais na região.Apenas no que diz respeito àBillings, devem ser protegidos1.715 hectares por meio deparques e unidades de con-servação.

BillingsA represa Billings é um dos

maiores e mais importantesreservatórios de água daRMSP. Responsável por 11%da produção de água paraabastecimento público naregião, a represa possui umespelho d’água de 106,6 quilo-metros quadrados, e capacida-de de armazenamento de 995milhões de metros cúbicos.

Serra “planos de urbanização e esgotamento sanitário e saneamento para a região”

Saul Gelman, pela terceira vez, éeleito ouvidor de Santo André

“De quem é a culpa?” O ano novo chegou acompanhado de temporais,

destruição, muita dor, imensos prejuízos e dezenas de mortes.Os transbordamentos de rios e os deslizamentos de terra,pedras e árvores arrasaram tudo, desde moradias precáriasa casas de veraneio, rompendo barreiras, engolindo pontes erodovias, destruindo patrimônios históricos, recantosparadisíacos, vilas, bairros, comunidades carentes e núcleosde gente endinheirada. Mais uma vez a natureza virou ré e,como sempre, vem recebendo veredicto de culpada. Sólembrando que ao longo do ano passado meteorologistasalertaram as autoridades de que o verão 2009/2010 seria demuita chuva e tempestades nas regiões sul e sudeste do Brasil.O que fizeram as autoridades ao ter em mãos essasinformações? Nada! Há muito tempo as áreas de risco estãomapeadas em todo o Brasil, mas por irresponsabilidade oudesleixo com o mito de que o país está livre de desastresnaturais, contribuiu novamente para o descaso. Famíliasinteiras do início de Janeiro até agora perderam tudo. A águalevou suas histórias, suas identidades e centenas tiveram deencarar a dor, a perda de entes queridos e o sofrimento paraenterrar seus corpos, em muitos casos esfacelados. Enquantoisso as autoridades continuam, como sempre, à espera daspróximas tragédias para apresentarem novas desculpasesfarrapadas. Pena que as eleições costumam ocorrer sempreem períodos de seca, e é sabido que a memória do brasileiroé curta e lenta em relação ao voto. Tenho plena certeza deque isso um dia mudará!

TURÍBIO LIBERATTO

Após longo e conturbadoprocesso eleitoral, Saul Gelmanfoi eleito o novo ouvidor deSanto André para o próximoexercício compreendido entre1º de fevereiro de 2010 e 31de janeiro de 2012.

Será o terceiro mandato deSaul Gelman como ouvidormunicipal. Ele foi o primeiroouvidor empossado em 1999,reelegeu-se em 2001 e voltaagora em 2010.

Saul Gelman tem longacarreira como empreendedordo setor comercial e daconstrução civil. É integrantedo Conselho Superior daAssociação Comercial e In-dustrial de Santo André(ACISA), instância reservadaaos ex-presidentes dainstituição, além de conselheiroda Associação Brasileira deOuvidores (ABO), seccionalSão Paulo.

Uma das principais metasde Gelman é promoveraproximação entre a Ouvidoriae o seu Colegiado compostopor 17 representantes de

Uma de suas metas é aproximar aOuvidoria de seu Colegiado

entidades da sociedade an-dreense.

Entre estas entidades fi-guram a própria ACISA, asubseção da Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB),Central Única dos Trabalha-dores (CUT), Força Sindical,entre outras.

Saul Gelman

Para Anunciar Ligue4226-7697

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

09-01-2010 - página 4

Fundação do ABC irá gerir ocomplexo hospitalar de SCS

O prefeito de São Caetanodo Sul, José Auricchio Júnior,assinou dia 14 último o contratode gestão clínica por parte daFundação do ABC - Faculdadede Medicina do ABC, naforma de organização social desaúde (OSS), do complexohospitalar da cidade, formadopelo Hospital Maria Braido,Hospital Infantil e MaternidadeMárcia Braido e Hospital deEmergências Albert Sabin.

“Esse convênio traz trans-

EDITAL DE CONVOCAÇÃOA Federação das Sociedades Amigos de Bairros de São Caetano doSul, pelo seu Presidente Sr. Airton Carlos Lauriano do Santos, convoca osassociados para a ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA a ser realizada nodia 25 de Janeiro de 2010 (segunda-feira), na sua sede provisória à RuaTaipas, 619, bairro Barcelona, São Caetano do Sul, em primeira chamadaàs 18:30 horas e em segunda chamada às 19:00 horas, com a seguinteordem do dia:Item 1 - Aprovação das contas de receitas e despesas referentes ao períodode 2005/2009Item 2 - Eleição da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal para o mandatode 2010/2013.Item 3 - Posse da Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal eleitos para omandato de 2010/2013As inscrições das chapas para concorrerem às eleições deverão ser efetuadasaté às 10:00 horas do dia 21/01/2010, na secretaria da Federação dasSociedades Amigos dos Bairros de São Caetano do Sul.

São Caetano do Sul, 14 de Dezembro de 2009FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES AMIGOS DOS BAIRROS

DE SÃO CAETANO DO SUL

parência, modernidade e agili-dade ao sistema municipal desaúde. O usuário, já acostuma-do com o padrão de qualidadeque São Caetano oferece naárea, pouco irá perceber, masessa mudança trará ao municí-pio economia e aperfeiçoa-mento deste sistema”, desta-cou o prefeito Auricchio.

A assessora especial dacoordenação da Ação Socialda Prefeitura, a médica ReginaMaura Zetone, salientou que

“a Secretaria Municipal da Sa-úde continua com a mesmaqualidade de sempre. O quefizemos foi trazer a Fundaçãodo ABC para mais perto denós, com um tipo de gestão quevem tendo muito êxito emdiversas cidades, tanto doGrande ABC como do litoralpaulista.”

Marco Antonio Espósito,presidente da Fundação doABC e que está deixando ocargo após dois anos na fun-ção, aproveitou a assinatura docontrato de gestão para fazerum balanço de sua passagempelo comando do órgão.“Neste tempo, foramincorporadas várias institui-ções, e aumentamos o nú-merode funcionários cola-boradores, para 6.500. Nossoorçamento atualmen-te é de R$750 milhões.” Espósito serásucedido por Wagner Boratto,indicado por Santo Andrédentro do rodízio das trêscidades que formam aFaculdade do ABC (SãoBernardo do Campo faz partedo trio). “Esse convênio traz transparência, modernidade e agilidade” destacou Auricchio

Wagner Barbatto assumea Fundação do ABC

Com orçamento de R$ 640 milhões em 2010, Dr. Wagner Borattotomará posse no Teatro Municipal de Santo André com presenças

confirmadas de Prefeitos e Secretários de Saúde do ABC

Convencido de que o papelda Faculdade de Medicina doABC pode ser ampliado naregião, o novo Presidente damantenedora Fundação doABC, Dr. Wagner Boratto,quer retomar planos de criarum turno específico para aten-dimento a pacientes particula-res e de convênios médicos.Dentro de sua característica fi-lantrópica e benemérita, aFUABC disponibiliza 100% dacapacidade assistencial a pa-cientes SUS, embora a legisla-ção exija 60%. Além de dobrarem 2010 o teto SUS hoje emtorno de R$ 290 mil mensais, oprojeto prevê receber usuáriosde planos de saúde nas maisde 20 especialidades médicasofertadas no campus universi-tário - onde há cerca de 100mil atendimentos/ano peloSistema Único de Saúde.

“O ambulatório da Facul-dade de Medicina está muitobem montado e tem excelentequalidade. Nosso assistencia-lismo não precisa ser sópúblico. Nosso serviço é paraa população, e isso poderáincluir particulares”, explicaDr. Boratto, que cita exemplosdo Núcleo de Saúde no Es-porte, Laboratório do Sono,Institutos da Pele e dos Olhos,Reprodução Humana e Medi-cina do Trabalho como servi-ços de ponta que podem au-mentar o atendimento. A idéia

Dr. Wagner Barbatto assumiu na sexta a presidencia

é que cada especialidade setransforme em um núcleo pro-fissional com autonomia degestão, servindo à prática deensino dos alunos da FMABCe à assistência privada, sendoadministrados pelos profes-sores-médicos.

Dentro da gestão tripartiteda Fundação do ABC, as pre-feituras de Santo André, SãoBernardo e São Caetano se re-vezam no comando a cada doisanos. Dr. Boratto foi eleito em26 de novembro último peloConselho de Curadores e re-presenta Santo André na ges-tão 2010-2011. Substituirá Dr.Marco Antonio Espósito, in-dica-do por São Caetano parao mandato 2008-2009.

Mais receita, mais qua-lidade: Buscar fontes de recei-tas faz parte de planejamentomaior para potencializar a in-fra-estrutura da Faculdade eseus sete cursos. Foram 1.180alunos ativos em 2009, quandoa FMABC completou 40 anos.Além de dobrar a verba SUSe incrementar em cerca de10% as receitas dos cursos apartir da oferta de 792 bolsasde estudos, a reestruturação daFaculdade em 2010 passa porredução em torno de 15% deterceirizações, de consumo demateriais e de pessoal. “A Fa-culdade é nossa prioridade.Seu equilíbrio financeiro é fun-damental para valorizar a qua-

lidade dos cursos e dos alunos,além de lançar novas bases pa-ra a mantenedora administrarhospitais na forma de Organi-zação Social de Saúde”, su-blinha o dirigente. A FMABCtem orçamento pre-visto em R$42 milhões para 2010.

Já na FUABC, que admi-nistra 6 hospitais e um AME(Ambulatório Médico de Espe-cialidades), os planos tambémsão ambiciosos. Desde abril de2009 à frente da Assessoria dePlanejamento da FUABC edesde novembro no cargo deSecretário-Geral da Presidên-cia, Dr. Wagner Boratto ajudoua estruturar conquistas comoo Hospital Bertioga e a habilitara Fundação na licitação queserá aberta por Santo Andrépara gerir o Poupatempo-AME e o Hospital do Idoso.Também abriu portas paraconvites de Mongaguá eGuarujá, no Litoral paulista. “AFUABC renovou por mais cin-co anos os convênios com asprefeituras de Santo André,São Bernardo e São Caetano,o que mostra seu prestígio erespeito e que têm sido o cartãode visitas para convites quechegam de todo o Brasil”, cita.

O orçamento do grupoFUABC para 2010 é previstoem R$ 640 milhões, 13%acima de 2009 - podendo che-gar perto de R$ 800 milhõescom a viabilidade de planos jáadiantados. Dr. Marco Anto-nio Espósito, que continuará naFUABC como Secretário-Geral, afirma que, apesar dodifícil período de transição coma mudança dos prefeitos deSanto André e São Bernardo,está feliz com os resultados desua segunda gestão (a outra foiem 1996-1997). Além deduplicar o orçamento da institui-ção com novas mantidas e con-vênios, possibilitou aumentar oquadro de empregos de 3,5 milpara 6 mil funcionários em doisanos. “Queria apenas conso-lidar o que a Fundação haviaconquistado até 2008, mas se-ria omisso se não aproveitasseas oportunidades que chega-ram para crescermos dentro efora do Grande ABC”, afirma.Dr. Marco, que enfatiza o quechama de “choque de respon-sabilidade” com o dinheiropúblico, solicita que todos oscolaboradores da FUABC-FMABC respeitem as verbasda saúde e anuncia provávelefetivação de parceria com oHospital Nardini neste início de2010.

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

16-01-2010 - página 5

Os maratonistas KipkemeiMutai do Quênia/Luasa e Jo-ziane da Silva Cardoso do FMEConcórdia/SC, que vencerama 33ª Prova de Reis de São Ca-etano do Sul, realizada domingo(10) com a participação de1500 pessoas, entre atletas eanônimos que disputaram aprova mais importante daRegião. O evento organizadopela Secretaria de Esporte foifeito em parceria com o Go-verno do Estado e FederaçãoPaulista de Atletismo.

Para o jovem atleta queni-ano de 23 anos, o calor foi suamaior dificuldade durante opercurso, que travou a disputado título com o adversárioGiovani dos Santos da EquipePé de Vento. “O Brasil é umpaís muito quente, então é pre-ciso preparo e concentraçãoem provas longas”, comenta.A prova vencida com o tempode 28’48 deixou o atletaempolgado “Estou muito con-tente com meu desempenho, émeu recorde pessoal”, enfatizao campeão, que disputourecentemente a 85ª Corrida deSão Silvestre alcançando o 10ºlugar. Ao longo de 2009, Ki-pkemei venceu diversas provasno país como a Maratona deVotuporanga, de Guarulhos eem Bradópolis em MinasGerais.

Em 2008, Mutai viveu ummomento triste, quando perdeuo irmão Kiprono ChemwoloMutai em um acidente. Oatleta, que disputou em 2007 aProva de Reis conquistando ovice-campeonato, hoje é umade suas maiores inspirações.Para o técnico da LUASA, oex-maratonista Luiz Antoniodos Santos, bicampeão daMaratona de Chicago (1993-1994) e bronze no mundial deAtletismo em Gottenburgo na

Queniano vence Prova de Reis

Joziane da Silva Cardoso do FME Concórdia na feminina

Kipkemei Mutai do Quênia/Luasa grande vencedor no masculino

Suécia em 1995, o rendimentodo atleta cresceu em 100%.

“Foi um momento difícil,mas ele mostrou superaçãocom resultados expressivos”,observa.

Além de Kipkemei Mutai eGiovani, o pódio foi completadocom David Macedo da Unip(3º), Cristiano Machado doCruzeiro EC (4º) e Elias Bastosdo Objetivo Campinas (5º).Melhor colocado entre osbrasileiros e mesmo disputandocada passo da prova com oadversário africano, Giovanilamentou a derrota. “Acom-panhei durante todo trajeto,mas faltou impor mais o meuritmo no final”, avalia.

FEMININO: apontadacomo uma das favoritas, Jo-ziane da Silva Cardoso com-pletou a prova em 32’13. “Foiminha primeira vez na mara-

tona, estou muito feliz com avitória”, observa. Travandouma disputa acirrada com aatleta da BM&F/Pão de Açú-car/São Caetano, SimoneAlves, Joziane sentiu confiançano meio da prova. “A partir do5º km, eu senti que a provaestava no meu domínio, ace-lerei o passo e fui rumo à vi-tória”, avalia. A 2ª colocadaSimone Alves comemorou odesempenho. “Ano passado eufiquei em 6º lugar, estou felizcom meu tempo, mesmo como desgaste de tantas competi-ções realizadas no ano pas-sado”, completa.

Além de Joziane e Simone,completaram o pódio, RosilaineSilva da ASSESN/São José dosCampos (3º), Michele Chagasda Rede Atletismo (4º) eMaria Sandra Pereira da Gran-curson Free (5º).

São Caetano contrata

atacantes rebaixados em 2009Os rebaixamentos de Sport

e Santo André no CampeonatoBrasileiro da Série A da tem-porada passada não foram sufi-cientes para impedir que a di-retoria do São Caetano bus-casse reforços nos dois clubes.

Precisando suprir baixas dosetor de frente da equipe, comoa do centroavante Washington,que foi para o Atlético-GO, oclube do ABC apresentou, noinício desta semana, os atacan-tes Eduardo e Wanderley.

O primeiro, que estava noSport mas pertence ao Atlé-tico-MG, vai disputar vaga noataque com Hugo e Fábio, to-dos jogadores de área. Já Wan-derley, que atuou pelo rivalSanto André no último ano mas

tem seus direitos federativosligados ao Cruzeiro, deve bri-gar por uma posição mais re-cuada, como meia-atacante.

“O Wanderley gosta maisde sair da área, buscar o jogopelo meio e pontas. Sou maisde área e chego para ajudar oataque, quem sabe com muitosgols”, avaliou Eduardo.

A dupla, que cumprirá umcontrato de empréstimo até ofinal do ano, irá se juntar a ou-tros sete jogadores contratadospelo São Caetano para estatemporada: os zagueiros Ma-theus e Gláuber, o lateral-es-querdo Bruno Bertucci, ovolante Moradei, os meiasSonny e Luciano Mandi e oatacante Fábio.

O São Caetano estréia noPaulistão em casa (EstadioAnacleto Campanella) nestedomingo contra o Paulista deJundiaí.

A temporada começou agi-tada para o departamento mé-dico do Santo André. Em me-nos de uma semana, dois joga-dores que seriam aproveitadospelo técnico Sérgio Soares noCampeonato Paulista se lesio-naram gravemente e desfalca-rão a equipe andreense pelospróximos quatro meses.

O primeiro foi o meia Chi-quinho, tido como uma dasprincipais revelações recentesdas categorias de base do timedo ABC. O jovem atleta rom-peu o ligamento cruzado ante-rior do joelho esquerdo durantetreinamento em Poços deCaldas e foi operado no meiodesta semana pelos médicos doclube.“Em uma disputa de bola,

Santo André ganha duasbaixas para o Paulistão

ele foi virar o corpo e torceu ojoelho, estourando o ligamento.Operou e agora vai iniciar ostrabalhos de fisioterapia”,explicou o médico Eduardo.

Com uma lesão semelhanteà do colega de equipe, o ata-cante recém-contratado An-derson Gomes sofreu uma le-são no joelho direito durante oúltimo treino e, após os examemédicos realizados quinta, tam-bém deve passar por uma cirur-gia. “Fizemos a ressonância econstatamos que ele rompeu oligamento cruzado anterior”,explicou o especialista.

Anderson Gomes tinha sidocontratado junto ao Goiás paraa disputa do Paulistão, o quepode fazer a diretoria do Santo

André partir em busca de umnovo reforço para o ataque.

O time do ABC estreia noestadual neste sábado, contraa Ponte Preta, em Campinas.

O mascote da F.M.F. ECilustra com muito cainho a

grandiosidade do fut.

Fundado em 05 de setem-bro de 1993 a equipe presididapelo carismático José Davilsonda Cruz “o popular Baianinho”promete grandes alegrias atorcida alvi negra. Os adeptosdo clube apostam mais umavez nas grandes performancesda equipe e já começam aesquentar os tamborins paraos festejos do carnaval. Ape-nas sete partidas nos separamdo jogo de nº100 eis a cam-panha do alvi negro do bairroSão José - 53 vitórias, 22empates, 18 derrotas - 228 golsmarcados - 129 sofridos - saldopositivo de 99. Beto (irmão doBinho) não vê ninguém pelafrente é p artilheiro da equipecom 26 gols. Sucessos incon-táveis é que nós desejamos em2010.

União Inter Amigos éagraciado com belíssimosfardamentos na reentre

Como sempre diz o nossoconsiderado Alberto do CarmoAraujo o popular Giba, dignodos maiores encomios o bomgosto do dedicado esportista,Luiz Laurindo Marcelino naescolha dos novos uniformes

do popular clube. Felizes davida, os ex-ases do passado noúltimo sábado(mesmo comcurto prazo de preparação dasequipes) voltaram ao belo está-dio do fundação. A equipe azul,anil e vermelha chegou a abrirgoleada de seis tentos a zeroatravé dos de Ratinho, Nena,Grafite, Pulguinha, Hernani eNicolau. Nos vencidos (maisperdidos do que cachorro quan-do cai de mudança) tiveram emCarlão e Nardinho o consolode diminuir o escore.

36 atletas estiveram pre-sentes, João Gomes da SilvaFilho auxiliado por Nenaformaram a arbitragem, porémgarantimos a fiel do União In-ter podem carimbar que os golsforam todos legais.

Numa cortesia toda espe-cial do Alvarinho’s Bar o

painel do Cantinho

Retratando toda grandio-sidade do futebol amador emnossa querida cidade de SãoCaetano do Sul, feliz da vidaestá o José Pires Maia “Zezé”pois O Cantinho do Zezé vaicompletar 56 anos em marçovindouro.

Em janeiro vocês curtem ascomemorações do União InterAmigos com fotos carinho-samente escolhidas pelo Prof.

Luis Carlos. Local Rua Enge-nheiro Armando de ArrudaPereira, 1467, Bairro São José,onde se reunem os ex-ases dopassado, matando as saudadesdos bons tempos do futebolshow.

Internacional Sport ClubBi-Campeão de

Veteraníssimos 2008/09

Empate em oxo frente aoUnidos Futebol Clube do BairroSão José, o Inter tinha a van-tagem de jogar pelo empate. Otécnico Serginho escalou:Rubão, Bocão, Pezão, Mineiro,Giba, Elcio Rocha, Cidão, Joel,Vidinho, Ronaldo, Sena(maisos suplentes).

F.M.F. EC Campeão deVeteranos em 2009

Com gols de Gaucho e Pelévenceu o Sete de Setembro pordois a um Rubens de Carvalho“Binho” conquista inéditamandou a campo os seguintes:Banana(ex-astro da escolinhodo Zezé), Zebrão(Presto), LuizCarlos ex-Azulão, Pintado(grande destaque), Robela, Val,Tito, Beto(mano do Binho),Gaúcho(homem gol), (capa)Marcelo, Zé Carlos. Quemvibrou muito foi o consideradoDelei, um dedicado esportista

que muito colaborou naconquista.

O palco da conquistas foi oestádio Distrital Luiz Baraldi(CER Gisela).

“Nas asas da emoção” nacidade que eu amo

soltando a minha voz.

Eu não poderia deixar deregistrar na Imprensa do ABC(jornal) as demonstrações decarinho por mim recebidas aolongo das 817 locuçõesesportivas já realizadas desde1.996 (nesses 16 anos)verdadeiras lições de vida fo-ram proporcionadas pelopúblico que comparece noseventos de nossa cidade. Umagradecimento todo especial aonobre secretário de esportesProf. Mauro Chekin, aoscomponentes da administraçãoMunicipal, aos simpáticosmembros da Bengala Azul,moradores do bairro Olímpico,enfim a todos aqueles que aonosso lado formam umacorrente de muito amor. “Comona vida existem coisas quefazem com que nossoscorações vibrem por essagrande amizade e carinho”reitero de coração minhagratidão. Você sem dúvidaalguma são o nosso maiorpatrimônio e motivação nessa

longa caminhada esportiva”(tudo isso somamos aos quedirigem as diversas modalida-des esportivas de São Caetanodo Sul).

Cantinho do ZezéAtenciosamente grato a

todos que humildemente fazema grandeza do esporte “SãoCaetano do Sul a capital doscampeões”.

De maneira sempreatuante, mostrando a

grandiosidade daquelesque com muito amor

fazem o futebol amadorde ontem, hoje esempre, o Jornal

Imprensa do ABC emconjunto com a Liga

Sancaetanense defutebol, mostra as

formações doshomenageados.

Nossas homenagensao Internacional

Sport Club(Veteraníssimos Bi-Campeões) e F.M.F.

EC Campeão deVeteranos em 2009

Wanderlei contratado juntoao Santo André

Chiquinho fora por con-tusão no joelho

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 18

16-01-2010 - página 6

Governo Auricchio completa 5anos com grandes investimentos

Mesmo com a Câmara Municipalde São Caetano do Sul em recesso, overeador Gilberto Costa (foto) jáelaborou dezenas de indicações aochefe do Executivo, além de 05projetos de lei que, em um deles pedea realização de uma CampanhaPermanente Sobre a PosseResponsável de Animais na cidade.

Em seu artigo 2º, o projeto dovereador busca informar a populaçãosobre a responsabilidade de adquirirum animal, bem como esclarecer itenscomo o tempo de vida dos animais,locais de confiança para adoção,informações sobre características dosanimais, como tamanho e espaço físico,cuidados com a saúde do animal,educação do animal, a importância dacastração e dentre outras.

Em sua justificativa, o parlamentarargumenta que o projeto é sensacional, pois visa auxiliar as pessoas que querem animais deestimação, com dicas proveitosas e que se revestem em responsabilidades que nem sempresão lembradas. Por exemplo, um ato de compra pode ser por impulso, muitas vezes atépela emoção, não dando conta que este animal se não cuidado pode sofrer e tomarproporções físicas não pensadas, causando posteriormente o abandono deste animal, é istoque queremos com este projeto, orientar as pessoas para evitar sofrimento e abandono deanimais em nossa cidade, diz Costa.

O Projeto de Lei que cria a realização da campanha será encaminhado para as comissõesda Casa Legislativa e posteriormente votado pelos demais parlamentares.

PROJETO DE GILBERTO COSTAPEDE CAMPANHA SOBRE POSSE

RESPONSÁVEL DE ANIMAIS

Os cinco anos à frente da administração deSão Caetano do Sul, o prefeito José Auricchio,pode se considerar um vencedor, isto se, só sercitados os prêmios que a administração ganhouno período de um ano de sua segunda admi-nistração, dentre eles: Município líder emescolaridade no Estado de São Paulo; Municí-pio com menor taxa de mortalidade infantil doEstado; Cidade considerada “A melhor doBrasil para se viver” (índice Firjan); Cidadeconsiderada a 5ª Melhor do Brasil para seTrabalhar (FGV); Segundo município maisseguro do Brasil para os jovens; Municípiorecebe a certificação de Município Verde Azule Campeã dos Jogos Regionais realizados emSanto André e dos Jogos Abertos do Interior.

Mas não para por aí, a administração tam-bém com responsabilidade implantou tambéma Reforma Administrativa com sucesso;realizou do PPA; capacitou servidores paracaptação de repasses federais e realizou oprograma Bairro a Bairro durante todos estesanos. atingindo toda a população do município.

Dentro da área do meio ambiente esustentabilidade, Auricchio não ficou atrásnão,deu início do projeto de coleta seletiva portaa porta nos bairros Mauá e Jardim São Caetano;iníciou o Disk Plantio de Árvores; entregou de100% do esgoto tratado e coletado; a coleta delixo pela cidade pas-sou a ser gerenciada pelo

Auricchio: ainda tem muito a fazer em SCS

município, com a implantação da coleta aosdomingos; coordenou o plantio compensa-tóriode mais de mil árvores; iníciou projeto piloto decoleta de óleo doméstico;conseguiu implantaro Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambi-ente e realizou a 2ª edição do projeto São Cae-tano Viva.

Nas pastas de Saúde, Educação, Esportes,Serviços Ur-banos, Mobilidade Urbana, As-sistencia Social e Segurança, se for enumeraras benfeitorias implantadas e as obras inau-guradas, não haveria espaço suficiente paraexpo-las, mas citamos algumas importantes parao município:

Educação: Início do processo de munici-palização de 5ª a 8ª série; parceria com a Fun-dação Paula Souza para entre-ga de umaEscola Técnica, com cursos de Rede em In-formática e Agente Comunitário de Saúde;transferência de período integral de duas es-colas e início das Obras de construção doCentro de Capa-citação de Professores.

Saúde: Entrega da Farmácia Municipal;entrega da Unidade de Saúde Oftalmológica;inauguração do 4º Centro Inte-grado de Saúdee Educação da Terceira Idade João Castaldelli;inauguração do Centro Municipal de Reabi-litação; Tratamento do Esgoto do ComplexoHospitalar Municipal; ações de Combate à Den-gue; criação do Conselho Municipal de Saúde;reforma do pronto-socorro infantil do HospitalMárcia Braido; Caism ganhou novo ma-mógrafo; ações de combate ao câncer e açõesde combate à violência sexual e doméstica.

Cultura:Criação do Conselho Municipal deCultura; realização da 1ª Conferência Munici-pal de Cultura; 1ª Maratona Teatral; realizaçãoda Entoada Nordestina e reestruturação daFilarmônica.

Segurança: Criação do programa Parceirosda Paz eampliação do efetivo da Guar-da Mu-nicipal.

Esportes: Realização dos 73º Jogos Abertosdo Interior e municipalização dos ClubesEsportivos.

Serviços Urbanos: Inauguração do diskTapa-buraco; reorganização das varrições devias públicas e reforma de dez praças.

Obras: Entrega da reforma e ampliação nanova Câmara Municipal; construção do Ple-nário dos Autonomistas e inauguração doMarco Zero (Homenagem aos Autonomistas).

Assistência e Inclusão Social: Recadastraa-mento do programa Profamília, com aumentode beneficiados; entrega do novo prédio daSecretaria de Assistência e Inclusão Social oque proporcionará aumento dos serviços;qualificação e ampliação do programa deentrega do leite em pó e implantação de cursosde Capacitação.

Praça Lucindo Candido, no Bairro Nova Gerte, última obra entregue pelo prefeitoJosé Auricchio em 2009, fechando seu quinto ano de administração