jornal imprensa do abc - edição 147

6
Ano IV - nº 147 - ABC - 16 de Março de 2013 O Prefeito de Santo André, Carlos Grana assinou contrato emergencial com a empresa Preserva Engenharia para a reconstrução da ponte que cedeu sobre a Avenida dos Estados, no sentido Bairro/ Centro, no último dia 14 de fevereiro. O afundamento da estrutura foi ocasionado por infiltração e assoreamento das margens do Rio Tamanduateí. A obra, que deve levar em média seis meses para ser concluída. Rotas alternativas foram criadas para desafogar o trânsito durante o período da construção da ponte. Página 2 Nova ponte sobre a Av. dos Estados será entregue em 6 meses Aprovada lei que proibe venda irregular de moradias públicas Foi aprovada pela Câ- mara Municipal de São Bernardo projeto de lei do prefeito Luiz Marinho que regulamenta os procedi- mentos para a retomada de unidades habitacionais produzidas pelo poder pú- blico que sejam comercia- lizadas de forma irregular, seja por meio de venda, locação ou mesmo cessão. O texto prevê que, caso haja indícios de comer- cialização, os ocupantes do imóvel serão notifi- cados e terão 30 dias para comprovar a ocupação re- gular da unidade. Página 3 Moradores terão somente permissão de uso e não podem vende-las Página 3 Alckmin e Haddad discutem mobili- dade urbana para atrair Expo 2020 REMOÇÃO DE ÁRVORES: Prefeitura remove 20 árvores para construir estacionamento com dinheiro público para beneficiar a empresa GM e Partido Ecológico Nacional entra com representação no MP. Página 2 Marinho apresenta Projeto de Mobilidade Urbana Luiz Marinho, e o se- cretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, apresen- taram para o prefeito de São Caetano, Paulo Pinhe- iro, e seu secretariado, o Plano de Mobilidade Ur- bana são bernardense. Página 4 ESPORTES Página 5 CULTURA Página 6 Oscar Filho estará no Paulo Machado com seu stand up Encontro mensal de carros antigos terá lugar no Bosque do Povo na V.São José Ribeirão Pires tem shows e ações sociais em seu aniversário Melhores atletas do Brasil se reunem em São Caetano Corrida, caminhada e ferromo- delismo em Paranapiacaba Programa Ecotorcedor no jogo do Azulão x Palmeiras Hospital da Mulher terá nova sala cirúrgica O Hospital da Mulher de Santo André terá duas grandes novidades neste ano. A unidade inaugura nos próximos meses nova sala cirúrgica, e também planeja iniciar cirurgias de reconstrução mamária. Página 4 Página 3 Polícia de São Paulo se prepara para a Copa do Mundo de 2014 Página 2 Feira apresentará produtos das empresas do ABC no Pavilhão Vera Cruz Página 4 Semasa recebe financiamento para construção de uma Estação de Tratamento de Água

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 17-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

147 - Nova ponte sobre a Av. dos Estados será entregue em 6 meses

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

Ano IV - nº 147 - ABC - 16 de Março de 2013

O Prefeito de Santo André, Carlos Grana assinou contratoemergencial com a empresa Preserva Engenharia para a reconstruçãoda ponte que cedeu sobre a Avenida dos Estados, no sentido Bairro/Centro, no último dia 14 de fevereiro. O afundamento da estruturafoi ocasionado por infiltração e assoreamento das margens do RioTamanduateí.

A obra, que deve levar em média seis meses para ser concluída.Rotas alternativas foram criadas para desafogar o trânsito durante operíodo da construção da ponte. Página 2

Nova ponte sobre aAv. dos Estados seráentregue em 6 meses

Aprovada lei que proibe vendairregular de moradias públicas

Foi aprovada pela Câ-mara Municipal de SãoBernardo projeto de lei doprefeito Luiz Marinho queregulamenta os procedi-mentos para a retomada deunidades habitacionaisproduzidas pelo poder pú-blico que sejam comercia-lizadas de forma irregular,seja por meio de venda,locação ou mesmo cessão.

O texto prevê que, casohaja indícios de comer-cialização, os ocupantesdo imóvel serão notifi-cados e terão 30 dias paracomprovar a ocupação re-gular da unidade.

Página 3

Moradores terão somente permissão de uso e não podem vende-lasPágina 3

Alckmin e Haddad

discutem mobili-

dade urbana para

atrair Expo 2020

REMOÇÃO DE ÁRVORES: Prefeitura remove 20 árvores para construirestacionamento com dinheiro público para beneficiar a empresa GM ePartido Ecológico Nacional entra com representação no MP. Página 2

Marinho apresenta Projetode Mobilidade Urbana

Luiz Marinho, e o se-cretário de Transportes eVias Públicas, OscarSilveira Campos, apresen-taram para o prefeito de

São Caetano, Paulo Pinhe-iro, e seu secretariado, oPlano de Mobilidade Ur-bana são bernardense.

Página 4

ESPORTES

Página 5

CULTURA

Página 6

Oscar Filho estaráno Paulo Machadocom seu stand up

Encontro mensal decarros antigos terálugar no Bosque doPovo na V.São José

Ribeirão Pires temshows e açõessociais em seuaniversário

Melhores atletas do Brasilse reunem em São CaetanoCorrida, caminhada e ferromo-delismo em ParanapiacabaPrograma Ecotorcedor nojogo do Azulão x Palmeiras

Hospital daMulher teránova salacirúrgica

O Hospital da Mulherde Santo André terá duasgrandes novidades nesteano. A unidade inauguranos próximos meses novasala cirúrgica, e tambémplaneja iniciar cirurgiasde reconstrução mamária.

Página 4

Página 3

Polícia de SãoPaulo se preparapara a Copa doMundo de 2014

Página 2

Feira apresentaráprodutos dasempresas doABC no PavilhãoVera Cruz

Página 4

Semasa recebefinanciamentopara construçãode uma Estaçãode Tratamentode Água

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

TuribioLiberato

“Todos querem levarvantagem”

Está para começar a distribuição das verbaspublicitárias da prefeitura pinheirista aos jornaisque o apoiaram nas eleições do ano passado. Al-guns jornais não vêem a hora de começar adistribuição para voltar a circular seus “semaná-rios”!?!?, o que é errado e as prefeitura devemseguir a risca a lei federal, a qual diz que se jornalnão tem circulação, não tem verbas federais,estaduais e ou municipais.

Ai é que entra a transparência da prefeitura.Se dar verba publicitária a quem não circula estáferindo lei federal, seus alcaides poderão serdenunciados ao MP, afinal, eles não fizeram nadapara garantir estas boquinhas, a não ser trabalharnas campanhas eleitorais.

Certo é o que a prefeitura de São Bernardo estáfazendo, e deveria ser seguida pelas outras pre-feituras da região, onde vai haver verificação decirculação e periodicidade da distribuição dojornal e só liberar verba a quem realmentetrabalha e não a qualquer um.

O Governo do Estado e suas agências de publi-cidade já adotou a lei federal e muitos jornaissemanários poderão desaparecer se não tiver umaperiodicidade em sua circulação. Estamos atentosa lei assim como a população que não quer queas administrações distribuam dinheiro públicosem critério algum.

Verba Oficial

Editorial

“Contra fatos, não háargumentos”. Uma dasfrases mais antigas domundo pode ser a respostapara vários questiona-mentos. Quando algunspastores “roubam” dinheirodos fieis, padres enfrentamos tribunais por abuso devulneráveis. O que podemosesperar de um mundo comtantos absurdos, tanta vio-lência e desprezo pela vida?Parece que virou profissãoenganar o outro e se apro-veitar da fragilidade.

O que nos faz lembrar dodeputado Marco Feliciano(PSC-SP) eleito para pre-sidir a Comissão de DireitosHumanos, um cidadão quevive pregando a homofobiae a perseguição aos ho-mossexuais, como tambémtirando dos fieis que fre-quentam a sua igreja até oúltimo centavo do cartão decédito.

O que mais tem intrigadosão pessoas “religiosas”cometendo crimes de este-lionato e pedofilia. São osfamosos esquenta banco deigreja, já que segurar abíblia e falar em nome deDeus todo mundo faz, inclu-sive presos que cometeramcrimes animalescos e hedi-ondos.

Esses cidadãos ficaramao longo do tempo conhe-cidos como santinhos do pauoco, pessoas doentes e queprecisavam estar a margemda sociedade. O mais en-graçado em tudo isso é quea cada dia se descobrem no-vas farsas religiosas como éo caso do deputado aquicitado Marco Feliciano, umpicareta que assumiu a

Comissão de Direitos Huma-nos da Câmara dos Deputa-dos por indicação do seupartido (PSC-SP).

Um outro fato veio a tonacom gravações feitas no anopassado que mostra nitida-mente o padre EmilsonSoares Correa, acusado defazer sexo com uma ado-lescente. De acordo comdepoimento dados á polícia,ele determinava que a vítimafilmasse a relação com otelefone celular. Entre asacusações, está a de que opadre tinha até uma ba-nheira de hidromassagemem formato de coração, porincrível que pareça; na casaparoquial, Correa foi alvo devárias filmagens e em umadelas aparece beijando duasgarotas.

Em casos como esses, onosso papel continua sendoo de fiscalizar e denunciar sefor o caso, assim como fez afamília dessas vítimas quetambém aproveitando dasituação tentou levar van-tagem extorquindo o padrecom ameaças de delatar ocaso.

Porém, enquanto nãoexistir remédio para falta devergonha na cara dessessupostos religiosos o jeito éficar atento a todos eles,sejam padres ou pastoresestelionatários, e padrespedófilos !!!

O Prefeito de Santo André,Carlos Grana assinou contratoemergencial com a empresaPreserva Engenharia para areconstrução da ponte quecedeu sobre a Avenida dos Es-tados, no sentido Bairro/Cen-tro, no último dia 14 de feve-reiro. O afundamento da es-trutura foi ocasionado por in-filtração e assoreamento dasmargens do Rio Tamanduateí.A obra, que deve levar em mé-dia seis meses para serconcluída, prevê a demoliçãototal da estrutura comprome-tida, contenção das margensdo rio e adequação do viário.

Com investimento de R$5.150.626,33, o projeto con-templa um novo traçado, apartir de definições técnicasque prometem solucionar oproblema, evitando novos trans-tornos à população. “Teremosuma ponte retilínea, com altia-mento acima do nível detransbordamento do rio paraevitar danos estruturais prove-nientes de enchentes. Alémdisso, haverá um reposicio-namento do equipamento pú-blico para garantir maior flui-dez ao trânsito”, explica o se-cretário de Obras e ServiçosPúblicos, Paulinho Serra.

O Departamento de ViasPúblicas concentra todos osesforços de suas equipes paraagilizar as intervenções e tra-zer o mínimo de transtorno aos

Construção de nova pontesobre Avenida dos Estados

teve início em S.A.Prefeito Carlos Grana assina contrato emergencial para início das obras que devem

levar seis meses para serem concluídasFotos: Divulgação

Ordem de serviço será assinada amanhã, quando inicias as obras

motoristas e pedestres que porali trafegam. Estudos viários etécnicos já estão sendo feitospara minimizar o impacto notrânsito, principalmente emhorários de pico. “O que pu-dermos fazer para acelerar areconstrução, faremos. No en-tanto, o canteiro de obras estásuscetível às intervenções cli-máticas, como fortes chuvas”,analisa o secretário.

Rotas AlternativasO Departamento de Segu-

rança e Trânsito de Santo An-dré orienta aos motoristas queevitem o trajeto por aquelaregião. O trânsito está sendodesviado para a rotatória doSesi, na região do ViadutoCastelo Branco e da AlamedaMartins Fontes. Outra alterna-tiva é pegar o Viaduto AdibChammas a partir da AvenidaItamaraty.

O motorista que vem deMauá, antes de chegar à rota-tória Antonio Cardoso deveentrar à esquerda na Rua dosAlpes (alça) para acessar oViaduto Adib Chammas ouPedro Dell’Antonia.

Os agentes de trânsito deSanto André intensificarão ostrabalhos na área operando noscruzamentos da Alameda Mar-tins Fontes e Viaduto CasteloBranco. Os semáforos tambémforam reprogramados para darmais fluidez à Avenida dosEstados.

Gilberto Costa entra na justiça contraa poda e remoção de árvores

Poda beneficiou diretamente a empresaGeneral Motors no centro de São Caetano,

contra o bem estar da população.

Giberto Costa, presidentemunicipal do PEN - PartidoEcológico Nacional entroucom ação no MP - MinistérioPúblico e Delegacia do MeioAmbiente, solicitando a parali-sação imediata da remoção nototal de 20 árvores na rua JoãoPessoa - centro de São Caetano.

Gilberto não entende por-que estão praticando este cri-me ambiental na cidade, vistoque para a poda de umasimples árvore tem-se que a-brir um processo e esperar emmédia 90 dias para sair o laudode autorização ou não da poda.

Neste caso, a prefeituraalega que anecessidade deconstruir uma faixa a mais adireita para beneficiar a

empresa General Motors, comdinheiro público.

Não se sabe o porque docorte das árvores na citada rua,visto que as obras estão nolado oposto, o que não preci-saria eliminá-las, o que vemgerando indignação dos mora-dores das proximidades.

Destruição irregular eirresponsável daprefeitura de São Caetano

Gilberto Costa é presidentedo PEN

Nos dias 21 a 23 de março,no Pavilhão Vera Cruz em SãoBernardo, as empresas da re-gião do ABC terão a oportu-nidade de apresentarem seusprodutos na 3ª Feira Industrial,Serviços e Negócios GrandeABC, a Feira Grande ABC.Com a organização da Agênciade Desenvolvimento Econô-mico do Grande ABC e apoiodo Consórcio Intermunicipal eSebrae, a Feira pretende de-senvolver um ambiente denegócios intrarregional, que o-fereça para as micro, pequenase médias empresas a oportuni-dade de acessarem e negocia-rem com grandes empresas in-dustriais, comerciais e de ser-viços da região e de outraslocalizações.

Para o presidente da A-gência, Valter Moura, o mo-mento atual de retomada docrescimento econômico na re-gião é ideal para se criar umambiente que auxilie empresasa identificarem e desenvol-

Feira apresentará produtos dasempresas no Pavilhão Vera Cruz

verem novos fornecedores.“ AFeira do Grande ABC é umavitrine para o setor produtivoda região mostrar a grandezae diversidade do nosso parqueindustrial, que é um dos maisimportantes do país e da Amé-rica Latina. Além disso, oevento irá fomentar as vendase, por consequência, gerar em-pregos, divisas e tributos aomunicípio e progresso pararegião”.

Além da exposição dosprodutos, os participantes daFeira terão a oportunidade deavaliar e debater a possibili-dade da criação do parquetecnológico e a construção deum centro de convenções, obraconsiderada fator determinan-te para o incremento e desen-volvimento regional.

Atualmente, a região estácom um forte crescimento dossetores de prestação de ser-viços e de educação. O ABCrepresenta ainda atualmente10% das exportações do Esta-

do de São Paulo e 3% dasexportações do Brasil, segun-do dados do Ministério deDesenvolvimento, Industria eComércio Exterior. A indús-tria, em seu conjunto, res-ponde por cerca de 55% doPIB da região do Grande ABC,sendo que o complexo metal-mecânico contribui com cercade 1/3 do PIB regional e estáapoiado em 3 mil indústriasinstaladas na região.

Estarão expondo na Feirado Grande ABC pequenas emédias empresas de setorescomo: metalmecânico, infor-mática, plástico, pequenos emédios distribuidores; presta-dores de serviços de enge-nharia, consultoria, terceiriza-

ção, comércio exterior; manu-tenção; logística; softwareetc.; fornecedores de serviçosde apoio ao empreendedoris-mo; provedores de soluçõestecnológicas, dentre outros.;além de universidades, associ-ações comerciais e prefeituras.

A 3ª Feira Industrial,Serviços e Negócios GrandeABCA terá cerimônia de aber-tura no dia 21, às 14h, noPavilhão Vera Cruz. Ás 18hestá programada palestra doprofessor Luiz Almeida Ma-rins Filho, da Universidade deSão Carlos. A programação seestende até o dia 23 com roda-das de negócios e palestrassobre temas de interesses dosempresários.

Jornal Imprensa ABCPara anunciar é só ligar

4221-1667

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

"Se não puder ajudar... ele mandaalguém prejudicar, ameaçar e ou

perseguir, e ponto final."Só complementando a frase.

LembretesAsfalto é mais importante...

Só em São Caetano, o go-verno dá mais importância auma boa rua asfaltada em vezde medicamentos gratuitospara a população carente domunicípio, principalmente osmais idosos que não tem con-dições de comprá-los. É issomesmo!!! Confiaram e queri-am mudanças, aí estão elas.Ninguém está dizendo que nãotinha coisa errada do outro la-do, mas, era melhor o certo doque o duvidoso. Agora só restaesperar as próximas eleiçõespara dar o troco, isso se muitagente não morrer antes da pró-xima eleição por falta de di-nheiro para comprar medica-mentos necessários. Parabéns !!!

Só negociação...O que se sabe sobre os me-

dicamentos gratuitos para apopulação sancaetanense estáno crivo dos homens fortes dacidade, que com certeza não éo prefeito que é “médico”. En-quanto a cúpula que adminis-tra a cidade não decide o quefazer em relação a falta de me-dicamentos a população vaipassando as necessidades bási-cas que qualquer cidadão de-veria ter. É o que está na Cons-tituição e ninguem respeita -Saúde - Educação e Segurançaà população.

Cápsulas...Já inventaram de tudo para

curar as pessoas, atá as famo-sas cápsulas de papel de umpadre que vendia milagres. Amodalidade agora pode sercápsulas de asfalto com men-sagens dentro. “Se não matar,pelo menos deixa o pacientemais pesado”. Tem se dinheiropra tudo, menos para a Saúdeda população. Tem pra propa-ganda oficial; pra computado-res; pra empregados que nãotrabalham, mas recebem; prasecretários que só falam bes-teira nas redes sociais; pra der-rubar presidentes de partidose etc... Não precisa fazer maiscampanha na feira não, prefei-to, as eleições são só daqui aquatro anos, ou o senhor está

ter dirigido em público ofensasa um desafeto político do pre-feito. Está de parabéns nossobom velhinho, que ao que tudoindica também gostou daatitude da digníssima primeiradama. Muitos já sentem sauda-des da anterior, pela simpatiacom todos e principalmentepela educação no trato com oser humano. Infelizes dos queaplaudiram a educação da a-tual primeira dama.

Clamor...O povo assim as quis, e ai

estão as mudanças tão clama-das pela população. Mas,quando serão colocadas emprática? - Muito se fala, poucose trabalha e muito se ausentada cidade e dos problemas!?!?!- Se a dívida fosse alta não es-taria viajando tanto e adminis-trando nada. Cadê as açõespontuais prometidas aos muní-cipes entre julho e setembropassado? - Já foram esqueci-das em tão pouco tempo. Co-mo está sendo tratado o nepo-tismo na prefeitura e na Câ-mara, onde o atual prefeito fa-lou que iria combater e sómudaram as pessoas, mas onepotismo continua? Será queo povo sancaetanense serábrutalmente enganado?

FiscalizaçãoTá na hora da população

começar a cobrar a não con-tratação de pessoas que nãoquerem trabalhar para o muni-cípio, ou melhor ir nas repar-tições ver se os funcionárioscontratados estão trabalhandomesmo, ou só recebem os con-tra-cheques no fim do mês.Muita gente seria demitida au-tomaticamente e teria de de-volver os salários.

Pior não há...Dias atrás fizeram uma

comparação entre a adminis-tração peemedebista dos anos70 e a atual. Melhor era o Rai-mundo Leite porque quemmandava bem ou mal era ele,e a situação administrativa erapior do que a atual e o orça-mento municipal era infiniti-

pensando em sair candidatoem 2014 e abandonar o barcoda administração da cidade, sóse for isso. Caso contrário, va-mos trabalhar? - Afinal esta-mos pagando seu salário e deseus companheiros “técnicos”.

Cartão alimentação...É, parece que vai voltar o

cartão alimentação para osmoradores carentes. Espera-mos que sejam só para elesmesmo. É o projeto de Auric-chio e Regina Maura utilizadopelo atual prefeito. Nada con-tra utilizar o que estava dandocerto, pena que a populaçãoficou a ver navios por mais dedois meses e vai vir com ovalor de R$ 60,00 e não mais70, como era antes. Vamosaguardar agora o plano degoverno pinheirista, porque oque ele e seus “técnicos” estãofazendo até agora é utilizandoo nome do ex-prefeito para ga-nhar pontos juntos a popula-ção. Até parece que ninguémse lembra que foi o ex que cri-ou o Prófamília e não o Pró-minha-familia.

Cadê o plano de governo...Nada foi colocado em prá-

tica ainda do plano de governopinheirista, que o elegeu comesmagadora vantagem sobre acandidata petebista. Cadê oauxílio-aluguel e a bolsa 100%na USCS, o não aumento doIPTU, os medicamentos nospostos de saúde, os uniformesescolares, a não perseguição afuncionários públicos (ocorredesde o 1º dia de governo), etc.Enquanto isso, quem manda naprefeitura são uns poucos quenão foram eleitos pelo voto po-pular e não tem compromissoalgum com a população.

Aplausos...Quando se diz que o pre-

feito em nada manda, é sinalque não manda mesmo. O dis-curso da primeira dama na re-união realizada na última ter-ça-feira, ela foi aplaudida por

vamente menor. Hoje boa par-te da população que aqui viveuna época do Raimundo Leitelembra quão boa era aquelafase do município e a compa-ração entre as duas admi-nistrações, a atual é de longepior nos primeiros dois meses,com o orçamento 50 vezesmaior. Não dá pra entender...

Termômetro...Estão chegando os cem

dias e as cobranças vão co-meçar de vez. A nova avenidaa ser planejada atrás da GM ePetrobrás, pode afastar de vezas duas empresas da cidade. APetro pode ser a primeira a irembora, tanto que o Pinheironem conta com os 170 milhõesda arrecadação da empresa,tanto que divulga ser apenasde 870 milhões, 60 a menos doque 2012.

Bicudo...O Governo do Estado vai

favorecer somente as cidadepequenas e menores recursoscom aportes do governo nospróximos dois anos. São elasque precisam de ajuda, não asgrandes. Este é o discurso quedeixou o prefeito de São Cae-tano - carrancudo com a deci-são. É prefeito, é melhor colo-car a mão na massa e começara trabalhar, ou ....

Sustentável ...Nossa cidade enfim ficou

mais sustentável, assim comoqueriam os eleitores pinhei-ristas. Sustentabilidade conse-guida com carrinhos de hot-dog, churros, carroceiros, pa-monheiros e principalmente aqueima excessiva de muita er-va em plena rua de lazer e pra-ças públicas no meio da cri-ançada aos domingos na ave-nida Kennedy e não são coibi-dos. Em tom de brincadeiramas é a pura realidade. Se essafor a sustentabilidade então apopulação vai estar muito mal(ou bem para outros) pelospróximos quatro anos...

Vereadores de SBC aprovam leique combate comércio irregular

de moradias públicasUnidades comercializadas irregularmente serão retomadas pela Prefeitura

Foi aprovada pela CâmaraMunicipal de São Bernardo naúltima quarta-feira (13) pro-jeto de lei do prefeito Luiz Ma-rinho que regulamenta os pro-cedimentos para a retomada deunidades habitacionais produ-zidas pelo poder público quesejam comercializadas de for-ma irregular, seja por meio devenda, locação ou mesmocessão.

O texto prevê que, casohaja indícios de comerciali-zação, os ocupantes do imóvelserão notificados e terão 30 di-as para comprovar a ocupaçãoregular da unidade. Se não ho-uver a comprovação, a mora-dia deverá ser desocupadaimediatamente e a Prefeituraretomará o apartamento.

As pessoas que comerciali-zarem suas moradias não po-derão mais ser atendidas porprogramas habitacionais pú-blicos, sejam municipais, esta-duais ou federais. Elas deverãoainda ser acionadas pelas fa-mílias que compraram.

Após serem retomadas, asunidades serão destinadas paraalgumas das cerca de 1,5 milfamílias que foram retiradas deáreas de risco ou moradias pre-cárias e que estão sendo aten-didas pelo programa de alu-guel social da Prefeitura, oRenda Abrigo.

Para a secretária de Habi-tação, Tássia Regino, a lei é u-ma medida de justiça social.“A política habitacional de SãoBernardo tem regras claras,discutidas com a sociedade. A

imensa maioria das famílias a-tendidas valoriza o direito con-quistado e cumprem as regrasporque sabem que um lar nãotem preço. Mas quem erra,deve pagar por isso”, afirmou.

Sara Maria Salazar, quemora no Conjunto Habitaci-onal Três Marias, onde a Pre-feitura já entregou 1.188 apar-tamentos, acredita que lei farácom que as unidades sejamdestinadas a quem realmenteprecisa. “Muitas pessoas pre-cisam do apartamento e quemvende é porque não está pre-cisando. Então, que ceda parauma família que realmente ne-cessite de moradia”, completa.

Conscientização

As famílias atendidas comapartamentos são informadas,durante todo o período de exe-cução do projeto habitacional,que é irregular a comerciali-zação dos imóveis públicos.Essas regras são informadaspelos técnicos da Prefeituradurante reuniões com os be-neficiados antes da entrega daschaves e durante mais novemeses após a conclusão dosconjuntos habitacionais. Essasregras da mesma forma estãocontidas no Termo de Per-missão de Uso das unidades,assinados pelos beneficiados

antes de entrar na unidade. De acordo com a Secre-

taria de Habitação, com a a-provação da lei, começará aveiculação da campanha decomunicação social ‘Faça aCoisa Certa’. A ideia é deixarainda mais claro que a co-mercialização irregular é cri-me não apenas entre os be-neficiados, mas para os mora-dores do entorno dos conjun-tos habitacionais construídospela Prefeitura.

Das 3.282 moradias entre-gues pela Prefeitura desde2009, há denúncias de quecerca de 50 unidades foramcomercializadas irregularmente.

Polícia de São Paulo se preparapara a Copa do Mundo de 2014

A Capital paulista vairecepcionar o primeiro jogo daCopa do Mundo de 2014, noestádio do Corinthians, emItaquera. Pensando nisto, aSecretaria de Segurança Públi-ca do Estado vai preparar opoliciamento de São Paulo pa-ra o mega evento.

O objetivo da ação é au-

Secretaria de Segurança Pública vai capacitar os policiais paulistas para garantir a segurançade um dos maiores eventos do mundo

mentar a proteção de mo-radores e turistas de dentro efora do país. Segundo o se-cretário de Segurança Pública,Fernando Grella Vieira, oEstado já tem experiência emgrandes eventos, como aVirada Cultural, o Réveillonda Paulista e a Fórmula 1. “Apolícia consegue controlar e

administrar toda essa massa depessoas sem maiores inci-dentes”, afirmou.

Uma série de ações estãoprevistas para a preparaçãodos policiais, todas elas emconjunto com a área federal.Segundo o secretário, o Estadovai montar um Centro Re-gional de Controle Integrado,

que vai congregar todas asforças federais e estaduais,com foco na capacitação doefetivo e recepção dos equipa-mentos.

“São Paulo tem uma ex-periência, tem um númeroadequado de policiais, temtecnologia pra enfrentar isso”,garantiu

Alckmin e Haddad discutem mobilidadeurbana para atrair Expo 2020

O governador Geraldo Al-ckmin se reuniu na última ter-ça-feira, com o prefeito da ca-pital, Fernando Haddad, noPalácio dos Bandeirantes. Otema do encontro foi acandidatura da cidade de SãoPaulo para ser sede da Expo2020.

“Reiteramos o compromis-so institucional do Estado de

São Paulo, junto com a prefei-tura e o governo brasileiro,com toda a acessibilidade, sejarodoviária, pelo sistema A-nhanguera-Bandeirantes, sejametroferroviária”, afirmouAlckmin.

O governador também res-saltou a importância da cidadeno panorama mundial, o oti-mismo em relação a candida-

tura e os investimentos e es-forços que o Estado tem feitopara melhoria da mobilidadeurbana, facilitando a chegadaao local do evento.

Também estiveram presen-tes no encontro Vicente Los-certales, secretário-geral doBIE (Bureau International desExpositions) e Steen Chris-tensen, presidente da Comis-são Executiva. As cidades-se-de das EXPOs são escolhidaspelo Comitê do BIE.

A Expo 2020 é o terceiromaior evento mundial, atrásapenas da Copa do Mundo edos Jogos Olímpicos, em re-lação a impacto cultural e eco-nômico, e é realizado a cadacinco anos. O tema escolhidopor São Paulo é “Diversidadee Crescimento”. A última Expofoi realizada em 2010, emXangai, e teve a participaçãode 190 países, 50 organizaçõesinternacionais e 73 milhões devisitantes.

Foto - Mauricio Rummens

Governador Geraldo Alckmin se reuniu com o prefeitoFernando Haddad. O tema do encontro foi a candidaturada cidade de São Paulo para ser sede da Expo 2020

Jornal Imprensa ABCPara anunciar é só ligar

4221-1667

4221-1892

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

Marinho apresenta Projeto de MobilidadeUrbana para prefeito de São Caetano

Chefe do Executivo de São Bernardo falou sobre monotrilho e prolongamento da Av. Lauro Gomes no Instituto MauáLuiz Marinho, e o secretá-

rio de Transportes e Vias Pú-blicas, Oscar Silveira Campos,apresentaram para o prefeitode São Caetano, Paulo Pinhe-iro, e seu secretariado, o Planode Mobilidade Urbana são ber-nardense. O encontro foi reali-zado no Instituto Mauá de Tec-nologia, em São Caetano, etambém estiveram presentesprofessores e representantesda direção da instituição.

Os projetos de prolonga-mento da Avenida Lauro Go-mes, uma das mais importan-tes da cidade, e a construçãoda linha 18-Bronze do metrô,foram detalhados. “Temos fei-to um esforço grande em SãoBernardo e também no Con-sórcio Intermunicipal para darandamento ao Plano de Mobi-lidade Urbana. É necessárioagir com as outras cidades daregião e com os governos doEstado e Federal”, disse o pre-feito Luiz Marinho.

O secretário Oscar SilveiraCampos adiantou que a apro-vação da licitação do prolon-gamento da Avenida Lauro

Gomes até São Paulo deve serfinalizada no próximo mês.“Falta apenas o Banco Intera-mericano de Desenvolvimento(BID) aprovar. Depois disso,já emitimos a ordem de serviçoem dois meses”, disse. Serão18 meses de obras e R$ 60milhões de investimentos nes-se trecho.

Na segunda fase do prolon-gamento, será construída umaponte estaiada sobre a Via An-chieta, ligando a Lauro Gomescom a região do Taboão. Ocusto é de aproximadamenteR$ 250 milhões.

O metrô também foi apre-sentado ao público durante oencontro. O prefeito explicouque o projeto do monotrilho,que ligará São Bernardo à Es-tação Tamanduateí do Metrô,em São Paulo, recebeu recur-sos do Governo Federal pormeio do PAC.

A Prefeitura de São Ber-nardo foi pioneira em defendera necessidade da construçãodo monotrilho e, inclusive,bancou o projeto funcional aocusto de R$ 1,3 milhão. O tra-

çado prevê a ligação do Alva-renga com a Estação Taman-duateí, em São Paulo, passan-do pelo Paço Municipal, ave-nidas Aldino Pinotti, LauroGomes, Guido Aliberti, emSão Caetano, e encontrandocom a linha turquesa da CPTM, que atende o itinerário daLuz até Rio Grande da Serra.

Corredores de ônibusOscar também anunciou

que três corredores de ônibusterão os contratos de financia-mento assinados ainda emmarço, após a aprovação peloSenado Federal: Vergueiro,Alvarenga e João Firmino. Asobras dos dois primeiros vãodurar 18 meses e, o último, 12meses. As obras devem come-çar no meio do segundo semestre.

Outras obrasAté o final de abril deve ser

iniciado o prolongamento daAv. Aldino Pinotti, no Centro.Ela passará pelo atual estacio-namento do Shopping Metró-pole e será interligada ao PaçoMunicipal. A previsão é que aintervenção dure cinco meses.Paulo Pinheiro, Luiz Marinho e Oscar Silveira - secretario de Obras de São Bernardo

O Hospital da Mulher deSanto André terá duas gran-des novidades neste ano. A u-nidade inaugura nos próxi-mos meses nova sala cirúr-gica, que elevará o número deprocedimentos, além de agili-zar o atendimento das paci-entes. Em parceria com a Fa-culdade de Medicina da Fun-dação do ABC, o hospitaltambém planeja iniciar nosegundo semestre cirurgiasde reconstrução mamária -fundamental para elevar aautoestima de mulheres quepassaram por mastectomia.

A implantação dos servi-ços foi anunciada pelo secre-tário de Saúde andreense,Homero Nepomuceno Duar-te, durante evento que encer-rou as comemorações do DiaInternacional da Mulher. Naoportunidade, o prefeito Car-los Grana reforçou a impor-tância da unidade na humani-zação do atendimento à po-pulação. “Queremos uma ci-dade cada vez mais humanae a Saúde exerce papel fun-damental. A população querser ouvida, quer ser bem tra-tada, quer atenção. É orgulhopara Santo André saber que,hoje, o Hospital da Mulherresponde às demandas socia-is”, afirmou o chefe do Exe-cutivo.

Também presente à so-lenidade de encerramento emcomemoração ao 8 de março,o presidente da Fundação doABC, Mauricio Mindrisz,ressaltou a necessidade dodiagnóstico precoce e do tra-

Hospital da Mulher terá nova sala cirúrgicae operação de reconstrução de mama

Novidades foram anunciadas no encerramento das comemorações da Semana da Mulher.Iniciativas aumentarão número de atendimentos

tamento no combate ao câncerde mama utilizando exemploparticular. “Minha mãe tevecâncer de mama, passou pelamastectomia e, depois disso,viveu quase 40 anos. Temos decontinuar a incentivar odiagnóstico precoce, para quemais mulheres tenham chancede vencer e superar a doença”.

Qualidade de Vida: Segun-do o professor de mastologiada Faculdade de Medicina doABC, o médico Ivo Carelli Fi-lho, a reconstrução da mama é

fundamental para a autoestimada mulher. “Procuramos pre-servar ao máximo a mama nascirurgias e incentivamos a re-construção, justamente visan-do melhorar a qualidade devida da paciente. Quando con-versamos sobre a retirada dotumor, já perguntamos se a pa-ciente gostaria de passar pelaoncoplastia”, descreveu o es-pecialista.

O médico acrescenta queaté pouco tempo era comum aspacientes se sentirem mutila-

das após a cirurgia, inclusivedo ponto de vista emocional.“É extremamente importanteque a mulher se sinta bem. Porisso, a oncoplastia se tornoutendência. Atualmente, ospróprios mastologistas estãofazendo cursos de especiali-zação e aprendendo procedi-mentos de reconstrução ma-mária. O intuito é somar co-nhecimentos aos dos cirurgi-ões plásticos e aumentar onúmero de pacientes bene-ficiadas”.

Tecnologia é ferramentade aprendizado escolar

O acesso à informática e àsdiferentes ferramentas de tec-nologia já faz parte da rotinados alunos da rede municipalde ensino de São Bernardo queconta atualmente com mais de44 mil estudantes do ensinofundamental e da Educação deJovens e Adultos (EJA) utili-zam, pelo menos duas vezespor semana, os equipamentosdisponíveis por meio dos labo-ratórios de informática, alémdos 15 mil netbooks que fazemparte do Programa Um Com-putador por Aluno (Prouca).

O município conta, hoje,com laboratórios de informá-tica em 69 Escolas Municipaisde Educação Básica (Emebs),sendo 18 computadores em ca-da laboratório. A atividade éfeita em dupla, ao menos umavez na semana, e é integradaaos projetos nas áreas de co-nhecimento trabalhadas pelosprofessores em sala de aula.Esses espaços também são a-bertos para o pela comunidade,durante quatro horas semanais.

Um dos principais diferen-ciais da rede municipal de en-sino de São Bernardo está nouso de laptops educacionaispelo Prouca. A aquisição dos15 mil netbooks pela Prefei-tura de São Bernardo do Cam-po, iniciada em 2011, é umadas maiores já feitas por ummunicípio no Brasil. “De acor-do com os formadores da PUC(Pontifícia Universidade Cató-lica), nenhuma outra cidadeque eles atendem possui essaquantidade de laptops educaci-onais”, afirma a responsávelpela Seção de Laboratório eEducação Tecnológica, NanciFolena.

Os netbooks, distribuídosde forma proporcional entre as76 EMEBs que atendem ensi-no fundamental e EJA, são u-sados em sala de aula pelo me-nos uma vez por semana, sen-do um equipamento por aluno.

Nanci explica que o usodos recursos tecnológicos ésempre feito de forma integra-da aos projetos em sala deaula. “Percebemos que, com ouso da tecnologia, há um de-

Ambiente multimídia no CEU Regina Rocco Casa I

senvolvimento maior da criati-vidade. Ela também possibilitaa integração dos saberes ad-quiridos nas outras áreas deconhecimento”, acrescenta.

Outra ferramenta são osambientes multimídia. Atual-mente, a rede municipal dispõede três desses espaços, nosCentros Educacionais Unifica-dos (CEUs) Regina Rocco Ca-sa I e II e no Celso Daniel. Al-guns dos recursos dos Centrossão lousa digital com tecnolo-gia sensível ao toque, recursosde áudio e vídeo e tratamentoacústico. O local é usado emturmas para atividades exposi-tivas e produções coletivas.

Além disso, grande partedas unidades disponibilizou osmateriais produzidos pelosalunos em blogs do portal daEducação, www.educacao.saobernardo.sp.gov.br. Dessa for-ma, é possível promover a in-tegração e a troca de experi-ências entre as escolas.

Preparando para o futuroO objetivo do trabalho de

integração de mídias e tec-nologia é possibilitar aos alu-nos e à comunidade maior a-cesso às ferramentas tecnoló-gicas. No entanto, o uso dessesrecursos também pode ajudarno desenvolvimento de habili-dades que, no futuro, serãoaproveitadas profissionalmente.

Segundo a chefe de Di-visão do Incremento ao En-sino, Elaine Lindolfo, no casodo ensino fundamental, porexemplo, o objetivo é fazercom que as crianças, ao traba-lhar com recursos tecnológi-cos, tenham mais familiari-dade com as diferentes lingua-gens. Já no caso do EJA, háuma maior preocupação coma capacitação profissional.Elaine explica que, como asações estão integradas às ati-vidades desenvolvidas pelosprofessores, a tecnologia entracomo mais um recurso paradiscutir as questões voltadaspara a área profissional. “Aideia é que a tecnologia estejaa serviço do aprendizado”,finaliza.

Semasa recebe financiamentopara construção de uma nova

Estação de Tratamento de Água

O Semasa acaba de recebera liberação de recursos doFGTS na ordem de R$ 80 mi-lhões para a implantação danova Estação de Tratamentode Água (ETA) de SantoAndré. A obra beneficiará osistema de abastecimento mu-nicipal com o aumento da pro-dução de água. Juntas, a ETAGuarará, já existente, e a novaestação, produzirão 500 l/s deágua.

O anúncio foi feito pelaPresidente Dilma Rousseff epelo Ministério das Cidades ea conquista da linha de créditoocorreu em virtude da arti-culação do Prefeito Carlos

Equipamento aumentará a produção de água municipal por meio dacaptação no sistema Pedroso

Grana junto ao Governo Fed-eral. O investimento faz partedo conjunto de obras relacio-nadas à 2ª etapa do Programade Aceleração do Crescimentoe permitirá uma economia decerca de 22% no montantepago à Sabesp (Companhia deSaneamento Básico do Estadode São Paulo) para compra deágua.

O Semasa já possui aoutorga junto ao DAEE (De-partamento de Águas e E-nergia de São Paulo) para acaptação do volume final. Onovo equipamento integrará arede de abastecimento da ci-dade, permitindo menor de-

pendência junto ao órgãoestadual na compra de água.Quando estiver funcionando, anova ETA produzirá 350 l/s,permitindo que o volume deprodução próprio salte de 5%para 25%.

A população estimada queserá beneficiada diretamentepelo empreendimento é de200.000 pessoas. O local es-colhido para receber a estaçãoé junto ao Parque do Pedroso,onde já acontece a captação daETA Guarará.

Além da estação, o projetocontempla também a constru-ção e implantação de 6.388 mde adutora de água bruta,

8.295 m de adutora de águatratada e um reservatório comcapacidade de armazenamentode 2.000 m³.

Abastecimentoem Santo André

Atualmente a cidade pro-duz 5% da água consumida nomunicípio por meio do Siste-ma Pedroso, operado pelo Se-masa. Os 95% restantes sãocomprados da Sabesp e oriun-dos de dois sistemas de abaste-cimento: Rio Claro, que rece-be água do Cantareira, forne-cendo água a 75% do municí-pio, e o Rio Grande, braço daBillings, representando 20%.

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

Luciano Castan aponta briga sadia

por posições no São Bernardo FC

Memórias do Cantinhodo Zezé, o ExpressinhoForça Jovem do União

Esportistas amigos, é gratificanterelembrar as grandes e notáveis per-formances do expressinho do UniãoVila São José, realizadas no EstádioDistrital "Carlos Joel Nelly" per-petuado nos fantásticos númerosobtidos (legado deixado nos 1865gols feitos com amor). Ilustra nossamatéria esportiva semanal, uma dasmais brilhantes campanhas, ondeJosé Pires Maia "Zezé" atuou em 106como atleta e seu curriculum espor-tivo de 436 partidas dirigindo o ex-pressinho União. Foram 336 vitórias,73 empates, e apenas 26 derrotas,1627 gols pró, 470 sofridos, e exce-lente saldo positivo de 1157 gols.

Prá todos vocês matarem assaudades, abaixo os componentesda campanha. Da esquerda para adireita: O técnico Zezé, João Gomesda Silva Filho (goleiro), Jair, Raelzi-nho, Indio, Nelson Breve, Pé de Pato,e o técnico da equipe principal JoséDeusdedite da Silva que somou 440partidas. Agachados nosso mascoteFernando, Zé Eduardo, Nelsinho,Jairzinho, que fez 466 gols, o arti-lheiro maior do clube, que vestiu acamisa em 500 partidas, Coelho, TitoLeonardo e Paulinho, lembrandotambém de nosso patrocinador SER-VITEC que possibilita essa importan-te homenagem. 53 atletas do clubeultrapassaram a marca centenáriaobtida de 1976 a 27 de Julho de1991. Um legado forte deixado portodos os atletas José Francisco deOliveira "Zelão" é o atleta que maisvezes atuou pelas equipes do BairroSão José, numa somatória queultrapassa as 1200 partidas, já quesó pelo União Vila São José foram500 partidas dividindo as honras comJairzinho. Nota da redação o popu-lar Alvaro Zanirato Maia "Alvarinho"foi o atleta que mais vestiu a camisade clubes, pasmem, 56 equipes

tiveram a honra de ver seu futebol.

Adhemar Ferreira deCamargo Neto é lembrado no

Cantinho do ZezéNesse mês de Março/2013 no

painel de 59 anos do Cantinho doZezé, figura a relação dos 68 golsmarcados por Adhemar com 100(cem) vitórias, 47 empates e 40 der-rotas, além de se constituir no maiorgoleador do clube, calou 56.504torcedores no Estádio Mario Filho"Maracanã" com gol antológico aos27' do 2º tempo na vitória de 1x0frente ao Fluminense Futebol Clube,Carlos Eugênio Simon FIFA RS, oárbitro. Na sua saga de grande go-leador Adhemar também marcou 22tentos na Copa João Havelange, es-se o relato carinhosamente dedicadoao futebol do moço simples do"Interland" no acesso meteórico deum clube que figurou no ranking daCNN como décimo melhor do mun-do. Registrado.

Na corrida dos estaduais,destaques aos clubes paulistas

Independente das cores de ca-misa, ídolos, dirigentes esportivos,nossos corações palpitam com muitoamor no futebol paulista. Cantinho doZezé que completou em primeiro demarço 59 anos falando das coisasdo esporte faz sua humilde home-nagem a quatro nomes: Ralf,Marcos, Lucas, Neymar na extraordi-nária atuação por os que lideram embusca de mais um título. Sport ClubCorinthians Paulista (Campeão Mun-dial), comanda com 26, SociedadeEsportiva Palmeiras vem a seguircom 22, São Paulo Futebol Clube 21,Santos Futebol Clube soma 20 esta-duais.

Cantinho do Zezé nas informa-ções.

Equipe vermelha dofutebol society do União Inter

Amigos é destaqueSábado último tivemos a realiza-

ção de mais quarto partidas na qua-dra sintética do bairro Fundação, odestaque maior ficou para a es-quadra vermelha, que teve umaatuação ímpar nos confrontos antesuas rivais.

1 - Jogo Vermelhos 5x1 Azul comgols de Luis Carlos 2, Dinho 2 eFelipe no placar descontado porPulga.

2 - Vermelhos 4x3 Amarelos,desta feita Dinho marcou 3, LuisCarlos, Zé Edu 2, Nena.

3 - Jogo 3 na revanche, Ver-melhos 2x1 Azul, Luis Carlos e Di-nho, Hélio fez o gol de honra, fora areclamação com o articulista local.

4 - Jogo Vermelhos e Amarelos,fizeram partida equilibrada em 5x5.Juninho, Dinho, Felipe, Pulga eGuilherme (reds), Nena, Kalunga,Freitas, João Gomes 2, eis os atletaspresentes, Juninho, Augusto, FelipeFreitas, Dinho, Luis Carlos, Gustavo,João Gomes, Joãozinho (Guilher-me), Pulga, Helio, Freitas, Nena,Adriano Kalunga, Zé Edu. Colaborou:Luis Carlos Z. Maia.

Série Memórias doCantinho do Zezé na partida

CANTINHO DO ZEZÉ José Pires Maia “Zezé”

de número 500 no A.C.Mais uma página gloriosa da AD

São Caetano é revivida pelo cola-borador local, Cantinho do Zezé, ma-is ligado que fiação de quermesse.

Como dizem nossos amigos britâ-nicos: "I work hard". Vocês sabiam queem 30/08/2011 com três gols de Ricar-do Xavier nosso Azulão bateu a equipedo Salgueiro AC em partida realizadano Estádio Municipal.

Anacleto Campanella, homena-gem ao saudoso Anacleto Campa-nella, líder da autonomia sulsancae-tanense que deu-se em 24 de Ou-tubro de 1948.

O técnico foi Osvaldo Alvarez"Vadão" que completava na ocasião40 partidas na direção da AD SãoCaetano, eis a formação: Leandro,Domingos, Artur, Eli Sabiá, BrunoRecife, Augusto Recife, Leo Mineiro,Ailton e Luciano, Mandi, Roger eRicardo Xavier. Na fase complemen-tar tivemos a presença de ThiagoMartinelli, Antonio Flávio e Souza.

Como o articulista local, adora onúmero 13, mandou ver a mensa-gem, torcendo pela recuperação doAzulão "Não te amo pelo que tu és,mas sim pelo que sou quando estoucontigo, extensivo a torcida TrezeJovem.

O zagueiro Luciano Cas-tan, contratado pelo SBFCjunto ao Bragantino, para asdisputas do Paulistão 2013e da Copa do Brasil, comen-tou a atual fase da equipe,que está há duas rodadassem levar gols.

“Desde que o Wagnerchegou nossa equipe seadaptou ao esquema de jogodele, respondemos da me-lhor maneira e nos benefi-ciamos. Sabemos que apósos resultados positivos queconseguimos a responsabili-dade e a cobrança aumenta,mas acredito que estou apro-veitando as oportunidades eo grupo está empenhandoem não levar gols”, afirmou.

Titular nas duas últimasvitórias do Tigre, Castanexaltou a qualidade do gru-po comandado por WagnerLopes.

“Cheguei ao São Bernar-do com a intenção de jogar,sabemos da qualidade e do

valor do grupo e trabalheipor uma chance, como énormal para qualquer atletade futebol. Espero seguir jo-gando e aproveitando asoportunidades que receber.Quem não joga se esforçapara jogar, quem joga não

quer perder o lugar na equi-pe e quem ganha com isso éo São Bernardo”, finalizou.

O Tigre viajou para Mi-rassol na quinta-feira (14),local da partida entre Miras-sol e São Bernardo, válidapela 12ª rodada do Estadual.

Luciano Castan espera manter sequência de jogos

Programa Ecotorcedor: jogo

entre São Caetano e Palmeiras

terá coleta de recicláveisNo próximo domingo, dia

17 de março, o Programa Eco-torcedor, que conta com oapoio institucional da Federa-ção Paulista de Futebol e o pa-trocínio da Tetra Pak, chega àcidade São Caetano do Sul pa-ra o jogo entre A.D. São Cae-tano e S.E. Palmeiras.

No “ecoponto” instaladono estádio Anacleto Campa-nella, os torcedores poderãotrocar suas embalagens reci-cláveis por pontos e concorrera prêmios do programa, quepropõe outras atividades prá-ticas e virtuais junto aos tor-cedores e passará pelas 17 ci-dades-sedes do CampeonatoPaulista de Futebol Série A13013.

A iniciativa da ManagerEsportes, Netcommerce eWIdeias ainda prevê a dis-tribuição de cartilhas educa-tivas e permite aos partici-pantes acumular pontos paraconcorrer a tablets, smart-phones, TVs, notebooks, entreoutros brindes exclusivos.Informações, regulamento ecritérios de participação estãodisponíveis no site www.ecotorcedor.com.br e na Fan Pagewww.facebook.com/Ecotorcedor.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundialem soluções para proces-samento e envase de alimen-

PARA ANUNCIAR LIGUE:

tos. Atuando próximo aosclientes e fornecedores, ofe-rece produtos seguros, inova-dores e ambientalmente corre-tos, que a cada dia satisfazemas necessidades de centenas demilhões de pessoas em mais de170 países ao redor do mundo.Com quase 22 mil funcio-nários em mais de 85 países, aTetra Pak acredita na liderançada indústria responsável e emuma abordagem sustentáveldos negócios. O nosso slogan“PROTEGE O QUE É BOM”reflete nossa visão de tornar oalimento seguro e disponível,em qualquer lugar. Mais infor-mações sobre a Tetra Pak estãodisponíveis no www.tetrapak.com.br.

4221-1667 / 4221-1892

Melhores atletas do país se

reúnem em São CaetanoComeçou na última terça-

feira o treinamento perma-nente da Seleção Brasileirade Tênis de Mesa, onde osmelhores atletas foram sele-cionados para se reuniremsemanalmente às terças-feiras no Centro de Trei-namento de Tênis de Mesa deSão Caetano do Sul.

Os mesatenistas foramescolhidos de acordo com oRanking Mundial e critériostécnicos. O limite máximo éde 24 atletas, e periodica-mente o grupo será reava-liado e nova convocação po-derá ser feita com a inclusãoou exclusão de atletas.

Segundo o coordenadortécnico de seleções brasi-leiras de Tênis de Mesa,Lincon Yasuda, a ideia deacontecer essa reunião en-volve a necessidade de criarum grupo de treinamento for-

te, reunindo os melhores dediferentes clubes.

Com o intuito de fazer umtreino forte, com presençaconstante, e proporcionandogrande variabilidade de par-ceiros de treino, o que obriga

os atletas a se adaptarem a di-ferentes estilos. comenta ocoordenador.

Vale ressaltar que, dos 24convocados, 16 pertencem aequipe de Tênis de Mesa deSão Caetano do Sul.

Dos 24 atletas, 16 pertencem a equipe de São Caetano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

SA abre inscrições para 1ª seletiva

de Ginástica Artística Masculina

Visando resgatar as equi-pes de Ginástica ArtísticaMasculina de Santo André,além de descobrir talentosnesta modalidade esportiva eque possam integrar novosgrupos de base, o departa-mento de Esporte da Prefeiturade Santo André, realizará a 1ªseletiva para escolha de novosatletas da cidade. Ao todo,serão disponibilizadas 40 va-gas.

“O nosso projeto paraSanto André é resgatar a basede todos os esportes e a ginás-tica também faz parte desteprocesso. Este deverá ser oprimeiro contato destes jovenscom esta modalidade e espero

Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas; seleção acontecerá hoje e 30 demarço e será destinada para jovens com idades entre 6 e 10 anos

que possamos descobrir poten-ciais novos talentos para a nos-sa cidade”, previu a diretora delazer e recreação e futura titu-lar da pasta de esportes, MartaSobral.

Poderão participar do pro-cesso, todos os meninos comidade entre 6 e 10 anos, nas-cidos entre os anos de 2003/2007 e que residam em SantoAndré. A seleção que é gratuitaacontecerá hoje e 30 deMarço, às 9h, no Ginásio deGinástica Artística ALPINA,situado à Rua João Fernandes,s/nº, no Bairro Jardim. Comotodos os jovens inscritos terãode fazer testes físicos, a re-comendação é de que se

apresentem trajando roupasconfortáveis.

AulasNo início, as aulas progra-

mas serão realizadas apenas noperíodo da tarde, sendo àsterças e quintas-feiras, para osjovens com idades de 6 à 8anos, e, às quartas e sextas-fei-ras, para os meninos com ida-des de 9 e 10 anos. Em ambosos dias, as aulas acontecerãonos horários das 14h às 17h.

Mais informações podemser obtidas pelo telefone (11)4427-8896 das 8h às 11h e, das14h às 17h.

Paranapiacaba terá

corrida, caminhada e

ferreomodelismo no

fim de semana

A Vila de Paranapiacaba re-cebe dois eventos no próximofim de semana. Hoje (16) eamanhã (17), o público apre-ciador das miniaturas de trense ferrovias poderá conferir oEncontro de Ferreomode-lismo, na Antiga Padaria (Av.Schnoor, s/n, na Parte Baixa.No dia seguinte, a partir das8h, será realizada a corrida rús-tica e caminhada em Parana-piacaba, que contará com aparticipação de alunos doSesc.

O Encontro de Ferreomo-delismo, organizado pelo Fér-reo Clube do ABC, reúne ma-quetes de ferrovias, trens evagões, entre outros materiais.Nos dois dias, as visitas po-derão ser feitas das 10 às 16h,com entrada franca. Já a prova

de corrida rústica e caminhadado Sesc terá concentração apartir das 8h, no campo de fu-tebol, na Av. Fox, s/n, tambémna Parte Baixa. A largada estáprevista para às 9h. A corridaterá percurso de 5 km e a ca-minhada de 2,5 km, ambaspelas ruas da Vila. A parti-cipação é restrita aos alunos doSesc.

Ambas as atividades con-tam com o apoio da Prefeiturade Santo André. Mais infor-mações podem ser obtidas noCentro de Informações Turís-ticas de Paranapiacaba, noLargo dos Padeiros, s/n, naParte Baixa da Vila, tel. 114439-0237. Ou pelos endere-ços eletrônicos [email protected] e [email protected].

Mostra de miniaturas de trens e ferrovias serána Antiga Padaria; atividade física rústica

contará com participação de alunos do Sesc

Evento ciclístico em São

Caetano, neste domingoO Colégio Castelo realiza

amanhã o Castelo Bike Show,evento ciclístico que tem o ob-jetivo de estimular hábitossaudáveis entre os munícipes.A Prefeitura de São Caetanodo Sul apoia a iniciativa pormeio das secretarias de Mobi-lidade Urbana, Segurança eSaúde. A concentração terá

início às 9h30, em frente aoAbrev Barcelona (AvenidaPresidente Kennedy, 2.300). Alargada será às 10h. O local jáé interditado aos domingospara a Rua de Lazer.

Informações sobre as ins-crições devem ser obtidas nasunidades do Colégio Casteloou pelo telefone 4224-5118.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 147

Acontece neste domingo(17) a comemoração do 59ºaniversário da cidade deRibeirão Pires. A festa terálugar no Complexo CulturalAyrton Senna - TendaMulticultural, das 9h às 17h,e a entrada é um quilo dealimento não perecível.

Haverá 15 showsapresentados pelo elenco daRede Record: Geraldo Luís,do programa Geraldo Brasil,Chris Flores e CelsoZucatelli, do programa Hojeem Dia.

Também fará parte doevento mutirões de serviçode saúde, educação eresponsabilidade social,fornecidos pela Prefeitura daEstância Turística deRibeirão Pires, o InstitutoRessoar e a Rede Record.

No setor deresponsabilidade social, aPrefeitura vai disponibilizarserviços da OAB, Procon ePosto de Atendimento aoTrabalhador. Haverácadastramento em programasde inclusão e proteção social,além de orientação sobreeducação ambiental.

Na área de saúde,profissionais farãoatendimento à população,com conferência de pressão,cálculo de massa corpórea,orientações sobre prevençãode câncer de mama e útero,sobre hipertensão e diabetese informações a respeito deplanejamento familiar egravidez na adolescência.

Os alimentos arrecadadosserão destinados ao FundoSocial de Solidariedade deRibeirão Pires.

Única cidade turística do grande ABC

Ribeirão Pires comemora 59anos com shows e ações sociais

População também terá acesso a mutirão de saúde e serviços sociaisFoto: Divulgação

Tina SimãoFacilitadora,

orientadora econsultora em

Feng Shui

Segundo o Feng Shui paraevitar o estresse no trabalho éimportante fazer algumasmudanças. Estas mudançasnos auxiliarão a afirmar o con-trole sobre a situação causa-dora do estresse e nos ajudarãoa reduzir, sem remédios, ossentimentos de dependência,fracasso ou sentimentos nega-tivos em geral, causadores dedesequilíbrios e doenças.

Veja abaixo a situação queestá ocorrendo com você e emseguida o que poderá ser feitopara eliminar a situação inde-sejada. Não é necessário apli-car todas estas dicas ou curas.Use uma das alternativas epreste atenção nas mudançasque ocorrerão. Se a alternativaescolhida não funcionar então,mude, experimentando outrasugestão.

Se você está se sentindo in-capaz de delegar, mantenhasua mesa bem organizada ecoloque-a de forma que fiquevoltada para a porta e para ointerior da sala, ao mesmotempo.

Se você está se sentindocom baixa de auto-estima,mantenha lembretes de suces-sos passados; OU use coresmais quentes nos seus objetospessoais; OU mantenha oespaço de trabalho bem orga-nizado; OU procure ter umamesa e cadeira maiores.

Se você está sentindo faltade reconhecimento pelo seutrabalho, use a cor vermelhoOU mantenha objetos bri-lhantes sobre a mesa de tra-balho; OU fique numa posiçãovirada para a porta e use umaluz bem viva na mesa.

Se você está se sentindo de-primido, use cores verde ou

Dicas para evitar oestresse no trabalho

vermelho; OU tenha plantasque crescem para cima e floresfrescas na mesa.

Se você está se sentindocom incapacidade de relaxar,use as cores cinza e brancoamarelado; OU mantenhaplantas moles e relaxantes namesa.

Se você está cometendo er-ros com frequência, mantenhaseu espaço de trabalho limpoe organizado; OU livre-se daconfusão e desordem.

Se você está se sentindoincapaz de expressar-se es-creva o que deseja comunicar;OU use as cores verde e azul;OU vire-se na posição de fren-te para outras pessoas.

Se você está se sentindoinsuficientemente decidido,exiba sucessos passados emetas para o futuro; OU tenhaa cadeira em posição confor-tável e o mais alta possível.

Se você está se sentindodominado pelo chefe, man-tenha a mesa arrumada comaparência formal; OU vista-seformalmente; OU vire-se defrente para a porta e tenha umagrande mesa e cadeira.

Se você está se sentindosem motivação, exiba símbo-los do que deseja alcançar; OUmantenha objetos metálicosbrilhantes na mesa; OU colo-que flores frescas na mesa.

www.luzinterior.com.br

EsotéricoUm dos protagonistas da

nova geração do humor brasi-leiro estará em São Caetano nopróximo dia 23/3 (sábado) pa-ra apresentar o stand up PutzGrill. O Teatro Paulo Machadode Carvalho (Alameda Condede Porto Alegre, 840 - BairroSanta Maria) abre as portaspara Oscar Filho, que sobe aopalco a partir das 21h. Aclassificação é de 14 anos.

O humorista Oscar Filho jáatuou em comerciais de TV,campanhas publicitárias parainternet, fez locuções, escre-veu textos humorísticos parasites, além de se apresentar embares paulistanos com umprojeto pioneiro que levavahumor aos frequentadoresquatro noites por semana ealcançar a marca de mais deoito milhões de visualizaçõescom seus vídeos na internet.

Sua formação teatral lherendeu a indicação como me-lhor ator no prêmio Coca-ColaFemsa de Teatro, em 2004. Em2008, veio o convite para a atu-ação como repórter no telejor-nal humorístico da Rede Ban-deirantes, o CQC - Custe o queCustar. Em 2011, passou a sero responsável pelo quadroProteste Já no humorístico e,atualmente, é um dos três apre-sentadores compondo a ban-

cada do programa.Em 2005, adotou o gênero

stand-up, ou seja, uma versão“cara limpa” sem figurinos oupersonagens, para dar vida aoClube da Comédia Stand Up.Em 2008, estreou seu showsolo de stand-up comedy in-titulado Putz Grill, em Floria-nópolis, em duas sessões paraum público de 1,2 mil pessoas.

Após atingir um públicototal de aproximadamentemeio milhão de espectadores,o espetáculo ainda faturou a10ª edição do prêmio JovemBrasileiro de 2011 como omelhor show de stand-up noBrasil.

Os ingressos custam R$ 60(inteira), R$ 50 (antecipado) eR$ 30 (meia e promocional,para clientes Porto Seguro,clientes CA Produções e paraquem apresentar anúncios dejornais). As promoções, excetopara clientes CA Produções, seestendem para um acompa-nhante, quando apresentadoflyer promocional. Estarão àvenda na bilheteria do teatro apartir do dia 16, das 14h às19h, exceto no dia 19. Asvendas antecipadas são pelotelefone 2093-3176. A duraçãoé de 60 minutos. Mais informa-ções na Cultura, pelos telefo-nes 4232-1237 e 4232-1294.

Putz Grill faturou a 10ª edição do prêmio Jovem Brasileiro de2011 como o melhor show de stand-up no Brasil

Foto: Divulgação

A família Costa estáradiante de alegria com acomemoração dos5 aninhos da princesinhada familía, AmandaFacundo Costa Marques,ontem e que recebeu osparabéns das amiguinhas eem especial de seus pais ocasal Gilberto Costa eMarcela Facundo edemais familiares. A festacontou com a presença daprofessora Helena danovela Carrosel, do SBT.

Amanda,

comemora

seus 5 aninhos

em 15/03/13

Gilberto, Marcela e apequena Amanda

Oscar Filho apresenta seu stand up

no Teatro Paulo Machado de Carvalho

São Caetano promoveencontro mensal de carros

antigos no Bosque do PovoAo dirigir pelas ruas e

avenidas do ABC e de SP, omotorista cruza rotineiramentecom veículos utilitários, popu-lares e também aqueles moder-nos e de última geração. Po-rém, raramente se vê, porexemplo, aquele tradicional O-palão conservado, com coresreluzentes e motor tinindo.Nostalgia à parte, a populaçãoque aprecia este e muitos ou-tros modelos de automóveisantigos terá oportunidade deapreciá-los em São Caetano do

Sul. A Associação de AutosAntigos e Especiais do GrandeABC, com o apoio da Secultda Prefeitura Municipal deSCS, dá início amanhã, aoEncontro Mensal de AutosAntigos e Especiais. O eventoque será realizado todo ter-ceiro domingo de cada mês,das 9h às 14h, no Bosque doPovo (Estr. das Lágrimas, 320- São José) conta com atraçõespara apreciadores e para todaa família. Além da exposiçãode vários modelos antigos e

mercado de peças e antigui-dades.

O encontro tem a par-ticipação dos clubes e associ-ações Pickup Clube, Volkspor-che, Stratus Garage, Moparchurch, Garagem Chambord,Social Clube São Caetano doSul, Sport Plus Racing, entreoutros, expondo seus clássicos

modelos. Para se encantar erelembrar as histórias dos veí-culos antigos será necessárioa entrega de 1kg de alimentonão perecível na entrada doevento. Mais informações pelosite www.antigosespeciais.nafoto.net, ou na Secult pelostele-fones 4232-1237 e 4232-1294. Foto: Divulgação