jornal imprensa do abc - edição 101

6
ano III - nº 101 - ABC, 14-04-2012 - www.imprensaabc.com.br Prefeitos do ABC lançam obras voltadas a educação Em Santo André, o prefeito Aidan Ravin acaba de entregar aos alunos da rede escolar o planetário mais bem equipado do país, enquanto que em São Caetano o prefeito José Auricchio entrega EMEI totalmente revitalizada e o prefeito de São Bernardo, entrega a primeira unidade do CEU, com a presença de persanalidades ilustres do governo federal. Páginas 2 e 4 1º CEU de São Bernardo será entregue hoje na Vila do Tanque. Página 4 Planetário do Sabina, é o único com sistema de projeção ótico e digital do Brasil. Página 2 RESUMO Escola revitalizada foi entregue na quarta-feira no bairro Mauá. Página 2 O Bairro Prosperidade está em festa! Hoje e amanhã, os moradores comemoram os 49 anos de anexação do bairro à cidade de São Caetano do Sul. Um ex-morador ilustre será responsável pelo show, Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guar- da, tem presença confirmada para os festejos. A programação conta com a participação dos cantores Sueli Beloti, Adriano Grineberg e as Bandas Em Cima da Hora, Intimatte, Karambole, Novo Esquema e Poetas do Funk e outras atrações. Prosperidade comemora anexação a São Caetano com dois dias de eventos Esperança em Londres, atletas de São Caetano se encontram Santo André inaugura Centro de Economia Solidária Santo André se tornou a primeira cidade do Grande ABC a contar com um Centro Público de Economia Solidária estru- turado para dar suporte a em- preendedores de áreas como artesanato e alimentação. O espaço foi inaugurado na Rua Campos Sales, nºs 570 e 578, Centro de Santo André por representantes da Rede An- dreense de Economia Solidária (Raes). Página 4 O Lançamento do programa Escola de Natação no conjunto Lauro Gomes, reuniu os prin- cipais nomes da cidade que já se preparam para os Jogos Olímpicos de Londres, em ju- lho. O programa, cujo principal objetivo é investir nos jovens atletas da cidade,estreitou a relação entre o esporte de alto rendimento as categorias de base no município. Página 5 Página 3 Programa Creche Escola beneficia mais 13 municípios São Caetano reduz atropelamentos Municipal de SA recebe o espetáculo “Hécuba” Ficha Limpa é discutida no legislativo de São Caetano Página 3 Residência Médica abre inscrições para vagas remanescentes Página 3 Liga de FutSal inicia o calendário 2012 em SCS Página 4 Elenco canta ao vivo durante a montagem - Página 6 Página 5 40º Salão de Arte Página 6

Upload: jornal-imprensa-abc

Post on 18-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

101 - Prefeitos do ABC lançam obras voltadas a educação

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

ano III - nº 101 - ABC, 14-04-2012 - www.imprensaabc.com.br

Prefeitos do ABC lançamobras voltadas a educação

Em Santo André, o prefeito Aidan Ravin acaba de entregar aos alunos da rede escolar o planetário mais bem equipado do país,enquanto que em São Caetano o prefeito José Auricchio entrega EMEI totalmente revitalizada e o prefeito de São Bernardo, entrega

a primeira unidade do CEU, com a presença de persanalidades ilustres do governo federal. Páginas 2 e 4

1º CEU de São Bernardo será entregue hoje na Vila do Tanque. Página 4

Planetário do Sabina, é o único com sistema de projeção ótico e digital do Brasil. Página 2

RESUMO

Escola revitalizada foi entregue na quarta-feira no bairro Mauá. Página 2

O Bairro Prosperidade estáem festa! Hoje e amanhã, osmoradores comemoram os 49anos de anexação do bairro àcidade de São Caetano do Sul.Um ex-morador ilustre seráresponsável pelo show, JerryAdriani, ídolo da Jovem Guar-da, tem presença confirmadapara os festejos.

A programação conta com aparticipação dos cantores SueliBeloti, Adriano Grineberg e asBandas Em Cima da Hora,Intimatte, Karambole, NovoEsquema e Poetas do Funk eoutras atrações.

Prosperidadecomemoraanexação aSão Caetanocom dois dias

de eventos

Esperançaem Londres,

atletas de SãoCaetano seencontram

Santo AndréinauguraCentro deEconomiaSolidária

Santo André se tornou aprimeira cidade do Grande ABCa contar com um Centro Públicode Economia Solidária estru-turado para dar suporte a em-preendedores de áreas comoartesanato e alimentação. Oespaço foi inaugurado na RuaCampos Sales, nºs 570 e 578,Centro de Santo André porrepresentantes da Rede An-dreense de Economia Solidária(Raes). Página 4

O Lançamento do programaEscola de Natação no conjuntoLauro Gomes, reuniu os prin-cipais nomes da cidade que jáse preparam para os JogosOlímpicos de Londres, em ju-lho. O programa, cujo principalobjetivo é investir nos jovensatletas da cidade,estreitou arelação entre o esporte de altorendimento as categorias debase no município. Página 5

Página 3

ProgramaCreche Escolabeneficia mais13 municípios

São Caetanoreduz

atropelamentos

Municipal deSA recebe oespetáculo“Hécuba”

Ficha Limpa édiscutida nolegislativo deSão Caetano

Página 3

ResidênciaMédica abreinscriçõespara vagas

remanescentes

Página 3

Liga de FutSalinicia o

calendário2012 em SCS

Página 4

Elenco canta ao vivo durantea montagem - Página 6

Página 5

40º Salãode Arte

Página 6

Page 2: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

Opinião

Imprensa do ABC 2

“Mudança de comportamento”Pois é, como diz o ditado nem tudo que reluz é ouro.

O PSD, criado pelo prefeito da capital, Gilberto Kassabparece não ter levado sorte até agora, e ainda podeencontrar obstáculos para fixar o nome junto eleitorado.Entretanto, a ducha de água fria veio com a decisão doprocurador-geral da República, Roberto Gurgel, quevetou o recebimento de dinheiro do fundo partidário,além de tempo de rádio e TV, como se a sigla fosse demédio porte.

O fato é que o namoro de outros partidos com oPSD deve esfriar de hoje em diante. Porém, o partido deve entrar nospróximos dias com representação no TSE, com o objetivo de reverter oparecer, o que não vai ser nada fácil.

É inegável que a decisão impede, “O PSD de entrar no ônibus e sentarna janela”, ao reduzir a exposição da sigla nos veículos de comunicação,mesmo que o partido tenha nascido grande, diante da representatividadeno congresso com (3° maior bancada).

O que temos é uma mudança de comportamento a vista de seus ca-ciques pelo país especialmente em São Paulo onde o partido nasceu. Éimportante analisar nessa empreitada é que, assim como diversas legendasde aluguel, o PSD, em muitos municípios, serviria de “ponte” para siglas“caciquistas”, com o intuito de ter contra partida nas eleições de 2014.Porém, sem grana partido nenhum vai muito longe. Logicamente pensoeu seria uma grande injustiça ceifar o tempo de TV de partidos queajudaram a eleger determinados políticos, dando direito a levar consigoo capital de divulgação de suas candidaturas para outra “casa”.

Ou não entendi, ou essa lei que permite de um deputado trocar delegenda, indo para um partido recém criado não perdendo o mandato,mas não levar também parcela do fundo partidário do partido anterior,como também o tempo adquirido com sua eleição, é muito burra eantidemocrática essa lei. Ou estou blefando?

TURÍBIO LIBERATTO GASPARETTO

População do Bairro Mauá, ganhaEMEI Helena Musumeci revitalizada

Alunos aprovaram as novidades

Intervenções da Prefeitura deixaram escola mais bonita e acolhedora

As crianças que estudam na EMEIHelena Musumeci, seja em meio pe-ríodo ou período integral, encontra-rão a partir de agora uma escola com-pletamente revitalizada pela Prefei-tura, com novidades que agradarãonão apenas aos pequenos, mas tam-bém aos pais e professores. A cerimô-nia que marcou a entrega das inter-venções que otimizaram a unidadeescolar ocorreu na última quarta-feirae contou com a presença do prefeitoJosé Auricchio Júnior e de várias au-toridades municipais.

“A EMEI ficou muito agradável.Mais do que isso, ganhou novos es-paços, como salas de aula e refeitório.Entregamos também nesse pacote umpátio atualizado e modificado”, ex-plicou Auricchio. “A Prefeitura estánuma busca permanente para aco-

modar as crianças da melhor formapossível, atendendo a demanda domunicípio quanto o assunto é edu-cação infantil.”

Localizado na Rua Paranapane-ma, 670, o prédio da escola foi inau-gurado em 1975, e terá a partir deagora um novo refeitório, cozinha, la-vanderia, depósito e uma nova salade materiais. Recebeu ainda duas no-vas salas de aula, uma mini-quadra,e banheiros adaptados para cadeiran-tes e pessoas com necessidades es-peciais.

A Prefeitura também efetuou aampliação de uma sala de aula espe-cífica, e realizou a pintura do prédio,instalou nova comunicação visual,modernizou a iluminação internacom lâmpadas de led e instalou novailuminação externa.

Bairro Mauá - O chefe do Exe-cutivo aproveitou a reinauguraçãopara informar novidades que aPrefeitura está preparando para oBairro Mauá. “Estamos com atençãoespecial a este bairro, principalmentequanto à questão da segurançapública. Em breve iremos entregarum quartel da inspetoria da GuardaCivil Municipal, a nossa GCM, nolocal que era o antigo velório. Ter-emos, com isso, uma grande cir-culação de viaturas e homens pelasruas da localidade.”

Além disso, no Mauá, a Admi-nistração lançou a pedra fundamen-tal de uma nova unidade de pronto-socorro na Rua dos Castores, e vaipromover a revitalização da UnidadeBásica de Saúde (UBS) Darcy Sar-manho Vargas, na Rua Estilac Leal.

Família Musumeci recebe homenagem de autoridades de São Caetano

Santo André ganha planetáriomais moderno do país

Santo André já abriga o maismoderno Planetário do Brasil. Loca-lizado na Sabina Escola Parque doConhecimento, de Santo André, oplanetário Johannes Kepler é o únicocom sistemas de projeção ótico edigital funcionando de forma sincro-nizada para reproduzir quase 6 milestrelas pontuais, com brilho, corese cintilações semelhantes aos danatureza.

Para proporcionar uma experiên-cia inesquecível em um céu estrelado,foram integrados dois projetores So-ny que exibem imagens em 360º (fulldome). O resultado é um conjuntotecnológico de última geração quereúne um sistema imersivo de altís-sima qualidade para a reprodução deimagens, vídeos e animações, propor-cionando incríveis efeitos visuais.

O projetor instalado no planetárioJohannes Kepler foi fabricado pelaEmpresa Alemã Carl Zeiss, modeloStarmaster SB e que utiliza sofistica-do sistema de automação eletromecâ-nica, combinado com aparato óticode qualidade sem precedentes. Comele, as estrelas e os planetas são pro-jetados sobre uma cúpula em formatohemisférico de 18 metros de diâ-metro. Sob ela, a platéia, acomodadaem 247 poltronas e 13 espaços paracadeirantes, tem a ilusão de observaro céu real, ou muito próximo disso.

EducaçãoTodos esses recursos técnicos têm

o objetivo de ensinar e divulgar a As-tronomia e suas ciências correlatas.Dentro dessa proposta, o PlanetárioJohannes Kepler, localizado nas ins-talações da Sabina Escola Parque, um

espaço da Secretaria de Educação deSanto André, estruturou diretrizespedagógicas atuais voltadas para di-ferentes públicos e educadores nas di-ferentes áreas que atuam.

Nesse espaço que agrega a popu-larização do conteúdo científico, areflexão e a discussão sobre o papelda ciência e da tecnologia na socie-dade e no meio ambiente têm comointuito propiciar o aprendizado deforma significativa e contextualizada,pelo qual a articulação entre as disci-plinas propiciem a aquisição de habi-lidades e competências, com objetivode formar um cidadão crítico. Comotodas as instalações da Sabina, du-rante a semana, as apresentações doPlanetário são exclusivamente paraos alunos de escolas agendadas

ProgramaçãoAos finais de semana e feriados,

adultos e crianças poderão assistir àsessão do Planetário em dois horá-rios: às 13h30 e 16h.

Tema da sessão: LimiteNesta sessão, o público é convi-

dado a embarcar em uma jornada paraexplorar os limites do Universo. Du-

rante essa viagem, são mostrados osinstantes iniciais do Big Bang e comoele evoluiu para a estrutura que ob-servamos hoje, mostrando a forma-ção das galáxias, das estrelas e denosso Sistema Solar. Indicação: pú-blico infanto-juvenil e adulto, dura-ção aproximada 30 minutos. Nãorecomendamos sessões de planetáriopara crianças menores de 5 anos.

Como participarAos sábados, domingos e feria-

dos, a partir das 12h, os visitantes quejá se encontram dentro da Sabina etiverem interesse em assistir uma dasapresentações da programação deve-rão retirar cartão individual da sessãopretendida, segundo ordem de chega-da na fila do guichê de informaçõesdo Planetário, na área interna da Sa-bina (no piso térreo).

Cada visitante terá direito, ao ad-quirir ingresso, a assistir somente u-ma sessão da programação disponívelno dia. Os cartões serão distribuídosaté se esgotarem, por ordem de che-gada, somente para quem estiver nafila, mediante apresentação do in-gresso adquirido na Sabina.

Page 3: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

Imprensa do ABC3

Programa Creche Escolabeneficia mais 13 municípios

Mais 13 municípios foram be-neficiados com o Programa CrecheEscola: Cajamar, Diadema, Embudas Artes, Embu Guaçu, FranciscoMorato, Franco da Rocha, Itapevi,Mairiporã, Osasco, Ribeirão Pires,

De 2011 até agora, 380 cidades já assinaram os termos de adesão do programa que atende locais com maior vulnerabilidade socialSão Bernardo do Campo, Taboão daSerra e Vargem Grande Paulista. De2011 até agora, 380 cidades paulistasjá assinaram os termos de adesão aoprograma.

“A intenção do Governo do

Estado é investir R$ 1 bilhão paraconstrução de mil creches até 2014”,explicou o Secretário de Desenvolvi-mento Social, Rodrigo Garcia.

O Creche Escola, lançado emsetembro de 2011, foi desenvolvido

a partir de parceria entre as Secre-tarias Estaduais de DesenvolvimentoSocial e de Educação.

O programa visa a ampliar o aten-dimento de crianças na educaçãoinfantil, residentes, prioritariamente,

em localidades com maior vulnera-bilidade social.

Cada unidade, entre obras eequipamentos, custa em média R$ 1milhão e tem capacidade de atendi-mento de 70 a 150 crianças.

São Caetano reduzatropelamentos

Reduzir pela metade o número demortes em acidentes de trânsito nacidade é a meta de São Caetano paraesta década. Só no ano passado ti-vemos 6 mortes, 7 em 2010 e 9 em2009. Segundo os dados da SEMOB,os casos de atropelamentos em SãoCaetano do Sul caíram 5% na com-paração entre os anos de 2010 e 2011.Em 2011, foram 93 casos, contra 98em 2010 e 134 no ano de 2009. Nomesmo período, a frota no GrandeABC cresceu apenas 5,7% entre2009/2010 e 5,4% entre 2010/2011.

“O desafio aceito por São Caetanofoi proposto pela Organização Mun-dial de Saúde (OMS) com o aval doGoverno Brasileiro para reduzir pelametade, até 2020, o número de víti-mas fatais de acidentes de trânsito.Para enfrentar o problema a SEMOBlançou o ano passado, em 11 de maioo Pacto Municipal pela Redução dosAcidentes de Trânsito - Pacto pela Vi-da”, disse Iliomar Darronqui, Secre-tário de Mobilidade Urbana de SãoCaetano do Sul.

Iliomar Darronqui - Secretário Municipal - SEMOB

Como parte dessas ações de pre-venção a Secretaria de Mobilidade,da Prefeitura de São Caetano - tem oprojeto ‘Travessia Segura’. O foco dacampanha são as ocorrências de atro-pelamentos, as que envolvem bebidaalcoólica e direção, o excesso de ve-locidade, os condutores jovens envol-vidos em acidente e as ocorrênciascom pedestres ciclistas.

Outro alvo das ações da Semob éa fiscalização de infrações no trân-sito, por amostragem aleatória. O ob-jetivo é sensibilizar os motoristas arespeitar as leis de trânsito com a pre-sença do poder público nas ruas e as-sim as pessoas não cometerem faltase infrações graves evitando aci-dentes.

São Caetano está aprimorando oacompanhamento da evolução dosacidentes e a mortalidade no trânsitodesenvolvendo planos de ação pon-tuais para a prevenção de ocorrênciase criando mecanismos de monitora-mento nas vias onde as fatalidadesocorreram.

Luiz Marinho recebeTítulo de CidadãoSulsancaetanense

A Câmara Municipal de São Ca-etano do Sul, sob a presidência dovereador Sidnei Bezerra da Silva, rea-lizou no Plenário dos Autonomistas,Sessão Solene para a entrega doTítulo de Cidadão Sulsancaetanenseao prefeito de São Bernardo do Cam-po, Luiz Marinho. O autor do projetofoi o vereador Edgar Nóbrega (PT).“Marinho é a imagem de um Brasilque sabe abrir oportunidades. Ele foiMinistro do Trabalho e da Previdên-cia, hoje comanda a Prefeitura de SãoBernardo com capacidade e quali-dades incomparáveis”, justificou

Vereador Edgar Nobrega, prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho e esposa Nilza de Oliveira, presidenteda Câmara de SCS - Sidnei Bezerra e prefeito de São Caetano do Sul - Dr. José Auricchio Júnior

Nóbrega.O prefeito de São Caetano, José

Auricchio Junior, também prestigiouo evento e não poupou elogios. Disseque Marinho era merecedor do Tí-tulo. O presidente da Câmara alinha-vou os comentários enaltecendo oscargos em que Marinho esteve àfrente. Marinho agradeceu os elogiose a condecoração, falando das duascidades. “Nossos municípios têmproblemas e potenciais comuns nesseprocesso de transformação contínuaque a região do ABC enfrenta. Pre-cisamos transformar a região de mãos

dadas e buscar interagir cada vezmais com os governos estadual e fed-eral”, discursou o homenageado.

Marinho- Luiz Marinho é umpolítico e sindicalista brasileiro. Foiministro do Trabalho e Emprego eministro da Previdência Social nogoverno do presidente Luiz InácioLula da Silva. Atualmente, é prefeitode São Bernardo do Campo. É casadocom Nilza de Oliveira e tem doisfilhos. Bacharel em direito, foimetalúrgico na década de 1970,quando conheceu o presidente LuisInácio Lula da Silva.

A direção municipal do PDT deSão Caetano do Sul estará reali-zando no dia 14/04, às 9h, na RuaAmazonas, nº 1320, bairro SantoAntonio, o 1º Encontro de Filiadosdo PDT residentes no município. Oobjetivo é promover entre os filiadoso debate de propostas voltadas aofortalecimento partidário na pers-pectiva do trabalhismo.

Na pauta do seminário estará pre-sente uma série de questões, comdestaque para a apresentação donovo organograma referente à dire-ção do partido no âmbito local;apresentação de plataforma de tra-balho elaborada pela direção do par-tido para o biênio 2011-2013 e par-ticipação do PDT nas eleições muni-cipais de 2012.

Segundo Aparecido Inácio da

1º Encontro defiliados do PDT de

São Caetano do Sul

Silva, presidente do Diretório Mu-nicipal do PDT de São Caetano doSul, “com a realização de atividadescomo a programada para dia 14/04,tem-se o propósito de se constituiruma estrutura partidária que pri-vilegie a criação de canais efetivosde participação dos diversos seg-mentos sociais entre os quais po-demos incluir a juventude, as mu-lheres, os ambientalistas, os sindi-calistas, profissionais liberais, funci-onalismo público e pequenos em-presários que apesar de exerceremfunções essenciais junto à sociedadee contribuírem através do paga-mento de impostos possuem difi-culdades para se fazer ouvir juntoàs diversas instâncias de poder. OPDT se propõe a ser esse instru-mento”.

Presidente Cidão: PDT quer participação ativa nas eleições

A participação e influência nasdecisões políticas cada vez nota-se aimportância dos jovens nas tomadasde decisões, nas opiniões, nos de-bates e os jovens cada vez mais temque se apropriar destes espaços departicipação política. A juventude évista, muitas vezes, como

problema e solução para o país, erepresenta uma grande parcela dapopulação que necessita de políticaspúblicas especificas para contemplartodas as demandas dos jovens.

O Governo Federal reconhecendoa importância de um espaço para aelaboração e execução de políticaspara a juventude, criou a SecretariaNacional de Juventude e o Conselho

Juventude e ParticipaçãoNacional de Juventude, que coor-denam e/ou acompanham projetosbem-sucedidos como o Pró-Jovem,ProUni, Agente Jovem, PrimeiroEmprego, Escola de Fábrica, Juven-tude e Meio Ambiente, entre outrosprojetos.

Os municípios também trabalhampara ampliar as políticas voltadaspara a juventude, criando espaços dereferência da juventude, ofertandocultura, lazer, oportunidades, mais ojovem tem que participar, não podeter talvez, tem que ir, tem que se or-ganizar nas escolas, nos bairros e o-cupar estes espaços e aprimorá-lospara cada vez para contribuir efetiva-mente para o desenvolvimento do país.Wenndel Sant Ana

O vereador Jorge Salgado (PTB)de São Caetano acaba de apresentarprojeto na Câmara para aplicar a Leida Ficha Limpa municipal. Propostade Emenda à Lei Orgânica prevê queos cargos comissionados e con-cursados, do Executivo e do Legis-lativo, sejam preenchidos por pessoasque não tenham problemas com aJustiça.

O diferencial da emendaapresentada em São Caetano é o fatode ela se desdobrar para instituiçõessem fins lucrativos do município querecebam verbas públicas, como sub-sídios. A exceção à regra é o Judici-ário, porque os vereadores não têmpoder para legislar sobre o órgão.

Ficha Limpa é discutida nolegislativo de São Caetano

Proposta do vereador Salgado

De acordo com o vereadorSalgado, além da assinatura de apoiodos demais parlamentares, a propostafoi avalizada pelo prefeito JoséAuricchio Júnior (PTB) para quefosse levada adiante. Agora, o textocorrerá pelas Comissões de Justiça eRedação e Finanças e Orçamentoantes ir a plenário para ser discutida.

Se aprovada, a alteração entraráem vigor no mesmo dia, o que sig-nifica que terá maior força por contado pleito de outubro.

A emenda foi inspirada naproposta aprovada recentemente pelaAssembleia Legislativa, que ampliouos poderes da Ficha Limpa aos trêspoderes do território paulista.

Page 4: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

Imprensa do ABC 4

Luiz Marinho inaugura hojeo 1º CEU de São Bernardo

O prefeito de São Bernardo doCampo, Luiz Marinho, inaugura hoje(14), às 10h, o Centro EducacionalUnificado (CEU) Regina Rocco Ca-sa. Estarão presentes ao evento o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,o ministro da Educação, Aloizio Mer-cadante, seu antecessor no cargo Fer-nando Haddad e a senadora e ex-pre-feita Marta Suplicy, criadora do mo-delo em São Paulo. O nome do CEUé uma homenagem à mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia, quetambém estará presente ao evento. Ocentro educacional zera o déficit devagas da educação infantil na regiãoda Vila São Pedro, Vila Esperança,Jardim Irajá e adjacências.

CEU tem tecnologiasmodernas

O CEU contará com equipamen-tos modernos como lousas interati-vas, com tecnologia multitoque, duassalas multimídias - com notebooks emesas digitalizadoras, netbooks euma ampla estrutura de educação,cultura, lazer e esportes. Ao todo,serão cerca de 200 educadores.

Os alunos poderão, com toquesmanuais, deslocar e redimensionar i-magens tridimensionais e transformarobjetos em imagens digitais, estáticasou em movimentos. As salas se des-tinam a alunos e educadores para pes-quisa, estudo e exibição de recursosaudiovisuais.

O CEU, composto por quatro blo-

Participarão do evento, na Vila do Tanque, ex-presidente Lula, Mercadante, Haddad e Marta Suplicy

cos, tem 112 salas de aula para 184turmas, quatro bibliotecas projetadaspara atender crianças, teatro com ca-pacidade para 456 lugares, ginásio deginástica artística, duas quadras poli-esportivas, dois refeitórios, vestiáriose arquibancada para 150 pessoas.

As crianças de 0 a 3 anos ficarão,em período integral, em dez salas, notérreo. As salas têm berços dobráveis,colchões e mobiliário adequado asuas necessidades. Todas as salas deaula têm janelas espelhadas com ban-cadas baixas para permitir às criançasa visão do parque. No primeiro andarfuncionarão oito salas, em dois perío-dos, do ensino infantil. E no segundo,10 salas (20 turmas) do fundamental.

Área - O CEU, que foi construídono antigo Clube da Volks, na Vila doTanque, região da Vila São Pedro,ocupa 48 mil m² de uma área total de170 mil m². Na área do centroeducacional tem um parque de 90 milm². As quadras, teatro e ginásio ar-tístico serão usados, futuramente,também pela comunidade. No localtambém está sendo construído oEstádio de Atletismo, previsto paraser entregue em junho.

Além do CEU Regina RoccoCasa, São Bernardo inaugura até ofim deste ano mais três unidades:Celso Daniel, no Bairro Cooperativa;Silvina e Parque Hawaí. O ReginaRocco Casa fica na Rua Tiradentes,s/no, na Vila do Tanque.CEU foi equipado com tecnologias modernas

A APAE São Ca-etano está entre asentidades do Estadode São Paulo quereceberam o Certifi-cado de Regula-ridade Cadastral deEntidades, emitido

pela corregedoria geral da administraçãodo Governo do Estado. Tal documento,datado de 28/03/12, confere à instituiçãoo direito de continuar exercendo normal-mente as atividades, uma vez que a mesmaatende a todos os requisitos dispostos nalegislação em vigor.

O processo de certificação contemplouanálise de documentos e vistoria nas de-pendências da APAE para comprovaçãoda idoneidade da instituição.

Segundo o vereador e vice-presidentedo conselho regional Jorge M. Salgado(foto), as auditorias do Governo do Estadosão de suma importância para as orga-nizações sem fins lucrativos e para a pró-pria sociedade. Trata-se de uma maneirade comprovar se os trabalhos propostosestão sendo realizados e em que condiçõestêm sido feitos pelas entidades.

O vereador finaliza dizendo que nocaso da APAE São Caetano, esse tipo deauditoria evidencia a seriedade com queas atividades vêm sendo desempenhadashá 47 anos.

O certificado de Regularidade Cadas-tral de Entidades - CRCE - é válido porcinco anos e atende ao Decreto no. 57.501,de 08 de novembro de 2011.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃOPAULO CONFERE À APAE

CERTIFICADO DE REGULARIDADE

Residência Médica abre inscriçõespara vagas remanescentes

A Comissão de ResidênciaMédica da Faculdade de Medicina

do ABC (COREME) está cominscrições abertas para vagas

remanescentes do concurso 2012.São 11 vagas em 8 áreas: Medicinado Trabalho, Cancerologia Clínica,Hematologia, Cirurgia Cardiovas-

cular, Gastroenterologia,Pneumologia, Neonatologia e

Medicina de Família eComunidade.

O prazo vai até 18 de abril.Interessados devem se inscrever

pelo telefone (11) 4993-7283. Oscandidatos serão selecionados a

partir de análise de currículo eentrevista individual. O início éimediato nos serviços de saúde

vinculados à Fundação do ABC,entre os quais Hospital Estadual

Mário Covas de Santo André,Hospital Municipal Universitário

de São Bernardo e Hospital deEmergências Albert Sabin

de São Caetano. Residência médica

Santo André inauguraCentro Público de

Economia SolidáriaEspaço com salas de qualificação e loja de produtos

artesanais coloca a cidade na vanguarda do setorSanto André se tornou a primeira

cidade do Grande ABC a contar comum Centro Público de EconomiaSolidária estruturado para dar suportea empreendedores de áreas comoartesanato e alimentação. Durante ainauguração do espaço localizado naRua Campos Sales, nºs 570 e 578,representantes da Rede Andreense deEconomia Solidária (Raes) nãoeconomizaram elogios para ainiciativa da administração munici-pal. “Estou emocionada, só tenho queagradecer. Estamos na luta desde2004 e é a primeira vez que ganhamosespaço assim” - afirmou Cida Reis.“É a concretização após muitos anosde espera” - complementou Ana Ro-sa, outra integrante da Raes.

O entusiasmo e emoção são com-preensíveis. O Centro Público de E-conomia Solidária tem 300 metrosquadrados construídos, com estacio-namento para seis veículos. Além desalas administrativas e de treinamen-to e qualificação em áreas como ar-tesanato, empreendedorismo e finan-ças, dispõe de espaço para exposição

e venda de produtos artesanais feitospelos integrantes da rede. A loja temcerca de 30 metros quadrados evitrine linear de seis metros em umdos endereços mais valorizados dacidade. Impossível não se encantarcom cestos, colares, sofás, estantes,vasos, souvenires, bonecos, caixaspara costura, porta jóias, roupas bol-sas e casinhas temáticas entre cente-nas de itens elaborados a partir demateriais recicláveis.

“Trata-se de um exemplo desustentabilidade social e ambiental.Pessoas menos favorecidas são inte-gradas economicamente por meio detrabalhos que levam ao reaproveita-mento de materiais que, de outro mo-do, poderiam estar comprometendoo meio ambiente”- observa o se-cretário Camilo de Lelis Arnaldi.

O Centro Público de EconomiaSolidária (CPES) está aberto aopúblico de segunda a sexta, das 8hàs 17h, e estuda-se a possibilidade deabertura aos sábados às vésperas dedatas comemorativas de grande apelocomercial.

Para Anunciar Ligue4221-16674221-1892

Page 5: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

Imprensa do ABC5

Juninho do União Inter Amigos é ogrande destaque do Futebol Show

Sábado último uma homérica gole-ada por 8x3 foi impingida no Distrital doAzul do União Inter Amigos, a partida foirealizada no Distrital do Bairro Fundaçãoem comemoração ao prof. Luiz CarlosZanirato Maia que somou nova idade,porém quem roubou a cena do sábadofoi o jovem Juninho autor de três gols (eo de nº 5.500) Pulga 2, Pulguinha 2, Nena1 os “carrascos” do guapo Marcelo, Di-nho 3 descontou para a equipe rival.

Azuis foram com: Gustavo (Carioca),Joãozinho, José Adilson, Felipe, Almir,Helio, Pulga, Nena, Juninho, Pulguinha- Vermelhos perderam com: Marcelo,Freitas, Elcio Rocha, Lucas, Augusto, Ra-tinho, Zé Barbosa, Adriano, Zé Edu, Di-nho. “Hoje o futebol show volta a campocom novidades”, departamento médicodo clube poderá esvaziar o estaleiro, jáque cinco atletas contundidos poderãoretornar.A galera torcedora pediu, o Cantinho

do Zezé mostra os goleadoresDos 4.396 gols devidamente catalo-

gados pelos arquivos do União Inter Ami-gos (pelas equipes de futebol society)nas chamadas quadras sintéticas, hojea galera perguntou ao Zezé, e ele pron-

tamente atende.São eles: Luis Carlos com 413 (líder

absoluto da modalidade na saga degrande goleador) pois em partidasrealizadas na quadra do bairro SantaMaria do nosso considerado WagnerToledo (o aniversariante de nove de abrilacumula em seu currículo esportivo maisde mil tentos), seguem o prof. Nena com399, Dinho 341, João Gomes 310, Rati-nho 243, Robola 192, Zeão 184, Barbosa179, Jorginho 174 e Nore 170.

Números fantásticos rumo grandeobjetivo da equipe, que juntar-se-ão5.500 gols do futebol de campo, propor-cionando um total de 9.896 gols.

Os experts da nomenclatura futebo-lística não tem dúvida que o feito seráinédito até o 26º aniversário do clube quedar-se-á em julho.

Nosso carinho a todos os atletas quedefendem a simpática agremiação doBairro São José. Quem sabe o pai damatéria “Osmar Santos” não faça a ho-menagem ao maior artilheiro. Vem aí “AGorduchinha 2014”.

Falamos das coisas do União InterAmigos, mais que um clube, um elo deamizade que perdura desde 1.986.

No Cantinho do Zezé nostalgia ahora é de lembrar do Monte Azul

Esportistas amigos, como diz oadágio “Sabiá que acompanha João deBarro vira servente de pedreiro” no ladodo futebol e a natureza, também temoso lado engraçado da vida.

Nessa semana o clube escolhidopara ser homenageado, foi o Monte AzulFutebol Clube de São Caetano do Sul,numa cortesia toda especial de nossoamigo Lelo (que defendeu com brilhan-tismo as grandes equipes) descolamospara todos os nossos consideradosamigos mais um grande clube que mar-cou presença no amadorismo de São Ca-etano do Sul (quando de suas perfor-mances espetaculares, num passadoque já vai bem distante) para vocês re-cordarem as páginas do Jornal Imprensado ABC em sua edição de nº 101 mostrauma de suas equipes.

A identificação fica a critério de vos-sos conhecimentos esportivos.

Essa foi a maneira que achamos parasaudar todos os que defenderam ascores Azul do Infinito e Branco da Paz(Monte Azul Futebol Clube). Também fazparte dos 58 anos do Cantinho do Zezé.

Notas esportivas do Saci daVila no Campeonato MunicipalAgradecendo as cortesias de Lázaro

de Assis Negreiros Filho (presidente da

Liga Sancaetanense de Futebol), Anto-nio Carlos Ferraz, Paulo Cesar Ribeiro,Ariane, Priscila (o bar do Alvarinho inserepara todos os esportistas no painel doCantinho do Zezé 58 anos falando dascoisas do futebol) os resultados para se-rem acompanhados no Municipal 2.012.

Em partidas realizadas no EstádioDistrital “Carlos Joel Nelly” ADM.Sete deSetembro FC, tivemos dois bons resul-

tados do Internacional SC frente ao ECEm Cima da Hora, Juniores empataramem 1x1 gol de Gustavo e Principal de vi-rada bateu o rival por 2x1 com gols deRicardo e Bruno. Venham conferir conos-co, afinal se o Cantinho do Zezé/JornalImprensa do ABC não noticiou, vocêsficam mais por fora do que o caroço docaju, se liguem na informação!!!

Boa sorte no Municipal 2.012

José Pires Maia “Zezé”CANTINHO DO ZEZÉ

Esperança em Londres, atletas de SãoCaetano se encontram em evento

Caroline com o prefeito Auricchio e o secretário Gilberto Costa

O Lançamento do programa Es-cola de Natação, na última quinta-feira (15), no conjunto Lauro Gomes,reuniu os principais nomes da cidadeque já se preparam para os JogosOlímpicos de Londres, em julho.Oprograma, cujo principal objetivoé investir nos jovens atletas da cida-de,estreitou a relação entre o esportede alto rendimento as categorias debase no município.

A presença de Caroline Kumaha-ra, que surpreendeu ao conquistar aclassificação para as Olimpíadas comapenas 16 anos, é um exemplodisso.Caroline já chama atenção de todo omundo do tênis de mesa pela suaaparição precoce, que deve leva-laem breve a ser a número 1 do Brasil.“É uma grande responsabilidade estarnas Olímpiadas representando SãoCaetano.

Sabemos que a cidade investemuito no esporte e por isso temos aobrigação de retribuir. Aqui temostoda a estrutura necessária e o tênis

de mesa é muito forte. Por isso sótenho a agradecer aqueles que co-mandam o esporte de São Caetano”,disse.

Outro jovem que vem chamandoa atenção é Ronald Julião. Com26anos, o atleta já conseguiu resultadosexpressivos no lançamento de discoeassim como outros atletas do atle-tismo da cidade, espera representaro país da melhor forma em Londres.“Estamos treinando forte para conse-guir a melhor marcapossível. Estarem uma Olimpíada é um sonho eespero poder retribuir toda confiançadepositada em mim”, disse Julião.

Além de Caroline e Julião, outrosatletas da cidade já estão se prepa-rando para os jogos, como o ginastaArthur Zanetti e o mesa tenista Gus-tavo Tsuboi. “Ainda temos muitosnomes que deverão figurar nos Jogos,principalmente no atletismo, futebolfeminino, taekwondo e natação”,disse Gilberto Costa, responsável pe-lo esporte em São Caetano.

A Liga Sancaetanense de Futebolde Salão inicia o calendário 2012 nascategorias Sub-09, Sub-11, Sub-13,Sub-15 e Veteranos, com mais de1200 atletas mirins e 280 atletas vete-ranos. A Liga de Futsal juntamentecom a Secretaria de Esportes e Pre-feitura Municipal dá a largada do pri-meiro semestre com as equipes defi-nidas, com o inicio para o próximodomingo dia 15/04 nas quadras dosCentros Esportivos. Maiores infor-mações acessem o Blog da Liga:WWW. ligasancaetanensefutsal.

Liga Sancaetanense deFutebol de Salão inicia o

calendário 2012blog.spot. .com.

Clubes Participantes: A.B.R.E.V.B. / Pintura, Arthur Garbelotto,Águias N. Gerte, A.D. São Caetano,Alvi Celeste, América do Sul, Batis-saco / Ratu’s F.C., C.E.R. Gisela,Colé-gio Fênix, C.R.E. Tamoyo, C.R. E. Fundação / Inaladores, Darci& Cia/ ACASCS, Eduardo Gomes/Tamoyo, Fundação/Texaco, F.M.F.,Leandro Klein, Luis Baraldi, LuizGana, Pedro Furlan, Santa Maria,São Caetano E. C., União N. Gerty,União / Igual, Voltarelli/ CESPRO.

São Bernardo do Campo estarárepresentado por dez atletas da ASA/São Bernardo (Associação Samber-nardense de Atletismo) na7ª ediçãoda Copa Brasil/Caixa de ProvasCombinadas.

A competição será realizada emCampinas, entre os dias 14 e 15 deabril, no Centro de Esporte de AltoRendimento (CEAR).

Na edição do ano passado, a equi-

Dez atletas da ASA/São Bernardocompetem na Copa Brasil/Caixa

pe são-bernardense foi a grandecampeã do torneio.

Em 2012, Francisco Irlandio, IvanScolfaro Caetano da Silva, Jeffersonde Carvalho Santos, Manolo Santosda Silva, Matheus Bernardino daSilva, Nicolas Yglesias Nascimento,Romário de Jesus Custódio, ViniciusMicael Correa da Silva, AdrieneLima Mendes e Jac-queline GonsalesSá buscarão medalhas no torneio

Trio de São Bernardo éconvocado para treinos daSeleção de Hand Feminino

Treinamentos serão realizados na Áustria, entre os dias 16 e 21 de abrilTrês jogadoras do São Bernardo/

Metodista estão na lista de convo-cadas do técnico da Seleção Brasile-ira feminina de handebol, MortenSoubak, para período de treino naÁustria. No domingo (15), as atletasse reúnem no clube Hypo para ativid-ades entre os dias 16 e 21 de abril.

Além da armadora Moniky Banci-lon, presença constante nas listas daseleção, duas novidades foram con-vocadas para esse ciclo de treinos: aponta Dayane Pires e a recém-chegada central Deborah Hannah.

Hannah, que ainda é da categoriajúnior, irá treinar mais uma vez coma seleção e vê na nova convocaçãouma grande oportunidade em apurarsua técnica. “Venho treinando com otime adulto algumas vezes e semprehá algo de novo a se aprender dentroe fora de quadra. Muitas das meninasatuam há tempos na Europa e esseaprendizado é primordial para meucrescimento como atleta”, revelou ajogadora, que recentemente foicampeã com a seleção júnior do Pan-Americano da categoria, ficando com

o prêmio de melhor jogadora dacompetição e melhor central.

O técnico do São Bernardo/Meto-dista, Edu Carlone, exaltou a qua-lidade de suas jogadoras. “A Day e aHannah já fazem parte do processodo técnico da Seleção. A Hannah éum pouco mais nova que a Day eimagino que o objetivo da Seleção étambém pensar no futuro. São duasjogadoras novas, com muito po-tencial e por isso as trouxemos paranossa equipe”, comemorou otreinador.

nacional representando São Bernardodo Campo.

A Copa Brasil/Caixa de ProvasCombinadas 2012 servirá para os a-tletas tentarem índices para as Olim-píadas de Londres, o Mundial Juvenilde Barcelona e o Ibero-Americano deMaracay, na Venezuela.

A competição será disputada nascategorias adulto, juvenil e menor,masculina e feminina.

Ex-alunos da Cajuv noPan-americano deCanoagem no Rio

Os atletas cadeirantes Thiago Ca-ro Cenjor e Luis Carlos Cardoso daSilva representarão o Brasil durantea disputa do Campeonato Pan-ameri-cano de Canoagem de Velocidade,que será realizado, de 20 a 22 de abril,no Rio de Janeiro. Os dois são ex-alunos do curso Eco Juventude (caia-que adaptado), disputarão a compe-tição na categoria V1, conhecida co-mo Canoa Havaiana.

“No ano passado, tive o primeirocontato com este esporte ao participardo Eco Caiaque, da Cajuv. Em menosde um ano, conquistei o título decampeão brasileiro na categoria V1,

Atletas cadeirantes disputarão pódio na categoriaCanoa Havaiana (V1), que será disputada

de 20 a 22 de abrilo que me credenciou para participardesta competição. Estou empolgadoe muito confiante”, afirmou Cenjor.

O Eco Caiaque é oferecido gratui-tamente pela Cajuv para jovens comdeficiência de locomoção (cadeiran-tes) e tem como objetivo promover ainclusão social e a educação ambi-ental.

As aulas são realizadas na sedenáutica da Associação dos Funcio-nários Públicos de São Bernardo doCampo, às margens da Represa Bill-ings. A previsão é de que novas vagassejam abertas em agosto. Informa-ções fones 4126-3653 ou 4126-3654.

Page 6: Jornal Imprensa do ABC - Edição 101

Imprensa do ABC 6

Municipal recebe oespetáculo Hécuba

Tragédia grega estreladapor Walderez de Barros

terá sessões hoje e amanhã

Depois de duas temporadas de su-cesso em São Paulo, chega aoTeatroMunicipal de Santo André o espe-táculo Hécuba, protagonizado pelarenomada atriz Walderez de Barros.A tragédia escrita por Eurípedes - po-eta grego do século V a.C - foi monta-da pelo experiente diretor mineiroGabriel Vilela e será apresentada du-rante o final de semana. As sessõesserão sábado (14), às 21h, e domingo(15), às 19h. Os ingressos variam deR$ 20 (meia) a R$ 50 (inteira)

Hécuba traz no papel central aconsagrada atriz Walderez de Barros,que não fazia apresentações teatraisdesde 2004. Seu mais recente tra-balho na televisão foi como a diver-tida dona Hortênsia, na novela Mordee Assopra, da Rede Globo. Contrace-nando com Walderez no papel deOdisseu, rei de Ítaca, está Flávio To-lezani, ator do SBT. Completam o e-lenco Fernando Neves, (Poliméstor),Leonardo Diniz (Agamêmnon), Luí-sa Renaux (Troiana), Luiz Araújo(Polidoro), Marcello Boffat (Cori-feu), Nábia Vilela (Polixena) e Ro-gério Romera (Taltíbio).

Seguindo com a Temporada 2012 de Concertos, a Orquestra Filarmônica de São Caetano se apresenta no TeatroPaulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria), neste fim de semana.Promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura, os concertos serão no sábado (14/4), às 20h30, e no domingo(15/4), às 19h30. A entrada é gratuita e a classificação é de sete anos. Sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção,a Orquestra abre o programa com Tributo a Portinari, de C. Guerra Peixe, seguida por Bachianas Brasileiras nº5, deH. Villa Lobos, com a participação da soprano Edna D´Oliveira. Na sequência, Sinfonia nº 2, de C.Guarnieri.

Walderez de Barros protagonizatrês apresentações do espetáculoHécuba no Teatro Municipal

Filarmônica de São Caetano realizafim de semana de concertos

Sua música tem raízes nos estilosfunk-soul, mas também tem influ-ências de jazz, bossa nova, reggaee canção brasileira. Ed Motta faráum grande show na quinta-feira(19). No Teatro Paulo Machado deCarvalho (Alameda Conde de PortoAlegre, 840, bairro Santa Maria), apartir das 21h.

Ed Motta possui uma longa car-reira nacional e internacional. Écantor, compositor, multi-instru-mentista, arranjador e produtor. O

Ed Motta em S. Caetanoresultado desse trabalho já é re-conhecido no mundo todo e con-firmado nas turnês que, nos últimosanos, rodaram a Europa, o Japão,os Estados Unidos e a América doSul.

Os ingressos custam R$ 60 (in-teira) e R$ 30 (meia). Estão à vendana Pixolé Calçados e no Park Shop-ping São Caetano. Mais informa-ções podem ser obtidas na Fun-dação das Artes, pelo telefone 4238-3030 e pelos portais

Já está aberto desde a últimaquinta-feira (12) o 40ª Salão de ArteContemporânea Luiz Sacilotto. Amostra poderá ser conferida no Sa-lão de Exposições do Paço Munici-pal até 2 de junho, de terça-feira asábado, das 12h às 17h e das 18h às21h, com entrada gratuita.

A exposição deste ano é compos-ta por 90 obras de 47 artistas, sendoque dez produções foram contem-pladas com prêmios-aquisição nototal de R$ 28 mil e um prêmio-es-tímulo de R$ 2 mil. O Salão recebeuinscrições de todo o Brasil, totali-zando 223 artistas nas categoriaspintura, desenho, gravura, escultura,objeto, instalação, interferência, site

40º Salão de Arte

A mostra vai até 2 de junho

specific e fotografia. A escolha ficoua cargo dos três membros da comi-ssão de seleção: Maria dos Anjos,Éder Chiodetto e Elvira Vernaschi.

Jogadores de RPGA Gibiteca Eugenio Colonnese

promove neste sábado (14), das 13hàs 17h, uma sessão de RPG, sigla pa-ra Role Playing Game. Poderão par-ticipar da atividade, gratuita e seminscrição prévia, crianças com maisde 12 anos.

No jogo de RPG, os partici-pantes interpretam papéis, com o de-senvolvimento tanto do personagemquanto da história, sempre sob acoordenação do mestre Adriano Sin-tate, que há 15 anos joga RPG e co-ordena as disputas.

Para ilustrar o jogo, Sintate con-tou uma história. Um agente precisa

adquirir um microship guardado emuma base militar. Sua missão éinvadir a área e sair em segurançacom o produto. “Como fazer isso?”,questiona.

“O jogo trabalha principalmenteo raciocínio e a criatividade, poissão os próprios jogadores que de-finem os caminhos que os perso-nagens vão seguir”, explicou omestre.

A Gibiteca Municipal EugenioColonnese fica na Fundação Cri-ança (Rua Tasman, 301, no Jardimdo Mar). Mais informações pelostelefones 4336-8267 e 4336-8211.

Caramba, quanta bobagem!no Santos Dumont

Uma apresentação teatral e cir-cense, que traz ao “picadeiro” a figu-ra do palhaço excêntrico musical ea execução de instrumentos inusi-tados, chega ao Teatro Santos Du-mont (Av. Goiás, 1111 - B. Santa Pa-ula) neste sábado (14/4), a partir das16h. A peça tem classificação livre.

O espetáculo é promovido pelo

Circo Caramba, uma dupla de pa-lhaços - Márcio Parma (Tachinha) eThiago Sales (Jerônimo) - sediadana cidade de Campinas (SP). Éresultado de vários anos de pesquisade Márcio e Thiago na linguagem dopalhaço, no estudo musical e notreinamento de técnicas circenses,como a mágica e a acrobacia.

Mágicas e acrobacias cômicas