jornal hora do sul 03-05-2012

12
Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira, edição concluída às 00h00 R$ 1,50 TIGRE m Zagueiro é contratado e Tigre busca mais reforços Rogério, que estava no Londrina, foi apresentado ontem e Mateus, do Miras- sol, é o próximo. PÁGINA 12 CONSUMIDOR m Guia mostra a melhor forma de usar o cartão de crédito Os problemas começam quando os gastos mensais ex- cedem (por falta de um pla- nejamento orçamentário) e pagar a fatura do cartão de crédito em dia se torna cada vez mais difícil. PÁGINA 05 Enduro começa hoje em Laguna e vai percorrer 583 quilômetros da região sul de SC. PÁGINA 11 m Durante a noite de ontem, de hoje e amanhã as audiências públicas nos bairros de Criciúma discutem o futuro da cidade. PÁGINA 03 Debates sobre Plano Diretor ganham novos capítulos m DIVULGAÇÃO / HSul FERNANDO RIBEIRO / CEC / HSul ADRENALINA NO SERRAMAR

Upload: jornalhoradosul2011

Post on 18-Dec-2014

1.177 views

Category:

News & Politics


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira, edição concluída às 00h00 R$ 1,50

Tigrem

Zagueiro é contratado e Tigre busca mais reforços

Rogério, que estava no Londrina, foi apresentado ontem e Mateus, do Miras-sol, é o próximo. PÁGINA 12

consumidorm

Guia mostra a melhor forma de usar o cartão de crédito

Os problemas começam quando os gastos mensais ex-cedem (por falta de um pla-nejamento orçamentário) e pagar a fatura do cartão de crédito em dia se torna cada vez mais difícil. PÁGINA 05 Enduro começa hoje em Laguna e vai percorrer 583 quilômetros da região sul de SC. PÁGINA 11m

Durante a noite de ontem, de hoje e amanhã as audiências públicas nos bairros de Criciúma discutem o futuro da cidade. PÁGINA 03

Debates sobre Plano Diretor ganham novos capítulos

m

DIVULGAÇÃO / HSul

FERNANDO RIBEIRO / CEC / HSul

ADrenAlinA no SerrAmAr

Page 2: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

02 Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

MANHÃ TARDE NOITE

Quinta-feira: sol com muitas nuvens duran-te o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

FONTE: Climatempo27º Máxima 14º Mínima

ARTIGOProf. Dr. Gildo Volpato ([email protected])

Hoje apresento a quarta e última dimensão apresentada pelos alunos como fundamental para se alcançar a qualidade no ensino na graduação: Qualidade enquanto postura/atitude pessoal do professor. A postura pessoal do professor, também, aparece como um forte juízo de valor na caracterização da qualidade nas práticas de sala de aula. Uma acadêmica utilizou a seguinte expressão: “Todos os bons professores que tive tinham características e práticas diferentes, então acho que não há regras, porém há uma caracterís-tica que se repete: a paixão pelo conteúdo, pelo conhecimento e o entusiasmo em ensinar (Estudante de Física)”.

Um aspecto levantado pelos estudantes foi o compromisso profissional, como importante componente na prática docente, sem o qual não é possível haver qualidade: “Os professores que ofereceram um ensino de melhor qualidade foram aqueles nitidamente comprometidos. São os que trabalha-vam com pesquisa, que participavam de reuniões do colegiado, que buscam se inserir em todos os momentos de decisões do curso e da universidade” (Estudante de Letras).

Questões referentes à postura, às atitudes pessoais são dimensões humanas, transversais, pois abarcam questões metodológicas e de domínio de conteúdo, mas que têm um grande peso quando os alunos avaliam um professor como referência. Aparece no depoimento anterior o quanto um pro-fessor motivado, que se identifica com o trabalho em sala de aula, demonstra esse sentimento de pertença, de encontro com algo que o comple-menta, que dá sentido a sua vida, e como isso não passa despercebido aos olhos dos alunos.

A dimensão afetiva na docência está presente nos depoimentos dos estudantes. O bem-estar, o amor, a dedicação, o gostar do que faz, o res-peito pelo outro aparecem nos depoimentos como fatores de qualidade. São muitas as expressões

utilizadas por eles nos questionários, mas foram destacadas as seguintes: Saber se relacionar e cativar o aluno; Professor presente e interessado; Desafiar e ao mesmo tempo respeitar o limite do aluno.

Outra atitude que os estudantes consideram importante na qualidade do ensino é a escuta, por parte do professor, daquilo que o estudante tem a falar: “Uma coisa que é importantíssima para que uma boa prática se desenvolva é que o professor ouça os alunos” (Estudante de Matemática).

Outros estudos já identificaram que as atitudes pessoais do professor, principalmente as relacio-nadas à afetividade, são consideradas influentes, marcantes. Maria Elizabeth de Oliveira Urtiaga

pesquisou os critérios que levam os alunos a convidarem determinados professores como homenageados nas formaturas e descobriu que “estes critérios incluíram, principalmente, a disponibilidade, o afeto, permitir aproximação, valorizar o aluno en-quanto pessoa e ensinar a pensar”.

Da mesma forma Maria Isabel da Cunha, em seus estudos, evidenciou que “(...) dificilmente um aluno aponta-ria um professor como bom, ou melhor

de um curso, sem que este tenha as condições básicas de conhecimento de sua matéria de ensino ou habilidades para organizar suas aulas, além de manter relações positivas. Contudo, quando os alunos verbalizam o porquê da escolha do profes-sor, enfatizam os aspectos afetivos”.

O professor marcante, traçado pelos alunos, não é só o que se desafia a tornar o conhecimento de sua disciplina significativo, mas o que procu-ra, além disso, estabelecer relação afetiva com os alunos, aquele que demonstra interesse e se preocupa com o aprendizado deles, aquele que respeita, escuta, dialoga. É aquele que no âmago, com paixão e comprometimento, torna o ensinar e o aprender o movimento de busca, de curiosidade, algo prazeroso e de muita qualidade.

expedIenTe

Rua Celestina Zilli Rovaris, 125 - Centro - CEP 88802-210 | Criciúma - Santa Catarina

FALE CONOSCO: (48) 3430-1530

[email protected]

[email protected]

Representante Central de

Comunicação S/S, (48) 3216-0600

DIRETOR EXECUTIVO: Régis Cristiano S. da Silva

O professor marcante não é

só o que se desafia a tornar o conhecimento de sua disciplina

significativo

A qualidade no ensino superior na perspectiva dos estudantes (7)

[ ]Dia Mundial daLiberdade de Imprensa

Municípios elencam prioridadesPeloEstado

Eo momento das cidades do interior do Estado terem suas de-mandas ouvidas pelos parlamentares catarinenses chegou. A Coordenadoria do Orçamento Regionalizado da Assembleia

Legislativa se reúne com as secretarias de Desenvolvimento Re-gional (SDRs) até junho para elencar as prioridades das regiões. São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, abriram a série das 13 audiências públicas. Nesta primeir reunião, realizada no auditório do campus da Unoesc, foram elei-tas as três prioridades de cada SDR para a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013. Entre elas, a ampliação do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, com a instalação de uma UTI pediátrica, e a transformação do aeroporto municipal em um terminal regio-nal. Hoje, o município de Chapecó sedia o terceiro encontro, no auditório da Câmara Municipal, com a participação de lideran-ças e moradores dos municípios de Águas Frias, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Nova Erechim, Nova Itaberaba e Planalto Alegre. No ano passado, entre as priorida-des elencadas por esta re-gional estavam a construção do contorno viário leste de Chapecó e a pavimentação da SC-469, trecho Caxambu do Sul – Guatambu.

Mobilização Outra chance que os mu-nicípios terão para divulgar suas prin-cipais necessidadesé a Mobilização em Defesa da Pauta Municipalista, que destaca 12 prioridadesregionais diag-nosticadas em reuniões promovidas em março pela FederaçãoCatarinense de Municípios (Fecam). O encontro será realizado na próximasexta-feira (04), no auditório do Golden Execu-tive Hotel, em São José. No topo da lista das reivindicações dos gestores municipais estão os investimentos em infraestrutura viária.

Autonomia “Ou o Brasil faz uma re-forma urgente no nosso sistema fede-rativo, dando autonomia aos estados, ou jamais chegaremos a ser um país de primeiro mundo”, declarou o de-putado Gilmar Knaesel, lamentando a aprovação da Resolução 72, que vai diminuir a arrecadação do estado. Ele cita como exemplo o estado da Califór-nia, que posui o maior PIB e maior IDH dos EUA graças a sua política pública regional, onde cada estado tem autono-mia legislativa, tem leis próprias.

Comparação “No Brasil é exatamente o oposto, os estados não tem autonomia alguma, como se comprova no caso mais recente da unificação pelo gover-no e o congresso nacional da alíquota do ICMS de importados.”Knaesel es-táem visita ao estado da Califórnia, a convite oficial do parlamento de lá, para conhecer o funcionamento do processo legislativo.

Lista Um documento será entregue aos parlamentares catarinenses e aosrepre-

sentantes dos governos federal e esta-dual, elencando as necessidades das ci-dades catarinenses. Para acompanhar a evolução das promessas, a Fecam criou um site especialmente com notícias das demandas que pode ser acessado no endereço http://www.fecam.org.br.

Maria da Penha A Comissão Parla-mentar Mista de Inquérito que inves-tiga a violência contra a mulher reali-za, nesta sexta-feira (4), no Plenarinho da Assembleia, uma audiência públi-ca para debater situações de violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha em Santa Catarina. Participam do debate gestores públi-cos, parlamentares e representantes da sociedade.

Bolsas de Estudo A Secretaria de Esta-do da Educação repassou, ontem, a pri-meira parcela de recursos do programa de Bolsa de Estudos e Pesquisa aos acadêmicos matriculados nas institui-ções de educação superior que atuam em Santa Catarina. Serão beneficiados cerca de 20 mil aluno sem todo o Esta-do. O ato foi assinado pelo governador Raimundo Colombo e pelo secretário Eduardo Deschamps, no auditório jurí-dico da Universidade do Oeste de San-ta Catarina (Unoesc), em Joaçaba.

Investimentos Assinado ontem (2) um acordo de cooperação técnica e finan-ceira entre o Banco Regional de Desen-volvimento do Extremo Sul (BRDE) e a SC Par. O convênio prevê a identificação de oportunidades para investimentos em Santa Catarina em áreas específicas e estratégicas.

Andréa Leonora ( Camila Latrova/SC) �lorian�polis ���lorian�polis �� 03Mai12

TRINTA INTEGRADOS

Ao editar a MP 565, o governo federal deixou o Sul fora da ajuda oferecida ao Nordeste. A emenda tem como alvo a correção deste fato.

Senador Paulo Bauer (PSDB), inconformado com a não inclusão do Sul na proposta de combate à seca e apresenta emenda para garantir R$ 5 bilhões em linhas de crédito

“ ”

Fábio Queiroz/A

LES

C

Page 3: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

03Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

Os presidentes das Associações de Moradores dos oito primeiro bairros que participam dos projetos “Ronda Residencial” e “Velocidade Máxima” da Policia Militar, já forneceram os nomes das 10 famílias que iram participar do projeto. Em reunião na semana passada no Batalhão da Policia Militar com o Tenente Coronel Marcio Cabral foram fornecidos os nomes dez famílias de cada bairro, cinco para o “Ronda Residencial” e cinco para o “Velocidade Máxima”. O presi-dente da UABC, Edson Luiz do Nascimento, o Paiol, disse esta contente com essa parceria com a PM. “São 117 bairros filiados a UABC, e 80% dos bairros fazem parte parceria, e temos certeza de que esses projetos vão dar certo”, afirmou Paiol. No próximo dia 10 de maio, acontece um treinamento com a Tenente Cintia, e as pessoas indicadas dos bairros para iniciar os projetos.

Antonio Rozeng

Segurança

Inaugura hoje, às 20h, a Policlínica de Assis-tência Municipal (PAM) no bairro Santo Antô-nio, no antigo pavilhão da Turim. O local fun-cionara com médicos especializados, o Saúde

da Mulher, Criança Saudável e o Ambulatório Multiespecializado passarão a atender no mesmo lugar, no Centro de Especialidades em Saúde.

SAúDE 1m

Segundo a secretária do sistema da Saúde, Letícia Vieira Rodrigues, a unidade antiga do PAM continuará em funcionamento no térreo para que os moradores do Centro não fiquem desassistidos. A unidade básica de saúde irá funcionar com consultas médicas e pediátricas, serviços de enfer-magem ambulatorial, agendamento local e atendimento com psicóloga e fonoaudióloga. Mas os especialistas em pneumologia, endocrinologia, urologia, cardiologia, proctologia, oncologia, entre outras especialidades e atendimento em nutrição acontecerão na nova unidade.

SAúDE 2m

Hoje tem novas mudanças no transito na re-gião central de Criciúma. Em função das festi-vidades da Catedral São José, no período da tarde será montado estrutura no calçadão. O

trânsito será interrompido no calçadão da Ge-túlio até a próxima segunda-feira, dia 7 de maio, pela manhã. O local estará sinalizado para segurança dos motoristas e pedestres.

TRÂNSITOm

Nesta noite, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete, na Prós-pera, a Câmara de Criciúma realizou mais uma audiên-cia pública do Plano Dire-tor Participativo. Durante três horas a comunidade presente discutiu sugestões de emendas e pontos polê-micos do PD. Aproximada-mente 150 pessoas partici-param do debate.

Inicialmente o arquite-to/urbanista, Walter Gus-tavo Linsmayer, explicou o regimento interno das au-diências, explanou crono-logicamente as etapas do processo do Plano Diretor, desde o início até chegar em 2012, realizando ainda, um rápido resumo dos dois encontros anteriores.

Em seguida o técnico da empresa Hardt/ Engemin apresentou 13 slides refe-rentes a sugestões relacio-nadas a Grande Próspera, entre elas, a verticalização com mudança na altura das edificações e expansão com estruturação nos bairros. A cada sugestão de emenda apresentada os presentes faziam questionamentos, ponderações e destaca-vam pareceres favoráveis e contrários. Como nas duas audiências anteriores as emendas relacionadas a verticalização e aumento de índices (altura dos prédios) geraram as maiores discus-sões com argumentações favoráveis e principalmente contrárias.

Após o debate das su-gestões de emendas rela-cionadas a Grande Próspe-ra teve início a discussão

de 134 emendas mais po-lêmicas destacadas pela equipe técnica da Hardt/ Engemin.

Estiveram presentes na audiência desta noite os vereadores: Vanderlei Zilli (PMDB), João Fabris (PMDB), Salésio Lima (PSD), Edinho do Nasci-mento (PSD), Tati Teixeira (PSD), Kabuki (PC do B), Lauro Pirola (PSDB), Cirio Sirimbeli (PP), além do presidente da Câmara de Criciúma, Toninho da Im-bralit (PMDB).

Hoje, haverá nova audi-ência na sede da Amrec no bairro Milanese. A In-tendência do Rio Maina foi escolhida para a última audiência, agendada para sexta-feira. Os encontros ocorrem às 19 horas com término previsto para 22 horas.

O governador Raimundo Colombo e o presidente da SC Par – Participações e Parcerias, Paulo César da Costa, assinam, hoje, acor-do de cooperação técnica/financeira entre o Banco Re-gional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a SC Par. O convênio prevê a identificação de oportuni-dades para investimentos

em Santa Catarina em áreas específicas e estratégias.

O contrato terá como foco o estímulo e atração de recursos nacionais e estrangeiros, visando a implantação ou amplia-ção de empreendimentos produtivos. O objetivo é encontrar essas oportuni-dades para a estruturação de polos tecnológicos e para estabelecer políticas públicas que privilegiem a inovação tecnológica nos

sistemas produtivos. A parceria também prevê a implantação de infraestru-turas multi-institucionais de fomento à agregação de valor à produção regional e difusão da cultura de ino-vação, valorizando o que o Estado produz. O convênio que concede apoio finan-ceiro irá vigorar até o dia 31 de dezembro de 2014, podendo ser adiado, reno-vado ou rescindido.

Plano Diretor tem nova discussão

Mais investimentos em SC

CRICIúMA

FLORIANópOLIS

Várias indagações foram feitas pelos participantes durante sessão de ontem à noite na Próspera

DIVULGAÇÃO / HSul

Page 4: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

04 Criciúma, 02 de maio de 2012 l Quinta-feira

Estado de Santa CatarinaPREFEITURA MUNICIPAL DE LAURO MÜLLER

AVISO DE LICITAÇÃO

Processo Adm. Nº 75/2012Edital : PREGÃO PRESENCIAL 75/2012Tipo: Menor Preço por ItemObjeto: PRESTAÇAO DE SERVIÇOS DE HORAS MAQUINAS E CAMINHOES,

VISANDO A RECUPERAÇAO DE ESTRADAS VICINAIS, DRENAGENS E DESAS-SOREAMENTO DE RIOS.

Abertura às 8h15m do dia 15 de Maio de 2012.

A retirada do Edital deverá ser feita no Setor de Licitação da Prefeitura. Esclare-cimentos poderão ser obtidos no seguinte endereço e horário:

Rua Walter Vetterli, 239, nos dias úteis, da segunda à sexta, das 07:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00, ou pelo telefone 48-3464 3122

Lauro Muller, 03 de Maio de 2012.

RENATO CITADINCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

No dia em que completou 53 anos, a Satc anunciou on-tem o convênio com a Funda-ção Getúlio Vargas entre as novidades. “Das instituições do Sul, a Satc foi a seleciona-da para ofertar o que a FGV tem de melhor para a região, principalmente quando o as-sunto é gestão de negócios”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zan-can.

O diretor da Faculdade Satc, Carlos Antônio Ferrei-ra, informou os novos cursos que já estarão à disposição dos alunos a partir deste ano. “Vamos ofertar o maior leque de produtos possíveis que a Fundação tiver. Para 2012 já teremos o MBA em gestão empresarial, que está com inscrições abertas, e no segundo semestre vamos oferecer MBA em direito”, confirmou o diretor.

Por meio do convênio entre Faculdade Satc e Fundação Getúlio Vargas serão ofere-cidos em Criciúma serviços prestados pela FGV no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Nestes 53 anos de exis-tência, a Satc tem muito a comemorar pela contribui-ção do desenvolvimento da

A realidade dos portadores de deficiência em Criciúma vai ganhar discussão em amplos aspectos na III Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Por meio de um decreto assinado pelo prefeito Clésio Salvaro, o evento foi convocado para ocorrer ao longo do dia 24, na Universidade do Extremo Sul Catarinense. A reunião com o

tema Um Olhar sobre a Con-venção dos Direitos das Pes-soas com Deficiência colocará em pauta as dificuldades na região e visa eleger delegados e reunir pleitos para as etapas estadual e nacional.

A conferência pretende le-var autoridades locais com o objetivo de buscar melhorias aos portadores de deficiências físicas, sensoriais e intelectu-ais. De acordo com a presi-dente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com

Deficiência (Codec), Patrícia Bonfante, o intuito do órgão e do evento vai ser fazer va-ler a convenção estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direi-tos dos deficientes, a qual o Brasil aderiu por ser membro do órgão. “Dentro do texto deste pacto mundial, abran-gem questões envolvendo acessibilidade, judiciais, de saúde, educação e trabalho. As pessoas com deficiência devem, em princípio, ter aces-

so às mesmas condições do que os que não têm deficiên-cia”, explica.

Conforme dados do último censo divulgado pelo Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o equi-valente a 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Segundo o vice-presidente do Codec, Carlos Ferreira, as conferên-cias são um instrumento dos Conselhos em exercer o papel junto ao poder público.

Conferência debate direitos de pessoas com deficiência

Aos 53 anos, Satc sela parcerias

economia local e ragional. O presidente de honra da Satc Ruy Hülse lembrou da impor-tância da entidade para o Sul do país. “O progresso da re-gião está intimamente ligado com a Satc enquanto impor-tante instituição de ensino”, comentou.

O diretor da Edutec João Luiz Novelli recordou o cres-cimento da Satc no ensino médio e técnico ao longo dos anos. “Em 1985, para se ter uma ideia, éramos quatro cur-sos técnicos e formávamos 80 alunos. Hoje são 18 cursos e passam por aqui aproximada-

mente 800 estudantes anual-mente”, observou.

Atualmente, a Satc atua em todos os níveis de educação, desde ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação e extensão. A partir deste ano também es-tará com pré-vestibular. No segundo semestre, a Edutec irá ofertar curso em Turismo e ampliar a oferta de cursos por meio do Ensino à Distância.

“Com toda esta oferta de cursos voltados à profissiona-lização, podemos afirmar que a Satc contribui muito com o aumento do valor agregado

de tudo que é produzido na região. Nós sempre caminha-mos juntos com a classe em-presarial e por isso somos re-ferência em empregabilidade”, finalizou o diretor corporativo da Satc, Iraíde Piovesan.

Hoje, o Centro Educacio-nal Satc conta com cerca de 7 mil alunos e 700 colabo-radores. São 550 mil metros quadrados de terreno, sen-do 33 mil metros quadrados de área construída. Por ano, são investidos R$ 3,7 mi-lhões pelas empresas do se-tor carbonífero de Criciúma e região.

Diretores da Satc falaram das novidades que são implantadas a partir deste ano incluindo MBA

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIúMA

CRICIúMA

Page 5: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

05Criciúma, 02 de maio de 2012 l Quinta-feira

Dr. Anderson Rodrigues, OAB/SC 25.833

consumidorDúvidas do

Ele é apenas um pequeno pedaço de plástico e, depen-dendo de como é utilizado, pode trazer satisfação ou pre-ocupação.

Os problemas começam quando os gastos mensais exce-dem (muitas vezes inesperada-mente, por falta de um plane-jamento orçamentário) e pagar a fatura do cartão de crédito

em dia se torna cada vez mais difícil.

Com isso, muitos optam por acertar apenas o valor míni-mo ou não pagá-la, deixando acumular para o próximo mês. E, como há a possibilidade de o mês seguinte também ser apertado, protelar a situação pode ser ainda pior. É bom ficar atento a algumas medidas que

podem ser tomadas para evitar uma bola de neve.

Neste guia, traremos algumas considerações sobre o assunto que podem ajudar previamen-te aqueles que querem utilizar o cartão de maneira consciente. No entanto, se a situação com-plicar, é importante procurar ajuda de um profissional espe-cializado e/ou um advogado.

CARTõES DE CRéDITO: COMO TRANSFORMAR O pROBLEMA EM SOLuçãO

O pESO DAS pALAvRASNa era da internet, o leitor

se tornou coautor. Aplaude, critica, sugere. De um jeito ou de outro, amplia o as-sunto. Enriquece-o. Não ra-ras vezes, traz à tona temas deixados em segundo plano. Vale o exemplo de Al Martin. A coluna se preocupa com a propriedade vocabular. Ele contribui com usos não comen-tados. Ei-los:

“Estante e prateleira são si-nônimos? Sim e não. A lingua-gem popular não faz muita diferença, usa um pelo outro. Mas o fundo das coisas é o seguinte: estante é um móvel composto de um certo número de prateleiras. Portanto, stric-to sensu, não são sinônimos exatos.

Estada e estadia são sinô-nimos? À primeira vista, sim. Acontece que cada um desses dois termos se especializou. Quando recebemos uma visi-ta, dizemos que ela veio para uma estada de três dias. Se deixamos o automóvel num es-tacionamento, pagaremos um montante correspondente à duração da estadia do veícu-

lo. Navios também fazem es-tadia no porto. Convém, por-tanto, usar estada para gente e estadia para veículos.

Foi noticiado estes dias que um artista de origem britâ-nica, estabelecido em nossa terra há vários decênios, está lançando um disco com músi-cas cantadas exclusivamente em inglês. Li em algum lugar que o referido cantor usava o codinome Ritchie.

Nome, codinome, apelido, alcunha, cognome, denomina-ção, epíteto são palavras se-melhantes, mas estão longe de ser sinônimos perfeitos. Cada uma delas tem seu valor e seu peso. Para não trocar os pés pelas mãos, convém respeitar essas particularidades.

Nome, apelido, denomi-nação e epíteto são neutras, não trazem embutida nenhu-ma ofensa. O apelido de Ro-berto é Beto. Já o mesmo não se dá com os outros aparentes sinônimos.

Alcunha e cognome são termos com forte carga de-preciativa que caem bem na linguagem policial. Tirofijo

era a alcunha de um diri-gente terrorista. Beira-mar é o cognome de um conhecido traficante.

Por último, sobrou o estra-nho codinome. Não se pode cobrar de jovens jornalistas o conhecimento profundo de uma realidade que não vive-ram. Mas vale a pena apren-der. Nos anos 1970, pequenos grupos, às vezes armados, se insurgiam contra o poder cen-tral. Na tentativa de burlar a repressão, seus membros ocultavam o nome de batismo e adotavam nome(s) de fa-chada, nome(s) de código. Foi nessa época que o vocábulo codinome se popularizou.

Aos remanescentes daque-les indivíduos — alguns dos quais ocupam hoje postos de mando na República — não agrada que se tragam à tona símbolos que marcaram fortemente aqueles tempos duros. Um desses símbolos é justamente a palavra codino-me. Melhor evitar esse termo. Aplicá-lo, então, a um artista atual pega mal pra caramba. Ele certamente não merece.”

* Dad SquarisiPortuguês

Dicas de

LEITOR pERguNTAm

Entrega em domicílio ou a domicílio? Como devo grafar a palavra reestruturação, com hífen ou sem hífen? O novo acordo diz que se a vogal final do prefixo e a inicial do segun-do elemento forem iguais, devemos usar o hífen. Mas essa palavra sempre e escrita sem o hífen. E daí? Dávia Regina, Brasília

R.: Dávia, você entrega em casa, em hospitais, em escolas, em lojas. Domicílio não foge à regra. Entregue em domícílio sim, senhora.

O hífen é castigo de Deus. A reforma manda separar letras iguais (anti-imperialismo, super-região, contra-ataque). Mas há exceções. Co- e re- têm alergia ao tracinho. Com eles é tudo colado: coordenação, cooperar, reeleição, reestruturação.

OuTRA COLABORAçãOmJoão Manoel Moreira Aparecida escreve: “A ordem dos fatores altera o produto, sim,

senhor. No Correio de 29 de abril, está escrito: `Pedro, que é filho do também cantor Leonardo, segundo boletim médico divulgado ontem, continua na UTI`”. O que o texto dá a entender é que foi o boletim médico que atestou a filiação de Pedro com Leonar-do. Altere-se a ordem das orações e veja-se a clareza do recado: “Segundo boletim médico divulgado ontem, Pedro, que é filho do também cantor Leonardo, continua na UTI”. Melhor, não?”

QuE FRIIIIIIIIIIIIOmA Região Sul está congelada. Em São Joaquim, lá em Santa Catarina, a temperatura quase encostou

no zero. O frio virou notícia, claro. Repórteres, batendo o queixo, não pisaram só a neve. Pisaram a lín-gua. “A temperatura chegou a 0,2 graus”, disse um deles. Bobeou. O nome concorda com o número que vem antes da vírgula. Assim: A temperatura chegou a 0,2 grau.

BENEFíCIOS DO CARTÃO DE CRÉDITO:Facilidade na aquisição de produtos e/ou serviços;Flexibilidade de pagamento;Possibilidade de sacar dinheiro em situações de emergência;Vantagem de trocar pontos por prêmios ou milhagens

COMO APROVEITá-LO:Muitas vezes, por não planejarem o orçamento, as pessoas não sabem como aproveitar os benefícios dos cartões de crédito.

ALGUNS PONTOS QUE PODEM SER úTEIS PARA COMEçAR ESTE PLANEJAMENTO:Pague a fatura do seu cartão em dia: As taxas de juros dos cartões de crédito são umas das mais altas existentes no mercado. Não deixe acumu-lar.Preste atenção na data de vencimento do cartão: Esco-lha uma data de vencimento em que haja certeza (ou qua-se certeza) de que haverá dinheiro em conta para o pa-gamento. Também fique aten-to ao prazo de fechamento da fatura, ou seja, o período entre o fechamento e seu pa-gamento. Com isso, será possí-vel saber quando as compras serão cobradas no extrato do mês seguinte. Caso o prazo precise ser mudado fale com a operadora;O fato de comprar a prazo

não significa que o produto saiu de graça: Muitos ainda acham que o fato de o pa-gamento não ter sido feito na hora, o produto saiu de graça. Não. No mesmo mês ou no me seguinte, dependendo da data do vencimento, a fatura será cobrada. Mais cedo ou mais tarde.O cartão de crédito não subs-titui o dinheiro: No dia-a-dia e para pagar as contas de preferência ao uso do dinhei-ro. Deixe o cartão de crédito para parcelamentos maiores e compras cujo prazo até a pró-xima fatura seja vantajoso.Mantenha contato com a empresa de cartões de cré-dito: Não deixe para recla-mar apenas em último caso ou quando o problema já tomou

grandes proporções. Recla-me de um eventual atraso da fatura, de um valor cobrado indevidamente ou de um acor-do não cumprido. Mostre que você é um cliente preocupado e que conhece seus direitos.Se a ideia é gastar muito no cartão: Escolha aqueles que oferecem bônus, milhagens ou descontos.Concentre suas compras em um único cartão para ter mais vantagens: Quanto mais cartões, mais fácil de perder o controle.Caso viaje bastante para o exterior: Dê preferência a cartões com bandeiras inter-nacionais mais aceitas.

Negocie com a administradora as taxas de anuidade.

pOR FALAR EM CONCORDÂNCIA…mLembra-se? O verbo fazer joga em dois times. Num, é pessoal. Flexiona-se em todas as pessoas (faço,

fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem). Noutro, é impessoal. Sem sujeito, só se flexiona na 3ª pessoa do sin-gular. Essa equipe entra em campo na contagem de tempo ou indicação de fenômenos da natureza: Faz dois anos que trabalho aqui. Ontem fez 2 graus em São Joaquim.

Page 6: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

06 Criciúma, 02 de maio de 2012 l Quinta-feira

Destilando veneno!Nelson Rubens

Você pode acompanhar o Nelson Rubens na Rede TV!, no programa TV Fama, de segunda a sexta, às 19h50’ e, aos sábados, às 20 horas

MALHAçÃO AMOR, ETERNO AMOR

CHEIAS DE CHARME AVENIDA BRASIL

Cristal se faz de vítima para que Gabriel aceite sua proposta. Timtim se enfurece com Kiko. Moisés altera sua assinatura nos contra-tos entregues por Natália. Carmem se impres-siona com Vitinho. Moisés oferece a um jor-nalista a gravação da entrevista que Juninho deu a Cristal. Kiko tem uma ideia para tentar conquistar Timtim. Alexia comenta com Laura que Vitinho pode ser um mau caráter se fa-zendo passar por amigo de Carmem.

O médico de Chayene recomenda que ela não se exponha ao sol. Kleiton fica sem paciên-cia com Socorro e Naldo resolve levar a irmã para o condomínio. Sidney aconselha Inácio a fazer as pazes com Rosário antes de ela viajar. Socorro procura emprego. Chayene chega ao local do show com sua equipe. Sônia recebe Isadora, Cida, Conrado e Máslova na Galerie. Rosário entrega seu CD para Fabian e Laércio observa.

Regina fica eufórica com a bolsa de estu-dos de Michele. Pedro aproveita uma caro-na de Priscila para cortejá-la. Gabi se sente culpada pelo término do noivado de Miriam. Carmem, Zé e Valéria chegam a Vila dos Milagres e são recebidos por Jacira e To-bias. Gracinha cuida de Rodrigo. Jacira fica com pena de Josué, depois de ouvir o que Valéria pensa dele. Clara dá o recado de Verbena para Rodrigo.

Nina vê Carminha e Max juntos. Jorgi-nho conta para Tufão que terminou o seu noivado. Verônica tenta consolar Débora. Cadinho e Paloma armam para que Ale-xia não fique com Ruy em casa. Jorginho fala sobre o término do noivado e Nina fica nervosa. Débora pede para Lucinda lhe dizer quem é a mulher que entrou na vida de Jorginho. Jorginho exige que Nina peça demissão.

17h30 18h

19h 21h

l TuTORLuan Santana tem no cantor

Sorocaba, que faz dupla com Fernando, um tutor e gerente de sua carreira. Entretanto, a relação para por aí: eles não vão formar um novo due-to porque ambos perderiam dinheiro...

Daniela Albuquerque já vê semelhanças entre ela e a filha recém nascida: ambas são calmas, cabeludas e não choram por qualquer coisa! O papai Almicare

Dallevo Jr. concorda?

l pREFERêNCIADizem que Ivete Sangalo

gosta mais de ser atriz e apresentadora do que de cantar: a rotina é menos intensa e o estrelato até maior... É por isso que ela quer emendar uma coisa na outra, na Globo!

l FéRIASConvidada para festa de

rede de TV do Uruguai, Re-gina Duarte não quis nem saber: já que estava no país, emendou a semana e foi fazer turismo! Também aproveitou para tentar sor-te em Punta del Este.

l MAMãE DO Grazi Massafera não vai mais pedir para

não ser chamada de “a mamãe do ano”. Ela já entendeu que Sofia a deixa ainda mais em evidência do que simplesmente o casamento com Cauã Reymond.

l OS 10%...Fé demais! Neymar não fala o valor, mas

deve ser por volta de R$ 300 mil o valor do dízimo que ele paga para a sua igreja. Isto é, baseado no rendimento mensal do craque (R$ 3 milhões).

l RECupERA-Zizi Possi abre o coração sobre

o próprio calvário: foi submetida a três cirurgias e passou quatro meses internada, graças a uma enfermi-dade conhecida como listese – um escorregamento da vértebra. Para suportar a dor, Zizi toma 10 compri-midos por dia. E ainda assim abre o sorriso porque está se recuperando. Força na peruca!

Silvio Santos perde as calças durante programaNa noite do último do-

mingo (29), uma cena inusi-tada impressionou os teles-pectadores do Programa Silvio Santos. O apresen-tador perdeu as calças en-quanto apresentava um dos seus quadros. “Caiu as cal-ças do animador”, anunciou Silvio na hora do incidente. O apresentador teve jogo de cintura e levou a situa-ção na esportiva.

Assessoria não comenta rumores de gravidez de SandySandy voltou a dominar

o Twitter após a notícia de que ela supostamente estaria grávida, tornando-se o termo mais comentado do micro-blog desde a última terça-feira (1º).

Mesmo com a comoção nacional, a assessoria de Sandy, que também atende seu marido, Lucas Lima, disse que “não comenta os boatos que surgirem sobre a suposta gravidez” da cantora.

Os termos “Sandy Grá-vida” e “#SandyGrávida” foram alguns dos assuntos que acabaram dominando o Twitter em todo o Brasil. Sandy e Lucas Lima estão casados desde setembro de 2008. (BD)

l INTERESSEPreço da fama! Joelma

(do Calypso) cai em pran-tos ao falar da relação com o pai: ele saiu um dia para trabalhar e nunca mais vol-tou. Depois, quando ela ficou famosa, reapareceu se dizendo injustiçado... O nome disso é dinheiro!

l BORISO quadro de maior sucesso

no “Pânico” na Band é mesmo o “Jornal do Boris”. Apesar disso, Carioca morre de medo do jornalista famoso...

l DISCRETOSKaká e Carol Celico preferiram di-

vulgar no twitter as fotos do aniver-sário de um ano da filha, Isabella: assim evitaram a “febre” dos papa-razzi e dividiram a alegria com os fãs. A mamãe ainda postou: “É para vocês verem a alegria que é ela em nossa vida!” Fofos!

Page 7: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

07Criciúma, 02 de maio de 2012 l Quinta-feira

Seu regente continua em tenso aspecto com Netuno e por isso algumas ações de-vem ser adiadas, especial-mente as definitivas. Evite assinar novos contratos nes-te período. No amor a fase promete melhoras.

Vênus continua abrindo portas e trazendo algumas oportunidades, principalmen-te financeiras. Seu aspecto com Saturno traz oportunida-des de estabilização e con-cretização de negócios. Amor em ótimo momento.

Vênus continua abrindo portas e trazendo algumas oportunidades, principalmen-te financeiras. Seu aspecto com Saturno traz oportunida-des de estabilização e con-cretização de negócios. Amor em ótimo momento.

Marte continua em tenso aspecto com Netuno trazen-do algumas complicações em seus contatos e reuniões de negócios. Procure não assinar nenhum documento durante este mês. Adie qualquer deci-são definitiva, se possível.

As energias estão altamente favoráveis, especialmente para sua carreira e planos de negó-cios. Um novo salto pode ser dado neste período, portanto, fique atento às oportunidades. Sucesso e melhora da imagem pública são as promessas des-te período.

Vênus em Gêmeos conti-nua trazendo ótimas opor-tunidades de negócios até você. Uma promoção ou um convite para participar de um novo projeto pode surgir. Caso esteja querendo mudar de emprego, este é o melhor momento.

Seu regente caminha li-vre através de Gêmeos e as viagens ganham uma nova importância em sua vida. O momento continua ótimo para novos projetos de negócios e estudos complementares. Amor em alta.

A fase continua bastante promissora e as oportuni-dades continuam chegando, especialmente nos relacio-namentos. Vênus em Saturno em ótimo aspecto promete estabilidade e concretização de sonhos.

A fase continua ótima para seus relacionamentos e traba-lho. Novas propostas podem surgir nos dois setores. Caso esteja pensando em mudar de emprego, este é um ótimo mo-mento para começar a busca. Amor em alta.

O trabalho ganha um novo movimento, mais voltado para a estabilização e concretiza-ção de projetos. O momento pede seriedade e promete maior realismo em seus planos de negócios. Ótimo relaciona-mento com superiores.

Vênus continua em Gêmeos e, agora, em ótimo aspecto com Saturno, promete esta-bilidade e seriedade em seu relacionamento amoroso. O que começou como uma brin-cadeira pode se tornar algo mais sério.

O momento ainda pede discernimento e controle nos seus gastos. Netuno em seu signo tende a trazer algumas confusões, e em tenso aspecto com Marte, pode complicar seus relacionamentos. Fique atento aos enganos.

EMERGÊNCIAHosp. São José........................3431-1500Hosp. São J. Batista................3461-6111Hosp. Santa Catarina.............3445-8780 Samu...................................................192Bombeiros...........................................193

SERVIÇO AO CIDADÃOIML..........................................3478-5123Casan.......................................3461-7000Celesc.......................................3461-5000Conselho Tutelar.....................3445-8922

Defesa Civil.............................3244-0600Vigilância Sanitária................3445-8700Procon......................................3445-8522Rodoviária................................3433-3999Prefeitura.................................3431-0200

POLÍCIAS Rodoviária Federal..................3522-0411Rodoviária Estadual...............3462-0330Ambiental................................3431-7400Guarda Municipal...................3444-2090Polícia Militar......................................190

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO109

ESDINARMONICO

CLEOPATRAOTMADRID

ANOTADATOTEAERREIETORREOCULARIR

SEDAERPOE

EROTEAC

TETEATETEREAT

ARSAPPIBNUSLT

OROGERIOASSALARIAR

Em quenão há

concórdia

Museu deArte deNovaYork

Estado cu-ja capitalé Palmas

(sigla)

Registra-da porescrito

Inscriçãoem sanitá-rios mas-culinos

Aeronáu-tica

(abrev.)

Duaspeças dojogo dexadrez

A testemu-nha queobservouo crime

Fernanda(?) Leme,

atrizbrasileira

Elis Regi-na, a Pi-mentinhada MPB

EdgarAllan (?),autor de

"O Corvo"

A maisnobre das

fibrasnaturais

Conceitobásico da navega-

ção aérea

Musa dacomédia,na Mitolo-gia grega

A conver-sa cara a

cara(francês)

Construirnovamen-

te aamizade

Principalverbo deligação(Gram.)

Tecla quereproduz

o som ori-ginal (TV)

(?) Ceni,goleiro doSão Paulo

(fut.)

Sem rou-pas (pl.)Abelha,

em inglês

Rainha doEgito, foiamantede JúlioCésar eMarcoAntônio(Hist.)

Chá, eminglêsÁlcooletílico

Remunerar

Índice e-conômico

(sigla)

Ninharia

Prato tí-pico do

Amazonas Impostorural

As partes envolvidasnum transplante

Discerni-mento

Real (?),time

espanhol(fut.)

Interjei-ção denojo

Vogais de timbre fe-chado, nalíngua por-

tuguesa

Evento que encerra o Carnaval baiano

Da estatura dojogador de basquete

3/bee — tea. 4/moma. 5/talia. 9/tête-à-tête.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2011

BANCO31

DRLNSAIRDALINHA

MENDELEEVAMAMARENCRBDOG

FITOTERAPIANRLANSDALBERGADO

MEATEDERMARALGEARBOVIRUSROSNAEE

VILIACRAAACIALRN

INACIOESAU

Cidadeshistóricasmineiras

Cluberival doCSA, emAlagoas

Alvo dafúria daságuas, naressaca

O criadorda Rê

Bordosa(HQ)

Tratamen-to de doen-

ças complantas

Caricatu-rista deorigemitaliana

AutranDourado,romancis-ta mineiro

Recolhidoem asilo

porcaridade

Sistema defreios doscarros de

F1

(?)-culpa,ato de pe-dir perdão

Listapormeno-

rizada

Agentescausado-

res dadengue

Cerveja in-glesa aver-melhada(inglês)

Aveinsetívora

(?)-5:cassoudireitos

no Brasil

Capital emaior

cidade deGana

(?) de Loy-ola, men-tor dosjesuítas

Carbono(símbolo)

A institui-ção semvínculos

religiososO primo-gênito deIsaac eRebeca

Fala entredentesTorpe;

ordinário

Tecidofino de lãMemori-

zar

Aparelho para fisca-lização de rodovias

Fase do sono de maiorvividez do sonho

Agircontra asnormas

Cientistaque orga-nizou os

elementosquímicosna tabelaperiódica

Norte(abrev.)

Adora

Cão, eminglês

(?) Fabian,cantoraTecla de

gravadores

Cabral e CristóvãoColombo Designa-

ção de soldadoscomo os pracinhas

(?) Jofre,pugilista(?) Gard-ner, atriz

3/ale — ava — dog — r.e.m. 4/lara — lila. 5/laica. 9/mendeleev.

Page 8: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

08 Criciúma, 02 de maio de 2012 l Quinta-feira

Empregos / Cursos / ConcursosAcic / Sine / www.concursosnobrasil.com.br

Fim de dia não é fim da jornada. Nossos pensamentos, in-

tenções, planos , não são condicionados ao tempo. É a

constância de propósitos que nos move. É ela que nos faz

estar vivos e lutarmos por algo que nos deixe satisfeitos

e felizes. É dessa forma que vivemos...uma continuidade aliada ao

espírito vitorioso dentro de cada um de nós.

Jairo Martins

VAGAS do SINE de Criciúma. Interessados, comparecerem no Sine com Carteira de Trabalho, Identidade e CPF. Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h 13:00 às 17:00H de Segunda a Sex-ta Feira.- Gerente de restaurante - Técnico de manutenção ele-trônica- Comprador - Representante comercial au-tônomo - Montador - Agente de passagens - Cobrador externo - Recepcionista atendente- Encarregado de bar e res-taurante - Empregado doméstico nos serviços gerais - Cozinheiro geral - Cozinheiro industrial - Garçom - Atendente de lanchonete - Ajudante de padeiro - Auxiliar de cozinha - Faxineiro - Oficial de manutenção pre-dial - Oficial de serviços gerais - Motoboy- Vendedor interno- Frentista - Vendedor em domicílio- Servente (construção civil) - Servente de pedreiro - Fresador cnc - Instalador hidráulico - Soldador - Ceramista - Cortador de roupas - Costureira em geral - Operador de máquina de bordar - Passadeira de peças confec-cionadas - Bordadeira - Auxiliar de marceneiro - Marceneiro - Motorista de caminhão - Ajudante de carga e descar-ga de mercadoria - Auxiliar de linha de pro-dução - Operador de processo de produção - Padeiro - Caldeirista - Eletricista de instalações de veículos automotores - Borracheiro

Contrata-se ajudante de mecânico de refrigeração. Requisitos: ter idade no mínimo 18 anos e possuir CNH (carro e moto). Mecâ-nico de refrigeração. Inte-ressados, entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Contrata-se Auxiliar de Pa-deiro / Padeiro. Não exigi-mos experiência. Benefícios: Café gratuito (manhã/tar-de), Vale transporte (CLT), Assistência médica Clínico Geral e Ginecologista. - Con-vênios: com Clínica Odonto-lógica, Unimed, Farmácia e Universidade. Interessados em participar do processo seletivo deve preencher a Solicitação de Emprego em qualquer loja dos Supermer-cados Manentti.

Estamos contratando serralheiro para área de comunicação visu-al com experiência comprovada. Salário compativel com a função.Mandar currículo para [email protected].

Empresa: TWCOM Sistemas contra-ta profissional na área de Suporte / Hardware. Salário compatível com o conhecimento e experiência no setor. Interessados enviar currí-culo para [email protected].

Estamos contratando estagiá-rios para vaga de cobrança via telefone. Oferecemos salário + comissão; trabalhar 6 horas-dia; é necessário estar cursando facul-dade; ter alguma experiência na área. Faixa salarial: de R$500,00 à R$1.000,00. Interessados, en-trar em contato pelo e-mail: [email protected].

Contrata-se ATENDENTE DE FAR-MáCIA Para atuar em Farmácia do Rio Maina. Interessados devem enviar currículo para [email protected] com assunto: Atendente de Farmácia ou compareça pes-soalmente na Rua Marcos Rovaris 306, ed. Sergio Trevisol, 2º andar. Centro de Criciúma. Referência: Mesmo edifício da IBJ Barcelos, em frente ao Sebrae. Faixa salarial: De R$500,00 à R$1.000,00.

Contrata-se ATENDENTE PARA LOJA DE COSMÉTICOS. Salário Inicial: 796,00 + vale transporteSalário após a experiência: 796,00 + comissão. Interessados, entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Empresa situada em Criciúma con-trata ASSISTENTE ADMINISTRA-TIVO. Interessadas devem enviar curriculum até dia 10/04 para o e-mail: [email protected].

Contrata-se SuPERvISOR DE ES-TOquE. Conhecimento na área de estoque de materiais. Interes-sados, entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Contrata-se Motorista com habili-tação categoria C e experiência de entregas na cidade de Crici-úma e região. Faixa salarial: De R$500,00 à R$1.000,00. E-mail: [email protected].

Contrata-se vendedor(a) externo com EXPERIÊNCIA no segmento de tinta imobiliária para atuar visitando lojas de tintas de Garo-paba até Passo de Torres. Requi-sito mínimo: Carro, celular e no-tebook. Interessados, entrar em contato pelo Telefone: (48) 9911-5698 (Falar com Piero Garcia) / E-mail: [email protected].

EMPREGOS CONCURSOS

A BASE AÉREA DE FLORIANÓ-POLIS informa que a Aeronáutica abrirá inscrições para o Exame de Admissão aos Cursos de For-mação Oficiais Aviadores, Inten-dentes e de Infantaria do ano de 2013. O curso é realizado em Pirassununga, no estado de São Paulo, na Academia da Força Aérea (AFA), e tem duração de quatro anos. Período de Inscrição: 30 de abril a 21 de maio 2012; · Valor da taxa de inscrição: R$ 70,00; Escolaridade: Ensino médio; Provas: Português, Mate-mática, Física e Inglês; Data das Provas: 05 de agosto de 2012. Somente para o sexo masculino. O edital completo encontra-se disponível no site: www.fab.mil.br e www.epcar.aer.mil.br. Mais in-formações por meio do telefone (48) 3229 5000 ramal 5210.

PREFEITURA DE LAURO MULLER está promovendo concurso públi-co para preencher 32 vagas em diversos cargos de níveis Funda-mental e Superior. Os vencimentos são de acordo o cargo exercido e variam entre R$ 622,00 e R$ 4.974,59. No nível Fundamental, há vagas nas funções de Tratoris-ta Agrícola (01), Auxiliar de Ser-viços Gerais (01), Agente Comu-nitário de Saúde (09). O período para que os interessados efetuem suas inscrições se estenderá até o dia 16 de maio de 2012 através do site www.clicksolucoesinteli-gentes.com.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00, R$ 60,00 ou R$ 80,00.

MINISTÉRIO PúBLICO DE SAN-TA CATARINA ABRE 26 VAGAS DE PROMOTOR. Candidato deve ter nível superior em di-reito e três anos de atividade jurídica. As inscrições devem ser feitas de 26 de março a 27 de abril, pelo site www.mp.sc.gov.br. A taxa é de R$ 200. Salário não informado.

CONCURSO TRANSPETRO 2012 - 322 vagas. A remu-neração oferecida para ambas as categorias será a mesma: R$ 2.731,32, com garantia de remu-

neração mínima de R$ 7.964,11. As inscrições poderão ser realizadas até 16 de maio de 2012 e não haverá taxa. Os candidatos devem retirar a “Ficha de Inscrição”, a “Ficha de Re-gistro de Embarques” e o Manual do (a) candidato (a) no site www.trans-petro.com.br/concurso/concurso.html ou diretamente em um dos endereços listados no edital.

A COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO (Corsan) oferece 248 vagas para todos os níveis de escola-ridade e salário que pode chegar a até R$ 5.287,00. As inscrições serão efetuadas até o dia 08 de maio de 2012 através do site www.msconcur-sos.com.br. Para efetivar a participa-ção, o interessado deverá pagar uma taxa, que poderá ser de R$ 129,69 (empregos de nível Superior), R$ 56,88 (nível Médio e Técnico) ou R$ 34,12 (para o emprego que exige nível Fundamental).

O MINISTÉRIO DO PLANEJAMEN-TO, ORçAMENTO E GESTÃO abriu concurso público para 149 vagas de analista de infraestrutura. O sa-lário inicial é de R$ 9.980,25. Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível superior em engenha-ria, arquitetura, agronomia, geologia e geografia. As inscrições devem ser feitas entre o dia 20 de abril a 11 de maio pelo site www.cespe.unb.br/concursos/mp2012. A taxa é de R$ 110.

A FORçA AÉREA BRASILEIRA (FAB) abriu concurso público para 140 vagas para cargos de nível superior. O salário é de cerca de R$ 6.000. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio pelo site www.ciaar.com.br. A taxa é de R$ 120. São 37 vagas para engenheiros, 109 vagas na área da saúde, sendo 75 para médicos, 20 para dentistas e 14 para farmacêuticos.

A PREFEITURA DE JARAGUá DO SUL (SC) abriu concurso público para 48 vagas em cargos de ní-vel fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 812,14 a R$ 6.995,30. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de maio pelo site www.sociesc.org.br/concursos. A taxa é de R$ 35 para nível fun-damental, R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior.

MotivaçãoVAGA PARA ESTAGIáRIO

Veículo de comunicação contrata

DIAGRAMADOR para o período noturno. Interessados, entrar em

contato pelo e-mail [email protected],

enviando currículo e telefone para contato.

Acic organiza curso para

lideranças sobre feedback

A arte do feedback é o novo curso que a Acic pro-move para o desenvolvi-mento para lideranças em Criciúma. O palestrante e autor do livro Um Motivo para Ação, Edson Oliveira, trata do tema nos dias 8 e 9, de maio, das 19 horas às 22h30, na Associação Empresarial de Criciúma.

O público alvo é de dire-tores, gerentes, coordena-dores, supervisores e líde-res formais e informais. No curso, serão discorridos te-mas como a importância do feedback para o resultado da empresa; os cinco pas-sos de um feedback eficaz; alta maturidade X baixa maturidade, as principais armadilhas no momento de iniciar o processo do retor-

no; a importância de dar e receber feedback, saber ouvir para um processo efi-caz, aprender técnicas de dar feedback, como identi-ficar as diferenças de apli-cação do feedback para as gerações ‘Y’, ‘X’ e Baby Boomers; compreensão no processo de comunicação; momento ideal para parar ou continuar o processo; utilização de ferramenta de qualidade para orga-nização do feedback e follow up, acompanhando semanalmente, mensalmen-te ou anualmente.

O investimento é de R$ 150 para sócios e R$ 200 para não sócios. Mais in-formações e inscrições pelo telefone (48) 3461 0908, com Miriam Borges.

Page 9: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

09Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

Fabiano Mariano de Oliveira (foto), 35 anos, foi alvejado com um tiro no rosto e encontrado por um morador caído na via, atrás da igreja católica na região da Baixada. Eu, particularmente, já realizei, desde o início do trabalho na área policial, mais de três matérias anunciando que o mesmo era preso por várias situações. Já en-trevistei Fabiano mais de uma vez. E, agora, por não sair dessa vida, o fim foi o previsto para todos os que seguem nesse caminho: a morte. A última vez que o delegado André Milanese havia prendido o cidadão, faz menos de três meses, por receptação de uma motocicleta. Saiu do pre-sídio, e levo tiro. A gran-

João ZaniniPolícia

Após dois meses de investigações, a Polícia Civil de Morro da Fumaça, sob comando do responsável pela Delegacia da cidade, Gilberto Luiz de Souza, está encaminhando hoje ao poder judiciário o inquérito do assassinato ocorrido no CTG da Linha Frasson. Na época, foi levantada a hipótese de crime passional, fato que foi confirmado por Gilberto. “Não dá para dizer quem foi o culpado, ou quem começou a briga. Concluímos, porém, que a garota que também foi atingida foi o pivô da desavença”, disse. A prisão preventiva não será solicitada pela polícia, já que o homicida se apresentou para confessar a autoria, e tem colaborado com as investigações.

Homem é morto no paraíso

INQuéRITO DE HOMICíDIO EM MORRO DA FuMAçAm

Capacitar as mulheres em fase de cumprimento de pena no Presídio Santa Augusta para possibilitar um maior acesso ao mer-cado de trabalho através da qualif icação adequada. Este é o objetivo do pro-jeto de extensão da UNA SAU (Unidade Acadêmi-ca de Ciências da Saúde) intitulado “Inclusão pro-dutiva – curso de culiná-ria profissional”, que vai iniciar amanhã (3/5), às 18 horas.

Conforme a coordena-

dora do projeto, Fabiane Maciel Fabris, o trabalho tem o intuito de fornecer as ferramentas necessá-rias para o bom desem-penho das reeducandas no mercado de trabalho como cozinheiras ou au-xiliares de cozinha, qua-lif icando as alunas para trabalhar em unidades de alimentação e nutrição comerciais ou institucio-nais, como hotéis, bares e restaurantes, entre outros. “O projeto irá possibilitar o conhecimento dos vá-rios tipos de técnicas de preparo com ênfase nas boas práticas de fabrica-

ção e higiene, buscando garantir não somente a segurança dos alimentos, mas a preservação de seu valor nutricional e seus benefícios à saúde”, en-fatizou.

Fabiane ressaltou que atualmente existem em média 3.643 vagas de em-prego de cozinheiro em todo Brasil. Destas, 114 estão disponíveis em San-ta Catarina. No município de Criciúma existem 262 restaurantes, sendo que 30 se localizam em ende-reços empresariais, con-forme dados fornecidos por site de busca local.

A partir de amanhã a Associação Beneficen-te Nossa Casa e o Asilo São Vicente de Paula te-rão uma nova realidade. Cada instituição recebe-rá mensalmente R$ 4.620 mil do município. Ontem, o prefeito Clésio Salvaro e o vice-prefeito Márcio Búrigo, assinaram um con-vênio de repasse de recur-sos com duração de um ano. Mensalmente cada instituição receberá da administração municipal R$ 4.620 mil e mais um re-passe do Governo Federal. Para a Nossa Casa a verba

disponibilizada pela União é no valor de R$ 2.616,25, enquanto para o asilo a quantia correspondeà R$ 5.127,85.

Conforme a secretária do Sistema Social, Naiany Colombo Dias, o Governo do Município buscou a re-novação do contrato com o Governo Federal e ainda viabilizou a participação do próprio município. “Nosso intuito é fortalecer o aten-dimento dessas instituições que tanto ajudam a popu-lação. Os idosos merecem o nosso apoio assim como as crianças que por falta de um vínculo familiar são colocadas na Nossa Casa”, avaliou Naiany. O prefeito

reforçou que esse repasse servirá para a funcionalida-de das instituições.

Para o presidente do asilo, Nilton Eugênio Na-zari, há tempos esta par-ceria era aguardada. Com a União o convênio já existia, mas ainda aguar-dava-se a renovação. O lo-cal atende 72 idosos, por 24 horasdiárias, apenas sustentado apenas com doações da população. “Esses recursos cobrirão 10% das nossas despesas. Os gastos maiores que te-mos são com as folhas de pagamento dos 35 funcio-nários”, detalhou garan-tindo que a ajuda venho em boa hora.

Ainda em Morro da Fumaça, agora em Estação Cocal, o SICOOB foi novamente alvo de arrombamento. Na outra oportunida-de, no início do ano, os bandidos não con-seguiram obter sucesso. Desta vez, durante a madrugada, a gangue da “marcha-ré” agiu: entrou com uma Fiorino que havia sido furtada em Jaguaruna na última noite, para dentro do estabelecimento, quebrando a vi-draça da frente. Não é comum os marginais levarem todo o caixa eletrônico, e foi o que

aconteceu. Ao invés de arrombarem com ma-çarico, colocaram no porta-malas e fugiram sem deixar rastros. Na manhã de ontem, o carro foi encontrado em Criciúma, na Quarta Linha, apenas com vestígios da máquina. A polícia já tinha avisado aos gerentes que ali não é um bom lugar para instalações do tipo, já que fica longe do centro e o policiamento ostensivo não tem efetivo suficiente para fi-car ali de forma rotineira, apesar de fazer rondas diárias nas redondezas

CAIxA ELETRôNICO FuRTADO EM ESTAçãO COCALm

H.O.M., 23 anos, e L.N., 20 anos, foram presos em flagrante em uma operação rea-lizada na manhã de ontem pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, em parceria com delegacias de cidades adjacentes. Oito porções de crack foram apreendi-das, além de maconha e quase 150 reais em dinheiro, na Cidade Mineira Nova. Já, num restaurante, no Jardim União, o proprietário H. teve 200 gramas de crack recolhidos, uma balança de precisão e mais de 700 reais em dinheiro. Ambos foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta.

TRAFICANTES SãO pRESOS pELA DICm

Pouco tempo depois de sair do presí-dio, cerca de um mês, um jovem de 18 anos foi conduzido para a Central de Plantão Po-licial (CPP) de Criciúma, pela guarnição dos soldados Fernandes e Tirone, a 66. Após denúncias de que o rapaz já estava trafi-cando na Zona do Meretrício, bairro Mina do Mato, a dupla de Rádio Patrulha se

deslocou e encontrou na residência, escon-didas no forro, mais de 20 pedras de crack, embaladas para o tráfico de drogas. Além disso, mais de 170 reais em notas picadas, característica do tráfico de entorpecentes. O jovem já foi apreendido por tráfico en-quanto adolescente, e preso por roubo de moto no ano passado.

pOLíCIA MILITAR CONDuZ JOvEM QuE TRAFICAvAm

de probabilidade, segundo o delegado, é de cobrança de traficantes que têm acentuado o número de mortes na região do Paraíso e Boa Vista. Passa-

mos, portanto de 20 homicí-dios na região em 2012. Vale lembrar que agora é que es-tamos em maio. O restante do ano promete.

instituições garantem r$ 4 mil do município

Detentas do Santa Augusta realizam curso de culinária

Documentos foram assinados pelo prefeito Salvaro e irá beneficiar duas entidades de Criciúma

DIVULGAÇÃO / HSul

CRICIúMA

CRICIúMA

Page 10: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

10 Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

12 29 61 69 73

2885

05 11 13 15 18

20 25 26 45 46

47 49 62 68 70

79 89 92 96 99

27 35 36 37 42 59

1385

1240

30.291

6.89225.10739.67532.140

250.00023.00013.00011.80010.765

4654

Jardel, gols e v itória andavam de mãos dadas com o Grêmio na década de 90, e a presença do ex-jogador de 38 anos, no t reino de terça-feira e para assist ir ao jogo cont ra o Forta leza na noite desta quarta, pare-ce ter inspirado o Trico-lor. A equipe gaúcha não tomou conhecimento do t ime cearense e venceu por 2 a 0, no Presiden-te Vargas, o jogo de ida pelas oitavas de f inal da Copa do Brasil, conquis-tando ót ima vantagem para a segunda part ida.

Atacante como Jardel, Marcelo Moreno voltou ao t ime e fez um dos gols da v itória - Marco Antonio, autor de uma pintura, deu números f inais à part ida. O Grê-mio agora pode perder até por um gol de dife-rença que garante vaga nas quartas de f inal. O Tricolor cearense preci-sar vencer por dois ou mais gols para avançar na compet ição. O jogo

de volta será na próx ima quarta-feira, às 22h, no Olímpico - o adversário na próx ima fase sa i do confronto ent re Bahia e Portuguesa.

Fora das f inais do Campeonato Gaúcho, o Grêmio agora se dedica

apenas à Copa do Brasil. O Forta leza, por sua vez, volta a campo no pró-x imo domingo, quando enfrenta o arquirrival Ceará às 16h, no Presi-dente Vargas, na primei-ra part ida da decisão do Cearense;.

Grêmio vence no Ceará

Vasco sai em vantagem na libertadores

O Vasco começou com vi-tória a sua participação nas oitavas de final da Taça Liber-tadores. Jogando em São Ja-nuário, o Cruz-Maltino derro-tou o Lanús pelo placar de 2 a 1. Alecsandro e Diego Sou-za, que marcou após dar um lençol num rival, fizeram os gols do Vasco, com Regueiro descontando para os argen-tinos na etapa final. Apesar do triunfo, a torcida vascaína ficou na bronca, principal-mente com o técnico Cristó-vão Borges. Ele passou a ser chamado de burro depois que trocou Felipe por Fellipe Bas-tos. No fim do jogo, as recla-mações foram intensas.

Com o resultado, basta ao Vasco um empate no jogo de volta, na próxima quarta-fei-ra, na Grande Buenos Aires, para ficar com a vaga nas quartas de final. O Lanús, por sua vez, vai estar classificado se vencer por mais de um gol de diferença ou pelo placar de 1 a 0 (gol fora de casa é critério de desempate). Novo 2 a 1, desta vez a favor do

Lanús, leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outra vitó-ria dos argentinos por um gol de diferença favorece o time brasileiro.

Formação ofensivaO Vasco começou a parti-

da com uma formação mais ofensiva dos que a que cos-tuma usar. De volante com características de marcação, apenas Romulo. Daí para a frente, só habilidade: Juni-nho, Felipe, Diego Souza e Eder Luis, com Alecsandro como homem de referência na área.

Empurrado pela torcida, o Vasco tentou criar chances nos minutos oficiais. Juni-nho, primeiro numa bola le-vantada que saiu rente ao tra-vessão, depois com um chute colocado, que quase entrou no ângulo, assustou.

O Lanús, porém, foi o dono da primeira chance cristalina de gol. Aos 24, Após bobea-da da zaga vascaína, Valeri fi-cou cara a cara com Fernando Prass. O argentino bateu na saída do arqueiro cruz-mal-tino, que fez um milagre e salvou o Vasco.

O time da casa não de-

morou a se refazer do susto e abriu o placar logo depois, aos 25. Eder Luis cruzou da direita e Alecsandro, que estava na mesma linha do último zagueiro na hora do lançamento, completou de coxa, no meio da área. Festa na Colina.

O Vasco seguiu com maior volume de jogo. Embora o Lanús vez por outra assus-tasse, como em chute de Ca-moranesi, à direita de Prass, eram os cruz-maltinos que tinham mais a bola (60% ao fim do primeiro tempo). A maior presença em campo foi recompensada com o segun-do gol. Aos 41, Diego Souza recebeu na meia-lua, deu um lençol em Braghieri e emen-dou para a rede. Um golaço.

Na volta para o segundo tempo, os dois times não fi-zeram substituições. A única mudança ocorrera pouco an-tes do fim da etapa inicial, quando Romulo, com um problema muscular, deu lugar a Eduardo Costa no time do Vasco.

Logo no início do segundo tempo, o time da casa levou um susto. Regueiro penetrou

pelo lado direito da área e foi derrubado por Fagner. O árbitro uruguaio Roberto Sil-vera marcou pênalti, mas vol-tou atrás porque foi marcado impedimento do jogador do

Lanús no lance, que foi muito duvidoso.

O time argentino, aos 17, Regueiro diminuiu a desvan-tagem. O camisa 10 recebeu um cruzamento de Valeri, no

lado esquerdo da área (nas costas de Fagner), dominou e encheu o pé para fazer.

RIO DE JANEIRO

FORTALEZA

Page 11: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

11Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

Bedeu FernandesEsporte

Está pipocando na internet o questionamento de vários torcedores do Criciúma sobre a situação que o clube vive nesta temporada. Alguns mais exaltados dizem que a coisa precisa mudar radicalmente e que o presidente Antenor Angeloni está dormindo de toca. Como o direito do torcedor é registrar o que sente, pensa e quer ver em termos de mudanças positivas, entendo que não podemos ir muito ao céu nem tanto a terra. Que existem problemas já detectados e não corrigidos não é novidade nenhuma, mas, dizer que o presidente está deixando a coisa andar é bem diferente. Num bate e volta interessante, partindo de um torcedor mais comedido, não muito inflamado, partiu a ideia de dar tempo ao tempo e esperar a reação do presidente quanto aos encaminhamentos da área do futebol na montagem do grupo para a série B.

Não é nada interessante. A máxima de-fendida por alguns de que o Criciúma é um grande clube e por isso tem que ser respei-tado é conversa mole. A instituição deve ser respeitada sim pela sua história, pela traje-tória e pelos títulos conquistados. Entretanto,

e isso precisa ficar enfatizado, dentro de campo um clube de futebol vive apenas e tão somente do presente, da força demons-trada nos jogos, dos resultados que conse-gue. Costumo dizer que o passado serve para composição de currículo, somente isso.

vIvER DO pASSADO...m

papo de Bola

As atletas da equipe de futsal feminino da Apro-fucri/Unesc/FME/Criciúma Construções vão enfrentar amanhã o Kindermann/Ca-çador pelo campeonato es-

tadual de futsal feminino. A partida ocorrerá às 20 horas, no Ginásio Professor José Antonio Carrilho, na Unesc, e a entrada é gra-tuita.

O elenco do técnico Tia-go Silveira será composto pelas jogadoras Missi, Tati,

Ariane, Fabiane e Gaby. No intervalo do jogo serão distribuídos kits do projeto social “Pé na bola, cabeça na escola” para o núcleo da Quarta Linha e Unesc. Também haverá apresenta-ção dos três uniformes da temporada 2012 do grupo.

A parceria Cravo/Lj Do-wnload / Círculo Militar (PR) ficou com a quarta colocação no Brasileiro de Santos 2012. A equipe não conseguiu reeditar a cam-panha vitoriosa do ano pas-

sado, quando conquistou o título nacional. Na sexta-feira à noite foi realizado o congresso técnico para definir as chaves e jogos do Campeonato Brasileiro Master em Santos (SP).

“Nossa equipe não se apresentou bem nesta deci-são de 3º lugar e acabamos

sofrendo a derrota, luta-mos muito mais não conse-guimos trazer a medalha de bronze do Brasileiro Master de Santos este ano”, ava-liou o atacante José Ricar-do Costela, que foi o grande destaque da equipe Cravo / Download / Círculo Militar durante a competição.

Os municípios da região Sul do Estado de Santa Catarina, conhecidos na-cionalmente por abrigarem em seus territórios lugares com paisagens paradisía-cas, vão receber a partir de hoje pilotos de todo o país que participam do Rally Serramar.

De acordo com os orga-nizadores do evento, cer-ca de 300 pilotos devem participar da competição, que na categoria de moto é valida pelos Campeonatos Brasileiro, Sul brasileiro, Catarinense e Copa ASCPE e na de quadriciclo pelo Campeonato Brasileiro da categoria Turismo.

A prova é homologada pela Confederação Brasilei-ra de Motociclismo (CBM) e organizada pela Federação Catarinense de Motociclis-mo (FCM), que traz a Santa Catarina um evento do por-te dos famosos Rally dos Sertões, Transbahia e Cera-pió, no Nordeste.

A largada vai acontecer hoje, às 8h, em Laguna. Nesse dia, após passar por Jaguaruna, Sangão, Bal-neário Rincão, Içara, Mor-ro da Fumaça e Criciúma os pilotos pernoitarão em Nova Veneza.

Amanhã, a competição continua com os compe-

Essa do eu fui não corresponde necessariamente à capacidade gestora do presen-te. O “eu sou” está diretamente ligado à minha capacidade do momento e o “eu vou ser” vai depender obrigatoriamente da minha capacidade de planejamento.

vERBALIZANDO...m

Voltando a formação do elenco, a chega-da de jogadores ao Heriberto Hulse não nos deixa sonhar muito com uma equipe muito forte, capaz de proporcionar ao torcedor o direito de esperar grandes resultados. Essa não é nova, mas, pelas contratações anun-ciadas deveremos ter o time que o Rodrigo Pastana apregoou, ou seja, um grupo de jogadores com salários e bola de acordo

com a limitação de valores exigida pelo presidente do clube. E deu pra bola. Certa-mente não estarei no grupo de apostadores numa grande campanha no brasileiro, pelo contrário, estou me preparando para ouvir a cada jogo o “tentamos, nos esforçamos, não faltou determinação etc. etc. etc.”. Só não ouviremos, certamente, o “faltou bola” aos nossos jogadores.

CONTRATAçõESm

Paulo Comelli, em sua participação no programa Bola na Mesa, na Rádio Difusora, deixou suas afirmativas sempre no “nós tentaremos, não faltará esforço, viemos aqui para ficar entre os quatro melhores”. Não ouvi do treinador a confirmação do clube de que lhe darão um grupo de jogadores com a qualidade mínima necessária para que ele possa enfrentar seus adversários de igual pra igual.

DISCuRSO DE SEMpRE.m

Virou moda jogadores brasileiros em baixa no mercado europeu buscarem o retorno ao país para continuar “faturan-do” e jogando um pouco mais de tempo. O que não estávamos acostumados era com a importação de jogadores em fase de quase aposento na profissão. Além

dos brasileiros, casos de Ronaldinho, Fred. Luiz Fabiano, Adriano, Wagner Love e outros mais, agora chega a vez da possibilidade do Seedorf, do Milan, com 36 anos de idade, que joga o cam-peonato italiano vir defender um clube brasileiro.

MERCADO DA BOLAm

Certamente esse fator não serve para comparação entre o peso e a qualidade do Neymar, único jogador brasileiro “acima da média”. Ele está salvando o futebol brasileiro no país e além-fronteiras.

vALE QuANTO pESAm

A rivalidade entre Avaí e Figueirense está reavivada com a decisão do catari-nense. Quem ganha com isso são os torce-

dores das duas equipes e, claro, todos os que gostam de um bom jogo, muita rivali-dade e discussão de todos os gêneros.

ENQuANTO ISSO...m

largada do Serramar é hoje em laguna

tidores passando pelos municípios de Lauro Mül-ler, Orleans, Urussanga e outros municípios da região até Gravatal, onde acontece outra pernoite. A chegada da competição será no sábado, em Garo-paba.

Ao todo, serão 583km de trilha em meio a pai-sagens deslumbrantes, revelando toda a beleza e a singularidade do Estado catarinense.

Os pilotos irão iniciar o percurso no território lau-romullense, no per íodo da

manhã, pela comunidade de Santa Rosa, passando por Farroupilha, Rocinha até o centro, onde será instalado um ponto de apoio no Auto Posto Cha-miné para abastecimento e assistência. Após uma parada de 25 minutos, a competição reinicia na comunidade de Amaral I, passando por Vargem Grande, Rio Capivaras Alto, e por último em Rio Capivaras do Meio, en-trando no município de Orleans, seguindo para Urussanga.

CRICIúMA

Aprofucri joga amanhã

Cravo termina em quarto

CRICIúMA

CRICIúMA

Pilotos vão percorrer 583 quilômetros pelas estradas da região

DIVULGAÇÃO / HSul

Page 12: Jornal Hora do Sul 03-05-2012

12 Criciúma, 03 de maio de 2012 l Quinta-feira

O Criciúma apresentou na tarde de ontem mais um jogador para a disputa da Série B do Campeona-to Brasileiro. O zagueiro Rogério, 24 anos, dispu-tou o último Campeonato Paranaense pelo Londrina e firmou contrato com o Tigre.

O atleta é natural de Tu-neiras do Oeste, no Paraná. Ele também já vestiu as camisas do União Bandei-rantes-PR, Rio Branco-PR, Iraty, Paraná, Resende-RJ e Atlético Goianiense. No ano passado, inclusive, o atleta atuou junto com An-derson Conceição, que re-

centemente deixou o Tigre e foi cogitado no Flamengo. A dupla jogou no Resende-RJ.

A grandeza do Criciúma ajudou o atleta a decidir por vir para o sul catari-nense. “É um time de tra-dição. Estou muito confian-te. Esperamos fazer uma boa campanha na Série B”, aponta o novo reforço do Tigre. “Fiquei muito con-tente em vir para um clube com essa boa estrutura”, complementa.

Rogério diz estar bem fisicamente. Ele estava em atividade até a última roda-da que o Londrina partici-pou no Paranaense. Como principais virtudes dentro das quatro linhas, o zaguei-

ro define duas em especial: “Bola aérea e antecipação”, revela. “É preciso ter con-fiança, mas isso só vez com o trabalho”, completa o de-fensor.

A direção do Criciúma ainda não confirma, mas o zagueiro Matheus que jo-gou o Campeonato Paulista deste ano pelo Mirassol, deve ser a próxima contra-tação do Tigre para a dispu-ta da Série B.

Matheus Ferraz Pereira tem 27 anos, 1,90 de altu-ra e 80 quilos.O atleta foi revelado pelo Santos. Na sequência atuou pelo Amé-rica-SP, Remo, União São João de Araras, Brasiliense, Noroeste, São Caetano e Mirassol.

Tigre contrata novo zagueiro e rogério

é apresentado CRICIúMA

Defensor estava no Londrina e chegou a fazer dupla com Anderson Conceição no Resende-RJ

FERNANDO RIBEIRO / CEC / HSul