jornal gamboavista | 1ª edição 2011 (nov, dez)

5
1 GAMBOAVISTA GAMBOAVISTA O melhor do Rio ao alcance de todos Programação artística de novembro de 2011 à fevereiro de 2012 _Página 3 Plataforma Carioca de Artes Cênicas e I Encontro Questão de Crítica. Parcerias e atividades de forma- ção e fomento no Galpão Gamboa _Página 2 Verão chegando e o Galpão Gamboa resolveu fazer algo diferente! Saiba mais sobre a programação de Novembro e Dezembro. _Páginas 4 e 5 Ensaio Fotográfico Artistas do GAMBOAVISTA con- ferem as atividades do Galpão _Páginas 6 e 7 Galpão Gamboa leva esporte, saúde, arte e lazer para o bairro. Conheça nossos projetos e venha participar Desde 2009, quando foi fundado pelo ator Marco Nanini e pelo produtor Fernando Libonati, o Galpão Gamboa vem realizando importante trabalho de in- clusão social na região da zona portuária do Rio de Janeiro. Suas atividades culturais e esportivas com- preendem aulas gratuitas de canto, ioga ou jiu-jitsu para a comunidade, em um espaço que abriga tam- bém ensaios e montagens teatrais de alto nível. Nele nasceu, por exemplo, a peça Pterodátilos, com texto de Nicky Silver, direção de Felipe Hirsch e um elenco que reúne Marco Nanini, Mariana Lima, Feli- pe Abib e Álamo Facó. Agora, esse mesmo espetácu- lo, vencedor de três prêmios Shell, quatro prêmios da APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, e do Prêmio Bravo de Cultura, retorna ao Galpão Gamboa para dar início, em 5 de novembro, a um grande evento que congrega teatro, música e gastronomia: o GAMBOAVISTA. Com curadoria do ator e diretor César Augusto, o GAMBOAVISTA vai unir às atividades sociais e es- portivas, já em curso no Galpão, um variado cardápio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam Foto: Carol Sachs Emílio Kalil Secretário Municipal de Cultura GAMBOAVISTA! Foto: Divulgação Foto: Divulgação teatral de primeiríssima qualidade. A preços aces- síveis, a população poderá assistir a espetáculos já consagrados pela crítica nos palcos do Rio de Ja- neiro, como A mulher que escreveu a Bíblia, com Inez Viana, Talvez, com Álamo Facó, e muitos outros. A cada fim de semana, e até o Carnaval, um novo espetáculo será reapresentado no Galpão Gamboa, que oferecerá ainda um olhar sobre no- vos talentos da dramaturgia, shows musicais e a gastronomia de alguns dos melhores bares da ci- dade. Em nome da Prefeitura Municipal do Rio de Ja- neiro, a Secretaria de Cultura, que já patrocina dois importantes eventos teatrais no GAMBOAVISTA — o I Encontro Questão de Crítica e a 1a Plata- forma Carioca de Artes Cênicas —, se orgulha de estar presente em mais essa iniciativa de difusão das artes e da cultura.

Upload: january-ginger

Post on 25-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Primeira edição do Jornal da programação artística GAMBOAVISTA no Galpão Gamboa.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal GAMBOAVISTA | 1ª Edição 2011 (Nov, Dez)

1GAMBOAVISTA

GAMBOAVISTA

O melhor do Rio ao alcance de todos

Programação artística de novembro de 2011 à fevereiro de 2012

_Página 3

Plataforma Carioca de Artes Cênicas e I Encontro Questão de Crítica. Parcerias e atividades de forma-ção e fomento no Galpão Gamboa

_Página 2

Verão chegando e o Galpão Gamboa resolveu fazer algo diferente! Saiba mais sobre a programação de Novembro e Dezembro.

_Páginas 4 e 5

Ensaio FotográficoArtistas do GAMBOAVISTA con-ferem as atividades do Galpão

_Páginas 6 e 7

Galpão Gamboa leva esporte, saúde, arte e lazer para o bairro.Conheça nossos projetos e venha participar

Desde 2009, quando foi fundado pelo ator Marco Nanini e pelo produtor Fernando Libonati, o Galpão Gamboa vem realizando importante trabalho de in-clusão social na região da zona portuária do Rio de Janeiro. Suas atividades culturais e esportivas com-preendem aulas gratuitas de canto, ioga ou jiu-jitsu para a comunidade, em um espaço que abriga tam-bém ensaios e montagens teatrais de alto nível.

Nele nasceu, por exemplo, a peça Pterodátilos, com texto de Nicky Silver, direção de Felipe Hirsch e um elenco que reúne Marco Nanini, Mariana Lima, Feli-pe Abib e Álamo Facó. Agora, esse mesmo espetácu-lo, vencedor de três prêmios Shell, quatro prêmios da APTR - Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, e do Prêmio Bravo de Cultura, retorna ao Galpão Gamboa para dar início, em 5 de novembro, a um grande evento que congrega teatro, música e gastronomia: o GAMBOAVISTA.

Com curadoria do ator e diretor César Augusto, o GAMBOAVISTA vai unir às atividades sociais e es-portivas, já em curso no Galpão, um variado cardápio

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam

Foto

: Car

ol S

achs

Emílio KalilSecretário Municipal de Cultura

GAMBOAVISTA!Fo

to: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Div

ulga

ção

teatral de primeiríssima qualidade. A preços aces-síveis, a população poderá assistir a espetáculos já consagrados pela crítica nos palcos do Rio de Ja-neiro, como A mulher que escreveu a Bíblia, com Inez Viana, Talvez, com Álamo Facó, e muitos outros. A cada fim de semana, e até o Carnaval, um novo espetáculo será reapresentado no Galpão Gamboa, que oferecerá ainda um olhar sobre no-vos talentos da dramaturgia, shows musicais e a gastronomia de alguns dos melhores bares da ci-dade.

Em nome da Prefeitura Municipal do Rio de Ja-neiro, a Secretaria de Cultura, que já patrocina dois importantes eventos teatrais no GAMBOAVISTA — o I Encontro Questão de Crítica e a 1a Plata-forma Carioca de Artes Cênicas —, se orgulha de estar presente em mais essa iniciativa de difusão das artes e da cultura.

Page 2: Jornal GAMBOAVISTA | 1ª Edição 2011 (Nov, Dez)

2 GAMBOAVISTA 3GAMBOAVISTA

GAMBOAVISTA Novembro GAMBOAVISTA Dezembro

3 SOLOS EM 1 TEMPOEste trabalho é uma reflexão em cena sobre 3 criações

de Denise Stutz. “DeCor” (2003) , “Absolutamente Só” (2005) e “Estudo para Impressões” (2007). A questão da memória inscrita no corpo, as relações da identidade na dança, na cena e no movimento presentes nos 3 solos per-mitiram a performer trabalhar com o espaço e o tempo e transformar as 3 obras em uma só.

PTERODÁTILOSUma comédia negra absurda sobre a extinção de uma

família, e por extenso, da espécie. Através do uso de ar-quétipos, Nicky Silver mostra os limites aonde o ser huma-no consegue chegar, sua decadência cultural e espiritual. Com Marco Nanini, Mariana Lima, Felipe Abib e Álamo Facó no elenco e direção de Felipe Hirsch.

GAIVOTA - TEMA PARA UM CONTO CURTOCom direção de Enrique Diaz, desde 2007, já via-

jou França, Portugal, Espanha e até Japão. Desta vez, a GAMBOAVISTA convidou-os para a sua programação. No elenco Bel Garcia, Emílio de Mello, Enrique Diaz, Felipe Rocha, Isabel Teixeira, Lorena da Silva, Mariana Lima e Thierry Trémouroux.

PALETÓ DE LAMÊPaletó de Lamê é um show cênico que apresenta de for-

ma leve e divertida as obras de cantores e compositores classificados como lado B da música brasileira. No palco, os atores e cantores Erika Riba e Robson Camilo cantam as canções que traçaram o perfil de uma época - A década de 70! Direção de Sérgio Modena.

DIA 5 _ 22hDIA 6 _ 20h

DIA 10 _ 21hDIA 11 _ 20h DIA 18 _ 20h

O FILHO ETERNOCom direção de Daniel Herz, “O filho eterno” é o primei-

ro monólgo da Cia dos Atores de Laura e marca também o aniversário de 18 anos do grupo. A peça narra as dificul-dades de um pai (Charles Fricks) em lidar com o filho que nasce com síndrome de down.

MANGIAREUm espetáculo em que as cenas são entremeadas por

pratos preparados e oferecidos à platéia num cardápio com entrada, prato principal e sobremesa.

Mangiare trata de temas relacionados à comida, seu uso como instrumento de cura, a compulsão, e a capacidade de evocar a memória. A peça é ncenada por Ana Paula Secco, Helena Stuart e Marina Bezze do Grupo Pedras.

A MULHER DESILUDIDASegundo o diretor Gilberto Gawronski, este monólogo

pertence a um gênero de “discursos isolados, situados num mundo onde a felicidade parece só poder existir em pares. Nesse universo, algumas almas ainda se debatem para encontrar essa tal alegria de viver, sós, entre quatro paredes”. Encenada pela brilhante atriz Guida Vianna.

DIA 9 _ 14:30h

DIA 7 _ 17h30 DIAS 16 E 17 _ 21h

DIA 10 _ 17h30

A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIAA peça conta a história de uma mulher que descobre

que ela fora, no século X a. C., uma das 700 esposas do rei Salomão - a mais FEIA de todas, mas a única capaz de ler e escrever. Por causa de tal talento, o Rei a encarregou de escrever a história do seu povo. Esta história, séculos de-pois é conhecida como BÍBLIA. Com atuação de Inês Viana e direção de Guilherme Piva, o texto de Moacyr Scliar foi adaptado por Thereza Falcão e indicado a vários prêmios.

CARNETrata da carne e sua manipulação, da sexualidade e sua

manipulação e dos significados e funções originados nes-ta fricção e foi apresentado em várias cidades do Brasil, na França, Portugal, Noruega, Mexico, Holanda, Argentina, Cuba e Africa. Criação, direção e performance Micheline Torres sob música de Marc Houle.

DIA 8 _ 17h30

QUEDA LIVRENuma noite de natal, o topo de um edifício é escolhido

por quatro suicidas. Queda Livre trata de tabus e questões tipicamente urbanas de maneira fina e bem humorada.

Com direção de Bernardo Jablonski e Fabiana Valor, adaptação do texto de Nick Hornby por Luisa Arraes, que compõe o elenco junto com Bruno Padilha, Gustavo Falcão e Mariana Vianna, e supervisão geral de Guel Arraes.

TALVEZO espetáculo solo de Álamo Facó conta a história de um

arquiteto que decide se trancar em casa até que sua namo-rada volte do Chile. Apenas um notebook fica ligado, e é com ele que o personagem Dario inicia uma curiosa rela-ção com os “espectadores”. A peça tem direção de César Augusto.

DIA 11 E 12_ 21h

DIA 26 E 27 _ 20hDIA 19 _ 21hDIA 20 _ 20h

no nosso site: www.gamboavista.com.br

Plataforma Carioca de Artes Cênicas

Os melhores petiscos do Rio

Cine GamboaCom sessões para crianças e o público, em dias dife-

renciados, a programação de cinema do Galpão Gamboa abrange o público da Providência, Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Os filmes são gentilmente cedidos por distribuido-ras parceiras como a Globo Filmes, Copacabana Filmes, Disney e Quimera. As sessões de cinema também contam com a colaboração da All Business Locações.

Visando ampliar as discuções sobre o cenário teatral, a Revista Questão de Crítica promoverá o I Encontro Questão de Crítica no Galpão Gamboa. A entrada é gratuita. O objetivo do Encontro é despertar a atenção da calsse artística e do público “Agora que a internet apareece como supor-te alternativo para essa atividade”, explica Daniele Ávila. “Considera-mos que a crítica é parte importante da dinâmica de produção teatral da cidade, mas não tem sido foco de ações concretas no que diz respeito a novas mídias e à formação de novos profissionais”, conclui. O evento será transmitido pela internet via live streaming, de modo que possa ser assistido em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Reuniná profissionais e estudantes de teatro para discutir a crítica teatral. A palestra de abertura, com Fátima Saadi, homenageará o crítico Yan Michalski. Outros temas serão discu-tidos ao longo da semana, em debates com artistas, críticos e pesquisadores das artes cênicas.

Além de promover o debate, o Encontro tem um caráter formativo com oficinas para es-tudantes de teatro, com o objetivo de fomentar o interesse por exercer a atividade da crítica, oferecendo informação, técnica e, principalmente, estímulo.

A Plataforma Carioca de Artes Cênicas 2011, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, inédita no Rio de Janeiro, vem como resultado da união de esforços em torno das idéias de celebração da produção ca-rioca de artes cênicas e apresentação de seu potencial, sua inovação e diversidade criativa para o mundo. Dessa forma, reúne reconhecidas obras de dança e teatro, em uma programação de cinco dias, tendo como público principal curadores e programadores nacionais e inter-nacionais, e também abrindo gratuitamente os espetáculos a artistas, estudantes e projetos sócio culturais.

I Encontro Questão de CríticaDa baixada à Zona Sul, a GAMBOAVISTA busca a

interseção entre os cariocas - e nada mais “daqui” que as comidas de boteco. Por isso a Biliscada con-vida, nos dias de espetáculo, bares como Aconchego Carioca, Enchendo Lingüiça e Original do Braz a faz-er parte de nossa programação. Cada semana uma opção diferente, mas com duas coisas em comum: qualidade e preço baixo.

/DIAS 5 E 6As irmãs

/DIAS 11 E 12Original do Brás

/DIAS 19 E 20Bar da Frente

/DIAS 26 E 27Enchendo Linguiça

BARES DE NOVEMBRO

/DIAS 10 E 11Aconchego Carioca

/DIAS 16, 17 E 18Granel

BARES DE DEZEMBRO

Page 3: Jornal GAMBOAVISTA | 1ª Edição 2011 (Nov, Dez)

4 GAMBOAVISTA 5GAMBOAVISTA

Ensaio FotográficoArtistas do GAMBOAVISTA conferem as atividades do Galpão

Fotos: Cabéra

Ator Marco Nanini - Pterodátilos

Antônio Guedes - Instalação Artística

Atriz Guida Vianna - A Mulher Desiludida

Ator Gustavo Falcão - Queda Livre

Atores Érica Riba e Robson Camilo - Paletó de Lamê

Ator Álamo Facó - Talvez

Atriz Inez Viana e Diretor Guilherme Piva - A Mulher Que Escreveu a Bíblia

Fernando Libonati - Produtor

César Augusto - Curador

Atores Marina Vianna, Luisa Arraes e Bruno Padilha - Queda Livre

Page 4: Jornal GAMBOAVISTA | 1ª Edição 2011 (Nov, Dez)

6 GAMBOAVISTA 7GAMBOAVISTA

Galpão Gamboa - Esporte Galpão Gamboa - Saúde

Muay Thai e Jiu Jitsu

Bem Viver na Terceira Idade: Saúde, Satisfação e Qualidade de Vida

A Ioga é uma prática filosófica milenar. Praticar ioga traz benefícios para o corpo, a mente e o espírito.

Estudos recentes têm comprovado, sistematicamente, sua eficácia em di-versos tipos de tratamentos. Por exem-plo, para atenuar estados depressivos, reduzir a ansiedade e tratar indivíduos hipertensos.

O relaxamento obtido através dos exercícios respiratórios (pranaiamas) e posturas físicas (ásanas) estimula a concentração e estabiliza a mente, tra-zendo maior equilíbrio para o sistema nervoso. Além disso, a prática cura dores causadas por tensões físicas e emocionais e estimula a produção de hormônios e neurotransmissores que previnem e combatem tanto os distúr-bios físicos quanto os psicológicos. A ioga promove o bem estar geral do in-divíduo.

No Instituto Galpão da Gamboa ofe-recemos aulas de Ioga para 80 alunos da Terceira Idade e adultos. As aulas acontecem às terças e quintas- feiras, entre 9h30 e 12h00 da manhã.

Escutamos, em diversos momentos, alunas e alunos dizerem que a prática da Ioga, aliada ao convívio social, mu-dou as suas vidas. Temos importantes relatos para destacar, incluindo o de uma senhora que não saía de casa de-pois da morte da neta, e que hoje au-xiliada pela rede de solidariedade cri-ada entre as colegas da ioga, não perde uma aula, dizendo que voltou a viver. Algumas deixaram para trás estados

depressivos ou de dores crônicas. Temos, ainda, o caso de uma paci-

ente com histórico de sucessivas in-ternações psiquiátricas, e que hoje se mantém saudável sem a necessidade de internação.

Também às terças e quintas-feiras, no horário das 14h00 às 16h30, ofe-recemos aulas de danças étnicas e fol-clóricas e de canto-coral para a Tercei-ra Idade.

Alunos de uma das turmas de Muay Thai treinando no terceiro andar do Galpão Gamboa durante aula.

Saiba mais sobre o esporte no Galpão Gamboa

Além dos espetáculos de teatro e das projeções de cinema, as aulas de Muay Thai e Jiu Jitsu são grandes des-taques da programação fixa de ativi-dades do Galpão Gamboa.

As aulas de Jiu Jitsu acontecem duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras. A primeira turma, de 9h às 10h15, é destinada para alunos com idades entre 7 e 11 anos. A segun-da, já com foco em alunos maiores, de 12 à 17 anos, vem logo em seguida, das 10h30 às 11h45.

No caso do Muay Thai são três turmas que todas as terças e quin-tas movimentam o terceiro andar co Galpão com aulas de 1h de duração entre 18h e 21h. Cada uma das turmas também tem sua classificação etária, sendo a primeira para crianças, a se-gunda para adolescentes e a terceira para adultos. Alunos de Muay Thai com suas medalhas do Campeonato Intermunicipal de Niterói.

E não é só a lutar que os alunos aprendem. Todos os projetos do Insti-tuto pretendem minimizar a exclusão social e cultural da população dos mo-radores das comunidades atendidas. A prática esportiva ajuda a resgatar valores com a diversificação das ativi-dades sócio-culturais para um me-lhor desenvolvimento das crianças e jovens, buscando maior qualidade de vida e reduzindo o tempo de exposição destes alunos à situações de risco.

Uma das grandes provas do suces-so destas aulas já é visivel. Recente-mente, cinco alunos do Galpão Gam-boa foram os melhores colocados do Campeonato Intermunicipal de Muay Thai de Niterói!

Foto

: Cab

éra

Foto

: Cab

éra

Foto

: Cab

éra

Foto

: Gal

pão

Gam

boa

Foto

: Cab

éra

Foto

: Cab

éra

Esse grupo de alunos, em sua maio-ria, foi acolhido pelo Galpão Gamboa quando o Centro Cultural José Bonifá-cio, que é uma das referências históri-co-culturais da região, foi interditado para obras.

Essas atividades voltadas para a Terceira Idade ajudam a integração, a socialização e a superação dos limites físicos e emocionais; afastam a tristeza gerada pela solidão, fortalecem laços

de amizade e cria solidariedade. Além disso, ajudam a minorizar as angústias e as dificuldades da vida cotidiana.

As atividades, aliadas ao convívio social, fortalecem a auto estima, am-pliam as expectativas sobre a vida e sobre as maneiras de se viver. Em con-trapartida, estas pessoas trazem para o Galpão uma onda de alegria e de satis-fação que contagia a todos.

O ensaio das alunas da turma de dança. No topo da página, a turma de Ioga durante a aula.

Page 5: Jornal GAMBOAVISTA | 1ª Edição 2011 (Nov, Dez)

8 GAMBOAVISTA

/ SÁB_05

/ DOM_06

/ SEG_07

/ TER_08

/ QUA_09

/ QUI_10

/ SEX_11

/ SÁB_12

/ SEG_14

/ TER_15

/ QUA_16

/ QUI_17

/ SÁB_19

/ DOM_20

/ SÁB_26

/ DOM_27

NOVEMBROPR

OGRA

MAÇ

ÃO C

OMPL

ETA

22h _ PTERODÁTILOS

20h _ PTERODÁTILOS

17h30 _ O FILHO ETERNO

17h30 _ CARNE

14h30 _ MANGIARE

17h30 _ 3 SOLOS E 1 TEMPO

21h _ TALVEZ

14h _ PALESTRA: HOMENAGEM A YAN MICHALSKI COM FÁTIMA SAADI

16h _ DEBATE: CRÍTICA E CURADORIAMEDIAÇÃO: CHRISTIANNE JATAHY

21h _ TALVEZ

19h _ DEBATE: CRÍTICA JORNALÍSTICAMEDIAÇÃO: MARINA VIANNA

19h _ DEBATE: O PAPEL DA UNIVERSIDADE ..........NO PENSAMENTO CRÍTICO

MEDIAÇÃO: MOACIR CHAVES

19h _ DEBATE: A RELAÇÃO DA CRÍTICA ..........COM A INTERDISCIPLINARIDADE NAS ..........ARTES CÊNICAS

MEDIAÇÃO: JEFFERSON MIRANDA

19h _ REFLEXÃO E PRODUÇÃO DE ..........CONTEÚDO SOBRE AS ARTES NA ..........INTERNET

MEDIAÇÃO: MICHELLE NICIÉ

21h _ A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA

20h _ A MULHER QUE ESCREVEU A BÍBLIA

20h _ QUEDA LIVRE

20h _ QUEDA LIVRE

Produtores: Fernando Libonati e Marco Nanini

/ SÁB_10

/ DOM_11

/ SEX_16

/ SÁB_17

/ DOM_18

DEZEMBRO21h _ GAIVOTA

20h _ GAIVOTA

21h _ A MULHER DESILUDIDA

21h _ A MULHER DESILUDIDA

20h _ PALETÓ DE LAMÊ

COMO CHEGAR?

Realização:Apoio:Patrocínio:

Diretora Operacional: Eliane Lax

AGRADECIMENTOS

Emílio KalilLuis Erlanger

Walter Santos FilhoAlessandra ReisRobson OuteiroDiana de RoseEloiza Cordeiro

Curador:César Augusto

Produtora Executiva:Carolina Tavares

Instalação Artística:Antônio Guedes

Curadora Bares:Regina Libonati

Programadora Visual:Isabela Taylor

Fotógrafo:Cabéra

Assessor de Imprensa:Pedro Neves

Conteúdo de Webmarketing:Janeiro Conteúdo

Coordenador Técnico:Roberto Mota

Administrador:Thiago Libonati

Controller:Ana Lúcia Aló Rodrigues

Bomboniere:Rosely da Silva e

Márcia Sualy da Silva

GAMBOAVISTA

EQUIPE GALPÃO GAMBOA

Produtor:Igor Biond

Gerente Operacional:Hugo Madeira

Sub-Gerente:Gustavo Di Mello

Gerente Área Social:Cristina Gioseffi

Assistente Social:Isabela da Silva

Professora de Yoga:Cristina Gioseffi

Professores de Muay Thai:Alexandre Farias

Luciano PortoRafael da Silva

Professor de Jiu Jitsu:

Gutenberg Rocha

Professrora de Danças Étnicas:

Suleika de Castro

Professor de Canto / Coral:Maestro Denison Sá

Técnico de Som e Luz:Heliano Gomes da Silva

Zelador:Paulo Roberto da Silva

Auxiliar Serviços Gerais: Fernando Elias

Prêmio Faz Diferença 2010 Segundo Caderno Teatro - Marco Nanini pela criação do espaço cultural Instituto Galpão Gamboa