jornal fato 2011 15

12
PT não quer fazer vítima COLUNA DEFATO 03 R$ 1,00 - Ano 12 - Edição 3406 Rocha ameaça desabar sobre casas no Zumbi Prefeito vira réu em novo processo A denúncia contra Jander Vidal foi aceita pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e é relativa a atos de 2011 MARATAÍZES 05 RODOVIAS VIGIADAS REDE SUSTENTABILIDADE 07 05 Policiais de 7 estados atuam no ES Diretório municipal reage a deputado Wanderson Amorim Tragédias anunciadas RONEY MORAES 04 ESPÍRITO SANTO DE Contra FATO não há argumentos [email protected] | www.jornalfato.com.br Cachoeiro de Itapemirim - ES | Sexta-Feira | 20 de Novembro de 2015 CACHOEIRO Chuva na noite de quarta-feira causou transtornos, como ruas alagadas e a queda de muro sobre residência, mas o caso mais grave é da pedra que está prestes a cair 12 A massoterapeuta Alice Ventura posou para campanha da Uninegros, de Cachoeiro 02 Weslley Moraes Divulgação Divulgação/Defesa Civil Negros exigem políticas contra a discriminação

Upload: jornal-fato

Post on 24-Jul-2016

245 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal fato 2011 15

PT não quer fazer vítima

coluna defaTo

03

R$ 1,00 - ano 12 - edição 3406

Rocha ameaça desabarsobre casas no Zumbi

Prefeito viraréu em novoprocessoA denúncia contra Jander Vidal foi aceita pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça e é relativa a atos de 2011

MaRaTaÍZeS

05

RodoVIaS VIGIadaS Rede SuSTenTaBIlIdade

07 05Policiais de 7 estados atuam no ES Diretório municipal reage a deputado

Wanderson Amorim

Tragédias anunciadas

Roney MoRaeS

04

E s p í r i t o s a n t o d E

contra faTo não há [email protected] | www.jornalfato.com.br

cachoeiro de Itapemirim - eS | Sexta-feira | 20 de novembro de 2015

cacHoeIRo Chuva na noite de quarta-feira causou transtornos, como ruas alagadas e a queda de muro sobre residência, mas o caso mais grave é da pedra que está prestes a cair

12

A massoterapeuta Alice Ventura posou para campanha da

Uninegros, de Cachoeiro

02

Weslley Moraes

Divulgação

Divulgação/Defesa Civil

Negros exigempolíticas contraa discriminação

Page 2: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 20152 GeRal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

aleRTa Chuvas da tarde e noite de quarta-feira trouxeram prejuízos a vários bairros de Cachoeiro

Pedra ameaça cair sobre casas no bairro Zumbi

cacHoeIRo

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos in-formou que na manhã

de ontem, as equipes percorreram todos os locais que precisavam de limpeza de urgência.

As causas de alagamen-tos são diversas, inclusive entupimento gerado pelo depósito de lixo de modo

irregular e fora dos horá-rios de coleta. A prefeitu-ra ressaltou que a limpeza em bueiros é periódica.

Defesa Civil orientou várias famílias da rua rua Maria Dolores Santana a deixarem suas casas

As fortes chuvas que caíram na tarde e noite de quarta-feira deixaram diversas ruas e avenidas de Cachoeiro de Itapemi-rim prejudicadas. O caso mais grave, no entanto, foi registrado no bairro Zumbi, onde segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Rizzo, uma rocha ameaça a cair sobre várias residências da Rua Maria Dolores Santana.

“Uma pedra está com grande risco de desliza-mento. Ela está situada em uma encosta sobre uma antiga pedreira que já estava desativada há anos. Devido às chuvas fortes e enxurradas, a rocha foi descalçada e podendo rolar a qualquer momento. Estamos avaliando o risco e a solução imediata para o caso”, explicou.

Rizzo orientou os mo-radores do local a pro-curar abrigo em casas de parentes até que saia a avaliação técnica do

caso, que pode acontecer ainda hoje. “É uma pe-dreira desativada, entre três que foram exploradas por anos, e o risco pode ser iminente, a médio ou longo prazo. Mas só após o laudo iremos decidir como será feita a retirada da rocha”, disse.

O ajudante de pátio Le-andro Camisão do Amaral, 31, está preocupado com a vida de seus vizinhos. “É uma pedra bem pesada e parede de casa não vai suportar”, destacou.

Queda de muroNo bairro Alto Indepen-

dência, ainda segundo a Defesa Civil, um muro caiu e destruiu a parede de uma casa, mas ninguém se feriu. Os bairros mais atingidos pela enxurrada foram, o Nova Brasília, Independência, Paraíso, São Geraldo, União, Fer-roviários, Nossa Senhora da Penha, Santa Cecília, Novo Parque e Aeroporto.

Ontem foi dia de limpeza

Os bairros e distri-tos mais afetados vão participar de mutirão de limpeza promovi-do pela prefeitura no próximo dia 27. São eles Soturno, Itaoca, Córrego dos Monos, Zumbi, Vila Rica, São Geraldo, Novo Parque, Paraíso e Amarelo. Equipes vão a esses locais no dia anterior (26) instruir os mora-dores a limparem seus terrenos e eliminarem

possíveis criadouros, para que o entulho seja recolhido.

“Esse é um trabalho adicional que estamos fazendo. Vai se somar a um conjunto de ações contínuas, como o con-trole epidemiológico, controle ambiental nos locais mais afetados, ações educativas, visitas de agentes de saúde, car-ros fumacês e palestras em escolas”, explica Fassarella.

Combate à dengue tem novas ações

Foco da campanha é a eliminação de criadouros do mosquito, que estão principalmente nas residências

O Dia Nacional de Combate à Dengue, ama-nhã, será de reforço na conscientização em Ca-choeiro. Mais de 10 mil panfletos com instruções sobre como evitar a pro-liferação do mosquito e identificar sintomas da doença serão distribuídos na área central da cidade.

A ação faz parte do plano de intensificação das estra-tégias para enfrentamento da dengue no município, que está mobilizando asso-ciações de moradores, esco-las, igrejas e outros setores para que atuem como mul-tiplicadores das orientações nas comunidades.

O objetivo é conter o

avanço da doença a partir da eliminação de criadouros do mosquito, que estão, ma-joritariamente, dentro das residências, de acordo com levantamentos da Secreta-ria Municipal de Saúde.

“O aumento dos casos ocorreu em um período de estiagem, quando cos-tumamos registrar queda.

E agora que estamos en-trando na época de chuvas, em que tradicionalmente registramos maior inci-dência, é preciso redobrar a atenção e as medidas preventivas. A mobili-zação das comunidades é fundamental”, alerta o secretário municipal de Saúde, Edison Fassarella.

Mutirão de liMpeza

Divulgação/PMCI

Fotos: Defesa Civil

Page 3: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 3oPInIão(28) 3511-7481

Desde 14 de março de 2003

Jornal espírito Santo de Fato - CNPJ.: 06056026000208 - (28) 3515-1067 [email protected] - Bernardo Horta, 81, sala 101, Guandu, CeP 29.300-782

diretor: Wagner Santos [email protected]

repórteres: Ailton Weller e Wanderson Amorim

departamento Comercial - Lília Argeu

editorador - Wagner Gomes Lopes Colaboradores - Elyan Peçanha, Regina Mon-

teiro, Roney Moraes, Evandro Moreira, Edgard Baião, Simone Lacerda, Marilene Depes, Sergio Damião; Higner Mansur e Maurílio Carvalho e Célia Ferreira

www.jornalfato.com.br associado à

Gfd gfd

Os servidores municipais de Marataízes, vão

receber salários no dia 21 de dezembro, e não 30 como de costume, para poder fazer as com-pras de Natal. Prefeitura com muito dinheiro é outra coisa.

Sobe Sem crise

Famosa loja do mercado de

moda masculina fechou as portas

em Cachoeiro e não pa-gou sequer os salários dos funcionários. Para loja fechar às vésperas do Natal, a crise chegou de vez. E com muita força.

DeSceCom crise

Por Wagner Santos - [email protected] fato “Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos, é sonhar mais.” Marcel Proust

1

2

3

4

5

A situação que já era financeiramen-te ruim pode piorar para a Prefeitura de Cachoeiro, que corre risco de ter algumas centenas de milhares de re-ais bloquedas.

O dinheiro é do repasse obrigatório ao Sindicato dos Servidores Munici-pais, quem não tem sido feito. O Sindi-municipal acionou a Justiça para rece-ber a bolada.

Em meio a tan-ta crise, uma boa notícia. Hoje será dado passo defini-tivo para a resolu-ção do imbróglio, de mais de uma década, do Hospi-tal do Aquidaban, em Cachoeiro.

O terreno, e por conseguinte toda estrutura, serão doados ao Hos-pital Infantil, que deverá finalizar as obras, equipar e administrá-lo como Materno-Infantil.

“(Edison) Fassa-rella é um grande vereador, mas pés-simo secretário (de Saúde)”. A frase foi dita pelo vereador Alexandre Maitan (PDT), nesta se-mana, na Câmara de Cachoeiro.

Vias de Fato

MaS, hein?!

Principal articulador em Cachoeiro para que a Rede Sustentabilidade passasse a partido oficial, o presidente do Sindimunicipal, Jonathan Willian, pode ficar a ver na-vios em 2016, caso não tire algum coelho da cartola.

E s p í r i t o s a n t o d E

contra faTo não há argumentos

12anos

PT não quer fazer víTiMaÉ apenas formal o laço que

ainda prende o deputado esta-dual rodrigo Coelho ao Pt. a esta altura, já não há mais clima para que ele seja o candidato do partido a prefeito de Cachoeiro. Se o for, será pela rede Sustenta-bilidade, pelo Pros, ou qualquer outra sigla. Se ficar no PT, não será candidato.

e é uma separação que se dá

com traumas. Se até agora a guerra fria ainda, travada no partido, não esquentou, é pela postura do prefeito Carlos Cas-teglione, que puxou para si as rédeas da própria sucessão.

Não vai fazer de rodrigo vítima, ou dar motivos para sua saída. Para todos os efeitos, rodrigo Coelho é o plano a do Pt, em-bora, internamente, o vereador

Professor Léo seja considerado, já, o plano a+.

ao deputado caberá o desgaste de tomar a iniciativa de dar as costas ao partido que o proje-tou. Por todos os movimentos que faz e pelas sinalizações que emite, rodrigo Coelho já deve ter calculado que os bônus com a mudança de partido compensarão os prejuízos.

deStaQue. No dia Nacional da Consciência Negra, mais uma homenagem à de Maria Laurinda, importante personalidade da cultura negra cachoeirense e capixaba, na foto

ao lado de Genildo Hautequestt, Milena e Luan Volpato, na abertura da exposição da mostra “Todas as Faces de Maria”, nesta semana, no Chile. A exposição termina hoje

Divulgação

Page 4: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 20154 oPInIão (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

PoIS Zé

joSé R. BRuMana [email protected]

O secretário de Meio Ambiente de Itapemirim, um dos mais atuantes do Estado, junto a placas de sinalização alertando motoristas que circulam na rodovia que liga Pontal a Itaipava da existência de animais silvestre como o cachorro-do-mato

O presidente da Cooperativa dos Plantadores de Cana de Itapemirim, Presidente Kennedy e Marataízes, engenheiro Gilberto Fernandes, informa que a cada ano a produção

da safra é pior, ficando abaixo dos 10% esperados, ou seja, neste, foram colhidas menos de 10 mil toneladas de cana

Mais uma abertura de CPI realizada pela Casa de Leis de Itapemirim, contra a vice-prefeita Viviane

Peçanha. Existe claro intenção de cassá-la usando o instrumento legislativo. Dois pesos e duas medidas. No melhor estilo do Anjo Vingador, passam a nítida

impressão de CPI política. Quem viver, verá

Secretarias de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil reunidas para traçar metas para obras

emergenciais nas praias de Lagoa Funda, orla da praia da Barra do Itapemirim e Pontal, entre outras

Roney Moraes - [email protected]

Caso crônico

Consciência negra

Da série... Poesias são profecias

Saber psicanalítico

Pós em Dependência

Curtas!

O I Encontro Capixaba do Saber Psicanalítico, que acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Centro de Eventos Dom Bosco, em Vitória, terá como temática: “A constituição do sujeito nas

novas configurações fami-liares”. O evento é aberto aos estudantes, filiados ao SINDPES, psicanalistas, psicólogos, professores e outros profissionais. Inscrições no site www.sindpes.com.br/encontro.

Tragédias anunciadas

Autores importantes nos alertam há tempos sobre aquilo que vem junto à contemporaneidade. No final do século XX e início deste a preocupação era com o que a globalização, neoliberalismo e busca desenfreada pelo lucro trariam juntamente com seu rastro tecnológico. Como uma eufórica cal-maria chegam agora as tempestades.

O país ainda não aten-tou sobre a maior tragédia ambiental em solo bra-sileiro. O teólogo Le-onardo Boff alerta: “A humanidade como um todo está com febre e doente e deve decidir: ou continuar com seu ritmo alucinado de produção e consumo, sempre ga-rantindo a subida do PIB nacional e mundial, ritmo altamente hostil à vida, ou enfrentar dentro de pouco as reações do sistema--Terra que já deu sinais claros de estresse global”.

Sem limpar os sapatos da lama mineira, os holofotes nacionais e internacionais

se viraram para os atenta-dos terroristas em Paris, sem mencionar o massacre na África. A Europa está sitiada, Minas Gerais sem água e os africanos desam-parados e esquecidos como sempre. crises e tragédias pelo mundo todo. Todas com significados e impor-tâncias distintas.

Nada mais atual do que as formulações do psica-nalista Sigmund Freud em 1929, em “O mal-estar da cultura” quando apon-ta a agressividade como obstáculo à civilização. A agressão humana ou ambiental nos afeta da mesma forma.

Outro psicanalista e filó-sofo Slavoj Zizek, denuncia na sua obra, “Viver no Fim dos Tempos”, a crise eco-lógica, as consequências da revolução biogenética, os desequilíbrios do próprio sistema e o crescimento explosivo de divisões e exclusões sociais.

Perceber isso e ser indi-ferente ou não fazer nada é ser conivente com a desgraça.

+ De 27 a 29 de novembro acontece o 6º Festival de Artes Cênicas de Cachoeiro.

+ É sério? 150 vagas para acolhimento nas Comunida-des Terapêuticas? O Edital do governo diz mais de 500. Todo atrapalhado, mas diz.

+ Na boa, até quando a incompetência vai continuar a sobressair na escolha dos cargos públicos. Coligação

só serve para eleição. Não para barganha de cargos.

+ Escolas que devem di-plomas aos alunos devem cumprir contrato. Já recebe-ram para isso. Recebi duas denúncias de espera por quase três anos pelo certifi-cado. Inadmissível.

+ Aos poucos voltaremos aos trilhos...

+Até!

Durante esta semana, Ca-choeiro de Itapemirim conta com uma extensa agenda para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). Em todas as unidades de ensino da rede

pública municipal, serão promovidas diversas ações, como ciclos de debates e apresentações culturais. Mis-sa afro e evento de capoeira são outras atividades acessí-veis à população.

Lira Itabirana(Carlos Drummond de Andrade - 1984)IO Rio? É doce.A Vale? Amarga.Ai, antes fosseMais leve a carga.IIEntre estataisE multinacionais,Quantos ais!IIIA dívida interna.A dívida externaA dívida eterna.IVQuantas toneladas exportamosDe ferro?Quantas lágrimas disfarçamosSem berro?

Continuam abertas as ins-crições para o programa de pós-graduação em Depen-dência Química coordena-do pela equipe técnica da Associação de Apoio Tera-pêutico Reviver (AATR).

Aula dia 21 de outubro em Cachoeiro (neste sábado). Maiores informações por e-mail: [email protected] ou [email protected]. (28) 99926 9572.

“A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”, Karl Marx

Page 5: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 5PolÍTIca(28) 3511-7481

Rede Convite feito pelo prefeito da Serra para que Rodrigo Coelho se filie ao Rede vem causando mau estar na nova sigla

coletivo Municipal quer barrar filiação de Rodrigo coelho

Wanderson Amorim

A notícia publicada na edi-

ção de ontem, com exclu-sividade no Espírito Santo de Fato, sobre o convite feito pelo prefeito da Serra e integrante da executiva estadual do Rede Sustenta-bilidade, Audifax Barcelos ao deputado estadual Ro-drigo Coelho (PT) para que se filie na nova sigla causa polêmica no partido. Jona-than William, coordenador do diretório municipal em Cachoeiro de Itapemirim já prepara documento para pedir a impugnação de filiação do petista.

O Rede é saída para que o deputado possa deixar o Partido do Trabalhadores e tentar desvincular sua imagem do prefeito Carlos Casteglione e disputar as eleições de 2016 em Ca-choeiro. Mas, para entrar na nova sigla, vai ter que travar batalha contra o sin-dicalista Jonathan William, que ajudou na coletar assi-naturas para a criação do partido e ajudou a articulá--lo no sul do Estado.

Jonathan disse, ontem, que o Rede é um partido diferente dos outros, pois nas outras siglas, segundo ele, uma pessoa manda como se fosse o dono do partido. “Essa é uma práti-ca comum no Brasil. Você só precisa conversar com aquela pessoa que seus problemas estão todos re-solvidos. O Rede Susten-tabilidade vem construindo uma forma diferente desse modelo. No nosso partido

não tem quem manda mais ou menos. Todos estão no mesmo nível e os diálogos tem que ser feitos”, disse o sindicalista.

O coordenador do Rede em Cachoeiro acredita que o deputado tenha interpretado de forma equivocada o con-vite de Audifax, e, “por não ter entendido a conversa, saiu anunciando e fazendo reunião com vereadores e membros de outros parti-dos no intuito de convidar pessoas para vir para a nova sigla para criar uma futura executiva municipal”.

“O convite, se feito, é para que Rodrigo passe pelas instâncias de debate. Tenho certeza que Audifax não se coloca como dono do par-tido, pois já entendeu a fi-losofia da sigla. Primeiro o deputado deveria ter procu-rado o Coletivo Municipal, que já está constituído, para depois levarmos o pedido de filiação do mandatário a executiva estadual, para posteriormente ser encami-nhada com o parecer a exe-cutiva nacional. Todos os mandatários que pretendem entrar no Rede, dependem do aval da executiva nacio-nal do partido, com base em pareceres dos coletivos municipais e estaduais”, afirmou Jonathan.

O presidente do partido no estado, Gustavo de Biase, disse que tomou conheci-mento do convite feito por Audifax através do jornal, mas que não havia conver-sado ainda com o prefeito da Serra sobre o assunto.

“Uma reunião está mar-

Wanderson Amorim

Jonathan William prepara pedido de impugnação de filiação de Rodrigo Coelho ao Rede

cada para amanhã (hoje) para tratarmos do assunto, mas já adianto que existe um rito para filiação que é a partir do diálogo através dos diretórios municipais, estaduais e nacional. É pre-ciso uma conversa entre os atores. Jonathan participa do partido desde 2013, an-tes mesmo dele ter obtido o registo no Tribunal Superior Eleitoral. O Rede não está de portas fechadas, mas é preciso dialogar”, relatou Gustavo de Biase.

A reportagem entrou em

contato com a assessoria de imprensa do prefeito Audifax, que ficou de enviar uma nota sobre o assunto, mas até o fechamento da edição nenhum e-mail havia chegado à redação.

emBate

Jonathan William, quando era do Partido Verde - sigla que indicou o vice-prefeito na chapa de Carlos Caste-glione nas eleições de 2012 – foi contra o PV e apoiou o então deputado Glauber Coelho (PR), que morreu

em acidente de carro no ano passado.

Nas últimas manifes-tações contra o governo Dilma em Cachoeiro, dis-tribuiu adesivos com os dizeres “Fora Casteglione e leve Rodrigo Coelho Jun-to”. O sindicalista sempre fez questão de mostrar ser opositor ao prefeito e ao deputado estadual.

Agora, com a possibilidade de Coelho entrar no Rede, promete que será um forte opositor dentro do partido, pois é sua intenção ser can-

didato a prefeito. Um pedido de impugnação de filiação é preparado e as articulações junto ao diretório estadual e nacional já tiveram início para impedir a entrada do deputado na sigla.

“Rodrigo não vai utilizar o Rede como lavanderia, para se desvincular da imagem de Casteglione, hoje com cerca de 5% de aprovação de seu governo. Se aceito pelo partido, vamos tra-balhar muito para mostrar quem é Rodrigo Coelho”, ameaça Jonathan William.

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espí-rito Santo (TJES) recebeu, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (18), a denúncia apresenta-da pelo Ministério Público Estadual (MPES) contra o prefeito de Marataízes, Jan-der Nunes Vidal. O político, de acordo com o MPES, teria praticado o crime de usurpação da função pú-blica, previsto no artigo 328 do Código Penal. A

denúncia é de relatoria do desembargador Ney Batista Coutinho.

De acordo com a denún-cia n° 0004028-90.2015, Jander Nunes teria modi-ficado, desconsiderando as emendas incluídas pelo Poder Legislativo, as Leis Municipais n° 1.386/2011 e n° 1.471/2011.

Em abril de 2011, Jander Nunes Vidal teria encami-nhado à Câmara Municipal de Marataízes, o Projeto

de Lei n° 61/2011, com o objetivo de contratar, tem-porariamente, servidores para ocupar várias funções no quadro administrativo do Município. O Projeto, se-gundo a denúncia do MPES, foi submetido à análise do Poder Legislativo, tendo sofrido alguns alterações.

As principais modifica-ções no Projeto de Lei apresentado pelo político foram: restrição de várias contratações temporárias,

além de limitar a criação de cinquenta cargos de Auxiliar de Limpeza e Con-servação, que atuariam na Secretaria de Obras e Ser-viços Urbanos da cidade.

O Projeto, com as modifi-cações feitas pelo Poder Le-gislativo, foi aprovado ainda em abril de 2011, durante sessão realizada na Câmara Municipal, sendo remetido ao político o Autógrafo de Lei n° 021/2011. Porém, em maio do mesmo ano, o

prefeito, desconsiderando as emendas acrescentadas e aprovadas no Projeto, teria publicado o texto original.

A atitude culminou no ajuizamento de uma Ação Direta de Inconstitucionali-dade (Adin), que foi julgada procedente, declarando inconstitucional a Lei Mu-nicipal n° 1386/2011.

O MPES sustenta que com a alteração feita pelo polí-tico, deixando de publicar o Projeto com as emendas

sugeridas pelo Poder Le-gislativo, as Leis propostas deixaram de corresponder à vontade legislativa, caracte-rizando o crime de falsifica-ção de documento público.

O desembargador relator da denúncia, Ney Batista Coutinho, considerou que o procedimento legislativo foi desrespeitado, já o que o denunciado, de acordo com o magistrado, fez publicar leis sem se atentar para as emendas legislativas.

denúncIa

TJES recebe denúncia contra prefeito de Marataízes

Page 6: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 20156 culTuRa (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

aRTe A praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro, será palco para várias apresentações

Teatro e dança em festival de novos talentos

exposição: “Corpos em cor”

montagem: Layara Ca-lelegari

Trabalho de realização no curso de Artes Cênicas da Universidade de Vila Velha em fotografia de corpos criativos em cenas teatrais.

Peças:“Álbum de Família”, de

Nelson RodriguesAdaptada e dirigida por

Lucimar Costa

“o que somos”Direção Lucimar Costa

e uma construção coletiva dos alunos da Asteca

“auto do Frade, da

Freira e do Santo Klau”Baseado no livro de

Ricardo Peixoto

“a saga amorosa dos amantes Píramo e tis-be”

Texto de Carlos Ola – Grupo Gota, Pó e Poeira

Performance“a vontade mesma de

amar”Adaptação de Isabel

BremideCom Luiz Carlos Car-

doso

Dança“Fragmentos da 1ª Es-

tação”Alunos da Cia Livre da

Dança

Atores, dançarinos e performáticos se unem às novas gerações para produzir o

evento que será, em parte, ao ar livre

O Centro Cultural Nel-son Sylvan e a Praça Je-rônimo Monteiro serão os palcos populares para a 6º edição do FACCI (Festi-val de Artes Cênicas de Cachoeiro de Itapemirim) denominado de “Novos Talentos” que acontecerá entre os dias 27 a 29 deste mês. Atores, dançarinos e performáticos se unem às novas gerações para pro-duzir o evento que será, em parte, ao ar livre

O evento é uma realiza-ção da Associação Teatral de Cachoeiro (Asteca), com apoio da Lei Rubem Braga, e vai reunir alunos da escola de dança manti-da pela entidade cultural, integrantes da Cia Livre da Dança, performance de alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade de Vila Velha, além de atores que integram a Asteca, entre eles o coor-denador do evento, o ator e diretor Lucimar Costa, o produtor cultural e tam-bém ator Luiz Carlos Car-doso, além da professora de dança Isabel Bremide

“Com a realização do festival estaremos arreca-dando brinquedos e itens de higiene pessoal que serão doados posterior-mente ás crianças caren-tes de nossa cidade, no mês de dezembro como uma confraternização natalina. Assim como aconteceu nos últimos três anos, em suas ativi-dades culturais, a Asteca utiliza desta ação para realizar junto aos seus alunos de teatro e de dan-ça a prática da cidadania, pois acredita que cultura com cidadania tem uma grande força de mudança social”, contou Lucimar.

apresentações:

Divulgação

Page 7: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 7PolÍcIa(28) 3511-7481

naRcoTRÁfIco Ação resultou em doze prisões, além da recuperação de carros roubados e apreensão de entorpecentes

operação reúne policiais de sete estados

Apesar de grande par-te dos entorpecentes que chega ao Espírito Santo ter origem em notórios países produtores de droga, como Paraguai e Bolívia, não existem rotas fixas para en-trada de drogas no Estado.

“O traficante sai da re-gião de fronteira fazendo baldeação até os Estados, mas não existe um percur-so chave na chegada da droga no Espírito Santo”, explica o policial rodo-viário federal, inspetor Amarílio Boni. “O trá-fico muda seu itinerário conforme a fiscalização é intensificada”, ressalta.

A Polícia Rodoviária Fe-deral é a que mais apreende

drogas no Espírito Santo. As operações da PRF do Estado contabilizam em 2015 um total de 128 pri-sões, 31 delas justamente por tráfico de drogas. Não por acaso, foi esse o crime que recebeu maior atenção na operação treinamento finalizada nesta quinta (19).

A apreensão de entorpe-centes no ano corrente já somam 1026 unidades de anfetaminas/barbitúricos; 48 quilos de cocaína; 6,8 quilos de crack; 2,5 quilos de haxixe; 11 unidades de lança-perfume e 172 qui-los de maconha. Ao todo, foram fiscalizadas quase 218 mil pessoas e 193,6 mil veículos.

Mais de dois mil veículos foram fiscalizados nos oito dias da ação

ADI-ES

Policiais federais do Es-pírito Santo e de outros seis estados participaram de operação temática de enfrentamento ao narco-tráfico. A ação foi realizada nas estradas capixabas entre 11 e 19 de novembro. Ao todo, 2.369 pessoas e 2.155 veículos passaram por fiscalização. Foram contabilizadas 12 ocorrên-cias, nas quais seis veícu-los foram recuperados, 12 pessoas presas e 10 quilos de maconha apreendidos.

A operação fez parte de um treinamento de captura de entorpecentes ministrado por policiais de fronteira aos homens que atuam em estados de destino, como é o caso do Espírito Santo. “Isso traz um conhecimento ao po-licial, de forma que quan-do ele estiver na rodovia possa visualizar um ilícito e conseguir melhor quali-

dade na sua fiscalização”, sintetiza o inspetor chefe do núcleo de operações especiais da Policial Ro-doviária Federal (PRF), Amarílio Boni.

O curso foi ministra-do por policiais federais do Ceará, Mato Gros-so, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí e Distrito Federal, que também par-ticiparam das abordagens. Foram treinados 45 poli-ciais que atuam em todo o Espírito Santo. A maioria (32), integrantes da Po-lícia Rodoviária Fede-ral. Membros da Polícia Militar, Civil e Federal também participaram.

A ideia básica é demons-trar, na prática, os tipos de abordagem e técni-cas avançadas de sele-ção de veículos e busca. Em suma, os policiais de fronteira esmiuçaram os muitos locais onde se pode esconder um ilícito dentro de um carro, moto ou

ônibus. O conhecimento pode ser inclusive usado em revistas de aeroportos.

outraS açõeSA operação temática de

enfrentamento ao nar-cotráfico faz parte de direcionamento do de-partamento de Polícia Rodoviária Federal de levar o conhecimento de policiais de fronteira para outros Estados. Durante a ação, 266 motoristas foram flagrados no radar e receberão multas com valores entre R$ 85,13 (in-fração média) e R$ 574,62 (gravíssima 3X), com a suspensão do direito de dirigir. Além disso, nove motoristas foram autuados por dirigir alcoolizados – 4 deles foram presos. Mais de 32 mil quilos de exces-so de peso foram retirados de circulação das rodovias federais e 263 veículos foram autuados por ultra-passagens irregulares.

O caminho dos entorpecentes

Rota dos traficantes muda conforme fiscalização. Apreensões em 2015 contabilizam 48 quilos de cocaína e 172 quilos de maconha

Fotos: Divulgação

Page 8: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 20158 SocIal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

temperatura máximaSerá hoje às 08h00 no Hospital

evangélico o “Café com Solida-riedade, pelo Novembro azul. // O talentoso José Eugênio Vieira lança seu 12º livro, “Os Italemães na Terra dos Botocudos”, dia 15 de dezembro, às 10h00, em Domingos Martins com apoio da FECOMÉR-CIO e do Instituto SINCADES. - O livro é uma vasta pesquisa sobre a vinda dos imigrantes italianos e alemães para nosso estado. // o próximo fim-de-semana será de muito agito em mimoso do Sul: naquela vizinha cidade sulina dias 27, 28 e 29 do corrente, no Parque de exposições, será efeti-vado o I FeSteJa mImoSo que terá o I encontro de Cavaleiros e estão programados shows dos cantores alex Campanha, Jakin

Soares e da famosa dupla João Neto & Frederico (dia 28). // Do alto de seus números positivos o SICOOB-ES promove hoje, na capital, o evento “Desafios e Desen-volvimento” A palestra será do ex - Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues que vai focalizar o pano-rama do cooperativismo de crédito no mundo. – No Itamaraty Hall, as 19h30m. // em “Noite tropical”, a banda d-14 da cantora Netinha se apresenta na noite de hoje no palco do clube Cachoeiro acqua Center. // Amanhã outro palco cachoeirense vai ficar de arrasar: será o do “Coração Sertanejo”, em Soturno com o shows do cantor SIDNEY e as participações da dupla Pedro & Lucas e Jakin Soares. // Senador da república, o cachoei-

rense ricardo Ferraço estará palestrando no próximo dia 27 no Perim Center, a partir das 10 da manhã: será o diálogo “Você + Perto”. // Dr. Saulo Spíndula e Dra. Elisabeth Mesquita estão de parabéns pela abertura da moderna Clínica SAUBE com equipamentos de ponta na área de oftalmologia e geriatria: em frente à MED. // o livro do cachoeirense Bruno Garschagen “Parem de acredi-tar no Governo” está disponível para venda no site “amazon Brazil”. – Com ele – um baita repórter – tivemos a satisfação de trabalhar na imprensa diária, em nossa cidade. // Nosso Bom Dia Especial para o dileto amigo Júlio César Tavares, aniversariante. // eLYaN PeçaNHa.

O Bioteste é o único laboratório do estadoa conquistar o PALC.

QUALIDADE certificadaPOR QUEM ENTENDE do assunto

www.bioteste.com.br

DaQui & DaLi

agenDa

gente nOSSa01 * Numa iniciativa da

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cacho-eiro visando incentivar o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola, será realizado HOJE a partir das 08h00 da manhã, no auditório da Cooperativa de Laticínios SELITA, o I encontro da Cacauicultura que vai apre-sentar a produção do cacau como alternativa viável e rentável a produtores rurais do sul capixaba.

02 * “Venha Tua Glória” é o título do primeiro CD do cantor gospel anderson Konzaka e sua banda que será lançado amanhã às 19h00 na Igreja Evangélica Shalom Central, no bairro BNH.

03 * No dia 28 do corrente (sábado) o Jaraguá tênis Clube promoverá a festa de encerramento do Certame de futebol – soçaite com entrega de troféus e medalhas, confra-ternização e música do grupo “A Atividade do Samba”.

01) reGIStroS > Hoje é Dia da Nacional da Cons-ciência Negra, de Zumbi dos Palmares. / Dia do Profissio-nal Liberal Universitário; do Biomédico; do Auditor Inter-nacional; da Industrialização Africana e do Esteticista. / Dia Mundial do Direito da Criança, do Combate ao Racismo e da Ação Católica / Santos: Edmundo; Félix de Valois; Otávio e Ambrósio de Camaldoli.

02) ParaBÉNS > Coluna cumprimenta os aniversa-riantes deste 19/11: Maria da Penha, Sra. Vereador Eli-mar Ferreira / Julio César Tavares, destacado funcio-nário da agência central do SICOOB-SUL. / Saudoso poeta acadêmico Dr. Athayr Cagnin estaria aniversarian-do / Jovem Djalmo Resende Chagas, afilhado do Arnoldo “Menininho” Silva. / Maria Théa Baptista Cardoso / Ma-ria Fernanda, filha do casal Patrícia – Álvaro Bonadi-man. / FERNANDA, filhota da CaL Lúcia Patrão – CL Washington Luiz Farias. / Famoso: ator Luiz Fernando Guimarães (65).

03) CoNSCIÊNCIa > Em mais de mil cidades brasi-leiras, hoje, é feriado, dia da Consciência Negra. Uma delas é Guarapari, alvo de grande massa de turistas, principalmente cariocas. - Quem dá a dica é o Hotel Bristol que tem 95% de suas unidades reservadas.

01 * Sempre de alto astral, de bem com a vida, nossos amigos maria Cecília e murilo Jacinto Bernabé, gastaram o fim-de-semana nas belas praias de Porto Seguro (BA).

02 * Com satisfação, por estes dias, revimos dois afinados cantores, vetera-nos nos palcos cachoeiren-ses; Juarez D´Alessando e Clélia.

03 * Caso venha se confir-mar o nome de Conceição mathias para Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2016, o colunista mauricio Prates vai comandar grande cara-vana de cachoeirenses radi-cados na capital, no Baile de Gala do Caçadores.

04 * Bastante oportuna e interessante a matéria de capa da ultima revista Vi-ver, do romulo Felippe, abordando os filhos que seguiram a carreira dos pais médicos.

A cantora Netinha e a super banda D-14 vão animar a NOITE TROPICAL, logo mais, no clube Cachoeiro Acqua Center

BanDa D-14: nOite trOpiCaLDivulgação

Page 9: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 9claSSIfIcadoS(28) 3511-7481

////// COMPra ////// vEnDa ////// aluguE ////// DivulguE //////

////// COMPra ////// vEnDa ////// aluguE ////// DivulguE //////

imÓvEiS

aLUGUEL

Alugo no Alto Novo Parque, próximo ao supermercado Polonini, casa com 3 quartos, 2 banheiros, sala, copa, cozinha e garagem, R$ 780,00. Tra-tar com Ramalho (28) 99943-0124.

Aluga apartamento no edifício Ita-maraty, com 117 metros, 3 quartos, sala, copa, cozinha ampla e área de serviço, sendo 1 quarto com suíte e armários, 2 vagas de garagem, salão de festa. Localização atrás do INSS. R$ 1350,00 nº 601. Tel: 99977-9700, Carlos Alberto.

ALUGA-SE UMA CASA COM 3 QUARTOS, SALA, COZINHA, COPA, ÁREA DE SERVIÇO E GARAGEM PARA 1 CARRO. Rua: Augusto Nogueira, nº 44, Nova Brasília, por cima do viaduto em frente ao Popo Baterias. Valor de R$ 850,00. Tel: 28 99883-8291 (Maria) 99992-5545 (Ademir).

Aluga-se área com 160 m², próxi-mo ao Centro para restaurantes, pizzaria delivery, panificadora, deposito, confecção ou fábrica de sorvete etc. (28) 3036-4655 / 3511-9101 / 99962-4673 / 99953-0104.

Aluga-se apartamento no edifício AMA AGUIAR, na rua Bernardo Horta, com 2 quartos, 1 com suíte, copa, cozinha, banheiro, sala. Con-tato: (28) 3522-8147 / 99948-4694 (Orildo).

Aluga-se casa no bairro Otto Marins com três quartos, sala, copa/cozinha, banheiro, despensa e varanda. Imó-vel gradeado e localizado próximo à escola Rotary. Tratar com Regina. Cel.: 99969-9726.

Aluga-se uma casa no bairro Coronel Borges, sendo 3 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro e área de serviço. Rua João Valdino, nº 42. Tratar com Alba. (28) 99959-4353. Serve também como salão de Beleza ou barbearia. Preço à combinar.

Aluga-se uma quitinete no bairro Recanto, com um quarto, sala, cozinha, banheiro, terraço. Contato: (28) 99926-6001, Tereza.

Passa-se uma loja no centro de Ca-choeiro de Itapemirim, na rua Capi-tão Deslandes (Rua dos Bancos), ao lado da brilhante jóias, loja completa. Ótima localização! Contato: Aline (28) 99901-0097.

ALUGO LOCAL PARA ESCRITÓRIOS:

CONTÉM 5 SALAS COM ENTRA-DA AMPLA PARA RECEPÇÃO/ 2 BANHEIROS/COZINHA/ ÓTIMO LOCAL NA AV: JONES DOS SAN-TOS NEVES 66 ENTRADA PARA VILA RICA (EM CIMA DA CASA ELÉTRICA) ENTRE OS BANCOS ITAÚ, BRASIL E BRADESCO. TEL P/ CONTATO: (28) 99254-4848 (VIVO). VALOR: R$ 2.000,00.

Aluga-se com 2 quartos e demais de-pendências com terraço e garagem.

Bairro Santa Cecília. R$ 850,00. (28) 99920-1480 (28) 3522-9808, Dora.

Aluga-se apartamento no Coronel Borges. Tel. 99956-4322, falar com Antonio Carlos.

Aluga-se apartamento 3 quartos e demais dependências. Bairro Gilberto Machado. Contato: (28) 3511-1208 / 99903-7141 (Neulizete).

Aluga-se sala comercial com 24 m² na rua Novaes de Melo, 9, bairro In-dependência. Telefone: (28) 99955-2533. Valor de R$ 1000,00.

Aluga-se casa duplex (fins comer-ciais ou residencial), com 150 m², 3 quartos (1 suíte), sala de estar ampla, sala de jantar, cozinha ameri-cana, área gourmet, 2 wc e garagem. R$ 1.350,00. Bairro Santo Antônio (Rua atrás do Perim / Academia Fisio / Fisioterapia Flexus). Contato: (28) 99973-4710 / 99923-8244.

ALUGO APARTAMENTO 2 QUAR-TOS, 1 VAGA DE GARAGEM, AR CONDICIONADO, VENTILADOR DE TETO, PERCIANA DECORADO, 3 ANDAR, BAIRRO INDEPENDÊN-CIA. VALOR DE R$ 750,00 REAIS + 300,00 DE CONDOMÍNIO. (28) 99881-0502 / (28) 3521-7971.

Aluga-se apartamento próximo ao centro de Cachoeiro, com 3 quartos, copa, cozinha e demais dependên-cias. Contato: 99941-2239 ou 3511-1759, Luciano.

ALUGA-SE APARTAMENTO MO-BILIADO, NO BAIRRO FERROVIÁ-RIOS, A 5 MINUTOS DO CENTRO, COM 01 QUARTO E DEMAIS DE-PENDÊNCIAS. TEL. (28) 99885-1480 - 3517-2636.

Alugam-se pontos comerciais com diversos tamanhos. Área central de Cachoeiro. Contato: 3522-5069 Sr. Mauro.

Alugam-se salas, vários m² no Ed. Broadway. Contato: 3522-5069 Sr. Ary.

Aluga-se salão com 270 m², na Rua Capitão Deslandes, nº 28, 1º andar. Contato: 3521-0837.

Aluga-se apartamento 401 - João Monteiro nº 27 - Ferroviários - 02 quartos, sala, copa + cozinha, ba-nheiro com armário + área serviço, 01 vaga garagem (4º andar). Conta-to: (28) 9886-3586 / (28) 8113-0984.

Aluga-se apartamento e quitinete em frente ao colégio Inah Werneck, no Aquidaban. “NÃO COBRAMOS CON-DOMÍNIO”. Tratar com Geraldo ou Néia pelo tel: 9959-6393 / 9956-2073.

Imóvel comercial - Cachoeiro. Locação. 3 salas amplas, cozinha modulada, 2 banheiros, área para depósito. Localização estratégica: próximo ao centro (Morro Farias). Semi-mobiliado. Recém-pintado. Ideal para escritórios. Detalhes: (28) 9222-8734.

ALUGA-SE APARTAMENTO EM MARATAÍZES, PRÓXIMO A GARA-GEM DA SUDESTE COM 2 QUAR-

TOS, SENDO UM COM SUITE, COPA, COZINHA CONJUGADA, BANHEIRO SOCIAL, NÃO TEM GARAGEM. R$ 500,00 (LÍCIA). (28) 99984-8415. OBS: NÃO PODE TER ANIMAIS DOMÉSTICOS.

imÓvEiS

vENda

EXCELENTE OPORTUNIDADE! Vende-se no bairro Aquidaban, imóvel duplex com piscina, terraço coberto, 1 garagem. Possui 2 quartos sendo suítes. Linda para morar, (28 99973-2752) Ana Cláudia.

Vendem-se terrenos no km 90. 2 terrenos juntos medindo o primeiro 449 metros quadrados , com 12 m de frente e fundos com 38 m nas laterais. Perfazendo um total de 950 metros quadrados. Aceita proposta: carro, terreno e imóvel de menor valor. R$ 130.000,00 (28) 99938-7588.

IMPERDIVEL!!!Chegou a sua oportunidade de ter sua casa própria! Se você tem um carro, terreno, uma casa ou uma obra até uns R$ 80 mil, o que faltar nós financiamos para você. Casa no par-que laranjeiras com garagem, sala, copa/cozinha, WC social, 3 quartos, sendo 2 suítes. 145 m quadrados construídos, terraço com uma suíte, espaço já reservado para churrasco R$ 150.000,00 (28) 99938-7588.

Vende-se apartamento com dois quartos, sala, banheiro (armário embutido), cozinha, área de ser-viço e garagem para moto. Bairro Ibitiquara, a cinco minutos do Cen-tro. Comercial ou residencial. Tel. 99974-0646.

Vende-se apartamento no Ilha da Luz, com dois quartos, sendo uma suíte, sala, copa, cozinha, varanda, área de serviço, R$ 150.000,00. (28) 3522-9017 / (27) 99998-1252 (falar com Antônio).

Vendo um imóvel que fica o super-mercado Vila Rica, são 360 mts de obra, capacidade para 5 andares e divisão com duas ruas com 520 mts de terreno ou também aceito sócio com a metade do imóvel e a metade do supermercado. Vendo parcelado, falar com Vavá. Tel: 28 98803-2178 ou pelo WhatsApp.

Vende-se casa no Gilson Carone, com 2 andares, 1º andar - dois quartos, sala, cozinha, banheiro, com uma área grande. 2º andar - dois quartos sendo, um com suíte, sala, cozinha, banheiro, garagem para 3 carros. Escriturado. Contato: Antônio (28) 99884-4800.

GRANDE OPORTUNIDADEVENDE-SE UM LOTE 360MT² (12 X 30) ÓTIMA LOCALIZAÇÃO (PRÓXI-MO POLIVALENTE AQUIDABAN). Valor de R$ 215.000,00. Telefone: (28) 3522-3117 / 3522-9935.

Casa a venda - Bairro São Luiz Gonzaga -450m2 - 3 níveis, subsolo - Salão aberto com 150m2, cozinha, banheiro feminino e masculino, térreo - 150m² – garagem (1 carro),

estar, jantar, copa/cozinha, 3 quartos, 1 suíte, banho social, escritório, área de serviço, 1º piso, 150m2 - Terra-ço + Kitnete com 2 quartos, sala, copa/cozinha e banheiro. Valor R$ 350.000,00, aceito proposta. Docu-mento em dia para financiamento. Paulo - 28 99885-8428.

Vende-se no bairro Novo Parque 1 casa de esquina ou para ponto comercial. Excelente localidade e vista para Beira Rio. Valor de R$ 250.000,00 com proprietário. Tel: (28) 99939-0031 / (28) 3036-4106.

Vende-se uma casa no bairro BNH valor de R$ 130.000,00. Contato: (28) 99982-7272 (Júlio).

Vendo lote excelente localização, Bair-ro Amaral. 270m². Escriturado, última unidade, R$ 68 mil. 28 99923-5466.

Vendo uma casa em Cachoeiro de Itapemirim/ES, no Bairro Novo Par-que, com toda mobília. Contato (28) 99939-0031 / 3036-4106.

Vende-se lote no bairro Vila Rica. Tamanho: 12m de largura x 23m de comprimento. Próximo ao Clube do Tiro. Bem localizado, à 5 minuto do colégio CIEE e 10 minuto super-mercado Perim. Rua: Professora Luzineta Paris. Fone (28) 99989-1110 (Ronaldo).

Vendo um terreno em Cachoeiro de Itapemirim com ótima localização na Rua Bernardo Horta com fundos para a Rua Bricio Mesquita, com 646,20 m2, 100% legalizado e com os impostos em dia. Fica em frente ao posto São Judas Tadeu e ao lado da SUET. Falar direto com o proprietário: Rodrigo Marcondes 99923-8060.

Vendo apartamento no Residencial Ville Ônix, Condomínio fechado, Bairro São Francisco de Assis (Km 90) com sala, varanda, dois quartos, banheiro social, copa, cozinha, gás encanado, vaga de estacionamento, tubulação de ar split, exceclente acabamento. Motivo: mudança para Vitória. 150.000,00, falar com Rober-to: 99906-5684.

Vendo um apartamento de nº 101, no 3º pavimento do Ed. Venturim (em frente a Casa do Estudante), constituído de sala, varanda, circu-lação, banheiro social, 02 quartos e 01 suíte, cozinha, área de serviço e dependência de empregada com banheiro, medindo 101,82m², com mais duas garagens. Valor R$ 350.000,00 - Financiavel. Telefone (28) 99982-0090.

EXCELENTE Oportunidade, Gil-berto Machado, vende-se um apartamento com 4 quartos, sendo 2 suítes, salão, cozinha, área e dependência completa, 1 banheiro social, 4 vagas de garagem. Tel: (28) 99956-5151.

Vende-se um prédio com 3 andares, 3 apartamentos, com 2 quartos, sala, copa, cozinha, banheiro, areia e va-randa e espaço para garagem, perto do centro, esquina em frente para 2 rua Basílio Pimenta e Pedro Estelita Herkenhof, nº 8, Basílio Pimenta. Com renda mínima em aluguel de R$

1.500,00 mensal (bom investimento). Valor de R$ 300.00.00. CONTATO (28) 99962-0933, Sr Arthur.

VENDE-SE UM PRÉDIO DE 2 ANDARES NA AVENIDA CÂNDIDO CÂMARA, EM CONDURU-CENTRO. PREÇO A COMBINAR. TELEFONE (28) 9251-9211 / 3539-5208.

Bairro Gilberto Machado, aptº 100 m². Todo em granito. Fr, s manhã, 3 quartos (1 suíte). Quartos e cozinha mont. var, elev, gar, dir. prop. Tel. (28) 9885-8042.

Vende-se lote próximo prefeitu-ra, cada lote tem 200 m². Valor 190.000,00. Contato: (28) 9962-0022 / 9271-8345.

Vende-se um apartamento com 3 quartos de 124m², no Bairro In-dependência, ótima localização, financiável. Tratar (28) 9279-8700.

Vendo um imóvel com área constru-ída, 2 pavimentos e quintal. 320m², bairro São Lucas, próximo ao ponto final. Tel: (28) 9976-9481.

Vende-se uma área Industrial, gran-de parte plana na Rod. Cachº x Frade, próximo a Empresa Deco-lores, com água, energia, telefone. Medindo 22 mil m², no valor R$ 230.000,00. Telefone para contato: 28 2101-7053 / 28 9971-5950.

Vende-se uma área de 600 metros, com 50 metros de fundo e 12 de fren-te. Nela a uma casa de 7 cômodos, garagem para 2 carros, terraço com 3 cômodos. Fica localizada no Distrito de São Joaquim. Contato 9903-8370.

VARGEM ALTAVende-se um terreno em GUIOMAR interior de Vargem Alta. 1 alqueire. R$ 80.000,00. (28) 99981-7302, Sr. Domingos.

ITAPEMIRIMVendo LOTE Loteamento Maragua, Itapemirim, próximo à Itaoca, entre Pontal e Marinha Boa valorização, R$ 29.000. Aceito proposta 027-99941-9573.

Vendo uma casa sem garagem. Segundo piso, fundos, com 2 quar-tos, sala, copa, cozinha, banheiro, varanda e área serviço. Em Itaipava. Fala com Chico ou Terezinha. (28) 99999-2241. R$ 40.000,00.

VENDE-SE TERRENO DE 10 X 20 M, A 500 METROS DA PREFEITU-RA E DO FÓRUM DE MARATAÍZES, VALOR R$ 50.000,00. TRATAR PELO TEL. (28) 99955-3810.

Vendo lotes em Marataízes 360 m² a partir de R$ 15.000,00. Entrada + financiamento de 2 anos. (28) 99977-9530 / (28) 98115-8152.

Vende-se uma casa, 1 ano de cons-truída, 3 quartos, uma suíte, banhei-ro social, 2 cozinhas, sala conjugada (9 m x 4m), garagem para 2 carros, varanda e área de serviço, terraço coberto, toda com grade e janelas de alumínio. Escritura e Registro em dia. IPTU, 100 metros da praia, um banheiro externo. Lagoa Funda. Rua Principal. (28) 3532-2610 (28) 99907-4052.

Barra Marataízes, vende-se um duplex, 1º andar, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, área de serviço, varanda. 2º andar, 1 quarto, sala, cozinha, banheiro, sala de jantar, jardim, garagem para 2 carros. (28) 3532-26-10 / 99907-4052.

MARATAÍZESLotes 360 mts, com escritura, próximo ao depósito de carro do Detran, 20 mil, parcelo 8 mil sinal e 12 cheques 1.000,00 mil. Tel. 028-99971-8727.

MARATAÍZES / BARRAVENDE-SE CASA DUPLEX. Em cima: 3 quartos, suíte, sala de TV, varanda para o mar. Em baixo: sala para 3 ambientes, lavabo, co-zinha, despensa, casa de caseiro, área para churrasqueira fechada, piscina, sauna e lavanderia. R$ 850.000,00 (financio e Estudo Proposta) tel: (28) 99912-9219.

VENDE-SE OU TROCA-SE CASA EM MARATAÍZES POR CASA, APARTAMENTO, PONTO COMER-CIAL OU ALGUM IMÓVEL DE MEU INTERESSE EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES. CASA FINANCI-ÁVEL. R$ 370.000,00. (28) 99983-6781 OU 99987-4558.

MARATAÍZESVendo casa nova com 2 pavimentos, 2 quartos, suíte, sala, copa, cozinha, 2 banheiros, garagem, quintal, com escritura, próxima a prefeitura, a 500 metros da praia, R$ 230.000,00. Tel. 28-99971-8727.

divErSoSAVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

AVALIAÇÃO E PERÍCIA DE IMÓVEIS URBANO E RURAL PARA INVEN-TÁRIO, DIVÓRCIO, USUCAPIÃO, DESAPROPRIAÇÕES, GARANTIA, PENHORA, PREFEITURAS, AÇÕES JUDICIAIS E OUTROS. LAUDOS COM NORMAS E METODOS DA ABNT. (028) 99971-8727. PERITO JUDICIAL IMOBILIÁRIO.

Vende-se Adasht 714 ou gráfica completa trabalhando. Tel: (28) 3036-4655 / 99962-4673 e 99953-0104.

Instalador hidráulico, serviços em geral, banheiras, piscinas e aquecedores. Serviços prediais e residenciais. Contato: (28) 99884-5623, Robson.

INFINI - SALÃO DE BELEZA CON-TRATA CABELEREIRO COM EX-PERIÊNCIA, CONTATO: PAULO - (28) 998858428.

Selecionam-se pacientes para tratamento em curso de implantes dentários (tratamento a preço de custo). Início imediato. (28) 3518-6760 / (28) 99945-5151.

vEÍCULoS

Page 10: Jornal fato 2011 15

COMPRE SEU LOTE FINANCIADO NA PRAIA-FINANCIAMENTO, DIRETO COM O PROPRIETÁRIO. PARCELAMOS EM ATÉ 60 MESES. LIGUE JÁ 28-3532 3558 OU 28 9989-3178.

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 201510 claSSIfIcadoS (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

CARTÓRIO DE PROTESTO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS - 2ª ZONAROGÉRIO LUGON VALLADÃO - Rua Costa Pereira, Nº 90, Centro, Cachoeiro de Itapemirim, CEP: 29300-090. Tel: 3521-6720

EDITAL DE INTIMAÇÃOAcham-se nesta Serventia, à Rua Costa Pereira Nº 90, Centro,

nesta cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES, para serem protestados, títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, 20 de Novembro de 2015Rogério Lugon Valladão - Tabelião

Horário de pagamento: De 9:00h às 18:00h.

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as, na forma do art. 15,§ 1º, da lei 9492/97, para os devidos fins de direito.

Não sendo os referidos títulos pagos até o fim do expediente do próximo dia útil, notifico-as do protesto.

ANA DIAS DE ALMEIDA CPF/CNPJ: 687.176.607-34ANA MARGARETE LYRA KADDOUM CPF/CNPJ: 266.630.587-20ANA MARIA LEITE RIBEIRO DECOTHE CPF/CNPJ: 494.051.447-15ANA PAULA ALVES MOREIRA CPF/CNPJ: 056.985.847-02ANDELSON APARECIDO FRANCA DE LIMA CPF/CNPJ: 005.165.447-48ANDERSON VANTIL DAMASCENO CPF/CNPJ: 034.662.927-60ANTONIO CARLOS FARIAS CPF/CNPJ: 798.034.157-00ANTONIO COSTA CPF/CNPJ: 189.944.827-68ANTONIO DO PRADO COELHO CPF/CNPJ: 008.123.567-48ANTONIO MARCOS DOS SANTOS FERNANDES CPF/CNPJ: 970.314.617-15COMERCIO DE BEBIDAS ITAPEMIRIM LTDA M CPF/CNPJ: 14.836.938/0001-50DIDIMO SEBASTIAO MELLO CPF/CNPJ: 283.530.647-15DMAIS EVENTOS LTDA ME CPF/CNPJ: 08.312.648/0001-05EDSON MOREIRA PAIVA CPF/CNPJ: 364.561.367-68IGREJA EVANGELICA ALIANCA CRISTA CPF/CNPJ: 39.287.701/0001-99LEONARDO FELIPE DE SOUZA CPF/CNPJ: 117.766.697-97NELSON MIRANDA CPF/CNPJ: 031.642.407-24

OPORTUNIDADE DE EMPREGOEMPRESA DO RAMO DE VENDAS PRECISA

DE VENDEDOR COM EXPERIÊNCIA PARA ADMISSÃO IMEDIATA. CONTATO: [email protected].

Cachoeiro de Itapemirim, 19 de Novembro de 2015Cecília Simonato - Tabeliã

Horário de pagamento: Das 9:00hs às 18:00hsTELEFONE: (28) 3521-0611

SERVENTIA EXTRAJUDICIAL 1° OFÍCIO - 1ª Zona

EDITAL DE INTIMAÇÃO

SERVIÇO NOTARIAL E REGISTRAL

Acham-se nesta Serventia, na Rua Rui Barbosa, 16 Ed. Santa Cecília, nesta cidade, para serem protestados após a publicação deste Edital,

títulos de responsabilidade das seguintes pessoas:

Por não ter sido possível encontrá-las, intimo-as (§ 1º art. 15 da lei 9492/97) para os fins de direito, e não sendo atendida a presente em até 24 horas, notifico-as do protesto.

AGENARIO PAULO DE OLIVEIRA CPF - 215.779.607-00 AGOSTINHO MOULAIS CPF - 450.338.707-34 AGOSTINHO RIBEIRO CPF - 658.208.787-87 AGUIMAR RODRIGUES ANDRADE CPF - 019.986.047-56 ALDEIR RANGEL BETTCHER CPF - 016.248.727-43 ALGRAMAR GRANITOS E MARMORES LTDA CNPJ - 01.884.243/0001-00 ALICE DIAS CARNEIRO CPF - 706.311.827-72 ALINE ALEIXO PESSOA ME CNPJ - 11.182.247/0002-73 ALIPIO BAIA CPF - 623.211.107-91 ALMEZINDO SANTOS CPF - 577.551.407-68 ALOIZIO SILVA DE ALMEIDA CPF - 049.848.703-20 ALTA AUGUSTA DE VARGAS CPF - 577.553.107-87 AMADEU PARTELI CPF - 471.816.307-25 AMILTON RANGEL GALVAO CPF - 862.510.667-68 IMPERIAL GRANITOS E MARMORES LTDA CNPJ - 12.220.918/0001-25 K V CANZIAN ME CNPJ - 13.728.481/0001-06 MARIA DE FATIMA SILVA DE MEDEIROS CPF - 689.627.467-00 MARILIA DOS SANTOS VEREDIANO ME CNPJ - 10.783.803/0001-13

VENDAS

EM CONSTRUÇÃO

(28) 3517-0555 99912-5060

Rua Nilo Peçanha, 71 - loja 01 - Galeria Fiório - Independência

CRECI-ES 4393 / CRECI-ES 4102

WWW.AZCORRETORES.COM.BR

aV. PINHeIro Jr. (ed. Giselda) Apto. c/ 102 m2, sol manhã, 3 qtos. (suíte), 2 vagas garagem, acabamento granito e armários - Prédio c/ elevadores e lazer completo na cobertura. R$ 430 mil (aceita financ. bancário).INdePeNdÊNCIa (ed. Ida Costalonga Sartório) Apto. c/ 3 qtos.

(suíte), aprox. 110 m2, bom padrão acabamento e garagem. r$ 320 mil.JardIm amÉrICa (ed. Victória) Apto. c/ aprox. 63 m2, 2 qtos. e

garagem. R$ 176 mil (aceita financ. bancário).ParaÍSo: Casa c/ 3 quartos (suíte c/ closet), terraço coberto e pequeno

apto. no térreo. r$ 420 milFerroVIÁrIoS: Casa duplex c/ 4 Qtos. amplos (suíte c/ hidromassa-

gem), área c/ churrasqueira e 2 vagas garagem – bom padrão acabamento e armários. R$ Consulte – estuda apto. e aceita financiamento bancário.aV. BeIra rIo (ed. david de oliveira): Amplo Apto. c/ aprox. 260

m2, 4 qtos. (2 suítes, sendo uma c/ closet, varanda e hidromassagem) e 4 vagas garagem. R$ 850 mil (estuda imóvel menor valor e veículo). GILBerto maCHado (ed. ottaWa) Apto. NOVO c/ 135 m2,

3 qtos. (suíte), 2 vagas garagem. Prédio c/ elevadores e lazer completo. R$ 540 milGILBerto maCHado (ed. CaraVeLaS) Apto. c/ aprox.150

m2, 3 qtos. (suíte c/ closet), 2 vagas garagem. Prédio c/ elevadores e lazer completo. R$ 700 mil.arPoador BuSINeSS CeNter (av. Lacerda de aguiar): Sala

comercial NOVA c/ 40,61 m2, banheiro, frente, p/ avenida e vaga gara-gem. Prédio c/ 3 elevadores, acesso biométrico e inst. ar split. R$ consultemarataÍZeS (ed. roYaL BeaCH) Apto. NOVO, 11º. Andar, 150

m2, excelente vista p/ mar, 3 qtos. (suíte c/ closet e varanda), 2 vagas garagem + box. R$ 370 mil.

reSIdeNCIaL moNte BIaNCo – Bairro Gilberto Machado – Apto. c/ 146 m2, 3 qtos. e 2 vagas garagem. Prédio c/ 2 elevadores e lazer completo c/ piscina adulto e infantil, salão festas, sauna, espaço gourmet c/ churrasqueira, playground e fitness. R$ Consulte. Entrega: Dezembro/2015.maNHattaN reSIdeNCe – Lorenge Construtora – Bairro Gilberto

Machado – Aptos. 99 a 150 m2 - 3 e 4 QUARTOS - 2 e 3 vagas garagem. Lazer c/ piscina, sauna, fitness, playground, pista de patinação, etc. R$ Consulte Tabela – Previsão entrega: Setembro/2016.reSIdeNCIaL aNtareS – Av. Lacerda de Aguiar – Aptos. 44 a 51

m2 - 1 qto. e garagem. Prédio c/ 2 elevadores e cobertura com espaço gourmet, lavanderia e Fitness. Próx. ao Shopping Sul, Jaraguá e São Camilo. R$ Consulte.reSIdeNCIaL HuGo amorIm – Bairro Independência – próx.

a Matriz Velha – Aptos. 2 e 3 qtos. e 1 ou 2 vagas garagem. Prédio c/ elevadores e lazer completo (piscina, sauna, churrasqueira, fitness, salão de festas e playground). R$ Consulte.

COMUNICADO“SANTO ANTONIO GRA-

NITOS LTDA” empresa devi-damente inscrita sob o CNPJ Nº 27.188.739/0004-78, torna público que REQUEREU da PMCI/SEMMA, a sua LICENÇA DE OPERAÇÃO, por meio do Protocolo Nº 1518/2015, para a atividade: 22.04 - Pátio de estocagem, armazém ou de-pósito exclusivo de produtos extrativos de origem mineral em bruto, localizada na Rodo-via Camilo Cola, S/N, KM 7,220 - Localidade de Monte Líbano - Cachoeiro de Itapemirim – ES.

CONVOCAÇÃOREUNIÃO DE

SÓCIOSPela presente, ficam todos

os sócios da EMPRESA DE MINERAÇÃO SANTA CLARA LTDA convocados para a REUNIÃO DE SÓCIOS, mar-cada para o dia 27 de Novem-bro de 2015, às 13:00hs, no escritório da filial da empresa, a fim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

a) Aprovação de Balanço (Prestação de contas).

Cachoeiro de Itapemirim ES, 16 de Novembro

de 2015.EMPRESA DE

MINERAÇÃO SANTA CLARA LTDA

MORVAM COSTA - SÓCIO ADMINISTRADOR

COMUNICADOALMAG EIRELI EPP, CNPJ:

12.746.839/0001-52, torna público que REQUEREU da Secretaria Municipal de Meio Ambiente –SEMMA a Licença de Instalação (LI) e a Licença de Operação (LO), por meio do protocolo nº 46343/2012, para a atividade 3.04- Desdobramento e/ou polimento e/ou corte e apa-relhamento de rochas ornamen-tais, quando associados entre si. Situada na Localidade São Joaquim, Rua 17, Morro Grande – Cachoeiro de Itapemirim-ES.

Vendo Palio EX 1.0, 4 portas, branco, ano 2000 com ar, vidros elétricos, tra-va nas portas, som, doc. OK, carro de garagem. Valor R$ 11.500,00. Conta-to (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

Vendo gol G3, ano 2000, 1.0, 16v, completo, com alarme, trava, roda e vidro elétrico nas 4 portas. Telefone 99972-7171, falar com Flávio.

Vendo caminhão VW 6.90, ano 84, carroceria mad. nova, motor MWM, pneus todos novos, mecânica e doc. OK. Valor R$ 35.000,00. Contato (28) 99926-1622/3511-1428 - Luiz.

Vendo JIPE TOYOTA BANDEIRAN-TE CAPOTA DE AÇO, CURTA 1997, estado de nova. Waldomiro (27) 3031-2349 / 99982-0063.

Vende CG Titan, 150 EX, completa, flex, preta, 2012, 20 mil km rodados, valor R$ 6.500. Contato 99993-3700 / 999993519.

OPORTUNIDADEVende-se Dayun Phanton, 150cc ano 2008, partida elétrica, kick, freio a disco. Doc em dia, transferência in-clusa, moto de mulher. 99974-3752, valor R$ 4 mil.

Page 11: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 2015

www.jornalfato.com.brfacebook.com/espiritosanto.defato 11eSPecIal(28) 3511-7481

IGualdade O Dia da Consciência Negra é celebrado hoje com várias atividades em todos os estados brasileiros

ativistas cobram políticas contra discriminaçãoA Semana da Consci-

ência Negra, que tem seu dia celebrado hoje, está sendo marcada em todo o país por seminários, atividades culturais e ma-nifestações que cobram das autoridades para a necessidade de políticas públicas de promoção da igualdade racial, contra a discriminação e a violên-cia. Um desses exemplos aconteceu na quarta-feira, com a primeira “Marcha das Mulheres Negras, em Brasília”, um dia de luta contra o racismo e que reuniu ativistas de várias partes do país.

O objetivo foi chamar a atenção para o combate à discriminação e para a necessidade de ampliação das políticas públicas de promoção da igualdade.

Em Cachoeiro de Itape-mirim, onde acontecem vários eventos progra-mados pela prefeitura para celebrar a data, o presidente União Ca-choeirense de Negros (Uninegros), José Carlos Gualberto (Dadá), acre-dita que a manifestação ocorrida na capital fede-ral seja ‘o grito que falta-va para este grupo que é o mais discriminado dentre as minorias do país. Ele lembrou sobre os ataques racistas desferidos contra a atriz Taís Araújo, dias atrás nas redes sociais, e que se tornou tema de debate no encontro na capital federal.

“Não apenas nesse caso, mas os casos de racismo contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, conhecida como ‘Maju’, do Jornal Nacional, Michel Bastos, jogador do São Paulo, o Goleiro Aranha do Santos e outros não menos famo-sos, pode ser estratégias de grupos que tem usado as redes sociais para pro-pagar seus pensamentos racistas incrustados no jargão da liberdade de expressão, uma vez que o racismo contra negros

anônimos não dá a reper-cussão que eles almejam”, analisa Gualberto.

autoVaLorIZaçãoA quilombola Rita Adão,

conhecida por seu traba-lho social, na comunidade de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoei-ro, analisa a questão racial não apenas pelos estigmas do passado, mas garante que a própria pessoa deve se comportar de tal modo que seja vista sob a ótica do que está promovendo.

“Nunca aceitei ser ‘coi-tadinha’ e carregando lata com água na cabeça. Nós mesmas precisamos nos valorizar, pois os precon-ceitos acontecem, mas temos que passar por cima de todos eles”, comentou.

Rita, cujos antepassa-dos eram escravos na comunidade onde nasceu, mantém dois projetos com crianças e adoles-centes, o ‘Grupo Benefi-

cente Efraim’ e o ‘Quero--quero’, para o ensino de música, em parceria com o cantor e compositor Arnoldo Silva, além do ‘Projeto Férias’.

“Esse último é porque a fome não dá apenas em período escolar. Durante os meses de férias sem-pre procuro, com apoio da própria comunidade e de terceiros manter a autoestima das crianças e sempre repetir que to-dos podem e devem ser iguais, independente da cor da pele ou tendência religiosa. Não podemos ficar apenas de braços cruzados e reclamando dos problemas que a vida nos impõe”, sintetiza.

dISCrImINaçãoDados divulgados recen-

temente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, mostram que as negras vítimas de homicí-

dios no país são mais que o dobro das brancas. O levantamento Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios mostra que para cada 100 mil ha-bitantes 7,2 negras foram assassinadas no ano passa-do, enquanto o número de brancas foi de 3,2.

Já o levantamento “Re-trato das desigualdades de gênero e raça”, do Institu-to de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que a taxa de desocupação entre mulheres negras chegava a 12,4%, con-tra 9,4% entre mulheres brancas, 6,7% entre os homens negros e 5,5% entre os homens brancos, em 2007. O IBGE apre-senta dados ainda mais reveladores.

O salário médio das mu-lheres em 2014 foi de R$ 1.855,37, enquanto dos ho-mens era de R$ 2.334,46.

Já o Relatório Estatísticas de Gênero, também do IBGE, mostrou que as mu-lheres negras ganhavam R$ 726,85 em média em 2010 e as brancas rece-biam R$ 1.396.32.

VIoLÊNCIaEntre 2003 e 2013, a

taxa de homicídios de mulheres negras no Brasil aumentou 19,5%, enquan-to a taxa de homicídios contra mulheres brancas caiu 11,9%. Os dados são do estudo Mapa da Vio-lência 2015 - Homicídios de Mulheres produzido pela Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ci-ências Sociais).

Em 2013 (dados mais recentes disponíveis), 7,8 mulheres negras fo-ram assassinadas todos os dias. Em geral, a taxa de homicídios cometidos contra mulheres no Brasil cresceu 8,8 no mesmo período.

De acordo com o estudo, em 2003, a taxa de homi-cídios de mulheres negras no Brasil era de 4,5 para cada 100 mil habitantes. Onze anos depois, em 2013, a taxa subiu para 5,4/100 mil habitantes. Em contrapartida, as taxas de homicídios de mulhe-res brancas caíram de 3,6/100 mil habitantes em 2003 para 3,2/100 mil habitantes.

Segundo o “Mapa da Violência 2015: Homicí-dio de Mulheres no Bra-sil”, entre os anos 2003 e 2013, o número de homi-cídios contra mulheres ne-gras passou de 1.864 para 2.875, aumentando em 54%. No mesmo período, os assassinatos contra mulheres brancas caí-ram 9,8%, de 1.747 para 1.576. Quando compa-rados, os números totais revelam que as mulheres negras são 182% mais vitimadas.

José Carlos Gualberto (Dadá) é o presidente União Cachoeirense de Negros (Uninegros)

A quilombola Rita Adão é conhecida por seu trabalho social, na comunidade de Monte Alegre, distrito de Pacotuba, em Cachoeiro

Arquivo FATO Facebook

Page 12: Jornal fato 2011 15

ES dE Fato, SExta-FEira, 20 dE NovEmbro dE 201512 eSPecIal (28) [email protected]

twitter.com/jornalfato

Indústria de produtos em Mármore e Granito, com alta tecnologia (CNC)

Contrata – se profissional com experi-ência em MEDIÇÃO DE AMBIENTES PARA A PRODUÇÃO de produtos de mármore e granito na Cidade de Porto Bello / SC.

Interessados enviar currículo com pre-tensão salarial para o e-mail [email protected] - (47) 3001-9556

OPOrTuniDaDE DE EMPrEgOIndústria de produtos em Mármore

e Granito, com alta tecnologia (CNC)

Contrata – se COORDENADOR ADMINISTRATIVO com experiência em indústria, atuando no controle de produção, estoque e despacho de mercadorias.

Interessados enviar currículo com pre-tensão salarial para o e-mail [email protected] - (47) 3001-9556

OPOrTuniDaDE DE EMPrEgO

MInIenTReVISTa “negros sofrem desde sempre”

Foto: Weslley Moraesa massoterapeuta alice Ventura, de 28 anos, é neta de avó descendente

direta do quilombo e avô português, por parte de pai. Seus pais vivem até hoje em Graúna, comunidade quilombola de

Itapemirim, de onde ela saiu há oito anos.escolhida para ser modelo na campanha do uninegros,

feita especialmente para hoje, dia Nacional da Consci-ência Negra, ela dá breve entrevista sobre preconceito, que, conta, é vítima desde que nasceu.

Fato - Já sofreu pre-conceito racial?

alice - Nós negros so-fremos preconceito desde sempre. Até mesmo de nós mesmos, quando nos sentimos inferiores às outras pessoas. Dentro da minha casa mesmo, sem-pre ouvi minha mãe (que é negra também) falar que não podia usar tal roupa, cortar o cabelo de tal forma porque sou preta. Antigamente era assim. Minha mãe foi educada assim. Já tive brigas feias com ele sobre esse assun-

to, mas, atualmente, já mudou muito. A Educação avançou.

Casos de ata-ques na internet à jornalista maju e à atriz taís araújo ganha-

ram grande repercussão recentemente. acredita que isso contribua para mudar o quadro?

Pena que esse tipo de preconceito digital só ganhe mídia quando acontece com pessoa pública. Quantas pági-nas voltadas à discri-minação existem hoje em dia e ninguém faz nada? Quantos posts são publicados com textos discriminatórios e ne-nhuma punição é apli-cada (sabemos que além de crime digital, é crime racial)? Mas, a pergunta que mais martela em minha cabeça é: por que isso acontece no Brasil? Somos país miscigenado. No contexto histórico isso não deveria acon-tecer. Acredito que as pessoas que aplicam esse tipo de racismo são pes-soas sem amor próprio e desprezíveis. Não é o tom da pele que mostra o que carregamos dentro do nosso ser. Existes pessoas de pele branca que têm a escuridão dentro de si, como tem gente de pele negra que leva a luz por onde vai.