jornal estrada real - edição 1

8
Estrada Real ao alcance da indústria mineira Pág. 04 Viagem para ser contada Pág. 06 Passaporte Estrada Real chega ao Caminho Velho Pág. 08 Ano 1 Nº 1 Informativo Estrada Real Observatório do Turismo incentiva o setor Pág. 07 Acervo IER

Upload: instituto-estrada-real

Post on 07-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

É um prazer para o Instituto Estrada Real (IER) apresentar a você mais esta novidade, o Jornal Estrada Real. Uma publicação que enxerga na Estrada Real um destino turístico recheado de opções para viajantes e empreendedores. Nas páginas do Jornal Estrada Real, apresentamos ações e projetos do IER. Desejamos uma boa leitura e esperamos que as páginas de nossa nova publicação o motive a desbravar ainda mais todas as belezas da maior rota turística do país.

TRANSCRIPT

Estrada Real ao alcance da indústria mineira

Pág. 04

Viagem para ser contada

Pág. 06

Passaporte Estrada Real chega ao Caminho Velho

Pág. 08

Ano 1 • Nº 1 • Informativo Estrada Real

Observatório do Turismo incentiva o setor

Pág. 07

Acer

vo IE

R

Estrada RealA maior rota turística do país agora

em Jornal

Mais de 1.600 quilômetros de extensão, mais de 300 anos de história, 199 municípios e, agora, um jornal.

O Instituto Estrada Real (IER) apresenta mais esta novida-de. Uma publicação que enxerga na Estrada Real um destino turístico recheado de opções para viajantes e empreende-dores. Nas páginas do Jornal Estrada Real, apresentamos ações e projetos do IER. O objetivo é, sempre, o de promover a atividade turística e gerar bons negócios para a indústria mineira. Acreditamos que os benefícios dessas atividades são reais para todas as comunidades da ER, por meio da geração, também, de emprego e renda.

A demanda gerada pelos milhares de visitantes do destino é capaz de movimentar mais de 50 setores da indústria, e criar oportunidades de lucrativos negócios, de mais empre-gos e renda, e contribuir de forma efetiva para o desenvol-vimento do país. A proposta deste jornal é de tornar visível e interligar todas as ações que visem ao desenvolvimento sustentável dos municípios da Estrada Real.

A publicação, que será trimestral, é uma ferramenta para intensificar o relacionamento do IER, com a indústria minei-ra, agências de viagem, operadores de turismo, associações de classe, imprensa e a administração pública em todos os níveis na área de abrangência da Estrada Real.

Nesta primeira edição, apresentamos as mais recentes ações do IER na promoção do destino turístico “Estrada Real”.

Boa leitura!

EDIT

ORIA

L

IER reforma e instala novos marcos na

Estrada RealTrabalho levantou quais precisam de cuidados e pontos em que não havia

a sinalização

O s marcos instalados ao longo da Estrada Real ajudam o via-jante a se orientar. Ao todo, são 1.926 totens no eixo principal:

ao longo do traçado dos Caminhos Velho, Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu. O IER está restaurando os que estão em mau estado. Também serão instalados outros, onde a sinalização deve ser mais precisa.

Eles indicam qual caminho a seguir. “O IER fez um levantamento para verificar quais precisam de reforma ou substituição. Vamos instalar novos em algumas bifurcações onde não havia”, adiantou o turismólogo do IER, Rodrigo Alves de Azevedo.

Rodrigo de Azevedo começou esse levantamento em fevereiro de 2014, percorrendo o Caminho dos Diamantes. Com o auxílio de algumas ferramentas registrou o local exato dos marcos que precisa-vam de cuidados. “O trabalho termina até o fim do ano”, disse.

Unidos pelo turismoIdeia é integrar ações no estado e promover o turismo

de forma ampla e conjunta

I ntegração está no foco das entidades do se-tor do turismo em Minas Gerais. Pensando

assim, Instituto Estrada Real (IER), Sebrae-MG, Sistema Fecomércio, Belo Horizonte Conven-tion & Visitors Bureau, Associação das Cidades Históricas, Belotur, Federação dos Circuitos Tu-rísticos de Minas Gerais, Grupo G6+ e Governo do Estado, se reuniram, em outubro, na capital mineira, para estruturar ações conjuntas e for-talecer o turismo no estado.

A turismóloga do IER, Lorena Sorice, explica que todas as entidades construirão juntas me-tas para 2015. A proposta é promover o turis-mo em Minas Gerais de forma ordenada, junto a toda a cadeia produtiva do setor. “A impor-tância dessa união é mostrar um estado forte e preparado para receber, encantar turistas e fazer bons negócios. E nos prepararmos para atuar não só em Minas, mas em outros esta-dos”, diz.

Brun

o Fi

guei

redo

Estrada Real ao alcance da indústria mineira

Projeto do IER oferece descontos de até 30% em hotéis e pousadas da rota turística

O s empregados do Sistema Fiemg, da Ger-dau e da Fiat Services afirmam juntos: “A

Estrada Real é Nossa”. Eles são os mais de 84 mil beneficiários de um projeto criado no se-gundo semestre de 2014 pelo Instituto Estrada Real (IER), que dá descontos de até 30% em 196 hotéis e pousadas ao longo da rota turística e histórica.

A proposta do “A Estrada Real é Nossa” é pro-porcionar melhor qualidade de vida, saúde geral e redução do estresse dos trabalhadores por

meio de atividades turísticas e de lazer. A ideia é expandir para mais indústrias os benefícios do projeto.

“O projeto está alinhado com o objetivo maior do Sistema Fiemg, que é o aumento da com-petitividade da indústria mineira. O esforço que está sendo feito, desde a criação do projeto, visa trazer mais qualidade de vida aos funcio-nários do setor. O trabalhador mais motivado tende a gerar melhores resultados e mais ino-vações”, conta a gerente do IER, Karla Bittar.

Pedr

o Si

lvei

raBr

uno

Figu

eire

do

Estrada Real é destaque na Olimpíada do Conhecimento 2014

Instituto lança Guia Virtual da ER em seu estande

A Estrada Real (ER) ganhou destaque na edi-ção nacional da Olimpíada do Conhecimen-

to (OC) 2014, realizada em Belo Horizonte, no Expominas, de 3 a 6 de setembro. O Instituto Estrada Real (IER) contou com um estande no espaço e ainda realizou o lançamento do Guia Virtual da ER e um workshop com o fotógrafo da revista National Geographic, João Marcos Rosa.

No estande do IER, os visitantes puderam adquirir pacotes turísticos para viagens às cidades do destino, além de conhecer me-lhor as ações da entidade. Em outro espaço,

na Arena Cyber da OC, aconteceu o lança-mento do Guia Virtual da Estrada Real – o SitGeo, que oferece um tour digital pela ER: (www.estradarealguiavirtual.com.br).

Para o analista de sistemas do IER e respon-sável pelo SitGeo, Carlos Cavalcanti, a apre-sentação na Olimpíada do Conhecimento foi uma ótima oportunidade para mostrar o Guia para um grande público. “O próximo passo agora é fazer um aplicativo da Estrada Real para plataformas móveis, como celulares e tablets”, conta.

Feiras nacionais de turismo no radar do Instituto Estrada Real

Destino turístico foi divulgado em eventos de destaque do mercado nacional

A Estrada Real está na cabeça dos profissionais do turismo. No segundo semestre de 2014, o Instituto Estrada Real (IER) expôs o destino em dois grandes eventos nacionais do mercado – a

Feira da Associação dos Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), em agosto, e a 42ª Expo Internacional de Turismo, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, em São Paulo, em setembro.

“A Estrada Real é um projeto importantíssimo para o turismo brasileiro, com muito potencial. Temos todos muito que aprender com ele”, afirmou o Ministro do Turismo, Vinícius Lages, em sua participa-ção na Avirrp.

O IER participou das feiras em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais, Belotur, Sebrae-MG e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mi-nas Gerais (Fecomércio-MG) e ademais instituições do segmento turístico de Minas Gerais.

Viagem para ser contadaInstituto Estrada Real promove ação com jornalistas no

Caminho dos Diamantes

J ornalistas de veículos de circulação nacional e internacional viajaram pelo Caminho dos Diaman-tes da Estrada Real (ER) neste segundo semestre. O Instituto Estrada Real (IER) promoveu um

“FamTour 4x4” com repórteres do jornal O Estado de São Paulo, da revista UP Magazine, da compa-nhia aérea portuguesa TAP, e com o fotógrafo Marcelo Andrê.

A viagem de cinco dias e mais de 400 quilômetros, entre Diamantina e Ouro Preto, aconteceu de 12 a 17 de agosto. Além das centenas de atrativos turísticos da ER, eles conheceram ações do IER como o Guia Virtual da Estrada Real e o Passaporte. A experiência dos jornalistas foi contada na matéria especial “Tempo ao Tempo”, publicada pelo Estadão e tem previsão de estar nas páginas da UP em fevereiro.

G6+ Negócios em Turismo e CulturaH á um ano constituiu-se o G6+ Negócios em Cultura e Turismo. O grupo se formou a partir

da iniciativa de seis empresários da região do Entre Serras: da Piedade ao Caraça - Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O objetivo é incentivar negócios na região e contribuir para o fortalecimento de ações estruturais do segmento, junto a outras institui-ções de fomento.

Há grande oferta de atividades turísticas na região (eventos culturais, gastronomia etc). Seus municípios têm grande potencial para fazer esse setor se desenvolver.

Para o G6+, se o turismo for administrado com eficiência, ele pode ser o veículo de trans-formação dessas cidades, que podem se tornar uma das atrações lucrativas do Roteiro da Estrada Real. “Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico regional de forma sustentável através da estruturação de cadeias produtivas locais, criar oportunidade para novos empreendimentos e tornar as cidades envolvidas mais competitivas”.

Mais informações: Pç. Monsenhor Gerardo Magela, 158 - Centro - Barão de Cocais - MG - Contato: 8688 0808 | [email protected]

Mar

celo

And

Observatório do Turismo incentiva o setor

IER reestrutura pesquisa de indicadores da atividade turística na Estrada Real

O Observatório do Turismo, criado pelo Instituto Estrada Real (IER) em 2005, está sendo reestru-turado. A intenção é que os indicadores levantados por meio de pesquisas possam influenciar

empresários mineiros do setor e auxiliar políticas públicas.

Um dos projetos de destaque do Observatório do Turismo é a pesquisa mensal "Indicadores de ocu-pação turística da Estrada Real", realizada com os meios de hospedagem. Ela permite obter a taxa de ocupação média da Estrada Real como um todo e também de cada um dos municípios do eixo principal; além de revelar a origem do turista e o motivo da viagem.

O Observatório também produz pesquisas de demandas, que indicam o gasto per capita e seus impactos na cadeia do turismo. Os levantamentos também são feitos nos grandes eventos, como a Mostra de Cinema, e o Festival de Gastronomia de Tiradentes (MG), e a Flip, festival literário que ocorre em Paraty (RJ).

As pesquisas, que são realizadas com público-alvo estratégico, levantam o impacto do fluxo de turistas na cadeia do setor. “É uma forma de buscar oportunidades para a indústria mineira. Com dados em mãos, o empresário é capaz de avaliar investimentos e posicionar seu produto ou sua empresa em patrocínios, apoios ou vendas diretas”, diz o analista de pesquisa de mercado no IER, Frederico Pereira Coelho.

Rodr

igo

Azev

edo

E X P E D I E N T E

JORNAL ESTRADA REAL

PRESIDENTE – SISTEMA FIEMGOlavo Machado Junior

DIRETOR GERAL – INSTITUTO ESTRADA REAL

Rogério Livramento Mendes

GERENTE INSTITUTO ESTRADA REAL

Karla Bittar

Gerente de ImprensaTrajano Raposo

Gerente de Comunicação e Marketing

Ana Paula Gondim

EdiçãoAlisson Coutinho

Carlos Braga

RedaçãoAlisson Coutinho

Ana ArsênioCarlos BragaGrazi Souza

Guilherme PedrosaIzabela Ferreira

Renata Pires

FotografiaRodrigo Azevedo

Marcelo AndrêPedro Silveira

SupervisãoDaniela Kapitizky

Giselle Henriques Figueiredo

Projeto Gráfico e DiagramaçãoKildare Barbosa dos Reis

Fale com o Instituto Estrada Real:

[email protected]

Viajante carimbadoPassaporte Estrada Real chega ao

Caminho Velho

A Estrada Real (ER) instiga o viajante que corre atrás

de boas histórias. E o Instituto Estrada Real (IER) ajuda a man-tê-las vivas na memória. No mês de setembro, a entidade ampliou a área de abrangência do Passaporte ER, válido agora para os Caminhos Velho (Ouro Preto-Paraty) e dos Diamantes (Diamantina-Ouro Preto). O do-cumento lúdico é oferecido para

os turistas e pode ser carimbado em dezenas de pontos ao longo do trajeto. Ao final da viagem completa, ele recebe um certificado do IER.

O Passaporte Estrada Real foi lançado em maio deste ano. Em 2015, há a previsão da inclusão do Caminho Novo (Ouro Preto-Rio de Janeiro). Ele funciona assim: o turista preenche um formulário no site www.estradareal.tur.br/passaporte e retira o documento nos locais indicados pelo IER – em Diamantina, Ouro Preto ou Paraty, após doar 1 kg de alimento não perecível. A partir daí, basta visitar os restaurantes, bares, pousadas, hotéis, centros culturais e turís-ticos indicados para carimbá-lo.

A ideia do Passaporte Estrada Real foi ins-pirada em destinos turísticos consagrados, como o Caminho de Santiago de Compostela.

Ademil – Bar e Restaurante do Ademil, São Gonçalo do Rio das Pedras

Mar

celo

And

rêAc

ervo

IER