jornal engenhocas - maio 2014

20
Em Destaque: Obras no ISEC A Revolução de um Aluno sobre o que tem ocorrido no teu Instituto pág 4 Maio 2014 Publicação Gratuita AE-ISEC | STIC www.aeisec.pt pág 12 Melhor Tuna em Gaia e Tuna Mais Tuna em Chaves. A Tuna não pára! pág 10 e 11 Em Entrevista: Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes pág 15 Adquire já o Bilhete Geral da Queima na tua Associação de Estudantes! pág 18 Descobre mais sobre as actividades desportivas da tua Associação! pág 8 pág 2 FENGE A Feira de Engenharia que tu não vais querer faltar! MICROSOFT Sabe mais sobre o que se passou neste evento pág 13 COORDENAÇÃO DE EVENTOS Descobre quem está por trás dos eventos do teu Instituto pág 14 e 16 JORNADAS NO ISEC Engenharia Biomédica e Matemática pág 7 ASSALTO AO BICHO O que se passou? O que foi levado? pág 14 ENGENHEIROS DE SUCESSO O Engenhocas esteve à conversa com ex-alunos do ISEC pág 9 CONCERTO SOLIDÀRIO Estudantes do IPC juntam-se para ajudar

Upload: ae-isec

Post on 23-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de Maio do Jornal Engenhocas www.aeisec.pt

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Engenhocas - Maio 2014

20| Engenhocas | Maio 2014

| Zona Lúdica Elaborada por: Pedro Raimundo Dinis Santos

Horós-cópos do Professor GPS

Carneiro (21 de Março a 20 de Abril):Queres é festa! Vives para o convívio e trocas quase tudo por uma boa party. Estar com os amigos e divertir faz-te bem e tem tudo a ver com a tua personalidade extrovertida. Não te esqueças é de planear e pensar bem no que vais fazer. Não te falta dinheiro, mas evita beber demais e esqueceres-te de que já tinhas comprado o pontual para essa noite do parque.

Touro (21 de Abril a 20 de Maio):O teu forte é trabalhar em equipa. Se achas que não é porque ainda não aprendeste que a dois é sempre melhor que a solo. Evita andar desacompanhado quando estiveres no recinto da Queima, mesmo que te apeteça deambular e pensar na vida. Pior que acabar a noite sozinho é acabar a noite a ser acorda-do por um segurança porque adormeceste na WC portátil.

Gémeos (21 de Maio a 20 de Junho):És uma pessoa muito dependente dos outros. Não gostas de tomar decisões por ti mesmo e esperas sempre que alguém dê o primeiro passo. É bom depender dos outros, mas só até um certo ponto. Falta-te um pouco de autonomia. Experimenta sair uma noite na Queima sem telemóvel e sem nada mar-cado. Quem te quiser, vai arranjar maneira de ficar contigo.

Caranguejo (21 de Junho a 21 de Julho):Deixas sempre tudo para a última hora e depois sentes o peso da responsabilidade em cima de ti. Parece que ainda não aprendeste a usar um calendário para te manteres a par da tua própria vida. Marca já na tua agenda todos os janta-res que vais ter nas noites do parque da Queima. Não vás tu acabar a jantar sozinho no MacDonald’s!

Leão (22 de Julho a 22 de Agosto):O teu nome do meio é Altruísta. Vives para os outros e para a felicidade deles. Só te sentes bem quando as pessoas à tua volta estão bem dispostas e a sorrir. E sabes bem como tor-nar isso possível, rodadas para todos quando estiveres no recinto da Queima! O dinheiro melhor gasto é aquele inves-tido nos amigos.

Virgem (23 de Agosto a 22 de Setembro): Gostas de apostas e não recusas um bom desafio. A sensação de realização quando atinges o objectivo dá-te adrenalina e motiva-te para novas propostas. Conseguir ir sempre em frente e não olhar para trás é algo que te é natural e sentes-te bem quando o fazes, mas tem cuidado para não caires ao rio quando fores ao recinto da Queima.

Em Destaque: Obras no ISEC A Revolução de um Aluno sobre o que tem ocorrido no teu Instituto

pág 4

Escreve para o Professor GPS! [email protected]

Balança (23 de Setembro a 22 de Outubro):Não tens jeitinho nenhum para a matemática, mas quando se trata de gastar dinheiro és o maior. Define prioridades, poupa onde puderes, mas não te acanhes quando tiveres de gastar as tuas poupanças naquilo que realmente te diz alguma coisa. Vale mais pagares um fino a um amigo que um shot a uma pessoa atraente, mas que não conheces nem à cinco minutos.

Escorpião (23 de Outubro a 21 de Novembro): És uma pessoa pouco crente que anda sempre de pé atrás. Não gostas de variar da tua rotina e só dentro do teu espaço habitual é que te sentes bem. Se te mostram algo diferente recusas sem pensar duas vezes, por ser estranho para ti. Ar-risca! Dá um salto de fé. Não há de ser aquele último shot que te há-de fazer mal.

Sagitário (22 de Novembro a 21 de Dezembro):As tuas expectativas são sempre muito altas e costumas ficar desiludido com os resultados finais. Reconsidera essa tua vi-são e não ponhas nada em pedestais demasiado altos e que possam não ser atingidos. Não faças grandes planos para aquela noite no recinto da Queima. Mais vale esperar pelo que pode acontecer do que ficar triste por não ter acontecido.

Capricórnio (22 de Dezembro a 20 de Janeiro):Sentes que o tempo acabou. Primavera da flor adormecida. Leste a cantar, não foi? Ser cantor está nos teus genes! Larga o chuveiro e atreve-te a cantar fora da tua zona de conforto. As tuas cordas vocais arrepiam até a pessoa mais fria, espe-cialmente quando já andas de lado a cantar aquelas músicas clichés pelo recinto fora.

Aquário (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro):Queres fazer tudo a que te propões e acabas por atingir o que planeaste, mas por consequência chegas ao final do dia exausto e sem vontade para mais nada. Recorrer à cafeína é bom e ajuda, mas não deixes que se torne um vício. Bebe apenas o suficiente para que quando fores a sair do recinto da queima não adormeças no autocarro para casa.

Peixes (20 de Fevereiro a 20 de Março):Estás a ver aquele teu amigo que acaba sempre por estragar a noite para o resto das pessoas, ou porque fica mal dispos-to ou porque implica em ser do contra e obriga o resto da malta a ir para onde mais ninguém quer ir? Não sejas essa pessoa. Esta Queima sê mais aberto a novas experiências e mete aquela má disposição de lado.

Maio 2014Publicação Gratuita AE-ISEC | STIC

www.aeisec.pt

pág 12

Melhor Tuna em Gaia e Tuna Mais Tuna em Chaves. A Tuna não pára!

pág 10 e 11

Em Entrevista:Conselho Pedagógico eAssembleia de Representantes

pág 15

Adquire já o Bilhete Geral da Queima na tua Associação de Estudantes!

pág 18

Descobre mais sobre as actividades desportivas da tua Associação!

pág 8

pág 2

FENGEA Feira de Engenharia que tu não vais querer faltar!

MICROSOFTSabe mais sobre o que se passou neste evento

pág 13

COORDENAÇÃO DE EVENTOSDescobre quem está por trás dos eventos do teu Instituto

pág 14 e 16

JORNADAS NO ISECEngenharia Biomédica e Matemática

pág 7

ASSALTO AO BICHOO que se passou?O que foi levado?

pág 14

ENGENHEIROS DE SUCESSOO Engenhocas esteve àconversa com ex-alunos do ISEC

pág 9

CONCERTO SOLIDÀRIOEstudantes do IPCjuntam-se para ajudar

Page 2: Jornal Engenhocas - Maio 2014

2| Engenhocas | Maio 2014

Propriedade AE ISEC Coordenação Secção de Tecnologias deInformação e Comunicação Periodicidade: Mensal Tiragem: 100

Redacção Fábio RascãoHugo ReisMafalda MoreiraMaria Viana Pedro Gonçalves dos SantosPedro Raimundo Dinis SantosRicardo CostaJoão Marques (Secção Desporto)Hugo Batista (Vice-Presidente)

GrafismoPedro Raimundo Dinis Santos

ContactosAE ISEC:[email protected] Engenhocas:[email protected] (Geral) [email protected] (Coordenação) [email protected] (Ass. Imprensa)

www.aeisec.pt

| Pedro Gonçalves dos Santos Coordenador do STIC

Nota Final

momentos nunca perdi a vonta-de de continuar a trabalhar por um instituto e um ensino superior melhor. Agora, no momento da partida, resta-me agradecer a todos os que me ajudaram, me deram nas orelhas, me fizeram dar mais de mim e que foram os grandes responsáveis pelo meu trabalho.

Deixo um agradecimento espe-cial ao Rafael Pereira que tan-to me aturou quando eu não cumpria os deadlines, ao Igor Ferreira que foi o responsável pela minha entrada na AE ISEC, ao Pedro Vieira por todos os sermões que me deu (sempre com razão), ao Hugo Matos por todos os conselhos, ao Hugo Batista por todo o apoio (e por muitas vezes ter sido o meu des-pertador), a toda a minha equi-pa do STIC por me ter aturado (especialmente ao GPS, sei que não foi fácil!) e a todos os que nos meus quatro anos de ISEC me proporcionaram momentos e amizades que levo comigo para a vida.

No final fica a saudade.

Obrigado por tudo e até sempre.

E não te esqueças de adquirir o teu Bilhete Geral na tua AE!

Em véspera de Queima das Fitas, lançamos mais uma edição do Jornal Engenhocas. Nesta edição voltámos a cobrir tudo aquilo que se passa no ISEC, tentando também deixar-te mais informado em relação aos órgãos de gestão da casa (Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes).Para além dos torneios organizados pela tua AE, lembramos que este mês o teu Instituto volta a receber a FENGE - Feira de Engenharia, que nesta edição será ainda maior e melhor, contando com a presença de diversas empresas nacionais e internacionais, graças à presença da EURES.Prepara o teu currículo porque esta FENGE pode muito bem ser a tua entrada no mundo do trabalho.

Termina assim mais uma edição do Engenhocas, esta que será a minha última à frente deste projecto.Foram dois anos incríveis, dois anos em que aprendi imenso, dois anos em que mesmo nos piores

A Feira de Engenharia de CoimbraA FENGE é uma iniciativa organizada pela Associação de Estudantes do ISEC – AE ISEC, em par-ceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC. O principal objectivo da FENGE é proporcionar uma maior fusão entre o know-how da malha empresarial nacional/internacional e os estudantes, com as suas ideias e projectos, promovendo desta forma uma possibilidade de contacto mais directo, dinâmico e pessoal. A oportunidade criada através desta sinergia, aliada ao do que melhor se faz na área de engenharia, poderá resultar em aliciantes projectos e coo-perações. O ISEC é uma das principais instituições de ensino no ramo da engenharia em Portugal, promovendo desta forma um ensino de elevada exigência e qualidade em todas as suas licencia-turas. Este ano terá a visita do programa EURES, dias europeus da engenharia. Este ano será sem duvida a edição mais ambiciosa desta feira esperando a visita de milhares de alunos e não só.

Vem conhecer as empresas presentes na edição deste ano, traz o teu currículo e anda dar-te a conhecer...o que se faz de melhor na área da engenharia, estará presente na FENGE, e tu? Vais faltar? Não percas todas as novidades em fenge.aeisec.pt.

Maio 2014| Engenhocas |19

| Hugo Reis

Page 3: Jornal Engenhocas - Maio 2014

A AE ISEC tem vindo a trabalhar com o intuito de promover o desporto den-tro desta instituição, criando oportu-nidades para todos os alunos do ISEC de forma a que estes possam estudar e praticar desporto em simultâneo.

Neste momento o objectivo é chamar a atenção dos alunos para se inscreverem nos treinos de captação, com o intuito de no próximo ano lectivo a AE ISEC levar uma equipa aos campeonatos nacio-nais universitários da FADU (Federação Académica de Desporto Universitário).

As inscrições encontram-se abertas para os treinos de futsal masculino e feminino na secretaria da AE ISEC. Os mesmos irão decorrerer no campo dos Bombeiros Sa-padores de Coimbra, ao lado do ISEC, sem qualquer tipo de custos associado aos estudantes participantes.

Os treinos vão decorrer às segundas e quartas-feiras. Contamos já com dois treinadores para a orientação das duas equipas, totalmente acreditados.

Conseguimos até agora as condições mí-nimas necessárias para arrancar com este ambicioso projecto. Agora necessitamos do envolvimento dos estudantes para progredir e atingir os nossos objectivos!

A vossa Associação está disponível para corresponder às exigências do desafio.Apareçam e sejam activos!

18| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |3

| João Marques

EditorialPresidente da Associação de Estudantes

| Rafael Pereira

Caros colegas,

Mais um mês e mais uma edição do Jornal Engenhocas! Este jornal é dos alunos do ISEC e para os alunos do ISEC. Deixo expresso o meu desejo de conseguir atrair mais gente interessada em participar na edição do Engenhocas, fica o convite feito!

Mas vamos deixar-nos destes assuntos, até porque acredito que o querem saber será sobre o polémico “REGULAMENTO DE ACESSO AO CAMPUS E INSTALAÇÕES E DE ACESSO E UTILIZA-ÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA”.Este dito regulamento teve um parecer positivo aprovado em Assembleia de Representantes no dia 19 de Março de 2014, tendo apenas eu e um professor votado contra esse parecer. Houve também duas abstenções de outros dois professores, tendo os restantes professores e funcioná-rios não docentes votado a favor. Esta será a primeira vez que irei falar publicamente sobre este assunto. Achei que não deveria entrar numa troca de comentários nas redes sociais, porque a AE ISEC tem um lugar próprio para debater estas temáticas. Por esta razão haverá quarta-fei-ra, dia 7, uma Reunião Geral de Alunos (RGA), onde um dos pontos será o dito regulamento.

Não fugindo à questão em si, é minha opinião enquanto Presidente da AE ISEC que o Regu-lamento é necessário, mas não está de todo bem feito. Neste momento existe uma desorga-nização do estacionamento. Toda a gente pode entrar, mesmo não sendo aluno do ISEC, e pode estacionar onde e quando quiser. Mas não são apenas os alunos que o fazem. Há vários docentes e não docentes que estacionam em cima dos passeios, muitos até sobem o lancil do passeio com os seus “carros todo o terreno”. Existe a necessidade de haver regras. Eu penso que essa questão nem se coloca de outra maneira, mas não posso concordar que se pague e não se garanta um lugar. Não concordo que não exista uma responsabilidade civil do ISEC sobre qualquer incidente que aconteça, derivado da não manutenção das instalações do campus. A meu ver, era necessário também haver o esclarecimento para onde iria o dinheiro dos que qui-sessem pagar o estacionamento. Há uma série de questões que estão de algum modo erradas na maneira como estão feitas.

Chegou o momento de todos nós, alunos, tomarmos uma posição conjunta. Todos nós juntos temos uma força imensa e conseguimos mudar as coisas. Existe um grande alarido nas redes so-cias. Pois bem, tragam esse alarido para a próxima RGA e vamos tomar uma posição conjunta para depois a fazermos chegar à Presidência do ISEC e à Assembleia de Representantes (AR).Muitos de vós se devem estar a perguntar o que é a AR. Por isso mesmo é que foi nosso objectivo nesta edição elucidar-vos um pouco sobre isso. Em breve iremos também fazer um inquérito aos alunos do ISEC sobre o método de avaliação, mas em breve saberão mais.

Bem, não me me quero estar a alongar mais e também já devem estar fartos de ler, por isso mes-mo termino dizendo que a FENGE e os Dias Europeus da Engenharia estão a chegar e já temos quase 40 empresas confirmadas, 12 países Europeus e mais de 100 ofertas de emprego.

Aproveitem!

Page 4: Jornal Engenhocas - Maio 2014

4| Engenhocas | Maio 2014

Obras no ISECA revolução que tem ocorrido no teu InstitutoHá algum tempo atrás o ISEC tem vindo a sofrer uma grandiosa revolução obreira. Grandes movi-mentos de massas e tensões que originaram, e continuam a originar, grande alarido por grande parte da comunidade discente. Tendo em conta a gravidade e complexidade da “suposta” crise financeira do ensino superior, os alunos com quem o meu contacto é frequente, constantemen-te se questionam sobretudo “de onde é que vem o dinheiro” para estas manobras de estética.É verdade que a construção de um futuro sólido pressupõe a criação de métodos também eles firmes, mas a pergunta original salienta não só uma realidade contraditória como o esbanjo fútil das escassas moedas douradas. Actualmente (dizem), que esses grandes movimentos obreiros são o resultado de um forte, preciso, delicado e sensível avanço tecnoló-gico de identificação de matrículas dos carros com um principal objec-tivo: uma gestão eficiente e cuida-da de todos os veículos do Campus.

É verdade, só que agora temos efici-ência na selecção da matrícula. Com isto, a minha ideia é que a propina pas-se a ser paga consoante o tempo de espera para me inscrever às cadeiras.

Para ser sincero eu até acho engra-çado este parque, tem flores, tem rel-vinha, não me preocupam as árvores que possam cair e tenho quase sempre lugar para estacionar o meu veículo!

Pois, infelizmente, todo este movimento se resume a um regulamento. Um simples e humilde regulamento sobre “como estacionar no ISEC”. Sinceramente, apoio totalmente o facto de ser uma nova tecnologia aplicada ao ISEC, apoio totalmente o facto de existir rigor no estaciona-mento no ISEC, até posso apoiar o pagamento de uma compreensível taxa, o que não consigo conceber é a criação de artigos, como é o caso do artigo 7, alínea b), onde é explicitamente referido que a instituição não se responsabiliza por eventualmente não existir lugar para localizar o meu transporte. Vamos vender “identificações de matrícula” até abarrotar o Campus (talvez deixasse de haver “corridas de carros” no campus).

Page 5: Jornal Engenhocas - Maio 2014

Jornadas de Engenharia BiomédicaNo passado dia 9 de Abril, o Departamento de Física e Matemática (DFM), em colaboração com o De-partamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), reali-zou no Auditório do Institu-to Superior de Engenharia de Coimbra as Jornadas de Engenharia Biomédica, direccionadas aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica e do Mestrado em Instrumentação Bio-médica. Este evento con-tou com a presença de investigadores cujas áreas

16| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |5

| Maria Viana | Aluno do ISEC

de estudo incidem na área da Engenharia Biomédica, como o Doutor Luís Roseiro, abordando os Protótipos Funcionais em Biomecânica Aplicada. Assim como a presença de empresas na-cionais que desenvolvem actividade nesta área. Destacando-se empresas como a BlueWorks, com origens na Universidade de Coimbra, que abordou aplicações a nível de software e har-dware no campo da oftalmologia, representada pelo Eng. Paulo Barbeiro. A Fibrenamics sedia-da na Universidade do Minho, que desenvolve actividades relacionadas com a certificação de dispositivos médicos e investigação em materiais fibrosos condutores, representada pelo an-tigo estudante do ISEC Eng. Carlos Almeida. E a empresa ISA Intellicare, sediada em Coimbra, apresentando o projecto financiado pela comissão europeia, Giraffplus, que tem como objecti-vos desenvolver uma rede de sensores ambientais e fisiológicos, serviços inteligentes que consi-gam extrair actividades de alto nível e gerar alarmes, representada pelo Eng. António Damasco.O programa das Jornadas de Engenharia Biomédica 2014 esteve estruturado em tor-no das comunicações de oradores convidados e da apresentação dos projectos de alu-nos do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica. As Jornadas encerraram com uma discussão em formato “mesa-redonda” partilhada por empresas, alunos e docentes. As Jornadas de Biomédica reúnem as características ideais para a divulgação do conhecimento transmitido aos alunos nesta área e a abertura necessária para o esclarecimento de dúvidas sobre a dinâmica da Escola, nomeadamente, sobre o funcionamento do Curso de Engenharia Biomédi-ca e do Mestrado em Instrumentação Biomédica, estando desde logo todos os alunos e professo-res do 12º ano das Áreas de Ciência e Tecnologia convidados a assistir ao evento.

Pedem dinheiro para estacionar e não te garantem o mesmo, exactamente da mesma forma como te pedem dinheiro para uma simples refeição e não te garantem o cumprimento do caderno de encargos. Como é bom viver no mundo das prioridades. O nosso ins-tituto podia realmente ser uma selva diferente, mas por este andar vamos mas é para o mundo encantado ali ao lado no Continente!

Tenho dito : )

Page 6: Jornal Engenhocas - Maio 2014
Page 7: Jornal Engenhocas - Maio 2014

14| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |7

| Hugo Batista

Assalto ao BichoA violência do roubo ao Bar da Cantina

| Mafalda Moreira

6as Jornadas do DFMNa passada manhã do dia 9 de Abril de 2014, o Departamento de Física e Matemática (DFM) realizou no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra as suas 6as Jor-nadas, dedicadas a todos os professores e alunos dos cursos de engenharia. O objecti-vo destas fé reforçar o papel relevante da Física e da Matemática na modelação e resolu-ção de problemas. Este evento contou com a presença de quatro investigadores nacionais cujas comunicações incidem nas aplicações da Física e da Matemática em engenharia.

Algumas das temáticas abordadas foram acerca da nanotecnologia e materiais inteligentes, pela oradora M. Paula Serra de Oliveira; ciclotrões e radioactividade pelo Dr. Francisco José Alves; condução de calor bidimensional, pelo Dr. Gilberto Vaz e, por fim, robótica industrial pelo Dr. J. Norberto Pires. As jornadas resumiram-se num evento de sucesso onde foram apre-sentadas e discutidas inúmeras aplicações para as complexas áreas de Física e Matemática.Uma excelente oportunidade para conhecer as actuais e visionárias aplicações dos conheci-mentos adquiridos, alargando horizontes à sua plateia.

Engenheiros de SucessoNo passado dia 23 de Abril, decorreu no departamento de Engenharia Mecânica a palestra “Engenheiros de Sucesso – À conversa com ex-alunos do ISEC”. A mesma consistiu num diálogo extremamente descontraído e activo entre actuais alunos da Licenciatura de Engenharia Me-cânica e ex-alunos do departamento de mecânica, aliado a uma enorme partilha de experi-ências por parte dos intervenientes convidados. É de salientar que a iniciativa teve uma boa adesão por parte da comunidade discente e que a mesma assistiu com grande agrado todo o desenrolar da iniciativa. Este colóquio teve a moderação da presidente do concelho Pedagó-gico, a professora Cândida Malça, que durante hora e meia concebeu a “ponte” entre a via profissional e o ensino da Engenharia no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

| Maria Viana

Na madrugada do dia 18 de Abril, o Bicho, bar situado ao lado da cantina do ISEC, sofreu um violento assalto. Todo o bar foi fortemente vandalizado, tendo sido levada a totalidade do mon-tante de dinheiro presente. Os funcionários não têm noção exacta do valor dos estragos. Pensa--se que o assalto tenha ocorrido entre as cinco e as seis horas da manhã, uma vez que o alarme da empresa de segurança soou por volta dessa hora.

Foi apresentada queixa e durante a manhã as autoridades locais tomaram conta da ocorrên-cia, tirando algumas impressões digitais. Na opinião dos funcionários do estabelecimento, a em-presa de segurança da cantina deu pouca importância ao infeliz acontecimento, não avisando os donos do estabelecimento.

Page 8: Jornal Engenhocas - Maio 2014

8| Engenhocas | Maio 2014

| Ricardo Costa

MicrosoftNo passado dia 9 de Abril pelas 14h30, realizou-se no Departamento de Informática e Siste-mas (DEIS), um evento da Microsoft com o intuito de dar a conhecer aos alunos algumas in-formações sobre: DreamSpark, Azure Mobile Services, Imagine Cup, e ainda um workshop sobre Unity 3D. Miguel Gonçalves, aluno do ISEC e membro integrante da Microsoft Student Partners, foi o responsável pela organização deste evento, bem como pela envolvência dos tutores Eduardo Matos e Catarina Macedo na actividade. O evento teve início com Mi-guel Gonçalves a explicar um pouco sobre o conceito do DreamSpark e da Imagine Cup.

O DreamSpark é um programa destinado a auxiliar os estu-dantes de ensino superior dando-lhes acesso a uma grande variedade de software. A Imagine Cup, é uma iniciativa que oferece a todos os alunos recursos e oportunidades para inovarem com as tecnologias mais recentes, colocando em prática a sua imaginação e criatividade, com inovações que podem mudar a forma de ver o mundo. De seguida, Eduar-do Matos deu uma pequena palestra reforçando e explici-tando a ideia do Windows Azure: “plataforma especial para execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem (cloud computing)”. Em conclu-são, Catarina Macedo realizou um workshop sobre Unity 3D. Este programa tem como principal objectivo a modelação e criação de jogos em 3D. Este motor de jogo 3D tem a parti-cularidade de criar jogos para practicamente todas as pla-taformas. Todos os presentes pareceram tirar máximo partido desta iniciativa, pois este tipo de informações são uma mais valia para qualquer aluno na área das novas tecnologias.

Maio 2014| Engenhocas |13

Entrevista - Coordenadora de EventosJoana Carvalho Vieira, 25 anos - Coordenadora de da Secção de EventosLicenciada em Engenharia Biológica e a tirar o Mestrado de Processos Químicos e Biológicos

Engenhocas: Qual o balanço desta etapa como coordenadora de eventos?Joana Vieira: É bom. Ao fim de três anos inserida nesta secção estou orgulhosa de estar a liderar, temos apresentado muitos aspectos positivos este ano em termos de torneios, de cinema, de todos os eventos que temos feito. Tem se feito mais e melhor em relação aos anos anteriores, a equipa tem trabalhado bem tendo em conta que estamos a meio do mandato, mas no final do ano lectivo tem tido um balanço extremamente positivo em termos de trabalho de secção.

E: Como encaras o facto de seres coordenadora num cargo anteriormente liderado por homens?JV: Acho que já não existe essa distinção. Não sou a primeira coordenadora feminina nesta secção.A única diferença é que não aguento tantas grades de cerveja.

E: Que eventos vão ocorrer?JV: Temos dois em maio e outros dois em junho. Dia 7 de maio temos o torneio de sueca e dia 27 de maio o arraial do pastrano com torneio de snooker, matraquilhos e ténis de mesa. E ainda dia 5 de junho temos o baile de gala e dia 25 de junho temos cinema ao ar livre.

E: Quais são os eventos que destacas?JV: Durante o ano destaco o convívio do back to school. O convívio correu muito bem, foi muito bem organizado e teve muita adesão. Em relação a futuros eventos o arraial, porque para além de ser no dia em que vai ocorrer um torneio geral do IPC, acho que os alunos do ISEC deviam participar para mostrar a garra que o ISEC tem. É sempre um evento divertido. Não há formali-dade. O pessoal está lá fora, está a comer uma chouriça, está a beber uma sangria, um fino. Na altura em que começam a apertar os trabalhos e uma pessoa tem de desanuviar um pouco e ter um bocado de convívio.

E: Com a Fenge mais internacional quais as espectativas?JV: A Fenge todos os anos tem se vindo a mostrar de ano para ano cada vez melhor. É extrema-mente positivo termos empresas internacionais até porque cada vez mais se vê os nossos cole-gas, ao acabarem o ensino superior, a irem logo para fora, infelizmente. No entanto, acho que é uma ajuda e mostra a evolução notória da Fenge este ano.

E: Alguma mensagem para os nossos leitores?JV: Como coordenadora e membro da secção de eventos, reparo que todas a semanas temos reuniões no qual tentamos ter todos os meses um evento, seja um cinema, um torneio ou, neste caso, termos quatro eventos só para os nossos colegas terem bilhetes para a queima das fitas e no entanto noto que não temos muita adesão. Não temos uma comunicação muito aproxima-da aos nossos colegas. Nós distribuímos flyers, falamos pessoalmente, pelo facebook e acho que as pessoas deviam integrar mais e apoiar mesmo que não participem ou não gostem do tipo de eventos, sugiram, venham ter connosco. As portas da associação estão abertas e nós estamos receptivos a novas ideias. Nós estamos aqui para os alunos, não estamos a fazer os eventos para nós. Custa estar a fazer torneios que não tem qualquer tipo de adesão, não importando o tipo de divulgação que se faça.

| Fábio Rascão

Page 9: Jornal Engenhocas - Maio 2014

ISECOTUNAA Tuna Mista do teu InstitutoPor entre arruadas na Baixa de Coimbra e actuações em festivais, a ISECOTUNA não pára! Como te dissemos na última edição deste Jornal, a Tuna Mista do teu Instituto participou em dois festivais no passado mês de Abril. No dia 4 participou no Festival de Tunas Mistas Aquae Flaviae em Chaves, trazendo para casa os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Solista e

Tuna Mais Tuna!

| Mafalda Moreira

12| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |9

Sem parar de tocar, a tua Tuna foi no fim de semana seguinte a mais um festival. No dia 12 de Abril participou ao II Festival de Tunas Mistas da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes em Vila Nova de Gaia, ganhando os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Original e

Melhor Tuna!

| Pedro Raimundo Dinis Santos

Concerto SolidárioEstudantes do IPC juntam-se num evento para ajudar

Ainda no dia a seguir ao festival em Vila Nova de Gaia, se ouviram as músicas da tuna a ecoar pelas ruas do Porto.

No passado dia 11 de Abril ocorreu pelas 21h30 no auditório do Instituto Superior de Contabilida-de e Administração de Coimbra (ISCAC) um Concerto Solidário, organizado pelas Associações de Estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra e com a coordenação das agências sociais do IPC. O evento contou com a presença do colectivo daBalada e das tunas mistas do ISCAC (TMISCAC) e da Escola Superior de Educação de Coimbra (K&Batuna).

As receitas angariadas reverteram na sua totalidade para o Fundo Solidário do Instituto Universi-tário Justiça e Paz, cujo lema é “Existir para ninguém desistir”. O Fundo Solidário tem como objec-tivo apoiar os estudantes do Ensino Superior com especiais dificuldades económicas no percurso estudantil. Desta forma, todos nós podemos contribuir para esta iniciativa. Deixamos aos interes-sados o link do site fundosolidario.com onde se encontra toda a informação disponível.

| Mafalda Moreira

Page 10: Jornal Engenhocas - Maio 2014

10| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |11

| Maria Viana

Entrevista - Conselho PedagógicoO teu jornal foi falar com a Professora Cândida Malça, Presidente do Conselho PedagógicoEngenhocas: Quais as suas competências como Presidente? Destaca alguma mais importante?Prof. Cândida Malça: As competências do Presidente do Conselho Pedagógico de qualquer Ins-tituição de Ensino Superior, encontram-se bem definidas na Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, vulgo RJIES. Entre elas destaco, indubitavel-mente, o dever do CP se pronunciar sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação; apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas e propor as providências ne-cessárias; aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes e promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos docentes e do ISEC, sua análise e divulgação.

E: Como está organizada a distribuição do trabalho? Qual a sua relevância para esse aspecto?CM: Muito raramente as reuniões são extraordinárias. O Conselho reúne habitualmente em ple-nário e de forma ordinária. Porém, e quando necessário, considerando que o Conselho Peda-gógico do ISEC é, presentemente, constituído por 44 membros, poderão ser criadas comissões eventuais destinadas a desempenhar tarefas específicas de carácter eventual, e.g. a comissão eventual criada para redigir o novo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Transição de Ano dos Estudantes das Licenciaturas do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (REA-TA). Neste biénio, o Conselho Pedagógico do ISEC integra representantes do curso de Licencia-tura em Engenharia Informática - Curso Europeu e Pós-Laboral - e do curso de Licenciatura em Engenharia Química, o que representa, indiscutivelmente, uma mais valia, dado que cada curso tem a sua especificidade.

E: Quais são os seus principais objectivos e quais as maiores dificuldades com que se deparou?CM: Os meus objectivos para este mandato são, obviamente, ultrapassar as dificuldades do mandato transato, i.e., ver publicado em Diário da República o REATA e tornar exequível a reali-zação de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos docentes e do ISEC, sua análise e divulgação.

E: Que vantagens trás o novo REATA em relação ao antigo REFRACTA?CM: Com o propósito de incrementar a clareza e colmatar algumas omissões do Regulamento em vigor - REFRACTA, as diferenças básicas residem, fundamentalmente e de forma muito resu-mida, na implementação de artigos adicionais ou numa nova redação dos já existentes, e.g., artigos atinentes à ficha de unidade curricular, avaliação por testes e trabalhos, épocas de exa-mes finais, consulta e revisão de provas escritas, etc. O novo REATA, sendo parte integrante das actas das reuniões do Conselho Pedagógico onde o assunto foi discutido, pode ser consultado pela comunidade académica na Intranet do ISEC.

E: Qual o balanço que faz do anterior mandato?CM: Claramente positivo! Congratulo-me por ter presidido e continuar a presidir a um órgão que, sendo paritário, se encontra alicerçado numa indispensável e saudável coesão interna, onde to-dos participam activamente, expondo os problemas e dificuldades e sugerindo, proactivamen-te, formas de os contornar ou resolver, hasteando continuamente os princípios de solidariedade, disponibilidade e independência.

| Maria Viana

Entrevista - Assembleia de RepresentantesO Engenhocas foi descobrir mais sobre esta organização com a Presidente, Carla FidalgoEngenhocas: Pode-nos explicar sucintamente a organização da Assembleia de Representantes?Carla Fidalgo: A Assembleia de Representantes (AR) é um órgão de gestão do ISEC constituído por 9 professores, 4 alunos e 2 funcionários não docentes. Os elementos da AR são eleitos pelos respectivos corpos, isto é, os alunos elegem os alunos que querem que os representem na AR e o mesmo se passa com os professores e funcionários. O mandato dos professores e dos funcionários não docentes é de 4 anos e o dos alunos é de 2. Esta diferença deve-se ao facto de os alunos estarem na escola por um período de tempo mais curto que os professores ou funcionários.

E: Destaque algumas das competências do cargo.CF: As competências da AR vão desde a eleição do presidente do ISEC e apreciação dos actos da Presidência, como por exemplo, aprovação dos planos estratégicos e de acção, planos e relatórios de actividades e contas, à proposta de iniciativas que se considerem necessárias ao bom funcionamento da escola e pronunciar-se sobre assuntos de política educativa. Estes últimos são muito vastos e, haja imaginação, que quase tudo o que diz respeito à escola pode ser inclu-ído aqui. Por isso considero tão importante que toda a comunidade escolar faça chegar os seus contributos aos seus representantes na AR, para que os possamos discutir. Claro está que, como já disse várias vezes publicamente, também podem fazer as sugestões directamente à presiden-te da AR (ou seja a mim). Muitas vezes as pessoas fazem críticas sobre o trabalho que é feito ou sobre coisas que deviam ser feitas e não estão a ser, mas fazem-nas no sítio errado! Fazem-nas mais ou menos em segredo, ou melhor, em privado (na mesa de café, para o grupo de amigos) em vez de as fazerem directamente às pessoas a quem elas se destinam. Nunca me perturbei com o facto de alguém me confrontar com algo que fiz mal ou que ainda não fiz e já devia ter feito, mas fico verdadeiramente perturbada por saber que, certamente, existem críticas ao meu trabalho das quais nunca chego a ter conhecimento!! Isto perturba-me porque me retira a pos-sibilidade de melhorar. A escola é de todos nós e todos nós somos responsáveis (e interessados) pelo seu bom funcionamento. Assim, todos nós devemos contribuir activamente com sugestões, preocupações e iniciativas, em vez de guardarmos as nossas ideias ou então partilhá-las com quem não tem o poder de decisão. Quanto às minhas competências, posso dizer-lhe que ao lon-go destes anos tenho-me focado em ouvir a comunidade escolar, e em particular os elementos da AR, e chegar a consensos.

E: Qual o balanço deste ano lectivo?CF: Este ano lectivo a AR tem tido muitas solicitações. Começou em Outubro com a eleição do Presidente do ISEC, na sequência do então Presidente, Dr Nuno Ferreira, ter sido convidado para Vice-presidente do IPC, em Dezembro decorreram as eleições para os novos membros da AR e agora temos pela frente a revisão dos estatutos do ISEC. Agora que falo na eleição do Presidente do ISEC, aproveito para dizer que muitas pessoas me questionam porque é que não votam para a eleição do Presidente do ISEC, e de facto não votam de forma directa, mas votam! O Presiden-te da escola é eleito pela AR, assim os alunos quando elegem os seus representantes para a AR, estão a escolher quais os alunos que vão votar na escolha do Presidente, e claro está, o mesmo se passa com os professores e os funcionários não docentes. Deve estar a estranhar eu ainda não ter falado da crise, dos constrangimentos orçamentais, etc, e das inúmeras dificuldades que es-tamos a atravessar nos mais variados níveis. Isto não significa que as ignore, significa sim que elas não dominam o meu pensamento e a minha acção. Eu diria que são o meu combustível. Já viu como é espetacular perceber que apesar de todas as adversidades nós conseguimos!

Page 11: Jornal Engenhocas - Maio 2014

10| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |11

| Maria Viana

Entrevista - Conselho PedagógicoO teu jornal foi falar com a Professora Cândida Malça, Presidente do Conselho PedagógicoEngenhocas: Quais as suas competências como Presidente? Destaca alguma mais importante?Prof. Cândida Malça: As competências do Presidente do Conselho Pedagógico de qualquer Ins-tituição de Ensino Superior, encontram-se bem definidas na Lei n.º 62/2007, de 10 de Setembro, Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, vulgo RJIES. Entre elas destaco, indubitavel-mente, o dever do CP se pronunciar sobre as orientações pedagógicas e os métodos de ensino e de avaliação; apreciar as queixas relativas a falhas pedagógicas e propor as providências ne-cessárias; aprovar o regulamento de avaliação do aproveitamento dos estudantes e promover a realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos docentes e do ISEC, sua análise e divulgação.

E: Como está organizada a distribuição do trabalho? Qual a sua relevância para esse aspecto?CM: Muito raramente as reuniões são extraordinárias. O Conselho reúne habitualmente em ple-nário e de forma ordinária. Porém, e quando necessário, considerando que o Conselho Peda-gógico do ISEC é, presentemente, constituído por 44 membros, poderão ser criadas comissões eventuais destinadas a desempenhar tarefas específicas de carácter eventual, e.g. a comissão eventual criada para redigir o novo Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Transição de Ano dos Estudantes das Licenciaturas do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (REA-TA). Neste biénio, o Conselho Pedagógico do ISEC integra representantes do curso de Licencia-tura em Engenharia Informática - Curso Europeu e Pós-Laboral - e do curso de Licenciatura em Engenharia Química, o que representa, indiscutivelmente, uma mais valia, dado que cada curso tem a sua especificidade.

E: Quais são os seus principais objectivos e quais as maiores dificuldades com que se deparou?CM: Os meus objectivos para este mandato são, obviamente, ultrapassar as dificuldades do mandato transato, i.e., ver publicado em Diário da República o REATA e tornar exequível a reali-zação de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico dos docentes e do ISEC, sua análise e divulgação.

E: Que vantagens trás o novo REATA em relação ao antigo REFRACTA?CM: Com o propósito de incrementar a clareza e colmatar algumas omissões do Regulamento em vigor - REFRACTA, as diferenças básicas residem, fundamentalmente e de forma muito resu-mida, na implementação de artigos adicionais ou numa nova redação dos já existentes, e.g., artigos atinentes à ficha de unidade curricular, avaliação por testes e trabalhos, épocas de exa-mes finais, consulta e revisão de provas escritas, etc. O novo REATA, sendo parte integrante das actas das reuniões do Conselho Pedagógico onde o assunto foi discutido, pode ser consultado pela comunidade académica na Intranet do ISEC.

E: Qual o balanço que faz do anterior mandato?CM: Claramente positivo! Congratulo-me por ter presidido e continuar a presidir a um órgão que, sendo paritário, se encontra alicerçado numa indispensável e saudável coesão interna, onde to-dos participam activamente, expondo os problemas e dificuldades e sugerindo, proactivamen-te, formas de os contornar ou resolver, hasteando continuamente os princípios de solidariedade, disponibilidade e independência.

| Maria Viana

Entrevista - Assembleia de RepresentantesO Engenhocas foi descobrir mais sobre esta organização com a Presidente, Carla FidalgoEngenhocas: Pode-nos explicar sucintamente a organização da Assembleia de Representantes?Carla Fidalgo: A Assembleia de Representantes (AR) é um órgão de gestão do ISEC constituído por 9 professores, 4 alunos e 2 funcionários não docentes. Os elementos da AR são eleitos pelos respectivos corpos, isto é, os alunos elegem os alunos que querem que os representem na AR e o mesmo se passa com os professores e funcionários. O mandato dos professores e dos funcionários não docentes é de 4 anos e o dos alunos é de 2. Esta diferença deve-se ao facto de os alunos estarem na escola por um período de tempo mais curto que os professores ou funcionários.

E: Destaque algumas das competências do cargo.CF: As competências da AR vão desde a eleição do presidente do ISEC e apreciação dos actos da Presidência, como por exemplo, aprovação dos planos estratégicos e de acção, planos e relatórios de actividades e contas, à proposta de iniciativas que se considerem necessárias ao bom funcionamento da escola e pronunciar-se sobre assuntos de política educativa. Estes últimos são muito vastos e, haja imaginação, que quase tudo o que diz respeito à escola pode ser inclu-ído aqui. Por isso considero tão importante que toda a comunidade escolar faça chegar os seus contributos aos seus representantes na AR, para que os possamos discutir. Claro está que, como já disse várias vezes publicamente, também podem fazer as sugestões directamente à presiden-te da AR (ou seja a mim). Muitas vezes as pessoas fazem críticas sobre o trabalho que é feito ou sobre coisas que deviam ser feitas e não estão a ser, mas fazem-nas no sítio errado! Fazem-nas mais ou menos em segredo, ou melhor, em privado (na mesa de café, para o grupo de amigos) em vez de as fazerem directamente às pessoas a quem elas se destinam. Nunca me perturbei com o facto de alguém me confrontar com algo que fiz mal ou que ainda não fiz e já devia ter feito, mas fico verdadeiramente perturbada por saber que, certamente, existem críticas ao meu trabalho das quais nunca chego a ter conhecimento!! Isto perturba-me porque me retira a pos-sibilidade de melhorar. A escola é de todos nós e todos nós somos responsáveis (e interessados) pelo seu bom funcionamento. Assim, todos nós devemos contribuir activamente com sugestões, preocupações e iniciativas, em vez de guardarmos as nossas ideias ou então partilhá-las com quem não tem o poder de decisão. Quanto às minhas competências, posso dizer-lhe que ao lon-go destes anos tenho-me focado em ouvir a comunidade escolar, e em particular os elementos da AR, e chegar a consensos.

E: Qual o balanço deste ano lectivo?CF: Este ano lectivo a AR tem tido muitas solicitações. Começou em Outubro com a eleição do Presidente do ISEC, na sequência do então Presidente, Dr Nuno Ferreira, ter sido convidado para Vice-presidente do IPC, em Dezembro decorreram as eleições para os novos membros da AR e agora temos pela frente a revisão dos estatutos do ISEC. Agora que falo na eleição do Presidente do ISEC, aproveito para dizer que muitas pessoas me questionam porque é que não votam para a eleição do Presidente do ISEC, e de facto não votam de forma directa, mas votam! O Presiden-te da escola é eleito pela AR, assim os alunos quando elegem os seus representantes para a AR, estão a escolher quais os alunos que vão votar na escolha do Presidente, e claro está, o mesmo se passa com os professores e os funcionários não docentes. Deve estar a estranhar eu ainda não ter falado da crise, dos constrangimentos orçamentais, etc, e das inúmeras dificuldades que es-tamos a atravessar nos mais variados níveis. Isto não significa que as ignore, significa sim que elas não dominam o meu pensamento e a minha acção. Eu diria que são o meu combustível. Já viu como é espetacular perceber que apesar de todas as adversidades nós conseguimos!

Page 12: Jornal Engenhocas - Maio 2014

ISECOTUNAA Tuna Mista do teu InstitutoPor entre arruadas na Baixa de Coimbra e actuações em festivais, a ISECOTUNA não pára! Como te dissemos na última edição deste Jornal, a Tuna Mista do teu Instituto participou em dois festivais no passado mês de Abril. No dia 4 participou no Festival de Tunas Mistas Aquae Flaviae em Chaves, trazendo para casa os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Solista e

Tuna Mais Tuna!

| Mafalda Moreira

12| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |9

Sem parar de tocar, a tua Tuna foi no fim de semana seguinte a mais um festival. No dia 12 de Abril participou ao II Festival de Tunas Mistas da Tuna Pitagórica da União Académica de Avintes em Vila Nova de Gaia, ganhando os prémios de Melhor Pandeireta, Melhor Original e

Melhor Tuna!

| Pedro Raimundo Dinis Santos

Concerto SolidárioEstudantes do IPC juntam-se num evento para ajudar

Ainda no dia a seguir ao festival em Vila Nova de Gaia, se ouviram as músicas da tuna a ecoar pelas ruas do Porto.

No passado dia 11 de Abril ocorreu pelas 21h30 no auditório do Instituto Superior de Contabilida-de e Administração de Coimbra (ISCAC) um Concerto Solidário, organizado pelas Associações de Estudantes do Instituto Politécnico de Coimbra e com a coordenação das agências sociais do IPC. O evento contou com a presença do colectivo daBalada e das tunas mistas do ISCAC (TMISCAC) e da Escola Superior de Educação de Coimbra (K&Batuna).

As receitas angariadas reverteram na sua totalidade para o Fundo Solidário do Instituto Universi-tário Justiça e Paz, cujo lema é “Existir para ninguém desistir”. O Fundo Solidário tem como objec-tivo apoiar os estudantes do Ensino Superior com especiais dificuldades económicas no percurso estudantil. Desta forma, todos nós podemos contribuir para esta iniciativa. Deixamos aos interes-sados o link do site fundosolidario.com onde se encontra toda a informação disponível.

| Mafalda Moreira

Page 13: Jornal Engenhocas - Maio 2014

8| Engenhocas | Maio 2014

| Ricardo Costa

MicrosoftNo passado dia 9 de Abril pelas 14h30, realizou-se no Departamento de Informática e Siste-mas (DEIS), um evento da Microsoft com o intuito de dar a conhecer aos alunos algumas in-formações sobre: DreamSpark, Azure Mobile Services, Imagine Cup, e ainda um workshop sobre Unity 3D. Miguel Gonçalves, aluno do ISEC e membro integrante da Microsoft Student Partners, foi o responsável pela organização deste evento, bem como pela envolvência dos tutores Eduardo Matos e Catarina Macedo na actividade. O evento teve início com Mi-guel Gonçalves a explicar um pouco sobre o conceito do DreamSpark e da Imagine Cup.

O DreamSpark é um programa destinado a auxiliar os estu-dantes de ensino superior dando-lhes acesso a uma grande variedade de software. A Imagine Cup, é uma iniciativa que oferece a todos os alunos recursos e oportunidades para inovarem com as tecnologias mais recentes, colocando em prática a sua imaginação e criatividade, com inovações que podem mudar a forma de ver o mundo. De seguida, Eduar-do Matos deu uma pequena palestra reforçando e explici-tando a ideia do Windows Azure: “plataforma especial para execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem (cloud computing)”. Em conclu-são, Catarina Macedo realizou um workshop sobre Unity 3D. Este programa tem como principal objectivo a modelação e criação de jogos em 3D. Este motor de jogo 3D tem a parti-cularidade de criar jogos para practicamente todas as pla-taformas. Todos os presentes pareceram tirar máximo partido desta iniciativa, pois este tipo de informações são uma mais valia para qualquer aluno na área das novas tecnologias.

Maio 2014| Engenhocas |13

Entrevista - Coordenadora de EventosJoana Carvalho Vieira, 25 anos - Coordenadora de da Secção de EventosLicenciada em Engenharia Biológica e a tirar o Mestrado de Processos Químicos e Biológicos

Engenhocas: Qual o balanço desta etapa como coordenadora de eventos?Joana Vieira: É bom. Ao fim de três anos inserida nesta secção estou orgulhosa de estar a liderar, temos apresentado muitos aspectos positivos este ano em termos de torneios, de cinema, de todos os eventos que temos feito. Tem se feito mais e melhor em relação aos anos anteriores, a equipa tem trabalhado bem tendo em conta que estamos a meio do mandato, mas no final do ano lectivo tem tido um balanço extremamente positivo em termos de trabalho de secção.

E: Como encaras o facto de seres coordenadora num cargo anteriormente liderado por homens?JV: Acho que já não existe essa distinção. Não sou a primeira coordenadora feminina nesta secção.A única diferença é que não aguento tantas grades de cerveja.

E: Que eventos vão ocorrer?JV: Temos dois em maio e outros dois em junho. Dia 7 de maio temos o torneio de sueca e dia 27 de maio o arraial do pastrano com torneio de snooker, matraquilhos e ténis de mesa. E ainda dia 5 de junho temos o baile de gala e dia 25 de junho temos cinema ao ar livre.

E: Quais são os eventos que destacas?JV: Durante o ano destaco o convívio do back to school. O convívio correu muito bem, foi muito bem organizado e teve muita adesão. Em relação a futuros eventos o arraial, porque para além de ser no dia em que vai ocorrer um torneio geral do IPC, acho que os alunos do ISEC deviam participar para mostrar a garra que o ISEC tem. É sempre um evento divertido. Não há formali-dade. O pessoal está lá fora, está a comer uma chouriça, está a beber uma sangria, um fino. Na altura em que começam a apertar os trabalhos e uma pessoa tem de desanuviar um pouco e ter um bocado de convívio.

E: Com a Fenge mais internacional quais as espectativas?JV: A Fenge todos os anos tem se vindo a mostrar de ano para ano cada vez melhor. É extrema-mente positivo termos empresas internacionais até porque cada vez mais se vê os nossos cole-gas, ao acabarem o ensino superior, a irem logo para fora, infelizmente. No entanto, acho que é uma ajuda e mostra a evolução notória da Fenge este ano.

E: Alguma mensagem para os nossos leitores?JV: Como coordenadora e membro da secção de eventos, reparo que todas a semanas temos reuniões no qual tentamos ter todos os meses um evento, seja um cinema, um torneio ou, neste caso, termos quatro eventos só para os nossos colegas terem bilhetes para a queima das fitas e no entanto noto que não temos muita adesão. Não temos uma comunicação muito aproxima-da aos nossos colegas. Nós distribuímos flyers, falamos pessoalmente, pelo facebook e acho que as pessoas deviam integrar mais e apoiar mesmo que não participem ou não gostem do tipo de eventos, sugiram, venham ter connosco. As portas da associação estão abertas e nós estamos receptivos a novas ideias. Nós estamos aqui para os alunos, não estamos a fazer os eventos para nós. Custa estar a fazer torneios que não tem qualquer tipo de adesão, não importando o tipo de divulgação que se faça.

| Fábio Rascão

Page 14: Jornal Engenhocas - Maio 2014

14| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |7

| Hugo Batista

Assalto ao BichoA violência do roubo ao Bar da Cantina

| Mafalda Moreira

6as Jornadas do DFMNa passada manhã do dia 9 de Abril de 2014, o Departamento de Física e Matemática (DFM) realizou no Auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra as suas 6as Jor-nadas, dedicadas a todos os professores e alunos dos cursos de engenharia. O objecti-vo destas fé reforçar o papel relevante da Física e da Matemática na modelação e resolu-ção de problemas. Este evento contou com a presença de quatro investigadores nacionais cujas comunicações incidem nas aplicações da Física e da Matemática em engenharia.

Algumas das temáticas abordadas foram acerca da nanotecnologia e materiais inteligentes, pela oradora M. Paula Serra de Oliveira; ciclotrões e radioactividade pelo Dr. Francisco José Alves; condução de calor bidimensional, pelo Dr. Gilberto Vaz e, por fim, robótica industrial pelo Dr. J. Norberto Pires. As jornadas resumiram-se num evento de sucesso onde foram apre-sentadas e discutidas inúmeras aplicações para as complexas áreas de Física e Matemática.Uma excelente oportunidade para conhecer as actuais e visionárias aplicações dos conheci-mentos adquiridos, alargando horizontes à sua plateia.

Engenheiros de SucessoNo passado dia 23 de Abril, decorreu no departamento de Engenharia Mecânica a palestra “Engenheiros de Sucesso – À conversa com ex-alunos do ISEC”. A mesma consistiu num diálogo extremamente descontraído e activo entre actuais alunos da Licenciatura de Engenharia Me-cânica e ex-alunos do departamento de mecânica, aliado a uma enorme partilha de experi-ências por parte dos intervenientes convidados. É de salientar que a iniciativa teve uma boa adesão por parte da comunidade discente e que a mesma assistiu com grande agrado todo o desenrolar da iniciativa. Este colóquio teve a moderação da presidente do concelho Pedagó-gico, a professora Cândida Malça, que durante hora e meia concebeu a “ponte” entre a via profissional e o ensino da Engenharia no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

| Maria Viana

Na madrugada do dia 18 de Abril, o Bicho, bar situado ao lado da cantina do ISEC, sofreu um violento assalto. Todo o bar foi fortemente vandalizado, tendo sido levada a totalidade do mon-tante de dinheiro presente. Os funcionários não têm noção exacta do valor dos estragos. Pensa--se que o assalto tenha ocorrido entre as cinco e as seis horas da manhã, uma vez que o alarme da empresa de segurança soou por volta dessa hora.

Foi apresentada queixa e durante a manhã as autoridades locais tomaram conta da ocorrên-cia, tirando algumas impressões digitais. Na opinião dos funcionários do estabelecimento, a em-presa de segurança da cantina deu pouca importância ao infeliz acontecimento, não avisando os donos do estabelecimento.

Page 15: Jornal Engenhocas - Maio 2014
Page 16: Jornal Engenhocas - Maio 2014

Jornadas de Engenharia BiomédicaNo passado dia 9 de Abril, o Departamento de Física e Matemática (DFM), em colaboração com o De-partamento de Engenharia Eletrotécnica (DEE), reali-zou no Auditório do Institu-to Superior de Engenharia de Coimbra as Jornadas de Engenharia Biomédica, direccionadas aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica e do Mestrado em Instrumentação Bio-médica. Este evento con-tou com a presença de investigadores cujas áreas

16| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |5

| Maria Viana | Aluno do ISEC

de estudo incidem na área da Engenharia Biomédica, como o Doutor Luís Roseiro, abordando os Protótipos Funcionais em Biomecânica Aplicada. Assim como a presença de empresas na-cionais que desenvolvem actividade nesta área. Destacando-se empresas como a BlueWorks, com origens na Universidade de Coimbra, que abordou aplicações a nível de software e har-dware no campo da oftalmologia, representada pelo Eng. Paulo Barbeiro. A Fibrenamics sedia-da na Universidade do Minho, que desenvolve actividades relacionadas com a certificação de dispositivos médicos e investigação em materiais fibrosos condutores, representada pelo an-tigo estudante do ISEC Eng. Carlos Almeida. E a empresa ISA Intellicare, sediada em Coimbra, apresentando o projecto financiado pela comissão europeia, Giraffplus, que tem como objecti-vos desenvolver uma rede de sensores ambientais e fisiológicos, serviços inteligentes que consi-gam extrair actividades de alto nível e gerar alarmes, representada pelo Eng. António Damasco.O programa das Jornadas de Engenharia Biomédica 2014 esteve estruturado em tor-no das comunicações de oradores convidados e da apresentação dos projectos de alu-nos do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Biomédica. As Jornadas encerraram com uma discussão em formato “mesa-redonda” partilhada por empresas, alunos e docentes. As Jornadas de Biomédica reúnem as características ideais para a divulgação do conhecimento transmitido aos alunos nesta área e a abertura necessária para o esclarecimento de dúvidas sobre a dinâmica da Escola, nomeadamente, sobre o funcionamento do Curso de Engenharia Biomédi-ca e do Mestrado em Instrumentação Biomédica, estando desde logo todos os alunos e professo-res do 12º ano das Áreas de Ciência e Tecnologia convidados a assistir ao evento.

Pedem dinheiro para estacionar e não te garantem o mesmo, exactamente da mesma forma como te pedem dinheiro para uma simples refeição e não te garantem o cumprimento do caderno de encargos. Como é bom viver no mundo das prioridades. O nosso ins-tituto podia realmente ser uma selva diferente, mas por este andar vamos mas é para o mundo encantado ali ao lado no Continente!

Tenho dito : )

Page 17: Jornal Engenhocas - Maio 2014

4| Engenhocas | Maio 2014

Obras no ISECA revolução que tem ocorrido no teu InstitutoHá algum tempo atrás o ISEC tem vindo a sofrer uma grandiosa revolução obreira. Grandes movi-mentos de massas e tensões que originaram, e continuam a originar, grande alarido por grande parte da comunidade discente. Tendo em conta a gravidade e complexidade da “suposta” crise financeira do ensino superior, os alunos com quem o meu contacto é frequente, constantemen-te se questionam sobretudo “de onde é que vem o dinheiro” para estas manobras de estética.É verdade que a construção de um futuro sólido pressupõe a criação de métodos também eles firmes, mas a pergunta original salienta não só uma realidade contraditória como o esbanjo fútil das escassas moedas douradas. Actualmente (dizem), que esses grandes movimentos obreiros são o resultado de um forte, preciso, delicado e sensível avanço tecnoló-gico de identificação de matrículas dos carros com um principal objec-tivo: uma gestão eficiente e cuida-da de todos os veículos do Campus.

É verdade, só que agora temos efici-ência na selecção da matrícula. Com isto, a minha ideia é que a propina pas-se a ser paga consoante o tempo de espera para me inscrever às cadeiras.

Para ser sincero eu até acho engra-çado este parque, tem flores, tem rel-vinha, não me preocupam as árvores que possam cair e tenho quase sempre lugar para estacionar o meu veículo!

Pois, infelizmente, todo este movimento se resume a um regulamento. Um simples e humilde regulamento sobre “como estacionar no ISEC”. Sinceramente, apoio totalmente o facto de ser uma nova tecnologia aplicada ao ISEC, apoio totalmente o facto de existir rigor no estaciona-mento no ISEC, até posso apoiar o pagamento de uma compreensível taxa, o que não consigo conceber é a criação de artigos, como é o caso do artigo 7, alínea b), onde é explicitamente referido que a instituição não se responsabiliza por eventualmente não existir lugar para localizar o meu transporte. Vamos vender “identificações de matrícula” até abarrotar o Campus (talvez deixasse de haver “corridas de carros” no campus).

Page 18: Jornal Engenhocas - Maio 2014

A AE ISEC tem vindo a trabalhar com o intuito de promover o desporto den-tro desta instituição, criando oportu-nidades para todos os alunos do ISEC de forma a que estes possam estudar e praticar desporto em simultâneo.

Neste momento o objectivo é chamar a atenção dos alunos para se inscreverem nos treinos de captação, com o intuito de no próximo ano lectivo a AE ISEC levar uma equipa aos campeonatos nacio-nais universitários da FADU (Federação Académica de Desporto Universitário).

As inscrições encontram-se abertas para os treinos de futsal masculino e feminino na secretaria da AE ISEC. Os mesmos irão decorrerer no campo dos Bombeiros Sa-padores de Coimbra, ao lado do ISEC, sem qualquer tipo de custos associado aos estudantes participantes.

Os treinos vão decorrer às segundas e quartas-feiras. Contamos já com dois treinadores para a orientação das duas equipas, totalmente acreditados.

Conseguimos até agora as condições mí-nimas necessárias para arrancar com este ambicioso projecto. Agora necessitamos do envolvimento dos estudantes para progredir e atingir os nossos objectivos!

A vossa Associação está disponível para corresponder às exigências do desafio.Apareçam e sejam activos!

18| Engenhocas | Maio 2014 Maio 2014| Engenhocas |3

| João Marques

EditorialPresidente da Associação de Estudantes

| Rafael Pereira

Caros colegas,

Mais um mês e mais uma edição do Jornal Engenhocas! Este jornal é dos alunos do ISEC e para os alunos do ISEC. Deixo expresso o meu desejo de conseguir atrair mais gente interessada em participar na edição do Engenhocas, fica o convite feito!

Mas vamos deixar-nos destes assuntos, até porque acredito que o querem saber será sobre o polémico “REGULAMENTO DE ACESSO AO CAMPUS E INSTALAÇÕES E DE ACESSO E UTILIZA-ÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA”.Este dito regulamento teve um parecer positivo aprovado em Assembleia de Representantes no dia 19 de Março de 2014, tendo apenas eu e um professor votado contra esse parecer. Houve também duas abstenções de outros dois professores, tendo os restantes professores e funcioná-rios não docentes votado a favor. Esta será a primeira vez que irei falar publicamente sobre este assunto. Achei que não deveria entrar numa troca de comentários nas redes sociais, porque a AE ISEC tem um lugar próprio para debater estas temáticas. Por esta razão haverá quarta-fei-ra, dia 7, uma Reunião Geral de Alunos (RGA), onde um dos pontos será o dito regulamento.

Não fugindo à questão em si, é minha opinião enquanto Presidente da AE ISEC que o Regu-lamento é necessário, mas não está de todo bem feito. Neste momento existe uma desorga-nização do estacionamento. Toda a gente pode entrar, mesmo não sendo aluno do ISEC, e pode estacionar onde e quando quiser. Mas não são apenas os alunos que o fazem. Há vários docentes e não docentes que estacionam em cima dos passeios, muitos até sobem o lancil do passeio com os seus “carros todo o terreno”. Existe a necessidade de haver regras. Eu penso que essa questão nem se coloca de outra maneira, mas não posso concordar que se pague e não se garanta um lugar. Não concordo que não exista uma responsabilidade civil do ISEC sobre qualquer incidente que aconteça, derivado da não manutenção das instalações do campus. A meu ver, era necessário também haver o esclarecimento para onde iria o dinheiro dos que qui-sessem pagar o estacionamento. Há uma série de questões que estão de algum modo erradas na maneira como estão feitas.

Chegou o momento de todos nós, alunos, tomarmos uma posição conjunta. Todos nós juntos temos uma força imensa e conseguimos mudar as coisas. Existe um grande alarido nas redes so-cias. Pois bem, tragam esse alarido para a próxima RGA e vamos tomar uma posição conjunta para depois a fazermos chegar à Presidência do ISEC e à Assembleia de Representantes (AR).Muitos de vós se devem estar a perguntar o que é a AR. Por isso mesmo é que foi nosso objectivo nesta edição elucidar-vos um pouco sobre isso. Em breve iremos também fazer um inquérito aos alunos do ISEC sobre o método de avaliação, mas em breve saberão mais.

Bem, não me me quero estar a alongar mais e também já devem estar fartos de ler, por isso mes-mo termino dizendo que a FENGE e os Dias Europeus da Engenharia estão a chegar e já temos quase 40 empresas confirmadas, 12 países Europeus e mais de 100 ofertas de emprego.

Aproveitem!

Page 19: Jornal Engenhocas - Maio 2014

2| Engenhocas | Maio 2014

Propriedade AE ISEC Coordenação Secção de Tecnologias deInformação e Comunicação Periodicidade: Mensal Tiragem: 100

Redacção Fábio RascãoHugo ReisMafalda MoreiraMaria Viana Pedro Gonçalves dos SantosPedro Raimundo Dinis SantosRicardo CostaJoão Marques (Secção Desporto)Hugo Batista (Vice-Presidente)

GrafismoPedro Raimundo Dinis Santos

ContactosAE ISEC:[email protected] Engenhocas:[email protected] (Geral) [email protected] (Coordenação) [email protected] (Ass. Imprensa)

www.aeisec.pt

| Pedro Gonçalves dos Santos Coordenador do STIC

Nota Final

momentos nunca perdi a vonta-de de continuar a trabalhar por um instituto e um ensino superior melhor. Agora, no momento da partida, resta-me agradecer a todos os que me ajudaram, me deram nas orelhas, me fizeram dar mais de mim e que foram os grandes responsáveis pelo meu trabalho.

Deixo um agradecimento espe-cial ao Rafael Pereira que tan-to me aturou quando eu não cumpria os deadlines, ao Igor Ferreira que foi o responsável pela minha entrada na AE ISEC, ao Pedro Vieira por todos os sermões que me deu (sempre com razão), ao Hugo Matos por todos os conselhos, ao Hugo Batista por todo o apoio (e por muitas vezes ter sido o meu des-pertador), a toda a minha equi-pa do STIC por me ter aturado (especialmente ao GPS, sei que não foi fácil!) e a todos os que nos meus quatro anos de ISEC me proporcionaram momentos e amizades que levo comigo para a vida.

No final fica a saudade.

Obrigado por tudo e até sempre.

E não te esqueças de adquirir o teu Bilhete Geral na tua AE!

Em véspera de Queima das Fitas, lançamos mais uma edição do Jornal Engenhocas. Nesta edição voltámos a cobrir tudo aquilo que se passa no ISEC, tentando também deixar-te mais informado em relação aos órgãos de gestão da casa (Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes).Para além dos torneios organizados pela tua AE, lembramos que este mês o teu Instituto volta a receber a FENGE - Feira de Engenharia, que nesta edição será ainda maior e melhor, contando com a presença de diversas empresas nacionais e internacionais, graças à presença da EURES.Prepara o teu currículo porque esta FENGE pode muito bem ser a tua entrada no mundo do trabalho.

Termina assim mais uma edição do Engenhocas, esta que será a minha última à frente deste projecto.Foram dois anos incríveis, dois anos em que aprendi imenso, dois anos em que mesmo nos piores

A Feira de Engenharia de CoimbraA FENGE é uma iniciativa organizada pela Associação de Estudantes do ISEC – AE ISEC, em par-ceria com o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC. O principal objectivo da FENGE é proporcionar uma maior fusão entre o know-how da malha empresarial nacional/internacional e os estudantes, com as suas ideias e projectos, promovendo desta forma uma possibilidade de contacto mais directo, dinâmico e pessoal. A oportunidade criada através desta sinergia, aliada ao do que melhor se faz na área de engenharia, poderá resultar em aliciantes projectos e coo-perações. O ISEC é uma das principais instituições de ensino no ramo da engenharia em Portugal, promovendo desta forma um ensino de elevada exigência e qualidade em todas as suas licencia-turas. Este ano terá a visita do programa EURES, dias europeus da engenharia. Este ano será sem duvida a edição mais ambiciosa desta feira esperando a visita de milhares de alunos e não só.

Vem conhecer as empresas presentes na edição deste ano, traz o teu currículo e anda dar-te a conhecer...o que se faz de melhor na área da engenharia, estará presente na FENGE, e tu? Vais faltar? Não percas todas as novidades em fenge.aeisec.pt.

Maio 2014| Engenhocas |19

| Hugo Reis

Page 20: Jornal Engenhocas - Maio 2014

20| Engenhocas | Maio 2014

| Zona Lúdica Elaborada por: Pedro Raimundo Dinis Santos

Horós-cópos do Professor GPS

Carneiro (21 de Março a 20 de Abril):Queres é festa! Vives para o convívio e trocas quase tudo por uma boa party. Estar com os amigos e divertir faz-te bem e tem tudo a ver com a tua personalidade extrovertida. Não te esqueças é de planear e pensar bem no que vais fazer. Não te falta dinheiro, mas evita beber demais e esqueceres-te de que já tinhas comprado o pontual para essa noite do parque.

Touro (21 de Abril a 20 de Maio):O teu forte é trabalhar em equipa. Se achas que não é porque ainda não aprendeste que a dois é sempre melhor que a solo. Evita andar desacompanhado quando estiveres no recinto da Queima, mesmo que te apeteça deambular e pensar na vida. Pior que acabar a noite sozinho é acabar a noite a ser acorda-do por um segurança porque adormeceste na WC portátil.

Gémeos (21 de Maio a 20 de Junho):És uma pessoa muito dependente dos outros. Não gostas de tomar decisões por ti mesmo e esperas sempre que alguém dê o primeiro passo. É bom depender dos outros, mas só até um certo ponto. Falta-te um pouco de autonomia. Experimenta sair uma noite na Queima sem telemóvel e sem nada mar-cado. Quem te quiser, vai arranjar maneira de ficar contigo.

Caranguejo (21 de Junho a 21 de Julho):Deixas sempre tudo para a última hora e depois sentes o peso da responsabilidade em cima de ti. Parece que ainda não aprendeste a usar um calendário para te manteres a par da tua própria vida. Marca já na tua agenda todos os janta-res que vais ter nas noites do parque da Queima. Não vás tu acabar a jantar sozinho no MacDonald’s!

Leão (22 de Julho a 22 de Agosto):O teu nome do meio é Altruísta. Vives para os outros e para a felicidade deles. Só te sentes bem quando as pessoas à tua volta estão bem dispostas e a sorrir. E sabes bem como tor-nar isso possível, rodadas para todos quando estiveres no recinto da Queima! O dinheiro melhor gasto é aquele inves-tido nos amigos.

Virgem (23 de Agosto a 22 de Setembro): Gostas de apostas e não recusas um bom desafio. A sensação de realização quando atinges o objectivo dá-te adrenalina e motiva-te para novas propostas. Conseguir ir sempre em frente e não olhar para trás é algo que te é natural e sentes-te bem quando o fazes, mas tem cuidado para não caires ao rio quando fores ao recinto da Queima.

Em Destaque: Obras no ISEC A Revolução de um Aluno sobre o que tem ocorrido no teu Instituto

pág 4

Escreve para o Professor GPS! [email protected]

Balança (23 de Setembro a 22 de Outubro):Não tens jeitinho nenhum para a matemática, mas quando se trata de gastar dinheiro és o maior. Define prioridades, poupa onde puderes, mas não te acanhes quando tiveres de gastar as tuas poupanças naquilo que realmente te diz alguma coisa. Vale mais pagares um fino a um amigo que um shot a uma pessoa atraente, mas que não conheces nem à cinco minutos.

Escorpião (23 de Outubro a 21 de Novembro): És uma pessoa pouco crente que anda sempre de pé atrás. Não gostas de variar da tua rotina e só dentro do teu espaço habitual é que te sentes bem. Se te mostram algo diferente recusas sem pensar duas vezes, por ser estranho para ti. Ar-risca! Dá um salto de fé. Não há de ser aquele último shot que te há-de fazer mal.

Sagitário (22 de Novembro a 21 de Dezembro):As tuas expectativas são sempre muito altas e costumas ficar desiludido com os resultados finais. Reconsidera essa tua vi-são e não ponhas nada em pedestais demasiado altos e que possam não ser atingidos. Não faças grandes planos para aquela noite no recinto da Queima. Mais vale esperar pelo que pode acontecer do que ficar triste por não ter acontecido.

Capricórnio (22 de Dezembro a 20 de Janeiro):Sentes que o tempo acabou. Primavera da flor adormecida. Leste a cantar, não foi? Ser cantor está nos teus genes! Larga o chuveiro e atreve-te a cantar fora da tua zona de conforto. As tuas cordas vocais arrepiam até a pessoa mais fria, espe-cialmente quando já andas de lado a cantar aquelas músicas clichés pelo recinto fora.

Aquário (21 de Janeiro a 19 de Fevereiro):Queres fazer tudo a que te propões e acabas por atingir o que planeaste, mas por consequência chegas ao final do dia exausto e sem vontade para mais nada. Recorrer à cafeína é bom e ajuda, mas não deixes que se torne um vício. Bebe apenas o suficiente para que quando fores a sair do recinto da queima não adormeças no autocarro para casa.

Peixes (20 de Fevereiro a 20 de Março):Estás a ver aquele teu amigo que acaba sempre por estragar a noite para o resto das pessoas, ou porque fica mal dispos-to ou porque implica em ser do contra e obriga o resto da malta a ir para onde mais ninguém quer ir? Não sejas essa pessoa. Esta Queima sê mais aberto a novas experiências e mete aquela má disposição de lado.

Maio 2014Publicação Gratuita AE-ISEC | STIC

www.aeisec.pt

pág 12

Melhor Tuna em Gaia e Tuna Mais Tuna em Chaves. A Tuna não pára!

pág 10 e 11

Em Entrevista:Conselho Pedagógico eAssembleia de Representantes

pág 15

Adquire já o Bilhete Geral da Queima na tua Associação de Estudantes!

pág 18

Descobre mais sobre as actividades desportivas da tua Associação!

pág 8

pág 2

FENGEA Feira de Engenharia que tu não vais querer faltar!

MICROSOFTSabe mais sobre o que se passou neste evento

pág 13

COORDENAÇÃO DE EVENTOSDescobre quem está por trás dos eventos do teu Instituto

pág 14 e 16

JORNADAS NO ISECEngenharia Biomédica e Matemática

pág 7

ASSALTO AO BICHOO que se passou?O que foi levado?

pág 14

ENGENHEIROS DE SUCESSOO Engenhocas esteve àconversa com ex-alunos do ISEC

pág 9

CONCERTO SOLIDÀRIOEstudantes do IPCjuntam-se para ajudar