jornal em foco edição 97

32
ELAINE CRISTINA ALVES ADVOCACIA EMPRESARIAL Pág. 29 Pág. 07 Pág. 27 Pág. 10 Pág. 08 ITAPOÁ Porto anuncia ampliação do cais e páo GARUVA Cidade terá Centro de Atendimento ao Turista ITAPOÁ Acidente na SC-415 mata duas pessoas ITAPOÁ Novos gestores foram empossados ESTOFADOR AGUINEL 47 8853-4047 CRISTIANO 47 8406-9501 Rua Walter Crisanto, 197 Itapema do Norte | Itapoá | SC 3443-0392 3443-0392 Av. Brasil, 2989 - Itapoá - SC MC Pisos e Acabamentos A $ $ de FÁBRICA Materiais para Acabamento + Hidráulicos Elétricos + Pintura + Ferramentas + Antenas www.jornalemfocosc.com.br Ano 7 - N° 97 - Janeiro de 2013 R$ 1,00 Itapoá, Garuva e Região MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA Disputa, entre todas as praias de SC para estampar capa de revista, é liderada por Itapoá. Rua Badejo, 18 | Itapema do Norte Itapoá | SC 47 - 3443-1959 e 47 9111-9885 [email protected] Consultoria e Gestão Ambiental

Upload: jornal-emfoco

Post on 08-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal com notícias de Itapoá e Garuva. Política, Geral, Esportes, Variedades.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Em Foco edição 97

ELAINE CRISTINA ALVESADVOCACIA EMPRESARIAL

Pág. 29

Pág. 07

Pág. 27Pág. 10 Pág. 08

ITAPOÁPorto anuncia ampliação do cais e pátio

gAruvACidade terá Centro de Atendimento ao Turista

ITAPOÁAcidente na SC-415 mata duas pessoas

ITAPOÁNovos gestores foram empossados

ESTOFADOR

AGUINEL 47 8853-4047

CRISTIANO 47 8406-9501

Rua Walter Crisanto, 197Itapema do Norte | Itapoá | SC

3443-03923443-0392 Av. Brasil, 2989 - Itapoá - SC

MCPisos e Acabamentos

A $ $ de

FÁBRICA

Materiais para Acabamento + Hidráulicos

Elétricos + Pintura + Ferramentas + Antenas

www.jornalemfocosc.com.br

Ano 7 - N° 97 - Janeiro de 2013 r$ 1,00 Itapoá, garuva e região

MELHORES PRAIAS DE SANTA CATARINA

Disputa, entre todas as praias de SC para estampar capa de revista, é liderada por Itapoá.

rua Badejo, 18 | Itapema do NorteItapoá | SC47 - 3443-1959 e 47 [email protected]

Consultoria e GestãoAmbiental

Page 2: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 20132

www.jornalemfocosc.com.br

CNPJ: 14.265.035/0001-67 Itapoá/SC 89249-000Avenida Brasil, n° 2666 | Itapoá Centro FONE: 3443-6673 Rua 1970, n° 352 | Bal. Palmeiras FONE: 3443-6238DiretoriaMárcia Tavares - Diretora geral(47) 9984-4999 | [email protected] Jantara – Diretora Comercial(47) 9926-4368 | [email protected] Bicudo – Editor GráficoThiago gusso (6562 DrT-Pr) - Jornalista responsável [email protected]ão Editora Grupo RBS

O Jornal Em Foco não se responsabiliza por conteúdos contidos em propagandas, bem como pelos artigos assinados, cujos autores

respondem integralmente pelas ideias alí expressadas.

EXPEDIENTEJornal Em Foco Ltda ME

Advogado | OAB/SC 24.535

O CóDIgO DE DEfESA DO CONSuMIDOrLEI Nº 8.078/90

Carlos Eduardo

Editorial

Márcia Tavares

frases da Edição

Vem aí umaCorretora de Seguros

que já nasce commuita tradição.

O preço do desenvolvimento

“O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fa-zem o mal, mas sim por causa daque-

les que observam e deixam o mal acontecer.”

Albert Einstein

As pessoas vivem de uma maneira que não gostam e fazem o que não

querem, para chegar a um lugar que não faz sentido para elas.

Márcia Tavares

A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela

dignidade humana.Márcia Tavares

Quando você quebra uma promessa, destrói também toda a confiança

que depositaram em você. Márcia Tavares

Aja de forma que seus princípios pos-

sam seguramente tornar-se lei para todos.

Immanuel Kant

DINOEXPRESS

entregas e encomendas de pequeno à médio porte para Joinville e região.

47 8429-1625

O Código de defesa do consumidor existe para que, ao adquirirmos um produto ou solicitarmos um serviço, possamos ter um amparo caso eles se mostrem falhos ou ineficientes. No entanto, muitas vezes, deixamos a ques-tão de lado por não sabermos usar a Lei nº 8.078/90, que existe há mais 20 anos. Fazendo isto colaboramos indiretamente para que a qualidade dos produtos caia e que serviços de má qualidade sejam oferecidos. Abai-xo estão alistadas algumas definições que nos ajudam a entender o código, quando e como usá-lo. Lembrando que para maiores esclarecimentos e consulta em casos específicos é importante procurar um advogado.QUEM SÃO OS CONSUMIDORES ? Pode ser uma ou vá-rias pessoas (condomínio, associação etc.) ou ainda empresas que compram ou utilizam produtos e serviços para uso próprio.E OS FORNECEDORES, QUEM SÃO? São empresas ou pessoas que produzem, montam, criam, constróem, transformam, importam, exportam, distribuem ou ven-dem produtos ou serviços. O QUE É PRODUTO? É qualquer bem de consumo (exem-plos: carros, torneira, eletrodomésticos, sofá etc.) ou imóvel (exemplos : casa, terreno, apartamento etc.)O QUE É SERVIÇO ? É qualquer trabalho prestado, pago como conserto, reformas, inclusive serviços públicos, bancários, financeiros, de crédito e de seguros.O QUE É SERVIÇO PÚBLICO ? São aqueles que atendem a população de modo geral: transportes, água, esgoto, te-lefone, luz, correios geralmente prestados por empresas públicas. Os serviços devem ser adequados e eficazes. É um direito do consumidor. O prestador de um serviço público também é fornecedor.O Código de Defesa do Consumidor enumera os direitos básicos do consumidor. no entanto, outras situações que venham a causar prejuízo também estão previstas pelo Código. São direitos do consumidor: Proteção da vida e da saúde; Educação para o consumo - Escolha de pro-dutos e serviços ; - Informação; Proteção contra a pu-blicidade enganosa e abusiva; Proteção contratual; Inde-nização; Acesso à Justiça; Facilitação de defesa de seus direitos; Qualidade dos serviços públicos; etcAlgumas duvidas são básicas, por exemplo: “Eu posso cancelar uma compra ou mesmo um serviço e ter meu dinheiro de volta? Existe um prazo para devolu-ção do produto?”Sim! Segundo o Código de Defesa do Consumidor, aque-le que estiver insatisfeito com o produto adquirido ou mesmo um serviço prestado por alguma empresa poder ter o dinheiro restituído. Mas é claro que a desistência só é possível dois casos, como os descritos abaixo.O primeiro caso é quando o consumidor adquire um pro-duto fora da loja (internet, telefone ou “ao domicílio”). Nesse caso, o pessoa tem um prazo máximo de 7 dias para cancelar o negócio, contados a partir do recebi-mento do produto, serviço ou até mesmo assinatura de contrato e pedir o seu dinheiro de volta, independente do motivo. Esse direito está prevista no Artigo 49, do ca-pítulo seis, sobre a Proteção Contratual, do Código de Defesa do Consumidor e não pode gerar nenhum tipo de custo à pessoa.

O que está acontecendo com nossa cidade. Será que é o progresso? E se for, será que vale à pena o preço que pagamos por ele? Lembro que há poucos anos, Itapoá era uma cidade pacata, em que podíamos aproveitar, com tranquilidade, sem medo de sermos víti-mas da criminalidade com que nos deparamos hoje. A maioria das pessoas andavam a pé ou de carona, pois todos se conheciam. Era algo que podíamos fazer sem medo.

A cidade cresceu, mas junto a esse progres-so, veio a insegurança. Basta ver a quantidade de construções, carros e pessoas que circulam diariamente por ela. Podemos observar, cons-tantemente, comentários e noticias de assal-tos, roubos e furtos, fazendo a comunidade e visitantes reféns dessa violência.

Temos os acidentes graves de trânsito que deixam danos físicos e sequelas financeiras e emocionais; fora os arrombamentos e assalto a mão armada fazem parte quase que do dia a dia dos itapoaenses. Todos estão à mercê des-sa onda gigante de insegurança, que nos deixa cada vez mais preocupados.

Vivemos, hoje, um estado de sítio na Ci-dade! Se saímos à rua, não nos sentimos se-guros, pois podemos, a qualquer momento, sermos vitimados pela violência. Sem falar da insegurança em deixar nossa casa, sem saber como vamos encontrá-la quando voltarmos, pois parece que nada detém a quem quer tirar vantagem à custa dos outros.

Sempre ouvi, inclusive de autoridades poli-ciais, que o cidadão não deve andar com mui-to dinheiro pela rua, que os cartões de crédito e talões de cheque devem ficar em casa para que, no caso de um roubo, esses não sejam levados. Porém, não temos mais segurança dentro de nossas próprias casas. Os bandidos entram, usam de violência e levam tudo o que querem, nos deixando com o pavor e prejuízo, sem termos a quem recorrer! O que devemos fazer, então? Apenas torcer para não ser a pró-xima vítima? É um verdadeiro estado de sítio!

Sinceramente, não vejo como esta situa-ção de insegurança e violência que vivemos hoje na cidade de Itapoá possa ser melhorada. Quem sabe quando houver um real interesse de quem detém o poder público, em resolver ou amenizar essa situação, a população pos-sa começar a viver com mais tranquilidade e segurança. Até lá, resta-nos apenas tomar as precauções de que dispomos e rezar para não sermos a próxima vítima desse sério proble-ma.

Parte 1 de 2

Page 3: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 20133

Márcia TavaresPág. 2

Werney SerafiniPág. 20

Carlos EduardoPág. 2

Colunistas

Márcio GonzattoPág. 15

Faça seu evento conoscoAniversário | Casamento | Festa de Formatura

Preços e Cardápios Especiais

ALMOÇO .HAPPYHOUR.JANTAR

Venha saborear o melhor da culinária espanhola.

Aberto de Terça à Domingo das 11h às 23h

Couve-Flor ao Alho Arriero

Tigres

47 3443-3409Rua Beira Mar 1, nº 228,

Praia do Sayzinho, Barra do Say

Salada de Abacate com Camarões

Paella Valenciana

Camarão Rosa Gigante

Polvo a Feira

Page 4: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 20134

www.jornalemfocosc.com.br

3443-0128 Rua Espírito Santo, 437Itapema do [email protected]

Quatro noites de muita festa e alegria já estão garantidas para o Carnaval 2013, segundo a Secretaria Municipal de Turis-mo, Meio Ambiente e Cultura de Itapoá. Além de apresenta-ções musicais, este ano contará com um diferencial: o desfile e concurso de blocos. As inscrições para os blocos estão abertas até o próximo dia 15, no palco do Pro-jeto Verão Esporte e Diversão, si-tuado à Avenida Beira Mar III, entre a Ave-nida André Rodrigues de Freitas e o Pérola do Atlântico.

Programe-se e par-ticipe dessa folia! O Carnaval ocorre do dia 9 a 12 de feverei-ro!

Mais informações na Secretaria Munici-pal de Turismo, Meio

Ambiente e Cultura, pelo (47) 3443-8800.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação do Jornal Em

Foco.

Vem aí o “Itapoá Folia”

A experiência acumulada durante vários anos permitiu a Claudio Lemonie e Jussara Matiolo Le-monie criar a empresa JPC Casa & Construção.

Os primeiros anos de atividade no mercado, a JPC dedicou em se estabelecer no ramo de ven-das de materiais de construção. Com o passar do tempo, constituíram a implantação de engenha-ria civil, projetos, construções e reformas.

Responsáveis por várias construções no Mu-nicípio, hoje em parceria com a engenheira civil Maria do Carmo Gabardo, a JPC expande com sucesso suas atividades. Preocupados também com um maior aperfeiçoamento das técnicas e coordenação dos meios humanos, a sua ati-vidade se insere especialmente na construção, reabilitação, remodelação e manutenção, sendo apoiadas por um grupo técnico, por um departa-mento administrativo e equipes constituídas por profissionais qualificados com larga experiência, que garantem a qualidade dos trabalhos e cum-primentos dos prazos estabelecidos.

A empresa aposta na escolha que faz, no apoio

técnico, no planejamento de obra, no produto aplicado, e na qualidade dos serviços prestados, como garantia da satisfação do trabalho realiza-do, de forma a fidelizar o cliente na engenharia, na construção e na execução do projeto previa-mente elaborado.

Com base nesse conceito, a JPC executa todas as etapas do projeto, da fundação ao acabamen-to, respeitando as técnicas construtivas e as nor-mas técnicas vigentes.

Ao longo do percurso, a JPC Casas & Cons-trução foi crescendo sustentavelmente, sempre atenta à realidade que a envolve, com interes-se pela evolução do mercado e empenhada na construção do futuro.

A empresa trabalha com as melhores marcas existentes, o que em conjunto com o de-partamento técnico, possibili-ta oferecer garantia rapidez e qualidade na obra.

JPC Casa & Construção

Rua Ana Maria Rodrigues de Freitas, nª897 | Itapema do Norte | Itapoá | SCFone 47-3443-1839 - [email protected]

Claudio Lemonie, Jussara Matiolo Le-monie e a engenheira civil Maria do Carmo Gabardo

Maria do Carmo Gabardo

Page 5: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 20135

Recanto do Farol

InesquecívelNão importa a fantasia.

Depois de gastar tanta energia, todo folião vira um comilão.

www.recantodofarol.com.br

Venha deliciar-se no Recanto do Farol.

47.3443.0353

NA VIA GASTRONOMICA

COSTA SUL ITAPOÁ

Do Pontal à Figueira

Page 6: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 20136

www.jornalemfocosc.com.br

Com o espírito de coletividade, a LMC ofere-ceu aos seus funcionários e familiares um de-licioso churrasco, no qual os administradores puderam presenteá-los com as cestas de fi-nais de ano e brindes, aproveitando também a ocasião para agradecer o empenho de cada um que colabora para que a LMC cresça em seu segmento, e como conseqüência disso melhore também a qualidade de vida de seus colaboradores.

A LMC Terraplenagem e Transportes reúne amigos, funcionários e famíliares para Festa de Final de Ano

Rua Amamabaí, 119 | Balneário Palmeiras | Itapoá | SC47 3443-3749 | 9964-9329 | 9905-0064 | www.lmcterraplenagem.com.br

A Família LMC deseja votos de um novo ano cheio de realizações a todos amigos que de forma direta ou indireta

fazem parte da nossa história.Itapoá - SC

Terraplenagem eTransportes LtdaTerraplenagem eTransportes Ltda

Page 7: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 20137

A votação da Revista de Verão do Jornal Diário Cata-rinense para eleger a melhor praia de Santa Catarina está a todo vapor, e Itapoá está liderando o ranking. Confor-me divulgado nesta segunda--feira (21) pelo Jornal A No-tícia, o município alcançou 47,3% do total de votos, se-guido por Bombinhas, com 7%.

De acordo com a maté-ria: “Entre as muitas justi-ficativas dos leitores para a escolha da praia, está a men-sagem enviada por Natalina Turatti: Minha praia preferi-da é a de Itapoá. Há 10 anos vim morar aqui. Pela quali-dade de vida que temos, não

pretendo mudar. Venham co-nhecer Itapoá, praia limpa e de águas quentes”.

A mensagem retrata a rotina do município, uma aliança entre as belezas natu-rais, a população hospitaleira e o trabalho comprometido para deixar o município cada vez melhor.

A votação ainda não ter-minou, vai até o final do ve-rão no site do jornal Diário Catarinense, mas já insere o sentimento de orgulho itapo-aense por viver em uma das melhores praias de Santa Ca-tarina.

Da Assessoria de Imprensa da Pre-feitura de Itapoá, com adaptação

do Jornal Em Foco.

Itapoá lidera disputa entre as melhores praias de Santa Catarina

Page 8: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 20138

www.jornalemfocosc.com.br

MATERIAL ESCOLAR E ESCRITÓRIO4 7 3 4 4 3 - 0 4 0 8 e 9 9 0 7 - 3 4 5 7

PAPELARIA CENTRAL

Volta às Aulas

3443-0408Rua Dra. Zilda Arns Neumann, 536

Jardim Pérola do Atlântico | Itapoá

ECONOMIZE comprando aqui seu material escolar.

Comprando seu material escolar aqui, você ganha seus cadernos encapados

Parcelamos

em

até 6 X

47

Buscando ficar ainda mais com-petitivo perante aos outros portos da região Sul do Brasil, o Porto Itapoá planeja crescimento. Como meta, o Terminal pretende ainda neste ano de 2013 já iniciar o processo de am-pliação de seu cais em pátio. Atual-mente, o Porto Itapoá tem capacida-de para movimentar 500 mil TEU’s. Ampliando o seu cais dos atuais 630 metros para 1.000 metros e o pátio, dos 150 mil m² para 450 mil m², como é previsto, o Porto poderá qua-driplicar a sua capacidade de movi-mentação, chegando aos 2 milhões de TEU’s/ano.

Em recente entrevista à Revista Portuária, o diretor superintendente do Porto Itapoá falou de suas ex-pectativas para este ano. “Em 2013, esperamos nos consolidar entre os principais terminais portuários do continente. Para isso, já estamos tra-balhando nos projetos de ampliação, visualizando um acréscimo signifi-cativo da demanda já para o início do ano”, afirma Patrício.

Alberto Machado, analista de co-municação do Porto Itapoá, explica

que o início das obras para aumentar a capacidade de operação do Termi-nal estão na dependência da libera-ção das licenças ambientais, que são expedidas pelo Ibama, bem como das licenças operacionais, fornecidas por órgãos como a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) e da Marinha do Brasil. “Estamos na fase das licenças ambientais e ope-racionais. No entanto, em breve, os trabalhos de ampliação do cais e do pátio já estarão a pleno vapor”, con-fia Alberto, também em entrevista à Revista Portuária.

Também é previsto o aumento da capacidade de movimentação de contêineres refrigerados, para o qual serão instaladas 3.620 novas tomadas reefers. Atualmente, o Terminal pos-sui 1.380. Essa ampliação é prevista para atender a crescente demanda de

cargas refrigeradas no Sul do País, região que concentra os maiores fri-goríficos da América Latina.

A área retroportuária também tem se tornado um grande centro de in-vestimentos na região, atraindo em-presas do ramo logístico de todo o mundo. São cerca de 12 milhões de m² em uma área de 8 km de rodovias que dão acesso ao Por-to Itapoá. “Tudo isso será movimentado com o nosso alinhamento com exporta-dores, importadores, trans-portadoras e armadores. É uma cadeia ampla e com-plexa que se beneficiará com o potencial que Itapoá tem para oferecer ao cená-rio logístico brasileiro”, re-vela o superintendente.

Sobre o PortoConsiderado um dos

mais modernos e seguros terminais portuários da América Latina para a mo-vimentação de contêineres, o Porto de Itapoá já gerou

500 empregos diretos – número que deve subir para 800 com a expansão – e cerca de 2 mil indiretos, arreca-dando R$ 1,4 milhão do Imposto So-bre Serviços (ISS) para o Município.

Do Jornal Em Foco, com informações da Revista Portuária.

Porto Itapoá anuncia ampliação de cais e pátio

Page 9: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 20139

Page 10: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201310

www.jornalemfocosc.com.br

Nascido em São Pau-lo (SP), no dia 10 de ou-tubro de 1985, Thomaz Sohn mora em Itapoá há 13 anos. Desde que aqui chegou, envolveu--se com a comunidade onde morava, o Pontal. Ele é casado com Eleni-nha Jansen Gaviorno há oito anos. Já foi gar-çom e, atualmente, é empresário. Na eleição de 2012, foi um dos mais novos políticos eleitos no estado de Santa Catarina. Agora, assume a Vice Presidência da Câmara de Vereadores até o final de 2014.

Contando com a presença de cerca de 200 pessoas, entre elas os nove vereadores, Prefeito, Vice-Prefeito eleitos e demais auto-ridades do Município, foi realizada na sede da Câmara de Vereadores de Itapoá a solenidade de posse dos eleitos. O evento ocorreu no dia 1º de janeiro de 2013 e, inicialmente, foi con-duzido pelo, até então, Presidente da Câmara Municipal, Vereador Daniel Silvano Weber.

Na ocasião, vereador por vereador foi cha-mado individualmente para receber a posse e, logo em seguida, ocor-reu a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Após dez minutos de recesso, o Vereador Daniel Silvano Weber anunciou que a eleição seria através de chapa única. Os nove verea-dores recém-empossa-dos votaram por ordem de sorteio e, unanime-mente, elegeram a cha-pa composta pelo Presi-

dente Osni Ocker (PR), Vice-Presidente Tho-maz Sohn (PP), 1º Se-cretário Geraldo Weber (PSDB) e 2º Secretário Carlito Custódio (PR).

Visivelmente emo-cionado, o Vereador Osni Ocker, já na po-sição de novo Presi-dente da Câmara, deu posse ao novo Prefei-to de Itapoá, Sérgio Aguiar (PMDB), e seu Vice, Josênio Bernardi (PPS). Prefeito e Vice fizeram o juramento e assumiram oficialmen-

te os seus cargos.Ao final, o novo

Presidente da Câmara, Vereador Osni Ocker, fez suas considerações finais. Ele agradeceu a Deus e a seus com-panheiros por sua re-eleição. Agradeceu, também, a todos os companheiros vere-adores que votaram sim à chapa única que o elegeu como novo Presidente do Poder Legislativo de Itapoá. “Agradeço, muito es-pecialmente, a minha

esposa, que foi a mi-nha maior cabo elei-toral. Ela não mediu esforços. Deixou o seu estudo para trabalhar comigo nas ruas”, disse

antes de pedir a benção de Deus a todos.

Do site da Câmara de Verea-dores de Itapoá, com adapta-

ções do Jornal Em Foco.

Novos gestores municipais de Itapoá foram empossados em 1º de janeiro

Com o objetivo de aproximar ainda mais o Poder Legislativo das demandas da comuni-dade, a nova Mesa Di-retora da Câmara Muni-cipal de Itapoá iniciou um trabalho inédito no Município. No último dia 09 de janeiro, foi re-alizada a primeira reu-nião com o Prefeito de Itapoá, Sérgio Aguiar. Em seguida, outras reu-niões passaram a ocor-rer, por iniciativa da própria mesa diretora.

A ideia consiste em realizar reuniões com os gestores e responsáveis pelos principais órgãos públicos e empresas privadas de Itapoá, para apresentar a nova mesa diretora e aproximar o Poder Legislativo de maneira pró ativa. Nas reuniões, os quatro ve-readores da nova Mesa Diretora (Presidente Sr. Osni Ocker, Vice--Presidente Sr. Thomaz Sohn, 1° Secretário Sr. Geraldo Weber, 2° Secretário Sr. Carlito Joaquim Custódio Jr.),

deslocam-se até a sede do órgão público prev iamen-te agendado. Nessas reu-niões há uma socialização das princi-pais dificul-dades encon-tradas em cada órgão. As conversas resultam em um documento com as principais lutas e rei-vindicações, além do compromisso do Poder Legislativo de Itapoá em buscar soluções em conjunto, especialmen-te no que compete ao ordenamento jurídico municipal. Com isso, a nova mesa diretora espera aumentar a efi-ciência nos esforços do Legislativo para o de-senvolvimento de Ita-poá.

Já foram realiza-das dezenove reuniões, com a Polícia Civil e Militar de Itapoá, SUR-BI, Coordenação do

PA 24h, Secretarias de Educação, Saúde, As-sistência Social, Obras e Planejamento, Bom-beiros Militares, Por-to Itapoá, Tabelionato de Notas e Protestos, Cartório de Registro de Imóveis, Caixa Econô-mica Federal, Banco do Brasil, Itapoá Sane-amento, Procuradoria Jurídica do Executivo, CELESC e Correios.

Após esta rodada inicial de reuniões, ou-tras entidades também serão acionadas pela nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itapoá.

“Estamos muito

contentes com os re-sultados das reuniões. Vamos começar com um excelente plano de metas para a atuação do Poder Legislativo, pois cada órgão e gestor nos indicam suas prio-ridades. Focaremos no ordenamento jurídico municipal, e também buscaremos resolver da melhor forma possível os outros problemas enfrentados”, comenta o Presidente da Mesa Diretora, vereador Osni Ocker.

Do site da Câmara de Verea-dores de Itapoá, com adapta-

ção do Jornal Em Foco.

Mesa diretora inicia rodada de reuniões com diversos prestadores de serviço público

Site da Câmara de Vereadores de Itapoá

Nascido em Trombu-do Central (SC), no dia 18 de fevereiro de 1952, Osni Ocker saiu de sua cidade de origem e foi trabalhar em Joinville. Casado com Ivani Ocker, teve quatro filhos. No dia 09 de agosto de 1987, mudou-se a Itapoá, onde dedica sua vida profis-sional à construção civil e apicultura. Neste ano de 2013, iniciou o seu segundo mandato como Vereador, tendo sido também eleito Presidente da Casa Legislativa para o biênio 2013/2014.

Perfil dos novos Presidente e Vice da Câmara de Itapoá

Page 11: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201311

Page 12: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201312

www.jornalemfocosc.com.br

Avenida Beira Mar III, 491 [email protected] | Reservas 47 3443-6006

Itapema do Norte | Itapoá | SC | [email protected]

Saia do mar e fique com água na boca.

Suas férias em grande estilo, de frente para o mar„

Page 13: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201313

Trajetória , Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história,

COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades,

crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores,

qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais,

empreendedorismo, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, Trajetória , Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência,

oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação,

confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo, Evolução,

Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história,

COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

empreendedorismo. Trajetória , Evolução, oportunidades, Trajetória , Evolução, história, crescimento, ações

sociais, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, Integração, SUSTENTABILIDADE,

CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade,

experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução,

Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais,

empreendedorismo, Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda,

história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

empreendedorismo. Trajetória , Evolução, oportunidades, Trajetória , Evolução, história, crescimento, ações

sociais, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda,, Integração, SUSTENTABILIDADE,

CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade,

experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução,

Trajetória , Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história,

COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades,

crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores,

qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais,

empreendedorismo, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, Trajetória , Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência,

oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação,

confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo, Evolução,

Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, história,

COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

empreendedorismo. Trajetória , Evolução, oportunidades, Trajetória , Evolução, história, crescimento, ações

sociais, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda, Integração, SUSTENTABILIDADE,

CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade,

experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução,

Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

qualificação, confiabilidade, experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais,

empreendedorismo, Evolução, Integração, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda,

história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade, experiência, Integração,

SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, história, COMPROMETIMENTO, valores,

empreendedorismo. Trajetória , Evolução, oportunidades, Trajetória , Evolução, história, crescimento, ações

sociais, SUSTENTABILIDADE, CONSTRUÇÃO, renda,, Integração, SUSTENTABILIDADE,

CONSTRUÇÃO, renda, história, COMPROMETIMENTO, valores, qualificação, confiabilidade,

experiência, oportunidades, crescimento, ações sociais, empreendedorismo. Trajetória , Evolução,

Unindo forças para ajudar a construir o futuro de Itapoá

Page 14: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201314

www.jornalemfocosc.com.br

Dia 26 de Janeiro de 2013Sábado das 8:30h às 18:00hLocal: Auditório Porto de Itapoá-SC Público Alvo: • Profissionais cujas funções este-jam relacionadas ao Comércio Ex-terior e Planejamento Tributário. Empresários do Comércio Exterior. Advogados. Despachantes e Agen-tes Aduaneiros. Contabilistas. Con-sultores, Assessores. Administrado-res. Fiscais de Tributos. Auditores Fiscais. Conteúdo Programático:1. Análise e interpretação da Le-

gislação aplicável: Resolução Senado nº 13/2012, AJUSTE SI-NIEF nº 19, 20 e 27 e Conv. Nº 123/12 e RICMS-SC de fomar a oferecer informações para que o Contribuinte trabalhe com maior segurança jurídica e pro-ceda de forma a evitar contin-gências fiscais;

2. Estudo pormenorizado dos no-vos Regimes especiais (TTDS) relacionados à importação SC:

2.1 Diferimento do ICMS no De-sembaraço Aduaneiro;

2.2 Diferimento Parcial nas ope-rações internas: Regra Geral e Facultativa;

2.3 Crédito Presumido nas opera-ções subsequentes: Regra Ge-ral e Facultativa;.

2.4 Tributação nas operações in-ternas: Hipóteses de aplicação dos percentuais de ICMS de 4%, 10% e 12%;

2.5 Condicionantes;2.6 Garantia;2.7 Vigência.3. Alíquota interestadual de 4%

e novos cenários : Resolução nº 13/2012 e Ajuste SINIEF nº 19/2012

4. Aplicabilidade dos Benefícios Fiscais - Regras para não Apli-cação da Alíquota de 4% (Con-vênio ICMS 123/2012);

5. Obrigações acessórias relacio-nadas: Emissão de NF, DIME e Relatórios;

6. Fundos Estaduais (Fundo Es-tadual de Defesa Civil, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior e Fundo Pró-Empre-go);

7. Cálculo do ICMS devido e dos

FUNDOS: Regra Geral e Facul-tativa;

8. Substituição Tributária: Refle-xos dos novos Regimes na for-mação do preço de venda.

9. Debates. Ministrante:• Prof. romário Arthur ferreira. Auditor Fiscal da Receita Estadu-al de Santa Catarina atuando na 5ª GERFE (Joinville). Atuou como Assessor da Diretoria de Adminis-tração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catari-na no período de 2001 a 2012, no setor de Regimes Especiais. Atuou ainda como Gerente Regional da 9ª Região Fiscal, Julgador e Con-selheiro junto Conselho Estadual de Contribuinte. Contador. Bel em Direito. Professor MBA em Planeja-mento Tributário na UCAM – Uni-versidade Cândido Mendes (RJ). Professor da UNISUL no Curso de Pós Graduação em Planejamento Tributário. Professor no Curso de Especialização em Auditoria Fiscal e Tributária na Universidade Estácio de Sá/Atual (Boa Vista - Roraima). Professor da UNIVALI nos cursos de

Administração Comércio Exterior e Administração de Supermercados. Professor do Instituto Aprimorar em diversos cursos de capacitação profissional. Professor da Escola Fazendária-SC. Foi palestrante na OAB-SC, na Feira Transnacional-SP, na FGV-SC, no II Seminário Catari-nense de Direito e Atividade Portu-ária e no 3º Seminário de Comércio Exterior AJORPEME – A Influência Tributaria Junto aos Processos do Pequeno e Médio Empresário. Informações e inscrições:Site: http://www.institutoaprimo-rar.com.br/E-mail: [email protected]@hotmail.comFones (47) 3443 0379 e (47) 3443 0353. Importante:A Administração do Porto informa que é Imprescindível informar até dia 25 (sexta-feira) às 12h00m os nomes completos/RG/CPF dos par-ticipantes, para o devido cadastrode acesso às dependências do Por-to Itapoá.

Instituto Aprimorar Promove no Porto de Itapoá

ICMS - SCO COMÉrCIO EXTErIOr E OS BENEfÍCIOS fISCAIS

(Os novos cenários e os reflexos da Resolução nº 13/2012 do Senado)

“Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito”

27ª edição

do Curso

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Santa Catarina, em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, autorizou no início de janeiro, a realização de manobras especiais noturnas para entrada de navios com LOA (comprimento) de até 300 metros, largura até 43 metros e calado máximo de 10,5 metros.

De acordo com portaria nº 48/CPSC de 17/10/2012, a Marinha já tinha elevado os parâmetros para as manobras diurnas para os dois portos da Baía da Babitonga, possibili-tando a entrada e saída de navios de até 334 metros de comprimento, no caso do Porto Ita-poá, e 310 metros, em São Francisco do Sul.

No documento, entretanto, ainda havia limitação para as manobras noturnas. Con-tudo, após a emissão deste novo ofício por parte da Delegacia dos Portos em São Fran-cisco do Sul, os dois terminais, juntamen-te com a Praticagem que atua na Baía da Babitonga, poderão estudar por um período de 60 dias, a entrada dessas embarcações maiores também à noite.

Anteriormente a esta autorização espe-cial, os dois terminais poderiam receber apenas navios de até 286 metros de compri-mento durante a noite.

Da EDM Logos, Assessoria de Imprensa do Porto Ita-poá, com adaptações do Jornal Em Foco.

Portos de Itapoá e São Francisco do Sul estão autorizados a receber navios de 300 metros de comprimento no período noturno

André Kopsch

Page 15: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201315

Presidente ACINI | Engenheiro Agrônomo

O DILEMA DA ÁguAMárcio Roberto Gonzatto

Desde o aparecimento da vida humana na face da terra, existe uma ínti-ma ligação com a água. As grandes cidades da antiguidade, floresceram a margem de rios. No Iraque temos a cidade de Bagda, localizada as margens do rio Tigre, e foi uma das mais famo-sas cidades antigas. Como outros exemplos, temos as cidades europeias de Paris, situada as margens Sena, Londres as margens do rio Tamisa, e nos Esta-dos Unidos, temos Nova York, as margens do rio Hudson. Existem mais de uma centena de exem-plos de grandes cidades, que tiveram a sua origem na proximidade de rios. Esta condição era favorá-vel, pois permitia o aces-so por via fluvial, bem como o rio era usado para o abastecimento de água e despejo de dejetos.O mais bem acabado sistema de transporte de água da antiguidade, foi construído na Roma antiga; tratava-se das estruturas que ficaram conhecidas como aque-dutos. Esse sistema trazia a água de locais mais ele-vados e distantes, sendo que o mais longo dele, conhecido como Aqua Marcia, possuía 95 km de extensão. Era uma siste-ma extremamente bem construído, existindo exemplares até nos dias de hoje. Durante muitos anos, a humanidade vi-veu numa situação de hi-giene altamente precária. Na idade média, não exis-tiam escovas de dente, perfumes, desodorantes,

muito menos papel hi-giênico. Ao se fazer uma visita ao palácio de Ver-salhes, em Paris, pode se observar que apesar de todo o luxo, o palácio não possui banheiros. Em dias de festa, a cozinha do pa-lácio, conseguia preparar banquetes para até 1500 pessoas, sem a mínima condição de higiene. Tam-bém não havia costume de se tomar banho, pois não havia água encanada.O abastecimento público de água em termos de quantidade e qualida-de, tornou-se uma pre-ocupação crescente em função da escassez e da deterioração da qualida-de dos mananciais com o avanço das cidades sobre suas áreas. Destarte a va-riedade de informações e conhecimento existentes na literatura que com-provam na prática a im-portância do saneamen-to para a saúde pública, o nosso país apresenta uma enorme desigual-dade no que diz respei-to a qualidade da água distribuída a população, onde pode se verificar ir-regularidades quanto ao abastecimento público de água, esgotos sanitários e resíduos sólidos, apesar do país possuir uma vas-ta bacia hidrográfica. No Brasil, 36,1% dos domicí-lios não são abastecidos de água por rede geral, 17,2% do volume de água distribuído não recebe tratamento e 47,8% dos municípios não contam com serviço de esgota-mento sanitário.Com o crescimento po-pulacional há uma maior

demanda pelo consumo de água no planeta. O au-mento de consumo, pos-sui estreita relação com a melhoria de qualidade de vida da população, que paralelamente aumenta a produção de resíduos que muitas vezes são despe-jados sem qualquer tipo de tratamento no leito dos rios, atingindo desta forma os mananciais de abastecimento. Devido a grande concentração urbana, em função do desenvolvimento do Bra-sil, diversos conflitos tem sido criados nas cidades do país: degradação am-biental dos mananciais, aumento do risco das áreas de abastecimento com a poluição orgânica e química, contaminação dos rios pelos esgotos do-méstico, industrial e plu-vial, enchentes urbanas geradas pela inadequada ocupação do espaço, falta de coleta e de disposição do lixo urbano. Na grande maioria dos casos, a cau-sa principal destes pro-blemas se encontra nos aspectos institucionais relacionados com o ge-renciamento dos recursos hídricos e do meio am-biente urbano.O Brasil, apresenta um grande potencial de re-servas de água doce para os mais diferentes tipos de uso, desde o consumo doméstico até o uso na agricultura, entretanto já temos regiões do país se-riamente afetadas com a diminuição deste recurso. Os processos de urbaniza-ção, de produção indus-trial e agrícola, não tem levado em conta a capa-

cidade de suporte destes ecossistemas. A maioria dos rios que atravessam cidades brasileiras estão deteriorados, sendo este, de acordo com alguns especialistas, o maior problema ambiental bra-sileiro. Este é um fator de grande preocupação, pois a qualidade da água tem piorado a cada dia que passa.Assim sendo, também levando em considera-ção que os sistemas pú-blicos de saneamento e distribuição de água potável carecem de sus-tentabilidade econômica, considera-se difícil a im-plementação da cobrança de serviços, como o de captação, tratamento e distribuição de água, so-bretudo de populações com distintas formas de apropriação, uso e valora-ção de recursos naturais, e ainda diante da inco-mensurável abundância de água existente no ter-ritório nacional.Nos municípios litorâneos de Santa Catarina, assisti-mos estarrecidos entre os dias 25 de dezembro pas-sado e o dia 05 de janeiro corrente, o colapso do sis-tema de distribuição de água potável para as po-pulações e veranistas que vieram em busca de des-canso e lazer. A cada dia, jornais escritos e também canais de televisão mos-travam o desespero das pessoas, com suas casas desabastecidas de água e cheias de convidados ou familiares. Em algumas praias, particularmente no município de Bombi-nhas, o problema foi mais

grave e mais prolongado, pois aliado a má gestão da concessionária, aliou--se um período de estia-gem que diminuiu o nível do rio onde ocorre a cap-tação. Também contribui para a secagem total das torneiras, o represamen-to por parte dos produto-res de arroz, objetivando a irrigação de suas lavou-ras. O problema foi de tal monta, que alguns hotéis, pousadas e locadores de imóveis, acusarem o per-centual de 40% de cance-lamento de reservas e di-minuição significativa no tempo de permanência das famílias.Em Itapoá também tive-mos uma situação que há alguns anos não vivía-mos. A transição ocorrida no mês de setembro, com troca de responsável pela operação do sistema, co-locou em xeque o nosso sistema de abastecimen-to. Durante 5 dias não saia uma única gota de di-versas torneiras, e em al-guns bairros, como o Pon-tal a falta foi ainda maior. Mesmo sabendo da di-ficuldade e do custo ne-cessário para a resolução deste grave problema, fica no ar uma pergunta que está latente na cabe-ça de todo munícipe e ve-ranista: quando o proble-ma será definitivamente sanado? É necessário que nos coloquemos no lugar daquele consumidor, que paga religiosamente sua conta o ano todo, sem fazer uso do sistema, e quando vem para apro-veitar suas mais que devi-das férias, vê seus sonhos virarem pesadelos. Não

se pode mais postergar a solução por tempo inde-terminado. Precisamos exigir daqueles que assu-miram o sistema, ao ga-nharem uma licitação de 200 milhões de reais, que ataquem o problema de frente, e atuem no sen-tido de aumentar o vo-lume de água disponível para a cidade, bem como trabalhem com afinco na confecção do projeto e o mais breve início possível, do sistema de esgota-mento sanitário. Acredi-tamos, que os vencedores da licitação promovida, sabiam do desafio que estavam encarando, e se consideram preparados para levar a cabo a tarefa assumida. Esperamos ain-da, que no carnaval que se aproxima, já tenhamos resposta mais rápida, e um atendimento mais veloz, para dar um con-forto a população que se sentiu enormemente de-samparada nos dias ante-riormente citados. Itapoá terá um crescimento po-pulacional acentuado, e a empresa vencedora da licitação deve estar aten-ta para atender esta de-manda que será criada a partir deste crescimento. Vamos fazer a nossa par-te, tendo um consumo consciente, sem desper-dício de nenhuma espé-cie, mas cobraremos com muita rigidez para que os compromissos assumi-dos sejam efetivamente cumpridos. Um abraço a todos e até a próxima edição.

Marcio Roberto Gonzatto – Presidente da ACINI

Page 16: Jornal Em Foco edição 97

Av. Brasil, 2526 - Itapoá - SC [email protected]

47 | 3443-6222

BOLOS DE CASAMENTO e ANIVERSÁRIO

TORTAS e SALGADOS

MAYKONMAYKONPanificadora

Confeitaria&

DOMINGOS E FERIADOSFRANGO ASSADOCOSTELA ASSADA

ec farmaFarmácias

Ampla linha de medicamentos e perfumaria

CORRESPONDENTE BANCÁRIOSaldo, Saque, DepósitosTransferências, Extratos

Recarga de Celulares - Todas as Operadoras -

Pague aqui suas contasBRADESCO EXPRESS

Av. Brasil , 2829 - Centro - Itapoá - SC

47 | 3443-1644

Água, Luz, TelefoneBoleto Bancário, Guias

PAGAMENTOS

Vereador Daniel Weber na posse do dia 1º janeiro, recebendo o carinho da mãe Klautina Weber e da esposa Geovana.

Foi com muita alegria que Irene Soares de Souza reuniu amigos e familiares em sua residência, para comemorar seu aniversário (19 de janeiro), rega-do por uma deliciosa costela fogo de chão. Irene recebeu homenagens de todos os convidados. Parabéns! Na foto com o esposo Alvino de Souza.

Denise Rosangela Tavares comemora mais um aniversário dia 24 de janeiro. Quem deseja felicidades são seus familiares e amigos. Na foto, com os netos Kaique e Amanda.

Parabéns à nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Itapoá pela vitória para o pleito 2013/2014. Osni Ocker (Presidente da Câma-ra de Vereadores), Thomaz Sohn (Vice-presidente), Geraldo Weber (1º Secretario) e Carlito Joaquim Custódio Junior (2º Secretario).

Francisco Soares (servidor da Câmara de vereadores de Itapoá, e T.I. do Diário de Itapoá ) recebeu as home-nagens pela passagem de seu aniversario no dia 21 de janeiro. As homenagens são de toda a equipe do Jornal Em Foco.

A simpática Maiara Duarte, dia 30 de janeiro, completa aniversário. Parabéns Maia-ra, e toda a felicidade do mundo para você.

As homenagens vão para Nara Cristine Reinert Souza que no dia 25/01 completa aniversário parabéns Nara saúde e felicidades . Na foto com o esposo Darcy Gil de Souza Junior

Rondinelia Soares de Souza completou mais um niver dia 23 de janeiro. Os vo-tos de sucesso, saúde e felicidades são de seus familiares e amigos. Parabéns!

Page 17: Jornal Em Foco edição 97

CASA DO SALGADINHO

3443-6186 e 9907-4875

Encomendas

Aniversários | Coquetéis

Comércio e Festas

Coxinha | Risólis

Bolinho de

Queijo e CarneRua Itaiópolis, 994 - Centro - Itapoá

Doce TentaçãoPANIFICADORA & CONFEITARIA

Pães, Doces, Salgados e Bolos

47 3443-6904 | Av. Celso Ramos, 2187Itapema do Norte | Itapoá

no Café da Manhã e no Café da Tardeno Casamento e no Aniversário

na Hora do Lanche e na Sobremesa

A qualquer hora

Sempre com Você

Dia 26 de janeiro é dia de Gabriela Tavares completar seus 9 aninhos. As homenagens são dos pais Marco Tavares e Cristiane Pereira. Parabéns e muitas felicidades é o que desejam seus familiares.

Osmar (Marinho) curtindo os filhos João Vitor e Maria Eduarda. Parabéns pela passagem do seu aniversário dia 10 de janeiro. O gatinho João Vi-tor comemora dia 31 de janeiro. As homenagens e da mamãe Roberta, do papai Marinho e da ma-ninha Duda.

Rogério Silveira (Supermercado Sol e Mar), rodeado por muitos amigos no dia 20 de janeiro, brindou idade nova. A festa foi em sua chácara, onde ele ofereceu um delicioso churrasco a todos os convidados. Parabéns a esse querido amigo. Muita saúde, sucesso e felicidades. Na foto, com a esposa Edilene Ledoux, o filho Ramon e a Sobrinha Sabrina Speck.

Quem assoprou velinhas no dia 16 de janeiro, foi Geisiane Caldeira (direita). A homenagem é do namorado Thiago (es-querda) e da filhota Giovanna (meio). Parabéns!!!

Parabéns a Mari Elói Tavares, ex-prefeito de Ita-poá, que dia 04 de fevereiro estará comemoran-do idade nova. Desejamos saúde e felicidades. Na foto, com a esposa Maria de Lurdes.

As homenagens vão para Nara Cristine Reinert Souza que no dia 25/01 completa aniversário parabéns Nara saúde e felicidades . Na foto com o esposo Darcy Gil de Souza Junior

Page 18: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201318

www.jornalemfocosc.com.br

•E•n•q•u•e•t•e•

Rodrigo Lopes, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Itapoá.Com certeza aumentou. A gen-te percebe, pela mídia, um nú-mero muito maior de assaltos e roubos.

você acha que a criminalidade, em Itapoá, aumentou nos últimos anos?

Carolina Caldeira, membro da Associação de Moradores da Barra do Saí.Na Barra do Saí, a situação continua a mesma. Eu vejo que pouca coisa acontece, mas quando ocorre, o atendimento demora muito a chegar.

Álvaro Luís da Silva, pescador da Barra do Saí.Acredito que aqui na região da Boca da Barra, não temos mui-to o quê comentar a esse res-peito. Todo mundo se conhece e não temos muitos proble-mas. Vejo que a criminalidade se concentra no verão e nas regiões de maior movimento turístico.

Sônia Conceição de Souza, mo-radora da Barra do Saí.A criminalidade na Barra do Saí, como em toda Itapoá, vem piorando. O número de furtos a residência por aqui é muito grande. Vejo que muitas pes-soas nem registram as ocorrên-cias por considerarem que não resolve.

Maycon Rodrigo Soares, admi-nistrador, morador de Itapema do NorteCom certeza! O crescimento populacional é desordenado e não há investimento em se-gurança pública. No dia em que minha esposa e eu fomos furtados em nossa residência, a viatura policial acabou paran-do e demorando a pegar. Foi preciso o policial bater a chave várias vezes. Falta planejamen-to e estrutura para tanto cres-cimento.

Antônio Pacheco, pescador do Itapoá Centro.Aumentou! É necessário mais segurança e em horas adequa-das, como no período noturno, pois as pessoas suspeitas cir-culam em horários não comer-ciais. As rondas precisam ser mais abrangentes e não aglo-meradas, como vemos.

Acidentes em focoImpressionante o número de acidentes que têm ocor-rido em Itapoá nos últimos tempos. São caminhões tombando na Estada da Jaca, motociclistas caindo nas ruas que cortam o Mu-nicípio e automóveis coli-dindo nas rodovias. Infeliz-mente, nem todos os casos têm final feliz. Na tarde do último dia 18 de janeiro, a colisão frontal entre um caminhão e um automóvel na Rodovia SC-415 tirou a vida de um casal curitiba-no. Outras duas pessoas ficaram feridas, sendo uma gravemente. Fatalidade? Pouco provável. Em geral, o acidente envolve a impru-dência de um dos motoris-tas envolvidos. Obviamente que as condições da estra-da, nesse caso com curvas fechadas e sem acostamen-to, contribuem para que tais episódios ocorram. Quem trafega constantemente pela SC-415 já deve ter le-vado algum susto por causa de ultrapassagens mal cal-culadas ou proibidas, car-ros quebrados parados no meio da via (que não tem acostamento), entre outros problemas. Ainda sim, o respeito às leis de trânsi-to (incluindo sinalização) e prudência seriam suficien-tes para evitar mais tragé-dias anunciadas. Que Deus esteja com as famílias enlu-

tadas neste momento difícil e que o episódio sirva de alerta para que as pessoas e autoridades zelem pelas suas vidas e as do próximo. Respeito e prudência ao vo-lante nunca são demais.

faltou água e consciência na temporadaRecorde de reclamações em Itapoá, a falta de água encanada que assolou o Município nesta tempora-da certamente atrapalhou os planos de muita gente. Relatos de alguns comer-ciantes dão conta de que pessoas que aqui passaram o final de ano, pretendendo voltar em meados de janei-ro, foram embora mais cedo e cancelaram as locações de imóveis, causando pre-juízos para a Cidade. Que o sistema de abastecimento de água e saneamento são precários, todo mundo já sabe. A verdade é que se acreditou que, com a nova gestora do sistema, as coi-sas começariam a melhorar imediatamente. O que se viu foi o contrário, muito provavelmente por causa do público recorde que vi-sitou Itapoá neste período. Faltou água como nunca se viu em Itapoá, desde que a Cidade passou a contar com o abastecimento. Mas será que a única causa foi a ineficiência do sistema? A resposta é não! Ao mes-

mo tempo em que recla-mavam incisivamente da escassez de água, a popu-lação denunciava a falta de conscientização por parte de alguns consumidores. Mangueiras abertas o tem-po todo para lavar carro, piscinas sendo esvaziadas e completadas constante-mente, entre outros abusos foram frequentes durante todo o final e início de ano, períodos mais críticos do problema. Faltou água, sim, mas faltou, principalmente, a conscientização e colabo-ração de muita gente.

Sobrou energiaAo contrário do que ocor-reu com a água encanada, a energia elétrica, esteve estável durante todo o iní-cio da temporada, incluin-do a virada de ano, data que invariavelmente acu-sava problemas. O sistema, desde que passou a operar pela linha de transmissão da Celesc, no início de 2012 (antes a energia vinha da paranaense Copel), não deu mais problema. Méritos de todos os que lutaram anos a fio por esta conquista. Para-béns Itapoá!

Preserve a praiaÉ triste constatar o péssimo exemplo de alguns grupos de turistas e veranistas que visitam Itapoá. Praticamen-te todas as manhãs, desde

que começou a temporada no final de dezembro, foi possível constatar montes e mais montes de lixo sen-do recolhido pela Prefeitura principalmente à beira da praia. Pessoas sem um pin-go de respeito ao próximo, e menos consciência am-biental ainda, jogam os seus resíduos onde bem enten-dem. À noite, muitas vezes em plena madrugada, foi possível ver jovens dançan-do ao redor de seus carros com sons extremamente potentes, enquanto descar-tavam os seus resíduos no chão, ao lado dos cestos de lixo vazios, cedidos pela Prefeitura (em número e disposição aparentemente suficientes para dar conta do recado). Lastimável a péssima impressão que al-guns deixam na Cidade. Por outro lado, sempre tem um ou outro que merece toda a nossa consideração e admi-ração, por tratar Itapoá com o respeito que este paraíso merece.

Tem uma rua nesse buracoVerão, mês de janeiro, e um velho problema: as chuvas que danificam nossas ruas de terra, tornando-as uns verdadeiros atoleiros para os carros. O problema é co-mum em Itapoá e mais fre-quente nessa época do ano. As chuvas invariavelmente caem com grande intensi-

dade e as ruas que cortam nosso Município, em sua maioria, sem asfalto, cal-çamento ou saibro, ficam intransitáveis. Para piorar, a manutenção dessas vias segue um ritmo incompre-ensível para a maioria dos moradores. Alguns alegam que a patrola passa onde não precisa e deixa de pas-sar onde realmente faria a diferença. Outros pedem que o critério desse impor-tantíssimo serviço seja mais claro, e que o mesmo não “pule” ruas, tampouco dê preferência a compadres e eleitores desse ou daquele.

Aguarde na fila, por favorA história se repete a cada ano e nada de efetivo é fei-to para mudar a situação. Quem precisa de serviços bancários em plena época de virada de ano em Itapoá, seja nas agências bancárias ou na única casa lotérica, precisa separar um conside-rável tempo do seu dia para as filas que se encontram em todas as opções. Meia hora, uma hora, uma hora e meia, nunca se sabe quanto do seu tempo você vai in-vestir, mas esteja precavido: a única certeza é que você vai aguardar na fila.

Todos estão a ver navios, no bom sentidoDe uma vez por todas, o Porto Itapoá entrou para

o hall dos pontos turís-ticos de Itapoá. É difícil encontrar algum turista, veranista ou munícipe que ainda não tenha ido até o Pontal, conferir, de perto, um pouco do funciona-mento da operação por-tuária. A verdade é que os imensos navios que atracam em nosso Muni-cípio chamam a atenção de quem quer que seja e, realmente, são um espe-táculo à parte. Estão to-dos a ver navios, mas é no bom sentido. Parabéns ao Porto Itapoá por propor-cionar mais essa opção aos que aqui visitam ou moram.

foram os crimes que au-mentaram ou é a mídia que está mais presente?A questão não é das mais fáceis de serem respon-didas. A verdade é que alguns casos de roubos e assaltos mais sérios, antes não eram acompanhados com tanta frequência em Itapoá. A impressão que se tem, e que é dividida com a maioria dos munícipes e vi-sitantes de Itapoá, é de que a cidade está, sim, mais violenta. Por outro lado, é inegável que a impren-sa está mais próxima dos acontecimentos. Então, po-de-se dizer que os crimes aumentaram e a imprensa está mais presente. Fato!

Opinião Em foco

Page 19: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201319

Saúde

São PauloFARMÁCIA

47 | 3443-0155

GRUPO DE FARMÁCIAS

ASFAR

Av. André Rodrigues de Freitas, 660Itapema do Norte - Itapoá

Integridade Segurança

Respeito

gustavo riekeCRF 8438 - SCEspecialista em Farmacologia pela UEM - Maringáe-mail: [email protected]

Existem no Brasil entre 30 a 40 milhões de bra-sileiros, que sofrem de Artrite ou artrose, estima-se que os números brasileiros, são idênticos aos Estados Unidos, onde 90% de 50 milhões vivem com dores horrorosas provocadas por deficiência nas cartilagens das pontas dos ossos nas articulações. Existe nesta re-gião uma cartilagem que quando degenera-se, os ossos se roçam provocando dores intensas e intermitentes. Acredita-se entre a classe médica tratar-se de doença incurável, receitando aos seus pacientes analgésicos anti-inflamatórios, com seus efeitos colaterais, para alivio da dor, porem sem que com isso resolva o pro-blema em questão. Uma das opções para o tratamento desta degeneração é a associação da glucosamina com a condroitina. Na sua maioria os reumatologistas e or-topedistas brasileiros ignoram por falta de informação, que pode ser atribuída ao desinteresse dos laboratórios, tanto aqui como nos Estados Unidos, a sua divulgação, pois sendo a glucosamina e a condroitina classificados como nutrientes, não podem ser registrada a patente, diminuindo-se a pesquisa, em contra partida interfe-riria de forma negativa na venda de analgésicos anti--inflamatórios, que são responsáveis, por mais de 75% da produção e faturamento dos grandes laboratórios. Quem entre os leitores, não tem em sua residência, no seu carro, no seu trabalho, um analgésico, ou um anti--inflamatório??

A glucosamina participa da síntese das glicominoglicanas(GAG), proteoglicanas e hialurona-to da cartilagem articular, sendo encontrada facilmente em uma grande variedade de frutas, legumes, peixes e leite, mas somente quando consumidos crus, o co-zimento ou a pasteurização a degradam, sendo que a necessidade diária é de aproximadamente uma colher de chá ao dia. A condroitina por sua vez é uma GAG, encontrada em vários tecidos humanos, inclusive na cartilagem hialina (cartilagem entre os ossos). O uso das duas substâncias em conjunto, mesmo por meios diferentes, atuam completando uma o efeito da outra, apresentando maior resultado do que isoladas. A op-ção pelo tratamento deve ser de seu médico, que com certeza levara em conta os resultados, bem como os efeitos colaterais muito menores que de analgésicos e anti-inflamatórios, e também deve ser considerado o tempo e a fase de degeneração, por que se chegar a nível extremo, como a falta total da cartilagem hiali-na, o tratamento com a associação de glucosamina e condroitina não surtirá mais o efeito desejado. Que é a regeneração da cartilagem hialina. Portanto, converse com seu médico, sobre a possibilidade desta alternati-va de tratamento, e se no seu caso se aplica este trata-mento. Viva melhor, aproveite cada momento, abrace a pessoa amada, dance, divirta-se porem não se esque-ça “USE FILTRO SOLAR”.

A r t r i t e

Óleo também é indicado para tratar pés diabéticos, que necessitam de cui-dados especiais

No verão, é mui-to comum deixar os pés descalços e usar e abusar de sandá-lias, rasteirinhas e chinelos. Esta ex-posição – que pede pés maravilhosos – acaba deixando--os bastante resse-cados. “Eles ficam menos protegidos e podem até rachar”, alerta Sâmia Maluf, aromaterapeuta e diretora da By Sa-mia Aromaterapia.

“Com o óleo vege-tal de Oliva, os pés, mãos e outras áreas ressecadas do cor-po se revitalizam. É uma solução natural e muito eficiente”.

O Óleo Vegetal de Oliva tem poder antioxidante e depu-rativo, pois auxilia na limpeza da pele. Nutritivo, pode ser utilizado em peles envelhecidas, mas também é indicado para pessoas mais jovens e até bebês. Altamente emo-liente (não é oleo-so), traz equilíbrio à pele. É composto

por proteínas, ácido oléico, vitaminas A, B1 e B2, entre ou-tros ativos.

Óleos Vegetais puros como o de Oliva, por exemplo, têm uma textura pro-pícia à absorção pela pele, sendo compatí-vel com a camada que a recobre. Por essa semelhança, ele é muito bem aceito nos cuidados cutâneos. “É bem diferente do óleo mineral, que não é recomendado para aplicação na pele por não ser absorvi-do por ela”, diz.

Pés ressecados no verão? Óleo Vegetal de Oliva é solução natural para devolver a beleza e hidratar a pele

A seguir, Sâmia compartilha uma re-ceita simples para quem quer deixar os pés macios e bonitos: • um escalda-pés é relaxante e hidra-

tará a pele ressecada. Numa bacia com água morna (dois litros), acres-cente 50 ml de Vinagre de Cidra (Maçã), 10 gotas de Óleo Essencial de Palmarosa e 10 ml de Óleo Vege-tal de Oliva. Após relaxar, massageie os pés com o Óleo Vegetal de Oliva, que deve ser usado diariamente.

• Para Tratamentos de Pés com ra-chaduras e Pés de Diabéticos. Bas-ta misturar os ingredientes abaixo e aplicar nos pés como hidratante:

2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Oliva

2 gotas de Óleo Essencial de Berga-mota

2 gotas de Óleo Essencial de Palma-rosa

2 gotas de Óleo Essencial de Cedro • Para quem quer hidratar a pele

do corpo -especialmente se ela é bastante seca-, basta misturar uma colher de sopa de Óleo Vege-tal de Oliva em duas colheres de sopa de Óleo Vegetal de Amêndo-as Doces. Além de hidratar, retar-dará o envelhecimento.

Page 20: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201320

www.jornalemfocosc.com.br

[email protected]

AS CIDADES E OS CENÁrIOS:TurISMO, CuLTurA E AMBIENE

Werney SerafiniPara Eloy Zanetti, reconhecido profissional de marketing de Curitiba, é no cenário urbano que “as pessoas se en-contram, trocam experiências culturais e fazem rodar a economia. O poder público, com capacidade de planeja-mento, decisão e execução, precisa criar condições para que isso aconteça”. Atribui a cenários como a Ópera de Arame, o Bosque do Papa, o Jardim Botânico, os inúmeros parques e praças que hoje compõem o espaço urbano de Curitiba o que faz a cidade ser o que é: um lugar especial de se viver e, prin-cipalmente, de ser visitado. Esses cenários fazem o curiti-bano apreciar o seu lugar, ter orgulho da cidade, criando um sentimento de pertencimento.Conta que Curitiba era apenas um lugar de passagem, visi-tada para um único pernoite, quando muito uma tarde de andanças. Atualmente, em razão da criação dos espaços cênicos, precisa de três dias para ser minimamente visita-da. E isso representa mais diárias em hotéis, mais gastos em restaurantes e mais vendas no comércio. Uma receita simples: mais gente, mais tempo e, mais dinheiro circu-lando. Joinville é outro dos muitos exemplos. Antes a Manches-ter brasileira, cidade manufatureira, concentradora de riquezas por excelência. Duas ou três administrações mu-nicipais com políticas publicas voltadas ao turismo, inves-timentos em cenários e espaços culturais, como o Centro de Eventos, a Escola Bolshoi, os Museus Temáticos, a Via Gastronômica, eventos culturais como o Festival de Dan-ça, o festival de Jazz e outros tantos, mudaram em poucos anos o perfil da cidade. Hoje, o turismo é tão representa-tivo quanto a tradicional indústria joinvillense. Quem diria na época que isso seria possível?São Francisco do Sul é outro exemplo. Investe no turismo valorizando o patrimônio histórico da cidade. Para isso, re-vitalizou cenários, como o Museu do Mar, o casario colonial do Centro Histórico e desenvolve projeto para construção de terminal portuário exclusivo para navios de cruzeiro.Muitas outras cidades optaram pela criação de cenários aproveitando as suas identidades e características. Algu-mas, criando até cenários artificiais como Las Vegas no meio do deserto americano e Dubai no Oriente com os es-petaculares edifícios construídos a peso dos petrodólares.E Itapoá? Permanece passiva, submetida à curtíssima temporada de verão, torcendo para não chover, para não faltar luz e para que as torneiras não sequem como agora. Na expectativa de conseguir recursos para tentar sobrevi-ver ao inverno. Nesse perverso circulo vicioso que se ar-rasta por anos a fio. Não será o momento para o poder público assumir o papel de indutor do desenvolvimento turístico em Itapoá? Cria-tivamente, elaborar políticas públicas voltadas ao turismo, à cultura e ao meio ambiente? Fazer a lição de casa para merecer o fantástico cenário proporcionado pela Natureza? Perguntas que podem ser respondidas com o resgate das tantas iniciativas que não foram adiante em razão da falta de comprometimento. Dos projetos, não empreendidos em razão da alegação antecipada da inexistência de recur-sos. É preciso acabar o ‘faz de conta que se faz’ predomi-nante em muitas gestões, quando a Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura existia, porém sem secretário.A sazonalidade está com os dias contados. Os impostos das atividades portuárias proporcionarão os recursos para os investimentos necessários às transformações. Foi essa à expectativa em relação à implantação do porto. Resta que, governantes e população de Itapoá assim o queiram.O próprio terminal portuário transformou-se em cenário turístico, graças a sua moderna tecnologia. Incluiu a utili-zação da praia para as pessoas contemplarem os enormes guindastes realizando o embarque e desembarque dos contêineres nos navios.Sobram ainda as esquecidas potencialidades do pouco explorado turismo de Natureza, promissor no município, que tem a maior parte do seu território coberto pela exu-berante Mata Atlântica. Que o diga a pequenina Maria Catarinense, que silenciosamente atrai dezenas e dezenas de Observadores de Aves do mundo todo.Será que já nos demos conta disso?

As equipes ope-racionais do Porto Itapoá - Suçuarana, Bugio, Alligator e Xi-mango - sob o patro-cínio do Porto Itapoá, realizaram a confec-ção e venda de cami-setas, com os símbolos

de cada equipe, para levantar fundos com a finalidade de aquisi-ção de cestas básicas a serem distribuídas en-tre as famílias caren-tes selecionadas pelas agentes de saúde dos municípios, na Barra

do Saí, Samabaial, Ita-pema, Itapoá e bairros vizinhos.

A distribuição foi feita durante todo o dia 24 de dezembro.

As equipes agrade-cem à Trink Comunica-ção Visual, pela rapidez

na confecção das cami-setas, aos funcionários do Supermercado Sol e Mar da Rua Itaiópolis, pela montagem das 100 cestas, e ao Restaurante Roda D’Água por ceder o caminhão para efetu-ar as entregas.

Equipes operacionais do Porto promovem Campanha de Natal

O grupo de trilheiros Italama, juntamente com o Sr. Choma, realizou no último dia 23 de dezem-bro, a entrega de presentes de Natal nas comunidades do Saí Mirím e Jaca.

Grupo de Trilheiros Italama entrega presentes de Natal no Saí Mirim e Jaca

Grupo de Trilheiros Italama

Equipe Operacional Suçuarana, do Porto Itapoá

Page 21: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201321

Além das belezas naturais, muito esporte e atividades recreativas também fazem parte do dia-a--dia de Itapoá neste verão. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Juventude e da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Cultura, o projeto “Verão Esporte e Diversão” está

movimentando o verão de turistas e munícipes.As atividades ocorrem diariamente das 9 às 12 horas

e das 16 às 20 horas, no balneário Itapema do Norte, entre a segunda e a terceira pedra. Na área adulta, são realizadas ginásticas, aulas de “body combat” e outras atividades recreativas. Já a criançada conta com alon-gamentos, ginástica, brincadeiras, gincanas e outras re-creações. Além disso, é disponibilizada toda estrutura para a prática de atividades esportivas como voleibol, futebol de areia e frescobol.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adapta-ções do Jornal Em Foco.

Projeto Verão + Esporte e Diversão

Confira a programação:16/01 – Bordado e Fita (Regina)23/01 – Trabalho com Varicor (Maria Lucia)30/01 – Crochê em tear de grampo (Lurdes)06/02 – Pontos básicos de Crochê (Marli)13/02 – Marca página em couro de peixe (Curten-tes)14/02 – Flor de Escamas de peixe (Marlene)

Prestigie as feiras de artesanatoO Departamento Municipal de Cultura e a As-

sociação das Artesãs de Itapoá convidam toda a população para prestigiar as feiras de artesanato de verão, espaços que reúnem um pouco das pe-culiaridades culturais do Município.

No balneário Itapema do Norte, a exposição ocorre em um stand da Feira de Verão, no Shop-ping Itapemar. Esta feira está aberta diariamente das 17 às 24 horas e segue até 17 de fevereiro.

Já no balneário Pontal, na Acopof, além da fei-ra de exposição e comercialização, o espaço conta com uma programação de “oficinas de artesana-to”. As inscrições e mais informações podem ser obtidas no local, das 9 às 19 horas.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação do Jornal Em Foco.

assessoria empresarial e contábil

fatos&atosEMPRESA�DESTAQUE�3º�ANO�CONSECUTIVOSEGURO�É�COM�A�GENTE!

www.atosefatossc.com.br

CONSULTE-�NOS�

Rua�Mariana�Michels�Borges,�187�sala�”A”,�Itapema�do�Norte,�Itapoá/SCFone:�(47)�3443-2850�-�9942-2491�|�e-mail:�[email protected]

Page 22: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201322

www.jornalemfocosc.com.br

Salmão Paulista

Almôndegas ao Creme de Leite

Drink refrescantepara o verão

Salmão: 2kg de salmão em postas Sal e pimenta moída a gosto.Modo de Preparo:Temperar o salmão com sal e pimenta moída.Grelhar as postas com azeite.Reserve.

Legumes no vapor 400 gramas de cenoura2 cabeças de brócolis 2 cabeças de couve flor300 gramas de vagem300 gramas de palmito

300 gramas de aspargoManteiga a gostoSal e pimenta moída a gostoModo de preparo:Cozinhar no vapor o bróco-lis, a cenoura, a vagem e a couve flor, com cortes livres,

e reservar.Cortar os palmitos na diagonal e reservar.Em uma frigideira derreta a manteiga e adicione todos os vegetais. Temperar a gosto com sal e pimenta.

Arroz com brócolis1 kg arroz600 gramas de brócolis50 ml de óleo100 gramas cebola30 gramas de alho 2 folhas de louroCebolinha a gostoSal a gostoModo de Preparo:Em uma panela, colocar a água, a cebo-la, o alho, o louro, sal e o óleo.Deixe a água ferver e, em seguida, acrescente o arroz.Após os cozimento, solte o arroz e acres-cente a salsa, a cebolinha e o brócolis pi-

cado e já cozido no vapor.

Molho de tomate seco400 gramas de tomate seco80 gramas de alho150 gramas de cebola2 maços de rúculaSalsa e cebolinha a gostoModo de preparo:Coar o tomate seco e deixar o azeite es-correr. Pique o tomate seco e reserve.Em uma frigideira, utilizar o azeite que sobrou dos tomates e juntar o alho, a cebola e os tomates secos pi-cados.Finalizar com salsa, cebolinha e a rúcula, cortada em pedaços a mão.A montagem do prato poderá ser feita em travessas de porcelana ou em por-ções individuais. Regar o salmão com molho de tomate seco.

Ingredientes:- ½ Kg de carne moída - ½ xícara de farinha de rosca - 1/8 de colher de chá de noz-moscada ralada - 1 colher de sopa de salsa - ½ colher de chá de sal na carne - ¼ colher de chá de sal no molho - 1/8 colher de chá de pimenta-do-reino - 1 ovo - ¼ xícara de farinha de trigo para pas-sar nas almôndegas - 2 colheres de sopa de manteiga - 1 colhe de sopa de farinha de trigo - 1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1 xícaras de água - 1 lata de creme de leite - 2 colheres de sopa de purê de toma-te - ½ xícara de vinho branco seco - 1 folha de louro

Modo de preparo:Misture bem, numa tigela, a carne, a farinha de rosca, a noz-moscada, a sal-sa, sal, pimenta e ovo. Faça as almôndegas e passe-as na fa-rinha de trigo.

Frite-as e reserve. Derreta a manteiga e junte 1 colher de sopa de farinha de trigo e mexa bem. Adicione aos poucos o caldo, o creme de leite, o purê de tomate, o vinho e o sal, mexendo sempre. Deixe cozinhar até levantar fervura. Junte as almôndegas e o louro, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos ou até que fiquem macias. Retire o louro e sirva quente.

Ingredientes:10 folhas de Hortelã1 limão1 dose de cachaça germanaaçucargelo

Preparo:Cortar o limão ao meio e fatiar uma metade (reserve).Em um copo coloque as folhas de hortelã e açucar com um socador de caipirinha ,amasse bem,adicione o gelo e esprema com a mão meio limão sobre o gelo ,acres-cente a cachaça Misture tudo decore com as fatias de limão e folha de hortelã.

Page 23: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201323

Av. Ana Maria de Freitas, 234 | Itapema do Norte - Itapoá - SC

3443-2420

A Mais Querida de Itapoá

47

Petit Gateau

Sanduíche Bauru na forma

350g de chocolate meio amargo picado;150g de manteiga s/ sal em temperatura ambiente;150g de açúcar refinado;100g de farinha de trigo peneirada;7 ovos grandes;Açúcar de confeiteiro para polvilhar.350ml de suco de maracujá;60g de açúcar;15g de maisena.

Modo de fazer:Derreta o chocolate em microondas ou banho-maria; Acrescente a manteiga, misture e depois acrescente o açúcar;Leve a batedeira, na velocidade máxima e vá acrescentando as ge-

mas 1 a 1 e deixe bater por 10min;Desligue a batedeira e vá acrescentando as claras em neve misturando delicadamente com um fuê (batedor de arame);Por último acrescente a farinha de trigo;Distribua em formas próprias bem untadas e enfarinhadas e leve ao forno pré-aquecido em temperatura alta por uns 5 min ou até ele ficar corado. Desenforme quente e polvilhe com açúcar de confeiteiro.Obs: Deve ficar firme por fora e mole por dentro. Leve ao fogo até levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por 3 min. Servir frio.

Ingredientes da Massa:1 copo de leite1 colher (sopa) de sal1 colher (sopa) de açúcar2 colheres (sopa) de margarina30 gr de fermento para pão3 ovos inteiros500 gr de farinha de trigo1 gema para pincelar.

Ingredientes do recheio:200 gr de mussarela

200 gr de presunto2 tomates cortados em rodelasOrégano a gosto.

Preparo:Numa tigela, coloque leite, sal, açúcar, fer-mento, ovos, margarina e vá colocando aos poucos a farinha de trigo.Sove bem a massa, faça bolinhas e deixe cres-cer.Abra a massa, recheie, pincele com a gema e leve para assar.

Everton Azevedo

Page 24: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201324

www.jornalemfocosc.com.br

rESIDENCIAL• Itapema do Norte / Pérola – Apto mobilia-do, 1 quarto, próximo da nova prefeitura. r$ 350,00. COD 6123• Itapema do Norte/Brasília- Av. Celso Ramos em cima do Muller vigilância, Apto mobiliado, contendo um quarto, sala e cozinha conjuga-das e lavanderia. r$ 350,00 COD 6090• Itapoá/ Princesa do Mar – Rua 1630, 584. Aptos sem mobília, 2 quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas, lavanderia individual, uma vaga de estacionamento. r$ 400,00 COD 6182• Itapema do Norte/ Cambijú - Rua 570,371. Casa contendo 2 quartos, banheiro, sala e co-zinha conjugadas. r$ 490,00 COD 6180• Itapoá – Apto novo, com mobília, 2 quartos, 1 vaga de garagem, 2º quadra do mar, próxi-mo ao CTC Mat. Constr. r$ 550,00 COD 6035• Itapema do Norte/São José 01 – Apto sem mobília, 2 quartos, sala, cozinha, lavanderia e uma vaga de estacionamento, Frente do mer-cado verdes mares. r$ 550,00 COD 574• Itapoá/ Princesa do Mar – AV. Brasil 3318, Apto contendo 2 quartos (sendo um suíte), sala e cozinha conjugadas, próximo à praia. r$ 650,00 COD 6187• Itapoá/ Princesa do Mar – Rua 1650, 96 sobrado estilo geminado na quadra do mar, semi- mobiliado, contendo dois quartos, sala e cozinha conjugadas, garagem e churrasquei-ra individual e cobertas r$ 600,00. COD 489• Itapema do Norte/Pérola – Rua Miguel Ga-lhardi, 268, apto 603. Apto mobiliado, conten-do 2 quartos, sala, cozinha, lavanderia e uma vaga de garagem individual (disponível após o carnaval).r$ 650,00 COD 6185• Itapoá – Rua 1530, 146. Casa nova, sem mobília, contendo 3 quartos (uma suíte), sala, cozinha, banheiro social e garagem coberta. r$ 650,00 COD 607.• Itapema do Norte- Apto novo, sem mobília, 3 quartos (um suíte), sala, sala de estar, cozinha e lavanderia. Av. Andre R. de Freitas em cima da pizzaria estrale do mar. r$ 750,00 COD 6178• Itapoá/ Princesa do Mar – Rua 1670, 229. Casa mobiliada, contendo três quartos (uma suíte), sala de visita, cozinha, lavanderia, edí-cula e churrasqueira. r$ 1,200,00 COD 6168• Itapoá – Sobrado mobiliado, 4 quartos (uma suíte), condomínio fechado Portal dos Mares, próximo do Maresia. r$ 1.700,00 COD 6134

COMErCIAL• Itapema do Norte / Paese – Sala no Ca-minho da onça, lado do Chaveiro Meco – r$ 350,00 – COD 6116• Itapoá / Princesa do Mar – Sala comercial na Av. Brasil, ao lado do Itapoá Motos. r$ 600,00 COD 6125• Itapema do Norte/Pérola- Sala comercial 105m², rua 960,187 próximo a prefeitura. r$ 690,00 COD 6167• Itapema do Norte - Sala comercial 40m², Av. Celso Ramos,1676 próximo ao Muller vigi-lância r$ 800,00 COD 6170 • Itapema no Norte/ Pérola Sala comercial 180m², Av. Dra Zilda Arns Neumann (caminho da onça) 557, r$ 1100,00 COD 466• Itapema do Norte / São José – Av. Celso Ramos ao lado do Bradesco. Sala com apro-ximadamente 110m². r$ 1.700,00. COD 6044• Itapema do Norte / Casa comercial, 3 quar-tos mais uma suíte, sala de estar, sala de jan-tar, copa, cozinha, lavanderia, churrasqueira e garagem coberta. Rua da prefeitura nova, rua asfaltada, próximo do Caminho da Onça. Próximo à prefeitura. r$ 3.000,00 COD 6132• Barra do SaÍ - Imóvel comercial contendo barracão com área construída de 300m², vão livre, mezanino com 36m², duas quitinetes de 36m² cada uma, galpões com área total de 540m², edificados num terreno de 2.520m² todo murado, e com frente para duas ruas. Localizado na Estrada Cornelsen (Rua 370), na entrada de Itapoá pela Barra do Saí. r$ 3.500,00 COD 6176• Terrenos para locação – Dispomos de diver-sos terrenos para locação comercial, publici-dade ou permuta por edificação x uso. Diver-sos tamanhos, desde 300m² até 5.000m² no Caminho da Onça.

A Secretaria Municipal de Turis-mo, Meio Ambiente e Cultura co-munica que está executando a fase de mapeamento e levantamento das condições de estrutura dos pontos turísticos do Município. É reali-zado o levantamento fotográfico e vistoria “in loco”, ações facilitado-ras e determinantes no planejamen-to das estratégias de revitalização dos pontos existentes, bem como dos locais com potenciais de im-plantação estrutural.

Também informa que, em refe-rência ao píer de visitação do Porto,

está preparando ações de revitali-zação, com início programado para começo de março. A ação também se estende ao Farol do Pontal.

Para que ações sejam efetiva-mente executadas, a Prefeitura so-licita à comunidade que auxilie no zelo e denuncie situações de crime de depredação dos pontos turísticos de patrimônio público.

Confira o contato com o Depar-tamento de Turismo: [email protected] / (47) 3443-8853Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de

Itapoá.

Departamento de Turismo inicia trabalho de revitalização dos pontos turísticos de Itapoá

Com o objetivo de ampliar a abrangência de entrega de correspondências no Município, a Secretaria de Planeja-mento e Urbanismo de Itapoá iniciou um trabalho em par-ceria com a agência dos Correios.

Serão revisadas todas as nomenclaturas de ruas e a plan-

ta do Município, além do trabalho de campo, para diagnos-ticar os pontos mais críticos.

Essa parceria garantirá que o município inteiro passe a receber correspondências.

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptação do Jornal Em Foco.

Ass

esso

ria d

e Im

pren

sa d

a Pr

efei

tura

de

Itapo

á

Sec. de Planejamento trabalha em parceria com os Correios

No último dia 09 de janeiro, a Prefeitu-ra de Itapoá se reuniu com a Agência Re-guladora Intermuni-cipal de Saneamento (ARIS), responsável pela fiscalização e controle da prestação de serviço de água e saneamento básico. A reunião foi pautada, principalmente, pela execução do contrato de concessão da água em Itapoá.

Foram abordados os problemas como a falta de água e a questão da qualidade e sistema de trata-mento de água.

O diretor geral da

ARIS, Marcos Fey Probst, colocou-se à disposição para que o município e a agência, juntos, to-mem todas as pro-vidências cabíveis para execução e fis-calização do contra-to firmado no ano passado (2012), e ele colocou à disposição da população, a ou-vidoria da Agência.

Para entrar em contato diretamente com a referida ouvi-doria, encaminhe sua solicitação para [email protected] ou, ainda, entre em contato pelo tele-fone (48) 3248-0263.

Prefeitura realiza reunião com a ARIS

Page 25: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201325

Como a Itapoá Sanea-mento assumiu a operação dos serviços em outubro, não houve tempo para in-tervenções no sistema que evitasse a ocorrência de falta d’água no município no perí-odo entre Natal e Ano Novo, quando a população cresce em mais de 100 mil pessoas. Este fim de ano, a afluência de turistas foi a maior de to-dos os tempos. A medir pela quantidade de lixo coletada nesse período, a população cresceu aproximadamente 28% no período das festas.

Para amenizar o proble-ma, a Itapoá Saneamento contratou o serviço decami-nhões-pipa para socorrer os bairros mais atingidos. Dois deles abasteceram exclusiva-mente os postos de saúde e o abrigo de menores do muni-cípio e os outros atenderam os bairros mais afetados. Essa operação vai se repe-

tir no período do Carnaval, quando a população de Ita-poá voltará a crescer expres-sivamente.

Isso porque a solução do problema d’água na tempo-rada de verão depende da construção de uma nova es-tação de tratamento de água que, deverá entrar em opera-ção no ano de 2014.

A Itapoá Saneamento está pedindo aos clientes para ajudar na economia de água potável nesse período por meio de uma campanha nas rádios e distribuição de fo-lhetos nas praias e logradou-ros públicos.

A área de 42 mil metros quadrados, situada às mar-gens do Rio Saimirim, próxi-ma ao Jardim da Barra, onde será instalada a nova estação de tratamento de água e a es-tação de tratamento de esgo-to já se encontra licenciada. Atualmente a Itapoá Sane-

amento trabalha no projeto executivo das obras.

O crescimento da popula-ção, as más condições do atu-al sistema de abastecimento de água e o violento aumento sazonal da população de Ita-poá no verão, fizeram com que o sistema entrasse em colapso, infringindo aos ita-poenses a sistemática falta d’ água no verão, agravada esta temporada devido o aumento do número de veranistas.

O problema é grande, mas está sendo resolvido. Não será de um dia para outro, pois a Itapoá Saneamento tem com-petência, mas não pode fazer mágica. Vai cumprir o contra-to de concessão assinado em outubro e vai investir mais de R$ 90 milhões para que Ita-poá tenha, até 2017, 100% de cobertura de água e 30% dos esgotos domésticos coletados e tratados.

Itapoá, janeiro de 2013Da Direção da Itapoá Saneamento

Itapoá Saneamento emite comunicado à população

Complementos�AutomotivosTexturaGraffiattoAcessórios�para�Pinturas

47�3443-2175 [email protected].�Celso�Ramos,�2395�|�Itapema�do�Norte�|�Itapoá�|�SC

Tintas�ImobiliáriasMateriais�para�Pinturas

Atos e Fatos vem por meio deste solicitar a presença de administrado-res e/ou proprietários das empresas abaixo relacionadas, para tratar sob desvinculação de responsabilidade técnica e entrega de documen-tação.Alertamos que o não comparecimento até a data de 28/02/2013 acar-retará conseqüências tais como Penalidades Fiscais.DAIANE CARLET LANCHONETE – MEMEIRE CRISTINA GOTARDELO - MEEDNILSO ADRIANO DE LARACLARICE APARECIDA M. PADILHA – MEGERSON LUIZ TAVARES – MEMARCIO GAZINEU DE SOUZAGELSON JOAO BRUSCHI – MEVIVIAN KELLY MAZZETTO FINK – MEFERNANDA PITZ MONTEIRO & CIA LTDA –MEELIANE OLIVEIRA SANTOS SILVA & CIA LTDAINOUE & CIA LTDA - ME NELCI DOLAR BASSO MERTINS – MECATTANI RESTAURANTE LTDAL O STAGGEMEIER EMPREITEIRA MEITAPOÁ PRODUTOS DE EMBALAGENS E HIGIENE LTDA MEN. BASTOS EMPREITEIRA ME

Endereço para comparecimento:ATOS & FATOSRua Mariana Michel’s Borges (Rua 960) nº 187 Sala A – Itapema do Norte (ao lado da nova sede Prefeitura)Fones (47) 3443-2850/0792 (47) 9942-2491

assessoria empresarial e contábil

fatos&atosEMPRESA�DESTAQUE�3º�ANO�CONSECUTIVOSEGURO�É�COM�A�GENTE!

www.atosefatossc.com.br

CONSULTE-�NOS�

Rua�Mariana�Michels�Borges,�187�sala�”A”,�Itapema�do�Norte,�Itapoá/SCFone:�(47)�3443-2850�-�9942-2491�|�e-mail:�[email protected]

Page 26: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201326

www.jornalemfocosc.com.br

Vem aí umaCorretora de Seguros

que já nasce commuita tradição.

Na tarde do últi-mo dia 03 de janei-ro, a Polícia Civil de Itapoá apreendeu duas armas e pren-deu em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo a pessoa de Sergio Rist do Nas-cimento de 28 anos.

Após denuncias anônimas, a Polícia iniciou investiga-ções para verificar a veracidade das in-formações repassa-das, as quais davam conta que o flagran-ciado estava promo-vendo a caça ilegal a animais silvestres próximo a sua resi-dência.

Constatado que, realmente, na resi-dência havia armas,

os policiais aguar-daram a chegada do flagranciado e, após indaga-lo sobre os fatos investigados, ele acabou confes-sando que era pos-suidor de armas, po-rém negou o crime de caça.

Diante da entrega das armas, o inves-tigado foi preso em flagrante e encami-

nhado à Delegacia da Polícia Civil, porém pagou fiança criminal e foi libe-rado para responder o processo em liber-dade.Da Polícia Civil de Itapoá, com adaptação do Jornal

Em Foco.

Polícia Civil de Itapoá apreende armas

Polícia Civil de Itapoá Polícia Civil de Itapoá

Polícia aborda suspeito de furto e prende traficantes

Na tarde do último dia 18 de janeiro, a Polí-cia Militar de Itapoá re-cebeu, pela Central 190, a informação de que um homem trajando cami-seta regata preta e em posse de uma bicicleta havia furtado a carteira de documentos de uma mulher de 69 anos na Avenida André Rodri-gues de Freitas, em Ita-pema do Norte.

Os policiais, então, passaram a realizar ron-das, a fim de localizar o agente. Quando esta-vam no bairro Balneá-rio Brasília, avistaram um homem de bicicleta com as mesmas carac-terísticas do autor do furto. Ao abordá-lo, em frente a uma resi-dência da Rua 650, ele

foi identificado como Jonathan Carlos Bahl, de 24 anos. O suspeito foi questionado sobre a carteira furtada, e disse tê-la encontrado na rua e, em seguida, deixado em um Bar próximo ao local da abordagem. Ele também relatou ser usu-ário de drogas.

Então, a PM suspei-to das atitudes de dois homens que estavam no pátio de uma residência próxima à abordagem. Então, foram conversar

com ambos e, autoriza-dos pelos mesmos, en-traram nesse pátio. De imediato, os policiais encontraram, junto à va-randa, sobre uma cadei-ra, uma bucha grande de substância semelhante à maconha. Dentro da residência, foram en-contradas 24 pedras de produto semelhante ao crack na cozinha e ou-tras 75 pedras de subs-tância semelhante ao crack em uma caixa de perfume sobre a cama

em um quarto. Além da droga, a Polícia en-controu uma sacola plástica e uma pochete com moedas e dinhei-ro, totalizando R$ 570, juntamente com uma pequena quantidade de maconha. Também foram encontrados no referido quarto, diver-sos relógios, correntes e celulares. Os homens que estavam na residên-cia foram identificados como sendo José Janu-ário Tetzlaf, 41 anos,

que confessou vender drogas no local e Odair José dos Anjos, 54, que relatou morar no imó-vel. Outros policiais militares se deslocaram até o Bar do Jurandir e recuperaram a carteira da vítima do furto.

Diante dos fatos,

foi dada voz de prisão em flagrante a Jona-than, Odair e José Ja-nuário, os quais foram conduzidos à Delega-cia de Polícia Civil. Lá, a vítima do furto reconheceu Jonathan como sendo o autor do crime.

Fotos: Polícia Militar de Itapoá

Após troca de informações entre as Polícias Civil e Militar de Ita-poá, na tarde do último dia 07 de janeiro, policiais civis prenderam, em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas, a pessoa de Dio-go Henrique Bueno de Castro, vul-go Merenda, de 21 anos.

Merenda já vinha sendo investi-gado pelos policiais civis há algum tempo e, na data dos fatos, os poli-ciais conseguiram informações pri-vilegiadas, dando conta que ele iria fazer a venda de droga (maconha) para um adolescente, razão pela qual a operação foi montada e tan-to o adolescente quando Merenda foram presos no ato da negociação. Merenda ainda tentou se livrar de parte da droga, jogando-a em um terreno baldio, mas os policiais ob-tiveram êxito em localiza-la. Na re-sidência do traficante, também foi localizada certa quantia da droga, já fracionada para a venda no va-rejo.

Na Delegacia, Merenda foi preso em flagrante por tráfico de

drogas, com o agravante de estar comercializando drogas para um adolescente, o que aumentará sua pena no caso de condenação. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Joinville/SC.

Da Polícia Civil de Itapoá, com adaptação do Jornal Em Foco.

Polícia Civil prende traficante e 1 Kg de droga

Page 27: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201327

Na manhã do último dia 24 de dezembro, mais um caminhão tom-bou na Estada da Jaca. O acidente, que ocorreu na altura do km 1, au-mentou o nível de preo-cupação dos moradores das imediações que ale-gam não ter mais sos-sego. Eles pedem pro-vidências urgentes por parte dos governantes.

“Os caminhões aqui não andam devagar. Onde é para andar a 40 km/h, eles trafegam a 80, 100”, co-menta o morador de uma residência à beira da estrada. “Meus filhos não têm mais condições de brincar em nosso próprio pátio. Ninguém pode sair de dentro de casa, que corre ris-co de vida. Eu vou colocar a minha casa à venda ou para alugar, porque quero sair logo daqui. Dentro da mi-nha própria casa, eu não tenho mais sossego”, completa.

Esse não foi o primeiro aciden-

te e nem o último com as mesmas características no local. No último dia 14 de janeiro, outro caminhão tombou exatamente no mesmo ponto.

A situação exige medidas urgen-tes.

No final da tarde do último dia 18 de janei-ro, duas pessoas morreram e outras duas fica-ram feridas, sendo que uma delas gravemente, após o carro em que estavam, um GM Astra, envolver-se em um acidente com um Peugeot Escapade 207 e um caminhão no km 25 da Ro-dovia SC-415.

Quatro pessoas estavam no Astra com placas de Curitiba (PR) e, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Itapoá, que atendeu a ocorrência, duas delas morreram na hora e outras duas fica-ram feridas. As vítimas fatais foram identificadas como sendo João Carlos Cordeiro Borges, de 49 anos, e Leoni Albano Ribeiro, 44.

Um dos feridos, que estava no banco de trás, teve lesões graves e foi encaminhado, de heli-

cóptero, para o Hospital Municipal São José, em Joinville. No outro carro, o Peugeot Escapa-de 207, a passageira do banco da frente bateu a face no painel e ficou em estado de choque. Ela

foi levada para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, também em Joinville. O motorista des-se carro, o condutor e o passageiro do caminhão, nada sofreram.

Grave acidente na SC-415 causa duas mortes

Vem aí umaCorretora de Seguros

que já nasce commuita tradição.

Um motorista que dirigia alcooli-zado causou gran-des transtornos ao proprietário de uma loja de vidros loca-lizada no balneário Paese. Na manhã do dia 1º de janeiro, o

automóvel VW Polo vinha pela Avenida Brasil, sentido Itape-ma do Norte, quando se perdeu na curva e invadiu a referida loja, quebrando vá-rios vidros e causan-do bastante prejuízo.

Policiais militares estiveram no local, onde fizeram o teste do bafômetro e cons-tataram a embria-guez do condutor, que foi preso e, após o pagamento de fian-ça, solto.

Automóvel dirigido por motorista alcoolizado invade loja

Polícia Militar de Itapoá

Constantes acidentes com caminhões na Estrada da Jaca é motivo de preocupação

Jornal Em Foco

Page 28: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201328

www.jornalemfocosc.com.br

Rua Felipe Schmidt, 485, Centro | 88010-001 - Florianópolis - Santa Catarina

fone: +55 48 3216 1700 | E-mail: [email protected] | URL: www.fatma.sc.gov.br

ITAFRIO Armazenagem Ltda, Pessoa Jurídica, inscrita no CNPJ sob o número 16.482.070/0001-63, torna público que requereu da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), mediante processo nº DIV/19033/CRN, a Licença Ambiental Prévia – LAP para implantação de unidade de armazenamento de cargas frigorificadas na Estrada José Alves nº 1685, bairro Jaguaruna, Município de Itapoá, SC.

Requerimento de Licença Ambiental Prévia – LAP

ITAFRIO Armazenagem Ltda, Pessoa Jurídica, inscrita no CNPJ sob o número 16.482.070/0001-63, torna público que requereu da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), mediante processo nº DIV/19033/CRN, a Licença Ambiental Prévia – LAP para implantação de unidade de armazenamento de cargas frigorificadas na Estrada José Alves nº 1685, bairro Jaguaruna, Município de Itapoá, SC.

Requerimento de Licença Ambiental Prévia – LAP

Page 29: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201329

Olho Crítico & Crítico de OlhoVocê tem sede?

Sei que este assunto e pra lá de comentado mas devemos assim re-fletir sobre suas causas e efeitos.

A falta de água nas cidades litorâneas se deve à enorme enxur-rada de visitantes que desovam na nossa cos-ta em datas clássicas

como as de final de ano e Carnaval. Hoje incre-mentado pelo poder aquisitivo das emergentes classes “B” e “C” que superlotam estradas e vias públicas multiplicando as filas. O número de car-ros é bem maior que o de residências, é possível ver todo mundo apinhado em casas de veraneio que mais parecem Guetos. Como é que alguém com o mínimo de discernimento pode inchar uma casa com 4 ou até 5 famílias quando a sua capacidade física é de uma só.Para aprovação de uma residência unifamiliar é determinado o tamanho das fossas que também serão saturadas com os excessos, e embora não seja determinada por lei a capacidade dos reservatórios, na maio-ria das edificações de Itapoá são utilizadas caixas de água elevadas sob o telhado com capacidades numa media de 1000 litros, alguns mais preve-nidos montam no nível do solo cisternas feitas com caixas de agua ou tanques específicos para este fim. O que resolve o problema, nos casos da normalidade na quantidade de ocupantes.Quan-do o consumo fica excessivo perdemos pressão e a água não sobe ate altura onde as caixas são instaladas, já a cisterna que no solo se encontra e

abastecida normalmente com baixa pressão, sen-do rebombada para caixa acima. As casas mais antigas possuem poços semi artesianos que sal-vam a pátria na hora do caos.

Temos agravantes, é muito normal hoje em qualquer rede de hipermercado ou lojas de conve-niências, mercado web, etc...encontrar as piscinas plásticas com preços de R$200 a R$ 600,qualquer um pode realizar o sonho da casa com piscina, já que com estas quantias é possíveladquirir uma piscina de ate 11 mil litros d’água, isso é equiva-lente a capacidade de 10 casas normais. Eo pior disto é que sem ter a cultura do costumeiro uso de uma piscina com a sua rigorosa manutenção, lim-peza e filtragem, aoinvés de sofrer limpando, seus proprietários preferem renovar a água sugando a sujeira do fundo e repondo usando a rede pública. Sim vocêestá certo em pensar que esta pagando pelo serviço e pelo consumo. Mas, sabendo que faz falta será que e ético? Aos felizes proprietá-rios destes recreios molhados vai uma dica, apro-veite a água dos telhados canalizando até a piscina ou mesmo as cisternas, construa um poço de pon-teira, é barato e funciona, nosso lençol freático é alto e farto em água, elaé amarelada, mas não por poluição e sim pelo excesso de dióxido de ferro, facilmente tratada com hipoclorito, uma colher de sopa para cada 1000 litros de água.

Tem sempre também aquele que dá uma de malandro, compra uma bomba elétrica e a liga no encanamento da rede pública forçando o en-canamento com a sucçãoda água que estános ca-nos mas sem força para subir a caixa.Saiba você espertalhão que isto é permitido só após você ter acumulado água em uma cisterna sendo esta pra-

tica da sucção crime mesmo quando o hidrôme-tro registra o ingresso, uma vez que deixa os vi-zinhos em desigualdadede fornecimento, criando uma prioridade somente para aquela residência que acoplou a bomba ao hidrômetro.

Sinceramente não dá para tirar da reta a res-ponsabilidade da companhia que precariamente fornece o serviço, mas venhamos e convenha-mos a quantidade de gente extra , o desperdício e quantidade de piscinas plásticas sem qualquer raciocínio sobre seu uso , transformaram a virada do ano em Itapoá num caos.

Um recadinho a alguns comerciantes que por vicio tem o habito de achar um culpado para tudo, e que a invés de receber o turista com um sorriso, descarrega sobre ele seu mau humor com uma teoria que parece decoradae repetida o tem-po todo, queixando-se da cidade, do governo, da lua , do sol etc, etc, será que não tá na hora de se reciclar? O teu concorrente bem sucedido não foi ungido por nenhum duende não, ele só está mais preparado que você, meu chapa. Um conselho: antes de embarcar em uma aventura comercial no litoral, não corra só atrás de um sonho,vai no SEBRAE, SENAI, CDL, ASSOCIAÇÃO CO-MERCIAL, etc., faça cursos, planeje , você será bem sucedido, mais feliz e sobre tudo deixará o turista com saudades de voltar.

Um outro recado desta ves aos Motoristas: Pior que animal na estrada é burro no volante - Facilite a ultrapassagem .É uma das leis de transi-to, a maioria das batidas frontais são provocadas por essa péssima pratica, ao pisar no acelerador quando esta sendo ultrapassado você coloca em perigo a todos, não estamos disputando corrida.

O Prefeito Muni-cipal de Garuva, José Chaves, recebeu na tarde do último dia 17 de janeiro, em seu gabinete, represen-tantes do Governo do Estado, da Secretária de Turismo, Cultura e Esporte, entre eles do diretor de estru-turação de proje-tos, Alcino Caldeira Neto. O motivo da visita foi conhecer locais da cidade que poderão receber a instalação do Centro de Atendimento ao Turista, projeto que

será implantado em três cidades de San-ta Catarina, Garuva, Itapema e Dionísio Cerqueira.

O recurso foi dis-ponibilizado através de uma emenda do deputado Marco Te-baldi, e Garuva foi contemplada com o valor de R$ 500 mil para a construção dessa área, que será o portal de entrada do estado. Segundo o diretor da Secreta-ria, Alcino Caldeira Neto, a obra deve ser entregue à população

já no final do ano de 2013. A contrapar-tida do Município para a execução do projeto é a área a ser construída. José Chaves considera que esse projeto vem ao encontro de seus planos para o turis-mo de Garuva

O projeto CAT (Centro de atendi-mento ao Turista) está dentro do pro-grama de turismo, a regionalização, que divide o estado em dez regiões turís-ticas, e Garuva re-

presentará a região “Caminho dos Prín-cipes”, que abrange

vários municípios do norte de Santa Cata-rina.

De Daiane Denke, extra-ído do site da Prefeitura de Garuva, com adapta-ções do Jornal Em Foco.

Garuva terá CAT - Centro de Atendimento ao TuristaDaiane Denke - Jornal de Garuva

Page 30: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201330

www.jornalemfocosc.com.br

O contrato assinado entre o Go-verno de Santa Catarina e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no último dia 09 de janeiro, pelo governador Raimundo Colom-bo, em Brasília, é o maior já reali-zado entre o Estado e a instituição: US$ 250 milhões. Somada a contra-partida do Estado, o montante de R$ 650 milhões, que integra o programa Pacto por Santa Catarina, será apli-cado imediatamente em melhorias na malha rodoviária estadual. “Nos adiantamos na elaboração dos proje-tos para podemos dar início a várias

dessas obras agora em janeiro”, ex-plicou o governador.

A primeira etapa de obras do novo programa prevê a aplicação de R$ 333,5 milhões em dez obras, ou 222 quilômetros de estradas novas, asfal-tadas ou recuperadas (veja no final desta matéria a tabela com a relação das obras). O contrato de financia-mento também foi assinado pelo re-presentante do BID encarregado no Brasil, Juan Carlos de Lahoz, pelo secretário da Infraestrutura, Val-dir Cobalchini, e a representante da União, procuradora Ana Rachel Sil-

va.“Assinamos o financiamento com

10 das 12 obras já licitadas. Isso é um exemplo de pacto para o desen-volvimento de Santa Catarina”, disse Cobalchini.

O prazo de pagamento é de 25 anos com carência de 66 meses. Como um todo, incluindo outros fi-nanciamentos e recursos próprios do Estado, o Pacto por Santa Catarina prevê aplicação de R$ 2,8 bilhões na implantação e na recuperação de 30% da malha rodoviária pavimen-tada catarinense.

O novo financiamento com o BID também consolida uma parceria de 32 anos com o Governo do Estado. Em dezembro de 1980, foi assinado o Primeiro Programa de Estradas Ali-mentadoras de Santa Catarina BID I. Na época, o Estado contava com 937 quilômetros de rodovias pavimenta-das. Hoje são 4,7 mil quilômetros de estradas asfaltadas e outros 1,7 mil quilômetros sem cobertura asfáltica.

Da Secretaria de Estado de Comunicação de Santa Catarina, com adaptação do Jornal Em

Foco.

Financiamento assinado pelo governador permitirá início a 10 obras, incluindo o Contorno de Garuva

rodovia Trecho KM Empresa r$

SC-446 Criciúma - BR-101 11 Ivai Engenharia 77.173.955,91

SC-446 (acesso secundário) Criciúma - BR-101 1,8 Setep Construções 15.754.854,21

SC-417 Contorno de Garuva 9 Consórcio Empo/Fortunato 27.155.876,18

SC-161 Romelândia - Anchieta 20,5 Consórcio Maravilha 23.778.758,11

SC-467 Jaborá-Ouro 33,6 Monteadriano Engenharia 52.824.822,86

SC-480 S. Lourço Oeste-S. Dom 47,2 Con. Téc. Viária/Castellar 37.721.758,84

SC-355 BR-153 - Jaborá 22,8 Pavia Brasil Pavimentos 26.587.408,44

SC-427 Rio do Campo -Passo Manso 15,5 Infrasul 13.967.206,19

AE-101M * BR-101 - Passo de Torres 5,5 Confer Construtora 2.851.834,53

SC-414 Painel - São Joaquim 55,1 Cremi Construtora 55.773.042,92

Totais 222,14 333.589.518,19

BID I (1980) - US$ 60 milhões, pavimentados 824 km (contrapartida: US$ 54,9 milhões) BID II (1986) - US$ 52 milhões, pavimentados 451 km (contraparti-da: US$ 86,7 milhões)BID III (1992) - US$ 102,5 milhões, pavimentados 541 km (contra-partida: US$ 112,3 milhões)BID IV (2002) - US$ 150 milhões, pavimentados 448,3 km e reabili-tados 497 km (contrapartida: US$ 165,9 milhões) BID V (2010) - US$ 50 milhões, pavimentados 50 km e reabilitados 50 km (contrapartida: US$ 21,5 milhões)

Confira os números das edições anteriores:

Vem aí umaCorretora de Seguros

que já nasce commuita tradição.

Page 31: Jornal Em Foco edição 97

www.jornalemfocosc.com.brITAPOÁ

Janeiro 201331

Na madrugada do último dia 11 de janeiro, um homem de 23 anos esteve na Central da Polícia Militar de Itapoá, informando de que no final da noite do dia anterior (10 de janeiro) ele e sua na-morada haviam sido vítimas de um roubo em Ita-pema do Norte. Os dois estavam na Avenida Beira Mar I como seu veículo, um automóvel Fiat Punto ELX na cor branca, com placas MGT-9379, de Ita-poá, quando quatro homens, dos quais três arma-dos, deram voz de assalto ao casal. Os assaltantes estavam em um automóvel Corsa na cor prata. As vítimas foram feita reféns até a BR-101, próximo ao pedágio de Garuva, onde foram libertados. O Fiat Punto do casal, porém, foi levado pelos bandi-dos, que seguiram no sentido Curitiba da rodovia. Os assaltantes também levaram os dois aparelhos de telefone celular pertencentes às vítimas.

Casal, refém de roubo de carro em Itapoá, só é liberado próximo ao pedágio de Garuva

Google Maps

Um automóvel Renaut Sande-ro do Conselho Tutelar de Garuva e um Fiat Uno da Secretaria Mu-nicipal de Saúde de Itapoá se en-volveram em um engavetamento na entrada da BR-101 em Garuva. Apesar do susto, a colisão contou apenas com danos materiais.

Um veículo que estava à frente do Renaut Sandero do Conselho Tutelar de Garuva teria para-do bruscamente antes de entrar na Rodovia BR-101. O Renaut Sandero conseguiu parar, assim como o Fiat Uno da Secretaria de Saúde de Itapoá, que vinha atrás, mas uma camionete, com placas de Guaratuba, não conseguiu frear, colidindo na traseira do Fiat Uno de Itapoá que, por consequência, colidiu contra o Renaut Sandero de Garuva.

O condutor do carro que havia fre-ado bruscamente não se envolveu no acidente e fugiu sem prestar esclareci-mentos. A Polícia Federal Rodoviária de Pirabeiraba registrou a ocorrência.

Automóveis do Poder Público de Garuva e Itapoá se acidentam

No final da manhã do último dia 08 de janei-ro, a Polícia Militar de Garuva atendeu a uma ocorrência na localida-de de Três Barras. Lá, a solicitante informou que estava sendo ameaçada com uma faca pelo seu próprio filho.

Chegando ao local, a PM foi informada de que o autor da ameaça era um menor, com 13 anos de idade. Ele estava sen-tado do lado de fora da casa, mas a referida faca não foi localizada. Além disso, o menor negou a ameça.

A mãe e suposta vítima estava chorando e pediu a ajuda dos poli-ciais para entrar em contato com o Conselho Tutelar de Garuva.

Mãe teria sido ameaçada pelo próprio filho

Bombeiros milita-res do município de Garuva foram acio-nados por um popular para resgatar dois pes-cadores que ficaram ilhados em um banco de areia localizado no Rio do Braço. O inci-dente ocorreu na noite do último dia 15 de ja-neiro.

Alcione Gonçalves, de 27 anos, e o sogro dele, José dos Santos, de 46, iniciaram uma pescaria no final da tarde, ficando por lá até a noite, quando o nível do rio começou a subir. Só mais tarde, por volta das 21h, eles perceberam que não havia mais caminho

para voltar e, deses-perados, começaram a gritar por socorro.

Para a sorte deles, Geferson Polsin, um morador da região, ou-viu os gritos e acionou o Corpo de Bombei-ros. Ele conta que foi verificar o que tinha acontecido e consta-tou que, como são três

rios, formou-se uma espécie de ilha e os pescadores não sabiam voltar.

Foi utilizada uma corda de segurança pelos bombeiros, a fim de que os pescado-res ilhados pudessem atravessar o rio pela mesma. Ninguém se feriu apesar do susto.

Pescadores são resgatados em Garuva após terem ficado ilhados

Page 32: Jornal Em Foco edição 97

ITAPOÁJaneiro 201332

www.jornalemfocosc.com.br