jornal educação - itapevi

12
DIA DA CRIANÇA E DIA DO PROFESSOR ESCOLAS COMEMORAM ESCOLAS COMEMORAM DIA DA CRIANÇA E DIA DO PROFESSOR Ilustração: Carlos Alexandre

Upload: fabiana-matias

Post on 22-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Jornal tablóide distribuído nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itapevi

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Educação - Itapevi

Dia Da Criança e Dia Do Professor

esColas ComemoramesColas Comemoram

Dia Da Criança e Dia Do Professor

Ilustração: Carlos Alexandre

Page 2: Jornal Educação - Itapevi

02Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

eDiTorial A nova edição do Jornal EducAção prestigia dois atores fundamentais que protagonizam a educação em nosso município: os professores e os alunos. Aproveitando a comemoração do Dia da Criança e do Dia do Professor no mês de outubro, a Secretaria de Educação e Cultura registra as diferentes atividades organizadas pelas unidades escolares para realização das homenagens aos estudantes e docentes. O leitor também poderá conferir os dois grandes campeonatos que mobilizaram centenas de crianças durante o mês, proporcionando momentos de diversão e desenvolvimento nas relações interpessolais. O 1º Torneio Interescolar de Dodgeball marcou a inauguração da quadra poliesportiva do CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann como espaço para encontro das escolas na realização de grandes eventos.

Já a segunda edição do Torneio Interescolar de Palavras Cruzadas comprovou o sucesso da atividade entre os alunos e reforçou a utilização de jogos como ferramenta pedagógica, que podem ser empregados em sala de aula como forma de ensinar de maneira lúdica e prazerosa. Destaque para a sessão Palavra de Professor, que este mês apresenta a contribuição de dois educadores da rede. Ambos reforçam a utilização da coluna como forma de compartilhamento e troca de experiências educativas. Boa leitura!

Palavra De Professor

CEMEB DA. MARIA RONCAGLI MICHELOTTI ConfiraaseguirorelatodeMariadoCarmodeOliveiraRosHernandes,coordenadorape-dagógica do CEMEB Da. Maria Roncagli Michelotti, a respeito dos desdobramentos que o Programa Estrada para a Cidadania, realizado em parceria com a ViaOeste, teve na unidade escolar. “Nossa escola viveu recentemente um momento muito rico, após recebermos um telefonema do sr. Vicente, motorista de caminhão, que trabalha numa transportadora que presta serviços para a empresa BIC. Ele nos relatou que recebeu uma carta de nosso aluno Lucas Gabriel, do 4º ano D, profa. Elaine, quando passava pelo pedágio, durante a Semana Nacional do Trânsito, e gostaria de nos visitar e agradecer pessoalmente, pois valorizou muito a ação desenvolvida, solicitando ainda mais informações sobre o Programa e a participação da nossa escola. Marcamos a visita para o dia 7 de outubro, comunicamos e convidamos o prof. Evaldo, responsável pelo Programa Estrada para a Cidadania na Secretaria, e a profa. Geralda, supervisora de ensino de nossa escola. Foi combinado que no dia da visita os quatro 4ºs anos participariam, pela importância que essa visita teria para todos os alunos envolvidos no trabalho. O sr. Vicente relatou que mostrou a carta no serviço, para os seus colega e superiores, dando conhecimento da mensagem e compartilhando-a com todos, que também valorizaram e o estimularam a comparecer à escola, como era seu desejo. No dia combinado, o sr. Vicente chegou um pouco antes, pudemos conversar sobre o trabalho desenvolvido, mostrar o Jornal EducAção do mês, que trazia matéria relativa ao programa, e mostrar o material didático da ViaOeste distribuído para todos os alunos. As quatro classes tiveram uma postura exemplar durante a cerimônia realizada na presença das professoras, direção da escola e representantes da Secretaria.

Ficamos surpreendidas com a postura e com a fala do sr. Vicente, dirigida aos alunos, pois teve sensibilidade para falar numa linguagem acessível às crianças e que veio de encontro aos objetivos desse trabalho. O encontro contribuiu para mostrar às crianças a importância dessa ação, valorizando a participação de cada um e marcando de forma positiva a experiência escolar dessas crianças, com destaque para o trabalho do Lucas Gabriel.”

CEMEB GOV. ANDRÉ FRANCO MONTOROLeia o depoimento da professora de Língua Portugue-

sa, Simone Nascimento, sobre sua premiação como Professora Lápis de Ouro, do 3º bimestre, no CEMEB Gov. André Franco Montoro. Segundo o coordenador da unidade escolar, Edmar Luis Rosatto, o projeto tem servido de grande estímulo para os educadores que são premiados.

“Quero, em principio, dar parabéns ao idealizador des-se maravilhoso Projeto Professor Lápis de Ouro. É muito bom veronossoesforçoserreconhecido,oque,paranós,profis-sionais, temumefeito tãopositivo que ficadifícil transmitir avocês.

Que bom poder dividir a experiência única de receber esse título, que me faz sentir muito feliz e honrada, principal-mente, porque trabalho ao lado de professores competentes, que são verdadeiros “Gigantes da Educação”.

Dedico esse prêmio aos meus queridos alunos e à equipe de gestão do Franco Montoro, sempre atentos e dispostos a nos ajudar na realização dos nossos projetos. Quero dizer que foram vocês a mola mestra que me impulsionou desde o primeiro momento para a realização de um traba-lhofeitocomseriedade,amoremuitadedicação.Comvocês,otrabalhoficacadadiamaisprazero-so, e o melhor de tudo é que os nossos alunos progridem continuamente.Muito obrigada a todos.”

Page 3: Jornal Educação - Itapevi

Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura03

i enConTro De nuTrição reúne muniCíPios vizinhos em iTaPevi A Secretaria de Educação e Cultura, em parce-ria com a Secretaria de Higiene e Saúde, promoveu o I Encontro de Nutrição do município de Itapevi, no dia 13 de outubro, cujo tema central foi Da Gestação ao Direito à Alimentação. ‘Realizado no auditório Prof. Darcy Ribeiro, mais de100pessoas,entreeducadores,profissionaisdasaú-de, estudantes da área de nutrição e representantes das prefeituras de cidades como Carapicuíba, Osasco, San-tana de Parnaíba, São Paulo e Vargem Grande Paulista compareceram ao evento, aberto ao público em geral. “O objetivo desse encontro é estar em sintonia com o Dia Mundial da Alimentação, comemorado pela Organização das Nações Unidas no dia 16 de outubro”, afirmouanutricionistaMarianaSantosBarreto,daSecre-taria de Higiene e Saúde, que participou da organização do evento juntamente com Fabrício Cristiano do Nascimento, nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura. No encontro foram apresentadas oito diferentes palestraseumaoficina,queabordaramtemascomo for-mação de hábitos alimentares saudáveis, direito à alimen-tação, avaliação nutricional e aleitamento materno.

final Do 1º Torneio inTeresColar De DoDgeball Premia alunos

A quadra do CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann recebeu, no dia 21 de outubro, toda a animação das oito escolas que chegaram à etapa finaldo1º Torneio Interescolar de Dodgeball, rea-lizado pela Secretaria de Educação e Cultura, por meio da equipe do Programa Recreação pelo Mo-vimento. Cerca de 100 alunos representaram as escolas Bemvindo Moreira Nery, Dr. Antonio Ma-noel de Oliveira, Eliza de Oliveira Ribeiro, Fonte do Saber, Floriza Nunes de Camargo, Luz e Vida, Vereador Ubiratan José Chaluppe e Viver e Apren-der. Acompanhadas por seus professores de educaçãofísica,asequipesfinalistasformadasporseismeninaseseismeninosclassificaram-separaafinal,comoprimeirasdeseusgrupos,na faseinicial do campeonato, realizada no início do mês. A terceira posição do campeonato foi conquistada pelo CEMEB Eliza de Oliveira Ribeiro, quefoiparaafasefinalsemsofrernenhumader-rota. Já o primeiro lugar, para surpresa de todos, ficoudivididoentreasunidadesVereadorUbiratanJosé Chaluppe e Luz e Vida. Em reconhecimento pelo ótimo desempenho demonstrado pelas duas equipes, um representante de cada time realizou a troca de troféus entre as escolas.

Professores e CoorDenaDores ParTiCiPam De ofiCinas De Jogos CooPeraTivos

A Secretaria de Educação e Cultu-ra promoveu, em parceira com a empresa Teia Cooperativa,oficinasdejogoscooperativosdes-tinadas aos professores de educação física e aos coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal de ensino. Os encontros do curso deformaçãoocorreramentreofinaldomêsdesetembro e o início de outubro. “Os jogos cooperativos são aqueles em que você brinca com o outro e não contra o outro, portanto, não há exclusão. Todos devem jogar de forma unida, já que ou o grupo todo ga-nha, ou todos perdem”, afirmouSylvia SyrdahlSoler, que, ao lado de Reinaldo Soler, é também responsávelpelasoficinas. Durante os encontros com os três grupos, cada um com cerca de 40 educadores, Reinaldo desenvolveu diferentes atividades co-operativas,comoformademostraraosprofissio-

nais uma outra visão sobre o modo como os jogos podem ser aplicados na escola, de forma a não incentivarem a competitividade, mas sim o trabalho em grupo. Jogos envolvendo um pára-que-das, uma ponte de cordas, a interação por meio de gestos e palavras, a movimentação sobre cadeiras e danças circulares foram algumas das atividades aplicadas pelo pro-fessor especialista na prática cooperativa. Segundo Sylvia Soler, o desen-volvimento de jogos cooperativos auxilia no fortalecimento da auto-estima, na redução do bullying escolar e incentiva a prática de valores como respeito ao próximo. A edu-cadora destaca ainda que essas atividades podem ser aplicadas não somente nas au-las de educação física, mas em qualquer outra disciplina.

Page 4: Jornal Educação - Itapevi

04Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

Professores visiTam PlaneTário De são Paulo Os professores da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhe-cer o Planetário Aristóteles Orsini, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, na manhã do dia 2 de setembro. A visita, organi-zada pelo NAP – Núcleo de Apoio Pedagógi-co da Secretaria de Educação e Cultura, teve como objetivo apresentar aos educadores práticas interdisciplinares envolvendo conte-údos de astronomia. Mais de 100 educadores assistiram à palestra do astrônomo Walmir Thomazi Car-doso, que de maneira descontraída abordou o modo como diferentes culturas interpretam a composição e organização das estrelas, ensinouaidentificardiferentesconstelações,como Orium e Escorpião, do Zodíaco, assim como também narrou algumas histórias da mitologia, que deram origem às imagens que podem ser vistas no céu.

alunos ParTiCiPam Do 2º Torneio inTeresColar

De Palavras CruzaDas A Secretaria de Educação e Cultura realizou, por meio do Programa Recreação pelo Movimento, o 2º Torneio de Palavras Cruzadas entre as escolas da rede municipal, no último dia 22. Este ano, 34 unidades aderiram ao campeo-nato, cada uma representada por um aluno e uma aluna do 4º ano. O campeonato buscou incentivar a utilização do jogo em sala de aula, como forma de trabalhar diferentes habilidades de forma lúdi-ca e prazerosa, tais como ampliação de vocabu-lário, estímulo da memória e resolução de contas de adição. O jogo de tabuleiro consiste na cons-trução de palavras com utilização de letras sor-teadas a cada nova rodada, sendo possível apro-veitar palavras já formadas anteriormente. As duplas participaram de rodadas, enfrentando três outras escolas em cada nova mesa pela disputa

da maior pontuação. Juntos, os alunos tiveram autonomia para organizar cada partida e con-trolar os pontos por meio da soma dos valores representados pelas letras. Os alunos Ruama Silva e Bruno Bal-mant, do CEMEB Maestro Gilberto de Pinho, conquistaram a quarta posição do campeo-nato.O terceiro lugarficoucomCarlaBetricee Victor Cruz, da escola Viver e Aprender. Já Beatriz Silva da Trindade e João Victor Da-maceno, do CEMEB Dr. Antonio Manoel de Oliveira, obtiveram a segunda colocação. Os grandes vencedores foram Carolina Saraiva da Silva e Vinícius Lima Nunes, do CEMEB Padre Giovanni Cornaro. Como prêmio, os alunos re-ceberam um kit escolar com estojo, cadernos e dicionários de língua portuguesa e inglesa, assim como um jogo Palavras Cruzadas.

Page 5: Jornal Educação - Itapevi

Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura05

CEMEB Vereador Dr. Paulo Ianaconi

esColas Comemoram

Dia Da Criança e Dia Do

Professor

As escolas de rede municipal co-memoraram duas importantes datas no mês de outubro, que possibilitaram momentos de diversão e interação entre a equipe escolar e os alunos. Para a celebração do Dia da Criança, professores e gestores organizaram festas com diferentes brincadeiras, como no CEMEB Prefeito Romeu Manfrinato, em que todos se divertiram com as danças e brinca-deiras na quadra e no pátio da escola. Seguindo sua tradição, o CEMEB Carlos Alberto Ferreira Braga organizou seus alunos para irem ao Ginásio Municipal de Esportes, onde puderam se divertir com brinquedos infláveis e piscina de bolinhas.Já nas escolas Carlos Drummond e Andrade e Da. Floriza Nunes de Camargo, as crian-ças aproveitaram as sessões de cinema, a cama elástica, o futebol de salão e as ginca-nas organizadas pelos educadores. O Dia do Professor também foi comemorado nas unidades, que prepararam reuniões de confraternização com toda a equipe esco-lar.

músiCa auxilia na inTerPreTação De TexTo e Desenvolve a

CriaTiviDaDe A professora Karla Da-nielli dos Santos, do CEMEB Vere-ador Dr. Paulo Ianaconi, juntamen-te com as monitoras e ADI do Ma-ternal D, desenvolveu um trabalho de interpretação de texto com seus alunos a partir de diferentes can-ções infantis estudadas durante o mês de setembro. Para estimular de forma lúdica e prazerosa a compreensão dos textos das canções, as educa-doras propuseram que os alunos produzissem objetos e desenhos que representassem as histórias e situações apresentadas nas letras. Para a música Sítio do seu Lobato, por exemplo, a classe construiu em conjunto uma maquete contendo os animais mencionados na canção.

“As crianças também produziram um livro gigante de mú-sica, ilustrado partir do conteúdo das canções. Cada criança pôde participar fazendo um desenho de músicas como Marcha Soldado e O Jacaré”, comentou a diretora da unidade, Isabel de Melo Cárdia.

Por meio da escrita es-pontânea e do desenho, a atividade permitiu que os alunos trabalhas-sem com noções de cores e apren-dessem sobre o meio ambiente e os animais encontrados nas fazendas.

alunos aPrenDem sobre uso raCional Da energia eléTriCa

O CEMEB Bemvindo Moreira Nery, assim como demais escolas da rede municipal, trabalhou o tema do uso racional da energia elé-trica com as turmas de 4º e 5º anos. O trabalho integrou o Projeto AES Eletropaulo, desenvolvi-do pelas unidades, em parceria com a conces-sionária de energia. “Cada professor aprofundou o estudo de um tópico com seus alunos, como os meios geradores de energia e as formas de redução do consumoenergético,pormeiodefilmeseinter-pretação das contas de luz”, comentou a diretora da escola, Leonilda Rodrigues, sobre algumas das atividades.

Os pais também participaram ativa-mente do projeto, respondendo a questões en-viadas pela escola sobre os hábitos de uso de energia em suas casas. Para encerramento do trabalho, foi realizada uma exposição com as maquetes produzidas pelos alunos. Em suas miniaturas, as turmas do ensino fundamental representaram diferentes situações de uso ina-dequado da eletricidade. Já os termos I e II, da Educação de Jovens e Adultos, confeccionaram a representação de uma usina hidrelétrica, com o objetivo de demonstrarem o modo de geração de energia.

No CEMEB Prof. Paulo Mariano de Ar-ruda, o projeto foi ainda complementado com a visita que as turmas realizaram a um caminhão da Eletropaulo, localizado na escola Tarsila do Amaral. Em grupos, todos os alunos puderam se divertir com um jogo de computador em que de-veriamidentificarecorrigirassituaçõesdedes-perdício de energia nos cômodos de uma casa.

CEMEB Carlos Alberto Ferreira Braga

CEMEB Prefeito Romeu Manfrinato

E.M. Fonte do Saber

CEMEB Jornalista João Valério de Paulo Neto CEMEB Carlos Drummond de Andrade

CEMEB Da. Floriza Nunes de Camargo CEMEB Profa. Maria Zibina de Carvalho

CEMEB Bemvindo Moreira Nery

CEMEB Prof. Paulo Freire

CEMEB Prof. Paulo Mariano de Arruda

Page 6: Jornal Educação - Itapevi

06Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

Cemeb Carlos Drummond de andrade

aTiviDaDe Previne alunos Da ingesTão De ProDuTo TóxiCos

O alto índice de aci-dentes envolvendo a ingestão de produtos tóxicos por crianças mo-tivou a profa. Marisa Clementino da Rocha Almeida, do CEMEB Carlos Drummond de Andrade, a desenvolver um trabalho de cons-cientização com sua turma do Berçário II. A educadora utilizou o centro da sala para reunir em-balagens vazias de diferentes produtos, como sabão em pó, garrafas de refrigerante, pasta de dente, desinfetante, suco, iogurte e detergente. A atividade foi desen-volvida por meio de perguntas feitas pela professora, que indu-ziu os alunos a identificarem afinalidade dos produtos contidosnas embalagens. Quando ques-tionados, por exemplo, sobre qual produto deveria ser utilizado para lavar a roupa, uma criança por vez se dirigia ao monte de embalagensparaidentificarore-cipiente correto, assim como para refletirseaqueleprodutopoderiaou não ser ingerido.

Cemeb Padre giovanni Cornaro

garrafa Do TemPo esTimula resgaTe De exPeriênCias esColares A profa. Maria Conceição, do CEMEB Padre Giovanni Cornaro, desenvolveu a ativida-de Garrafa do Tempo com sua turma do 2º ano C. O trabalho foi realizado com o objetivo de pro-porcionar aos alunos a possibilidade de resgata-rem suas experiências escolares no futuro. O livro Vinte Mil Léguas Submarinas, clássicodaficçãocientífica,escritoporJúlioVer-ne, foi utilizado pela educadora como estímulo para o desenvolvimento da atividade. Durante a narração da história, a professora destacou passagens, como o costume dos marinheiros de lançar garrafas contendo mensagens ao mar.

A educadora propôs, então, que os alunos retratassem em desenhos e frases dife-rentes momentos de sua vidas, como o cotidiano escolar, a família e as pessoas de quem gostam, assim como também escrevessem planos pes-soais para os próximos cinco anos. Realizada essa etapa de produção, os alunos depositaram o relato em uma garrafa, que já haviam enfeitado e colorido.

“A professora quis enfatizar a importância de re-gistrar as experiências que vivemos, aquilo que fazemos e de que gostamos, para que, no futuro, o alunos possam abrir a garrafa e comparar se houve mudança de comportamento e evolução pessoal”, afirmou a coordenadora pedagógicadaescola,EricaCristinaDevitoRufino.

Cemeb Prof. luiz antonio de oliveira

Janela Do ConheCimenTo leva TeCnologia aliaDa à

aPrenDizagem Para sala De aula

O CEMEB Prof. Luiz Antonio de Oli-veira adquiriu, no início do mês de outubro, um monitor LCD de 40 polegadas, como forma de oferecer aos professores mais uma ferramenta pedagógica para ser utilizada com os alunos em sala de aula. O recurso tecnológico foi fixado emum espaço denominado Janela do Conheci-mento, local onde os educadores reúnem seus alunos para a realização de aulas diferenciadas. Durante o período inicial de funcionamento, o aparelho, que também funciona conectado à in-ternet, já foi utilizado para estudo de temas como o coração humano visto em três dimensões, as fases do desenvolvimento do homem e a consti-tuição do universo.

Cemeb Profa. nádia bernaudo

Professoras realizam releiTuras De quaDros Com alunos

As turmas do 1º ano do CEMEB Profa. Nádia Bernaudo desenvolveram um trabalho de releitura de importantes obras da pintora moder-nista Tarsila do Amaral. Orientados pelas pro-fessoras Daniela de Oliveira Prado dos Anjos, Maria Esther Andrade e Rita de Cássia da Silva, os alunos puderam criar seus quadros utilizando a técnica do desenho com giz de cera sobre o papel camurça. “Em um primeiro momento houve o revezamento das professoras entre as três sa-las para o desenvolvimento do trabalho, o que acabou contagiando outras turmas, como a da profa. Eliane Regina Ramos, que também ade-riu ao projeto”. A Cuca e O morro da favela foram algumas das telas utilizadas em sala para que cada criança imprimisse sua visão e entendi-mento pessoal sobre os quadros em uma nova imagem. A profa. Daniela apresentou ainda para sua turma algumas das obras de Van Gogh em que o artista pintou girassóis. Todos os trabalhos

foram expostos para os pais e comunidade em uma Feira Cultural realizada pela escola em se-tembro. Cristina Silva Bresciani, coordenado-ra pedagógica da unidade, destacou o trabalho desenvolvido pelo aluno Eric Santos de Jesus, da sala da profa. Daniela, que demonstrou muito talento na produção de suas releituras.

Como forma de incentivar que os alu-nos contribuam com a elaboração dessas aulas, foi construída uma caixa em que todos podem depositar sugestões de assuntos sobre os quais possuem curiosidade e desejam aprender de modo mais aprofundado. Para as próximas au-las, temas como o funcionamento do olho huma-no, a fabricação do vidro e o surgimento do pe-tróleo devem ser abordados pelos educadores.

Page 7: Jornal Educação - Itapevi

07

esColas Comemoram fesTa Da Primavera Com aTiviDaDes CulTurais

A comemoração da chegada da pri-mavera nas escolas da rede municipal teve iní-cio ainda no final domês de agosto e seguiuaté meados de outubro, sendo que grande parte das festas foi realizada em setembro. Além das tradicionais apresentações de dança, os profes-sores também organizaram atividades culturais em que as crianças puderam expor aos pais di-ferentes projetos desenvolvidos no espaço es-colas.

Algumas unidades escolares, como CEMEB Antonio Manoel de Oliveira e Da. Flo-riza Nunes de Camargo, aproveitaram a data para aprofundar o estudo da cultura das diferen-tes regiões do país em sala de aula. Durante a produção da atividade, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre características diversas, como comidas típicas, músicas regio-nais e animais de cada região.

O CEMEB Prof. Benedicto Antônio dos Santos inovou nas apresentações prepa-rando uma feira de ciências. Sempre com au-xilio dos educadores, as crianças realizaram ex-perimentos envolvendo elementos como água, fogo e energia elétrica, que ilustraram diferentes reações químicas e físicas.

E.M. Luz e Vida E.M. Mundo Encantado

CEMEB Dra. Zilda Arns Neumann CEMEB Tarsila do Amaral E.M. Vila São Luiz CEMEB Profa. Maria Ângela Nunes Neves Néri

E.M. Pintando o Sete CEMEB Vereador Dr. Paulo Ianaconi CEMEB Profa. Rosana Minani Andrade

CEMEB Profa. Nádia BernaudoE.M.Vila Dr. Cardoso

Page 8: Jornal Educação - Itapevi

08

CEMEB Dr. Antonio Manoel de Oliveira CEMEB Cecilia Meireles

CEMEB Cecilia Belli CEMEB Dimarães Antonio Sandei E.M. Viver e Aprender

CEMEB Profa Maria Zibina de Carvalho E.M. Fonte do Saber CEMEB Irany Toledo Moraes E.M. Vila Pedágio

CEMEB Prof. Paulo Mariano de Arruda CEMEB Prof. Luiz Antonio de Oliveira CEMEB Prof. Edevaldo Caramez

CEMEB Prof. Benedicto Antonio dos Santos

CEMEB Padre Giovanni Cornaro

CEMEB Monteiro Lobato CEMEB Maestro Gilberto de Pinho

CEMEB CDHU Residencial das Flores

CEMEB Machado de Assis

CEMEB José dos Santos Novaes CEMEB Da. Floriza Nunes de Camargo

Page 9: Jornal Educação - Itapevi

09Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

Cemeb vinicius de moraes

aTiviDaDe Com músiCa inCenTiva alimenTação sauDável

O prof. Gideoni Quintino Ramos, do CEMEB Vinicius de Moraes, desenvolveu o pro-jeto Cantando e Aprendendo sobre Alimentação, com sua turma do 1º ano B, no mês de setem-bro. Em sala de aula, o educador utilizou a letra da música Sopa, do grupo Palavra Cantada, para trabalhar com a importância da alimenta-ção saudável e o reconhecimento de diferentes tipos de alimentos. A canção também foi usada para estimular que os alunos desenvolvessem a habilidade de cantar de forma ritmada e com rimas. Utilizando revistas e jornais, o educa-dor pediu, ainda, que as crianças recortassem imagens dos alimentos de que mais gostavam. Comasfigurasemmãoseauxiliodeprofessor,toda a turma participou da produção de uma pirâmide alimentar e pôde, com isso, conhecer umavariedademaiordealimentose identificaraescritadeseunome.Comofinalizaçãodotra-balho, o professor convidou os pais dos alunos paraqueassistissemàcoreografiaapresentadasobre o tema. “A ideia da atividade surgiu do fato de muitas crianças rejeitarem e escolherem os alimentos no momento da refeição. Muitos pais também comentavam sobre as dificuldadesqueenfrentavamparaosfilhossealimentarem.Hoje, depois do trabalho, diminuiu bastante essa resistência, e muitas crianças passaram a experimentar alimentos de que imaginavam não gostar, mas dos quais nunca haviam provado”, avaliou o professor idealizador do trabalho.

e.m. flor-de-lis

ProJeTo eDuCar Para reCiClar Trabalha CuiDaDo

Com meio ambienTe A E.M. Flor-de-Lis realizou uma ex-

posição de brinquedos recicláveis produzidos pelos alunos dos 1º, 2º e 3º anos, no dia 25 de setembro. O trabalho foi desenvolvido no con-texto do projeto Educar Para Reciclar, do qual a escola participa desde 2007. O objetivo do projeto é levar para a sala de aula a discussão sobre a preservação do meio ambiente por meio da reutilização de materiais.

Na primeira etapa do trabalho, as edu-cadoras estimularam seus alunos a arrecadar em casa materiais recicláveis que pudessem ser aproveitados na confecção de brinquedos e outras peças. Durante o período destinado à

coleta do material trazido pelas crianças, como garrafas pet e caixas de papelão, as professoras exploraram o tema da reciclagem e do cuidado comomeioambientepormeiodefilmeseativi-dades com gibis e passatempos.

Essas ações foram desenvolvidas pelas professoras Antonia Cardoso, do 1º ano, MirianBuenoeSofiaGarcia,dos2ºanosAeB,e Elenice Oliveira, Tatiana Pacheco e Sandra da Silva, dos 3º anos A, B e C.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Jussara Lopes, o projeto também previuareflexãosobreosignificadodaspalavrasreciclar, reutilizar e reaproveitar, assim como o

levantamento de questões sobre os diferentes tipos de lixo e seu destino após a coleta.

A conclusão do trabalho, que vinha sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, foi realizada quando os alunos produziram os objetos e os brinquedos feitos com os materiais que reuniram. Utilizando a criatividade, as crian-ças confeccionaram palhaços com potes de io-gurte e binóculos com rolos de papelão, entre outras peças. No dia da exposição, pais e comu-nidade puderam ver de perto aquilo que haviam produzido, além de aprenderam um pouco mais sobre a preservação do meio ambiente.

e.m. vila Dr. Cardoso

reCeiTas auxiliam no ensino De PorTuguês e maTemáTiCa

A profa. Maria José Falopa Ferreira, da E.M. Vila Dr. Cardoso, tra-balhou com conteúdos de matemática e língua portuguesa de uma maneira lú-dica e interativa com seus alunos do 4º ano B, por meio do preparo de um bolo de chocolate em sala de aula. Desde o momento da divisão dos ingredientes que cada aluno trouxe, a turma esteve em contato com a noção matemática de quantidade presente na receita, que foi escrita na lousa e tam-bém entregue às crianças. Durante o preparo do bolo, os alunos puderam exercitar a noção de higiene no manuseio dos alimentos e a prática da interpretação de textos, assim como entrar em contato com os conceitos de divisão e fração de quanti-dades.Aofinal,aturmapôdesaborearo resultado da receita que prepararam em conjunto.

Jornal eDuCação em sala De aula

A profa. Dolores do Nascimento Pai-xão, do CEMEB CDHU Residencial das Flores, utilizou a edição 25 do Jornal EducAção para trabalhar com seus alunos as estruturas básicas da composição de um jornal impresso. Após explicar as funções da manche-te, das fotos e das notícias, a educadora propôs queosalunos identificassemno jornaldases-colas da rede municipal de ensino os conceitos aprendidos, como forma de orientá-los sobre o modo correto de realizar a leitura de um jornal.

“Dentro do trabalho de leitura e escrita que a escola já vem desenvolvendo, buscamos aproveitar todo tipo de recurso literário que te-mos em mãos. A profa. Dolores realizou o traba-lho com o objetivo de mostrar aos seus alunos como a leitura do jornal é importante para conhe-cermos a realidade da nossa escola e também a das outras, e, principalmente, aprendermos so-breaestruturadessamídia”,afirmouadiretorada unidade, Elis Regina José da Silva.

Já nas escolas Pintando Sete e Prof. Paulo Mariano de Arruda, os professores organi-zaram as turmas para que realizassem a leitura compartilhada dos textos jornalísticos e desen-volvessem as atividades educativas propostas na edição.

E.M. Pintando o Sete

CEMEB Prof. Paulo Mariano de Arruda

CEMEB Residencial das Flores

Page 10: Jornal Educação - Itapevi

10Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

Vida no campoPinteasfigurasabaixocomsuascorespreferidas.Emseguidarecortena

linha pontilha e, usando sua criatividade, cole no cenário desenhado na página ao lado.

Ilustrações: Carlos Alexandre dos Santos

Page 11: Jornal Educação - Itapevi

11Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

Page 12: Jornal Educação - Itapevi

12Prefeitura de Itapevi - Secretaria de Educação e Cultura

PúbliCo PresTigia 1º enConTro De Corais Da CiDaDe

A Igreja Matriz São Judas Tadeu foi palco do 1º Encontro de Corais de Itapevi, na tarde do dia 2 de outubro. Organizado pelo De-partamento de Cultura, da Secretaria de Edu-cação e Cultura, o encontro reuniu corais de diferentes estilos e repertório, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento entre os grupos e estimular o aprimoramento do canto coral. Centenas de pessoas prestigia-ram o evento.

O primeiro grupo a se apresentar foi o Coral ao Som dos Anjos, composto por mem-bros da comunidade ligada à Paróquia São Ju-das Tadeu. Sob a regência de Renildo Moura, o coral entoou canções religiosas. Em seguida, o Coral Mulheres de Cotia, comandado por Maria Magaly de Oliveira, animou o público com um repertório de músicas africanas e rock nacio-nal.

Os 25 membros do Coral Alegretto, da Casa das Artes, de Itapevi, demonstraram grande técnica vocal interpretando Fascina-ção e Carinhoso, clássicos da Música Popular Brasileira, e ainda Pai Nosso. Sob regência de Débora Balmant, a apresentação contou ainda com a participação do pianista Júlio César Fer-reira Souza.

O Coral Em Canto de Barueri pôde demonstrar um pouco de seu trabalho com música pop cantada a capela. Canções como O Trem das Sete e Berimbau foram apresen-tadas. O fechamento do encontro foi realizado pelo Coral Life, que reúne membros da Igreja Evangélica de Deus no intuito de cantar músi-cas religiosas.

alunos Da Casa Das arTes enCenam o fanTásTiCo misTério De feiurinha A magia dos contos de fadas foi levada ao palco do Espaço Cultural 930, na noite do dia 30 de setembro, com a apresentação da peça O Fantástico Mistério de Feiurinha. Encenada por 17 alunos da Escola Municipal de Teatro, da Casa das Artes, a apresentação foi adaptada do livro de Pedro Bandeira pela professora Janaína Alves, que contou com a assistência de direção de Pâmela Pinheiro, bolsista do Programa Conexão Jovem. Mais de 300 pessoas compareceram ao local para conferir a história infanto-juvenil que narra a procura da princesa Feiurinha, por Bela Fera, Bela Adormecida, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, após notarem seu misterioso desaparecimento. Para isso, contam com a ajuda de um escritor na busca por relembrar e registrar a história da princesa, antes que todas elas também desapareçam.

Dueto: André Angenendt e Laryssa Alvarazi Coral Em Canto de Barueri

Coral Mulheres de Cotia Coral Life

Coral ao Som dos Anjos Coral Allegreto