jornal educa#64

12

Upload: jornal-educa

Post on 22-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#64

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#64Junho 2015Semana 2eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> PÁGS. 6 e 7

7 DICAS PARA ESTUDAROS LIVROS OBRIGATÓRIOS PARA O VESTIBULARCONFIRA A LISTA DOS LIVROS PARA A FUVEST

>> PÁG. 4

9 FORMAS COM QUESEU CÉREBRO SOFREQUANDO VOCÊ NÃO

DORME DIREITO

GALILEU

>> PÁG. 8

A ARTE DEESCREVER BEM

CIEE

>> PÁG. 9

BRADESCOE MICROSOFT

OFERECEM CURSOSONLINE GRATUITOS

CATRACALIVRE

>> PÁG. 10

O CONFLITORÚSSIA E UCRÂNIA

GUIA DOESTUDANTE

Page 2: Jornal eDUCA#64

TESTAMOS O NOVOLEGO JURASSIC WORLD!Para aproveitar o lançamento do novo filme de Jurassic Park, sai no dia 12 de junho LEGO Jurassic World, game da série LEGO que reconta a história dos quatro longas da série - incluindo o inédito. Jogamos por 20 minutos o novo título, que traz como característica a mesma dose de bom humor aplicada a tantas outras franquias nos jogos de LEGO.EmEm um momento, tivemos a oportunidade de jogar Ellie e Alan na famosa cena do triceratops doente do primeiro filme, e o jogo permite também assumir o dinossauro - que se move mais lentamente e se diferencia por seu poder de destruir obstáculos. Num trecho de perseguição, o aspecto cooperativo do game chama mais atenção: enquanto um jogador precisava dirigir um jipe, desviar de alguns obstáculos e tentar pegar itens, o outro mimira no tiranossauro e evita que ele chegue muito perto do veículo.Vale ressaltar também os bons efeitos de iluminação, a movimentação dos personagens e as texturas do game - nós testamos a versão de PlayStation 4. Tanto em trechos de dia quanto no ambiente chuvoso à noite o título mostra efeitos de iluminação e textura que, embora estejam longe de todo o poder dos consoles de nova geração, mostram uma atualização gráfica considerável em relação a outros jogos de LEGO.

KEVIN MAGUIRE NACOMIC CON EXPERIENCEKevin Maguire, desenhista que marcou uma época ao fim dos anos 1980 com sua bem humorada versão da Liga da Justiça, é mais uma atração confirmada da CCXP - Comic Con Experience 2015, que acontece de 3 a 6 de dezembro no São Paulo Expo (ex-Espaço Imigrantes). Colaborador frequente do time de escritores Keith Giffen e J.M. DeMatteis, Maguire colaborou na criação de uma Liga da Justiça mais cômica com seus desenhos com expressões faciais de

2 PostseDUCA /jornaleDUCA

Page 3: Jornal eDUCA#64
Page 4: Jornal eDUCA#64

Decisões arriscadas, instabilidade emocional e perda de memória - uma noite insone pode causar tudo isso

Ficar cansado é mais destrutivo do que você pensa. Você fica mais propenso a tomar decisões arriscadas, a esquecer o que fez e, muitas vezes, a agir feito idiota. Dirigir cansado é tão perigoso quanto dirigir bêbado! É ruim, inclusive, para seu cérebro.EntãEntão, durma o suficiente - pelo menos 8h por dia - para ter um cérebro em plena forma. Afinal, os efeitos do cansaço no órgão não são bacanas:

4. AlucinaçõesO cérebro bem descansado é capaz de filtrar melhor estímulos (som, luz, cheiro, etc...). Quando o cérebro não consegue filtrar os estímulos recebidos, o caos se instala. Depois de virar uma noite, as pessoas podem começar a ver coisas que não estão lá.

5. DistraçãoTTodos nós perdemos o foco de vez em quando, mas existe uma parte do cérebro responsável pela atenção e ela é uma das mais prejudicadas quando estamos cansados. Depois de uma boa noite de sono, seu cérebro descansa e volta ao normal.

6. Dor de cabeçaAAdultos saudáveis podem perder algumas funções cerebrais quando não dormem e isso pode dar uma dor de cabeça daquelas. As alterações nos lobos frontal, temporal e parietal são os responsáveis pela dor, mas os cientistas ainda não sabem explicar o porquê.

7. Fala arrastadaOO lobo temporal, a região do cérebro que processa a linguagem, é muito exigido durante o dia. Se deixarmos de dormir, essa parte do cérebro pode ficar sobrecarregada e causar uma fala arrastada - a famosa voz de sono.

8. Decisões arriscadasPPessoas cansadas não deveriam tomar decisões importantes. Não dormir causa alterações no córtex pré-frontal, responsável, entre outras coisas, pelo julgamento de possibilidades. Isso faz você achar que pode conseguir as coisas do seu jeito, mas isso pode ser um engano e tanto. NÃO APOSTE COM SONO.

9. Lesão cerebralNãoNão dormir pode matar algumas células do cérebro. Infelizmente, os danos são irreparáveis nesses casos. Você não vai conseguir recuperar as células perdidas, mas pode evitar uma perda maior com uma boa noite de sono - pelo menos 8 horas por dia.

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Jornal eDUCA#64

eDUCA /jornaleDUCA

5YouPix

Outro dia, um jornalista deu a melhor definição que já ouvi sobre o Facebook: a rede social criada por Mark Zuckerberg é como um cachorro gigantesco correndo em sua direção no parque — você nunca sabe se ele vai arrancar sua cabeça com uma dentada ou te dar uma lambida carinhosa. O Facebook é o amigo-inimigo; ruim com ele, pior sem ele. É também o centro da vida de 1,4 bilhão de pessoas no mundo e de 50% dosdos brasileiros. Desses, 67% informam-se prioritariamente por essa rede social. Ou seja, 30% dos brasileiros têm no Facebook sua fonte primária de notícias e informações.Mas quase 100% deles não fazem ideia de que o Facebook edita o que eles veem em suas timelines; de que essa rede social tem um algoritmo escrito por um menino de 26 anos que define o que 1,4 bilhão de pessoas no mundo devem ler; e de que isso empobrece nossa visão de mundo e fere um princípio básico da internet, o de fornecer acesso à informação sem censura e sem filtro.

Você curte ser manipulado? Você acha legal ter sua visão de mundo determinada por terceiros? Você não se sente meio idiota sabendo que o conteúdo que você acha que está escolhendo consumir, na verdade, foi escolhido por outro alguém?

Os mais apocalípticos dizem que o Facebook é a verdadeira Deep Web, porque tudo o que está ali não é nem indexável nem buscável — pelo menos para nós. Os cientistas de dados da rede social têm acesso ao que 20% da população mundial curte, compartilha, comenta, consome, lê, se interessa, em quem vota, o que come, com quem se relaciona, o que compra, o que ama, o que odeia e tudo o mais que despejamos no despejamos no Facebook diariamente.

Além de essa inteligência (capaz de prever resultados de eleições) ser vendida para marcas, governos e organizações, há notícias de que são realizados experimentos questionáveis com essa base de usuários. Um desses experimentos vazou para a mídia uma vez, quando eles manipularam as emoções de milhares de usuários só porque… podiam! Isso é o que sabemos, mas existem coisas acacontecendo no backstage da nossa rede social favorita de que nem fazemos ideia e que nos afetam diretamente.

Com o objetivo de fazer a rede social ser cada vez mais relevante para os usuários (para que eles não saiam nunca de lá) e com a grande e autoproclamada missão de levar a internet para os dois terços da população mundial que não têm acesso a ela, o Facebook toma medidas extremamente centralizadoras e questionáveis. O Internet.org, seu projeto ~altruísta~ de levar internet gratuita a populações carentes, é umauma delas. A pessoa não ganha acesso a toda a internet, ganha acesso ao Facebook e a mais uma pequena porção de outros sites.

Ou seja, a medida que expande sua base de usuários (um dos grandes desafios da rede social no momento), acaba corroborando a visão que uma grande parcela de usuários da rede tem, de que o Facebook é TODA a internet. A rede social tornou-se a primeira e principal experiência wébica que muita gente tem aqui no Brasil, e uma parcela enorme dos brasileiros conectados não conhece nada na internet além do além do Facebook.

Inclusão digital é algo maravilhoso, mas conhecer o mundo através do olhar e das regras de uma única rede social, sem experimentar a verdadeira web, que é livre, colaborativa e criativa, é problemático. O Facebook não é a internet, é a Zuckernet — um cachorro gigante que corre na sua direção e que vai arrancar a sua cabeça… na base da dentada ou da lambida. :(

Page 6: Jornal eDUCA#64

Para se preparar para o vestibular, diversos fatores devem ser levados em consideração. As matérias que se tem maior dificuldade, as horas de estudo dedicadas em casa, quais vestibulares prestar e os livros de leitura obrigatória para eles. Recentemente, essas leituras foram abolidas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas ainda são um desafio para estudantes que desejam ingressar em universidades que utilizam o vestibular como forma de seleção. O conteúdo desses livros é inserido nas provas de português ou literatura e garantem bons pontos para o vestibulando. Entretanto, conseguir estes pontos não é uma tarefa fácil, já que as obras nem sempre são de fácil compreensão, além de serem obras grandes. OsOs livros requisitados para ingressar na maior universidade de SP, a USP, são um exemplo disso (veja a lista completa na página 7). Para te ajudar a se preparar o Jornal eDUCA preparou algumas dicas de como tirar o melhor proveito dessas leituras. Confira:

1- Consulte a lista de leituras obrigatórias das universidades que você irá prestar a provaLLembre-se que você precisa ter tempo hábil para ler todas as obras, então não perca tempo. As universidades costumam divulgar essas listas com antecedência e reservam uma época do ano para isso. Fique atento aos calendários de cada uma para obter essa informação o mais rápido possível. A Unicamp e a USP, por exemplo, já divulgaram suas listas.

2- Entenda o que a prova vai cobrar CadaCada universidade cobra um tipo de contexto em relação às obras. Algumas cobram uma relação da obra com o momento atual e outras apenas a análise de alguns trechos, portanto é importante analisar o histórico da instituição. Procure por provas dos anos anteriores e entenda o que é cobrado por cada universidade. Isso ajudará a manter o foco e não deixar que certos detalhes das obras passem despercebidos.

3- 3- Resumo? Sim, mas tem que ser o seu ‘São muitos livros. Vou ler apenas o resumo, deve ser suficiente’. Este é o erro mais comum entre os estudantes na hora de estudar as obras obrigatórias, isso porque a maioria do conteúdo que será cobrado nas provas está relacionado às questões linguísticas e estilísticas dos autores, que é perdido nos resumos. EntEntretanto, o estudante pode fazer um resumo quando terminar de ler a obra, este sim, será eficaz no aprendizado e ajudará a fixar o conteúdo da obra.

4- Observe o contexto histórico CadaCada uma das obras de leitura obrigatória foi escrita e pensada para um tempo, ou seja, tem seu próprio contexto histórico. Procure entender as características de cada fase da literatura (romantismo, realismo, parnasianismo, etc) e em que fase o livro se encaixa.

É importante pensar em que país a obra foi escrita, que linguagem foi usada e qual era o contexto social em que a obra está inserida.

5- Tenha ritmo LLer os livros para o vestibular pode se tornar uma tarefa cansativa, por isso o ritmo de leitura deve ser constante. Com o prazo apertado, muitos estudantes acabam realizando as leituras com um ritmo muito rápido o que pode fazer com que pontos importantes passem batidos. O ideal é que as leituras sejam feitas de forma lenta, e os livros obrigatórios sejam alternados com outros livros que o estudante goste. FFazer um plano de leitura pode ajudar a se organizar com tantos livros. Há duas opções de ordenar as leituras: em relação à afinidade com as obras (o que vai garantir uma motivação inicial de leitura) ou em ordem cronológica (que vai fazer com que o estudante perceba as mudanças e rupturas de cada fase da literatura). Cabe ao estudante decidir qual trará mais vantagens.

6- Veja filmesUm bom filme é sempUm bom filme é sempre bom, mas ele não substitui a leitura do livro. Assistir a adaptação das obras pode ajudar a entender melhor o enredo, e o estudante pode fazer paralelos entre a obra literária e a cinematográfica.

7- ‘Não consegui ler todos, e agora?’EmEm um mundo perfeito, você chegaria ao mês anterior ao vestibular com todas as obras lidas, resumos feitos e respostas na ponta da língua. Mas vamos voltar pra realidade. Se o prazo está curto e você ainda nem começou a ler, calma que nem tudo está perdido. LLeia resenhas sobre os livros e tente conversar com alguém que já leu as obras para saber as impressões que a pessoa teve e fique atento as dicas dois e quatro que demos aqui, saiba o que a prova vai pedir e o contexto histórico.

eDUCA /jornaleDUCA

6 Jornal eDUCA

Page 7: Jornal eDUCA#64

1- Viagens na minha terra PPublicado em 1846, o livro de Almeida Garret é uma mistura de realidade e ficção. No livro, o autor narra uma viagem verdadeira entre Lisboa e Santarém. É contada uma história de amor envolvendo Carlos, filho do Frei Dinis, que acaba por trair Joaninha, "a menina dos rouxinóis", que morre louca.

2-2- TilEscrito em 1872, o livro pertence à fase regionalista da obra de José de Alencar. Retrata os costumes, a linguagem e a vida rural do século 19. Apresenta características românticas, como a idealização da natureza, a subjetividade e os enredos românticos.

3-3- Memórias de um Sargento de MilíciasRRomance de Manuel Antônio de Almeida que se passa na época de D. João 6º. Divertido, a narrativa mostra a vida da "baixa sociedade" no Rio de Janeiro antigo e apresenta a sociedade brasileira (que mal começava a se esboçar naquele momento) pela perspectiva dos pobres. Como romance picaresco, o livro conta,conta, também, a história de Leonardo, rejeitado pelos pais pouco depois do nascimento, criado pelo padrinho e, depois, pela madrinha, que, entre aventuras e desventuras na "baixa sociedade" fluminense, é preso pelo Major Vidigal.

4- Memórias Póstumas de Brás Cubas De Machado de Assis, a prosa realista não se preocupa em apresentar a sociedade brasileira especificamente, mas sim buscar temáticas universais, que mostrem a fragilidade humana diante das mais variadas situações, como o amor, a vida e a morte. Brás Cubas conta a sua história a partir da morte, do final para o comecomeço, amargurado por ter passado pela vida com dinheiro, mas sem aquilo que mais desejava: o reconhecimento público.

5- O Cortiço A obra de Aluísio Azevedo destaca o que há de mais sórdido no ser humano. Ele constrói um enredo que parece uma pintura panorâmica, em que cada cena compõe um

A Fuvest divulgou a lista dos livros de leitura obrigatória para a prova de 2015.Corre que ainda dá tempo de se preparar para mandar bem na prova.

todo de dor existencial, gerado pela atmosfera suja do cortiço. O grande astro do livro é o próprio cortiço, com vida autônoma, narrado pela estética naturalista, que atribui vida própria aos agrupamentos humanos, em que o meio é determinante, senhor soberano dos destinos humanos.

6-6- Capitães da Areia NoNo romance de cunho realista, Jorge Amado conta as peripécias de um grupo de "meninos de rua" que sobrevive de furtos e pequenas trapaças. Por viverem em uma espécie de armazém à beira do cais, os garotos do bando, liderados por Pedro Bala, são conhecidos pela má-fama de "capitães da areia". A história é conduzidaconduzida em função dos destinos individuais de cada integrante do grupo.

7- A cidade e as serras De Eça de Queirós, a obra narra a história de Jacinto, que vive do dinheiro herdado da família. O autor pretende criticar o progresso técnico, urgente e rápido, na virada do século 19 para o 20. O autor julgava, ao fim da vida, que o homem só era feliz longe da civilização. Por isso, a temática mais forte da obra é contra a a ociosidade dos que têm dinheiro na cidade, e sua vida burguesa, ou seja, o acúmulo irrefletido de dinheiro e opõe a cidade ao campo.

8- Vidas Secas Publicada em 1938 por Graciliano Ramos, "Vidas Secas" é o retrato da sacrificada luta pela sobrevivência daqueles que sofrem com a seca no nordeste. A ausência de comunicação entre os personagens é o grande tema do livro.

9- Sentimento do mundo TTerceiro livro de Carlos Drummond de Andrade, "Sentimento do Mundo" traz 28 poemas produzidos entre 1935 e 1940, e contextualizado no período entre a 1ª (1914-18) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dominado pelo pessimismo. O grande tema é uma experiência coletiva trágica da humanidade.

eDUCA /jornaleDUCA

7Jornal eDUCA

Page 8: Jornal eDUCA#64

A arte de expressar-se corretamente e com clareza é uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas. Falar mal, com português errado e expressões vagas, desprovidas de sentido e precisão, dificultam a comunicação e atrapalham o desempenho profissional. Estudos mostram que várias empresas tiveram projetos que não deram certo porque os profissionais não sabiamsabiam escrever nem falar bem. Gestores de recursos humanos confirmam que muitas pessoas chegam ao mercado de trabalho com sérias deficiências de comunicação, o que impede, por exemplo, que redijam um texto formal de qualidade e de fácil compreensão. E, o mais grave: esses profissionais não admitem os erros e não procuram meios para corrigi-los.As dificuldades com a escrita podem ser eliminadas se tratadas antecipadamente. Uma estratégia eficiente é a leitura de bons livros. Os clássicos da literatura, tanto brasileira quanto universal, são importantes porque enriquecem o vocabulário e melhoram o conhecimento. É justamente por isso que o CIEE e a Academia Brasileira de Letras (ABL) promovem o Prêmio Literário EscriEscritor Universitário “Alceu Amoroso Lima” (Tristão de Ataíde) para incentivar a leitura e a escrita nos meios universitários. Para a 16.ª edição do prêmio, cujas inscrições estão

abertas e vão até o dia 30 de setembro, o tema escolhido é Qual a importância do escritor Ariano Suassuna para a literatura brasileira?PPoderão participar do concurso estudantes de nível superior do Brasil, regularmente matriculados, independente de curso e série. Os três primeiros classificados receberão prêmios de R$ 7 mil, R$ 5 mil e R$ 4 mil, 3em solenidade de premiação realizada na sede da ABL, no Rio de Janeiro.OO prêmio é mais um incentivo à leitura que o CIEE e a ABL proporcionam para os estudantes. Esse incentivo deve começar cedo, ainda no início da alfabetização, na escola e com ajuda dos pais em casa.A criança que cria o hábito da leitura vai levá-lo para a adolescência e a vida adulta, o que facilitará o processo de aprendizagem, a comunicação verbal e escrita e, poposteriormente, a entrada no mercado de trabalho com mais qualidade e segurança. Isso sem falar que poderá render bons pontos nas provas escolares, em especial nas redações. Para quem pretende aperfeiçoar ou passar por uma reciclagem em língua portuguesa, o CIEE oferece cursos gratuitos de educação à distância em Atualização gramatical, Novo acordo ortográfico e PProdução de texto, muito úteis para concursos públicos, processos seletivos ou mesmo para se aprimorar com vistas à promoção no trabalho ou à conquista de uma vaga de estágio ou aprendizagem. Para se inscrever, basta se cadastrar no portal do CIEE (www.ciee.org.br).

eDUCA /jornaleDUCA

8 CIEE

Page 9: Jornal eDUCA#64

9CatracaLivreQuer turbinar o seu currículo e se aperfeiçoar em novas áreas? Você pode escolher uma das mais de 80 opções de cursos online oferecidos pela Fundação Bradesco. O estudante deve acessar o portal da Escol@ Virtual e preencher um formulário de inscrição.

TTodos os cursos são totalmente gratuitos. As opções estão dentro dos seguintes temas: administração; aperfeiçoamento/comportamental; banco de dados; desenvolvimento de aplicativos; gestão e governança; e informática.

DepoisDepois de confirmar os dados por e-mail, é hora de começar a estudar. Você tem 15 dias corridos para concluir o curso. As aulas são divididas em módulos e há um teste para a liberação do certificado. A nota mínima deve ser 7,0.

O Centro de Treinamento da Microsoft oferece 15 cursos online para os apaixonados em TI (tecnologia da informação), desenvolvedores e estudantes interessados na área. Se você é um deles, saiba que todo o material é gratuito e em português, criado por profissionais da própria gigante. Também é possível optar pelos treinamentos da Microsoft Virtual Academy. Confira a lista de cursos e turbine seus conhecimentos.

1. Aprenda como licenciar seu ambiente2. 2. Aumentando a segurança em ambientes Microsoft3. Business Intelligence: transformando seus dados em informação4. Configurando o Windows 75. Implantando e Gerenciando o Windows Intune6. Implantando Windowsc7 e Office 2010 - Preparatório para a certifi.70-6817. Implementação de nuvem privada8. Microsoft Small Business Server 201199. Migração para Windows Server 2008 R210. SQL Server 2008 R2: uma plataforma de dados completa11. System Center Configuration Manager 2007 SP2 e R312. System Center Operations Manager 2007 R213. VDI e MED-V14. Virtualização Microsoft para Administradores Vmware15. Windows Server AppFabric

eDUCA /jornaleDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#64

10

Page 11: Jornal eDUCA#64

eDUCA /jornaleDUCA

11Let’sRock

Page 12: Jornal eDUCA#64