jornal educa#55

16

Upload: jornal-educa

Post on 07-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O maior Jornal educacional gratuito do Brasil http://www.jornaleduca.com.br https://www.facebook.com/jornaleDUCA

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal eDUCA#55

Recicle esta edição compartilhando com a sua galera. Não jogue o Jornal eDUCA na rua, OK!?

DISTRIBUIÇÃO “NA FAIXA”

#55Fevereiro 2015

Semana 2eDUCAJORNAL

/jornaleDUCA

>> págs. 8,9 e 10

+ CURSO BÁSICO, TÉCNICO OU TECNOLÓGICO?+ CURSOS MAIS VALORIZADOS PELO MERCADO.

COMO ESCOLHER O MELHOR CURSO PROFISSIONALIZANTE

>> págs. 4 e 5

6 DICAS PARAINVESTIR NA SUAEDUCAÇÃO ALÉMDA FACULDADE

Galileu

>> pág. 12

FUJA DOS CLICHÊSDO LINKEDIN

E FAÇAA DIFERENÇA!

YouPix

>> pág. 6

APRENDA DEGRAÇA ACOZINHAR

CatracaLivre

Page 2: Jornal eDUCA#55

A Marvel anunciou a sua primeira equipe de Vingadores formada apenas por mulheres. The A-Force é uma nova série que estará ligada à saga Guerras Secretas (Secret Wars) e terá roteiros de G. Willow Wilson - conhecida hoje pela série da Ms. Marvel Kamala Khan - e Marguerite Bennett e desenhos de Jorge Molina.

InIntegrantes clássicas dos Vingadores como Capitã Marvel, Vespa, Feiticeira Escarlate, Mulher-Aranha e Mulher-Hulk dividirão espaço com diversas outras heroínas. A HQ vai apresentar uma personagem inédita, Singularity, que segundo o Mashable "tem poderes cósmicos".

OO atual arco da HQ dos Vingadores deve terminar com a equipe em crise, o que desemboca na nova Secret Wars em maio. Segundo a Marvel, a equipe feminina preenche o vácuo deixado pelos atuais Vingadores e "vão assumir a equipe e liderar o caminho agora".

A DC Comics começou a revelar as novas séries que virão em junho depois do evento Convergence, que substituirá todos os títulos da editora entre abril e maio. Vinte e cinco das atuais HQs de linha continuarão sem mudança em suas numerações, e 24 novos títulos começarão do zero.

"E"Esse anúncio trata de uma nova era para o Universo DC, que nos permitirá publicar de tudo para todas as pessoas, sermos mais expansivos e modernos no nosso enfoque, e permitirá contar histórias que melhor refletem a sociedade ao nosso redor", disse no anúncio o copublisher da DC Entertainment,

Dan DiDio. As mitologias estabelecidas nos Novos 52 ccontinuarão valendo, mas a importância da cronologia deve ser diminuída. "Nesta nova era de narrativas, a história vale mais que a continuidade", diz a editora no comunicado oficial.

EntEntre as novidades, estão uma HQ do Superman Bizarro desenhada pelo brasileiro Gustavo Duarte, séries solo de Canário Negro, Ciborgue e do vigilante gay Midnighter, entre outras. Nas séries correntes, uma das principais mudançasmudanças é a entrada do escritor Gene Luen Yang (conhecido pela graphic novel Chinês Americano) nos roteiros da HQ do Superman.

eDUCA /jornaleDUCA

2 Posts

Page 3: Jornal eDUCA#55

** Isenções condicionadas a realização da matricula até 20/02/2015. O candidato perderá isenção concedida para a matrícula e para a mensalidade do mês de fevereiro, caso o boleto da mensalidade de março não seja pagoaté a data de 20/02/2015. Na hipótese de perda das isenções, caberá ao aluno quitar regularmente a matrícula e mensalidade do mês de fevereiro. Esta promoção não é válida para Medicina e Odontologia. Descontosválidos mediante aprovação no processo seletivo da UNINOVE até o dia 13/02/2015, para os calouros ingressantes no 1º semestre 2015. Exclusiva para o 1º semestre de 2015 - Verifique os cursos participantes.

Page 4: Jornal eDUCA#55

Ser alguém na vida não depende de uma vida acadêmica formalO que os grandes gênios da informática Bill Gates e Steve Jobs têm em comum com o Silvio Santos? Além de serem empreendedores de sucesso, eles nunca terminaram a faculdade. Bom, não queremos que você largue a faculdade, mas saiba que existe vida além do curso superior.

Pesquisas recentes do CareerBuilder revelaram que 51% dos formandos de 2014 estão trabalhando em uma área que não exige curso superior. Isso mesmo, mais da metade nem precisaria se formar pra ter o emprego que tem. E mais: 40% dos entrevistados acreditam que a faculdade não prepara para o mercado de trabalho.

CComo já dissemos, não queremos que você largue a faculdade - e vá vender sua arte na praia -, mas aqui vão 6 dicas feitas pelo Mashable para se dar bem no mercado de trabalho mesmo sem curso superior.

Adquirir conhecimentoExistem milhões de formas de conseguir conhecimento - e com a internet tudo ficou mais simples. Leia livros, revistas, jornais e blogs para se manter atualizado. Participe de fóruns e cursos onlines.

PPara facilitar sua vida, GALILEU indica alguns sites, como o Veduca (veduca.com.br), Coursera (coursera.org), e Udemy (udemy.com) - sem falar no YouTubeEDU, canal que reúne algumas das videoaulas masi bacanas do site. Além dos cursos, existe também o Google Acadêmico, que conta com umauma variedade enorme de trabalhos e monografias.

Adquirir conhecimentoExistem milhões de formas de conseguir conhecimento - e com a internet tudo ficou mais simples. Leia livros, revistas, jornais e blogs para se manter atualizado. Participe de fóruns e cursos onlines.

PPara facilitar sua vida, GALILEU indica alguns sites, como o Veduca (veduca.com.br), Coursera (coursera.org), e Udemy (udemy.com) - sem falar no YouTubeEDU, canal que reúne algumas das videoaulas masi bacanas do site. Além dos cursos, existe também o Google Acadêmico, que conta com umauma variedade enorme de trabalhos e monografias.

Ganhar experiência e construir um portfólioNãoNão adianta nada ter um diploma e nunca ter trabalhado na área. Conhecimento requer experiência. Invista seu tempo acumulando experiências e construindo seu portfólio. Vale qualquer coisa, não só trabalhar. Viajar é ótimo, e ainda pode te render um segundo idioma.

UmUm ótimo site para criar e divulgar seu portfólio é o Kawek (kawek.net).

eDUCA /jornaleDUCA

4 Galileu

Page 5: Jornal eDUCA#55

Ter habilidades e valores básicosNemNem tudo se aprende na faculdade. Aliás, não é porque você não tem diploma, que não pode ser ético ou ter espírito de liderança. De acordo com o CareerBuilder, a maioria das empresas procuram funcionários que tenham ética, saibam trabalhar em equipe e sob pressão. Outras habilidades recomendadas são boa comunicação e organização.

Ter bons tutoresUmUm dos segredos para uma boa carreira são tutores. Muito além de contatos, busque pessoas que tenham algum valor para agregar. Envolva-se com pessoas que trabalham em uma empresa que você admira - ou queria trabalhar. Se essas pessoas não forem muito acessíveis, acompanhe-as em redes sociais e procure saber o que elas fizeram para atingir o sucesso. Espelhar-se em alguém não é algo ruim e pode te levar adiante.

Acreditar em si mesmoAA carreira profissional é cheia de momentos bons e ruins. Não desanime nos momentos de turbulência, acredite em você. Muitas pessoas irão te desanimar - ainda mais se você ainda não tiver um diploma de faculdade. Mas fique firme. Faça uma lista de pequenos objetivos e vá concluindo aos poucos.

Conhecer suas opçõesMesmoMesmo sem curso superior, oportunidades não faltarão. O diploma do ensino médio já lhe renderá bons caminhos para sua carreira. E você pode ser seu chefe - empreender é sempre uma boa opção. Pequenos negócios começam com um blog, ou na garagem de casa. Trabalhos freelancer também são bem vistos. E lembre-se, nunca é tarde pra recomeçar, ou até mesmo terminar a faculdade.

eDUCA /jornaleDUCA

5Galileu

Page 6: Jornal eDUCA#55

A universidade de Yale, dos Estados Unidos, está concedendo uma bolsa de estudos integral destinada a alunos de baixa renda para cobrir as despesas do Yale Young Global Scholars Program, um programa acadêmico de liderança para estudantes de ensino médio do mundo inteiro durante o verão americano. A bolsa cobrirá estadia e viagem para o programa.

OO programa é aberto para alunos que ainda têm um ou dois anos para cursar o ensino médio, e oferece três sessões diferentes, de duas semanas cada. Durante a experiência, os alunos tem a chance de participarem de aulas com renomados professores da Universidade de Yale, campus da universidade, em New Haven, Connecticut.AsAs vagas para o programa são acirradas. As inscrições estão disponíveis no site (apply.globalscholars.yale.edu/apply) até o dia 26 de fevereiro de 2015.

Para se candidatar para a bolsa de estudos integral, o aluno deverá:• Ser cidadão brasileiro e residir no Brasil;•• Ter estudado em escolas brasileiras na maior parte de sua escolaridade;• Completar a inscrição online, incluindo as informações financeiras.

eDUCA /jornaleDUCA

6 CatracaLivre

Page 7: Jornal eDUCA#55
Page 8: Jornal eDUCA#55

Há algum tempo, ter um diploma de graduação era essencial para ter um futuro promissor na carreira, e o profissional que não tinha condições de concluir um curso superior acabava ficando pra trás na busca pelo emprego dos sonhos. Hoje esse cenário mudou e dependendo do tipo de atividade que pretende desenvolver, o profissional pode buscar outros caminhos acadêmicos.

CConsiderado um atalho para o mercado de trabalho, os cursos profissionalizantes oferecem formação para quem não tem disponível o tempo necessário para concluir uma graduação. Também chamados de cursos livres, eles proporcionam conhecimento em determinadas profissões e são uma ótima alternativa para quem deseja se especializar. Mas o estudante precisa ficar atento na hora de escolher o curso que se encaixa no seu perfil pano seu perfil para não se frustrar depois.

Atualmente, de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), o ensino técnico foi desvinculado do ensino médio, que passou a ser obrigatório para todos os estudantes, como forma de consolidar o ensino fundamental. A nova lei dividiu a habilitação profissional técnica em três níveis: Básico, Técnico e Tecnológico.

UmaUma das vantagens desses tipos de cursos, é que eles preparam o profissional de acordo com a necessidade dos empregadores, fornecendo ao mercado de trabalho mão-de-obra especializada, principalmente aos setores que estão crescendo depressa. De acordo com pesquisa realizada pela FGVm, profissionais com cursos de qualificação profissional possuem remuneração até 11,5% maior que quem não pomaior que quem não possui. >>

eDUCA /jornaleDUCA

8 Jornal eDUCA

Page 9: Jornal eDUCA#55

Apesar de possuem características bem parecidas, cada modalidade de curso é destinada a um perfil de estudantes distinto, e seu impacto no mercado de trabalho reflete a escolha do curso.

OsOs Básicos, também conhecidos como profissionalizantes, não exigem pré-requisitos do estudante, já que independem da escolaridade. Seu tempo de duração não ultrapassa alguns meses e buscam atender as funções básicas das empresas e setores de serviço. A grande maioriamaioria dos que ingressam nessa modalidade de curso, já possuem um conhecimento prévio na área e querem se aperfeiçoar em determinada ferramenta/prática.

Já os Técnicos são voltados para estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio, costuma durar de um a dois anos e é visto no mercado de trabalho como alternativa para executar tarefas que exijam um conhecimento teórico maior. Atualmente o Ministério da Educação (MEC), através do

Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, rege a questão do ensino técnico no Brasil. Há três modalidades de ensino:

Integrado: Onde o aluno cursa o ensino médio juntamente com o ensino técnico.

CConcomitância Externa: O aluno faz o ensino médio e o técnico paralelamente, ou seja, faz o médio em uma escola e o técnico em outra. O pré-requisito para esta modalidade é cursar pelo menos o 2º ano do ensino médio.

SubsequenSubsequente: O estudante cursa o ensino técnico após a conclusão do ensino médio.

TTanto os Básicos como os Técnicos possuem um alto índice de empregabilidade, e acabam competindo entre si, pois são a opção de quem quer atuar em uma nova área para só depois se especializar através de uma graduação, por exemplo. Eles costumam fazer diferença no currículo e servirservir como desempate no momento de uma seleção. Mesmo quem tem um diploma

de graduação superior costuma ser beneficiado ao apresentar uma certificação específica.

MasMas para quem não tem tempo e nem grana para uma graduação, e ainda sim precisa de um diploma de ensino superior, a melhor opção são os Tecnológicos. Eles oferecem a formação superior e dão acesso aos cursos de pós-graduação. As disciplinas costumam ser mais flexíveis do que a faculdade trtradicional, porque se ajustam à demanda do mercado. Um exemplo de escola tecnológica é a Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), ligada ao Centro Paula Souza.

eDUCA /jornaleDUCA

9Jornal eDUCA

Page 10: Jornal eDUCA#55

Voltados para profissionais práticos que pretendem atuar em uma área específica, os cursos técnicos são ideais para quem busca uma formação rápida e eficiente no que tange o mercado de trabalho. Esses profissionais trabalham lado a lado com profissionais formados e não deixam a desejar, já que este tipo de formação é indicada para pessoas ativas, esforçadas e que gostam de resolver problemas.

No Brasil, existem 185 possibilidades de cursos técnicos, o Jornal eDUCA reuniu os cursos técnicos mais valorizados pelo mercado e suas áreas de atuações. Confira:

Área: Engenharia CivilCurso: Técnico em Edificações

ÉÉ um curso da área da Engenharia Civil, e é atualmente um dos cursos técnicos mais valorizados e com mais ofertas de emprego. Nele os alunos desenvolvem habilidades para projetar construções, planejar e supervisionar a execução de obras, além de participar do controle tecnológico de materiais, de acordo comcom as normas de segurança do trabalho e qualidade.Além da construção civil, o aluno pode também trabalhar em várias obras de infraestrutura, como estradas, pontes e represas. Durante o curso, o aluno estudará todo o conteúdo fundamental da Engenharia Civil, Desenho Técnico, Segurança do Trabalho e também Preservação Ambiental.

ÁÁrea: Ciências BiológicasCurso: Técnico em Produção de Alimentos

AAtua em empresas de processamento e produção de alimentos, trabalhando nas áreas de pesquisa e também controle de qualidade. Durante o curso os estudantes aprendem a desenvolver e coordenar processos de produção alimentícia, avaliando a qualidade dos insumos e das matérias-primas.

Os técnicos de produção de alimentos ajudam a determinar as porções e arranjos de ingredientes, testando assim na prática, o que o Engenheiro de Alimentos planejou na teoria.

Curso: Técnico em Meio Ambiente

ÉÉ um profissional prático, encarregado de realizar tarefas de campo tais como coletar amostras de solo ou então fazer testes químicos e biológicos. TTrabalhando como principal auxiliar dos profissionais dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental o técnico em meio-ambiente pode trabalhar para laboratórios, indústrias, governo e também em empresas especializadas em Laudos Ambientais. Durante o curso técnico em meio-ambienmeio-ambiente, o aluno terá noções básicas de Química, Biologia, procedimentos laboratoriais, além de claro um bom conteúdo na área de meio-ambiente e poluição.

Área: Ciências ExatasCurso: Técnico em Petroquímica

Como o próprio nome da carreira já diz, é um profissional especializado no trabalho com Química, dando ênfase na área relacionada com o Petróleo.

Atuando lado a lado com profissionais de Engenharia de Petróleo e também Engenharia Química, este profissional trabalha fazendo análises de laboratório, determinando a qualidade de amostras de petróleo e também verificando a eficiência de combustíveis. Além de ajudar diretamente na produção de produtos petpetrolíferos, também pode atuar coordenando o trabalho nas refinarias, treinando pessoal e verificando os níveis de produção e estoques de materiais.

Área: TecnologiaCurso: Técnico em Computação

É um dos cursos técnicos mais valorizados e mais necessários para a indústria atualmente. Especializado na manutenção dos computadores, tanto na questão de Hardware quando Software, este profissional atua nas áreas de manutenção de máquinas, manutenção de servidores e também controle e instalação de redes.redes. Além de trabalhar em empresas, o aluno também pode abrir sua própria empresa e trabalhar realizando serviços externos. Como tem conhecimentos básicos de programação, o técnico em computação pode trabalhar auxiliando programadores mais avançados a realizar testes ou então em tarefas práticas tais ccomo instalar o sistema em muitas máquinas.

eDUCA /jornaleDUCA

10 Jornal eDUCA

Page 11: Jornal eDUCA#55
Page 12: Jornal eDUCA#55

Você é motivado, criativo e responsável? Parabéns! Os outros 19 milhões de usuáriosdo LinkedIn também são. Veja aqui como fugir dos clichês e se diferenciar.

Para um recrutador olhando o seu currículo (veja aqui o que ele busca: “http://goo.gl/FPeOXL”), esses termos clichês não querem dizer nada. Metade dessas coisas são pré-requisitos básicos de qualquer profissional, logo não precisam ser destacados. O resto traz um monte de termo que não quer dizer exatamente muita coisa. Se é todo mundomundo apaixonado, criativo, motivado e responsável… como você faz pra se diferenciar e ficar distante desses clichês que não servem pra nada? O melhor jeito de provar que você tem todos esses atributos sem precisar ficar se

auto-elogiando é focar o seu perfil em resultados. Ou seja, ao invés de dizer que é responsável, que tal enumerar os projetos dos quais fez parte e como contribuiu pra cada um deles? Sua criatividade vai ficar super clara através de um portfólio bem escolhido. Experiência sólida ou extensa também ficam claras quando você cita os projetos com os quaisquais esteve envolvido ao longo dos anos de empresa. Quando o recrutador consegue ver concretamente o resultado do seu trabalho, qualquer termo auto-elogioso que você atribuiu à você mesmo no currículo deixa de ser importante.

1) ResponsávelNinguémNinguém quer contratar uma pessoa irresponsável. Ter responsabilidade é o mínimo que se espera de uma pessoa que vai traba-lhar em alguma empresa.2) EstratégicoO que exatamente quer dizer isso?3) CriativoQuem é criativo mesmo não usa um clichê como esse no currículo, né?

4) Sólida experiênciaSólida como uma parede?5) Extensa experiênciaDá pra medir em centímetros?6) Experiência internacionalAAquela trip que você fez com os seus pais pra Disney não conta.7) ApaixonadoPPelo que exatamente? Como você sabe se vai se apaixonar pelo trabalho se nem sabe onde vai trabalhar?

8) Planejamento estratégicoOlha a estratégia aqui de novo.9) EspecializadoEm que mesmo?10) MotivadoSóSó falta falar que tá desmotivado e procura emprego só porque precisa pagar as contas no fim do mês, né? :)

A gente já te contou aqui nessa matéria (http://goo.gl/h3Nnqr) que ter um perfil no LinkedIn é considerado requisito básico pra muitas empresas na hora da contratação. Hoje em dia, já são 19 milhões de brasileiros usando o LinkedIn pra tentar uma vaga em alguma empresa e foi a própria rede social que divulgou quais são os termostermos mais usados pela galera na hora de fazer o perfil. Ou seja, quanto mais os termos são usados, mais você deve evita-los com todas as forças.

Vamos à lista dos termos e depois a gente te conta como fazer pra se diferenciar:

eDUCA /jornaleDUCA

12 YouPix

Page 13: Jornal eDUCA#55

Baixe o aplicativo e confira todasas edições do Jornal eDUCAno seu celular ou tablet

eDUCA

Page 14: Jornal eDUCA#55

O mais importante que aprendi (tanto teoricamente, quanto com o exemplo dos outros e com a minha própria experiência) é que, se você pensa que um dia quer viver de renda sem trabalhar (por exemplo, se aposentar depois de 35 anos de trabalho), então o tempo é o melhor amigo, o fator maismais importante aliado a qualquer valor que você conseguir economizar, aplicar. Pode ser aplicar em conhecimento, que vai te trazer novas habilidades, que vão gerar atividades profissionais mais rentáveis. Pode ser investir criando um negócio, pode ser investir no negócio dos outros, pode ser iinvestir em produtos financeiros (Tesouro Direto, CDB, ações, previdência privada) ou em outros ativos que tendem a valorizar ao longo do tempo (como imóveis).

Um estudo de um norte-americano estudou o comportamento de vários investimentos entre 1802 e 2006, concluindo que se tivesse investido 1 dólar em 1802, o resultado

em 2006 poderia ter sido muito diferente, de acordo com o tipo de aplicação que a pessoa tivesse feito. O 1 dólar teria virado 32,84 se fosse investido ouro; ou teria virado US$ 5.061,00 se um título do Tesouro norte-americano; virado US$ 18.235,00 se fossem títulos um pouco mais arriscados; ou US$ 12US$ 12,7 milhões se fossem boas ações. Não estou aqui para vender ações, mas para mostrar que o tempo é o maior amigo dos posicionamentos que você escolher: um grau mais para esquerda ou mais para a direita, por exemplo, faz você acabar em destinos bem diferentes depois de alguns quilômetros de caminhada. No próximo artigartigo, desenvolverei o assunto com uma ótica brasileira. Um abraço!

Pouca gente se dá conta que há quatro formas de fazer dinheiro na vida. A mais óbvia geralmente procurada por quem busca uma graduação é ser funcionário: você trabalha para os outros e ganha dinheiro por isso. Outra forma, que o Startupi vem acompanhando e auxiliando nos últimos anos,anos, é o caminho empreendedor: os outros trabalham para você, ajudam a sua empresa a render, e por isso você ganha dinheiro. Uma terceira forma, que não depende dos outros, é trabalhar como autônomo (ou free lancer, ou consultor independente): você presta serviços a clientes, mas não é funcionário de ninguém nem tem funcionários. Uma quarta forma seria o caminho investidor: fazer o dinheiro trabalhar papara você.

Estes caminhos não são excludentes. Você pode escolher várias ou todas essas formas ao longo da carreira, talvez até simultaneamente.

eDUCA /jornaleDUCA

14 Startupi

Page 15: Jornal eDUCA#55

eDUCA /jornaleDUCA

15Let’sRock

Page 16: Jornal eDUCA#55