jornal dos bairros

8
ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE ABRIL DE 2015 | ANO XV | Nº 736 A partir de hoje os portões da Vila da Regata se abrem a partir das 19 horas e só fecham no dia 19, no final da tarde, depois que os barcos da competição saírem rumo aos Estados Unidos. Enquanto isso, o público terá à disposição um grande número de atrações artísticas, culturais, palestras e diversificada gastronomia, além de uma Feira de Negócios. Tudo pronto para a Volvo Ocean Race

Upload: editora-bittencourt

Post on 21-Jul-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 3 de abril de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos bairros

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 3 DE ABRIL DE 2015 | ANO XV | Nº 736

A partir de hoje os portões da Vila da Regata se abrem a partir das 19 horas e só fecham no dia 19, no final da tarde,

depois que os barcos da competição saírem rumo aos Estados Unidos. Enquanto isso, o público terá à disposição um grande número de atrações artísticas, culturais,

palestras e diversificada gastronomia, além de uma Feira de Negócios.

Tudo pronto para a Volvo Ocean Race

Page 2: Jornal dos bairros

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Neide UriarteJornalista assistente:Renara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves [email protected] Comercial: (47) 3344.8600

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

A ÉTICA E O EXERCÍCIO DA RECIPROCIDADE

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 2

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Há uma norma da sabedoria hu-mana, que ultrapassa todos os tempos, presente de modo uni-

versal, em todas as tradições, orientais e ocidentais, desde as épocas mais remotas do antigo Egípcio, e mesmo antes disso, que povoa a mente do ser humano, e viaja no tempo, passando de geração em geração. Esta regra é conhecida como “regra de ouro”, que é assim formulada: Trata o outro, como gostarias de ser tra-tado. Esta é regra, em sua forma positiva. Não faças a outro o que não gostarias que o fizessem a ti, é a formulação ne-gativa, também conhecida como “regra de prata”.

Esses são critérios universais do comportamento humano, caminhos de mão dupla. Reciprocidade é a correspon-dência mútua, que existe entre pessoas. Recíproco é aquilo que se faz como de-volução, como compensação, como res-tituição.

A convivência humana está ba-seada na liberdade das pessoas, e este, obviamente, é um grande complicador, pois abre a possibilidade de cada um fa-zer as coisas, como bem entendê-las. A liberdade, portanto, deve ser limitada e contingenciada, conforme as circunstân-cias.

Dever moral é a obrigação que cada um de nós tem para conosco mesmos de agir de acordo com os ditames da nossa consciência, e dentro dos princípios da justiça. Nossa liberdade, portanto, rece-be a primeira limitação, já dentro de nós mesmos, pela ‘voz da consciência’, que nos diz o que devemos fazer, e o que não devemos fazer. Emanuel Kant, na Crítica da Razão Pura dizia o seguinte: Duas coisas me enchem o ânimo de admiração e respeito: o céu estrelado acima de mim e a lei moral que está em mim.

Somos humanos e imperfeitos, pois a perfeição é desumana, é algo que não existe por aqui. Obviamente, não conse-guimos ser, cem por cento, éticos e ob-

jetivos, procuramos, quase sempre, ser justos em nossos procedimentos, porém, quando há sentimentos importantes en-volvidos, também, quase sempre, deixa-mos a ética de lado.

A aplicação da ética em nossas vi-das é algo muito subjetivo, que depende, essencialmente, de nossa formação, dos valores que assumimos e dos princípios que adotamos. A ética de cada um, vai sendo configurada por meio de diversos elementos, como religião, cultura, mo-ral, etc. Cada um, portanto, tem uma éti-ca relativamente distinta, ainda que haja pessoas que compartilhem tais elementos em comum. Para a maioria das pessoas, a ética é flexível, subjetiva, e depende muito do que seja socialmente aceitável, no lugar onde vivam.

A percepção da corrupção é assim, alguns acham normal dar propina, ou praticar atos especialmente reprováveis para outros. Pelo fato de não haver uma ética rígida e igual para todos, o conceito de reciprocidade pode sofrer variações, de acordo com o conjunto de princípios que sejam adotados. A proporção de nos-sa reciprocidade depende do tamanho e abrangência da nossa escala de valores. Dessa constatação decorre a importância da educação para a cidadania: é preci-so educar as pessoas para o combate à corrupção, é preciso educar as pessoas para a transparência, é preciso educar as pessoas para a cidadania fiscal. São estas as grandes causas pelas quais se batem os Observatórios Sociais.

Apesar do relativismo que envolve os campos da ética, há sempre uma sabe-doria na incerteza: somente assim pode-mos fugir do dogmatismo, do fanatismo, e das certezas definidas. É a liberdade que nos garante o direito de nos manter-mos abertos à contingência, à tolerância, e à ambiguidade.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Na última semana de março foi divulgado pela Associação Co-mercial e Industrial de Itajaí os

resultados da 26ª edição do Troféu Em-presário do Ano. Foram revelados os no-mes das pessoas e das empresas escolhi-das pela Diretoria Executiva, bem como pelos associados.

Na responsabilidade social, a em-presa destaque foi a Viação Praiana, pelo valoroso trabalho que desenvolve nesse importante segmento da sociedade.

Na prestação de serviços o desta-que foi para a Auditar Assessoria Empre-sarial, empresa sólida com nova sede e um número expressivo de colaborado-res.

No comércio a escolha da diretoria foi pelo Grupo Pereira (Comper e Fort Atacadista). O grupo possui tempo de mercado, grande número de lojas, ge-rando com isso forte atuação no merca-do e na geração de emprego e renda.

A escolha da empresa vencedora como destaque na indústria recaiu sobre a GDC Alimentos – Gomes da Costa. Indústria que atua no segmento da pes-ca que é o ponto alto da nossa região, fornecendo produtos de alta qualidade e exportando para os quatro cantos do mundo. A empresa possui 2.200 colabo-radores.

O jovem empresário que vem ga-nhando cada vez mais destaque no mer-cado, foi André Paulo Giacomolli, da empresa Porto Design. André Paulo, ar-rojado e líder no que faz, tem visão de futuro. A empresa veio de outro Estado e abraçou Santa Catarina, mais especial-mente Itajaí com muito apreço e muita garra.

A mulher empresária foi Denise da Costa Leoni. Denise inovou. Há dez anos, a Armazenabem foi idealizada e hoje serve de referência para muitas ou-tras cidades. O crescimento foi tão salu-tar que hoje seus proprietários pensam em franquear a empresa. Denise coman-da os trabalhos, exerce liderança e é par-ticipativa na nossa entidade.

Alexandre Gomes da Rocha, dire-tor regional da RICTV Record, foi esco-lhido com Destaque em Gestão. Alexan-dre está há mais de 10 anos a frente da TV Vale do Itajaí, devido ao respeito e admiração por parte dos seus colabora-dores e seus diretores. Sempre inovando e buscando aliar o nome da empresa em projetos que façam a diferença na vida das pessoas e dos telespectadores da RICTV Record.

O empresário do ano foi eleito pelo voto dos associados. A votação durou quinze dias, e o vencedor foi Paulo José Ferreira Fonseca com 69,3% dos votos apurados, portanto uma expressiva vota-ção.

Paulo Fonseca é sócio-proprietário do Grupo Open. Suas empresas exercem uma força de mercado muito grande no município, gerando emprego e tendo participação muito grande no cresci-mento da região. É um empresário de porte e que valoriza Itajaí, cidade que o acolheu. Também foram citadas as em-presas que completam 25, 30,40,50 e 80 anos de fundação neste ano de 2015, que serão homenageadas. O evento ocorrerá no dia 29 de maio, no Maria’s Itajaí Convention e certamente será a ce-lebração dos valores, das pessoas e das empresas. •

ACII divulga empresários e empresas que serão homenageadas no aniversário da entidade

Page 3: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 3

Vila da Regata preparada para receber barcos da Volvo

Itajaienses e moradores da região estão tendo contato pela segun-da vez com a Volvo Ocean Race,

considerada a Fórmula 1 dos mares. Em Itajaí (SC) a Vila da Regata será aberta hoje, 3 de abril, permanecendo com atrações e aguardando a chegada

dos barcos – prevista para o domingo, dia 5 - até o dia 19 do mesmo mês quando as embarcações partem em direção à próxima etapa da Volvo, em Newport, nos Estados Unidos.

Os visitantes podem acompanhar de perto a rotina dos atletas na pre-

paração dos seis barcos para a etapa seguinte. A expectativa do Comitê Organizador é que mais de 350 mil pessoas circulem pela vila durante o 17 dias do importante evento interna-cional.

Neste período o espaço, mon-

tado junto ao Centreventos de Itajaí, receberá o público das 14h às 23h de segunda a sexta-feira e das 10h às 23h nos sábados e domingos. Assim, como na edição anterior o público poderá entrar e usufruir das atrações gratuitamente.

A culinária da França, Portugal, Espanha, Brasil, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Nova Zelân-dia poderão ser saboreadas durante o evento. Duas praças de alimentação atenderão ao público, oferecendo pe-tiscos, lanches, refeições e sobreme-sas, além do Restaurante Intencional (píer), Cafeteria (interior do Centre-ventos), Bar (terraço), carrinhos de sorvete, açaí, pipoca e churros.

O evento também contará com um ciclo de palestras. Com o tema "Construindo um mundo melhor", a programação tem entre os destaques o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, os veleja-dores Lars Grael e André Fonseca (Bo-checha) — único brasileiro a bordo na regata e padrinho da parada brasi-leira — e o ídolo do basquete Oscar Schmitd.

Os palestrantes vão falar sobre temas como ética, sustentabilidade, comunicação, cultura e economia. O ciclo integra o Programa Itajaí Sto-pover Sustentável, voltado para ações de sustentabilidade econômica, social e ambiental. •

Page 4: Jornal dos bairros

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 4

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina SC

www.adjorisc.com.brEdição de Abril 2015 . Semana I [email protected] www.adjorisc.com.br

adjorisc

adjori RC

N -

30

7

As vendas da indústria

catarinense acumulam

redução de 11,6% nos

dois primeiros meses de

2015, na comparação

com o mesmo período

de 2014. Os setores

que mais contribuíram

com o resultado nega-

tivo foram o de alimen-

tos, que caiu 24,8%, o

de veículos e autopeças

(-17%) e a metalurgia

(-15,8%). Já os segmen-

tos de equipamentos

de informática, eletrô-

nicos e óticos (+21,6%)

e de produtos diversos

(+8,3%) evitaram um

recuo maior no perío-

do. Os dados integram

Indústria catarinense teve queda de 11,6% nas vendas

a pesquisa Indicadores

Industriais de SC, di-

vulgada pela Federação

das Indústrias de Santa

Catarina (FIESC) na ter-

ça-feira (31).

Entre os fatores res-

ponsáveis pela redução

nas vendas do setor de

alimentos no período

contratos de expor-

tação, principalmente

para a Rússia. Já o setor

de veículos e autopeças

foi atingido, entre ou-

tros fatores, pela queda

de 23,1% na venda de

automóveis no país.

-

gativos no primeiro

bimestre o volume de

horas trabalhadas na

produção (-5,3%) e

na massa salarial real

(-1,4%). O indicador de

utilização da capacida-

de instalada registrou

elevação de 0,1 ponto

percentual no período,

-

cos do mês de fevereiro

mostram redução de

10,5% nas vendas, na

comparação com feve-

reiro de 2014. O núme-

ro de horas trabalhadas

na produção (-6,5%)

e a massa salarial real

(-1,1%) também recua-

ram no mês.

No Brasil

Setores como o de veículos e o de alimentos contribuíram para os resultados negativos, com recuos de até 24%

Dav

id A

lves

/Fot

os P

úblic

as

Dados são da pesquisa Indicadores Industriais, da FIESC, e se referem ao primeiro bimestre de 2015. Estudo aponta, ainda, queda no volume de horas trabalhadas na produção

A redução no fatura-

mento da indústria

brasileira foi de 8,8%

no primeiro bimestre,

segundo dados revela-

dos pela Confederação

Nacional da Indústria

negativos os indicado-

res de horas trabalha-

das na produção (-8,8%)

e massa salarial real

(-4,2%). A utilização da

capacidade instalada

recuou 2,8 pontos per-

centuais em fevereiro,

na comparação com

fevereiro de 2014, caiu

para 78,5%.

Representantes das

regionais do Conselho

Regional de Engenha-

ria e Agronomia (CREA)

dos três estados do Sul

se encontraram na Ca-

pital catarinense para

a Reunião Ordinária do

Crea-Sul, em março. O

objetivo foi discutir as

prioridades do Sistema

Confea/Crea, como apri-

moramento dos serviços

Santa Catarina é sede de encontro do CREA no Sul

-

sas, instituições de ensi-

no e entidades de classe

da área tecnológica.

O encontro teve a co-

ordenação do presiden-

te do Crea-SC, Carlos

Alberto Kita Xavier e

contou com a partici-

pação dos presidentes

do Crea-PR e Crea-RS,

Joel Krüger e Melvis

Barrios Júnior.

Estão abertas até o dia

13 de abril as inscrições

para 34 cursos de qua-

lificação profissional

no Instituto Federal de

Santa Catarina (IFSC).

No total, são oferta-

das 957 vagas em 14

cidades: Araranguá,

Canoinhas, Criciúma,

Garopaba, Gaspar, Ita-

jaí, Jaraguá do Sul, Pa-

lhoça, Rio Rufino, São

Carlos, São José, São

Abertas as inscrições para 957 vagas em

Lourenço do Oeste,

São Miguel do Oeste e

Xanxerê.

Todos os cursos são

gratuitos e não há taxa

de matrícula. As ins-

crições devem ser fei-

tas no portal do IFSC

(www.ifsc.edu.br). Em

caso de dúvidas, entre

em contato com o De-

partamento de Ingres-

so do IFSC pelo telefo-

ne 0800 722 0250.

O engenheiro Kita Xavier (no centro) presidiu a reunião

Cre

a/D

ivul

gaçã

o

Page 5: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 5

Os resultados surpreenderam os pesquisadores e o que mais chamou a atenção foi que 85% dos casos anali-sados em pacientes que fizeram o check-up de rotina

anual, sem apresentar qualquer sintoma da doença ( dor ou caroço), tiveram diagnósticos precoces, ou seja, quando isso acontece, na maioria das vezes a chance de cura é maior. E mais: aproximadamente uma a cada 5 mulheres, com idade en-tre 40 e 49 anos tiveram o diagnóstico do câncer de mama por mamografia. Já entre o público com 50 e 69 anos, o índice é de uma a cada quatro pacientes, que tiveram o resultado positivo através do exame de mamografia.

Os dados usados no estudo são de pacientes do Vale do Itajaí, atendidas no ambulatório de mastologia da Universidade do Vale do Itajaí. A análise foi feita com a revisão de atendi-mentos de cerca de 600 pacientes que tiveram câncer de mama na região, de um total de 1300 atendidas no setor. De acordo com o estudo, 291 mulheres (48,90%) mulheres se encontra-vam entre 50 e 69 anos, 198 (33,27%) tinham entre 40 e 49 anos, 56 (9,41%) mulheres abaixo dos 40 anos, e, 50 (8,40%) mulheres tinham 70 anos ou mais.

A intenção do estudo foi identificar a forma que as mulhe-res usaram para diagnosticar a doença. “Esses dados tabulados nos dão um foco de trabalho mais forte para atuarmos na pre-venção do câncer de mama na região. Além disso, enfatizar a importância da realização de mamografia, mesmo sem ter sin-

tomas ”, afirmou o médico oncologista e professor orientador da pesquisa, Giuliano Santos Borges.

De acordo com o médico, as acadêmicas também recebe-ram a aprovação para a realização dessa pesquisa para tentar apontar a idade mais certa para fazer o exame. “ Esse estudo apontou que em torno de 18% dos casos são de mulheres que tem entre 40 e 49 anos, e tiveram o resultado confirmado atra-vés da mamografia de screening. Com isso, a minha sugestão seria para que as mulheres fizessem este exame aos 40 anos”, pontuou.

A idade sobre a realização da mamografia ainda é bastante discutida. De acordo com informações do portal do Ministério da Saúde, atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma gratuita o exame para todas as mulheres, mas tem como público prioritário pacientes com idade entre 50 a 69, conforme consta na Portaria nº 1.253/ 2013. O assunto ainda gera polêmica, já que a portaria contraria a Lei 11.664/08, que traz no artigo 2º, inciso III, a seguinte descrição: “realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (qua-renta) anos de idade”.

No último dia 24, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria do Mi-nistério da Saúde. Agora, o assunto deve ser votado pelo Se-nado. •

Estudo aponta que mulheres devem fazer mamografia antes de sentir qualquer sintoma na mama

A pesquisa foi feita por duas acadêmicas do curso de Medicina, da Univali de Itajaí

Projeto cria vagas de cargos efetivos na Câmara de ItajaíFoi aprovado, em primeira dis-

cussão e votação, o Projeto de Lei Complementar 10/2015, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo Mu-nicipal. O projeto cria o cargo de Coordenador do Controle Interno e mais quatro vagas do cargo de Aten-dente e quatro de Assessor Adminis-trativo na estrutura administrativa da Câmara de Vereadores de Itajaí.

Para o preenchimento do cargo de coordenador de controle interno será realizado um concurso público, que terá como exigência a conclusão de curso superior em Direito, Admi-nistração ou Ciências Contábeis. Já para as vagas de atendente e assessor administrativo deverão ser convoca-dos os aprovados no concurso que ainda está vigente.

O projeto recebeu, na primeira discussão 18 votos favoráveis e ne-nhum contrário, e passará por segun-da discussão na próxima sessão. •

Despesas por gabinete já estão disponíveis no site da Câmara Já estão disponíveis no site ofi-

cial da Câmara de Vereadores de Itajaí as despesas por gabinetes dos vereadores. Ao acessar endereço www.cvi.sc.gov.br basta clicar no botão “Prestando Contas” (lado di-reito da tela) e em seguida no link “Despesas dos Gabinetes Parlamen-tares”. O cidadão poderá conferir os relatórios completos de 2013 e 2014 e o parcial de 2015.

A tabela apresenta os valores utilizados pelos parlamentares com os serviços de telefonia fixa e móvel, fotocópias, impressões, materiais de expediente, diárias, passagens e outros gastos. A iniciativa atende o Projeto de Resolução 35/2014, de autoria da Mesa Diretora, aprovado em fevereiro deste ano.•

Page 6: Jornal dos bairros

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 6

2ª Festa da Sardinha no Itamirim Clube de CampoO Itamirim Clube de Campo comemorou 43 anos de Fundação, no dia 28 de março. Tão importante

data foi comemorada entre diretoria, associados, familiares, funcionários e convidados, durante a realização da 2ª Festa da Sardinha, na Praça de Esportes do Clube. Diversas tendas foram armadas no espaço, um par-que com brinquedos infláveis para a criançada, buffet com delícias à base da sardinha e um café colonial para finalizar o encontro festivo. As crianças foram presenteadas pela diretoria, com ovos de Páscoa. Pela segunda vez, a empresa Gomes da Costa foi a grande apoiadora desta festa da Sardinha.

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

Inauguração da Academia do Itamirim Clube de Campo

Dentre as festividades realizadas em comemora-ção ao aniversário de 43 anos do Itamirim Clube de Campo, na sexta-feira dia 27 de março, foi inaugurada a Academia de Ginástica, um pedido dos associados e que a diretoria conseguiu realizar. O espaço ficou ma-ravilhoso e conta com aparelhos modernos e de exce-lente qualidade. Os trabalhos da academia do Itamirim ficarão sob responsabilidade do professor de Educação-Física, Paulo Maes Júnior e Instrutores da Academia Clindex.

Page 7: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 7

Você sabia que um simples pedaço de chocolate pode matar seu cãozinho ou gatinho ? O chocolate con-tém uma substância chamada Teobromina, que é

tóxica para os animais.Para quem tem animais de estimação, o cuidado deve

ser redobrado, nessa época de páscoa. A ingestão de cho-colate por cães e gatos pode ser fatal, mesmo que não seja em grande quantidade. "A toxicidade vai variar de acordo com o peso, tamanho e idade do animal. Em cães, a dose de 63g de chocolate ao leite por quilograma de peso cor-poral é potencialmente letal", explica Ana Elisa Machado, médica veterinária da DalPet.

As doses tóxicas de teobromina estão próximas a 100mg/kg, sendo fatais perto de 200 mg/kg. Porém, há relatos de sinais de intoxicação, como vômitos e diarréia, com ingestão de apenas 20mg/kg e também de sinais de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 50mg/kg de teobro-mina.

Os sintomas apresentados nos animais vão desde vô-mitos, diarréia e polidipsia, que é a intensa sensação de sede. Outros sinais clínicos e alterações avançadas que podem ser encontradas são desidratação, hiperatividade, arritmias cardíacas, hemorragias internas, hipertensão arte-rial sistêmica, taquipnéia, cianose, hipertermia, fraqueza, tremores, ataxia e coma.

No organismo do animal, a substância do chocolate (teobromina), tem meia vida de cerca de 17 horas e pode ficar no organismo por até 6 dias. Esse tempo é prolonga-do, pois sua excreção se dá pelo fígado e não pelo sistema urinário. Os sinais clínicos de intoxicação por chocolate, geralmente ocorrem dentro de 6 a 12h de ingestão. Portan-to, mesmo que muitas vezes não seja tão apetitosa quanto um pedaço de chocolate, a ração é o alimento ideal para manter cães e gatos bem nutridos e saudáveis.

Consumo de chocolate pode matar cães e gatosNa Páscoa não dê chocolate para seu animal

de estimação, dê ração de qualidade

O movimento no Átrio da Prefeitura está cada dia maior. A procura para se cre-denciar no VIP Solidário é tão grande que

o prazo foi prorrogado para mais oito dias, seguin-do até 10 de abril. Outro motivo importante para a prorrogação é permitir a oportunidade que todos os visitantes da volvo, os próprios velejadores, suas equipes e famílias, tenham tempo para contribuir com as entidades de Itajaí e região.

O credenciamento continuará sendo realiza-do no átrio da Prefeitura de Itajaí, entre 13h e 19h. Para participar, basta o interessado ir até o local e realizar uma doação no valor mínimo de R$ 25,00 para uma das instituições, para depois retirar sua credencial.

As pessoas “Vip Solidárias” também terão 20 lugares garantidos para os primeiros que se apre-sentarem durante o ciclo de palestras “Construin-do um mundo melhor”.

Os Vips também irão concorrer a dois voos de helicóptero; vinte passeios no veleiro Amazo-nas III; um bilhete aéreo de ida e volta para a ci-dade de Lisboa; quatro convites para o barco de hospitalidade para Pro AM Race; quatro convites para o barco de hospitalidade para a In Port Race; quatro convites para o jantar de recepção da ci-dade; quatro convites para o jantar de premiação da etapa Auckland; dez passaportes para o Par-que Beto Carrero World e uma viagem de cruzeiro com acompanhante pela costa brasileira.

Os participantes podem escolher para qual entidade será destinada sua contribuição. São elas:

Credenciamento para o VIP Solidário segue até dia 10Prazo foi prorrogado devido à grande procura

Associação dos Deficientes Físicos da Foz do Rio Itajaí (ADEFI), Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região (ADVIR), Associação de Apoio às Famílias com Hanseníase (AFH), Associação Itajaiense de Proteção aos Animais (AIPRA), Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação dos Portadores de Artrite do Vale do

Itajaí (APAVI), Associação Madre Tereza, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Asi-lo Dom Bosco, Associação das Voluntárias pela Infância Saudável (AVISA), CIEP Vovó Biquinha, Combemi, Lar Fabiano de Cristo, ADACO/OFE-ARTE, Rotarys e Lions e a Associação Educacional Humanity. •

Page 8: Jornal dos bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 736 - 3 DE ABRIL de 2015 | Ano XV | Página 8

Itajaí Open de Surf 2015Confirmada para o dia 4 de

abril, em Itajaí (SC), a grande decisão dos títulos de 2014 do Circuito Itajaí Open de Surf, no DA HUI apresen-ta Itajaí Open de Surf 2015. Evento que faz a abertura oficial dos eventos de Itajaí em 2015 e vale como a pri-meira etapa. O evento acontece no sábado (04), a partir das 8 horas, na Atalaia ou Brava, reunindo os prin-cipais surfistas Amadores de Santa Catarina. As vagas são limitadas e custam R$50,00. As inscrições po-dem ser feitas através dos telefones 047-99053958 ou 047-91286888 com Juliano Secco ou pelo e-mail [email protected] e as catego-rias disponíveis serão: Open, Junior, Open Local, Freesurf e Master.

O circuito Itajaí Open de Surf 2015 é apresentado pela DA HUI e Prefeitura Municipal de Itajaí, tem o patrocínio das Pranchas Reverse, Le Monde Turismo, TJ'S Mexican Food's, APM Terminals; o apoio é da Fundação Municipal de Esporte e lazer de Itajaí e Leio do Incentivo ao esporte.•

Dois de abril, foi o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) desde 2008. Você sabia que a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) possui um Centro Especializado em Re-abilitação Física e Intelectual (CER II) que atende pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias de toda a região do Litoral Centro-Norte?

Atualmente, a Univali recebe aproximadamente 120 pacientes, que frequentam o centro de reabilitação encami-nhados pelas Unidades de Saúde Básica de 11 municípios: Penha, Piçarras, Luís Alves, Ilhota, Itajaí, Navegantes, Bal-neário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombi-nhas.

O serviço, que completa um ano de existência em abril, já realizou atendimento e deu alta a 85 pacientes. Assim que chegam ao centro especializado, as pessoas, em sua maio-ria crianças, são acolhidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico neuropediatra, psicó-logos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, enfermeiros, assistente social, fisioterapeutas, psicopedagoga e técnicos em enfermagem.

O atendimento vai desde o diagnóstico e tratamento de saúde, até a inserção social do paciente nos diversos seg-mentos da sociedade, como nas escolas, por exemplo, e nas redes de apoio, como associações e organizações não gover-

namentais que visam à autonomia e exercício da cidadania das pessoas com autismo.

O foco do CER II é prestar um atendimento diferente do convencional, que entenda crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias de maneira integral. “A realidade em que essas pessoas estão inseridas é muito mais complexa, por isso, deve haver um trabalho contínuo e diá-rio”, completa Cristina Pozzi, neuropediatra do CER II.

O Centro Especializado em Reabilitação - Física e In-telectual (CER II) da Univali é habilitado pelo Ministério da Saúde e integra iniciativas do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.

O que é o Transtorno do Espectro do Autismo?O transtorno do espectro do autismo, que pode se apre-

sentar desde traços leves até mais graves, é uma forma parti-cular da pessoa de construir a sua realidade e de se relacionar com o mundo a sua volta.

Como identificar?Os principais sintomas que caracterizam são: isolamen-

to do ambiente externo, dificuldades no domínio da lingua-gem para comunicar-se, inabilidade para interagir socialmen-te e padrões de comportamento restritivo ou repetitivo. O diagnóstico é essencialmente clínico.

Na noite de quinta-feira (02), as luzes da Praça da Igre-ja Matriz e do mirante do

Morro da Cruz acenderam na cor azul. A iluminação especial mar-cou o Dia Mundial de Conscien-tização do Autismo, comemorado neste dia. A cor azul é o símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos.

Este é o segundo ano que o município participa da campanha e durante todo o mês de abril, as luminárias ficarão azuis. Em Itajaí, a Associação Educacional Huma-nity - entidade conveniada com o Município presta atendimento es-pecializado às pessoas com diag-nóstico de lesão cerebral e autis-mo.

O transtorno, que tem influ-ência genética, é uma alteração que afeta a capacidade de comuni-cação, de socialização e de com-portamento. A pessoa com autis-mo possui uma forma particular de construir a sua realidade e de se relacionar com o mundo a sua volta. Os principais sintomas são: isolamento do ambiente externo, dificuldades no domínio da lingua-gem para comunicar-se, inabili-dade para interagir socialmente, e padrões de comportamento restri-tivo ou repetitivo. O diagnóstico é essencialmente clínico.

Praça da Igreja Matriz e Morro da Cruz recebem iluminação azul em apoio ao autismo

2 de abril foi o Dia Municipal de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do AutismoServiço que atende pacientes de 11 municípios completa um ano

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO

Comarca - Itajaí / 3ª Vara CívelRua Uruguai, 222, Centro - CEP

88302-901, Fone: (47) 3341- 9468, Ita-jaí-SC - E-mail:

[email protected] de Direito: José Agenor de

AragãoChefe de Cartório: Acir Aquilino

de BorbaEDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓ-

RIA - COM PRAZO DE 30 DIASMonitória nº 0016173-

79.2008.8.24.0033Requerente: HB Comércio de Ma-

deiras e Ferragens Ltda - MERequerido: CHR e Cristino Empre-

endimentos Ltda.Citando(a)(s): CHR E CRISTINO

EMPREENDIMENTOS LTDA,E, CNPJ 08.448.419/0001-12

.Valor do Débito / Descrição do(s)

Bem(ns): R$ 2.214,81. Data do Cálculo: 08/08/2008 Por intermédio do

presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local in-certo ou não sabido, fica(m)

ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como

CITADA(S) para efetuar(em) o pa-gamento do montante exigido ou a en-trega da coisa reclamada ou

oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de

cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advo-catícios (art. 1.102-c, § 1º, do

CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marca-do constituir-se-á de pleno

direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que che-gue ao conhecimento de todos,

partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1

vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei.

Itajaí (SC), 11 de março de 2015.

EDITAL