jornal dos bairros

8
Jogo das Estrelas será no dia 28 de dezembro em Itajaí ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 7 NOVEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 716 Marejada - Aventura pelos Mares do Mundo encerrará com show de Itajazz Session Sindicatos definem horário especial de Natal para o Comércio de Itajaí Le Salon traz as novidades do setor náutico à 28ª Marejada Borracharias e ferros velhos serão fiscalizados contra a dengue PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 5 PÁGINA 4 BNDES realizará palestra para micro, pequenas e médias empresas em Itajaí FEAPI oferece aula de português para estrangeiros PÁGINA 3 PÁGINA 3 PÁGINA 8 Basquete feminino é vice-campeão da Copa SC

Upload: editora-bittencourt

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Edição 7 de novembro de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal dos Bairros

Jogo das Estrelas será no dia 28 de dezembro

em Itajaí

ITAJAÍ – NAVEGANTES – BALNEÁRIO CAMBORIÚ | 7 NOVEMBRO DE 2014 | ANO XV | Nº 716

Marejada - Aventura pelos Mares do Mundo encerrará com show de Itajazz Session

Sindicatos definem horário especial de Natal para o Comércio de Itajaí

Le Salon traz as novidades do setor

náutico à 28ª Marejada

Borracharias e ferros velhos serão fiscalizados contra a dengue

PÁGINA 5

PÁGINA 5

PÁGINA 5

PÁGINA 4

BNDES realizará palestra para micro, pequenas e médias empresas em Itajaí

FEAPI oferece aula de português para estrangeiros

PÁGINA 3 PÁGINA 3

PÁGINA 8

Basquete feminino é vice-campeão

da Copa SC

Page 2: Jornal dos Bairros
Page 3: Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 716 - 7 DE NOVEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 3

O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Jorge Mattos, 15 – Centro – Itajaí –SC.Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv | Twitter: @jornalbairros

Diretor: Carlos Bittencourt | [email protected]: Marcelo Nunes, Neide Uriarte e Hélio RebelloJornalistas:Leonardo Thomé - DRT SC 04607 JPRenara Almeida – DRT SC04030 JPDiagramação: Solange Alves | [email protected] Comercial: (47) 3344.8600Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: [email protected] | [email protected]

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

EXPEDIENTE

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa CatarinaRua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090Fone (48) 3029.7001 e-mail: [email protected]

REBELO & ZENDRONADVOGADOS

Rua Dr. Pedro Ferreira, 155, sala 1502 15º andar - Centro - Itajaí

Fone: (47) 3398.1165 | (47) 9923.7503

EDUCAR PESSOAS PARA A CIDADANIA E PARA A

DEMOCRACIANossa República foi, simplesmente, proclamada, ou

seja, se consolidou através de um ato burocrático, con-sumado sem qualquer participação popular. Saímos de um regime monárquico para um regime republicano, ‘em branca nuvem’. Talvez seja este o motivo pelo qual, hoje, vivamos numa República sem, contudo, vivenciarmos os valores próprios desse tipo de estrutura pública.

Nesse contexto, é evidente que de nada adianta falar em desenvolvimento econômico, se não houver, de modo concomitante, o correspondente desenvolvimento social e político das pessoas. A educação para a cidadania, espe-cialmente a Educação para a Cidadania Fiscal, tal como é praticada pelos Observatórios Sociais, parece estar em plena expansão, porém, a ação política, entre nós, pa-dece ainda da pior descrença, e o cidadão continua ain-da sendo visto como simples contribuinte, como simples consumidor, ou mesmo como reivindicador de benefícios. Infelizmente, o cidadão ainda não é visto, nem mesmo assume esta postura, de reivindicador de benefícios para o bem comum. São poucos os que pensam no bem de todos. Nem mesmo instituições ou entidades pensam e agem, ex-plicitamente, dessa forma.

O caminho natural e institucional da Educação para a Cidadania deveria ser a escola, já que ali há espaço para esta tão importante e necessária formação das pessoas; muitas vezes, porém, a escola vê a educação do cidadão como perfumaria, ou como mero adorno retórico, mistu-rada com algum componente vago de civismo: concreta-mente, não se repassam os conteúdos, não se exercitam os comportamentos, não se trabalham as atitudes.

Mesmo estando numa República, e tenho expurgado a Monarquia, continuamos com um ensino monárquico, colocando, de um lado, os que irão governar, mandar e pensar e que, portanto, deverão ser mais bem preparados e, de outro, os que simplesmente irão obedecer, fazer, e ser governados, e que não necessitam de tanto preparo.

Na base da nossa falta de educação, portanto, está a nossa histórica carência de cidadania e de democracia. Continuamos na tentativa infrutífera de transformar o súdi-to da monarquia no cidadão da república. Uma autêntica República requer cidadãos participantes, ativos e capazes de bem julgar e escolher. São requisitos da democracia. Para garantir as manipulações do poder, porém, muitos governantes preferem a passividade e a apatia do povo, preferem que as pessoas continuem sendo súditos indife-rentes e dóceis.

A educação para a cidadania fiscal e para a demo-cracia, ao invés, preconiza que todos, sem exceção, de-senvolvam suas capacidades de pensar e de participar na elaboração e na aplicação das políticas públicas do mu-nicípio.

O respeito às leis, sempre colocadas acima da vonta-de individual das pessoas; o respeito ao bem público, sem-pre colocado acima dos interesses privados e individuais; a responsabilidade dos governantes no exercício do poder. São estes os princípios básicos de uma democracia sadia e de uma república que a todos acolhe e defende.

Jonas Tadeu NunesObservatório Social de Itajaí

Mais do que promover a socialização dos haitianos em Itajaí o município através da FEAPI ao oportunizar um curso de português, está cumprindo um ato de cidadania. O curso é gratuito. As inscrições vão até esta sexta-feira (06) na sede da FEAPI, localizada na Rua Camboriú, 509 – Centro. Ao todo, 40 hatianos poderão aprender noções básicas da língua portuguesa todas as quartas e sextas-feiras das 19h às 22h. A iniciativa partiu dos próprios estrangeiros que procuram a FEA-PI solicitando um curso para imigrantes. A carga horária é de 161 horas e as aulas começam dia 19 de novembro. •

O Secretário da Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo e uma delegação da Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), estiveram na Espanha visi-tando algumas organizações e empresas pesqueiras. A comitiva foi conhecer o modelo de administração pú-blica e privada voltada para a atividade pesqueira na cidade de Vigo (Território da Galícia).

Eles visitaram a Associação Nacional dos Fabri-cantes de Conserva (ANFACO), uma organização em-presarial independente, de abrangência nacional, cujo trabalho se concentra na representação e defesa dos in-teresses das mais de 200 empresas de todas as fases do complexo industrial-mar. As atividades de maior inte-resse para a ANFACO e suas associadas concentram-se em quatro grandes áreas: valorização dos produtos e subprodutos oriundos de pescados e frutos do mar; de-senvolvimento de alimentos saudáveis e de qualidade diferenciada; incorporação de inovações nos processos produtivos e incremento da competitividade do setor aquicola.

Além de visitar a ANFACO, estiveram com o Rei-tor da Universidade de Vigo, Salustiano Mato Igreja, uma instituição com 25 anos de existência e mais de 30 mil alunos.

Outra importante visita foi à Xunta de Galícia, onde foram recebidos pela Secretária Territorial do Go-verno da Galicia em Vigo, Yolanda Romero Lesmes. No local, eles puderam conhecer um pouco da estrutura pública para a gestão da atividade pesqueira na Espanha e União Europeia. A Xunta de Galícia mantém em Vigo o Instituto Politécnico Marítimo Pesqueiro do Atlântico, uma escola que forma pescadores e mestres com reco-nhecimento mundial; o Instituto Galego de Formação

O Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES em parceria com a Secretaria de Desen-volvimento Econômico, Emprego e Renda realiza em Itajaí palestra para micro, pequenos e médios empresários sobre as linhas de financiamentos dis-poníveis pelo banco. O encontro ocorre no dia 19 de novembro, às 19h30, no Auditório da Prefeitura de Itajaí. A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site www.bndes.gov.br/palestras.

Com o tema “O BNDES mais perto de você” a palestra consiste em mostrar a visão geral do

relacionamento que o banco tem com as micro, pequenas e médias empresas, mostrando de que forma esse público pode expadir ou modernizar o negócio com financiamento de longo prazo. Tam-bém serão mostradas estatísticas e números de em-presas que fizeram parcerias com o banco. No fim da palestra será feita uma simulação, para exem-plificar aos empresários a melhor linha de finan-ciamento para cada negócio, e como o empresário pode fazer a sua simulação, utilizando os dados da sua empresa. •

Secretaria de Pesca conhece trabalho do setor espanhol

em Aquicultura – IGAFA, que pratica pesquisa e qua-lificação profissional para as atividades de maricultu-ra. Outra importante estrutura da Xunta de Galícia é o Porto Pesqueiro de Vigo, onde ocorrem as descargas de pescado e os leilões de venda por atacado.

A Espanha é considerada o primeiro país produtor de pescado da União Europeia, com um consumo de pescado por habitante superior a 40 kg por ano. Vigo é o maior porto de desembarque e processamento de pes-cados do país. “Pra termos uma ideia, no Brasil o con-sumo de pescado é de 10 kg por habitante por ano e em Itajaí são 14kg.” fala o Secretário de Pesca, Agostinho Peruzzo. “Muitas ações que ocorrem em Vigo seriam bem vindas em nossa cidade, portanto cabe conhecê-las e buscar interagir com as instituições lá existentes buscando o bem comum” finalizou. •

FEAPI oferece aula de português para estrangeiros

BNDES realizará palestra para micro, pequenas e médias empresas em Itajaí

Page 4: Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 716 - 7 DE NOVEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 4

Nesta semana, borracharias e ferros velhos do São Vicente foram fiscalizados pelo Programa de Combate à Dengue em parceria com a Vigilância Sanitária, Secretaria de Urbanismo e Famai. A ação visa ver se os estabelecimentos es-

tão deixando água parada, o que favorece a proliferação do mosquito da dengue.Serão fiscalizados cerca de 15 estabelecimentos, a partir das 14h. Caso sejam

encontradas irregularidades, eles serão notificados para que se regularizem dentro do prazo estabelecido pelos fiscais. Se as alterações não forem feitas, eles receberão um

auto de infração e multa.O trabalho faz parte do programa Itajaí x Dengue que visa combater a prolife-

ração do mosquito na cidade. “A fiscalização nestes locais é muito importante, pois eles trazem mercadorias de diversas regiões do país que podem vim com ovos do mosquito, que acabam eclodindo em Itajaí. Foi justamente o que aconteceu neste ano, em um ferro-velho de Cordeiros, causando este enorme aumento no número de focos do mosquito”, fala o coordenador do programa, Lúcio Vieira. •

Uma festa para todos os paladares. Esta será a 28ª – Aventura pelos Mares do Mundo, onde um verdadeiro festival gastronômico promete

agradar os mais variados públicos. Os tradicionais pra-tos à base de frutos do mar marcam presença e devem conquistar os visitantes. A expectativa é que cerca de 25 mil pratos e petiscos e 25 mil litros de chope sejam comercializados até essa segunda (10).

Uma das novidades é o Hambúrguer de Peixe que será oferecido pelo restaurante Cucina D’Imperio, lo-calizado na Praia Brava em Itajaí, um dos fornecedores da Marejada. “Esse é um prato que promete conquistar os visitantes. O hambúrguer é saudável, feito no restau-rante com peixes tradicionais da região e servido com pão preto”, comenta Georgia Cagneti, proprietária do restaurante.

Com 10 anos de experiência na gastronomia e especialização em comida portuguesa, em Portugal, o Cheff Silveira irá comandar os pratos a base de uma das marcas registradas da festa: o Bacalhau. Entre as opções do cardápio está o Strogonoff de Bacalhau, o Bacalhau a Portuguesa e o tradicional Bolinho de Bacalhau. “Há 10 anos me dedico exclusivamente a minha maior paixão que é a gastronomia, especialmente a culinária portu-guesa. Iremos oferecer pratos e petiscos de alto padrão na Marejada”, comenta o Cheff Silveira.

A culinária da Serra, da Itália e também da Ale-manha completam as opções gastronômicas, além das inúmeras opções de cervejas artesanais que também representam as tradições catarinenses. “Nossa proposta é apresentar ao público uma nova versão da Marejada com foco na variedade gastronômica. Pedimos aos es-pecialistas que apresentassem as melhores opções com valores diferenciados para agradar todo tipo de público. Desde pratos mais elaborados até petiscos para os ha-ppy hours ao som de música local”, comenta Norberto Mette, diretor da Sol Feiras e Eventos, responsável pela organização da gastronomia e bebidas da 28ª Marejada

– Aventura pelos Mares do Mundo.

Confira, a seguir, as opções gastronômicas da festa:

ESPAÇO GOURMETQuatro restaurantes que comercializarão os se-

guintes produtos:

PORTUGALEstrogonofe de Bacalhau – R$ 29,00Bacalhau à Portuguesa – R$ 56,00Porção de seis Bolinhos Bacalhau – R$ 24,00

ALEMANHAMarreco Recheado (acompanha purê e repolho

roxo) – R$ 32,00Einsbein (joelho de porco, salsicha branca e ver-

melha com purê e chucrute) – R$ 32,00Bratwurst (salsicha alemã servida com pão francês

e mostarda) – R$ 15,00Krakauer (salsicha tipo sul da Alemanha servida

com pão francês e mostarda) – R$ 15,00Batata Recheada – R$ 15,00

DO MARHamburguer de Peixe (abrotea, pescada, meca no

pão preto integral e acompanhamento de batatas fritas) – R$ 22,00

Cone de Frutos do Mar (sardinha frita, lula empa-nada, bolinho napolitano (massa fresca, queijo e cebo-linha) – R$ 18,00

Risotto de açafrão e frutos do mar – R$ 28,00

DA SERRAEspetinho de churrasco (com farofa) – R$ 15,00Espetinho de frango (com farofa) – R$ 13,00

Entrevero – R$ 20,00Feijão Tropeiro – R$ 20,00

ESPAÇO EMPORIUMPetiscos do mar, sardinha na brasa e produtos gas-

tronômicos catarinenses para adquirir e saborear em casa.

DO MAR PARA SABOREAR NA FESTASardinha na Brasa (seis unidades) – R$ 8,00Lula Empanada (500g) – R$ 30,00Camarão Soltinho (500g) – R$ 40,00Petisco de Peixe (500g) – R$ 18,00Casquinha de Siri (unidade) – R$ 3,00Bolinho de Bacalhau (unidade) – R$ 3,00

DE TODA A SANTA CATARINA PARA SABORER EM CASADoces PortuguesesQueijosSEBRAE

ESPAÇO PÍERITÁLIABuffet de comida italiana – R$ 38,00Massas: Penne – Espaguete – Fettucine – Fusilli.

Molhos: Al Maré – Bolonhesa – Capanhola – Quatro queijos – Carbonara – Alho e Óleo – Da Casa e outros. Pratos Quentes: Lazanha – Escondidinho de Polenta – Polenta Frita – Aipim Frito. Carnes: Frango a Passarinho – Costelinha Suína – Estrogonofe de Carne – Medalhões ao molho de vinho. Frios: Verdes especiais – Tomate c/ orégano – beterraba – waldorf – caponata – radite c/ cubos de bacon – queijo parmesão meia cura – parma – azeitona – champignon – ovo de codorna e palmito.•

Gastronomia diversificada é destaque na 28ª Marejada

Borracharias e ferros velhos serão fiscalizados contra a dengue

Page 5: Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 716 - 7 DE NOVEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 5

Além de farta e variada gastronomia, sabores es-peciais em diversas modalidades de cerveja ar-tesanal e música de qualidade, a vocação náu-

tica de Itajaí está em alta na 28ª edição da Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo, que leva milhares de pessoas ao Centreventos Itajaí no período de 05 a 10 de novembro.

Consolidada como etapa da Volvo Ocean Race, 2012 e 2015 e porto de chegada da Transat Jacques Vabre 2013, Itajaí se inscreveu definitivamente no ca-lendário das grandes competições internacionais. Loca-lizada no estado que representa, hoje, o primeiro polo náutico do país, com grandes nomes da indústria brasi-leira e mundial, a cidade terá a sua feira náutica.

O Le Salon 2014 – Salão Náutico Internacional de Itajaí terá, no Pavilhão do Centreventos, expositores do Polo Náutico do SEBRAE; de equipamentos, embar-cações de pequeno e médio porte, e produtos diversos ligados ao setor. Além disso, o ambiente também vai contar com a exposição “Linha d’Água”, de Amyr Klink. E ainda terá um estande do Estado da Charente Maritime – na França, representado pelas empresas:

- SAS NETHUNS: barcos semirrígidos- DUFOUR YACHTS: construtor de veleiros- CATANA: construtor de catamarãs- DIMENSION POLYANT: tecidos e equipamentos

para a vela

- GLOBAL SMEs: Consultoria Desenvolvimento In-ternacional

- SANIMARIN: Equipamento para sanitários de barco

Além do Centreventos, o Le Salon terá, na região do Píer da Vila da Regata, uma área molhada com ex-posição de embarcações e possibilidade de realização de teste drive. Vão expor neste local as empresas Sul Marine, InterYachts, Zeta, Century, Fly Fishing, Singu-lar, Evolve.

Também fará parte do Salão Náutico Internacional de Itajaí uma Área Seca na Vila da Regata, com expo-sição de embarcações das empresas: LM Náutica, Sea Gold, Sul Marine, InterYachts, Hydrus, Império, Evol-ve.

Fóruns, palestra e regataO Le Salon Itajaí 2014 terá ainda, na quinta-feira

(06), a partir das 15 horas, o Encontro França – Brasil, que consistirá numa troca de experiências sobre a reali-dade do setor náutico nos dois países.

Na sexta-feira (07), a partir das 14 horas, o Auditó-rio do Centreventos sedia o Fórum Náutico organizado pelo SEBRAE, com destaque para a palestra com o na-vegador Amyr Klink, às 17 horas.

E no sábado (08), ocorre a 11ª edição da Regata

Marejada, com largada de Jurerê, em Florianópolis às 10 horas e chegada nos Molhes da Barra, em Itajaí prevista para as 15 horas, a prova tem premiação marcada para as 19 horas no Palco Principal da Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo. Com participação de cerca de 25 veleiros em seis classes (ORC, C 30, RGS-A, RGS-B, RGS Cruzeiro e Proa Rasa), a Regata é organizada pelo Iate Clube Veleiros da Ilha, de Florianópolis, em parce-ria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI).

“Nesta edição de 2014, o Estado da Charente Ma-ritime será o convidado de honra do Le Salon. Neste âmbito, uma comitiva de autoridades francesas estará presente e diversos encontros e reuniões oficiais estão previstos durante o evento”, explica a diretora da Brasil Ocean Consulting, que organiza o Salão Náutico Inter-nacional de Itajaí, Janine Périé.

Charente Maritime é um estado da França locali-zado na região Poitou-Charentes. Sua capital é a cidade de La Rochelle.

Estes serão os horários de funcionamento do Le Salon Itajaí 2014:Quarta–feira (05) - 17h às 22hQuinta-feira (06) - 17h às 22hSexta-feira (07) - 17h às 22hSábado (08) e Domingo (09) - 11h às 22hSegunda (10) - das 17h às 22h

A partir do dia 1º de dezembro, o comércio de Itajaí começa a atender em horário especial de Natal. As jornadas de trabalho foram definidas em convenção coletiva do Sindicato do Comércio Varejista de Itajaí e do Sindicato dos Empregados do comércio.

Na primeira semana de dezembro, as lojas abrem das 9h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. No sába-do, o funcionamento segue até as 18 horas e no domin-go estará fechado.

A partir do dia 08 de dezembro, o comércio aten-de até as 22 horas, de segunda a sexta-feira. O sábado mantêm o horário até às 18 horas e no domingo estará fechado. Na segunda quinzena do mês, do dia 15 até o dia 23 de dezembro, as lojas abrem das 9 às 22 horas, todos os dias. Somente no dia 24, véspera de Natal, o funcionamento encerra às 16 horas.

Nos dias 26, 27, 29 e 30 de dezembro, o horário volta ao normal. O comércio estará fechado na véspera de Ano Novo e no dia 1º de janeiro.

As condições previstas neste acordo se aplicarão

a todas as empresas que utilizarem parcial ou integral-mente o horário de natal e não serão permitidas turmas de revezamento.

O horário negociado é aplicável às empresas co-merciais. Os empregados somente poderão trabalhar em jornada de 08 horas, com, no máximo duas horas suple-mentares por dia, sendo que as horas extras no período natalino deverão ser pagas com acréscimo de 70%.

Para os supermercados estabelecidos em Itajaí, apenas os dias 25 de dezembro e 01 de janeiro estarão fechados. O Shopping Center ficará aberto até às 18 horas, no dia 24 de dezembro e até às 16 horas, no dia 31 de dezembro.

DIAS HORÁRIO• De 1º a 05 /12/2014 (segunda a sexta-feira) Das 09:00 à 19:00 horas• Dia 06/12/2014 (sábado) Das 09:00 às 18:00 horas• Dia 07/12/2014 (domingo) - FECHADO• De 08 a 12/12/2014

Das 09:00 às 22:00 horas• Dia 13/12/2014(sábado) Das 09:00 às 18:00 horas• Dia 14/12/2014 (domingo) - FECHADO• De 15 a 19/12/2014 Das 09:00 às 22:00 horas• Dia 20/12/2014 (sábado) Das 09:00 às 22:00 horas• Dia 21/12/2014 (domingo)Das 09:00 às 22:00 horas• Dias 22 e 23 /12/2014 (segunda e terça-feira)- Das 09:00 às 22:00 horas• Dia 24/12/2014 – (quarta-feira) Das 09:00 às 16:00 horas• Dia 25/12/2014- NATAL - FECHADO• De 26/12/2014 – (sexta-feira) NORMAL• Dia 27/12/2014 (sábado) NORMAL• Dia 28/12/2014 (domingo) - FECHADO• Dia 29 e 30 12/2014- (segunda e terça-feira) NORMAL• Dia 31/12/2014 – (quarta-feira)- FECHADO• Dia 01/01/2015 – (quinta-feira) - FECHADO •

Le Salon traz as novidades do setor náutico à 28ª Marejada

nha, do Mar e da Serra; mais o Emporium, área onde o visitante encontrará petiscos do mar e a tradicional sardinha na brasa, além de vários produtos gastronô-micos catarinenses para adquirir e saborear em casa;

A 28ª Marejada - Aventura pelos Mares do Mundo está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de conferir a gastronomia regional, a cerveja artesanal, e o Salão Náutico Internacional. Tudo com entrada gratuita. A festa encerra nesta segunda-feira com o show da banda Itajazz Session.

O Itajazz foi criado há 18 anos e acabou sendo incorporado de maneira informal ao Festival de Músi-ca, já na sua primeira edição. O grupo cresceu se tor-nou referência regional de jazz. Saiba mais sobre outras atrações da Marejada.

GASTRONOMIA A festa da gastronomia vai reunir os sabores das

principais etnias de Santa Catarina, com delícias de Portugal, da Alemanha, da Itália, do Mar e da Serra Catarinense. Este setor será formado pelo Espaço Gour-met – que terá quatro restaurantes: de Portugal, Alema-

Marejada - Aventura pelos Mares do Mundo encerrará com show de Itajazz Sessione ainda, o Espaço Píer, onde funcionará um buffet de comida italiana.

CERVEJAS ARTESANAISOs sabores de Santa Catarina também estão nas

cervejas artesanais. O estado é referência nacional na área e tem muitas premiações em festivais mundiais pela variedade e qualidade de suas cervejas. A 28ª Ma-rejada apresenta seis cervejarias e uma grande varieda-de de tipos de chopp, além de comercializar também água, suco e refrigerante.

SALÃO NÁUTICOO Le Salon – Salão Náutico Internacional de Itajaí

reune o melhor do mercado náutico com destaque para a indústria catarinense. O Sebrae SC, parceiro do even-to, traz os principais estaleiros do estado, além de um seminário voltado ao setor. •

Sindicatos definem horário especial de Natal para o Comércio de Itajaí

Page 6: Jornal dos Bairros

Neide [email protected]

9977.2390

em DestaqueSociedade

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 716 - 7 DE NOVEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 6

Na noite da quarta-feira, dia 5 de novembro, foi realizada a abertura da 28ª Marejada - Aventura pelos mares do mundo, no Centreventos - Itajaí. A festa se-gue até o domingo, dia 10 de novembro. O local está muito bonito e seguro, oferecendo várias opções em gastronomia, músicas nos palcos, chopp artesanal, Fei-ra Náutica e muitas outras atrações. Vale à pena confe-rir neste final de semana e passar momentos especiais! Parabéns ao Secretário Municipal de Turismo de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos e toda sua equipe, por rea-lizarem este belo evento turístico!

Enlace Matrimonial de Pâmela Rebello e Felipe Pezzini da Rosa

Abertura da “28ª Marejada - Aventura pelos mares do mundo”

Na última sexta-feira, 31 de ou-tubro, os jovens Pâmela Rebello e Felipe Pezzini da Rosa protagoniza-ram um dos mais lindos casamentos em Itajaí, nos últimos tempos. A ce-rimônia religiosa foi realizada na Ca-pela Santa Terezinha em Cabeçudas, seguindo a festa no Cabeçudas Iate Clube, até o dia amanhecer. Parabe-nizamos os recém-casados Pâmela Rebello da Rosa e Felipe Pezzini da Rosa! Cumprimentos extensivos a to-dos os familiares. Que Deus abençoe e proteja esta União!

Page 7: Jornal dos Bairros
Page 8: Jornal dos Bairros

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Jornal dos Bairros - ITAJAÍ/SC - Edição Nº 716 - 7 DE NOVEMBRO de 2014 | Ano XV | Página 8

Quantos litros de água você gasta por dia? A re-comendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cada pessoa utilize, somando as atividades do-mésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O navegador brasileiro Amyr Klink passou 100 dias em um barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia e garante que foi suficiente. Ele conta esta experiência e ensina estratégias para um consumo consciente nesta sexta-feira (7/11), às 17h, em uma palestra gratuita no auditório do Centreventos. Para participar, os interessa-dos devem imprimir um “vale-palestra” disponível no site www.dcolor.art.br/ingressos.

A palestra do velejador é uma das atrações do Le Salon – Salão Náutico Internacional de Itajaí, realizado entre os dias 5 e 10 de novembro, no Centreventos. Outras curiosidades também podem ser encontradas na exposição “Linha D’Água”, que ainda reúne 30 foto-grafias do acervo de Amyr Klink. Atualmente, além de ter realizado mais de 40 expedições marítimas, o nave-gador é referência nacional quando se fala em consu-mo consciente. O projeto Linha D’Água tem produção executiva da D’color Produções Culturais e tem como

A equipe de basquete feminino de Itajaí se sagrou vice-campeã da Copa Santa Catarina, realizada nesta semana, no Colé-gio Salesiano, em Itajaí. Esta foi a última competição das atletas que vão disputar os 54º JASC a partir do dia 15 de novembro.

Para chegar à decisão da Copa SC, as atletas precisaram vencer Rio do Sul por 74 a 25. Na disputa pelo título con-tra Jaraguá do Sul, derrota por 54 a 48, ficando, assim, com a segunda colocação no torneio.

Sobre a participação, o técnico Gus-tavo Bussmann avalia como importante o resultado antes da principal competição da temporada. “Jogamos contra Rio do Sul, que está no nosso grupo nos JASC, e vencemos. Tivemos situações durante os jogos que nos fizeram melhorar. Foi muito importante”, analisou.

Neste ano a partida será entre os amigos de Rafi-nha (Bayern de Munique e Seleção Brasileira) X Amigos de André Santos (ex- Flamengo e Seleção Brasileira). O jogo será disputado no dia 28 de dezembro, às 19h30, no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí. Entre os con-vidados de Rafinha está o jogador Dante, que jogou a Copa do Mundo 2014 e pelo lado de André Santos, está

Elias, do Corinthians. Outros 20 convidados especiais também vão fazer parte desses times.

O Jogo das Estrelas está em sua 6ª edição e no ano passado, a partida entre os amigos de Leandro Damião e Amigos de Falcão 12, reuniu 5 mil pessoas e arreca-dou cerca de 12 toneladas de alimentos.

Como o jogo será realizado em Itajaí, a prioridade

é destinar os alimentos arrecadados às entidades benefi-centes da cidade. O cadastro pode ser realizado direta-mente com o organizador do jogo, José Pereira, através do telefone: 47 9915 6463. Neste ano, o valor da entra-da será de R$ 10,00 e mais um quilo de alimento não perecível. O valor e os alimentos serão entregues para as entidades carentes.

Surfuturo chega à 3ª etapa na Praia da Atalaia

A 3ª etapa do circuito Sub-16 do Surfuturo Groms acontecerá nes-te sábado (08), na Praia da Atalaia, em Itajaí, com inicio às 08 horas. Serão cinco categorias em disputa: Espumeiro, Infantil, Iniciantes, Mirim e Feminino. O circuito está na reta final da temporada e essa é a penúl-tima etapa, sendo que as disputas estão acirradas nas cinco categorias do Surfuturo. Alguns nomes de peso do surf catarinense já confirmaram presença, como Lucas Vicente, Uriel Sposaro, João Guerreiro, Tainá Hin-ckel, entre outros.

A previsão de ondas é animadora, ondulação de leste com meio metro e séries maiores devem fazer a festa da nova geração de atletas de todo o surf sul-brasileiro. O campeonato conta com uma super premia-ção, entre kits, troféus e pranchas do shaper RK.

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Itajaí, FMEL, Lei de Incenti-vo ao Esporte, APM Terminals, Wizard e Tide Rise. Apoio: Big Wave, Padang Padang, Board Co,SangBon, Chiclet Trunk, Beneduzzi e Lopes Imobiliária, Sthicker Adesivos e Banners, Diarinho, Barbieri Litoral e programa Altas Ondas Univali 94,9 FM. •

Amyr Klink fala sobre consumo consciente da água em Itajaí

patrocinador a Volvo, através da Lei Rouanet.

A exposiçãoAmyr Klink nasceu em São Paulo, em 1955. For-

mou-se em Economia e Administração, mas é conhe-cido por suas viagens ao redor do mundo. Iniciou suas expedições em 1984, cumprindo a primeira travessia solitária do Atlântico Sul a remo. É autor de cinco livros

que registram algumas de suas principais aventuras, en-tre eles: “Cem dias entre céu e mar” (1995); “Paratii: entre dois pólos” (1992); e “Mar sem fim” (2000). Ao longo de 30 anos, já tem em seu currículo mais de 2,5 mil palestras realizadas no Brasil e no exterior.

Sobre a VolvoO respeito ao meio ambiente é um dos valores

essenciais do Grupo Volvo, ao lado da segurança e da qualidade. Veículos híbridos, altamente recicláveis e ambientalmente corretos fazem parte da estratégia da marca. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus, equipamentos de construção e motores náuticos, si-tuada em Curitiba (PR), a empresa produz os mesmos modelos fabricados na Suécia, trazendo as últimas tecnologias para o segmento do transporte brasileiro. Além de Curitiba, a Volvo tem no Brasil uma unida-de fabril em Pederneiras, interior de São Paulo, onde produz carregadeiras, caminhões articulados, motoni-veladoras, escavadeiras e compactadores de solos. Em Curitiba trabalham 4,5 mil pessoas, e 700 na fábrica de Pederneiras.•

Jogo das Estrelas será no dia 28 de dezembro em Itajaí

Basquete feminino é vice-campeão da Copa SC